terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Evento realizou-se em 17 de dezembro | Presidente da Câmara de Cantanhede promoveu convívio de Natal com funcionários aposentados




A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, promoveu um encontro com os funcionários aposentados para assinalar o Natal “em confraternização com aqueles que fazem parte desta grande família constituída pelos que trabalham ou já trabalharam na autarquia”. O convívio realizou-se ontem, 17 de dezembro, ao final da tarde, depois da celebração de uma missa por sufrágio dos colegas já falecidos, na Igreja Matriz de Cantanhede.
Nos Paços do Concelho, os cerca de 50 participantes visitaram o presépio instalado no átrio do edifício e a Galeria dos Presidente de Câmara, a que se seguiu, no Salão Nobre, a projeção de um filme sobre os autarcas que presidiram ao Município e a atuação da Tuna dos Serviços Sociais.
Na mensagem que dirigiu aos presentes Helena Teodósio lembrou o Natal como “o período especialmente motivador para o reencontro com aqueles a quem devemos respeito e consideração, neste caso as pessoas que, com o seu trabalho e dedicação, honraram a Câmara Municipal ao longo de muitos anos. O prestígio da instituição é resultado de uma herança que se renova de geração em geração e os que são agora fiéis depositários dessa herança têm o dever de dar testemunho de reconhecimento aos que lhes antecederam”.
A presidente da Câmara de Cantanhede anunciou o seu propósito de “promover mais iniciativas que fomentem o encontro dos funcionários que já não estão no ativo” e apelou “à participação de todos, de modo a manter mais vivo ainda um vínculo que nós sabemos que nunca se apaga”, tendo terminado a sua alocução a manifestar “votos de
um Natal muito feliz e um Ano Novo de prosperidade”.
O convívio terminou em ambiente descontraído à volta da mesa onde foi servido um lanche, durante o qual foi ainda distribuída uma lembrança aos participantes.

Proposta do PSD foi aprovada por unanimidade | Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou moção em “Defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – Por Serviços de Saúde de Qualidade no Município de Cantanhede”


A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, por unanimidade, uma moção apresentada pela bancada do PSD em “Defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – Por Serviços de Saúde de Qualidade no Município de Cantanhede”.
No texto submetido a votação do órgão deliberativo da autarquia na reunião plenária de 14 de dezembro refere que “o SNS é um pilar da democracia e um pilar para a coesão e progresso social” e enaltece “as posições públicas que a Senhora Presidente da Câmara Municipal tem vindo a assumir, reclamando da tutela a resolução de várias situações que comprometem gravemente a qualidade dos serviços de saúde prestados aos munícipes” de Cantanhede.
A esse respeito, são referidas “as diligências efetuadas pela Dr.ª Helena Teodósio junto do Ministério da Saúde, para que sejam equacionadas as melhores soluções para os problemas que têm vindo a acentuar a degradação dos serviços de saúde no concelho de Cantanhede”, objetivo que de resto consta do pedido de audiência endereçado à Ministra da Saúde pela autarca.
São vários os casos preocupantes já sinalizados pela líder do executivo camarário nas reuniões que tem mantido com os agentes do setor e os representantes das forças políticas, entre os quais “a necessidade de estabilização urgente do quadro de pessoal do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, sobretudo do corpo médico, de modo melhorar os serviços e otimizar o bloco operatório, e avançar rapidamente com medidas que ponham cobro à escassez de valências cirúrgicas e à oferta limitada de consultas de especialidades, sem esquecer a necessidade urgente de melhorar as condições de trabalho em algumas áreas desta unidade hospitalar”.
Por outro lado, é reivindicada “a resolução imediata dos problemas de funcionamento da consulta aberta no Centro de Saúde, que nesta altura não responde às necessidades da população, o que torna absolutamente indispensável a implementação de um atendimento de urgência com mais médicos, com um horário mais alargado e com disponibilidade de meios complementares de diagnóstico”.
Na moção é também apontada “a falta de médicos nas unidades de saúde familiar e nas extensões de saúde, o que gera enormes carências nas respostas às populações, que assim ficam diminuídas ou mesmo desprovidas de acesso a cuidados básicos de saúde”, situação que carece de “resolução inadiável, bastando para isso que a Administração Regional de Saúde do Centro cumpra com o que se comprometeu no protocolo que celebrou há alguns anos com a Câmara Municipal”.
Enaltecendo “a existência dos Postos de Atendimento de Cuidados de Enfermagem, uma resposta social criada e financiada pelo Município de Cantanhede ao abrigo de um protocolo que envolve também as juntas das freguesias que não possuem extensões de saúde”, o documento dá voz ao lamento sobre o facto de “a ARS-Centro não estar a cumprir com o que acordou com a Câmara Municipal relativamente ao seu funcionamento e também que nada tenha sido feito para que possam ser criados mais três postos de enfermagem onde realmente fazem falta”.
Finalmente, na moção é defendida a manutenção do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais como uma unidade hospitalar de referência a nível nacional, e dá conta da “apreensão e preocupação sobre o futuro que a tutela reserva para esta unidade, sobretudo quanto ao seu estatuto e quanto ao financiamento das obras programadas para aumentar o número de camas”, reclamando ainda “a estabilização do quadro de pessoal do CMRRC - Rovisco Pais, de modo a melhorar os serviços”.

Eu, Psicóloga | 8 Passos Para Enfrentar Seus Medos e Ser Bem-sucedido Na Vida



É normal termos medos. Mas, todos sabemos que o medo é algo que nos impede de alcançar nossos objetivos e, portanto, o sucesso que desejamos. Então, como posso enfrentar meus medos?

Seja o que for que nos assusta, existem algumas técnicas que podem nos ajudar a lidar com nossos medos e ansiedade. Antes de mais nada, no caso de você sofrer de alguma fobia ou trauma forte, a melhor escolha é procurar ajuda profissional pois, assim, será devidamente orientado a realizar o tratamento ideal para esses casos.

1. Tire seu tempo

Quando o medo ou a ansiedade nos inundam é muito difícil pensar com clareza. Para resolver este caso, o primeiro passo a tomar é reservar tempo para que a intensidade dessas emoções seja aliviada e nos e assim permitir que nossos pensamentos fluam melhor.

Se nos afastarmos da preocupação que produz ansiedade por alguns minutos, podemos acalmar nossos espíritos e pensar melhor quais alternativas temos.

2. Respire

Se começarmos a perceber como o medo começa a nos afetar fisicamente (como aumento da frequência cardíaca, aumento do suor, palpitações no coração, entre outras coisas), a melhor opção é tentar não combater esses sintomas porque, ao contrário do que acreditamos, isso só facilitará para que acabemos sendo vítimas deles.

Nesses casos, a alternativa mais eficaz é ficar onde estamos, sentir esse medo sem deixar que ele nos domine, colocando a palma da mão no estômago e respirando lenta e profundamente. O objetivo é ajudar nossas mentes a se acostumar e a enfrentar a situação. 

3. Enfrente seus medos

Evitar nossos medos somente serve para os fazer crescer e nos assustar.
Quando se tratam de medos cotidianos, a melhor saída é encararmos, eles devem começar a desaparecer.

4. Tente imaginar o pior

Outra das técnicas que são muito úteis para enfrentar nossos medos é imaginar qual é o pior que pode acontecer e também analisar as reais possibilidades de que isso realmente aconteça.

Além de estar mais consciente de que, certamente, não há risco real, podemos desenvolver possíveis estratégias de ação para as diferentes batalhas que travamos.

5. Visualize um lugar seguro

Quando começamos a sentir que o medo invade nosso corpo e mente, podemos ter um pequeno espaço de tempo para fechar os olhos e imaginar que estamos em um lugar seguro e calmo. Durante este período de tempo, deixamos que os sentimentos positivos que este lugar nos transmite nos acalme e nos faça relaxar.

6. Fale com alguém

Compartilhar nossos medos com outras pessoas pode nos ajudar a tirar muito peso de nossos ombros e nos permitir enxergar diferentes pontos de vista sobre o que está acontecendo conosco. Se não pudermos compartilhá-los com um parente, amigo ou pessoa de confiança, não devemos hesitar em consultar um psicólogo.

7. Evite fugir da realidade

Muitas pessoas recorrem ao álcool ou às drogas para escapar da realidade e aliviar o sentimento de medo ou ansiedade. No entanto, isso só piorará a situação.

8. Dê a si mesmo uma recompensa

Finalmente, quando você estiver conseguido enfrentar seu medo, dê a si mesmo um tratamento ou uma recompensa. Não importa se as coisas não foram como você queria ou esperava, o fato de ter superado seu medo o torna uma pessoa mais corajosa e isso é algo que deve ser recompensado.

CANTANHEDE: Exposição “Nasceu um menino… Mostra de presépios de cortiça” de Samuel Machado

O grande Presépio de Cortiça

18 Dezembro 2018 a 6 Janeiro 2019
Local: Átrio dos Paços de Concelho - Cantanhede
Promotor: Município de Cantanhede
O presépio de cortiça surgiu em 2014 e ganhou vida com as primeiras casas construídas através da reciclagem de rolhas de cortiça. A cada ano que passa as construções vão aumentando e, atualmente, a instalação conta, para além do presépio, com um número significativo de estruturas distribuídas por casas, lojas, moinhos, estábulos e castelo. Embora o material predominante seja a cortiça, a montagem do presépio conta também com musgo natural, areias, casca de pinheiro e outros materiais recolhidos na natureza. As figuras e animais que terminam a montagem deste grande presépio são também recicladas, na sua grande maioria brinquedos com os quais já não se brincava mais.
O Grande Presépio de Cortiça difere dos restantes criados por Samuel Machado não só pela utilização das rolhas de cortiça como matéria-prima, mas também pelo detalhe das decorações que ao longo dos últimos anos enriqueceu os cenários criados.

Confraria Nabos e Companhia distinguida pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas

A confraria Nabos e Companhia foi galardoada com o prémio Boas Práticas para a Valorização da Gastronomia, atribuído pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, em parceria com a Turismo Centro de Portugal, em cerimónia ocorrida no passado dia 15 em Condeixa. O premio foi entregue pela Dr. Olga Cavaleiro, presidente das Federação e pelo Dr. Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.
Este prémio destina-se a premiar a confraria cujo trabalho, esforço e desempenho no decorrer de um triénio mais valorize a transversalidade da gastronomia portuguesa. São avaliadas as boas práticas desempenhadas pelas confrarias nas vertentes de divulgação de produto ou receita, da recolha e inventariação das tradições culturais associadas à gastronomia local, aa promoção de processos que visam garantir a autenticidade e genuinidade dos produtos, de estímulo à associação entre o património gastronómico e o património histórico e arquitectónico e do Envolvimento da Confraria com a comunidade local na realização de actividades que promovam o entrosamento entre ambas.
Para a Confraria “o prémio honra a forma como nos empenhamos nas inúmeras actividades que patrocinamos e em que participamos e faz-nos sentir bem com nós próprios e com o trabalho que fazemos em prol da gastronomia, da cultura e da sociedade. É o resultado de um trabalho continuado, com objetivos bem delineados por uma equipa coesa, de onde se aproveita o melhor de cada um. Estão de parabéns todos os confrades e a comunidade em que nos inserimos.”

Natal saudável com gastronomia light é proposta do Vila Galé Sintra

Bolo-rei vegan, rabanadas light e filhoses no forno são opções
Consoada saudável é no hotel Vila Galé Sintra
Este ano, a Vila Galé propõe uma consoada inteiramente saudável no novo Vila Galé Sintra – Resort Hotel, Conference & Revival Spa, inaugurado em abril e que se distingue pela sua oferta de gastronomia gourmet light e de baixo teor calórico.

Sendo um healthy lifestyle hotel, que pretende promover um estilo de vida saudável, no Natal não podiam faltar opções para quem é adepto de uma alimentação equilibrada, mas não quer abdicar das iguarias natalícias.

“Houve a preocupação de criar cartas com as propostas típicas da quadra, porém confecionadas de forma mais saudável ou com produtos menos calóricos. Mas sem comprometer o sabor. Fazia todo o sentido ter esta oferta diferenciada tendo em conta o posicionamento do Vila Galé Sintra, que é um hotel dedicado à saúde e bem-estar, onde a alimentação equilibrada é um dos elementos principais”, afirma a nutricionista do hotel, Ana Pinto, que acompanhou a elaboração dos menus de Natal desta unidade de cinco estrelas.

“Temos filhoses, mas são feitas no forno. As rabanadas são light e os sonhos são integrais. Já o bolo-rei é vegan”, exemplifica Ana Pinto.

Canja de bacalhau seco com ovos de codorniz e poejos, queijos light, sementes digestivas, lombo grelhado com manga, espadarte grelhado com molho de pesto ou couscous de legumes são algumas das opções incluídas no buffet de 24 de dezembro do restaurante Versátil, além das sobremesas já referidas (cardápio completo aqui).

A 25 de dezembro, haverá cabrito assado, bacalhau com camarão em crosta de amêndoa, peito de peru com castanhas salteadas ou stroganoff de legumes, entre outros pratos (menu completo aqui).

Quanto ao restaurante Inevitável, com opções à la carte, refiram-se os lombos de bacalhau confitado com grelos salteados e mousse de grão ou o peito de peru recheado com ameixa, chipolata e molho de alecrim. E pera assada com frutos secos e iogurte grego light em carpaccio de laranja ou farófia de limão em leite-creme light caramelizado como sobremesas (carta completa aqui).

Ambos os restaurantes estarão abertos para hóspedes do hotel e para clientes que não estejam alojados. Quem pretenda ficar alojado, o preço por noite num quarto duplo standard com pequeno-almoço é desde 120€.

Novo vídeo promove Natal saudável
Nesta lógica, e precisamente para incentivar um ‘Natal Saudável’, a Vila Galé elaborou um vídeo de Boas festas sobre o tema, inteiramente filmado no hotel Vila Galé Sintra, que pode ser visto aqui.

No Vila Galé Sintra - Resort Hotel, Conference & Revival Spa, na Várzea de Sintra, pretende-se promover um estilo de vida saudável. Uma das propostas mais inovadoras é o seu Revival Medical Spa, uma parceria entre a Vila Galé e a Cintramédica. Aqui, disponibilizam-se vários programas médicos – detox, para perder peso, anti-aging, anti-smoking, pós-parto, kids, energie, relax, just for you.

A possibilidade de realizar consultas de diferentes especialidades e análises clínicas no hotel, as propostas gastronómicas de baixo teor calórico e as atividades físicas oferecidas diariamente aos hóspedes são outros elementos diferenciadores.


Quinta Natal da Ass. Paralisia Cerebral de Coimbra a 19, 20 e 21 de Dezembro

FORMAÇÃO DA APCC MOSTRA-SE EM TRÊS DIAS DE ‘QUINTA NATAL’, NA QUINTA DA CONRARIA
A Quinta da Conraria, em Ceira, vai transformar-se na Quinta Natal da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), um evento de celebração da quadra natalícia, mas também de demonstração das diversas áreas e produtos da Formação da instituição.
A iniciativa, que terá lugar nos dias 19, 20 e 21 de Dezembro, é aberta ao público e permitirá dar a conhecer à comunidade as aprendizagens realizadas ao longo do ano pelos formandos.
Haverá, desta forma, oportunidade para visitar o Mercado de Natal e adquirir peças de artesanato ou diversos produtos naturais produzidos na Quinta da Conraria, mas também brinquedos e livros em segunda mão, e ainda recorrer à Fábrica dos Embrulhos, onde se poderão comprar postais e embrulhos pré-preparados, ou assistir à Formação ao Vivo, com demonstrações relacionadas com as diversas áreas formativas.
A Quinta Natal da APCC será aberta oficialmente às 11H00 de 19 de dezembro, dia em que se prolongará até às 16H00. No dia seguinte, funcionará no horário entre as 09H30 e as 16H00, com destaque para a apresentação de uma peça de teatro pelos formandos às 15H00, e no dia 21, dia do encerramento, entre as 09H30 e as 13H00.
A Formação da APCC abarca áreas como mecânica automóvel, jardinagem, cozinha, informática, animação sociocultural, entre muitas outras. Trata-se de uma oferta formativa alargada e certificada, com níveis de qualidade elevados e distinguidos por diversas entidades nacionais e europeias.
A APCC dinamiza um Centro Qualifica (que permite obter um certificado do 9º ano, do 12º ano ou um certificado profissional), formação especializada, formação profissional e qualificação de pessoas com deficiência e incapacidade, e ainda formação para desempregados.

Funcionários do Município de Anadia recebem formação em Suporte Básico de Vida e DAE

Resultado de imagem para Município de Anadia
O Município de Anadia proporcionou, no passado sábado, dia 15 de Dezembro, aos funcionários adstritos às instalações desportivas municipais, mais uma ação de formação em Suporte Básico de Vida e DAE - Desfibrilhação Automática Externa, a qual foi ministrada por um técnico especializado do INEM, com a duração de sete horas.
O objetivo foi dar a conhecer os procedimentos específicos definidos nas recomendações sobre reanimação, em caso de paragem cárdio-respiratória, assim como a forma correta de operar o desfibrilhador automático.
Para além da parte teórica, os funcionários municipais tiveram ainda uma vertente mais prática, onde puseram em ação prática os conhecimentos adquiridos, tendo no final recebido um Certificado com indicação do programa e das competências adquiridas, que os habilita a operar o desfibrilhador automático, em caso de necessidade.
De referir que o Centro de Alto Rendimento – Velódromo Nacional encontra-se equipado com um desfibrilhador automático, sendo intenção do Município adquirir mais aparelhos para equipar outras instalações municipais

VAGOS: Reunião Ordinária Pública a 20 de Dezembro de 2018

A próxima reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Vagos, realiza-se, esta quinta-feira, dia 20 de Dezembro, pelas 18h00, no edifício sede da Junta de Freguesia de Vagos e Santo António.
É importante realçar que estas reuniões decorrem nas terceiras quintas-feiras de cada mês, em horário e local a anunciar.
Pretende-se, com esta iniciativa, criar uma maior proximidade com os munícipes vaguenses, permitindo aos mesmos a possibilidade de assistir e intervir nas reuniões.
Destacam-se os seguintes pontos da ordem do dia da reunião:
  • Zonas de estacionamento de duração limitada na circunscrição territorial da freguesia de Vagos e Santo António
  • Mercado do peixe da Praia da Vagueira
  • LCPA – Lei dos compromissos e pagamentos em atraso
  • Contração de empréstimo bancário de médio e longo prazo
  • Concessão de benefícios sociais aos trabalhadores e seus familiares
  • Intervenção de correção torrencial – Levadas do Boco
  • Intervenção do público

Governo endividou-se em 18,6 biliões de meticais para financiar as gasolineiras em Moçambique

Apesar de ter terminado o subsídio directo às gasolineiras o Governo de Filipe Nyusi continua financia-las para garantir a disponibilidade de gasolina, gasóleo, gás de cozinha e petróleo. O @Verdade apurou que só entre Janeiro e Setembro o Executivo endividou-nos em 18,6 biliões de meticais para “abertura de garantias junto do Sindicato Bancário (BIM/BCI) para servir de colateral na importação de combustíveis”.
Durante mais de uma década os sucessivos governos do partido Frelimo concederam às gasolineiras presentes no mercado moçambicano subsídios como forma de manter os preços controlados artificialmente. Em mais um dos impactos da crise, que foi precipitada pela descoberta das dívidas ilegais, em 2017 o Governo foi forçado a suspender essas compensações as variações dos preços de importação no entanto tinha acumulado mais de 4,5 biliões de meticais por pagar que acabou transformando em Dívida Pública Interna.
Adicionalmente, em finais do ano passado, o Executivo anunciou também ter decidido parar de negociar as garantias bancárias necessárias para a importação de combustíveis passando dessa altura em diante as empresas gasolineiras a assumir todas etapas do negócio de aquisição e venda de gasolina, gasóleo, petróleo de iluminação e jet no território nacional.
Contudo o @Verdade descobriu que esse anúncio não passou de propaganda falaciosa pois os Relatório de Execução Orçamental(REO) de 2018 indicam que não só o Governo continua envolvido no processo como desde o início do ano aumentou a Dívida Pública Interna em 18,6 biliões de meticais para que as gasolineiras importassem os combustíveis que vendem aos moçambicanos a preços cada vez mais altos.
“Ainda neste período, foi contraído junto do Banco de Moçambique um crédito de 6.200,0 milhões de Meticais destinado a abertura de garantias junto ao Sindicato Bancário (BIM/BCI) para servir de colateral na importação de combustíveis, a ser amortizado até ao final do exercício, isento de juros” pode-se ler no REO do primeiro trimestre deste ano.
Relatório de Execução Orçamental Janeira a Março de 2018
Entre Abril e Junho de 2018 o Executivo voltou a contrair, “junto do Banco de Moçambique um crédito de 6.200,0 milhões de Meticais destinado a abertura de garantias junto do Sindicato Bancário (BIM/BCI) para servir de colateral na importação de combustíveis, a ser amortizado até ao final do exercício, isento de juros”, indica o Relatório de Execução Orçamental.
Relatório de Execução Orçamental Janeira a Junho de 2018
No terceiro trimestre, “foi contraído junto do Banco de Moçambique um crédito de 6.200,0 milhões de Meticais destinado a abertura de garantias junto do Sindicato Bancário (BIM/BCI) para servir de colateral na importação de combustíveis, a ser amortizado até ao final do exercício, isento de juros”, descortinou o @Verdade no REO relativo a esse período.
Relatório de Execução Orçamental Janeira a Setembro de 2018
Bancos comerciais deixaram de aceitar as Garantias bancárias do Governo
Confrontando com estes factos o o ministro da Economia e Finanças explicou ao @Verdade, em Maio último, que: “Para emitir a carta de crédito de importação precisamos que o Estado deposite o dinheiro, não é só emitir garantias”, deixando evidente que os bancos comerciais deixaram de aceitar os avales que o Governo emite.
“Portanto fomos buscar, usando o direito que nós temos ao abrigo da lei orgânica do banco (central), no fim o saldo será zero porque de facto só está no caso dos importadores não conseguirem pagar, mas não é um subsídio aos combustíveis”, aclarou o ministro Adriano Maleine.
Entretanto o Banco de Moçambique alerta no seu último comunicado de 2018 que “A dívida pública interna continua elevada”.
Grande parte desse endividamento é com os bancos nacionais. “Informação de Novembro indica que o fluxo da dívida pública interna contraída com recurso a Bilhetes do Tesouro, Obrigações do Tesouro e adiantamentos do Banco de Moçambique aumentou, desde o último CPMO, em 3.759 milhões de meticais, passando o saldo para 112 biliões de meticais (o equivalente a 12,8 por cento do PIB). Os montantes acima não tomam em consideração outros valores de dívida pública interna, tais como contratos mútuos e de locação financeira, assim como responsabilidades em mora”, refere o comunicado do Comité de Política Monetária do banco central. Parte da outra Dívida Pública Interna ainda não quantificada corresponde ao endividamento do chamada sector empresarial do Estado.
Investigações do @Verdade às contas auditadas das Linhas Aéreas de Moçambique, Telecomunicações de Moçambique, Moçambique Celular, Petróleos de Moçambique, Aeroportos de Moçambique, Electricidade de Moçambique e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos indicam que em 2016 apenas estas sete, das 107 empresas Públicas e participadas pelo Estado, acumulavam passivos que ascendiam a 171 biliões de meticais.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Presidente do CNAQ diz que não se pode exigir urgência para haver qualidade no ensino superior

Foto de Emildo Sambo
A qualidade no ensino superior não se compadece com a pressa para ser alcançada, mas a sua busca deve ser constante e tornar-se “uma cultura das instituições de ensino”, considerou a presidente do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade (CNAQ), Ana Nhampule, fazendo fé ao ditado popular segundo o qual “a pressa é inimiga da perfeição.”

Falando na abertura da 4a. conferência nacional sobre o Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior (SINAQES), a dirigente considerou que, apesar de existirem padrões aprovados pelos mecanismos de avaliação para se aferir a qualidade, “não existe uma meta que determine o fim da sua busca.”

Para além da fraca qualidade, as instituições do ensino superior ainda debatem-se com problemas tais como: investigação científica limitada, falta ou exiguidade de investimento, em particular em infra-estruturas, e escassez de equipamento pedagógico.

Neste contexto, em 2017, o país conheceu os primeiros resultados de avaliação externa e começou-se a monitorar os pregressos nas entidades submetidos à avaliação, disse a fonte.

Naquele ano, “59% dos cursos não ministrados por diferentes entidades de ensino superior “não foram acreditados”, devido a problemas relacionados com a falta de infra-estruturas, pesquisa e ausência de docentes formados, explicou Ana Nhampule, à margem do evento acima referido.

Segundo ela, cerca da metade das instituições cujos cursos não foram autorizados submeteram, novamente, os seus relatórios para uma reavaliação. A primeira constatação sugere que os “resultados são positivos (...) mas é preciso” saber esperar para que a qualidade haja naturalmente.

Para a presidente da CNAQ, “é cedo para indicar o grau de satisfação ou não das recomendações” deixadas em 2017 com vista à melhoria da qualidade que tanto se pede no ensino superior. O certo, avançou ela, é que instituições já percebem que “devem ir fazendo” o que é exequível sem grandes investimentos para contornar a fraca qualidade. Por exemplo, “a formação de docentes e recrutamento de outros” com perfil exigido.

Sobre este assunto, Narciso Matos e João Mosca defendem, no seu artigo intitulado “Desafios Do Ensino Superior” as universidades, públicas e privadas, desmultiplicam-se em polos de ensino superior, sem corpo docente nem as demais condições científicas, pedagógicas, de infra-estruturas e de serviços em cada local. Oferecem-se cursos sem enquadramento de um projecto pedagógico.

Adicionalmente, apesar de a expansão das universidades ter procurado responder à procura do ensino pelo número crescente de estudantes que terminam o ensino secundário que querem e podem continuar os estudos, “o Estado não se preparou para o aumento rápido do afluxo de estudantes ao ensino superior e não criou novas universidades, cursos e preparado condições científicas e pedagógicas para uma diversificação da oferta (tipos de cursos) e elevação dos graus de ensino (mestrados e doutoramentos).”

O défice de oferta do ensino público foi sendo superado com o surgimento e desenvolvimento de universidades privadas, sem que existissem docentes formados para o crescimento de alunos e universidades verificado. Os investimentos concentraram-se em instalações. As bibliotecas, laboratórios, equipamentos pedagógicos, organização e formação em gestão universitárias, foram secundarizadas, vincam os académicos.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Comemoração do 3º Aniversário da Biblioteca Municipal João Grave

João Ferreira volta a encabeçar lista da CDU nas europeias

Resultado de imagem para João Ferreira volta a encabeçar lista da CDU nas europeias
Eurodeputado é novamente candidato às eleições europeias.
O eurodeputado comunista João Ferreira vai voltar a ser o cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária (CDU), que congrega PCP e "Os Verdes", nas eleições europeias de maio de 2019, disse à Lusa fonte da candidatura.
O biólogo e também vereador da Câmara Municipal de Lisboa, 40 anos, é atualmente um dos três deputados eleitos da CDU para Bruxelas e Estrasburgo.
O próximo sufrágio para o Parlamento Europeu está marcado para 26 de maio de 2019.
Lusa

José Mourinho deixa Manchester United

Resultado de imagem para José Mourinho deixa Manchester United
José Mourinho estava em Old Trafford desde 2016.
Terminou a ligação entre José Mourinho e o Manchester United, anunciou hoje o clube nos seus canais de comunicação. O técnico português de 55 anos estava no clube de Old Trafford desde 2016, e acabou por se despedir do clube sem conseguir vencer o título inglês. Ao comando do Manchester United, José Mourinho venceu uma Liga Europa, uma Taça da Liga Inglesa e ainda uma Supertaça.
"O Manchester United anuncia que o treinador José Mourinho deixou o clube com efeito imediato. O clube quer agradecer a José Mourinho pelo seu trabalho ao serviço do Manchester United e deseja-lhe a maior sorte no futuro. Um novo treinador interino será anunciado nos próximos dias e até ao final da temporada enquanto o clube conduz um extensivo processo de recrutamento para substituir José Mourinho", pode ler-se no comunicado emitido pelo clube.
Bancada.pt

Esclarecimento da CP

Resultado de imagem para Esclarecimento da CP
O Jornal de Notícias divulgou hoje uma notícia com o titulo “CP impõe silêncio aos trabalhadores”, relativamente à qual se esclarece:
O Código de Ética da CP foi aprovado em 31 de maio de 2007 e posteriormente divulgado aos trabalhadores.
Conforme é do conhecimento público, os Códigos de Ética são documentos, com enquadramento legal específico, que estabelecem os valores e princípios, que orientam a atividade e atuação das empresas e instituições e, consequentemente, de todos quantos com elas se relacionam.
Em 6 de Dezembro de 2018, o Código de Ética da CP foi revisto com o objetivo de dar cumprimento à legislação em vigor sobre Proteção de Dados Pessoais (RGPD). A alteração consistiu na introdução de 2 alíneas referenciando que a Empresa se compromete a cumprir a referida legislação e que os colaboradores devem atuar da mesma forma.
As alterações a este documento são sempre objeto de divulgação aos trabalhadores da Empresa, o que se verificou, também desta vez, no dia 12 de Dezembro.
 Assim sendo, resulta claro que não existe qualquer fundamento para as afirmações do Jornal de Notícias, quando refere que esta divulgação está relacionada com qualquer imposição de silêncio aos trabalhadores da CP.
Lisboa, 18 de Dezembro de 2018

AVEIRO: GNR deteve 4 homens por furto a armazém de venda a grossistas

O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de Cacia, no dia 16 de Dezembro deteve , deteve quatro homens, com idades compreendidas entre os 16 e os 28 anos, por tentativa de furto a um armazém de venda a grossitas, em Cacia, no concelho de Aveiro.
Após uma denúncia a dar conta que os suspeitos estariam a furtar o estabelecimento comercial, os militares deslocaram-se ao local com o intuito de intercetarem os indivíduos. Ao aperceberem-se da presença da GNR, os suspeitos colocaram-se em fuga apeada, tendo sido detidos pouco depois. Foram apreendidas quatro caixas de produtos alimentares que estariam a ser furtadas, equipamentos relacionados com a prática do ilícito, bem como um veículo.
Os detidos, com antecedentes criminais por furto, foram presentes ao Tribunal Judicial de Aveiro, ontem, dia 17 de Dezembro, ficando sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

Openquest | Deseja um Feliz Natal & Ótimo Ano 2019


Câmara de Anadia promove formação para agentes desportivos

A Câmara Municipal de Anadia proporcionou, no passado fim-de-semana, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, uma ação de formação, gratuita, aos quadros dirigentes das associações e clubes desportivos do concelho que integram o programa “Sentir Anadia”.
A ação de formação, subordinada ao tema "Planear o Clube", foi ministrada pelo Centro de Formação da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) e contou com 20 dirigentes inscritos.
Durante as 10 horas de formação, os formandos tiveram a oportunidade de tomarem contacto com exemplos de aplicação real aos clubes do concelho, assim como puderam realizar intervenções, nos momentos de trabalho, através de exercícios de planeamento e gestão sob a orientação do formador.
No final, os agentes desportivos presentes mostraram uma grande satisfação pela ação, nomeadamente sobre o tema, os conteúdos e a forma de comunicação do formador, considerando-a “uma grande mais-valia”.
A ação teve como principal objetivo, contribuir para elevar as qualificações técnicas dos agentes que atuam em prol do desenvolvimento do desporto local e para promover a troca de experiências e de conhecimentos entre os agentes desportivos.


Convívio | Almoço Solidário Casa do Povo de Abrunheira


A Casa do Povo de Abrunheira foi das estruturas mais afetadas do país aquando da passagem da Tempestade Leslie.
Aos pouco vai tentando retomar a sua normalidade mais ainda há muito por  fazer.
Dia 23 de Dezembro vai realizar um almoço Solidário cuja reverte  na íntegra para esta causa ao mesmo tempo que pretendo juntar todos  aqueles que de alguma forma tem vindo a ser solidários com a  Instituição.
Inscrições abertas.


360º- As aulas por semestres e outras mudanças nas escolas; as previsões pessimistas do BdP; e o deputado do PS que nega presença-fantasma na AR

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o Banco de Portugal cortou a previsão de crescimento de 2018 de 2,3% para 2,1%. E antecipa que vêm aí quatro anos seguidos de desaceleração na economia: 2019 não irá além de 1,8% (tal como prevê o FMI), quando o Orçamento do Estado aprovado estima 2,2%.

Na Educação há mais e novas mudanças já no próximo ano lectivoO Governo quer que além de todas as  escolas passarem a ter autonomia curricular a 100%, as aulas passem a ser semestrais e haja menos alunos por turma. O objetivo final é acabar com chumbos, conta a Ana Kotowicz.

José Veiga teve uma empresa de exploração de petróleo com o ex-representante do FMI no Congo. A investigação de uma ONG lida pelo Luís Rosa revela que o ex-empresário de futebol deteve com Yaya Moussa uma petrolífera que estabeleceu parcerias com a francesa Total e a italiana ENI.

Jeremy Corbyn, o líder da oposição britânica, anunciou uma nova moção de censura a Theresa MayA iniciativa, que surgiu depois de May anunciar que o acordo para o Brexit só será votado em meados de janeiro, é especial e pode não passar (é só contra a primeira-ministra e tem de ser autorizada pelo governo). Mas está garantido mais um dia de embaraços políticos para a líder britânica.


Outra informação relevante 
Nuno Sá é o primeiro caso conhecido de um deputado do PS com uma presença-fantasma no Parlamento depois de Carlos César anunciar medidas duras para tais situações. Há ano e meio, a 12 de junho de 2017, uma segunda-feira de ponte antes do feriado de Santo António, Nuno Sá estava ao fim da manhã em Famalicão em campanha eleitoral a visitar uma fábrica, como mostram vídeos no Facebook, marcou presença na AR depois das 15h00, mas ao fim da tarde tem fotos de novo na sua terra, a assistir às marchas Antoninas. Questionado pelo Rui Pedro Antunes sobre a velocidade deste vaivém, não quis responder, mas garantiu que não deu a sua password a ninguém.

Em explicações à bancada do PS, Nuno Sá deu depois uma explicação jurídica: diz que não há imagens do minuto em que se registou e que, por isso, não é possível provar se estava ou não na ARMas garante renunciar caso caso a Assembleia detecte qualquer irregularidade: para já Carlos César ainda não precisa por em prática o que regulamentou. 

Uma nova operação da PJ fez mais oito detidos no caso do roubo das armas de TancosUm militar foi ouvido como testemunha e a PJ Militar não foi envolvida na investigação. O juiz decidiu, aliás, deixar o ex-diretor da PJM, suspeito do encobrimento na devolução do armamento, em prisão preventiva. Presidente e ministro da Defesa estão satisfeitos com os desenvolvimentos da investigação.
  
A procuradora-geral da República ameaçou demitir-se em caso de alteração da composição do Conselho Superior do Ministério PúblicoLucília Gago considerou que isso seria uma “radical alteração dos pressupostos" que a levaram a aceitar o cargo, juntando-se assim à contestação dos magistrados (marcaram uma greve para fevereiro contra a proposta de PS e PSD que prevê uma maioria os membros designados pelo poder político). A ministra da Justiça teve de vir entretanto acalmar os ânimos e negar que tal venha a acontecer.

Quem também teve de vir moderar o tom foi a ministra da Saúde, que pediu desculpa aos enfermeirosMarta Temido telefonou à bastonária a esclarecer a frase da entrevista ao Diário de Notícias e à TSF em que afirmou que negociar com os grevistas é privilegiar o criminoso. Mesmo assim, os enfermeiros não desistem dos protestos, apesar de trabalharem dia 21, para as famílias poderem estar com os doentes no Natal.

É um processo obrigatório nestes casos, mas merece referência. O Ministério Público abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente com o helicóptero do INEM. Já a Protecção Civil prometeu esclarecimentos para breve. O Públicoacrescenta que as famílias das quatro vítimas podem receber indemnizações de meio milhão de euros cada uma.

O movimento dos 'coletes amarelos' chega cá esta sexta-feira com o nome “Vamos parar Portugal como forma de protesto”A PSP tem um “dispositivo de segurança” pronto, mas, diplomaticamente, apela primeiro aos organizadores para que comuniquem, "por escrito e com a antecedência mínima de dois dias úteis", a intenção de organizar manifestações.

O regulador da energia confirmou a descida de 3,5% na tarifa regulada da eletricidade para as famíliasA fatura média mensal vai assim baixar 1,58 euros. Esta poupança tem a ajuda da EDP, que vai ter de voltar a pagar a contribuição extraordinária sobre o setor energético.

A CP impôs a “lei da rolha” no mesmo dia em que exonerou o diretor crítico que alertou para os riscos de adiar as revisões das automotoras. A transportadora distribuiu um código de ética aos seus funcionários que exige que ninguém ponha "em risco a reputação e a imagem"da empresa, escreve o JN (sem link).


Por falar em Sporting, o presidente Frederico Varandas deu uma entrevista sobre os primeiros 100 dias à frente do clube. Admitiu que teria sido mais feliz se tivesse mantido Peseiro como treinador, mas que Keiser “é um grande senhor” e nem ele "acreditava que tudo ia correr tão facilmente"

Ainda no desportoGabriel Medina tornou-se o primeiro brasileiro bicampeão mundial de surf. O surfista que pôs o ‘e’ em surf é amigo de Neymar, profundamente religioso e não gosta de cerveja.

Brasil que está em choque com a detenção do médium das estrelas. João de Deus é acusado de abusos por mais de 200 mulheres, algumas menores, entre elas a sua filha. Os relatos impressionantes chegam em catadupa, depois da história de sucesso de um homem analfabeto que se dizia curandeiro e enriqueceu com donativos de famosos como Oprah, Naomi, Paul Simon, Lula, Dilma e muitos mais.

O Facebook, o Twitter e a Google são acusadas de dar informações "deturpadas" sobre as manobras russas nas eleições dos EUADois relatórios do Comité de Informações do Senado deixam várias críticas à maneira como as empresas tecnológicas colaboraram com as investigações das comissões de inquérito.

Os nossos Especiais

Os financiamentos europeus dos fundos do famoso Portugal 2020 começam a levantar várias polémicas. O Edgar Caetano falou com alguns empresários para quem estes apoios se transformaram em verdadeiros “pesadelos”.

Pedro Rodrigues foi escolhido para liderar a comissão para a reforma do sistema político e do PSD. Em entrevista à Rita Dinis, quer que o partido lance o desafio ao PS para uma reforma do regime, promete conclusões antes das eleições, diz que os críticos não são leais e acredita que a Rio segue-se... Rio.


A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Porque não acreditamos no governo?": "Estamos a assistir ao fim das grandes expectativas sociais que o próprio regime suscitou há décadas e que tornou a sua razão de ser. A onda vai morrer na praia, mas na ressaca poderá levar quase tudo".
  • Laurinda Alves escreve "Trotinetes absurdetes": "Não quero morrer nem matar por causa de uma estúpida trotinete, estupidamente a circular na estrada, mas sei que fatalmente algum desastre vai acontecer dada a multiplicação irrestrita destes veículos".
  • Diana Soller escreve "Ressentimento": "Precisamos de reformas nos partidos políticos centrais e de um novíssimo debate sobre a União Europeia. Menos técnico, mais político. Menos idealista, mais pragmático. Antes que o ressentimento ganhe".
  • Filipa Correia de Araújo escreve "Dia Internacional das Migrações": "Refletir sobre se estamos a fazer o suficiente para receber e envolver os emigrantes que nos escolhem como sua nova morada é essencial para que continuemos a viver à margem do radicalismo político".
Notícias surpreendentes 
David Rowan,  fundador da Wired, tem visto muita "inovação da treta" e decidiu escrever um livro sobre inovação "à séria". Para acabar com cuecas anti-radiação, espremedores de sumo inúteis ou ovos "ligados à net".

E se com apenas duas libras ganhar uma obra de Banksy? Sim, é possível. Basta entrar num concurso de adivinhas. Os fundos são para ajudar refugiados.

A Tesla propôs oferecer um carro novo a um cliente que viu o seu Model S arder na viagem inaugural e já se preparava para recolher e rever toda a série em causa. O problema foi quando descobriu o motivo do incêndio: alguém sentado atrás tinha disparado um tiro contra a plataforma e acertado na bateria.

Foi encontrado um novo túmulo com mais de 4 mil anos quase intacto no Egito. É uma das maiores descobertas arqueológicas das últimas décadas: está coberto de hieróglifos e de estátuas de faraós e é dos raros que escapou ao saque de ladrões.


Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa