terça-feira, 9 de abril de 2024

Portalegre | Alter do Chão com cinco novos dadores de sangue


Boas notícias em termos do número de dádivas de sangue angariadas através das brigadas da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Ancorámos em Alter do Chão, no centro de saúde, numa colaboração estreita com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE.
No local da colheita contaram-se 35 pessoas dispostas a colaborar, 14 das quais do sexo feminino. Uma vez avaliados os voluntários, um deles não estava em condições clínicas para estender o braço. Foram armazenadas, em Alter, 34 unidades de sangue total, o que salientamos.
Quatro mulheres e um homem estrearam-se a doar sangue – o que é sempre de se louvar e aplaudir, pois nunca são demais os que praticam este gesto tão especial e humano. Em termos do Registo Português de Dadores de Medula Óssea passaram a constar mais quatro inscrições.

Apoiou a realização do almoço convívio a Câmara Municipal de Alter do Chão.
20 de abril em Sousel

As nossas brigadas são aos sábados de manhã. A próxima está prevista para Sousel, já a 20 de abril e no centro de saúde local.

Ser dador de sangue é uma experiência que apetece repetir!


*José Rui Marmelo Rabaça

Estudantes debateram questões europeias em simulação do Parlamento Europeu na Universidade de Aveiro


Alunos de Economia e membros da comunidade académica reuniram-se para discutir alguns desafios atuais da União Europeia, na 11.ª edição do concurso universitário de Simulação do Parlamento Europeu.
O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões e a Universidade de Aveiro (UA) dinamizaram, em parceria, a 11.ª edição do concurso universitário de Simulação do Parlamento Europeu. A iniciativa decorreu nos dias 8 e 9 de abril e ofereceu aos participantes, estudantes de Economia da UA, uma plataforma para discussão sobre alguns desafios atuais da União Europeia.
Durante os dois dias de evento, os estudantes e membros da comunidade académica participaram em debates e atividades direcionadas para quatro temas em agenda: "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a União Europeia", "Agricultura e o ajustamento da PAC", "Aumento da extrema-direita e populismo na UE" e "Posição da UE face aos conflitos no mundo".

O primeiro dia foi preenchido por sessões de discussão paralelas, nas quais os estudantes da Universidade de Aveiro debateram intensamente os temas e preparam as propostas que apresentaram a concurso no dia seguinte.

No segundo dia os estudantes apresentaram as propostas preparadas na véspera, com intervenções introdutórias por parte de especialistas em cada área temática, que enriqueceram ainda mais o debate com a partilha dos seus conhecimentos sobre os assuntos em discussão.

Myriam Lopes, Professora do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA, apresentou o tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a União Europeia”, enquanto Miguel Viegas, Médico Veterinário, Professor de Economia na UA e ex-deputado europeu falou sobre a “Agricultura e o ajustamento da PAC”. A terceira intervenção, de José Rocha, engenheiro informático e empreendedor, foi sobre o “Aumento da extrema-direita e populismo na UE” e, a terminar, André Pereira Matos, Professor Auxiliar de Estudos Europeus na Universidade Aberta, abordou o tema “Posição da UE face aos conflitos no mundo”.

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, “em primeiro lugar, é importante dar os parabéns a todos os jovens que se envolveram em mais uma edição da «Simulação do Parlamento Europeu», uma iniciativa que já tem raízes na UA, eles são os principais responsáveis pelo sucesso desta iniciativa.”

“Pelo terceiro ano consecutivo, cumprindo a sua missão de ser um ponto de contacto da União Europeia com a região, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões associou-se a este evento que pretende aproximar os jovens dos temas europeus. Neste ano, fruto das eleições europeias, sentimos que é cada vez mais importante promover a informação dos nossos cidadãos, de modo a estes poderem participar ativamente, neste grande momento da democracia que se avizinha" .

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL EM ALVAIÁZERE


O Município de Alvaiázere prepara-se para celebrar, de forma marcante e culturalmente enriquecedora, o cinquentenário do 25 de Abril, com uma programação que promete envolver toda a comunidade durante os dias 24 e 25 de abril. A entrada é gratuita, permitindo que todos os interessados possam desfrutar.
As comemorações terão início no dia 24 de abril, às 22h00, no Museu Municipal, com o Café-concerto protagonizado pelo grupo “Fala Povo Fala”. Este coletivo, reconhecido pela sua fusão de Música Tradicional Portuguesa e Poesia, promete uma performance única, onde elementos tradicionais se misturam com a improvisação musical e a declamação poética. O bar do café-concerto será dinamizado pelos alunos do curso de restaurante/bar da ETP Sicó.
No dia 25 de abril, as festividades continuam com a Cerimónia Oficial das Comemorações, que terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, às 14h30, marcando o momento solene deste dia. Posteriormente, às 15h30, o Auditório Fernando Lopes da Casa Municipal da Cultura será palco de um magnífico espetáculo musical
intitulado “Cantar Abril – 50 anos”. O Coral Alva Canto e o grupo “Tomar-lhe o Gosto” unem-se para apresentar um espetáculo com a participação especial de Ricardo Liz Almeida, um dos vocalistas d’Os Quatro e Meia. Juntos, irão recriar temas que, à sua maneira, abriram caminho para a Liberdade, num tributo ao 25 de Abril.
Este evento marca não apenas a comemoração desta data, mas também uma oportunidade para refletir sobre o significado e o legado do 25 de Abril, reafirmando o compromisso com os valores da liberdade, democracia e justiça social.

Marinha Grande | TEATRO STEPHENS RECEBE “UMA OUTRA BELA ADORMECIDA”

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta o espetáculo musical “Uma outra Bela Adormecida”, pela Orquestra Sem Fronteiras, no dia 14 de abril, pelas 16h00.
Escrita em 1999 para a Companhia Nacional de Bailado, esta pouco conhecida narrativa infantil de Augustina Bessa-Luís, revisita o original e sobejamente conhecido conto de Charles Perrault à luz dos tempos modernos e do humor mordaz da autora. 

Num enredo em espaço onírico e atravessado pelos sentidos de ironia e alteridade, “Uma outra Bela Adormecida” propõe a apresentação do texto de Augustina Bessa-Luís narrado e encenado por Beatriz Brás, acompanhado pela música original de Martim Sousa Tavares interpretada ao vivo pela orquestra de bolso da Orquestra Sem Fronteiras, com a projeção de animação e ilustrações originais de Francisco Lourenço.
Ficha Técnica e Artística
A partir do texto de Augustina Bessa-Luís
Adaptação e interpretação de texto de Beatriz Brás
Composição e direção musical de Martim Sousa Tavares
Criação de imagem de Francisco Lourenço
Interpretação musical da Orquestra Sem Fronteiras: Francisco Cipriano, Helena Silva, Tina Coelho, Tomás Longo
Integrado no programa oficial do Centenário de Augustina Bessa-Luís (2022/2023)
Uma encomenda do Lu.Ca. - Teatro Luís de Camões
Co-produzido pela Orquestra Sem Fronteiras, Teatro Nacional de S. João, Cineteatro Louletano e Centro Cultural Raiano
Duração: 45minutos
Classificação etária: M/6
Público-alvo: geral
Preço: 5€
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 ou bol.pt

*Gabinete de Comunicação e Imagem


MARINHA GRANDE PROMOVE CONCURSO MUNICIPAL DE LEITURA

 O Município da Marinha Grande organiza o Concurso Municipal de Leitura, dirigido a alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário, cujas provas vão decorrer no dia 10 de abril, no Auditório da Resinagem.
O Concurso vai envolver um total de 168 alunos (112 do 1.º CEB, 24 do 2.º CEB, 18 do 3.º CEB e 14 do ensino secundário).

As obras selecionadas para o concurso são: 
1.º CEB - "O aquário", de João Pedro Mésseder
2.º CEB - "A caixa da gratidão", de Margarida Fonseca Santos
3.º CEB - "História de uma baleia branco", Luís Sepúlveda
Secundário - "Claraboia", de José Saramago

As provas acontecem no dia 10 de abril, no Auditório da Resinagem:
09h30/11h30 - Concurso para alunos do 1.º CEB
14h00/16h00 - Concurso para alunos dos 2.º, 3.º CEB e Secundário.
As provas serão escritas em suporte digital, para todos os alunos. Os 6 melhores classificados na prova escrita ficam apurados para a prova oral. Os vencedores serão os 3 melhores classificados em cada nível de escolaridade.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | LIMPEZA DE TERRENOS OBRIGATÓRIA ATÉ 30 DE ABRIL

 A Câmara Municipal da Marinha Grande informa todos os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos confinantes com edifícios inseridos em territórios rurais, que são obrigados a proceder à gestão de combustível, até 30 de abril de 2024.
Na envolvente de um conjunto de áreas edificadas, quando confinantes com territórios florestais, deve assegurar-se a gestão de combustível numa faixa envolvente com largura de 100 metros.

Na envolvente de edifícios isolados, que esteja a ser utilizados para habitação ou atividades económicas, quando confinantes com territórios florestais, deve assegurar-se a gestão de combustível numa faixa envolvente com largura de 50 metros.

A faixa de proteção deve obedecer aos seguintes critérios:
A distância entre as copas de pinheiros-bravos e/ou eucaliptos deve ser, no mínimo, de 10 metros; 
A distância entre copas de outras espécies florestais deve ser, no mínimo, de 4 metros;
As copas das árvores e dos arbustos devem ser distanciadas, no mínimo, 5 metros da edificação;
Nas árvores até 8 metros, a desramação deve ser 50 % da sua altura;
Nas árvores com mais de 8 metros, a desramação deve alcançar, no mínimo, 4 metros acima do solo;
Até 5 metros de distância dos edifícios não pode haver acumulação de lenhas, madeiras ou outros materiais inflamáveis.

O não cumprimento da obrigação constitui contra-ordenação punível com coima.

Para mais informações, poderá contactar os técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil a através do telefone 244 57 33 00, ou através do correio eletrónico smpc@cm-mgrande.pt.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | MULTI COOL CORAL AFINA VOZES DE VÁRIAS NACIONALIDADES

 O Município da Marinha Grande está a realizar o projeto “Multi Cool Coral - Território Temporário Musical”, na Oficina da Música, no Parque Mártires do Colonialismo, que pretende reunir num coro multicultural, pessoas que gostam de cantar, de diferentes comunidades e nacionalidades, que habitam no concelho, fazendo da música um local de encontro e de diálogo.
A iniciativa levada a cabo pelo Município tem direção artística e orientação do coro de Margarida Mestre, interpretação musical dos Tocándar e direção musical de Paulo Tojeira.
O primeiro workshop ocorreu no passado domingo, 7 de abril, tendo contado com a presença da vice-presidente da Câmara, Ana Alves Monteiro, para quem, esta iniciativa visa a “criação de um espetáculo com o contributo da comunidade multicultural da Marinha Grande, sendo que o que mais importante é o processo de criação e de socialização”, que tem o envolvimento dos “Tocándar pelo papel cultural e social preponderante que assume junto da comunidade”.

As próximas seis sessões acontecem de 14 a 19 de abril, das 18h30 às 20h30, nas instalações da Oficina da Música, estando abertas à participação de quaisquer interessados. Serão realizadas duas apresentações públicas do resultado do projeto, nos dias 20 e 21 de abril, em hora e locais a anunciar.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | CENTRO INTERPRETATIVO DE ARTE XÁVEGA INAUGURADO A 16 DE ABRIL

 A Câmara Municipal da Marinha Grande vai inaugurar o Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, na Praia da Vieira, no dia 16 de abril de 2024, pelas 10h30, que resulta de um investimento superior a 600 mil euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, do Programa MAR 2020, após várias negociações do Município com a Administração Central e que foi, finalmente, desbloqueada em julho 2023.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, congratula-se com a finalização desta obra e a sua abertura ao público por se tratar de “um equipamento importante para o concelho, do ponto de vista turístico, na medida em que potencia e divulga a Arte Xávega, que é uma marca identitária desta praia e que muito nos enobrece e orgulha”.

Aurélio Ferreira acrescenta que “este investimento permitiu o embelezamento daquela zona da Praia da Vieira, construindo pavilhões com condições de segurança dignas para o apoio à Arte Xávega, onde as companhas poderão acolher as artes da pesca, os seus barcos e tratores e possibilitar aos visitantes experienciar a cultura e tradição da Arte Xávega e as suas ligações à cultura Avieira”.

Este Centro Interpretativo, no seu conjunto, é formado por duas componentes: o espaço de acolhimento dos visitantes e exposição dos meios audiovisuais sobre a Arte Xávega e Cultura Avieira, que ocupa o espaço do pavilhão 1; e os espaços “vivos” de apoio à Arte Xávega nos outros 3 pavilhões, com a sua utilização pelas companhas, dos seus apetrechos das artes da pesca tradicional da Arte Xávega, dos seus barcos, onde será possível aos visitantes presenciar as tarefas e meios envolvidos e partilhar no local as atividades que os pescadores desenvolvem em terra, complementarmente à faina no mar e na praia.

No dia 16 de abril, a ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, como o apoio do Município da Marinha Grande, vai, também, realizar naquele local a apresentação pública da Estratégia de Desenvolvimento Local - ADAE MAR 2030, com as grandes linhas de apoio às zonas costeiras dos concelhos de Leiria, Marinha Grande e Pombal.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | JAZZ NAS ADEGAS COM COMFORT TRIO

 O Município de Silves prossegue com a rúbrica “Jazz nas Adegas” nos dias 19 e 20 de abril, com o grupo COMFORT TRIO na QUINTA DO BARRANCO LONGO, pelas 21h00.
Comfort Trio é formado no final de 2022 com a vocação de gerar e desenvolver, na perspetiva pessoal dos seus integrantes, um repertório eminentemente Jazz, tendo a Música Folclórica e Popular como referências e inspiração. O trio destaca-se pela sonoridade, onde o amor pela música, a amizade, a alegria e os gostos e influências pessoais de cada integrante servem como ingredientes fundamentais para seu estilo pessoal e único.
Desfrute de um concerto com Paulo Cabra (Bateria); Ian Scionti (Guitarra) e Juan Miguel Martin (Baixo).
 
Conheça as últimas sessões da 7.ª Edição de Jazz nas Adegas:
  
10.mai.24 21h00 | 11.mai.24 17h00
Anfitrião: Paxá Wines
Formação Artística: Lu – Fuki Trio
 
24.mai.24 21h00 | 25.mai.24 17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso
Formação Artística: The Invisible Tuba
 
Os ingressos têm um custo associado de 20 euros (inclui, para além do concerto, prova de 3 vinhos do produtor, degustação de 3 tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), os bilhetes encontram-se à venda na plataforma BOL e nos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy.
 
O evento destina-se a maiores de 18 anos e conta com a parceria do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
 
O telefone 282 440 800 (ext. 2743) e o endereço de correio eletrónico turismo@cm-silves.pt são os contactos do sector de Turismo do Município de Silves para o fornecimento de informações adicionais sobre o evento.
 
Esperamos por si!

Documento segue para aprovação pela Assembleia Municipal. Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil aprovado em reunião de Câmara


O Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Cantanhede (PMEPCC), que teve parecer favorável pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), foi apresentado na última reunião ordinária da Câmara Municipal e segue agora para apreciação e votação em Assembleia Municipal, no plenário do próximo dia 19 de abril.
Trata-se de um documento que permite à autarquia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, aumentar os níveis de proteção dos cidadãos e do património, garantindo uma resposta oportuna e coordenada no âmbito da proteção e do socorro, onde é definida a composição da estrutura operacional que garante a unidade de direção e o controlo permanente das situações.

Elaborado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, o documento define as orientações gerais para a atuação dos vários agentes de proteção civil e entidades com intervenção direta no território municipal nos diferentes tipos de operações, de forma a minimizar os efeitos de eventuais acidentes que possam constituir perigo para os cidadãos, economia, património e meio ambiente para que, desta forma, a reposição da normalidade seja efetivada no menor espaço de tempo.
O Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Cantanhede foi desenvolvido de acordo com a legislação em vigor, sendo nele tipificados analiticamente “os riscos e as medidas de prevenção a adotar”, identificando “os meios e recursos mobilizáveis em situação de acidente grave ou catástrofe”.

Um dos capítulos diz respeito à identificação e caracterização das infraestruturas e equipamentos coletivos de relevância operacional para a proteção civil, ou seja, aquelas que são consideradas fundamentais na prevenção, planeamento, socorro e emergência, permitindo uma perspetiva global da sua distribuição geográfica no concelho. Da lista dessas infraestruturas e equipamentos coletivos sensíveis fazem parte a rede viária, zonas industriais, serviços de saúde, redes de abastecimento de água e saneamento, rede elétrica, telecomunicações, distribuição de combustíveis, entre outras.
O documento constitui a revisão do ainda em vigor e logo que aprovado pela Assembleia Municipal, vigorará nos próximos 5 anos.

Comitiva municipal em visita à UF Alvados e Alcaria

 A União de Freguesias de Alvados e Alcaria recebeu, ontem dia 4 de abril, a comitiva municipal que, ao longo do dia, visitou diversos locais.
A visita iniciou em Alcaria, onde fica o ponto de receção e expansão de fibra de ótica que abastece parte do território do concelho, seguindo mais tarde para a visita às instalações do Centro de Meios Aéreos de Porto de Mós. Para além da componente de prevenção e socorro, os GIPS têm, ainda, uma forte ação na sensibilização e controlo, nomeadamente, na área de visitação envolvente da Fórnea.
Ainda em Alcaria, o executivo da junta de freguesia pretende concluir o muro de embelezamento na entrada da localidade e fazer uma obra de requalificação junto à Cova da Velha, com arranjos exteriores, bolsa de estacionamento e arranjo da via.
Resultado do contrato interadministrativo, foi visitado o Quintal da Casa, um espaço devoluto transformado, recentemente, em área de lazer.
No campo associativo, foi visitado o Clube de Caçadores de Alvados, o Circulo Cultural da Barrenta, que integra o Grupo de Concertinas, e a associação Trilho do Castelo.
Sendo esta a freguesia com mais entidades turísticas a operar, a comitiva visitou a Pousada da Juventude de Alvados e também o mais recente lagar de azeite, Ingrediente Mourisco, que recuperou o espaço da antiga Cooperativa de Olivicultores de Alvados. Para além da produção local de azeite, o espaço é, ainda, utilizado para diversas visitas e atividades turísticas, com entidades parceiras.
Da visita destacam-se, sobretudo, três projetos de maior dimensão: a construção da Ciclovia que parte do centro da aldeia de Alvados até à Lagoa, numa primeira fase e que se estenderá até Alcaria, com o objetivo de ligar as duas localidades, numa segunda fase da obra. Neste projeto, prevê-se também o alargamento do espaço de lazer envolvente à Lagoa.
Também a zona das Grutas de Alvados será alvo de intervenção, através da criação de um circuito de contemplação que incluirá um percurso de ligação entre as grutas e o espaço natural circundante.
Já a recentemente inaugurada linha pedonal do Rio Cabrão, será alargada até ao final da rua, permitindo a criação de zona de passeios e caminhada.
Ao final da tarde teve lugar a reunião de câmara pública e descentralizada, em Alvados.
O próximo encontro terá lugar no dia 2 de maio, freguesia do Alqueidão da Serra.
 
Ver vídeo 
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Proença-a-Nova | Aprovada OIGP de Corgas

 
A OIGP - Operações Integradas de Gestão da Paisagem - de Corgas foi aprovada em Conferência Procedimental, realizada por videoconferência a 18 de março de 2024. Depois da OIGP – de Penafalcão, Alvito da Beira, Fórneas avançarem para próxima fase, recentemente aprovadas, foi a vez de Corgas.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova reafirma ser “imperativo que todos façam o que lhes compete”, frisando ser também “motivo de orgulho já termos as quatro OIGP’s do concelho aprovadas com dotação financeira para realização das ações de transformação da paisagem e tornar os territórios mais resilientes aos eventos de incêndios florestais. Iniciamos agora um propósito de alteração que, estou certo, terá bons frutos no médio-prazo e o nosso concelho está, mais uma vez, na linha da frente”.
Na conferência procedimental da OIGP de Corgas, deliberou-se validar um montante de 2 501 000,0 euros, o equivalente a um custo de 2 568,7 euros por hectare, sendo previsto que o prazo de execução do projeto fique concluído dentro de dois anos, estipulado como limite para a execução e financiamento global do projeto. De acordo com a proposta apresentada, à responsabilidade da Entidade Gestora Pinhal Natural está uma área total de 1385,4 hectares.
A OIGP configura uma área prioritária de intervenção para efeitos de aplicação da medida programática do PRGP - Planos de Reordenamento e Gestão da Paisagem, concretizando o conjunto de ações a realizar na respetiva área de intervenção. Nesta conferência, presidida pela DGT - Direção-Geral do Território, além da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, fizeram-se também representar nestas conferências procedimentais, as seguintes entidades: ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, APA - Agência Portuguesa do Ambiente, DGADR - Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, DRAP - Direção regional de Agricultura e Pescas do Centro, AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Fundo Ambiental.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos



Marinha Grande | PORTUGAL É CASA DE MUITAS NACIONALIDADES

O Encontro “+ Sucesso Sem Fronteiras: entre mitos e factos - conhecer para desmistificar” juntou cerca de uma centena de pessoas, esta segunda-feira, 8 de abril, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, para estimular o diálogo e a relação entre culturas e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural, num concelho onde, num passado recente, chegaram cidadãos de mais de 30 nacionalidades.
O evento integrou-se na Semana da Interculturalidade, promovido pelo Município da Marinha Grande e pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal.

Na ocasião, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, referiu que, “na Marinha Grande, as migrações têm sido uma parte intrínseca da nossa história e identidade. Desde os primeiros marinhenses que chegaram de outras regiões do país em busca de trabalho, e de uma nova vida, até aos imigrantes chegadas recentemente de outras paragens, algumas muito longínquas, que hoje chamam a nossa cidade de casa, somos uma comunidade moldada pela diversidade e pelo intercâmbio cultural. No entanto, sabemos que as migrações também trazem consigo desafios e questões complexas que merecem ser discutidas e compreendidas”.
A vereadora dos assuntos sociais, Ana Alves Monteiro, lembrou que “estamos a fazer todo um percurso estruturado de integração, nas dimensões escolares e culturais. Estamos a preparar o processo de criação de um CLAIM com a AIM – Agência para a integração, Migração e Asilo. Num ano em que assinalamos os 50 anos de abril, os valores da liberdade no processo de integração de cidadãos migrantes, assume cada vez mais relevância na dignificação da pessoa humana”.
O diretor do Centro Distrital de Leiria do Instituto de Segurança Social, I.P., João Paulo Pedrosa, destacou a importância de “conhecer a realidade das comunidades migrantes e de regular, acolher e integrar”, sendo fundamental “acolhermos bem, termos condições para que as pessoas se organizem com um projeto de vida e fomentar o associativismo imigrante”.
A presidente da Mesa do Conselho Geral do Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal, Carolina Cravo, defendeu “o respeito pela diferença, pela partilha e pela inclusão”, numa prática “multicultural e intercultural, para promover sociedades mais inclusivas para que as pessoas se sintam mais respeitadas”.

O encontro pretendeu ser um momento de reflexão e partilha sobre as migrações. Foram partilhadas experiências locais e nacionais de processos que trabalham a inclusão das pessoas migrantes, com o intuito de analisar preocupações e objetivos comuns de um desenvolvimento local, assente em lógicas e práticas de parceria intersetorial, de centralidade da cultura, de valorização e incentivo da interculturalidade, de dinamização da cooperação e dos intercâmbios internacionais.

Ao longo do dia, foram escutados testemunhos de especialistas e de todos aqueles que diariamente trabalham no terreno, contribuindo para uma melhor compreensão das migrações e para o desenvolvimento de políticas mais inclusivas e solidárias.

Castelo de Paiva | DISPUTOU-SE EM PENAFIEL A 3ª JORNADA DA LIGA BOCCIA SÉNIOR INATEL 2024


O Município de Castelo de Paiva voltou a estar presente, na 3ª Jornada da Liga Boccia Sénior INATEL 2024, que se realizou na passada semana, no Pavilhão Desportivo de Recezinhos, em Penafiel, representado por uma equipa da ARPIP – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido.
Desta vez sob a organização do Município de Penafiel, e com um quadro competitivo ligeiramente diferente, esta terceira jornada apresentou 40 equipas divididas em 8 grupos de 5 jogadores, sendo que, foram apurados os 2 primeiros de cada grupo para os Oitavos-de-Final.
De manhã jogou-se a fase de grupos, tendo cada equipa realizado quatro jogos. Seguiu-se depois almoço – convívio, e da parte da tarde realizou-se a fase das eliminatórias.
Mais uma vez o “factor-casa” fez a diferença e o município anfitrião foi o vencedor, com Penafiel a derrotar Vila do Conde na final, enquanto a equipa representativa de Felgueiras venceu Lousada no apuramento do 3º classificado.
No total desta competição realizaram-se 96 jogos, sendo que cada equipa jogou pelo menos quatro e os quatro primeiros chegaram a fazer oito jogos. Seguiu-se a cerimónia de encerramento e entrega de prémios por parte do Município organizador aos três primeiros classificados desta terceira jornada da Liga Boccia Sénior INATEL 2024.
Mais de 250 participantes pertencentes a 13 Municípios, entre atletas, dirigentes e técnicos, estiveram envolvidos nesta jornada desportiva em Penafiel, bem como representantes da Fundação Inatel, que no final se congratularam com o sucesso do evento, e a todos agradeceram o trabalho realizado.

Concluídas três das nove jornadas em disputa, Lousada, Paredes e Penafiel asseguram os três primeiros lugares da classificação geral.
*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Cantanhede | No âmbito da iniciativa Ao sábado… há conto! Biblioteca Municipal realizou uma sessão de leitura de O soldado João para pais e filhos

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou, no passado fim de semana, mais uma sessão de Ao sábado… há conto!, com a apresentação do conto O soldado João, obra da escritora Luísa Ducla Soares. Particularmente direcionada para famílias, a iniciativa contou com a presença de 14 crianças, acompanhadas pelos seus pais e mães, respetivamente.
O soldado João conta as aventuras de João, um rapaz simples e solidário, que vivia em paz, na sua aldeia. Quando o mandaram para a guerra, pegar numa espingarda e matar, João não conseguiu cumprir as ordens do sargento, do capitão, nem mesmo do general. Alegre e solidário, o soldado João desafiou as ordens impostas, não cumprindo nenhuma delas. Como os soldados dos dois exércitos não queriam combater, a guerra terminou e regressou-se à paz. João regressou à sua aldeia, onde viveu feliz e em paz.
No decurso da sessão, as técnicas da Biblioteca Municipal responsáveis pela atividade, conversaram com os participantes presentes sobre questões relacionadas com o 25 de Abril de 1974, efeméride que este ano assinala o cinquentenário e alguns conceitos relacionados com a Revolução dos Cravos.
Na parte final da atividade, foi encenado um ato eleitoral e os pequenos participantes puderam participar numa votação simulada, elegeram um vencedor, de um dos quatro heróis infantis propostos a votação. Esta sessão, cujo tema abordou o 25 de Abril de 1974, é uma das iniciativas integra o programa que o Município de Cantanhede tem programadas para assinalar os 50 anos da Revolução de Abril.
A iniciativa Ao sábado… há conto! é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, desde janeiro de 2023, que promove aos sábados, em horários que permitam aos pais acompanharem os filhos, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em torno dos livros.
As sessões realizam-se quinzenalmente, às 11 e às 15 horas, e os grupos participantes não deverão exceder as dez crianças. As inscrições podem fazer-se na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt

NADADORES DA SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTAM TÍTULO NACIONAL DE ESTAFETAS

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na prova principal do calendário nacional da presente época desportiva de 2023/2024 da Federação Portuguesa de Natação, nomeadamente o Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absoluto / OPEN de Portugal.
O evento que esta época teve como palco o Completo Olímpico de Piscinas de Coimbra desenrolou-se de 4 a 7 de abril e contou com a presença de 805 atletas em representação de 105 clubes, entre os quais uma seleção espanhola.
O maior destaque da competição no que se refere a participação da comitiva da SCC foi o título de Campeão Nacional conquisto pela Estafeta Juvenil A na prova de 4x100 Estilos.
Essa estafeta foi composta por Leonor Cavaleiro, Rodrigo Silva, Martim Pascoal e Anastácia Protolyuk.
Ainda merecedor de destaque os 2 pódios conquistados pelo atleta Juvenil A Martim Pascoal, nomeadamente um 3° lugar nos 50 Mariposa tendo nadado a prova em 26"93 e um 3° lugar nos 50 Livres com a marca de 25”50.
Participou ainda na competição a atleta Maria Fernandes.

Dia 14 de abril, em Armação de Pêra. ORQUESTRA DO ALGARVE CELEBRA O BRASIL EM CONCERTO DE MÚSICA DE CÂMARA


Numa iniciativa promovida em parceria com o Município de Silves, a Orquestra do Algarve apresentará no próximo dia 14 de abril, às 21h00, na Igreja Matriz de Armação de Pêra, o concerto “Celebrando o Brasil”. A entrada é livre.
Neste espetáculo, um quinteto de música de câmara composto por Laurentiu Simões e Helena Duarte (violinos); Ângela Silva (viola); Ana Luísa Marques (violoncelo); e Bruno Carneiro (contrabaixo) irá interpretar um repertório composto por ritmos quentes e um gingar que, apesar de ser música do século XIX, já prenuncia o gosto brasileiro que conhecemos de outros géneros dos nossos dias. A música de um dos primeiros compositores brasileiros, José Pedro de Sant’Anna Gomes, e o Gran Quintetto de Bottesini, virtuoso do contrabaixo, estarão em destaque neste imperdível serão de celebração do Brasil.

+ info:
» sector de Cultura do Município de Silves (T. 282 440 800 | email: cultura@cm-silves.pt)
» Orquestra do Algarve (T. 289 860 890 | email: info@orquestradoalgarve.com)

Classificação: M/6

 

Aveiro | Segundo trimestre do Teatro Aveirense com programação intensa

 Meses de abril a junho dedicados ao tema ‘Cultura e Democracia’, em concordância com Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura

Segundo trimestre do Teatro Aveirense com programação intensa
Marlene Monteiro Freitas, Companhia Nacional de Bailado, Catarina Miranda, Teatro Nacional de São João, Teatro Nacional D. Maria II, Clara Andermatt, Marcos Barbosa, Moonspell, Pedro Mafama e

dois festivais (dedicados à música eletroacústica e ao cruzamento entre arte e política)

Concertos, peças de teatro, espetáculos de dança, uma instalação multimédia e um novo festival são algumas das propostas do Teatro Aveirense para os meses de abril a junho. No ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura, a programação deste equipamento faz-se sob o mesmo tema que o segundo trimestre de Aveiro 2024, “Cultura e Democracia”, juntando propostas em que valores como a liberdade, o ativismo, a integração e o multiculturalismo estarão bem presentes.

No teatro e na performance, alguns dos momentos altos passam por espetáculos como “Idiota” de Marlene Monteiro Freitas, “Fado Alexandrino”, de Nuno Cardoso/Teatro Nacional São João, “Quis Saber Quem Sou”, de Pedro Penim/Teatro Nacional D. Maria II e “Código Postal”, de Marcos Barbosa.

Quanto à dança, conte-se com as apresentações de “MUDA”, de Clara Andermatt, “Atsumori”, de Catarina Miranda, e “Shechter / Wellenkamp / Naharin”, da Companhia Nacional de Bailado, entre outras propostas que irão animar os palcos do Teatro Aveirense.

Quanto à música, as atenções voltam-se para a digressão acústica dos Moonspell, intitulada “Soombra”, assim como para o regresso de Pedro Mafama a Aveiro. Mas há ainda lugar para a bienal Aveiro_Síntese, dedicada à música eletroacústica, que contará com mais de uma dezena de concertos.

Os destaques do Teatro Aveirense passam ainda pela estreia de um festival onde arte, política e pensamento se cruzam, o “New Deal of Arts And Democracy”, realizado em parceria com o Sarajevo Fest e que conta com a curadoria do encenador e dramaturgo bósnio Haris Pasovic. Por fim, sublinha-se a inauguração de uma instalação multimédia de Paulo Mendes que aborda o universo e a história da prospeção mineira em Portugal.

Consulte o website para obter mais informações sobre as atividades do Teatro Aveirense: www.teatroaveirense.pt<http://www.teatroaveirense.pt/>

Agenda completa neste link: : https://we.tl/t-qcSFID3lkb

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | BIBLIOTECA RECEBE APRESENTAÇÃO DO LIVRO “GOSTAR SEM MEDIDA” NA FESTA DA LEITURA

 A Sala Infantil da Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebe a apresentação do livro “Gostar sem medida: Odisseia no Sistema Métrico”, com texto de Ana Isabel Marques e de Ana Rita Sobreira e ilustração de Célia Brandão, Edição Textiverso, no dia 13 de abril, pelas 16h00.
A iniciativa realiza-se no âmbito da programação da Festa da Leitura, que decorre na Biblioteca Municipal, até ao dia 30 de abril, com os objetivos de promover a leitura, incentivar a criação literária e artística, ampliar o acesso aos livros e enriquecer o conhecimento cultural.

O livro conta-nos a história de Metron, o herói da narrativa, que parte do seu planeta, a Metrónia, à procura de um aparelho para medir “o gostar”. Pelo caminho, Metron percorre os planetas do Sistema Métrico e vai-se cruzando com outras unidades de comprimento. “Gostar sem Medida” é uma narrativa que, de forma lúdica, pretende abordar a questão das conversões métricas, ao mesmo tempo reflete sobre a importância da amizade.

Conjuntamente com a apresentação do livro, as autoras irão fazer uma atividade com as crianças presentes, demonstrando que o livro pode funcionar como um recurso pedagógico para alunos e professores.

Ana Isabel Marques é docente da ESTG (Politécnico de Leiria), com formação pedagógica e autora de literatura infantil. Ana Rita Sobreira é docente do 1.º Ciclo, especializada em Educação Especial (experiência pedagógica em quadros de dislexia e autismo.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PARQUE DA CERCA RECEBE CRIATIV(A)RTE NO 25 DE ABRIL

 A Câmara Municipal da Marinha Grande realiza no dia 25 de abril, das 14h00 às 19h00, no Parque da Cerca, a 18.ª edição da CRIATIV(A)RTE, uma feira dedicada às artes, para assinalar o cinquentenário da revolução.

A iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia da Marinha Grande. Tem como objetivo criar na cidade um espaço para partilha de saberes, usos e costumes e proporcionar o encontro de pessoas, através das artes, da cultura e do desporto. Pretende, simultaneamente, promover o comércio local e a atração de visitantes à cidade da Marinha Grande, com a dinamização de diversas atividades e muita animação.

PROGRAMA DE ATIVIDADES:
ATIVIDADES DE PALCO

14h00 - Abertura da Criativ(a)rte

Início do projeto “PINTAR ABRIL” - Projeto artístico e colaborativo de artistas plásticos marinhenses

14h30 - Atuação do grupo de Dança Criativa da Projectos de Vida Sénior
Dinamizada por elementos que frequentam a Universidade Sénior, em parceria com a Escola Rosales Ballet, acompanhados pela professora Annabel Rosales.
Para este grupo, a dança não tem idade, nem limites. A dança faz bem ao corpo, à mente e à alma e eles são a prova disso mesmo.
Org: Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande
15h00 – Atuação da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense
Apresentação de várias coreografias de Dança, Contemporânea, Girlie e Hip-Hop Kids e Teen e de um Workshop de Danças do Mundo, por alunos que frequentam a escola.
Org: Sport Operário Marinhense
15h30 – Aula de Zumba 
Demonstração de uma aula de Zumba pela professora Filipa Carvalho. Aberta ao público em geral.
Org: Sociedade de Instrução e Recreio 1º de Maio
16h00 – Espetáculo infantil - "CANTIGAS DE ABRIL DA CAROLINA” 
Um espetáculo de canções alusivas ao 25 de abril, direcionado ao público infantil, mas extensível a todas as idades. Uma excelente forma de celebrar os 50 anos do 25 de Abril, com muito ritmo e animação. “Vamos cantar a liberdade, e aprender sobre um dos momentos mais altos na história de Portugal.” 
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande
17h00– Atuação do Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro
Coro que integra alunos da Tertúlia dos Anos de Ouro
Org: Associação ADESER II - IPSS
17h30 – Atuação do Grupo de Cavaquinhos - Musicordem
Grupo de cavaquinhos marinhense, constituído por 20 executantes e vozes, um bandolim, uma viola-baixo e um bombo popular, que tocam e cantam música tradicional portuguesa, orientados pelo Maestro Bruno Santos.
Org: Grupo de Cavaquinhos Musicordem/Sociedade de Beneficência e Recreio 1º de janeiro
18h00 – Atuação do Rancho Folclórico de Picassinos
Uma atuação que pretende mostrar e divulgar os costumes e tradições da Marinha Grande, através das canções e dos trajes dos dançarinos. 
Org: Sociedade de Instrução e Recreio 1º de Maio
18h30 - Atuação musical do grupo “Cantores Sem Idade” da Projectos de Vida Sénior
Grupo que integra elementos que frequentam a Universidade Sénior, acompanhados pelo músico Sílvio Pereira, trazendo um registo de música popular portuguesa a palco.
Org: Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande

19h00 - Encerramento da Criativ(a)rte

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO 

A não perder! 
Entre as 14h00 às 19h00

- Voo Cativo em Balão de Ar Quente – uma excelente forma de celebrar os 50 anos do 25 de abril e de sentir a Liberdade. Uma experiência inesquecível para toda a família!
(A atividade só se realiza se estiverem reunidas as condições climatéricas necessárias à sua execução em segurança)

- Pinturas faciais e Tatuagens Glitter – as quatro Bonecas das Pinturas estão à tua espera. Escolhe a tua pintura favorita e junta-lhe o brilho que quiseres! 
- Animação Itinerante com o “Falso Fotógrafo da Liberdade” – uma divertida animação onde a liberdade será a palavra de ordem! Que fotografia sairá daqui? Uma recordação vais levar!
Música itinerante com uma Dixie Band – tocam e cantam músicas conhecidas de todo o público, incluindo os célebres temas de Abril.
- Equipamentos infantis – insufláveis mega divertidos para saltar e brincar até a energia acabar! 
- Jogos de Tabuleiro “Em Grande” – convida os amigos e a família e vem jogar “Em Grande”.

Atividades de participação livre e gratuita.

ATIVIDADES DESPORTIVAS E DE LAZER 

ATLETISMO A BRINCAR
Demonstração das atividades dinamizadas pelo clube.
Org: Clube de Atletismo da Marinha Grande
“BRINCAR NA RUA” - JOGOS TRADICIONAIS
Atividade que visa proporcionar às crianças e jovens atividade física ao ar livre, de forma lúdica. “Brincar na Rua”: Viver e reviver os jogos tradicionais do tempo dos pais e avós.
Org: Clube de Atletismo Mónica Rosa
JUDO
Demonstração de Judo Infantil e de competição com tapetes e trampolim, por professores e alunos do Judo Clube. Aulas abertas à participação do público.
Org: Judo Clube da Marinha Grande
VOLEIBOL JOVEM
Demonstração da atividade e realização de jogos de voleibol para famílias e público em geral.
XADREZ
Demonstração da atividade e dinamização de Jogo de Xadrez XL.
Org: Sport Operário Marinhense
FUTEBOL DE RUA
Demonstração e realização de jogos de futebol durante toda a tarde, como divulgação desta atividade.
Atividade lúdica de futebol - Jogos recreativos dos 5 aos 10 anos
Org: Grupo Desportivo "Os Vidreiros"
PATINAGEM DE VELOCIDADE
Demonstração de patinagem de velocidade, com percursos de destreza, por alunos da Associação Inline. Aberta à participação de crianças e jovens que queiram experimentar.
Org: Associação de Patinagem Inline da Marinha Grande
BATISMOS A CAVALO
Possibilidade de experienciar uma volta a cavalo, orientada por profissionais da área.
Org: Associação Equestre Cavalo Dourado
WORKSHOP DE PERCUSSÃO 
Dinamização de workshop de percussão com oportunidade de experimentar os instrumentos.
Org: Associação Tocándar

Gabinete de Comunicação e Imagem