domingo, 14 de fevereiro de 2021

Criança ferida gravemente em Bragança após queda de cinco metros


Uma criança de 8 anos caiu hoje de uma altura de cerca de cinco metros nas imediações de uma exploração mineira desativada em Coelhoso, concelho de Bragança, e foi transportada para o hospital de São João, no Porto.

Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Izeda, Óscar Isménia, disse que a criança foi transportada de helicóptero esta tarde, “em estado considerado grave”.

A queda terá sido de uma altura de “cerca de cinco metros”, acrescentou o comandante.

No local da ocorrência estiveram os Bombeiros Voluntários de Izeda, com duas viaturas e quatro elementos, um helicóptero de Macedo de Cavaleiros, a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Bragança e a GNR.

Lusa

Linha 1400 de assistência farmacêutica está disponível online na segunda-feira

A Linha 1400, de assistência farmacêutica gratuita e que funciona 24 horas, todos os dias da semana, estará a partir de segunda-feira também disponível 'online' através do site http://www.1400SAFE.pt, segundo um comunicado.

A Linha 1400, pela qual é possível obter informação sobre farmácias de serviço 24 horas, fazer encomendas ou a pré-reserva de medicamentos, evitando assim deslocações desnecessárias, já prestou apoio a mais de 50 mil portugueses, tendo sido registados mais de 10 mil pedidos de medicamentos.

Os medicamentos ou produtos de saúde são, posteriormente, entregues ao domicílio ou recolhidos na farmácia da escolha do utente.

A Linha Nacional 1400 resulta de um projeto promovido pelas Farmácias, Ministério da Saúde e unidades locais de saúde no Norte do País, tendo sido alargada a todo o território nacional em março do ano passado, regiões autónomas incluídas, devido à pandemia por covid-19.

Lusa

Reino Unido atinge objetivo de uma dose de vacina a 15 milhões de pessoas


O Reino Unido já vacinou 15 milhões de pessoas, atingindo o objetivo traçado pelo Governo de dar pelo menos uma dose de vacina anti-covid-19 às pessoas mais vulneráveis, anunciou hoje o responsável do programa de vacinação britânico.

"15,000,000! Equipa espantosa. Não descansaremos até que ofereçamos a vacina a toda a fase 1 às categorias 1-9 dos mais vulneráveis e a todos os com mais de 50 anos até ao final de abril e depois a todos os adultos", escreveu na rede social Twitter o secretário de Estado da Saúde responsável pela pasta das Vacinas, Nadhim Zahawi.

Quase um quarto da população (22%) do Reino Unido já recebeu pelo menos uma ou as duas doses da vacina, número que "inclui a maioria das pessoas dos quatro grupos prioritários [indicados] pelo Governo, incluindo todos os maiores de 75 anos, trabalhadores da linha da frente da saúde e pessoal dos lares de idosos".

O número de vacinados está a fazer aumentar a pressão sobre o Governo de Boris Johnson para que esclareça quando vão ser aliviadas as medidas do confinamento em vigor desde o início de janeiro, o terceiro que Inglaterra enfrenta.

Num dos países europeus com mais infetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, já começou a discussão entre aqueles que querem que as medidas sejam levantadas o mais rapidamente possível e aqueles que receiam que desconfinar demasiado depressa leve a um novo aumento de casos positivos.

O primeiro-ministro britânico planeia revelar o seu "plano de flexibilização das restrições" a 22 de fevereiro, tendo em conta que as taxas de infeção, hospitalizações e mortes caíram "drasticamente" desde o início do terceiro confinamento nacional da Inglaterra.

Desde o início da pandemia, no início de 2020, o Reino Unido registou 116.908 mortes e quatro milhões de casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.

Lusa

Imagem: DN

Costa agradece apoio de equipas do Luxemburgo e França e aponta “progressos”


O primeiro-ministro agradeceu o apoio das equipas luxemburguesa e francesa que chegaram hoje a Portugal para apoiar no combate à covid-19, e defendeu que tem havido "progressos", com "redução significativa" de novos casos e internados.

"Os progressos no combate à pandeAdicionarmia nas últimas semanas têm sido importantes, com a redução significativa do número de novos casos, de internados e de internados em unidades de cuidados intensivos", escreveu António Costa, numa publicação na rede social Twitter.

O primeiro-ministro defendeu que o país tem de "persistir para conseguir reduzir ainda mais a incidência da pandemia", ao mesmo tempo que reforça "o esforço de vacinação para criar imunidade".

"Agradeço o apoio das equipas luxemburguesa e francesa que hoje chegaram a Portugal e que vão apoiar os nossos profissionais de saúde neste combate", acrescenta o chefe do Governo português.

O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira que Portugal iria receber duas equipas médicas da França e do Luxemburgo, que classificou como um "importante apoio" no tratamento de doentes de covid-19 em hospitais com elevada pressão de cuidados intensivos.

Segundo a mesma fonte, a equipa do Luxemburgo, constituída por dois médicos e dois enfermeiros, vai apoiar o serviço de medicina intensiva do Hospital do Espírito Santo de Évora, enquanto o médico e os três profissionais de enfermagem franceses vão trabalhar no Hospital Garcia de Orta, em Almada, prevendo-se uma estadia de 15 dias.

Além destas duas equipas, já está em Portugal uma equipa médica militar alemã que começou a tratar os primeiros pacientes na segunda-feira.

Constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos, que trouxeram também 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares, a equipa de militares germânicos chegou a Portugal a 03 de fevereiro e ficou instalada no Hospital da Luz, em Lisboa.

Lusa

Ambulâncias mais bem equipadas evitariam “muitas mortes” por enfarte

A Associação Nacional de Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (ANTEPH) alertou hoje que "mais de 90% das ambulâncias não têm equipamentos" para detetar precocemente um enfarte, algo que ajudaria a evitar muitas mortes.

"Mais de 90% das ambulâncias não têm equipamentos que permitam a realização de um exame [para] detetar precocemente uma situação de enfarte e o encaminhamento ao hospital adequado. A provar isso está o facto de que, das mais de 4.300 mortes anuais por enfarte agudo do miocárdio, o INEM apenas assume conseguir encaminhar menos de 700 casos. É pouco mais de 10% das situações de enfarte que conseguem ser encaminhadas a tempo de serem salvas", referiu a ANTEPH em comunicado.

Segundo estes profissionais, "muitas mortes poderiam ser evitadas" se os técnicos tivessem equipamentos que permitissem detetar enfartes "nos primeiros 15 minutos, como ditam os referenciais internacionais".

"Há técnicos formados com protocolos de dor torácica, com cursos avançados de emergências cardíacas, mas que depois não têm equipamentos nem fármacos para poder atuar. Há milhares de mortes que poderiam ser evitadas", conclui o comunicado da ANTEPH.

Num comunicado divulgado no sábado, a propósito do Dia Nacional do Doente Coronário, que hoje se assinala, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) adiantou que em 2020 encaminhou para os hospitais, através da Via Verde Coronária, 696 casos de enfarte (mais 27 do que em 2019), 80% dos quais homens.

"Em 72,4% dos casos [de 2020], decorreram menos de duas horas entre o início dos sinais e sintomas e o contacto com o INEM, feito através do 112, enquanto em 22,4% dos casos o processo foi efetuado entre as duas e as 12 horas de evolução da sintomatologia. Já em 5% dos casos, decorreram mais de 12 horas de evolução dos sinais e sintomas até à ativação dos serviços de emergência médica e posterior encaminhamento hospitalar", precisou o instituto em comunicado.

Dor no peito súbita, com ou sem irradiação para o braço esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos acompanhados de náuseas e vómitos são alguns sinais que devem levar os doentes a ligar de imediato o 112, a "via preferencial" para reduzir "o intervalo de tempo até ao início da avaliação, diagnóstico, terapêutica e agilização do transporte para unidade hospitalar mais adequada".

"O enfarte agudo do miocárdio é uma das principais causas de morte em Portugal, ocorrendo quando se dá uma interrupção da perfusão sanguínea do coração, resultante da obstrução de uma artéria coronária, prolongada e total ou quase total. A realização de exames médicos de rotina, os hábitos de vida saudáveis, a prática de desporto de forma regular, evitar o tabaco e a vida sedentária são algumas das formas de prevenção eficazes e acessíveis a todo o cidadão", recordou o INEM no comunicado.

LOURDES — marco do ressurgimento contra-revolucionário

 

As maravilhas de Lourdes culminam na mensagem de Fátima. Estamos vivendo uma terrível hora de castigos, mas esta pode ser também uma admirável hora de misericórdia

  • Fonte: Revista Catolicismo, Nº 842, Fevereiro/2021

Em 1854, pela bula Ineffabilis, o grande Papa Pio IX definiu como dogma a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Quatro anos depois, de 11 de fevereiro a 16 de julho de 1858, a Virgem Santíssima apareceu 18 vezes em Lourdes a uma filha do povo, Bernadette Soubirous, declarando ser a Imaculada Conceição.

A partir dessa ocasião tiveram início os milagres. E essa grande maravilha de Lourdes, que ali começou, continua a brilhar aos olhos de todo o mundo até nossos dias. O milagre confirmando o dogma, eis em resumo a relação entre o acontecimento de 1854 e o de 1858.

É impossível pensar na Virgem Imaculada sem ao mesmo tempo lembrar a serpente, cuja cabeça Ela esmagou triunfal e definitivamente com o calcanhar. O espírito revolucionário é o próprio espírito do demônio, e seria impossível, para uma pessoa de fé, não reconhecer a parte que o demônio tem no aparecimento e na propagação dos erros da Revolução, desde a catástrofe religiosa do século XVI [Revolução Protestante] até a catástrofe política do século XVIII [Revolução Francesa] e tudo quanto a esta se seguiu.

A definição do dogma da Imaculada Conceição foi o primeiro dos grandes reveses sofridos pelo inimigo interno. Com efeito, nasceu daí uma imensa caudal de piedade mariana, que se vem avolumando cada vez mais. Para o poder das trevas, a mais horrível das humilhações era ver assim afirmado o triunfo de sua inflexível, invariável e máxima inimiga.

Para provar que tudo nos vem por Maria, quis a Providência que fosse marial o primeiro grande triunfo. Mas, para glorificar ainda melhor sua Mãe, Nosso Senhor fez mais. Em Lourdes, como estrondosa confirmação do dogma, fez o que nunca antes se vira: instalou no mundo o milagre, por assim dizer, em série e a título permanente. Até então o milagre aparecera na Igreja esporadicamente, mas em Lourdes as curas mais cientificamente comprovadas e de origem mais autenticamente sobrenatural se dão, a bem dizer, em jato contínuo, diante de um século confuso e desnorteado.

Poder-se-ia perguntar, entretanto: o que resultou daí para a luta da Igreja com seus adversários externos? Não se diria que o inimigo está mais forte do que nunca, e que nos aproximamos daquela era sonhada pelos iluministas há tantos séculos, do naturalismo científico cru e integral dominado pela técnica materialista? Da república universal ferozmente igualitária, de inspiração mais ou menos filantrópica e humanitária, de cujo ambiente sejam varridos todos os resquícios de uma religião sobrenatural? Não está aí o comunismo? Não está aí o perigoso deslizar da própria sociedade ocidental, pretensamente anticomunista, mas que no fundo também caminha para a realização deste ‘ideal’?

Movida de compaixão para com a humanidade pecadora, Nossa Senhora tem alcançado para nós os mais estupendos milagres. Esta piedade se terá extinguido? Têm fim as misericórdias de uma Mãe, da melhor das mães? Quem ousaria afirmá-lo? Se alguém duvidasse, Lourdes lhe serviria de admirável lição de confiança. Nossa Senhora há de nos socorrer.

Há de nos socorrer… Expressão em parte verdadeira, e em parte falsa, pois na realidade Ela já começou a nos socorrer.

Este artigo se detém em Fátima. Nossa Senhora delineou perfeitamente, em suas aparições, a alternativa: ou nos convertemos, ou um tremendo castigo virá. Mas, no fim, o Reinado do Imaculado Coração se estabelecerá no mundo. Em outros termos, de qualquer maneira, com mais ou com menos sofrimentos para os homens, o Coração de Maria triunfará.

De acordo com a Mensagem de Fátima, os dias do domínio da impiedade estão contados. A definição do dogma da Imaculada Conceição marcou o início de uma sucessão de fatos, a qual conduzirá ao Reinado de Maria.

ABIM

(Trecho de artigo de Plinio Corrêa de Oliveira em Catolicismo, fevereiro/1958).

Museu de Arte e Colecionismo abrirá em Cantanhede antes do final do ano

 Com as coleções do médico e escritor Cândido Ferreira

Em Cantanhede, entrou na fase final de execução a empreitada de reabilitação e adaptação da Casa Municipal da Cultura, à qual surge agora justaposto um novo módulo construtivo implantado na área antes ocupada pelas antigas instalações da Escola Técnico Profissional (ETPC). Trata-se de uma intervenção de fundo que promove a integração funcional dos dois imóveis através de uma solução arquitetónica e urbanística concebida de acordo com o preconizado no Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Cantanhede, visando a criação de condições para a instalação do MAC – Museu de Arte e Colecionismo, que será constituído por um valioso acervo doado ao município por Cândido Ferreira, médico e escritor natural de Febres.

Este colecionador, reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade e consistência das suas coleções, visitou as instalações do MAC acompanhado por Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia, e Fernando Batista Pereira, historiador, museólogo, professor associado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e especialista indicado pelo Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) para emitir parecer sobre a viabilidade e sustentabilidade da nova unidade museológica, na sequência do pedido que o município formulou para o efeito ao Ministério da Cultura.

Da visita resultou a constatação de que tudo que se encaminha para que, “antes do final do ano, seja inaugurado em Cantanhede um equipamento cultural de referência, um equipamento que”, afirmou Helena Teodósio, “reforçará significativamente a atratividade da cidade, do concelho e da região”. Pronunciando-se sobre o curso dos trabalhos, a autarca manifestou “satisfação por poder vislumbrar já o que vai ser este projeto tão relevante, quer do ponto de vista cultural, pelo valor patrimonial do espólio do Dr. Cândido Ferreira e por todas as ações pedagógicas que poderão ser desenvolvidas em torno dele, quer ao nível da dinamização da base económica local, pois acreditamos que a afluência de visitantes a Cantanhede irá sofrer um incremento apreciável, com todos os benefícios que daí advirão para a generalidade das atividades direta ou indiretamente relacionadas com o turismo. Além disso”, salientou a líder do executivo camarário cantanhedense, “trata-se de uma obra marcante ao nível da valorização de uma frente urbana com expressão assinalável numa das principais zonas nobres da cidade e esse é um aspeto que certamente a população vai valorizar bastante”.

Igualmente agradado ficou o colecionador, ao considerar que “a obra está excelente e superou a minha expectativa, tal como a distribuição proposta pelo Professor Fenando Batista Pereira, que efetivamente criou um estimulante e muito convidativo percurso expositivo das coleções”. Referindo ser “um privilégio ter recebido da Câmara Municipal de Cantanhede as atenções que em mais lado nenhum encontrei”, Cândido de Ferreira espera “não desiludir e deseja que o seu espólio “sirva para desenvolver o meu concelho natal e aumentar a auto estima e a qualidade de vida das futuras gerações”.

Segundo o médico e escritor, “o modo como as instalações estão concebidas e organizadas fazem jus à importância das coleções, mas agora falta desenvolver todo o trabalho de musealização e de elaboração de narrativas educativas sobre elas, criando estratégias que permitam dá-las a conhecer ao grande público e explorando todo o seu potencial, pois a sua enorme vastidão obriga a uma grande exigência quanto às opções a fazer nos termos daquilo que será o programa museográfico final".

Isso mesmo refere também o responsável por esse programa, sublinhando que “o MAC tem de oferecer narrativas coerentes e consistentes, construídas a partir da inter-relação entre as diferentes coleções” agrupadas em sete grandes áreas de colecionismo, designadamente pintura, mobiliário e artes decorativas portuguesas, arqueologia de todas as civilizações, artesanato do mundo, história do dinheiro, história postal, temas de bibliografia e afins e colecionismo dito popular.

É com base nesta orientação de fundo que Fernando Batista Pereira propõe para o novo museu “a missão de tornar Cantanhede num centro de excelência e de referência nacional e internacional nos estudos sobre o colecionismo e na salvaguarda da sua prática como dimensão cultural, educativa e lúdica”, conforme refere no parecer preliminar que elaborou sobre a viabilidade e sustentabilidade do projeto.



Covid-19: GNR acaba com festa ilegal com 22 pessoas em Palmela


A GNR acabou com uma festa ilegal com 22 pessoas numa vivenda em Lagameças, no concelho de Palmela, distrito de Setúbal, por incumprimento das medidas impostas devido à pandemia de covid-19, revelou aquela força de segurança.

O Comando Territorial de Setúbal da GNR, em comunicado, indicou que a festa foi encerrada por militares do Destacamento Territorial de Palmela.

"Na sequência de uma denúncia de que estaria a decorrer uma festa numa propriedade alugada, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, tendo verificado que, para além de se tratar de um evento não autorizado, os participantes não faziam o uso da máscara, nem garantiam o distanciamento social", refere o comunicado.

Segundo a GNR, foram identificadas 22 pessoas, com idades entre os 16 e os 30 anos, tendo sido encaminhadas para os seus respetivos domicílios.

"Face ao incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário e à inobservância das regras de realização de eventos, foram elaborados os respetivos autos de contraordenação", lê-se no comunicado.

A GNR recorda que "o cumprimento das medidas impostas pelo estado de emergência, no âmbito do combate à pandemia de covid-19", é "fundamental para conter a propagação do vírus".

Lusa

Deputados conservadores britânicos querem fim das restrições em maio


Um grupo de 63 deputados conservadores pediu hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para retirar todas as restrições impostas pela pandemia da covid-19 até maio, altura em que os cidadãos mais vulneráveis já estarão vacinados.

Numa carta enviada ao chefe do Governo, os conservadores, que se têm manifestado céticos em relação ao confinamento, exigem que as medidas restritivas sejam progressivamente levantadas a partir de 08 de março.

O Governo britânico planeia reabrir as escolas e os bares na altura da Páscoa e, no final do abril, todos os setores produtivos.

Na carta, os deputados argumentam que, a partir de 8 de março, o Governo deve "demonstrar" ao parlamento que as medidas que restam são proporcionais e essenciais, especificando num plano como afetam a sociedade e a economia e quando serão canceladas, com o objetivo de as retirar completamente em maio.

"A covid-19 é uma doença grave e devemos controlá-la. Mas, tal como a covid, os bloqueios e as restrições causam imensos danos sociais e de saúde e têm um grande impacto na vida das pessoas", sustentam.

Os 63 deputados, de um total de 365 que o Partido Conservador tem na Câmara dos Comuns, pertencem ao chamado 'Covid Recovery Group´, formado em novembro, que se opõe ao que consideram ser restrições excessivas que podem ameaçar as liberdades individuais.

A par da pressão crescente dentro do seu partido, Johnson enfrenta as indicações das autoridades de saúde e da comunidade científica, que pedem que não sejam levantadas as medidas de contenção de forma prematura para que não seja criado outro surto da pandemia.

Embora os dados sobre mortes e infeções indiquem que o confinamento quase total, aplicado desde janeiro, tem atrasado a disseminação do vírus no Reino Unido, os especialistas acreditam que os números ainda são altos demais para baixar a guarda.

Johnson planeia apresentar um roteiro detalhado para o desconfinamento em 22 de fevereiro, mas vai manter ainda durante algum tempo as restrições impostas ao território britânico.

Por outro lado, o Governo conservador espera, na segunda-feira, iniciar a segunda fase do seu programa de vacinação, cumprindo o objetivo de imunizar os quatro principais grupos vulneráveis da sociedade, num total de cerca de 15 milhões de pessoas.

Lusa

Patinador no gelo Diogo Marreiros bate recorde nacional nos cinco mil metros


O patinador de velocidade no gelo Diogo Marreiros conseguiu no sábado os mínimos para a Taça do Mundo e para o Europeu nos cinco mil metros e bateu o recorde nacional da distância, fixado há 25 anos.

Diogo Marreiros foi segundo na prova de cinco mil metros no Torneio Frillensee Cup, em Inzell, Alemanha, e terminou a prova em 6:44.66, retirando 12,85 segundos ao anterior recorde nacional, alcançado em 1996 pelo antigo atleta olímpico Fausto Marreiros.

O patinador, integrado no Programa de Apoio à Participação nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022, tem como objetivo conseguir a qualificação olímpica, numa modalidade em que a última participação portuguesa remonta a Nagano1998, no Japão.

Pedro Flávio, vice-presidente e diretor executivo da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), mostrou-se satisfeito com o resultado do patinador, destacando as dificuldades na preparação devido à pandemia provocada pela covid-19, que tem impedido o atleta de disputar algumas provas e de seguir o plano normal de preparação.

"Os resultados agora obtidos são fruto do excelente trabalho que o atleta tem vindo a desenvolver nos últimos meses e deixam-nos com esperança que a qualificação olímpica possa vir a acontecer", sublinhou hoje Pedro Flávio, em declarações à agência Lusa.

O dirigente da FDIP, com sede na Covilhã, frisou ainda a aposta que está a ser feita na modalidade, e que levou à realização, esta época, do primeiro curso de treinadores de patinagem de velocidade no gelo.

Diogo Marreiros, de 29 anos, vice-campeão mundial e vice-campeão europeu de patinagem de velocidade sobre rodas, começou a patinar aos quatro anos, em Lagos. Em 2017, pensou fazer a adaptação ao gelo, "principalmente pelo sonho olímpico, porque a patinagem em rodas não é uma modalidade olímpica", disse o atleta, em declarações à agência Lusa.

Grande parte da preparação é feita na Holanda, onde atualmente as pistas estão fechadas, o que obrigou o atleta a regressar a Portugal e este mês tem conseguido treinar na Alemanha. O algarvio continua a trabalhar sobre rodas, quando não tem uma pista de gelo à disposição.

No Torneio Frillensee Cup participou também o patinador Miguel Bravo, terceiro classificado nos 1.500 metros e 13.º nos 500 metros.

Lusa

Crowdfunding de 2 milhões salva bebé com doença rara


Uma campanha de crowdfunding, mobilizou recentemente o Chile, terminando por angariar os mais de dois milhões de dólares necessários para salvar um bebé com uma doença rara.

Tudo começou com um anúncio no Instagram dos pais do Rafita, que nasceu com atrofia muscular espinal. Esta é uma doença neurológica genética rara que, nos casos mais graves, causa a morte nos primeiros anos de vida. A solução? Um medicamente suíço chamado Zolgensma, lançado em 2019. Tudo estaria bem, não fosse este ter um custo de 1.700.000€

"Fomo-nos abaixo, partiu-nos o coração, mas não paramos porque o nosso Rafita precisa de nós. Ele está a lutar por viver e nós por dar-lhe tudo aquilo de que necessita para consegui-lo", escreveram os pais do bebé no início da campanha de crowdfunding que se tornou rapidamente viral nas redes sociais e daí passou para as televisões nacionais, acompanhada de uma foto do bebé ligado a um ventilador.

A doença manifesta-se com uma perda progressiva de força muscular, mas alguns fármacos já permitem minimizar os seus efeitos, caso do Zolgensma, que no ano passado se tornou o medicamento mais caro do mundo - destronando o Luxturna, que combate a cegueira causada por outra doença rara e custa quase 1 milhão de euros.

No total, o casal conseguiu angariar 1.600 milhões de pesos chilenos, o suficiente para comprar o medicamento.

Falta equilíbrio entre medidas sanitárias e económicas


A secretária-geral da AHRESP considerou que não se está a conseguir um equilíbrio "necessário e desejável" entre as medidas sanitárias e as económicas e que os apoios à restauração e hotelaria aparecem de forma "tardia" e "muito complexa".

Nós não estamos a conseguir fazer um equilíbrio que é necessário e desejável entre as medidas sanitárias e as medidas económicas, tão simples quanto isto", considerou a secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em entrevista à Lusa.

Ana Jacinto considerou que os apoios às empresas da restauração e do alojamento turístico "aparecem de forma tardia" e "de forma muito complexa", tendo em conta um tecido empresarial composto, em grande parte, por microempresas.

"As empresas têm tido muita dificuldade em perceber a que tipo de apoios podem recorrer, como é que podem recorrer, se são elegíveis ou se não são elegíveis", salientou a responsável da associação, destacando "dois grandes problemas", que são a "insuficiência dos apoios" aliada à "complexidade" dos processos.

Ana Jacinto apontou que as medidas de apoio, além de demorarem "muito tempo a ser estruturadas e disponibilizadas", quando ficam prontas "são tantos os entraves" que acabam por deixar de parte "a maior parte dos empresários".

Relativamente ao tempo que as empresas demoram a receber os apoios, a AHRESP disse que, no caso do 'lay-off' simplificado e dos apoios do Turismo de Portugal, os pagamentos têm estado a ser feitos com "alguma celeridade", porém, o mesmo não acontece com outros programas.

"Tenho situações de empresas, por exemplo, que recorreram ao incentivo extraordinário na modalidade dos dois salários e ainda não receberam a segunda prestação. E estamos a falar de um apoio do ano passado", explicou a secretária-geral da AHRESP.

"Entretanto têm os salários que têm de ser pagos aos colaboradores, têm esse custo que tem de ser pago, tudo tem de ser pago, mas, no momento certo, os apoios não vêm com a celeridade que deviam vir", sublinhou, enfatizando que há muitos empresários que estão "com a corda na garganta, sempre a ver quando é que conseguem aguentar mais um dia".

Neste sentido, a AHRESP já propôs ao Governo a criação de um mecanismo único de acesso aos apoios, por forma a facilitar o processo, mas, até à data, não obteve resposta.

"Os empresários não têm capacidade de andar a recorrer a cada um destes mecanismos em sítios diferentes, com condições diferentes, com condições de elegibilidade diferentes e, muitas vezes, sem saberem se é melhor um ou se é melhor outro", afirmou Ana Jacinto.

A AHRESP alertou, ainda, para a necessidade de intensificar e reforçar as linhas de apoio, lembrando que o Apoiar.pt e o Apoiar a Restauração já esgotaram a sua dotação e, portanto, já não estão acessíveis a mais empresários.

"Estes apoios foram anunciados em dezembro, numa conjuntura em que as empresas estavam a laborar, com quebras de receitas, mas estavam a laborar. Entretanto, nós entrámos num período de confinamento que não se sabia, na data do dia 10 de dezembro, portanto, obviamente que agora os apoios têm de ser reforçados", defendeu.

FC Porto empata com Boavista com penálti falhado e golo anulado

Dragões somam terceira igualdade consecutiva no campeonato

O FC Porto empatou esta noite com o Boavista, a dois golos, num dérbi realizado no Estádio do Dragão, a contar para a 19.ª jornada da I Liga.

Os axadrezados chegaram ao 0-2 por Jackson Porozo (aos oito minutos) e Alberth Elis (45+1), mas os dragões recuperaram por Taremi (54) e Sérgio Oliveira (82), de grande penalidade.

O mesmo Sérgio Oliveira falhou um penálti, aos 86, com Evanilson a ver um golo anulado já nos descontos, após o árbitro Manuel Mota ter consultado o VAR.

Com o empate, o terceiro consecutivo para o campeonato, o FC Porto chegou aos 41 pontos e arrisca terminar a jornada a dez do líder Sporting e com um de vantagem para SC Braga e Benfica.

Bancada.pt

Senado absolve Trump apesar de votos favoráveis de sete Republicanos


O Senado dos Estados Unidos da América absolveu hoje o anterior Presidente, Donald Trump, de incitação à revolta no Capitólio, pondo fim ao processo de destituição.

Pouco mais de um mês depois da invasão do Capitólio, que causou cinco mortos, a votação foi de 57-43, abaixo dos dois terços necessários para o 'impeachment' no Senado.

Sete Republicanos votaram para que Trump fosse declarado culpado, o que representa o maior número de sempre de senadores do partido de um Presidente alvo de destituição.

Os Democratas encerraram o caso contra Donald Trump hoje, ao desistirem de um plano de última hora para o depoimento de testemunhas, que poderia ter prolongado o processo e atrasado um veredito.

Democratas e Republicanos acabaram por chegar a um acordo para que fosse registada uma declaração de um legislador Republicano sobre um telefonema acalorado no dia do motim, entre Trump e o líder da minoria na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, segundo a qual os Democratas estabeleceram a indiferença de Trump perante a violência.

O líder dos Republicanos no Senado norte-americano, Mitch McConnell, anunciou hoje que votaria pela absolvição de Donald Trump, acusado de "incitação à insurreição" no ataque ao Capitólio, segundo uma mensagem enviada ao grupo parlamentar e citada pelos 'media'.

McConnell explicou que considera que o Senado não tem capacidade para julgar um ex-presidente para a sua destituição e referiu que tendo em conta essa conclusão votaria "pela absolvição".

Na quinta-feira, os procuradores Democratas pediram a condenação de Trump, mostrando imagens de vídeo que procuravam fazer uma relação direta entre as declarações públicas do ex-Presidente, denunciando fraude eleitoral nas presidenciais de 03 de novembro de 2020, e a ação da multidão que atacou o Capitólio, em 06 de janeiro passado, provocando cinco mortes no próprio dia e ondas de choque que se continuam a fazer sentir.

Na sexta-feira, decorreu a apresentação dos argumentos de defesa, a cargo de uma equipa de três advogados contratados por Trump, que acusaram os Democratas de quererem "vingança política".

No passado dia 13 de janeiro, Donald Trump tornou-se no primeiro Presidente na história dos Estados Unidos a ser alvo de dois processos de 'impeachment'.

Mais de 230 democratas, mas também 10 republicanos, votaram a favor, acusando Trump de ter incitado os seus apoiantes a invadir o Capitólio.

Lusa

Mais de 90 quilos de pescado apreendidos na Nazaré


A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, no dia 11 de fevereiro, apreendeu 91,6 quilos de pescado diverso por fuga à lota, na Nazaré.

No decorrer de uma ação de fiscalização dirigida ao controlo da captura e transporte de pescado proveniente da pesca profissional, os militares da Guarda identificaram um homem de 41 anos que transportava pescado fresco sem que tivesse sido submetido ao regime de primeira venda. No decorrer da ação, foram apreendidos 4,6 quilos de linguado-branco, 14,6 quilos de raia-zimbreira, 69,8 quilos de santolas e 2,6 quilos de lavagante, com um valor total de 477 euros.

Foi elaborado o respetivo auto de contraordenação, punível com coima que pode atingir os 3 740 euros.

O pescado foi levado para a lota, a fim de ser sujeito ao regime de primeira venda.

O regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão. A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste sector pela concentração da oferta e da procura, acautelando o cumprimento das cotas de captura, estalecidas com vista à sustentabilidade das espécies e pelo controlo higiossanitário do pescado.

Condenado em França 23 anos depois por matar à pancada filha bebé em Viana


Um tribunal francês condenou a nove anos de cadeia um homem de 43 anos acusado de, em 1998, ter matado à pancada a filha de dois meses em Viana do Castelo, onde então residia com a mãe da criança, de origem portuguesa, avança o Jornal de Notícias (JN)

Cyril Siette, que terá chegado a atirar a bebé com um pontapé contra uma parede, tem ainda de indemnizar a ex-companheira em 20 mil euros.

A investigação, iniciada em Portugal, esteve durante 23 anos a cargo das autoridades francesas, que, em 2010, chegaram a arquivar o caso, depois de o processo ter andado a saltar de comarca em comarca e de ter sido perdida documentação.

De acordo com a imprensa francesa, citada pelo JN, Siette, à data com 20 anos, conheceu Carla V., então com 24, em Paris, França, pouco antes de esta dar à luz. Apesar de não ser o pai biológico, o suspeito perfilhou a recém-nascida. Sem domicílio fixo e sob ameaça de ser denunciado aos serviços sociais por familiares, o casal decidiu mudar-se para perto dos avós da jovem, na região de Viana do Castelo. Os primeiros sinais de maus-tratos surgiram nas semanas seguintes.

Os bisavós da bebé ter-se-ão apercebido rapidamente de maus-tratos e o relacionamento entre todos deteriorou-se, tendo o casal acabado por se mudar com a filha para um apartamento em Viana do Castelo. Duas semanas depois, a 18 de março de 1998, a menina, então com dois meses e quatro dias, deu entrada inconsciente nas urgências, acabando por morrer a 1 de abril.

Ainda de acordo com o JN, segundo Carla V. – que, na altura, atribuiu os ferimentos da bebé a uma queda do fraldário –, Siette começou, na noite de 18 de março, por sacudir a filha em várias direções. Depois, tê-lo-á atira do ao chão e “jogado futebol com o corpo”, pontapeando-a no estômago. A violência terá surgido após a criança ter regurgitado leite.

Depois da morte da bebé, o casal regressou a França, pelo que a investigação foi entregue às autoridades francesas.

Pai nega acusação
Segundo a imprensa francesa, o inquérito passou então sucessivamente por quatro comarcas distintas, conforme o casal ia mudando de residência. Separaram-se em 1999. Em 2003, foram ambos detidos para interrogatório. O pai negou ter sido violento.

A partir daí, o processo ficou parado sete anos. Foi perdida documentação relevante e, em 2010, um tribunal decretou a extinção da ação pública. A mãe não se conformou e, em 2012, mandou uma carta a um procurador. Foi aberto um inquérito complementar.

Após evitar ser notificado durante anos, Siette passou a ser o principal suspeito em 2017, mas insistiu que nada fez. Foi agora condenado.

O Minho

Rede Aqui é Fresco oferece 25 cabazes a 25 instituições

Constituída por mais de 700 supermercados e minimercados, a rede de independente de comércio de proximidade doa cabazes a 25 instituições de cariz social, no âmbito do seu aniversário.

Com 10 anos de história e mais de 700 lojas de proximidade independentes distribuídas por todo o território nacional, a rede Aqui é Fresco está a oferecer 25 cabazes a 25 instituições de cariz social, apoiando assim diversas famílias de norte a sul do País. Esta iniciativa está integrada num conjunto de ações levadas a cabo pela insígnia na sequência do seu 10.º aniversário, e que vai estender-se até 21 de fevereiro de 2021.

 Em 2020, a pandemia agravou algumas desigualdades sociais já existentes na população portuguesa e afetou economicamente muitas famílias, sendo o acesso a bens essenciais uma das prioridades da atual emergência social. Carla Esteves, Diretora Executiva da rede Aqui é Fresco, revela a existência de “um olhar mais atento perante as dificuldades da comunidade, traduzindo-se num fator prioritário ajudar quem mais precisa e se encontra em situação desfavorável”. “A pandemia fez despertar em nós o que de melhor temos, e, por essa razão, neste período tão conturbado que todos atravessamos, quando as desigualdades sociais se acentuam, queremos fazer a diferença, contribuindo para minorar dificuldades, especialmente numa área tão sensível e importante como a da alimentação”, acrescenta a responsável.

 Face ao panorama que se vive nos tempos correntes, e atenta às mais variadas realidades da sociedade que a pandemia tornou mais evidentes, a rede de lojas de proximidade Aqui é Fresco quer, com esta iniciativa, “marcar uma posição solidária e empenhar-se em reforçar uma política de responsabilidade social cada vez mais ativa”, afirma Carla Esteves. Como tal, e para que esta não seja uma ação isolada e sem continuidade, a rede pertencente à cooperativa de grossistas UniMark está ainda a desenvolver um conjunto de ações que vai decorrer ao longo do ano, no intuito de apoiar os mais carenciados.

Os cabazes em oferta pela rede Aqui é Fresco estão a ser distribuídos por 25 instituições sociais já identificadas nos 18 distritos de Portugal Continental, e são compostos por cerca de 80 produtos alimentares, na sua maioria bens de primeira necessidade.

As 25 instituições de solidariedade social (distribuídas por distrito) apoiadas pela rede Aqui é Fresco são:

- Florinhas do Vouga – Instituição Diocesana de Aveiro (Aveiro)

- Associação Bombeiros Voluntários de ílhavo (Aveiro)

- O Abrigo – Centro Social São João de Ver (Aveiro)

- Lar Paroquial de Santa Maria de Válega (Aveiro)

 - ADIP – Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares (Coimbra)

- Centro Beato Nuno de Cernache (Coimbra)

- Casa dos Pobres de Coimbra (Coimbra)

- Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede (Coimbra)

- Centro Social Paroquial de Coja (Coimbra)

- Associação para o Desenvolvimento Local Mais Vida (Braga)

- Liga dos Amigos do Cento de Saúde de Alfândega da Fé (Bragança)

- Santa Casa da Misericórdia do Fundão (Castelo Branco)

- Centro Social Nossa Senhora da Assunção do Castelo (Castelo Branco)

- Associação Portuguesa Pais Amigos Cidadãos Deficientes - APPACDM (Castelo Branco)

- Fundação Angelina Ferreira Moutinho (Guarda)

- AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Mazarres (Leiria)

- Associação Coração Amarelo – Delegação de Oeiras (Lisboa)

- Centro Social Nova Oeiras (Lisboa)

- A CASA (Centro Apoio ao Sem Abrigo) – São Domingos de Rana (Lisboa)

- ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde (Porto)

- APADIMP – Associação Pais e Amigos (Porto)

- CSR – Centro Social de Recesinhos (Porto)

- Associação de Solidariedade Social e Cultura para o Desenvolvimento de Rans (Porto)

- Centro Social e Paroquial Padre Sebastião Esteves – Vila Pouca de Aguiar (Vila Real)

ACT deteta mais de mil infrações ao teletrabalho e ao uso de máscara

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) fiscalizou o regime de teletrabalho e ao uso de máscara em 1.380 empresas, com 60.400 trabalhadores, e detetou 1.084 infrações, entre 19 de janeiro e 05 de fevereiro.

Num comunicado hoje divulgado, a ACT indica que, numa ação nacional de fiscalização do cumprimento da obrigatoriedade do teletrabalho e do uso de máscaras no local de trabalho, a ACT detetou 1.084 infrações, mas 75% delas já foram corrigidas.

Entre as mais de mil transgressões detetadas, estão as obrigações do empregador em matérias de segurança e saúde no trabalho, a organização dos tempos de trabalho e o obrigatório cumprimento do teletrabalho durante o estado de emergência, decretado devido à pandemia por covid-19.

No total, a autoridade adotou 1.933 procedimentos inspetivos, entre os quais 79 processos contraordenacionais com sanções cujo máximo chega aos 5,2 milhões de euros.

A nota refere também que a maioria das empresas abrangidas foram microempresas (32,4%), seguidas por grandes empresas (24,9%), médias (22,6%) e pequenas (20,1%).

O distrito de Lisboa abrangeu o maior número de empresas inspecionadas, com 24,1% do total, seguido do distrito do Porto (13,6%), Braga (13,1%), Setúbal (8,9%) e Coimbra (6,7%).

O incumprimento da obrigatoriedade do teletrabalho é considerado contraordenação muito grave desde janeiro, com uma coima mínima de 2.040 euros", lembra a ACT.

A ação nacional envolveu 266 inspetores e abrangeu entidades empregadoras com base em indicadores de risco de incumprimento, incluindo as denúncias feitas por sindicatos e trabalhadores.

Lusa

COVID-19: Dezasseis bombeiros de Espinho em vigilância e com processo disciplinar após convívio


Os bombeiros em causa vão ser “alvo de um processo disciplinar” por não terem cumprido o plano de contingência delineado para aquele quartel no combate ao novo coronavírus

Dezasseis elementos dos Bombeiros do Concelho de Espinho (distrito de Aveiro Aveiro) estão em vigilância ativa à covid-19, porque confraternizaram todos numa “ceia na cozinha do quartel”, onde a lotação era de seis pessoas, indicou hoje fonte oficial.

Em declarações à agência Lusa, o comandante da corporação, Pedro Louro, adiantou que os 16 bombeiros, que estão em casa em vigilância ativa por terem contactado com um caso positivo de covid-19, vão ser “alvo de um processo disciplinar” por não terem cumprido o plano de contingência delineado para aquele quartel no combate ao novo coronavírus.

“Toda a brigada de serviço esteve a confraternizar durante o período da ceia na cozinha do quartel, cujo plano de contingência determina que a lotação da cozinha é de seis pessoas”, explicou Pedro Louro, acrescentando que foi feito um comunicado interno a dar indicação de que se iria “agir disciplinarmente”, por causa da quebra das regras do plano de contingência.

Segundo o comandante, de momento só há “um caso positivo de um bombeiro com a covid-19”. Todos os elementos que estiveram a confraternizar na ceia estão em isolamento profilático e vigilância ativa.

Lusa