quinta-feira, 6 de abril de 2017

Comandos: Novo curso arranca com mesma exigência, mas mais segurança

Resultado de imagem para Comandos: Novo curso arranca com mesma exigência, mas mais segurança

O 128.º curso de Comandos começa sexta-feira nas instalações militares da Carregueira, em Sintra, mantendo a exigência no treino, mas com algumas mudanças que o Exército considera garantirem mais condições de segurança para os recrutas.

"O Exército não aligeirou o curso de Comandos. Os objetivos são os mesmos, as provas são rigorosamente as mesmas, o que há é melhor gestão a vários níveis. Vamos ter comandos tão bem preparados como sempre tivemos", frisou o porta-voz do ramo, tenente-coronel Vicente Pereira, em declarações à Lusa.
Em primeiro lugar, a equipa de 19 instrutores é nova. Nenhum dos anteriores instrutores dará formação no curso que começa sexta-feira, seguindo uma "orientação clara" do Chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte.
A aprovação de um documento atualizado com as linhas mestras da formação - referencial - foi uma das principais recomendações da Inspeção Técnica Extraordinária realizada ao 127.º curso, que ficou marcado pela morte dos recrutas Hugo Abreu e Dylan Araújo.
Uma das primeiras mudanças foi o reforço do sistema de informação clínica. Desta vez, o Exército quis garantir que dispõe de todos os dados clínicos relevantes sobre os candidatos - 106 - para saber com mais certeza se existem fatores impeditivos da realização do curso.
Para isso, além das consultas e exames habituais no âmbito do acesso ao curso, o Exército contactou o centro de saúde militar de Coimbra e o Hospital das Forças Armadas solicitando a "informação relevante" de cada um dos candidatos.
"Passou a haver mais quantidade de exames até despistar qualquer dúvida", frisou Vicente Pereira.
Quanto às provas físicas de acesso, "mantiveram-se exatamente iguais, sem baixar o patamar de exigência", disse.
Durante o curso, o Exército aumentou de dois para quatro o número de médicos disponíveis e, por outro lado, deu formação específica aos instrutores sobre "fisiologia do esforço" para fiquem mais habilitados a perceber os sinais de exaustão ou falência.
Por outro lado, a formação prestada na Escola Preparatória de Quadros aos formadores do curso de Comandos também foi reforçada no sentido de haver maior rigor no cumprimento das orientações estabelecidas superiormente.
"O que nós melhorámos foi a gestão do risco, a gestão do esforço e da recuperação", sublinhou Vicente Pereira.
O referencial da formação passou a prever uma "melhor gestão", por exemplo, da quantidade de água que é fornecida em cada dia, sendo certo que, frisou, "tal como nos cursos anteriores, se um militar necessita de mais água, não poderá ser-lhe negada".
A "gestão do risco" visa conseguir mais equilíbrio entre "esforço e recuperação", o que implica "distribuir melhor" as horas de sono, da alimentação e da água a ingerir.
A duração do curso de Comandos passou de 12 para 16 semanas, por ter integrado na formação as primeiras quatro semanas de "estágio" de preparação física antes do ingresso, terminando em meados de julho.
As mortes dos dois militares estão a ser investigadas num processo criminal que resultou até ao momento em 18 arguidos. A conclusão do inquérito deverá ocorrer até às férias judiciais de verão.
No processo de averiguações interno, foram instaurados três inquéritos disciplinares, em fase de conclusão, cujo desfecho ainda não foi divulgado pelo Exército, o que suscitou aliás críticas por parte do PCP.
O deputado comunista Jorge Machado defendeu que um novo curso só deveria ser autorizado após estarem concluídos, pelo menos, os inquéritos internos para que fosse feito "um balanço" e retiradas "todas as ilações".
Para o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, "tudo foi feito" para evitar que se repitam as situações que levaram à morte dos dois militares.
"Agora cabe olhar em frente, verificar que tudo o que podia ser feito para evitar a ocorrência de novo de situações do género, tudo isso foi feito. Essa é a única garantia evidentemente que eu posso dar", afirmou o governante.
Os Comandos são uma tropa especial do Exército, constituindo "forças de combate ligeiras, não blindadas, vocacionados para operações convencionais de natureza eminentemente ofensiva", lê-se no `site´ do ramo.
A "capacidade de projeção imediata, uma elevada capacidade técnica e tática, grande flexibilidade de emprego e elevado estado de prontidão, capitalizando a surpresa, velocidade, violência e precisão do ataque, como fatores decisivos", são as características desta tropa.
Fonte: Lusa
Foto: © iStock

Festival Taurino - Praça de Touros de Santo António das Areias - Marvão


Festival Taurino 
Festival Taurino Misto de Beneficência
Praça de Touros de Santo António das Areias - Marvão
Sábado 22 de abril de 2017, pelas 17 horas

A ADASCA foi seleccionada para assistir "à minha Palestra "Quem tem Coragem?" dia 7 de Abril de 2017, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal


Cara Direção,

A ADASCA foi um dos contactos que eu seleccionei, para assistir à minha Palestra "Quem tem Coragem?",  a realizar em Aveiro, dia 7 de Abril de 2017, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal.
Esta palestra no âmbito do meu livro "Quem Tem Coragem?", editado pela Chiado Editora, está integrada na Tour Portugal, projeto de responsabilidade social da pessoa humana, que irá passar por 50 cidades e mais 25 outras localidades,escolas e universidades.
Com base nas 50 orientações coragem do meu primeiro livro onde constam testemunhos de 50 personalidades de Portugal, Espanha e Brasil, esta Palestra será uma partilha da minha história de vida, de superação, sucesso, conhecimentos e experiências, de modo a ser inspiradora a outras pessoas. Será uma partilha de orientações para uma vida saudável, humanizada, de sucesso e de felicidade.

Nesta palestra vou também fazer vários reconhecimentos públicos de Exemplos Coragem de Portugal, e gostava de referir a ADASCA como um desses Exemplos, no âmbito das atividades que desenvolve. Esse reconhecimento irá ser posteriormente comunicado ao público, nomeadamente na página oficial do facebook "Quem Tem Coragem?", referenciado nas palestras da Tour Portugal, bem como fazer parte da foto de Grupo Coragem. Deste modo, mais pessoas irão ter conhecimento do vosso trabalho.

Agradeço uma resposta, até ao próximo dia 2 de Abril de 2017, com o número previsível de pessoas que irão estar presentes.

Cumprimentos,
José Canita
Palestrante Coragem, Autor e Consultor 
Humanismo | Bem-Estar | Qualidade de vida | Orientação  Pessoal/Profissional
Telemóvel: (+351) 913 222 459                                                                                       
(Linkedin) http://pt.linkedin.com/in/josecanita
(skype) jose.canita
(Twitter) @josecanita
1ª Edição esgotada na editora, em apenas 3 semanas!
Novidade: Já em 4ª Edição!
Selecionado para a Festa do Livro em Belém 2016 (Palácio de Belém)

Comentário: considerando que as actividades que a ADASCA desenvolve há 10 anos a esta parte, são orientadas para a comunidade Aveirense, e por sua vez para quem necessita de componentes sanguíneos, a Direcção decidiu aceitar o convite que lhe foi endereçado.
Quem puder acompanhar-nos, expressamos os nossos agradecimentos.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Colheita de sangue dia 8 de Abril no Posto Fixo da ADASCA entre as 9 e as 13 horas


Há relativamente pouco tempo, foi dado a conhecer algum desconforto da parte da ADASCA, sobre algumas incoerências quanto à dádiva de sangue da parte de certos dadores. Os dadores são soberanos, efectuam a sua dádiva onde querem, conforme a oportunidade e lhes apetece. Mais, o dador não é propriedade física desta ou daquela associação ou grupo. Já agora é o que faltava...

Assim sendo, a ADASCA é uma associação com estatutos próprios, e existe para defender em primeiro lugar os seus associados.


Temos constatado que dadores, nunca tendo efectuado uma dádiva sequer no Posto Fixo desta associação, recorrem a nós para tratar de assuntos, quando não o deviam.

Desta vez vou ser mais pragmático no assunto: se o dador efectuou a sua dádiva nas instalações das Florinhas do Vouga ou na ADASMA (Mamarrosa) deve dirigir-se a estas entidades para tratar dos seus problemas e não à ADASCA, considerando que a dádiva reverteu a "favor" daquelas tais.

Doar sangue é tudo para o mesmo... de resto, não é tudo farinha do mesmo saco.

Esperamos que esta posição seja compreendida. Quando nos sentimos usados... é complicado, é nosso dever é reagir.



Joaquim Carlos
Presidente da direcção da ADASCA
Onde Posso doar sangue em Aveiro em 2017

Em Abril vão decorrer colheitas de sangue nos dias 5, 12 e 19 entre as 15 horas e as 19:30 horas, dias 8 e 22 entre as 9 horas e as 13 horas, todas no Posto Fixo da ADASCA.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição. Não deixem de consultar o site www.adasca.pt

Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e SANOFI lançam projeto de sensibilização para diagnóstico precoce


“O joelho dói? ojoelhodoi.pt

O seu joelho ressente-se com a mudança de tempo? Fazer uma caminhada exige muito esforço? Sente dor quando sobe uns simples degraus? Provavelmente, está com um problema na articulação e precisa de aconselhamento médico.

Para incentivar e sensibilizar a população portuguesa para a importância do diagnóstico precoce, a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR), em parceria com a SANOFI, desenvolveu uma plataforma única, simples e diferenciadora que pretende responder à generalidade das questões: www.ojoelhodoi.pt

Para Elsa Frazão Mateus, Presidente da LPCDR“nem sempre valorizamos a dor, a ponto de procurar ajuda médica para diagnóstico e tratamento adequados. Enquanto não o fazemos, um pequeno desconforto pode rapidamente passar a um problema mais grave, muitas vezes, incapacitante. Não podemos menosprezar a dor que sentimos.

Na plataforma ojoelhodoi.pt é possível encontrar informação genérica sobre a dor no joelho (tipos de dor, sintomas comuns, doenças mais prevalentes e especialidades médicas associadas), bem como a rubrica “Pergunte ao Médico”, desenvolvida em parceria com profissionais médicos de referência, através da qual os utilizadores podem colocar dúvidas relacionadas com a dor no joelho. A plataforma dispõe, ainda, de uma área editorial – “Viver com Dor no Joelho” – onde são partilhados conteúdos relevantes sobre a temática, como estudos, artigos, dicas, receitas, exercícios, que promovam a prevenção e facilitem o dia-a-dia de quem vive com dor no joelho.

Para mais informações, contacte:
ONMI - Marta Castro
913 12 37 12


_______________________________________

SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Regulamento do CMJ sob consulta pública

Apresentação de contributos até 23 de maio
Regulamento do CMJ sob consulta pública

Até ao dia 23 de maio, está em curso a consulta pública do projeto de Regulamento do Conselho Municipal de Juventude da Marinha Grande (CMJ).

No referido período, qualquer interessado pode apresentar, por escrito, sugestões, observações ou reclamações, dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, através dos seguintes meios: presencialmente, no Balcão de Relações Públicas, sito no edifício dos Paços do Concelho, nos dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30; através de correio eletrónico para o seguinte endereço: geral@cm-mgrande.pt e por via postal para o seguinte endereço: Câmara Municipal da Marinha Grande, Praça Guilherme Stephens, 2430-522 Marinha Grande.


O Regulamento institui o CMJ e regula a sua composição, competências e regras de funcionamento. O CMJ é o órgão consultivo do Município da Marinha Grande 
sobre matérias relacionadas com a política de juventude.


A  definição  e  implementação  de  uma  política  municipal  de  juventude  depende,  em  grande  medida, do envolvimento direto dos seus destinatários. Esta participação pode ocorrer de diversas formas, uma delas assenta na intervenção institucionalizada  através  do  CMJ.


A reformulação do Regulamento do visou garantir a simplificação do seu funcionamento e a correção de deficiências de que padecia. O fortalecimento do papel do Conselho Municipal de Juventude e a intensificação da sua intervenção constituem uma garantia e um reforço da qualidade da democracia, através da participação ativa dos jovens na formulação, implementação e avaliação dos programas públicos que 
lhes são dirigidos.



Compete ao CMJ:
- Colaborar na definição e execução das políticas municipais de juventude,  assegurando a sua articulação e coordenação com outras políticas setoriais áreas, nomeadamente nas áreas do emprego e formação profissional, habitação, educação e ensino superior, cultura, desporto, ambiente, saúde e ação social;


- Assegurar a audição e representação das entidades públicas e privadas que, no  âmbito  municipal,  prosseguem  atribuições  relativas à juventude;

- Contribuir para o aprofundamento do conhecimento dos indicadores económicos, sociais e culturais relativos à juventude;

- Promover a discussão das matérias relativas às aspirações e necessidades da população jovem residente no município;


- Promover a divulgação de trabalhos de investigação relativos à juventude;
- Promover iniciativas sobre a juventude a nível local;


- Colaborar com os órgãos do município no exercício das competências destes relacionadas com a juventude;

- Incentivar e  apoiar  a  atividade  associativa  juvenil,  assegurando a sua representação junto dos órgãos autárquicos, bem como junto de outras entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras;

- Promover a colaboração entre as associações juvenis no seu âmbito de atuação;

- Emitir parecer sobre as linhas de orientação geral da política municipal para a juventude, constantes do plano anual de atividades;

- Emitir parecer  sobre  o  orçamento  municipal,  no que respeita às dotações afetas  às políticas de juventude e às políticas setoriais com aquelas conexas;

- Emitir parecer sobre projetos de regulamentos municipais que versem sobre  matérias que digam respeito a políticas municipais de juventude;

- Emitir parecer sobre matérias com incidência nas políticas de juventude, mediante solicitação dos órgãos autárquicos;

- Eleger um representante no conselho municipal de educação;

- Acompanhar e emitir recomendações sobre as seguintes matérias: execução da política municipal de juventude; execução da política orçamental do município e respetivo setor empresarial relativa às políticas de juventude; incidência da evolução da situação socioeconómica do município entre a população jovem do mesmo; participação cívica da população jovem do município, nomeadamente no que respeita ao associativismo juvenil;

- Promover o debate e a discussão de matérias relativas à política municipal de juventude, assegurando a ligação entre os jovens residentes no município e os titulares dos órgãos da autarquia;

- Divulgar junto da população jovem residente no município as suas iniciativas e deliberações;

- Promover a realização e divulgação de estudos sobre a situação dos jovens residentes no município;

- Aprovar o plano e relatório de atividades;

- Aprovar o seu regimento interno;

- Constituir comissões eventuais para missões temporárias.

Para mais informações deverá ser consultado o stíio de internet da Câmara Municipal da Marinha Grande em www.cm-mgrande.pt ou o link http://www.cm-mgrande.pt/pages/829.

Está convidado para I Encontro de Universidades Séniores da Região de... (26/05/2017)


Olá, 
Convido-o para o seguinte evento:
I ENCONTRO DE UNIVERSIDADES SÉNIORES DA REGIÃO DE AVEIRO
divider
Evento a ocorrer na seguinte data, hora e localização:
Sexta-feira, 26 de maio de 2017 das 14:00 às 23:30 (WEST)
Casa da Cultura de Ílhavo 3830 Ílhavo Portugal

Ver mapa
Partilhe este evento:
FacebookTwitterLinkedIn
divider
A UNIVERSIDADE SÉNIOR DA GAFANHA DA NAZARÉ – ÍLHAVO, em parceria de organização com a CÂMARA MUNICIPAL DE ÍLHAVO [no âmbito do desígnio da MAIORIDADE] e a colaboração executiva da Provedoria do Estudante da Universidade de Aveiro [programa DIÁLOGO DE GERAÇÕES], levará a efeito a 26 de Maio 2017 o I ENCONTRO DE UNIVERSIDADES SENIORES DA REGIÃO DE AVEIRO.
Participará uma ampla comunidade sénior, pretendendo-se gerar reflexão sobre o presente e o futuro no contexto das dinâmicas dos públicos seniores da nossa região de Aveiro.
Integra esta iniciativa a VISITA ao Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo e decorrerá em dois notáveis centros de cultura: pela tarde, as COMUNICAÇÕES no Centro Cultural de Ílhavo, e à noite o SARAU CULTURAL a decorrer no Grande Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro. Participam organizações seniores de Aveiro, Ovar, Águeda, Cacia, Curia, Esmoriz, Estarreja, Gafanha da Nazaré, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos.
Serão intervenientes algumas personalidades e entidades de referência, com visão e dinâmica diante desta realidade social dos novos públicos seniores – tendo com eixo a questão: como “ser” e o que fazer na idade sénior pós-laboral? –, e serão participantes mais de quatro centenas de cidadãos da nossa bela região de Aveiro. O princípio de um caminho!
Inovação social e públicos seniores, toda a vida ativa, preparação para a reforma, voluntariado social, turismo sénior, reconhecimento social, estratégia preventiva e proatividade, estímulo intelectual, aprender ao longo da vida, bem-estar integral, serão algumas das palavras-chave! Desde já, bem-vindos ao I Encontro de US’s da Região de Aveiro, numa região comVida!
Esperamos poder contar consigo.  
Inscrições até 15 de Abril. 
Programa: 







Partilhar este evento no Facebook e Twitter

Esperamos que possa assistir!

