terça-feira, 14 de junho de 2022

Golfe de alto nível em Cantanhede

O Clube de Golfe de Cantanhede, realizou no ano passado a 1ª Edição do "CANTANHEDE INTERNATIONAL P&P", tendo participado cerca de 60 atletas, de várias nacionalidades.
Dado o sucesso do evento a todos os níveis, nos dias 18 e 19 de junho de 2022, irá realizar-se a 2ª Edição no mesmo palco - o Campo de Golfe de Cantanhede. Esta prova de 54 buracos, irá reunir ao longo do fim de semana os melhores jogadores nacionais e também alguns jogadores internacionais de renome desta modalidade.
A competição ganha ainda maior relevância por estar integrada no Ranking Nacional de P&P da Federação Portuguesa de Golfe, e no Calendário da IPPA – http://www.ippa.cloud, pontuável para o Ranking Mundial de Pitch & Putt.
O Clube de Golfe de Cantanhede conta com o imprescindível apoio do Município de Cantanhede, da Associação de Golfe do Norte de Portugal e de várias empresas da região.

Filas nos aeroportos: “Faltam recursos humanos”, avisa ANAC

 A Autoridade Nacional da Aviação Civil diz que esta é uma situação que está a acontecer em toda a Europa.

A presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Tânia Cardoso Simões, disse esta terça-feira no Parlamento que os constrangimentos que se têm verificado nos aeroportos, sobretudo em Lisboa, têm como razão principal a “falta de recursos humanos”.
Numa audição, na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, a presidente da entidade abordou os “constrangimentos de curtíssimo prazo” que estão a afetar o funcionamento dos aeroportos, tendo em conta o aumento do tráfego aéreo, mais cedo do que era esperado.
A maior dificuldade para este verão é de facto a falta de recursos humanos e gostava de sublinhar que é uma situação absolutamente comum a toda a Europa“, referiu, destacando que os atrasos começam no centro da Europa e que vão “em bola de neve” até aos países periféricos.
Tânia Cardoso Simões destacou ainda que a ANAC está a falar com o Governo e outras entidades públicas para encontrar solução, sublinhando que é essencial tomar a decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa.
Nos próximos cinco anos temos de viver com a capacidade que temos, com soluções pontuais para se conseguir evitar atrasos”, realçou.
A presidente da ANAC destacou ainda que a entidade também está a braços com falta de pessoal. “Neste momento temos sete concursos para 13 lugares e pedimos para nos aceitarem um reforço de quatro pessoas, que ainda são incorporáveis no orçamento atual que temos”, salientou, indicando que ainda assim estes reforços “não chegam”.
“As pessoas têm de se multiplicar. Temos uma força fantástica, mas isto não é eterno”, salientou.
Quanto a questões levantadas pela falta de técnicos de manutenção de aeronaves, a presidente da ANAC disse que não tinha “conhecimento de que haja problemas ao nível da manutenção de aeronaves de operadores nacionais”, destacando que mesmo as entidades que fazem ‘outsourcing’ são obrigadas a apertados requisitos de segurança.
Não vou dizer que não temos nós próprios falta de técnicos”, reconheceu, mas garantiu que “as equipas põem a segurança em primeiro lugar”.

Encontrado corpo do jovem desaparecido em praia do concelho de Vagos

O afogamento ocorreu numa praia não vigiada.
O jovem de 15 anos que estava desaparecido, desde o início da tarde desta terça-feira, nas águas de uma praia não vigiada do concelho de Vagos, foi resgatado sem vida, disse fonte da Capitania do Porto de Aveiro.
De acordo com o capitão do Porto de Aveiro, Humberto Rocha, o corpo do jovem foi resgatado às 18:55, por uma moto de água da Estação Salva-Vidas, que fez depois a sua transferência para uma lancha da Polícia Marítima.
Foi resgatado a sul da praia onde ocorreu o acidente”, acrescentou.
O alerta para o desaparecimento do jovem de 15 anos, nas águas da Praia Nova, na Vagueira, tinha sido dado às 15:35, depois de ter sido retirado com vida um primeiro adolescente.
afogamento ocorreu numa praia não vigiada, que fica entre duas praias vigiadas: a Praia do Labrego e a Praia da Vagueira.
Gostava de deixar a recomendação da Autoridade Marítima Nacional, para que os banhistas privilegiem as praias vigiadas”, apelou o capitão do Porto de Aveiro, Humberto Rocha.

SIC Notícias

Anacom aplica coima de 154 mil euros aos CTT relativa a 41 contraordenações

Multa foi aplicada por incumprimento de "objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços".

Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou esta terça-feira que aplicou uma coima única de cerca de 154 mil euros aos CTT relativa a 41 contraordenações por incumprimento de obrigações em matéria de serviço postal universal.
A coima no valor preciso de 153.750 euros é relativa à "prática negligente de 41 contraordenações por incumprimento de obrigações em matéria de serviço postal universal", pode ler-se na decisão publicada esta terça-feira pela autoridade.
Segundo um comunicado da Anacom, a coima foi aplicada "por se ter provado, em processo de contraordenação" que os CTT não cumpriram "objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços" em nove casos, que a empresa "não enviou informação trimestral dos objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços" em três casos e que "não publicitou nos estabelecimentos postais informação atualizada sobre os indicadores de qualidade de serviço e sobre os preços em vigor" em 29 casos.
"As condutas adotadas pelos CTT são lesivas do direito dos utilizadores do serviço postal universal a aceder aos serviços e a depositar correspondência percorrendo no máximo a distância para tal definida nos objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços, bem como a ter o serviço efetivamente disponível durante o tempo previsto naqueles objetivos, e ainda a ter acesso a um conjunto de dados considerados relevantes, em especial os preços, que lhes permita adquirirem os serviços devidamente informados e conscientes dos seus custos e qualidade", pode ler-se no comunicado.
Segundo a autoridade, "considerando que o envio de informação fidedigna é essencial ao acompanhamento da atividade desenvolvida pelo prestador do serviço postal universal e à verificação do cumprimento das obrigações a que se encontra legalmente sujeito, as condutas adotadas pelos CTT prejudicam ainda gravemente o exercício das funções cometidas à Anacom".
Os CTT impugnaram judicialmente a decisão da Anacom, tendo o respetivo recurso sido remetido ao Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão em 03 de junho de 2022, segundo a mesma nota.

TSF/Lusa

Sindicato dos tripulantes avança com greve na Ryanair em 24, 25 e 26 de junho

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) emitiu um pré-aviso de greve ao trabalho na Ryanair nos dias 24, 25 e 26 de junho, de acordo com uma nota interna enviada aos associados.
Segundo a mensagem, a direção do SNPVAC resolveu “apresentar um pré-aviso de greve a realizar nos dias 24, 25 e 26 de junho, sendo decretada para todos os voos da Ryanair, cujas horas de apresentação ocorram entre as 00:00 e as 23:59 desse dia (horas locais da base do tripulante), bem como para os demais serviços (assistência ou qualquer tarefa no solo, ou seja, qualquer tarefa ordenada pela empresa, nomeadamente instrução ou outro serviço em que o tripulante preste atividade, situações de deslocação, refrescamentos ou quaisquer outras ações de formação no solo, deslocações às instalações da empresa)”.
A Ryanair, após não conseguir chegar a acordo com o SNPVAC exclusivamente por exigirmos que o Acordo de Empresa (AE) negociado deveria cumprir com as regras estabelecidas na legislação portuguesa, conseguiu negociar e aprovar um AE que integra cláusulas ilegais com outro sindicato”, indicou o SNPVAC, garantindo que a estrutura em causa, o STTAMP - Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal, “à época não tinha associados da Ryanair, nem de qualquer outra companhia de aviação”.
 
"Reiteramos que a Ryanair escolheu um sindicato que não possuía nenhum tripulante de cabine filiado para assinar um acordo e forçou os seus trabalhadores a filiarem-se ao mesmo, sob pena de piorarem ainda mais as suas condições”, garantiu o SNPVAC, referindo que “os direitos laborais básicos não podem ser esquecidos, muito menos no desejo de aumentar a quotização”.
“Também sabemos que tal é prática corrente noutros países: acordos celebrados entre sindicatos que desconhecem por completo o que é ser tripulante de cabine e as respetivas condições de trabalho numa aeronave”, garantiu, destacando que a “Ryanair tem um longo historial de ilegalidades e falhas no cumprimento da lei”.
“O SNPVAC, associação de direito público, que tem como pressupostos a defesa dos seus Associados e o cumprimento da lei portuguesa, repudia veementemente não apenas as práticas abusivas e discriminatórias da Ryanair, mas também a sua normalização por sindicatos que apenas procuram crescimento e retorno financeiro, em vez da prossecução dos direitos legalmente consagrados dos trabalhadores”, criticou o SNPVAC.
A estrutura disse depois que “todos os trabalhadores em Portugal têm o direito legalmente consagrado a receber subsídio de férias e de Natal e que esse direito é inalienável”, e que a “Ryanair continua a discriminar os trabalhadores associados no SNPVAC, nomeadamente em matérias de horário de trabalho e promoções internas”.
Além disso, indicou, as condições de trabalho têm-se deteriorado “por culpa exclusiva do comportamento persecutório da empresa”, acusando a companhia aérea ‘low cost’ de continuar "a tratar os trabalhadores sem o mínimo de dignidade e probidade inerente à posição de empregadora”.
“A Ryanair perpetrou despedimentos contra todos os representantes sindicais associados do SNPVAC”, disse ainda, assegurando que ao longo dos últimos dois anos, a direção do SNPVAC sempre se pautou por uma postura responsável e séria, procurando o diálogo junto da empresa”.
“Pela via da negociação e diálogo a empresa não demonstrou vontade de emendar condutas e cumprir com o estabelecido na lei portuguesa”, referiu o sindicato.
“Uma vez que estão assegurados os voos de ligação entre as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e o Continente através de outras operadoras (TAP, Azores Airlines e easyJet), existem meios alternativos de transporte aéreo”, disse ainda o sindicato, referindo que, por isso, não há “fundamento, no caso concreto, para a fixação de quaisquer serviços mínimos”.
O STTAMP e a Ryanair chegaram a acordo para acelerar a recuperação "de valores remuneratórios perdidos por força da crise pandémica", indicou a estrutura, em comunicado, no dia 02 de junho.
Assim, o STTAMP, "organização sindical que representa cerca de 80% de todos os trabalhadores da Ryanair em Portugal", informou que "chegou a acordo com a companhia aérea irlandesa" por forma a permitir "acelerar a recuperação dos valores remuneratórios perdidos por força da crise pandémica".
Segundo o sindicato, este "acordo agora assinado permite ainda aos trabalhadores registar um acréscimo salarial significativo nos próximos dois anos", sendo que "durante este intervalo de tempo serão ainda discutidas outras matérias relevantes para as condições de trabalho dos trabalhadores, criando um instrumento de regulação mais benéfico e adaptado às circunstâncias específicas do setor", destacou.
Esta segunda-feira, também os sindicatos espanhóis USO e Sitcpla convocaram os tripulantes de cabine da Ryanair para seis dias de greve, com duração de 24 horas, entre junho e julho, exigindo a retoma das negociações do acordo coletivo.
A convocatória abrange os dias 16, 24, 25 e 30 de junho, bem como 01 de 02 de julho.

Madremedia/Lusa

Autocarro que se despistou na A1 causando três mortos não tinha seguro obrigatório

O autocarro que se despistou na Autoestrada 1 (A1), na Mealhada, distrito de Aveiro, em 21 de maio, causando três mortos e mais de 30 feridos, circulava sem o seguro obrigatório, disse hoje à agência Lusa fonte judicial.
“O veículo não dispunha de Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel”, referiu a mesma fonte, acrescentando que o “Fundo de Garantia Automóvel deu já início aos processos de indemnização” das vítimas.
Cerca das 09:30 de 21 de maio, o autocarro, proveniente de Guimarães, com peregrinos de três freguesias daquele concelho do distrito de Braga, com destino ao Santuário de Fátima, despistou-se, atravessou a faixa de rodagem contrária e foi embater num poste de eletricidade, provocando três mortos e 33 feridos, seis dos quais feridos graves e cinco em estado crítico.
As vítimas mortais foram o motorista e proprietário (63 anos) do autocarro, um outro homem, de 77 anos, e uma mulher, de 52 anos.
Os feridos foram então transportados para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e para o Hospital de Aveiro.
Contactada hoje pela Lusa, fonte oficial CHUC indicou que uma das passageiras “continua internada no serviço de medicina intensiva, com prognóstico reservado”.
No dia do acidente, a GNR, que está responsável pela investigação, admitiu “a possibilidade de rebentamento de um pneu” do autocarro acidentado.
Em resposta escrita enviada à Lusa, em 24 de maio, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deu conta da “instauração de inquérito”, sublinhando que o mesmo “corre termos Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Mealhada da comarca de Aveiro”.
Segundo informação que consta na página oficial da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), o Fundo de Garantia Automóvel “é um fundo público autónomo, gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, destinado a satisfazer indemnizações devidas em consequência de acidente de viação”.
O Fundo de Garantia Automóvel responde por danos materiais e/ou corporais quando o responsável não beneficie de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel. Nas condições previstas na Lei, o Fundo de Garantia Automóvel pode também ser chamado a indemnizar as pessoas lesadas, ainda que o responsável seja desconhecido”, refere ainda a ASF.

Madremedia/Lusa

Mercado das drogas evoluirá cada vez mais para o digital

 
Estima-se que 83,4 milhões ou 29 % dos adultos (15-64 anos de idade) na União Europeia, já consumiu, pelo menos, uma droga ilegal. Dados do novo Relatório Europeu sobre Drogas: Tendências e evoluções, de 2022.
Nos 27 o problema das drogas, dos sem-abrigo, a gestão de perturbações psiquiátricas e a redução da criminalidade juvenil estão interligados.Em alguns países, assiste-se a níveis mais elevados de violência e corrupção impulsionados pelo mercado da droga. E a maioria das pessoas com problemas de drogas acabará por diversificar as substâncias que consome.
O diretor do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, explicava que "n__os últimos anos, as pessoas estão a escolher mais substâncias", incluindo algumas que "não foram previstas para esse fim". Alexis Goosdeel referia que há "uma tendência, entre os seres humanos, para procurarem, cada vez mais, substâncias mais potentes". A juntar a este facto há o fator pandemia de Covid-19 que "teve um impacto negativo muito forte na saúde mental, especialmente nos grupos vulneráveis", sublinhava o responsável do referido organismo. "E há a crise económica. Todos estes elementos contribuem para um aumento da pressão do mercado sobre os consumidores existentes ou potenciais", concluia Goosdeel.
A oferta e o consumo de drogas, ligeiramente refreados em 2020 pela crise sanitária, voltaram, em 2021, a máximos pré-pandémicos, adverte o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.
A análise das águas residuais de 75 cidades de 25 países - 23 da União Europeia, Turquia e Noruega - revelou "um aumento global" da deteção de canábis, cocaína, anfetaminas e metanfetaminas.
No relatório conclui-se que este mercado evoluirá, cada vez mais, para o digital, potenciado, também, pelos constrangimentos vividos durante a pandemia. As redes sociais e os sistemas encriptados começam a ser muito utilizados para facilitar a compra de drogas.

Euronews/ Nara Madeira com AFP

Ansião marcou presença na Festa da Alegria, em Vigo

No passado dia 10 de junho, a Câmara Municipal de Ansião deslocou-se à “Festa da Alegria”, a convite da Associação de Vizinhos do Calvário de Vigo, nesta cidade da Galiza, em Espanha.
Esta visita teve como objetivos acompanhar a ratificação do protocolo de geminação/ cooperação entre a Junta de Freguesia de Alvorge e a Associação de Vizinhos do Calvário e promover os produtos endógenos do concelho de Ansião.
A comitiva, constituída por vários produtores e artesãos do concelho e por representantes da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e da comunicação social local, foi recebida em Vigo, nas instalações do GBC – Galícia Business Center, onde está localizado o Centro Português de Vigo.
O seu presidente, Bernardino Crego Cervantes, destacou a importância da relação de amizade, com mais de duas dezenas de anos, entre o Centro Social Cultural e Recreativo de Alvorge e a Associação de Vizinhos do Calvário, para se iniciar uma parceria entre estes dois territórios mais abrangente a nível cultural, desportivo e comercial.
O Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, reforçou a identificação cultural entre os dois povos e o facto de as especificações dos produtos existentes em ambos os territórios serem um potencial para trocas comerciais regulares, tendo demonstrado total disponibilidade do município para apoiar e promover iniciativas futuras que contribuam para solidificar os laços de união entre os dois povos.
A “Festa da Alegria” contou com a atuação do Rancho Típico de Alvorge e com a presença de um stand de Ansião, onde foi possível uma pequena mostra de produtos endógenos e artesanato ansianenses e junto do qual se procedeu à ratificação do protocolo de geminação/cooperação entre a Junta de Freguesia de Alvorge e a Associação de Vizinhos do Calvário.
O balanço desta visita foi considerado por todos os participantes muito positivo, tendo sido uma experiência com potencial para estabelecer diversos intercâmbios, não apenas comerciais, mas também desportivos e culturais.



No âmbito de um protocolo com o Turismo de Portugal. Cantanhede adere a programa de formação de colaboradores da área turística

O Município de Cantanhede aderiu ao programa “Formação + Próxima”, tendo em vista a capacitação dos colaboradores do setor do turismo através de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills com foco na resposta às necessidades que se anteveem para o futuro.

O programa vai ser implementado no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado entre o Turismo de Portugal e os municípios da CIM Região de Coimbra, nos termos de uma deliberação aprovada unânime pelo Conselho Intermunicipal. O documento foi assinado pelos representantes das entidades envolvidas em 14 de junho, no decurso de uma sessão realizada na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.

Subscrito pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o acordo prevê ações de formação junto de empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais para combater o modelo de baixas qualificações em que tem assentado a atividade turística ao longo dos anos.

O turismo é determinante para a economia nacional e as dinâmicas que se criaram nos últimos anos aumentaram a exigência sobre o setor, o que justifica estas ações de valorização continua de quem trabalha no setor, de modo a melhorar a qualidade do serviço prestado”, refere Helena Teodósio, para quem o sucesso de um destino turístico depende da “capacidade da oferta em responder cabalmente às necessidades e expectativas de quem nos visita”.

Segundo o que consta no protocolo, a Câmara Municipal de Cantanhede irá “colaborar no diagnóstico das necessidades de formação específica do município, no setor do turismo”, garantindo também a existência de espaços e equipamentos - pedagógicos, técnicos e informáticos - adequados à realização da formação”.

Já o Turismo de Portugal fica responsável por criar e executar um plano de formação que responda às necessidades da atividade turística do município, de acordo com o diagnóstico de necessidades realizado, assim como assegurar a contratação dos formadores e dos mentores do Programa, privilegiando os recursos humanos da região.

A iniciativa do Turismo de Portugal, inserida no plano “Reativar o Turismo, Construir o Futuro”, tem o objetivo de capacitar 75 mil profissionais do setor até 2025, de forma gratuita e adaptada às necessidades locais de cada município.


Atrys aumenta capital e adquire a Bienzobas

 
A Atrys Health, S.A. (ATRY), empresa global que presta serviços de diagnóstico e tratamento médico de precisão, pioneira na telemedicina e radioterapia de última geração e com uma já forte presença em Portugal, anuncia a aquisição de 100% da Bienzobas. Esta operação surge numa altura em que a companhia completa com êxito uma ampliação de capital de 72 milhões de euros, para impulsionar o seu crescimento.
A Bienzobas, líder em Espanha na prestação e gestão de serviços de oncologia médica, conta com uma crescente presença no México mas também em território nacional. Atualmente, a empresa é responsável pelo tratamento oncológico de mais de dois milhões de pessoas. É, por isso, uma referência em serviços de assessoria oncológica através de acordos com as principais seguradoras e grupos de saúde do país vizinho.
Com o objetivo de financiar esta aquisição, o Conselho de Administração da Atrys acordou a ampliação do capital a partir de contribuições em dinheiro e com a exclusão do direito de subscrição preferencial a 7 euros por ação sendo que, destes, 0,01 euros correspondem ao valor nominal e 6,99 euros a um prémio de emissão. Como resultado da amplicação, a Atrys emitirá 10 350 000 novas ações. Além dos novos Family Offices espanhóis, entraram também acionistas de referência da Atrys – como a Onchena, a Mayoral ou a Caser, além da própria equipa diretiva da empresa.
Para Santiago de Torres, presidente da Atrys, “esta ampliação de capital destaca a atratividade” da empresa “depois do seu salto para o Mercado Principal e confirma o interesse quer de investidores nacionais como internacionais que acompanham o ambicioso plano de crescimento”. “Estamos muito satisfeitos com esta operação e agradecemos especialmente o apoio dos investidores que já nos acompanhavam e que agora aumentam a sua participação”, refere.
A Atrys solicitará a admissão da negociação das novas ações na Bolsa de Valores de Madrid, Barcelona, Bilbau e Valencia, assim como a sua inclusão no Sistema de Interconexión Bursátil Español (SIBE), estando previsto que as mesmas sejam admitidas a negociação a 15 de junho e comecem a cotar no decorrer da semana.  
A colocação das novas ações foi levada a cabo mediante um processo de colocação privada acelerada realizada pelo Barclays Bank Ireland, o Andbank España, o Banco de Sabadell, o GVC Gaesco Valores e o Renta 4 Banco. A Mediobanca – Banca di Credito Finanziario S.p.A. atuou como assessor financeiro da empresa. A Linklaters atuou como assessor legal das entidades colocadoras; a Gómez-Acebo & Pombo Abogados foi responsável pela assessoria legal da Atrys.
Numa vertente estratégica, a incorporação da Bienzobas permite à Atrys completar e consolidar um modelo de Oncologia 360, pudendo aumentar a sua oferta assistencial aos pacientes, seguradoras e grupos hospitalares. Assim, a Atrys converte-se num dos principais grupos de oncologia, oferecendo a mais ampla capacidade clínica em medicina de precisão, prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro, facilitando os cuidados individualizados aos pacientes e apostando na inovação tecnológica.
A Bienzobas colabora com os principais grupos hospitalares e seguradoras em Espanha, otimizando os recursos oncológicos disponíveis. Também faz parte do aconselhamento de prescrição oncológica ajudando a tornar acessíveis aos pacientes os tratamentos mais inovadores, nas melhores condições de segurança e qualidade assistencial. Conta com uma rede de mais de 70 médicos oncologistas, especialistas em radioterapia e em onco-hematologia, que trabalham em mais de 40 hospitais e centros médicos.
Na vanguarda da prescrição de tratamento oncológico com base na evidência médico-científica de acordo com as normas internacionais e as principais agências reguladoras (EMA e FDA), a Bienzobas levou a cabo um processo de transformação digital com o objetivo de vincular o conhecimento e a prática médica, as principais normas internacionais e os dados de resultados clínicos dos pacientes, de modo a apoiar os profissionais médicos na tomada de decisões na sua prática assistencial. Neste sentido, a Bienzobas desenvolveu a sua própria plataforma tecnológica orientada para a otimização da gestão de saúde, com base no uso de sistemas e serviços cloud, que permite uma interação entre sistemas de historial clínico e a análise de um maior volume de dados para melhorar os cuidados personalizados a cada paciente.  
As novas tecnologias utilizadas pela empresa - como a Big Data, a Inteligência Artificial e a RPA (Automação Robótica de Processos) – permite uma maior eficiência dos processos, a análise avançada de dados e a realização de simulações e previsões em tempo real.
O conhecimento adquirido pela Bienzobas e a sua capacidade de gestão, unindo a estreita colaboração que mantém com os principais grupos de investigadores e respetivas unidades de ensaios clínicos, permite à empresa oferecer um serviço de oncologia médica totalmente individualizado e facilitar alternativas terapêuticas de acordo com as necessidades de cada paciente.
Com uma faturação de 30,62 milhões de euros em 2021, a Bienzobas está presente no México, país em que opera através da filiar Cuidarte. Esta companhia conta com uma clínica de tratamento do cancro da Cidade do México e com uma rede de mais de 50 médicos que presta serviços de tratamento oncológico a pacientes das principais sociedades médicas do país. La aquisição implica a entrada da Atrys no México, completando a sua presença em Espanha, Suíca, Portugal, Chile, Brasil, Colômbia e Perú.
Para Santiago de Torres, com esta operação a empresa converte-se “no primeiro grupo independente que oferece uma abordagem oncológica 360 e que conta com uma plataforma tecnológica baseada na inteligência artificial, aproximando a medicina de precisão aos pacientes”. “Reforçamos além disso a nossa liderança incorporando uma equipa de gestão que reúne talento e amplia a experiência na atividade assistencial da Oncologia Médica”, diz.
Até agora participada pelo fundo Nexxus Iberia, a Bienzobas reforça as principais áreas de negócio da Atrys: a prevenção, o diagnóstico e a radioterapia oncológica avançada., O preço da aquisição ascende aos 76,3 milhões de euros (dos quais, aproximadamente, 72,1 milhões serão garantidos efetivamente e 4,27 milhões serão pagos em espécie, mediante a entrega de ações da Atrys). Adicionalmente, acordou-se o pagamento de um preço contingente (earn out) de aproximadamente 18,1 milhões de euros, sujeito ao nível de EBITDA que a Bienzobas alcance no exercício de 2022.
A aquisição será financiada pela Atrys através de recursos próprios mediante um procedimento de colocação privada acelerada (accelerated bookbuild offering) dirigido exclusivamente a investidores qualificados, nacionais e estrangeiros.
Com esta aquisição, a Atrys dá assim continuidade à sua aposta na inovação aplicada à saúde e prossegue na rota do cumprimento do seu plano estratégico de crescimento, que contempla um volume de negócios proforma de 220 milhões de euros para o exercício 2022 e um EBITDA ajustado de 50 milhões de euros.
Nesta operação, a Atrys contou com a assessoria legal da Pinsent Masons e a Mediobanca – Banca di Credito Finanziario S.p.A. atuou como assessora financeira da empresa. Do seu lado, os vendedores foram assessorados pela EY España. A PwC España foi a empresa encarregue de realizar a Due Diligence.

Sobre a Atrys
A Atrys Health (BME:ATRY), fundada em 2015, é uma multinacional espanhola que oferece serviços de diagnóstico e tratamento médico de precisão. É pioneira no âmbito da telemedicina e da radioterapia de última geração. A empresa integra equipas com mais de dois mil profissionais, estando presente em Espanha, Portugal, Suíça e América Latina. A Atrys estrutura a sua atividade em torno de cinco unidades de negócio: telemedicina, oncologia, patologia, prevenção y big data. Através delas, leva a cabo tratamentos de radioterapia convencional e avançada, realiza exames de diagnóstico na sua própria rede de laboratórios, analisa de forma telemática exames de radiologia, cardiologia, oftalmologia e dermatologia, prestando ainda serviços de smart e big data e de gestão de dados ao sector da saúde. A empresa está cotada em bolsa (BME Growth - BME) desde 2016 e faz parte do índice IBEX MAB® 15. Para mais informações, visite www.atrys.pt

AVEIRO | COVID-19: ENTREGA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL ÀS IPSS

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) continua o seu trabalho atento de combate ao Coronavírus / Covid-19, com uma nova entrega na quantidade global de 18.700 unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 140 litros de gel desinfetante às 26 Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), realizada no dia 23 de maio.

Nestas entregas de EPI, que estão enquadradas na Ação 2 do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica 2022 / Operação Anti Covid-19 (PAAASE), distribuímos máscaras cirúrgicas (5.650 un.), máscaras FFP2 (1.430 un.), luvas (8.100 pares), fatos (545 un.), toucas (925 un.), protetores de sapatos (940 un.), batas (710 un.), aventais (400 un.) e gel desinfetante (140 litros).

Reiteramos o agradecimento público pelo excelente trabalho em prol da Vida da Nossa Boa Gente, dos Dirigentes, Profissionais e Voluntários das IPSS’s e dos Bombeiros, e desejando que tudo corra bem na Vida das Pessoas e das Instituições, nesta importante de monitorização e atenção no Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.


VOLTA A PORTUGAL FEMININA EM BICICLETA COM ETAPA DECISIVA EM AVEIRO

 

A segunda edição da Volta a Portugal Feminina em Bicicleta, que se realiza de 16 a 19 de junho, vai passar pelo Município de Aveiro, na última e decisiva etapa, no dia 19 (domingo).

A Câmara Municipal de Aveiro associa-se à Federação Portuguesa de Ciclismo na promoção e no reconhecimento da importância crescente do ciclismo feminino em Portugal, com a atribuição de um apoio financeiro no valor de 5.000€. Nesta que é a prova velocipédica mais importante do calendário da federação.

A partida para a etapa-rainha está agendada para as 12h15 de domingo, na Rua da Pega, num percurso de 104,7km que vai ligar Aveiro a Anadia.

A prova conta com a participação de cerca de 100 ciclistas, numa competição, que envolve os escalões de Elite, Sub-23 e Juniores

Volta a Portugal ensina-o a andar de bicicleta

Paralelamente, será desenvolvida uma iniciativa que visa ensinar pessoas a andar de bicicleta, e decorrerá no cruzamento da Rua da Pega com a Rua Condessa Mumadona, junto ao Cais da Malhada. Para além da vertente de ensino, esta iniciativa pretende também incentivar o uso da bicicleta como modo de transporte sustentável e a adoção de um estilo de vida mais saudável.

A atividade decorrerá no dia 19 de junho, entre as 10h e as 13h e entre as 15h e as 18h. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para efeitos de seguro. Mais informações e inscrições aqui.

Condicionamentos de trânsito

A Rua da Pega estará por isso vedada ao trânsito durante toda a manhã do dia 19 de junho e até às 12h45.

Por seu turno, a Rua Calouste Gulbenkian, a Avenida da Universidade e a Avenida Europa (no seu troço final, entre a rotunda junto ao Mercadona e a localidade de Verdemilho), estarão cortadas ao trânsito automóvel entre as 12h00 e as 12h45.


Comemoração em Castelo de Paiva: ACUP FESTEJOU NO FIM DE SEMANA 20 ANOS DE EXISTÊNCIA

 Vice – Presidente da CM enalteceu trabalho desenvolvido
 
ACUP – Associação dos Combatentes do Ultramar Português, com sede em Castelo de Paiva, festejou ontem na urbe paivense o seu 20º aniversário, realizando um conjunto de cerimónias e actos festivos, que juntou dezenas de antigos combatentes provenientes de várias associações congéneres, espalhadas pelo país. 
     
O inicio das festividades começou pela manhã no Largo do Conde, com uma concentração junto da Câmara Municipal, seguindo-se um desfie apeado até à Rotunda dos Combatentes, onde se entoou o Hino Nacional e concretizou a colocação de flores junto das lápides em jeito de homenagem e em memória daqueles 27 militares paivenses que tombaram na Guerra do Ultramar, terminando o programa com uma Missa na Igreja Paroquial de Sobrado, e um almoço de confraternização.
Na sua intervenção, Manuel Rodrigues, presidente da ACUP, evidenciou a satisfação da associação festejar esta efeméride, demonstrando dinâmica e capacidade de intervenção, realçando que, “ estes 20 anos de existência culminaram num trabalho de dignificação no apoio aos antigos combatentes e seus familiares ”, destacando ao mesmo tempo, o papel do Estado Português, que tantas vezes não tem correspondido na ajuda e colaboração necessária, na missão de procurar resolver os problemas daqueles que, da guerra ficaram com sequelas, no aspecto físico e psicológico.
O dirigente realçou a importância de manter parcerias e continuar a trabalhar em prol dos antigos combatentes, reclamando por isso mais apoio do Estado, para que todos os associados e ex-combatentes possam ser ajudados e a usufruir de uma vida mais digna e aconchegante.
Acompanhado da Vereadora Liliana Vieira, em representação da edilidade paivense, esteve nesta cerimónia o Vice-Presidente José António Vilela, que recordou o empenhamento e a luta travada pelos seus dirigentes para projectar ainda mais a associação a nível nacional, bem como enaltecer o excelente trabalho que tem sido desenvolvido junto dos ex-combatentes, ao nível do apoio nas mais diversas áreas de actuação cívica e social.
O autarca de Castelo de Paiva dirigiu palavras de felicitações aos dirigentes da ACUP, relevando a actuação meritória que tem sido protagonizada junto dos ex-combatentes e dos seus familiares, ajudando de alguma forma, a ultrapassar de situações de ordem traumática, vencer problemas graves de foro psicológico e minimizar a deficiência, destacando depois que a associação tem disponibilizado um importante serviço de apoio psicológico aos ex-combatentes e familiares.

O autarca de Castelo de Paiva dirigiu palavras de felicitações aos dirigentes da ACUP, relevando a actuação meritória que tem sido protagonizada junto dos ex-combatentes e dos seus familiares, ajudando de alguma forma, a ultrapassar de situações de ordem traumática, vencer problemas graves de foro psicológico e minimizar a deficiência, destacando depois que a associação tem disponibilizado um importante serviço de apoio psicológico aos ex-combatentes e familiares.

 José António Vilela sublinhou nesta jornada festiva de aniversário, a importância desta iniciativas da ACUP, porque se tratar de um justo reconhecimento e de uma pública homenagem aos 27 militares oriundos das freguesias paivenses que, em missão no Ultramar Português, tombaram em defesa da Pátria e que voltam a ser recordados num acto simples e singelo, mas carregado de grande emoção, sendo importante não esquecer o passado, e continuar a recordar aqueles que deram a vida ao serviço de Portugal, honrando e defendendo os ideais da Pátria em situações de extrema adversidade em cenários de guerra, que deixaram marcas profundas nas famílias portuguesas.
 
Carlos Oliveira

Apoio Social e Qualidade de Vida na Terceira Idade: CALDAS DA RAINHA DISTINGUIDA COMO “AUTARQUIA DO ANO”

 
O Prémio Autarquia do Ano - marca registada do Lisbon Awards Group - tem como objetivo homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.
Face às competências da Autarquia caldense e do trabalho que desenvolve junto da comunidade, população sénior e instituições, foi apresentada candidatura ao referido prémio na categoria Apoio Social, Subcategoria Qualidade de Vida na Terceira Idade.
À semelhança da realidade nacional, o Concelho das Caldas da Rainha também verifica um envelhecimento populacional,  o que origina cada vez mais e maiores desafios.
As questões relacionadas com o bem-estar físico e mental, as condições de vida, conforto, segurança, entre tantas outras, constituem-se como fundamentais para que exista uma maior e  melhor qualidade de vida dos idosos.
Torna-se imperativo que, numa perspetiva de responsabilidade e apoios partilhados, se disponibilizem respostas e serviços que vão de encontro às necessidades dos mais velhos.
O projeto apresentado nesta candidatura traduz isso mesmo. As respostas e serviços que o Município, individualmente ou em parceria com as Instituições do concelho, desenvolve em prol das necessidades e do interesse público.
É com muita satisfação e orgulho que o Município das Caldas da Rainha recebeu o prémio Autarquia do Ano, atribuindo um especial cumprimento, louvor e reconhecimento a todas as Instituições pelo trabalho que desenvolvem com os seus utentes e familiares.

Escritora do ensaio “Como matar o seu marido” condenada a prisão perpétua por matar o marido

 
Nancy Crampton Brophy, autora do ensaio "How to murder your husband" (Como matar o seu marido), foi condenada à prisão perpétua nos Estados Unidos pelo homicídio do seu companheiro.
Nancy Crampton Brophy, de 71 anos, terá o direito de optar pela liberdade condicional em 25 anos, segundo a decisão de um juiz do Oregon.
Os detalhes do caso foram abordados durante um mês de julgamento no qual a mulher foi acusada de ter comprado uma arma na internet para matar o seu marido e de receber milhares de dólares em seguros de vida.
A escritora, especializada em romances sentimentais com títulos chamativos como "O Inferno no Coração" ou "O Marido Errado", negou todas as acusações, insistindo que o facto de a sua carrinha ser vista nas câmaras de videovigilância perto do local do crime era porque ela estava a conduzir na busca de inspiração para os seus livros.
Quanto à parte de uma arma desaparecida, que a polícia diz ter sido usada no crime, garante que a comprou na procura de mais realismo, uma espécie de adereço, para escrever um livro. Também rejeitou a acusação de ter assassinado o marido para receber centenas de milhares de dólares em seguros de vida.
Os advogados da mulher, de 71 anos, indicaram a intenção de recorrer, de acordo com o jornal local “The Oregonian”.
Segundo o Ministério Público, Nancy Crampton Brophy estava com problemas financeiros quando matou o marido com duas balas no coração, em junho de 2018 na escola de culinária onde ele dava aulas.
Os estudantes iriam encontrar Daniel Brophy, 63 anos, no chão de uma sala de aula.
A esposa foi presa em setembro desse ano e está detida desde então.
No julgamento, o procurador Shawn Overstreet apresentou as provas que mostram, disse, que a arguida tinha cometido o homicídio.
"Não se trata apenas do dinheiro. É sobre o estilo de vida que ela queria, que Dan não podia proporcionar", disse o procurador.
No tribunal, Nancy Crampton Brophy negou as alegações, dizendo que os seus problemas financeiros eram uma história antiga.
"Financeiramente, estava melhor com Dan vivo do que morto", afirmou, questionando sobre o móbil do crime e considerando que a história (da sua acusação) tinha falhas.
O ensaio "Como matar o seu marido" é dedicado à arte e à forma de se livrar de um cônjuge sem ser incomodado pela justiça e diz que as armas de fogo são "barulhentas, confusas e exigem alguma perícia".
 
Fonte: MadreMedia
Foto: Multnomah County Sheriff's Office / AFP

Silves | CONCURSO DESAFIOS D’ ESCRITA JÁ TEM VENCEDEOR

 
O Município de Silves continua a promover o gosto pela leitura e pela escrita com Concurso Desafios d’ Escrita.
 
A escolha da redação sobre a temática “Liberdade” recaiu sobre o texto de Francisca Guerreiro, do Polo de Educação ao Longo da Vida de Silves. Em segundo lugar ficou o texto realizado por Maria Clara Soares, do Polo de Educação ao Longo da Vida de Pêra, e o terceiro lugar foi atribuído a Joaquina Guerreiro, do Polo de Educação ao Longo da Vida de São Marcos da Serra.
 
Parabéns a todos os participantes!

COVILHÃ: MARCHAS POPULARES ESTÃO DE REGRESSO

As Marchas Populares vão animar novamente a cidade da Covilhã, depois de uma pausa de dois anos provocada pela pandemia. A festa volta às ruas com a participação do Grupo Desportivo Águias do Canhoso, CCD Oriental de São Martinho, Junta de Freguesia do Tortosendo, CCD Académico dos Penedos Altos, Grupo Recreativo Vitória de Santo António e Grupo Desportivo da Mata.

A Câmara da Covilhã vai apoiar com 4 mil euros as entidades envolvidas no desfile, que vai ligar o Campo das Festas à Praça do Município no dia 18 de junho e, posteriormente, no dia 25 de junho apresentam-se no Complexo Desportivo da Covilhã.

Para o Presidente da Câmara da Covilhã, este evento representa “um suplemento de energia e de ânimo depois de um longo período de pandemia”. Vítor Pereira sublinhou ainda” o papel determinante dos grupos participantes, que estão a colocar todo o seu empenho nos preparativos das suas Marchas”.

A Câmara da Covilhã vai investir cerca de 50 mil euros, um valor que será distribuído entre os grupos participantes e a logística da organização.

As Marchas Cidade da Covilhã são uma das maiores festas populares do nosso concelho.

Temas das Marchas Populares:
  • Grupo Desportivo Águias do Canhoso – “A Hora do Chá”
  • CCD Oriental de São Martinho – “Num Cenário de Ternura, uma Marcha de Sonho”
  • Junta de Freguesia do Tortosendo – “A Marcha do Tortosendo”
  • CCD Académico dos Penedos Altos – “Tesouros de Portugal”
  • Grupo Recreativo Vitória de Sto. António – “Covilhã, Cidade Arco-Íris”
  • Grupo Desportivo da Mata – “Dos Lanifícios à Universidade”


Aveiro | Café de Ciência sobre a transição para a parentalidade em tempos de pandemia

 
Amanhã, 15 de junho, às 15h00, acontece online mais uma conversa do ciclo de Cafés de Ciência “Comunidades Saudáveis”. Marília Rua e Sandra Rodrigues, investigadoras da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), são as convidadas desta conversa sobre a transição para a parentalidade em tempos de pandemia.
 

A gravidez e a transição para a parentalidade são um período marcante na vida do casal. A DGS preconiza um programa de apoio para a promoção de competências parentais e para a vivência deste período de forma saudável, mas a pandemia por COVID-19 interrompeu este programa.
Por forma a dar resposta a esta necessidade dos casais, o Projeto UaCuida (re)estruturou-se realizando várias iniciativas, nomeadamente, “e-colóquios de Barriguitas”.
 

A este propósito, Marília Rua, da ESSUA e do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), e Sandra Rodrigues, da ESSUA, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) e da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde (UICISA-E), irão abordar este tema da transição para a parentalidade, bem como dar a conhecer melhor este programa de intervenção.
 
Esta conversa acontece em formato online e tem participação livre. Mais informações disponíveis aqui
 
Esta é uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, da Escola Superior de Saúde e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto "Comunidades Saudáveis", financiado pela Ciência Viva.

Projunior Aveiro vai coroar campeões sub-20 do Junior Tour

Foto:Maria Salgado (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)
Aveiro 14/06/2022) – Os campeões nacionais se surf juniores vão ser coroados de 2 a 3 de Julho na praia de São Jacinto, no Projunior Aveiro. Os títulos mais relevantes da modalidade em fase anterior à carreira sénior vão ser decididos na segunda e última etapa do Junior Tour, circuito que regressou em 2022 após sete anos de ausência.

Com um calendário provisório que previa a realização de uma terceira etapa em Novembro, o Junior Tour foi reduzido para duas etapas, o que vai antecipar a decisão dos títulos nacionais da categoria.

Francisco Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Surfistas
“Com o devido enquadramento na agenda desportiva mas também com a visão que temos no médio prazo para o Junior Tour, o regresso da competição dedicada aos melhores surfistas nacionais de até 20 anos, fica apenas com 2 etapas na temporada de 2022. O nosso objetivo era serem 3 etapas, o qual não atingimos, mas vamos agora focar nos trabalhos para o ano seguinte de forma a concretizar os nossos planos. É conhecido por todos que queremos fazer crescer esta plataforma competitiva com o mesmo esforço e empenho que foram aplicados nos últimos 10 anos de desenvolvimento da Liga MEO Surf. Boa sorte a todos os surfistas que vão agora inscrever-se para o Projunior de Aveiro a realizar-se nas ondas de São Jacinto.”

Depois da etapa inaugural que aconteceu no Porto e Matosinhos, os melhores juniores nacionais descem até Aveiro para a etapa de todas as decisões. Martim Nunes e Maria Salgado chegam a Aveiro na liderança do ranking masculino e feminino, respetivamente, e, por isso, na frente da corrida pelos títulos.

Nos primeiros dias de Julho todas as atenções vão estar centradas em Aveiro, uma das zonas com maior cultura surfista do centro do país e que reentra, desta forma, no mapa dos principais eventos do surf nacional, recuperando a forte tradição vivida na região nos anos 90. O Projunior Aveiro é uma etapa organizada em parceria entre o Município de Aveiro e a Associação Nacional de Surfistas.

A ação do Projunior Aveiro poderá ser acompanhada através de sistema de live scores em ansurfistas.com.

A 2.ª e última etapa do Junior Tour é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, o apoio local do Centro de Alto Rendimento de Surf São Jacinto, e o apoio técnico da Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com


Marinha Grand | VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA DE CÃES

 A Câmara Municipal da Marinha Grande realiza a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica de cães, nas três freguesias do concelho, nos dias 20, 21, 23 e 24 de junho.

A calendarização é a seguinte:

  • 20 de junho . 09h30 . Mercado de Vieira de Leiria
  • 20 de junho . 11h00 . Junto à Capela da Passagem
  • 21 de junho . 10h00 . Mercado da Praia da Vieira
  • 21 de junho . 14h30 . Largo da Capela da Garcia
  • 21 de junho . 15h30 . Coletividade do Pilado
  • 23 de junho . 09h30 . Coletividade das Trutas
  • 23 de junho . 10h30 . Coletividade do Pero Neto
  • 23 de junho . 14h30 . Coletividade de Picassinos
  • 24 de junho . 10h00 . Estaleiro da Junta de Freguesia da Moita.
Para além destes dias, é assegurada a vacinação e a identificação de cães, no Centro de Recolha Oficial, situado na Estrada da Garcia, todas as quartas-feiras, das 10h00-12h30.

Esta iniciativa insere-se na campanha oficial de vacinação antirrábica e de controlo de outras zoonoses, pelo que, os detentores de cães com mais de três meses de idade relativamente aos quais não se prove possuírem vacina antirrábica válida, deverão diligenciar a vacinação pelo Médico Veterinário Municipal, ou por qualquer Médico Veterinário de sua escolha.

O proprietário do animal deve vir munido do Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e Número de Identificação Fiscal para o preenchimento dos documentos do animal.

Os valores inerentes à prestação destes serviços são:
Vacinação antirrábica (Taxa única E) – € 10,00;
Boletim sanitário de cães ou gatos – € 1,00;
- Identificação eletrónica (inclui o valor do impresso) - Registo SIAC (Artigo 2.º da Portaria n.º 346/2019 de 3 de outubro) – € 2.50.

AVEIRO EM MADRID COMO BOM EXEMPLO DA GESTÃO DOS IMPACTOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, participa esta terça-feira, 14 de junho, na 5.ª Edição do Fórum das Cidades de Madrid, sob o tema: “Projetos Urbanos das Cidades Ibéricas”, que se realiza no IFEMA, em Madrid, Espanha.

Ribau Esteves dará testemunho do bom exemplo de Aveiro na gestão da sua orla costeira, no contexto dos impactos provocados pelas alterações climáticas, levando até Madrid o modelo de gestão das marés na Ria de Aveiro, o recentemente qualificado Cais do Sal (antiga Estrada Dique), que vem garantir a proteção a longo prazo do Centro da Cidade de Aveiro a perigos de cheias e inundações, o desassoreamento da Ria de Aveiro e do projeto para a Defesa Primária do Baixo Vouga Lagunar, entre outros.

Neste evento, participam as Cidades da Rede Cencyl, sendo que para além de Aveiro, estarão também representadas as Cidades de Viseu, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, para exporem as suas diferentes iniciativas de combate aos desafios climáticos no contexto da descarbonização e neutralidade climática urbana.

A quinta edição do Fórum das Cidades de Madrid 2022, organizado pelo IFEMA Madrid, no seu parque de exposições, de 14 a 16 de junho, conta com uma programação intensa. No IFEMA, em apenas três dias, será possível assistir a 50 mesas redondas, englobadas em 24 sessões temáticas e quatro eixos de debate: Planificação Urbana, Renaturalização, Cidades para habitar e Economia circular.

Por outro lado, o financiamento de projetos urbanos, a qualidade de vida das pessoas e o intercambio de boas práticas, são as grandes linhas transversais, presentes ao longo de todo o programa.


O que é a Rede Cencyl?

A Rede de Cidades Cencyl é um projeto apoiado pela União Europeia, que junta as cidades do Centro de Portugal e de Castela e Leão próximas do eixo rodoviário E-80 (A 25-A62), nomeadamente Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, em cooperação e com um modelo de gestão transfronteiriça, para fazer frente aos principais desafios e oportunidades de desenvolvimento sustentável e de alterações climáticas no espaço urbano.


Comunidade de Penacova mobiliza-se para a luta contra o cancro

“Todos por Todos” é um dos lemas da iniciativa do NRC que visa a promoção da educação para a saúde e de estilos de vida saudável, na luta contra o cancro. O desafio decorre na freguesia de Friúmes (Penacova) através de uma caminhada solidária, que se realiza a 3 de julho.

“Todos Por Todos” é o lema da iniciativa de voluntariado comunitário a decorrer em toda a Região Centro. Penacova, através do seu Grupo de Voluntariado Comunitário da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), associa-se a esta iniciativa, promovendo uma caminhada solidária na freguesia de Friúmes, a decorrer a 3 de julho (domingo), a partir das 16h00. A concentração far-se-á junto à Igreja Matriz de Friúmes, pelas 15h30. No final (cerca das 18h00), os participantes podem juntar-se ao lanche partilhado.

A ação decorre no âmbito do voluntariado comunitário ativo e próximo das comunidades locais do Núcleo Regional do Centro da LPCC, e visa contribuir para a promoção da educação para a saúde, promoção de estilos de vida saudável na luta contra o cancro, assim como para a divulgação das iniciativas e dos serviços da Liga de apoio ao doente oncológico e à família.

As inscrições, no valor solidário de 5 euros, incluem uma T-shirt e podem ser feitas junto dos voluntários do Grupo de Voluntariado Comunitário de Penacova.

Esta atividade “Todos Por Todos” conta com o apoio da Câmara Municipal de Penacova e União de Freguesias de Friúmes e Paradela.