terça-feira, 10 de setembro de 2019

OVAR: Intoxicou a família (incluindo uma criança de 4 anos) com bolo de cannabis!

O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de Ovar e do Núcleo de Investigação Criminal de Ovar, no dia 8 de setembro, em Ovar, identificou um homem, de 22 anos, por ter intoxicado a família com cannabis.

Após um alerta efetuado pela linha de emergência 112, de que uma família de seis pessoas, com idades compreendidas entre os 4 e 62 anos, apresentavam sintomas de tonturas e vómitos, e que indiciavam uma intoxicação, os militares deslocaram-se ao local e apuraram que esses sintomas estavam relacionados com o consumo de um bolo confecionado com folhas de cannabis.
Das diligências realizadas ainda se apurou que tinha sido um dos familiares, o homem de 22 anos, a preparar o bolo, tendo os militares efetuado uma busca domiciliária, que culminou na apreensão de:
·Uma estufa de cultivo de cannabis;
·Cinco doses de cannabis;
·Um triturador;
·Um termómetro.
Depois de assistidos no local pelo INEM e pelos Bombeiros Voluntários de Ovar, a família foi transportada para uma unidade hospitalar, onde ficaram internados.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Ovar.

Ensino | Universidade Sénior de Proença-a-Nova com matrículas abertas


As matrículas na Universidade Sénior de Proença-a-Nova já podem ser formalizadas a partir desta segunda-feira, através do preenchimento da ficha que está disponível na página do Município, em www.cm-proencanova.pt. Com aulas a decorrer nos Polos de Proença-a-Nova e da Sobreira Formosa, as inscrições podem ser entregues, respetivamente, na Casa das Associações e no edifício da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira durante o mês de setembro. Também novos professores voluntários devem formalizar a sua disponibilidade através do preenchimento da respetiva ficha, de forma a enriquecer o calendário escolar deste projeto - não é necessário ter formação superior, apenas experiência na área a lecionar. 

No polo de Proença-a-Nova estão disponíveis as novas disciplinas de Artesanato (por Juliana El Hassani) e de Treino Funcional e Respiração (por François Gonçalves), que se juntam às aulas de Informática, História das Ideias, Ciência Viva, Química na Cozinha, Cultura Geral, História Local e Regional, Literatura, Pintura, Expressão e Movimento. No polo de Sobreira Formosa, as disciplinas disponíveis são: Informática, Português, Ciência Viva, Cultura Geral, História Local e Regional e Jornalismo. 

Destinada a pessoas com mais de 50 anos, a mensalidade é de 5,20€, independentemente do número de disciplinas frequentadas. Paralelamente à atividade letiva, os alunos da USPN participam ainda em visitas de estudo promovidas pelas diferentes disciplinas, workshops, conferências e outras iniciativas que cumprem o principal objetivo da Universidade Sénior: o envelhecimento ativo através da aprendizagem informal e do convívio entre todos os participantes.

Proença-a-Nova | Hábitos saudáveis e bem-estar em destaque na iniciativa “Saúde em Primeiro Lugar”


“Mexa-se pela sua saúde” é o slogan da iniciativa Saúde em Primeiro Lugar que se realiza a 14 de setembro, no Centro Ciência Viva da Floresta, e que promove, pelo segundo ano consecutivo, hábitos diários que podem ter um impacto positivo na qualidade de vida da população em geral. Promovido pela União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, com o apoio do Município de Proença-a-Nova e do Centro Ciência Viva da Floresta, este será um dia inteiramente dedicado à saúde com workshops, palestras, rastreios e animação infantil de participação gratuita. 

Entre as novidades deste ano está o Espaço Bem-Estar com a participação da Clínica Fisiart – Saúde e Beleza, da Patrícia Esteves – Beleza e Bem-estar, do Centro de Fitness Força e Saúde FG e o SBV - Suporte Básico de Vida dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, com propostas dedicadas à estética e aos cuidados com o físico. Outra estreia será o Espaço Infantil com a peça de teatro “Chefe Sebastião” sobre alimentação saudável, protagonizada pelos Váatão e que terá lugar às 15h. 

É também a partir dessa hora que se iniciarão as palestras no Auditório Mariano Gago. A primeira terá como tema “Stress na atualidade” abordado pelo médico fisiatra João Manuel Pires da Silva. “Saúde do idoso no seu domicílio” será o assunto trazido por Joana Leme, médica assistente Graduada em Medicina Geral e Familiar e o nutricionista Rui Alves fará uma apresentação sobre “Alimentação – problemática nos nossos dias”. No final das palestras haverá um showcooking apresentado pela nutricionista Célia Lopes com dicas saudáveis para combater a hipertensão arterial. O dia termina com uma aula de ginástica aberta a todos os que queiram participar, com a colaboração dos professores de desporto Nuno Alves e Gonçalo Farinha. 

Ao longo do dia, entre as 11h e as 19h, serão realizados diversos rastreios gratuitos, entre eles rastreio cardiovascular – que inclui tensão arterial, pulsação, saturação do oxigénio no sangue, glicemia, colesterol, perímetro abdominal, parâmetros de bioimpedância, com a colaboração dos médicos Ricardo Pires e Maria João Miguel, das enfermeiras Filipa Gonçalves, Ana Filipa Alves e Cláudia Gonçalves, do técnico de saúde e terapêutica, Carlos Dias, e os professores de desporto Nuno Alves e Gonçalo Farinha. Serão realizados também rastreios de saúde visual com a participação da optometrista Ana Jacinto e saúde oral com o médico dentista Raunan Romanini. 

A entrada é gratuita e tem transporte igualmente gratuito, bastando fazer a inscrição presencialmente na sede da Junta de Freguesia, através dos contatos 274 671 780, 965425817 ou do e-mail juntafregpnova@sapo.pt

Marinha Grande | FILME DAS PRAIAS NOMEADO PARA MELHOR FILME DE TURISMO


Resultado de imagem para FILME DAS PRAIAS NOMEADO PARA MELHOR FILME DE TURISMO
O filme da Câmara Municipal da Marinha Grande, realizado pela Marinhense Raquel Oliveira Martins, sobre as praias da Marinha Grande "A vida ao centro", está nomeado para MELHOR FILME de turismo na Competição Nacional do Festival Internacional de Cinema de Turismo.

Para a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, "é um grande orgulho ver o vídeo da Câmara Municipal ser nomeado para este importante prémio do turismo nacional e internacional. Quando identificámos a necessidade e idealizámos o conceito do filme, queríamos que fosse algo que nos provocasse "pele de galinha" e a equipa de realização do vídeo, composta por marinhenses, foi incrível."

Neste momento está em curso a avaliação do público pelo que apelamos à vossa votação.
Para tal, basta:
2. Escolher a Categoria "Competição Nacional"
3. Votar.


Évora | Semana Europeia da Mobilidade apela à Caminhada


A Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que vai na sua 18ª edição, irá ter, este ano, como tema central o apelo à caminhada – Caminha Connosco. A iniciativa, que decorre de 16 a 22 de setembro, culminando com o Dia Europeu Sem Carros, pretende evidenciar que “Caminhar e pedalar em segurança” traz múltiplos benefícios ambientais, financeiros, ao bem-estar e à saúde dos cidadãos.

Esta edição, com o tema inspirador “Caminhar e Pedalar em Segurança” e sob o slogan “Caminha connosco” pretende evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz muitos benefícios quer sejam à nossa saúde e ao Ambiente, como também à nossa conta bancária! Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para manter os nossos corações e corpos saudáveis.

A SEM é uma campanha europeia que desde 2002 procura melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável, incentivando a adesão de municípios.

Em Évora, a Câmara Municipal volta a estar empenhada na participação da população do concelho nesta iniciativa, estando previstas uma série de iniciativas devidamente enquadradas com o tema deste ano da Semana Europeia da Mobilidade. Do vasto programa de eventos, destaque, naturalmente, as inúmeras caminhadas, orientadas pelo grupo Caminheiros de Évora, de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 20h15 ou o apelo a uma caminhada de 30 minutos antes do início da jornada de trabalho.

A Semana Europeia da Mobilidade será ainda assinalada em Évora com a realização de passeios pelas Bicas e Chafarizes de Água (segunda-feira), Ciclovias e Ecopistas de Évora (terça-feira), pela Promoção da Saúde Mental (quarta-feira), Caminhe com um Doutor (quinta-feira), Passeio de Bicicleta na Malagueira - Homenagem Arq. Sisa Vieira (sexta-feira) e Caminhada num bosque Urbana de Montado – Alto dos Cucos e Caminhada das Arvores, UV Alerta (sábado).

Do programa da SEM, que inclui atividades do Bikévora, destaque ainda para a Crono Rampa do Cenáculo (sábado), Caminhada das Escolas para a Família, Pedalar em segurança com a GNR, PSP, CME, ACAM - Passeio bicicleta Ecopista até Graça do Divor e a Rota dos Cromeleques, tudo isto no domingo, dia 22.

Para além de organizar uma semana de iniciativas que tem em conta o tema deste ano, no domingo dia 22 setembro, será realizado o Dia Sem Carros em Évora na Rua Elias Garcia, rua que será aberta exclusivamente para os pedestrianistas, ciclistas e transportes públicos.

No fim-de-semana seguinte, 28 e 29 de setembro, estão ainda previstas atividades do Bikévora, nomeadamente: Bikekids e Passeio Noturno (sábado) e Passeio da Familia e Circuito UCA União Ciclismo de Évora (domingo).

Na sequência da SEM, a Câmara Municipal de Évora irá continuar a implementar medidas permanentes tais como: a colocação de sinalética de informação “Respeita o Ciclista”; colocação de pilaretes para circulação segura a pé em vários locais tais como na ciclovia na zona de entrada da Escola Manuel Ferreira Patrício; serão pintadas as passagens para ciclistas na zona da ciclovia da Escola Severim de Faria; será anulado um lugar de estacionamento na zona do Arco Romano na R. de Dona Isabel, alargando assim a zona para caminhar criando visibilidade e segurança para quem circula a pé; continuação das pinturas de passadeiras em várias zonas, entre as quais a zona do Circuito de Manutenção do Alto dos Cucos; estão planeadas, no âmbito das ações permanentes da SEM, a plantação de árvores para conforto térmico que acontecerão em Novembro para incentivo e melhoria das deslocações a pé ou de bicicleta em vários locais, tal como a avenida do escurinho, parte da ciclovia da Severim de Faria; continuação de rampeamentos e acessos suaves aos passeios.

De salientar o enorme êxito da campanha nacional de 2018, com um total de 95 municípios participantes, a maior adesão desde a estreia desta campanha em 2002. O envolvimento e compromisso locais são imprescindíveis. Refira-se ainda que Portugal instituiu, de forma pioneira, o dia 12 de abril como Dia Nacional do Ar, desenvolvendo para o efeito a campanha nacional “por um país com bom ar”, coordenada pela APA, com o objetivo de sensibilizar a população para a mudança de comportamentos com vista à preservação da boa qualidade do recurso AR.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Évora conta com o apoio dos seguintes parceiros: Junta de Freguesia da Malagueira (União); PSP; GNR; CIMAC; CCDR; IPDJ; Universidade de Évora; DGESTE; ACES; USP; UCC; Agrupamento de Escola Gabriel Pereira; Agrupamento de Escola Andre de Gouveia; Agrupamento de Escola Manuel Ferreira Patrício; Agrupamento de Escola Severim de Faria; Infraestruturas de Portugal; FEA; ACAM; GARE; BTT Malagueira; Metalentejo; Grupo Caminheiros de Évora e Deco.

Música | 18º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina

Quando se fala em Barrenta e concertina, é sinónimo de festa. Pelo 18.º ano consecutivo, a aldeia da Barrenta, no concelho de Porto de Mós, acolhe o Encontro Nacional de Tocadores de Concertina.

Este pequeno lugar, na União das Freguesias de Alvados e Alcaria, conta com cerca de 38 habitantes, mas no próximo dia 28 de setembro, espera receber mais de 400 tocadores de concertina.

Esta iniciativa, faz parte da agenda de muitos amantes da cultura tradicional portuguesa, e em 2018 foram mais 550 tocadores, muitos executantes de cantares ao desafio, e milhares de visitantes. O encontro de 2019 pretende assim dar continuidade aos encontros anteriores, e continuar a fazer desta iniciativa, um dos maiores encontros de tocadores de concertina do país.

O encontro deste ano vai trazer algumas novidades. Os visitantes vão poder acompanhar o que acontece em palco, em qualquer parte da aldeia, através da implementação de ledwalls. A preocupação com o ambiente está também presente, e a organização vai adotar algumas medidas, com o objetivo de reduzir o lixo produzido.

Por esta altura, a aldeia mobiliza meios e infraestruturas, para responder às necessidades, e proporcionar assim um momento feliz a quem por ali passa. Para isso conta com o apoio e parceria de várias entidades locais.

O primeiro encontro foi em 2001 e envolveu cerca de 40 tocadores, com o objetivo de poder dar “vida” a uma aldeia que só por si iria desaparecer com o passar dos anos se nada fosse feito para ter alguma visibilidade.

Numa região que reúne 100 concelhos, lugares com história, lendas, costumes e tradições, onde é possível descobrir a essência de um país, este evento é, sem dúvida, um marco que perpetua um dos instrumentos mais típicos da nossa cultura popular.

Os sabores tradicionais da região, o artesanato e os costumes locais também têm lugar nesta festa.

No dia 28 de setembro a Barrenta acolhe os tocadores de concertina e restante público a partir 12h00 com entrada gratuita.

Cultura | ‘O Enredo’ no Terreiro do Paço, em Ançã, com teatro, música, dança e artes circenses

É já no próximo sábado, 14 de setembro, às 21:00 horas, que o Terreiro do Paço, em Ançã, vai ser palco de 'O Enredo', produção cénica em torno da figura de Sesnando Davides, governador de Coimbra na época moçárabe e figura marcante na preservação da paz e da coexistência de vários povos com religiões e crenças diferentes nas margens do Mondego.
De entrada livre, o espetáculo faz parte da programação da 'Coimbra Região de Cultura', promovido pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM RC), e é apresentado em Ançã com o apoio do Município de Cantanhede. O projeto foi desenvolvido pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, parceria de municípios que visa “dignificar a história e criar a partir do património histórico e cultural um produto turístico de excelência, assente na valorização da Linha Defensiva do Mondego e na mobilização de parceiros para a criação de dinâmicas conjuntas”.
O cenário de 'O Enredo' é o rio Mondego, elemento estruturante das dinâmicas sociais que se desenrolaram nos territórios confinantes e que, em função disso, assume um papel relevante na narrativa sobre acontecimentos históricos dramatizados através da conjugação de várias formas de expressão artística, nomeadamente o teatro, a música, a dança e as artes circenses. Sob a direção artística de André Varandas, em palco vão estar atores que representam cada um dos municípios da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, aos quais se juntam elementos de diversas coletividades do concelho de Cantanhede. Promover a participação de intervenientes locais foi aliás uma das preocupações subjacentes à conceção deste espetáculo que visa também fomentar o intercâmbio entre agentes culturais de diversos concelhos, de acordo com a filosofia que preside à 'Coimbra Região de Cultura', programação que contempla mais de 150 iniciativas culturais nos 19 municípios que integram a CIM RC.
Teatro, música e dança são algumas das áreas de produção artística a apresentar, preferencialmente em espaços patrimoniais ou museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo assim a valorização turística do património da região.
'Coimbra Região de Cultura' é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
'O Enredo'
Ficha Técnica
Direção Artística e Musical - André Varandas
Direção de Projeto e Produção executiva - Ivânia Monteiro
Escrita criativa - Carlos Clara Gomes
Coreografia - Sofia Falcão Cenografia - Pedro Camarinho | Rui Almeida | João Gama
Maquilhagem - Li Simões
Assistentes de produção - Li Simões
Orquestração - João Martins
Banda residente - André Varandas | Daniel Silva | Fábio Rocha | Tiago Joaninho
Elenco profissional - Bráulio Figo | Carlos Clara Gomes | João Gama | José Ribeiro | Luís Travassos | Márcia Francisco | Ricardo Grácio | Rui Almeida | Sofia Portugal | Vânia Fernandes


Politica | Elisa Ferreira responsável pela pasta da coesão e das reformas

Resultado de imagem para Elisa Ferreira responsável pela pasta da coesão e das reformas
Expresso
A presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou esta terça-feira em Bruxelas a distribuição de pelouros entre os comissários que constituem o seu colégio. Elisa Ferreira, a comissária designada por Portugal, fica com a pasta da coesão e das reformas.

Na sexta-feira, em entrevista à Antena 1, o primeiro-ministro António Costa garantiu apenas que Elisa Ferreira assumiria uma pasta "importante para Portugal", acrescentando que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, partilha da mesma opinião.

António Costa, aquando de uma reunião com Elisa Ferreira, a 29 de agosto, afirmou que lhe caberia um pelouro “que corresponde ao que são os interesses próprios de Portugal no contexto da União Europeia”.

"É uma pasta que seguramente Elisa Ferreira fará um excelente papel e que corresponde ao que são os interesses próprios de Portugal no contexto da União Europeia", disse o primeiro-ministro português.

"É sabido, desde o início, qual a orientação e as prioridades que Portugal tinha", continuou o PM, após o encontro com Elisa Ferreira. "Sabemos bem que os comissários são independentes do país de origem mas não deixam de ser quem são".

Comissão paritária

Na segunda-feira, Von der Leyen já divulgou a lista com os nomes dos comissários europeus designados por cada Estado-membro e que tiveram o seu aval, sendo 13 mulheres e 14 homens. A nova Comissão Europeia assume funções a 1 de novembro para um mandato de cinco anos.

Cada comissário indigitado irá ser submetido ao escrutínio da respetiva comissão parlamentar (em alguns casos, mais do que uma) na assembleia europeia, respondendo a cinco perguntas escritas, antes de ser questionado exaustivamente durante três horas pelos eurodeputados, numa audição transmitida em direto.

Se algum ou alguns dos comissários indigitados não “passarem” no crivo dos eurodeputados, poderão ser agendadas audições adicionais na semana de 14 de outubro, antes de o Parlamento Europeu se pronunciar em definitivo relativamente ao conjunto do colégio, o que deverá suceder em 22 de outubro.

RTP

Justiça | Julgamento da morte do triatleta Luís Grilo começa hoje em Loures

Resultado de imagem para Julgamento da morte do triatleta Luís Grilo começa hoje em Loures
SAPO
O Tribunal de Loures começa hoje a julgar Rosa Grilo e António Joaquim, acusados pelo Ministério Público (MP) da coautoria do homicídio do triatleta Luís Grilo, marido da arguida.
O MP pediu na acusação que os arguidos sejam julgados por um tribunal de júri (além de três juízes, foram escolhidos/nomeados quatro cidadãos), que irá decidir se os arguidos são culpados e quais as penas a aplicar.
Ricardo Serrano Vieira, advogado de António Joaquim, já referiu à agência Lusa que o seu constituinte vai falar em julgamento, enquanto a advogada Tânia Reis não revelou se a sua cliente irá prestar declarações.
O MP atribui a António Joaquim a autoria do disparo sobre Luís Grilo, na presença de Rosa Grilo, no momento em que o triatleta dormia no quarto de hóspedes na casa do casal, na localidade de Cachoeiras, Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa).
O crime terá sido cometido para poderem assumir a relação amorosa e beneficiarem dos bens da vítima – 500.000 euros em indemnizações de vários seguros e outros montantes depositados em contas bancárias tituladas por Luís Grilo, além da habitação.
O despacho de acusação do MP, divulgado pela Lusa em 26 de março, conta que em 15 de julho de 2018 os dois arguidos, de 43 anos, após trocarem 22 mensagens escritas em três minutos, “combinando os últimos detalhes relativo ao plano por ambos delineado para tirar a vida de Luís Grilo”, acordaram desligar os respetivos telemóveis.
Numa hora não apurada, mas entre essa noite e a manhã do dia seguinte, “em execução do plano comum que já haviam acordado há pelo menos sete semanas”, António Joaquim, dirigiu-se à casa onde residiam Luís Grilo e Rosa Grilo, com uma arma de fogo municiada.
A acusação relata que o arguido entrou na residência “com o conhecimento” da arguida e que ambos se dirigiram ao quarto de hóspedes, localizado no primeiro andar, onde Luís Grilo a dormir.
No dia após a morte do triatleta, António Joaquim começou a frequentar a casa de Rosa Grilo, “não obstante estarem em curso diligências tendentes à localização do paradeiro de Luís Grilo por familiares, amigos e autoridades policiais”, segundo a acusação.
O corpo foi encontrado com sinais de violência e em adiantado estado de decomposição, mais de um mês após o desaparecimento, a cerca de 160 quilómetros da sua casa, na zona de Benavila, concelho de Avis, distrito de Portalegre.
Na acusação, o MP pede que seja aplicada a Rosa Grilo a pena acessória da declaração de indignidade sucessória (sem direito a herança) e a António Joaquim (oficial de justiça) a pena acessória de suspensão de exercício de funções públicas.
O MP, em representação do filho menor de Rosa Grilo e do triatleta, apresentou um pedido de indemnização civil de 100 mil euros contra os arguidos.
O início do julgamento está marcado para as 09:15 e terá Ana Clara Baptista como presidente do coletivo de juízes.
Lusa


Negócios | Compradores internacionais vêm ao Porto conhecer produtos portugueses

Empresas de Angola, Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Bósnia, México e Polónia marcam presença no 2.º Fórum Compradores Internacionais
A PortugalFoods, associação que representa o agroalimentar português, promove, nos dias 16, 17 e 18 de setembro, o 2.º Fórum Compradores Internacionais. A iniciativa, que terá lugar na Porto Business School, traz sete grandes players mundiais para conhecerem o que de melhor o setor produz.
Durante os três dias de evento, cerca de 70 empresas vão ter a oportunidade de apresentar os seus produtos a grandes grupos de distribuição de vários pontos do globo, nomeadamente de Angola, Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Bósnia, México e Polónia.
“A procura de produtos portugueses tem crescido nos últimos anos, com os mercados externos a reconhecerem cada vez mais a sua qualidade. O Fórum Compradores Internacionais vem dar resposta a esta procura, aproximando os compradores internacionais aos produtores nacionais, mostrando-lhes produtos nas categorias que, de facto, lhes interessam: a PortugalFoods identificou as necessidades destes players e reuniu no fórum os produtos que correspondem à sua procura, aumentando assim a probabilidade das empresas fecharem negócio”, explica Raquel Vieira de Castro, administradora da Vieira de Castro e vice-presidente da PortugalFoods.
Charcutaria, conservas de pescado, peixe e marisco congelado, pastelaria, confeitaria e padaria, molhos e condimentos (preparados de tomate, vinagre, entre outros), azeite e azeitonas, compotas, snacks, arroz, massa e cereais de pequeno-almoço, queijo, legumes e fruta (fresca, congelada e desidratada), refeições pré-cozinhadas, vinho e licores são as categorias em exibição na iniciativa.
Entre os compradores estão a angolana ENOLAD, especializada na importação e distribuição de produtos alimentares e bebidas, a alemã Gourmet Berner, que apesar de ter começado o seu negócios com as frutas, abre leque agora aos mais diversos produtos do agroalimentar, a empresa holandesa ILG Food Group, a grossista luxemburguesa Primafood, a Ledo, empresa bósnia dedicada aos congelados, a mexicana Laguna Innovadora, que procura sobretudo produtos gourmet e biológicos, e a Unifood, empresa polaca totalmente focada na culinária internacional. Os compradores procuram tanto produto final, para comercializar sob a marca portuguesa, como produto passível de ser transformado em private label, nos seus mercados.
O Fórum Compradores Internacionais surge no âmbito do Projeto Portugal Excecional, que visa exaltar a produção nacional, e é financiado pelo COMPETE2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Desporto | Sporting SAD anuncia exercício negativo em 2018/19 de quase oito milhões de euros

Resultado de imagem para Sporting SAD anuncia exercício negativo em 2018/19 de quase oito milhões de euros
CM
A Sporting SAD anunciou ontem, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que terminou o exercício da época 2018/19 com resultado negativo de 7,877 milhões de euros.
Contudo, a SAD ‘leonina’ alega, no mesmo comunicado, que teria tido um resultado positivo de 700 mil euros caso não tivessem sido constituídas imparidades com os jogadores Alan Ruiz, Luc Castaignos, Josip Misic, André Pinto, Fredy Montero e Bruno Gaspar, que ascendem a um montante de 8,577 milhões de euros.
Em termos globais, o volume de negócios do exercício totalizou 151,6 milhões de euros, o que representa, de acordo com a SAD, um crescimento homólogo na ordem dos 20 por cento.
Nas contas, regista-se ainda o aumento do passivo global em 42,256 milhões de euros, sendo que os capitais próprios se mantêm negativos, no valor de 23,604 milhões de euros.
As contas do exercício entre 30 de junho de 2018 e 30 de junho de 2019 serão submetidas a apreciação e votação em 01 de outubro, em Assembleia Geral de acionistas.
Lusa

Saúde | Ordem dos Médicos entende que barreiras no acesso a fármacos colocam “doentes em risco de vida”

Resultado de imagem para Ordem dos Médicos entende que barreiras no acesso a fármacos colocam “doentes em risco de vida”
RTP
O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos entende que há clínicos que estão a ser "impedidos de proteger a vida de doentes com cancro", denunciando barreiras no acesso a "medicamentos potencialmente inovadores" que colocam "doentes em risco de vida".
O órgão máximo da Ordem quer que sejam diretamente responsabilizados os diferentes peritos envolvidos na cadeia de acesso ao medicamento por decisões erradas que impeçam de “preservar a vida de doentes com cancro”.
“Negar no SNS o acesso dos doentes a medicação com efeito comprovado na diminuição do risco de recidiva ou no aumento da probabilidade de sobrevivência constitui uma situação muito grave, ainda mais quando sabemos que, em muitos casos, a mesma medicação está livremente disponível para uso no setor privado e social”, refere a posição assumida pelo órgão máximo da Ordem dos Médicos e a que a agência Lusa teve acesso.
Esta tomada de posição é divulgada hoje, depois de o colégio de oncologia médica ter denunciado situações em que a Autoridade do Medicamento recusou tratamentos contra o cancro, tal como noticiou o jornal Expresso no sábado.
Para a Ordem dos Médicos, há barreiras e decisões negativas ou empatadas para a aprovação de medicamentos com ação antitumoral que “têm colocado vários doentes em risco de vida e obrigado vários médicos oncologistas a delinearem planos de cuidados diversos dos esperados”.
Como barreiras ao acesso a medicamentos “potencialmente inovadores”, o documento do Conselho da Ordem identifica as comissões de farmácia e terapêutica hospitalares, a comissão de avaliação de tecnologias da saúde do Infarmed, outros peritos do Infarmed e a própria direção da Autoridade do Medicamento.
O Conselho Nacional da Ordem decidiu manifestar “total solidariedade” com o colégio de oncologia médica e “recomendar fortemente” a todos os médicos que expliquem aos seus doentes as melhores opções terapêuticas e que limitações estão a ser impostas por “entidades externas”.
Estas limitações devem ainda ser registadas no processo clínico do doente e denunciadas à Ordem dos Médicos através do email denuncias@ordemdosmedicos.pt.
O Conselho Nacional recorda que o problema do acesso à inovação terapêutica em Portugal foi ainda recentemente sustentado pelo Observatório Português dos Sistemas de Saúde no Relatório de Primavera 2019.
O documento refere que o acesso à inovação em Portugal é cinco vezes mais longo do que o melhor resultado europeu no período 2015-2017. A Alemanha demorava em média 119 dias a introduzir no mercado medicamentos inovadores e Portugal demorou no mesmo período 634 dias, quase dois anos.
Sobre a denúncia feita pelo colégio de oncologia da Ordem, a Autoridade do Medicamento veio assegurar que a avaliação das autorizações especiais para uso de fármacos para o cancro tem em conta critérios que são apenas técnicos e clínicos, com base na análise de peritos médicos.
Em declarações no sábado à agência Lusa, o presidente do Infarmed, Rui Ivo, indicou que se trata de casos de medicamentos que ainda estão em avaliação e sobre os quais os médicos podem pedir acesso através de uma autorização de utilização excecional, sendo que estas autorizações são decididas com base no parecer de peritos médicos, muitos deles oncologistas de hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), incluindo dos Institutos de Oncologia.
Estas autorizações de utilização excecional servem para que os médicos possam pedir acesso a um fármaco enquanto este ainda está a ser submetido a avaliação fármaco-económica para poder ser comparticipado e cedido pelo SNS.
Segundo Rui Ivo, a avaliação das autorizações de utilização excecional é feita por peritos médicos, com base em critérios técnicos e clínicos, estando de parte as questões de financiamento.
O presidente do Infarmed considera ainda que Portugal é um exemplo de “acesso aos melhores tratamentos disponíveis”, nomeadamente na área oncológica.
Em termos de aprovação de novos fármacos para o cancro, entre 2016 e 2018 foram aprovadas 40 novas substâncias e só este ano já foram aprovadas novas 15, segundo os dados oficiais da Autoridade do Medicamento.
Lusa

Mundo | Brasil regista quase 5 mil focos de queimadas na Amazónia em setembro

Resultado de imagem para Brasil registra quase 5 mil focos de queimadas na Amazónia em setembro
O Brasil registou 4.935 focos de queimadas na Amazónia brasileira nos oito primeiros dias de setembro, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que revela que desde o início do ano os incêndios aumentaram 47%.
O dado consta de um levantamento de queimadas diário feito pelo sistema de monitorização por satélite do Inpe que mapeia focos de incêndio ativos no país, chamado Programa Queimadas.
Segundo o Programa Queimadas, de janeiro até 8 de setembro a Amazónia brasileira registou 51.760 focos de incêndios, número 47% maior do que o detetado no mesmo período do ano passado, quando foram registados 34.996 focos de incêndios na área.
No ano, o estado brasileiro do Pará teve o maior número de queimadas com 19.711 focos, o que representou um crescimento de 81% face a 2018, indicou o sistema do Inpe.
A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta. Tem cerca de 5,5 milhões de quilómetros quadrados e inclui territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (pertencente à França).
O Inpe anunciou este domingo que a desflorestação da Amazónia aumentou 222% em agosto, em relação ao mesmo mês de 2018.
Lusa

Silves | Campanha “Produzir e Consumir Local” em Messines

A Campanha “Produzir e Consumir Local”, ação dinamizada pela Associação In Loco em parceria com a Câmara Municipal de Silves, chegará ao Mercado Municipal de S. Bartolomeu de Messines no dia 21 de setembro.
Esta atividade, lançada no mês de agosto e em itinerância por sete municípios algarvios, replica o sucesso já alcançado através do Mercado 100% Local, que conta já com três edições realizadas em Loulé.
Juntando-lhe o Mercado da Terra procurará promover os produtos locais, com o objetivo de distinguir e tornar acessíveis os produtores agroalimentares da região junto dos consumidores. Além dos espaços de venda ao público, os mercados são animados com ações de rua para sensibilização dos consumidores sobre as problemáticas ligadas ao consumo local, além de exposições e ações de educação alimentar.
Em paralelo, estará em exibição, no jardim da freguesia, “A Balança”, uma peça concebida pelo artista António Quintas. A mesma andará em itinerância pelos concelhos de Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Olhão, Tavira, Albufeira e Silves, até abril de 2020. A peça foi gerada na perceção de que as alterações nos padrões de produção e consumo dos tempos atuais têm elevados impactos económicos, ambientais e sociais, sendo urgente alterar essas dinâmicas. Pretende alertar os cidadãos para o impacto das suas opções de consumo, despertando para a importância de se privilegiar a compra em circuitos de proximidade.
Com o mote “À Mesa o que cresce perto da Porta”, a campanha materializa-se ainda na afixação de cartazes em locais estratégicos de visibilidade ao público nos municípios parceiros, para provocar a reflexão sobre a importância de privilegiar o consumo local, potenciando com isso a economia regional, garantindo maior controlo e confiança na sustentabilidade dos produtos e contribuindo para a rentabilidade dos pequenos produtores.
A campanha de sensibilização decorrerá em itinerância até abril do próximo ano, mas não será o único produto do projeto 100% Local. Este lançará também a aplicação casefazem.pt onde estarão referenciados produtos e produtores, para informar os consumidores sobre pontos de venda de produtos agroalimentares produzidos na região do algarve.

Algarve | Associação quer promover a inovação tecnológica algarvia

A associação Algarve Evolution vai ser oficialmente apresentada na quinta-feira, 12 de setembro, pelas 18 horas, no Lab Terrace, situado no terraço do Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro.
A Algarve Evolution é uma associação privada sem fins lucrativos, formada há cerca de um ano, que agrega dezenas de empresas algarvias das áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e cuja missão passa por desenvolver e reforçar o ecossistema de inovação tecnológica do Algarve, favorecendo o acolhimento e cooperação entre empresas que potenciem este setor na região.
A Algarve Evolution é parte integrante da Algarve Systems and Technology Partnership (ASTP), que congrega ainda várias entidades públicas como a Universidade do Algarve (UAlg), a ANJE, a Docapesca e as Câmaras de Faro, Loulé e Olhão.

