segunda-feira, 16 de maio de 2022

Conferência de imprensa | 17 maio . 11h00 | Carta de perigosidade de incêndios rurais

 O ICNF aprovou e publicou a carta de perigosidade de incêndios rurais, através do Aviso 6345/2022, de 28 de março.

Este documento, sem fundamento técnico, classifica o nosso concelho com alto e elevado nível (55%) de perigosidade de incêndios rurais, provocando graves constrangimentos no desenvolvimento económico da nossa terra.


É um condicionamento incompreensível na estratégia e gestão de desenvolvimento territorial, interferindo nas decisões de competência do Município e pondo em causa todo o trabalho que se está a realizar, no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal, impedindo inclusivamente o crescimento da atividade económica.

 

Por outro lado, cria o falso alarme de termos uma cidade perigosa do ponto de vista dos incêndios rurais, afastando potenciais investidores, alguns já com estudos previstos para aqui se instalarem.

 

Com esta determinação, iremos estar impossibilitados de aumentar algumas zonas industriais já previstas e assumidas, bem como teremos outros constrangimentos, como iremos apresentar na conferencia de imprensa amanhã, terça-feira, dia 17 de maio, pelas 11h00, no Salão Nobre da Camara Municipal da Marinha Grande.


Exigimos que se suspenda de imediato esta carta de perigosidade de incêndios aprovada pelo ICNF, e que se cumpram os requisitos aprovados no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) 2022-31 da Marinha Grande, que foi alvo de parecer prévio favorável, por unanimidade, da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, no dia 30 de dezembro de 2021, tendo sido aprovado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que tem lugar na Comissão.

Dia Internacional dos Museus é assinalado em Silves A 18 de Maio

A Câmara Municipal de Silves assinala, no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa que este ano terá como tema central “O poder dos Museus”. Como habitualmente, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves terá entradas gratuitas, contando, ainda com a dinamização de diversas iniciativas que marcam esta data de forma ainda mais especial.

A abrir a efeméride, os alunos do 1.º ciclo serão convidados a participar na iniciativa “Eu sou o Metoposaurus, e tu, como te chamas?”, que dá a conhecer alguns dos animais que habitaram o nosso território há muitos milhões de anos, desafiando não só a imaginação e a criatividade dos mais novos, como, também, o desenvolvimento de técnicas de construção manual em vários tipos de suportes materiais.

Já durante o período da tarde, é a vez dos alunos do 2.º ciclo, conhecerem um pouco mais sobre a antropologia física, tanto em contexto de campo como em contexto laboratorial, tomado contacto com esta interessante atividade profissional, vestindo o papel de “Antropólogo por um Dia”.

Ao final da tarde terá, ainda, lugar, pelas 18h00, a inauguração da exposição temporária “Óh minha Rua da Sé”, que mostra como o espaço atualmente ocupado pela Rua da Sé foi, ao longo dos tempos, palco de inúmeras e diversificadas vivências que os trabalhos arqueológicos ali realizados trataram de colocar em evidência.

O Dia Internacional dos Museus será, também, assinalado no Museu do Traje e das Tradições, em SB Messines, local onde os meninos e meninas do pré-escolar serão desafiados para, a partir da utilização de materiais reciclados trazidos de casa, ou utilizando moldes em cartão, criarem a sua versão de figuras da nossa história (homens da pré-história, gladiadores romanos, princesas muçulmanas, navegadores e reis portugueses, etc.), ou fatos, em papel ou tecidos, para vestir as figuras mais marcantes da nossa história.

+ info: Sector de Património: telefone 282 440 854 | email: patrimoniocultural@cm-silves.pt

 

PROGRAMA DETALHADO

10h00/12h00

Eu sou o Metoposaurus, e tu, como te chamas?

Local: Museu Municipal de Arqueologia de Silves

Público-alvo: 1º Ciclo (1.º ao 4.ºano)

 

14h00/15h00

Antropólogo por um Dia

Local: Museu Municipal de Arqueologia de Silves (Sala Serviço Educativo)

Público-alvo: 2.º Ciclo (5.º/6.ºano)

 

 

10h00/12h00

Vamos vestir de fatos e palavras as personagens da história local

Local: Museu do Traje e das Tradições

Público-Alvo: Pré-escolar (3 aos 6 anos)

 

18h00

Inauguração da Exposição Temporária: Óh minha Rua da Sé

Exposição patente de 18 de maio.2022 a maio.2023

Local: Museu Municipal de Arqueologia de Silves

Público-Alvo: público em geral

Em dia de aniversário: MUNICÍPIO DE SILVES OFERECE VIATURA DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS/RURAIS À ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SILVES

 
O Município de Silves ofereceu à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Silves, por altura do 96.º aniversário da sua fundação, uma viatura nova de combate a incêndios florestais/rurais (VFCI), num investimento que ascendeu a 181 mil euros.
A sessão solene, realizada a 15 de maio na sede dos bombeiros, foi presidida pela Presidente da Câmara, Rosa Palma e contou com a presença do Presidente da Direção da Associação Humanitária, João Luz; do Comandante do Corpo de Bombeiros, António Nunes; do representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Mário Costa; do 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Abel Gomes; do executivo camarário; do Presidente da Junta de Freguesia de Silves, Tito Coelho; de outros autarcas e entidades, de representantes das forças de segurança, bombeiros e da população em geral.
 
Na sua intervenção, a Presidente da Câmara, Rosa Palma, destacou os “96 longos anos de ação humanitária e atividade nobre em defesa das populações do concelho, da região e do país”, realçando que “os bombeiros são a mais importante organização de proteção e socorro do país e assumem um papel central no Sistema de Proteção Civil”. Sublinhou, ainda, que a atual liderança municipal “adota como linha prioritária o reforço gradual do apoio às Corporações de Bombeiros do concelho”, concluindo que este significativo investimento na aquisição de uma viatura nova de combate a incêndios florestais/rurais, contribuirá para a “maior eficiência e segurança, no combate ao flagelo dos fogos florestais, tornando o concelho de Silves, mais capaz e resiliente na área da Proteção Civil”.

 

Livro de Françoise Terseur apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede No passado dia 13 de maio


O Poder da Deusa: Fontes Remotas dos Mistérios Marianos”, de Françoise Terseur, teve a sua apresentação editorial no passado dia 13 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

Integraram a mesa de honra, para além da autora Françoise Terseur, o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, e José Ramos, a quem coube a apresentação da obra.

Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia cantanhedense, elogiou o trabalho da autora quer em termos da Noca Acrópole quer desta obra, “fruto de um aturado trabalho de recolha de informação histórica, etnográfica e filosófica”, bem como “a simbologia da sua apresentação na data de 13 de maio, dia em que se celebra a mais conhecida e venerada das mães em Portugal, Nossa Senhora, já que aborda temáticas relacionadas com maravilhoso e fascinante mistério da Maternidade, da Vida e ser Mãe”, concluiu.

A apresentação da obra coube ao docente José Ramos, diretor da Nova Acrópole em Coimbra e da Universidade Sénior Eneias da Nova Acrópole, realçou “o importante e sólido trabalho de investigação desenvolvido pela autora, sobre os cultos da Terra e da Água efetuados pelas diferentes civilizações do mundo, ao longo da jornada da Humanidade e o simbolismo Universal da Mãe, temáticas centrais do livro”.

Françoise Terseur manifestou a sua alegria por fazer a apresentação pública da sua 5ª obra, em Cantanhede, numa data tão simbólica para Portugal e para os Cristãos. Apaixonada pelo nosso país, onde vive há 40 anos, a autora “regozija-se pelas oportunidades de verdadeira elevação que colheu nas viagens de investigação para a escrita deste livro.” Nas suas explanações Françoise Terseur enalteceu “a muita espiritualidade que usufruiu nos lugares de culto a Maria e à Maternidade que visitou, e que tanto a inspiraram para a escrita de “O Poder da Deusa, Fontes Remotas dos Mistérios Marianos”.

Sobre Françoise Terseur

Françoise Terseur nasceu em 1955 na cidade de Lyon, França. Estudou Pintura e especializou-se em História da Arte. É co-fundadora do movimento filosófica e humanista Nova Acrópole em Portugal, que se verificou em 1979. Desde esse ano tem realizado centenas de conferências e lecionado matérias do programa de formação da Nova Acrópole: Filosofia do Oriente e Ocidente; Ética Sociopolítica; Filosofia da História; Oratória; Simbologia, História da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna; Psicologia Prática; Estética; Filosofia e História da Arte. É autora das obras “Os Druidas e a Tradição Celta”; “Lendas do Aqui e do Além”; “Templários”; “40 anos de Filosofia na Nova Acrópole”, e “O Poder da Deusa, Fontes Remotas dos Mistérios Marianos”, no qual aborda temáticas relacionadas com a Maternidade, os mistérios da Vida e o Simbolismo Universal da Mãe.


Marinha Grande | EXPOSIÇÃO COLETIVA DE 32 ARTISTAS INAUGURA NO NAC

O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugura a exposição temporária “A persistência da matéria: 20 anos VICARTE”, no dia 21 de maio (sábado), pelas 17h00, no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Vidro, promovidas pelo Município.

Esta exposição dá-nos a conhecer a obra de 32 trinta artistas nacionais e estrangeiros que, em determinado momento do seu percurso artístico, desenvolveram pesquisa artística e/ou científica na Unidade de Investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes que, em 2022, Ano Internacional do Vidro, celebra os seus 20 anos de existência.

Da parceria entre a Câmara Municipal, o Museu do Vidro e a VICARTE resulta uma exposição de vidro artístico contemporâneo, com obras de: Amélie Girard, Ana Margarida Rocha, Belém Uriel, Carissa Baktay, Daniela Pinheiro, Emma Haase, Ellmira Abolhasani, Fernando Quintas, Fernanda Guerreiro, Helena Elias, Inês Teles, João Gama, Joana Garcia, Jörg Hanowski, Kojiro, Lola Sementsova, Maria Regina, Maria Renée Morales Lam, Maria Bezulgaya, Margarida Alves, Marta Castelo, Michael Rogers, Nadia Frolova, Regina Lara, Renato Japiassú, Richard Meitner, Robert Wiley, Rozze Domingues, Pedro Fortuna, Teresa Almeida,  Vírginia Fróis e Zofia Dubová.

Para a artista e membro da VICARTE, Teresa Almeida, vidro e cerâmica são “materiais que interagem com outros, dando origem a obras ricas na variedade. Materiais que, só por si, dão corpo a obras de arte para nossa fruição. Obras não utilitárias ou decorativas, mas que, por isso mesmo e porque veiculam significados e sentimentos, nos remetem para o patamar criativo, onde a arte acontece.”

Marinha Grande | TEATRO COMUNITÁRIO NA CASA DA CULTURA

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta no próximo sábado, 21 de maio, pelas 16h00, o espetáculo de teatro comunitário “Colmeia”, da companhia Leirena, que integra atores de associações do concelho.

Este é um projeto do grupo Leirena, que aposta na interação com grupos de instituições locais, dinamizando um conjunto de oficinas que culminaram com a apresentação dos mesmos no palco do Teatro Stephens, dos “atores” improváveis da Projetos de Vida Sénior, da APPACDM e do RECREARTE Grupo de Teatro Infantojuvenil.

Não perca este espetáculo, cuja entrada é gratuita.

Ficha artística:
Leirena
APPACDM 
Recrearte - Grupo de Teatro Infanto Juvenil
Projetos da Vida Sénior 
Duração - 60 minutos (aprox.)
Classificação Etária – M6
Preço - Gratuita

Bilheteira do Teatro de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Recomenda-se aos espectadores que levantem os bilhetes antecipadamente e compareçam no Teatro, pelo menos 30 minutos antes da hora marcada para início do espetáculo. Alerta-se que, depois de fechar portas, já não é permitida a entrada na sala.

Câmaras de Águeda e Sernancelhe estreitam laços de cooperação

 Um Rio que nos une” é o mote de uma ligação institucional que pode conduzir a parcerias em várias vertentes.

