quinta-feira, 1 de agosto de 2019

AVISO À POPULAÇÃO: PERIGO DE INCÊNDIO RURAL

Resultado de imagem para AVISO À POPULAÇÃO  PERIGO DE INCÊNDIO RURAL
1. SITUAÇÃO
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se a manutenção de condições meteorológicas propícias ao risco de incêndio, motivados pelos valores baixos de humidade relativa e da intensidade do vento, sendo de destacar, até 5 de agosto, os seguintes aspetos:

Vento: previsão de vento moderado (20-40km/h), de NW temporariamente durante o período da tarde, com rajadas (até 40km/h) em particular no litoral oeste e terras altas.
Humidade: Humidade relativa do ar (HRA) no interior do país (<20 a 30%), com fraca recuperação noturna na faixa do interior Norte e Centro e no sotavento algarvio.

Prevê-se que os índices de risco de incêndio se mantenham muito elevados até dia 5 de agosto, em especial nas regiões do interior e do Algarve, com agravamento previsto para domingo (03 Agosto) em Trás-os-Montes.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável:
A manutenção dos índices muito elevados de risco de incêndio, nas regiões do interior e do Algarve, e com possibilidade de agravamento para Trás-os-Montes.


3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção e Civil recorda que para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja MUITO ELEVADO ou MÁXIMO, não é permitido:

• A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa;
• O uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
• O lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;
• Fumigar ou desinfetar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.


Évora | Em reunião pública de 31 de Julho de 2019: Câmara de Évora aprovou voto de pesar pelo falecimento do seu Vice-Presidente

Um voto de pesar pelo recente falecimento do Vice-Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Évora, João Rodrigues, foi proposto pelo Presidente, Carlos Pinto de Sá, e aprovado por unanimidade. Foi ainda cumprido um minuto de silêncio, proposto pelo Vereador António Costa da Silva (PSD).

O voto apresenta o seu percurso biográfico, salientando a sua “relevante actividade e participação política, social e cívica antes e depois da Revolução de Abril” e o desempenho de “vários cargos no movimento associativo e autárquico a nível local, regional e nacional”. Foi também destacado por todos o espírito incansável de trabalho do autarca, eleito pela CDU, a fidelidade aos seus ideais e a cordialidade sempre manifestada no trato com os outros.

Nesta reunião, tomou posse o novo Vereador, Alexandre Varela, o nome seguinte da lista da CDU, que até agora tinha ocupado o cargo de Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação. O Executivo deu as boas vindas ao novo eleito, expressando-lhe votos de sucesso e felicidade e mostrando igualmente disponibilidade para o trabalho conjunto, em prol da população e do Município.

Por seu turno, o Vereador Alexandre Varela agradeceu a todos, manifestando sentir-se honrado por assumir estas funções e recordou a verticalidade e forma de trabalhar de João Rodrigues como exemplo a seguir na vida e na conduta política.

Tomaram posse como membros do novo Conselho Municipal de Segurança de Évora os Presidentes das Freguesias de Nª Sª de Machede, Graça do Divor, Canaviais e União de Freguesias de S. Sebastião da Giesteira e Nª Sª da Boa-Fé.

No período antes da ordem do dia, O Presidente do Município deu ainda conta de uma reunião da Comissão Executiva que está realizar o trabalho de preparação de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027 e dos próximos passos a concretizar. O Vereador Eduardo Luciano propôs uma saudação ao Eborae Mvsica e ao seu Coro Polifónico - que venceu recentemente o Concurso de Canto do VIII Festival Internacional de Coros e Orquestra de Florença (Itália) e obteve mais dois prémios – saudação que foi subscrita por todo o Executivo.

Anunciou também a inauguração da iluminação cénica do Aqueduto da Água da Prata, já no dia 6 de Agosto, e a participação na apresentação pública do Programa REVIVE, que abre o património ao investimento privado para o desenvolvimento de projetos turísticos, através da concessão da sua exploração por concurso público. O Convento Novo, em Évora, pertença da Segurança Social, está incluído neste programa. O autarca prestou ainda explicações sobre a resposta dada aos munícipes que reclamaram da presença massiva de garças-boieiras (carraceiros) numa zona da cidade, prejudicando moradores e a flora. A Câmara notificou os proprietários dos terrenos para a sua limpeza, tendo agora estes de solicitar a obtenção de licença junto do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para a referida intervenção.

De entre os diversos assuntos trazidos à reunião pelos Vereadores, salienta-se a saudação pela realização em Évora do Campeonato de Xadrez e felicitação à equipa vencedora, oriunda de Montemor-o-Novo, por parte do Vereador António Costa da Silva (PSD). A Vereadora Elsa Teigão (PS) também felicitou a Universidade de Évora pela decisão de integrar o Consórcio de Escolas de Ciências Agrárias do Centro UNESCO para formar cientistas de Países de Língua Portuguesa e a saudou a recente decisão do Governo referente ao novo Hospital Central do Alentejo.

Nesta reunião, foi aprovado um conjunto de deliberações respeitantes a diversos serviços camarários, destacando-se, na área do Ordenamento e Reabilitação Urbana, a aprovação por unanimidade do Projecto de Execução da Requalificação do Sistema de Tratamento de Águas das Piscinas Municipais de Évora.

Foi também aceite por unanimidade - e expresso o agradecimento público camarário - a doação à autarquia de dois conjuntos de rolos de antigas máquinas de impressão, pela Sociedade Instrutiva Regional Eborense – Gráfica Eborense; e doação pela empresa SOMEFE – Sociedade de Metais e Fundição, de materiais para jogo de mobilidade sustentável “Serpente Papa Léguas”.

Celorico Beira | Caminhada Noturna com Lanterna


A Câmara Municipal de Celorico Beira vai levar a efeito, no próximo dia 10 de agosto, no âmbito do “Passaporte Caminhadas por Vales e Serras”, uma caminhada noturna, com saída do Posto de Turismo de Celorico da Beira, pelas 21H00.

Os caminhantes são desafiados a percorrer um itinerário circular - Posto de Turismo de Celorico da Beira, Centro Histórico, Ponte da Lavandeira, Ponte Nova e Posto de Turismo de Celorico da Beira - com cerca de 12 Km e, com um grau de dificuldade média/baixa.
A participação na caminhada é gratuita e, carece de inscrição prévia:
online : https://valeseserras.wordpress.com; telefone 271747400
Esta iniciativa é uma das 12 caminhadas programadas pela Câmara Municipal de Celorico da Beira, para o ano de 2019, no âmbito do projeto “Passaporte Caminhadas por Vales e Serras”, o qual teve na sua génese como objetivo, incentivar a prática da atividade física e, simultaneamente, promover e valorizar o património cultural e natural do concelho.
Aventure-se. Esperamos por si!


Eventos | As visitas encenadas regressaram ao centro histórico de Celorico da Beira, nos próximos dias 3,17,24 e 31 de agosto


Sob a orientação de figuras relevantes de episódios ou acontecimentos da história da vila e/ou concelho de Celorico da Beira – interpretadas por artistas da Associação Hereditas (Guarda) – as pessoas interessadas, nomeadamente os turistas visitantes, são conduzidos ao centro histórico, numa viagem ao passado, às estórias, às figuras, ao património, às artes e ofícios e aos acontecimentos que fizeram a história deste burgo.
Com saída do Posto de Turismo, junto aos Paços do Concelho. as visitas têm início marcado para as 21H00.
Estas iniciativas de animação e revitalização do centro histórico de Celorico da Beira enquadram-se no âmbito do Projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela, implementado pela CIM BSE – Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, em parceria com a AMCB – Associação de Municípios da Cova da Beira – e o Município de Celorico da Beira, conta com o apoio financeiro da União Europeia, através dos Programas CENTRO 2020 e PORTUGAL 2020.
Em agosto, reserve uma noite de sábado (3, 17, 24 ou 31), e parta à descoberta do centro histórico de Celorico da Beira, sob uma nova perspetiva.
Não deixe escapar esta oportunidade!

Desporto | Festival Internacional e da Liga Nacional de Parapente


A Aldeia Histórica de Linhares da Beira vai receber, entre os dias 15 a 18 de agosto, o Festival Internacional e da Liga Nacional de Parapente, edição 2019.

Estão abertas as inscrições para participar neste evento desportivo, organizado pelo Clube de Voo Livre Vertical e a Escola Aventura de Linhares da Beira, em colaboração, com a Câmara Municipal de Celorico da Beira e da Junta de Freguesia de Linhares da Beira.

O Festival Internacional e da Liga Nacional de Parapente, edição 2019, contempla 3 vertentes: a competição A (para profissionais); a competição B (iniciação à competição) e o Lazer, sendo que a competição A, vai contar para a Liga Nacional de Parapente.
À semelhança do ano anterior, os participantes serão agraciados com um jantar convívio no último dia (18 agosto), tendo lugar em seguida, a entrega de prémios aos classificados.

Fruto das boas condições que esta freguesia, localizada a 820 m de altitude a noroeste da Serra da Estrela, oferece para a prática de excelência, do parapente e dos desportos de montanha, Linhares da Beira - “Catedral do Parapente” – tem vindo a atrair cada vez mais participantes, nacionais e estrangeiros, durante todo o ano e, em especial no verão, transformando esta Aldeia Histórica e de montanha, num autêntico postal ilustrado e multicolorido.

Inspire-se em Linhares da Beira e venha respirar aventura, sol, serra, ar puro e liberdade.

Aventure-se. Esperamos por si!


Pampilhosa da Serra | Hastear da Bandeira anuncia início das festas do concelho




Realizou-se, há instantes, o hastear da Bandeira do Município de Pampilhosa da Serra, tradição centenária que marca o início das Festas do Concelho, a decorrer ao longo do mês de agosto na vila de Pampilhosa da Serra. 

Na cerimónia estiveram presentes o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa, Jorge Custódio, a Sra. Vereadora Alexandra Tomé, aos quais se juntaram algumas das crianças e jovens que participam no programa de férias "A'gosto". 

O ato simbólico, marcado por uma bonita coreografia e a habitual boa disposição, decorreu na Praça do Regionalismo, local onde se realizará a XXII Feira de Artesanato e Gastronomia, de 14 a 17 de agosto. Para além do referido evento, o festival Seaside Sunset Sessions (de 17 a 25 de agosto) e as “Noites de Verão” (de 5 a 8 de agosto e nos 19 e 22 do mesmo mês), completam o leque de iniciativas a decorrer na Vila de Pampilhosa da Serra ao longo do mês de agosto.

Religião | Milagres da fidelidade católica sob a bota comunista

Wang Jie é um diácono católico da Igreja clandestina chinesa, nascido numa região de maioria pagã. Ele conta que sua mãe adoeceu e os hospitais não conseguiam curá-la. A família, atraída por uma cruz, acabou batendo à porta de uma igreja católica, onde pediram auxílio a uma freira, sob cujos cuidados a mãe não tardou a se restabelecer. A religiosa falou para eles da fé, ​​e todos pediram o batismo. Seus pais ofereceram uma dependência da casa para servir de seminário clandestino, que nela funcionou durante uma década. É através dos sacerdotes que os católicos se conhecem, pois colocam as famílias em contato umas com as outras, e Wang decidiu estudar para o sacerdócio. “Nós ligamos e informamos que um ‘amigo’ está vindo para jantar. Isso significa que o padre virá celebrar a Missa. Não podemos falar explicitamente, porque os comunistas podem estar nos ouvindo”, disse o sacerdote. 

Ele vive sob permanente risco de prisão, mas se consola com as palavras de Tertuliano: “O sangue dos mártires é semente de novos cristãos”. Nos locais de controle, “seguro o meu passaporte nas mãos, começo a rezar à Virgem Maria: Minha mãe, ajudai-me. Minha mãe, ajudai-me’. E tudo sempre vai bem, Deus sempre me ajuda”. Os católicos “vivem a fé graças ao Terço, à Virgem Maria, mantêm sua fé graças a Ela”.

ABIM

Eventos | 6º FESTIVAL GERAÇÕES VOLTA A REALIZAR-SE NO LARGO DO CONDE EM CASTELO DE PAIVA


Festival da Francesinha e Festa da Rádio vão animar o certame

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, vai promover nos dias 16, 17 e 18 de Agosto, o VI Festival Gerações, a ter lugar no centro da vila, no amplo espaço doLargo do Conde, contemplando também, uma vez mais, o Festival da Francesinha, num programa atractivo repleto de muita animação e actividades lúdicas.

Trata-se de uma aposta forte e inovadora num fim de semana repleto de festa, música, dança, magia e cor, que pretende atrair toda a população com especial destaque para a Juventude e para os Emigrantes que, neste período do ano, começam a chegar a Portugal para passar uns dias com as famílias e a sua gente na terra natal.

Esta sexta edição do Festival Gerações engloba o Festival da Francesinha, a Festa da Juventude em três dias de festa total, e considerando a relevância que se pretende dar a este evento no concelho, que em Castelo de Paiva tem já um impacto significativo junto da população jovem e emigrante, sendo que, a autarquia paivense espera com grande expectativa que a iniciativa volte a ser um grande sucesso e possa atrair muitos visitantes para três dias de grande animação e confraternização.

Na sexta feira, o primeiro dia do festival, dedicado ao Festival da Francesinha, um evento complementado com uma noite de arromba, com especial destaque para um espectáculo de musica rock com “ O Bom, o Mau e o Azevedo “ e os Zebra Libra às 23 h, para além de música ao vivo com Herber Neri pela noite fora, que actuará todas as noites do certame. 

Já no dia de Sábado, depois da abertura dos restaurantes, o dia está destinado à diversão com a instalação de insufláveis, para além de um Torneio de Matrecos, assim como uma demonstração de artesanato, experiencias de bicicletas, realizando-se uma exibição do Zumba Color às 16 horas, seguindo –se um momento comédia musical com Nuno Flores&Amigos, terminando a programação com o concerto rock com os Rusted Sun.

No Domingo, o dia é dedicado à Festa da Rádio Paivense e do Emigrante, e a musica popular portuguesa vai estar em evidência com a participação de vários artistas convidados, orientando para um grande e animado convívio, com muita musica para dançar, completando-se três dias de diversão e uma boa oportunidade para participar em festas temáticas que cativam para a uma saudável convivialidade, num fim de semana que se perspectiva memorável.

Carlos Oliveira


México | NIKON REVELA EL NUEVO NIKKOR Z 85mm F/1.8S

UN LENTE DE RETRATO RÁPIDO Y HALAGADOR PARA LOS CREADORES DE SERIE Z
El NIKKOR Z 85mm f/1.8 S logra un bokeh natural maravilloso, y una claridad borde a borde espectacular para retratos nítidos y videos dramáticos.El día de hoy, Nikon Inc. anunció el lanzamiento del lente NIKKOR Z 85mm f/1.8 S, agregando un prime rápido con una clásica distancia focal de un telefoto mediano a la familia de las cámaras full frame de la Serie Z. Ideal para fotografía de moda, fotografía de bodas / eventos y tomas de video ajustadas, el NIKKOR Z 85mm f/1.8 S está diseñado para tomar ventaja de la anchura, brillo y rapidez de la montura Z. Esta nueva adición a la Línea-S entrega una nitidez excepcional a todas las esquinas del cuadro, incluso a f/1.8, además de integrar la última tecnología óptica de NIKKOR para una capacidad de renderización sobresaliente. Los fotógrafos y videógrafos de la Serie Z de Nikon que quieran tomar una extraordinaria claridad en los ojos de un sujeto o que necesiten una profundidad de campo corta o un bokeh natural encontrarán el NIKKOR Z 85mm f/1.8 S una adición bienvenida a su kit.
“El lente NIKKOR Z 85mm f/1.8 S es tan nítido, sin embargo el blur del fondo es tan natural; el detalle tan increíble capturado con este lente no es nada menos que llamativo” dijo Julio Meneses, Director de Ventas y Mercadotecnia de Nikon México. “Para fotógrafos de moda, de retrato, bodas y todo tipo de videógrafos, ahora es el momento de descubrir porqué el nuevo NIKKOR Z 85mm f/1.8 S se convertirá en un bien indispensable para esos creativos que conocen el desempeño sobresaliente de la Serie Z de Nikon.”
NIKKOR Z 85mm f/1.8 S
Con la llegada del nuevo 85mm f/1.8 S, los fotógrafos y videógrafos de la Serie Z de Nikon ahora tienen una opción natural para la montura Z que captura increíbles retratos, moda, eventos, capturas cercanas de entrevistas o imágenes de B-Roll que aumenten énfasis a cualquier escena. Este es además, el último lente en unirse a la línea de la serie NIKKOR-S, que representa el pináculo en la superioridad óptica y en construcción.

La apertura máxima rápida de f/1.8 del NIKKOR Z 85mm permite a los usuarios capturar con confianza en situaciones de poca luz y capturar maravillosas tomas con profundidad de campo para aumentar dimensionalidad y carácter a imágenes de alta resolución y video 4k por igual. Tiene un diafragma que consiste en 9 hojas redondas, que producen un bokeh natural que gentilmente llevan el ojo del espectador al sujeto en el cuadro. Con el lanzamiento del Firmware 2.0 y el autofoco para detección de ojos, las cámaras de la Serie Z y los lentes NIKKOR Z ofrecen control y capacidad al capturar increíbles retratos y fotos como ninguna otra.
Este lente utiliza un nuevo diseño óptico de 12 elementos en 8 grupos y cuenta con la tecnología líder en el mercado que es de esperarse de un lente NIKKOR. Dos elementos de dispersión extra baja ayudan a asegurar una aberración mínima, mientras la cubierta de nano cristal patentada por Nikon ofrece un control superior de los efectos fantasmas. Adicional, el sistema de multi foco ofrece una resolución superior a distancias focales mínimas. Estas características de vanguardia están protegidas de los elementos por la resistencia al polvo y agua de Nikon.
Al igual que todos los lentes de la línea S NIKKOR Z, el NIKKOR Z 85mm f/1.8 S está creado para atender las necesidades de los videógrafos al igual que de los fotógrafos. El lente cuenta con motores ultra silenciosos, mínima respiración de foco, un anillo personalizable para ajustes suaves de apertura o compensación de exposición, y una compatibilidad perfecta con el VR de 5 ejes dentro del cuerpo de las cámaras full-frame sin espejo de la Nikon Z 6 y Z 7.
NIKKOR Z S-Line
El NIKKOR Z 85mm f/1.8 S se une a la increíble “Línea S” de lentes NIKKOR. Diseñado en conjunto al revolucionario sistema de la montura Z de Nikon, los lentes de la línea S ofrecen una resolución superior, una ejecución prístina del bokeh, reproducción de los puntos de las imágenes excepcional, mejor desempeño en la grabación de video y una inigualable nitidez borde a borde, incluso cuando se tira al máximo de apertura.

