sábado, 17 de março de 2018

TELMA MONTEIRO VENCE MEDALHA DE OURO NO GRAND SLAM DE EKATERINBURGO


Resultado de imagem para TELMA MONTEIRO VENCE MEDALHA DE OURO NO GRAND SLAM DE EKATERINBURGO
Judoca portuguesa venceu a final do Gram Slam de Ecatimburgo, na Rússia, ao derrotar Chen-ling Lien, de Taipé.

A portuguesa conquistou hoje a medalha de ouro na categoria e -57kg do Grande Slam.

Durante o torneio, a atleta do Benfica derrotou Enkhriilen Lkhagvatogoo, da Mongólia, a russa Daria Mezhetskaia e nas meias-finais, Momo Mataoki, de Taipé.

Depois do sétimo lugar em Paris, a judoca portuguesa conseguiu lograr a medalha de ouro, competição onde defrontou atletas com melhor ranking.

Em relação aos outros portugueses em prova, João Crisóstomo, 36º do ranking mundial, na categoria de -66kg, foi derrotado na segunda ronda por wazari frente ao russo Isa Isaev, nç 104.º do mundo.

Nos -73kg, Jorge Fernandes, 48.º do ranking, caiu na primeira ronda frente ao mongol Tsogtbaatar Tsend-Ochir, 40º do ranking, por wazari. Já Nuno Saraiva, 60.º do mundo, perdeu por ippon frente ao georgiano Zviad Kapanadze (279º pré-designado).

Na vertente feminina, no Grand Slam russo, Joana Diogo, nº 23ª do ranking mundial da categoria de -48kg, perdeu com Narantsetseg Ganbaatar, da Mongólia, por ippon.

Neste domingo entra em ação Yahima Ramirez (-81kg).

Fonte: Sapo Desporto

“Estou viva. Mas a alma oca”. O testemunho da assessora que sobreviveu ao assassinato de Marielle Franco


O testemunho da única sobrevivente do ataque, as câmaras de vigilância e as investigações policiais permitem reconstituir os momentos que antecederam o assassinato de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro. As imagens mostram que um carro esperou durante duas horas à porta do local onde Marielle se encontrava.

Nem houve tempo para perceberem o que se estava a passar. Numa questão de segundos, uma rajada de balas atingiu o banco traseiro do carro onde seguia Marielle Franco. Quatro tiros foram direitos à cabeça da vereadora, outros três atingiram as costas do motorista. Segundo a assessora de Marielle, que também estava no carro e é a única sobrevivente, aconteceu tudo tão rápido que nem conseguiu ver qual o modelo do carro onde seguiam os atacantes.

A única testemunha que pode contar o que se passou vinha "distraída" no momento do ataque, como disse em depoimento à polícia brasileira, citado pela imprensa do país. Só ouviu a interjeição de espanto de Marielle, "ué", e de seguida o barulho dos tiros, que vinham de trás, na diagonal. Ouviu depois o motorista, já ferido, soltar um "ai" e apressou-se a alcançar o travão de mão para parar o veículo. Depois, a assessora atirou-se para fora do carro e contactou o marido. Ficou a tremer, à espera de que chegassem os socorristas que a levaram então para o hospital. De lá seguiu para a polícia, onde prestou declarações durante três horas, na divisão de Homicídios.

Já na quinta-feira, a assessora, cujo nome não foi divulgado por questões de segurança, decidiu prestar uma homenagem à colaboradora e amiga nas redes sociais. "Estou viva. Mas a alma oca", lê-se na publicação. "Minha amiga, na tentativa de calarem a sua voz, a ampliaram ensurdecedoramente, em milhares de bocas para sempre".
CARRO ESTEVE PARADO DUAS HORAS À ESPERA DE MARIELLE

São estes os pormenores conhecidos dos últimos momentos de Marielle dentro do carro onde foi assassinada, na noite de quarta-feira, através do testemunho da assessora. Mas as investigações policiais e as câmaras de vigilância da zona onde morreu revelam novos detalhes. Naquela noite, Marielle marcou presença num debate com o tema "Jovens Negras Movendo as Estruturas", na zona da Lapa, no Rio de Janeiro, tendo deixado o evento pelas 21h04, hora a que entrou no carro com o motorista e a assessora. Ao mesmo tempo, outro carro arranca e segue na mesma direção, mostram as câmaras de vigilância colocadas nessa rua.

Segundo a imprensa brasileira, a polícia, que já se referiu ao caso como uma possivel "execução" encomendada, estará a estudar a hipótese de terem estado até três carros envolvidos no ataque, sendo um deles o Cobalt prateado que se vê no vídeo, onde é possível também detectar a presença de dois homens. O carro esteve parado durante duas horas à porta do local onde o debate aconteceu. Depois, o veículo onde seguia Marielle percorreu cerca de quatro quilómetros até que, pelas 21h30, começaram os disparos.

Embora tenham sido disparadas treze balas, só nove atingiram o carro onde se encontrava a vereadora. As munições em causa, de 9 milímetros, só podem ser adquiridas por forças de segurança e colecionadores, sendo que aquele lote em particular tinha sido comprado pela Polícia Federal em 2006.

As Forças Armadas tomaram conta da segurança pública no Rio de Janeiro há um mês, e Marielle, socióloga e vereadora natural da cidade, era uma das mais destacadas críticas da intervenção e de abusos que vinha denunciando nas redes sociais. Recentemente, fora nomeada relatora de uma comissão que tinha por objetivo acompanhar a intervenção das Forças Armadas no Rio.

Fonte: Expresso
Foto: MARIO VASCONCELLOS HANDOUT/ EPA

“Por ti… Gândara”: Jantar de homenagem e angariação de fundos para os Bombeiros.

Objetivos:
Enaltecer o papel da população de Mira, mas sobretudo do seu Corpo de Bombeiros Voluntários;
Promover a criação de um fundo com vista à aquisição/renovação dos meios necessários de combate a incêndios.

Data - 07 de Abril de 2018
Horário - 19:30 horas
Local - Quinta da Lagoa

“XVIII Open Surfcasting” na Praia da Tocha

Atropelamento em Viseu causa duas vítimas mortais

Despiste aconteceu na estrada do aeródromo
Resultado de imagem para Atropelamento em Viseu causa duas vítimas mortais
Duas mulheres morreram hoje na sequência de um atropelamento por um veículo ligeiro, que se despistou na estrada do aeródromo de Viseu, informou hoje o Comando Territorial da GNR.
"Ocorreu um despiste seguido de atropelamento", que acabou por causar a morte de duas mulheres com "cerca de 60 anos", disse à agência Lusa fonte da GNR de Viseu, referindo que não houve fuga do condutor.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, o atropelamento ocorreu às 15:12, tendo os óbitos sido confirmados no local.
No terreno, estiveram 15 operacionais dos bombeiros municipais e voluntários de Viseu, INEM e GNR.

