Domingo dia 19, à tarde, o Rei Trampas, naturalmente acompanhado pela bela Rainha Liberdade, chegam à Figueira da Foz para mais uma real aparição aos súbditos deste reinado conhecido e aqui e além mar pelo digníssimo nome de Figueira da Foz, à beira mar plantado.
O cortejo real inicia-se junto da Estação da CP, pelas 15h00, e rumará ao centro da Vila de Buarcos, distribuindo alegria e boa disposição numa altura em que o mundo mostra preocupação com as notícias de uma recente cerimónia de coroação do outro lado do Atlântico.
A receber Suas Altezas Reais, três grupos bem dispostos mostram que “a vida são dois dias e o Carnaval três”.
Na Estação da CP o Rei Trampas e Rainha Liberdade são euforicamente recebidos pela Escola de Samba Unidos do Mato Grosso. Já em frente à Câmara Municipal a animação é da Escola de Samba Novo Império. No Grupo Caras Direitas, em Buarcos, a Escola de Samba A Rainha abre tempo para os discursos do Rei e da Rainha, que do alto da varanda da associação irão deixar palavras ao povo.
Nem tudo é um mar de rosas, ou não fosse o tema dos reis, no corso carnavalesco deste ano, «Rei Trampas e Rainha Liberdade, casados um contra o outro».
O Rei, dono e senhor das suas vontades, irá tentar reinar com mão dura. Contudo, terá forte oposição da Rainha Liberdade, acérrima defensora da Liberdade e igualdade entre os povos.
Esta será a trama, a história contada no Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz pelo Rei Carlos Queiroz, um folião que encarnará a personagem com grande alegria, e pela Rainha Romana, cantora com um percurso artístico muito ligado aos valores que se pretendem para uma sociedade mais justa.
Os três desfiles de Carnaval de 26, 27 (noturno) e 28 de Fevereiro são uma organização da Associação do Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz.