segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Fogo não atinge imagem da Virgem de Guadalupe

 Em agosto de 2021, na localidade de La Florida (México), ao chegarem os bombeiros junto a uma enorme árvore que tinha pegado fogo, algo difícil de entender aconteceu: parte de seu tronco, que deveria estar reduzido a cinzas, se encontrava ilesa.

A surpresa foi grande quando descobriram que as brasas morriam perto da pintura de uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe.

“Fiquei atordoado, a Virgem não foi tocada pelas chamas” — disse o bombeiro José Manuel Rivera Valenzuela, da dotação de Los Mochis. “Ficamos ali, olhando um pouco para ela, antes de apagar o fogo”.

ABIM

Silves | Teatro Infantil: “O MUNDO DOS PORQUÊS” SOBE AO PALCO DO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO A 16 DE JANEIRO

 Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves, a companhia  TAFA – Teatro a Flor de Aldriz sobe ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório (TMG), no próximo dia 16 de janeiro, pelas 15h00, com a peça de teatro infantil “O Mundo dos Porquês”. A entrada é livre, mas sujeita a apresentação de voucher (que poderá ser levantado uma hora antes do início do espetáculo).

A peça conta a história de Mia, uma menina que vive num lugar feito de imaginação, rodeada dos seus pensamentos, dúvidas e crenças, num mundo idealizado por si, recheado de conversas inquietantes, com os seus amigos imaginários.

Bruna Silva, Sónia Ribeiro, António Silva, Sandra Sousa e Bárbara Silva são os atores que fazem parte do elenco desta peça com texto e encenação de Telma Colaço.

Informações adicionais poderão ser recolhidas junto do sector de Cultura do Município de Silves, através do contacto telefónico 282440865 ou do endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt.

O evento cumpre as orientações da DGS.

 

Classificação: M/6

 

SINOPSE:

Num lugar feito de imaginação vive a Mia, vive rodeada dos seus pensamentos, dúvidas e crenças, num mundo idealizado por ela, recheado de conversas inquietantes, com os seus amigos imaginários.

Onde um dia o céu poderia ser amarelo, mas alguém lhe disse que era azul, em que os sentimentos estão no coração, mas poderiam estar nos pés! E assim vive a Mia rodeada de dúvidas e porquês! Será que conseguiríamos viver neste mundo dos porquês?! Aventure-se connosco!

 

Ficha técnica:

Narrador (voz-off): Daniel Ferreira

Sonoplastia e luz: Bruno Couto, Pedro

Moreira e José Pedrosa

Cenário: Dulce Silva e Telma Colaço

Técnico de Cenário: Paulo Ribeiro

Figurinos: Almira Lopes

Caracterização: Isabel Moreira e Telma Colaço

Design gráfico: Sandra Maia

Fotografia e Vídeo: André Guerra

 

 

O Município de Silves informa que entrada para o recinto do espetáculo implica a aceitação das presentes orientações e condições:

1. A entrada da sala a maiores de 12 anos está condicionada à apresentação de certificado de vacinação;

2. A sala de espetáculo estará delimitada e o seu acesso será condicionado e controlado;

3. Devem evitar-se aglomerações de pessoas à entrada e à saída da sala;

4. O acesso à sala será apenas para espectadores que tenham o voucher para o espetáculo; 

5. Higienização das mãos à entrada e à saída;

6. Seguir pelos circuitos independentes de entrada e de saída;

7. Cumprir o período de entrada e saída de público alargado;

8. Entrada e saída de público desfasada, cumprindo as regras de distanciamento;

9. Uso obrigatório de máscara;

10. Não é permitido mudar de lugar;

11. Mantenha a distância de segurança (2 metros) sempre que deambular pelo recinto;

12. Os espaços, equipamentos, objetos e superfícies são limpos e desinfetados periodicamente, conforme a sua frequência de utilização;

13. Ao aceder e permanecer no recinto o espectador consente a captação, reprodução, publicação e identificação da sua imagem e som, em quaisquer meios, incluindo nas redes sociais, para efeitos de marketing ou promocionais, a título gratuito.

14. As condições de acesso poderão ser alvo de alteração, face a uma eventual atualização das medidas de contenção da pandemia por parte do Governo.

 

...

Chile: indígenas “mapuches” fazem declaração revolucionária

Indígenas da etnia mapuche dispararam para o alto suas armas automáticas enquanto liam uma declaração revolucionária: “Instamos estes cães de guarda dos ricos a abandonar nosso território, porque serão derrotados pela força dos Mapuches em armas”.

Em termos da luta de classe marxista-leninista com pinceladas ecologistas, acrescentam: “Reafirmamos nosso compromisso revolucionário em ações de sabotagem dos interesses capitalistas que destroem e assolam a Mãe Terra, bem como em ações armadas contra nossas comunidades, verdadeiras proprietárias da legitimidade territorial”.

ABIM

SENTADA NUM POTE DE OURO

 

  • Péricles Capanema

Pote de ouro enterrado. A Venezuela tem o maior volume de reservas de petróleo comprovadas na Terra. Nesse aspecto, reservas de petróleo, é a nação mais rica do mundo. Estão por volta de 300 bilhões de barris de petróleo as reservas comprovadas. Em segundo lugar vem a Arábia Saudita, com 270 bilhões. Têm 39 bilhões de barris comprovados os Estados Unidos. O Brasil, 16 bilhões de barris. Em números redondos, a riqueza de petróleo comprovada da Venezuela é quase 20 vezes superior à do Brasil. São aproximativos os números, variam segundo as fontes consultadas, mas um ponto é comum entre elas: a Venezuela está em primeiro lugar. É preciso ainda considerar que o custo de extração por barril na Venezuela é maior que o da Arábia Saudita, o que diminui a vantagem do país sul-americano. Façam as contas, o barril de petróleo está por volta de 80 dólares; pode subir muito ainda. Para a Venezuela, adiantou muito ser assim o passado, adianta quase nada hoje. Afunda sem parar já faz uns dez anos. Logo abaixo, a causa.

