quarta-feira, 29 de março de 2023

Dia Mundial do Sono assinalado em Alter do Chão

 A equipa de Enfermagem da UCSP de Alter do Chão, no âmbito da sua parceria com a Universidade Sénior, desenvolveu, no passado dia 15 de março, uma ação de promoção para a saúde, em comemoração do Dia Mundial do Sono.
A sessão foi realizada com o objectivo de sensibilizar os participantes para a importância de ter um sono de qualidade, relacionada com três fatores principais: a duração, os ciclos, e a profundidade do sono.

Os utentes foram ainda aconselhados a seguir alguns princípios para mitigar as dificuldades no sono, como: fixar um horário para dormir e para acordar; evitar a ingestão de bebidas com álcool ou café antes de deitar; e ter cuidado com os medicamentos para dormir, especialmente se não forem indicados por um médico.

ULSNA

Sessão sobre o Rastreio do Cancro do Cólon e Reto em Arronches

 A equipa de Enfermagem da Unidade de Saúde Pública e a equipa de Rastreios da ARS do Alentejo, com a colaboração da UCSP de Arronches, realizaram, no passado dia 9 de março, uma sessão de sensibilização sobre o Rastreio do Cancro do Cólon e Reto (RCCR).
A sessão decorreu no Auditório da Câmara Municipal de Arronches e foi dividida numa parte teórica de exposição e sensibilização para este tema, e numa parte mais prática onde foram entregues kits de rastreio.

Para esta sessão foram convocados 218 utentes, do concelho de Arronches, elegíveis para este rastreio, tendo sido entregues 25 kits.

ULSNA

UCC de Ponte de Sor/Montargil promove a saúde oral e a alimentação saudável

 No âmbito da Promoção da Saúde Oral e da Alimentação Saudável, a equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte de Sor/Montargil – constituída pela Enfermeira Gestora de Saúde Escolar, pela Higienista Oral e pela Nutricionista – realizou três formações em ambiente escolar, nos meses de fevereiro e março.
As formações tiveram como objetivo sensibilizar os alunos a aliar uma alimentação adequada à boa higiene oral, de forma a evitarem as cáries dentárias. As formações foram teórico-práticas, tendo sido também abordada a importância do exercício físico, através da apresentação de canções infantis coreografadas.

Estas formações foram dirigidas aos alunos do Pré-escolar da Escola Básica de Ponte de Sor, aos alunos do 1º CEB da Escola Básica de Galveias e aos alunos do 4ºB e 4ºC da Escola Básica João Pedro de Andrade de Ponte de Sor, que integram o projeto “A minha lancheira”. Foram abrangidas 5 turmas, 104 alunos, 5 professores e 4 encarregados de educação.

ULSNA

Monforte assinala Dia Mundial do Rim

 A UCC de Monforte assinalou, no passado dia 9 de março, o Dia Mundial do Rim, com uma ação de sensibilização sobre este tema, junto dos alunos da Universidade Sénior.
A ação decorreu no CEFUS e contou com a presença e participação de 18 seniores. Os seniores presentes foram bastante participativos e consideraram o tema muito pertinente, o que contribuiu para o aumento da sua literacia em saúde.

O Dia Mundial do Rim foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, com o objetivo de consciencializar a população para a importância do Rim na Saúde e reduzir a ocorrência de problemas de saúde associados a doenças renais.

Em Portugal estima-se que existam 800 mil pessoas com insuficiência renal crónica, cujas principais causas estão na Diabetes e na hipertensão arterial. Existem ainda cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal, e cerca de 2 mil em lista de espera para um transplante renal.

ULSNA

Dia da Mulher assinalado em Fronteira

 A UCSP de Fronteira assinalou o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, com uma campanha de sensibilização sobre temáticas relacionadas com a Mulher, que decorreu no Centro de Saúde.
Esta sessão abordou temas como a importância do papel da Mulher na sociedade ao longo dos tempos, o mercado de trabalho, a família e a violência doméstica. Para além disto, ainda houve uma apresentação dos programas e valências que a UCSP de Fronteira oferece à população feminina.

As utentes que participaram na sessão receberam uma flor de tecido – elaborada pelas enfermeiras, assistentes operacionais e alunas da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre – como lembrança deste dia. Enquadrado nas atividades, foi ainda realizado um almoço convívio, em que participaram as mulheres deste Centro de Saúde.

ULSNA

Reguengos de Monsaraz | Projeto europeu em São Pedro do Corval quer conhecer as ideias dos habitantes para a sua aldeia


A Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de São Pedro do Corval vai receber no dia 3 de abril, pelas 21h, um workshop integrado no projeto Rede de Aldeias Bauhaus para o Futuro. Este projeto da eurorregião EUROACE (Alentejo/Centro/Extremadura) foi selecionado pela Comissão Europeia e integra as localidades portuguesas de São Pedro do Corval, Dornelas do Zêzere, Sortelha e Marco e as espanholas de Moraleja e Llerena, que vão beneficiar da regeneração dos espaços rurais de acordo com os princípios do Novo Bauhaus Europeu, centrados na sustentabilidade, inclusão e estética.
Neste workshop promovido pelo Município de Reguengos de Monsaraz pretende-se que a população de São Pedro do Corval participe e transmita o que quer para a sua aldeia, quais as necessidades que existem na localidade, as aspirações dos residentes e as ideias que gostariam de ver implementadas. Desta forma, o projeto promove a regeneração dos espaços rurais, envolvendo os habitantes na geração de ideias e ações que levam à criação dos espaços que os próprios cidadãos querem e necessitam.
No âmbito da Rede de Aldeias Bauhaus para o Futuro vai ser requalificada a Praça Dr. Manuel Fialho Recto e a sua envolvente em São Pedro do Corval. A intervenção vai desenvolver-se numa área de cerca de três mil metros quadrados e visa dignificar o centro histórico da aldeia, enquadrando os elementos patrimoniais e destacando a sua importância histórica e cultural, eliminando as barreiras arquitetónicas e garantindo canais de circulação livre, segura e confortável num contexto de mobilidade para todos os cidadãos.

Carlos Manuel Barão

Região de Aveiro 2030 - INVESTIR+. Sessão pública de apresentação esta sexta-feira, dia 31, em Estarreja

 O objetivo é reforçar a participação e envolvimento dos cidadãos e demais forças vivas locais na construção de uma Região com identidade, mais coesa, competitiva e sustentável. Tiveram início no dia 21 de março e decorrem até dia 14 de abril, as Sessões Públicas de Apresentação do Programa UNIR@RegiãodeAveiro, da Estratégia Integrada e do Plano de Ação da Região de Aveiro 2030, nos 11 Municípios da Região de Aveiro (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos).
Estarreja recebe a sessão pública no dia 31 de março, sexta-feira, às 17h30, no Auditório da Biblioteca Municipal, e para a qual estão convidados os estarrejenses, as coletividades, empresas, instituições e entidades locais.
“Para a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial 2030 é uma peça central no posicionamento da Região, no quadro do novo período de Programação de Fundos Comunitários – PORTUGAL 2030. As 11 Sessões que vamos realizar são uma importante ação de proximidade do Poder Local e Regional com os Cidadãos, para as quais reiteramos o convite à participação”, afirma o Presidente da CIRA, Ribau Esteves.
“O futuro do tecido social e económico da Região depende muito da boa aplicação dos Fundos Comunitários, com implicação direta no emprego, no crescimento económico, na vida social, associativa e cultural da Região de Aveiro. Este é por isso um tempo de capital importância para boa a definição dos grandes eixos estratégicos de investimento à escala dos 11 Municípios da Região e que necessita do contributo e participação de todos”, conclui.

Programa
17h30 Estratégia do Município
Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja
17h45 Programa UNIR@RegiãodeAveiro
Susana Loureiro, Representante SPI
18h00 Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial 2030
Filipe Teles, Pró-Reitor da Universidade de Aveiro
18h20 O Portugal 2030 na Região de Aveiro
Ribau Esteves, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
19h00 Debate
José Eduardo de Matos, Secretário Executivo da CIRA
20h00 Encerramento
 
Carla Miranda

TRANSFORME UM “GESTO” NUM APOIO” E AJUDE A “CONTINUAR A CRESCER”

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, aproveitando a época de entrega das declarações de IRS que se iniciou-se no passado dia 1 de março e que vai terminar no dia 31 de Maio, relançou recentemente a campanha denominada por – “TRANSFORME UM GESTO NUM APOIO E AJUDE A CONTINUAR A CRESCER, e que pretende sensibilizar os contribuintes aquando o preenchimento da DECLARAÇÃO ANUAL DE IRS, para atribuírem do seu IRS, 0,5%, sem qualquer encargo para o doador.

Em vez de o seu IRS ficar todo nas mãos do Estado, uma parte é encaminhada para a nossa Associação, sem que isso tenha influência na sua fatura do IRS.

Isto quer dizer, que se tiver direito a reembolso, não vai receber menos por este gesto e se tiver que pagar, a conta não será mais elevada.

Esta campanha tem como objectivo reunir alguns recursos para que no futuro a Sociedade Columbófila venha a reunir condições para conseguir continuar a desenvolver as actividades desportivas, culturais e sociais no concelho de Cantanhede, nomeadamente projectos para a comunidade e realização de trabalhos de inserção social de crianças e jovens e suas famílias.

Recorde-se que, para o efeito basta ao preencher a sua declaração de IRS, indicar no quadro 11 do modelo 3, campo 1101, colocar o número de identificação fiscal 500815780 da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e assinalar com “X” o campo das Instituições Particulares de Solidariedade Social, declarando assim a sua vontade de doar os seus 0,5% a favor daquela Instituição.



 

Assembleia Municipal de Évora aprovou desagregação de freguesias de São Manços e São Vicente de Pigeiro

A Assembleia Municipal de Évora aprovou por unanimidade a desagregação de Freguesias apresentada pela União de Freguesias de São Manços e São Vicente do Pigeiro na sua sessão extraordinária de 25 de março. Cumpre-se assim a vontade das populações de voltar a ter freguesias separadas, dado que são freguesias com características muito distintas, com núcleos habitacionais distantes uns dos outros, não tendo sequer transportes rodoviários públicos a ligá-las. 

Antes do período da Ordem do Dia foi também proposto pelo Presidente da Assembleia Municipal, e aceite por todos, fazer um minuto de silêncio em memória do Comendador Rui Nabeiro. 

- Acordo de Cooperação Atípico do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social - Aprovado por maioria com 30 votos a favor (12 do PS, 8 da CDU, 4 da Coligação Mudar com Confiança, 3 do MCE, 1 do MICAZA, 1 do MMPI e 1 do Chega) e 1 voto contra do BE). 
- Protocolo com o Centro Humanitário de Évora| Cruz Vermelha Portuguesa para desenvolvimento de ações de acompanhamento dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção - Aprovado com 29 votos a favor (12 do PS, 8 da CDU, 4 da Coligação Mudar com Confiança, 3 do MCE, 1 do MICAZA e 1 do MMPI) e 2 votos contra (1 do BE e 1 do Chega). 
- Proposta de alteração ao Regimento da Assembleia Municipal de Évora - Aprovada por maioria, com 22 votos a favor (12 do PS, 4 da Coligação Mudar com Confiança, 3 do MCE, 1 do BE, 1 do MICAZA e 1 do MMPI), 6 votos contra da CDU e 3 abstenções (2 da CDU e 1 do Chega). 
Pode ainda assistir aos trabalhos em https://youtube.com/live/cmgYuAye9dY

Os Caretos de Podence

 Olá,
Faço um pequeno e inesperado interlúdio na temática Senegal e Guiné-Bissau, para mostrar um vídeo acabado de ser lançado sobre os Caretos de Podence, celebração classificada pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. É seguramente um dos melhores vídeos documentais que já fizemos no Rostos da Aldeia e, por isso, gostava muito de o partilhar. Aqui está ele:
(deixo também o convite para seguir o Rostos da Aldeia no Youtube)

Na próxima segunda-feira volto ao contacto para falar da nossa Guiné-Bissau. Fica prometido!
A terminar, o pedido habitual: utilize os seguintes links para fazer as reservas da sua próxima viagem. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blog livre de publicidade). Muito obrigado.


Grande abraço e boas viagens!
Filipe Morato Gomes

Cantanhede | Biblioteca Municipal promoveu Oficina de Pintura para Idosos

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede dinamizou, no passado dia 27 de março, uma Oficina de Pintura. Particularmente direcionada para um público sénior, na iniciativa estiveram presentes cerca de uma dezena de utentes da Associação Cívica dos Amigos da Pocariça (ACAP), que que se fizeram acompanhar por duas técnicas da instituição.

A oficina foi dinamizada pela artista plástica Ana Carvalho, cujos trabalhos se encontram patentes na Biblioteca Municipal durante todo o mês de março e que prontamente acedeu à realização de uma Oficina de Pintura e ensinar um pouco da sua arte aos participantes.

Após a apresentação da pintora Ana Carvalho, seguindo as orientações da artista, cada participante pintou uma base de madeira, utilizando para o efeito tintas acrílicas e outros materiais. Os resultados foram verdadeiramente surpreendentes, para regozijo dos participantes, que se mostraram visivelmente satisfeitos com os trabalhos que alcançaram: oito placas de madeira, decoradas com motivos florais.

Recorde-se que Ana Carvalho é a autora da exposição Miscelânea – Cor, Forma, Traço, patente na Biblioteca Municipal até 29 de março e acolheu, de forma entusiástica, o convite deste equipamento cultural para conduzir uma Oficina de Pintura destinada ao público Idoso.


SOCIEDADE COLUMBÓFILA VOLTA A RECEBER BENS DO GRUPO “OS MOSQUETEIROS”

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, recebeu muito recente mais um conjunto muito significativo de diversos bens, para o projecto que desenvolve em Cabo Verde.

Os Administradores do Grupo Os Mosqueteiros, voltaram, assim, a reconhecer o trabalho desenvolvido pela Associação sediada na cidade de Cantanhede, doando mais uma vez, um vasto conjunto de caixilharia, portas exteriores e interiores, material elétrico, provenientes dos seus ramos de negócio e que se destinam ao apetrechamento e recuperação de algumas habitações de famílias carenciadas, da cidade do Tarrafal de Santiago, e de S. Domingos em Cabo Verde.

A parceria estabelecida entre a Sociedade Columbófila e o Grupo Os Mosqueteiros, que decorre já há alguns anos, tem permitido de uma forma diferenciadora, continuar a cooperar com algumas instituições de Cabo Verde, nomeadamente autarquias e Associações de base local, que no terreno conseguem com estes apoios, acudir às necessidades das famílias mais vulneráveis e necessitadas das cidades da Praia, S. Domingos e do Tarrafal.

Para além do Projecto de Cooperação . de Partida !, estes bens tem possibilitado à Sociedade Columbófila, alargar a sua base de apoio no trabalho de âmbito social que vem desenvolvendo junto das famílias que acompanha e mais necessitadas do concelho,

Para além destes envios, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com estes apoios, tem também “acudido” às necessidades de outras instituições de referência no acolhimento de crianças e jovens, no distrito, doando parte dos bens recebidos.

O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, será na sua esmagadora maioria, encaminhado para o Municipio do Tarrafal.

Esta nova parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vinha mantendo nos últimos anos com a Sociedade Columbófila, permitindo através da responsabilidade social da empresa, aprofundar ainda mais a colaboração já existente, entre as duas entidades.