Nacido de la herencia de una excelente óptica Nikon, la Línea S se posiciona en la punta de la innovación en tecnología de imagen y representa el nuevo potencial de la expresión de la imagen.
Precio y Disponibilidad
El NIKKOR Z 85mm f/1.8 S estará disponible en septiembre 2019. Para más información en los últimos productos de Nikon, incluyendo el nuevo NIKKOR Z 85, f/1.8S y el sistema completo de montura Z, ingresa a www.nikon.com.mx 

México | Consejos Para Ahorrar Internet, Batería Y Memoria En El Móvil

Durante los meses de verano se utilizan mucho los dispositivos móviles, ya que es el momento de viajar, estar fuera y conocer nuevos lugares. Por lo tanto, gastamos mucha más batería, el Internet nos dura menos y la memoria del móvil se nos acaba llenando muy rápido.
Por todos estos motivos, se han elaborado una serie de consejos que podemos poner en práctica durante este verano:
¿Cómo ahorrar datos móviles?
Son múltiples las opciones que tenemos para hacer que nuestros datos nos duren el mes entero.
Es recomendable no tener constantemente encendida la opción de Internet, ya que en muchas ocasiones pensamos que estamos conectados a una red wifi pero esta ha podido fallar y estamos haciendo uso de los datos sin darnos cuenta.
Debemos evitar reproducir música o vídeos si estamos haciendo uso de nuestro Internet. Si es de vital importancia ver el vídeo, podemos reducir su calidad para no acabar con nuestros megas.
Además, si somos previsores mucho mejor. Esto significa que si vamos a querer consumir contenidos de este tipo, lo mejor es traerlos descargados en el dispositivo.
También, podemos aprovechar los momentos en los que tengamos wifi para descargar o enviar vídeos o imágenes.
¿Cómo alargar la duración de la batería?
A día de hoy, ya no es tan fácil cambiar la batería a nuestro dispositivo si esta se estropea. Esto es así porque la mayoría de móviles tienen la batería integrada y es necesario que la cambie el fabricante o una tienda especializada. Por ello, lo mejor es cuidarla bien.
Lo aconsejable es utilizar el cargador que viene con el móvil porque si no es probable que este tarde más en cargarse y la batería y el cargador se dañen.
Además, no debemos dejar que la batería se agote del todo ni que el dispositivo se cargue hasta el 100%. También, es recomendable tener desactivadas las funciones de Bluetooth o ubicación si no vamos a hacer uso de ellas. Además, tener el modo vibración activado consume batería. Por lo tanto, es mejor poner el móvil en silencio si necesitamos que este no haga ruido.
Otro factor que influye en la batería es la temperatura. Hay que evitar el calor y el frío extremos.
¿Cómo liberar espacio de memoria?
Son múltiples las opciones que tenemos al alcance de la mano para no tener el móvil siempre lleno y sin espacio.
Lo primero que debemos hacer es deshacernos de aplicaciones que no utilizamos. Es muy común que ni sepamos cuándo las instalamos ni cuál es su funcionalidad. Además, podemos eliminar las aplicaciones preinstaladas, ya que es muy probable que estas no las usemos nunca.
También, es una buena opción descargar las fotografías que vayamos haciendo en el ordenador. Además, podemos aprovechar para clasificarlas y eliminar todas aquellas que no nos gusten.
También, podemos almacenar todo nuestro contenido en la nube. De esta manera podremos guardar lo que queramos pero nuestro móvil no se quedará sin espacio. Por ejemplo, podemos hacer uso de Google Fotos para almacenar imágenes y vídeos o Google Drive para cualquier tipo de contenido.
Por último, es recomendable borrar la caché y las cookies. De esta manera evitaremos almacenar información que hace ocupar espacio en nuestro dispositivo.
Si seguimos todos estos consejos podremos estar tranquilos, ya que tendremos disponible nuestro dispositivo siempre que queramos. Por ello, es un buen momento para recordar que se puede hacer uso de la app Yudonpay. Esta permite tener agregadas infinidad de tarjetas de clubs de lealtad, acumular puntos y ahorrar dinero. Está disponible en Reino Unido, México y España. Podremos hacer uso de ella incluso sin conexión a Internet.
La podemos utilizar a la hora de reservar nuestros viajes y nos puede servir de mucha utilidad, ya que ahorraremos al acumular puntos en la reserva de nuestros vuelos y hoteles. Llevar todas las tarjetas en el móvil es una opción gracias a esta app.


México | Como La Tecnología Inteligente Está Transformando El Mundo Industrial


por Yesica Flores

Ya sea que se le llame Industria 4.0, Internet Industrial de las Cosas (IIoT) o Manufactura Inteligente, el poder de la tecnología se está haciendo sentir en todo el mundo industrial y está cambiando fundamentalmente las cadenas de valor y los métodos de producción. De hecho, es tan grande el cambio que el Instituto de Transformación Digital de Capgemini predice que las fábricas inteligentes podrían agregar hasta $1.5 mil millones de dólares a la producción general del sector industrial en los próximos cinco años. Esto se debe al efecto de implementación de la tecnología inteligente que permite a las fábricas producir más, en menor tiempo, con mayor calidad y al mismo tiempo, reducir los costos. Según Capgemini, algunas industrias pueden casi duplicar su beneficio y margen operativo.
¿Qué significa “inteligente”?
El Instituto Nacional de Estándares y Tecnología (NIST, por sus siglas en inglés) define este nuevo panorama como “sistemas de fabricación totalmente integrados y colaborativos que responden en tiempo real para satisfacer las demandas y condiciones cambiantes en la fábrica, en la red de suministro y en las necesidades de los clientes”. Conectado es otra forma de decir integrado y colaborativo. Aquí es donde el proceso de producción se beneficia de un efecto multiplicador a medida que las tecnologías de operación e información logran fuerza combinada y mejoran la eficiencia en todos los niveles.
Los sistemas de manufactura están aprovechando toda la gama de tecnologías nuevas y emergentes. La Internet es la base, uniendo equipos, sensores, herramientas analíticas y personas en formas cada vez más complejas e ingeniosas. Big Data, robótica, aprendizaje de máquina, inteligencia artificial, realidad virtual y aumentada, impresión 3D, análisis predictivo. Todas estas cosas y más están convergiendo, y con el mayor nivel de control y supervisión que brindan, ahora podemos crear un “gemelo digital” de todo un sistema de producción y así, optimizar el rendimiento empresarial al crear un perfil en tiempo real de un objeto o proceso físico.
Los beneficios de construir y operar una planta inteligente van más allá de la simple producción de bienes. Abarcan la planificación, la logística de la cadena de suministro y todos los aspectos del desarrollo de producto y la innovación. Las empresas que no adoptan las prácticas y las tecnologías de fabricación inteligentes corren el riesgo de quedarse atrás, por lo que estamos viendo un número creciente de plantas en todo el mundo que ejemplifican las ventajas de la fabricación inteligente. Entonces, ¿qué aspecto tienen las plantas del futuro?
Una planta inteligente ilumina los beneficios de la cuarta revolución industrial. Eso significa que ha implementado tecnologías inteligentes de manera integral, al tiempo que mantiene a las personas y a la sostenibilidad en el centro de la innovación. Entre estos modelos se encuentra la planta inteligente en Monterrey, Nuevo León de Schneider Electric, con dominios EcoStruxure, plataforma interoperable de IIoT.
Las plantas inteligentes son ejemplo de potencia y automatización convergentes. Basándose en el uso de tecnología, estos modelos utilizan una amplia gama de herramientas digitales para mejorar y controlar las operaciones. Tan pronto como entras a uno de esos sitios, experimentas el futuro de la fabricación. Por ejemplo, los mini centros de datos almacenan información crítica del sitio localmente, lo que permite un mayor acceso y control de seguridad; o los sensores monitorean la maquinaria para predecir, en lugar de reaccionar, las necesidades de mantenimiento. Además, la realidad aumentada acelera las operaciones y el mantenimiento, dando como resultado ganancias de productividad de hasta siete por ciento, mientras que las innovaciones energéticas logran ahorros de hasta el 30 por ciento. Este tipo de plantas no sólo muestran los beneficios de adoptar tecnologías inteligentes, sino también la facilidad con la que cualquier empresa puede comenzar su propio viaje digital.
¿Qué sigue para las plantas inteligentes?
La única certeza sobre la tecnología inteligente es que seguirá evolucionando. Ya estamos hablando de Industria 5.0, que se centrará en la interacción de los humanos con las máquinas, los sistemas cognitivos y las redes 5G. Si la Industria 4.0 se trata de interconectividad de la máquina y el sistema, la Industria 5.0 verá cómo los roles humanos y de máquina se combinan y refuerzan mutuamente y se complementan. Esto implicará que los llamados “cobots” (robots colaborativos) trabajen junto con sus homólogos humanos para crear fuerzas combinadas.
Aunque el aprendizaje de máquina y la inteligencia artificial están impulsando la fabricación inteligente, el aporte humano sigue siendo esencial. Si bien las nuevas tecnologías poseen una gran autonomía, los seres humanos deben de proporcionar dirección y control, y además de supervisar la tecnología, son necesarios para recopilar, comparar, analizar y aplicar datos. La tecnología tiene un rol generalizado y creciente, pero el mensaje clave es que las plantas inteligentes están empoderando a la fuerza laboral humana, no reemplazándola.
Otro desarrollo importante es la llegada de las redes 5G. Éstas traerán descargas y respuestas más rápidas de las aplicaciones como resultado de una menor latencia. Los sensores se generalizarán y responderán mejor, y las empresas podrán reaccionar a la información en tiempo real.
Con la Industria 4.0 ya aquí y la Industria 5.0 en camino, está claro que los fabricantes que desean seguir siendo competitivos deben de adoptar las últimas tecnologías digitales.
Por Miguel A. Valenzuela, vicepresidente de la división de Automatización Industrial de Schneider Electric

Saúde | Cirurgia de reconstrução de metade da pélvis e da totalidade do fémur realizada em Coimbra


O doente sujeito a uma cirurgia altamente complexa de reconstrução de metade da pélvis e da totalidade do fémur em conjunto teve alta do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra ao fim de nove meses, foi hoje anunciado.

31 jul 2019 17:30

"Tratava-se de uma caso complexo de infeção periprotésica em prótese total da anca de revisão, com perda de osso associada, grande limitação funcional e dor, num homem de 66 anos, após 12 anos de sofrimento com fístulas ativas", explica o CHUC, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo esta unidade hospitalar, “situações deste tipo, normalmente, têm de ser tratadas com recurso a amputação de todo o membro, ou em alternativa manter uma atitude de vigilância e incómodo para o doente".

A alternativa proposta decorreu da experiência acumulada no "tratamento de casos de cancro ósseo ou das neoplasias músculo-esqueléticas, com recurso à excisão dos tecidos afetados (retirada de todos os tecidos com doença maligna) e substituição por uma endoprótese (prótese interna), cirurgia conhecida a nível científico pela denominação de horrendoplastia".

A cirurgia foi realizada em outubro de 2018 no Serviço de Ortopedia do CHUC, que é Centro de Referência naquele tipo de cirurgia oncológica, chefiado por Fernando Fonseca, tendo sido executada por uma equipa liderada pelo cirurgião João Paulo Freitas.
  
O doente, oriunda da grande Lisboa, não aceitou a amputação proposta e procurou o CHUC, que lhe propôs "um tratamento cirúrgico igual ao que se realiza em situações de tumores avançados do aparelho locomotor, mas onde não existem relatos consistentes, na literatura científica internacional, no contexto de infeção periprotésica e óssea".

A intervenção implicou a excisão completa de metade da pélvis e da totalidade do fémur e a sua posterior reconstrução com uma "megaprótese de hemipelvis e fémur total, concebida e produzida especificamente para o caso clínico em questão".

Após um tratamento médico e cirúrgico que implicou um internamento de nove meses e duas semanas, "com duas grandes cirurgias (cada uma com uma duração média de 10 horas)", o doente teve alta hospitalar no sábado, "saindo a andar de forma autónoma, com auxílio de canadianas e de uma ortótese especial que o ajudará a recuperar no seu ambiente familiar".

De acordo com o CHUC, este caso é "o mais extremo, num conjunto de 17 doentes com situações clínicas idênticas, com idades compreendidas entre os 22 anos e os 79 cuja indicação de tratamento definitivo seria a amputação".

"Todos eles foram submetidos a um tratamento cirúrgico semelhante, tendo sido este caso o mais complexo (não há ninguém no mundo com uma reconstrução protésica de metade pélvis e fémur completo), mas todos os doentes preservam os seus membros e o mais antigo tem cerca de cinco anos de evolução", conclui o comunicado.

Sapo24



Mundo | Uma criança foi assassinada e as insinuações da extrema-direita obrigaram o Governo alemão a montar um gabinete de crise

Ministro da Administração interna admite que “o país está polarizado”
Resultado de imagem para Uma criança foi assassinada e as insinuações da extrema-direita obrigaram o Governo alemão a montar um gabinete de crise
EXPRESSO
Num país crispado, onde a presença de estrangeiros divide opiniões e alimenta conflitos, até um crime já por si horrível pode tornar-se algo mais. É o caso de um homicídio na Alemanha, que de repente se tornou bandeira para defender princípios xenófobos: um menino de oito anos morreu atropelado por um comboio de alta velocidade na estação central de comboios em Frankfurt, depois de ter sido empurrado para os trilhos por um homem de 40 anos de origem eritreia.
Aconteceu segunda-feira, ao início da manhã, e também a mãe da criança e uma outra mulher, de 78 anos, foram empurradas. As duas escaparam. O suspeito fugiu, mas graças à intervenção de algumas testemunhas acabou detido pela polícia.
Entre a comoção e o ódio, o caso tornou-se um fósforo num ambiente social à beira do incêndio - a ponto de o ministro da Administração Interna, Horst Seehofer, ter interrompido as suas férias e convocado um gabinete de crise em Berlim. Esta quarta-feira partilhou alguns dos dados apurados pelos investigadores para classificar o ocorrido como “um assassinato a sangue frio”, mas também para pedir contenção, condenando os comentários assumidos pela extrema-direita, que não perderam tempo a usar o crime como arma política.
“O país está polarizado”, disse Horst Seehofer, e apesar de os níveis reais de criminalidade estarem baixos, acrescentou, “o sentimento de segurança na população está agora muito afetado”. Medidas rigorosas devem ser tomadas contra os criminosos, defendeu Seehofer, mas sublinhando que “não podemos permitir nem a exploração nem a minimização de crimes por imigrantes”.
Sendo desde logo dado como certo que não existia qualquer ligação entre o suspeito e as vítimas, as notícias foram acompanhando as pistas e os factos: Habte Araya, pai de três filhos, chegou à Suiça em 2006 e obteve asilo dois anos depois. A polícia referiu-se ao seu percurso como “um exemplo de integração”, pelo menos até janeiro deste ano, enquanto manteve um emprego fixo. Disse também que desde a semana passada era procurado pelas autoridades de Zurique por ter fechado em casa a sua família e por ter ameaçado uma vizinha com uma faca. Da Suiça chegaram informações de que estava a receber tratamento psiquiátrico, sem qualquer indicação que apontasse para ter praticado o crime por razões ideológicas. Também não foram encontrados nas análises efetuadas após a sua detenção quaisquer vestígios de álcool ou de droga.

Vários crimes envolvendo estrangeiros

O ministro do Interior viria a afirmar que o homem terá entrado legalmente na Alemanha, esclarecendo que Habte Araya deverá ser acusado de homicídio da criança de oito anos e de duas tentativas de homicídio - a mãe da criança e a idosa. Em caso de condenação, arrisca uma pena de prisão perpétua.
Estes são os factos. Que no discurso dos políticos do partido de extrema-direita Alternative für Deutschland (AfD) foram ‘selecionados’, passando o enfoque a ser dado ao facto de o suspeito ser um eritreu e um homem fugido da polícia na vizinha Suíça.
Sendo este o mais recente de uma série de crimes mediáticos perpetrados por cidadãos não alemães - incluindo a violação coletiva por jovens búlgaros de uma jovem de 18 anos em Müllheim, no Vale do Ruhr – a AfD continua a considerar ter argumentos para atacar a política de “portas abertas” seguida pela chanceler Angela Merkel, posição que a elevou à categoria de principal partido da oposição.
Em sentido contrário, mas igualmente foco de tensões, surgem os crimes atribuídos à extrema-direita, com o incidente mais proeminente nos últimos meses a ser o assassinato, cometido por um simpatizante neonazi, do político da União Democrata Cristã Walter Lübcke, conhecido por defender uma linha pró-refugiados.
A divisão de sentimentos em relação ao caso do menino atropelado já obrigou a polícia a intervir. Desde segunda-feira os transeuntes têm colocado flores, brinquedos e chocolates na plataforma sete, onde a criança morreu. Centenas de pessoas reuniram-se na estação na noite de terça-feira para uma cerimónia religiosa para homenagear o menino e dar apoio à sua família. Agentes separam cerca de 50 manifestantes de extrema-direita do resto da multidão, incluindo uma mulher que segurava uma faixa que dizia “esta política está a matar o povo”. Um homem ligado a um grupo de esquerda gritou-lhe “ele deveria tê-la empurrado a si para a frente do comboio”, conta o “The Guardian”.
Mafalda Ganhão / Expresso
Foto: © ARMANDO BABANI/EPA