Cumprimentos,
Centro Social Paroquiar de Nossa Senhora da Nazaré
eventbrite

Atenção às alergias: Níveis de pólen muito elevados nos próximos dias

Resultado de imagem para Atenção às alergias: Níveis de pólen muito elevados nos próximos diasOs níveis de pólen vão estar muito elevados nos próximos dias em Portugal continental, informa hoje o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Para a semana de 07 a 13 de abril, prevêem-se concentrações muito elevadas de pólen atmosférico em todas as regiões do continente, enquanto para o arquipélago dos Açores e da Madeira são esperados níveis baixos.
O alerta da SPAIC vai particularmente para os pólenes de árvores como o pinheiro, plátano, carvalho, bétula e cipreste, bem como de gramíneas e das ervas urtiga e parietária.
O Boletim Polínico faz a divulgação semanal sobre os níveis de pólenes existentes no ar, obtidos através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes, em várias regiões do país.

Fonte: Lusa
Foto: © iStock

SOS Voz Amiga lança número verde gratuito para prevenir suicídio

A linha de ajuda na área da prevenção do suicídio SOS Voz Amiga, que recebeu 3.701 pedidos em 2016, vai lançar na sexta-feira um número verde de atendimento gratuito, anunciou hoje à Lusa o presidente do serviço.

Resultado de imagem para SOS Voz Amiga lança número verde gratuito para prevenir suicídio
Lançada no Dia Mundial da Saúde, a linha verde (800 209 899) pretende ajudar quem não tem disponibilidade financeira para ligar para o serviço, que funciona diariamente, entre as 16h00 e as 24h00, e que pode ser contactado através dos números 213 544 545, 912 802 669 e 963 524 660.
Este número verde "justifica-se porque, não raramente, acontece as pessoas mandarem-nos um 'mail' a pedir para lhe ligarmos porque não têm dinheiro para fazer essa ligação", disse o presidente da SOS Voz Amiga.
Há também casos em que as pessoas estão a falar com os voluntários da linha e dizem que "têm de desligar porque o saldo está a acabar", contou Francisco Paulino.
Fundada há 38 anos, a SOS Voz Amiga foi a primeira linha telefónica em Portugal de apoio em situações agudas de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão e risco de suicídio.
Dados do serviço mostram um aumento no número de apelos que quase triplicou entre 2013 e 2016, passando de 1.271 para 3.701, respetivamente.
Resultado de imagem para SOS Voz Amiga lança número verde gratuito para prevenir suicídioEm 2013, o serviço registou 1.1271 pedidos, número de subiu para 2.126 em 2014, para 3.433 em 2015, e para 3.701 em 2016, precisam os dados.
Francisco Paulino apontou como um dos motivos para este crescimento as "situações de angústia e de ansiedade provocados por problemas económicos", decorrentes da crise, e "problemas familiares" resultantes dos mesmos problemas.
A escolha do Dia Mundial da Saúde, que tem este ano como tema a depressão, para lançamento da linha verde deve-se ao facto de muitas pessoas que ligam para o serviço com ideias suicidas estarem numa "fase depressiva", explicou.
A linha gratuita funcionará todos os dias, numa primeira fase, entre as 21:00 e as 24:00 horas, e "só é possível graças à generosidade da Fundação,
"Já tivemos a linha verde noutros períodos, mas é uma linha que custa dinheiro ao serviço e, infelizmente, o nosso serviço vive, em termos financeiros, apenas de donativos de entidades particulares e de particulares", disse Francisco Paulino.
Além das dificuldades financeiras, o serviço também tem falta de voluntários, que atualmente são 18.
"Nas campanhas de captação de voluntários, vamos conseguindo muitas pessoas, mas há medida que se vão apercebendo daquilo que nós exigimos, como funcionamos, e quando são confrontados com situações pesadas que apanham ao telefone, não ficam muito tempo connosco", lamentou o responsável.
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, doença que mais contribui para as mortes por suicídio, que chegam a 800 mil por ano em todo o mundo.

