sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

A ESPERANÇA DO CRENTE SEGUNDO A BÍBLIA

Resultado de imagem para A ESPERANÇA DO CRENTE SEGUNDO  A  BÍBLIA
"Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua benignidade, para os livrar da morte, e para os conservar vivos na fome." (Salmos 33:18-19)
A ESPERANÇA BÍBLICA DO CRENTE
A esperança, pela sua própria natureza, diz respeito ao futuro:
"Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos." (Romanos 8:24-25)
Porém, ela abrange muito mais do que uma simples vontade ou anseio por algo futuro.
Esta esperança consiste numa certeza na alma, uma firme confiança sobre as coisas futuras, porque tais coisas decorrem da REVELAÇÃO e das PROMESSAS DE DEUS.
A esperança bíblica do crente está intimamente vinculada:
  • A uma fé firme: "Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo" (Romanos 15:13)"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem" (Hebreus 11:1).
  • E a uma sólida confiança em Deus: "Pois nele se alegra o nosso coração, porquanto temos confiado no seu santo nome. Seja a tua benignidade, Senhor, sobre nós, assim como em ti esperamos"(Salmos 33:21-22).
O salmista expressa claramente este fato mediante um paralelo entre "CONFIANÇA" e "ESPERANÇA".
"Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio. Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está no Senhor seu Deus." (Salmos 146:3-5)
"Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor." (Jeremias 17:7)
Por conseguinte, a esperança firme do crente é uma esperança que "não traz confusão":
"E a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Romanos 5:5)
"Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. A ti clamaram, e foram salvos; em ti confiaram, e não foram confundidos." (Salmos 22:4-5)
"Reis serão os teus aios, e as suas rainhas as tuas amas; diante de ti se inclinarão com o rosto em terra e lamberão o pó dos teus pés; e saberás que eu sou o Senhor, e que os que por mim esperam não serão confundidos." (Isaías 49:23)
A esperança, portanto, é uma âncora para o crente através da vida: 
"Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossivel que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta. A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu; aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque." (Hebreus 6:18-20)
A BASE DA ESPERANÇA DO CRENTE
O alicerce da esperança segura do crente procede da natureza de Deus, de Jesus Cristo e da Palavra de Deus.

(1) As Escrituras revelam como Deus sempre foi fiel, no passado, ao seu povo.

O Salmo 22, por exemplo, revela a luta de Davi numa situação pessoal crítica, que ameaça a sua vida. Todavia, ao meditar nos feitos de Deus no passado ele confia que Deus o livrará:
"Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste." (Salmos 22:4)
O poder maravilhoso que o Deus Criador já manifestou em favor do seu povo está exemplificado no êxodo, na conquista de Canaã, nos milagres de Jesus e dos apóstolos, e em casos semelhantes, os quais edificam a nossa confiança no Senhor como nosso Ajudador:
"O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra." (Salmos 124:8)
"De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?" (Hebreus 13:6)
"Eu vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus; e vós sabereis que eu sou Jeová vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios." (Êxodo 6:7)
Por outro lado, aqueles que não conhecem a Deus não têm em que se firmar para terem esperança:
"Estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo." (Efésios 2:12)
Resultado de imagem para A ESPERANÇA DO CRENTE SEGUNDO  A  BÍBLIA
"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança." (1Tessalonicenses 4:13)
(2) A plenitude da revelação do novo concerto em Jesus Cristo acresce mais uma razão para a esperança inabalável em Deus.