A Câmara Municipal de Águeda recebeu, na semana passada, uma comitiva de Sernancelhe, município com quem tem estabelecido laços de amizade e cooperação. Para breve pode estar a realização de projetos em parceria em áreas como o ambiente, a cultura ou o turismo.

A visita a Águeda iniciou com uma receção no Centro de Artes, precisamente no dia em que celebrava cinco anos de existência e onde foi feita ainda uma visita guiada ao espaço. Após a apresentação de alguns projetos desenvolvidos pelo Município na área da sustentabilidade ambiental, nomeadamente no Rio Cértima e Vouga, sem esquecer a Pateira de Fermentelos, seguiu-se uma visita ao Laboratório de Rios, no Parque da Boiça, onde foi demonstrada a implementação das intervenções de base natural realizadas na Ribeira da Aguieira.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, lembrou o Projeto intermunicipal “3 territórios, 1 Rio que nos une”, envolvendo os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, que permitiu a realização de um programa cultural interconcelhio, acreditando que poderá ser alargado a outros municípios, como o de Sernancelhe, tendo o Rio Vouga como pretexto para o desenvolvimento de projetos em conjunto.

“Temos um rio que nos une, o Vouga, que nasce na Serra na Lapa, e por isso com muitos argumentos para desenvolvermos projetos em parceria, que se pode estender a várias áreas”, frisou o Edil.

Carlos Silva Santiago, Presidente da Câmara de Sernancelhe, agradeceu a receção feita em Águeda, uma visita que considerou o prenúncio de várias parcerias que poderão ser concretizadas. “Temos, de facto, um rio e uma amizade que nos une”, disse, enaltecendo o trabalho que Águeda tem protagonizado na promoção e preservação ambiental do território.

Refira-se que, entre a comitiva do Município de Sernancelhe, contava-se o Presidente (Carlos Silva Santiago), o Vice-Presidente (Carlos Manuel Santos) e os vereadores Armando Mateus e Hélder Lopes, bem como alguns presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia e técnicos camarários.

Português morto em assalto violento na África do Sul

Outro cidadão português ficou gravemente ferido.
O proprietário português de um estabelecimento comercial no leste de Joanesburgo foi baleado mortalmente durante um violento assalto à mão armada, que provocou ferimentos graves num segundo compatriota.
Fonte próxima da família das vítimas referiu à agência Lusa que o incidente ocorreu cerca das 18:00 locais de sábado, no bairro português de Primrose, leste de Joanesburgo, quando quatro assaltantes armados irromperam pelo estabelecimento comercial de Gilberto Abreu, baleado mortalmente com quatro tiros.
Gilberto Abreu era um proeminente colaborador da coletividade local, Luso África, declarou.
A segunda vítima, também de nacionalidade portuguesa, Mário Tavares, que se encontrava no estabelecimento no momento do assalto, encontra-se hospitalizado com ferimentos graves nos cuidados intensivos do Union Hospital, em Alberton, após ter sido baleado também com quatro tiros, explicou a mesma fonte.
Ele levou quatro tiros, três no estômago e um no peito, estando com os pulmões, os intestinos e o cólon danificados, em condição crítica nos cuidados intensivos”, adiantou a fonte próxima da família.
O incidente comoveu o clube português Luso África, em Primrose, que tem sido assaltado “praticamente todos os meses”, referiu fonte da coletividade portuguesa à Lusa.
De acordo com a mesa fonte, o problema da criminalidade “atinge o clube e toda área residencial envolvente devido à proliferação de aldeamentos informais”.

Militar da GNR resgata mulher no rio Mondego


Um militar que se encontrava fora de serviço da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), no dia 11 de maio, resgatou uma mulher de 45 anos que se encontrava no leito do rio Mondego, junto à Ponta de Santa Clara, em Coimbra.

O militar da Guarda, enquanto praticava canoagem no seu período de almoço, por volta das 13H10, deparou-se com uma pessoa vestida na água, aproximando-se de imediato para a mesma. De seguida, apelou à mulher que se agarrasse à proa da canoa onde se deslocava, tendo iniciado uma conversa com a mesma. Constatando que esta se encontrava em choque, o militar manteve o diálogo com a mesma, no sentido de a tranquilizar.

De seguida, o militar tomou as devidas precauções para transportar a vítima em segurança até um local de recolha na margem, tendo sido assistida no local e reencaminhada para uma unidade hospitalar.

Esta ação contou com o apoio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.

No local esteve ainda presente a Polícia de Segurança Pública (PSP), que tomou conta da ocorrência.

Covilhã | CONCERTOS NA GALERIA ANTÓNIO LOPES

A Galeria António Lopes recebe, no dia 4 de junho, pelas 18:00 horas, um Concerto Romântico pelo Ensemble Independente formado por Carolina Campos Costa (violino), Francisco Viana (contrabaixo) e Hortensia Hierro (piano).

O concerto, em que os músicos irão interpretar peças de Bottesini, Chopin, Mendelssohn, Rachmaninoff e White, insere-se nos “Pop-Up Concerts”, um projeto da Associação Intervalo do Tempo, com o apoio do fundo Garantir Cultura.

De referir que esta é a segunda ação de 2022 em que esta Galeria recebe a música como mais uma forma de arte, já que, atendendo à personalidade do Professor, a galeria António Lopes alberga uma sala de exposições destinada a novos artistas, artes e talentos.

A primeira ação, que se prolonga até ao final de junho (aos domingos, às 16:00 horas), conta com um ciclo de concertos ao piano com a pianista franco brasileira Fernanda Canaud.

CAROLINA CAMPOS COSTA (VIOLINO). É natural da Covilhã e iniciou os seus estudos em violino aos 5 anos com o Professor António Oliveira e Silva. Ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu o mestrado em Ensino de Música. Atualmente frequenta o mestrado em Música, na especialidade de violino, na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco. Ao longo do seu percurso profissional alcançou diversas distinções, sendo de realçar o Concurso Manuel Ivo Cruz, no qual obteve um 3º prémio (2012) e um 2º prémio e o prémio de melhor interpretação de compositor português (2013).

FRANCISCO VIANA (CONTRABAIXO). Nasceu em Lisboa e iniciou os seus estudos de contrabaixo aos 14 anos, com o professor Pedro Wallenstein, depois de ter estudado piano desde os 5 anos. Licenciou-se em Música no Centro Superior Katarina Gurska, em Madrid e concluiu o mestrado na mesma área na Escola Superior de Música de Lisboa. É professor de Formação Musical desde 2012, e de contrabaixo desde 2015. Ao longo do seu percurso teve a oportunidade de trabalhar com grandes mestres do contrabaixo, como Luís Cabrera, Janne Saksala, Yuri Aksenov, Rinat Ibragimov, Vitan Ivanov e Vladimir Kouznetsov.

HORTENSIA HIERRO (PIANO). Começou os seus estudos de piano aos 7 anos de idade. Estudou o grau superior com Noelia Rodiles no Centro Superior Katarina Gurska. Em 2020 concluiu o mestrado em Música Contemporânea no Conservatório Superior de Música de Aragón. Atualmente faz parte da equipa de professores do Katarina Gurska Music Center, ministrando aulas de piano e de conjunto. Ao longo da sua jovem carreira, Hortensia tem dado recitais como solista ou como membro de grupos de música de câmara em diversas cidades espanholas, portuguesas, alemãs e holandesas.

Associação Intervalo de Tempo: http://www.intervalodetempo.org/


Alvaiázere | FAFIPA - Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato de 9 a 13 de junho de 2022


O Executivo Municipal entende que a FAFIPA se trata de uma marca de identidade do concelho, na medida em que permite dar a conhecer Alvaiázere e o seu património agrícola, florestal, industrial, natural e cultural.

Assim, e para celebrar os 40 anos deste evento, o Município de Alvaiázere está empenhado na renovação da FAFIPA, criando uma edição especial onde todos os alvaiazerenses, e aqueles que nos visitam, vão poder viver esta data histórica e emblemática de forma única.

Mais informações em www.cm-alvaiazere.pt.

Ansião | Dia Internacional da Família celebrado com afeto

No passado dia 15 de maio, o Parque Verde do Nabão transformou-se no Parque dos Afetos para assinalar o Dia Internacional da Família.

Numa organização conjunta do Município, da Unidade de Cuidados na Comunidade Nabão e do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G de Ansião, decorreram, das 10 às 18 horas, atividades destinadas às famílias.

Muitas foram as crianças, acompanhadas por familiares, que se juntaram nesta aventura dando um colorido e uma vida especial ao parque naquela manhã de domingo. A brincar, responderam positiva e alegremente aos desafios lançados nas diferentes casas, cuja dinamização esteve a cargo das seguintes instituições:

- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ansião | Casa dos Direitos das Crianças
- Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica de Ansião | Casa do Respeito e da Confiança
- Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G de Ansião | Casa da Diversão
- Biblioteca Municipal de Ansião | Casa dos Livros
- Agrupamento de Escolas de Ansião
- Unidade de Cuidados na Comunidade Nabão | Casa dos Heróis do Sorriso Saudável
- Turismo de Ansião | Casa dos Romanos
- Guarda Nacional Republicana
- Unidade de Voluntariado do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro | Casa dos Heróis do Sol Saudável
- Santa Casa da Misericórdia de Ansião | Rugas de Esperança
- Centro Social Paroquial de São Tiago da Guarda | 100% Consigo

O passaporte de ingresso levou as famílias por uma viagem ao mundo da diversão e do convívio, numa verdadeira aventura de afetos.


Morte de adepto. Marco “Orelhas” entrega-se à PJ do Porto


Número dois da claque "Superdragões", pai do suspeito de homicídio do adepto Igor Silva, durante os festejos do título do Porto, responde por suspeitas de ofensa corporal agravada.

Marco "Orelhas" Gonçalves, pai do alegado homicida do adepto do FC Porto Igor Silva, entregou-se na Polícia Judiciária (PJ) do Porto, durante a manhã desta segunda-feira, segundo avança o "Correio da Manhã".

O paradeiro do número dois da claque "Superdragões" era desconhecido desde há mais de uma semana, quando Igor Silva, de 26 anos, foi esfaqueado mortalmente durante os festejos do título do FC Porto. O filho, Renato, foi detido na semana passada, por suspeitas de crime de homicídio qualificado, tendo ficado em prisão preventiva.

De acordo com o "CM", Marco "Orelhas" temia represálias contra os seus familiares, depois de a sua casa ter sido baleada. O pai do alegado homicida de Igor Silva terá comunicado ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) que pretendia entregar-se, de modo a responder à Justiça por suspeitas de ofensas corporais agravadas.

Segundo a PJ escreveu em comunicado, a 10 de maio, "os factos ocorreram na madrugada do dia 8/05/2022, na cidade do Porto, em retaliação por uma sucessão de agressões que, desde janeiro deste ano, vinham ocorrendo entre o arguido, familiares deste e a vítima".

Renato é um empregado de limpeza, sem antecedentes criminais.

Segundo o "Jornal de Notícias", na origem do crime estão violentos desentendimentos entre Renato e Igor, que começaram numa discoteca da zona da Lapa, no Porto, em janeiro. Já na semana passada, no recinto do Queimódromo, os dois homens voltaram a cruzar-se e gerou-se nova discussão. Igor terá agredido Renato e maltratado a namorada deste.

Há, ainda, relatos de altercações entre os dois jovens junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, onde o FC Porto confirmou a conquista do título de campeão nacional, e ao Estádio do Dragão, no Porto.

Segundo a PJ, o crime ocoreru quando um grupo de indivíduos, entre os quais o arguido, perseguiu a vítima. Depois de alcançar Igor Silva, os indivíduos tê-lo-ão agredido com murros e pontapés.

"Dada a intervenção de alguns populares, que foram igualmente agredidos, a vítima logrou afastar-se do local, vindo a ser surpreendida pelo arguido, o qual, munido de uma arma branca de dimensões significativas, a atingiu repetidamente e com extrema violência, provocando-lhe a morte", pode ler-se no comunicado da polícia.

A vítima, de 26 anos, ainda foi transportada para o Hospital de São João, onde acabou por morrer. Também uma mulher, sua namorada, de 28 anos, foi esfaqueada, no entanto, encontra-se fora de perigo.

RR

“DIA DO BRINCAR” COM CONCERTO, HISTÓRIAS, OFICINAS E JOGOS TRADICIONAIS NA BIBLIOTECA DA COVILHÃ


O Município da Covilhã assinala no dia 28 de maio (sábado) o Dia Internacional do Brincar, com concerto, histórias e oficinas criativas na Biblioteca Municipal.

À tarde, dedicada à família, terá início pelas 15 horas com um concerto pela Escola Profissional de Artes da Covilhã e a narração da história “Será o mar o meu lugar?” de Sarah Roberts, por Ana Pereira.

A construção de jogos tradicionais com recurso a materiais reciclados aliados à inovação tecnológica será o desafio seguinte no Espaço C3D. A cumplicidade das famílias e a diversão dos participantes estão garantidas, pois no final, não só terão de testar as suas criações como partilhar com as outras famílias os jogos tradicionais.

Os interessados em participar no “dia do brincar” deverão efetuar previamente a sua inscrição através do tlf. 275220660 ou email espaco.c3d@cm-covilha.pt.

MALA REVELA TESOUROS DA HISTÓRIA E CULTURA DA COVILHÃ


A Câmara da Covilhã revela tesouros da história e da cultura covilhanense através de uma mala inspirada nas representações de António Lopes na sua tapeçaria sobre a Covilhã.

Uma mala cheia de fotografias, objetos, símbolos e mapas vai revelando, aos mais novos, a história da Covilhã, o seu património edificado, as profissões, os trajes e as tradições culturais de outrora, que marcaram a identidade local desta cidade do interior de Portugal.

Nesta atividade, que decorre na Biblioteca Municipal durante o mês de maio, os participantes são convidados a observar a tapeçaria “Cidade fábrica, Cidade Granja” de António Lopes, identificar e efetuar uma réplica do que mais gostaram, através de desenhos, pinturas e colagem de materiais naturais e reciclados.

Para participar na “Mala dos Tesouros” as escolas interessadas, desde 0 1º ciclo ao ensino secundário ou profissional, deverão efetuar a sua inscrição, até ao dia 31 de maio, através do tlf 2752330660 ou espaco.c3d@cm-covilha.pt.

FREGUESIA DE S. MARTINHO PROMOVE 10ª EDIÇÃO DA MOSTRA DE ACTIVIDADES. COM ARTESANTO, VINHOS, PETISCOS E MUITA ANIMAÇÃO MUSICAL


A X Mostra de Actividades de S. Martinho, em Castelo de Paiva, vai decorrer no próximo fim de semana de 21/ 22 de Maio, numa organização da Junta de Freguesia de S. Martinho em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho / Rancho Folclórico, uma actividade que volta a ter lugar no amplo espaço localizado junto à sede daquele grupo folclórico, junto ao Rio Sardoura.

A abertura do certame esta marcada para as 16 horas de Sábado, com a entrada de Grupo de Bombos e Concertinas, seguindo-se o jantar de abertura na sede do Rancho Folclórico, realizando-se a partir das 21h30 a cerimonia oficial de abertura do certame e a entrega de certificados aos expositores presentes, registando-se a presença do autarca local, Francisco Silva, e outros elementos da Junta de Freguesia e do Rancho Folclórico, da Assembleia Municipal, liderada por Almiro Moreira, e dos responsáveis do Executivo Municipal, presidido por José Rocha, que enaltece e destaca a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia.

Considerando que são estas realizações locais que criam dinâmica económica e oportunidades de negócio, o edil de Castelo de Paiva realça o interesse do evento e a importância de se evidenciar aquilo que a freguesia de S. Martinho tem de bom, desejando que esta dinâmica participativa, possa continuar a ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia.
Durante a noite haverá a actuação do Agrupamento Musical “Nova Dança “, para além de outras iniciativas relacionadas com a promoção dos expositores presentes, procurando valorizar ainda mais este certame que costuma atrair boa adesão de visitantes.

Já no dia de Domingo, o evento prossegue logo pela manhã com uma demonstração de Zumba, com orientação de Paula Carvalho, seguindo-se a abertura das tasquinhas e a animação não vai faltar durante esta Mostra de Actividades em S. Martinho, desde logo com uma jornada de grande animação durante a tarde, estando assegurado o desfile e actuação do Rancho Folclórico de S. Martinho às 15 horas, bem como a participação do Duo HD, que vai garantir um animado bailarico até à hora do encerramento .

Para além dos espaços para vinhos e petiscos, e outros dedicados aos produtos locais e artesanato, regista-se neste certame, a habitual participação das associações e colectividades locais, bem como de empresários locais, agricultores, serviços, e outros expositores que se dedicam ao artesanato em cobres, ao fabrico do fumeiro tradicional e da doçaria regional, sendo que esta iniciativa, para além da Junta de Freguesia de S. Martinho, tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

Carlos Oliveira

Detetado e recolhido fardo com haxixe na ilha Selvagem Pequena


Durante a missão do navio de patrulha costeiro Mondego, da Marinha Portuguesa.

A Patrulha localizou, na tarde de Domingo, um pacote suspeito com cerca de 40 kg, junto à zona de rebentação, na.ilha Selvagem Pequena, no arquipélago da Madeira.

O objeto foi recolhido para o navio e confirmado, por um agente da Polícia Marítima, que seguia a bordo, que no seu interior contém material estupefaciente, nomeadamente haxixe.

O facto foi comunicado às autoridades tendo o mesmo sido recolhido a bordo do navio da Marinha e será entregue à Polícia Judiciária na chegada ao Funchal na manhã desta Segunda-feira.

Fonte: Marinha Portuguesa
e Imagens: CMTV

ÚLTIMA SESSÃO DE JAZZ NAS ADEGAS COM MISS MANOUCHE ESTÁ ESGOTADA

 A última sessão da 5ª edição do JAZZ NAS ADEGAS, terá lugar no dia 28 de maio, pelas 17h00, na Fortaleza de Armação de Pêra, com a atuação do grupo MISS MANOUCHE.

O cartão de visita de MISS MANOUCHE são o ritmo swing dos anos 20/30, a paixão fogosa do gypsy jazz e a incontornável gura de Django Reinhardt.
Interpretando os êxitos vocais dos primeiros dias da rádio no estilo swing manouche, os Miss Manouche apresentam um espetáculo repleto de ritmos quentes e dançáveis aos quais é impossível ficar indiferente. A banda é composta por Luís Bastos (Clarinete e Voz),  João San Payo (Baixo e Voz), Ian Mucznik (Voz e Guitarra) e Alcides Miranda (Guitarra).
A Fortaleza de Armação de Pêra será o palco da  sessão de encerramento  do Jazz nas Adegas, tendo como cenário de fundo o magnífico Oceano Atlântico, para um fim de tarde sublime.
Nesta última sessão estarão presentes todos os produtores associados aos VINHOS DE SILVES, nomeadamente: Quinta do Barradas, Quinta do Barranco Longo, Quinta do Francês, Convento do Paraíso, Quinta da Malaca, Herdade Barranco do Vale, Paxá Wines, Cabrita Wines, Quinta dos Vales e Quinta João Clara. Deste modo, quem participar nesta última sessão, poderá degustar o que de melhor se produz em termos vitivinícolas no concelho e na região.
Recordamos que este consagrado evento organizado pelo Município de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen do Algarve.
Os ingressos têm um custo associado de 15 euros, incluindo para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de um copo de vinho personalizado.
Os bilhetes encontram-se à venda na plataforma BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios.
O evento destina-se a maiores de 18 anos.
+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | email: turismo@cm-silves.pt,
       
+ SOBRE A FORTALEZA DE ARMAÇÃO DE PÊRA
Edificada por determinação do capitão lacobrigense João Galego (c.1610 - 1680), a Fortaleza de Santo António da Pedra da Galé terá ficado concluída em 1667, cronologia que ostenta na pedra de armas. O seu construtor fora capitão da Companhia dos Mareantes em Vila Nova de Portimão de onde transitou, 21/04/1660 para o forte de Santo António, situado junto à armação da Pedra da Galé. Quer a fortaleza quer a ermida foram construídas a suas expensas. Exerceu o cargo até ao seu falecimento, sendo substituído pelo filho e mais tarde pelo neto, todos de nome João Galego.
A fortificação tinha por objetivo proporcionar a proteção, contra os ataques de corsários, às povoações de Alcantarilha e Pêra, bem como às armações de atum que eram lançadas na baía.
De planta poligonal (39 m de largura e 40 m de comprimento) a fortaleza foi construída com blocos de rocha calcária de média dimensão, mal aparelhados e ligados por argamassa de cal e areia. Estava protegida por dois baluartes virados a terra, já fisicamente e da memória coletiva desaparecidos, mas cujos embasamentos foram encontrados, em 2009, no âmbito de trabalhos arqueológicos. Em forma de proa, os baluartes, guarneciam a entrada, encimada por um pórtico de arco de volta perfeita. A defesa da entrada seria complementada por um hipotético fosso, que se transporia através de uma ponte levadiça.
O tsunami que se seguiu ao sismo de 1755, não só ceifou a vida a mais de 80 armacenenses como devastou profundamente a fortaleza e a ermida. Pouco depois reedificadas, a ermida com 32 m2, apresenta nave única e planta retangular, com portal de verga reta e singelo campanário, consagrada a Santo António é também denominada por Nossa Senhora dos Aflitos.
São conhecidas várias plantas da fortaleza, a mais antiga é da autoria de José Sande de Vasconcelos e remonta à segunda metade do século XVIII. Curiosamente, ao longo dos tempos, os registos gráficos assumem configurações algo distintas para a área da praça de armas e para os baluartes.
A segurança proporcionada pela fortificação levou à fixação dos pescadores no local e com eles o crescimento do aglomerado urbano, que seria elevado a freguesia em 1933. Se por um lado o recinto viria a perder a função defensiva, por outro nele esteve sedeada a Guarda Fiscal e a GNR até à inauguração do novo quartel, já no século XXI.
O monumento foi classificado como Imóvel de Interesse Público a 12 de setembro de 1978, tendo ao longo dos últimos séculos, sofrido diversas obras de conservação. Na década de 1960 e face a grandes desmoronamentos, provocados pela forte agitação marítima, nomeadamente em 1963 e 1968, a DGEMN procedeu à sua reconstrução. Posteriormente, em 1977, foi a capela intervencionada. Mais recentemente em 2013 incidiram trabalhos de restauro e consolidação no arco e paredes adjacentes.
Núcleo genético da vila, a fortaleza concluída há 350 anos, continua a ser o símbolo da vila de Armação de Pêra.

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES RECEBE EXPOSIÇÃO “ARTES” DOS ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SILVES

 
A Biblioteca Municipal de Silves tem patente até ao final de maio a exposição “ARTES”.
Trata-se de uma exibição dos trabalhos de expressão plástica realizados pelos alunos do curso científico-humanístico de Artes Visuais da Escola Secundária de Silves.
A exposição é dirigida ao público em geral e pode ser visitada nos dias úteis entre as 10h00 e as 18h30 e aos sábados entre as 14h00 e as 18h30.
A biblioteca espera por si!

Universidade de Coimbra participa em projeto europeu que avaliou políticas regionais de integração de migrantes e refugiados

Um estudo que avaliou as políticas de integração de migrantes não comunitários e refugiados em 25 regiões de 7 países europeus, incluindo Portugal, colocou os Açores e Lisboa como regiões com um grau avançado em termos do modelo de integração regional. Deste estudo, no qual participou a Universidade de Coimbra (UC), resultou o primeiro Índice de Políticas de Integração de Migrantes (MIPEX) para Regiões, designado MIPEX-R.

Com coordenação geral da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa, em Portugal o estudo foi conduzido pelo investigador Paulo Espínola, do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da UC.

Das 25 regiões estudadas, 12 foram classificadas com um grau avançado em termos do modelo de integração regional, entre as quais as regiões de Lisboa e Açores, 4 encontravam-se numa fase intermédia e 9 com atraso.

Este projeto, intitulado REGIN – Regions for Migrants and Refugees Integration, foi realizado ao longo dos últimos dois anos e teve como grande objetivo incluir a integração de migrantes e refugiados nas políticas de coesão social ao nível regional. O facto de Lisboa não possuir Governo Regional, a avaliação teve como referência a atuação da Câmara Municipal de Lisboa no seu concelho.

As políticas de integração das duas regiões portuguesas foram classificadas como «ligeiramente desenvolvidas, fazendo parte do grupo mais avançado, registando Lisboa maior pontuação global (máximo = 100). Os pontos mais fortes da política de integração de Lisboa passam pela formulação e implementação das políticas de integração e no desenvolvimento de relações com os atores envolvidos. A política dirigida aos refugiados está mais desenvolvida do que a dos imigrantes não comunitários. Ao nível das áreas de intervenção, atingiu pontuação máxima (100) no âmbito da estratégia para a cultura e religião e necessita de melhorar o apoio à integração dos imigrantes nas escolas e, principalmente, promover campanhas preventivas sobre anti-discriminação», relata o investigador do CEGOT, que contou com a colaboração de Sandra Silva, investigadora do Centro de Estudos Geográficos (CEG) da Universidade de Lisboa (UL), no estudo referente à região de Lisboa.

Nos Açores, prossegue, pelo contrário, «a estratégia para os imigrantes encontra-se mais desenvolvida do que a dos refugiados. Os Açores apresentam um bom nível de produção de políticas e são fortes nas áreas de integração da cultura, religião e anti-discriminação. No entanto, o mesmo não se verifica no que se refere a implementação e avaliação das políticas, bem como no fraco nível de utilização de recursos comunitários e nacionais. Será preciso tomar medidas ao nível do apoio prestado aos imigrantes em termos de habitação e das suas línguas maternas».

Estas conclusões têm por base um questionário sobre políticas públicas de integração aplicado às entidades regionais ligadas direta e indiretamente aos imigrantes. Este questionário abrangeu 61 indicadores de áreas distintas, nomeadamente competências formais da região, coordenação e implementação da política de integração, utilização dos fundos nacionais e comunitários na política de integração e coordenação com as ONGs e os Stakeholders. Em simultâneo foi realizado outro questionário com 57 perguntas de cariz mais estatístico.

Em resultado do projeto, o Governo Regional dos Açores implementou algumas medidas de melhoria, entre as quais «decidiu criar um website, uma aplicação móvel e um documento impresso como guia de boas-vindas para os imigrantes. Este conjunto de ferramentas fornecerá, de forma direta e organizada, todas as informações sobre o processo de integração. Também vão permitir notificar os imigrantes sobre prazos de inscrição e possibilidade de preencher formulários e colocar questões sobre dúvidas que se levantem», exemplifica Paulo Espínola.

Este estudo foi financiado, no valor de 1,8 milhões de euros, pelo European Union's Asylum, Migration and Integration Fund, e teve como parceria técnica e coordenação das regiões o Barcelona Centre for International Affairs (CIDOB), o Migration Policy Group (MPG) e a Instrategies, empresa especializada em assuntos europeus e internacionais, com foco em mobilidade e migração. Colaborou ainda no estudo o Governo Regional dos Açores.

Com a ofensiva russa na Ucrânia, o investigador do CEGOT lembra que «foram já 6 milhões de ucranianos que, entretanto, deixaram o seu país em direção, sobretudo, à União Europeia. Esta corrente poderá mudar a relação de Portugal com os refugiados, isto porque o nosso país não tem sido muito procurado por este tipo de migrantes forçados».

Paulo Espínola observa que, «desde a crise migratória do Mediterrâneo de 2015, com a política de redistribuição de Beneficiários de Proteção Internacional da União Europeia, que Portugal aumentou o número de vagas, que não são 100% ocupadas anualmente. Isto acontece porque existe uma clara preferência dos refugiados pelos países da Europa Central e Ocidental. E até os que chegam a Portugal, porque as vagas nesses países esgotaram, quando surge uma oportunidade a maioria acaba por deixar o país».

«Considero que pode haver uma alteração a este nível, porque ainda há em Portugal uma comunidade ucraniana expressiva, aproximando-se dos 29 mil residentes em 2020. Ou seja, para o refugiado ucraniano há atualmente um suporte de apoio, que pode ser familiar, amizade ou então simplesmente recebido confortavelmente na sua própria língua. Desta forma, à partida, estão reunidas as condições para o alargamento do período de estada desses imigrantes», conclui.

Cristina Pinto

Parceria com a Ordem dos Psicólogos pretende contribuir para o bem-estar dos estarrejenses

 Parceria com a Ordem dos Psicólogos pretende contribuir para o bem-estar dos estarrejenses
A pandemia colocou na agenda pública a importância da Saúde Mental e pôs em discussão as estratégias que devem ser tomadas para a promover. O protocolo de parceria assinado, esta quarta-feira, dia 12 de maio, entre a Câmara Municipal de Estarreja e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), que tem em vista a promoção da Literacia em Saúde Mental, é uma oportunidade única para dar as ferramentas à comunidade para minorar os impactos da crise associada à COVID-19 em diversas dimensões (bem-estar psicológico, ansiedade, depressão, perturbação de stress pós-traumático, burnout e resiliência).
Conhecimento e Prevenção são as palavras-chave
O Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, realçou que através da literacia, “ficamos mais capacitados para compreender os fenómenos. Este é um aspeto importantíssimo para termos a capacidade de reconhecer os sinais precocemente e de facilmente conseguirmos aceitar que, muitas vezes, podemos estar numa situação em que devemos ter mais cuidados para prevenirmos o agravamento daquilo que já poderá ser um sofrimento psicológico ou evitar o surgimento de uma perturbação mental.”
“Durante a pandemia, trabalhamos na nossa capacidade máxima para dar resposta aos sucessivos desafios e obstáculos sempre sob elevados níveis de stress físico e psicológicos. Só quem esteve no terreno, sabe o quão difícil foi”, contou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina. A guerra na Ucrânia trouxe ainda mais consequências sociais e económicas, “aumentando os desafios e não antevendo um futuro mais risonho”. O edil enalteceu assim a relevância deste protocolo que é mais uma ferramenta “para apoiarmos e ajudarmos os nossos munícipes” e para “tornar a autarquia mais resiliente.”
Cultura de trabalho em rede promovida em Estarreja é sentida fora de portas
Responsável pelo pelouro da saúde e ação social, Isabel Simões Pinto contou que “a pandemia trouxe algumas oportunidades para olharmos para as questões da Saúde Mental - tema que já tinha sido identificado como área de intervenção prioritária no Diagnóstico Social, atualizado em 2019 – e demonstrou o impacto de não cuidarmos da mente que tem relação direta nos indivíduos, nas comunidades, nas instituições e nas organizações.” As alterações inesperadas e implicações profundas nas rotinas diárias da população, levaram à rápida reorganização da missão do Gabinete de Psicologia da autarquia. Segundo a vereadora, este protocolo vem “acrescentar mais valor ao trabalho do Gabinete e aumentar as respostas associadas à saúde mental.”
Durante a cerimónia decorreu uma mesa-redonda, com testemunhos da responsável da Divisão de Educação e Desenvolvimento Social do Município de Estarreja, Sofia Freire, do docente Emídio Ferro e da psicóloga Filipa Pires evidenciando a importância desta temática e da relação próxima entre a autarquia e as instituições.
Na opinião de Eduardo Carqueja, presidente da Direção-Geral do Norte da OPP, esta mesa redonda é reveladora do papel da autarquia. “Há muito tempo que Estarreja é para nós um exemplo de proximidade com diferentes atores da sociedade, que resulta numa cultura de rede com o único objetivo de trabalhar a qualidade e o bem-estar das pessoas” sublinhou.

Marinha Grande | REORGANIZAÇÃO DA REDE ESCOLAR DO CONCELHO

 O Município da Marinha Grande, os Agrupamentos de escolas do concelho e a DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares vão manter em funcionamento todos os estabelecimentos de ensino, no próximo ano letivo, estando também a analisar a reorganização da rede escolar, de modo a garantir uma maior dinâmica letiva e reforçar a qualidade do ensino.

A decisão foi tomada por estas entidades, que estão a trabalhar o início do processo de reordenamento da rede escolar no concelho, para que o mesmo esteja concluído aquando da aprovação da Carta Educativa, instrumento que está em curso.


Neste âmbito, reconhece-se que há estabelecimentos escolares onde a reorganização se encontra consolidada, mas há outros que apresentam algumas fragilidades, associadas ao número de alunos, às condições pedagógicas, às instalações, aos serviços de refeições e ao apoio às famílias.


Com este propósito, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente promoveu diversas reuniões com os encarregados de educação e docentes, tendo o Município acompanhado todo o processo, no âmbito das suas atribuições e competências da Câmara Municipal em matéria de educação, designadamente nas escolas do ensino básico de Amieira, Albergaria, Picassinos e Nery Capucho.


Na sequência da última reunião conjunta, realizada no dia 12 de maio de 2022, a proposta da rede passa a ser a seguinte:


E/B de Amieira: 1 turma mista (2.º e 3.º anos). Os alunos inscritos no 1.º e 4.º anos (reduzidas inscrições) têm escola de acolhimento na EB de Trutas. As crianças da EB de Amieira, por opção própria dos pais, poderão ainda transferir os alunos para a EB de Trutas, estabelecimento que terá 4 turmas puras.


E/B de Albergaria: 1 turma mista (2.º/3.º anos) e 1 turma pura (4.º ano). Os alunos inscritos no 1.º ano (reduzidas inscrições) têm escola de acolhimento na EB de Picassinos.


E/B de Picassinos: existem duas opções viáveis:
Opção A | E/B Picassinos: 1 turma mista (1.º/2.º anos), 1 turma pura (3.º ano); Nery Capucho: 1 turma pura (4.º ano)

Opção B | E/B Picassinos: 1 turma mista (1.º/2.º anos), 1 turma mista (3.º/4.º anos).


E/B Nery Capucho e Pinhal do Rei: todos alunos do 7.º ano ficam integrados em turmas na Escola EB Nery Capucho e os alunos do 8.º e 9.º anos, a Escola Pinhal do Rei.


JI do Engenho: abertura de uma turma do ensino pré-escolar.


Este é um processo amplamente participado, onde foram chamados a intervir os pais, para uma tomada coletiva de decisão.


A vereadora da educação, Ana Alves Monteiro, considera que “temos a noção de que as mudanças implicam sempre algum nível de incerteza, mas estamos convictos de que esta proposta é a que melhor concilia as pretensões dos pais, com o objetivo fundamental que é o de criar as melhores condições pedagógicas para as crianças, aquelas que favorecem a promoção do seu sucesso educativo”.


No decurso deste processo, “percebemos que foi produzida desinformação e feita instrumentalização da comunidade, pelo que nos cumpre o dever de informar que todo o processo de auscultação dos pais e docentes teve um tempo próprio e, em momento algum, o trabalho se centrou no objetivo de encerramento de escolas ou na poupança de recursos por parte do Município, bem pelo contrário. Trata-se de um processo conduzido com muita responsabilidade e seriedade”, acrescenta a vereadora.


Ana Alves Monteiro esclarece que o Município “está focado na criação de todas as condições para que as crianças e jovens deste concelho cresçam, socializem e tenham um bom desenvolvimento no contexto escolar, com as melhores referências nos padrões pedagógicos e humanistas. Este é o propósito de todo o esforço e empenho que temos vindo a investir neste âmbito desde o início deste mandato”.


Por isso, a Câmara Municipal está já a trabalhar nos três centros escolares João Beare, Várzea e Vieira de Leiria e a concluir o levantamento dos trabalhos necessários, para a requalificação das escolas do 2.º e 3.º ciclos e secundário, no âmbito das transferências de competências que assumimos no passado dia 1 de abril.


Salienta-se, ainda, o papel dos três Diretores/Presidente da CAP dos Agrupamentos de Escolas e suas equipas, nos dossiers considerados prioritários no setor da educação: carta educativa, projeto educativo municipal, transferência de competências da educação, a quem o Município da Marinha Grande dá nota pública de gratidão por todo o empenho e envolvimento.