Fonte: Lusa
Foto: © SOS Voz Amiga

_________________________________________________
SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem

Faça a sua subscrição gratuita

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

“Cinismo e hipocrisia”: Montenegro acusa PCP e BE sobre processo Novo Banco

PSD quer esclarecimentos do Governo sobre o acordo de venda do Novo Banco e não poupa a ala esquerda da AR de críticas.

O PSD pretende que o executivo socialista esclareça dúvidas sobre o acordo de venda do Novo Banco ao Lone Star, nomeadamente sobre a troca obrigacionista prevista no acordo e um dos pontos fundamentais para a conclusão do negócio.
“O Governo e o primeiro-ministro devem responder às perguntas diretas que nós colocamos: quanto custa o perdão que é feito aos juros dos empréstimos concedidos aos bancos e de que forma é que as obrigações vão ser trocadas”, disse o líder da bancada do PSD, Luís Montenegro, citado pela Lusa.
Montenegro acusou ainda o PCP e o BE de “cinismo e hipocrisia” políticos, por terem chumbado um pedido dos sociais-democratas à UTAO (Unidade Técnica de Apoio Orçamental) para que calcule os custos da renegociação do empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução.
“É um negócio do seu Governo, do Governo que eles suportam. É muito bonito andar a tentar mostrar as divergências quando se sabe antecipadamente que não se vai votar em sentido contrário”, acusou, acrescentando que “ou PCP e BE perderam capacidade de poder influenciar a decisão do Governo e querem confessar isso publicamente” ou compreendem que Governo tenha decidido assim e “querem fazer de conta que estão em desacordo”.

Fonte: Jornal Económico

Comentário: será que dá para levar a sério o que gente diz? Não consigo saber quando é que um deputado fala a verdade. O que sai da boca, a postura comportamental desmente descaradamente.
Bota para cá o ordenado no final de cada mês... o resto é conversa de deputado, para não levar em linha de conta. Mal empregue os votos que levaram...
J. Carlos

PJ deteve dois homens na região Centro por abuso sexual de menores

Resultado de imagem para PJ deteve dois homens na região Centro por abuso sexual de menores

Dois homens, de 52 e 31 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de abuso sexual de menores em Cantanhede e Tondela, nos distritos de Coimbra e Viseu, respetivamente, anunciou hoje a Diretoria do Centro.

Fonte da PJ disse à agência Lusa que, no caso do primeiro suspeito, a vítima foi o próprio filho do suspeito, de 18 anos, e que sofre de alguma "debilidade mental, sem capacidade para se opor e denunciar", e um vizinho de 15 anos.
Os contactos de natureza sexual com o filho, com quem reside na zona de Cantanhede, mantinham-se há cerca de oito anos, enquanto com o vizinho os factos ocorreram a partir de fevereiro, de forma forçada e com oferta de dinheiro.
O indivíduo foi detido na terça-feira e vai ser presente ainda hoje à tarde ao tribunal para a aplicação das respetivas medidas de coação.
É suspeito de vários crimes de abuso sexual de crianças, abuso sexual de menores dependentes, coação sexual e recurso à prostituição de menores.
O outro detido, de 31 anos, terá abusado de três menores, duas delas irmãs, com idades entre os 12 e os 14 anos, no concelho de Tondela, que residiam próximo de si, com base no aliciamento através da rede social do Facebook, adiantou fonte da PJ.
A mesma fonte referiu que o suspeito, casado, terá praticado atos sexuais com uma jovem de 12 anos e outra de 14, tendo o ato sido observado por vizinhos, que alertaram as autoridades.
O agressor, que não tem profissão conhecida, nem antecedentes criminais, é acusado de ter praticado um crime de atos sexuais com adolescentes e três crimes de aliciamento de menores para fins sexuais.
Após primeiro interrogatório judicial, o tribunal obrigou-o a apresentações periódicas às autoridades e proibiu-o de contactar com as vítimas e de utilizar as redes sociais.

Fonte: Lusa
Foto: © Global Imagens