terça-feira, 6 de junho de 2017

Colheita de Sangue dia 7 de Junho no Posto Fixo da ADASCA entre as 15 horas e as 19:30 horas


SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Faça a sua subscrição gratuita


Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/


Para conseguir ler deve-se clicar encima da imagem para ampliar

Eu, Psicóloga: Brincadeiras de faz-de-conta são essenciais no desenvolvimento infantil.


Se puder, dê uma olhada num pátio de pré-escola durante o recreio. Você verá vários pequeninos e pequeninas fingindo que são um monte de coisa: astronautas, jogadores de futebol, empresários, super-heróis, cientistas, mães e pais, personagens de filmes, desenhos e seriados... Ainda há certo preconceito com as brincadeiras que envolvem somente a imaginação, mas sabemos que esse tipo de brincadeira não só é saudável, como desenvolve a criatividade da criança.

O faz-de-conta é marcado por um diálogo que a criança estabelece com seus parceiros e mesmo com bonecos. Ele requer constante negociação de significados e de regras que regem uma situação conforme as crianças assumem papéis, o que faz com que o desenrolar do enredo construído pelas interações das crianças seja sempre imprevisível. Com isso a brincadeira cria novidades.

Por meio do brincar de faz-de-conta, as crianças buscam superar contradições, motivadas pela possibilidade de lidar com o acaso, com a regra e a ficção, e pelo desejo de expressar uma visão própria do real, embora por ele marcada. Na linguagem criada no jogo simbólico, dentro de uma atmosfera “como se fosse assim ou assado”, a criança recombina elementos perceptuais, cognitivos e emocionais, cria novos papéis para si e reorganiza cenas ambientais, criando espaço para a fantasia

Brincadeiras de faz de conta  que envolvem a imaginação são parte essencial do desenvolvimento infantil, fomentando as primeiras noções de empatia e de relações interpessoais. Existem crianças que não percebiam um amigo imaginário como algo interno, mas como algo externo. Elas eram ‘forçadas’ a discutir, negociar e entender as coisas da perspectiva desse amigo , “não há nada de mal nisso. Um amigo imaginário não vai distorcer a percepção da criança em relação ao que é real. Com o tempo, ela vai perceber que ele era só parte da imaginação.

Incentivar as crianças a explorar  a imaginação é importante porque, durante estas brincadeiras, elas interpretam seus papeis, mas também manipulam as ações e reações das outras ‘pessoas’ que fazem parte do universo que criaram. Assim, aprendem que as coisas podem ser vistas de diversas perspectivas e desenvolvem um senso de empatia geralmente mais avançado que o de crianças que interagem entre si.  Numa brincadeira entre duas crianças, cada uma defende seu próprio ponto de vista, por exemplo. Num mundo imaginário, a criança que está brincando defende todos.

Além disso, este tipo de brincadeira também ajuda a explorar o mundo e suas complexidades, mesmo que de maneira tímida e ainda primitiva. Se uma criança finge estar no papel do pai ou da mãe, passa a entender as preocupações que eles têm. Se é um astronauta, é também o centro de controle, então compreende relações de cumplicidade e autoridade. Tudo isso de maneira caricata, é claro, mas muito importante.


Então, da próxima vez que você vir seus filhos, irmãos mais novos, primos ou qualquer outra criança brincando sozinha ou fingindo ser alguma coisa, incentive-a, faça perguntas e estimule-a a explorar os universos que está criando. 

Debora Oliveira

Conselhos Nacionais de Igrejas da Europa reunidos em Cardiff - ENCC 2017

De 5 a 8 de Junho de 2017, as "Igrejas Unidas do País de Gales" e a Conferência Ecuménica de Igrejas da Europa, organizam o ENCC - Encontro Anual dos Conselhos Nacionais de Igrejas da Europa, que reúne Secretários Gerais dos Conselhos Nacionais da Europa.

O lema do encontro é "Efetivos em Cristo". O programa contempla o estud...o, reflexão e partilha sobre vários assuntos, tais como o Brexit, o acolhimento de migrantes na Europa, a Criação, o movimento ecuménico e a partilha de experiências ecuménicas vividas nos países europeus.

O Primeiro Ministro do País de Gales, Dr. Carwyn Jones, dirigirá um acolhimento aos participantes na manhã de quarta-feira, 7 de junho.
Os participantes também visitarão vários pontos de interesse da cidade como o Senado e o Principality Stadion, que acolheu a final da Champions League no dia 3 de junho.
O Revº Sérgio Alves integra o Comité Organizador do encontro e também estará a representar o COPIC.

 
Informação atualizadas e fotos em: https://www.facebook.com/copicconselho.cristas/


Conselho Português de Igrejas Cristãs

Entrega de apoios financeiros às coletividades do desporto

Resultado de imagem para Câmara Municipal de Estarreja
A Câmara Municipal de Estarreja procede, esta quarta-feira, dia 7 de junho, pelas 18h30, no Edifício dos Paços do Concelho, à entrega de apoios financeiros relativos a 2017 às coletividades desportivas.

Na sessão será entregue um valor global de 144.705,00€, que representa 75% do apoio corrente direto (192.940,00€) concedido às associações de âmbito desportivo no presente ano.



CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja

Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

Câmara de Albergaria-a-Velha desenvolve atividades sobre sustentabilidade ambiental nas escolas


Cerca de 1300 crianças e jovens, do Pré-escolar ao 3.º Ciclo, estão a participar num conjunto de atividades de promoção da sustentabilidade ambiental, desenvolvidas no âmbito do Programa Municipal de Educação do Município de Albergaria-a-Velha. Jogos didáticos, ações com plantas e animais, reciclagem de pilhas e um Biocamp fazem parte do projeto, que visa incutir nos mais novos a vontade de preservar o meio ambiente e aprender hábitos mais sustentáveis.

  Para as crianças mais novas, a Câmara Municipal propõe os jogos “Onde Está o Erro” e “Roda e Joga”, dinamizados pela BioRumo, e nos quais os participantes são confrontados com diversas situações do dia a dia relacionadas com o consumo de energia, a reciclagem, entre outras, sendo incentivadas a descobrir e a adotar os comportamentos mais corretos para o meio ambiente.

No âmbito do projeto, os alunos do 2.º Ciclo têm a oportunidade de construir um herbário, uma estrutura onde se guarda uma coleção de plantas, de forma a serem estudadas. Dinamizada pela Associação BioLiving, sediada em Frossos, a atividade realça a importância da preservação e estudo da flora, aguçando a curiosidade dos estudantes pela biodiversidade existente no local onde habitam. A Bioliving irá realizar, nos dias 13 e 14 de junho, o Biocamp, um acampamento científico que visa fomentar o conhecimento da flora e fauna autóctone. Ao longo dos dois dias, 73 alunos do 8.º ano estarão acampados no Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas, participando em passeios interpretativos e jogos que envolvem o estudo de plantas e animais.

 O projeto de promoção da sustentabilidade ambiental do Programa Municipal de Educação inclui também uma campanha de recolha de pilhas e acumuladores portáteis. Uma iniciativa que pretende relembrar a população escolar sobre a importância da reciclagem para a preservação do ambiente, evitando que lixos perigosos, como pilhas e baterias, sejam depositadas em locais impróprios. Durante a recolha nas escolas, feita pelos serviços da Câmara Municipal, os recipientes serão pesados, sendo publicado, no final do ano letivo, um mapa com o peso angariado por cada escola.

Nas diferentes atividades, participam crianças e jovens dos dois Agrupamentos de Escolas do Concelho, bem como do Colégio de Albergaria. Os estabelecimentos participantes do Agrupamento de Albergaria são as Escolas Básicas de Albergaria-a-Velha, de São João de Loure e a EB1 da Igreja. Do Agrupamento de Escolas da Branca estão envolvidos alunos dos Jardins de Infância e escolas básicas de Albergaria-a-Nova, Fradelos, Campo e Souto. Participam ainda o Jardim de Infância de Telhadela, o Centro Escolar das Laginhas e a Escola EB 2,3 da Branca. 

No concelho de Cantanhede Projeto de intervenção social mobilizou população sénior para novos desafios

Cerca de 200 pessoas, com idades compreendidas entre os 60 e os 95 anos, estiveram envolvidas na realização do espetáculo Arte Maior, que decorreu em 3 de junho no Salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Foram dez apresentações artísticas nos domínios da dança sénior, teatro e canto, com participação ativa de grupos de utentes de várias IPSS’s do concelho, na sequência de ensaios realizados no âmbito do programa de atividades VIVER+DESAFIOS: Acredite no Potencial Sénior.
Este projeto de carácter gerontológico foi desenvolvido por Christiane Marques, estagiária de Gerontologia Social na Divisão de Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Cantanhede, e o espetáculo Arte Maior foi o corolário do vasto conjunto de ações implementadas. De facto, tratou-se de um convívio entre todos os intervenientes e que teve como momentos altos as apresentações que pessoas idosas preparam para o efeito, com o auxílio dos cuidadores, de Marta Ferreira, dinamizadora do projeto MAISÉMAIS e sob orientação da coordenadora do projeto. Subiram ao palco representantes do Grupo Comunitário de Cantanhede, Grupo Comunitário de São Caetano, Centro Social e Paroquial de São Caetano, Associação Social, Recreativa e Cultural da Camarneira, Comissão de Melhoramentos de Vilamar, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Febres, bem como o Grupo Coral Pequenas Vozes de Febres, três turmas do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, uma da escola EB1 de São Caetano e da escola EB 2,3 Carlos de Oliveira (Febres).

Das atividades realizadas no âmbito do VIVER+DESAFIOS: Acredite no Potencial Sénior, são de destacar o Flashmob Sénior, realizado em 5 de maio, na Praça Marquês de Marialva, em Cantanhede, com a participação de 40 idosos não institucionalizados em dois programas de estimulação física através da dança, à semelhança daqueles que foram dinamizadas, durante 5 meses, em sessões semanais para os utentes de várias instituições de solidariedade social.
Paralelamente, esteve patente ao público na Biblioteca Municipal a exposição “Qual Seria a Sua Idade se não Soubesse que Idade Tem?”. No total eram mais de 60 imagens de pessoas seniores que, individualmente ou em grupo, deixam transparecer uma atitude de confiança perante a vida, mitigando o efeito da idade com uma postura positiva e de disponibilidade para novos desafios.

Por outro lado, além de campanhas de sensibilização sobre A Velhice e o Processo de Envelhecimento junto das escolas e da população em geral, o projeto contemplou a conceção e planificação de ações necessárias para criação de uma sala de snoezelen em Cantanhede, equipamento que assenta num conceito de terapia baseado em estimulação multissensorial para diferentes públicos-alvo.

Hora de Fecho: Os milhões deste português crescem por amor

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Há um apartamento no Chiado que fatura 3 milhões a desenvolver soluções digitais para a Google, Samsung ou Intel. Na Impossible, de Kwame Ferreira, nem amar uma atriz e supermodelo foi impossível.
A polícia francesa está neste momento perto da catedral de Notre Dame, no centro de Paris, depois de ter recebido informações de tiros e pânico na área.
Youssef Zaghba é filho de um marroquino e de uma italiana. Tinha 22 anos e já tinha sido intercetado quando se preparava para entrar num voo com destino à Turquia, em 2016.
Khurum Butt, autor do último ataque, terá trabalhado no Metro da capital britânica, realizando trabalhos de manutenção que lhe deram acesso aos túneis que passam por baixo do Palácio de Westminster.
Ao mesmo tempo que a Metropolitan Police anunciava a libertação sem acusação das 11 pessoas que ainda estavam detidas, a imprensa inglesa avançou que a carrinha do ataque tinha cocktails molotov.
Presidente da EDP diz que rendas recebidas a partir de 2007 foram fixadas em 1995. Afasta benefícios para a empresa e não pondera demitir-se. Catroga avisa: não se brinca com empresas cotadas.
O dossier (quase) intocável derrubou um secretário de Estado de um ministro que defendia tolerância zero aos "interesses". Houve avisos, alguns partidos quiseram acabar com as rendas. E agora?
Em declarações ao Observador, chefe indigitado das secretas reitera responsabilidade do Governo de António Guterres na decisão de sair de Timor. E garante estar de "consciência tranquila".
Uns caçam com águias, outros pescam com corvos. A maioria pinta a cara e alguns andam nus. Das ilhas do mar do Norte à Sibéria, passando pela África e a Amazónia, eles mantém os hábitos ancestrais.
A Apple apresentou durante a WWDC a sua coluna inteligente para casa. A HomePod foi pensada, em especial, para a música mas não deixa de oferecer outras funcionalidade para a sua casa. Saiba quais.
Foi capa de revista e revelou os seus gostos culturais. A Infanta Leonor disse gostar dos filmes do japonês Kurosawa, motivo que fez com que muitos a ridicularizassem. 
Opinião

Rui Ramos
Os europeus têm de conceber a Europa como parte do mundo do Médio Oriente e Norte de África, e de reconhecer que a viabilidade do modo de vida ocidental passa por o tornar viável em toda essa região.

Laurinda Alves
Um pai é um pai, não é um professor. E um professor é um professor, não tem que substituir os pais. O ideal seria que uns não sobrecarregassem os outros para não atormentarem os que dependem deles.

Paulo Trigo Pereira
A questão da fiscalidade e da regulação dos diferentes tipos de uso de habitação merece ser revisitada numa perspetiva global, tendo em conta critérios de eficiência e de justiça social.

Manuel Villaverde Cabral
Com o tempo; com a repetição dos atentados; com a exiguidade das explicações fornecidas, com a difusão do mantra «Je suis Charlie», a opinião pública não sabe o que pensar e muito menos o que fazer.

Paulo de Almeida Sande
Le Pen não ganhou. May ou Corbyn podem ou não ganhar. Macron pode ou não ter a maioria absoluta no parlamento francês. Mas o terrorismo veio para ficar e é impensável deixá-lo vencer.

7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Startups - Os milhões que este português faz com a Google e a Intel têm o amor de Lily Cole

Foto do autor

Startups

Por Ana Pimentel, Jornalista
Quando cheguei ao apartamento da Impossible Labs no Chiado, sentei-me na cozinha e, depois de carregar no botão para gravar a conversa que ia ter com Kwame Ferreira, disse-lhe:
— Estou tão curiosa com a tua história que nem sei por onde começar.
— Com a minha história, sério? Mas olha que não tenho página na Wikipedia, ao contrário da minha outra metade.

Era suposto ser uma conversa sobre negócios, inovação e números — e foi –, mas foi sobretudo uma conversa sobre amor, paixão, paternidade, amizade e sardinhadas. Como se para o português que esteve na equipa fundadora da Fjord e da Vinyl Factory, trabalhar, amar e ser amigo fossem coisas que acontecessem sempre ao mesmo tempo, 24 horas por dia. Como se o amor e o trabalho fossem o lado certo e o avesso da mesma camisola.
A Kwame Corporation não precisava que o seu fundador se tivesse apaixonado pela super modelo e atriz britânica Lily Cole (viram o “Parnassus – O Homem Que Queria Enganar o Diabo”?) para conseguir resolver os problemas de gigantes tecnológicos como a Google, a Samsung ou a Intel, e para faturar 3 milhões (com lucro de 1 milhão) quase sem ter recorrido a investimento externo. Os negócios já tinham sucesso, mas, ainda assim, Kwame mudou a vida, a empresa e o nome da empresa depois de conhecer Lily Cole.
Com as palavras I’m Possible — porque o amor deles foi possível –, criou a Impossible Labs e é de lá que saem as pulseiras que se vendem em pares para unir corações distantes. Com apenas um toque (e muita inovação tecnológica).
Para a semana, é Santo António e não poderia haver melhor forma de me despedir de vocês: (ainda) sem os milhões, mas sempre com amor :) Até terça!

PITCH

FotografiaEMPREENDEDORISMO

Há 450 startups internacionais a caminho de Lisboa

Startups portuguesas e europeias, investidores e executivos vão reunir-se esta terça e quarta-feira no Lisbon Investment Summit. Missão: potenciar Lisboa como capital do empreendedorismo na Europa.
FotografiaEMPREENDEDORISMO

Tecnologia. Há 5.000 empregos atracados em Lisboa

O festival Landing.careers vai reunir 1.500 profissionais, 30 oradores e 60 empresas, nacionais e internacionais, que estão dispostas a contratar quem quiser uma carreira em tecnologia.
FotografiaEMPREENDEDORISMO

Uma Tesla na Europa? É preciso romper mentalidades

Num debate sobre como pode o ecossistema europeu escalar as suas jovens empresas, as conclusões foram unânimes: é preciso colaborar mais, apostar na diferenciação e ter responsabilidade social.
FotografiaEMPREENDEDORISMO

Há uma "tempestade" de negócios a chegar a Cascais

Business Storm vai juntar empreendedores de primeira viagem a profissionais da Google ou da Reuters. Objetivo? Ajudá-los a ultrapassar os “momentos tempestuosos” dos seus negócios.
FotografiaEMPREENDEDORISMO

InnoEnergy tem 500 mil euros para ideias "verdes"

Aceleradora de empresas procura projetos, portugueses e espanhóis, que apresentem soluções para um futuro energético mais sustentável. Candidaturas estão abertas até 29 de junho.
FotografiaSEGURANÇA

Apple combate distrações ao volante

E se o seu smartphone tivesse a capacidade de detectar sempre que está a conduzir, impedindo, a partir daí, quaisquer distracções provenientes do telefone? A Apple criou uma "feature" assim.
FotografiaTECNOLOGIA

A Apple vai ter um assistente para casa

A Apple apresentou esta segunda-feira novos sistemas operativos, novos iPad Pro e um iMac para profissionais. E deixou para último uma coluna especial a que deram o nome de HomePod.
FotografiaINOVAÇÃO

Os milhões deste português crescem por amor

Há um apartamento no Chiado que fatura 3 milhões a desenvolver soluções digitais para a Google, Samsung ou Intel. Na Impossible, de Kwame Ferreira, nem amar uma atriz e supermodelo foi impossível.
Os professores são a esperança num mundo livre de ignorância e cheio de valores. Esta questão é tão mais relevante quanto mais tempo passamos em ambientes sem moderação, como a internet.

Sessões públicas de apresentação do projeto de execução de beneficiação da Estrada Municipal 598 – Ligação Rines – Sanchequias

A Câmara Municipal irá promover, nos próximos dias 7, 8 e 9 de junho, sessões públicas de apresentação do projeto de execução de beneficiação da Estrada Municipal 598 – Ligação Rines – Sanchequias, para um melhor conhecimento do projeto, nas seguintes freguesias:
Dia 7 de Junho, na Escola Primária de Sanchequias às 21h00
Dia 8 de junho, na Junta de Freguesia de Ponte de Vagos às 21h00
Dia 9 de Junho, na Junta de Freguesia de Fonte de Angeão às 21h00
Esta importante obra estrutural para o Concelho, no valor total de 3.350.000,00€ (três milhões, trezentos e cinquenta mil euros), vai contemplar o alargamento da faixa de rodagem para 6 metros (3m+3m), a manutenção de margem de segurança em ambos os lados, vai incluir uma faixa ciclável (ciclovia) e passeios, vai introduzir e reabilitar a rede de drenagem de águas pluviais e vão ser definidas novas zonas de estacionamento e a inclusão de técnicas de acalmia de tráfego.
Este projeto prevê também a preparação para tráfego pesado tendo em consideração a Zona Industrial de Ponte de Vagos.
A requalificação e adaptação de zonas de conflito de tráfego em Sanchequias, Ponte de Vagos, Parada de Cima, Fonte de Angeão e Rines, constituem intervenções importantes na execução deste projeto.


Bombeiros Contra a Estratégia de Transporte do IPO Lisboa

Face à estratégia do IPO Lisboa no que ao transporte de doentes diz respeito, a bem da qualidade dos transporte, da comodidade dos doentes e do respeito pelos Bombeiros, quatro Federações Distritais, com o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses, tomaram no passado dia dois a decisão de apenas transportarem doentes das suas áreas de intervenção, conforme consta de documento anexo enviado ai IPO Lisboa.
Falamos da qualidade do transporte e da comodidade dos doentes porque a “central de transportes” do IPO está a agrupar doentes de vários concelhos e distritos sem ter em conta horários e distâncias.
Na passada sexta feira, em Évora, tentaram agrupar os doentes da tarde com os da manhã, o que implicava que os doentes da 14 horas teriam de ir às cinco da manhã. Como é óbvio os doentes recusaram tendo ficado sem tratamento.
No mesmo dia solicitaram aos bombeiros de Cuba que transportassem um doente de Moura, a Ferreira do Alentejo que levasse doentes de Borba, a Beja que transportasse doentes de Aljustrel e Mértola e a Montemor-o-Novo que transportasse um doente de Ponte de Sôr.
Para nós, Bombeiros, nada disto faz sentido e não sabemos se a médio prazo se poupa dinheiro com esta gestão pois a qualidade da saúde dos doentes, se é que isso importa a alguns gestores financeiros, pode levar a gastos superiores.
Estamos e queremos estar do lado da solução e por isso, a bem das populações que servimos e pelo respeito que nos é devido, aguardamos que o IPO Lisboa se digne a analisar esta questão com os bombeiros.
Em anexo segue carta conjunta das Federações de Bombeiros de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal enviada ao IPO Lisboa.
Gratos
Inácio Esperança
Presidente da Direção

