terça-feira, 5 de março de 2019

CHUVA DEU TRÉGUAS E O CARNAVAL DE TORRES VEDRAS SAIU À RUA


O último corso desta edição do Carnaval de Torres Vedras decorreu esta terça-feira, com milhares de pessoas a encher o "coração" da cidade. Desde manhã que o céu prometia um dia de chuva, mas a verdade é que as nuvens deram tréguas e os foliões juntaram amigos e família, que não quiseram perder a oportunidade para assistir ao último corso destes festejos carnavalescos.

As dezenas de grupos que deram forma ao concurso de sábado passado estiveram de volta, para mostrar máscaras que honram tradições, figuras e momentos nacionais. Até Amália Rodrigues esteve no Carnaval "mais português de Portugal", juntando-se à multidão para entoar o Samba da Matrafona, enquanto os tradicionais cocotes eram arremessados com a convicção de quem não queria que esta terça-feira gorda chegasse ao fim.

Também os sete carros alegóricos desta edição voltaram a sair à rua, mostrando que a sátira torriense não poupa ninguém: das estrelas do desporto às figuras da política local, nacional e internacional, nem António Costa faltou à festa, representado num carro alegórico com uma enorme guitarra portuguesa. Enquanto isso, atrevidas "matrafonas" tomaram de assalto os vários carros espontâneos, obras carnavalescas que são fruto do engenho e da imaginação torrienses.

E porque o Carnaval "mais português de Portugal" não se faz sem as grupos carnavalescos, o corso contou ainda com a presença de Ministros e Matrafonas, Real Confraria, Lúmbias, Marias Cachuchas, Fidalgos e muito mais. Já o Tó'Candar PALADIN passou em revista as músicas favoritas de uma "maré" de mascarados, que seguiu dançando tarde fora.

Ao entardecer, foi a vez dos Reis do Carnaval de Torres Vedras descerem do carro real para a tradicional volta a pé, saudando os foliões e despedindo-se de um percurso que voltarão a percorrer vezes sem conta no próximo Carnaval.

O Carnaval de Torres Vedras prepara-se agora para o seu derradeiro momento, com o Enterro do Entrudo marcado para esta quarta-feira, às 21h00. Amanhã, o Rei será levado da Praça da República até ao Tribunal, onde será julgado por estes seis dias e cinco noites de folia.

O Carnaval de Torres 2019 é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras; uma produção da Promotorres E.M; conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Economia; os patrocínios da Sagres e PALADIN; tem como vinho oficial a AdegaMãe; como televisão oficial a TVI; como rádio oficial a RFM; conta com certificação ambiental como Eco Evento pela Valorsul; e o apoio da Oeste Portugal e Green Destinations.

Caso de Saúde Pública - Denúncia para a qual se solicita intervenção urgente - Aveiro


Recebemos denúncia que transcrevemos na íntegra abaixo, com descrição  de uma situação que coloca em risco a saúde pública, bem como o  bem-estar animal, no concelho de Aveiro.

Trata-se de uma senhora que vive numa situação muito precária, sem as  condições mínimas de higiene, num local/habitação onde o lixo e  parasitas abundam.

Os animais que se podem observar nas fotos e vídeo que anexamos  apresentam sarna, na sua maioria. Quatro destes cães foram resgatados,  os restantes desapareceram da habitação em questão e desconhece-se o  seu paradeiro.

Esta é uma situação que se volta a verificar passados cerca de 15 anos  depois do caso ter sido noticiado pela SIC e a senhora em questão ter  sido internada. Esta é uma situação que merece acompanhamento  permanente, pelo risco que implica para o bem-estar da própria  senhora, pelo risco de saúde pública existente e pela negligência e  maus tratos a animais de companhia que se tem verificado na prática.

Solicitamos, pois, que as entidades competentes tomem as diligências  necessárias para que esta senhora seja realojada em condições  condignas e não lhe seja permitido continuar a deter animais de  estimação nestas condições. Solicita-se, também, que as entidades  competentes evidem esforços para descobrir o paradeiro dos animais que  entretanto desapareceram da habitação, pois necessitam de cuidados  médico-veterinários urgentes.

Morada: Rua Direita, nº 249, Aradas, Aveiro.
PAN - Pessoas Animais Natureza - Aveiro
Grupo Municipal

-------

Exmos(as) Semhores(as)

DENÚNCIA,
CATTUS VIA AVEIRO é um grupo de pessoas, amigas dos animais que, voluntária e graciosamente, se associam para intervir no espaço  público e pugnar pela irradicação e controlo de animais errantes.

A nossa principal preocupação passa, essencialmente, pela divulgação da lei que criminaliza os maus tratos a animais de companhia e a necessidade  de adopção de comportamentos de cidadania que evitem aqueles maus tratos e a  matança e, em alternativa, se proceda à recolha dos animais, dando-lhes a oportunidade de encontrarem cidadãos responsáveis e capazes de contribuir para uma relação civilizada entre humanos e animais de companhia.

Sabemos que esta tarefa deveria pertencer, em primeira linha, às instituições públicas e autarquias locais, mas estas, por falta de empenho e  vontade, demitem-se de dar resposta a tal problemática, mesmo quando o número de animais  abandonados e errantes é elevado, com manifesta consequência para a segurança das  pessoas e da saúde pública.

Portanto, sempre que estejam em causa situações perigosas e danosas para as pessoas e animais que envolvam a necessidade de intervenção dos poderes públicos, todos temos o dever e a obrigação de denunciar.




Assim,
A CATTUS VIA – Aveiro não pode deixar de dar notícia do que presenciou na Rua Direita, n.º 249, da freguesia de Aradas, às portas desta cidade  de Aveiro.

Nesta localidade deparámos com uma senhora idosa, aparentemente, com sinais de senilidade e demência, conhecida no local por “Maria dos  cães”, vivendo num curral, em condições degradantes e em total promiscuidade com cães  e gatos.

Enfrentando algumas dificuldades e até receios, conseguiu-se a permissão da pessoa idosa que agora nos apercebemos da sua miserável higiene, exalando um cheiro nauseabundo, pudemos verificar o local onde “vive” juntamente com uma matilha de cães de pequeno porte, a maioria dos quais doentes,  esfaimados, cheios de pulgas e outras parasitas.

Fruto de negligência grave, os animais vagueiam no barraco, livremente, acumulando por todas as imundícies e dejectos… Alguns animais estão em espaços sem qualquer luz, mostrando-se receosos e ameaçados com a nossa presença.
Pudemos, também, averiguar que a detentora daqueles animais, os obtém de alguns cidadãos menos escrupulosos, que a troco de alguns euros ali os  abandonam ou até, através de apropriação ilícita.

Sabemos até, por confissão da própria, que os animais sobreviventes aos maus tratos e resistentes às maleitas, são transaccionados até em  lugares públicos, designadamente na Feiras de Março, a troco de mantimentos e “tachos”.

A todo o custo, foi possível resgatar quatro cães que se apresentavam em piores condições que, de imediato, foram conduzidos para clínicas  veterinárias para tratamento e depois confiados a elementos do nosso grupo que se  encarregarão de encontrar um adoptante.

Não pudemos, entretanto, prosseguir com a acção de resgate, dado que a “Maria dos cães” fê-los desaparecer para outro local, provavelmente com a colaboração criminosa de outros.

Preocupa-nos o sofrimento e negligência a que aqueles animais estão sujeitos, mas indigna-nos que as entidades públicas não tomem as medidas  necessárias para retirar aquele humano da forma vergonhosa e aviltante em que vive.
Sabemos que vagueia diariamente pelo Centro Comercial Glicínias, em estado andrajoso e repelente onde se aproveita das instalações sanitárias  públicas, com manifesto incómodo e risco da saúde dos demais utentes.

No entanto, estranhamos que os factos relatados e que aproveitamos para denunciar, não são novos: foi garantido que há alguns anos atrás,  depois de uma reportagem de uma estação de televisão – a SIC – a conhecida “Maria  dos cães” foi objecto, ao que consta de um internamento compulsivo e os animais que com ela coabitavam libertados…

Está feita a denúncia, pelo que aguardamos que as entidades abordadas (Delegação de Saúde, Direcção Veterinária e P.S.P) tomem as medidas julgadas necessárias e adequadas à resolução definitiva do caso que nos ocupa.

Aveiro, 4 de Março de 2019
A CATTUS VIA AVEIRO

N.R
O Litoral Centro recebeu por via do PAN esta denúncia pública e decidiu publicá-la na íntegra, podendo os eventuais visados exercer o respectivo direito de resposta.

Rui Pinto vai ser extraditado para Portugal

Decisão do tribunal húngaro

Resultado de imagem para Rui Pinto vai ser extraditado para Portugal

O português Rui Pinto, colaborador do ‘Football Leaks’ vai ser extraditado para Portugal, onde deverá ser julgado, decidiu hoje a justiça húngara.
A decisão foi anunciada pelo tribunal metropolitano de Budapeste, no final de uma sessão em que as partes apresentaram argumentos contra e a favor da extradição do português, que vive na Hungria.
Rui Pinto está em prisão domiciliária em Budapeste desde 18 de janeiro, na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).
Na base do mandado estão o acesso aos sistemas informáticos do Sporting e do fundo de investimento 'Doyen Sports' e posterior divulgação de documentos confidenciais, como contratos de jogadores do Sporting e do então treinador Jorge Jesus, assim como de contratos celebrados entre a 'Doyen' e vários clubes de futebol.
Em 13 de fevereiro, o tribunal húngaro rejeitou o recurso do Ministério Público daquele país para que Rui Pinto passasse a prisão preventiva, mantendo o português em prisão domiciliária, enquanto aguardava o desenrolar do processo de extradição para Portugal, ao qual se opôs.
Rui Pinto terá acedido, em setembro de 2015, ao sistema informático da "Doyen Sports Investements Limited", com sede em Malta, que celebra contratos com clubes de futebol e Sociedades Anónimas Desportivas (SAD).
O 'hacker' é também suspeito de aceder ao email de elementos do conselho de administração e do departamento jurídico do Sporting e, consequentemente, ao sistema informático da SAD 'leonina'.
Rui Pinto está indiciado de seis crimes: dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa coletiva e outro de extorsão na forma tentada.
bancada

Atletas do Sporting treinam em Mira

A Equipa de Atletismo do Sporting, escolheu o Concelho de Mira para realizar o seu mais recente estágio. O estágio, composto por treinos diários e com a duração de uma semana, está a ser realizado no âmbito da preparação dos atletas fundistas para o Campeonato Nacional de Corta-mato, um dos momentos altos da época de inverno para a equipa. O campeonato é uma competição individual e coletiva que dá acesso à Taça dos Clubes Campeões Europeus e que se realizou na Pista Municipal de Corta-Mato, na Praia de Mira, em 2017.
A equipa está alojada no Miravillas Hotel e está a ser acompanhada pelo fisiologista Amândio Cupido Santos. Amândio Santos, tem os conhecimentos técnicos necessários e oferece aos atletas as ferramentas de treino necessárias para perceberem em que nível estão e para descobrirem o que podem fazer para melhorarem as suas performances.  O acompanhamento do fisiologista Professor Amândio tem sido imprescindível para a otimização dos treinos nos estágios. Os atletas fundistas fazem dois treinos por dia, percorrendo cerca de 25 km. Precisam de um acompanhamento profissional otimizado e precisam de treinar em locais que tenham muitos km para percorrerem.
Mira já é procurada há vários anos por equipas de atletismo portuguesas para realizarem os seus estágios. Esta é uma feliz constante. Segundo o treinador da equipa de atletismo do Sporting, António Nogueira da Costa, “No Norte do país, Mira é considerada o Paraíso dos Maratonistas”. Tem muitos percursos, tem características naturais favoráveis, tem muitas estradas sem grandes desníveis, onde os atletas podem treinar e tem uma pista de corta-mato, o que potencia os treinos dos atletas para maratonas e para provas de corta-mato.
Segundo os capitães da equipa que praticam corrida contínua, a atleta Sara Moreira e o mirense Licínio Pimentel, Mira tem muitos percursos diferentes e planos, essenciais para o treino de maratona. A atleta Sara Moreira afirmou que cada vez que vem fica a gostar ainda mais. Sente que Mira transmite tranquilidade aos atletas. Licínio Pimentel, conterrâneo e atleta há 26 anos, partilhou que iniciou o seu percurso nas provas de corta mato escolares em Mira. Segundo Licínio, o concelho proporciona aos atletas condições de treino ideais. É um concelho verde, tem excelentes vias, tem percursos pedonais saudáveis, um ambiente calmo, com pouca afluência de pessoas, o que leva a que os atletas se sintam seguros.

“FAUNA CARNAVALESCA” ENCHEU AS RUAS DE TORRES VEDRAS EM MAIS UM CORSO TRAPALHÃO


O mais genuíno do Carnaval de Torres saiu esta noite à rua.

Num Carnaval que tem como essência a participação popular espontânea, e por isso é apelidado de Trapalhão, que momento mais autêntico senão o corso que tem precisamente esse nome?

Neste corso participou, como é já habitual, uma multidão de foliões nada atrapalhada, que “invadiu” as ruas do centro de Torres Vedras, criando uma das maiores manifestações performativas espontâneas do país, que se diferencia, como é apanágio do Carnaval de Torres Vedras, pela interação entre o público e os elementos integrantes do corso.

Mascarados de todo o género participaram neste Corso Trapalhão (diabinhas, unicórnios, animais de diversas espécies, palhaços, polícias e ladrões, bruxas, piratas, bailarinas, cóbois, futebolistas, marinheiros, heróis de banda desenhada, jokers, entre muitas outras indumentárias, algumas de difícil identificação), tendo muitos seguido o tema da edição deste ano do Carnaval de Torres, que é, recorde-se, “Made in Portugal” (saloios, enfermeiros “malandros” em greve, representações de Camões, galos de Barcelos, Amálias, campinos, forcados, pescadores também foram avistados…). Na altura do ano mais propícia para viver fantasias, milhares foram os que este ano aproveitaram o Carnaval de Torres Vedras para esse efeito.

Mas, com o devido respeito por todos os foliões, quem é o rei dos mascarados do Entrudo torriense? É a matrafona, pois claro, esse figurão característico do evento, que passa seis dias por ano a satirizar o glamour feminino, e que teve este ano mais um momento a si dedicado com o já habitual concurso de matrafonas. Nuno Estrangeiro foi o vencedor em 2019 desse concurso (ganhando um fim de semana gratuito no Hotel Golf Mar), tendo Paulo Rato e Tiago Medina obtido os 2.º e 3.º lugares, respetivamente.

Contudo nem só de mascarados se fez o Corso Trapalhão, tendo também marcado presença no mesmo os habituais carros espontâneos (Bataclan do Oeste, Elétrico 69/Prazeres, Tutus do Pedal, Fábrica dos Badalhus, Paderirinhas de altus barrotes, só para citar alguns), muitos da (ir)responsabilidade de grupos carnavalescos, para além de Zés Pereiras, cabeçudos, “cavalinhos”, carros alegóricos e os “light mans” do Carnaval de Wellington (cidade geminada com Torres Vedras a partir da memória associada às invasões napoleónicas).

O Corso Trapalhão acabou mais uma vez com a apoteose trazida pelo Tócadar que arrastou uma multidão atrás…

A animação prosseguiu pela noite na Praça Machado Santos, na Praça SAGRES (Parque de Estacionamento de Santiago), e na Praça PALADIN (Mercado Municipal), tendo a Praça Dr. Alberto Avelino acolhido um Arraial Fest com Saul.

Para esta Terça-Feira de Carnaval espera-se de novo uma enchente nas ruas de Torres Vedras pela tarde, as quais têm recebido foliões de várias geografias do país e do mundo, esperando-se para isso que S. Pedro cumpra o tradicional acordo com o "Carnaval mais português de Portugal”.

O Carnaval de Torres 2019 é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras; uma produção da Promotorres E.M; conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Economia; os patrocínios da Sagres e PALADIN; tem como vinho oficial a AdegaMãe; como televisão oficial a TVI; como rádio oficial a RFM; conta com certificação ambiental como Eco Evento pela Valorsul; e o apoio da Oeste Portugal e Green Destinations.

A igualdade estrangula a plenitude



Péricles Capanema
CLAP na Venezuela significa Comitê Local de Abastecimento e Produção [foto]. São dezenas de milhares pelo país, distribuem e, por escassas vezes, produzem um pouquinho de alimentos. Vendem bolsas de alimentos a preços subsidiados apenas às pessoas neles registradas. O registro supõe inexistência de militância oposicionista e alguma forma de adesão ao regime. Sem registro, nada das doações dos alimentos de primeira necessidade.
Comunicado da TV estatal afirma, os CLAPs “constituem a nova forma de organização popular encarregada da distribuição, casa por casa, dos produtos de primeira necessidade”. Casa por casa. Num país esfomeado, controlam grande parte da comida entregue a conta-gotas aos pobres. É, na prática, instrumento eficaz de pressão, perseguição e prêmio, enfim, de meticuloso controle social. Estrangula as reações no nascedouro. Enorme retrocesso humano, sem dúvida, mas gigantesco avanço revolucionário. Em inglês, clap significa aplaudir. Os partidários dos comitês têm ainda essa missão, havia me esquecido: aplaudir a tirania no poder até as mãos ficarem em carne viva.
Os CLAPs têm a mesma inspiração dos sovietes implantados na Rússia em 1917. Eram conselhos operários que, rezava a teoria, controlavam todos os assuntos no patamar local e depois se articulavam para comandar o Estado. Ainda em doutrina, levavam ao extremo a autogestão. Por meio deles, supostamente, pela primeira vez na história, a igualdade triunfaria, surgiria o governo dos operários. Entre as atribuições, naturalmente está produzir, regular e distribuir a produção. Os bolchevistas em 1917 lançaram a revolução sob o lema “Todo o poder aos sovietes”. Lero-lero. Na prática, outra a realidade, o Partido Comunista dirigia tudo, os sovietes nunca passaram de “longa manus” dos líderes partidários.

Volto ao calvário da Venezuela. Do CLAP, soviete em construção, disse Nicolás Maduro: “O CLAP é ritmo, o CLAP é alegria, o CLAP é poder popular, são [os CLAPs] a expressão da igualdade, da solidariedade e da cooperação, do trabalho popular, são a expressão do futuro”.
De novo, na teoria: o trabalho se daria em conjunto, em ambiente de cooperação e solidariedade. Daí serem “expressão da igualdade”, “expressão do futuro”. De outro modo, o objetivo do futuro é a igualdade dentro dos CLAPs. Na prática o que acontecerá é a repetição de todos as tentativas anteriores: ambiente crescentemente pesado, aproveitadores, brigaria, criminalidade em alta, baixíssima produtividade, pobreza e exploração dos fracos; no fim, extinção por completa inviabilidade. Desde o século XIX, os ensaios sempre deram nisso.

Nicolás Maduro reafirma obstinado a concepção totalitária, melhorando, a obsessão totalitária mitomaníaca, que sempre acompanhou o comunismo, empurrar todo mundo para dentro da igualdade nessas pequenas comunidades. A utopia comunista vive nos escombros do socialismo real, o soviete, cadinho do homem novo, para dentro do qual todos devem ser empurrados, para ali trabalhar e viver; na casca, a sociedade dos livres e iguais, no miolo, o inferno na terra). Em 1917 foi tentado assim, aconteceu desse modo em boa medida nos kibutzim judeus. Deixo de lado esboços na Espanha, Alemanha, Hungria, Polônia, Itália, expostos em ampla literatura sobre os conselhos operários. Agora o regime chavista os impõe à Venezuela. Na esquerda católica, eco fiel da utopia socialista, tivemos (e ainda temos) os sonhos (melhor, os delírios de ordem social) das comunidades eclesiais de base.
O MST se nutre dessa mesma doutrina tóxica. Os assentamentos, meninas dos olhos do INCRA e do MST, têm também aqui sua origem. Essas duas organizações — o MST claramente orcrim, organização criminosa, e o INCRA, em sua atuação, vezes sem conta, também orcrim pelo contubérnio de décadas de destacados funcionários seus, de carreira ou em cargos comissionados, com MST, CPT e afins — sonham com um Brasil contaminado por assentamentos, na prática pústulas cancerosas na carne da Pátria, favelas rurais. Em verdade, a inspiração maior é o soviete. Pasmem, ninguém parece ter peito para gritar o óbvio ululante: é preciso acabar de vez com essa doidice, já velha de décadas, dos assentamentos. São mais de 30 anos de fracassos, dinheiro torrado, bilhões e bilhões de reais, baixíssima produtividade, roubalheira, valhacouto de desordeiros, favorecimento de agitadores da extrema esquerda, em regra com a parceria solícita e contínua do INCRA.
De onde vem tanta desgraça, que não morre, resiste à realidade óbvia, por tanto tempo em tantos países do mundo? Da idolatria da igualdade. Para atingir sua igualdade, os revolucionários conhecedores dão origem a sabendas, quase nunca confessadamente, a homens atrofiados. São décadas a fio produzindo personalidades estioladas, sacrificadas nas aras da igualdade.
Corta. Nenhuma igualdade buscar? Sim, igualdade proporcional, de matriz aristotélica. Daí, desigualdades harmônicas, estão explicadas na doutrina social católica.
Volto. Quero tratar em especial de ponto que está lá em cima no título e é em geral enterrado nas discussões: a plenitude. Os homens, por inclinação natural, buscam e devem buscar a plenitude. Têm direito à plenitude pessoal. Dela, existem incontáveis espécies, moral, cultural, artística, financeira. Respeitada a moral, a qualquer delas. Age contra direito humano quem propõe regime que estiole e atrofie qualidades pessoais; mais no ponto, cerceie o florescimento da pessoa.
Meses atrás publiquei livro pequeno exatamente sobre esse ponto, era um conto. O título do livro, “Brigo pelos homens atrofiados”. Para ficar mais leve, o trabalho teve caráter jocoso e saiu com pseudônimo: Zeca Patafufo foi o autor. De passagem, para quem não sabe, patafufo, em Minas, é o epíteto faceto que recebe quem nasceu em Pará de Minas, nasci lá.
No meio do conto, um chefe revolucionário de expressão explica didático numa roda: “Minha opinião, a gente sempre buscou o avanço, outro modo, foi atrás da igualdade; é continuar por aí, não tem porque mudar. Lá adiante chegará a hora de matar a pessoa-rei, simples realidade datada. Não massacramos os reis? Vamos abater também esse e jogar o cadáver ao lado de Luis XVI e Nicolau II. Taqui a grande conquista progressista na rota da igualdade. Entendo, custoso se acostumar, por ora fica entre nós. Esmiúço mais: a igualdade, o fio condutor das revoluções nos Tempos Modernos, é o primeiro valor social fundante, é falar, o absoluto supremo, cuja generalização representa o fim da exploração do homem pelo homem. […] O nivelamento só é possível por compressão das possibilidades de realização pessoal. Daí escorre: seres humanos estiolados são o barro da sociedade igualitária. No choque da igualdade amigada à atrofia, de uma banda, contra, da outra, a floração das mais variadas plenitudes, tenho lado: brigo feio pela vitória dos homens atrofiados. É o resumo de tudo”.
Brigo feio pela vitória dos homens atrofiados. Este é inconfessado o brado autêntico das hostes que procuram implantar o igualitarismo revolucionário. Estrangulam a plenitude.
ABIM

Secretário de Estado das Florestas vem ao Pinhal do Rei - alteração de data

Resultado de imagem para Secretário de Estado das Florestas
O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, desloca-se ao Talhão 60 do Pinhal do Rei, napróxima sexta-feira, 8 de março, pelas 09h30, para uma ação de florestação e apresentação do Plano de Investimentos Matas Públicas do Centro e Litoral.

Colheitas de sangue a realizar em Março no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



Para ser dador de sangue, é preciso ter entre 18 e 65 anos (até aos 60 anos, se for uma primeira dádiva), hábitos de vida saudáveis e peso igual ou superior a 50 kg.

Pode ser dador de medula óssea se tiver entre 18 e 45 anos, peso igual ou superior a 50 kg, não for portador de doenças crónicas ou autoimunes e não tiver recebido uma transfusão de sangue desde 1980.

Com um pequeno gesto pode fazer a diferença. Dê sangue e registe-se como dador de medula óssea!

- Não se deve doar sangue em jejum
- Após terminar o almoço convém deixar decorrer 2:30 horas período necessário para a digestão
- Faça acompanhar do Cartão de Cidadão ou do Cartão Nacional de Dador de Sangue.

Mapa das Brigadas com datas e horários 2019

Não deixem de consultar o site www.adasca.pt

Inf: 964 470 432

SAÚDE | Produtos biológicos são bons para o ambiente. Vantagem nutritiva ainda está por provar 1

O especialista em nutrição Pedro Graça afirma que os produtos biológicos são “mais amigos do ambiente”, embora falte provar as suas vantagens nutricionais em relação aos tradicionais, mas esta visão é considerada redutora pelos produtores.
“Temos boa evidência científica, que são produtos mais amigos do ambiente, mas do ponto de vista exclusivamente nutricional ainda não há muita informação que prove uma grande diferença entre os produtos da agricultura tradicional e da agricultura de produção biológica”, disse à agência Lusa o diretor da Faculdade de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Para o presidente da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio), Jaime Ferreira, “a questão dos nutrientes é muito redutora”.
“Eu posso tomar um comprimido com todos os nutrientes que hoje achamos suficientes para ser saudável e resolvia o assunto, só que sabemos que não é assim”, disse Jaime Ferreira.
Segundo o presidente da Agrobio, um produto biológico tem “claramente mais qualidade”, não só pela forma de produção com recurso a menos água”, como pelo facto de não ter contaminantes, pesticidas e outras substâncias como adubos químicos.
“Logo por aí temos uma garantia diferente para o consumidor e, portanto, não podemos estar só a falar se tem o nutriente A, B ou C. É a qualidade total do produto que conta para o consumidor”, defendeu Jaime Ferreira.
A venda de produtos biológicos tem vindo a crescer de forma sustentada nos últimos anos, com a procura a ser atualmente “bastante maior do que a oferta”, segundo o presidente da Agrobio.
Para o nutricionista Pedro Graça, esta procura é “uma boa notícia”, porque mostra que os portugueses estão dispostos a pagar mais para terem produtos produzidos de uma forma mais sustentável.
Por outro lado, “a gama de produtos biológicos disponível aos portugueses é hoje mais ampla, mais alargada, mais diversificada e isso faz com que pessoas também comprem mais”.
A redução do preço destes alimentos é outra razão apontada pelo ex-diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde para este crescimento.
“No passado os preços eram um obstáculo à compra frequente destes produtos. Ao reduzirem-se e aproximarem-se dos da agricultura convencional faz com que exista mais procura”, defendeu.
Por detrás desta procura também estão razões de sabor, de proteção do ambiente e de saúde. Apesar de a agricultura convencional também utilizar práticas que permitem proteger o cidadão, “garantidamente os produtos de produção biológica são mais seguros” do ponto de vista do ambiente.
“Agora do ponto de vista nutricional não há ainda uma informação relevante que nos permita dizer ‘consuma estes produtos que vão ter mais vitaminas e mais minerais’”, reiterou Pedro Graça.
Segundo o presidente da Agrobio, há cada vez mais locais de distribuição destes produtos, mas “a questão essencial” é que “não há produção suficiente” para atender à procura, o que contribui para o aumento do preço.
“Neste momento, infelizmente, o produto biológico ainda é visto como um produto de luxo só ao alcance de algumas pessoas e isso não pode ser”, até porque as produções não são necessariamente muito mais caras, disse Jaime Ferreira.
Mas muitas vezes o valor final do produto biológico também é inflacionado pela distribuição.
“O consumidor não se importará de pagar mais 10%, 20% ou 30% por um produto biológico do que pelo convencional, mas se for o dobro ou o triplo isso torna-se insustentável para muitos consumidores”, disse Jaime Ferreira.
NDC

DAR SANGUE É DAR VIDA, Colheita de sangue dia 6 de Março das 15 às 19:30 horas no Posto Fixo em Aveiro

Dar sangue (2).png
Nesta rúbrica, pode ouvir às terças feiras, Joaquim Carlos, presidente da Associação de Dadores de Sangue do concelho de Aveiro 
Para ouvir basta clicar no link que se segue http://www.vagosfm.com/podcasts/dar-sangue-e-dar-vida?rubrica=dar-sangue-e-dar-vida-edicao-de-26-de-fevereiro e seguir as instruções.
Cartaz da ADASCA para Março 2019 Oxana.jpg

Mais informações disponíveis no site www.adasca.pt 

Worky: Ser un buen jefe es sinónimo de productividad


por Yesica Flores
- Worky es una plataforma que gestiona y automatiza los procesos de Recursos Humanos para mejorar y eficientar esta área. 
- Las personas al frente de un equipo de trabajo deben saber ser solidarios y empáticos con su personal.
- Un buen líder sabe las fortalezas y debilidades de todos sus trabajadores para diversificar el trabajo según las facultades de cada integrante.
Una empresa vive gracias al engranaje del que forman parte todos los empleados de todos los niveles, sin embargo, como todo engranaje, necesita estar bien aceitado para funcionar correctamente y sin contratiempos; para que esto suceda, es fundamental tener un “buen jefe” en las áreas clave. Parte del trabajo clave del área de Recursos Humanos es buscar que los mandos tengan las habilidades inherentes a su puesto, como buena comunicación, responsabilidad y empatía: sin embargo, hay otras aptitudes que son fundamentales para que los líderes lleven a su equipo a alcanzar las metas y, con esto, eleven la productividad de la empresa. Por lo cual, Worky.mx, plataforma de Recursos Humanos, recomienda tener buenas prácticas como líder o jefe de una comunidad de trabajo. Pero, ¿qué es un “buen jefe” y por qué es importante?
Los mandos medios de la organización o empresa son aquellos que liderarán al equipo para sacar el máximo rendimiento y obtener los mejores resultados. Sin embargo, esto no siempre depende de los conocimientos o habilidades que haya adquirido a través de la experiencia, en gran medida, tener un equipo eficaz depende de poner al frente a una persona que conozca sus fortalezas pero que también reconozca sus debilidades y, sobre todo, que sepa escuchar a todo el que le rodea, ya sean subordinados, superiores o compañeros. Así, las acciones irán encaminadas a estimular las fortalezas del equipo y solventar las debilidades que puedan existir.
Tener al frente de un equipo de trabajo a un experto en presionar a los empleados hasta el límite y en exigir sin medida, que descuida las necesidades de los profesionales a su cargo y, además, tiene un trato irrespetuoso, puede tener consecuencias perjudicial para la empresa, pues los trabajadores no tendrán pasión ni pondrán demasiado esfuerzo en lo que hacen, como tampoco darán un extra si es requerido.
¿Cómo tener un buen jefe?
Para evitar la proliferación de malos gestores, Robert I. Sutton, autor del libro "Buen jefe, mal jefe", propone a toda persona que tenga un grupo de profesionales a su cargo que responda al siguiente cuestionario:
• ¿Qué sorprende más a mis subordinados de mis actos y estados de ánimo?
• ¿Qué opino de mi propia competencia y compasión?
• ¿Cómo reacciona mi equipo a las grandes y pequeñas cosas que hago?
• ¿Querrían trabajar de nuevo conmigo?
• ¿Soy consciente de lo que significa trabajar para mí?

Tener respuestas honestas será el primer paso para tener una gestión apropiada, pues ser logrará ver si se consiguen los puntos necesarios para:
1, Diversidad: se trata de rodearte de personas que piensen diferente a ti, escucharlas y tener claro que, al hacerlo, mejoran las decisiones brindando puntos de vista diferentes.
2, Dar: liderar un grupo es todo menos recibir, pues serás una inyección de compromiso para lograr que todos los miembros cumplan sus metas.
3. Disciplina: en todos los trabajos hay “bomberazos”, esas emergencias que hay que resolver y generan estrés y tensión, pero que son un reto que al final, bien aprovechado, provocan crecimiento. Sin embargo, tener fuegos que apagar un día sí y al otro también, habla de una gestión desordenada que quema al equipo y no les enseña a tener resultados a través de un plan de trabajo bien establecido y ejecutado.
4. Gratitud: el reconocimiento es el mejor y más importante ingrediente de la productividad, nada desmotiva más a un empleado que un trabajo bien hecho que pasa desapercibido o, lo que es peor, que le es atribuido a alguien más. Un buen jefe siempre reconoce y agradece los buenos resultados ante su equipo y ante los superiores.
5. Fomentar el desarrollo: pocas cosas hablan de un buen jefe como hacer crecer al otro. Tener una buena gestión como líder va mucho más allá de dar órdenes y hacerlas cumplir, incluye también buscar el desarrollo de todos los miembros del equipo enseñándoles y consiguiendo vías de crecimiento para ellos.
Con la plataforma Worky se agiliza el área de Recursos Humanos, para que el gerente pueda dedicarse a encontrar a las personas mejor calificadas para ejercer los puestos de mando en cualquier empresa.
Worky es una plataforma de RH para las necesidades de la PyME mexicana. Como tu, hemos padecido dificultades en cultura organizacional y procesos de RH. Por eso ideamos la mejor solución para ti: intuitiva y accesible. Buscamos empoderar a la dirección en la toma de decisiones y de agregar valor al área de Capital Humano.
Más información en: http://www.worky.mx

Se busca mexicano que quiera viajar a Canadá con una beca de emprendimiento


por Yesica Flores
Más de 300.000 mexicanos viajaron a Canadá en 2018. 
Beca de emprendimiento en Vancouver valorada en más de 55.000 pesos.
GrowPro Experience. Experiencias educativas en el extranjero en países como Australia, Nueva Zelanda, Canadá y España.
Ciudad de México, 4 de marzo del 2019.- ¿Eres emprendedor y te gustaría vivir una experiencia única en un país como Canadá? Pues esto seguro te interesa. Puedes ser el ganador de una beca de emprendimiento en Vancouver gracias a la empresa GrowPro Experience.

