sexta-feira, 12 de abril de 2019

Colheita de sangue dia 13 de Abril das 9 horas às 13 horas no Salão do Bombeiros Novos de Aveiro


Para os que não ainda não sabem, a colheita de sangue agendada para o Posto Fixo da ADASCA amanhã, entre as 9 e as 13 horas, é realizada no Salão dos Bombeiros Novos de Aveiro, Freguesia da Vera Cruz.

Esta iniciativa é realizada em Parceria com os Escuteiros daquela Freguesia, mais conhecidos pelos "Clã".

Em caso de dúvida não hesitem em contactar-nos pelo 964 470 432. O modelo de atendimento é exactamente igual como no Posto Fixo da ADASCA, com distribuição de senhas por ordem de chegada.

J. Carlos






Sociedade | Arronches reúne meia centena de dadores de sangue






Números bem expressivos abraçaram a última colheita levada a cabo pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Na verdade, nos últimos meses foram poucas as brigadas que envolveram mais de 50 voluntários. Mas, em Arronches, 54 pessoas quiseram doar sangue, sendo 21 do sexo feminino. A iniciativa contou com a estreita colaboração do banco de sangue da ULSNA e nela se juntaram os forcados de Arronches.
Uma vez avaliados clinicamente os presentes, 12 não puderam estender o braço. Mas no total as unidades de sangue, em boa hora, conseguidas ali nos celeiros (sede do Rancho Folclórico de Arronches) abrangeram as 42.
Em termos de novos dadores, os números também são expressivos: seis ao todo, entre eles duas mulheres. E encorajadores foram ainda as quatro inscrições efetivadas no Registo Português de Dadores de Medula Óssea.
Dadores, membros da ADBSP e equipa do banco de sangue da ULSNA juntaram-se à mesa de um restaurante local a saborear o almoço que contou com o apoio da Câmara Municipal de Arronches.

27 de abril em Sousel
Atenção que a colheita marcada, para meados de abril, em Sousel teve de ser adiada por motivos logísticos. As próximas brigadas da ADBSP terão lugar em: Sousel, nos bombeiros, a 27 de abril; Vale de Cavalos, na sede do Grupo Desportivo Cultural e Social, a 04 de maio; Em Montargil, em parceria com o grupo Motard local, a 11 de maio e no centro de saúde. As nossas colheitas são aos sábados na parte da manhã.
JR

UNAVE | CRIE UM PERFIL PROFISSIONAL VENCEDOR E UM CV CRIATIVO NO LINKEDIN

Dias 11 e 18 de maio | 12 horas presenciais | 2 sábados


CRIE UM PERFIL PROFISSIONAL VENCEDOR E UM CV CRIATIVO NO LINKEDIN

A chegada ou o regresso ao mercado de trabalho exige um posicionamento diferenciador por parte dos candidatos. Ter um perfil no LinkedIN, saber responder a um anúncio de emprego ou redigir uma carta de candidatura e ter um curriculum vitae que marque pela diferença são, hoje, fatores essenciais.

A UNAVE-UA vai, por isso, realizar nos dias 11 e 18 de maio uma formação - LinkedIN e CV criativo: crie um perfil profissional vencedor, exatamente para ajudar jovens e menos jovens a criar um perfil diferenciador e a manter uma presença atrativa na rede LinkedIN, tida como a mais forte das redes profissionais.

No final da formação, que totaliza 12 horas presenciais e que se estende por dois sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14:00 às 18:00, os formandos serão capazes de: criar um perfil pessoal / empresarial de sucesso; redigir cartas de resposta a anúncios e/ou de candidatura espontânea eficazes e adequadas ao contexto; criar um CV original, que os valorize e cative a atenção de possíveis empregadores; e reconhecer a importância da correção linguística como fator de valorização.

O curso destina-se a todas as pessoas que queiram adquirir conhecimentos e desenvolver competências, que lhes permitam valorizar o seu perfil profissional no LinkedIN, e redigir um CV diferenciador e adequado ao meio em que se pretendem inserir.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

PARTE I - FATORES VALORATIVOS NUM CV
Competências mais valorizadas pelas entidades empregadoras
Erros de Português que descredibilizam
A importância de um bom resumo profissional
Cartas de resposta a anúncios e modelos de CV
Plataformas de divulgação de ofertas de emprego
Cartas de resposta a anúncios de emprego vs cartas de candidatura espontânea
Modelos de CV originais: editáveis e “fora da caixa”

PARTE II. Aplicação prática orientada (4 horas)
Redação de uma carta de resposta a um anúncio 
Criação de um CV em modelo editável
Apresentação/discussão de um modelo de CV criativos

PARTE III - PERFIL E POSICIONAMENTO
Noções gerais
O perfil dos utilizadores
Princípios gerais de uma estratégia no LinkedIn
Tipos de contas.
O perfil pessoal no LinkedIn:
Criação e otimização do perfil profissional
Como dar visibilidade ao perfil pessoal
Gerir rede de contactos
Importância da presença em grupos e da criação/partilha de conteúdos

Criação e otimização do perfil no LinkedIN.
A formação é da responsabilidade de Dina Baptista, professora adjunta convidada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro, responsável pelasunidades curriculares de Técnicas de Expressão Oral e Escrita e de Português e orientadora de estágios e de projetos, nas licenciaturas de Secretariado e Comunicação Empresarial e de Gestão Comercial, e Pedro Costa, docente e formador na área do Marketing Digital e do LinkedIN, na Universidade de Aveiro, Universidade Portucalense, ISCIA e  Flag. 
Informações mais detalhadas e inscrições disponíveis em: https://www.unave.pt/?formacao=linkedin-e-cv-criativo-crie-um-perfil-profissional-vencedor

Pampilhosa da Serra recebe estágio da Seleção Nacional de Voleibol de sub-17


Iniciou hoje, em Pampilhosa da Serra, o estágio da seleção nacional de sub-17 da equipa masculina de voleibol, estendendo-se até ao dia 19. 

O estágio decorre no âmbito da preparação para a fase de apuramento do campeonato da europa do mesmo escalão, que se realiza na Sérvia, nos dias 25, 26 e 27 de abril. 

Nesse sentido, nos dias 18 e 19, a equipa liderada por Nuno Pereira, realizará 2 jogos de carater amigável, no Pavilhão Municipal de Pampilhosa da Serra, ambos frente ao Grupo Desportivo da Martingança. 

No apuramento para o Campeonato da Europa, para além da seleção anfitriã, a equipa das quinas enfrentará as seleções da Letónia e da Suécia. 

Esta é já a terceira vez que o Município recebe estágios de seleções nacionais de Voleibol, depois de no ano transato ter acolhido a preparação das seleções de sub-19 feminina e sub-20 masculina.

Figueiró dos Vinhos | Câmara atribui Benefícios Fiscais aos Bombeiros Figueiroenses

A Câmara Municipal Figueiró dos Vinhos aprovou a 10 de abril, em reunião de Câmara, o projeto de Regulamento Municipal de Atribuição de Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários do concelho de Figueiró dos Vinhos.

Em Maio de 2018, por ocasião das comemorações do 83.º Aniversário dos Bombeiros Voluntários Figueiroenses, Jorge Abreu, Presidente da Câmara Municipal, havia anunciado a intenção do executivo em integrar, no Orçamento Municipal de 2019, um regulamento de atribuição de benefícios a favor dos Bombeiros Voluntários Figueiroenses. Um projeto que viu, agora, luz verde e que irá atribuir um conjunto de direitos e regalias inerentes ao exercício de voluntariado no Corpo de Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, bem como as respetivas condições de atribuição.

Na sua elaboração, que contou com a participação da atual direção desta Associação Humanitária, constam Deveres, Direitos e Benefícios Fiscais que pretendem, sobretudo premiar, enaltecer e reconhecer os que, por um nobre altruísmo, se colocam em risco pela segurança e bem estar da população que servem.

Os Bombeiros Voluntários Figueiroenses poderão, entre outras regalias, contar com o apoio ao arrendamento urbano; majoração em 50% do apoio à recuperação e beneficiação de habitações previsto no Regulamento Municipal de Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas; redução das taxas inerentes ao licenciamento de obras de habitação própria e permanente; redução da taxa de IMI; isenção de tarifas e taxas administrativas municipais da rede de abastecimento de água esaneamento; apoio no pagamento de propinas referentes ao Ensino Superior.



Atualmente, os Bombeiros Voluntários portugueses defrontam-se com graves dificuldades financeiras e materiais, não descurando, contudo, a sua missão e sendo, continuadamente, exemplos de abnegação, coragem, dedicação, competência e zelo em prol da comunidade. Um esforço reconhecido pela autarquia que, agora, vê aprovado um Regulamento que, certamente contribuirá não só para apoiar quem, voluntariamente, defende a segurança dos cidadãos, mas também para motivar a integração de novos Bombeiros naquela Corporação.

Águeda | Jardins de Águeda em flor



Neste início de primavera, Águeda encontra-se, uma vez mais, vestida com as cores das flores que crescem nos jardins da cidade. 

Os jardins de Águeda apresentam um colorido muito especial, o que têm sido destacado pelos munícipes e pelos visitantes da cidade. Ao colorido dos chapéus, que são já a imagem de marca do concelho durante o festival AgitÁgueda, juntam-se agora as cores primaveris das flores que povoam os nossos jardins, reforçando assim Águeda como a cidade mais colorida de Portugal, também na Primavera. 

Fátima Silva, funcionária encarregada dos jardins e espaços verdes municipais, referiu: “Procuramos fazer o nosso trabalho com o máximo de dedicação e os elogios que nos vão chegando aumentam a nossa satisfação e a vontade de fazer mais e melhor. Quando passamos na cidade e vemos os jardins a florir sabemos que é nos viveiros que tudo começa e isso deixa-nos bastante orgulhosos.”

Sobre este assunto, Jorge Almeida, Presidente do Município, disse: “Na origem deste colorido estão os viveiros municipais onde a Autarquia tem vindo a investir, sobretudo no aumento da capacidade garantindo desta forma uma maior produção. E é claro, acima de tudo o empenho e brio profissional dos jardineiros que a cada dia se entregam com alma e coração ao seu trabalho. É com muito orgulho que lhes endereço os mais sinceros parabéns.” 

Os Viveiros Municipais localizam-se na Rua S. Francisco de Assis, no Casaínho, e são responsáveis por reproduzir por estacaria ou sementeira as árvores, arbustos e plantas existentes nos espaços verdes.

Torres Vedras | VASCO RIBEIRO E FREDERICO MORAIS QUALIFICADOS PARA O DIA FINAL DO PRO SANTA CRUZ


Vasco Ribeiro e Frederico Morais estão qualificados para o dia final do Pro Santa Cruz powered by Noah Surf House, etapa de categoria 3000 do circuito mundial de qualificação (QS) da Liga Mundial de Surf (WSL). A dupla portuguesa esteve em destaque nas ondas de Santa Cruz pelo segundo dia consecutivo.

Vasco Ribeiro foi o primeiro a garantir a sua presença nos quartos de final. Depois de ter ficado em segundo lugar na sua bateria da quinta ronda, o surfista português não vacilou na ronda seguinte, alcançando mesmo a segunda melhor pontuação total do dia: 15.60 em 20 pontos possíveis. Vasco Ribeiro deixou o marroquino Ramzi Boukhiam em 2º lugar, o brasileiro Krystian Kymerson na 3ª posição e Paul Cesar Distinguin no último posto.

“Nos meus primeiros heats [baterias] neste campeonato, senti-me bem, mas não me estava a sentir encontrado com o mar. Finalmente, isso aconteceu quando precisava e descobri duas boas ondas. Agora, quero descansar e esperar por amanhã” afirmou Vasco Ribeiro.

Quando a competição voltar à água, o surfista terá pela frente o brasileiro Luel Felipe, na segunda bateria dos quartos de final.

Foi Frederico Morais que fechou o quarto dia do Pro Santa Cruz powered by Noah Surf House. O surfista de Cascais, que já ficou em 3º lugar nesta competição, teve uma bateria mais difícil do que Ribeiro, mas superiorizou-se aos adversários ao obter 13.10 pontos. O francês Thomas Debierre foi 2º, com a dupla brasileira Rafael Teixeira e Bino Lopes a ficar em 3º e 4º, respetivamente.

“Foi, sem dúvida, a minha melhor prestação no evento até agora. Isto porque comecei bem, encontrei o meu ritmo rapidamente e consegui logo duas notas que me permitiram controlar o heat” confessou Morais. “Estou a ficar aqui em Santa Cruz com a minha namorada e a minha mãe. É um lugar bonito.”

Sobre a reta final da competição, o português avança que “está tudo bastante tranquilo. Agora, é esperar amanhã. O mar deve cair um pouco em tamanho mas a onda que tenho surfado deve ficar por ali”. Nos quartos de final, Frederico Morais vai encontrar o francês Nomme Mignot, competindo na bateria 4.

Na primeira bateria, o francês Timothee Bisso encontra o marroquino Ramzi Boukhiam, enquanto a terceira bateria será um duelo francês entre Jorgann Couzinet e Thomas Debierre.

Para amanhã, na Praia do Mirante, a chamada está marcada para as 9:30 da manhã.

Resultados completos e transmissão em direto em www.worldsurfleague.com, na SPORT TV e na aplicação da WSL.

O Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House é produzido pela WSL e conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, o Turismo de Portugal, MEO, Hertz, Noah Surf House, aos quais se juntam os media partners RTP, Sport TV, Record, Público e o MagicSeaWeed.com.

[Fotografia: Pedro Mestre]

Município de Águeda | Câmara Municipal iniciou obras na estrada que liga Landiosa ao Carqueijo


Devido ao perigo de derrocada, e após a análise no local que permitiu uma avaliação técnica mais apurada, verificou-se que o muro que suportava esta via municipal apresentava danos na sua total extensão, potenciados pela geometria do talude, pelo solo, pela própria via rodoviária, pelo seu tráfego e pela ação de agentes erosivos. Como resultado destes fatores, existia uma instabilidade da via rodoviária, pelo que esta foi prontamente sinalizada e delimitado um perímetro de segurança na zona em risco. 

O solo onde se encontra implementado o atual muro de suporte da estrada é do tipo arenoso, o que dificulta a possibilidade de construção de um novo muro de suporte nesse mesmo local. Neste seguimento, após efetuar levantamento topográfico do local, o Município de Águeda alcançou um acordo com o proprietário do terreno adjacente para a cedência de cerca de 530m2 de terreno, para que seja possível executar um reperfilamento da via, assegurando assim a segurança de todos os utilizadores desta estrada.

Jorge Almeida, Presidente do Município, referiu sobre este assunto: “Estávamos bastante preocupados com o estado da via e a segurança dos seus utilizadores. As condições e características do solo não nos davam as garantias necessárias de que um novo muro iria resolver esta situação, pelo que optámos pelo reperfilamento da via. Quero deixar uma palavra de agradecimento ao proprietário do terreno adjacente pelo acordo que conseguimos efetuar.”

Lisboa | 6ª Escola de Verão sobre Direitos Humanos em Portugal

Escola Internacional de Verão sobre Direitos Humanos em Portugal
Pela primeira vez, Portugal vai receber uma Escola Internacional de Direitos Humanos, entre os dias 17 e 20 de Junho de 2019, na cidade de Lisboa, com o tema “Liberdade de Expressão, Teologia e Populismo”.
O evento vai realiza-se com a parceria entre as Nações Unidas, o Conselho Português de Igrejas Cristãs e a Conferência das Igrejas da Europa, e, contará com oradores especialistas na matéria de vários países e organizações.

Os objetivos são:
  • Sensibilizaros participantes para o direito fundamental à liberdade de expressão e as ameaças políticas a que está sujeito, em particular pelos movimentos políticos populistas.
  • Capacitar para permitir a discussão e verbalização em face da perigosa polarização causada por estes movimentos e partidos dentro das sociedades e dentro da comunidade europeia em geral.
  • Fazer crescer a destreza e os conhecimentos pessoais e profissionais em situações em que seja necessário defender os direitos humanos.
Vivemos tempos turbulentos. A liberdade de imprensa é reduzida, afetando também as edições religiosas. Alguns estados têm leis estritas sobre a importação de livros e materiais religiosos de outros países, a fim de controlar a missão das comunidades religiosas. Certos grupos até procuram destruir e vandalizar os monumentos religiosos e espalhar o ódio racial, étnico e religioso entre as pessoas. Se os cristãos, mesmo os líderes das Igrejas, ousam falar contra repressões, como é muitas vezes o caso em países onde os populistas detêm o poder, eles são muitas vezes facilmente silenciados.
Assim, os grupos religiosos não conseguem contribuir livremente para o desenvolvimento da sociedade, nem para a diversidade de opiniões, nem para fortalecimento da democracia nem para defender a função da lei e, por conseguinte, a proclamação das Boas Novas do amor de Deus para todos aqueles que se voltam para ele.
Igualmente, devemos todos estar conscientes de que os grupos políticos radicais procuram atrair as igrejas e as comunidades religiosas para o conflito, usando a religião como um fator de divisão. Portanto as igrejas e as comunidades religiosas devem educar seus crentes para reconhecer e afastar tais invasões. Os instrumentos internacionais dos Direitos Humanos oferecem ferramentas contra as opiniões racistas, xenófobas, e que espalham a guerra, que pode levar a crimes de ódio, até a genocídios.
O artigo 20º da Convenção Internacional dos Direitos Civis e Políticos impõe restrições a todas as atividades relacionadas com o ódio nacional, racial ou religioso que possa constituir um incitamento à discriminação, hostilidade ou violência'. Os Estados, por lei, são obrigados a proibir tais atividades.

