segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Vagos foi finalista do concurso Municípios do Ano 2021

Concorrendo com o projeto “Vagos +Comércio”, o Município de Vagos foi um dos finalistas nomeados para o concurso Municípios do Ano 2021 que teve lugar na ilha da Madeira

O Município de Vagos esteve presente na cerimónia de entrega dos prémios e distinções “Municípios do Ano 2021”, que decorreu na passada quinta-feira, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, sendo um dos municípios finalistas na categoria “Centro (mais de 20.000 habitantes)” através do projeto de sucesso “Vagos +Comércio – Programa de Revitalização do comércio tradicional e de serviços” com enfoque na campanha de vouchers que há 15 meses vem decorrendo no concelho e que tem auxiliado na dinâmica do comércio tradicional em cenário de pandemia COVID-19.

O concurso Municípios do Ano é uma iniciativa promovida pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades que tem como objetivos principais reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade. Visa igualmente colocar na agenda a temática do desenvolvimento integrado dos territórios, focada no papel e ação dos municípios, dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades, mas também os territórios de baixa densidade populacional, nas diferentes regiões do país.

Esta foi uma oportunidade aproveitada para elevar o nome do Município de Vagos e de dar a conhecer as boas práticas, nomeadamente, através de um programa que teve, reconhecidamente, um impacto bastante significativo quer na população, quer no comércio tradicional.

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES APROVA ORÇAMENTO PARA 2022


O Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) do Município de Silves para o ano de 2022 foram aprovados em reunião de câmara com os votos a favor da vereação CDU (4) e a abstenção dos vereadores do PSD (2) e do PS (1). A proposta de orçamento será, ainda, submetida à Assembleia Municipal, durante o corrente mês.

De salientar que, em moldes gerais, o orçamento para 2022 atinge o montante global de 58,2 milhões de euros; as receitas correntes previstas totalizam 49,5, milhões de euros e as despesas correntes 34,9 milhões de euros, gerando uma poupança corrente no valor de 14,6 milhões que permitirá ao município reforçar a sua capacidade de investimento. Por sua vez, o investimento programado ultrapassa os 22 milhões de euros, contemplando projetos e obras, repartidas pelo conjunto de freguesias, que são fundamentais para o desenvolvimento integrado do concelho de Silves. O combate às consequências das alterações climáticas e a eficiência hídrica mobilizam importantes recursos da autarquia.

Ultrapassam os 3 milhões de euros as transferências para as Corporações de Bombeiros, Juntas e Uniões de Freguesia, Escolas, Associações, Coletividades e Instituições, prosseguindo a trajetória ascendente dos últimos anos.

Note-se que o orçamento da Câmara Municipal de Silves acomoda diversas medidas de promoção da economia local e de apoio social, bem como políticas amigas do cidadão e do contribuinte, traduzidas na taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e na adoção do IMI familiar com redução de taxas para os agregados com 1, 2 e 3 descendentes.

Castelo de Paiva | Formação Profissional é um sucesso em Castelo de Paiva: Ministro do Turismo e Cultura de S.Tomé foi hoje recebido na câmara municipal

 Mais duas turmas chegam no 1º trimestre de 2022

 No âmbito de uma visita que está a realizar ao concelho, a convite da Urbe Consultores, o Ministro do Turismo e Cultura de S. Tomé e Príncipe, Aerton do Rosário Crisóstomo, foi hoje recebido nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, onde agradeceu a colaboração prestada pela autarquia paivense, no processo de formação que permitiu acolher no território 20 jovens deste país africano, a prestar serviço no sector do turismo/restauração ( mesa - bar ) em vários espaços locais.

 

Para além do governante, que se veio inteirar das condições em que decorrem estas acções de formação a comitiva são tomense integrava ainda Eugénio Neves, assessor para a área do turismo, Adilson Garcia, director de Jogos e Actividade Turística, e Valdemar Jesus, secretário do Conselho de Ministros, sendo acompanhados por Rui César Castro, responsável da Urbe Consultores, e da Engª Paula Gil, do Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado de S. João da Madeira.  

Ministro Turismo e Cultura agradeceu a recepção, e todo o apoio que tem sido prestado aos formados, enalteceu o papel da Urbe Consultores nesta acção, expressando a sua satisfação pelo sucesso que este processo formativo está a ter, mostrando-se confiante nesta aposta na formação e capacitação dos jovens de S. Tomé e Príncipe, nas diferentes áreas do Turismo e Hoteleira, destacando que, sendo o turismo uma área vital para o desenvolvimento do país, justifica-se o interesse na aprendizagem destes jovens, que ficam com conhecimentos e experiência profissional ao melhor nível, e capazes de dar um excelente contributo para proporcionar um turismo de qualidade neste território africano, localizado perto da linha do equador.  

Aerton do Rosário Crisóstomo deixou o convite para o edil paivense visitar aquele país e evidenciou que o seu ministério continuará a trabalhar empenhadamente para proporcionar diversas formações no sector de turismo e hoteleira para os estudantes locais, que assim conseguem uma dupla certificação ao nível do ensino secundário e uma carteira profissional que valorizará a sua intervenção nesta área laboral.

Rui César Castro, no âmbito do protocolo assinado com a Urbe Consultores, também se congratulou com o êxito desta acção de formação com os jovens de S. Tomé e Príncipe, dando a conhecer que, no primeiro trimestre do próximo ano, vão chegar mais duas turmas de alunos para frequentar novas acções de formação ao nível de restaurante /bar e técnico de animação turística, funções que considerou essenciais para ajudar as empresas locais orientadas para o turismo a melhorar o serviço que prestam naquele arquipélago.

O presidente da edilidade, José Rocha, agradeceu a presença do governante de S. Tomé e Príncipe, e destacou a importância destes acordos de cooperação e parceria no âmbito da formação profissional, salientando que, estas acções reforçam os laços de amizade entre países que falam a mesma língua e que desenvolvem interesses comuns, evidenciando a valorização profissional destes jovens e as perspectivas de um futuro melhor, potenciando que possam assim, ajudar e contribuir para o desenvolvimento económico e social do seu país.

Referindo-se às diferentes esferas da vida destes jovens, que em Castelo de Paiva dão o melhor de si no aperfeiçoamento de uma futura actividade profissional, o autarca de Castelo de Paiva valoriza esta trajectória de ensino profissional e mostra-se satisfeito com a forma como se adaptaram ao concelho, desenvolvendo com sucesso e mestria as tarefas que lhe estão incumbidas nos diversos estabelecimentos onde estão localizados, referindo que, a Câmara Municipal estará sempre pronta a colaborar para que, estes projectos de vida, através da formação profissional, sejam um êxito, dignificando as relações de amizade entre os dois países.

Neste momento, distribuídos por várias zonas do país, mais de uma centena de jovens estudantes de S. Tomé e Príncipe participam em actividades formativas em diversas áreas, enquadradas na dupla certificação ao nível do ensino secundário.  

 

Carlos Oliveira


Atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Sociedade Columbófila competiram no Trail da Escarpiada

Numa organização da ARCD – Associação Recreativa Cultural Desportiva da Venda da Luísa, realizou no passado dia 4 de dezembro, o I Trail da Escarpiada.

Com partida e chegada junto à Igreja da aldeia do Zambujal, no concelho de Condeixa-a-Nova, esta competição decorreu na Serra de Sicó e nas freguesias do Zambujal e do Furadouro.

Composta por duas provas competitivas, uma com aproximadamente de 15Km (Trail Curto) e outra com 25Km (Trail Longo), e ainda uma caminhada de 10Km, integrando a prova de 25Km o Circuito de Trail Longo da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra.

Participaram na prova de 25km, primeira prova 2021/2022 do Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra na vertente de Trail Longo, 8 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Nuno Coelho, alcançou o 32º lugar da classificação geral masculina e o 16º no escalão M40, José Machado, a 61º geral masculina e o 32º M40, Nuno Almeida, 98º geral masculina, 47º M40, Nuno Ribeiro, 127º geral masculina, 63° M40, Brian Ferreira, 151º geral masculina, 40° MSenior.

No sector Feminino, Ana Caçoete, alcançou a 18ª posição na classificação geral feminina e o 9º no escalão F40, Gabriela Oliveira, 21ª geral feminina, 12ª F40 e Otília Costa, 27ª geral feminina, 14ª F40.

Coletivamente a equipa alcançou o 12° lugar, na classificação geral, competindo com 21 equipas, tendo a equipa feminina sido a segunda melhor classificada.


Covilhã | Fátima Nina, Sebastião Pimenta e Teresa Gaspar com exposição mista na tinturaria


O Município da Covilhã inaugurou no passado dia 3 de dezembro a exposição coletiva dos artistas Fátima Nina, Sebastião Pimenta e Teresa Gaspar.
A exposição reúne um conjunto de peças originais e componentes artísticas em escultura têxtil, cerâmica e pintura, ficando patente ao público até ao dia 30 de janeiro 2022, na Galeria Tinturaria.

Fátima Nina nasceu em maio de 1961. Fez o curso de Design Moda em Lisboa no CITEM e estagiou na Esmod Guerre Lavigne, Paris. Trabalhou como estilista em Lisboa e Porto, participando em vários certames nacionais e internacionais. Em 1987 regressa à Covilhã e trabalha como formadora na área da história da moda. Nos últimos anos, tem-se dedicado à exploração de várias técnicas no âmbito da escultura têxtil com recurso corrente de materiais recicláveis.

Sebastião Pimenta nasceu no concelho de Santo Tirso em 1968 mas reside na região da Cova da Beira desde 1997. Formado em Filosofia, via ensino, desde muito cedo tem expressado o seu gosto artístico através da produção e exposição da sua criação estética. Em Braga, conheceu e trabalhou com o ceramista Alberto Vieira, tendo desenvolvido a técnica da modelação em barro. Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas de pintura e cerâmica figurativa tendo realizado outras intervenções artísticas como a pintura em murais.

Teresa Gaspar nasceu na Covilhã em 1961. Com um vasto percurso artístico, iniciado em meados da década de 1980, dedica-se à pintura sobre tela onde expressa a sua personalidade, emoções e sentimentos. Considera-se uma autodidata no abstrato e na arte contemporânea, com especial recurso à técnica a óleo espatulado. Participou em várias exposições individuais e coletivas e colabora com regularidade em workshops e oficinas artísticas nas quais transmite os conhecimentos e as técnicas que aplica nos seus trabalhos.

A exposição poderá ser visitada gratuitamente, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, na Galeria Tinturaria, no Rossio do Rato, Covilhã.

Marta Temido lidera lista do PS em Coimbra

Marta Temido foi eleita deputada pela primeira vez há dois anos, e é o principal rosto do Governo no combate à pandemia.

A ministra Marta Temido é a cabeça de lista do PS às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Coimbra, apurou a TSF. A responsável pela pasta da Saúde volta a repetir o primeiro lugar da lista, depois de em 2019 ter sido eleita deputada pelo distrito de Coimbra.

É uma das ministras com maior destaque no Governo, e nos últimos tempos ganhou relevância no Partido Socialista, tendo sido até apontada como possível sucessora de António Costa. Marta Temido recebeu das mãos do atual primeiro-ministro o cartão de militante do partido, no congresso do PS em agosto.

Marta Temido vai repetir o estatuto das últimas eleições, em que foi eleita deputada pela primeira vez, mas nem ocupou o lugar já que foi reconduzida como ministra da Saúde, cargo que ocupa desde 2018, quando substituiu Adalberto Campos Fernandes.

O círculo eleitoral de Coimbra define oito deputados à Assembleia da República, e há dois anos cinco foram do PS, um objetivo que se mantém para as eleições de 30 de janeiro.

Na lista de Coimbra continua também o nome do deputado Tiago Estevão Martins, numa lista que tem de ser entregue à comissão política nacional até 10 de dezembro.

Marta Temido é uma das ministras em funções que vai encabeçar as listas do PS às legislativas. A TSF avançou também que a ministra do Trabalho e da Segurança Social Ana Mendes Godinho vai liderar a lista do PS na Guarda.

O secretário de Estado adjunto e da saúde, António Lacerda Sales, vai ser o primeiro nome em Leiria, subindo de terceiro para primeiro na lista socialista, num reconhecimento pelo trabalho do secretário de Estado ao longo da pandemia.

O médico ortopedista notabilizou-se nas conferências de imprensa sobre o desenvolvimento da pandemia em Portugal, ao lado da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. E saiu reforçado depois da remodelação no ministério da Saúde: com a saída de Jamila MadeiraLacerda Sales passou de secretário de Estado da Saúde para secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

O secretário-geral é responsável por indicar os cabeças de lista e 30 por cento dos nomes elegíveis, consoante os resultados das últimas eleições legislativas.

As listas das comissões políticas distritais têm de ser entregues até 10 de dezembro, para que os socialistas se reúnam em comissão política nacional a 13 de dezembro para ratificar as listas finais. Os partidos têm de entregar as listas de candidatos no Tribunal Constitucional até 20 de dezembro, 40 dias antes das eleições legislativas.

Francisco Nascimento / TSF

Imagem: Sábado

Tribunal Central revogou cinco jogos à porta fechada após recurso do Benfica

O Tribunal Central Administrativo Sul (TCAS) deu provimento ao recurso do Benfica sobre o castigo de cinco jogos de interdição, por apoio a claques não legalizadas, depois de ter confirmado esse castigo.

Segundo o acórdão, datado de 02 de dezembro, e a que a agência Lusa teve hoje acesso, o TCAS deferiu parcialmente a reclamação dos 'encarnados' e reformou a decisão sobre os cinco jogos, devido à alteração do Regulamento Disciplinar (RD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para a presente temporada.

O TCAS tinha confirmado os castigos impostos pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), após recurso do organismo que rege o futebol em Portugal da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), que, em 15 de julho de 2020, tinha dado provimento ao recurso do Benfica e revogado a sanção de cinco jogos à porta fechada.

Em causa está a aplicação "do princípio da Lei mais favorável", dada a alteração do artigo 118.º do RD da LPFP, sobre "Inobservância qualificada de outros deveres", que determina uma moldura penal entre um a três jogos, mantendo, no entanto, as multas pecuniárias impostas aos 'encarnados'.

O TAD tinha dado provimento ao recurso do Benfica, por considerar que a FPF “não tem competência legal para a aplicação de sanções relacionadas com a concessão de apoios a grupos organizados de adeptos que não estejam registados junto do IPDJ [Instituto Português do Desporto e Juventude], na medida em que tal competência é exclusiva do IPDJ”.

“A aplicação de uma sanção pela FPF a um promotor de um espetáculo desportivo que, em seu entender, concedeu apoios indevidos a grupos não organizados de adeptos, com base no art. 118.º do Regulamento Disciplinar da LPFP, configura um ato inquinado pelo vício de incompetência absoluta, sendo, consequentemente, nulo”, lia-se no acórdão do TAD.

O CD da FPF puniu os ‘encarnados’, relativamente a cinco jogos disputados em 2017, “ao abrigo dos seus poderes de natureza disciplinar”, mas o TAD entendeu que isso só pode ocorrer “quando – e só quando – o ordenamento jurídico-desportivo não preveja uma outra norma específica que regule o comportamento ou conduta a sancionar”.

Madremedia/Lusa

Advogado da família de homem atropelado na A6 pondera pedir abertura de instrução para tentar que Cabrita “assuma a sua responsabilidade criminal”

O advogado da família do trabalhador que morreu atropelado na autoestrada A6 pelo carro onde seguia o ex-ministro Eduardo Cabrita admitiu hoje requerer a instrução do processo para tentar que o antigo governante “assuma a sua responsabilidade criminal”.

“Inclino-me para requerer a abertura da instrução e fazer com que” o ex-ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, “assuma a sua responsabilidade criminal”, afirmou o advogado José Joaquim Barros, em declarações à agência Lusa.

A instrução é uma fase facultativa em que um juiz de instrução criminal (JIC) decide se o processo segue para julgamento e em que moldes.

A advogada do motorista que conduzia o carro envolvido no atropelamento tinha anunciado também hoje estar “a pensar seriamente” em pedir a abertura de instrução por “incongruências do inquérito”.

“Estamos a pensar seriamente em abrir a instrução face a incongruências do inquérito”, disse hoje à agência Lusa Sandra Santos, advogada de Marco Pontes.

Na sexta-feira, o Ministério Público (MP) deduziu acusação, requerendo o julgamento por tribunal singular, contra Marco Pontes, imputando-lhe a prática de um crime de homicídio por negligência e duas contraordenações.

“Não haveria, da minha parte, grande intenção em requerer a abertura de instrução, mas, durante o fim de semana, ponderei e estudei muito e, neste momento, inclino-me para a parte contrária”, disse hoje o advogado da família do trabalhador.

José Joaquim Barros justificou a sua possível mudança de posição por considerar que “é eticamente intolerável” que o antigo titular da pasta da Administração Interna “não assuma responsabilidades de natureza criminal”.

“E, sobretudo, depois daquele discurso” de Eduardo Cabrita, na sexta-feira à tarde, quando anunciou o seu pedido de demissão do Governo, em que “tenta atirar para cima do condutor as responsabilidades exclusiva”, acrescentou.

O defensor da família do trabalhador falecido assinalou que o seu pedido de abertura de instrução “não é ainda uma decisão fechada”.

Para o advogado, a existência no despacho de acusação de um eventual erro relacionado com as pessoas que seguiam no carro juntamente com o ex-ministro “não tem importância absolutamente nenhuma”.

“Já muitas vezes li acusações que têm lapsos e erros. É natural até que a procuradora, quando está a coligir aquilo que as testemunhas disseram, possa perfeitamente ter errado”, mas “não é um erro essencial”, referiu, insistindo que “juridicamente não tem importância exatamente nenhuma, se, no carro do ex-ministro, vinham quatro ou se vinham cinco pessoas, incluindo o motorista”.

“Não posso afirmar perentoriamente que não houve um erro na acusação, mas posso afirmar perentoriamente que esse erro, a ter existido, é juridicamente irrelevante”, defendeu, indicando lembrar-se que nos depoimentos que constam da acusação o ex-ministro “vinha no meio, entre um assessor e um segurança”.

Segundo o despacho de acusação, consultado pela Lusa, a viatura conduzida por Marco Pontes, que atropelou mortalmente um trabalhador na Autoestrada 6 (A6), a 18 de junho, transportava mais quatro pessoas, uma delas o ministro Eduardo Cabrita.

De acordo com o despacho de acusação do MP, a viatura do ministro seguia em comitiva, na A6, com mais dois veículos, quando atropelou mortalmente Nuno Santos, trabalhador que fazia a manutenção da A6, ao quilómetro 77,6 da via, no sentido Este/Oeste (Caia/Marateca).

Questionada hoje pela Lusa, fonte oficial da PSP recusou fazer quaisquer comentários sobre o processo.

A GNR vincou que o seu “trabalho no inquérito está concluído” e remeteu mais esclarecimentos sobre o processo para o MP, com uma fonte oficial a sublinhar que a Guarda não tem mais nada a acrescentar nesta fase.

Eduardo Cabrita anunciou o seu pedido de demissão de ministro da Administração Interna na sexta-feira à tarde, horas depois de ser conhecida a acusação do MP, tendo o Presidente da República, no dia seguinte, dado posse a Francisca Van Dunem, que vai acumular a pasta da Administração Interna com a da Justiça até às eleições legislativas de 30 de janeiro.

Madremedia

Imagem: Observador

Câmara reabilita margens dos Rios Águeda e Alfusqueiro

 Processo teve início na semana passada e prolonga-se durante o inverno, previsivelmente até fevereiro do próximo ano.

A Câmara Municipal de Águeda deu início, na semana passada, ao processo de florestação ao longo dos Rios Águeda e Alfusqueiro, desde a presa da Carvalha (Redonda) e moinhos da vermelha (Rio Covo), a montante, ao açude de Requeixo (Rio Águeda), a jusante, numa extensão de 25 quilómetros. Ação decorre no âmbito do programa LIFE Águeda – Ações de Conservação e Gestão para Peixes Migradores da Bacia Hidrográfica do Vouga, um projeto do Município de Águeda que promove a implementação de um conjunto de medidas com vista à reabilitação das zonas ribeirinhas, nomeadamente com a renaturalização dos habitats ribeirinhos e o controlo da presença de espécies exóticas invasoras, sobretudo na área da sub-bacia hidrográfica do rio Águeda.

“A reabilitação das zonas ribeirinhas tem estado na agenda estratégica de atuação da Câmara de Águeda, numa política de sustentabilidade ambiental que visa a melhoria constante, regular e sistémica das linhas de água do Concelho, assente na implementação de técnicas de engenharia de base natural”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que estas boas práticas têm sido replicadas em todo o concelho e são modelo para outras regiões do país.

A intervenção, que implica um investimento de 150 mil euros, vai prolongar-se durante o inverno, previsivelmente até fevereiro do próximo ano, num processo que envolve algumas fases: plantação de espécies autóctones, adensamento da vegetação ripícola, remoção de espécies de plantas invasoras, corte fitossanitário de árvores e arbustos, podas de formação, recolha de resíduos verdes e urbanos, e melhoria das zonas ribeirinhas são aspetos a realizar.

Neste processo de florestação vão ser plantadas cerca de 15 mil árvores e arbustos (todos espécies autóctones, como amieiros, freixos, loureiros, aveleiras, pilriteiros, sabugueiros e carvalhos, entre outros), para além de que vão ser colocadas cerca de 60 mil estacas para adensamento da vegetação. O objetivo é dar maior estabilidade às margens, prevenir a erosão, mitigar os efeitos de cheias e eventos catastróficos, purificar a água, proporcionar um habitat sustentável para a fauna associada a estas zonas e melhorar, de uma forma global, o estado de conservação ecológico do rio.

 

“TRADIÇÕES DE NATAL” ANIMAM MARINHA GRANDE

O concelho da Marinha Grande recebeu, na passada sexta-feira, 3 de dezembro, o programa de animação de Natal, que decorre até ao dia 9 de janeiro de 2022, com iluminação e atividades culturais para as famílias, em todo o concelho.
A Festa mágica do Natal é celebrada de variadíssimas formas e o Natal, tal como o conhecemos, foi influenciado por tradições de todos os cantos do mundo. Todos os símbolos icónicos de Natal, a árvore de Natal, a Estrela de Natal, as luzes, as meias ou o sapatinho de Natal nas lareiras, o presépio, o azevinho, as coroas de Natal, o calendário do Advento, todas as especialidades gastronómicas de Natal, e muito mais, têm uma história, uma “tradição”, que varia de local para local e de País para País, e por isso a escolha deste tema para assinalar a época natalícia no concelho da Marinha Grande.
O programa de animação pretende englobar todas as atividades que irão decorrer no concelho da Marinha Grande durante a época natalícia, não só nos vários equipamentos e espaços municipais, mas também atividades promovidas pelas várias Associações, que foram convidadas a apresentar propostas a inserir no programa comum de comemorações de Natal no concelho.
O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; o presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; os vereadores Ana Alves Monteiro, João Brito, Ana Laura Baridó e António Fragoso; a presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa e o presidente da Junta de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso, marcaram presença para assinalar o arranque oficial das comemorações.
“Tradições de Natal” é o tema escolhido para o Natal 2021, no concelho da Marinha Grande, cuja inauguração ocorreu ao final da tarde do dia 3 de dezembro, com a ligação da iluminação comemorativa, no Parque da Cerca.
A iluminação e Natal está distribuída por cerca de 50 locais do concelho, com a utilização de mais de 670 elementos decorativos, com destaque para a esplêndida Árvore de Natal de 22 metros de altura, com acesso ao seu interior e a grande novidade deste ano, as espetaculares instalações infantis, no Parque da Cerca e o Túnel 3D de luz led RGB animado, branco frio, com mudança de cores na animação.

Seguiu-se a inauguração do Presépio de Filipe Ferreira, que está patente no Edifício da Resinagem, e cuja composição foi explicada pelo próprio. Com uma área de cerca de 50 metros quadrados, composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.

No fim-de-semana o Comboio de Natal começou a circular entre o Parque da Cerca e as ruas do centro da cidade, onde dois ajudantes amigos do Pai Natal viajam com crianças e famílias. O espetáculo infantil sobre rodas “O Natal dos Amigos” levou a cantora Duende e dois ajudantes à freguesia da Moita e a São Pedro de Moel.

PROGRAMA NATAL 2021
A programação das atividades foi efetuada em conformidade com as orientações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente, no que se refere às regras de distanciamento físico e uso de proteção individual.

O programa poderá sofrer alterações ou ser cancelado, no todo ou em parte, em função das normas em vigor determinadas pela Direção-Geral da Saúde. A Câmara Municipal reserva-se o direito de suspender de imediato qualquer atividade que possa, de alguma forma, pôr em risco a segurança dos intervenientes e/ou público.

MARINHA GRANDE
Até 9 de janeiro de 2022
Parque da Cerca
Iluminação de Natal na Marinha Grande
Distribuída por cerca de 50 locais do concelho, com a utilização de mais de 670 elementos decorativos, com destaque para a esplêndida Árvore de Natal de 22 metros de altura, com acesso ao seu interior e a grande novidade deste ano, as espetaculares instalações infantis, no Parque da Cerca e o Túnel 3D de luz led RGB animado, branco frio, com mudança de cores na animação.
Org: CMMG

Até 9 de janeiro de 2022
Zona Central da Área de Reabilitação Urbana (Praça Guilherme Stephens - Centro Tradicional)
Pinheiro Vivo de Natal
Percurso pedonal pelas ruas do centro tradicional para visitar a exposição patente no espaço público que resulta da atividade criativa de várias escolas na decoração de Pinheiros Vivos com materiais preferencialmente recicláveis. A iniciativa conta com a participação de escolas, juntas de freguesia e outros agentes locais da comunidade.
Org: Câmara Municipal Marinha Grande

Até 9 de janeiro de 2022
Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro – Edifício da Resinagem
Presépio de Filipe Ferreira
Horário:  terça a domingo - das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
A 7ª Edição do Presépio Tradicional de Filipe Ferreira está patente ao público de 03/12/2021 a 09/01/2022, no Edifício da Resinagem, em pleno Centro Histórico da Marinha Grande.
Com uma área de cerca de 50 metros quadrados, composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus. Para a edição de 2021, contaremos com novas figuras, novos cenários, novas peças em movimento, pois este é um presépio dinâmico, sempre em evolução, sendo já um local de passagem para quem nos visita e gosta de disfrutar desta tradição de Natal.
Org: CMMG

Até 19 de dezembro
Casa de Alpendrada (caixa postal do exterior)
Carta ao Pai Natal - “Para mim o Natal é…”
Recuperando as tradições de Natal, o CLDS 4G lança o desafio às crianças do concelho da Marinha Grande (até aos 12 anos de idade) a deixarem uma carta ao “Pai Natal”, demonstrando com um desenho, um poema, ou uma simples frase o que é para si o Natal. Todas as cartas terão resposta do “Pai Natal”, desde que recebidas na caixa postal que estará colocada no exterior da Casa de Alpendrada (Junto ao Museu Joaquim Correia).
Org.: ADESER II, IPSS – Projeto CLDG Marinha Social

Até 24 de dezembro
Atividade online – instagram e facebook do CLDS 4G Marinha Social e ADESER II
Calendário do Advento
Na sequência do ano de 2020, o CLDS 4G Marinha Social cria o Calendário do Advento digital, partilhando ideias, tradições, cultura com toda a comunidade. Aberto à comunidade marinhense.
Org.: ADESER II, IPSS – Projeto CLDG Marinha Social

11 de dezembro – sábado
14h00 às 20h00 – Sede da Associação Cultural Os Vizinhos
Mercado de Natal
Realização de um pequeno Mercado de Natal na sede da associação, com o objetivo de promover artistas, artesãos e produtores locais, fornecendo alternativas diferentes para as prendas de Natal de toda a família. Conta com a participação de Aromas Artesanais - sabonetes, velas, ambientadores; Ponto - bordados e ponto cruz; Tati alecrim - ilustrações, tshirts e sacos; Macramookie - produtos variados de macramé; Lilah Tattoo - ilustrações e sacos; M.ivone.tututu – bijuteria; Carolina Bernardo - acessórios e bijuteria; Aquino - venda de vinis; Borralhas do Lis - doçarias artesanais; Eco Essencial - produtos ecológicos e biológicos; Xó Carago - cerveja artesanal; Coisas da Capote – bijuteria.
Org: Os Vizinhos – Associação Cultural

11, 12, 18 e 19 de dezembro – sábados e domingos
15h00 às 18h00 – Ponto de partida/chegada - Parque da Cerca
O Comboio de Natal vai estar na Marinha Grande, e nele vão estar dois ajudantes amigos do Pai Natal, prontinhos levar a passear todas as crianças do concelho. Vem divertir-te com eles!
Org: CMMG

12 de dezembro – domingo
15h30 – Zona Central da Área de Reabilitação Urbana (Praça Guilherme Stephens - Centro Tradicional)
Inauguração do Percurso “Pinheiro Vivo de Natal”
Percurso pedonal pelas ruas do centro tradicional para visitar a exposição patente no espaço público que resulta da atividade criativa de várias escolas na decoração de Pinheiros Vivos com materiais preferencialmente recicláveis. A iniciativa conta com a participação de escolas, juntas de freguesia e outros agentes locais da comunidade.
Org: CMMG

14 de dezembro – terça-feira
10h00 às 12h00 – ISDOM
Workshop “Decorações de Natal”
Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de produzir elementos decorativos para a sua árvore de Natal, apostando na reutilização de materiais seguindo as orientações da artesã e professora da Projectos de Vida Sénior, Abelcina Henriques.
A inscrição é gratuita, mas limitada a 6 participantes. Para reservas contactar: 918239104 ou enviar email para: pvmg.senior@gmail.com.
Org.: PVMG- Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande

15 de dezembro – quarta-feira
15h00 - Auditório do ISDOM
Atividade “Viver e Sentir o Natal”
Atuação da Tuna e do grupo de teatro da Projectos de Vida Sénior no Auditório do ISDOM. As músicas tradicionais irão envolver-nos num ambiente natalício pela voz do Tenor António Alves acompanhado pela Tuna da Projectos de Vida Sénior. De seguida como que por magia seremos transportados para a noite de Natal através da atuação do grupo de teatro da Projectos de Vida Sénior. Contamos com a sua presença! A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva através do 918239104 ou pvmg.senior@gmail.com.
Org.: PVMG- Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande

17 de dezembro – sexta
18h30 – Acr Comeira - Teatro à Solta - Associação Cultural
Espetáculo de Natal
Apresentação de um espetáculo de Natal direcionado ao público infantil e população em geral. A intenção é divulgar o trabalho dinamizado pela Teatro à Solta - Associação Cultural, e atrair o público a visitar os espaços culturais abertos à comunidade, como a Acr Comeira.
Org.: Teatro à Solta - Associação Cultural

20h00 – Sede da Associação Tocándar – Oficina da Música
Jantar de Natal da associação
Participação dos jovens envolvidos nas atividades da associação, designadamente nas oficinas, orquestras de percussão e gaitas de fole, com troca de prendas e oferta de prendinha da Associação. Na semana antes do jantar, é montada a árvore de Natal, coletivamente, colocando cada membro presente uma parte da decoração.
Org.: Associação Tocándar

17 a 23 de dezembro – sexta a quinta-feira
Horário: Sex. – 17h00 às 21h30; Sáb. e Dom. - 11h00 às 21h30; Seg. a Qui. - 14h30 às 21h30
A Fábrica das Tradições – Parque da Cerca
Um espaço mágico que pretende suscitar o espírito natalício vivido nesta época, lembrando muitas das tradições de Natal, como: a casa do pai natal, atividades e ateliers tradicionais, com a novidade de um carrocel infantil, uma zona lounge e uma zona gaming para crianças e jovens.

Dentro deste espaço existirá um Mercadinho de Natal, a ser dinamizado pelas Associações de cariz social do concelho, que contará com a presença das habituais tradições gastronómicas desta época festiva, bem como outros produtos relacionados com a quadra natalícia.
Org: CMMG

18 de dezembro – sábado
11h00 - Acr Comeira - Teatro à Solta - Associação Cultural
“A REVIRAVOLTA” - Exercício de Natal dos alunos das Oficinas Teatro à Sol
Os pequenos grandes atores da Oficina Teatro à Solta estão ansiosos por mostrar o resultado do primeiro trimestre de formação: “A Reviravolta” é um espetáculo criado, escrito e apresentado inteiramente pelo grupo e tem porcos, lobos e capuzes vermelhos. Estão todos convidados para conhecer esta história surpreendente com um toque natalício que fará as delícias de miúdos e graúdos.
Org.: Teatro à Solta - Associação Cultural

14h30 às 17h30
“O Rallye do Pai Natal” - Clube Automóvel da Marinha Grande
O Clube Automóvel irá disponibilizar carros de rallye, de pilotos do concelho da Marinha Grande, para estarem presentes, em simultâneo, em algumas sedes de associações do concelho, proporcionando às crianças tirar fotografias com os carros e respetivos pilotos devidamente equipados, e o contacto real com o interior de um carro de rallye.
Org.: Clube Automóvel da Marinha Grande

15h00 – Parque da Cerca
Chegada do Pai Natal e Circo de Natal
Como manda a tradição, o pai natal vai chegar à Marinha Grande, e promete trazer muita magia natalícia, muitos sorrisos, alegria e boa disposição. Para este Natal, ele e os seus Duendes, estão a preparar um espetáculo de Circo de Natal, com muita animação e música de Natal. Um momento mágico a não perder!
Org: CMMG

16h00 - Teatro Stephens – Casa da Cultura
Concerto para bebés “Luzes de Natal”
Solista convidada: Sara Franqueira (cenógrafa e aderecista)
Org: CMMG

16h30 – Junta de Freguesia da Marinha Grande
Saudação Natalícia às Juntas de Freguesia
Sob o mote: “O espírito natalício abarca a união, a amizade e a partilha”, a Filarmónica Recreativa Amieirinhense irá realizar uma saudação musical, integrada no espírito natalício, junto dos autarcas e da população em geral, em frente a cada uma das sedes das juntas de freguesia pertencentes ao concelho da Marinha Grande.
Org.: Clube Recreativo Amieirinhense

18h00 – Museu Joaquim Correia
Concerto de Natal com Adriana Paraíso e Diogo Santos
Org: CMMG

19 de dezembro – domingo
11h00 - Teatro Stephens – Casa da Cultura
Os Iberzitos vão à Música
Org: Grupo Iberomoldes e Orfeão de Leiria
Apoio: CMMG

14h30 às 16h30 – Sede do Moto Clube da Marinha Grande e Parque da Cerca
Passeio de Pais Natais Motards, com recolha de bens para duas associações do concelho
Percurso de mota pelas ruas do concelho. Partida da sede às 14h30, chegada ao Parque da Cerca pelas 16h30 para distribuição de rebuçados às crianças. O Moto Clube desafia todos os participantes a entregar um contributo para a associação ADSER (O Girassol) e para a associação Mulher Seculo XXI.
Durante todo o mês de dezembro a população poderá deixar na sede do Moto Clube, o seu contributo para as associações em causa.
Org.: Moto Clube da Marinha Grande

20, 22 e 23 de dezembro – segunda, quarta e quinta-feira
10h30 – Associação Crescer e Crer - CAFAP (Centro de apoio familiar e aconselhamento parental)
Ateliês de Natal
Destinados às crianças e jovens beneficiários desta resposta social. Os ateliês são dirigidos a várias faixas etárias e têm a duração de cerca de 2 horas (decorrem no período da tarde). No final das atividades haverá uma prenda para as crianças e jovens.
- Ateliê leitura de um conto - crianças dos 0 aos 5 anos (com um lanche volante);
- Ateliê de culinária (bolachas natalícias) e Workshop de trabalhos manuais - crianças dos 6 aos 10 anos;
- Visualização de um filme (com pipocas) - e Atelier de artes manuais - jovens dos 11 aos 14 anos;
- Visualização de um filme (com pipocas) - jovens dos 15 aos 18 anos.
Org.: Associação Crescer e Crer

22 e 23 de dezembro - quarta e quinta-feira
16h30 - Auditório da Resinagem
Peça de teatro infantil “Toma e Embrulha”, pelo Teatro à Solta - Associação Cultural
Na oficina dos Brinquedos, está quase tudo pronto para receber o Pai Natal e o chefe dos elfos, Sr. Azevinho, certifica-se de que está tudo no lugar: o espaço perfeitamente limpo e arrumado, a árvore perfeitamente enfeitada e um presente muito especial para a grande estrela desta época… só que não! A confusão instala-se e tudo piora quando dois dos elfos se fartam de trabalhar para o Pai-Natal e decidem roubar o embrulho… e agora, conseguirá recuperar-se o presente e salvar o Natal?
Org: CMMG

22, 23, 29 e 30 de dezembro – quartas e quintas-feiras
14h30 – Museu Joaquim Correia
“De mãos dadas com o Natal” - Oficina de Artes para Avós e Netos
Atividade intergeracional para avós e netos durante a pausa escolar do Natal.
Objetivos: educar para a arte, divulgar o património cultural local, partilhar afetos e desenvolver a motricidade fina, a criatividade e a imaginação.
Oficinas para crianças a partir dos 5 anos. Inscrições para máximo de 10 pares (avó/ô + neto/a) em cada dia.
Org: CMMG

08 de janeiro – sábado
15h30 – Jardim Luís de Camões
Concerto de Ano Novo, com Orquestra e Grupo de Cantares com as Janeiras
Org: Junta de Freguesia da Marinha Grande

MOITA
18 de dezembro – sábado
14h00 – Junta de Freguesia da Moita
Visita de Natal aos Idosos
A Junta de Freguesia promove a visita a 25 idosos acamados, ou sem mobilidade, que estão impedidos de sair das suas residências, com entrega de lembranças de Natal.
Org.: Junta de Freguesia da Moita

14h30 – Junta de Freguesia da Moita
Saudação Natalícia às Juntas de Freguesia
Sob o mote: “O espírito natalício abarca a união, a amizade e a partilha”, a Filarmónica Recreativa Amieirinhense irá realizar uma saudação musical, integrada no espírito natalício, junto dos autarcas e da população em geral, em frente a cada uma das sedes das juntas de freguesia pertencentes ao concelho da Marinha Grande.
Org.: Clube Recreativo Amieirinhense

17h30 – Junta de Freguesia da Moita
Entrega de Cabazes
A Junta de Freguesia promove a entrega de cabazes de Natal a famílias carenciadas (famílias já referenciadas).
Org.: Junta de Freguesia da Moita

21 de dezembro – terça-feira
10h30 – Junta de Freguesia da Moita
Visita do Pai Natal às escolas da Moita
O Executivo da Junta de Freguesia desloca-se às escolas - Pré e do 1º Ciclo do Ensino Básico da Moita – acompanhado do “Pai Natal” para entrega de prendas natalícias.
Org.: Junta de Freguesia da Moita

24 de dezembro - sexta-feira
18h00 – Largo da Capela da Moita
Tradicional Tição de Natal
A exemplo de anos anteriores, e como forma de manter uma tradição secular desta época, pretende-se realizar o tradicional Tição de Natal (fogueira) na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro, no recinto adjacente ao Largo da Capela.
Org.: Jovens da freguesia da Moita

VIEIRA DE LEIRIA E PRAIA DA VIEIRA
8 de dezembro – domingo
11h00 – Largo da República (Vieira de Leiria)
15h00 – Largo dos Pescadores (Praia da Vieira)
Espetáculo Infantil Sobre Rodas – “O Natal dos Amigos”
A cantora Duende, o Pai Natal e o seu ajudante, vão cantar temas bem conhecidos de todos, porque queremos que todos participem, cantem e dancem.
A tudo isto juntamos as Bolas de Sabão de todos os tamanhos e cores, que de repente num gesto de magia, splash... rebentam e levam à diversão todas as crianças - são bolas, bolas e mais bolas pelo ar, disparos de confetes.
Um Espetáculo que promete trazer muita Música e Alegria a todas as Crianças!
Org: CMMG

11,12, 18 e 19 de dezembro – sábados e domingos
10h00 às 21h00 – Átrio da Junta de Freguesia
Mercadinho de Natal
Org.: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria

18 de dezembro – sábado
15h30 – Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Saudação Natalícia às Juntas de Freguesia
Sob o mote: “O espírito natalício abarca a união, a amizade e a partilha”, a Filarmónica Recreativa Amieirinhense irá realizar uma saudação musical, integrada no espírito natalício, junto dos autarcas e da população em geral, em frente a cada uma das sedes das juntas de freguesia pertencentes ao concelho da Marinha Grande.
Org.: Clube Recreativo Amieirinhense