Fonte: DN/Lusa

Santos da casa afinal fazem milagres

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
Acontece-me com muita frequência desvalorizar o que tenho mesmo à beira da porta. E quase sempre sucede a mesma coisa: descubro um lugar que ignorei anos a fio por ser demasiado próximo e lamento de imediato ter perdido tanto tempo sem ele. Pus-me a pensar nisto quando li a reportagem da Maria José Santana, que passou um fim-de-semana de visita a três dos sete concelhos (Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra) que compõem o território das Montanhas Mágicas. Ora, alguns destes concelhos são mais ou menos vizinhos do meu e dei-me conta que os conheço muito mal. A Maria José traça-nos um roteiro perfeito para fazer durante três dias algures entre a pedra das serras e a água de rios e albufeiras e deixou-me com a pulga atrás da orelha. A ponte do Poço de Santiago é tão bonita nas fotografias, pelo que não há nenhuma razão lógica para nunca ter ido a Sever do Vouga. E quem diz Sever do Vouga diz à Aldeia da Pena ou a Campo Benfeito. Convém lembrar que, às vezes, os santos da casa fazem milagres.
Não foi exactamente um milagre o que aconteceu em Hamburgo, embora muitos achem que sim. A Mara Gonçalves andou por lá uns dias a perceber de que forma o polémico (e megalómano e caro e bonito) edifício da Elbphilharmonie influenciou para sempre a paisagem da segunda maior cidade alemã e voltou com um retrato vívido de uma Hamburgo que, a partir do exemplo da filarmónica, está a reinventar pólos de atracção turística e a construir futuros onde cabem bunkers transformados em natureza e velhos edifícios com novas funções artísticas, sociais e de contracultura. A reportagem desta viagem fora do circuito é para ler aqui.
aqui é possível conhecer os protagonistas da semana, Inês Viseu e Hugo Moura, a dupla que criou o Espiga, no Porto. Neste espaço “que se quer intergaláctico” todas as quintas-feiras há viagens invisíveis. Daquelas que, pela voz dos outros, nos levam aos quatro cantos do planeta e nos inspiram sonhos e vontades. A prosa é do Luís Octávio Costa.
Já que andamos pelo Porto, uma sugestão para dormir um destes dias. Chama-se Porto Music Guest House e fica a meia dúzia de passos da Casa da Música – basta atravessar a rua e já se está de frente para o edifício de Rem Koolhaas. A Renata Monteiro já lá pernoitou e hoje conta-nos como foi.
Do Porto seguimos para Aveiro, terra de marnotos, moliceiros e cagaréus – e é também a eles que o Salpoente presta tributo. O José Augusto Moreira sentou-se à mesa, experimentou bacalhau, perdiz e natas do céu e concluiu que a cozinha do chef Duarte Eira tem muitas pernas para andar. Confira a crítica completa.
Já a Alexandra Prado Coelho foi conhecer o novo projecto de André Magalhães, a Taberna Fina, que fica a curta distância da sua Taberna da Rua das Flores. Os dois espaços são tão complementares que até dividem um porco inteiroque chega do Fundão.
Deixo para o fim um brinde com o novo Legado, o vinho mais sentimental da Sogrape. É da colheita de 2013 e, apesar de ser um Douro pouco moderno, tem uma riqueza gustativa impressionante. Não é para todas as carteiras – vai custar 250€ – mas, lembra o Pedro Garcias, os grandes vinhos nunca são baratos. Saúde!
E com esta me despeço. Volto no sábado, à mesma hora. Até lá, boas viagens!

Vale a pena voltar aqui



Hora de Fecho: Bobó. "Sou amigo do Nasser, que comprou o PSG"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Começou no FC Porto e brilhou no Boavista, onde via o major Valentim Loureiro aos pontapés no balneário. É amigo do presidente do PSG, que lhe deu 24 mil euros: "Um palhaço do caraças, mas boa gente".
Barreiras Duarte tinha casa em Lisboa, mas recebeu subsídio do Parlamento como se vivesse no Bombarral. Ele diz que ficou a perder 10 euros. E que deu morada fiscal. Parecer da PGR não lhe dá razão.
Rio informou, num primeiro momento, que seria Feliciano a acompanhá-lo à cimeira do PPE a meio da semana. Após polémicas, foi substituído na comitiva por outro membro da comissão política.
As dez pessoas foram detidas em flagrante delito, em vários pontos do país, pela prática do crime de especulação sobre o valor de venda oficial de bilhetes para os concertos dos U2.
O que acontece atrás das luzes da ribalta? Quando o terror sai dos filmes para a vida real, o pior pode acontecer. Recorde a história de 10 das mortes mais misteriosas de Hollywood.
Constantin Reliu desapareceu na década de 90 e a mulher pediu uma certidão de óbito. O homem foi a tribunal tentar reverter a decisão, mas não conseguiu: oficialmente, está morto.
Andrew McCabe foi diretor adjunto do FBI até janeiro, mas saiu na sequência das críticas de que foi alvo por parte de Trump. Num ano de mandato, Trump já despediu 20 elementos da sua administração.
"A resposta da Rússia não muda nada os factos: a tentativa de assassínio de duas pessoas em solo britânico, para a qual não existe outra conclusão que a culpa do Estado russo", disse Theresa May.
O Mundial de futebol de 2018, na Rússia, vai entrar na história como o primeiro em que os árbitros podem recorrer ao video-árbitro (VAR), decidiu este sábado a FIFA.
Luís Filipe Vieira já tinha avisado que o Benfica iria "agir criminalmente" contra quem fosse preciso. O clube vai processar Pinto da Costa por difamação depois do artigo na revista Dragões.
Um quarto de século da morte da escritora, editora e deputada que animou tertúlias famosas no mítico Botequim. Lembramo-la com a ajuda de biógrafas, estudiosas da sua obra e quem a conheceu de perto. 
Opinião

