sábado, 4 de março de 2023

Mensagem Secretária de Estado - 65 anos IPST,IP

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

CMA e Federação das Confrarias assinam protocolo de intenções para estabelecer sede em Aveiro

 
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, e o Presidente da Direção da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), Alcides da Luz Teixeira Nóbrega, estabeleceram, esta sexta-feira, um protocolo de intenções para estabelecer a sede da FPCG em Aveiro.
Este documento, assinado no terceiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na qual Aveiro é Município Convidado, prevê que no âmbito do projeto e obra de reabilitação do Solar dos Morgados da Pedricosa, que a CMA vai executar, seja instalada no seu primeiro andar a sede da FPCG, numa zona nobre da Cidade de Aveiro e num edifício com elevado valor histórico e patrimonial, localizado ao lado do Museu de Aveiro / Santa Joana. A CMA vai disponibilizar instalações provisórias para o espólio da FPCG e apoio técnico para o tratamento do referido espólio.
A FPCG compromete-se a executar e desenvolver um plano de dinamização da sua futura sede em Aveiro, em articulação com a CMA, com várias atividades de cariz gastronómico, artístico e cultural, que promovam o movimento confrádico assim como os produtos por si promovidos, catalisando a defesa da tradição e a inovação, e constituindo neste espaço-sede um polo agregador das principais atividades dos seus órgãos sociais e de atividades com os seus Associados.
“Esta é uma aposta muito relevante da CMA, que procura encontrar nas tradições gastronómicas e na contemporaneidade da cozinha aveirense e portuguesa novas formas de promover e divulgar o território. Vamos, por isso, continuar a utilizar as iniciativas ‘Aveiro, Sabores com Tradição’ e a ‘Nova AgroVouga’ como eventos âncora para atingirmos os nossos objetivos no setor do Turismo Gastronómico”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.







Actividade da GNR em todo o território nacional

Entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março

Detenções502 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 181 por condução sob o efeito do álcool;
  • 157 por condução sem habilitação legal;
  • 36 por tráfico de estupefacientes;
  • 35 por furto;
  • 16 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • 10 por violência doméstica;
  • Seis por incêndio florestal.

Apreensões:
  • 38 152 doses de canábis;
  • 1 743 doses de haxixe;
  • 644 doses de cocaína;
  • 103 doses de heroína;
  • 32 comprimidos de MDMA;
  • Sete doses de MDMA;
  • 26 armas de fogo;
  • 18 armas brancas ou proibidas;
  • 1 865 munições de diversos calibres;
  • 31 veículos;
  • 2 356 395 cigarros;
  • 102 quilos de tabaco;
  • 3 228 euros em numerário.
Trânsito:
Fiscalização9 798 infrações detetadas, destacando-se:
  • 1 586 excessos de velocidade;
  • 792 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 396 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 370 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização
  • 324 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 320 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 316 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 296 relacionadas com tacógrafos.

Cantanhede | COLUMBÓFILIA: Nelson Rainho venceu concurso de Santa Amália e continua na liderança da classificação geral de concorrentes

 Com a realização da prova de velocidade com solta em Santa Amalia, decorreu a segunda prova do Campeonato 2023 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 25 equipas.
Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de velocidade, foi ganho por Nelson Rainho, que a lidera a Classificação Geral de Concorrentes, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:
 
Prova – Santa Amália - (Velocidade)
1º lugar – Lusitano Espinhal & Irmão – 346 pontos; 2º - Nelson Rainho - 344; 3º - José Rossa Ribeiro - 327; 4º - Jorge Monteiro - 325; 5º - Paulo Santos - 322; 6º - Nuno & Filho - 320; 7º - Marco Ferreira – 312; 8º - Asas de Lemede - 303; 9º - XRB & BEA - 300; 10º - Gonçalo Paião - 294.
 
Classificação Geral de Concorrentes 
1º lugar – Nelson Rainho – 693 pontos; 2º - Lusitano Espinhal & Irmão - 677; 3º - Jorge Monteiro - 629; 4º - Asas de Lemede - 330; 5º - Nuno & Filho - 623; 6º - Humberto Carvalho - 607; 7º - XRB & BEA – 597; 8º - Paulo Santos - 594; 9º - José Rossa Ribeiro - 588; 10º - Avelino Soares - 583; 11º - Marco Ferreira - 556; 12º - Gonçalo Paião - 506; 13º - Manuel Frade - 501; 14º - Euclides Pimenta - 444; 15º - Manuel Barreto - 440; 16º - Cidálio Salvador - 414; 17º - Cesar Rainho - 413; 18º - José Rossa Ribeiro/B - 398; 19º - António Sargaço - 373; 20º - António Santos – 322; 21º - Matias & Vila Nova - 231; 22º - Fernando Cruz – 214; 23º - Vitor Ferreira - 175; 24º Carlos Pereira -  174; 25º - José Santos - 171; 26º - Manuel Santos - 128; 27º - Lucas Santos – 085.
   

Turismo Industrial em grande destaque no terceiro dia do Centro de Portugal na BTL

    Stand da Turismo do Centro foi o palco para a apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”.

    O Turismo Industrial foi o produto-estrela do terceiro dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa no stand da Turismo Centro de Portugal. Este espaço foi o escolhido para apresentar a Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, num evento juntou o Turismo de Portugal, representado pela diretora Teresa Ferreira, e todas as Entidades Regionais de Turismo, incluindo a região autónoma dos Açores.
    Em segunda edição, esta Agenda Nacional compila 204 recursos visitáveis em todo o país ao nível do Turismo Industrial, assim como 159 atividades possíveis de realizar neste âmbito.
    Como explicou Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, “a rede de Turismo Industrial une os diversos territórios deste país, torna visíveis produtos e recursos turísticos de cada um e acaba por dar a Portugal um posicionamento e uma relevância únicos, contribuindo para que o nosso país seja o melhor destino do mundo”.
    Mas houve outros momentos altos do dia. Um deles foi a assinatura do protocolo para a criação da Rota dos Templários. Este é um projeto-piloto de âmbito nacional, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e apoiado pelo Turismo de Portugal. O itinerário abrange municípios em que a presença histórica dos Templários se mantém viva, assumindo-se como um produto turístico diferenciador em que e realça o património histórico-militar.
    Outro momento de destaque aconteceu quando a Centro Portugal Film Comission (CPFC) mostrou as atividades que tem desenvolvido, no sentido de posicionar a região Centro no panorama dos destinos escolhidos pelas produções internacionais para realizarem filmes e séries televisivas.
    Depois de Adriana Rodrigues, presidente da CPFC ter feito uma introdução ao tema, Francisco Dias, vice-presidente do organismo, explicou os passos que têm sido seguidos e abordou também o festival de filmes de turismo ART&TUR, cuja edição de 2023 vai ser em Caldas da Rainha. Conceição Henriques, vereadora do Município das Caldas da Rainha, enalteceu a escolha.

    De referir ainda a visita ao stand da Turismo Centro de Portugal do Ministro da Economia, António Costa Silva, que veio acompanhado de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, e de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

    A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo foi a protagonista da manhã do terceiro dia no stand da Turismo Centro de Portugal na BTL. Os 13 municípios que compõem esta sub-região tiveram oportunidade de dar a conhecer os novos projetos e apostas para o ano de 2023. Foram apresentados o Campeonato do Mundo de Wakeboard, que regressa este ano à albufeira de Castelo do Bode; o MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes; o “Confluência Trail”, em Constância; o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento; o projeto Arqueoparque Social “Andakatu”, em Mação; o programa de visitas das Jornadas Mundiais da Juventude, em Ourém; os Caminhos Literários, que junta os Municípios de Sardoal, Abrantes e Constância; o “Wellness Weekend Tomar”, as Rotas Pedestres de Torres Novas; e o “Visit Barquinha 2020”, do Município de Vila Nova da Barquinha.

    Antes do período dedicado ao Médio Tejo, tinha havido uma apresentação do Plano de Valorização do Boco - Aldeia de Portugal, com confeção ao vivo e degustação de broa mimosa, um produto desta aldeia do concelho de Vagos.

    O programa continuou com a apresentação de projetos da Associação Rota Histórica das Linhas de Torres, nomeadamente a app RHLT, a Revista INVADE, os novos mapas da Rota, a brochura "No Coração das Linhas de Torres" e ainda o jogo de tabuleiro “Napoleão Bonaparte: O Princípio do Fim”.

    Como a dinâmica no stand da TCP não para, seguiu-se um espaço em que a CIM Região de Coimbra apresentou a iniciativa “19 municípios, 19 experiências”. Na sequência, o Município de Penacova revelou o seu vídeo promocional, os principais eventos que vão acontecer no concelho e o projeto para o Hotel de Lorvão.

    A INature - Turismo de Natureza no Centro de Portugal levou à BTL o projeto Mapas Natureza, tendo depois a CIM Beira Baixa apresentado alguns dos destaques da oferta turística deste território, a qual inclui a Rota do Azeite – o que motivou uma prova orientada de azeites da Beira Baixa.

    A tarde continuou com a apresentação do programa “Os Corredores Turísticos do Sudoeste Ibérico”, um projeto inovador de cooperação entre Portugal e as regiões espanholas da Andaluzia, Estremadura, Castilla La Mancha e Madrid.

    Depois de o Município de Vagos ter apresentado o evento “Vagos Sensation Gourmet - A Rota dos Descobrimentos e o Receituário Tradicional Português”, e de a CIM Região de Coimbra ter mostrado a qualidade da chanfana regional, cortesia da Confraria da Chanfana, o dia terminou com a CIM Viseu Dão Lafões a dar a conhecer mais algumas das novidades para este ano. Em concreto, foram apresentados o projeto “Visit Castro Daire - Um Território de Aventura e Energias Saudáveis”, “Montemuro Vertical Run - Taça do Mundo de Corrida de Montanha”, "Terras da Transumância” e os "Pastores das Invernadas", pelo Teatro Regional da Serra do Montemuro.

    Sobre o Turismo Centro de Portugal:
    O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

    Adriana Rodrigues
    Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
    Turismo Centro de Portugal.

MUNICÍPIO DE SILVES ENTREGA TRATOR À ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE ARMAÇÃO DE PÊRA

 A Câmara Municipal de Silves entregou, hoje, dia 3 de março, à Associação de Pescadores de Armação de Pêra um trator, dotado de vários acessórios e equipamento a acoplar.
O investimento autárquico na ordem dos 108 mil euros foi objeto de financiamento comunitário através do Programa Operacional 2020, que comparticipou com 88 mil euros.
Fazemos notar que a autarquia assegurou, previamente, a construção de uma casa de abrigo em madeira para o novo equipamento, cujo investimento ascendeu a 24 mil euros.
Faz parte da estratégia do Município de Silves o apoio constante à comunidade piscatória de Armação de Pêra através da sua Associação, visando a defesa e valorização da pesca artesanal, dos seus pescadores e da economia local.

 

...

Sporting paga 50 mil euros à UEFA e arrisca jogo sem adeptos

 
Após o uso de engenhos pirotécnicos no jogo contra a equipa dinamarquesa nos play-off da Liga Europa, o Sporting arrisca um jogo nas competições europeias com interdição dos adeptos.
O Sporting CP poderá ser sancionado pela UEFA com interdição dos adeptos às competições europeias devido ao uso de pirotecnia no jogo com o Midtjylland.
Num comunicado publicado esta sexta-feira, o Sporting anunciou que foi sancionado pela UEFA com "a proibição de venda de bilhetes aos seus adeptos para o próximo jogo das competições europeias, disputado pela equipa na condição de visitante, e com uma multa de 50.000 euros."
Em causa estão os incidentes ocorridos no jogo da Liga Europa entre o Sporting e o FC Midtjylland, em que o uso e o arremesso de engenhos pirotécnicos por parte dos adeptos leoninos feriram uma criança e um agente desportivo.
No entanto, o clube esclarece que a sanção foi suspensa por dois anos.
Caso venha a verificar-se nova infração similar nesse período, a UEFA executará a mesma no jogo seguinte das suas competições. Existe assim o risco de já no próximo jogo com o Arsenal FC, caso voltemos a assistir a este tipo de comportamentos, os nossos adeptos não poderem apoiar a equipa no jogo da segunda mão, em Londres.”, lê-se no comunicado.
O próximo jogo do Sporting para a Liga Europa é disputado em Alvalade, na próxima quinta-feira, para a primeira mão dos oitavos-de-final contra o Arsenal. O clube acautela que, caso os engenhos pirotécnicos voltem a ser usados, os adeptos serão impedidos de assistir à segunda mão em Inglaterra.
Por fim, o clube esclarece que repudia e censura estes atos que “não representam os valores e os princípios da instituição” e conta com o contributo dos adeptos.
Já na altura do acontecimento no jogo na Dinamarca, o clube manifestou desagrado com o comportamento dos adeptos.
A criança que ficou ferida foi assistida no local, levada para o hospital e o agente foi assistido numa ambulância depois de ter sido atingido na cabeça com um pote de fumo.
Teria sido a segunda vez no espaço de um mês que uma criança era atingida “pelo uso indevido de material pirotécnico”.
Em Portugal, o uso de pirotecnia continua sem ser discutido no Parlamento. No entanto, o ministro da Administração Interna informou em fevereiro que terá dado entrada na Assembleia da República um pedido para voltar a criminalizar engenhos pirotécnicos.

SIC Notícias 

Auriol Dongmo sagra-se bicampeã da Europa do peso em pista coberta

Lançamento de 19,76 metros valeu a medalha de ouro à lançadora portuguesa.
A atleta portuguesa Auriol Dongmo sagrou-se esta sexta-feira bicampeã da Europa do lançamento do peso, nos Europeus de atletismo de pista coberta, que decorrem em Istambul, na Turquia.
Um lançamento de 19,76 metros valeu a medalha de ouro a Auriol Dongmo, que repetiu o título alcançado em 2021.
A campeã do mundo em pista coberta defendeu a medalha de ouro conquistada em Torun, na Polónia, em 2021, conseguindo 19,76 metros - a melhor marca mundial do ano - na terceira tentativa, enquanto a companheira no Sporting, Jessica Inchude, lançou o engenho a 18,33, no quarto ensaio, assegurando o quarto lugar.
A alemã Sara Gambeta, com 18,83, e a sueca Fanny Roos, com 18,42, arrebataram as medalhas de prata e bronze, respetivamente, destronando Inchude, que conseguiu 18,33.
Dongmo, de 32 anos, começou o concurso com 19,63, seguindo com 18,68 até lançar alcançar os 19,76 que lhe valeram o segundo título europeu consecutivo. Depois de um nulo no quarto lançamento, concluiu a competição com 19,38 e 19,62.
Jessica Inchude, de 26 anos, estreou-se em Campeonatos da Europa com o quarto lugar, ao conseguir 18,33 metros, na sua quarta tentativa.
Com o ouro de Dongmo, Portugal a somar 28 medalhas em Europeus 'indoor', 17 de ouro.

SIC Notícias
Imagens: SAPO DESPORTO

Pedro Pichardo é campeão europeu de triplo salto

Pedro Pichardo voltou a fazer história e sagrou-se bicampeão europeu de triplo salto em pista coberta, mas não se ficou por aqui. O atleta português bateu também o recorde nacional.
Pedro Pichardo volta a fazer história ao sagrar-se campeão europeu de triplo salto em pista coberta. O português não só conquistou o ouro nos Europeus de atletismo, como também bateu o recorde nacional - que era seu - com um salto de 17,60 metros.
Na quinta-feira, Pichardo tinha batido o recorde nacional, com um salto de 17,48 metros na qualificação para a final do triplo salto em pista coberta nos Europeus de atletismo, que se realizam em Istambul, na Turquia.
Já esta sexta-feira, o atleta português fez o inesperado e não só bateu novamente o recorde nacional (17,60 metros - mais 12 centímetros), como conquistou o título de bicampeão europeu, ao chegar à medalha de ouro.
Recorde-se que antes destes Europeus de atletismo, o anterior recorde nacional em pista coberta já era de Pichardo desde os Mundiais de 2022, em Belgrado, um ano depois de se ter sagrado campeão europeu indoor em Torun 2021.
Pichardo também foi campeão europeu do triplo salto em 2021
Em 2021, Pedro Pichardo também conquistou o título de campeão europeu do triplo salto nos Europeus multidesportos de Munique, na Alemanha. Na altura, ao segundo ensaio, o atleta fez 17,50 metros.
Portugueses somam medalhas de ouro
Também esta sexta-feira a atleta portuguesa Auriol Dongmo se sagrou bicampeã da Europa do peso em pista coberta, com um lançamento de 19,76 metros, repetindo o título alcançado em 2021.

SIC Notícias