sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Autarca de Albergaria-a-Velha diz que “Vento pode colocar em risco habitações”

Resultado de imagem para Autarca de Albergaria-a-Velha diz que “Vento pode colocar em risco habitações”
O incêndio a lavrar em Albergaria-a-Velha pode, nas próximas horas, colocar em perigo habitações devido à imprevisibilidade do vento que, entretanto, começou a soprar, disse à Lusa o presidente da câmara local.
“Depois de nas últimas 24 horas o esforço dos bombeiros ter incidido em afastar o incêndio das habitações, o vento que se faz sentir faz temer por reacendimentos e pode colocar habitações em perigo”, disse o autarca de Albergaria-a-Velha, António Loureiro.Cinco incêndios estiveram ativos durante o dia de hoje nos concelhos de Águeda e Albergaria-a-Velha, encontrando-se, segundo fonte da proteção civil, dominados ou controlados.
O autarca deu ainda conta de “uma situação de extrema aflição vivida cerca das 12:30, na localidade de Fontão, devido à mudança de vento” que fez com que o fogo “tocasse numa das casas”.
“Felizmente foi apenas na marquise”, precisou António Loureiro.
António Ribeiro explicou, a partir do teatro de operações, que está a ser dada maior atenção ao incêndio de Paus, que deflagrou às 11:28 de quinta-feira e que “tem progredido para a parte baixa do concelho de Albergaria-a-Velha, já perto da margem do rio Vouga”, pelo que a preocupação “agora é proteger as povoações de Frossos, Angeja e São João de Loure”.
Para a zona foram mobilizados sete meios aéreos e as Forças Armadas enviaram para o distrito de Aveiro três máquinas de rasto do Exército, “para apoiarem na abertura de caminhos que facilitem o acesso dos operacionais que combatem os incêndios”.
Segundo fonte militar, os meios foram deslocados no seguimento de um pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, envolvendo um total de 15 militares.
De acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 14:35 o fogo que começou na localidade de Paus, em Albergaria-a-Velha, mobilizava 331 operacionais, apoiados por 100 veículos e sete meios aéreos.
Já no incêndio que teve início às 16:28 de quinta-feira na localidade de Veiga, concelho de Águeda, e já "em resolução", estavam 190 meios, apoiados por 62 meios terrestres.
O fogo que deflagrou na quinta-feira ao fim da manhã na localidade de Macinhata do Vouga, também em Águeda, estava a ser combatido por 136 operacionais, com o apoio de 40 veículos.

Itinerário Complementar 2 (IC2), já reabertos, e na A1, ainda encerrada.

"Neste momento já temos o IC2 e a A25 reabertos. O incêndio da Veiga (Águeda) já está dado como dominado, mas não extinto, continuamos em trabalhos no incêndio de Paus (Albergaria-a-Velha), que é o que está a implicar mais meios e maior preocupação”, afirmou à Lusa, pelas 13:20, o comandante distrital de proteção civil, António Ribeiro.
Lusa

Mundo | Brexit. Câmara dos Lordes aprovou projeto de lei para adiar saída até 31 de janeiro

Resultado de imagem para Brexit. Câmara dos Lordes aprovou projeto de lei para adiar saída até 31 de janeiro
SAPO NOTICIAS
A Câmara dos Lordes, câmara alta do parlamento britânico, aprovou hoje o projeto de lei para impedir um ‘Brexit' sem um acordo, possibilitando que o texto seja promulgado nos próximos dias.
O texto foi aprovado sem propostas de alteração, pelo que não necessita de ser debatido e votado novamente na Câmara dos Comuns na segunda-feira, aguardando apenas o selo da rainha Isabel II para ser promulgado como lei.
A legislação exige que o primeiro-ministro, Boris Johnson, peça uma nova extensão da data de saída até 31 de janeiro caso o parlamento não aprove um acordo de saída ou não autorize uma saída sem acordo até 19 de outubro.
O Reino Unido tem atualmente previsto sair da União Europeia (UE) a 31 de outubro, já na sequência de um adiamento da saída da data inicial que era 29 de março.
Mesmo que o Governo britânico avance com o pedido, a extensão precisa depois de ser deferida unanimemente pelos restantes 27 Estados membros da UE.
Na quinta-feira, Johnson disse que "preferia estar morto numa valeta" do que pedir a Bruxelas um novo adiamento, o qual considera "inútil", desafiando a oposição a apoiar a proposta de eleições antecipadas.
Nesse sentido, o Governo britânico anunciou a submissão ao parlamento na segunda-feira uma proposta para realizar eleições antecipadas a 15 de outubro.
A mesma proposta foi inviabilizada na quarta-feira pela oposição, pois o Governo precisava do apoio de 434 deputados, correspondentes a dois terços do total dos membros da Câmara dos Comuns, mas só conseguiu 298 votos a favor.
Hoje, após uma reunião, a oposição britânica indicou que vai chumbar novamente a proposta do Governo para realizar eleições antecipadas, indicando que estas poderão só acontecer depois de 31 de outubro.
Lusa

Moçambique | Eusébio e Mutola exemplos de quem não desistiu de lutar pelos seus sonhos


Conhecido amante do desporto Jorge Mario Bergoglio citou os maiores desportistas de Moçambique, Eusébio da Silva e Maria Mutola, para inspirar nesta quinta-feira (05) os jovens a não desistirem de lutar pelos seus sonhos.

“Recordo um grande jogador destas terras que aprendeu a não se resignar: Eusébio da Silva, a pantera negra. Começou a sua vida desportiva no clube desta cidade. As graves dificuldades económicas da sua família e a morte prematura do seu pai não impediram os seus sonhos; a sua paixão pelo futebol fê-lo perseverar, sonhar e continuar para diante... chegando a marcar 77 golos para este clube de Maxaquene! Não faltavam razões para se resignar…” disse o Papa Francisco.

O Santo Padre continuou: “O seu sonho e vontade de jogar lançaram-no para diante, mas igualmente importante foi encontrar com quem jogar. Bem sabeis que, numa equipa, não são todos iguais, nem fazem as mesmas coisas ou pensam da mesma maneira. Cada jogador tem as suas características, como podemos descobrir e desfrutar neste encontro: vimos de tradições diferentes e inclusive podemos falar línguas diversas, mas isto não impediu de nos encontrarmos. Muito se sofreu e continua a sofrer, porque alguns se julgam no direito de determinar quem pode «jogar» e quem deve ficar fora do campo, e que passam a vida dividindo e contrapondo. Hoje vós, queridos amigos, sois um exemplo e testemunho de como devemos agir”.

O Pontífice argentino disse aos milhares de jovens que encheram o pavilhão do Maxaquene, na Cidade de Maputo, que a maneira de se empenharem por Moçambique é “permanecendo unidos independentemente daquilo que vos possa diferenciar, procurando sempre a oportunidade de realizar os sonhos por um país melhor, mas… juntos. Como é importante não esquecer que «a inimizade social destrói. E uma família destrói-se pela inimizade. Um país destrói-se pela inimizade. O mundo destrói-se pela inimizade. E a inimizade maior é a guerra. E hoje vemos que o mundo se está a destruir pela guerra”.

Jorge Mario Bergoglio deu outro exemplo de uma moçambicana que não desistiu de lutar pelos seus sonhos, “tendes diante dos olhos aquele belo testemunho dado por Maria Mutola, que aprendeu a perseverar, a continuar a tentar, apesar de não ver cumprido o seu anseio da medalha de ouro nos três primeiros Jogos Olímpicos que disputou; sucessivamente, na quarta tentativa, esta atleta dos 800 metros alcançou a sua medalha de ouro nas Olimpíadas de Sidney”.

“A ansiedade não a deixou absorta em si mesma; os seus nove títulos mundiais não a fizeram esquecer-se do seu povo, das suas raízes, mas continuou a olhar pelas crianças necessitadas de Moçambique. Como o desporto nos ensina a perseverar nos nossos sonhos!”, asseverou o Papa Francisco que recordou o provérbio “Se quiseres chegar depressa, caminha sozinho; se quiseres chegar longe, vai acompanhado” e recomendou “sonhai com os outros, nunca contra os outros; sonhai como sonhastes e preparastes este encontro: todos unidos e sem barreiras. Isto faz parte da nova página da história de Moçambique”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Pontífice indica caminho aos jovens em Moçambique “não deixeis que vos roubem a alegria”

Jovens, representando um punhado das 916 confissões religiosas registadas em Moçambique, questionaram ao Papa Francisco: “Como realizar os sonhos, como contribuir para a solução dos problemas do país”. O Pontífice argentino indicou o caminho “não deixeis que vos roubem a alegria”.
Num dos pontos mais importantes da Visita Apostólica que realiza a Moçambique o Santo Padre foi recebido nesta quinta-feira (05) por dezenas de milhares de jovens que gritaram “Reconciliação, reconciliação” e cantaram “nós jovens da paz”.
Fazendo uma espécie de catequese para pessoas de todas as religiões o Papa Francisco disse aos jovens: “Vós sois importantes! Precisais de o saber, precisais de acreditar nisto: vós sois importantes!”
“Porque não sois apenas o futuro de Moçambique, ou da Igreja e da humanidade; vós sois o presente: com tudo o que sois e fazeis, já estais a contribuir para ele com o melhor que hoje podeis dar. Sem o vosso entusiasmo, os vossos cânticos, a vossa alegria de viver, que seria desta terra? Ver-vos cantar, sorrir, dançar, no meio de todas as dificuldades que viveis – como justamente nos contavas tu – é o melhor sinal de que vós, jovens, sois a alegria desta terra, a alegria de hoje”, afirmou em português.
Questionado pelos jovens “Como realizar os sonhos, como contribuir para a solução dos problemas do país”, o Sumo Pontífice disse-lhe: “não deixeis que vos roubem a alegria. Não deixeis de cantar e expressar-vos de acordo com todo o bem que aprendestes das vossas tradições. Que não vos roubem a alegria!”
“Como vos disse, há muitas maneiras de olhar o horizonte, o mundo, o presente e o futuro. Mas é preciso acautelar-se de duas atitudes que matam os sonhos e a esperança: a resignação e a ansiedade. São grandes inimigas da vida, porque normalmente nos impelem por um caminho fácil, mas de derrota; e a portagem que pedem para passar é muito cara… Paga-se com a própria felicidade e até com a própria vida. Quantas promessas de felicidade vazias, que acabam por mutilar vidas” alertou o Papa Francisco.
“Penso no sofrimento daqueles jovens que chegaram cheios de sonhos à procura de trabalho na cidade, e hoje estão sem teto, sem família e sem encontrar uma mão amiga”
Dirigindo-se aos jovens na catedral do basquetebol em Moçambique, que esteve mais lotada do quem em dia de final do Afrobasket, Jorge Mario Bergoglio deixou a recomendação: “Certamente conheceis amigos, conhecidos – ou pode mesmo ter acontecido convosco – que, em momentos difíceis, dolorosos, quando parece que tudo lhes cai em cima, ficam prostrados na resignação. É preciso estar muito atento, porque esta atitude faz com que te encaminhes pela estrada errada. Quando tudo parece estar parado e estagnante, quando os problemas pessoais nos preocupam, as dificuldades sociais não encontram as devidas respostas, não é bom dar-se por vencido”.
O Santo Padre terminou apelando: “Muitos de vós nasceram sob o signo da paz, uma paz laboriosa que passou por momentos diversos: uns mais claros e outros de provação. A paz é um processo que também vós sois chamados a fazer avançar, estendendo sempre as vossas mãos especialmente àqueles que estão a passar momentos difíceis. Grande é o poder da mão estendida e da amizade que se joga no concreto! Penso no sofrimento daqueles jovens que chegaram cheios de sonhos à procura de trabalho na cidade, e hoje estão sem tecto, sem família e sem encontrar uma mão amiga. Como é importante aprendermos a ser uma mão amiga e estendida! Procurai crescer na amizade também com aqueles que pensam de maneira diferente, para que a solidariedade cresça entre vós e se torne na melhor arma para transformar a história”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Santo Padre usa exemplo da marrabenta e pandza para pedir “não deixem de fora os vossos idosos”

Durante o encontro inter-religioso que realizou nesta quinta-feira (05), na Cidade de Maputo, o Santo Padre pediu aos jovens para não deixarem “de fora os vossos idosos”, disse que “os idosos são as nossas raízes” dando como exemplo “a marrabenta, incorporastes outros modernos, e nasceu o pandza”.

Na espécie de catequese que orientou no pavilhão do Maxaquene o Papa Francisco pediu aos jovens “não deixem de fora os vossos idosos”, argumentando que “os idosos são as nossas raízes”.

“Pensai bem! Se uma pessoa vos fizer uma proposta dizendo para ignorardes a história, não aproveitardes da experiência dos mais velhos, desprezardes todo o passado olhando apenas para o futuro que essa pessoa vos oferece, não será uma forma fácil de vos atrair para a sua proposta a fim de fazerdes apenas o que ela diz? Aquela pessoa precisa de vós vazios, desenraizados, desconfiados de tudo, para vos fiardes apenas nas suas promessas e vos submeterdes aos seus planos. Assim procedem as ideologias de variadas cores, que destroem (ou desconstroem) tudo o que for diferente, podendo assim reinar sem oposições. Para isso, precisam de jovens que desprezem a história, rejeitem a riqueza espiritual e humana que se foi transmitindo através das gerações, ignorem tudo quanto os precedeu”, desafiou aos milhares de jovens.

O Santo Padre continuou “as gerações anteriores têm muito a dizer-vos, a propor-vos” e admitiu “que às vezes nós, os idosos, o fazemos de forma impositiva, como advertência, metendo medo; ou pretendemos que façais, digais e vivais exactamente como nós. Vós tereis de fazer a vossa própria síntese, mas escutando, valorizando aqueles que vos precederam”.

“Não foi isto o que fizestes com a vossa música? Ao ritmo tradicional de Moçambique, a marrabenta, incorporastes outros modernos, e nasceu o pandza. O que escutáveis, o que víeis cantar e dançar a vossos pais e avós, assumiste-lo como próprio. Este é o caminho que vos proponho: um caminho feito de liberdade, entusiasmo, criatividade, horizontes novos, mas cultivando ao mesmo tempo as raízes que nutrem e sustentam”, sugeriu o Pontífice argentino.

Moçambique | Presidente Nyusi entrega “Casa Mateus 25” à Igreja Católica


No término do segundo dia da Visita Apostólica à Moçambique o Papa Francisco recebeu a “Casa Mateus 25” doada pelo Governo à Igreja Católica para acolher portadores de deficiência, toxicodependentes e outros cidadãos abandonados pela sociedade. “A visita do Papa despertou o coração do Presidente (Filipe Nyusi) doando uma casa para o Programa Mateus 25”, explicou ao @Verdade a Irmã Silvina Monachello.

Num evento privado que decorreu ao entardecer desta quinta-feira (05), no bairro da Malhangalene, o Chefe de Estado entregou formalmente à Igreja as instalações reabilitadas a propósito da Visita Apostólica.

Inspirado no Evangelho de Mateus que no capítulo 25 prega “Tive fome e destes-me de comer...” a obra da Nunciatura do Vaticano em Moçambique iniciou há pouco mais de um ano e tem o objectivo de acolher, confortar e dar de comer a quem precise. Arrancou no passeio do Parque dos Continuadores, há poucos metros da Presidência da República, cresceu para o pátio da Igreja da Nossa Senhora das Victórias até que: “A visita do Papa despertou o coração do Presidente (Filipe Nyusi) doando uma casa para o Programa Mateus 25”, confidenciou ao @Verdade a Irmã Silvina Monachello.

Com instalações próprias o Programa transformou-se numa real “Casa Mateus 25” e foi abençoada pelo Santo Padre que chegou no papa móvel, depois de encontrar-se com membros do clero na Catedral da Imaculada Conceição.

A Irmã Silvina contou ao @Verdade que Jorge Mario Bergoglio furtou-se ao ritual ensaiado durante os últimos dias. Desceu do papa móvel, passou pela placa que tinha abençoado horas antes no Palácio da Ponta Vermelha e “foi logo atraídos pelos mais desamparados”.

“Foi imprevisível, fez a caminhada inversa do que tínhamos programado, desceu do carro e foi logo foi ao encontro dos doentes e deficientes”, relatou a freira salesiana que não está preocupada com uma avalanche de necessitados agora que a “Casa Mateus 25” tornou-se numa das mais conhecidas em Moçambique. “Deus providenciará, nós quando começamos na rua não pensávamos em ter uma casa assim”.

Actualmente atende todos os dias entre uma a duas centenas de cidadãos, A dona da “Casa Mateus 25”, a Irmã Domingas, ainda emocionada, “foi o primeiro Papa que me tocou. Vocês nem imaginam a alegria que brota no coração”, revelou ao @Verdade que nesta sexta-feira, após a Santa Missa e quando o Sumo Pontífice estiver a deixar Moçambique o Presidente Filipe Nyusi irá formalmente inaugurar o novo lar dos excluídos pela sociedade.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Região de Aveiro | Cursos de Iniciação de Música e de Dança no Polo de Estarreja do Conservatório Calouste Gulbenkian


O Pólo do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, que funciona desde 2017 no Ciclo Criativo de Estarreja, continua a crescer. No novo ano letivo, acolherá o projeto de Iniciação Musical com alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade e o Ensino Articulado da Música para os 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade. A iniciação à Dança vai acontecer pela primeira vez. Estão abertas as inscrições para os cursos de iniciação destinados aos alunos do 1.º ano.

