terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Jornal: espécie em vias de extinção!


PIRRONICE DE (ANO) VELHO
Já foi comprar o jornal? Se não o fez já ou estava a pensar fazê-lo, fique a saber que faz parte de uma espécie em vias de extinção.
Quando encerra um jornal morre um fragmento da nossa vida. Aquele que está ligado ao odor das páginas e da tinta que nos mancha os dedos. Aos acontecimentos desvendados através dos seus redatores, fotógrafos, de quem o imprimiu, de quem o levou ao quiosque e de quem o vendeu. A morte de um jornal é o primeiro passo para o falecimento do jornalismo. Do mais clássico ao mais moderno. Do que criava a burguesia emergente que se opunha ao antigo regime aos que promoviam a imprensa proletária que agitavam consciências nas fábricas, nas ruas e nas barricadas. O que misturava o cheiro a rapé dos salões de época com o suor do medo emanado dos jornais clandestinos. Quando pára uma rotativa a liberdade de expressão é derrotada.

Jornalismo de proximidade, de rua, colado à realidade, lutando contra os elementos. Como centenas de profissionais continuam a tentar fazer diariamente, em cada canto do mundo, face às adversidades. Adversidades caracterizadas por intimações, umas mais veladas que outras, ou pelo politicamente correto tão em voga. Os apoios estatais ou não existem ou estão perpetuamente atrasados. Triste fado daqueles que dão couro e cabelo para fazer jornalismo local e regional. Mas não iludamos responsabilidades. Não esqueçamos a cota de culpa que nos toca como consumidores de cultura. Os jornais são produto de uma modernidade que deu lugar a uma nova época. A da imediatez do audiovisual, das redes e da cultura do efêmero.

A erosão acelerou drasticamente. Os jornais só eram essenciais para os anunciantes quando eram essenciais para os leitores. Aparentemente ninguém gosta de fazer anúncios em jornais. Acontecia, simplesmente, porque funcionava. Para um jovem (de hoje), comprar um pedaço de árvore morto (que por sinal, está mais caro) sobre o qual se estampam as notícias de ontem, onde não se pode clicar, nem interagir, é coisa sem sentido.

Por tudo isto, quando morre um jornal morre parte do nosso ser. Mas, não ia comprar o jornal? Vá, por favor. E guarde-o, não vá o diabo tecê-las. Pode ser que acabe por ter um valor arqueológico interessante.

In BRADOS DO ALENTEJO 29/12/2022
Editorial
NUNO MOURINHA

NB: Artigo enviado pelo Amigo José Rui M. Rabaça 

CASTELO DE PAIVA ACOLHE TERCEIRA JORNADA NA LIGA BOCCIA SÉNIOR INATEL

Torneio realiza-se no Pavilhão Municipal dos Desportos

O Município de Castelo de Paiva está a participar este ano na Liga Bóccia Sénior Inatel, com várias equipas com atletas oriundos das Instituições Particulares de Solidariedade Social existentes no concelho, e já amanhã no Pavilhão Municipal de Desportos, vai acolher a terceira jornada deste torneio, que já tem concretizadas duas das quatro jornadas em disputa, sendo que, no quadro competitivo, vão marcar presença equipas de Castelo de Paiva, Penafiel, Paredes, Gondomar e Gaia.
           
Recorde-se que, o calendário deste torneio tem quatro jornadas para disputar, sendo que, o primeiro realizou-se a 30 de Novembro em Penafiel, o segundo a 14 de Dezembro em Paredes, o terceiro será amanhã, 11 de Janeiro, em Castelo de Paiva e o quarto jogo a ter lugar a 23 de Janeiro de 2023, em Vila Nova de Gaia.

Na jornada de amanhã, o Município de Castelo de Paiva, estará representado por duas equipas com oito atletas pertencentes à ARPIP – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido, e Centro Social de Real, num programa que tem inicio ás 9h30 com concentração e recepção às equipas, seguindo-se os diversos jogos do Torneio e entrega de prémios às 13 horas.

Esta iniciativa inter-municipal assume particular importância e interesse, tendo em conta, o cariz social que representa, pelo convívio, confraternização e também pela promoção e divulgação da modalidade, sendo que, tem como principal objectivo, a promoção da socialização, integração e convívio desta actividade desportiva direccionada para a população sénior, através de uma competição adequada, saudável e em sintonia com as suas expectativas. O concelho de Castelo de Paiva participa habitualmente nestas actividades para os mais idosos, e pretende-se com este tipo de eventos promover a interacção entre a população sénior do concelho de Castelo de Paiva, criando momentos de acção, convívio e uma saudável rivalidade desportiva entre todos, sendo que este campeonato de bóccia se insere na programação  da qual a edilidade paivense participa.

Liga Boccia Sénior INATEL é um projecto da Fundação INATEL, que foi desenvolvido durante dois anos no Distrito do Porto, sendo que este torneio servirá de preparação para a Liga 2023, que a seu tempo terá divulgação mais detalhada.

