sexta-feira, 29 de março de 2024

Silves | XXVI FEIRA DO FOLAR DE SÃO MARCOS DA SERRA COMEÇA DIA 30

 Uma vez que as condições climatéricas estão a melhorar, amanhã iniciaremos mais uma edição da FEIRA DO FOLAR em São Marcos da Serra. 
O certame iniciará pelas 11h00 do dia 30 de março e promete muita animação e entretenimento até às 20h00 do dia 31.
 
O Município de Silves convida todos a desfrutar das iguarias, da música e da alegria que a Feira do Folar de São Marcos da Serra tem para oferecer.
 
Conheça o novo programa e não perca as iguarias serranas.
 
Programa
30/03/2024 ( Sábado )
11h00 Abertura da Feira
12h00 Clube da Batucada da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines
13H00 Trio de Acordeonistas “ Barradinhas, Rola e André
14h00 Orquestra de Percussão “ Os Percutunes” da Associação das Comunidades de Tunes
14h30 Cerimónia Protocolar de Inauguração do Evento
15h00 Quinteto da Sociedade Filarmónica Silvense – XelbinSax
15h30 Marco Campaniça – Música Tradicional
16h30 Rancho Folclórico do Algoz
17h00 Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines
17h30 Grupo de Cantares “ Amigos da Pedreira “
18h30- Música de Baile com Mário Dias
20h00- XelbTuna- Tuna Mista da Escola Superior de Saúde Jean Piaget- Algarve
21h00- Joana Rato Fadista, acompanhada por  Gonçalo Rosa ( Guitarra Portuguesa) e Bruno Davide ( Viola de Fado )
22h30 – Baile da Pinha na Sociedade de Recreio e Instrução de São Marcos da Serra | Acordeonista Humberto Silva
 
31/03/2024 ( Domingo)
11h00 Abertura da Feira
12h00 Associação Algarvia do Jogo de Pau Português
13h00 Grupo de Cantares “ Os Alegres” Heike
14h00 Grupo Coral da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines
15h00 Grupo Coral “ As Ceifeiras de Tunes” da Associação das Comunidades de Tunes
15h30 Celebrações Religiosas na Igreja Matriz de São Marcos da Serra
17h00 André Guerreiro “Algarvie Marafade” Contador de Histórias
18h00 Adiafa – Grupo de Musica Popular Portuguesa 
19h30 Os Carraceiros – Grupo de Música Popular
21h00 Encerramento da Feira
 
Em ambos os dias a animação de Rua passará a contar com 6 momentos de animação uma vez que a feira acaba mais tarde
12h00-12h30 | 13h30-14h00| 14h30-15h00| 16h00-16h30| 17h30-18h00| 19h00-19h30

Águeda | Ampliação do Museu Ferroviário e eletrificação da Linha do Vouga entre as prioridades para novos fundos comunitários

 Estratégia de investimentos integrados vai ser implementada com 105 milhões de euros de fundos europeus até 2030

“A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e Comissão Diretiva do Programa Centro2030 (através da CCDR Centro) assinaram ontem, em Águeda, o Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, que operacionaliza a estratégia de investimentos territoriais da Região de Aveiro. Entre os projetos anunciados, em concreto para Águeda, está a eletrificação da Linha do Vouga e a ampliação do Museu Ferroviário.
A assinatura aconteceu a bordo do comboio histórico, que fez a ligação entre Macinhata do Vouga e Águeda, numa “viagem” onde foram traçadas as estratégias e metas da Região de Aveiro para implementar até 2030.
A receção decorreu no Museu Ferroviário, em Macinhata do Vouga, onde Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, anfitrião deste evento - que juntou em Macinhata do Vouga os presidentes dos Municípios que constituem a CIRA, bem como Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro -, lembrou a aposta estratégica que “sempre assumiu” relativamente à Linha do Vouga.
Reconhecido como um defensor da Linha do Vouga, o Edil apontou os indicadores de utilização que atestam a importância desta via. “Neste momento, temos 11 comboios diários em cada sentido, entre Macinhata do Vouga e Aveiro, uma linha que, tal como está, com estas condições e sobretudo com o material circulante pesado e antigo que tem neste momento, cerca de um milhão de passageiros por ano”, enumerou Jorge Almeida, salientando que as melhorias esperadas com financiamentos no âmbito do novo quadro comunitário podem transformar a Linha do Vouga num verdadeiro metro de superfície.
As melhorias passam por um projeto entre o Município de Águeda e a CP, referente à relocalização de alguns apeadeiros, bem como pela supressão de passagens de nível, “que em Águeda está praticamente concluída”, a que acresce o projeto de eletrificação da linha, no valor de 40 milhões de euros, que se prevê ser apoiado no âmbito do contrato ontem assinado.
“Se conseguirmos tudo isto, depois aumentarmos a cadência (de circulação de comboios) e melhorarmos o material circulante, teremos aqui o que pode ser designado como metro de superfície”, declarou Jorge Almeida.
O Presidente da Câmara de Águeda anunciou que, também no quadro do contrato ontem assinado, está prevista a ampliação do Museu Ferroviário de Macinhata, para o triplo do que existe atualmente, que irá transformar este pólo numa referência museológica nacional. “Está aqui sediado o grande espólio da via estreita em Portugal”, afirmou, avançando que a Câmara já adquiriu os terrenos à volta do espaço, “tem o projeto concluído e vamos avançar com o procedimento”.
Anunciou ainda que, nas próximas semanas, a máquina que estava exposta na frente do edifício do museu, e que esteve a ser recuperada, vai regressar “a casa”. Contudo, será relocalizada e estará protegida para que não fique sujeita às condições do tempo.

Investimentos para a Região de Aveiro
A estratégia de Investimentos Territoriais Integrados da Região de Aveiro será implementada com 105 milhões de euros de fundos europeus até 2030, de acordo com o contrato ontem assinado. Porém, a CIRA espera que seja possível ir além do valor anunciado pelo Programa Regional do Centro (Centro2030) para os Contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial.
Joaquim Batissta, Presidente da CIRA, disse que este novo ciclo de apoios é iniciado com esperança “de que sejamos acompanhados pela CCDR Centro, pelo Centro 2030 na dinâmica que a Região de Aveiro pretende implementar”.
“Tivemos todos de gerir alguma frustração, tendo em conta que as nossas perspetivas de investimento para os nossos territórios vão muito mais além do que a capacidade de financiamento que vamos encontrar neste programa”, declarou, salientando que “a estratégia e o caminho, a nossa consciência coletiva de que estamos a fazer, de utilizar os recursos para transformar o território, ela mantém-se”.
Apoio a programas de sucesso educativo, reforço da capacidade da Proteção Civil, maior eficiência na gestão dos recursos hídricos, promoção da inclusão social, qualificação e valorização do espaço urbano, melhoria da mobilidade urbana sustentável e a qualificação territorial são algumas das áreas estratégicas enquadradas neste contrato.
Filipe Teles, da Universidade de Aveiro, que tem desenvolvido, nos últimos cinco anos, com os municípios o alinhamento destas ações, salientou a importância do trabalho em conjunto que permitiu criar uma visão estratégica de afirmação da região, nomeadamente no que se refere “à transição digital e a sustentabilidade dos territórios. Há aqui uma coerência ao longo das últimas décadas, assumindo o que foram os principais investimentos com o que são as principais opções da região centro”.
Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, aponta a relação de confiança e de proximidade com os Municípios como um fator de construção. “Todos os trabalhos, quer seja na fase de discussão e de construção do contrato, do pacto institucional entre as duas entidades, quer seja na gestão e na execução, há sempre uma enorme proximidade e um enorme acompanhamento da nossa parte e sempre uma resposta muito positiva da vossa”, disse a responsável referindo-se aos municípios da região de Aveiro.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

DIOGO RIBEIRO GABRIEL FARINHA E BERNARDO BENTO DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE VÃO INTEGRAR A SELECÇÃO DISTRITAL DE COIMBRA DE BASQUETBOL QUE VAI COMPETIR NA FESTA DO DESPORTO


Diogo Ribeiro, Gabriel Farinha e Bernardo Bento, atletas da equipa SUB 14 da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vão integrar a selecção do mesmo escalão, da Associação de Basquetebol de Coimbra, que vai participar na Festa do Desporto que se vai realizar de 3 a 7 de abril na cidade de Albufeira, traduzindo-se na maior Festa de Desporto Juvenil, na modalidade de basquetebol.
Entre jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes e elementos da organização, são 1500 os participantes envolvidos diretamente nesta competição.
Trata-se, sem dúvida, do maior ponto de encontro de quem gosta de basquetebol juvenil, que se celebra todos os anos, demonstrando também a visão estratégica de quem lidera o município, que reconhece o impacto positivo, desportiva, social e economicamente, para o concelho de Albufeira.
A competição que decorre nesta cidade, coloca em campo as seleções distritais nos escalões de sub14 e sub16, femininos e masculinos, e conta com o apoio da Associação de Basquetebol do Algarve, estrutura associativa organizadora do evento.

Aveiro | Edição de março do Boletim Municipal


Vimos por este meio informar que se encontra disponível on-line a edição de março do Boletim Municipal objetivando a partilha sobre a atividade da Câmara Municipal de Aveiro nos últimos meses.


*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Aveiro | Reunião de Câmara – 28 de março de 2024


Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 28 de março de 2024, nos Paços do Concelho.

1.Relatório de Contas relativo ao ano 2023
O Executivo Municipal deliberou aprovar o Relatório de Gestão e Prestação de Contas, Balanço Social e Inventário dos Bens, direitos e obrigações patrimoniais e respetiva avaliação do ano de 2023.
O ano de 2023 foi o segundo do mandato autárquico 2021/2025, tendo sido cumpridos os objetivos fixados para a atividade da Câmara Municipal de Aveiro e assumindo-se como um relevante contributo para o crescimento e o desenvolvimento do Município de Aveiro, com a concretização de um vasto conjunto projetos, concursos e obras, assim como de realizações ao nível dos eventos, o que permite assumir um balanço muito positivo da atividade da Câmara Municipal de Aveiro no ano de 2023.
Uma área com destaque de caráter excecional foi a dos Fundos Comunitários, pela finalização da utilização do Portugal 2020, tendo-se cumpridos os 3 anos definidos do seu prolongamento (2021, 2022 e 2023) face ao período inicial de 7 anos, de 2014 a 2020, com a execução das muitas obras e projetos que estiveram em execução em 2023 e anos anteriores.
Nesse âmbito, merecem nota de destaque, pela importância para o desenvolvimento do Município, pela sua dimensão financeira, pela sua complexidade e caráter inovador, os investimentos de Qualificação do Rossio e de construção do novo Ferryboat elétrico Salicórnia, ambos com comparticipação de Fundos Comunitários, respetivamente do Centro 2020 e do POSEUR.
Os serviços públicos municipais de transportes rodoviários e fluviais, receberam mais dez autocarros elétricos que entraram em operação em novembro, tendo sido aprovada e enviada para visto do Tribunal de Contas a adenda ao contrato que aumenta a oferta do operação Aveirobus.
No âmbito da Descentralização, prosseguimos com bons resultados o exercício das novas competências na área da Educação, com a finalização do terceiro ano letivo (2022/2023), na área da Ação Social, com a finalização do primeiro ano, e fechámos acordo com o Ministério da Saúde para iniciar execução das novas competências na área da Saúde a 1 de janeiro de 2024.
Na prioritária área da Educação, além da execução das ações do PAEMA / Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro, temos de realçar o investimento continuado na qualificação do parque escolar do Município de Aveiro, terminando o ano com mais 3 obras inauguradas (Póvoa do Paço, Azurva e Bonsucesso) e com 5 obras em execução (Areais, Barrocas, Eixo, Nª Sra de Fátima, Solposto) para entrarem em parque durante o ano de 2024.
Prosseguimos o trabalho intenso de cooperação institucional com as Juntas de Freguesia, tendo-se formalizado os contratos de delegação de competências de 2023, confirmando-se o balanço positivo da sua execução. A exceção foi a Junta de Freguesia de São Jacinto, por não reunir condições legais e financeiras, tendo-se aprovado e iniciado a implementação do Protocolo de Cooperação Especial entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Junta de Freguesia de São Jacinto, que materializa o saneamento financeiro da Junta com o pagamento da sua dívida e a assunção da gestão do Complexo Desportivo de São Jacinto pela CMA. Foram também negociados e acordados os autos de transferência de competências para 2023, das referidas nove Juntas de Freguesia, com a devida comunicação à DGAL.
Dando continuidade ao processo iniciado com sucesso em 2017, realizámos a contratualização de apoios com as Associações privadas sem fins lucrativos no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA), tendo formalizado e executado também os contratos de cooperação com os Bombeiros Novos e Velhos em termos idênticos aos anos anteriores.
No ano de 2023 prosseguimos a implementação de elevados níveis de exigência e qualidade na gestão da CMA e da AveiroExpo, sempre com o sentido e a consequência da boa relação entre o cumprimento dos compromissos assumidos com os Cidadãos, a ambição de fazer mais e melhor, e a necessária sustentabilidade financeira dos investimentos e da gestão global da CMA.
A execução do ano de 2023 deu cumprimento ao Programa de Governação da CMA para o mandato autárquico 2021/2025, que teve como matriz o Programa de Candidatura da Aliança Com Aveiro (PSD, CDS, PPM), sufragado pela maioria dos eleitores em 26 de setembro de 2021.

Contas com Saldo Positivo
O Relatório de Gestão e a Prestação de Contas da CMA 2023, assume a execução das atividades realizadas com base nas Grandes Opções do Plano (GOP) e no Orçamento de 2023, com uma execução financeira de € 59.928.369 no que respeita às GOP e de € 42.302.531 no que respeita ao Orçamento da despesa, num total de € 102.230.900 e de € 127.901.093 no que respeita ao Orçamento da receita em termos de valor cobrado líquido total.
Fazendo a análise comparativa com 2022, ao nível da despesa devemos registar um aumento global de execução de € 13.508.458 (15 %), sendo composto por um aumento de € 10.401.935 (21 %) respeitante às GOP e de € 3.106.523 (8%) respeitante ao Orçamento.
Registe-se ainda um resultado operacional positivo de € 22.101.462, e uma redução da dívida total em cerca de € 4.172.293, o que representa uma redução de cerca de 6% face ao ano transato, fixando a dívida do Universo Municipal no valor global de 62,3 M€, sendo 61,7 M€ respeitantes ao contributo do Município e 0,5 M€ às restantes entidades participadas (AM + CIM + SEL + Entidades Participadas) de acordo com os critérios de apuramento definidos no Regime Financeiro das Autarquias Locais e das Entidades Intermunicipais.
Tendo em consideração o valor da média da receita corrente líquida dos 3 exercícios anteriores, fixado em € 65.459.093 e o valor da dívida total relevante indicada € 62.252.843, foi possível alcançar no presente exercício económico um rácio de 0,95 (foi de 1,1 em 2022 e 1,25 em 2021). Esta evolução da capacidade de endividamento garante ainda uma margem disponível a utilizar em termos de Endividamento (endividamento não tomado) em cerca de € 35,9M, nomeadamente para financiar investimento.
Uma nota suplementar ainda em matéria de execução orçamental para o valor do saldo de gerência que transita para 2024, no valor de cerca de 25,5 M€ (menos 31% do que em 2022), que consolida a sua trajetória decrescente em favor da sua afetação aos objetivos de gestão que estão definidos com todo o pormenor nas Grandes Opções do Plano e Orçamento da CMA, com a plurianualidade que um planeamento destes exige.
A CMA continuou a honrar todos os seus compromissos com fornecedores de bens e serviços, a prestar serviços públicos com bom nível, e a executar projetos e obras comparticipadas e não comparticipadas pelos Fundos Comunitários do Portugal 2022, no seu último ano de execução, mantendo o devido cumprimento da Lei dos Compromissos e dos pagamentos em atraso (iniciado em abril de 2017), desenvolvendo também trabalho de preparação da conquista de Fundos Comunitários do Portugal 2030 e de continuado trabalho para conquistar fundos do PRR e de outras fontes.

Principais investimentos
Ao nível do investimento, destaque para o desenvolvimento de um relevante número de projetos, obras e inaugurações, assim como para concursos em execução de muitas operações, sendo que uma boa parte das quais é cofinanciada pelo Portugal 2020, referenciando-se aqui expressamente algumas delas:

a) Obras terminadas e inauguradas:

 i. Escolas de 1º Ciclo e Jardim de Infância de Azurva, Bonsucesso e Póvoa do Paço;

 ii. Nova Rotunda do Túnel de Esgueira da Avenida D. António Francisco dos Santos;

 iii. Qualificação da Avenida Lourenço Peixinh
iv. USF de Eixo;

v.Casa Mortuária da Oliveirinha;

b) Obras terminadas:

 i. Qualificação do Rossio, com novo Parque de Estacionamento e Centro Interpretativo do Achado e da História do Rossio (CIAHR), e da Praça General Humberto Delgado (“Pontes”);

 ii. Novo Ferryboat Elétrico “Salicórnia”;

iii. Parque Urbano de Santa Joana;

c) Obras em curso:

 i. Nova Escola de 1º Ciclo e Jardim de Infância de Nª Sra de Fátima;

 ii.Nova Escola de 1º Ciclo de Eixo;

 iii. Qualificação e ampliação da Escola de 1º Ciclo e Jardim de Infância de Barrocas, Areais e Solposto;

iv. Novo Ferryboat Elétrico

v. Remodelação profunda do Pavilhão e Piscina ex-IPDJ;

 vi.Qualificação do Centro Histórico de Esgueira;

vii. Qualificação de Habitação Social no Bairro de Santiago e nos Bairros de São Jacinto, Eirol e Quintãs;

 viii. Arranjos Urbanísticos em Cacia, Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.

Liderança Regional
Ao nível da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a CMA manteve a assunção da sua liderança, tendo entregue a presidência do Conselho Intermunicipal da CIRA ao Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, sempre trabalhando em equipa com os outros dez Municípios associados, no desenvolvimento da execução dos projetos de investimento em curso e/ou em fase projeto, de entre os quais se destaca a construção da Ponte Açude do Rio Novo do Príncipe.
Ainda na escala intermunicipal, desenvolvemos trabalho da maior relevância ao nível da Polis Litoral Ria de Aveiro, garantindo uma segunda etapa da sua vida de investimento na Ria de Aveiro, assim como na AdRA-Águas da Região de Aveiro, na Águas do Centro Litoral, na Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga, no Parque de Ciência e Inovação, na Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, entre outros.

Trabalho com o Governo
Mantivemos um intenso trabalho de pressão e de equipa com o XXIII Governo Constitucional, procurando dar resposta a muitos assuntos pendentes com a Câmara Municipal de Aveiro e com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Em síntese
Na gestão da CMA em 2023 mantivemos uma determinada aposta na sua capacitação, com mais e melhor trabalho, cumprindo o compromisso assumido com os Cidadãos, gerindo com rigor, seriedade e transparência.
Aveiro foi novamente distinguido como o melhor Município do País em 2023, num estudo realizado pela Marktest. É a terceira vez que Aveiro é o primeiro classificado, depois de ter alcançado esse feito em 2019 e em 2020.
Pelo balanço muito positivo do ano de 2023, se faz aqui nota de agradecimento a Todos os que deram contributo, Funcionários, Empresas prestadoras de bens e serviços, Entidades Públicas e Privadas, Cidadãos.

Nesta Reunião o Executivo Municipal deliberou também aprovar o Relatório e Contas 2023 da Aveiro-Expo – Parque de Exposições, EM – em liquidação.
Os processos seguem para apreciação pela Assembleia Municipal de Aveiro.

2. Relatório de Auditoria Interna 2013/2023

O Executivo Municipal tomou conhecimento do Relatório de Auditoria Interna e Financeira de análise ao período compreendido entre 2013 e 2023.

Numa fase de apreciação e votação do Relatório de Gestão e da Prestação de Contas da CMA de 2023, o décimo da responsabilidade do Presidente e da maioria da Aliança com Aveiro (PSD / CDS-PP / PPM), que governa a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) desde o dia 23 de outubro de 2013, entendemos ser este o tempo adequado para esta partilha e análise de informação sistematizada, que também se entendeu ser relevante com a utilização da informação disponibilizada pelo “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses”, que a Ordem dos Contabilistas Certificados publica há 20 anos.

O período em análise ficou bem marcado pelo processo de reestruturação financeira e organizacional, e pela chegada da CMA a um patamar de gestão de elevada qualidade, capacidade de investimento, autonomia e solidez financeira, muito diferente da péssima situação em que se encontrava em outubro de 2013.

Alguns números importantes que devem ser destacados e que evidenciam a notável evolução da CMA de 2013 até 2023, em solidez, dimensão financeira e capacidade de investimento:

1.A Receita total triplicou (de cerca de 44,1M€ em 2013 para 127,9M€ em 2023);

2.A Despesa total triplicou (de cerca de 39,9M€ em 2013 para 102,2M€ em 2023);

3. O Rácio da Dívida sobre a Receita passou de 3,42 (final de 2013) para 0,94 (final de 2023);

4. O valor do Investimento pago quintoplicou (de cerca de 7,5M€ em 2013 para 39,8M€ em 2023).

O trabalho foi realizado pela nova responsável pelo Gabinete de Auditoria Interna, Dr.ª Mafalda Sofia de Oliveira Canaveira, que após o devido processo de concurso público, iniciou funções na CMA, no dia 01 de novembro de 2023, tendo tido o acompanhamento de integração nesta sua fase inicial de trabalho, do Chefe de Divisão Administrativa e Financeira, Dr. Carlos Dias.

3. Revogação dos protocolos referentes à construção da Avenida de Santa Joana

O Executivo Municipal deliberou revogar as deliberações de Câmara de 19 de setembro de 2006 e de 19 de março de 2007 e restantes atos administrativos que deram origem aos protocolos de cedência de parcelas para a implantação da nova Avenida de Santa Joana.

O processo remonta o seu início a abril de 2002, no entanto a decisão de adjudicar a obra de construção da sobredita Avenida entre a antiga EN 109 e o Largo da Igreja de Santa Joana só foi tomada a 02 de maio de 2005, seguido da assinatura de 13 protocolos de cedência de área, nos anos de 2006 e 2007.

A 11 de agosto de 2008, a Câmara de Aveiro decidiu anular a empreitada, já que o Plano de Urbanização da Cidade de Aveiro (PUCA), que à data estava em fase de aprovação pela Assembleia Municipal, previa uma geometria de traçado diferente, que iria implicar a alteração profunda do projeto de execução da futura avenida.

Todavia verificou-se a existência de um novo documento que evidencia a existência de protocolos, assinados com os proprietários dos terrenos, sem que os mesmos tenham sido aprovados pelo Executivo Municipal, presumindo-se que possam ter sido objeto de negociação pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santa Joana, à data dos factos.

Mais recentemente a revisão do PDM, em dezembro de 2019 veio eliminar a perspetiva de criação deste traçado e dos pressupostos que levaram à aprovação e assinatura de 13 protocolos de cedência de áreas, razões pelas quais a CMA decidiu, em sede própria, revogar todos os atos administrativos respeitantes à construção da Avenida de Santa Joana, terminando definitivamente, com um longo e inconsequente processo.

4. Apoio pontual ao Clube dos Galitos – Regata Internacional: Descida da Ria

O Executivo Municipal deliberou aprovar a atribuição ao Clube dos Galitos, de um apoio pontual no montante de 2.200€, relativos à realização, da Regata Internacional: Descida da Ria – I Aveiro Classic Sprints, promovida pelo próprio clube.

A realização desta competição em Aveiro trouxe consigo a marca da criação de um evento náutico de excelência e único em Portugal, privilegiando uma zona nobre da Cidade de Aveiro, junto à Rua do Sal.

5.Câmara de Aveiro mantém presidência da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas
O Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento da reeleição do Vereador Miguel Capão Filipe, como Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, em representação da Câmara Municipal de Aveiro, na eleição dos Órgãos Sociais, que se realizou no passado dia 15 de março.

6. Protocolo de Colaboração no âmbito do Aveiro Tech City
O Executivo Municipal deliberou ratificar o Protocolo de Colaboração firmado entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto Aveiro Tech City, para manutenção e partilha dos dados relativos aos nove sensores ambientais e a duas estações meteorológicas presentes na Cidade.
O Aveiro Tech City tem como um dos seus principais objetivos utilizar a tecnologia como meio para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos, ajudando as entidades de gestão a recolher e partilhar informação sobre novas e emocionantes formas de gerir a cidade, entre as quais o ambiente, pretendendo assim transformar a cidade de Aveiro num laboratório vivo - uma plataforma de teste onde novas empresas, projetos e serviços podem ser desenvolvidos, testados e implementados.
A experiência dos últimos anos, com a implementação do projeto Aveiro STEAM City, processo liderado pela CMA, que contou com a parceria e mobilização de diversas entidades como a Universidade de Aveiro, ALTICE Labs, Instituto de Telecomunicações, INOVARIA, permitiu reforçar a importância dos processos colaborativos.
A CMA pretende assim continuar a apostar no fortalecimento e crescimento de relações institucionais que contribuam para reforçar a visibilidade e o posicionamento de Aveiro, Cidade e Região como referência nacional e internacional da Tecnologia e Inovação.

7.Câmara de Aveiro está contra a intenção da ERSUC de ampliar aterro sanitário de Eirol
O Executivo Municipal teve conhecimento do ofício enviado ao Senhor Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, onde a Câmara Municipal de Aveiro informa que é contra à continuação do funcionamento das instalações da ERSUC (TMB, Estação de Triagem, Aterro Sanitário, etc) em Eirol, após o fecho da segunda célula de aterro sanitário e que pretende que as mesmas mudem de localização para outro Município.
No âmbito da elaboração do Plano de Ação para a Estratégia de Gestão de Resíduos Urbanos (PAPERSU) da ERSUC, tem participado em reuniões técnicas e do Conselho Consultivo dessa entidade, onde em novembro de 2023 a CMA já tinha transmitido a sua posição sobre este tema à administração da empresa.
Para a CMA é tempo – ao fim de muitos anos – de começar a pensar numa nova localização para esta unidade para onde são encaminhados os resíduos urbanos da Região. Com o aterro de Taboeira, em Esgueira, aberto em 1998, e depois, desde 2012, com a Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico (UTMB) de Eirol, há mais de duas décadas que os resíduos de vários municípios da Região são dirigidos para Aveiro. Uma vez esgotada a capacidade da UTMB e seu aterro sanitário de apoio, o destino dos resíduos deverá passar a ser outro.

No PAPERSU da ERSUC submetido a aprovação da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, do qual tivemos conhecimento por email da ERSUC datado de 21 de novembro de 2023, consta a intenção da ERSUC de, até junho de 2028, expandir o aterro sanitário em Aveiro até uma capacidade de 1.200.000 toneladas. Esta terceira célula terá uma longevidade estimada de 12 anos.
Com este PAPERSU da ERSUC vão ser investidos milhões de euros no alargamento destas instalações em Aveiro, nomeadamente com a criação de uma terceira célula de aterro sanitário, alargamento da Estação de Triagem e alargamento das linhas dedicadas de tratamento de biorresíduos recolhidos seletivamente, bem como a frota da ERSUC de viaturas de recolha seletiva vai aumentar significativamente, com impactos negativos muito fortes para a população aveirense que, assim, teria o fardo de suportar durante um total de 42 anos o tratamento dos resíduos urbanos da Região.
A Câmara Municipal de Aveiro irá continuar o seu trabalho de luta contra esta intenção da ERSUC, posição que decidiu transmitir ao Senhor Ministro e ao Ministério do Ambiente.

8.Plano de Ação para a Estratégia de Gestão de Resíduos Urbanos do Município de Aveiro
O Executivo Municipal deliberou aprovar o Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Urbanos do Município de Aveiro, que inclui 17 medidas associadas à prevenção da produção de resíduos, à promoção da separação na origem e à valorização dos resíduos produzidos, totalizando investimentos até 2030 na ordem dos 8,7 M€.
Para poder obter elegibilidade na comparticipação financeira da União Europeia, o PAPERSU do Município de Aveiro identifica, desde já os projetos e os investimentos que deseja realizar até 2030 na área da gestão dos resíduos urbanos, no âmbito das competências atribuídas à Câmara Municipal de Aveiro.
Nos investimentos previstos o destaque vai para a construção de mais dois Ecocentros Municipais, a que se juntarão 11 Ecocentros de Proximidade e a aquisição de duas viaturas para recolha seletiva de biorresíduos e implementação do sistema PAYT/RAYT.
O PAPERSU elaborado pela Câmara Municipal de Aveiro também foca a sua ação para o aumento da rede de recolha seletiva de óleo alimentar usado e roupa usada e da frequência de recolha seletiva de monos e resíduos verdes, bem como o investimento em campanhas de sensibilização e educação ambiental diversificadas, incluindo de combate ao desperdício alimentar. O aumento da compostagem doméstica e ampliação da recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos no canal HORECA e para a população em geral (com recurso a contentores de uso coletivo com controlo de acessos e a recolha porta-a-porta em moradias), assim como o estudo e implementação de um sistema PAYT/RAYT, são outras das medidas em destaque no documento agora aprovado.

Mais e Melhor Ambiente: As metas europeias que temos de cumprir
De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) visa dar continuidade à aplicação da política nacional de resíduos, orientando os agentes envolvidos para a implementação de ações que permitam ao País estar alinhado com as políticas e orientações comunitárias, contribuir para o aumento da prevenção, reciclagem e outras formas de valorização dos resíduos urbanos, com a consequente redução de consumo de matérias-primas naturais de recurso limitado.
Este Plano foca-se na prevenção da produção de resíduos e na recolha seletiva, tendo particular atenção às novas frações: resíduos têxteis, resíduos perigosos e biorresíduos, dando ainda relevância à promoção do uso dos materiais provenientes de resíduos (combustível derivado de resíduos, composto, recicláveis recuperados, biogás e cinzas/escórias).
As Metas Ambientais Europeias a que Portugal está sujeito para os anos de 2030 e 2035 são muito exigentes, o que irá impor alterações profundas aos hábitos de consumo e rotinas da população na gestão e valorização dos resíduos. Estas metas ambientais definem que, até 2035, a quantidade de resíduos urbanos depositados em aterro não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos, e que as metas da reutilização e reciclagem definidas implicam atingir 60% até 2030, e 65% até 2035, face ao total de resíduos urbanos existentes.
Em 2022, no nosso país, 55% dos resíduos foram depositados em aterro e a meta de reutilização e reciclagem não foi além dos 33%. Estes números mostram a necessidade de reforço das políticas nesta área.

Período de audição pública muito participado em Aveiro
Para registo fica o balanço muito positivo do período de participação pública, que decorreu entre 13 e 24 de março de 2024, totalizando, em apenas 12 dias, 61 respostas.
Trata-se de um número anormalmente alto quando comparado com a participação pública para o mesmo Plano no quadro inter-regional (Aveiro e Coimbra), liderado pela ERSUC, que em igual período recebeu somente 18 respostas.
Para a CMA o contributo dos nossos Concidadãos é fundamental para o sucesso da estratégia e das medidas/ações a implementar com o desafio de alterar hábitos da população.
O PAPERSU vai ser agora submetido à aprovação da ERSAR e da CCDR-Centro, tal como previsto na legislação em vigor.

9. Atualização das rendas das Habitações Sociais da Câmara de Aveiro para 2024
O Executivo Municipal deliberou atualizar as rendas das habitações sociais propriedade da Câmara Municipal de Aveiro, em conformidade com a Lei do País e o Regulamento Municipal, aplicando o coeficiente de 1,06 para o ano de 2024, o que significa um aumento médio de 19,41€. As rendas mínimas vão fixar-se em 25,46€ (5% do Indexante de Apoios Sociais para 2024).

10.Fundo de Apoio a Famílias atribui apoios a mais cinco famílias e xxx Cidadãos

O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais duas famílias residentes em Aveiro, correspondendo a mais 14 Cidadãos ajudados, no valor global de 4.000€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.

Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2024 uma verba total orçamentada de 150.000€.

11.  Manutenção do espaço BICIBOX na Estação da CP
No quadro da ativação, em novembro de 2023, do novo espaço BICIBOX Aveiro – estacionamento de longa duração para bicicletas, projeto vencedor do Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD 2020), em funcionamento, na Loja 9 da Estação da CP, o Executivo Municipal deliberou aprovar o Contrato de Subconcessão do espaço por três anos, com o valor de 123€ / mês.
A BICIBOX tem capacidade para estacionar 24 bicicletas em total segurança, através de um sistema de controlo de acesso via APP (aplicação móvel) e permite ainda utilizar uma mini oficina equipada com as ferramentas essenciais à reparação e manutenção de uma bicicleta.
A instalação do projeto BICIBOX Aveiro na Estação da CP foi uma decisão estratégica e tem como objetivo primordial, reforçar a oferta em locais de intermodalidade de transportes públicos, nomeadamente tendo em conta a localização próxima de um parque de estacionamento automóvel gratuito e o Terminal Rodoviário.
O processo segue para deliberação em sede de Assembleia Municipal.

12.Protocolo de Utilização e Gestão do Pavilhão Municipal Mariana Lopes com o Alavarium

O Executivo Municipal deliberou ratificar o Protocolo de Utilização e Gestão do Pavilhão Mariana Lopes, que define os termos da cedência de utilização e gestão da infraestrutura por parte da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) ao Alavarium Andebol Clube

A CMA, enquanto detentora da cedência de utilização do referido Pavilhão, entrega assim, a título gratuito, as instalações – agora totalmente requalificadas – ao Alavarium para o desenvolvimento do ensino da modalidade e da prática de competição de andebol, com particular ênfase para o andebol feminino.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Silves | PRIMEIRO DIA DA XXVI FEIRA DO FOLAR ADIADO PARA SÁBADO

 Devido às condições climatéricas atuais, o Município de Silves informa que o início da XXVI FEIRA DO FOLAR, em São Marcos da Serra, será adiado para as 11h00 de Sábado, dia 30 de março de 2024.
 
Prevê-se que as condições climatéricas sentidas hoje se mantenham até ao final do dia de amanhã, o que obriga ao adiamento, por um dia, da inauguração da XXVI Feira do Folar, para que sejam garantidas as condições de segurança do evento.
 
Deste modo, a XXVI FEIRA DO FOLAR DE SÃO MARCOS DA SERRA irá abrir o seu recinto a todos os visitantes pelas 11h00 do dia 30 de março (sábado), realizando a cerimónia protocolar de inauguração do evento pelas 14h00.
 
Aguardamos a vossa visita!

Silves | JAZZ NAS ADEGAS COM THE NEW ORLEANS JAZZBAND NA QUINTA JOÃO CLARA  

 
Nos dias 05 e 06 de abril, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente, decorrerão duas sessões da 7.ª edição do Jazz nas Adegas, promovida pelo Município de Silves, na Quinta João Clara, em Alcantarilha.
“The New Orleans Jazzband” foi formada em 1998 por um grupo de músicos de jazz internacionais, todos residentes no Algarve.
Com músicos da Inglaterra, Holanda, Escócia, Irlanda e Portugal, rapidamente se estabeleceram como o primeiro grupo a tocar jazz estilo Dixieland e Nova Orleans das décadas de 1920, 30 e 40 na região.

Conheça as últimas 6 sessões da 7.ª Edição de Jazz nas Adegas:
 
19.abr.24 21h00 | 20.abr.24 21h00
Anfitrião: Barranco Longo
Formação Artística: Comfort Trio
 
10.mai.24 21h00 | 11.mai.24 17h00
Anfitrião: Paxá Wines
Formação Artística: Lu – Fuki Trio
 
24.mai.24 21h00 | 25.mai.24 17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso
Formação Artística: The Invisible Tuba
 
Os ingressos têm um custo associado de 20 euros (inclui, para além do concerto, prova de 3 vinhos do produtor, degustação de 3 tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), os bilhetes encontram-se à venda na plataforma BOL e nos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy.
O evento destina-se a maiores de 18 anos e conta com a parceria do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
O telefone 282 440 800 (ext. 2743) e o endereço de correio eletrónico turismo@cm-silves.pt são os contactos do sector de Turismo do Município de Silves para o fornecimento de informações adicionais sobre o evento.
Esperamos por si!