Alberto Gonçalves
O problema maior é a crença generalizada de que a universidade – a exacta universidade que aceita sumidades como o dr. Vale de Almeida – é um abrigo de inquestionável erudição. E de “prestígio”.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Da vida e a obra de Stephen Hawking destacam-se o seu ateísmo militante e as circunstâncias penosas em que decorreu quase toda a sua vida.

Ruth Manus
Quando se é traído, nasce em nós um verdadeiro trauma, uma sequela. Não se trata da memória daquele incidente, mas de uma espécie de desconfiança eterna que passa a nos rondar.

Rui Ramos
Na história portuguesa, Passos Coelho foi o primeiro chefe de governo que, num ajustamento, não pôde dissimular os cortes com desvalorizações monetárias. Governou com a verdade. 

José Manuel Fernandes
As normas e prazos da lei de limpeza das matas fazem muito pouco sentido ou são inaplicáveis. Para que servem então? Para Costa poder dizer este Verão que fez tudo o que podia para evitar os incêndios
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Jerónimo de Sousa denuncia estar em curso um "bloco central informal" entre PSD e PS

O secretário-geral do PCP denunciou este sábado que está em curso no país um "Bloco Central informal" entre PSD e PS, convergência em que os sociais-democratas já preparam uma revisão constitucional a pretexto de uma reforma na justiça.


Jerónimo de Sousa denuncia estar em curso um bloco central informal entre PSD e PS
Esta análise foi feita por Jerónimo de Sousa no encerramento de uma conferência nacional promovida pelo PCP sobre educação, intitulada "A escola pública" e que decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

De acordo com o líder comunista, a convergência do PS com os partidos à sua direita "ficou bem patente no bloco de oposição que formou contra as propostas do PCP de alteração às normas gravosas da legislação laboral".

"A opção do PS de se unir na votação ao PSD e CDS no chumbo das iniciativas do PCP mostra que há muito a fazer para remover a velha política que indistintamente governos de uns e de outros levaram à prática no país com graves consequências sociais. É significativo o posicionamento do PS e a sua convergência com PSD e CDS e não pode deixar de ser reconhecido como um momento marcante da nova fase da vida política nacional", advertiu Jerónimo de Sousa.

Na perspetiva do secretário-geral do PCP, na atual fase política, é também "significativo o processo de reaproximação e de assumida articulação e procura de consensos envolvendo o conjunto dos partidos responsáveis pela governação que conduziu o país à grave situação de fragilidade e atraso económico e social em que se encontra".

"Uma convergência que está em curso em novos domínios, dos fundos comunitários à descentralização, dando expressão a uma espécie de Bloco Central informal, entre PS e PSD, com a nomeação de interlocutores das partes e com o PSD a ousar já propor a revisão da própria Constituição da República a reboque de uma pretensa reforma da Justiça", frisou Jerónimo de Sousa.
"Ataque ao setor do táxi"

Neste contexto, Jerónimo de Sousa avançou com mais um exemplo de entendimento político entre socialistas e sociais-democratas, referindo que esta semana PS, PSD e CDS se "concertaram na solução que engendraram e aprovaram de desregulação do transporte de passageiros em automóveis ligeiros para servir as multinacionais, como a Uber". 

"Uma solução que se traduz num ataque concertado ao sector nacional do táxi. Anda mal o PS se procura a solução para os problemas nacionais com o PSD e CDS, em vez de romper com as políticas do passado de exploração e empobrecimento do povo e de afundamento do país", avisou.

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa também se referiu de forma crítica aos recentes congressos do PSD e do CDS-PP, considerando que "tentaram fazer esquecer, com novas operações de maquilhagem e tomando novas roupagens - com muita evidência e exuberância desmedida no congresso do CDS -, a desastrosa política que promoveram de cortes nos salários, pensões, prestações sociais, brutal aumento da carga fiscal sobre os rendimentos do trabalho".

"Congressos lavandaria, particularmente o do CDS, agora assumido como 'partido de todos e para todos'. Salvo seja camaradas", desabafou o líder comunista, provocando então risos na plateia.
"Rã que queria ser boi"

Neste ponto do seu discurso, Jerónimo de Sousa atacou particularmente o CDS-PP, dizendo que esta força política, no passado recente, já se "tentou fazer passar por partido dos reformados, partido dos contribuintes e partido dos agricultores, umas vezes mais popular e outras vezes mais democrata-cristão". 

"Mas este CDS foi executante do corte das reformas, teve intervenção direta com a dra. Assunção Cristas no estado em que foi deixada a floresta e arruinou muitos pequenos e médios agricultores. Teve também o dedo na Secretaria de Estado (dos Assuntos Fiscais) que fez a enorme carga fiscal que todos nós sentimos", disse.

O secretário-geral comunista dirigiu-se depois à presidente do CDS, aconselhando-a, novamente, a ler a fábula de La Fontaine "da rã que queria ser boi" - uma alusão irónica de Jerónimo de Sousa ao objetivo do CDS-PP de se tornar a prazo o maior partido português.

"Não pode passar ao esquecimento aquilo que o CDS e PSD fizeram ao povo português", acrescentou.

Fonte: RTP Noticias

Desembargadora sobre Marielle Franco: ‘foi eleita pelo Comando Vermelho’

Marielle foi executada na noite de quarta-feira; Marília Castro Neves, do TJ-RJ, polemizou no Facebook.

A morte da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) continua repercutindo e tudo o que é postado sobre este assunto nas redes sociais gera infinitas discussões. Em meio a comoção pela morte da ativista dos direitos humanos, muito se tem falado sobre a motivação que levou seus assassinos a executarem na noite de quarta-feira (14). Até o momento, não há uma conclusão de quem assassinou Marielle.

Nesta sexta-feira (16), a desembargadora Marília Castro Neves, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, causou polêmica ao falar sobre Marielle. Tudo começou quando o advogado Paulo Nader postou em seu Facebook um texto sobre Marielle.

Ele chamou a vereadora de “lutadora dos direitos humanos e líder de uma população sofrida”.

A resposta de Marília foi bastante direta. Ela afirmou que Marielle não era lutadora dos direitos humanos, mas que estava engajada com bandidos. Segundo a desembargadora, Marielle foi eleita pela facção criminosa Comando Vermelho e teria descumprido compromissos assumidos com os apoiadores.

“Qualquer outra coisa diversa é mimimi da esquerda tentando agregar valor a um cadáver tão comum quanto qualquer outro”, afirmou #Marília Castro Neves, que teve seu comentário elogiado por alguns e rebatido por outros.

“Que comentário irresponsável e sem noção vindo de uma desembargadora, de onde tirou essa ideia absurda? E pior, induzindo as pessoas a acreditarem que a vereadora estava envolvida com o crime organizado.

Por conta de pessoas como você que nossa Justiça apodrece mais a cada dia, vergonha”, comentou um internauta, revoltado com a resposta dada pela desembargadora.

“Poxa, que informação valiosa, a Marielle foi eleita pelo Comando Vermelho! Gente, como isso ainda não foi amplamente divulgado? Diante disso, cabe destacar o seguinte: seriam simpatizantes da citada facção os moradores das Laranjeiras, de Copacabana e da Tijuca; pois, pelo visto, criminosos não gozam de prestígio na Rocinha, CDD e Maré”, ironizou outro internauta.

“Ela escolheu um caminho sem volta. Dentre tantos caminhos ela foi pelo atalho, e acabou pagando com a própria vida”, comentou uma pessoa, concordando com Marília.

Via: blastingnews

“Tapas e Fados” para colaborar com a Festa em Honra de Nª Senhora do Carmo


Proteção Civil registou 72 ocorrências na última noite e madrugada por mau tempo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 72 ocorrências, que não provocaram vítimas, entre as 18:00 de sexta-feira e as 08:00 de hoje, mantendo o estado de alerta até às 15:00 de domingo.
Em declarações à agência Lusa, o comandante adjunto operacional nacional da ANPC, Manuel Cordeiro, sublinhou que face aos avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sobretudo para o sul do território continental, a Proteção Civil vai manter-se em alerta até às 15:00 de domingo.
As 72 ocorrências registadas na última noite e madrugada aconteceram sobretudo nos distritos de Viseu, Coimbra, Porto, Lisboa e Leiria, relacionando-se, maioritariamente, com limpeza de vias nos distritos que estiveram sob aviso de queda de neve, deslizamentos de terras, com 13 ocorrências no distrito de Coimbra ou quedas de árvores, com 10 ocorrências registadas pela ANPC.
De acordo com a página do IPMA, os distritos de Beja e Faro são aqueles onde se esperam condições meteorológicas mais adversas, estando ativo o aviso laranja entre as 15:00 e as 21:00 para ambos os distritos por previsões de vento forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora.
Para o distrito de Faro o IPMA ativou também o aviso laranja - o segundo mais grave numa escala de quatro – entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de domingo, por previsões de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 5,5 metros na costa ocidental e ondas até 5 metros na costa sul.
Beja e Faro têm ainda ativo um aviso amarelo por precipitação até às 21:00 de hoje, prevendo-se chuva por vezes forte nestes distritos.
Há ainda outros avisos amarelos ativos nos distritos de Évora, Portalegre, Setúbal, Lisboa, Leiria e Santarém, por previsões de chuva, vento e agitação marítima.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e referem-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, e o aviso amarelo, o terceiro mais grave, destina-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, de acordo com o IPMA.
Face a esta previsões meteorológicas, a Proteção Civil alertou na sexta-feira para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e danos em estruturas montadas ou suspensas, bem como queda de ramos ou árvores devido ao vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira.
No aviso à população, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada dos inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, a adoção de uma condução defensiva através da redução da velocidade e a uma adequada fixação de estruturas soltas.
Evitar atravessar zonas inundadas de modo a precaver o arrastamento de pessoas e viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas e na circulação junto à orla costeira e zonas ribeirinhas são outras recomendações da Proteção Civil.
Lusa

Nova polémica com Feliciano Barreiras Duarte: Agora é a morada fiscal

Resultado de imagem para Nova polémica com Feliciano Barreiras Duarte: Agora é a morada fiscal
O secretário-geral do PSD terá dado como morada fiscal uma casa no Bombarral, quando tinha a sua residência de família em Lisboa, beneficiando de subsídios por esse facto.
O secretário-geral do PSD terá dado como morada fiscal uma casa no Bombarral, quando tinha a sua residência de família em Lisboa, beneficiando de subsídios por esse facto.
Após a polémica em torno do currículo académico, Barreiras Duarte é alvo de uma nova polémica. Desta vez, está em causa um eventual recebimento indevido de subsídio por parte do Parlamento. O secretário-geral do PSD terá dado ao longo de dez anos a morada da casa dos pais no Bombarral para cálculo do subsídio de transporte e ajudas de custo na Assembleia da República, quando tinha casa em Lisboa.
A notícia é avançada pelo Observador (acesso grátis) que contactou os serviços da Assembleia da República que confirmaram que nas VII, IX, e X legislaturas (entre 1999 e 2009), o deputado do PSD “declarou, para efeitos de cálculo de ajudas de custos e despesas de deslocação” que era “residente no Bombarral“. De acordo com o Observador, durante pelo menos nove desses dez anos, Feliciano Barreiras Duarte terá morado na Avenida de Roma, em Lisboa.
Em resposta ao jornal digital, Feliciano Barreiras Duarte confirmou que tinha no Bombarral a sua “morada fiscal”, alegando que essa situação até o faz “perder dinheiro” face ao que aconteceria se optasse por ter o endereço de Lisboa.
Contudo, o observador cita um parecer do conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República datado de 1989, feito para clarificar o conceito de uma “residência habitual” que não dará razão a Barreiras Duarte. A morada que importa, para estes efeitos, não é administrativa, mas o local onde a pessoa efetivamente reside com a família. A definição da PGR é a seguinte: “O local da residência habitual, estável e duradoura de qualquer pessoa, ou seja, a casa em que a mesma vive com estabilidade e em que tem instalada e organizada a sua economia doméstica, envolvendo, assim, necessariamente, fixidez e continuidade e constituindo o centro da respetiva organização doméstica referida”. Parecer que contraria aquilo que o secretário-geral do PSD alega.
O Observador explica que nas declarações de rendimentos entregues ao Tribunal Constitucional, Feliciano Barreiras Duarte assume que, entre 2001 e 2009, só foi proprietário de dois imóveis destinados à habitação: um em Lisboa, na Avenida de Roma, e outro em Vilamoura, em Quarteira. Ou seja, não seria proprietário de qualquer imóvel no Bombarral, onde vivem os seus pais. Na última declaração entregue ao tribunal Constitucional relativa ao período entre 1995 e 2009, o responsável do PSD dava conta de que o imóvel de Lisboa tinha como objetivo “habitação própria e permanente”.
Confrontado com esta informação, Feliciano Barreiras Duarte considerou que esta é uma prova da sua boa fé, uma vez que “se quisesse usufruir de algum benefício irregularmente, não teria feito o registo dessa forma”. Na folha de rosto das declarações ao Tribunal Constitucional, porém, deu a mesma morada da Assembleia da República: a do Bombarral.
Só quando mudou de casa — da Avenida de Roma para a João XXI, em Lisboa– e tomou posse como deputado em 2011 (e depois como secretário de Estado), é que, segundo o Observador, terá comunicado pela primeira vez à Assembleia da República que residia na capital. Ao dizer que morava no Bombarral, o deputado beneficiava de abonos de deslocação e ajudas de custo que são superiores aos de quem vive em Lisboa.
ECO

Manhã de sábado: Mora em Lisboa mas recebeu como se vivesse a 83 km

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Feliciano Barreiras Duarte tinha casa em Lisboa, mas recebeu subsídio do Parlamento como se vivesse no Bombarral. Ele diz que ficou a perder. E que deu morada fiscal. Parecer da PGR não lhe dá razão.
Os opositores de Putin nas eleições deste domingo foram presos, agredidos, cercados pela burocracia ou ignorados pelos média. Como se faz campanha quando já se sabe o vencedor? E para quê?
Moscovo anunciou este sábado a expulsão de 23 diplomatas britânicos e o fim das atividades do British Council na Rússia, na sequência do caso do envenenamento de um antigo espião russo e da filha.
Angola desistiu de participar em cimeira empresarial e agora fonte do Governo angolano diz que não estão "virados" para Portugal enquanto não acontecer envio de processo de Vicente para Portugal.
O que é que uma marca de swimwear e uma designer de vestidos de noiva andaram a tramar juntas? Um fato de banho nupcial, claro. Conversámos com as criadoras sobre vestir branco para ir a banhos.
A agência Standard & Poor's manteve a nota de Portugal em BBB-, a nota mínima do escalão de investimento, com perspetiva estável. Governo garante que nota não influenciará gestão das contas públicas.
Chelsea convenceu família Crosthwaite, numa longa novela sobre o direito à luz natural que terminou com um cheque de um milhão de libras, e vai ter um novo estádio dois anos após o previsto (em 2024).
VVV Venlo defronta este sábado o líder PSV sem Lennart Thy, avançado alemão de 26 anos que pediu dispensa ao clube para tentar ir salvar uma vida numa história que comove o mundo do futebol.
A madastra da menina que ficou conhecida como "Furacão Margarida" acusou um membro da produção de influenciar o comportamento da criança. SIC e Warner pedem identificação de operador de câmara.
Jago criou uma galardoada estátua de Bento XVI para depois a despir. O trabalho valeu-lhe uma comparação aos melhores escultores. Mas diz que só quer ser ele próprio. E até nos contou um segredo.
Comida típica nacional servida num ambiente descontraído e simples, no Campo das Cebolas, em Lisboa. Está aí a mais recente adição ao império gastronómico do chef português. 

Comer/Ver/Fazer

Comida típica nacional servida num ambiente descontraído e simples, no Campo das Cebolas, em Lisboa. Está aí a mais recente adição ao império gastronómico do chef português. 

O caminho de Lisboa a Tavira pode ser feito em 547 quilómetros de muita comida, experiências, produtos e artesanato. Saiba como o fazer e celebre a dieta que virou Património Imaterial da Humanidade 

O drama familiar "Colo", de Teresa Vilaverde, "O Retrato Final", uma história real envolvendo o artista Alberto Giacometti, e o novo "Tomb Raider", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana. 

O terceiro filme da série baseada no conhecido jogo de vídeo tem uma heroína "reconstruída" e interpretada por Alicia Vikander. E nada mais de novo. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela. 

Viagem ao sagrado e ao profano numa exposição que abre sexta-feita no Museu do Oriente, em Lisboa. Mistura arte contemporânea, artefactos funerários com cinco mil anos e peças da coleção do museu. 

O gigante britânico das compras online fez um upgrade na ferramenta de pesquisa. Agora, já pode carregar uma fotografia, que a Asos mostra-lhe as peças mais parecidas que tem no armário. Fomos testar. 

O Dia do Pai é na próxima segunda-feira e, muito provavelmente, os menos precavidos andarão às voltas sem saber o que oferecer. Juntámos 20 sugestões, dos 4€ aos 100€. 

Tem dinheiro, muito dinheiro, personagens bidimensionais, mas bem trabalhadas, e um dos melhores assaltos na ficção das últimas décadas. Quem é que ainda não se rendeu a este fenómeno na Netflix? 

O serviço de entregas ao domicílio continua a expandir-se, tanto em área geográfica como em oferta de restaurantes. À célebre pastelaria junta-se também o restaurante São Bernardo, por exemplo 



Opinião

Alberto Gonçalves
O problema maior é a crença generalizada de que a universidade – a exacta universidade que aceita sumidades como o dr. Vale de Almeida – é um abrigo de inquestionável erudição. E de “prestígio”.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Da vida e a obra de Stephen Hawking destacam-se o seu ateísmo militante e as circunstâncias penosas em que decorreu quase toda a sua vida.

Ruth Manus
Quando se é traído, nasce em nós um verdadeiro trauma, uma sequela. Não se trata da memória daquele incidente, mas de uma espécie de desconfiança eterna que passa a nos rondar.

Rui Ramos
Na história portuguesa, Passos Coelho foi o primeiro chefe de governo que, num ajustamento, não pôde dissimular os cortes com desvalorizações monetárias. Governou com a verdade. 

José Manuel Fernandes
As normas e prazos da lei de limpeza das matas fazem muito pouco sentido ou são inaplicáveis. Para que servem então? Para Costa poder dizer este Verão que fez tudo o que podia para evitar os incêndios

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa