segunda-feira, 21 de março de 2022

MVI 2225

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/+ http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ partilhem

Pessoas com ansiedade e depressão têm maior risco de insegurança alimentar

A conclusão é de um estudo Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram que as pessoas que apresentam sintomas de ansiedade e depressão são as que se encontram em maior risco de insegurança alimentar, foi revelado esta segunda-feira.

O estudo, publicado na revista científica Journal of Psychosomatic Research e que envolveu mais de 880 pessoas, visava perceber a relação entre a insegurança alimentar e a saúde mental, tendo em conta os efeitos da pandemia da covid-19.

Procuramos estudar a relação entre a insegurança alimentar e a saúde mental de forma a considerarmos os possíveis efeitos que esta pandemia teve”, afirmou, em declarações à Lusa, Ana Sofia Aguiar, investigadora do instituto do Porto.

A insegurança alimentar é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura como um fenómeno que ocorre quando um indivíduo não possui acesso físico, económico e social a alimentos de forma a satisfazer as suas necessidades.

Para avaliar a relação entre a insegurança alimentar e a saúde mental, a investigação teve por base um questionário ‘online’, disponível entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, no qual participaram 882 pessoas.

Os investigadores utilizaram escalas para medir os sintomas de ansiedade e depressão, bem como níveis de insegurança alimentar e informação sociodemográfica sobre os participantes.

Do total de participantes, 71% eram mulheres, 76% tinham um nível de escolaridade correspondente ao ensino superior e 78% encontravam-se a trabalhar desde o início da pandemia.

Das 882 pessoas que participaram no estudo, 6,5% revelaram sintomas de depressão e 26% sintomas de ansiedade.

As pessoas que apresentaram sintomas de ansiedade e depressão revelaram um maior risco de estar numa situação de insegurança alimentar”, salientou Ana Sofia Aguiar.

A prevalência da insegurança alimentar na amostra foi de 6,8%, sendo que a mesma foi “significativamente maior nas pessoas com menos de 12 anos de escolaridade”.

Paralelamente, os participantes que à época ficaram desempregados devido a covid-19 também se encontravam “mais frequentemente” numa situação de insegurança alimentar, à semelhança daqueles que afirmaram ter mais cuidado com os gastos.

No decorrer do estudo, os investigadores calcularam a probabilidade de os participantes virem a estar numa situação de insegurança alimentar, tendo concluído que as pessoas com sintomas de depressão tinham uma probabilidade “cinco vezes maior” e as pessoas com sintomas de ansiedade “sete vezes maior”.

Já nos inquiridos menos escolarizados a probabilidade de estarem numa situação de insegurança alimentar foi “oito vezes maior”, comparativamente aos mais escolarizados.

Face aos resultados obtidos com a investigação, Ana Sofia Aguiar disse à Lusa ser “fundamental incluir ferramentas dirigidas à população que aumentem a sua resiliência, capacitando-as com estratégias para lidar quer com os problemas de saúde mental, quer com a insegurança alimentar”.

Se sabemos que, de facto, são as pessoas menos escolarizadas, que têm rendimentos inferiores e que têm mais sintomas é preciso começar a intervir junto destas pessoas, primeiro a nível local e depois a nível nacional”, observou, acrescentando que a pandemia da covid-19 mostrou a “enorme discrepância entre as diferentes realidades sociais”.

“Os riscos para a segurança alimentar e nutricional foram agora aprofundados pela emergência da pandemia. Estes tipos de estudos são fundamentais durante um contexto que causou enormes alterações na sociedade, por forma a antecipar problemas acrescidos no futuro e preparar intervenções atempadas”, afirmou.

Covilhã | OFICINA “A CRIANÇA E A LATERALIDADE” NO ESPAÇO DOS SENTIDOS


O Município da Covilhã promove no dia 31 de março (quinta-feira), pelas 18h00, a oficina de avaliação diagnóstica denominada "A Criança e a Lateralidade”, no Espaço dos Sentidos.

Trata-se de uma oficina de terapia ocupacional dirigida a famílias e profissionais educativos, que pretende esclarecer alguns conceitos sobre a lateralidade, nomeadamente: em que consiste a lateralidade, quais são os fatores que a influenciam; quais os tipos de lateralidade que existem; qual o seu impacto no desenvolvimento infantil e quais os mecanismos e ferramentas disponíveis para estimular a criança.

A oficina será dinamizada na Biblioteca Municipal no âmbito da terapia ocupacional do Espaço dos Sentidos, sendo necessário proceder a uma inscrição prévia através do T. 275 330 660 ou do e-mail espaco.sentidos@cm-covilha.pt

Covilhã | MARCHAS POPULARES REGRESSAM A 18 E 25 DE JUNHO.


As Marchas Populares vão animar novamente a cidade da Covilhã, depois de uma pausa de dois anos provocada pela pandemia. A festa volta às ruas com a participação do Grupo Desportivo Águias do Canhoso, CCD Oriental de São Martinho, Junta de Freguesia do Tortosendo, CCD Académico dos Penedos Altos, Grupo Recreativo Vitória de Santo António e Grupo Desportivo da Mata.

A Câmara da Covilhã vai apoiar com 4 mil euros as entidades envolvidas no desfile, que vai ligar o Campo das Festas à Praça do Município no dia 18 de junho e, posteriormente, no dia 25 de junho apresentam-se no Complexo Desportivo da Covilhã.

Para o Presidente da Câmara da Covilhã, este evento representa “um suplemento de energia e de ânimo depois de um longo período de pandemia”. Vítor Pereira sublinhou ainda” o papel determinante dos grupos participantes, que estão a colocar todo o seu empenho nos preparativos das suas Marchas”.

A Câmara da Covilhã vai investir cerca de 50 mil euros, um valor que será distribuído entre os grupos participantes e a logística da organização.

As Marchas Cidade da Covilhã são uma das maiores festas populares do nosso concelho.

Covilhã | INFORMAÇÃO - MISSÃO DE ACOLHIMENTO DE REFUGIADOS.


O acolhimento na Covilhã de refugiados provenientes da Ucrânia está a ser coordenado localmente pelo Município, em articulação com as entidades nacionais, regionais e locais que intervêm neste âmbito.

Além do acolhimento com intermediação de alguma entidade oficial, nomeadamente o ACM (Alto Comissariado para as Migrações), tem-se verificado o acolhimento espontâneo, em que é fundamental o acompanhamento prioritário do Município, reunindo a informação sobre todos os cidadãos recolhidos e assegurando, com as entidades competentes, os procedimentos de validação da identidade e obtenção de proteção especial temporária, bem como de rastreios e cuidados de saúde, a priorizar sempre.

Assim, caso esteja ou conheça alguém que tenha chegado no/ao nosso território, fugindo dos conflitos na Ucrânia, contacte a Divisão de Ação Social e Saúde do Município da Covilhã, através do número 275 330 648.

A PROTEÇÃO DE TODOS, OS QUE SÃO ACOLHIDOS E OS QUE ACOLHEM, DEPENDE DE UM ACOMPANHAMENTO ADEQUADO.

Mais de 500 ginastas de 20 países competem em Cantanhede. 7ª Taça do Mundo & 10º Open Internacional de Ginástica Aeróbica

O Pavilhão Marialvas vai ser palco da 7ª Taça do Mundo & 10º Open Internacional de Ginástica Aeróbica, com o regresso destas provas que, de 23 a 27 de Março, trazem a Cantanhede mais de 500 ginastas em representação de 20 países.

Coorganizado pela Academia CantanhedeGym, Federação Portuguesa de Ginástica e Federação Internacional de Ginástica, o evento desportivo conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cantanhede.

O arranque das provas é esta quarta-feira, 23 de março, estando agendada para quinta feira uma conferência de imprensa que contará com a presença da presidente da autarquia cantanhedense, Helena Teodósio, do presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, da diretora técnica de Ginástica Aeróbica da Federação de Ginástica de Portugal, Sara Luna, e do presidente da Academia CantanhedeGym, João Dias.

Durante cinco dias, passarão pelo Pavilhão Marialvas mais de mil pessoas, entre atletas, juizes, equipas técnicas e staff médico de apoio, no que será, depois do interregno causado pela Covid-19, o muito aguardado regresso de duas competições com créditos firmados no calendário internacional da modalidade.

Na 7ª Taça do Mundo & 10º Open Internacional de Ginástica Aeróbica vão participar atletas oriundos de Portugal, Austrália, Azerbeijão, Brasil, República Checa, Egipto, Finlândia, França, Alemanha, Grâ-Bretanha, Hungria, Itália, Cazaquistão, Lituânia, México, Portugal, Roménia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Egipto.

As provas dão expressão ao trabalho que a Academia CantanhedeGym tem vindo a desenvolver na dinamização da Ginástica Aeróbica, trabalho esse que atualmente está consubstanciado em 116 ginastas em atividade, dos quais 96 federados que participam em competições em Portugal e no mundo. Do currículo da academia constam vários títulos distritais e nacionais e participações em provas internacionais como Taças do Mundo, Campeonatos da Europa e Campeonatos Mundiais, bem como em representação bem como a representação da Seleção Nacional de Ginástica Aeróbica.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 23 DE MARÇO NAS LOCALIDADES DA TORRE, CUMEADA, FRANQUEIRA E FONTE LOUSEIROS ENTRE AS 14H00 E AS 19H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido nas localidades da Torre e Cumeada na Freguesia de São Bartolomeu de Messines, na localidade de Franqueira na Freguesia de Silves e na localidade de Fonte Louseiros na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, no dia 23 de março, entre as 14h00 e as 19h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

REDUÇÃO DE CAUDAL NO FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 22 DE MARÇO NA VILA DE SB MESSINES ENTRE AS 23H00 E AS 06H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, haverá redução de caudal no fornecimento de água na Vila de SB Messines, na Freguesia de São Bartolomeu de Messines, no dia 22 de março, entre as 23h00 e as 06h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Município de Cantanhede participa na Hora do Planeta. Por um planeta mais sustentável

A Câmara Municipal de Cantanhede volta a associar-se à “Hora do Planeta”, iniciativa da APN - Associação Natureza Portugal e da WWF - World Wide Fund for Nature que consiste em desligar as luzes dos Paços do Concelho e outras instalações municipais, entre outras ações.

A adesão da autarquia foi formalizada na subscrição de uma carta de compromissos onde se compromete a desenvolver um conjunto de atividades de educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis e na prevenção e solução dos problemas ambientais.

A reflorestação de uma área ardida com espécies autóctones e ações de sensibilização, designadamente “Controlar as Pampas”, “Controlo de espécies invasoras (flora ripícola) – projeto na Margem” ou “Preservação da diversidade biológica” na Lagoa dos Teixoeiros, são algumas medidas a concretizar este ano pelo Município de Cantanhede.

Em paralelo, as luzes dos edifícios dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Museu da Pedra, Casa Francisco Pinto, Piscinas Municipais, Estaleiro Municipal e Inova – Empresa Municipal vão desligar-se entre as 20h30 e as 21h30 do próximo sábado.

Para cumprir o compromisso assumido nesse âmbito, a autarquia está também a divulgar o apoio à iniciativa através de vários meios, ao mesmo tempo que mobiliza outras entidades a participarem, bem como empresas e cidadãos.

Subordinada este ano ao tema “Restauro da Natureza”, associada ao conceito “Liga-te ao Planeta”, para advertir para a importância e fragilidades dos recursos naturais e da sustentabilidade ambiental, a Hora do Planeta teve início em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora para sensibilizar as pessoas para o problema das alterações climáticas e para a urgência de mudar atitudes.

Em Portugal, a Associação Nacional de Municípios Portugueses tem vindo a associar-se a este projeto através da sua promoção junto das autarquias para que lancem o exemplo junto da população.

GRUPO CENTAURI DE ANDRÉ FERNANDES VAI ATUAR NO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS


O grupo musical CENTAURI, de André Fernandes, atua no próximo dia 26 de março, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

De referir que André Fernandes é não só um grande guitarrista, como um grande músico, versátil e sem preconceitos. É apaixonado pela música no geral e pelo jazz em particular. Foi eleito músico do ano pela RTP / Festa do Jazz e encontra-se a promover a sua mais recente edição fonográfica: Dianho (vencedor do Melhor Álbum Jazz – Prémios PLAY - 2020). Com Dianho, André Fernandes dá continuidade a Draco, trocando as estrelas pelo imaginário do bestiário tradicional português.

O grupo CENTAURI dará a conhecer no Teatro-Cine de Torres Vedras aquele premiado trabalho, bem como temas deste último, proporcionando uma viagem sonora que passará pelas constelações distantes e pelos sonhos por elas inspirados, e pela mitologia “subterrena” dos pesadelos imaginados na cultura tradicional portuguesa, numa sonoridade que alternará entre o grunge jazz ou o stoner jazz, e o abstracionismo dirigido, com momentos de manta sonora e outros de pura energia.

Do grupo CENTAURI fazem também parte José Pedro Coelho (saxofone tenor), João Mortágua (saxofone alto e soprano), Francisco Brito (contrabaixo) e João Pereira (bateria).

O preço dos bilhetes para se assistir ao concerto deste grupo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de cinco euros.

Fotorreportagem: “PORTO GAIA GRANDFONDO” PASSOU POR CASTELO DE PAIVA. Abastecimento decorreu no centro da vila

 Prova percorreu todas as freguesias do concelho

Castelo de Paiva recebeu ontem a 1ª edição do 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐆𝐚𝐢𝐚 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨, um evento desportivo aberto a todos os entusiastas do ciclismo, com partida no Porto, chegada em Vila Nova de Gaia e passagens por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca e Santa Maria da Feira, sendo que, os mais de 1500 participantes inscritos tiveram a oportunidade de escolher entre três percursos possíveis, de acordo com a quilometragem e o seu grau de preparação, nomeadamente o 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (52 km), 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐨𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (97,5km) ou 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (156,5 km).

 


Já em 2016, o território de Castelo de Paiva tinha recebido esta importante jornada desportiva, mas nesta temporada, o Porto Gaia Granfondo assumiu marcar presença no calendário velocipédico nacional, registando-se a partida no coração da cidade invicta e final junto ao quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.

Mas o percurso da prova não se limitou apenas a estas cidades separadas pelo Rio Douro, percorrendo também os concelhos de Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca, Santa Maria da Feira, municípios que serão visitados no Granfondo, tornando este dia ainda mais intenso com tantos ciclistas nestas regiões, sendo que, na passagem pelo território paivense, a caravana velocipédica percorreu todas as seis freguesias do município, e teve um ponto de abastecimento localizado no centro da vila.

Após a partida no centro do Porto, os ciclistas subiram ao longo do Rio Douro levando à primeira separação de percursos. A prova de Minifondo atravessou a Barragem de Crestuma, até ao topo da N222, local que foi comum aos outros 2 percursos. Apesar da subida, foi um percurso acessível para os menos preparados (52km). A vitória neste percurso foi para Ricardo Carvalho, do Team Gaia Bike, com o tempo de 1,29,49h, enquanto o segundo lugar coube a António Monteiro Pinto, do Proteu Cycling Team, com o registo de 1,31,03h e terceiro lugar para Carlos Santos, Elite M, do Proteu Cycling Team, com 1,24,15h.

Já os participantes do Mediofondo e Granfondo tiveram que subir o rio até atravessar a Ponte de Entre-os-Rios, sendo que, pelo caminho algumas subidas foram ficando para trás e fazendo a primeira selecção de ciclistas. E foi quando atravessaram a Ponte Hintze Ribeiro que as verdadeiras dificuldades começaram. Em direcção a Castelo de Paiva, onde estava programado no centro da vila, um reabastecimento e ligeiro descanso, o Rio Douro ficou para trás para o Granfondo, mas não para o Mediofondo que continuou a serpentear no sentido contrário. Descidas bonitas onde se pôde tirar partido de algumas das melhores estradas da região. O sobe e desce foiconstante, mas a paisagem compensou, e até Canedo ainda havia uma subida de 4km que deixou as últimas marcas antes dos participantes começarem a dirigirem-se para VN de Gaia onde estava a meta, completando-se o percurso de 98 km.

Fábio Abreu, do Proteu Cycling Team, com o registo de 2,35,31h foi o vencedor deste percurso, com Leandro Coelho, do Soutense Cadão Douro, a fazer o segundo melhor tempo, com 2,35,53h, e Élio Oliveira, do Cadão Douro, com 2,35,55h a concluir na terceira posição.

Por ultimo, o Granfondo ao chegar a Castelo de Paiva mudou de trajectória em direcção a Alvarenga – Arouca, pelo Vale do Paiva, na EN 225, percorrendo subidas mais acentuadas e descidas lindíssimas acompanhadas por áreas verdejantes que levaram os ciclistas até ao Rio Paiva, na entrada dos famosos Passadiços. Foi apenas uma distracção para o que ainda faltava percorrer. A antiga ponte sobre o rio das águas bravas encantou o pelotão, mas tudo o que desce, também sobe, sendo precisamente neste momento que, os ciclistas desta classe, tiveram a noção da dureza da montanha, enfrentando uma forte e longa subida até ao alto do Gamarão, ainda no concelho de Arouca, e óbviamente, as subidas acumuladas e a distância começarão a fazer das suas, desfragmentando o pelotão. Felizmente os abastecimentos previstos acabaram por providenciar o ponto de apoio perfeito para apontar ao que restava percorrer e prova voltou pelo alto de Santo Adrião ao território de Castelo de Paiva, pela EM 1138 até Bairros e à urbe paivense, onde se juntou novamente com o Mediofondo. Restava voltar à EN 222 e passar junto às antigas Minas do Pejão, e em Canedo, mas quem chegou até aqui, facilmente conseguiu terminar esta bonita experiência velocipédica, completando em Gaia, mais de 156 Km percorridos. José Oliveira, Master AM, do Paredes Aventura, foi o grande vencedor desta prova, com o tempo de 4h21m04seg, com João Jacinto, do CPRA Dobarbas Akiplast, a assegurar a segunda posição com o registo de 4,21,06, enquanto Carlos Aguiar, do Love Tils, garantiu o terceiro lugar com a marca de 4,21,06,53.

O campeão de outrora Miguel Indurain, aquele que é considerado um dos maiores ciclistas de sempre, foi o padrinho desta 1ª edição do Porto Gaia Granfondo, recordando-se que, o ciclista espanhol venceu cinco vezes consecutivas o Tour de France (1991-1995) e duas vezes o Giro de Itália (1992-1993) e antes de se retirar do ciclismo, ainda foi Campeão Olímpico de contrarelógio individual, em Atalanta (1996).

O perímetro urbano da vila esteve encerrado ao trânsito na manhã de ontem, na mesma zona que normalmente fica condicionada por ocasião dos festejos anuais e dos grandes eventos que se promovem no centro de Castelo de Paiva, sendo que, o presidente da edilidade, José Rocha, acompanhado da Vereadora do Desporto, Liliana Vieira, marcou presença no ponto de abastecimento, e congratulou-se com a passagem por Castelo de Paiva deste grande evento desportivo, de grandeza nacional, que potenciou uma presença alargada de espectadores nos acessos à vila e nas estradas do concelho, numa jornada orientada para a valorização desta modalidade desportiva, evidenciando o objectivo de encarar a vida de forma mais saudável, com exemplos louváveis para uma vivência mais limpa e atractiva.

O autarca paivense referiu também que, esta foi uma excelente ocasião para proporcionar aos visitantes uma oportunidade para redescobrirem a beleza paisagística que o concelho apresenta, e as suas pontencilidades turísticas, evidenciando o seu património histórico, a sua afamada gastronomia, a doçaria tradicional e o apreciado vinho verde.

Câmara Municipal de Castelo de Paiva apoiou a realização desta prova no seguimento da política que tem sido desenvolvida no âmbito da atracção de provas desportivas que promovam o território e atraiam turistas e visitantes, sendo esta mais uma oportunidade de acompanhar uma prova desportiva de âmbito nacional, contando com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e GNR local.

      




Carlos Oliveira

Marinha Grande | INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS FESTAS DA CIDADE 2022

 No âmbito das Festas da Cidade 2022, que se realizam no Parque da Cerca, na Marinha Grande, entre 3 e 5 de junho, após dois anos de interregno devido à pandemia, a Câmara Municipal vai disponibilizar áreas de gastronomia, doçaria, exposição e venda de artesanato e produtos regionais.

As regras de participação nas diversas áreas e a ficha de inscrição estão disponíveis para download no sítio de internet da Câmara Municipal, no endereço https://www.cm-mgrande.pt/p/festasdacidade2022, podendo ser consultadas informações complementares.

Os prazos de inscrição são os seguintes:

Área da Gastronomia
Candidaturas até dia 01 de abril

Área do Artesanato, Doçaria e Licores
Área das Associações, Instituições de Ensino e Entidades sem fins lucrativos: candidaturas até 22 de abril
Área dos Artesãos: candidaturas até 29 de abril

Área Institucional/Empresarial
Área de Patrocinadores: candidaturas até 29 de abril
Área Empresarial: candidaturas até 08 de abril

As Festas da Cidade da Marinha Grande constituem um dos maiores eventos de cariz económico, cultural, social e recreativo que se realizam no concelho e que se têm revelado fundamentais na dinamização e divulgação de diversas atividades existentes, designadamente no âmbito do artesanato, turismo, comércio, indústria e serviços, dando também a conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações do concelho.
As Festas da Cidade 2022 decorrem nos dias 3, 4 e 5 de junho, contando com a atuação de Wet Bed Gang, Diogo Piçarra e Mariza, respetivamente, entre muitos outros nomes, que farão farte de um grande programa, que será oportunamente divulgado.

Além destes concertos, decorrerão atividades desportivas, animação de rua, animação infantil e tasquinhas de gastronomia dinamizadas pelas associações do concelho.

Saiba mais sobre as inscrições para as Festas da Cidade em

NOTA: Fotos de arquivo, captadas antes da pandemia.

Águeda | Reunião de Câmara de dia 17 de março de 2022

As principais deliberações da Reunião de Executivo da Câmara Municipal de Águeda de dia 17 de março de 2022 foram as seguintes:

  1. Eixo Rodoviário Águeda-Aveiro

A Câmara Municipal de Águeda aprovou a minuta de contrato de financiamento para a construção do Eixo Rodoviário Águeda-Aveiro, que deverá ser assinado nos próximos dias, entre a CCDRC e os Municípios de Águeda e Aveiro.

O contrato respeita a um investimento de 40 milhões de euros na realização da “importante via de ligação entre Águeda e Aveiro, que vai capacitar ainda mais o nosso concelho, aumentar a nossa competitividade e suprir uma lacuna existente há tantos anos pretendida pelos aguedenses”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

A Câmara de Aveiro vai deliberar sobre esta minuta na reunião municipal esta semana, após o que vai ser agendada a assinatura formal deste contrato, que garante o financiamento para esta obra e determina um prazo de execução até dezembro de 2025.

 

  1. Segunda fase da empreitada de controlo de cheias

Foi adjudicada a segunda fase da empreitada de “Intervenções estruturais para o controlo de cheias em Águeda” ao consórcio Cipriano Pereira de Carvalho & Filhos, Lda. e CIPECA – Representações de Materiais e Equipamentos para Construção, Lda., por 1.878.740,13 euros (acrescidos de IVA).

Esta intervenção, que conta com financiamento comparticipado por fundos europeus ao abrigo do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência de Recursos, irá incidir sobre a execução do sistema de proteção da margem direita do rio Águeda, desde a EN 1 até ao antigo IVV.

A solução preconizada integra o aumento da cota do muro existente, entre a EN 1 e o Centro de Canoagem Bério Marques, a construção de novo muro de proteção entre o Centro de Canoagem Bério Marques e o Largo Nossa Senhora da Ajuda, bem como a instalação de ensecadeiras nos vários pontos de acesso ao rio Águeda.

Para além disto, esta segunda fase da intervenção inclui a construção de duas soluções estruturantes preconizadas no âmbito do Plano Geral de Drenagem da Cidade de Águeda: a estação elevatória de águas pluviais de Paredes e a beneficiação das descargas pluviais entre a EN 1 e o antigo IVV.

“Esta é uma obra estruturante para melhorar as condições da rede de águas pluviais, relevante para atenuar o risco de inundação em particular da baixa da cidade”, reforçou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que os constrangimentos que têm vindo a ser causados pelas obras em curso e as que agora vão iniciar vão valer a pena, tendo em conta os benefícios e a melhoria da qualidade de vida das populações.

 

  1. Apoios financeiros às associações desportivas e atletas

A Câmara Municipal de Águeda atribui cerca de 422 mil euros a associações e coletividades do concelho e a atletas (mérito desportivo) para a época 2021/2022.

“Ao mesmo tempo que apoiamos a atividade regular das associações e coletividades desportivas, reconhecemos o importante papel que têm na promoção e dinamização do desporto e da formação desportiva em todo o concelho”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, frisando que é aposta estratégica do Município promover boas práticas e políticas que conduzam ao aumento do número de praticantes de desporto, seja ao nível federativo, amador ou recreativo.

Entre as medidas que são desenvolvidas para aumentar a consciência da importância da prática da atividade física como elemento de saúde contam-se o Desporto Escolar (procurando captar os jovens cada vez mais cedo para a atividade desportiva, combatendo problemas como a obesidade infantil); o Desporto Feminino (com um grande número de praticantes federadas em várias modalidades); e o crescimento do projeto de Desporto Adaptado (em várias modalidades), uma ferramenta de integração e inclusão e que torna Águeda cada vez mais uma referência nessa área.

Os apoios concedidos, para além de incentivar a atividade regular das coletividades, reconhece o mérito desportivo dos atletas, associações desportivas ou clubes que, pela particular distinção dos resultados desportivos obtidos em cada ano, tenham conferido um especial contributo ao desenvolvimento do desporto no Município.

De salientar ainda o apoio extraordinário concedido para as iniciativas que se enquadram numa estratégica de desenvolvimento desportivo e turístico do concelho e que permitem incentivar as diferentes modalidades desportivas em Águeda, bem como a captação de visitantes ao concelho ao longo de todo o ano.

Assim, os incentivos concedidos resultam de um Programa de Apoio, ao qual foram submetidas candidaturas por parte de 33 associações desportivas de todo o concelho, que apresentaram 164 pedidos a diversas tipologias de apoios. Destes, foram aprovados os seguintes:

- 50 referentes à execução do plano de atividades;

- 2 para a execução do plano de atividades no âmbito do Desporto Adaptado;

- 23 para aquisição de material ou equipamento desportivo;

- 24 para a organização de atividades de caráter pontual (incluindo apoios extraordinários para organização de iniciativas de especial relevância para o Concelho);

- 16 para a participação em atividades de caráter pontual dentro ou fora do território continental;

- 19 para apoio a deslocações no âmbito da participação em provas ou iniciativas desportivas em território nacional;

- 4 para apoio social na área desportiva;

- 5 para a aquisição de viaturas;

- 4 apoios de Mérito Desportivo coletivo;

- 5 para apoio à execução de obras de conservação ou construção.

Acresce a estes incentivos, o concedido a 26 atletas que, de forma individual, se candidataram a este Programa de Apoio Desportivo.

Globalmente, foram atribuídos 421.993,65 euros, dos quais 382.843,31 euros se referiram às associações e coletividades e 39.150,34 euros para os atletas individualmente, pelo mérito desportivo.

 

  1. Cedência da Escola Primária do Préstimo à ABARDEF

A Câmara de Águeda cedeu as instalações da antiga Escola Primária do Préstimo à ABARDEF – Associação da Barrosa em Defesa da Floresta, que pretende utilizar este espaço para albergar a sua sede e armazém.

Esta associação tem por principal objetivo a proteção e defesa do ambiente, na prevenção e apoio no combate a incêndios.

Até este momento, a antiga EB estava a ser utilizada pela Associação Senhora da Esperança – Centro Social, Cultural e Recreativo de Á-dos-Ferreiros, que solicitou a cessação do protocolo de utilização com a Câmara Municipal, considerando que o espaço não está a ser utilizado pela associação, tal como pretendiam.

 

  1. Renovação do protocolo com “Os Pioneiros” no âmbito do programa “Escolhas”

A Câmara de Águeda renovou o protocolo de colaboração com “Os Pioneiros – Associação de Pais da Mourisca do Vouga”, para desenvolvimento do “Projeto Pioneiros E8G”, ao abrigo do programa “Escolhas – 8ª Geração”.

Este projeto, do qual a Câmara de Águeda é parceiro e investidor social, pretende o reforço da coesão social no combate à discriminação e na igualdade de oportunidades, tendo como público-alvo as crianças e jovens dos 6 aos 25 anos.

Promover a capacitação das crianças e jovens, e respetivas famílias, envolvendo-os em atividades potenciadoras de competências e saberes que constituam vantagens para o sucesso escolar, para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais, de cidadania e competências parentais, contribuindo para a sua inclusão social são metas que projeto se propõe implementar.

Na sequência do relatório e análise realizada aos primeiros meses de atividade do projeto, que se centrou na comunidade de Vale domingos, os Pioneiros pretendem, este ano, alargar a área de intervenção do projeto a outras zonas do concelho, concentrando-se mais na comunidade de etnia cigana de Carvalhosa, freguesia de Valongo do Vouga, embora continuando a intervenção na comunidade de Vale Domingos.

 

  1. Apoio ao concurso TECLA

A Câmara Municipal de Águeda apoiou a ESTGA – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda para a realização da fase final do Torneio Estudantil de Computação Multi-Linguagem de Aveiro – TECLA 2022.

Nesta 13.ª edição do torneio, a equipa Randoms, do Colégio Internato dos Carvalhos, foi a grande vencedora, seguindo-se a Sprectrum, da Escola Secundária de Emídio Navarro, e a Gondua, da Escola Secundária Lima-de-Faria, com o 2.º e 3.º lugares, respetivamente. Destaque ainda para a equipa PushinP, do Colégio Internato dos Carvalhos, por terem obtido a melhor classificação do conjunto das equipas de alunos do 10.º ano.

Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, esteve presente no momento de atribuição do prémio, acompanhada por Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro, e por Marco Costa, diretor da ESTGA , tendo felicitado os alunos pelo seu desempenho neste concurso.

Promovido anualmente desde 2009, pelo TECLA já passaram mais de 4 mil alunos no total.

TURISMO INDUSTRIAL DA MARINHA GRANDE EM DESTAQUE NA BTL

No dia 18 de março, na BTL - Bolsa se Turismo de Lisboa, no expositor do Turismo Centro de Portugal, foi dado destaque ao turismo industrial da Marinha Grande, no âmbito da apresentação do programa da Semana Nacional do Turismo Industrial, cuja abertura oficial vai ocorrer na Marinha Grande, no dia 8 de abril.

A apresentação na BTL contou com contributos de Nuno Brito, adjunto do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, que frisou a importância do turismo industrial, nomeadamente dos setores do vidro, dos moldes e dos plásticos, para o concelho: “A Indústria acrescenta valor ao Turismo, mas o Turismo também acrescenta valor à Indústria”.
De 8 a 14 de abril, decorre a iniciativa "À Descoberta do Turismo Industrial" , evento organizado pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial.
A agenda deste evento nacional, que terá abertura na Marinha Grande, foi apresentada na BTL e pode ser consultada no site do Turismo Centro de Portugal, em Turismo Industrial - Turismo Centro Portugal (turismodocentro.pt)

O programa do concelho da Marinha Grande é o seguinte:

SEMANA NACIONAL DO TURISMO INDUSTRIAL
À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL – MARINHA GRANDE
DE 8 A 14 DE ABRIL

8 DE ABRIL
Centro Empresarial - Sessão de Abertura da Semana Nacional do Turismo Industrial – “À Descoberta do Turismo Industrial”  

Cencal – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica- Pólo da Marinha Grande  
Demonstração de vidro soprado e desenvolvimento de peça ao vivo.  
Elaboração de peça comemorativa da 1.ª Semana Nacional do Turismo Industrial “À Descoberta do Turismo Industrial”  
Concerto improvável, com Roberto Batista, inserido no Projeto “Portugal Acústico – Nos Braços do Património”.  

De 08 a 14 DE ABRIL
Museu do Vidro - Entradas gratuitas

Dia 09  DE ABRIL
11h00 - Visita guiada à exposição temporária "O Vidro na Marinha Grande, Histórias da IVIMA"
"O vidro na Marinha Grande: Histórias da IVIMA" recorda o percurso e a produção de uma das principais empresas do setor na segunda metade do século XX, onde nasceram alguns dos mais famosos vidros utilitários e decorativos do país.
A exposição é comissariada por Pedro Moura Carvalho, historiador de arte. Apresenta peças da sua coleção particular e das coleções dos marinhenses Virgílio Guerra Marques e Fernando Gregório.

15h00 - Ateliê de pintura sobre vidro
Local: receção do Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro
(inscrição obrigatória até dia 08/04, participação limitada a 10 crianças dos 6 aos 10 anos de idade, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt).

Dias 11, 12 e 13 DE ABRIL
Visita à Planimolde, S.A.
14h30-16h30
Visitas Guiadas
Inscrições prévias através do email rh@planimolde.pt
Mais informações em Turismo Marinha Grande / Planimolde, S.A. (cm-mgrande.pt)

Dias 08, 09, 11, 12, 13, 14  DE ABRIL
Estúdio de Vidro Poeiras Glass
Das 10h às 13h / das 14h às 18h
Visitar o Estúdio onde se fabrica peças de forma manual. Podem ver fornos, ferramentas, moldes, etc. Ver exposição de peças feitas no local.

O termo “Turismo Industrial” refere-se ao ato dos empreendedores abrirem as suas instalações para grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produção e a tecnologia empregada. As visitas são sistematizadas através de um roteiro específico, com dias e horários agendados. Os empresários criam espaços onde os turistas podem circular dentro das unidades, onde dão a conhecer o processo produtivo.

Parta à Descoberta do Turismo Industrial. Mais informações em Turismo Marinha Grande / Turismo Industrial (https://www.cm-mgrande.pt/pages/711)

Fotografias: Turismo Centro de Portugal

Câmara de Águeda promove Semana da Primavera com atividades de sensibilização ambiental

 Atividades incluem a celebração do Dia Mundial da Água e o da Floresta e da Árvore, entre outras ações, que se prolongam até dia 31 de março.

A Câmara Municipal de Águeda está a promover um conjunto de iniciativas para assinalar a Semana da Primavera, que pretende sensibilizar a população para a temática do ambiente e sustentabilidade ambiental. As iniciativas decorrem até dia 31 de março, numa programação que inclui, entre outras ações, a celebração do Dia Mundial da Floresta e da Árvore (dia 21) e Dia Mundial da Água (dia 22).

As atividades relativas à Semana da Primavera tiveram início nos dias 17 e 18 de março, com a dinamização de sete ações de sensibilização ambiental, intitulada “de Gota em Gota”, que decorreu no Jardim das Laranjeiras, junto ao Posto de Turismo de Águeda e onde estiveram envolvidas cerca de 170 crianças da EB1/JI de Águeda.

Nesta ação, foi realizada uma dinâmica lúdico-pedagógica, a exploração do livro “A Menina Gotinha de Água” (de Papiniano Carlos), a pintura de um painel e a assinatura de um painel temático. Com esta atividade, pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar para a importância da água na qualidade de vida da população e para o desperdício de água.

Foi ainda lançado o desafio para cada aluno trazer embalagens que pudessem ser introduzidas na Máquina de Resíduos, localizada no Mercado Municipal de Águeda, de forma a conseguirem acumular pontos, que vão poder ser trocados por redutores de caudal e ecopontos que reverterão para a escola.

A Semana da Primavera continua até ao final do mês, sendo que a partir de hoje e até sexta-feira, a Câmara de Águeda vai promover ações de florestação com espécies autóctones por todo o concelho, numa ação que visa, para além de contribuir para a construção de um concelho, região e planeta mais saudáveis, assinalar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore.

Para amanhã, Dia da Água, estão previstas várias iniciativas: “semear vida e construção de caixas ninho”, no Jardim de Infância da Castanheira; às 14h30, haverá uma ação de sensibilização, na “Casa dos Rios”, em parceria com a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga; e à noite, às 22 horas, é feito o apelo para que todas as famílias adiram ao H2Off, uma ação que pretende sensibilizar as famílias para que não utilizem as torneiras de casa por uma hora.

A ação “Um Rio de Todos”, que tem como objetivo sensibilizar as crianças dos 5.º e 6.º anos de escolaridade para o ambiente, sustentabilidade e ciência, através de atividades lúdicas e pedagógicas e que está a ser levada aos estabelecimentos de ensino do concelho, vai decorrer nos dias 22, 24 e 25, na EB2 de Aguada de Cima.

A partir de amanhã e até 2 de abril, nas Piscinas Municipais, vão decorrer várias ações de sensibilização para a problemática da necessidade de poupança de água.

Para quarta-feira está prevista mais uma edição do programa “O Rio vai à escola”, dinamizado por biólogas do Fluviário de Mora e do Município de Águeda e que se destina a escolas de todos os ciclos de ensino dos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). De manhã irá decorrer na EB1 Oiã Poente (Oliveira do Bairro) e de tarde na EB Gafanha do Carmo (Ílhavo).

No sábado (dia 26), às 10h30, irá ter lugar, no Laboratório Vivo para a Descarbonização - Águeda Sm@rt City Lab, o workshop “Agricultura biológica para consumidores” e, no dia 31, será explicada “A importância das abelhas”, na EB da Borralha.

 

foto: momento das atividades de sensibilização ambiental "De Gota em Gota", com as crianças da EB1/JI de Águeda