Cantanhede | No próximo sábado, 1 de abril. Ciclo de Teatro Amador com cinco espetáculos em simultâneo

 Adenda: Por motivo de força maior, a agenda sofreu alterações, pelo que solicitamos a correção da informação anteriormente enviada. 

- O XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede prossegue este sábado, 1 de abril, com cinco espetáculos em simultâneo, a partir das 21h30.

No salão da Associação Cultural e Recreativa do Zambujal, o Grupo Resistência Teatro e Produções – Associação Cultural e Recreativa de Cordinhã apresenta as peças “A Venda” e “Eles e Elas”.

O Centro Cultural de Portunhos, por seu lado, é palco de “O Marido de Duas Mulheres”, pelo Grupo de Teatro “Renascer” do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira.

No Multiusos de Febres, o palco está por conta do Novo Rumo – Teatro de Amadores de Ançã, para apresentar o espetáculo “Segue a Vida”.

O Grupo de Teatro S. Pedro, apresenta a peça “Cantanhede a rir. É o melhor rémédio”, na sede da Associação Musical da Pocariça.

Por último, o Grupo de Teatro Cordinha d’Água do Grupo Folclórico “Os Lavradores” de Cordinhã apresenta as peças “Alice no País do Medo” e “Ser Feliz”, na sede do Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede.

O XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede leva 17 grupos e mais de 300 atores a diversos palcos do concelho.

Cultura | “Serpentina” é a nova exposição da pintora Adriana Molder - 13 abril Porto

 Para ver, de 13 de abril a 23 de julho, na Escola das Artes da Católica no Porto,
“Serpentina” da pintora Adriana Molder em exposição na Escola das Artes.

Adriana Molder, pintora portuguesa premiada e com trabalhos expostos a nível nacional e internacional, caracteriza-se por comparar a criação das suas obras artísticas à forma como os realizadores de cinema preparam os seus filmes. É por isso mesmo que nas pinturas de Molder as alusões a sonhos, memórias e ilusões, assim como o mundo das sombras e fumo estão muito presentes, e os seus retratos transmitem atmosferas sombrias, onde o fantasmagórico e o cinematográfico são predominantes.  
A nova exposição “Serpentina” procura evocar a serpente musa de Anselmo, linha viva, capaz de ser qualquer forma e de provocar susto,” refere Adriana Molder. Além dos 9 desenhos, a exposição é composta por um filme que vai ao encontro das gravuras de Israhel van Meckenem e de Mestre E. S. A, figuras ímpares do período gótico europeu. 
 
De acordo com Adriana Molder, “Serpentina é também um filme, uma fantasia em Stop Motion com um amor particular ao cinema mudo na qual os desenhos e a minha figura se encontram e perdem de forma inusitada. Na encruzilhada de onde surgem estes desenhos - as gravuras de Israhel van Meckenem, do Mestre E. S., mas também a representação do cosmos de Hildegard von Bingen ou a figura de Salomé de Lucas Cranach -, entram agora a imagem em movimento e ainda esse mistério que é a música: Matteo da Perugia, Conan Osiris e a alegria do assobio.” 
 
Nuno Crespo, curador da exposição e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, salienta “a Escola das Artes é também um Art Center onde organizamos inúmeros momentos de cultura na cidade e as quatro exposições que realizamos anualmente são disso reflexo.” Nuno Crespo refere também “recebermos esta exposição em particular é um grande privilégio. A Adriana Molder é uma pintora portuguesa premiada que tem peças, por exemplo, na Coleção António Cachola, na Fundação EDP, na Fundació Sorigue, ou no Kupferstichkabinett – Staatliche Museen zu Berlin.” 
 
inauguração da exposição “Serpentina” de Adriana Molder, com curadoria de Nuno Crespo, tem data marcada de inauguração dia 13 de abril, às 18h30, e estará patente até 23 de junho na Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica. Tem entrada livre e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 19h00. 
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Marinha Grande | ALUNOS CONHECEM FUNCIONAMENTO DO MUNICÍPIO