Para o crente, o Filho de Deus veio para destruir as obras do diabo:
"Quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo." (1 João 3:8)
O DIABO É O "DEUS DESTE SÉCULOS"
"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." (2 Coríntios 4:4)
"O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai" (Gálatas 1:4)
"Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo." (Hebreus 2:14)
"Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno." (1 João 5:19)
Jesus, ao expulsar demônios durante o seu ministério terreno, demonstrou seu poder sobre Satanás. Além disso, pela sua morte e ressurreição, Ele esmagou o poder de Satanás. E demonstrou o poder do reino de Deus:
"Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo." (João 12:31)
Não é de se estranhar, portanto, o que Pedro exclama a respeito da nossa esperança:
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (1 Pedro 1:3).
Jesus é, pois, chamado nossa esperança:
"A quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória." (Colossenses 1:27)
"Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, esperança nossa." (1Timóteo 1:1)
Devemos depositar nEle a nossa esperança, mediante o poder do Espírito Santo:
"E outra vez, diz também Isaías: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para reger os gentios; nele os gentios esperarão. Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo." (Romanos 15:12-13)
"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo." (1 Pedro 1:13)
"E acontecia que quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel; mas quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque." (Êxodo 17:11) 
A PALAVRA DE DEUS É A TERCEIRA BASE DA ESPERANÇA
Resultado de imagem para A ESPERANÇA DO CRENTE SEGUNDO  A  BÍBLIA
Deus revelou sua Palavra através dos profetas e apóstolos no passado; Ele os inspirou pelo Espírito Santo para escreverem isentos de erros:

"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça." (2 Timóteo 3:16)
"E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo." (2 Pedro 1:19-21)
Pelo fato de que sua eterna Palavra permanece firme nos céus:
"Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada nos céus." (Salmos 119:89);
Podemos depositar nossa esperança nessa Palavra:
"Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar." (Salmos 119:49)
"Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra." (Salmos 130:5)
"E agora estou aqui para ser julgado por causa da esperança da promessa feita por Deus a nossos pais."(Atos 26:6)
"Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança." (Romanos 15:4)
De fato, tudo quanto sabemos a respeito de Deus e de Jesus Cristo vem da revelação infalível das Sagradas Escrituras.
A SUMA ESPERANÇA DO CRENTE
A suprema esperança e confiança do crente não deve estar em seres humanos:
"Um rei não se salva pela multidão do seu exército; nem o homem valente se livra pela muita força. O cavalo é vã esperança para a vitória; não pode livrar ninguém pela sua grande força." (Salmos 33:16-17)
"Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem. O Senhor se compraz nos que o temem, nos que esperam na sua benignidade." (Salmos 147:10-11)
Nem em bens materiais, nem em dinheiro:
"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus."(Salmos 20:7)
"Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração."(Mateus 6:19-21)
"Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos" (1Timóteo 6:17)
"Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles nenhuma porção terás; eu sou a tua porção e a tua herança entre os filhos de Israel." (Números 18:20)
Antes deve estar em Deus, no seu Filho Jesus e na sua Palavra.
E EM QUE CONSISTE ESTA ESPERANÇA?
(1) Temos esperança na graça de Deus e no livramento que Ele nos oferece, nas tribulações desta vida presente:
"Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua benignidade, para os livrar da morte, e para os conservar vivos na fome." (Salmos 33:18-19)
"Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus? As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus? Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença." (Salmos 42:1-5)
"Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu confundido. Na tua justiça socorre-me e livra-me; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me. Sê tu para mim uma rocha de refúgio a que sempre me acolha; deste ordem para que eu seja salvo, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza. Livra-me, Deus meu, da mão do ímpio, do poder do homem injusto e cruel, pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade." (Salmos 71:1-5)
"Não me sejas por espanto; meu refúgio és tu no dia da calamidade. Envergonhem-se os que me perseguem, mas não me envergonhe eu; assombrem-se eles, mas não me assombre eu; traze sobre eles o dia da calamidade, e destrói-os com dobrada destruição." (Jeremias 17:17-18)
(2) Temos esperança de que chegará o dia em que nossas tribulações cessarão aqui na terra, quando esta não estará mais sujeita à corrupção, e terá lugar a redenção (ressurreição) do nosso corpo:
"Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos." (Romanos 8:18-25)
"Porquanto está alegre o meu coração e se regozija a minha alma; também a minha carne habitará em segurança. Pois não deixarás a minha alma no Seol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção."(Salmos 16:9-10)
"Aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?" (2 Pedro 3:12)
"Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos." (Atos 24:15)
(3) Temos esperança da consumação da nossa salvação:
"Mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação." (1 Tessalonicenses 5:8)
Resultado de imagem para A ESPERANÇA DO CRENTE SEGUNDO  A  BÍBLIA(4) Temos a esperança de uma casa eterna nos novos céus:
"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. Pois neste tabernáculo nós gememos, desejando muito ser revestidos da nossa habitação que é do céu, se é que, estando vestidos, não formos achados nus. Porque, na verdade, nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos oprimidos, porque não queremos ser despidos, mas sim revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu como penhor o Espírito." (2 Coríntios 5:1-5)
"Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça." (2 Pedro 3:13)
"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar."(João 14:2)
Naquela cidade cujo arquiteto e edificador é Deus:
"Porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus." (Hebreus 11:10)
(5) Temos a bendita esperança da vinda gloriosa do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo:
"Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus." (Tito 2:13)
Quando, então, os crentes serão arrebatados da terra, para o encontro com Ele nos ares:
"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." (1Tessalonicenses 4:13-18)
E, quando, então, nós o veremos como Ele é e nos tornaremos semelhantes a Ele:
"Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas." (Filipenses 3:20-21)
Resultado de imagem para A ESPERANÇA DO CRENTE SEGUNDO  A  BÍBLIA"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro." (1 João 3:2-3)
(6) Temos a esperança de receber a coroa:
  • Da justiça: "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Timóteo 4:8);
  • De glória: "E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória." (1 Pedro 5:4);
  • E da vida: "Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2:10)
Finalmente, temos a esperança da vida eterna:
"Na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos." (Tito 1:2)
"Para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna." (Tito 3:7)
Da vida garantida a todos que confiam no Senhor Jesus Cristo e o obedecem:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
"Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna." (João 6:47)
"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna." (1 João 5:11-13)
Com promessas tão grandes reservadas àqueles que esperam em Deus e no seu Filho Jesus, Pedro nos conclama:
"Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós." (1 Pedro 3:15)

Fotorreportagem: As luzes de Natal em Aveiro foram accionadas esta tarde




























As luzes de Natal foram accionadas esta tarde, como documenta esta fotorreportagem. Foram à dias divulgados valores na imprensa que vão custar cerca de 75000 mil Euros, não é muito, é razoável.

Contudo, surge-nos uma questão a saber: esta iniciativa não devia ser assumida pela Associação Comercial de Aveiro? Os comerciantes não pagam cotas ou outros montantes para sustentar as actividades da dita associação?

Até bem pouco tempo, a Câmara Municipal de Aveiro só sabia dizer que não havia dinheiro, nem para um parafuso, digo eu. Como diz o Povo meio adormecido para umas realidades sociais, não à um gosto, sem um contra-gosto, pois entendo que não devo pagar por aquilo que não pedi.

Aquele valor, dividido por todos, entra nos cofres sem que o munícipe dê conta. Se alguém se queixar, volte-se para o tota. Estamos em tempo de Natal, o que pressupõe alguma parcimónia.

É o que temos! Ainda vem aí o foguetório pela passagem do Ano.

Força, Aveiro é um paraíso à sua espera. Sintam-se bem-vindos!

J. Carlos

Director 

Jornadas de Enoturismo

Vão decorrer no concelho de Lagoa, nos dias 7 e 8 de Dezembro (Quinta e Sexta-feira), as II Jornadas de Enoturismo.
A iniciativa é composta por diversas apresentações e pela visita a algumas adegas do concelho. O evento conta com a organização conjunta do Município de Lagoa, da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) e o apoio da Região de Turismo do Algarve (ERTA), da Associação Internacional para o Desenvolvimento e Promoção do Enoturismo a nível mundial (AENOTUR) e tem como um dos palcos principais o Auditório do Convento de S. José.
É aí que os participantes se encontram na manhã do primeiro dia, sendo recebidos com intervenções dos presidente da Câmara local, Francisco Martins; da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva e da Rota dos Vinhos de Portugal, Jorge Sampaio.
Pelas 9H45 tem lugar a apresentação do projecto Algarve Views & Wines Too, por Andreia Ferreira, da empresa Algarve Views, seguindo-se a intervenção de Manuel Serra, coordenador técnico da da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, que vai falar de turismo gastronómico e enoturismo como elementos potenciadores do desenvolvimento regional.
Depois da parte teórica, será altura de passar à prática com um wine break e visita técnica à Herdade Monte dos Salicos, em Carvoeiro, e depois do almoço com uma deslocação à Quinta Convento do Paraíso, em Silves.
O programa prossegue no dia 8, com uma visita à Quinta dos Vales, em Estômbar, onde será apresentado um novo projecto da empresa e uma outra à Quinta dos Arcos, nas Sesmarias.
A participação nas jornadas é gratuita com inscrição obrigatória, para o efeito basta submeter o presente formulário totalmente preenchido, em:
Fonte: O Algarve Económico

Preços dos transportes públicos vão subir até 2% em janeiro

Resultado de imagem para Preços dos transportes públicos vão subir até 2% em janeiro
Em janeiro os preços dos transportes públicos vão aumentar até 2%, segundo o JN. Apesar da subida dos tarifários, o governo diz que esses aumentos serão compensados com descontos e dedução no IRS.

O Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, disse, citado pelo Jornal de Notícias, que a atualização dos preços dos transportes públicos é “equilibrada” e que serve para compensar o aumento dos custos de produção das empresas. A atualização até 2% é, segundo o governante, suficiente para obter recursos para investimento e evitar a degradação do serviço prestado.
O governante acrescentou ainda que as subidas dos preços serão compensadas com algumas medidas, como a dedução de 6% do IVA do passe e com o alargamento dos descontos às crianças e jovens. As empresas que operam os transportes públicos têm a opção de subir os preços. Mas não o poderão fazer num valor que seja superior a 2%.

Fonte: JN

Portugal começa o Mundial com… a Espanha!

Resultado de imagem para Portugal começa o Mundial com… a Espanha!
Eis uma maneira bem difícil de se começar um Campeonato Mundial de Futebol: Portugal estreia-se na competição enfrentando a arqui-rival Espanha no dia 15 de Junho.
Cinco dias depois, a 20 de Junho, é a vez da equipa das quinas medir forças com Marrocos para encerrar a sua participação na primeira fase, justamente contra o Irão, de Carlos Queirós, no dia 25.

Eis os grupos determinados pelo sorteio de a pouco:
GRUPO A - Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai
GRUPO B - Portugal, Espanha, Marrocos e Irão
GRUPO C - França, Austrália, Perú e Dinamarca
GRUPO E - Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia
GRUPO F - Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul
GRUPO G - Bélgica, Panamá, Tunísia e Inglaterra
GRUPO H - Polónia, Senegal Colômbia e Japão

SAÚDE Portugal vai poder deixar de desperdiçar o plasma nacional em breve

Multinacional Octapharma ganhou primeiro concurso para fraccionamento do plasma. São 30 mil litros de plasma português que vão ser transformados em medicamentos hemoderivados.

João Paulo Almeida e Sousa presidente ao IPST há um ano
João Paulo Almeida e Sousa presidente ao IPST há um ano RUI GAUDÊNCIO

Portugal vai poder deixar de desperdiçar o plasma proveniente das colheitas de sangue em breve. Um grande passo neste sentido é dado nesta quinta-feira: doze unidades hospitalares assinam em Lisboa um protocolo com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) no qual que se comprometem a entregar-lhe, já a partir de Janeiro, uma parte do plasma que colhem. Desta forma passará a ser possível ter volume e escala para aproveitar o excedente de plasma português que até agora ia para o lixo ou ficava armazenado.

“Vamos dar um contributo muito forte para acabar com o desperdício de plasma” em Portugal, acredita o médico intensivista que há um ano preside ao IPST, João Paulo Almeida e Sousa, em entrevista ao PÚBLICO.

Um componente do sangue que, além de ser usado em transfusões, serve para produzir medicamentos muito dispendiosos necessários para tratar doentes em situações graves, o plasma que sobra deste processo tem ficado armazenado no IPST, onde há cerca de 140 mil unidades em câmaras frigoríficas (120 mil das quais em Lisboa). Ao mesmo tempo, Portugal vê-se obrigado a importar medicamentos derivados de plasma, que são produzidos a partir de colheitas de cidadãos estrangeiros remunerados por isso.

“Vamos avançar com tolerância zero ao desperdício de plasma”, reforça o presidente do IPST. “É uma questão estratégica: não podemos depender de terceiros para ter plasma para transfusão, até porque temos perfeita auto-suficiência [a este nível]”, sublinha o médico que aceitou o convite para presidir ao instituto numa altura em que a Operação O negativo fez saltar para a ribalta a multinacional Octapharma, que ainda domina este mercado em Portugal.

A Octapharma ficou sob os holofotes depois de o seu ex-administrador, Paulo Lalanda e Castro, ter sido detido por alegada corrupção. Este processo judicial acabou por “acelerar algo que era necessário”, a centralização da gestão do plasma no IPST, admite Almeida e Sousa, que faz questão de frisar, porém, que o instituto é “alheio” a este caso.

Destacando “o momento ímpar” que é “o de conseguir juntar o plasma dos hospitais ao do IPST”, o médico adianta que vai ser possível avançar para um segundo concurso público internacional para fraccionamento de plasma com uma maior dimensão, a lançar entre 2018 e 2019. Foi, adianta, a multinacional suiça Octapharma que venceu o primeiro concurso, lançado este ano, para um volume de 30 mil litros, que vão ser transformados em medicamentos hemoderivados. O próximo concurso chegará a 40 a 45 mil litros, calcula.

Espera-se uma poupança da ordem de 40% com este primeiro concurso — que acabou por ser ganho pela Octapharma, porque esta foi a empresa que apresentou a melhor proposta. Foi “um concurso completamente isento, rigoroso e transparente”, efectuado através do método de diálogo concorrencial e que envolveu seis empresas, tendo apenas duas apresentado propostas, refere.

Hospitais usam pouco plasma do Instituto

Mas o que é isso do fraccionamento do plasma? O assunto é complexo. “Há dois tipos de plasma: um para transfusão e o outro que é fraccionado para extracção de medicamentos, como a albumina, as imunoglobulinas e os factores de coagulação que são utilizados em hemofílicos e em queimados”, exemplifica o médico.

Em relação ao plasma para transfusão, há ainda três tipos, sintetiza Almeida e Sousa: o plasma de quarentena [que fica congelado quatro meses], o inactivado pelo método do IPST (amotosaleno) e que é feito no instituto e o plasma inactivado pelo método solvente detergente — cuja patente é detida pela Octapharma.

O plasma inactivado pelo método da Octapharma é o que tem sido preferido pelos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (representa ainda hoje cerca de 90% do total), apesar de este ano “já ter aumentado significativamente o número de pedidos” do inactivado pelo IPST, afirma o médico. Ou seja, apesar de haver plasma português à disposição, poucos hospitais o usavam para transfusões, preferindo o produto da multinacional. 

Um dos argumentos dos hospitais tem sido o de que o método de inactivação viral patenteado pela Octapharma elimina o prião que causa a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob. Mas não há casos desta doença em Portugal desde 2012, recorda Almeida e Sousa.

Além disso, o IPST tem também desde há dois anos plasma português inactivado pelo método solvente detergente, um processo que encomendou por ajuste directo à Octapharma, a para que não houvesse ruptura de fornecimento dos hospitais. “É curioso que existindo plasma português inactivado pelo método solvente detergente, a preferência dos hospitais tivesse continuado a ser não adquirir ao instituto. É uma situação estranha”, considera.

Além do “preconceito” que parece fundamentar esta atitude, o presidente do IPST admite que a questão do hábito e de alguns critérios clínicos, que não contesta, possam pesar nesta decisão. “Mas estamos muito empenhados em que o plasma do instituto possa vir a ter uma preferência mais alargada dos hospitais. Vamos criar todas as condições, para que haja maior adesão”.

O protocolo agora assinado com os hospitais surge na sequência do despacho publicado em Dezembro de 2016 e que determinou que fosse o Estado a aproveitar o plasma colhido nas dádivas de sangue em Portugal e a assegurar que não é desperdiçado. Portugal gasta muito dinheiro a importar medicamentos derivados do plasma (48 milhões de euros em 2015).

Mas a nova estratégia implica que se crie uma estrutura de transporte, logística e armazenamento. Se hoje são os hospitais que tratam do transporte, no futuro vai ser necessário montar um sistema de recolha do plasma dos hospitais e, mais tarde, ter uma rede também para a sua distribuição, admite. 

Fonte: Público

__________________________

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro