sábado, 12 de março de 2022

UCRÂNIA | Civis continuam a abandonar Ucrânia e abrem-se novos corredores humanitários

 O barulho das sirenes tornou-se familiar um pouco por toda a Ucrânia. Contam-se 17 dias de guerra e a Rússia continua a avançar lenta, mas constantemente. As forças russas intensificam os ataques, agora em cidades do oeste do país. (Lutsk e Ivano-Frankivsk.) Os civis continuam a abandonar território ucraniano e abrem-se novos corredores humanitários no meio de alegações que a Rússia não está a respeitar o cessar-fogo. As tropas estão a um passo de Kiev e a capital da Ucrânia prepara-se para o cerco.

Numa das últimas mensagens, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky diz que esta é uma luta conjunta. E que desta forma têm a força. Recordando que juntos são 90 milhões e que podem fazer tudo. Concluindo que esta é uma missão histórica para a Polónia e para a Ucrânia - e que juntos vão tirar a Europa deste abismo.

Zelensky denunciou ainda que os corredores humanitários não são respeitados. Moscovo devolve as acusações dizendo que é a Ucrânia que está a boicotar os corredores e acusa ainda Kiev de desenvolver armas biológicas. Os Estados Unidos acreditam que a Rússia pondera recorrer a este tipo de armas e sublinham a importância da intervenção da NATO. O conflito armado avança assim como a guerra económica, Joe Biden anunciou novas sanções e a política de isolamento da Rússia continua em todas as frentes.

Fonte: euronews

Freguesia de Seixo Mira Candidata-se à Eco-Freguesia XXI

A Junta de Freguesia do Seixo, agarrou o desafio e decidiu candidatar-se pela primeira vez ao Galardão da Bandeira Verde para a edição 2022/3, galardão atribuído às Freguesias que provem ser sustentáveis, pró-ativas, participativas e informadas, incentivando de forma sistemática e contínua a adoção de práticas de sustentabilidade local.

O Ambiente é um assunto cada vez mais do dia-a-dia, tendo já uma forte presença na Agenda 2030, e o Presidente da Junta, Rui Pedro Rocha, afirma que “o objetivo desta candidatura é fazer com que todos os cidadãos estejam sensibilizados para a problemática do ambiente, um assunto que deve ser cada vez mais visto como um problema de hoje e não só das gerações do futuro."

A Junta pretende aprofundar e adotar boas práticas ambientais em prol da freguesia, do Concelho, e de um país cada vez mais sustentável. Quer "contribuir para cuidar da nossa Casa Comum de acordo com a máxima" “Não herdámos a Terra dos nossos pais, pedimo-la emprestada aos nossos filhos e netos””

O Galardão Bandeira Verde integra-se no Eco-Freguesias XXI - um projeto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de comunidades sustentáveis e ecológicas.

Portugal com 79.278 infeções e 160 mortes entre 1 e 7 de março

Segundo o boletim epidemiológico, que desde sexta-feira, 11 de março, deixou de ser diário e passa a semanal, o número de casos confirmados de infeção subiu 11.963 em relação à semana anterior, registando-se ainda uma redução de 36 óbitos na comparação entre as duas semanas.

Portugal registou 79.278 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 entre 1 e 7 de março e 160 mortes associados à covid-19 e uma redução de internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Quanto à ocupação hospitalar em Portugal continental por covid-19, a DGS passa a divulgar às sextas-feiras os dados dos internamentos referentes à segunda-feira anterior à publicação do relatório e com base nesse critério, o boletim indica que, na última segunda-feira, estavam internadas 1.225 pessoas, menos 133 do que no mesmo dia da semana anterior, e 78 doentes estavam em unidades de cuidados intensivos, menos 18.

De acordo com o boletim da DGS, o primeiro que apresenta dados semanais, a incidência cumulativa a sete dias estava, na segunda-feira, nos 770 casos, tendo subido 18% em relação à semana anterior, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) situava-se em 0,99.

Por regiões, Lisboa e Vale do Tejo registou um total de 30.744 casos entre 01 e 07 de março, mais 7.866 do que no período anterior, e 53 óbitos, menos oito.

O Norte totalizou 12.928 casos de infeção, menos 1.001 do que na semana anterior, e 38 mortes, menos 21, enquanto no Centro foram notificadas 16.808 infeções (mais 2.166) e 45 óbitos (mais três).

No Alentejo foram registados 5.614 casos positivos (mais 1.448) e sete óbitos (menos seis) e no Algarve verificaram-se 5.349 infeções pelo SARS-CoV-2 (mais 952) e cinco mortes (menos sete).

Quanto às regiões autónomas, os Açores tiveram 3.379 novos contágios entre 01 e 07 de março (menos 632) e sete mortes (mais duas), enquanto a Madeira registou 4.456 casos nesses sete dias (mais 1.164) e cinco mortes (mais uma).

De acordo com a DGS, a faixa etária dos jovens entre os 10 e os 19 anos foi a que apresentou maior número de casos a sete dias (18.639), seguida das pessoas entre os 20 e 29 anos (12.990), enquanto os idosos com mais de 80 anos foram o grupo com menos infeções (3.251).

Dos internamentos totais, 552 foram de idosos com mais de 80 anos, seguindo-se a faixa etária dos 70 aos 79 anos (270) e dos 60 aos 69 anos (153).

O boletim da DGS refere ainda que, na primeira semana de março, morreram 105 idosos com mais de 80 anos, 36 pessoas entre os 70 e 79 anos, 12 entre os 60 e 69 anos, seis entre os 50 e 59 anos e uma entre os 40 e 49 anos.

Relativamente à vacinação contra a covid-19, o boletim adianta que 100% dos grupos etários das pessoas com mais de 80 anos, entre 65 e 79 anos e entre os 50 e 64 anos têm a vacinação completa contra a covid-19.

Quanto à dose de reforço da imunização contra o SARS-CoV-2, 94% dos idosos com mais de 80 anos já a recebeu, assim como 96% das pessoas entre os 65 e 79 anos, 82% entre os 50 e 64 anos, 56% entre os 25 e os 49 anos e 40% entre os 18 e 24 anos.

Lusa

Mulher morre ao cair de varanda em Miranda do Corvo

Queda de uma altura de cerca de 10 metros.

Uma mulher de 66 anos faleceu este sábado em Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, vítima de uma queda de uma varanda com cerca de 10 metros de altura, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros locais.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, a sexagenária vivia sozinha num apartamento do primeiro andar do prédio onde residia e que está em obras.

Fernando Jorge adiantou que, pela forma da queda, se terá tratado de um acidente.

O acidente ocorreu cerca das 11:30 na Travessa do Porto Mourisco, na zona urbana da vila.

O óbito foi declarado no local por uma equipa da Viatura Médica de Emergência e Reabilitação, tendo o corpo sido transportado para o Instituto de Medicina Legal de Coimbra.

Lusa

Governo anuncia linha de crédito de 400 milhões de euros para “ajudar empresas”

Apoios destinam-se às empresas mais dependentes da energia e dos combustíveis.

O ministro da Economia anunciou este sábado, em Lisboa, uma linha de crédito de 400 milhões de euros para empresas mais dependentes da energia e dos combustíveis e que têm visto os seus custos aumentarem com a subida dos preços.

Anunciei hoje o lançamento de uma linha de crédito de 400 milhões de euros, que será disponibilizada no sistema bancário na próxima semana, para permitir dar liquidez às empresas e fazer com que elas não entrem em dificuldades”, afirmou Pedro Siza Vieira aos jornalistas.

O governante, que falava à margem da conferência “Portugal: Objetivo Crescimento”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sublinhou a necessidade de “ajudar as empresas, particularmente aquelas que têm mais consumo de energia na sua estrutura de custos e de produção, a amortecerem este choque”.

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital explicou quea linha de crédito “é essencialmente dirigida a empresas cujos custos da energia têm um peso grande no custo do conjunto dos seus fatores de produção, a empresas que viram os seus custos de produção a aumentar significativamente nestes últimos tempos e têm necessidades de tesouraria acrescidas e a empresas que tiveram quebras de faturação”dando o exemplo do setor automóvel.

Questionado sobre a eventual escassez de bens essenciais no país, sobretudo nos setores alimentar e energético, Pedro Siza Vieira, afastou para já esse cenário, mas admitiu: A subida dos preços vai “repercutir-se nos consumidores nos próximos tempos e devemos estar preparados para isso”.

O Governo, adiantou, tem vindo a trabalhar para “reforçar esses ‘stocks’ e a diversificar as fontes de abastecimento, indo a outros mercados, além da tradicional Ucrânia, para procurar fazer o abastecimento destes bens”.

O governante deu como exemplo o milho para produção de rações para animais que era, em grande maioria, importado da Ucrânia.

Entre outras medidas de apoio às empresas, Pedro Siza Vieira disse que estão a ser equacionados apoios diretos a fundo perdido, um trabalho que está a ser ultimado em conjunto com a União Europeia.

Questionado sobre a eventual desatualização do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), face às consequências que o conflito entre a Ucrânia e a Rússia está a criar em todo o mundo, o ministro recusou, frisando antes que “o PRR precisa ser executado depressa porque, por um lado, a sua execução vai trazer estímulo económico e possibilidade de crescimento económico e, por outro lado, aposta em coisas decisivas para a sustentabilidade futura” da economia, dando como exemplos a transição energética e a digitalização.

Contudo, face às prioridades trazidas pelo conflito, sobretudo em matéria de acolhimento de refugiados, admitiu que poderá ser necessário redefinir algumas metas do PRR.

SIC Notícias/Lusa

Premier League retira a Abramovich estatuto de diretor do Chelsea

Roman Abramovich é, desde abril 2021, também cidadão português.

“No seguimento da aplicação de sanções por parte do Governo britânico, a direcção da Premier League afastou Roman Abramovich do cargo de director do Chelsea”, informou a Premier League em comunicado, este sábado.

O dono do clube integra a nova lista de alvos de sanções, anunciada na quinta-feira pelo Governo britânico, para prejudicar o circulo fechado de Vladimir Putin.

O oligarca russo, com nacionalidade portuguesa, vai ter os seus bens congelados no Reino Unido.

A componente mais mediática destes ativos é o Chelsea, clube do qual o oligarca é dono.

RR

Ventura recebe de “braços abertos” refugiados ucranianos, mas alerta para aqueles que “chegam de telefones de alta gama”

Segundo o entendimento do líder do Chega, vêm procurar subsídios na Segurança Social.

André Ventura afirmou este sábado que o seu partido está de “braços abertos para receber” refugiados ucranianos, defendendo que “aqueles que vierem por bem” e não pretenderem “dominar” Portugal “são sempre bem-vindos”.

A nossa posição sempre foi muito clara: neste conflito que agora assola a Europa, nós estamos do lado daqueles que defendem as fronteiras, a soberania e a civilização. Neste conflito há uma potência agressora e há um país que se defende e a nossa posição não podia ser outra, declarou, num discurso na segunda convenção de autarcas do Chega, que decorreu no Fórum Lisboa.

Abordando as imagens que têm sido transmitidas nas televisões relatando a situação na Ucrânia, Ventura frisou que todos têm assistido a “homens e mulheres afastados e destruídos das suas casas, dos seus prédios, dos seus animais de estimação, de tudo o que lhes é mais querido”.

Homens e mulheres obrigados a fazer quilómetros à chuva, à neve e ao frio, por causa de um tirano louco que quer destruir a Europa. A nossa posição é uma só: é ao lado da Europa, ao lado de Portugal e ao lado da civilização que continua a ser a nossa”, frisou.

Perante os autarcas, Ventura disse que, em “muitas das autarquias onde há vereadores e deputados municipais do Chega”, o partido tem apresentado e aprovado “moções para apoiar os refugiados ucranianos”.

Nesse sentido, o líder do Chega referiu que o seu partido está “de braços abertos para receber aqueles que fogem da guerra, que fogem do ataque, da fome e da miséria”.

Ventura contrapôs, no entanto, a situação dos refugiados ucranianos – que disse precisarem “ser apoiados verdadeiramente” – de outros “que chegam de iPhone e telefones de alta gama a Portugal” e que, segundo o entendimento do líder do Chega, "vêm procurar subsídios na Segurança Social."


Criança de 11 anos que fugiu da guerra sozinha diz que a esperança que sente “vem da mãe”

 “Aquilo que me custou mais foi deixar a minha casa e a minha mãe”, disse Hassan.

A história de Hassan tem emocionado o mundo nos últimos dias. Debruçado com um cenário de guerra na Ucrânia, a criança de 11 anos conseguiu atravessar a fronteira com a Eslováquia sozinho.

O “pequeno herói”, como as autoridades eslovacas o chamaram, chegou com apenas uma mochila às costas, um passaporte e um saco de plástico. Na mão tinha escrito o número de telefone daqueles que o esperavam na fronteira.

A mãe, viúva, ficou na Ucrânia a tomar conta da avó e enviou o filho para uma viagem de mais de 1.000 quilómetros.

Entrevistado, Hassan Al-Khalaf disse que a esperança que sente deve-se à mãe.

Foi a minha esperança que me deu força para fazer a viagem”, acrescentou.

Aquilo que me custou mais foi deixar a minha casa e a minha mãe”, admitiu a criança.

O “pequeno herói” fica, assim, aos cuidados do irmão mais velho, que estuda na Eslováquia.

SIC Notícias

Santuário de Fátima envia Imagem da Virgem Peregrina para Lviv

O envio surge em resposta a um pedido do arcebispo metropolita Greco-Católico de Lviv.

O Santuário de Fátima anunciou este sábado que vai enviar a Imagem n.º 13 da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia no início da próxima semana, em resposta a um pedido do arcebispo metropolita Greco-Católico de Lviv.

Unidos no mesmo espírito de oração, é com agrado que o Santuário de Fátima responde positivamente ao pedido de envio de uma Imagem da Virgem Peregrina de Fátima”, refere uma carta enviada pelo Santuário ao arcebispo e metropolita da Igreja Greco-Católica de Lviv, Ihor Vozniak.

Nessa carta, é explicado que a deslocação desta imagem ao território ucraniano, que acontece pela primeira vez, “se deve a este esforço pastoral de oração pela paz no mundo, em especial na Ucrânia”.

Pedimos que nos possam enviar a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia para que possamos rezar pedindo a sua proteção para que a paz regresse ao país”, apelou o metropolita da Igreja Greco-Católica de Lviv. Hoje, Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, durante a homilia da missa a que presidiu na Basílica da Santíssima Trindade, lembrou que "Maria está sempre junto da cruz de cada um".

“Porque Ela é nossa mãe, ensombrados pelo terror da guerra recorremos a Ela para que através da sua intercessão junto do filho nos devolva a paz", afirmou, acrescentando que foi esta “confiança que levou ao pedido da comunidade greco-católica de Lviv a solicitar ao Santuário o envio de uma Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, ao que o Santuário correspondeu de imediato".

"Nossa Senhora aqui em Fátima pediu insistentemente que rezássemos pela paz; é esta oração que aqui fazemos diariamente que estará presente na oração de todos os ucranianos diante da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima", disse o padre Carlos Cabecinhas.

Segundo o Santuário de Fátima, a imagem, que permanecerá durante um mês na Ucrânia, partirá de Lisboa para Cracóvia, na Polónia, e lá será acolhida e transportada pela comunidade greco-católica de Lviv.

A Imagem n.º 13 é uma réplica da Imagem n.º 1.

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, “a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor”, segundo informação do Santuário.

De acordo com uma nota sobre o programa de deslocações das imagens para 2022, “a génese deste percurso remete para o ano de 1945, pouco depois do final da 2.ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia”.

“A ideia foi retomada em abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina, e, no ano seguinte, no preciso dia da sua coroação, teve início a primeira viagem. Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária, como foi o caso da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, em janeiro de 2019”, acrescenta.

Para responder aos pedidos provenientes de todo o mundo, foram, entretanto, feitas 13 réplicas da primeira Imagem Peregrina.

Pombal apoia a Ucrânia

No âmbito do Plano Especial de Apoio à Comunidade Ucraniana, a Câmara de Pombal tem estado a criar mecanismos de acolhimento e resposta, facilitando uma melhor integração dos cidadãos ucranianos no concelho. A execução desse plano está a ser coordenada por um Gabinete de Acolhimento à Comunidade Ucraniana, constituído para o efeito.

Até a sexta-feira, 11 de março, o Gabinete de Acolhimento já estava a acompanhar e a apoiar 25 refugiados, dos quais 19 alojados em habitações de familiares e amigos, e seis em instalações temporárias criadas para o efeito.
Está prevista a chegada de mais seis cidadãos, no próximo domingo, dia 13, que irão alojar-se também em residências de familiares. A Câmara Municipal assegurará o seu transporte entre Lisboa e Pombal.
Por outro lado, o mesmo Gabinete deu resposta positiva ao acolhimento de 15 cidadãos, que deverão chegar a Pombal durante a próxima semana, ficando alojados em centro de emergência temporário.
A todos estes cidadãos, a Câmara Municipal disponibiliza todo o apoio necessário, garantindo-lhes alimentação, produtos de higiene pessoal, bens de primeira necessidade e peças de vestuário, em articulação com outras entidades, instituições, lojas sociais, em conformidade com o Plano Especial de Apoio à Comunidade Ucraniana.
Solidário com o povo ucraniano, que atravessa a fase mais difícil da sua história, a Câmara de Pombal está "empenhada em dar resposta humanitária imediata, respeitando o humanismo e as vulnerabilidades daqueles cidadãos, traduzidas essencialmente num sofrimento atroz, que exigem reserva, recato e discrição".  
A autarquia solicita que, caso tenha conhecimento de alguma situação que requeira a nossa atenção, que nos informe através do e-mail sos-ucrania@cm-pombal.pt ou encaminhe para a linha de apoio 236 210 578, podendo usar ainda a plataforma https://sos-ucrania.cm-pombal.pt/

“Estamos no borde de uma guerra nuclear, não estou exagerando”

 Hoje (11-3-2022) tropas russas bombardearam zonas residenciais em Dnipró, no Oeste da Ucrânia

  • Plinio Maria Solimeo

Estas terríveis palavras foram pronunciadas nada menos que pela jornalista russa Maria Baronova [foto abaixo], editora em chefe de Russia Today (mais conhecida como RT) depois de renunciar ao seu alto cargo ao condenar o sangrento ataque desfechado por tropas russas à sua vizinha Ucrânia. Russia Today é um dos meios estatais a serviço de Putin obrigada, como toda a mídia sob seu controle, a não chamar à criminosa invasão por seu nome, mas usando para isso o eufemismo “operação militar especial”.

            Em chamada por WhatsApp desde Moscou, a jornalista explicou por que renunciou a seu cobiçado cargo: “Não renunciaria, e não perderia meu salário e meu trabalho, se tivesse a segurança de que vamos estar vivos por muitos anos; não sei realmente o que vai passar conosco”, afirmou referindo-se à possibilidade de uma guerra nuclear.

            Baronova acrescenta que a atual “é uma situação muito perigosa” para seu país e para o mundo. Como trabalhava já há tempos visando os interesses do governo russo, afirma que conhece muito bem os dirigentes russos: “Eles nunca enviam ameaças [em vão], simplesmente matam. Há um silêncio estranho a meu redor, mas creio que estamos a borde de uma guerra nuclear neste momento. Não estou exagerando”.

            Pois, conhecendo bem a Putin, o mundo teme que ele, num acesso de loucura, faça uso de armas nucleares. O que para Baronova converteria a Rússia em alvo de um ataque catastrófico por parte do Ocidente. Ela sabe que, se sai uma ordem do Kremlin desta magnitude, receberá uma resposta das mesmas proporções. “Suspeito que o mundo ocidental responderá da mesma forma”, afirma.

            A situação pessoal de Maria Baronova é complicada por causa de sua condenação da atitude do governo russo. Pois ela não pode sair da Rússia: “Tenho um filho, e não posso ir porque seu pai não me permite ir-me com ele [com o filho]. Assim, prefiro ficar em Moscou. […] Parece-me que estamos na Coréia do Norte ou vamos ser assassinados por um fungo termonuclear”.

            A jornalista não se preocupa em engrossar a lista dos detidos. Pois a repressão na Rússia não é só nas ruas. Putin também decidiu encarcerar todos que contradigam seu discurso. Esse presidente tornado ditador assinou na semana passada uma lei, aprovada por ambas câmaras do Parlamento a ele submissas, que criminaliza a difusão de “notícias falsas” com relação ao exército russo, com pena de prisão de 10 a 15 anos. E para quem busque desprestigiar as tropas sob seu comando, de cinco anos.

            Esse é o presidente “conservador” que tantos incautos da direita em todo o mundo enaltecem e mostram como modelo…

ABIM

____________

Fonte: https://panampost.com/jose-gregorio-martinez/2022/03/08/al-borde-de-una-guerra-nuclear/

GUERRA PARA IMPOR UMA ANTI-CIVILIZAÇÃO

 Neste dia 10 de março, quase às portas de Kiev (capital da Ucrânia), confronto de tanques russos e ucranianos.

“Os castigos mais terríveis ameaçam pois a humanidade”

Aconteceu! A Rússia de Putin invadiu a Ucrânia, num ataque brutal típico da mentalidade comunista da KGB, e sem nenhuma provocação ucraniana que justificasse isto.

     Putin não parará aí, se essa guerra não tiver uma resposta firme dos Estados Unidos e da Europa. Veremos a repetição do cenário da II Guerra mundial: Hitler, enquanto prometia paz, ordenava a guerra, com a anexação da Áustria e dos Sudetos e pouco depois invadia a Checoslováquia e a Polônia.

     Na época, Plinio Corrêa de Oliveira fez no jornal “Legionário” (3-9-1939) um comentário que bem pode ser glosado hoje para a agressão de Putin à Ucrânia: “É a guerra que se inicia, com todo o seu hediondo cortejo de morte, de miséria e de sofrimentos, para tentar impôr à Europa um senhor que é a antítese da civilização católica, e o produto de uma série secular de erros”.

Em resumo, do ponto de vista da política internacional, esse é o cenário que temos diante dos olhos. No que isto tudo pode dar, não sabemos, nos dias de caos e incoerência em que vivemos.

     Mas não podemos ficar só na política dos homens. Temos que elevar nossos olhos e perguntar como está a “política” de Deus. E nos perguntar em que medida esses acontecimentos se encaixam nos planos e desígnios d’Ele.

O que disse Nossa Senhora em Fátima? Que, como castigo pelos pecados dos homens, a Rússia “espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja; os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas; por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”.

A propósito, cito mais um comentário de Plinio Corrêa de Oliveira, que se encaixa como uma luva no panorama atual: “Não há uma só aparição [de Fátima] em que não se insista sobre um fato: os pecados da humanidade se tornaram de um peso insuportável na balança da justiça divina. Esta a causa recôndita de todas as misérias e desordens contemporâneas. Os pecados atraem a justa cólera de Deus. Os castigos mais terríveis ameaçam pois a humanidade. Para que não sobrevenham, é preciso que os homens se convertam. E para que se convertam é preciso que os bons orem ardentemente pelos pecadores e ofereçam a Deus toda a sorte de sacrifícios expiatórios” (Catolicismode,Nº29, maio/1953).

O fato concreto é que, desde as aparições de Fátima, a decadência moral acentua-se dia a dia. Os Mandamentos são abandonados. Os pecados aumentaram em número e em malícia. As ofensas a Nosso Senhor tornaram-se mais generalizadas e agressivas.

Basta abrir os jornais para constatar a alarmante dissolução da família, o galope escandaloso das modas imorais, a expansão do nudismo sendo adotada por quase todo o corpo social, do aborto, da prostituição, das drogas, a marcha da homossexualidade, da ideologia de gênero e outros absurdos desses. A crise religiosa e moral acentua-se dia a dia de modo universal, atingindo tudo e todos, não excetuando quase ninguém. Sobretudo, em seu grau máximo, a estrutura da Igreja.

Assim, é de assustar que agora a Rússia ameace todo o mundo, arrastando-o para uma deflagração universal?

Não, não é!

Nela não estará o início da intervenção de Deus para punir a humanidade empedernida e pecadora?

E quem sabe se também é o início da preparação da humanidade para a conversão anunciada por Nossa Senhora, quando disse em Fátima: “Por fim, meu Imaculado Coração triunfará”?

Rezemos para que estejamos espiritualmente preparados para esses dias de cólera divina, mas também de esperança, e peçamos a especial proteção de Nossa Senhora para a Igreja, o mundo e nossas famílias.

ABIM

Mesquita com 80 civis bombardeada em Mariupol

Informação avançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

Uma mesquita que abriga 80 civis, incluindo turcos, foi bombardeada em Mariupol, um porto no sudeste da Ucrânia, onde milhares de pessoas estão cercadas há dias, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

"A mesquita do sultão Suleiman, o magnífico, e de sua esposa Roxolana, em Mariupol, foi bombardeada pelos invasores russos", declarou o ministério, na rede social Twitter.

"Mais de 80 adultos e crianças estão lá abrigados, incluindo cidadãos turcos", acrescentou, sem especificar quando ocorreu o bombardeio.

Lusa

“Em nome de Deus, parem!”: o apelo do Papa Francisco às tropas russas e ucranianas

 Do Vaticano chega um novo apelo para que a invasão russa da Ucrânia termine.

O Papa Francisco fez este sábado um novo apelo para acabar com a invasão russa da Ucrânia e a guerra, denunciando as duras repercussões nas crianças e exortando: “Em nome de Deus, parem!”.

Nunca guerra! Pensem acima de tudo nas crianças, cuja esperança de uma vida digna é tirada: crianças mortas, feridas, órfãs, crianças que têm resíduos de guerra como brinquedos. Em nome de Deus, parem!”, publicou o Papa no Twitter.

Francisco não escondeu a sua profunda preocupação com a guerra que eclodiu na Ucrânia, após o ataque do regime de Vladimir Putin, e até ofereceu a mediação da Santa Sé.

O seu secretário de Estado, Pietro Parolin, o ‘primeiro-ministro’ do Vaticano, conversou com ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, e transmitiu-lhe a vontade da Santa Sé de “fazer tudo, colocar-se ao serviço da paz”.

Além da ajuda enviada, Francisco enviou dois cardeais à Ucrânia para oferecer os seus serviços à população e aos deslocados: o polaco Konrad Krajewski e o checo Michael Czerny, secretário da Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O papa fez também uma visita surpresa à embaixada russa na Santa Sé, um dia após o ataque da Rússia à Ucrânia, para expressar a sua profunda preocupação.

Por sua vez, numa entrevista publicada hoje pelos meios de comunicação social do Vaticano, Parolin mostrou-se apologista da diplomacia, ressalvando que a doutrina social da Igreja “sempre reconheceu a legitimidade da resistência armada contra a agressão”.

Mas acho que diante do que está a acontecer é essencial perguntar: estamos a fazer os possíveis para chegar a uma trégua? A resistência armada é o único caminho? Estas palavras, perante a morte de mulheres e crianças, milhões de deslocados e a destruição de um país podem parecer utópicas. Mas a paz não é uma utopia”, defendeu.

O ‘primeiro-ministro’ do Vaticano reiterou a “total disponibilidade” da Santa Sé para qualquer tipo de mediação que possa favorecer a paz na Ucrânia.

SIC Notícias/Lusa

Imagem: Ecclesia

Apreendida mais de meia tonelada de amêijoa-japonesa em Aveiro

 O Controlo Costeiro de Aveiro, ontem, dia 11 de março, apreendeu 556 quilos de amêijoa-japonesa subdimensionada, no concelho de Aveiro.

No decorrer de uma ação de fiscalização cujo objetivo era o "de controlar o cumprimento das regras de captura, transporte e armazenamento de bivalves", os militares da Guarda detetaram um indivíduo de 44 anos a transportar, numa viatura, os moluscos bivalves sem as medidas regulamentares mínimas.

Esta ação resultou na identificação da empresa proprietária dos bivalves, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 37 500 euros.

O auto foi remetido para a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

A GNR relembra que "a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo".

Cadáver retirado do rio Mondego, investigação em curso

Corpo foi encontrado esta manhã entre a ponte pedonal Pedro e Inês e a ponte de Santa Clara.

O corpo de um homem foi, esta manhã de sábado, retirado morto do rio Mondego, em Coimbra, estando o caso a ser investigado pelas autoridades, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

A mesma fonte adiantou que o alerta para um corpo a boiar no leito do rio, entre a ponte pedonal Pedro e Inês e a ponte de Santa Clara, foi dado às 9:14.

O corpo foi retirado para a margem do Mondego pelos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Coimbra e sujeito a manobras de reanimação, que foram infrutíferas.

Ao local, foi chamada a PSP e a Polícia Judiciária, que procede a averiguações.

SIC Notícias/Lusa

Rabino do Porto fica com termo de identidade e residência e entrega de passaporte

 Em causa estarão alegadas irregularidades cometidas em processos de atribuição da nacionalidade portuguesa a descendentes de judeus sefarditas.

O rabino do Porto detido pela Judiciária por alegadas ilegalidades na emissão de certificados de nacionalidade para judeus sefarditas, fica a aguardar o desenvolvimento do processo com termo de identidade e residência e tem que entregar o passaporte.

Fonte da comunidade judaica do Porto avançou este sábado à agência Lusa que o rabino do Porto, Daniel Litvak, depois de ter sido interrogado “durante duas horas” viu ser-lhe aplicada as medidas de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR), bem como a entrega de passaporte.

Em causa estarão alegadas irregularidades cometidas em processos de atribuição da nacionalidade portuguesa a descendentes de judeus sefarditas, que se encontram em investigação. Judeus sefarditas são judeus originários da Península Ibérica expulsos de Portugal no século XVI.

Um dos casos de atribuição de nacionalidade portuguesa relaciona-se com o oligarca russo Roman Abramovich, proprietário do clube de futebol Chelsea (Reino Unido), que se tornou à cerca de um ano cidadão português ao abrigo da Lei da Nacionalidade para os judeus sefarditas.

MP INVESTIGA ATRIBUIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA A ROMAN ABRAMOVICH

A investigação policial, dirigida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), em articulação com a PJ, visa ainda outros elementos responsáveis pela emissão de documentos certificadores de nacionalidade naquela comunidade embora, até ao momento, o rabino Daniel Litvak tenha sido o único detido no âmbito desta operação do DCIAP/PJ.

A detenção ocorreu quando o líder da comunidade judaica do Porto se estava a preparar para viajar para Israel.

A detenção ocorre numa altura em que o Ministério Público (MP) está a investigar a atribuição da nacionalidade portuguesa a Roman Abramovich.

A Procuradoria-Geral da República em Portugal confirmou a 19 de janeiro que a concessão da nacionalidade portuguesa ao empresário russo Roman Abramovich ao abrigo da Lei da Nacionalidade para os judeus sefarditas estava a ser alvo duma investigação do MP.

SIC Notícias/Lusa

Ucrânia anuncia que pelo menos 79 crianças morreram desde o início da invasão russa

 Número foi avançado por um departamento do Ministério Público (MP) ucraniano na plataforma Telegram.

Pelo menos 79 crianças morreram e perto de 100 ficaram feridas desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, foi anunciado este sábado por um departamento do Ministério Público (MP) ucraniano na plataforma Telegram.

"Durante os 16 dias de guerra na Ucrânia, 79 crianças morreram e quase 100 ficaram feridas. A maioria das vítimas encontrava-se nas regiões de KievKharkivDonetskSumiKherson e Zhitomir", refere o relatório, citado pela agência noticiosa Efe.

Estes números não podem ser verificados por fontes independentes e terão acontecido em ataques russos às principais cidades do país.

Segundo o Ministério Público ucraniano, este número não é definitivo "devido à falta de oportunidade de inspecionar os lugares de ataque, onde as forças armadas russas estão a levar a cabo as suas atividades hostis".

De acordo com as autoridades ucranianas, mais de 280 instituições educativas foram destruídas, nove das quais de forma total.

Em Donetsk, no leste do país, 110 estabelecimentos de ensino foram danificados, assim como 28 em Sumi e 17 em Kiev. Cerca de uma dúzia de centros médicos pediátricos terão, também, sido alvo de ofensivas russas.

Segundo o documento, há uma média de 17 instituições de ensino que são destruídas diariamente pelos ataques russos desde o início da invasão.

O Ministério Público acrescenta que cerca de sete milhões de crianças estão impossibilitadas de estudar devido às hostilidades que decorrem no país e à consequente destruição das instituições.

Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

TSF/Lusa

Portugal com um ouro e duas pratas nos Mundiais de ginástica acrobática

Portugal conquistou esta sexta-feira uma medalha de ouro e duas de prata no campeonato do Mundo e ginástica acrobática.

O Par Feminino composto pelas ginastas Rita Ferreira e Rita Teixeira foi o mais forte no exercício combinado na Arena Milli Gimnastika, com 28.780 pontos, batendo a Hungria, com 26.950, e o Cazaquistão, com 26.790, que completaram o pódio.

Bárbara Sequeira, Beatriz Carneiro e Francisca Maia, igualmente do Acro Clube da Maia, constituíram o trio que assegurou a prata na prova de grupos femininos, igualmente com o exercício combinado.

As portuguesas somaram 28.780 pontos, a um da Bélgica, enquanto os Estados Unidos levaram o bronze, com 28.140.

Na sequência dos resultados alcançados nas qualificações, com os lusos a conseguirem ir às finais de todas as especialidades, foi definido o ranking por equipas que valeu a Portugal a medalha de prata, com 48 pontos, a três da Bélgica, ouro com 51, enquanto a Grã-Bretanha fechou o pódio, com 46.

Estes resultados são a prova de que Portugal tem uma equipa forte, composta por excelentes atletas de diversos clubes. Acredito que no fim de semana podemos subir novamente ao pódio”, diz à Lusa Lourenço França, treinador do Acro Clube da Maia.

Para a prata por equipas, foi importante também o contributo do par masculino composto por Bruno ramalho e Fábio Beco, do Gimno Frielas, que esta sexta-feira terminou a final em quarto, com 27.900, a 0,37 pontos do bronze do Azerbeijão e a somente 0,5 do ouro dos Estados Unidos.

O título por equipas é algo absolutamente inacreditável no panorama gímnico, pois é o sinónimo do trabalho transversal (de todos os agentes) e de longo prazo que é feito na modalidade. Pessoalmente é o título que perseguia há mais de 25 anos”, acrescenta Lourenço França.

O Par Misto Dinis Cardoso e Maria Marvão, do Sporting, foi sexto na sua final, com 27.810 pontos. A dupla vai disputar domingo a final de equilíbrio, enquanto os outros sete ginásticas vão lutar pelas medalhas, sábado e domingo, no equilíbrio e no dinâmico.

SIC Notícias

Imagem: Facebook Federação de Ginástica de Portugal