sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Évora | COMUNICADO: Sobre a salubridade do Lago da Malagueira


A Câmara Municipal de Évora informa que a insalubridade verificada nos últimos dias no Lago da Malagueira, e consequente mortalidade de peixes, se deveu à sobrecarga de um coletor localizado numa conduta de águas residuais “em alta”, sob responsabilidade da empresa Águas do Vale do Tejo, S.A., que originou descargas indevidas e a sua contaminação. Esta sobrecarga
está associada à intempérie de 19 de janeiro.
Apesar da edilidade não ter responsabilidade sobre este facto, desencadeou de imediato algumas medidas de modo a minimizar o impacte provocado, promovendo durante vários dias a limpeza superficial do Lago.
Mais se informa que a empresa Águas do Vale do Tejo, S.A. já foi contactada, exigindo-se que desenvolva as diligências necessárias para evitar que situações idênticas ocorram no futuro.
Adicionalmente, os serviços municipais já procederam a colheitas de água para análise, pelo que, enquanto não é conhecido o respetivo relatório, se apela que a fruição do Lago seja efetuada com prudência.

Barcelos | Curso de Inteligência Artificial para Executivos


O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) abre candidaturas, até 29 de fevereiro, para a 2ª edição do curso de Inteligência Artificial para Executivos, em parceria com a Microsoft.
O curso de formação executiva “Inteligência Artificial para Executivos” destina-se a participantes que pretendam aprofundar as suas capacidades nas áreas de análise de dados e de Inteligência Artificial (IA), e desenvolver estratégias capazes de transformar as suas organizações de forma a desenvolver vantagens competitivas de base analítica.

No final do programa os participantes ficarão a par das atuais oportunidades geradas pelos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos disponíveis e suportados pelas tecnologias da Microsoft, bem como habilitados para construir estratégias efetivas e responsáveis de criação de novos produtos e serviços baseados em dados alavancados pelo potencial da IA.

Este curso foi desenvolvido com o objetivo de capacitar executivos e líderes de negócio para uma utilização da IA focada na estratégia, na cultura da empresa e na liderança, num quadro de utilização ética dos dados.

A formação tem a duração de 20 horas e decorrerá em 5 sessões de 4 horas cada, em regime pós-laboral.

O curso é elegível para efeitos da medida "Cheque-Formação + Digital" do IEFP.


*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

PRESIDENTE DA CÂMARA RECEBE NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DOS BOMBEIROS DA MARINHA GRANDE

O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, e o coordenador municipal de Proteção Civil, Pedro Borges, receberam os representantes dos novos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, esta sexta-feira, 2 de fevereiro, para uma sessão de cumprimentos.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, felicitou os novos dirigentes, desejando os maiores sucessos para o exercício das suas funções e afirmou que o Município quer continuar a ser um parceiro facilitador, orientador e participante da corporação, na defesa das populações.

A nova composição da Associação foi eleita no passado dia 29 de janeiro, para o biénio 2023/24.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

LARGO DA IGREJA E RUAS DR. DIOGO JOSÉ MASCARENHAS NETO E FREI JOSÉ DE S. PATRÍCIO, EM ALCANTARILHA, SOFREM ALTERAÇÃO DE SENTIDO DE TRÂNSITO A PARTIR DE DIA 3 DE FEVEREIRO

O Município de Silves informa que a partir das 9h00 do dia 3 de fevereiro, o Largo da Igreja, a rua Dr. Diogo José Mascarenhas Neto e a rua Frei José de S. Patrício (EM 269-1), em Alcantarilha, irão sofrer alterações ao nível da circulação rodoviária.
Assim, no Largo da Igreja e na rua Dr. Diogo José Mascarenhas Neto será implementado um único sentido de trânsito de nascente para poente (deixando de existir dois sentidos de trânsito).

Na rua Frei José de S. Patrício (EM 269-1) será implementado um único sentido de trânsito de sul para norte (deixando de existir dois sentidos de trânsito).

Pede-se cautela a todos os automobilistas, de modo a prevenir equívocos e acidentes nestes arruamentos.

 

Agrupamento de Escolas Proença-a-Nova assinala Dia Escolar da Não Violência e da Paz

 
Amizade, abraço, carinho, simpatia e bondade foram as palavras escolhidas para comemorar o Dia Escolar da Não Violência entre os alunos do 1º e 2º ciclo do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova.
O desafio era simples: cada criança retirava uma pulseira, lia a palavra aos colegas de turma, colocava a pulseira no braço, quando existisse uma situação em que a criança se sentisse com raiva, irritada ou chateada, devia olhar para a pulseira e respirar devagar três vezes. No âmbito desta ação promovida pela CPCJ de Proença-a-Nova, foi ainda distribuído pelas professoras, o livro “Beliscaram a minha felicidade” da autora Diana Ginja, para trabalhar de forma lúdica esta temática.
O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro. A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido este dia por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 05 DE FEVEREIRO, ENTRE AS 8H30 E AS 16H00, AFETANDO A ESTRADA DOS AMENDOAIS E O PARQUE LOGÍSTICO DO ALGARVE, EM TUNES

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos relacionados com a rede de abastecimento de água, o fornecimento de água será interrompido no dia 05 de fevereiro, entre as 08h30 e as 16h00, a norte da EM 524, afetando a estrada dos Amendoais e o Parque Logístico do Algarve, em Tunes. A interrupção insere-se no âmbito da empreitada de “Repavimentação da Estrada dos Amendoais”.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE REFORÇA CONFORTO TÉRMICO EM ESCOLAS

O Município da Marinha Grande está a dotar escolas do concelho de aparelhos de ar condicionado, de modo a garantir melhor conforto térmico à comunidade educativa. Foram instalados 19 equipamentos em 6 estabelecimentos de ensino, que representou um investimento de cerca de 30 mil euros.
Com esta medida, o Município pretende assegurar melhores condições de conforto e promover o desenvolvimento de escolas mais sustentáveis e saudáveis. A intenção é dar continuidade a esta ação, de modo a contemplar outros edifícios do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho.
Nesta primeira fase, foi substituído o aquecimento obsoleto por ar condicionado, nas seguintes escolas, consideradas prioritárias: Jardim de Infância (JI) da Amieirinha, JI da Pedrulheira, Escola Básica (EB) de Picassinos, EB e Cantina do Engenho, EB e JI da Praia da Vieira.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Estimular o interesse dos estudantes de Direito pela carreira da magistratura. Faculdade de Direito da Católica e Tribunais Judiciais estabelecem parceria para estágios curriculares


A Escola do Porto da Faculdade de Direito assinou recentemente um protocolo com três Tribunais Judiciais, para alargar a oferta de estágios curriculares a estas instituições. A partir de fevereiro, mais de três dezenas de estudantes de Direito terão a oportunidade de vivenciar a realidade dos tribunais e do trabalho dos juízes.
Em três tribunais judiciais – Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro, Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este e Tribunal Judicial da Comarca do Porto – os alunos serão acompanhados, supervisionados e avaliados por um juiz orientador, em colaboração com um docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

“Empenhada em garantir um estágio adaptado ao nível de formação dos estudantes, a Faculdade de Direito reforça assim o seu compromisso em oferecer oportunidades de ligação à prática jurídica, enriquecedoras e relevantes para o desenvolvimento individual e profissional do aluno,” salienta Manuel Fontaine, diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Rita Fabiana Soares, juíza e membro do Conselho Superior de Magistratura, reforça “ciente de que a prática judiciária fascina quem a experimenta, o Conselho Superior da Magistratura congratula-se com o envolvimento da Faculdade de Direito numa iniciativa que revelará vocações e definirá futuros para muitos dos seus alunos.”

*Fernanda Teixeira

 

No âmbito do Programa Erasmus+. Professores turcos recebidos na Câmara de Cantanhede

 
Oito professores da Turquia foram recebidos esta quarta-feira, 31 de janeiro, na Câmara Municipal de Cantanhede, no âmbito do Programa Erasmus+, no qual se encontra a participar o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva.
A delegação turca foi recebida no salão nobre dos Paços do Concelho pelo vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Educação, Pedro Cardoso, que teve a oportunidade de partilhar alguns dos aspetos mais relevantes do projeto educativo municipal.
A iniciativa, centrada no tema da inclusão, visa promover a troca de experiências e conhecimentos entre professores de diferentes países, enriquecendo o ambiente educativo e contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.
O autarca felicitou o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva por ser uma Escola Acreditada no âmbito do Programa Erasmus+, reforçando o mérito do trabalho que têm vindo a desenvolver “marcado pela dedicação e o empenho da Equipa Erasmus+ do Agrupamento em prol da internacionalização da organização”.
Pedro Cardoso elogiou ainda o “contributo deste projeto para a melhoria das práticas letivas dos/as docentes, para a qualidade do processo de ensino e da aprendizagem e, simultaneamente, para a abertura dos horizontes culturais dos/as alunos/as e docentes”.
De resto, essa foi uma das virtudes do programa destacada por Pedro Cardoso, para quem “este programa tem desempenhado um papel crucial na promoção do intercâmbio cultural e educativo entre estudantes e estabelecido pontes fortes entre instituições educativas de nações diferentes, promovendo assim a partilha, a aprendizagem, o entendimento mútuo e solidariedade, moldando também os cidadãos para que sejam mais conscientes, tolerantes e abertos ao mundo, e contribuíam para a construção de uma Europa mais unida e colaborativa”.
Ao intervir na sessão de boas-vindas, o autarca elogiou também “o trabalho de proximidade e colaborativo” que a Câmara desenvolve com os restantes atores locais do setor. “Uma oportunidade de partilha de responsabilidades na construção de projetos educativos, que a nível concelhio continuem a apresentar metas ambiciosas e a criar as melhores condições para o sucesso educativo de todos”, salientou, referindo que “a Educação é um dos pilares fundamentais da política municipal”.
O vice-presidente da autarquia deu ainda ênfase ao conjunto de dinâmicas que decorrem no âmbito da aprendizagem ao longo da vida, com diversas parcerias com instituições de ensino.
Ao longo destes cinco dias, os docentes turcos têm a oportunidade de conhecer as instalações do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, interagir com o corpo docente e participar em atividades pedagógicas, como workshops e aulas observadas. Além disso, têm a oportunidade de partilhar as suas próprias práticas pedagógicas e culturais com os professores locais.
Também esta semana foi anunciado que o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva se tornou uma Escola Acreditada no âmbito do Programa Erasmus+, confirmando, assim, a criação de um plano de atividades de mobilidade de elevada qualidade. 

*Carla Cruz Silva 
 Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


BOLETIM INFOADASCA, EDIÇÃO Nº. 42 para FEVEREIRO 2024 - Editorial: A Ingratidão Mata o Coração

É muito difícil compreender certas contradições e paradoxos da vida. O exame metódico e sereno das coisas, feito por processos rigorosamente científicos, baseados numa segura e firme argumentação, não se aplica quando se pretende explicar determinados mistérios da alma humana, que escapam duma maneira geral à observação mais aguçada e minuciosa. Por isso, na necessidade de analisar esses sentimentos e de os explicar melhor ou pior, tem de se recorrer ao estudo de tantos outros factores que com eles estão relacionados, e depois, por deduções, bastantes ocasiões muitas vezes à «contrário sensu», concluir aquilo que parece estar mais conforme com as circunstâncias especiais no fenómeno.
Há sentimentos que desnorteiam e desorientam as mais sólidas teorias e entre eles figura, talvez, em lugar bem distinto, precisamente porque é dos mais vulgarizados, a ingratidão, nas suas múltiplas fórmulas e revelações externas.
Não custa nada, por muito orgulhoso que seja, mostrar reconhecimento a quem nos fez um favor, e que, portanto, se soubermos ser delicados, nos pode vir a fazer muitos mais.
Agradecer é um sinal de superioridade de carácter, um pretexto para merecermos a confiança de amigos bons e sinceros, dos quais, naturalmente, podemos precisar, mais depressa do que se julga. E, apesar disto, os homens, ainda mal acabaram de receber uma gentileza, já estão esquecidos da mão que os amparou com o benefício, quando não pagam com qualquer grosseria a benevolência tida. Quando eu encontro alguém que sabe ser reconhecido, fico admirado, admirando a superioridade desse alguém o que é tão raro nos dias que correm.
Os homens obcecados na alucinada demência duma maldade feroz e egoísta, esquecem o que convém às suas conveniências, agradecer para receber, pois não é com «espinhos que se colhem rosas»…
Ocultos atrás dum sorriso alvar, escondidos na mesquinha insolência duma inteligência que a maldade desvaria à multidão é difícil sentir prazer espiritual da gratidão.
Reconhecer uma fineza, é admitir em alguém uma virtude, prestar-lhe homenagem, elevá-la, e essas criaturas não sabem mais do que rebaixar os outros, difamar todas as intenções honestas e todos os esforços generosos.
Ser reconhecido e agradecer, é prestar um alto acto de Justiça e, devemos confessá-lo, se o verdadeiro sentido da Justiça não existe na maioria dos homens, também não pode existir neles o sentido abençoado da gratidão.
Tenho sentido na pele a feroz ingratidão desde a fundação desta associação, que por sua vez se torna difícil explanar. Por vezes surge do lado que menos esperava, mas, o ser humano na sua maioria é assim, é ingrato, é mau e tem memória curta.

Para poucos a ADASCA é filha, para alguns é sobrinha e para muitos é enteada. É nesta última condição que desde sempre tem sido tratada. Haja respeito pelo trabalho que tem sido desenvolvido em prol da comunidade necessitada de componentes sanguíneos há 17 anos sem interrupção.

Apesar de tudo a obra está ai, os resultados alcançados falam por si deitando por terra a incredibilidade que muitos revelaram e profetizaram contra este projecto desde o seu início. São necessárias pessoas que estejam motivadas para elevar ainda mais a ADASCA, e não as motivadas pelo fingimento, inveja, intriga e ingratidão, comportamentos imprevisíveis com o intuito de a destruir. Decorridos estes anos de existência, ainda existe algumas destas ervas daninhas, que em muito me têm infernizado a vida. Vivemos num mundo e sociedade cada mais agressivos, do faz de conta que está tudo bem.
“Existem três classes de ingratos: os que silenciam diante do favor; os que o cobram e os que se vingam.” (Ramón y Cajal).
Os nossos agradecimentos pelos apoios que a CM de Aveiro, e por sua vez a União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz têm prestado, sem eles não seria possível chegar onde chegámos, não esquecendo as poucas empresas e amigos. Triste País, estás asfixiado em burocracia.

NR: Este artigo foi publicado a 18/08/2016. O que mudou deste então?

Pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1809


JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE - FEVREIRO 2024

 

O Lema da ADASCA para 2024 é: 

JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE

Deixe-se levar pelo coração

O Sangue é necessário todos os dias. O Sangue não se fabrica artificialmente.

O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda!

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue.



Leiam o Boletim InfoADASCA, edição 41 através deste link http://www.adasca.pt/node/1796


Centro de Portugal, Alentejo e Estremadura espanhola reforçam promoção conjunta dos seus destinos turísticos


Autoridades de turismo da Euroace, composta pelas três regiões, reuniram-se em Évora, para definir os próximos passos na estratégia de promoção internacional.
As autoridades de turismo da região europeia Euroace, composta pelas regiões portuguesas Centro de Portugal e Alentejo e pela Estremadura espanhola, participaram hoje numa reunião de trabalho em Évora, em que foram definidos os próximos passos na estratégia de promoção conjunta dos três territórios.
O plano de ação hoje estabelecido prevê a continuação do desenvolvimento de produtos turísticos conjuntos, nomeadamente nas áreas do Património da Humanidade da UNESCO, na Gastronomia e Vinhos, na Natureza e no Turismo Espiritual. São áreas em que o Centro de Portugal, o Alentejo e a Estremadura espanhola são particularmente ricos e em que está prevista a promoção conjunta em eventos internacionais de turismo, nomeadamente em congressos e feiras.
Os casos específicos do património romano, com destinos marcantes como Mérida, Évora ou Condeixa-a-Nova, e da herança judaica, com os exemplos de Castelo de Vide, Belmonte e Hervás, foram referidos na reunião como possibilidades fortes de promoção conjunta a nível internacional.
A identificação de fontes de financiamento partilhadas, nomeadamente a candidatura a projetos europeus, e a elaboração de um orçamento comum foram outros temas em destaque na reunião.

O Centro de Portugal esteve representado no encontro pela vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), Anabela Freitas, e pelo presidente e vice-presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC), respetivamente Pedro Machado e Jorge Loureiro, além de diretores de vários departamentos destes organismos. Pela TCP, participaram Sílvia Ribau, Chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, e Adriana Rodrigues, Chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas.

“A reunião de hoje, muito produtiva, serviu para fortalecer o espírito de união entre o Centro de Portugal, o Alentejo e a Estremadura espanhola. Todos os participantes estão motivados para as vantagens de se realizarem projetos conjuntos de turismo, que acrescentem valor, simplifiquem custos e tragam benefícios às populações”, explica Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal.

“As fortes relações que existem entre as três regiões, assentes na proximidade territorial, bem como na diversidade e riqueza dos territórios envolvidos, é uma vantagem competitiva, que permite a promoção conjunta dos principais ativos turísticos. Faz todo o sentido que nos apresentemos de forma conjunta e consolidada em eventos internacionais. Esta colaboração permite oferecer aos visitantes uma experiência turística única e abrangente”, acrescenta.

Na reunião de hoje participaram ainda José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, presidente da ARPT Alentejo, António Lacerda, diretor executivo da ARPT Alentejo, e Anabel Domínguez Pardo, diretora geral de Turismo da Junta da Estremadura, em Espanha.

A Eurorregião Euroace, iniciativa criada em 2009, cobre uma área de 92.500 quilómetros quadrados e nela vivem 3,4 milhões de habitantes, cerca de 6% da população da Península Ibérica.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

Opinião - Paulo Freitas do Amaral - debates televisivos

Os 29 debates com os partidos do sistema e os que ficam de fora...

Ficámos a saber esta semana, a decisão antidemocrática das televisões, em atribuir 29 duelos entre os poucos partidos com representação parlamentar na anterior legislatura, e a atribuição somente de 1 único debate a todos os outros partidos sem representação parlamentar na anterior legislatura.
Esta distribuição além de ser injusta, é ilegal, por ter sido decidida com base numa representação parlamentar de partidos que na altura já não se verificava, devido à Assembleia da República ter sido dissolvida no dia 15 de janeiro de 2024.

Uma vez com a Assembleia da República dissolvida, esta decisão de distribuição de debates não se poderia ter feito com base na diferenciação entre partidos com representação parlamentar ou sem representação parlamentar. Esta decisão televisiva carece de qualquer valor jurídico, sendo a reclamação recente, feita pelo partido "Nova Direita", totalmente legitima.

Além do mais, é incompreensível que num período eleitoral tão longo como este que o Presidente da República concedeu, em que os partidos do sistema já sabem desde dia 7 de outubro de 2023 que irá haver eleições, e em que irão totalizar quase 5 meses de campanha eleitoral, se dê mais 29 debates aos mesmos de sempre e apenas 1 debate aos outros partidos.

Podia-vos falar aqui também de todo o tempo que o CDS dispôs antes de assinar a coligação, sem qualquer representação parlamentar para nas televisões em período "prime time" expor as vantagens eleitorais de ir coligado com o PSD, ou os convites que este partido teve para telejornais ou programas de comentário político dos seus protagonistas, mas  não irei entrar por aí... nem referirei o facto de existirem televisões como a TVI que nem sequer noticiaram a criação de um novo partido no sistema eleitoral português como foi o caso do partido "Nova Direita" em plena campanha eleitoral...Imagine-se se isto seria possível há 50 anos atrás...

Os editores políticos e diretores televisivos, amigos de longa data dos partidos do sistema, atuam de forma parcial, prejudicando a nossa democracia e com a máxima arrogância, acham-se acima de um sistema, como se a velha máxima do "quarto poder" não existisse...

As televisões e os seus decisores, não estão acima dos cidadãos e da democracia...Ainda chegará o dia em que veremos o que está por trás da cortina da velha caixa colorida e auguro que não seja nada de bom, afinal quem ri por último, por vezes, até ri melhor...

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História
Membro fundador do partido "Nova Direita"