terça-feira, 28 de janeiro de 2020

OE2020: Juventude Socialista propõe isenção de taxa para alteração de género

Resultado de imagem para OE2020: Juventude Socialista propõe isenção de taxa para alteração de género
A Juventude Socialista (JS) apresentou uma série de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), em várias áreas, inclusivamente a isenção do pagamento de uma taxa para pessoas que queiram alterar o género no registo civil.
Aquela estrutura defende “a isenção de emolumentos para cidadãos que pretendam mudar de sexo”, justificando que “o direito à autodeterminação e identidade de género não pode ter qualquer entrave ou barreira, deve ser inalienável”.
“Os 200 euros que atualmente são cobrados no caso de um cidadão se dirigir ao registo civil para alterar o género seriam eliminados, passando este procedimento a ser considerado isento de custas”, refere a presidente da JS, Maria Begonha, citada num comunicado enviado à agência Lusa.
Além da área igualdades, as propostas de alteração da JS são também subordinadas aos temas da habitação, trabalho, mobilidade, saúde pública, ensino superior, fiscalidade ou demografia e têm em vista a “melhoria e da resposta aos problemas mais prementes dos jovens portugueses”.
Na saúde, a líder da JS e vice-presidente do grupo parlamentar socialista defende a promoção da educação para a saúde sexual e a disponibilização de “recursos para a higiene pessoal feminina de forma gratuita e universal”.
No que toca à habitação, os jovens socialistas querem a “reposição da dotação dos incentivos ao arrendamento jovem”, alegando que se torna “cada vez mais urgente assegurar um aumento do financiamento do Programa Porta 65 Jovem”, por forma a “garantir a dotação suficiente para conceder subvenções às candidaturas elegíveis, começando com um aumento de dois milhões no ano de 2020”.
A JS pretende igualmente o “alargamento dos descontos dos passes para estudantes do ensino profissional”, apontando que “estão excluídos deste benefício um conjunto de 12 mil alunos” que frequentam estes cursos.
Para os estudantes do ensino superior, os socialistas propõem “um projeto-piloto de atribuição automática de um valor a título de bolsa de estudo” aos estudantes que “ingressem no ensino superior através do concurso nacional e que, no ano letivo anterior, tenham sido beneficiários do escalão 1 do abono de família”. Esta medida entraria em vigor no “início do ano letivo 2020/2021”.
A JS quer ainda um aumento do “número de prestações em que a propina pode ser paga, aproximando-a da periodicidade mensal da frequência letiva”.
Para o OE2020, a Juventude Socialista propõe o alargamento do programa IRS Jovem “ao universo dos jovens trabalhadores-estudantes”.
A JS quer ver esta medida “implementada desde o início da sua atividade, nomeadamente na isenção em sede de IRS dos rendimentos auferidos por jovens trabalhadores e estudantes maiores de idade, a frequentar o ensino secundário, o ensino pós-secundário não superior ou o ensino superior, bem como por jovens estudantes menores de idade até ao limite anual de cinco vezes o Indexante de Apoios Sociais”.
Os jovens militantes socialistas pedem ainda que as entidades responsáveis pela gestão dos edifícios anteciparem a “remoção de amianto, recorrendo a dotações inscritas nos respetivos orçamentos, que ficam imediatamente disponíveis para esse efeito, sem prejuízo da apresentação da candidatura no âmbito do Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial”.
Além destas medidas, a JP propõe um maior combate à precariedade laboral, através da renovação do programa CONVERTE+, que termina em Março.
Lusa

Destinado ao prémio Barão de Castelo de Paiva

CÂMARA MUNICIPAL APROVA ATRIBUIÇÃO DE SUBSIDIO À FUNDAÇÃO ROTÁRIA PORTUGUESA
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva deliberou por unanimidade, na ultima reunião quinzenal, atribuir um subsídio à Fundação Rotária Portuguesa, no valor de 250 euros, no âmbito do prémio “ Barão de Castelo de Paiva “, uma distinção que premeia o aluno da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto que obtenha a mais alta classificação no conjunto das cadeiras de anatomia.

Neste sentido, o Rotary Club de Castelo de Paiva, o Município de Castelo de Paiva e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, outorgaram um Protocolo de Colaboração, ratificado em reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada em 23 de Março de 2018, em que compete à edilidade paivense atribuir um subsídio anual ao Rotary Club de Castelo de Paiva no montante de 250,00 (Duzentos e cinquenta euros) para a atribuição deste prémio, que é entregue numa cerimónia solene, organizada anualmente no concelho

Recorde-se que o Rotary Club de Castelo de Paiva, actualmente presidido por João Oliveira Gonçalves, faz a atribuição desta verba de montante de 250,00 euros, visando restabelecer, aquilo que foi o legado do Barão de Castelo de Paiva, à então ‘Escola Médico Cirúrgica do Porto’, e, que a actual Faculdade de Medicina, tem mantido até agora, só com a atribuição de um simples diploma, face à insuficiência financeira do referido legado, verificada com o decorrer dos anos.

A intenção do Barão de Castelo de Paiva, António da Costa e Paiva, era que o seu legado distinguisse o aluno da Faculdade de Medicina que obtivesse a mais alta classificação no conjunto das cadeiras de Anatomia, um prémio que é atribuído desde o final do século XIX.

O presidente Gonçalo Rocha congratula-se com o interesse e simbolismo da entrega deste reconhecimento ao mérito universitário, louvando o empenhamento do Rotary Clube de Castelo de Paiva para a concretização desta distinção anual.

Carlos Oliveira

Castelo de Paiva | Medida social ajuda famílias carenciadas


CÂMARA MUNICIPAL GARANTE CONTINUIDADE DO APOIO DO CHEQUE FARMÁCIA

Na sequência da implementação da medida social “ Cheque Farmácia “, em prática desde Março de 2014, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva renovou recentemente o Acordo de Parceria com as farmácias do concelho, garantindo continuidade em 2020 deste apoio social, que visa apoiar aqueles paivenses que estão numa situação comprovada de carência económica, garantindo através deste auxilio, que ninguém deixe de ter acesso à medicação necessária e aos cuidados mínimos de saúde.

A implementação da medida Cheque Farmácia ganha cada vez mais visibilidade em Castelo de Paiva e apresenta-se como uma necessidade premente, visando apoiar residentes, comprovadamente carenciados economicamente, evidenciando-se o empenhamento politico do actual Executivo Municipal, liderado por Gonçalo Rocha, em criar programas com impacto decisivo na erradicação da pobreza e da exclusão social, com o objectivo de reafirmar e reforçar a tomada de medidas que promovam a solidariedade, a justiça e coesão social e, tendo em conta que é do conhecimento geral e, em especial, dos diversos serviços públicos e outras entidades que prestam atendimento às pessoas e ou famílias, a frágil situação económica que presentemente os afecta, sobretudo no que respeita à aquisição dos medicamentos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde.

Esta importante medida social, que já contemplou mais de 955 famílias desde a sua criação, estabelece uma comparticipação financeira, orientada para a aquisição de medicamentos e produtos de saúde e bem-estar, nomeadamente fraldas para adultos acamados, leite até um ano de idade, vacina Provenar e Rotavirus, bem como outros medicamentos e pomadas.

Esta parceria é assumida tendo em conta o papel das farmácias no apoio e no fornecimento de serviços que promovem uma melhor saúde e, em consequência, uma melhor qualidade de vida ao utente, considerando também o papel preponderante do Município na prossecução de objectivos e afins, dentro das suas próprias atribuições e competências, nomeadamente, encontrar respostas eficazes para as necessidades das pessoas mais desprotegidas, para além de que, a situação económica que se vive é hoje um problema reconhecidamente grave, que atinge um grande número de pessoas, com consequências na satisfação das necessidades básicas, exigindo dos poderes públicos maior intervenção, garantindo-lhes e facilitando-lhes o acesso a determinados recursos, bens e serviços e que se reconhece que é necessário apoiar os estratos sociais mais desfavorecidos na aquisição de medicamentos.

Poderão beneficiar do Cheque Farmácia os agregados familiares que se encontram em comprovada situação económica precária, e sinalizados nos termos do Regulamento aprovado pelos serviços de Acção Social da autarquia paivense, tendo o presidente da edilidade, Gonçalo Rocha, evidenciado o sucesso e o interesse desta medida social, gizada para atenuar as dificuldades que muitos agregados familiares paivenses, em particular os mais carenciados e desprotegidos, têm em garantir os mínimos cuidados de saúde, lembrando que, com as restrições financeiras e com a politica de rigor que tem sido assumida, não é fácil manter estas medidas actualizadas, mas elas enquadram-se nas politicas de proximidade que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver, com empenhamento e responsabilidade.

Carlos Oliveira 

Linguista propõe vocabulário que concilie o novo e o antigo acordos ortográficos

Um vocabulário que proteja a variedade da língua e resolva o conflito entre o Acordo Ortográfico de 1990 e a Norma de 1945. É esta a proposta do linguista e investigador D’Silvas Filho no Novo Vocabulário Ortográfico – Conciliador do Acordo de 1990 com a Norma de 1945. Um livro que reafirma a defesa das consoantes não articuladas, recusa palavras inventadas e evita ambiguidades. A edição Guerra e Paz, apoiada pela Sociedade Portuguesa de Autores, chega amanhã, dia 29 de Janeiro, às livrarias de todo o país.

A polémica instalou-se há cerca de 10 anos, quando, em 2009, o novo Acordo Ortográfico entrou em vigor em Portugal, Brasil e Cabo Verde, no entanto a discussão já tem quase 30 anos. Tudo começou no dia 16 de Dezembro de 1990, quando os países de língua oficial portuguesa se juntaram em Lisboa para assinar um tratado internacional que visava unificar a ortografia utilizada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

O certo é que este novo Acordo Ortográfico de 1990 (AO90) não está em vigor nem em Angola nem em Moçambique, o que leva os críticos a defenderem a sua ilegalidade. Existe uma profunda clivagem entre falantes do português, que leva a que o país se divida quanto à grafia utilizada.

Atento aos conflitos e consequente fenómeno, o linguista e investigador D’Silvas Filho elaborou o Novo Vocabulário Ortográfico – Conciliador do Acordo de 1990 com a Norma de 1945, uma proposta que aproveita o que o chamado «novo acordo» tem de positivo e devolve o que se deveria ter conservado da equilibrada Norma de 1945.

«Não existe um vocabulário que seja efectivamente único, orientador, para todos os países, falseando o espírito do AO90.» Para D’Silvas Filho, esta falha proporcionou a existência de três variedades da língua, compostas por: falantes que escrevem com a antiga grafia, falantes que escrevem com a nova grafia e falantes que, desconhecendo as alterações, oscilam entre ambas e inventam palavras.

No Novo Vocabulário Ortográfico – Conciliador do Acordo de 1990 com a Norma de 1945, o autor defende uma solução de meio-termo que preserve as virtualidades do idioma, segue o critério adoptado pelo vocabulário da Academia Brasileira de Letras de aceitar duplas grafias legais, que permitam a escolha livre do falante.

Reafirma a defesa das consoantes não articuladas, recusa palavras inventadas posteriormente e evita ambiguidades, recuperando a distinção entre compostos e locuções.

O consultor do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, defende, sem se desviar da generalidade do A090 e da Nota Explicativa, que, enquanto existirem países lusófonos fiéis à grafia do antigo acordo, este não poderá ser esquecido em Portugal.

Um livro composto pelo enquadramento histórico que levou ao AO90, os critérios e modelos de estudo utilizados para a nova proposta de vocabulário, uma explicação das palavras que levam ou não consoante, critérios ortográficos e estilísticos, e ainda um prontuário anexo com uma gramática fundamental e respostas às dúvidas mais frequentes.  Destinado a todos os leitores, mas fundamentalmente a docentes, à comunidade académica e a governantes.

Novo Vocabulário Ortográfico – Conciliador do Acordo de 1990 com a Norma de 1945 chega amanhã, dia 29 de Janeiro, às livrarias de todo o país. O livro, cuja edição é apoiada pela Sociedade Portuguesa de Autores, estará ainda disponível para venda no site oficial da Guerra e Paz.

D’Silvas Filho é autor de várias obras, entre as quais se destacam: Prontuário – Erros Corrigidos de Português, obra que já tem seis edições; Prontuário Fácil. É ainda coautor do livro Grandes Dúvidas da Língua Portuguesa – Falar e Escrever sem Erros.

Novo Vocabulário Ortográfico – Conciliador do Acordo de 1990 com a Norma de 1945
Não Ficção / Língua Portuguesa
288 páginas · 15x23 · 16,50€
Nas livrarias a 29 de Janeiro
Guerra e Paz, Editores

Concelho recebe prova de Rally de Regularidade pelo segundo ano


A União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira e a Freguesia de Montes da Senhora serão palco, a 15 de fevereiro, do rally Regularidade Sport Plus Sobreira Formosa, organizado pelo Lusitânia Automóvel Clube, com o apoio do Município de Proença-a-Nova, pelo segundo ano. Esta é a primeira prova do Troféu Regional Beira Baixa Challenge 2020 - Regularidade Sport e Regularidade Histórica e, de acordo com a organização, é composta por dois troços realizados com passagem dupla de classificação, um com 9,10 quilómetros e outro com 9,49 quilómetros, num total de 37,18 quilómetros. No rali de regularidade ser rápido não é fundamental: o objetivo é manter-se dentro do tempo e do percurso estipulados pela organização em cada percurso. Os tempos são registados em vários postos: no percurso 1 e 2 a tomada de tempos será junto aos Vales e no percurso 3 e 4 será junto à Póvoa. Cada décimo de segundo atrasado representa a perda de 1 ponto e, no sentido inverso, passagens adiantadas são penalizadas com 2 pontos por décimo de segundo. O resultado é revelado apenas após o término da prova e vence quem perder menos pontos. 

A organização definiu várias zonas espetáculo para que os amantes do rally possam assistir à prova em segurança. São elas: em Sobrainho dos Gaios; junto à localidade de Alvito da Beira (na interseção entre as estradas M1309 e M544); no cruzamento do Alvito da Beira/Vales, junto a interseção com a estrada M233 (em direção à Catraia); na localidade de Cunqueiros; no cruzamento da N351 para as Pedras Brancas; e no cruzamento entre as estradas N351, M1322 e M1318 (entre a Póvoa e o Portoleiros). 

A prova está limitada a 50 participantes e restam poucas inscrições. Mais informações na página de facebook da Lusitânia Automóvel Clube em www.facebook.com/lusitania.ac

Histórias do Fogo – Relatos de Heróis com Rosto” é o nome da obra


Livro de Rita Fernandes Martins foi apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Histórias do Fogo – Relatos de Heróis com Rosto”, de Rita Fernandes Martins teve apresentação editorial ao fim da tarde do passado dia 25 de janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
A sessão foi presidida por Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, que destacou a “escrita cativante e a arquitetura literária bem conseguida e envolvente que nos interpela a não desistir mesmo nos piores momentos”. O autarca responsável pelo pelouro da Cultura destacou ainda “a forma extraordinária como a autora e promissora escritora, resgatou do anonimato e do silêncio estes rostos, cujos testemunhos são lições de vida, testemunhos de superação e de esperança, de gente que não desistiu apesar da catástrofe, de gente determinada a vencer, exemplos de perseverança, de luta. Uma homenagem a quem não desistiu e a quem dá exemplo de gratidão e humildade”, concluiu Pedro Cardoso.

A apresentação do livro ficou a cargo de Margarida Maia, advogada e deputada da Assembleia Municipal, que aproveitou para realçar o propósito da autora de retratar experiências de testemunhas focadas no que de positivo o grande incêndio de 15 de outubro de 2017 e nos dias que o seguiram nos trouxe, nomeadamente a capacidade humana de entrega a algo que nos suplanta”. Margarida Maia destaca a escrita da autora “ao descrever pessoas que, naquele dia, não arredaram pé e quiseram salvar outras pessoas, bens, património comum. Ou sobre o potencial de resiliência que cada um guarda dentro de si e que permitiu a extraordinária reconstrução, material e mental, a que temos vindo a assistir”.

Histórias do Fogo – Relatos de Heróis com Rosto” é a 1ª obra da autora, surge no âmbito da recolha de depoimentos de vários intervenientes dos grandes incêndios que em 2017 assolaram a zona centro de Portugal. Ao longo da apresentação a autora refere “que apesar do infortúnio e das adversidades que surgiram neste dia 15 de outubro de 2017, todos acreditam num futuro muito mais afortunado”. E prossegue “cada uma destas pessoas são heróis invisíveis, sem rosto, e este livro permite dar a conhecer o seu altruísmo, o seu desprendimento material, e essencialmente a sua coragem. Cada vez é mais importante valorizar pessoas como estas”, concluiu a Rita Fernandes Martins.
A cerimónia encerrou com um momento musical a cargo de Tomás Barros, um jovem autodidata, que tocou guitarra portuguesa e enterneceu todos os presentes pela beleza e qualidade da sua execução.

Sobre “Histórias do Fogo – Relatos de Heróis com Rosto”
Este livro pretende contar o que sucedeu nas horas do grande incêndio de 15 de outubro de 2017 e nos dias que o seguiram, e também o que mudou para todo o sempre na nossa paisagem interior. O seu propósito de retratar experiências de testemunhas focadas no que de positivo o grande incêndio de 15 de outubro de 2017 e nos dias que o seguiram nos trouxe, nomeadamente a capacidade humana de entrega a algo que nos suplanta. A autora escreve sobre pessoas que, naquele dia, não arredaram pé e quiseram salvar outras pessoas, bens, património comum. Ou sobre o potencial de resiliência que cada um guarda dentro de si e que permitiu a extraordinária reconstrução, material e mental, a que temos vindo a assistir. A autora acredita que
há que dar cara e voz a estes heróis locais e eternizar as suas histórias, contribuindo, assim, para um outro mecanismo de (re)edificação: o da fé na espécie humana. Para que nenhuma história fique por contar. Para que nada permaneça esquecido. Para que possamos acreditar no futuro.

Sobre Rita Fernandes Martins
Rita Fernandes Martins nasceu em Lisboa, em agosto de 1976. Cresceu em Cantanhede e foi amadurecendo um pouco por todo o lado.
Desde cedo que revelou uma apetência especial para a escrita, mas nunca a levou muito a sério. Estudou Economia e trabalhou, maioritariamente, no estrangeiro, em Jornalismo, Gestão de Projetos e Tradução. De momento, dedica-se, entre muitas outras atividades, a um pedaço de terra que a escolheu como guardiã, no sopé da Serra do Açor e a fez querer enraizar.
"Histórias do Fogo - Relatos de Heróis com Rosto" é o seu primeiro livro e surge em resultado do grande incêndio de outubro de 2017 que assolou o Centro de Portugal.  

Reservas de sangue baixas motivam apelo urgente a doações

Cinco dos oito grupos de sangue só têm reservas para quatro dias, devido à gripe “normal”. De momento, não existem pacientes em risco
TVI24

2020-01-27 12:58 / JGR

As reservas de sangue dos grupos negativos (O-, A- e B-) estão em baixa, de acordo com o Instituto do sangue e da Transplantação (IPST).  A situação repete-se todos os anos, em janeiro, quando as gripes, constipações e infeções respiratórias impedem os doadores de dar sangue, mas este ano a situação está particularmente crítica.
Numa situação normal “as reservas dos hospitais e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação são, em média, entre 15 a 19 dias, dependendo do tipo de sangue”, disse à TVI Maria Antónia Escoval, presidente do instituto. Porém, o aumento dos “surtos gripais” levam a uma diminuição de colheitas, por não existirem as condições necessárias para fazer a doação, uma vez que é preciso estar 15 dias sem sintomas e sem medicação.

https://tvi24.iol.pt/sociedade/saude/reservas-de-sangue-baixas-motivam-apelo-urgente-a-doacoes

Detido por “importunação sexual”

Resultado de imagem para Detido por “importunação sexual”
O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de Oliveira de Azeméis, ontem, dia 27 de Janeiro, deteve em flagrante delito um homem de 48 anos, pelo crime de importunação sexual, na localidade de Oliveira de Azeméis.
No seguimento de uma denúncia relativa a um indivíduo que se encontrava à porta de um estabelecimento comercial a praticar atos ofensivos de carácter exibicionista e de cariz sexual, os militares deslocaram-se ao local, surpreendendo o suspeito em flagrante. Ao aperceber-se da presença da Guarda, ainda tentou fugir, tendo sido intercetado e detido pouco depois.
No seguimento das diligências policiais, foi possível apurar que pendiam sobre o detido outros processos criminais da mesma tipologia, bem como a aplicação da medida de coação de prisão domiciliária com recurso a pulseira eletrónica.
Após a apresentação no Tribunal Judicial de Oliveira de Azeméis, foi emanado o mandado de condução à residência do detido para a aplicação da medida de coação de prisão domiciliária.

ATENÇÃO: O Agrupamento de Escolas de Mira denuncia…

Muita atenção a este comunicado do Agrupamento de Escolas de Mira...

Ana Paula Santos e Carlos Teixeira foram os escolhidos como “Padrinhos” do Carnaval de Buarcos

São duas destacadas figuras do Carnaval de Buarcos e por isso mesmo foram escolhidos pela organização para padrinhos da edição 2020. Carlos Teixeira e Ana Paula Santos representam assim a homenagem a toda a “tribo” do Carnaval.
O baile de abertura do Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz 2020 ficou marcado pelo anúncio de uma das novidades para este ano: a Associação de Carnaval decidiu homenagear duas figuras locais que têm vindo a deixar o seu contributo para aquele que é um dos maiores Carnavais a nível nacional, e nomeou-os como Padrinho e Madrinha do evento.
Carlos Teixeira, dinamizador do “Grupo do Carlos” e “histórica matrafona da Avenida”, foi o padrinho convidado, e já garantiu que vai ser “curioso” desfilar “vestido”, depois de praticamente 23 carnavais “de mini-saia”.
Já Ana Paula Santos, que foi 10 anos porta-bandeira da Escola de Samba A Rainha e é a fundadora do Encontro Nacional de Porta-Bandeira e Mestres-Sala, tem uma profunda ligação ao Carnaval de Buarcos no qual desfila desde os 13 anos. Na apresentação, manifestou a “alegria e honra” de ser madrinha do evento e desejou que “todos se divirtam muito neste grande Carnaval”.
A figura dos padrinhos, figura introduzida este ano pela ACBFF, pretende ser uma homenagem à “tribo” do Carnaval, a comunidade que ao longo dos tempos tem contribuído para o engrandecimento do evento.
Os Reis da edição 2020 também já foram anunciados, prevendo-se um “mandato abençoado”, já que os escolhidos foram o “falso padre” e a “beata coscuvilheira” da telenovela Terra Brava da SIC, concretamente os atores Noémia Costa e João Baptista.