Prosperidade passada. A Venezuela foi chamada de “Venezuela saudita”, “o país que mais consome uísque no mundo”. A riqueza jorrava. Caracas maravilhava pelos prédios modernos. Sua renda per capita em 1998 beirava 16 mil dólares, logo atrás da renda per capita dos argentinos, então no primeiro lugar da América do Sul. É o passado; dele, pensa a maioria esmagadora do país, nada ficou, além das lembranças de uma era dourada.

Desgraça presente; pote de ouro que não serve para nada. O Haiti sempre foi o país mais pobre da América Latina. Não é mais. Quando 2021 acabou, segundo projeções do FMI, ele entrou no penúltimo da lista, com renda per capita de 1.690 dólares. Agora é a Venezuela, com renda per capita de 1.627 dólares, o país mais pobre da América Latina. O país tem mais de 4 milhões de refugiados — venezuelanos que fogem da fome, da perseguição política, do desemprego, da vida sem futuro. Está no oitavo ano consecutivo de recessão, desde 2013 a economia encolheu 80%. Por causa da hiperinflação já cortou 14 zeros da moeda. Na prática, o povo abandonou a moeda nacional e dolarizou a economia. Tudo é comprado e vendido com cotação em dólares. Oito milhões de pessoas estão desempregadas em população de pouco menos de 30 milhões.

O socialismo do século XXI destruiu a Venezuela. A causa, agora. O chavismo [ou socialismo bolivariano] do coronel Hugo Chávez [na foto, com Fidel Castro] estraçalhou a Venezuela, reduzindo-a a frangalhos. Ela hoje vive dos apoios de Cuba, Nicarágua, China, Rússia. No Brasil, tem um apoio fervoroso, o PT, sempre firme em sua defesa mitomaníaca da igualdade, não importa o sofrimento popular. O PT ocupa hoje no Brasil espaço político similar ao que foi tomado ao longo do século XX pelos PCs de orientação soviética em muitos dos países ocidentais. A propósito das eleições venezuelanas de novembro passado, o PT divulgou comunicado de apoio ao pleito venezuelano, fraudulento e autoritário: “o processo eleitoral ocorreu em total respeito às regras democráticas e concedeu a vitória do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) em vinte estados, tendo a oposição vencido nos três restantes”. O presente governo estimula a corrupção entre altos oficiais da Forças Armadas (de onde vem parte de seu apoio) e mantém laços com o tráfico de drogas. Tal situação repercute no Brasil, repercutirá ainda mais, se a situação se perenizar na Venezuela, em especial em nossa região norte. E repercutirá de forma devastadora, se o PT sair vitorioso nas eleições de 2022. É inafastável a constatação: a aplicação das políticas preconizadas pelo PT (parecidas com as políticas do chavismo) precipitará o Brasil em situação semelhante à da Venezuela.

Passividade suicida. A situação dantesca que, sem perspectiva de mudança rápida, padecem Venezuela e Cuba, é mortal entre nós para os objetivos eleitorais do PT? Pode “pegar mal” no povo, já que Venezuela e Cuba são hoje o que poderemos ser amanhã, caso o PT volte e se aninhe no poder.

Acoitados no poder. Cuba, Nicarágua, Venezuela, China, perenidades infernais. São modelos para a ação petista. A esquerda deixa o poder? Certo, admito, essa realidade trágica pode prejudicar a força eleitoral do PT. O prejuízo será mortal para seus objetivos? Tenho minhas dúvidas. Lula e Dilma sempre apoiaram Fidel Castro [modelo de Hugo Chávez e Nicolás Maduro] e ganharam quatro eleições presidenciais. E os deputados do PT formam bancada forte, apesar de sempre terem apoiado o socialismo cubano e venezuelano. O dinheiro brasileiro jorrou solto para os dois países e ninguém acha que um dia voltará. O escândalo não tem sido mortal para os objetivos petistas. Sei que há muitos fatores que atenuam a gravidade, e até a culpabilidade, presentes em tomadas de posição do público em geral.

Alarma regenerador. Contudo, fato é que alarmam os atuais índices obtidos por Lula nas presentes pesquisas (passageiros, pouco consolidados, até em parte falseados, concedo). Tendo-os como fundamento de análise, o Brasil pode ter quatro, oito anos, até mais, de governos que admiram sem rebuços a tortura infligida pelos chavistas ao povo venezuelano. De outro lado, tal fato triste e trágico pode ser alarma regenerador, toque de rebate para o começo de atitudes de reconquista. O que será necessário? Em primeiro lugar, entendo, ver com clareza, sem ilusões, a situação, mesmo em seus pontos mais débeis e preocupantes. A seguir, energia e pertinácia, o que implica emprego intenso e arguto dos instrumentos lícitos, sempre na lei e na ordem. Sem coordenação de esforços dificilmente se evitará a tragédia. Adiante do Brasil que presta estão meses de batalha para evitar que a epidemia socialista tome conta do país. Seria atitude de reconquista. Pois parte do público, hoje passiva, letárgica, indiferente, iludida até, precisa ser reconquistada.