Carlos Oliveira

Marinha Grande | REQUALIFICAÇÃO DO MONUMENTO AO 18 DE JANEIRO DE 1934 VAI SER APRESENTADA

 O Município da Marinha Grande vai apresentar a requalificação do Monumento ao 18 de Janeiro de 1934, no próximo dia 14 de janeiro (sábado), pelas 17h30, na praça do Parque Mártires do Colonialismo, junto à Rotunda do Vidreiro.

Trata-se de uma iniciativa que decorre da conclusão dos trabalhos de requalificação do conjunto escultórico e da respetiva intervenção no espaço público.

Para o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, “esta intervenção permitiu preservar e dignificar o emblemático conjunto escultórico, cumprindo-se, também, o objetivo do escultor Joaquim Correia de o deslocalizar da Rotunda do Vidreiro para a praça do Parque Mártires do Colonialismo”. O presidente acrescenta que “é fundamental que sejamos dignos dos nossos antepassados, conheçamos a nossa história e perpetuemos a memória do movimento operário marinhense ocorrido a 18 de janeiro de 1934 que, a partir de agora, vai poder ser contemplado por todos, de perto”.

O Monumento ao 18 de Janeiro de 1934, da autoria do escultor Joaquim Correia, foi requalificado e passado totalmente a bronze. É composto por dois blocos revestidos de baixos-relevos e escultura do vidreiro.

O Monumento está instalado numa área de praça pré-existente, em localização contígua à rotunda onde se encontrava, no ponto mais alto do Parque Mártires do Colonialismo e junto aos eixos viários de referência que atravessam o aglomerado urbano da Marinha Grande, que permitem salvaguardar o lado afetivo, social e histórico associado à data de 18 de Janeiro de 1934.

O Município realizou uma intervenção no espaço público com recurso a materiais nobres, ao nível do pavimento e do mobiliário urbano, mas de baixo impacto visual, que permitem alcançar o verdadeiro objetivo desta intervenção: dignificar e dar visibilidade e escala ao Monumento ao 18 de Janeiro de 1934. Foram incluídos elementos que reforçam o atravessamento pedonal e de referência viária, mas também como área de estadia.

A requalificação do monumento e a construção dos arranjos exteriores para a sua relocalização representaram um investimento total de cerca de 150 mil euros, acrescidos de IVA.

No âmbito de projeto coordenado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Profissionais de saúde de quatro países visitaram o Biocant Park

O Biocant Park - Parque Tecnológico de Cantanhede recebeu esta terça-feira, 10 de janeiro, a visita de equipas ligadas à área da Saúde oriundas de Portugal (através da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), Bangladesh, Vietname e Finlândia, que integram o projeto DigiCare, que visa a aquisição de competências de digitalização no sentido de capacitar estudantes da área da saúde para efetuarem follow up à distância de doentes com doença crónica.

Esta visita a Cantanhede decorreu a pedido da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que assume a coordenação do projeto DigiCare em cotitularidade com a Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Finlândia).

A comitiva, que incluía investigadores, médicos, enfermeiros, biólogos, psicólogos e bioquímicos, foi recebida pela administradora executiva do Biocant Park, Joana Branco, que fez a apresentação do parque tecnológico e conduziu uma visita à Crioestaminal, a primeira empresa a instalar-se no local e que hoje em dia é uma referência internacional na criopreservação de células estaminais.

Em representação do Município de Cantanhede esteve a vereadora Célia Simões, que considerou esta visita de investigadores internacionais “uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho de ponta que é de desenvolvido no Biocant Park, nomeadamente na área da biotecnologia e, quem sabe, abrir portas a novas oportunidades de negócio neste domínio”.

A autarca, que tutela a área da Saúde, destacou ainda a visita à Adega Cooperativa de Cantanhede e ao Museu da Pedra, “locais de referência, que permitiram dar a conhecer outras dimensões do Município”.

Três universidades e instituições de saúde do Vietname e outras tantas do Bangladesh são beneficiárias do projeto DigiCare.

Participam neste projeto internacional, em representação da instituição portuguesa, Pedro Parreira, Anabela Salgueiro-Oliveira, João Graveto, Paulo Costa e Beatriz Serambeque.

Proença-a-Nova | VIII Encontro de Janeireiros promove cantares típicos em Dia de Reis

 

O VIII Encontro de Janeireiros do concelho de Proença-a-Nova realizou-se em Dia de Reis, a 6 de janeiro, no Auditório Municipal com a presença de sete grupos provenientes das aldeias de Pergulho e Murteira, Vergão, Corgas, Sobrainho dos Gaios, Cunqueiros, Caniçal Cimeiro e Fundeiro e Vale da Carreira e ainda o Grupo Coral de Proença-a-Nova, em representação dos muitos grupos que mantêm viva esta tradição nas suas aldeias e que se vão ouvindo desde o Natal até ao fim do mês de janeiro.

Dando as boas vindas a todos os participantes e ao público presente, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, realçou a mensagem de boas festas que, de uma forma geral, está incluída nos versos das Janeiras. “Hoje, em Dia de Reis, recordamos a oferta que os Reis Magos fizeram ao Menino e que traduz o espírito da partilha que estes cantares envolvem”, afirmou.

Com algumas diferenças na forma como os grupos se posicionam e nas letras destes cantares, em comum têm o facto de pedirem uma retribuição dos populares na forma de esmola: “dai a esmola para as almas | não julgueis que a comemos | é para as benditas almas | que todos nós as lá temos”. Antigamente, esta era uma tradição que era quase exclusivamente masculina, provavelmente devido à dureza que rodeava esta prática, já que eram ofertados produtos hortícolas como batatas ou cereais que, posteriormente, eram leiloados e as verbas revertiam para mandar celebrar missas pelas almas do Purgatório.

Esta é a oitava edição do Encontro de Janeireiros que o Município promove, iniciativa interrompida apenas pela pandemia, com o objetivo de valorizar uma tradição que é parte integrante da vivência do Natal e do Dia de Reis nas aldeias, promover o intercâmbio entre diferentes formas de cantar as Janeiras que coexistem no concelho e propiciar também o reencontro das comunidades com o mesmo sentir.

Águeda | Ciclo “O Desenho como Pensamento” conta com 21 exposições e 6 conversas temáticas

Parceiros destacam a ambição e arrojo desta bienal artística que vai decorrer de 13 a 30 de setembro

A Câmara Municipal de Águeda promove a segunda edição do Ciclo “O Desenho como Pensamento” que inclui 18 exposições individuais e três coletivas com obras de conceituados artistas nacionais e internacionais e seis conversas temáticas que vão decorrer de 13 de janeiro a 30 de setembro. O evento, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, tem a parceria do Município de Albergaria-a-Velha, para além da Universidade de Aveiro que integra a organização desde a primeira edição.
No total, mais de 60 artistas vão ter as suas obras expostas em Águeda (em diferentes locais: Centro de Artes de Águeda, Salão de Chá do Parque Municipal de Alta Vila, sala polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda), em Aveiro (Universidade de Aveiro: Sala Helénè de Beauvoir, Reitoria e Complexo Pedagógico) e Albergaria-a-Velha (Cine-Teatro Alba e Biblioteca Municipal).
“Desde a primeira hora que percebemos o potencial deste ciclo”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sexta-feira, na apresentação do evento, sublinhando que esta é uma iniciativa que cresceu da primeira para a segunda edição, “está mais estruturado” e “tem todas as condições para crescer e ser algo ainda maior”.
O Edil realçou as parcerias institucionais associadas à realização deste evento, desde logo o Alto Patrocínio do Presidente da República, “uma chancela muito importante, que nos dignifica e também responsabiliza”, bem como a Universidade de Aveiro, com quem “temos uma relação de proximidade muito acentuada e procuramos repetidamente este contacto, na área cultural e em muitas outras”, e o Município de Albergaria-a-Velha. Uma colaboração que permite, defende, uma “partilha sem reservas” e com ganhos para os cidadãos, possibilitando diversificar tantos os locais onde se realizam exposições como os públicos que podem beneficiar desta difusão cultural.
Lembrando que Águeda está entre os municípios que mais investe em cultura em termos percentuais do seu orçamento, Jorge Almeida defendeu que esta é uma aposta para continuar.
“Águeda é caracterizada por um desenho fácil e colorido, que não tem receio de inovar; é isso que temos feito e este ciclo, único a nível nacional, é exemplo disso mesmo”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, destacando que esta iniciativa, que irá assumir um formato bienal, para além da divulgação e promoção da arte contemporânea, dos artistas e da sua arte, tem um grande objetivo ligado à formação de públicos. “Vamos procurar envolver, através do nosso Projeto Educativo, as escolas e as nossas crianças para que possam desenhar a cidade e a sua perspetiva sobre o mundo”, avançou, acreditando que esta segunda edição será um sucesso “ainda maior do que a primeira”, que aconteceu em altura de pandemia e com todas as dificuldades associadas.
Para Alexandra Queirós, Vice-Reitora da Universidade de Aveiro (UA), a parceria com o Município de Águeda é algo natural e que advém de colaborações institucionais regulares, em vários domínios. “A dimensão cultural, para a UA, tem um papel absolutamente essencial na formação dos nossos estudantes e damos-lhe uma importância muito significativa. Além da componente de ensino, da formação técnica especializada e científica, os estudantes devem ter uma formação cívica, social e cultural que é absolutamente essencial para que possamos formar bons cidadãos que nos ajudam a construir uma sociedade melhor”, disse.
Presente na apresentação desta bienal artística, Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, felicitou o Município de Águeda por realizar este “projeto extremamente arrojado” que explora o desenho no processo artístico e ao qual se associam pelo primeiro ano.
 
Programa
O ciclo de conversas e exposições “O Desenho como Pensamento”, com curadoria de Alexandre Baptista, vai arrancar com uma conversa “A importância da conservação preventiva no desenho”, no próximo dia 13 de janeiro, a partir das 18h30, no Centro de Artes de Águeda, que juntará Sara Beirão (especialista em museologia e museografia), Luís Filipe Raposo Pereira (professor adjunto convidado de Arqueologia, Conservação e Restauro e Património, no Instituto Politécnico de Tomar) e Carla Felizardo (professora auxiliar convidada na UCP e diretora do Centro de Conservação e Restauro da Universidade Católica do Porto).
No dia seguinte, dia 14 de janeiro (16h30), será a inauguração do primeiro módulo de exposições individuais: Pedro Cabrita Reis (CAA), Inês Teles (Salão de Chá) e Nuno Sousa Vieira (ESTGA-UA e Sala Polivalente da BMMA).
Até final do ano, haverá, no espaço do Café Concerto do CAA, ainda mais cinco conversas. Decorrerão sempre às 18h30, iniciando a 3 de março com “O desenho no mercado da arte”, seguindo-se “O desenho e o cinema”, a 21 de abril, “O desenho na educação infantil” a 5 de maio, “O desenho e a moda” com data marcada para 2 de junho e a 14 de julho a última conversa será sobre “O Desenho como processo do trabalho científico”.
A primeira exposição coletiva – e que integrará a programação de aniversário do CAA – está marcada para 13 de maio, no espaço expositivo do CAA e conta com curadoria de Ana Anacleto. Seguir-se-ão as exposições coletivas que vão decorrer de forma descentralizada, primeiro na Universidade de Aveiro (de 9 de fevereiro a 24 de março) e em Albergaria-a-Velha (de 14 de abril a 21 de maio).
A programação completa do ciclo poderá ser consultada em www.cm-agueda.pt.

Após desacatos na rua, foi preso para cumprir mandado de detenção

O Posto da GNR de Tábua, no dia 4 de janeiro, deu cumprimento a um mandado de detenção de um homem de 22 anos, naquele concelho.
Após uma denúncia a dar conta de uma situação de desacatos, a GNR deslocou-se ao local, onde constataram que "perante a chegada da Guarda um dos indivíduos evidenciava um comportamento suspeito."
No seguimento das diligências policiais foi possível "apurar que o suspeito tinha pendente um mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão efetiva de um ano e três meses por violência doméstica."
Da ação policial, resultou a detenção do suspeito, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Prisional.

Cantanhede | Mostra de José António de Almeida. Exposição Pintura, minha terapia patente na Biblioteca Municipal

José António de Almeida expõe na Biblioteca Municipal de Cantanhede uma retrospetiva da sua obra. Patente ao público até ao próximo dia 31 de janeiro, Pintura, minha terapia resume o essencial do percurso de um pintor que se integra numa corrente abstrata de acentuada diversidade temática, neste caso com recurso à técnica de acrílico sobre tela ou a técnicas mistas.
Composta por mais de duas dezenas de trabalhos, a exposição apresenta através da pintura o impulso criativo do autor, através do domínio de técnicas que consolidou a partir de junho de 2020, data em que lhe diagnosticaram uma leucemia linfocítica crónica, facto que viria a transformar radicalmente a sua vida. Apesar de nunca ter aprendido ou contactado com a pintura, José António interessou-se por esta prática, transformando-o numa atividade regular que considera quase uma terapia emocional.
José António Rodrigues de Almeida nasceu Anadia, em 1958. Com apenas um ano foi viver para o Brasil, para onde os pais emigraram, e lá viveu durante 28 anos. Em 1988 voltou para a sua terra natal, onde reside.
Através da pintura abstrata, José António entrega-se à sensação do "poder da criação" e ao sentimento da descoberta que resulta do branco e vazio de uma tela preenchido por um fragmento artístico.
O pintor sente necessidade de partilhar com todos aqueles para os quais a arte não é indiferente, o seu exemplo de tenacidade e de esperança, mostrando que mesmo nas mais difíceis situações de cada um, é possível encontrar um caminho de descoberta e uma luz que nos ajuda a ultrapassar os obstáculos que surgem nos percursos de vidas.
José António expôs os seus trabalhos na Biblioteca Municipal de Anadia, na Câmara de Oliveira do Bairro e no Centro Cultural Anadia Maior, em Anadia, exposições todas realizadas em 2022.

Reconhecimento das boas práticas de promoção da prevenção e reciclagem de resíduos na Católica no Porto. Universidade Católica no Porto recebe certificado “Coração Verde” concedido pela Lipor

 A Universidade Católica no Porto foi distinguida pela Lipor com o certificado “Coração Verde”, como reconhecimento pelas boas práticas de promoção da prevenção e reciclagem de resíduos no campus. A sessão de entrega do certificado decorreu na Universidade Católica Portuguesa no Porto e contou com a presença de Isabel Braga da Cruz, presidente da Universidade Católica no Porto, de Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e membro do conselho de administração da Lipor, e de Fernando Leite, CEO da Lipor.
 Isabel Braga da Cruz, presidente da Universidade Católica no Porto, enalteceu o papel de todos no percurso que levou à atribuição do “Coração Verde”, reiterando que este “é o reconhecimento de que a Universidade e a sua comunidade estão empenhadas em reduzir a pegada ecológica e em contribuir para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e membro do conselho de administração da Lipor, elogiou o trabalho desenvolvido pela Católica no Porto, salientando que “este é um processo contínuo de mudança que deve ser liderado por todos em prol de um bem comum.
A Universidade Católica no Porto tem mantido um olhar atento ao contínuo desafio da otimização dos processos de gestão ambiental. Neste sentido, em janeiro de 2019, com o objetivo de reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade, a Universidade iniciou o processo para obtenção do Certificado “Coração Verde” junto da Lipor. Através desta cooperação, os resultados são visíveis: alteração de comportamentos na deposição seletiva de resíduos; melhoria na qualidade da separação efetuada; envolvimento de estudantes, colaboradores e investigadores nas opções das áreas de maior influência; eliminação significativa de pontos de deposição de resíduos indiferenciados desnecessários; colocação de novos pontos de recolha seletiva, em especial de plástico/metal; reforço dos pontos de recolha de papel/cartão, nomeadamente junto de todas as impressoras e dos gabinetes; uniformização dos equipamentos de deposição, solução com aproveitamento de contentores existentes, aquisição de novos contentores complementados com a colocação de contentores fornecidos pela Lipor; melhoria da recolha seletiva nos laboratórios de investigação e na recolha das áreas académicas e espaços de restauração, entre muitos mais aspetos.
Seguiu-se uma mesa redonda sobre o tema “A Sustentabilidade na Universidade Católica no Porto”. Célia Manaia, vice-presidente da Católica no Porto, moderou uma conversa entre especialistas que deram exemplos da abordagem ao tema Sustentabilidade.   As iniciativas pioneiras “Cadeiras ODS” e “A Natureza em Sala de Aula” foram dois exemplos trazidos para ilustrar o que se tem vindo a fazer ao nível do ensino.  Helena Gonçalves, docente da Católica Porto Business School, explicou que na iniciativa pioneira da Universidade Católica, as cadeiras ODS são pautadas por uma forte interdisciplinaridade, ministradas por docentes de diferentes áreas do conhecimento para estudantes de diferentes cursos dos 4 campi da Católica. Marisa Costa, docente da Faculdade de Educação e Psicologia, explicou como se pode incutir nos mais jovens, simultaneamente o gosto pela natureza e pelo conhecimento através de aulas que decorrem na Natureza. Ezequiel Coscueta, investigador do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), explicou como a investigação e a inovação podem dar valor ao que temos vindo a considerar desperdício, os ditos subprodutos industriais que podem ganhar uma nova vida na indústria cosmética, farmacêutica ou alimentar, reintegrando assim a economia. Carlos Ferreira, investigador do projeto Alchemy do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), referiu como todos podemos ser embaixadores de sustentabilidade, dando o exemplo de opções como os orçamentos participativos, como forma de incentivo à criatividade e proatividade no desenvolvimento de soluções promotoras de sustentabilidade. No final da mesa redonda, todos concordaram que ainda há um longo caminho a percorrer, mas que se cada um conseguir fazer o seu papel, estaremos mais perto de contribuir para o cumprimento dos grandes objetivos europeus: reduzir as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e alcançar a neutralidade climática até 2050.
A sessão de entrega do Certificado “Coração Verde”, que se realizou a 6 de janeiro num Auditório do Edifício Américo Amorim da Universidade Católica Portuguesa no Porto, contou com a presença da presidente da Universidade Católica no Porto, Isabel Braga da Cruz; do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e administrador da Lipor, Filipe Araújo; do CEO da Lipor, Fernando Leite; de um membro da WEGHO, Elsa Alves; e da diretora de infraestruturas da Universidade Católica no Porto, Isabel Figueiredo.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

CÂMARA BENEFICIA SANITÁRIOS SUL DA PRAIA DA VIEIRA

A Câmara Municipal da Marinha Grande está a realizar a reparação e beneficiação dos sanitários sul da Praia da Vieira, freguesia de Vieira de Leiria, num investimento de cerca de 40 mil euros.

Trata-se de um equipamento imprescindível, em particular durante do período da época balnear, pelo que a sua reabilitação era inadiável, dado o estado em que se encontrava o edifício, devido à erosão marítima e aos efeitos das condições climatéricas.
A intervenção abrange a substituição da cobertura; a adequação à reposição de condições dos espaços relativamente à promoção da acessibilidade; substituição de vãos, caixilhos e portas; limpeza, tratamento e repintura das paredes do edifício; alteração de pavimentos nos lava-pés e caixas de visita; e substituição das peças sanitárias das cabines que careçam dessa necessidade.

CENTRO DE MARCHA E CORRIDA DE SILVES – SILVES RUNNERS PROMOVE PARTICIPAÇÃO NO ALGARVE XTREME TRAIL. Inscrições até 19 de janeiro

 O Município de Silves, através do Centro de Marcha e Corrida de Silves – Silves Runners, irá promover a participação dos munícipes do concelho, na prova regional, Algarve Xtreme Trail, que terá lugar a 29 de janeiro, em Querença, Loulé.
São três provas, de Trail Longo 28km, Trail Curto 16km ou Caminhada 10Km, que os participantes poderão escolher e começar a treinar com o grupo Silves Runners, através de caminhadas e corrida regular semanal, em contato com a Natureza, para superar as suas expetativas nesta nova prova do calendário da Taça Alengarve Trail.
Os interessados em participar nesta prova, poderão fazer a sua inscrição de grupo com o Silves Runners em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9642&ver=18523 até dia 19 de janeiro, mas com limitação de vagas. Ao fazer a sua inscrição com o grupo Silves Runners, para além da sua participação, também poderá realizar a preparação física e técnica para os 28km, 16Km ou 10km; viagem no autocarro da CMS, com partida de Silves, às 07h00; kit de participação – t’shirt técnica, dorsal e convívio após a prova (local a definir).
 
SOBRE A PROVA ALGARVE XTREME TRAIL
O Algarve Xtreme Trail é uma prova nova do calendário da Taça Alengarve Trail, integrada no circuito nacional da Taça de Portugal de Trail, zona sul, e Prova inserida no Campeonato Regional de Trail Longo, da Associação de Atletismo do Algarve.
Segundo a organização, esta prova carateriza-se por “em Querença, está prometida muita festa, muito sobe e desce e, acima de tudo muito #lovepower:.ALGARVE XTREME TRAIL… aquela prova que faltava, para aquecer o inverno algarvio.”

Marinha Grande | JARDIM DE INFÂNCIA E ESCOLA DA COMEIRA REQUALIFICADOS


A Câmara Municipal da Marinha Grande concluiu as obras de requalificação dos edifícios do Jardim de Infância e da Escola Básica da Comeira, bem como do respetivo recinto escolar, através de um investimento de cerca de 160 mil euros.
Os trabalhos no Jardim de Infância compreenderam a substituição da cobertura, aplicação de isolamento térmico nas paredes exteriores e respetiva pintura, substituição de caixilharias, substituição da cortiça aplicada em paredes interiores, pintura interior e envernizamento do pavimento das salas de professoras. A intervenção no edifício da Escola do ensino básico previu, na generalidade, pintura interior e pintura exterior.

A execução da empreitada representou um investimento de 163.543,52 euros.

Presidente da Câmara de Espinho detido por suspeitas de corrupção

 Suspeição sobre Miguel Reis incide sobre corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poder e tráfico de influências.
Segundo noticia a RTP, o autarca espinhense foi detido "na sequência de uma operação da Polícia Judiciária (PJ), que tem como alvo o departamento de obras da autarquia".
De acordo com a PJ, além de "um titular de cargo político", foram ainda detidos um funcionário da autarquia e três empresários, encontrando-se "indiciados pela prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências".
"Foram executadas cerca de duas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, que visaram os serviços de uma autarquia local, residências de funcionários da autarquia e diversas empresas sedeadas nos concelhos de Espinho e Porto, tendo-se procedido à detenção de cinco pessoas", pode ler-se no comunicado da PJ.
A Operação Vórtex visa "projetos imobiliários e respetivo licenciamento, respeitantes a edifícios multifamiliares e unidades hoteleiras, envolvendo interesses urbanísticos de dezenas de milhões de euros, tramitados em benefício de determinados operadores económicos".
Magitrados do DIAP (Regional do Porto), investigadores e peritos financeiros e informáticos (todos da PJ) estiveram envolvidos na operação.
Quanto aos detidos, vão ser presentes à autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto afim de serem interrogadas e depois, conhecerem as medidas de coação.
Miguel Reis foi eleito presidente da Câmara de Espinho, distrito de Aveiro, pelo PS nas autárquicas de 2021.

Fonte/Imagem: TSF

Homicídio de português em Espanha (só) foi desvendado graças a técnica pouco usada

Este terá sido mesmo o primeiro caso na Europa a resolver-se através de uma união de esforços entre diferentes áreas, como técnicas forenses e arte.
No final do ano foi notícia a detenção de cinco pessoas suspeitas de envolvimento na morte de um cidadão português, cujo cadáver foi encontrado no fundo de um poço na localidade de Pontevedra (Galiza). O que só agora se soube é que foi graças a uma técnica pouco usada pelas autoridades europeias que foi possível desvendar o caso. Falamos da reconstrução facial.
Esta técnica de investigação, a que recorreram as autoridades espanholas, permite o reconhecimento do rosto através da estrutura óssea e de uma junção de esforços entre a arte, antropologia e a anatomia. E assim, em março do ano passado se chegou a um nome: Carlos Alberto Videira do Órfão, um português de 37 anos natural de Viana do Castelo mas residente em Vigo há cerca de duas décadas, onde geria um negócio de venda de carros usados.
O cadáver foi atirado para um poço a 13 de outubro de 2018. Mas só três anos depois, em fevereiro de 2021, mais precisamente no dia 21, foi descoberto. O elevado estado de decomposição tornou-o praticamente irreconhecível. Começava assim a chamada “Operación Profundo 21”, conta o jornal El Mundo.
A descoberta só por si, de pouco valeu. Faltava perceber quem era para se tentar chegar ao que tinha sucedido. Com recurso a técnicas forenses e à genética, através do úmero e do fémur retirados durante a autópsia, foi possível chegar a um perfil genético.
Além disso, o relatório forense revelou também que se tratou de uma morte violenta. A vítima terá sofrido vários golpes, nomeadamente um forte impacto na cabeça e contusões em várias partes do corpo. Foram extraídos identificadores de ADN mas durante meses não houve avanços na investigação.
Até que chegámos a 2022, altura em que entrou em ação a técnica que iria resolver o mistério.
A Unidade de Antropologia Forense do Instituto de Medicina Legal da Galiza, onde trabalha o investigador forense Fernando Serulla, que se tornou conhecido durante os atentados de 11 de Março em Madrid, entre outros casos mediáticos, pôs mãos à obra contando com a colaboração da artista forense Alba Sanín.
Desta união de esforços resultaram seis retratos da mesma cara, recorrendo à estrutura facial óssea da vítima. Esses retratos foram partilhados em vários meios de comunicação em Espanha e em Portugal.
E no dia 17 de março de 2022, uma cidadã portuguesa contactou as autoridades espanholas. Disse que reconhecia o rosto. Era o seu irmão e estava desaparecido há três anos. A partir daí, a biologia fez o resto.
A irmã concedeu uma amostra de ADN que foi comparado com o perfil genético do cadáver. Em junho chegaria o resultado: o falecido era o seu irmão e chamava-se Carlos Alberto Videira do Órfão, que quando foi assassinado (outubro de 2018) tinha antecedentes criminais.

Fim da investigação mais próximo
Em dezembro do ano passado, cinco pessoas foram detidas por suspeitas de ligações ao crime. Os cinco detidos, todos de nacionalidade espanhola, são naturais de Vigo e Porriño.
Dois ficaram em liberdade, mas foram acusados pelo crime de encobrimento. Os restantes, dois permanecem detidos, sob acusação de detenção ilegal e homicídio, e sem direito a fiança, e um terceiro elemento também saiu em liberdade, mas está proibido de sair do país.
O motivo do homicídio “poderá estar relacionado com burlas” que a vítima teria praticado no setor da venda de viaturas.

Imagem: ARTISTA FORENSE ALBA SANÍN
SIC Notícias

Guilherme Oliveira estreia-se nas míticas 24 Horas de Daytona com apenas 18 anos

 Poucas semanas após ter completado 18 anos, Guilherme Oliveira vai subir mais um patamar na carreira, ao competir na 61ª edição das 24 Horas de Daytona, uma das mais prestigiadas provas de automobilismo do mundo, disputada entre 26 e 29 de janeiro, nos Estados Unidos. O jovem piloto de Vila Nova de Gaia que, em 2022, fez sensação ao sagrar-se vice-campeão da Europa de LMP3, vai tornar-se o mais jovem português de sempre a participar na clássica americana, ao volante de um protótipo Ligier da Categoria LMP3, pela equipa alemã MRS GT-Racing.
Uma ascensão meteórica! Guilherme Oliveira só completou 18 anos de idade no passado sábado, mas prepara-se para voltar a fazer História no automobilismo português, ao tornar-se o mais jovem piloto nacional a competir nas Rolex 24 Horas de Daytona, a mais emblemática prova de resistência em solo americano, que tem dois pilotos portugueses no quadro de vencedores.
O piloto nacional vai integrar a equipa alemã MRS GT-Racing, repartindo o volante do Ligier JS P320 com o mexicano Sebastián Álvarez, o singapurense Danial Frost e o norte-americano Alex Vogel.
Admirável mundo novo
“É, ao mesmo tempo, o concretizar de um sonho e uma grande oportunidade”, admitiu o jovem piloto português. “Daytona é um dos mais emblemáticos locais do desporto automóvel mundial, um nome que me desperta um certo fascínio desde criança, além de treinar bastante este circuito nos simuladores. O IMSA é um campeonato importantíssimo, cheio de equipas de topo, que estão sempre à procura de pilotos rápidos e competitivos, de várias partes do mundo. Fiquei muito contente com a oportunidade de correr com a MRS GT-Racing. Sei que é uma equipa com uma estrutura forte e que está a aprender a trabalhar com o LMP3. Espero integrar-me bem, fazer um bom trabalho e ajudar a formação a conseguir um bom resultado. O LMP3 não é um carro pensado para provas de 24 Horas, por isso, acredito que eu e os meus companheiros de equipa teremos de fazer uma boa gestão da corrida, que é muito dura”, apontou Guilherme Oliveira, que já conhece Sebastián Álvarez da ELMS, visto que o mexicano foi terceiro classificado dos LMP3 no ano passado.
Correr na mesma categoria de uma referência como João Barbosa é outro momento significativo para Guilherme Oliveira. “O João Barbosa é um dos pilotos portugueses que me habituei a seguir desde pequeno. É mesmo um exemplo a todos os níveis para mim. Qualquer jovem piloto gostava de construir uma carreira como profissional, como ele fez a partir dos Estados Unidos ao longo de décadas, daí esta ser uma oportunidade que quero muito agarrar”, afirmou.
Guilherme Oliveira, que nunca competiu nos Estados Unidos, vai viajar para a Flórida no dia 17 de janeiro, preparando a sessão de qualificação (Roar), que é disputada no fim de semana anterior à corrida de 24 Horas, definindo a grelha de partida para a prova. O evento principal disputa-se de 26 a 29 de janeiro e este ano tem um atrativo-extra: a estreia dos novos Hypercars da categoria-rainha, GTP, onde pontificam marcas como a BMW, Porsche, Acura (Honda) e Cadillac.
Disputadas desde 1966 na Daytona International Speedway, uma das mais históricas pistas norte-americanas, que utiliza uma secção da famosa oval, misturada com uma zona no ‘miolo’ do circuito, as Rolex 24 Horas de Daytona atraem anualmente as melhores equipas dos Estados Unidos e vários pilotos e equipas de elite da Europa, num plantel que terá 61 carros, distribuídos por diferentes categorias. João Barbosa (três vezes) e Filipe Albuquerque (duas) já inscreveram o seu nome na lista de vencedores em Daytona, e o sucesso dos pilotos portugueses abriu portas a uma nova geração de talentos lusos, da qual Guilherme Oliveira é o mais promissor representante.
Depois de uma notável carreira no karting, onde conquistou 15 títulos nacionais e ibéricos, Guilherme Oliveira teve uma rápida adaptação ao mundo dos protótipos e das corridas de resistência, ficando a um pequeno passo de se sagrar campeão da Europa da categoria LMP3, apenas na sua segunda época nos automóveis. Pelo meio, venceu provas como as 4 Horas de Monza (Itália), as 4 Horas de Barcelona (Espanha) e as 4 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica), ficando a escassos 11 minutos de garantir o título europeu em ‘casa’, nas 4 Horas de Portimão, quando um incidente de um companheiro de equipa danificou irremediavelmente o seu carro.
A performance, no entanto, não passou despercebida a algumas das equipas que competem no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, o campeonato norte-americano de resistência. A equipa alemã MRS GT-Racing convidou-o para disputar as 24 Horas de Daytona ao lado do mexicano Sebastián Álvarez, do singapurense Danial Frost e do norte-americano Alex Vogel. O quarteto de pilotos estará ao volante de um Ligier JS P320 da categoria LMP3, o mesmo modelo que Guilherme Oliveira pilotou em 2022, no European Le Mans Series.

Marco Barbosa

CRUZAMENTO DA RUA ANTÓNIO CABRITA PIRES E RUA HERÓIS DE MUCABA, EM SB MESSINES, CORTADO AO TRÂNSITO ATÉ DIA 12 DE JANEIRO

 O Município de Silves informa que o cruzamento das ruas António Cabrita Pires e Heróis de Mucaba, em SB Messines, estará cortado ao trânsito até ao próximo dia 12 de janeiro (inclusive), no período compreendido entre as 7h30 e as 18h00.
Durante os trabalhos, o trânsito ficará condicionado nos arruamentos de acesso ao cruzamento, sendo o acesso a garagens e estabelecimentos comerciais assegurado pela alteração temporária do sentido de circulação, permitindo uma passagem de viaturas em ambos os sentidos, mas de forma intercalada.
De referir que os trabalhos decorrem no âmbito da empreitada de requalificação do Mercado Municipal de SB Messines e incluem a remoção de betuminoso existente; a abertura de valas; execução de sumidouros de rede de pluvial; aplicação de tubagem para rede pluvial; e aplicação de “tout-venant” e “grave-ciment”.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Agrária de Coimbra promove 9.ª Edição do Curso de Fogo Controlado

 Encontram-se abertas, até ao próximo dia 31 de janeiro, as inscrições para a 9.ª edição do curso de curta duração de Fogo Controlado a ser lecionado pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC).

O curso, que tem início no dia 3 de março de 2023, destina-se a detentores de formação de nível 6 ou superior, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), cujo programa inclua, obrigatoriamente, conteúdos programáticos de proteção e defesa da floresta, silvicultura, ciências agrárias, ciências do ambiente ou ecologia.

Este curso, que pretende constituir-se como credenciação de Técnicos Especializados em Fogo Controlado e cujo processo de reconhecimento pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas se encontra a decorrer, contempla 49 horas de formação em sala aula (ao longo de três semanas) e 70 horas de práticas de fogo controlado.

Os interessados devem fazer a sua inscrição em formulário próprio, disponível no site da ESAC, em https://www.esac.pt/index.php/estudar/cursos/cursos-de-curta-duracao/. Para informações adicionais devem contactar o coordenador do curso, Joaquim Sande Silva (jss@esac.pt; 239802284).

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 12 DE JANEIRO NO LOTEAMENTO GREEN VILLAGE NO ALGOZ ENTRE AS 09H00 E AS 16H00

 
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, para efetuar ligação ao loteamento industrial, o fornecimento de água será interrompido no loteamento Green Village, entre as 09h00 e as 16h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Bolsonaro internado em hospital nos EUA “com fortes dores abdominais”

Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, foi esta segunda-feira internado num hospital, nos EUA, onde se encontra em viagem, alegando estar com “fortes dores abdominais”.
A notícia foi avançada pelo jornal O Globo, que adianta que Bolsonaro está internado no hospital AdventHealth Celebration, em Orlando, no estado norte-americano da Florida.
O problema de saúde de Bolsonaro estará relacionado com a agressão à faca de que o ex-presidente foi alvo em 2018, durante a campanha presidencial, na zona do abdómen, e que lhe causou uma série de problemas do foro intestinal, após a operação a que foi sujeito.
Desde então, Bolsonaro já teve que ir ao hospital pelo menos duas dezenas de vezes.
A mais recente das quais ocorreu em novembro passado, tendo o ex-presidente dado entrada no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, com queixas de dores abdominais.
Também em janeiro e março de 2022, Bolsonaro também foi hospitalizado devido a problemas relacionados com a mesma questão.

Multinews
Imagem: A Crítica