 Cerca de uma dezena de alunos do 12º ano da Escola Secundária Calazans Duarte, da Marinha Grande, visitaram as instalações onde decorrem as reuniões da Câmara e da Assembleia Municipal, na manhã desta quarta-feira, 29 de março.
Os alunos, acompanhados da docente de Ciência Política, Isabel Nazaré, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, que respondeu às dúvidas colocadas e prestou esclarecimentos acerca da composição e modo de funcionamento dos órgãos autárquicos, processo eleitoral e gestão do Município.
A visita prosseguiu no Auditório do Edifício da Resinagem, onde decorrem as sessões da Assembleia Municipal, com as explicações do chefe da Divisão de Educação, Pedro Jerónimo, acerca do funcionamento deste órgão deliberativo.



Coimbra | Professor da ESAC integra grupo de peritos da INQAAHE

 O Professor da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), Rui Costa, integra o grupo de peritos da Rede Internacional de Agências de Garantia de Qualidade no Ensino Superior (International Network of Quality Assurance Agencies in Higher Education - INQAAHE), responsável pela elaboração do Segundo Estudo Global sobre Tendências de Práticas de Garantia da Qualidade Interna e Externa no Ensino Superior.
O primeiro destes estudos foi publicado em 2020 e o segundo está previsto ser publicado em 2025, abrangendo tanto as tendências globais como regionais no que diz respeito à garantia da qualidade interna e externa do ensino superior.
O estudo será desenvolvido por sete grupos de trabalho regionais – África, Estados Árabes, Ásia-Pacífico, Europa Oriental e Europa Ocidental, América Latina e Caraíbas, e América do Norte –, os quais reunirão em breve, no próximo dia 29 de maio, por ocasião da 17.ª conferência bienal da INQAAHE (https://inqaahe2023.iqaa.kz/), que tem lugar em Astana, no Cazaquistão.
Refira-se que a INQAAHE tem mais de 300 membros de mais de 70 países de todo o mundo, incluindo agências governamentais, organismos de acreditação, e organizações de garantia de qualidade. A rede fornece uma plataforma para estas organizações partilharem conhecimentos, perícia e melhores práticas de garantia de qualidade, realidade que ajuda a promover a melhoria contínua dos sistemas de ensino superior em todo o mundo.

Município de Proença-a-Nova e Associação de Futebol de Castelo Branco assinam protocolo para a promoção do desporto e do território

 

O Município de Proença-a-Nova e a Associação de Futebol de Castelo Branco assinaram esta segunda-feira, dia 27 de março, um contrato-programa de desenvolvimento desportivo que visa reforçar a colaboração entre estas duas entidades na promoção da prática desportiva no concelho e “alicerçar a cultura do desporto enquanto condição essencial para a criação de valores nos jovens, tais como responsabilidade e espírito de equipa, e fomentar a atratividade ao território, gerando riqueza nos nossos agentes económicos”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

No âmbito deste protocolo, no valor de 19 mil euros de apoio financeiro, Proença-a-Nova irá receber as Taças Distritais de Futebol de Praia de seniores femininos e seniores masculinos previstas para junho e julho, bem como a Taça Distrital de Futebol de Praia de Formação no Campo de Areia da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva e os estágios das Seleções Nacionais de Futsal e Futebol de Praia (femininos e/ou masculinos).

Neste protocolo estão ainda abrangidas ações de formação contínua no âmbito do desenvolvimento desportivo e a dinamização do projeto “A prática desportiva no 1ºciclo – uma abordagem a partir do futebol e do futsal”.

Estamos a promover a descentralização das atividades e este protocolo visa isso. A prática desportiva depende muito da boa vontade e do interesse que as autarquias têm nessa matéria e este é o segundo protocolo com a Câmara Municipal de Proença-a-Nova e acreditamos que esta é a forma mais indicada para descentralizar a prática desportiva, neste caso, o futebol”, conclui Manuel Candeias Costa, presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Nos termos do nº1 do artigo 6º da Lei 5/2007, de 16 de janeiro, incumbe às autarquias locais a promoção e a generalização da atividade física, enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição física, da qualidade de vida e da saúde dos cidadãos.



Proença-a-Nova | Cerimónia militar encerra comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco

 

As comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco terminaram esta terça-feira, 28 de março, com a realização da cerimónia militar que decorreu no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, contando com a presença de alguns dos 727 militares que compõem esta força, bem como de um pelotão da Guardía Civil espanhola, mais concretamente de Cáceres, para além dos convidados provenientes de diversas instituições distritais e nacionais. O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, recebeu o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, nesta cerimónia que assinala o 14º aniversário deste Comando Territorial e o 111º aniversário da instalação da primeira força da GNR em terras albicastrenses.

Na sua intervenção, o Comandante do Comando Territorial de Castelo Branco, Coronel Albino Tavares, recordou a data de 1912: “passaram 111 anos de presença constante e ininterrupta da guarda e dos que, envergando uniforme, têm dado o melhor de si em prol da segurança, da tranquilidade e do bem-estar das populações que aqui residem ou trabalham ou ainda de todos os que nos visitam nesta região do interior do país e que agora chamamos territórios de baixa densidade, o nosso território”. Na sua perspetiva, tem sido implementada uma estratégia centrada nas pessoas, “visando reforçar a proatividade, proximidade e visibilidade, fortalecendo, capacitando e valorizando a importância do patrulheiro e da sua presença junto da comunidade”. A atuação da GNR, e dos 31 postos territoriais existentes no distrito, centra-se na proximidade à população, sejam os mais idosos e vulneráveis ou os mais isolados ou fragilizados.

O responsável pelo Comando Territorial apresentou ainda as estatísticas da atuação da GNR em Castelo Branco. José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, referiu que esses números estão em linha com o registado a nível nacional, salientando que em 2022 registou-se mais 30% de operações de prevenção criminal, patrulhamento, policiamento de proximidade e de relacionamento com as comunidades locais. “As forças de segurança deram um contributo significativo para que Portugal continue a estar entre os países mais pacíficos do mundo. Fizeram-no com sentido do dever e profunda dedicação ao valor da segurança, constitutivo do estado de direito democrático”. Quanto a verbas, ficou a nota que, para o distrito de Castelo Branco, haverá “investimentos nas infraestruturas previstos de mais de 4 milhões e meio de euros”. O ministro destacou ainda o papel das câmaras: “os autarcas são uma das mais importantes expressões das comunidades locais e com eles podem ser estabelecidas as melhores parcerias para garantir um país seguro porque é disso que estamos a falar”.

Para além da cerimónia militar, o concerto da Orquestra de Câmara da GNR nos Paços do Concelho, no dia 19 de março, a cerimónia religiosa na Igreja Matriz de Proença-a-Nova, a 26 de março, e os dias de portas abertas nos quartéis foram outros dos momentos do programa deste ano.

Tese de doutoramento da Universidade de Coimbra recebe prémio internacional

 

A tese de doutoramento de Vanessa Magalhães, professora do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), uma investigação em gestão responsável, foi reconhecida internacionalmente pela EFMD Global com a atribuição do 2022 Outstanding Doctoral Research Award (ODRA).

A investigação premiada foi desenvolvida tendo como principais objetivos «contribuir para a compreensão do fenómeno das perdas e desperdícios alimentares ao longo das cadeias de abastecimento de produtos frescos e fornecer uma framework para orientar futuras investigações que procurem determinar as estratégias de mitigação mais promissoras», revela Vanessa Magalhães, docente e investigadora do DEM.

«Ganhar este prémio é uma grande honra e um reconhecimento do meu trabalho árduo, dedicação e excelência na investigação. Este prémio demonstra que a investigação contribuiu para a comunidade académica e potencialmente para a sociedade como um todo», considera a docente da FCTUC.

De acordo com Vanessa Magalhães, o seu trabalho de doutoramento «oferece metodologias multidimensionais e holísticas, aplicadas numa perspetiva de cadeia de abastecimento, para analisar as inter-relações entre as causas da perda e desperdício de alimentos e para avaliar e priorizar as estratégias de mitigação com vista à sua redução ao longo das cadeias de abastecimento de alimentos frescos».

Assim, no âmbito desta tese foi possível concluir que as questões logísticas são as principais razões das perdas e desperdícios alimentares nas cadeias de abastecimento de frutas, vegetais e carne bovina. Além disso, este trabalho evidencia ainda «o papel da gestão da informação para melhorar o fluxo de comunicação ao longo da cadeia de abastecimento e assegurar que o processo de tomada de decisão seja apoiado por informação suficiente e em tempo real, promovendo, desta forma, a redução das perdas e dos desperdícios alimentares ao longo da mesma», descreve a investigadora.

Segundo a professora do DEM, «as conclusões obtidas neste trabalho são de interesse significativo para os profissionais, gestores e decisores políticos», uma vez que a partir desta investigação foi gerada «informação valiosa para a tomada de decisões sobre a implementação de estratégias para reduzir as perdas e desperdícios alimentares ao longo das cadeias de abastecimento de produtos frescos».

Além disso, «é também apresentada uma framework que pode ser replicada, passo a passo, para minimizar a perda e o desperdício alimentar dentro de qualquer negócio ou cadeia de abastecimento, permitindo a priorização de esforços rentáveis com os maiores ganhos ambientais e sociais relacionados», conclui.

Fundada em 1972, a EFMD é uma organização global, sem fins lucrativos, reconhecida internacionalmente como um organismo de acreditação para escolas de negócios, programas de escolas de negócios e universidades corporativas.


Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Actividade Semanal da GNR de Coimbra

 
Entre os dias 21 a 27 de março
1. Detenções:
. 17 detidos em flagrante:
· Dez por condução sob o efeito do álcool;
· Três por condução sem habilitação legal;
· Dois por tráfico de estupefacientes.
 
  2.  Apreensões:
· 28,62 doses de haxixe;
· 8,6 doses de canábis;
· Três armas de caça;
· 116 cartuchos;
· Diversos artigos de ouro;
· Dois telemóveis.
 
3. Trânsito:  
Fiscalização: 820 infrações detetadas, destacando-se:
· 58 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 46 excessos de velocidade;
·4 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 31 por excesso de peso;
· 30 relacionadas com tacógrafos;
· 39 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 27 por falta de seguro de responsabilidade civil;
·18 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
· 18 relacionadas com pneumáticos;
· 16 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.
 
    Sinistralidade:  46 acidentes registados, destacando-se:
· 16 feridos leves.
4.Fiscalização Geral: 12 autos de contraordenação:
·  Seis no âmbito do policiamento geral;
· Cinco no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;
· Um no âmbito da legislação da pesca.
 
5. Ações de sensibilização:  
· Seis no âmbito da “Campanha Escola Segura 22/23” e “Delinquência Juvenil” tendo sido sensibilizados 299 alunos;
· Seis no âmbito do Programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 17 comerciantes;
· Cinco no âmbito da “Campanha Escola Segura” tendo sido sensibilizados 385 alunos;
· Duas no âmbito da proteção ambiental, tendo sido sensibilizados 62 alunos;
· Duas no âmbito do “Dia Mundial da Água” tendo sido sensibilizados 183 alunos;
· Duas no âmbito do Programa “Idosos em Segurança”, tendo sido visitados 31 idosos sinalizados;
· Uma no âmbito da “Operação Spring Break” tendo sido sensibilizados 19 alunos;
· Duas no âmbito de sensibilização cidadania e não descriminação tendo sido sensibilizados 51 alunos;
· Uma no âmbito florestal, tendo sido sensibilizados 143 alunos;
· Uma no âmbito Prevenção Rodoviária com Pista de Trânsito tendo sido sensibilizados 44 alunos.