Administração hospitalar denuncia ao MP agressão a médica na unidade de Águeda

Resultado de imagem para Administração hospitalar denuncia ao MP agressão a médica na unidade de Águeda
A administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) denunciou ao Ministério Público a agressão a uma médica, quando esta se encontrava de serviço no Hospital de Águeda, anunciou hoje aquela unidade de saúde.

"O conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE procedeu ao envio, para o Ministério Público, da denúncia dos factos ocorridos no serviço de urgência básica, da unidade de Águeda deste centro hospitalar, no dia 23 de Janeiro, que se consubstanciam na agressão da médica Tatiana Vieru, que exercia as suas funções de atendimento médico, naquele serviço de urgência básica, sendo que a agressão foi perpetrada por uma mulher que acompanhava o seu filho, menor, a uma consulta de urgência", informa em comunicado.

De acordo com o texto agora divulgado, "mal teve conhecimento do ocorrido, o conselho de administração, na pessoa do seu diretor clínico, Frederico Cerveira, apoiou, de imediato, a vítima e sua colaboradora, prestando-lhe solidariedade, oferecendo-lhe apoio psicológico e total disponibilidade para coadjuvar, em sede judicial, a queixa que formalizou junto das entidades policiais".

A posição do Conselho de Administração do CHBV surge um dia depois de a Ordem dos Médicos (OM) ter criticado as declarações do diretor clínico daquele centro hospitalar que, sobre o caso, e citado pela OM, terá dito: "(...) a queixa é sempre da pessoa agredida, não é nossa. Nós somos coadjuvantes na queixa, até porque a senhora não é uma funcionária pública, é uma contratada (...)".

"Que desprezo por quem está a servir a causa pública. Ao diretor clínico só lhe faltou dizer que a médica não era portuguesa! Provavelmente ignora que quando alguém agride fisicamente um profissional de saúde num hospital público comete um crime público", afirmava em comunicado a Ordem dos Médicos.

No seu entender, o diretor clínico do CHBV "cometeu uma imprudência que irá merecer da parte da Ordem dos Médicos a avaliação adequada".

O conselho de administração do CHBV salienta hoje, em comunicado, que as preocupações do Centro Hospitalar relativas à segurança dos seus profissionais "não são de agora", dando conta de que, no serviço de urgência de Aveiro, está já a funcionar o sistema de botões de pânico e portas de fuga.

O comunicado esclarece que um sistema idêntico "só não foi ainda implementado no serviço de urgência básica de Águeda" porque o edifício vai entrar em obras.

Quinta-feira será consignada a obra "de remodelação total" daquele espaço, período durante o qual, o serviço da urgência básica passará a funcionar em contentores.

"Ainda no primeiro semestre de 2020, um novo sistema de segurança individual será adotado pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga, para o qual este tema é central", adianta ainda o comunicado do conselho de administração.

Desde o início do ano, já foram noticiadas alegadas agressões a uma enfermeira nas urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a dois médicos (no Centro Hospital de Setúbal e no Centro de Saúde de Moscavide, em Loures), e a uma enfermeira no Hospital de Águeda

Nos primeiros nove meses de 2019, foram reportado 995 casos na plataforma da Direção-Geral da Saúde, mais do que em todo o ano de 2018 (953 casos), sendo as injúrias o principal tipo de notificação (80%).

Lusa

Red Bull estará a tentar comprar Desportivo das Aves

Resultado de imagem para Marca de bebidas energéticas é detentora de clubes como o Leipzig da Alemanha e Salzburgo da Áustria   O Desportivo das Aves poderá, em breve, pertencer ao grupo Red Bull, empresa de bebidas energéticas que tem comprado vários clubes, nos últimos anos.  De acordo com a 'Santo Tirso TV', a Red Bull já terá feito uma proposta para comprar a SAD do Aves, clube que está no último lugar da Liga portuguesa com nove pontos somados em 18 jornadas.  Ainda segundo o referido órgão de comunicação local do concelho onde está sediado o Aves, a direção da SAD e a Red Bull têm, nesta altura, um ligeiro desentendimento na ordem de um milhão de euros no acordo.  Se for ultrapassada essa questão, então, o Aves poderá entrar no universo Red Bull onde estão já clubes como o Leipzig da Alemanha e o Salzburgo da Áustria.  Bancada.pt
PRESSNET
Marca de bebidas energéticas é detentora de clubes como o Leipzig da Alemanha e Salzburgo da Áustria.
Desportivo das Aves poderá, em breve, pertencer ao grupo Red Bull, empresa de bebidas energéticas que tem comprado vários clubes, nos últimos anos.
De acordo com a 'Santo Tirso TV', a Red Bull já terá feito uma proposta para comprar a SAD do Aves, clube que está no último lugar da Liga portuguesa com nove pontos somados em 18 jornadas.
Ainda segundo o referido órgão de comunicação local do concelho onde está sediado o Aves, a direção da SAD e a Red Bull têm, nesta altura, um ligeiro desentendimento na ordem de um milhão de euros no acordo.
Se for ultrapassada essa questão, então, o Aves poderá entrar no universo Red Bull onde estão já clubes como o Leipzig da Alemanha e o Salzburgo da Áustria.
Bancada.pt

Coronavírus: Um alemão e um japonês contaminados sem terem estado na China

Resultado de imagem para Coronavírus: Um alemão e um japonês contaminados sem terem estado na China
TVI24
As autoridades de saúde confirmaram hoje a existência de dois casos, um na Alemanha e outro no Japão, de doentes com coronavírus que não estiveram na China, tendo sido infetados nos seus países por doentes que estiveram em Wuhan.
Segundo as autoridades de saúde do Estado da Baviera, na Alemanha, o doente alemão – o primeiro europeu infetado pelo vírus sem ter estado na China – foi hoje hospitalizado.
O homem tem 33 anos e trabalha para um fornecedor de automóveis na Baviera, tendo sido infetado em janeiro por uma colega que foi da China para a Alemanha para fazer uma formação durante alguns dias, adiantaram as autoridades sanitárias.
A funcionária chinesa esteve entre 19 e 22 de Janeiro na Alemanha e, ao regressar ao seu país, “sentiu-se mal”, contou o diretor do Serviço de Saúde da Baviera, Andreas Zapf.
A mulher foi, de imediato, diagnosticada como caso positivo de coronavírus e, entretanto, um dos funcionários da empresa da Baviera que havia participado na formação, apresentou também sintomas de gripe, acabando por ser confirmado como caso positivo de coronavírus.
Até agora nenhum outro caso suspeito foi relatado na Alemanha, mas as autoridades estão a avaliar 40 pessoas que entraram em contacto com os dois funcionários infetados, dentro ou fora da empresa.
Um outro caso de contaminação no próprio solo aconteceu no Japão.
As autoridades japonesas anunciaram hoje um caso do vírus num homem que não visitou a China, mas transportou turistas de Wuhan, cidade onde o coronovírus teve origem.
O homem, de 60 anos, vive na cidade turística de Narra, e transportou, este mês, dois grupos de turistas de Wuhan num autocarro, tendo sido hospitalizado no sábado com sintomas de gripe, informou o Ministério da Saúde do Japão.
A China elevou para 106 mortos e mais de 4.000 infetados o balanço do novo coronavírus detetado no final do ano em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).
As autoridades de Pequim confirmaram a primeira morte na capital chinesa de uma pessoa infetada pelo novo coronavírus (2019-nCoV), um homem de 50 anos que esteve na cidade de Wuhan, em 08 de Janeiro.
Um primeiro caso confirmado de contaminação com este vírus foi registado na Alemanha esta segunda-feira, o segundo país afetado da Europa, depois de França.
Além do território continental da China, também foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Alemanha, Austrália e Canadá.
As autoridades chinesas admitiram que a capacidade de propagação do vírus se reforçou.
As pessoas infetadas podem transmitir a doença durante o período de incubação, que demora entre um dia e duas semanas, sem que o vírus seja detetado.
O Governo chinês decidiu prolongar o período de férias do Ano Novo Lunar, que deveria terminar na quinta-feira, para tentar limitar a movimentação da população.
A região de Wuhan encontra-se em regime de quarentena, situação que afeta 56 milhões de pessoas.
Alguns países, como Estados Unidos, Japão, França, Alemanha e Portugal, estão a preparar com as autoridades chinesas a retirada dos seus cidadãos de Wuhan, onde também se encontram duas dezenas de portugueses.

ATLETAS DA ASSSSCC PARTICIPARAM EM PROVA DE NATAÇÃO EM ALCOBAÇA


No passado dia 25 de janeiro, a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou a convite do Clube Náutico de Alcobaça nas edições de 2020 dos torneios que organiza nas piscinas municipais de Alcobaça. 

No período da manhã realizou-se a 23ª edição do Torneio União de Junta de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria. Este evento destinado ao escalão de cadetes contou com a participação de 145 atletas em representação de 10 clubes. Em termos coletivos a coletividade de Cantanhede obteve a 2ª posição através das pontuações obtidas por Ana Laura Lucas, Anastácia Protolyuk, Henrique Gonçalves, Leonor Cavaleiro, Martim Pascoal, Matilde Pires, Rodrigo Silva e Tomás Sequeira. 

Já no período da tarde, foi a vez de 8 atletas do escalão absoluto da SCC participarem na 24ª edição do Torneio Taça Cidade de Alcobaça, tendo nesta competição, competido 256 atletas em representação de 20 clubes. 

Guilherme Cardoso, Beatriz Marques, Jose Rocha, Luna Rodrigues, Camila Alexandra Silva, Camila Cavaleiro Silva, Martim Silva, Catarina Teixeira foram os atletas que coletivamente obtiveram a 13ª posição.

CRISTINA CARVALHO NO CAFÉ LITERÁRIO


A escritora Cristina Carvalho é a convidada do próximo Café Literário, organização da Câmara Municipal da Covilhã que se realiza no dia 6 de fevereiro (quinta-feira), pelas 21h30, no Café Covilhã Jardim, no centro da cidade. 

A autora apresentou em outubro o seu último livro intitulado “Ingmar Bergmam – o caminho contra o vento”. Um romance biográfico sobre o célebre realizador sueco de filmes intemporais como “O Sétimo Selo” (1957), “Quando Duas Mulheres Pecam” (1966) e “Sonata de Outono” (1978). 

Cristina Carvalho nasceu em Lisboa, a 10 de novembro de 1949. Filha do professor e poeta Rómulo de Carvalho (António Gedeão) e da escritora Natália Nunes. Durante a sua atividade profissional, contactou com milhares de pessoas e visitou inúmeros países sendo a Escandinávia e o oeste português as regiões que mais ama e que mais influência exercem sobre a sua personalidade enquanto mulher e escritora. 

Publicou o seu primeiro livro em 1989, “Até já não é adeus”, e outros se seguiram, nomeadamente “Momentos misericordiosos”; “Ana de Londres”; “Estranhos casos de amor”; “O gato de Uppsala”; “Nocturno - O Romance de Chopin” e “Lusco-fusco”. O seu romance “O olhar e a Alma” venceu o Prémio Autores 2016 para o Melhor Livro de Ficção Narrativa. “A Saga de Selma Lagerlöf” e “Ingmar Bergman” marcaram os romances biográficos. Muitos dos seus livros integram o Plano Nacional de Leitura, e alguns encontram-se traduzidos em outras línguas. Tem ainda vários contos publicados em revistas e jornais. 

A tertúlia literária será apresentada pelas professoras Ana Catarina Pereira e Sílvia Melchior.

Uma tradição com mais de três séculos voltou a viver-se em Ansião


O fim de semana de 25 e 26 de janeiro foi sinónimo de tradições em Ansião, com a realização da Centenária Feira dos Pinhões, uma tradição que nasceu no lugar de Constantina no século XVII e que foi trazida para a vila de Ansião no século XIX.
A sessão de abertura do evento, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, que realçou o papel preponderante dos municípios no desenvolvimento da economia local e na promoção do território com vista ao seu crescimento.
Foi em torno da promoção do território, dos seus recursos, das suas gentes, das suas artes e dos seus saberes, que se desenrolou este certame, que contou com cerca de oitenta expositores da sub-região de Sicó.
Estiveram em destaque não apenas o que dá mote a esta tradição secular, o pinhão, mas outros produtos da terra como o mel, o azeite, o vinho, os enchidos e o queijo, bem como o artesanato e o folclore, com a atuação do Rancho Infantil das Serras de Ansião e do Rancho Folclórico Flores da Serra da Lagoa Parada.
Porque tradição é cultura, outros momentos culturais houve, nomeadamente no Centro Cultural, em cujo palco o ansianense Teatro Olimpo voltou a apresentar-se com a peça “Meu marido que Deus haja”, e na Biblioteca Municipal, no espetáculo de marionetas tradicional português “Teatro Dom Roberto”, dedicado aos mais novos.
A identidade e a genuinidade que distingue o povo ansianense foram levados ao país e ao mundo no domingo, através do programa da TVI “Somos Portugal”, que, além dos momentos musicais, mostrou alguns dos motivos de visita a Ansião – a mancha de carvalho-cerquinho, a maior na Europa, os percursos pedestres, os produtos de bolota, o recentemente requalificado Complexo Monumental de Santiago da Guarda e as Casas da Granja, destinadas a alojamento local.
Também o vincado dinamismo associativo do concelho mereceu um destaque especial no certame pela presença de algumas associações/ coletividades quer como expositores, demonstrando a sua atividade, quer participando no desfile transmitido em direto na televisão portuguesa.
Não faltou também a animação de rua, a cargo do grupo de gaiteiros ansianenses Ca’Gaita, que, no sábado, anunciaram a abertura da feira e, com o apoio do INATEL, de uma dupla de palhaços e da Charanga Amigos da Rambóia.
O encerramento da Centenária Feira dos Pinhões ficou marcado pela entrega aos expositores de um pinheiro-manso, prática que se iniciou há três anos, como incentivo à plantação de espécies autóctones, particularmente daquelas que possibilitarão a continuidade da Feira dos Pinhões.
Por este repleto programa, pela mostra inigualável de produtos endógenos, pelo número de pessoas que escolheu visitar Ansião nestes dias e por tantas outras razões, o Município congratula-se por manter esta tão significativa tradição e agradece a todos os que tornaram possível mais este capítulo na promoção do concelho, de toda a sua riqueza e unicidade.

Passatempo «No fake | Don't fake me!»


Por ocasião da comemoração do Dia Europeu da Proteção de Dados, 28 de janeiro e do Dia da Internet Mais Segura, que este ano se assinala a 11 de fevereiro, o IPDJ lança este passatempo, um desafio para os jovens realizarem um trabalho nas seguintes áreas:
  • Meme (desenho/cartaz/fotografia),
  • Vídeo e
  • Música/canção
sobre notícias falsas/fake news.
Sob o lema «No Fake | Don't fake me!», este Passatempo insere-se na campanha informativa e de sensibilização sobre fake news e o combate às mesmas, para o qual queremos contar com a tua participação e criatividade!
Os trabalhos a apresentar, por jovens dos 12 aos 30 anos - serão premiadas duas categorias: dos 12 aos 17 anos e dos 18 aos 30 anos -, com o tamanho máximo de 10MB, deverão ser enviados por e-mail, como anexo ou através de um link partilhado, para geral@ipdj.pt com o assunto Passatempo NO FAKE – SID 2020, no período de 28 de janeiro a 28 de fevereiro de 2020.

Prémios
Serão atribuídos dois prémios por cada área e para cada categoria etária:
  • Primeiro – Uma câmara desportiva, ecrã LCD, 12 acessórios, uns óculos RV, lentes ajustáveis, e altifalante, conexão Bluetooth, potência 3W, recarregável USB;
  • Segundo – uns óculos RV, lentes ajustáveis, e altifalante, conexão Bluetooth, potência 3W, recarregável USB;
NOTA:
As notícias falsas/fake news são um fenómeno cada vez mais frequente, potenciado pelas plataformas online, que pode ser encarado como uma ameaça ao debate livre e informado e também à vida das pessoas. As notícias falsas podem indicar a vontade deliberada de distribuir desinformação ou boatos, reforçar preconceitos e promover o ódio, através dos diferentes meios de comunicação, com motivações políticas, económicas ou até pessoais. A maior ferramenta contra este fenómeno é o desenvolvimento do sentido crítico dos utilizadores.
Ao participares neste passatempo estarás a contribuir para contrariar este fenómeno criando um meme em desenho/cartaz ou fotografia, vídeo ou música/canção que promova o consumo crítico e responsável da informação que recebemos através da internet.

Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações na Loja Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.


PERÍODO DE CANDIDATURAS DA “CRIATECH ARTISTIC RESIDENCES” ALARGADO ATÉ 7 DE FEVEREIRO

Aveiro alia a arte à tecnologia -
Criadores, artistas, estudantes, ou qualquer outra pessoa ligada às indústrias criativa ou tecnológica, têm agora até ao dia 7 de fevereiro para apresentarem as suas candidaturas ao Programa de Residências Artísticas promovidas pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA). Desenvolver projetos inéditos que liguem as artes à tecnologia é o desafio lançado pela Aveiro Tech City com a criação do programa Criatech Artistic Residences 2020.
Neste momento a CMA rececionou já 22 candidaturas, oriundas de diversas cidades nacionais, incluindo Aveiro, sendo que quatro têm origem na Hungria e em Itália.
Fazendo sempre uso da criatividade, o projeto Criatech Artistic Residences 2020 ambiciona dotar os seus participantes de ferramentas práticas e teóricas sobre a produção de artefactos tecnológicos que resultem em projetos artísticos inovadores. Esta é a oportunidade para os criadores emergentes desenvolverem as suas ideias e práticas a um nível elevado e com o apoio de mentores experientes e com conhecimento na área.
Os participantes destas residências artísticas beneficiarão de um programa desenvolvido pelo Teatro Aveirense / CMA, dirigido por professores da Universidade de Aveiro e da Escola Superior de Artes e Design - duas instituições de reputação nacional na área da criatividade, multimédia e tecnologia.
O plano de atividades será ainda complementado por uma ação de tutoria artística, desenvolvida pelos canadianos Cadie Desbiens-Desmeules e Michael G. Dean, que já se revelam ansiosos pelo início do projeto. "As Criatech Artistic Residences 2020 vão ser um desafio muito interessante, que vai ser responsável por conectar criativos de diferentes áreas na realização de projeto inovadores. Antecipamos um ambiente inspirador que irá encorajar novas ideias e direções criativas. Estamos muito ansiosos por conhecer todos os participantes, em Março!”.
O Criatech, que se realiza este ano de 12 a 18 de outubro, no âmbito da “Aveiro Tech City Week”, para além do seu carácter expositivo e de festival, representa também esta dimensão de fomento e formação artística, aproximando a sociedade ao meio cultural e a possibilidade de todos contribuírem para o projeto.
As Residências Artísticas do Criatech e o Fundo para a Cultura da Rede Culture Next têm enquadramento no Plano Estratégico para a Cultura 2019 - 2030, concretamente no eixo 1 – CRIAÇÃO, que pretende intervir na capacitação e qualificação dos agentes que integram a cadeia do valor do sector cultural e criativo.
Os projetos em apreço dão resposta à necessidade de reforçar os processos de internacionalização da produção e da criação artística e os programas de intercâmbio de artistas e outros agentes, fomentando o contacto e uma efetiva colaboração com agentes e redes internacionais.
O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

Isabel Carriço

Vagos “na linha da frente” da modernização administrativa

Nos últimos 5 anos, o Município de Vagos tem vindo a apostar na Modernização Administrativa dos seus serviços, permitindo maior celeridade nos tempos de resposta, maior transparência e maior facilidade no acesso aos próprios serviços, não dependendo de horários do atendimento no espaço do Munícipe.
Apesar de ter iniciado este caminho com algum atraso relativamente a muitas outras autarquias, hoje a desmaterialização dos processos administrativos é uma realidade na Câmara Municipal de Vagos, mesmo nas áreas consideradas mais difíceis, como é o caso do Urbanismo, havendo uma constante preocupação com a inovação e com a melhoria da prestação dos serviços aos seus munícipes.
Na sequência desta preocupação, e na procura de formas cada vez mais simples de interação entes os munícipes e a autarquia, desde a passada sexta feira é possível o acesso aos Serviços Online do Município de Vagos com a autenticação com Chave Móvel Digital, colocando assim Vagos na linha da frente dos municípios nacionais a disponibilizar este serviço aos cidadãos.
Com a Chave Móvel Digital os cidadãos poderão aceder de uma forma simples e segura aos Serviços Online do Município de Vagos e realizar inúmeros serviços, sempre com a mesma senha.
O pedido da Chave Móvel Digital pode ser realizado por qualquer cidadão online ou presencialmente:
  • Online, por cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação em https://autenticaco.gov.pt/;
  • Presencialmente, para titulares de Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte, Título ou Cartão de Residência*, num balcão de atendimento:
* dos Espaços Cidadão e Espaços Empresa.
* do Registo Criminal (Direção-Geral da Administração da Justiça)
* do Registo Nacional de Testamento Vital (RENTEV) do Serviço Nacional de Saúde (SNS)
* No momento da entrega do Cartão de Cidadão nos serviços do IRN;