Academia Portuguesa de Cinema estreia Prémios Nico com jovens talentos

Prémios Nico 2017
Academia Portuguesa de Cinema estreia Prémios Nico com jovens talentos
A Academia Portuguesa de Cinema vai atribuir, pela primeira vez, os Prémios Nico, assim designados em homenagem ao ator e realizador Nicolau Breyner, para reconhecer novos talentos que de alguma forma evidenciam as qualidades e os sonhos que todos reconheciam em Nicolau Breyner.
Para o Presidente da Academia, Paulo Trancoso, ”Nicolau Breyner não era apenas um grande ator, era alguém que encorajava e transmitia aos jovens a importância da capacidade de sonhar. Os Prémios Nico destinam-se precisamente a reconhecer talentos incontornáveis como foi o dele.”
Os Prémios Nico serão entregues ao realizador Nuno Rocha, pela obra “A Mãe é Que Sabe”, ao designer Igor Ramos, autor do cartaz japonês de “O Ornitólogo” (considerado um dos 10 melhores do ano a nível mundial) e ao jovem ator Miguel Cunha, pela sua participação no filme “Zeus”, recentemente premiado no Festival Caminhos do Cinema Português, com o galardão de melhor ator secundário.
Os troféus, concebidos e produzidos pela joalharia Anselmo 1910, serão entregues no dia 6 de julho, durante as comemorações do 6º aniversário da Academia, que este ano se celebram na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, reunindo membros da direção, patrocinadores e os premiados.

Sobre os premiados:
Nuno Rocha

CEARTE comemora 30 anos com grande evento cultural em Coimbra

Para encerrar as atividades comemorativas do 30º aniversário o CEARTE vai realizar quarta-feira dia 7 de junho, um grande evento cultural na Antiga Igreja do Convento de S. Francisco, no qual participarão mais de 300 pessoas entre representantes de entidades oficiais - Presidentes das Câmaras Municipais de Coimbra, Alvaiázere e Miranda do Corvo, Presidente do Conselho Diretivo e Delegado Regional do IEFP, IP, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Delegação Regional da Cultura do Centro, Turismo do Centro, Diretores de Centros de Emprego e Formação Profissional, entidades parceiras do CEARTE, antigos e atuais membros dos Órgãos Sociais, formandos e ex-formandos.
O evento assinala o relevante trabalho do CEARTE na área da qualificação e valorização dos artesãos portugueses e, desse modo, na afirmação do artesanato e do património, enquanto elementos fundamentais para a afirmação do território, para o desenvolvimento sustentado do tecido económico e social, para a criação de emprego e riqueza e para a defesa e projeção da identidade de cada região e do país.
Para além da sessão solene, terá 4 grandes momentos:
  1. Exposições "30 anos do CEARTE", " Startups no Artesanato", “Empreendedorismo social e criativo” e "Produções Artesanais Certificadas", instaladas nos altares laterais da igreja, mostram, através de peças, como a ação do CEARTE acrescenta valor aos produtos tradicionais e endógenos, dando um enquadramento ímpar ao artesanato português que hoje se apresenta sofisticado, criativo e apelativo. Mostra ainda trabalhos de startups no artesanato recentemente lançadas e 4 projetos de empreendedorismo social e criativo que visaram a criação de iniciativas económicas, solidárias e sustentáveis com vista ao combate à exclusão social através da criação de emprego: CRIARTE – Manufatura de produtos tradicionais têxteis e brinquedos didáticos para crianças com baixa visão promovido por mulheres residentes nos bairros sociais da Rosa e do Ingote em Coimbra; Ergue-te – Produtos de marca registada manufaturados por mulheres em percurso de inserção social; Sabão com Arte – negócio social na área do fabrico e comercialização de sabão artesanal promovido por jovens NEET provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis; Trabalho pro Boneco - Conceção, manufatura e comercialização de espetáculos e brinquedos promovido por jovens NEET do concelho de Valongo
E ainda a Exposição “produtos artesanais certificados”: Mostra 11 produções artesanais portuguesas certificadas – desde Bordado de Castelo Branco a Olaria de Barcelos, num sistema que visa promover a genuinidade e qualidade das produções tradicionais, salvaguardando o artesanato português da contrafação e da concorrência desigual de produtos similares que, muitas vezes, usurpam o nome e o prestígio dos que são genuínos confundindo o próprio consumidor.
  1. 30 anos a Empreender com raízes no passado e asas de futuro
Nos últimos 30 anos, potenciando as qualificações e as competências da formação, o CEARTE ajudou milhares de jovens e adultos a integrar, com sucesso, o mercado de trabalho.
Muitos, associando as suas capacidades empreendedoras às oportunidades do setor do artesanato, arriscaram a criação de empresas, encontrando nas artes e ofícios a realização profissional e o seu futuro.
Exemplificamos com 30 unidades produtivas artesanais de sucesso, demonstrativas de tantas outras, criadas nestes 30 anos e que, para além de constituírem o modo de vida de muitas famílias, renovaram e modernizaram o sector do artesanato e contribuíram, à sua escala, para a construção de um país mais moderno e mais coeso socialmente, ancorado nos seus recursos patrimoniais, identitários e diferenciadores.
Além do visionamento teremos testemunhos em direto de pessoas formadas no CEARTE e que têm hoje os seus ateliers sendo reconhecidos a nível nacional pelo seu trabalho no artesanato – exemplo Isabel Lacerda formanda de 1987 e com empresa criada na área da cerâmica com grande projeção.
3. Lançamento do livro “CEARTE 30 anos Memória e Futuro”
Este livro que vai ser apresentado e oferecido aos participantes procura sistematizar um pouco da história do Centro e perspetivar algumas pistas de futuro. É singular porque é escrito não “por um autor” mas sim a “muitas mãos”. São 60 as pessoas/cearteanos que deram o seu contributo, desde o fundador aos formandos.
Nele comprova-se como as mudanças significativas que o artesanato conheceu nos últimos anos têm o cunho do CEARTE. De facto, o trabalho continuado e sustentado na evolução dos modos de aprendizagem e da formação profissional, a organização e regulamentação, o reconhecimento e acesso à profissão foram decisivos nos caminhos da qualificação, inovação e modernização que o setor e os seus profissionais estão hoje a trilhar.
4. Desfile de moda “Recriar Tradições”
Para além desta cerimónia solene também no dia 7 de junho pelas 21h30, e com o objetivo de dar a conhecer a toda a cidade uma parte do trabalho do CEARTE, o Centro realiza no âmbito da Feira Cultural no Parque Verde o Desfile de Moda “Recriar Tradições” onde desfilam 40 coordenados concebidos e executados na formação do CEARTE, alguns dos quais vencedores de prémios nacionais e internacionais, que mostram como, valorizando as matérias-primas tradicionais e o saber fazer artesanal se obtêm roupas e acessórios inovadores de elevada qualidade técnica e estética, compondo looks sofisticados de peças únicas, com valor patrimonial e identitário muito forte.
Breve descrição das atividades mais relevantes – 7 de junho
Convento S. Francisco em Coimbra entre as 10h00 e as 13h00

  1. Multimédia: 30 anos a Empreender com raízes no passado e asas de futuro
Nos últimos 30 anos, potenciando as qualificações e as competências da formação, o CEARTE ajudou milhares de jovens e adultos a integrar, com sucesso, o mercado de trabalho.
Muitos, associando as suas capacidades empreendedoras às oportunidades do setor do artesanato, arriscaram a criação de empresas, encontrando nas artes e ofícios a realização profissional e o seu futuro.
Exemplificamos com 30 unidades produtivas artesanais de sucesso, demonstrativas de tantas outras, criadas nestes 30 anos e que, para além de constituírem o modo de vida de muitas famílias, renovaram e modernizaram o sector do artesanato e contribuíram, à sua escala, para a construção de um país mais moderno e mais coeso socialmente, ancorado nos seus recursos patrimoniais, identitários e diferenciadores.
São a mostra de pessoas que não se resignam, que acreditam, que apostam na identidade como selo distintivo das suas produções na busca do sucesso, com raízes no passado mas com asas de futuro.
Além do visionamento teremos testemunhos em direto de pessoas formadas no CEARTE e que têm hoje os seus ateliers sendo reconhecidos a nível nacional pelo seu trabalho no artesanato – exemplo Isabel Lacerda formanda de 1987 e com empresa criada na área da cerâmica com grande projeção

  1. Projetos de empreendedorismo social e criativo
O combate à exclusão social através do estímulo à criação de emprego e melhoria das condições de empregabilidade tem levado as entidades de solidariedade social a promoverem o desenvolvimento de projetos que visam a criação de iniciativas económicas solidárias e sustentáveis.
A consciência da dificuldade que a economia de mercado tem em encontrar respostas adequadas para problemas relevantes como a exclusão social juntou o CEARTE à Caritas Diocesana de Coimbra, ao ERGUE-TE – Equipa de intervenção social, ao CEIFAC - Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra e ao Centro Social de Ermesinde no desenvolvimento de 4 projetos de empreendedorismo social e criativo:
CRIARTE – Manufatura de produtos tradicionais têxteis e brinquedos didáticos para crianças com baixa visão promovido por mulheres residentes nos bairros sociais da Rosa e do Ingote em Coimbra
Ergue-te – Produtos de marca registada manufaturados por mulheres em percurso de inserção social
Sabão com Arte – negócio social na área do fabrico e comercialização de sabão artesanal promovido por jovens NEET provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis
Trabalho pro Boneco - Conceção, manufatura e comercialização de espetáculos e brinquedos promovido por jovens NEET do concelho de Valongo
De uma forma conjunta e participada o CEARTE colaborou na dinamização destes projetos contribuindo para a capacitação dos beneficiários finais através da aquisição de competências tecnológicas e sociais e apoiando a criação do negócio, o desenvolvimento de produtos, a criação de marcas e apoio à comercialização de produtos.
Para a construção uma sociedade humanista, coesa e solidária
3. Exposição produtos artesanais certificados
Mostra 11 produções artesanais portuguesas certificadas – Bordado de Castelo Branco, Bordado de Guimarães, Bordado de Tibaldinho, Bordado de Viana do Castelo, Figurado de Barcelos, Junça de Beselga – Penedono, Lenços de Namorados do Minho, Olaria de Barcelos, Rendas de Bilros de Vila do Conde, Tapete de Arraiolos de Portugal, Traje à Vianesa - Viana do Castelo, num sistema que visa promover a genuinidade e qualidade das produções tradicionais, salvaguardando o artesanato português da contrafação e da concorrência desigual de produtos similares que, muitas vezes, usurpam o nome e o prestígio dos que são genuínos confundindo o próprio consumidor.
O CEARTE, prestando assessoria especializada ao IEFP, desempenha um papel central no âmbito deste sistema, assegurando designadamente a apreciação técnica dos cadernos de especificações apresentados pelas entidades promotoras, que submete a parecer vinculativo da Comissão Consultiva para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais, e efetuando depois o acompanhamento da implementação dos vários processos de certificação.

 CERTIFICAR | VALORIZAR | PROTEGER
4. Start-up no artesanato
Exposição que mostra diversos projetos e start-up’s criadas recentemente na área do artesanato
O artesanato é hoje uma  opção de vida  para muitos jovens e adultos  que procuram no sector uma fonte de rendimento e de emprego associada a uma profissão de paixão  que incorpora cultura, criatividade, conhecimento e identidade e que permite executar produtos diferenciados e de elevado valor acrescentado.
O CEARTE, além de formar novos artesãos enquanto profissionais altamente qualificados, detentores de um sólido saber-fazer resultado de aprendizagens muito qualificantes, aposta no empreendedorismo, capacitando os jovens e adultos para a criação do próprio emprego.
Além da formação o centro presta apoio/consultoria ao projeto de cada empreendedor  com consultores especializados, sem custos e de forma adaptada às suas ideias.
São muitos os que encontram assim um caminho para as suas vidas, de que são exemplo os projetos que aqui se apresentam, tendo todos eles usufruído dos serviços de apoio e consultoria do CEARTE AID Lab’s.
 Na Feira Cultural no Parque Verde em Coimbra – dia 7 pelas 21h30
5.  Desfile de moda “Recriar Tradições”
Desfilam 40 coordenados concebidos e executados na formação do CEARTE, alguns dos quais vencedores de prémios nacionais e internacionais (como o Concurso Internacional de Criadores de Moda “Lenços de Namorados, Escritas de Amor”) que mostram como, valorizando as matérias-primas tradicionais e o saber fazer artesanal se obtêm roupas e acessórios inovadores de elevada qualidade técnica e estética, compondo looks sofisticados de peças únicas, com valor patrimonial e identitário muito forte.