Silves | Obras condicionam estacionamento em Armação de Pêra

A Câmara Municipal de Silves informa que devido aos trabalhos de arranjos exteriores da obra de Construção do Edifício da Sede da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, se fará, a partir de hoje, dia 9 de setembro e, previsivelmente, até ao dia 4 de outubro, a vedação do estacionamento lateral da Rua Bartolomeu Dias em frente à obra, nomeadamente na frente do nº 57.
Em comunicado, a autarquia acrescenta que esta alteração “decorre da necessidade de proceder à demolição do muro existente no local e pretende-se alertar e salvaguardar a segurança dos utentes (peões, moradores e automobilistas), estando prevista a criação de condições de passagem de peões.”

Mundo | Empreendedorismo indígena no Brasil


  • Paulo Henrique Chaves
Nos idos de julho de 2008 fui convidado a participar em Manaus de uma conferência sobre empreendedorismo indígena nas Américas. Embora constituísse na época uma ideia nova para o Brasil, já era uma experiência de sucesso nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
 O objetivo principal daqueles dias de estudo era dar uma clarinada no sentido de fazer com que os índios se tornassem menos dependentes da assistência do Estado, bem como se livrassem das garras de muitas ONGs, que já povoavam abundantemente a Amazônia.
A ideia e a iniciativa dessa conferência nasceram do Dr. Raul Gouvêa, brasileiro residente nos Estados Unidos, que leciona na Universidade do Novo México. Estiveram presentes lideranças indígenas do Brasil e das Américas, devendo-se notar que alguns deles, para nossa surpresa, já eram empreendedores.
Importante palestra foi proferida pelo Prof. Dr. Jonathan Taylor, pesquisador do Projeto Harvard para o Desenvolvimento Econômico do índio norte-americano. Ele mostrou que a pobreza dos indígenas de seu país, de modo particular daqueles que viviam em reservas, vinha há décadas preocupando os responsáveis pela definição de políticas públicas indígenas de seu país. Afinal, todas as iniciativas assistencialistas voltadas para melhorar a situação dos indígenas vinham fracassando.
Contudo, os índios alcançaram em algumas reservas um ritmo de crescimento de renda média três vezes superior ao da renda per capita dos americanos, apesar de o orçamento federal para os indígenas tivesse ficado igual, ou mesmo diminuído. O que teria ocorrido?
O Prof. Taylor explicou que os índios prepararam um ambiente fértil para o desenvolvimento quando seus líderes nativos restringiram de maneira duradoura o seu poder sobre os liderados, estimulando o empreendedorismo ou a profissionalização em atividades liberais.
No Brasil, depois de tanto tempo decorrido, tal mentalidade ainda permanece embrionária, pois encontra grandes obstáculos na burocracia e na questão da tutela indígena. Nos governos de FHC e do PT, essa tutela se radicalizou, pois a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) não definia se o brasileiro indígena podia ou não, tinha ou não direito de desenvolver negócios em suas reservas. Foi-lhe dificultado o acesso a uma educação que estimulasse o surgimento de lideranças e mentalidades empreendedoras.
Nos albores do atual governo brasileiro — que se elegeu com uma plataforma política diametralmente oposta à dos governos esquerdistas do PSDB e PT — muita coisa se tem movido no sentido de uma virada contra-revolucionária, que incluirá necessariamente o resgate da dignidade dos brasileiros indígenas.
Para isso, eles deverão ser ajudados a ascender, na prática, à condição de cidadania vigente no sistema jurídico legal do País, deixando de ser objeto da tutela do Estado e ter claramente definida sua condição de cidadãos brasileiros, portanto de pessoas no pleno gozo de seus direitos constitucionais.
Nesse sentido, nosso artigo anterior sobre os Parecis, no Mato Grosso, procurou mostrar um caso em que a questão indígena vem mudando radicalmente, e, no mais das vezes, por iniciativa dos próprios índios. Eles demonstram não suportar mais o jugo de instituições estatais, Ongs e organizações religiosas como o CIMI.
E surge agora a Rede Eclesial Panamazônica – REPAM, responsável pela preparação do Sínodo a ser realizado em Roma no próximo mês de outubro… Não nos iludamos. Todos esses agentes procuram manter os brasileiros indígenas numa espécie de jardim zoológico, para assim serem mostrados ao mundo como demonstração de zelo por sua “preservação”. Aliás, este desiderato cumpre o ideal comuno-missionário para o Brasil, conforme previsto por Plinio Corrêa de Oliveira em 1977, em sua obra Tribalismo Indígena – Ideal comuno-missionário para o Brasil no século XXI.
ABIM

México | Estos Son Los Beneficios Y Ventajas Del Cómputo Cognitivo


por Yesica Flores

Con el avance de la tecnología se ha tratado de crear computadoras cada vez más rápidas y más inteligentes; es decir, computadoras que aprenden por sí mismas y que sean capaces de realizar las mismas tareas que un ser humano o incluso más. Para hacer esto factible, los investigadores han desarrollado un nuevo tipo de enfoque para la programación llamado cómputo cognitivo.