¿Sabías que sólo en el 2018 más de 300 mil mexicanos viajaron a Canadá? Este destino está considerado como uno de los países con mayor calidad de vida del mundo y por ello muchas personas se plantean las oportunidades de estudio y trabajo que puede ofrecerle el país.
GrowPro Experience nació con el ideal de que todo el mundo debería vivir al menos una vez en la vida una experiencia en un país extranjero. Estudiar, trabajar y explorar el mundo, es el sueño de muchas personas y GrowPro te ayuda a hacerlo realidad. Sus principales destinos son Canadá, Australia, Nueva Zelanda y España.
El objetivo de GrowPro es que cada vez sean más los mexicanos que se animen a vivir este tipo de experiencia y por ello están ofreciendo una beca para viajar a Vancouver por un valor de 3,990 dólares canadienses (más de 55.000 pesos mexicanos).
Esta beca incluye un curso de emprendimiento de un mes de duración en la escuela Tamwood Global Startup School en Vancouver en la que el ganador o ganadora aprenderá a desarrollar una idea de negocio. También se incluyen los vuelos y el alojamiento. Suena increíble ¿verdad?
Para participar en el concurso y conseguir esta beca debes asistir a una de las charlas que realiza GrowPro Experience dentro de la campaña GrowProTour México que tendrá lugar durante el mes de Marzo en distintos edificios WeWork con sedes en Ciudad De México, Guadalajara y Monterrey
Para más información puedes acceder a la siguiente página: http://we.co/growprotourmexico
Durante el registro deberás responder a la pregunta “¿por qué deberías ganar tú la beca de emprendimiento a Canadá?”. La respuesta más original será la premiada. *Consulta condiciones en las bases legales

4ª edição da COLMEL - Feira de Apicultura // 24 Março // COLMEIAS - Leiria


A 4ª edição da COLMEL - Feira de Apicultura realiza-se no próximo dia 24 no Pavilhão Gimnodesportivo de Colmeias, em Leiria, a partir das 11h. No próximo Domingo, dia 24, o Pavilhão Gimnodesportivo de Colmeias (Leiria) volta a receber mais uma edição da COLMEL, uma das feiras apícolas portuguesas mais dedicadas e animadas quer para o público quer para os apicultores vindos de todo o país que por lá aproveitam para se reunir e partilhar experiências, conhecimento e muito, muito trabalho.

Numa altura em que a importância da apicultura é cada vez mais reconhecida dentro e além-fronteiras e em que os benefícios da apicultura e dos seus produtos têm vindo a ser cada vez mais destacados e descobertos pela sociedade civil, os apicultores portugueses voltam a dar mostras da sua força e do seu engenho projectando os frutos da sua actividade diária para novos mercados, novos consumidores, novos parceiros e novas abordagens. 

Ainda na flor da idade, a COLMEL cimenta-se e impõe-se entre alterações climáticas, incêndios, poluição e produção intensivas e a emergência de novas ameaças como a vespa velutina e a contrafacção e imitação de produtos tão importantes e ancestrais como o mel, a geleia real, o pólen, a própolis e o veneno de abelha, convocando todas as autoridades, agentes económicos, poder local e organismos de âmbito nacional para que conheçam as limitações e a realidade da apicultura em Portugal no século XXI e contribuam para a modernização e avanço de um sector importante e transversal em toda a Europa.

Mais uma vez, a entrada é livre. 



Nueva tecnología de NEC permitirá identificar rostros parcialmente ocultos


por Yesica Flores
Con el objetivo de seguir contribuyendo a mejorar la seguridad social, NEC Corporation anunció su nueva tecnología de re-identificación de personas, la cual será capaz de reconocer e identificar las imágenes de las personas cuya apariencia esté parcialmente oculta, incluso si éstas son tomadas desde un ángulo lateral o por detrás.
En muchos casos, la implementación de la tecnología de reconocimiento facial no ha sido suficiente para identificar los rostros cuya apariencia sea parcial u oculta, por lo que el desarrollo de esta nueva tecnología de re-identificación de personas permitirá reconocer una amplia gama de personas, incluso en lugares donde existan obstrucciones visuales como sillas o mostradores.
Esta tecnología analizará también la apariencia completa de las personas, tomando en cuenta rasgos y características como es la ropa y la forma del cuerpo, para determinar si existe alguna coincidencia con otras imágenes. Asimismo, permitirá identificar una amplia gama de personas, incluso en lugares donde existan obstrucciones visuales que impidan la detección del rostro o cuerpo.
“En NEC contamos con un amplio portafolio de tecnologías de identificación biométrica de clase mundial, que incluyen reconocimiento facial y huella dactilar. Continuaremos expandiendo este portafolio dentro de nuestras soluciones de NEC Safer Cities, con nuestro motor de inteligencia artificial para el reconocimiento de rostros con precisión número uno en el mundo, NeoFace, así como con nuestro analizador de video avanzado”, comentó Masayuki Mizuno, gerente general de Biometrics Research Laboratories para NEC Corporation.
Las 2 principales características de esta tecnología son:
1. Identificación de personas aún cuando no sean claramente visibles ante la cámara
La tecnología de aprendizaje profundo de NEC permitirá identificar la imagen de una persona a través de la selección automática de otras partes de la imagen cuando haya una coincidencia entre varias personas, así como en ambientes llenos o sombreados donde no se pueden ver la imagen completa de una persona. La tasa de coincidencia de esta tecnología es del 90%.
2. Imágenes tomadas desde diferentes ángulos para encontrar la coincidencia
El uso efectivo de varias cámaras, así como de técnicas de aprendizaje profundo, puede lograr la coincidencia desde numerosos ángulos, ya sea desde atrás o desde un lado. Esto da como resultado una coincidencia efectiva en las imágenes de personas cuya cara nos sea visible.
Entre las aplicaciones potenciales que tendría la implementación de estas tecnologías se encuentra: asistencia en seguridad para instalaciones a gran escala, con un gran número de personas o con áreas visualmente bloqueadas, así como asistencia en la búsqueda de niños desaparecidos.

Julius Baer adquiere participación mayoritaria en NSC Asesores


por Yesica Flores
* Julius Baer, el grupo suizo líder en gestión de patrimonios, ha anunciado hoy que ha aumentado su participación en NSC Asesores con la adquisición de una participación adicional del 30% de la compañía, tras su adquisición inicial del 40% en 2015. La transacción reforzará significativamente la posición de Julius Baer y NSC Asesores en México. 
En 2015, Julius Baer inició una asociación estratégica con NSC Asesores, S.A. de C.V., Asesor en Inversiones Independiente (NSC Asesores), una de las compañías independientes de administración de patrimonios más grandes de México. Gracias a esta exitosa asociación inicial, el Banco ha decidido adquirir una participación adicional del 30%, aumentando así su participación global al 70% por un importe no revelado.
NSC Asesores maneja activos de clientes acerca de USD 3.5 mil millones. Se espera que la transacción incremente inmediatamente el beneficio por acción de Julius Baer mientras que las ratios de capital del Grupo se verán modestamente impactadas.
El actual equipo de dirección de NSC Asesores, bajo el liderazgo de Claudio Núñez, Director General, y Mariví Esteve de Murga, Director General adjunto, se mantendrá y continuará impulsando el negocio en estrecha colaboración con Julius Baer.
Beatriz Sánchez, Responsable de la Región Latinoamérica y miembro de la Junta Ejecutiva de Bank Julius Baer & Co. Ltd., dijo: “México es la segunda economía más grande de América Latina y constituye un mercado central en la región para Julius Baer. La asociación estratégica con NSC Asesores representa una excelente oportunidad para aprovechar la amplia oferta de Julius Baer. Al elevar nuestra participación a una participación mayoritaria, podremos aumentar el nivel de cooperación en beneficio de los clientes de ambas compañías.”
Claudio Núñez, CEO de NSC Asesores, expresó: “Estamos muy satisfechos con el desarrollo de NSC Asesores en los últimos años y la colaboración con Julius Baer. Al estar ambos puramente enfocados en la gestión de patrimonios, esta transacción refuerza nuestro compromiso de ofrecer a nuestros clientes una asesoría de inversión independiente. Nos alegramos de profundizar esta asociación y poder añadir aún más conocimiento global del mercado, escala internacional y acceso a nuestra oferta.”

IUV Universidad lanza el Programa de Certificación de Docentes Virtuales con 100% de subsidio para profesionales con grado de maestría y doctorado


por Yesica Flores
IUV Universidad Virtual, una de las mejores instituciones educativas online de México, lanzó la convocatoria para el Programa de Certificación de Docentes Virtuales en su 12º emisión. 
Este programa, que es subsidiado en su totalidad por la institución, forma parte de su estrategia para continuar incrementando su planta docente con profesionistas de alto nivel y está dirigido a todas aquellas personas que cuenten con maestría y/o doctorado, según sea el caso, y con disposición para adquirir las competencias que les permitan desenvolverse exitosamente como docentes en la modalidad virtual de IUV Universidad, con una trayectoria de 14 años formando personas y presencia en México y algunos países de América Latina.
En su 12º emisión, la convocatoria está dirigida a doctores en ciencias administrativas, maestros en las áreas de derecho, administración pública, así como en ingeniería y desarrollo de software.
Según el director de IUV Universidad Virtual, Juan Carlos Zamudio, "Diversos estudios realizados tanto en Me?xico como en todo el mundo dan cuenta del crecimiento que esta? experimentando el sector educativo en la modalidad en línea. Para 2019, el 50 % de quienes busquen obtener competencias para crecer profesionalmente lo hara?n a trave?s de entornos virtuales de aprendizaje."
En ese sentido, "En IUV Universidad Virtual estamos experimentando un gran crecimiento y para enfrentar con éxito estas oportunidades, requerimos contar con personal docente capacitado y las herramientas necesarias. Para ello diseñamos el Programa de Certificación de Docentes Virtuales, con el cual formamos a nuestros futuros profesores en las competencias pedagógicas, comunicativas y tecnológicas necesarias para desenvolverse exitosamente en esta modalidad y bajo la metodología IUVirtual, garantizando así? las mejores experiencias de aprendizaje para sus estudiantes."
El programa de certificación docente de IUV Universidad Virtual es una excelente oportunidad para los académicos, investigadores y en general para profesionistas con experiencia. Además de integrarse a una de las universidades on line más prestigiosas de México, les permite trabajar desde su propio espacio sin necesidad de trasladarse a la escuela; organizar su tiempo trabajando en el horario de su preferencia; generar ingresos adicionales sin descuidar su trabajo actual; conocer y compartir experiencias con profesores y estudiantes de diferentes lugares del mundo; y generar nuevas competencias pedagógicas, comunicativas y tecnológicas.