Exemplo de reação salvadora. Winston Churchill foi grande condutor político, sempre traz bons exemplos para horas difíceis e estamos em uma delas. Em situação grave da Inglaterra, até desesperadora, o dirigente não escolheu enfiar a cabeça na areia. Fez o contrário. Pintou com cores sombrias (e reais) para o povo inglês o quadro geral. Lembro palavras suas aos britânicos: “Estamos diante de uma das maiores batalhas da História. Digo para a Câmara dos Comuns o que disse para os que apoiaram o governo. Só vos prometo sangue, fadigas, lágrimas e suor. Temos diante de nós muitos longos meses de luta e sofrimento. Vocês perguntam, qual é nossa política. Digo, fazer a guerra por mar, terra e ar, com todo nosso poder e com toda a força que Deus nos dê, fazer a guerra contra uma tirania monstruosa, nunca ultrapassada no negro e lamentável catálogo do crime humano. Esta é nossa política. Perguntam qual é nosso objetivo. Respondo com uma palavra: vitória. Vitória, não importam os custos”.

Ad augusta per angusta. Vitória não vem sem lutas. E clareza de vistas. Que Deus nos ajude.

ABIM

Marinha Grande | INTERVENCIONADOS 188 NINHOS DE VESPA ASIÁTICA EM 2021


No ano de 2021, no concelho da Marinha Grande, foram intervencionados 188 ninhos de vespa asiática.
Entre fevereiro e abril de 2022, a Câmara Municipal irá distribuir 300 armadilhas por todo o concelho, com especial incidência nos locais envolventes onde anteriormente tenham sido detetados ninhos de vespa asiática.
Os cidadãos que identificarem um ninho de vespa asiática devem comunicar diretamente com a Câmara Municipal da Marinha Grande (244 57 33 00) ou com as respetivas Juntas de Freguesia. Podem também utilizar a plataforma eletrónica SOS Vespa (www.sosvespa.pt) ou contactar a linha SOS Ambiente (808 200 520).
Após a comunicação à Câmara Municipal da existência de um ninho e caso se confirme tratar-se de um ninho de Vespa velutina ou asiática, no prazo máximo de 24 horas, uma empresa especializada contratada pela Câmara Municipal desloca-se ao local e efetua uma intervenção no ninho, através da aplicação de um inseticida, juntamente com atrativos para vespa asiática, tratando-se de um método ecologicamente recomendável e eficaz para a destruição dos ninhos.
Podem ser obtidas mais informações em http://stopvespa.icnf.pt/ ou em www.icnf.pt.

Programa EUROSCOLA abre candidaturas para a edição 2022


«As Redes Sociais e os perigos para a Democracia!» é o tema deste ano.
As candidaturas para o Programa EUROSCOLA estão a decorrer até ao próximo dia 28 de fevereiro.

Este é um concurso promovido pelo IPDJ, em articulação com o Gabinete do Parlamento Europeu e dirigido a alunos/as do ensino secundário, que consiste na simulação do trabalho dos deputados no Parlamento. Os vencedores do Concurso Euroscola nacional ganham uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, passando um dia como membros do Parlamento Europeu.

O tema deste ano é «As Redes Sociais e os perigos para a Democracia!»

Como participar?

Elaborando um trabalho sobre o tema e formalizando a candidatura, entre 1 de janeiro e 28 de fevereiro de 2022.

Mais informações:







Portal do IPDJ:

Marinha Grande | COMEMORAÇÕES RECORDAM REVOLTA OPERÁRIA DO 18 DE JANEIRO

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai assinalar o 88º aniversário do 18 de Janeiro de 1934, com iniciativas que pretendem recordar a revolta operária e incluem visitas ao Museu Joaquim Correia e Museu do Vidro, concerto no Teatro Stephens e a apresentação de uma publicação alusiva à efeméride junto das escolas do concelho, em colaboração com a Associação Frente Anti-Fascista 18 de Janeiro.

O programa pretende homenagear os operários vidreiros que empreenderam o movimento de insurreição nacional, resultante do processo de luta social e sindical, pela melhoria das condições de vida da classe trabalhadora.

O programa das comemorações do 18 de janeiro de 1934 é o seguinte:

15 de janeiro – sábado
Entradas gratuitas no Museu Joaquim Correia
16h30 - Visita guiada ao museu com especial destaque para o trabalho do escultor sob o tema do Vidro
Org.: Câmara Municipal da Marinha Grande

21h30 - Casa da Cultura Teatro Stephens
Concerto com o trio musical “2 chamadas não atendidas”
Sinopse:

2 Chamadas não Atendidas é o curioso lema deste projeto de nova música instrumental portuguesa para um público alargado e que nos dá a escutar uma bem urdida trama de linhas sonoras cativantes e de múltiplas proveniências; a abertura exploratória aos géneros, cruzando em cada um dos seus temas a vontade de resposta ao experimentalismo contemporâneo dos mestres com a duração característica da música ligeira.
Curiosas e risíveis, pela sua simplicidade quotidiana, são as imagens que inspiram e nomeiam alguns dos temas (O paninho, Aquário e Carregado), ou a coloquialidade cúmplice e amistosa de Oh Zé, Ai bonitinha e Porreiro pá. São estas algumas das vias francas de acesso ao imaginário rítmico e melódico que 2 chamadas não atendidas nos dá a escutar numa bem urdida trama de linhas sonoras cativantes e de múltiplas proveniências.
2 Chamadas não Atendidas está na seleção BLITZ e VIANOCTURNA, para melhores álbuns portugueses em 2020.

Ficha artística:

André Louro - piano

Gonçalo Marques - bombardino

Artur Rouquina – oboé

Classificação etária -M6
Duração: 60 min
Preço 5€
Bilheteira do Teatro de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, ou na bilheteira online em www.bol.pt
Org.: Câmara Municipal da Marinha Grande

15, 16 e 18 de janeiro – sábado, domingo e terça
Entradas gratuitas no Museu do Vidro
Org.: Câmara Municipal da Marinha Grande

18 de janeiro - terça
11h30 e às 15h00 - Visita guiada à exposição temporária “O Vidro na Marinha Grande: Histórias da IVIMA” 
Org.: Câmara Municipal da Marinha Grande


Apresentação de publicação alusiva ao 18 de janeiro de 1934
A dinamizar nos três Agrupamentos de Escolas do Concelho no mês de janeiro
A Associação Frente Anti-Fascista 18 janeiro, recém-criada na Marinha Grande, elaborou uma publicação alusiva ao 18 de janeiro, com a colaboração de Francisco Cantanhede, direcionada aos alunos dos 5º e 6º anos do ensino básico, que explica numa linguagem mais simples o que foi este movimento operário, as motivações e os resultados. A iniciativa conta com a colaboração dos três agrupamentos de escolas do concelho, nomeadamente, dos coordenadores e dos professores que lecionam as aulas de português, história e educação cívica, que se disponibilizaram a abordar o tema nas suas aulas, a partir da publicação criada pela associação.
Estão previstas ainda visitas às escolas envolvidas, com elementos da associação, e a presença de familiares que participaram no 18 de janeiro de 1934, para conversa com os alunos sobre o tema.
Org.: Associação Frente Anti-Fascista 18 janeiro
Apoio.: Câmara Municipal da Marinha Grande

Proença-a-Nova | Ninhos de vespa asiática no concelho triplicaram no espaço de um ano

Os serviços técnicos do Município de Proença-a-Nova destruíram 139 ninhos de vespa asiática durante o ano de 2021, três vezes mais do que os destruídos em 2020, sinal da expansão desta espécie invasora no concelho e na região. A expetativa é de que este número continue a aumentar nos próximos anos, de acordo com a experiência obtida nas zonas mais a norte do país, onde surgiram os primeiros ninhos de vespa asiática ou velutina. Tendo sido identificada pela primeira vez em Viana do Castelo, em 2011, o mapa de ocorrências criado pelo ICNF a nível nacional, disponível em https://stopvespa.icnf.pt, permite verificar que neste momento a vespa asiática já se encontra na zona de Setúbal, estando os primeiros casos a serem identificados em Évora.

No caso de Proença-a-Nova, o mapa mostra que a vespa asiática se encontra espalhada por todo o concelho de forma igual, incentivando-se a que a população se una aos apicultores e agricultores no esforço de colocação de armadilhas para captura das fundadoras que, por já estarem mais adaptadas ao clima, podem ter ninhos em atividade no inverno. Como as vespas procuram, nesta fase, hidratos de carbono, as armadilhas a colocar devem ter essencialmente açúcares e devem ser colocadas perto das colónias ou junto das heras e das cameleiras, pois têm muito néctar. De entre todos os iscos disponíveis, o mais eficaz para esta fase é o que junta água, açúcar e fermento, sendo necessária a renovação periódica do produto para uma maior eficácia. Por cada fundadora capturada nesta altura, impede-se a formação de um ninho - que pode ter de dois a três mil elementos - que começa a ser criado em março, com as primeiras posturas. Sempre que um ninho desta espécie invasora for identificado, o mesmo deve ser comunicado ao Gabinete de Proteção Civil e Florestas do Município (número geral 274 670 000) – nos primeiros dias de 2022 já foram destruídos seis ninhos.

Atento a esta problemática, o Município decidiu ajudar os apicultores registados do concelho com oferta de harpas, devendo os mesmos manifestar interesse em as receber junto do Gabinete de Apoio ao Agricultor e Empresário durante o mês de janeiro.


“NATAL ACTIVO É DIVERTIDO” DEU VIDA À PAUSA ESCOLAR DAS FÉRIAS DO NATAL


Pese embora as restrições impostas pela pandemia Covid 19, foram muitas as crianças que aderiram ao desafio proposto, nesta quadra do natal, pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que através do grupo coordenador e de alguns técnicos, proporcionou um programa de ocupação dos seus tempos livres em período de pausa escolar, com a promoção de diversas actividades lúdicas com forte componente nas actividades de lazer, respeitando sempre as regras impostas pelo plano de contingência em vigor na Associação.

Embora não descurando as actividades físicas e os jogos colectivos o programa teve grande incidência na realização de algumas tarefas que permitiu ás crianças que participaram neste projecto, manipular um conjunto de materiais, que lhes possibilitou em diversas situações, realizar alguns jogos educativos e de integração.

Para além da prática destas actividades as crianças participantes tiveram oportunidade de se divertirem, praticando algumas modalidades desportivas, com destaque para o minibasquete, futebol, jogos tradicionais, natação, entre outras.

Num plano mais divertido as crianças, nesta quadra festiva, tiveram oportunidade de participar em algumas “oficinas”, nas quais potenciaram a sua criatividade, nomeadamente colocando à “prova” os seus dotes culinários.


Marinha Grande | MUNICÍPIO APOIA INFRAESTRUTURAS DESPORTIVAS DE ASSOCIAÇÕES DO CONCELHO


A Câmara Municipal da Marinha Grande atribuiu um total de cerca de 152 mil euros a três associações do concelho para apoio a infraestruturas desportivas, cujos contratos programa foram celebrados no dia 28 de dezembro, no Auditório do Edifício da Resinagem.

As verbas foram atribuídas nos termos do antigo Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios e Benefícios a Entidades de Natureza Social, Cultural, Desportiva, Recreativa ou Outra, na sequência da candidatura apresentada pelas associações, com o intuito de promover, estimular e orientar a prática e a difusão da cultura física e do desporto.

O Sporting Clube Marinhense (SCM) foi beneficiado com 32.122,83€, para apoio à reparação da cobertura e colocação do sistema de ventilação do Pavilhão nº1, para melhoria das condições existentes no pavilhão para a prática das três modalidades desenvolvidas pelo SCM, únicas no concelho e com presenças nos diferentes campeonatos nacionais.

Ao Sport Operário Marinhense foram atribuídos 56.214,73€, para apoio à remoção de estrutura, telhado e do fibrocimento e colocação de nova estrutura de telhado, cujo objetivo é dotar a nave da escola de música e dos serviços administrativos com um telhado de material que não provoque danos à saúde.

A Câmara Municipal celebrou ainda um contrato programa com o Grupo Desportivo “Os Vidreiros, para apoio às obras de construção de balneários, gabinete médico e auditório, para atribuição de 63.303,35€. A intervenção do clube pretende dotar o Campo do Tojal com maior número de balneários, dadas as novas exigências impostas pela pandemia e para melhorar condições para os atletas, cujo número de atletas femininas visam aumentar.

O montante dos apoios atribuídos a cada candidatura foi determinado em função da ponderação da abrangência da atividade ou projeto, da proporção do número de pedidos de apoios em relação aos fundos disponíveis e da necessidade financeira do pedido.

Crónica Postal: O DESPORTO-REI EXPORTADOR DE TALENTOS


A procura de treinadores portugueses por clubes estrangeiros passou a fazer parte da normalidade. José Mourinho será a referência e o princípio. Recentemente, Jorge Jesus criou um novo mito no Flamengo do Rio de Janeiro. Abel Ferreira fez história no Palmeiras brasileiro.

Portugal é o sexto maior exportador de treinadores de futebol do mundo! Da Índia à China, passando pelos países árabes. Serão cerca de três dezenas.

Portugal é também um exportador de jogadores. 60 países tem jogadores portugueses (dados de 2016). Mais de duas centenas. A maioria na Europa, mas estão também em vários países do mundo, da Indonésia à Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo dispensa comentários. Foi e é o rei. A fama dos jogadores portugueses cresceu e hoje somos um alfobre que atrai a atenção de clubes do mundo inteiro.

O planeta futebol representa mais do que os 20 milhões de impostos que paga por ano ao estado português. Ou dos dos cerca de 500 milhões que contribui para o PIB. Ou dos 2 mil empregos diretos (dados de 2016). A contribuição para a economia portuguesa do desporto-rei vai para além dos números. Há muita atividade económica a beneficiar. O turismo do país é um exemplo. Há ainda um número incontável de empresas que vivem à volta do mundo do futebol.

Mas, um dos maiores ganhos de Portugal com o desporto-rei tem obrigatoriamente que incluir o prestígio de Portugal à escala global.

O futebol é uma indústria que beneficia economicamente o país. É muito mais do que o espectáculo que entretém milhões.

EDUARDO COSTA, Jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional 


Investigador da UC ganha bolsa europeia de 1,9 milhões de euros para desvendar a dinâmica estrutural de motores moleculares

 

Sérgio Domingos, cientista da Universidade de Coimbra (UC), acaba de ganhar uma bolsa “Starting Grant”, no valor de 1,9 milhões de euros, atribuída pelo European Research Council (ERC).

Esta verba vai permitir desenvolver, durante os próximos cinco anos, uma estratégia experimental, inovadora, «para desvendar as formas tridimensionais de algumas moléculas chave no campo da nanotecnologia molecular, e entender a sua mecânica de funcionamento», afirma o investigador do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Essencialmente, o projeto distinguido pelo Conselho Europeu de Investigação, intitulado “MiCRoARTiS – Microwave Fingerprinting Artificial Molecular Motors in Virtual Isolation”, ambiciona desvendar «os segredos da mecânica estrutural de motores moleculares “construídos” pelo Homem, de forma a torná-los cada vez mais funcionais, mas também desenvolver a técnica de espectroscopia de micro-ondas para além do estado da arte, tornando-a cada vez mais útil nesta e noutras áreas do conhecimento, como na identificação de moléculas em partes distantes do universo (Astrofísica Molecular), ou no estudo de interações entre medicamentos e recetores moleculares do corpo humano (Química Medicinal)», destaca Sérgio Domingos.

Para tal, e graças ao financiamento obtido, vai ser criado, na Universidade de Coimbra, um laboratório de espectroscopia de micro-ondas de elevada performance, «uma infraestrutura única em Portugal», esclarece o investigador.

Sérgio Domingos diz ainda que «é um sentimento incrível ser selecionado num programa tão competitivo de ciência e ter a oportunidade de desenvolver este projeto na minha casa, a Universidade de Coimbra».

O Conselho Europeu de Investigação foi criado em 2007 pela União Europeia (UE) para financiar cientistas de excelência. As bolsas “ERC Starting Grant” são dirigidas a investigadores em início de carreira, possibilitando-lhes formar grupos de trabalho e desenvolver projetos em diferentes áreas científicas.

Declarações do investigador Sérgio Domingos disponíveis: aqui.

Cristina Pinto

Cantanhede | ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA REGRESSAM À COMPETIÇÃO NO VOUGA TRAIL

Numa organização da Associação AZtrail, em parceria com o Município de Sever de Vouga, realizou-se nos dias 8 e 9 de janeiro a terceira edição do Vouga Trail, dividida pelas provas Vouga Ultra Trail, Vouga Trail Longo, Vouga Trail Curto, Vouga Mini Trail, Caminhada Vouga e Vouga Kids.

Com início e fim no centro de Sever de Vouga, no Parque Urbano e Lazer, este evento foi corrido nas distâncias de 55 Km, 35Km, 25km, 15km e uma Caminhada de 12km, tendo os participantes tido a oportunidade de correr, por trilhos inóspitos, verdejantes, levadas, margens do Rio do Vouga e Mirador do Castelo.

Participaram nas diferentes provas 10 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, classificando-se no final na prova de Mini Trail, na distância de 15 km, Cláudia Ferreira, que obteve a 168ª posição na classificação geral, 47ª na geral feminina e 20ª no escalão de FSenior

No Trail Curto de 25km, Joselito Marques, ocupou o 124º lugar na classificação geral e o 119° geral masculino e o 22° lugar no escalão M45.

Na competição de Trail Longo de 35km, na qual participaram 8 atletas, Nuno Coelho, alcançou o 35º lugar na classificação geral, o 34º lugar na geral masculino e o 3º lugar no escalão M45, Pedro Cardoso, 59º geral, 55º geral masculino, 6º M45, Nelson Heleno, 87º geral, 75º geral masculino, 30º Senior Masculino, José Machado, 118º geral, 100° geral masculino, 35º M40, Nuno Ribeiro, 127º geral, 108° geral masculino, 38º M40 e Nuno Almeida, 153º geral, 126º geral masculino, 20° M45.

No sector feminino, nesta distância, Gabriela Oliveira, alcançou a 185ª posição na classificação geral, a 34ª posição na classificação geral feminina e a 7ª posição no escalão F40, tendo Otília Costa, alcançado no final da prova a 187ª geral, 36ª geral feminina, 9ª F40

Coletivamente a equipa alcançou o 11° lugar da classificação geral, competindo com 21 equipas classificadas no Trail Longo.


Évora | Sessão da Assembleia Municipal de Évora de 28 de Dezembro de 2021

A Assembleia Municipal de Évora realizou uma sessão ordinária no dia 28 de dezembro de 2021, no Teatro Garcia de Resende, tendo deliberado sobre um conjunto de assuntos, nomeadamente impostos e taxas municipais referentes a 2022. 
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, deu conhecimento acerca da atividade e situação financeira municipal entre Agosto e Novembro de 2021 e destacou algumas questões como a situação atual da pandemia no Concelho. Deixou uma saudação a todos os que têm estado a combater este flagelo sanitário e falou de diversas iniciativas realizadas e de dois importantes investimentos hoteleiros que estão a ser dinamizados e vão gerar mais 150 postos de trabalho. O autarca esclareceu ainda diversos assuntos colocados por membros da Assembleia. 
A proposta camarária de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) 2022 foi a seguinte: Prédios rústicos - 0,8%, Prédios urbanos - 0,42%. Minorar em 30% a taxa de IMI definida para as zonas urbanas das freguesias rurais em áreas territoriais em despovoamento. Majorar em 30% a taxa aplicada aos prédios urbanos degradados e/ou devolutos. Aplicar reduções do imposto a todas as famílias com dependentes a cargo e consensualizar a redução das taxas de IMI ao longo do mandato, até 0,35%, com análise anual. Conforme a lei, não é possível à Câmara estabelecer valores de IMI sobre o Centro Histórico de Évora, todo ele isento da aplicação de IMI, devendo a Câmara continuar a exigir a aplicação da lei. - Aprovada por maioria com 26 votos a favor e seis contra.
 Lançamento de uma derrama de 1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC) e a isenção para sujeitos passivos com um volume de negócios no ano anterior que não ultrapasse os 150 mil euros. A receita da derrama para 2022 será aplicada no financiamento de obras de infraestruturas económicas e outros apoios ao desenvolvimento económico – Aprovada com 31 votos a favor e 1 abstenção. 

Participação Variável no IRS – 2022: participação no IRS de 4,5% para o ano de 2022 – Aprovada por com 31 votos a favor e 1 contra.

 A Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) para 2022 a aplicar às empresas de comunicações eletrónicas acessíveis ao público, em local fixo, foi fixada em 0,25% sobre a faturação mensal. Aprovada por unanimidade.

 Projeto de alteração da Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Évora e respetiva fundamentação económica e financeira, após conclusão da submissão do referido projeto a consulta publica – Aprovado por unanimidade. 

Abertura de Concurso. Constituição de Direito de Superfície para construção e exploração de um Estádio de Futebol em parcela de terreno municipal sito em Évora – Aprovada por maioria com uma abstenção. Abertura de Procedimento Concursal para recrutamento de trabalhadores por tempo indeterminado, cujos lugares estão vagos no Mapa de Pessoal de 2021, mais concretamente 3 Técnicos Superiores (Engenheiro Civil) – Aprovada por unanimidade.

 Deliberação sobre Central de Valorização Orgânica (Compostagem de Lamas) – Ampliação da ETAR de Évora (Equipamento regional para o qual a Câmara cede o terreno, ficando a construção a cargo da empresa Águas de Vale do Tejo) - Aprovada por unanimidade.

 Revogação do Regulamento do Programa Municipal de Apoio à Melhoria das Acessibilidades (Aquando da aprovação do novo Regulamento pela Assembleia, deveria ter-se revogado o anterior, o que sucede agora com esta deliberação – Aprovado por unanimidade Foi tomado conhecimento do Relatório de revisão às Demonstrações Financeiras do Município de Évora do 1o semestre de 2021. 

A Assembleia aprovou a constituição de grupo de trabalho que estudará possíveis alterações regimentais. Aprovou igualmente que os líderes das diversas forças partidárias se reúnam com Nazaré Lança (2º Secretário da Mesa da AME) e consensualizem os nomes dos representantes da Assembleia Municipal em diversas comissões e conselhos. 

O Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Araújo, prestou informações sobre assuntos de interesse geral. Foram ainda apresentadas e votadas algumas recomendações. 

Recomendação, apresentada por Bruno Martins (BE), sobre a necessidade de melhoria da página eletrónica da Assembleia Municipal e de maior apoio técnico ao trabalho deste órgão. A Câmara fez algumas sugestões que foram aceites. – Aprovada por maioria com 24 votos a favor e 8 abstenções. 

Recomendação apresentada por José Santos (Coligação Mudar com Confiança) para que a reunião ordinária da Assembleia Municipal (prevista para Abril de 2022) seja realizada numa freguesia rural, sendo a sua escolha deixada ao critério da Mesa – Aprovada por unanimidade. 

Recomendação apresentada por Henrique Troncho (PS) com base no Acordo de Cooperação Técnica para Elaboração do Projeto de Reabilitação e Modernização da Escola Secundária André de Gouveia alcançado na reunião pública de Câmara – Aprovada com 27 votos a favor e 5 abstenções. 

Recomendação apresentada por José Figueira (CDU) sobre a necessidade de reforçar o Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente no que concerne a Évora – Rejeitada com 19 votos contra, 9 a favor e quatro abstenções. 

No período reservado à intervenção do público um cidadão, subscritor de uma petição de cariz urbanístico, pronunciou-se sobre uma construção industrial no Bairro S. José da Ponte que segundo os moradores coloca em causa a sua qualidade de vida e saúde. Outro cidadão inquiriu acerca da necessidade de colocar fim à propaganda política no Centro Histórico de Évora e de solucionar a questão das pessoas sem-abrigo que ocupam espaços públicos da cidade.

"It's ok not to be ok", um podcast sobre saúde mental e bem-estar nas empresas. Sandro Resende: "Somos conformistas, zero resilientes"

 A forma como as empresas podem contribuir para o bem-estar dos seus colaboradores, para além do salário que lhes pagam, tem sido um dos temas mais em voga despoletados pela pandemia. Hoje em dia, os trabalhadores procuram um regime de trabalho mais flexível e procuram nos seus líderes a empatia necessária para quando psicologicamente enfrentam momentos mais complicados.

Foram estes os desafios que serviram de mote para o podcast "It’s Ok To Not Be Ok" que, entre 19 de novembro e 17 de dezembro, publicou os cinco episódios relativos à primeira temporada, com diretores de empresas como Rock in Rio (Roberta Medina), o escritório de advogados Morais Leitão (Joana Almeida), a Multilem (Pedro Castro), a WorkWell (Tiago Santos) e a Cognizant (Maximino Gouveia).

A cargo das conversas estiveram Rute Sousa Vasco, jornalista e publisher da MadreMedia, e Inês Cabral, Diretora de Marketing do LACS, que tentaram perceber junto destes líderes histórias pessoais provocadas pela pandemia e estratégias para motivar equipas em tempos tão desafiantes.

Mas foi a 18 de novembro de 2021, na véspera do lançamento do primeiro episódio e numa espécie de episódio zero para introduzir o tema da saúde mental nas empresas, que se realizou o evento de apresentação do podcast no LACS Anjos, em Lisboa. É esse encontro que agora serve de episódio bónus.

As duas hosts receberam Sandro Resende, fundador do Manicómio, uma associação do Hospital Júlio de Matos que promove o trabalho artístico de pacientes com doença mental — que partilhou a sua experiência e, de um contexto mais extremo, algumas lições que podem ser aplicadas a qualquer tipo de organização.

 

Sobre o LACS:

LACS é um cluster criativo aberto à sociedade e dedicado às indústrias criativas, com três espaços em Lisboa e Cascais. Oferecemos espaços de trabalho flexível e experiências que possibilitam formas inovadoras de trabalho e oportunidades de networking, permitindo aos nossos membros que aprendam, criem e evoluam. No LACS procuramos abordar as diferentes formas de trabalho, que estão em constante alteração, bem como abordar a vida na sociedade de hoje em dia, permitindo que os nossos membros atinjam níveis de inovação e competitividade mais elevados através da cultura e da arte.

Sobre a MadreMedia:

MadreMedia é uma empresa de inovação em media, focada na criação de conteúdo para plataformas digitais e no desenvolvimento de soluções tecnológicas que melhor sirvam esse conteúdo. Entre os seus principais projetos tem a plataforma online de notícias SAPO24 e o programa de TV The Next Big Idea, transmitido na SIC Notícias. A MadreMedia também tem uma agência de conteúdos que desenvolve formatos para todas as plataformas seja em vídeo, áudio ou texto.

Cantanhede | SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECORDA ALBERTO ABRANTES


A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai mais uma vez, promover uma pequena, mas singela homenagem, na passagem do 11º aniversário do falecimento do Presidente Honorário Alberto Abrantes, para perpetuar a sua memória.
Alberto Abrantes, que dedicou à Columbófila, mais de 40 anos da sua vida, muitos na qualidade de presidente da direcção, sendo nos dias de hoje um dos maiores vultos da história da Sociedade Columbófila e dos que mais contribuiu para o progresso associativo no concelho de Cantanhede.

No próximo dia 15 de janeiro, sábado, pelas 21h00 será celebrada missa por intenção da sua alma, na Igreja Matriz de Cantanhede, estando ainda agendado no Cemitério Municipal, uma pequena homenagem, que pelas restrições conhecidas, não é publica.

Candidatura do BE reuniu direção da USC


Uma delegação da candidatura do BE às próximas eleições legislativas pelo círculo de Coimbra reuniu esta sexta feira com a direção da União dos Sindicatos de Coimbra. Reunião que ficou marcada pela assinalável convergência de posições sobre as prioridades de política nacional e distrital.

A delegação do BE deu conta à USC de que a matéria dos direitos do trabalho constitui um foco prioritário dos seus compromissos eleitorais. A revogação das normas do Código de Trabalho impostas pela Troika e que diminuíram sensivelmente os direitos dos trabalhadores e o fim da legislação que fragiliza a contratação coletiva são dois desses compromissos eleitorais do BE.

A USC transmitiu a sua visão duma estratégia de desenvolvimento do distrito que garanta emprego de qualidade. Nesse sentido, a aposta na economia do mar e na sua interligação com a qualificação da ferrovia constituem os dois vetores que a USC assume como prioritários.

Crédito Agrícola lança campanha de Soluções de Crédito Pessoal

Sob o mote “Há espaço para coisas novas”, a mais recente campanha de Soluções de Crédito Pessoal do Crédito Agrícola estará em vigor até dia 4 de Fevereiro

O Crédito Agrícola acaba de lançar uma nova campanha focada nas suas Soluções de Crédito Pessoal. “Há espaço para coisas novas” é o mote desta iniciativa, que tem como objectivo promover as ofertas de financiamento pessoal, bem como os seguros associados do Crédito Agrícola.

Com esta campanha, que visa satisfazer as diversas necessidades dos Clientes, o Crédito Agrícola pretende tornar-se o parceiro de excelência de todos os que procuram investir, com protecção, na concretização dos seus projectos pessoais, seja a compra de eletrodomésticos e mobiliário, a realização de remodelações ou viagens adiadas, as despesas escolares ou para entretenimento.

A campanha prevê condições especiais para Clientes Associados, com um desconto de 15%, e Clientes Não Associados, com um desconto de 10%, durante cinco anos, na subscrição do seguro de vida CA Protecção Crédito Pessoal. Ao subscrever este seguro por mais de cinco anos, é atribuído um desconto de 5% a partir de 6ª anuidade da apólice, evoluindo para 10% do 11º ao 15º ano, e 15% após o 16º ano.

Adicionalmente, para precaver situações imprevisíveis e assegurar uma estabilidade financeira, com a subscrição do Seguro CA Protecção Financeira Crédito Pessoal, os Clientes Associados beneficiarão de 25% de desconto sobre o prémio comercial, assim como os Clientes Não Associados, que terão direito a um desconto de 20% também sobre o prémio comercial, durante toda a vigência do contrato.

Esta campanha estará a decorrer até ao dia 4 de Fevereiro de 2022. Pode consultar mais informações sobre esta acção em www.creditoagricola.pt, ou dirigir-se a uma das Agências do Crédito Agrícola.

 Fonte: Mira Online

Sabe o que é social commerce? 2 mil milhões de pessoas já compram nas redes sociais

 As redes sociais são, na sua essência, plataformas onde é possível partilhar conteúdos e interagir com outras pessoas. Mas, com a evolução da tecnologia, tornaram-se também verdadeiras lojas. Nasce, assim, o conceito de social commerce, que consiste em comércio electrónico focado especificamente em rede sociais: ou seja, marcas e negócios que vendem os seus produtos através do Instagram, por exemplo.

Dados da Accenture indicam que as vendas globais via social commerce deverão crescer de 492 mil milhões de dólares no ano passado para 1,2 milhões de milhões de dólares já em 2025. Neste período, o peso deste canal no total do eCommerce deverá passar de 10% para 17%.

Olhando para 2021, verifica-se já que quase dois terços (64%) dos utilizadores de redes sociais fizeram uma compra directamente nas redes sociais. Ou seja, cerca de dois mil milhões de pessoas.

De acordo com a Accenture, 56% de quem opta por comprar no Instagram ou Facebook apresenta uma probabilidade superior de adquirir produtos de pequenos negócios quando navega pelas lojas nestas plataformas do que quando explora sites mais tradicionais de comércio electrónico.

O social commerce é uma força democratizadora, abrindo novas avenidas de oportunidade para indivíduos e pequenos negócios”, aponta a Accenture. “As implicações atravessam cada uma das categorias de consumo, dos produtos aos serviços, e irão impactar todas as plataformas, marcas e retalhistas”, indica ainda a consultora, acrescentando que o social commerce irá crescer três vez mais depressa do que o eCommerce tradicional.

Marketeer

Imagem: PWM