sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Até 7 de janeiro de 2019 Exposição “Nasceu um menino” na Biblioteca Municipal de Cantanhede


Na Biblioteca Municipal de Cantanhede, foi inaugurada no dia 3 de dezembro a exposição Nasceu um Menino, constituída por 18 presépios elaborados por utentes de Centros de Dia e Lares de Idosos do concelho. Este é já o 16.º ano em que a Biblioteca Municipal reserva o mês de dezembro para expor trabalhos relacionados com o tema “presépio”.
Na mostra deste ano estão expostos presépios elaborados por utentes de diversas instituições de solidariedade social do concelho nomeadamente, o Centro Social Paroquial de Cadima, o Centro Social Paroquial de Cordinhã, o Centro Social Paroquial de S. Caetano, o Centro Paroquial de Solidariedade de Febres, o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ançã, o Centro Social e Comunitário da Varziela, o Centro Social Polivalente da Freguesia de Murtede; Centro Social e Polivalente de Ourentã e o Centro Associação Cívica dos Amigos da Freguesia da Pocariça, a Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha, a Associação Social, a Associação Cultural e Ecológica da Póvoa da Lomba, a Associação Social Cultural e Recreativa da Camarneira, a Comissão de Melhoramentos do Corticeiro de Cima, a Comissão de Melhoramentos de Vilamar, a Prodeco - Associação Progresso e Desenvolvimento de Covões, e ainda pelos Lares da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, da Fundação Ferreira Freire, de Portunhos e de Nossa Senhora da Tocha.
Na mostra “Nasceu um menino” estão patentes presépios elaborados por Idosos das referidas instituições, utilizando para a sua criação materiais variados, com destaque para o papel, madeira, tecidos, barro, materiais naturais, plástico e entre muitos outros. Na mostra é possível constatar a riqueza e diversidade dos trabalhos, traduzidas na originalidade das formas dos presépios e nos processos e materiais utilizados no fabrico das peças expostas. Em cada trabalho desta coleção está presente a criatividade dos diversos artistas, que, com a sua arte e sensibilidade, fizeram nascer peças únicas e de rara beleza. Por trás de cada presépio estão a força, a autenticidade e a beleza dos materiais utilizados.

Programas de Preparação para acesso à Universidade Aberta


17 de dezembro (segunda-feira) | 18h15

Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta | Biblioteca Municipal de Cantanhede


A Universidade Aberta, única instituição de ensino superior público a distância em Portugal, assume como missão fundamental formar estudantes que, por várias razões, não puderam, no seu tempo próprio, encetar ou prosseguir estudos universitários.

Ao abrigo do protocolo assinado com a Agência Nacional para a Qualificação, I.P., propõe um Curso de Qualificação para Estudos Superiores (CQES), com o objetivo de promover e contribuir para a qualificação de todos os que pretendem preparar-se para ingressar numa instituição de ensino superior – destinado a todos aqueles que possuam o 12.º concluído.


Paralelamente, para quem não concluiu o 12.º ano de escolaridade, disponibiliza o programa depreparação para os Exames M23. Trata-se de um programa que pretende auxiliar todos aqueles que, neste momento, necessitam de um estímulo efetivo para o prosseguimento de estudos ao nível do ensino superior. O candidato deverá optar pela(s) unidade(s) curricular(es) em que necessita de obter uma preparação mais consistente, atendendo à(s) prova(s) de acesso que tenha de realizar. 


Apareça e invista em si!


Para qualquer esclarecimento: 231 410 879 | 915 676 340 | CLA.Cantanhede@uab.pt | www.facebook.com/CLA.UAb.Cantanhede

Natalim – Um mundo de sonhos que não tem fim para visitar este fim-de-semana

A cidade já está vestida a rigor nesta época natalícia. A árvore de Natal gigante ilumina o Natalim, o Carrossel gira na Praça Francisco Barbosa e as iluminações dão cor às ruas. No próximo fim-de-semana há muita animação e um programa criado especialmente para as famílias onde não faltarão espetáculos de música e de teatro, oficinas, concertos, jogos e contos.
No sábado, dia 8, entre as 10h00 e as 18h00, traga os miúdos para participarem na Oficina da Fantasia onde, entre muitas outros desafios, podem dar asas à imaginação criando a sua carta para o Pai Natal, e depois é só colocá-la no marco do correio do Natalim. Pelas 10h30, a Casa do Pai Natal promete uma viagem imaginária com a sessão dos “Contos com Fraldas” com o livro “Sonho de Neve”, de Eric Carle.
Ao início da tarde, às 14h30, toda a família é convidada a viver a magia em pleno de tão perto que estarão dos truques e do “Ilusionista Manolo”. Será que a magia vai acontecer nas suas próprias mãos? Momentos (quase) impensáveis vão acontecer na Praça Francisco Barbosa.
Neste dia, o Cine-Teatro de Estarreja vai ser palco do VI Festival “DIFERENCIARTE”. A partir das 16h00, assista a espetáculos de teatro e de dança, e espreite a mostra de artes plásticas e de fotografia de cerca de uma centena de pessoas portadoras de deficiência de várias instituições. Venha descobrir a arte como como impulsionadora de mudança e como promotora da inclusão social.
Com direção musical de João Carlos Soares, venha ouvir clássicos de natal na voz do Coro Infantil do Pólo da Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro, às 16h30, na Praça Francisco Barbosa.
À noite, às 21h30, há mais histórias para escutar. A companhia Teatro Molinum traz os “Contos ao Avesso”, uma reunião de opiniões e histórias daqueles que nunca têm voz!
No domingo, dia 9, não poderia faltar a “Oficina da Fantasia” na hora habitual e no sítio do costume: das 10h00 às 18h00, na Praça Francisco Barbosa.
Às 10h00, venha percorrer as ruas de Estarreja na “Caminhada de Natal: ofereça um brinquedo”, com hora de partida às 10h00, na Praça Francisco Barbosa. E como o espírito natalício já anda no ar, esta iniciativa também promove uma campanha de recolha de brinquedos novos ou usados (em bom estado de conservação), que serão oferecidos aos “Resistentes” – grupo de apoio a crianças e adolescentes do serviço de Pediatria do IPO Porto. Aceita o desafio?
Durante a tarde, das 14h00 às 18h00, junte-se à Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas e venha (re)viver os “Jogos Tradicionais”. Também na Praça Francisco Barbosa, às 16h00, a Escola de Música Francisco Bingre dá um concerto de Natal com atuações individuais e de conjunto dos seus alunos.
Visite o mundo mágico do Natalim – Um mundo de sonhos que não tem fim. até 6 de janeiro. A entrada é livre.


COMO FOI A EXPOSIÇÃO EM VIAGEM QUE, EM PORTUGAL, FOI FEITO UM REGISTRO INTERNACIONAL DE VISITANTES?

84.942 pessoas visitaram o site em apenas 9 dias!


Aqui está o "segredo" da única exposição que foi construída em público:


Obrigado por sua visita.

Ciência Viva Exploratória de Coimbra.

NBicla quer acabar com os roubos de bicicletas - Dia 15 promove uma acção solidária a favor da ADASCA

Noticia no Diário de Aveiro edição do dia 7 de Dezembro 2018


Cartaz para divulgação do nosso Passeio Natalício Solidário que decorrerá no dia 15 de Dezembro pelas 15h, sendo que o mesmo encontra se em anexo.
O link para as inscrições é

Participem, colaborem, venham demonstrar a força que a solidariedade tem. O Núcleo da Bicicleta da UA compreende bem as nossas necessidades, assim outros estivessem à sua altura com mesma abertura.

Também podem contribuir com o donativo por transferência bancária, ou, proceder à sua entrega na Sede da Associação no decorrer das sessões das colheitas de sangue.





Quem quer o mundo quando se tem Chelas no coração?

P
 
 
Ipsilon
 
 
  Vasco Câmara  

Há doze anos tinha o país aos pés. Estreara-se com dois álbuns em regime de edição de autor — Entre(tanto) de 1999 e Sobre(tudo) de 2002 — seguido de um disco de instrumentais (Beats Vol. 1: Amor de 2002). Quando Pratica(mente) saiu em 2006 foi a aclamação. Mas afastou-se dos holofotes.
Para uns perdeu o comboio. Para outros encontrou-se. Na hora em que Sam the Kid, 39 anosregressa - a canção Sendo assim coloca fim a doze anos de silêncio e encerra a compilação Mechelas, com temas de bases sonoras suas para vozes convidadas - Vítor Belanciano, que se recorda do que viu, em 1998, na redacção deste jornal (alguém com um CD-r na mão, ar tímido e olhar transviado, um som artesanal, um universo lírico e sonhador...), foi ouvir o que ele tem para contar. Ei-lo...
Fiquem ainda com RosalíaSalto Glockenwiseflamenco com pinta de pop-r&bum salto em frente na música de um grupo portuense, entrando pela electrónica, e "um espantoso disco de grandes canções pop" (escreve Gonçalo Frota).
Vamos ao cinema? Há por onde discordar.
Há GodardO Livro de Imagem.
Augusto M. Seabra faz a crónica do culto a "um dos autores maiores da arte cinematográfica" que "não deixa de ser muitas vezes cabotino e irritante". Eis um pedaço: "... o que ocorre é uma narrativa muito insistente nas escolas de cinema, que daí passa para blogs e sites, e para as cinematecas, chegando às páginas de crítica de cinema nos jornais. O ponto vectorial desta narrativa é apresentar a nouvelle vague e em particular JLG como o padrão de referência de todo o cinema moderno." Desconstrução aqui...
Luís Miguel Oliveira diria que tudo o que se aponta como defeito a Godard é uma qualidade: "Com 88 anos acabados de fazer, Godard estreia o filme mais arrojado que podemos ver este ano, uma pequena fogueira que deixa o cinema em chamas. Filme sobre a violência – da história, do mundo, das 'ardentes esperanças' – onde o discurso poético e o discurso político se conciliam e se contradizem. Não forçosamente um 'último filme' – Godard tem energia para dar e vender – mas certamente o filme mais testamentário do seu autor". O texto completo aqui.
E há António-Pedro VasconcelosParque Mayer.
Jorge Mourinha diz que esta fantasia sobre uma fantasia, um olhar para o Portugal salazarista com a revista à portuguesa como pretexto, "é um filme com mais ambição que resultados" mas é o seu APV preferido em anos. Já eu acho que Parque Mayernão reconstitui um mundo pequenino. É a insistência, para lá do prazo de vida, com um cinema pequenino. É uma crónica mal disposta, sim...
Fiquemos com este piano magistral

COIMBRA | Jovem apanhado na Figueira da Foz com 225 doses de Haxixe

A Polícia  de Segurança Pública deteve um homem de 21 anos pela prática do “Crime de Tráfico de Estupefaciente”.

A detenção do suposto traficante ocorreu pelas 17:10, do dia 6 de dezembro, no na Figueira da Foz.
Depois de detetarem comportamentos estranhos por parte do indivíduo agora detido, os agentes  da PSP abordaram-no e realizaram uma busca ao carro que o transportava. Foi nesse momento que encontraram dois pedaços de um produto suspeito de ser estupefaciente.
A suspeita confirmou-se após análise e revelou tratar-se de Haxixe, num total de 225 doses individuais, motivo pelo qual lhe foi dada voz de detenção.
O estupefaciente foi apreendido e o detido foi presente a autoridade judicial competente, desconhecendo-se, até ao momento, a medida de coação aplicada.

Fonte: NDC

Reguengos de Monsaraz celebra 14.º aniversário da elevação a cidade






O 14.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade vai ser assinalado amanhã, dia 8 de dezembro, às 21h30, com um concerto do grupo SARJA, no Auditório Municipal. Esta banda é composta por Sérgio Galante (guitarra), Artur Ferreira (bateria), Ricardo Pires (percussão), Jorge Pires (baixo), Tozé Xavier (voz e piano) e Gustavo Veladas (voz e piano) e estão a gravar o primeiro trabalho discográfico, que se vai chamar “Carruagens”.

Nesta noite, a autarquia vai atribuir medalhas a personalidades, instituições e empresas que se distinguiram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e o prestígio do município. As distinções foram propostas pelo Executivo Municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal.

A Medalha de Mérito Científico, que é concedida a pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que contribuam de forma decisiva para a inovação, formação e desenvolvimento tecnológico ou científico do concelho vai ser entregue à historiadora Maria Antónia Conde. Professora auxiliar da Universidade de Évora, diretora do Departamento de História, membro do Centro de Investigação de História, Culturas e Sociedade e do Laboratório Hércules – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda, todos da mesma instituição de ensino, Maria Antónia Conde é autora de seis livros e de 37 artigos publicados em revistas especializadas, entre os quais “Arte Sacra no concelho de Reguengos de Monsaraz”.

A Medalha de Mérito Cultural, que é atribuída a quem se destacou na literatura, nas artes plásticas, no teatro, na música, no cinema, ou que, de qualquer forma tenha promovido a cultura, a história e o património local, vai premiar o pintor Ilídio Tavares Santos, o poeta e declamador Manuel Valadas Sérgio e o escritor Luís Filipe Marcão.

A Medalha de Mérito Empreendedor é concedida pelo desempenho de atividade nas áreas da gestão, do comércio, da agricultura, da industria e dos serviços que contribua para a promoção e desenvolvimento económico e social do concelho. Este galardão vai ser atribuído à Queijaria Sapata, uma das maiores empresas na área alimentar em Reguengos de Monsaraz que tem merecido destaque pelos galardões recebidos pela sua atividade, como os prémios de Melhor Queijo na categoria de Requeijão de Ovelha nos últimos três anos no concurso Queijos de Portugal, promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, mas também por se evidenciar pela inovação tecnológica, ao ser a primeira queijaria a disponibilizar uma aplicação para tablet e smartphone.

Os trabalhadores e colaboradores da autarquia que no exercício da sua atividade se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública vão receber a Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz. Assim, este ano, seis funcionários da autarquia com 35 anos de tempo de serviço vão ser agraciados com a Medalha de Ouro.

Convite Cidadania Social - Conferência 11 de dezembro


Relembramos a realização no dia 11 de dezembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, da Conferência  "O Portugal dos nossos netos: tendências demográficas e economia no sec. XXI – Fazer diferente: o que podemos fazer?".

Conheça o Programa, a Apresentação da Conferência e a Comissão Organizadora aqui.
Inscrição

Doentes nas urgências aumentam mais de 30 por cento em Dezembro

Resultado de imagem para Doentes nas urgências aumentam mais de 30 por cento em Dezembro
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) assinala em Dezembro, pela primeira vez, o Mês da Medicina Interna, com o objetivo de destacar a importância desta especialidade médica no contexto hospitalar. Esta iniciativa insere-se nas comemorações do 67º aniversário da SPMI.
“Em Dezembro, os Serviços de Medicina Interna têm de responder ao aumento das necessidades de internamento do Serviço de Urgência, que aumentam a sua lotação em mais de 30 por cento. Tantos doentes a mais são tratados com o mesmo número de internistas, sem qualquer compensação adicional, mantendo a qualidade assistencial”, explica João Araújo Correia, presidente da SPMI.
E acrescenta que “o doente agudo grave ou menos grave, e o que é portador de doença crónica descompensada, todos recorrem ao Serviço de Urgência do hospital, onde se sentem seguros e confiantes nas mãos dos internistas. Mesmo em Dezembro, quando as doenças se multiplicam, a Medicina Interna está sempre lá. Os portugueses podem continuar a contar com a dedicação dos internistas.”
É também em Dezembro, no dia 14, que a SPMI assinala o seu aniversário: “Atualmente somos a maior Sociedade Científica Médica Portuguesa (com 2500 sócios) e o nosso crescimento é imparável, com 940 internos em formação”, conclui João Araújo Correia.
A Medicina Interna é já a maior especialidade médica hospitalar, representando 13% do total. A vocação do internista para o tratamento do doente agudo ou crónico complexo faz com que possa trabalhar com qualidade em vários cenários, desde a emergência, à urgência, ao internamento (hospitalar ou domiciliário), às Unidades Intensivas e Intermédias, ou ainda nos Cuidados Continuados e Paliativos.

Cantanhede recebe Seminário “Envelhecimento com dEFICIÊNCIA”


Seminário "Envelhecimento com dEFICIÊNCIA"
8 Dezembro 2018, 09h00
Local: Museu da Pedra
Cantanhede
Promotor: APPACDM de Coimbra, o IPDJ, o Peroneo Centro Terapêutico com o apoio do Município de Cantanhede
Esta é uma ação que nasce da identificação da obesidade e da inatividade como denominadores comuns no seio de uma população com incapacidade Intelectual cada vez mais envelhecida, vetores que assumem um grande impacto na sua condição de saúde. Considera-se que a adoção de metodologias consistentes no âmbito do exercício físico, da nutrição e da estimulação cognitiva se traduzirá num incremento significativo dos índices de saúde destes indivíduos. Assim, é expectável que os seminaristas tenham a possibilidade não só de sedimentar a consciencialização desta problemática, mas mais importante ainda, adquirir competências que se traduzirão com toda a certeza num trabalho mais profícuo.



360º- As suspeitas e as acusações da votação no Montepio; 6 perguntas e respostas sobre a greve nos comboios; e a guerra de ética entre César e Negrão

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... as suspeitas e as acusações sobre a votação para a presidência do Montepio acumularam-se, repetiram-se e não pararam de ser denunciadas. No processo que hoje termina, há milhares de votos em circuitos obscuros, listas que não podem fiscalizar o processo, e o terreno parece inclinado para quem já lá está: Tomás Correia. O levantamento das muitas possíveis irregularidades é do Edgar Caetano e do Nuno Vinha.
Não sei se já foi apanhado pela greve dos comboios desta sexta-feira. Mas a paralisação de EMEF, Infraestruturas de Portugal e CP, sem serviços mínimos ou alternativos, vai provocar "fortes perturbações na circulação". Temos seis respostas para perceber o que fazer e o porquê deste protesto. E saiba que há também uma app que o avisa dos comboios suprimidos ou atrasados. Até às 6h00 apenas tinha havido 26 ligações ferroviárias em todo o país.

A Torre Eiffel, as lojas e os museus (incluindo o Louvre) de Paris vão fechar sábado por causa dos protestos dos 'coletes amarelos'. Há cinco jogos do campeonato adiados, carros blindados nas ruas e muita, mas mesmo muita, segurança, para não se repetirem os problemas e o vandalismo do último fim-de-semana. Macron falará aos franceses só depois da manifestação "porque não deseja colocar óleo no fogo".

Na Alemanha, a União Democrata Cristã (CDU) escolhe esta sexta-feira, em Hamburgo, o sucessor de Angela Merkel para liderar o partidoHá três candidatos de um total de 12 que se destacam para substituir a chanceler em 2021.

E já há data para as legislativas em PortugalMarcelo confirmou as eleições para 6 de Outubro. Na Madeira vota-se a 22 de setembro. E as Europeias, como já se sabia, são a 26 de maio.

Outra informação relevante 
A deputada que votou por Feliciano Barreiras Duarte no OE demitiu-se de todos os cargos no ParlamentoMercês Borges deixa de ser presidente da comissão de inquérito às rendas excessivas no setor energético e coordenadora do PSD na comissão de Trabalho, mas... mantém-se como deputada.



E-mails de António Mexia e Manso Neto indiciam acesso a informação privilegiada do governo. O conteúdo da correspondência que finalmente os procuradores puderam ler, revela que os responsáveis da EDP terão tido conhecido antecipadamente diplomas legislativos de Manuel Pinho, segundo noticiam a Visão e a SIC.

Os guardas prisionais prolongaram a greve até à véspera de Natal. A paralisação em curso termina dia 13, a seguinte vai de 14 a 18 e a agora anunciada começa a 29 e só termina a 23. Ontem ficaram toda a noite em vigília em frente à Presidência da República para exigir a renovação do estatuto da carreira.

Noutras greves, a dos dos enfermeiros já fez cancelar mais de 5.000 cirurgiasSó no Hospital de Santa Maria foram 456, entre elas todas as pediátricas: há duas semanas que nenhuma criança é operada, segundo, Carlos Martins, o presidente do Conselho de Administração, em declarações à TSF.

Em Fafe, árbitros foram ameaçados e emboscados por jogadores e pais de um clube de junioresÉ o 12.º caso conhecido de violência contra árbitros desde o início desta época, conta o JN.

O governo quer criar uma megabase de dados dos funcionários públicos. Os dados serão organizados através de pseudónimos, serão muito mais detalhados e o objetivo é saber (finalmente!) quantos trabalhadores o Estado tem e quanto ganham, escreve o Jornal de Negócios.

A OCDE defende que Portugal deveria apostar na reforma antecipada de professores sem penalizaçõespara garantir uma nova geração pronta a entrar nas escolas. O relatório da organização sugere ainda que o número de alunos com necessidades educativas especiais pode estar a ser manipulado para "tirar vantagem" de regras que obrigam à redução da dimensão de turmas. E defende que a municipalização das escolas poderia ir mais longe.

Ainda a OCDE, que revelou quais são os países onde se pagam mais e menos impostos de acordo com o PIBPortugal aparece acima da média.

Continuam a chegar alertas sobre as contas nacionais. O comissário europeu Pierre Moscovici disse que Portugal deveria “ir um pouco mais além” nas metas no Orçamento. António Costa respondeu que não defende o Tratado Orçamental porque "impõe regras arbitrárias”.

Geólogos portugueses descobriram turquesas na serra da Argemela. É o quarto lugar em Portugal onde se encontram estas pedras preciosas. Os habitantes temem contudo os efeitos da exploração mineira, contou uma reportagem da SIC.

Há 65 novos hotéis prontos a abrir em Portugal em 2019, 23 são em Lisboa. E espera-se que as receitas turísticas atinjam este ano um novo recorde de cerca de 17 mil milhões, mantendo-se como a galinha dos ovos de ouro. A notícia é do DN

Mais um comerciante português foi assassinado na VenezuelaÉ o segundo só esta semana.

A Espanha comemorou os seus 40 anos de Constituição. Entre os tiros no parlamento, o terrorismo e o independentismo, o João de Almeida Dias explica como se aguentou esta Constituição tanto tempo e perante tantos desafios — abanando, mas não caindo. (não tem nada a ver, mas o guarda-roupa da rainha Letizia foi muito comentado nas comemorações).

Parfait Onanga-Anyanga, responsável da ONU pela República Centro Africana, admite que o conflito se arraste por mais dez anos. Em entrevista, diz que "ter mais homens no terreno "faria a diferença": "Seríamos uns sortudos".

Os nossos Especiais

A forma como os 'coletes amarelos' estão a abalar a França, as eleições na Andaluzia provocaram um terramoto político e o Brexit se transformou num cavalo louco foram os temas do Conversas à Quinta. José Manuel Fernandes debateu com Jaime Game e Jaime Nogueira Pinto como a política tem de ser capaz de se reencontrar com os cidadãos.


A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Quando os muros caem, caem para os dois lados": "A questão levantada pelas eleições na Andaluzia é esta: por que razão deveríamos admitir que compete aos fãs do chavismo e do estalinismo julgar os méritos democráticos dos outros actores políticos?".
  • Jorge Barreto Xavier escreve "O Parlamento": Se os partidos são co-responsáveis por este tipo de comportamentos, nós, eleitores, também somos co-responsáveis, pela ausência de um escrutínio e de um pedir de contas mais rigoroso face aos eleitos.
  • Teresa Espassandim escreve "Porque os Vascos… esses são felizes!": "Há dias, quando revisitava o clássico “A Canção de Lisboa”, não pude deixar de me lembrar do Pedro [nome fictício] e da sua triste história. Da ficção à realidade nem sempre vai uma grande distância".

Notícias surpreendentes 
“Vice” lidera as nomeações para os Globos de Ouro. O filme realizado por Adam McKay, com Christian Bale no papel principal, está indicado em seis categorias. Na televisão, é a 2ª temporada de "American Crime Story, o Assassinato de Gianni Versace", que se destaca.

Três dias depois de ser anunciado, o ator e comediante Kevin Hart desistiu de apresentar a cerimónia dos Óscares de 2019. Em causa várias criticas da comunidade LGBT sobre declarações suas no passado. Hart aproveitou para pedir desculpa.

Paleontólogos portugueses descobriram o mais antigo crocodilo fóssil do mundo numa pedreira em Tentúgal. E perceberam que esses animais são 20 milhões de anos mais antigos do que se julgava.

Nova Iorque recebeu o jantar do ano com os 3 chefs dos 3 melhores restaurantes do mundo. O Diogo Lopes esteve nesta gala de beneficiência que acabou com uma toalha salpicada de molhos a ser leiloada por 6200 euros.

Provavelmente só este fim-de-semana vai começar nas compras de Natal. Pois damos-lhe uma ajuda. Temos 101 sugestões de presentes para crianças dos 5 aos 250 euros.

Quatro histórias, quatro mulheres poderosasEis as primeiras imagens do famoso calendário Pirelli para 2019.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
(E olhe que esta vai ser a cor de 2019: escolha da Pantone)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Legislativas a 6 de Outubro. Presidente da República anuncia calendário eleitoral

Depois de ouvidos os partidos políticos, Marcelo Rebelo de Sousa publicou as datas das eleições que vão marcar o próximo ano.
Resultado de imagem para Legislativas a 6 de Outubro. Presidente da República anuncia calendário eleitoral
As próximas Eleições Legislativas vão acontecer a 6 de outubro de 2019, enquanto as Eleições Legislativas Regionais serão disputadas a 22 de setembro. As data foram anunciadas, esta sexta-feira, na página oficial da Presidência da República.
"Na sequência da audição dos partidos políticos representados na Assembleia da República, o Presidente da República definiu o dia 6 de outubro de 2019 para a realização das Eleições Legislativas", lê-se na nota divulgada.
"Depois de ter também ouvido os partidos políticos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, o Presidente da República escolheu o dia 22 de setembro de 2019 para a realização das Eleições Legislativas Regionais", acrescentou também a Presidência da República.
Assim, às Eleições para o Parlamento Europeu, que já tinham como data definida o dia 26 de maio de 2019, seguir-se-ão as eleições Regionais, a 22 de setembro, e as Legislativas a 6 de outubro.
"Os Decretos presidenciais fixando as datas destas eleições serão publicados oportunamente no ano que vem", refere ainda a Presidência da República.

Rita Carvalho Pereira / TSF