“Los sistemas de cómputo cognitivo brindan lo mejor de múltiples tecnologías, tales como consultas y procesamiento de lenguaje natural y tecnologías basadas en aprendizaje automático”, comenta Gustavo Parés, director general de la empresa especializada en crear soluciones basadas en cómputo cognitivo, NDS Cognitive Labs. “Al utilizar estas tecnologías, los sistemas de cómputo cognitivo pueden analizar un volumen increíble de datos estructurados y no estructurados”, agrega.
En la economía actual basada en datos, se espera que más del 30% de todas las empresas busquen analítica avanzada y cómputo cognitivo para mantenerse competitivos e impulsar los ingresos, de acuerdo con IBM. El resultado es que los directores de marketing, de IT, de tecnología y directores generales, trabajen juntos para cerrar las brechas entre los equipos de trabajo y sean capaces de conectar los datos, las herramientas y el conocimiento que utilizan para mejorar la toma de decisiones, aprovechar la experiencia de los empleados, obtener una visión del cliente de 360 grados e implementar datos más rápidos.
A medida que se busque desarrollar los activos más valiosos de una organización, como equipo, inversiones, datos, etc., escalar los objetivos a corto y largo plazo, hay que considerar aprovechar los siguientes beneficios del cómputo cognitivo en favor de la organización:

1. Procesos eficientes

Swiss Re, una de las aseguradoras más importantes en el mundo, es un gran ejemplo de cómo un proceso complejo se puede simplificar empleando el cómputo cognitivo. El uso de esta tecnología les ayuda a identificar y tomar medidas basadas en patrones emergentes; también les permite detectar oportunidades y descubrir problemas en tiempo real para una respuesta más rápida y efectiva.
Su proceso de suscripción para la unidad de negocios de vida y salud de la aseguradora se revolucionó cuando utilizaron IBM Watson para analizar y procesar una gran cantidad de datos no estructurados con base en la gestión de la exposición al riesgo. Ésto les permitió comprar un mejor riesgo de calidad y así aumentar sus márgenes comerciales.

2. Mejor análisis de datos

Tomemos el ejemplo de la industria de la salud. Los sistemas de cómputo cognitivo pueden recopilar información, informes y datos de distintas fuentes, como revistas médicas, historial personal del paciente, herramientas de diagnóstico y documentación de líneas de tratamiento similares adoptadas en el pasado en diferentes hospitales y centros de atención médica.
Esto le brinda al médico recomendaciones basadas en evidencia y respaldadas por datos que pueden mejorar el nivel de atención que se le brinda a un paciente. El cómputo cognitivo no reemplazará al médico, simplemente asumirá el tedioso trabajo de revisar varias fuentes de datos y procesarlos de manera lógica.

3. Mejor nivel de interacciones con el cliente

La compañía hotelera Hilton se asoció con IBM para permitir una mejor calidad de interacción e impulsar una experiencia superior de recepción y hospitalidad para los huéspedes. El resultado es Connie, un conserje robot habilitado con Watson. Éste proporciona datos relevantes y precisos sobre temas generales relacionados con los viajes y la hospitalidad, como informar sobre las atracciones turísticas locales, los servicios del hotel y recomendaciones sobre restaurantes. La cadena está reimaginando toda la experiencia de viaje con Connie para que sea más inteligente, más fácil y más agradable para los huéspedes.

Nacional | Concorrência multa 14 bancos em 225 milhões de euros por concertação de informação

Resultado de imagem para Concorrência multa 14 bancos em 225 milhões de euros por concertação de informação
RTP
A Autoridade da Concorrência condenou 14 bancos ao pagamento de coimas no valor global de 225 milhões de euros por prática concertada de informação sensível no crédito à habitação entre 2002 e 2013, informou hoje a AdC.
Os bancos condenados são “o BBVA, o BIC (por factos praticados pelo então BPN), o BPI, o BCP, o BES, o BANIF, o Barclays, a CGD, a Caixa de Crédito Agrícola, o Montepio, o Santander (por factos por si praticados e por factos praticados pelo Banco Popular), o Deutsche Bank e a UCI", segundo refere o comunicado da Autoridade da Concorrência”.
A AdC indica que “os bancos participantes na prática concertada trocaram informação sensível referente à oferta de produtos de crédito na banca de retalho, designadamente crédito habitação, crédito ao consumo e crédito a empresas”.
“Neste esquema, cada banco facultava aos demais, informação sensível sobre as suas ofertas comerciais, indicando, por exemplo, os 'spreads' [margem de lucro do banco] a aplicar num futuro próximo no crédito à habitação ou os valores do crédito concedido no mês anterior, dados que, de outro modo, não seriam acessíveis aos concorrentes”, acrescenta o comunicado.
Lusa

México | Anáhuac Esports Y Lofty, Ganadores De Promoción/Relegación De La División De Honor


por Yesica Flores
• Tras haber ganado su mejor de cinco, Anáhuac Esports asegura su permanencia en la fase de apertura de División de Honor que organiza Liga de Videojuegos Profesional (Grupo MEDIAPRO).
• Lofty sólo debe cumplir con los requisitos solicitados a todas las organizaciones para poder formar parte de #DDHLOL 2020

Lofty y Anáhuac Esports son los equipos que, tras imponerse en su respectivo mejor de cinco (bo5), salieron vencedores del torneo de promoción/relegación que da el ascenso a la División de Honor de League of Legends que organiza Liga de Videojuegos Profesional (Grupo MEDIAPRO).
En el primer día de la etapa final de este torneo, Lofty, quien fuera el segundo lugar del Circuito Nacional Cinépolis de apertura, disputó su serie en contra del séptimo lugar de la etapa de clausura de División de Honor, x6tence. En dicho mejor de cinco, la escuadra proveniente de los Circuitos pudo anteponerse sin tantas complicaciones a los alienígenas que sólo sacaron la victoria en un partido. Dejando así, un marcador de 3 vs 1 en el que “Puerto Rico”, su junglero, fue parte clave en la búsqueda por ascender.
Al día siguiente, sería el turno de ver como AZE y Anáhuac Esports peleaban por el cupo restante en la liga mexicana. Esta serie dió como resultado a unos universitarios que lograron quedarse con su puesto en #DDHLOL hasta la última instancia posible, pues todo se definiría hasta la quinta partida de la serie
Con esto, Lofty está a un sólo paso del ascenso, pues ahora sólo debe demostrar que cuenta con los requisitos necesarios que todas las organizaciones deben cumplir para formar parte de la Divisón de Honor.