Revº Sérgio Alves
COPIC

Figueiró dos Vinhos | Câmara atribui Benefícios Fiscais aos Bombeiros Figueiroenses


A Câmara Municipal Figueiró dos Vinhos aprovou a 10 de abril, em reunião de Câmara, o projeto de Regulamento Municipal de Atribuição de Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários do concelho de Figueiró dos Vinhos.

Em Maio de 2018, por ocasião das comemorações do 83.º Aniversário dos Bombeiros Voluntários Figueiroenses, Jorge Abreu, Presidente da Câmara Municipal, havia anunciado a intenção do executivo em integrar, no Orçamento Municipal de 2019, um regulamento de atribuição de benefícios a favor dos Bombeiros Voluntários Figueiroenses. Um projeto que viu, agora, luz verde e que irá atribuir um conjunto de direitos e regalias inerentes ao exercício de voluntariado no Corpo de Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, bem como as respetivas condições de atribuição.

Na sua elaboração, que contou com a participação da atual direção desta Associação Humanitária, constam Deveres, Direitos e Benefícios Fiscais que pretendem, sobretudo premiar, enaltecer e reconhecer os que, por um nobre altruísmo, se colocam em risco pela segurança e bem estar da população que servem.

Os Bombeiros Voluntários Figueiroenses poderão, entre outras regalias, contar com o apoio ao arrendamento urbano; majoração em 50% do apoio à recuperação e beneficiação de habitações previsto no Regulamento Municipal de Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas; redução das taxas inerentes ao licenciamento de obras de habitação própria e permanente; redução da taxa de IMI; isenção de tarifas e taxas administrativas municipais da rede de abastecimento de água e saneamento; apoio no pagamento de propinas referentes ao Ensino Superior.



Atualmente, os Bombeiros Voluntários portugueses defrontam-se com graves dificuldades financeiras e materiais, não descurando, contudo, a sua missão e sendo, continuadamente, exemplos de abnegação, coragem, dedicação, competência e zelo em prol da comunidade. Um esforço reconhecido pela autarquia que, agora, vê aprovado um Regulamento que, certamente contribuirá não só para apoiar quem, voluntariamente, defende a segurança dos cidadãos, mas também para motivar a integração de novos Bombeiros naquela Corporação.

Águeda | Hospital de Águeda tem acesso melhorado


A obra trará melhorias significativas para o acesso de moradores e a circulação em toda a zona envolvente ao Hospital de Águeda.
No início do corrente mês de abril teve início a obra de demolição da garagem existente na Rua Capitão José Maria Coutinho (Caldeireiro), no cruzamento com a Rua Fonte do Outeiro, junto ao acesso poente do Hospital de Águeda. Esta obra visa o alargamento da via, a melhoria das condições de visibilidade e circulação e ainda a construção de passeios.
Numa zona sensível, onde conflui todo o trânsito do Hospital, a via apresentava um enorme estrangulamento, com grandes complicações para o normal fluxo do trânsito. A obra que se encontra a ser efetuada visa sobretudo resolver esses problemas e tornar aquela zona da cidade mais harmoniosa.
O Presidente da Autarquia, Jorge Almeida referiu sobre esta obra: “Conseguimos chegar a acordo com o proprietário para proceder à demolição de parte da construção que ali se encontrava e proceder ao alargamento da via. Acredito que todo o trânsito desta zona envolvente do Hospital de Águeda irá sair beneficiado, assim como todos os munícipes que utilizam esta via diariamente. Estou bastante satisfeito por ver esta obra avançar, e acredito que irá ser muito benéfica para a cidade e para os munícipes.”
O acordo com o proprietário prevê que o Município, após a demarcação das zonas de alargamento da via, proceda à reconstrução das paredes da construção restante nos novos alinhamentos e à colocação da cobertura retirada para o efeito. A totalidade da obra estará concluída até ao final do mês de maio.

Águeda | Corrida e Caminhada da Liga Contra o Cancro

O Grupo de Voluntariado Comunitário de Águeda da Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Águeda vão promover no dia 19 de Maio de 2019 pelas 10h, na praça 1º de Maio uma caminhada e uma corrida dedicado à Luta Contra o Cancro.

Esta iniciativa tem por objectivos a sensibilização para a problemática da doença oncológica, promoção da saúde, divulgação dos serviços de apoio da LPCC e angariação de fundos a favor do doente oncológico e familiares.

Pontos de Inscrição:
- Piscinas Municipais de Águeda;
- Lojas Bazar Desporto;
- GICA
- Técnicos do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Águeda;
Custo de Inscrição: 5€ (T-shirt+ fruta+ água)

Marco Marques

Ferreira do Zêzere | Escolas de Ferreira do Zêzere vão ter novos laboratórios já a partir do próximo ano letivo



Foi hoje, dia 12 de abril, formalmente entregue por parte da DGESTE o protocolo de colaboração promovido pelo Município de Ferreira do Zêzere com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e Agrupamento de escolas de Ferreira do Zêzere, tendo em vista a instalação de novos laboratórios na Escola Pedro Ferreiro.

A curto prazo será realizada visita técnica por parte da DGESTE ao Agrupamento de escolas para dar andamento aos procedimentos necessários para a realização das obras de adaptação das atuais salas existentes, transformando esses espaços em laboratórios.

As obras de adaptação serão responsabilidade da DGESTE. O apetrechamento dos mesmos, assim como respetivo mobiliário, será realizado com investimento da autarquia de 40 142,13 €, cofinanciado através de candidatura ao abrigo do programa PEDIME/CIMT, medida CENTRO 2020, inserida no âmbito do combate ao insucesso escolar.

Ainda ao abrigo do presente programa, a autarquia irá também criar salas de ciências, projeto “Experimenta + Ciência”, nos centros escolares de Ferreira do Zêzere e de Areias, com um investimento total de 33 750,18 € e que permitirá aos alunos de 1º ciclo desenvolver atividades científicas acompanhadas de um programa pedagógico adequado, que tem por objetivo estimular e despertar interesse e curiosidade pelas presentes áreas numa idade precoce. Essas salas entrarão em funcionamento também já a partir do próximo ano letivo.

A entrega do protocolo realizou-se nas instalações da CIMT e contou com a presença de Francisco Neves, Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Hélio Antunes, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e de Isabel Saúde, Diretora do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere.

Hélio Ferreira Antunes

Torres Vedras | CAMPO VAI ATÉ À PRAIA...


A ruralidade vai também ser levada à praia…

Entre abril e outubro (à exceção dos meses de julho e agosto), no terceiro sábado do mês, Santa Cruz vai ter a sua feira rural, a realizar junto ao mercado municipal desta estância balnear, entre as 9h e as 17h. 

Neste evento serão proporcionadas bancas dedicadas à doçaria, aos vinhos e ao artesanato, sendo que no interior do mercado, junto dos operadores desse espaço, encontrar-se-á à venda produtos como frutas, hortícolas, peixe, carne ou pão, entre outros.

A iniciativa contará também com animação, a levar a cabo no âmbito do programa "Santa Cruz Spring Break", a qual incluirá atuações de Zanguizarra e um ateliê de decoração de ovos de Páscoa.

Uma feira rural diferente da de Torres Vedras, com cheiro a maresia, que permitirá obter os melhores produtos da terra e desfrutar da vivência da praia…

Esta atividade integra-se no programa “Santa Cruz.365”, sendo organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Junta de Freguesia da Silveira.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: eventos@cm-tvedras.pt.

Datas de realização da Feira Rural de Santa Cruz em 2019:

- 20 de abril
- 18 de maio
- 15 de junho
- 21 de setembro
- 19 de outubro

Religião | São Vicente Ferrer — 600 anos da morte do “Anjo do Apocalipse”


São Vicente Ferrer – Anônimo, séc. XVIII. Museu Santa Clara, Bogotá, Colômbia
Neste mês celebra-se o sexto centenário da morte de um dos maiores apóstolos da Igreja, também cognominado “Trombeta do Juízo Final”. Extraordinário pregador e taumaturgo, teve importante papel em toda a vida da Igreja no seu tempo, sendo o seu apostolado acompanhado de impressionantes milagres.

Plinio Maria Solimeo

São Vicente Ferrer nasceu em Valência no dia 23 de janeiro de 1350, filho de Guilherme Ferrer e Constância Miguel, descendentes, segundo consta, de famílias nobilitadas por atos heroicos durante a conquista daquela cidade espanhola. Entretanto, sua maior nobreza foi uma genuína fé católica e profunda piedade, que inculcaram nos filhos junto a uma fervorosa devoção a Jesus Cristo e Maria Santíssima, bem como o amor pelos pobres.

Vicente ingressou aos 17 anos no convento dominicano de sua cidade, onde professou solenemente em 1368. Ensinou filosofia em Lérida, e retornando à cidade ducal em 1373, estudou no Studium arabicum et hebraicum. No ano seguinte foi ordenado sacerdote.

Exímia formação filosófica e teológica
Santa Catarina de Siena persuade o Papa Gregório XI a voltar a Roma

São Vicente recebeu em várias casas de sua Ordem, “em particular no Studium Generale, de Toulouse, muito boa formação filosófica e teológica, estritamente tomista, e particularmente desenvolvida para a lógica”.[1] A par do estudo, exercia o ofício de pregador, dedicando-se também às obras de misericórdia em favor dos órfãos e reerguimento das mulheres perdidas. Era muito estimado pela alta sociedade do tempo, inclusive pela família real de Aragão.

Escreveu um pequeno trabalho contra as teorias do filósofo Ockham (1280-1349), “o primeiro protestante”, que negava ao Papa o direito de exercer um poder temporal e de interferir nos negócios que pertenciam ao Estado.[2] “Essa obra, que não ultrapassa as dimensões de um opúsculo, deixou perplexos os historiadores da filosofia em razão da riqueza de pensamento pessoal, inclusive por sua concisão excessivamente original”.[3]

O grande cisma do Ocidente
S. Vicente pregando

Pela relevância que teve na Igreja e na vida de São Vicente Ferrer, detalharemos esse assunto tão controvertido. No ano de 1376 o Papa Gregório XI deixou Avinhão, na França, a instâncias de Santa Catarina de Siena, levando o Papado de volta para Roma. Foi ele assim o último Papa de nacionalidade francesa, e morreu na Cidade Eterna em 27 de março de 1378.

Em meio aos tumultos provocados pelos romanos a fim de influenciar o conclave, visando à eleição de um papa italiano, em abril desse ano de 1378 os cardeais que se encontravam em Roma, dos quais 10 eram franceses, escolheram para a Sé vacante o arcebispo de Bari, Bartolomeu Prignano, que tomou o nome de Urbano VI, sendo reconhecido universalmente.

Infelizmente o novo Papa não correspondeu ao que dele esperavam os cardeais, mostrando-se desde o início excêntrico, desconfiado, e algumas vezes colérico, o que levou Santa Catarina de Siena, com liberdade apostólica, a chamar-lhe a atenção.

Desgostosos, 13 cardeais do Sacro Colégio, alegando o calor de Roma, fugiram para Anagni e depois para Fondi, e em 20 de setembro desse mesmo ano elegeram num conclave ilegal o Cardeal Roberto de Gênova, com o nome de Clemente VII, e este voltou a estabelecer-se em Avinhão. Começava assim o chamado Grande Cisma do Ocidente. Reconhecido por vários países da Cristandade como o legítimo sucessor de Pedro, esse antipapa morreu em 28 de setembro de 1394, sendo sucedido pelo cardeal espanhol Pedro de Luna com o nome de Bento XIII.

Na festa da Anunciação de 1409, quatro patriarcas, 22 cardeais e 80 bispos contribuíram para piorar a situação. Visando acabar com o cisma, reuniram-se de modo ilegal em um concílio em Pisa, depuseram o verdadeiro Papa (Gregório XII, sucessor de Urbano VI) e o antipapa Bento XIII, e em junho desse ano elegeram Pedro Filargi de Gandia, com o nome de Alexandre V. Falecendo esse antipapa em 1410, foi substituído pelo Cardeal Baldassare Cossa, que tomou o nome de João XXIII.

Isso agravou ainda mais a situação, pois passaram a três os pretendentes ao trono pontifício. Esse cisma dividiu a Igreja por quase 40 anos, encerrando-se com o Concílio de Constança (5 de novembro de 1414 a 22 de abril de 1418), que pediu a renúncia dos três contendores para tornar a Sé vacante, e em seguida eleger um Papa reconhecido por todos.

Gregório XII não só abdicou, mas como Papa legítimo fez um decreto de convocação desse concílio, legitimando-o. João XXIII também abdicou. Entretanto Bento XIII não quis fazê-lo, por apego ao cargo, e foi deposto. Em novembro de 1417 foi eleito Papa o Cardeal Odo Colona, tomando o nome de Martinho V, que fez sua residência no Vaticano, restaurando assim para a Sé de Pedro seus antigos direitos e prestígio na Cristandade.[4]

São Vicente Ferrer e o cisma
S. Vicente prega sobre o Juízo Final

Vinte e quatro anos antes, em 1394, São Vicente fora chamado à corte de Avinhão pelo antipapa Pedro de Luna, seu antigo benfeitor, para desempenhar o cargo de Mestre do Sacro Colégio, confessor papal e capelão penitenciário. Como esse antipapa era reconhecido como verdadeiro Sumo Pontífice pela Espanha e pelo Geral de sua Ordem, por insondáveis desígnios da Providência São Vicente o apoiou incondicionalmente. Ele julgava que a eleição de Urbano VI fora inválida, em razão do temor da população de Roma em meio ao tumulto durante o conclave.

Em 1399, depois de grave doença em que teve uma visão de Nosso Senhor, como veremos adiante, o santo deixou a corte de Avinhão e se lançou à empresa apostólica de evangelizar o mundo, sob a dependência imediata do Geral de sua Ordem.

Com a confusão estabelecida pela existência de três papas, agravada pela dificuldade das comunicações da época, notícias circulavam lentamente, às vezes truncadas ou deformadas, e o caos se estabeleceu. Para aumentá-lo, havia brigas de partidos e de nações, e sobretudo uma crise na disciplina eclesiástica e no pensamento teológico. Por isso houve santos apoiando ora o Papa legítimo, ora o antipapa.

Do lado do verdadeiro Pontífice, Gregório XII, encontravam-se Santa Catarina de Siena, Santa Catarina da Suécia, o Beato Pedro de Aragão e a Beata Ursulina de Parma. No apoio ao antipapa Bento XIII destacavam-se São Vicente Ferrer, Santa Colete e o Beato Pedro de Luxemburgo.

São Vicente fora um dos mais resolutos e fiéis partidários de Bento XIII, e por sua palavra, santidade e milagres, muito fez para fortalecer sua posição. “Não obstante, na conduta de São Vicente Ferrer foi sempre patente a devoção total à Igreja e a fidelidade ao Pontificado romano. Mais tarde, em contato com os homens que intervieram no Concílio de Constância, e também como resultado de suas viagens pela Itália, tomou conhecimento da realidade e produziu-se nele uma mudança. Tentou primeiro que os três papas chegassem a uma solução, para acabar o cisma. Depois rompeu definitivamente com Bento XIII, ao se convencer de que este não estava disposto a abdicar para o bem da Igreja”.[5]

“Vá pregar contra os vícios”

Enquanto estava na corte de Avinhão, São Vicente ficara angustiado com a situação da Igreja, por isso adoeceu gravemente. Nosso Senhor apareceu-lhe então, acompanhado de São Francisco e de São Domingos, e lhe disse: “Levanta-te, Vicente, e consola-te. O cisma irá logo acabar, e será quando os homens puserem fim às numerosas iniquidades com as quais se sujam. Levanta-te e vai pregar contra os vícios. É para isso que eu te escolhi especialmente. Adverte os pecadores a que se convertam, porque meu julgamento está próximo”.[6]

Curado milagrosamente, o santo partiu então para “a odisseia prodigiosa de orador, catequista e viajante. Obra apostólica, com brio de lutador, diplomacia de estadista, portento humano em resistência física e no domínio dos homens, e testemunho flagrante do poder natural que reside sempre na Igreja”, como diz um hagiógrafo.[7]

Durante mais de 30 anos, tornou-se o maior missionário da Igreja Católica até então, pregando não só na Espanha, mas também na França, Holanda, Itália, Saboia e Suíça. É menos provável que tenha chegado à Inglaterra, Escócia e Irlanda, como dizem alguns.

Dom das línguas e apóstolo do Juízo Final
Azulejo na casa da cidade de Morella, no reino de Valência, onde, no ano de 1414, São Vicente obrou o prodigioso milagre da ressurreição de um menino ao qual sua mãe, alienada, tinha esquartejado e cozido para oferecer de comida ao Santo.

Apesar de falar apenas sua língua materna e o latim, as diferentes multidões o entendiam perfeitamente, como se falasse sua própria língua: “Falava em sua língua d’oc catalã-valenciana. […] Fazia-se compreender por enormes massas populares reunidas ao ar livre, porque nenhuma igreja era de molde a abrigar todos. Esses homens incultos, que ignoravam o catalão-valenciano, seguiam sem dificuldade os seus sermões, tomavam gosto e voltavam”.[8] Muitos contemporâneos depuseram sobre esse dom das línguas no processo de beatificação.

É preciso dizer que São Vicente, seguindo à letra o que dissera Nosso Senhor – “meu julgamento está próximo” – parecia julgar que realmente se estava no fim dos tempos. Por isso seus sermões insistiam na mudança de vida, e na preparação para comparecer diante do Grande Juiz.

“O temor salutar dos acontecimentos terríveis e do Julgamento Final parece ter sido sobretudo articulado por ele para obter em seus sermões a conversão dos pecadores. Chegou a anunciar em seu primeiro sermão que o Anticristo provavelmente já teria nascido, e mais tarde afirmou aos mesmos ouvintes que uma boa comunhão pascal dissiparia esse pesadelo”.[9]

Para reforçar o efeito de suas palavras, São Vicente lançava mão de todo o cerimonial da Igreja, como procissões, missas solenes, exposições do Santíssimo Sacramento. Chegava sempre precedido por uma procissão, na qual se entoavam cânticos piedosos e penitenciais. Caminhava a pé, rodeado de um grupo de sacerdotes que administravam os Sacramentos; quando mais velho, deslocava-se montado numa mula.

As multidões apinhavam-se para ouvi-lo; e para não ser espremido pela multidão que tentava tocar-lhe, andava rodeado por um grupo de homens que o encerravam num quadrilátero de madeira.

Flagelantes, judeus e muçulmanos

“As populações se rendiam em massa diante dele nas cidades, nas quais as municipalidades regulavam a ordem de sua extraordinária estadia. Ele chegava, cercado por um grupo sempre crescente de discípulos. […] O grosso do contingente que o acompanhava era de mulheres e homens, em conjuntos devidamente separados. Essas pessoas constituíam o grupo dos flagelantes”.

Os “flagelantes” não eram raros na Idade Média, quando a religião era tomada muito a sério, e era comum flagelarem-se até o sangue. O santo era seguido de cidade em cidade, às vezes por multidão de até dez mil fiéis. “Ele velava para que nada de escandaloso saísse dessas demonstrações e exercícios, dos quais se pode discordar, mas que, de si, nada têm de necessariamente repreensível”.[10]

Com seu zelo verdadeiramente apostólico, queria atingir todos os pecadores. Nesse tempo havia na Espanha muitos judeus e muçulmanos, e segundo Ranzano, seu primeiro biógrafo, nas suas pregações na península hispânica (1410 a 1414) o santo converteu à fé de Cristo mais de 25 mil judeus, dentre eles 14 rabinos, e cerca de 18 mil mouros.

Taumaturgo e profeta

Milagres portentosos acompanhavam a pregação do santo, e Ranzano afirma que ele operou em vida mais de 860 milagres. O Papa Pio II, na bula de canonização, afirma que ele “a muitos demônios expeliu dos corpos, a muitos surdos restituiu a audição, a muitos mudos a palavra; iluminou cegos, limpou leprosos, ressuscitou mortos, e deu saúde a outros que estavam afligidos por muitas enfermidades”.[11] São-lhe atribuídas mesmo algumas ressurreições.

São Vicente Ferrer fez várias profecias, algumas delas realizadas ainda em seu tempo. Estando em Barcelona, em 1373, uma grande fome e carestia afligia a população. Quando esta chegou a um estado crítico, num sermão o santo predisse a chegada próxima de navios com trigo, o que realmente ocorreu. Narra um de seus biógrafos que, enquanto pregava em Saragoça, ele interrompeu o sermão e começou a chorar. Mais tarde revelou aos ouvintes que, naquela hora, sua mãe havia expirado em Valência. Ficara triste por tê-la perdido, mas alegrava-se, pois Deus lhe havia revelado que os santos anjos a haviam levado para o Céu.

Quando pregava em Alexandria de la Palla, na Lombardia, estava presente um jovem de Siena, Bernardino. Disse ele então aos seus ouvintes: “Irmãos, trago-vos uma boa nova: sabei que neste auditório está um rapaz que será um grande lustre da Ordem de São Francisco e de toda a Itália, e luz da Igreja, a qual o honrará antes que a mim”. Com efeito, São Bernardino de Sena foi canonizado em 1450, cinco anos antes dele.[12]

No dia 13 de setembro de 1403, referiu-se aos nossos tão decadentes dias: “Anunciou como sinal que precederá um pouco os tempos do fim, a moda de as mulheres se vestirem como homens, e se portarem licenciosamente. E também os homens de usarem roupas femininas”.[13]

São Vicente Ferrer e Nossa Senhora

Segundo o geral de seus biógrafos, a piedade de São Vicente era cristocêntrica. Como é de se supor, tendo o Filho como centro, ele não deixaria de ter a Santa Mãe de Deus na mais alta consideração. Assim, há muitos sermões do grande apóstolo sobre a Virgem Maria, todos de cunho popular, acessíveis ao geral de seus ouvintes, que muitas vezes eram rudes camponeses.

Como diz um dos seus biógrafos contemporâneos, “não lhe interessava propor aos ouvintes as questões da Escola em termos técnicos, mas mover à devoção. […] não queria ser um tratadista de mariologia, mas um pregador da Virgem Maria, que para ele tinha o cúmulo de graças exigidas para a digna realização de suas funções de Mãe de Deus e dos homens”.

No início de todas as suas pregações, depois de citar um versículo do texto bíblico da Missa do dia, que seria tema de seu sermão, rezava também uma Ave Maria. A propósito da Assunção de Nossa Senhora ao Céu em corpo e alma, ele pregou em um dos seus sermões: “A Virgem Maria, levada ao Paraíso nos braços de seu Filho, vive na glorificação corporal dos santos. A glória do Paraíso não terá sua plenitude integral no corpo e alma até o dia do Juízo. As almas têm glorificação perfeita, mas não os corpos, exceto a Virgem Maria e Cristo, que têm esta plenitude de glória, pois estão em corpo e alma no Paraíso”. Lembremos, a propósito, que esse dogma só foi proclamado muitos séculos depois.

São Vicente Ferrer, o último pregador medieval

O santo viveu quando a Idade Média – a “doce primavera da fé”, no dizer de Montalambert – chegara ao fim. Os pruridos renascentistas já infectavam a Igreja e a sociedade temporal, suscitando o renascer do espírito neo-pagão. São Vicente lutou tenazmente contra esse espírito.

Segundo o renomado historiador Matthieu-Maxime Gorce, “São Vicente é o apóstolo da Cristandade medieval que agoniza. Ele pretende deter esse afundamento, e para isso se converte em doutor da velha Europa; ensina-lhe as tradicionais doutrinas de São Tomás, utilizando como instrumento de sua docência a força mágica de sua palavra. São Vicente vem a ser a projeção de São Tomás sobre as massas no entardecer da Europa”.[14]

O apostolado do santo teve assim benéficas consequências para o futuro. Por isso afirma o mesmo historiador: “São Vicente Ferrer deu à civilização europeia um vigoroso impulso em uma direção determinada, impulso que influiu de maneira capital sobre os destinos imediatos do cristianismo. E quando, depois das profundas perturbações religiosas da [pseudo] Reforma, a calma foi restabelecida no século XVII, notou-se que os países nos quais o catolicismo antigo sobreviveu são todos aqueles nos quais São Vicente exerceu sobre as almas dos povos a influência direta e prolongada de sua pregação: França, Espanha, Itália. Das cidades que o mestre Vicente Ferrer visitou, uma só, Genebra, permanece até hoje protestante na metade da população”.[15]

Muito se poderia ainda dizer deste grande santo, se muito maior fosse nosso espaço disponível. São Vicente Ferrer faleceu há exatos 600 anos, no dia 5 de abril de 1419, em Vannes, na França, assistido pelos irmãos de hábito e pelas damas da corte da Duquesa da Bretanha.

ABIM

[1] M.M. Gorge, Vincent Ferrier, in Dictionnaire de Théologie Catholique, Librairie Letouzey et Ané, Paris, 1950, tomo XV, col. 3034. Citaremos esta obra como DTC.
[2] Cfr. William Turner, Willian of Ockham, The Catholic Encyclopedia, CD Room edition. Citaremos essa obra como TCE.
[3] DTC, col. 3034.
[4] Cfr. Thomas J. Shahan, Council of Constance, TCE.
[5] J. L. Martín Hernández, San Vincente Ferrer, in Gran Enciclopédia Rialp, Ediciones Rialp, S.A., Madri, 1975, tomo XXIII, p. 481.
[6] Les Petits Bollandistes, Vies des Saints, Bloud et Barral, Libraires-Éditeurs, Paris, 1882, tomo IV, p. 221; http://www.ewtn.com/spanish/saints/Vicente_Ferrer.htm.
[7] Fr. Justo Perez de Urbel, O.S.B., Año Cristiano, Ediciones Fax, Madri, 1945, tomo II, p. 52.
[8] DTC col. 3031.
[9] Id. col. 3037.
[10] DTC cols. 3036-3037.
[11] Pe. Pedro de Ribadenera, San Vicente Ferrer, Confessor, in La Leyenda de Oro, L. González Y Compañia – Editores, Barcelona, 1896, tomo II, p. 28.
[12] Id. Ib. p. 29.
[14] In Fr. José M. de Garganta, O.P., Filiación dominicana de San Vicente, apud Biografía y Escritos de San Vicente Ferrer, Biblioteca de Autores Cristianos, Madri, 1956, p. Introdução Geral, p. 13.
[15] Id. Ib., p. 39.

Eleições na AEC - Associação Empresarial de Cantanhede

As eleições para os novos órgãos sociais da AEC – Associação Empresarial de Cantanhede (AEC) irão ter lugar hoje, pelas 18h, na sede da Associação.

Esta será a segunda tentativa de eleger os órgãos sociais para o biénio 2019/2020, depois da ausência de candidatos na Assembleia Geral que decorreu no passado dia 20 de Março.

Neste sentido, e ao abrigo do previsto na alínea h) do artigo 24º do Regulamento Interno desta associação, a atual direção propõe para eleição a lista que juntamos em anexo.


Ministro da defesa sudanês anuncia detenção do presidente Omar al-Bashir

O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, foi deposto pelo exercito do país, depois de meses de protestos e 30 anos no poder.


Segundo o vice-presidente e ministro da defesa, o general Awad Mohamed Ahmed Ibn Auf, deu conta numa conferência de imprensa na televisão estatal, al-Bashir foi detido e o país será governado por um conselho militar presidido por si durante um período de transição de dois anos, que será seguido de eleições. De acordo com a BBC, foi ainda declarado o estado de emergência durante três meses.

O presidente destituído está, segundo a CNN, em prisão domiciliária e a sua equipa de segurança substituída por membros do exército.

Ahmed Ibn Auf revelou ainda durante a declaração que a constituição sudanesa será suspensa e as fronteiras fechadas por tempo indeterminado. O espaço aéreo vai ser encerrado durante 24 horas.
Protestos a pedir a renúncia do presidente já decorriam desde o passado sábado nos arredores do complexo militar de Cartum. Omar al-Bashir, que há muito tempo é indesejado em vários países do continente africano e que é alvo de acusações por parte de instâncias jurídicas internacionais por genocídio, governou o Sudão durante mais tempo do que qualquer outro líder desde que o país se tornou independente em 1956.

O Comité Central de Médicos do Sudão, uma organização sindical da oposição, afirma que aumentou para 22 o número de mortos, desde sábado, entre os quais cinco militares que defendiam os manifestantes dos elementos do corpo de polícia.

A mesma organização refere que 153 pessoas ficaram feridas, sendo que um número “significativo” de feridos se encontra em estado grave pelo que admite que o número de mortos pode aumentar nos próximos dias.

Omar al-Bashir chegou ao poder em 1989 como um general pouco conhecido. Durante os seus 30 anos no poder espalhou a guerra pelo seu país, com o seu regime a bombardear civis com aviões, a cometer crimes de guerra, contra a humanidade e a levar a cabo genocídio na região de Darfur.

Os protestos tiveram inicio em meados de Dezembro passado, pelos preços altos e inflação, mas logo acabou por se voltar contra o presidente.

Fonte:noticias.mmo