Curso Iniciação
Inscrições Música - até dia 17 de setembro'19 Formulário de inscrição
Provas de acesso Música - 19 de setembro'19 - 17.00h (no pólo)
Inscrições - 23 e 24 de setembro'19

Inscrições Dança - até dia 17 de setembro'19 Formulário de inscrição
Provas de acesso Dança - 23 de setembro'19 (no pólo)
Inscrições - 25 e 26 de setembro'19

Os destinatários destes Cursos de Iniciação são alunos do 1.º ano de escolaridade, com as seguintes vagas:

Iniciação Música 1.º Ano de Escolaridade - 10 vagas
Iniciação Dança 1.º Ano de Escolaridade - 16 vagas
As atividades funcionarão no Polo de Estarreja – Ciclo Criativo.

O Pólo de Música resulta da parceria entre Câmara Municipal de Estarreja, Agrupamento de Escolas de Estarreja e Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro.

Carla Miranda


Alentejo | Paraquedismo não atrasa voos de helicópteros em Évora


Notícias recentes vindas a público dando conta de uma eventual incompatibilidade entre a prática do chamado paraquedismo lúdico/desportivo ou de turismo e a presença de meios aéreos de combate a incêndios no Aeródromo Municipal de Évora não corresponde à verdade.

Há mais de nove anos, data a partir da qual o meio aéreo de combate a incêndios está estacionado nesta infraestrutura municipal, que os procedimentos estão definidos e aprovados quanto às saídas prioritárias, existindo um contacto permanente entre a torre de informação de voo do aeródromo e todas as aeronaves. De resto, o aeródromo de Évora segue as mesmas regras que todos as outras instalações aeroportuárias do género, as quais são definidas e devidamente licenciadas pelas entidades competentes.

Aliás, a propósito deste assunto o Comandante Distrital de Operações de Socorro de Évora, em declarações a uma rádio regional, foi perentório a desmentir que o meio aéreo tenha de esperar 20 minutos para poder descolar, como é afirmado na peça jornalística ou que o paraquedismo tenha sido fator impeditivo de uma rápida intervenção do meio em causa.

Existe, como tem existindo sempre, uma excelente coordenação entre o diverso tráfego de aeronaves que utilizam o Aeródromo Municipal de Évora e o meio aéreo de combate a incêndios, fruto da enorme responsabilidade e profissionalismo de todos os que utilizam e gerem esta infraestrutura.

O melhor exemplo desta exigente coordenação reside no facto de que os 10 minutos previstos e definidos para que a aeronave levante voo desde que é acionada têm sido sempre cumpridos, não se compreendendo portanto algumas declarações vindas a público por pessoas com responsabilidades diversas.

O sucesso desta operação só é possível através da definição e respeito pelas regras para que todas as operações se realizem dentro dos parâmetros definidos e em total segurança para cada uma das suas tipologias.

Independentemente das circunstâncias, os meios de emergência e socorro, neste caso o de combate a incêndios, têm sempre a sua prioridade definida. Todas as outras aeronaves que operam no Aeródromo Municipal de Évora incluindo, naturalmente, as de largada de paraquedistas têm sempre de aguardar para descolar/aterrar ou realizar qualquer outro procedimento sempre que as aeronaves prioritárias iniciam a sua operação.



Sobre o lamentável incidente com um paraquedista também focado na reportagem, importa esclarecer que tal sucedeu com a aeronave parqueada, sem esta estar em operação.

Celorico da Beira | Próximo dia 15 de setembro, pelas 10H00, no Jardim Parque Carlos Amaral, em Celorico da Beira a plantação da “Oliveira SNS”


Vai ter lugar no próximo dia 15 de setembro, pelas 10H00, no Jardim Parque Carlos Amaral, em Celorico da Beira a plantação da “Oliveira SNS” para assinalar o 40º aniversário do Serviço Nacional de Saúde e, homenagear o seu mentor e fundador, Dr. António Arnaut.
A iniciativa que vai ter lugar, no dia 15 de setembro em Celorico da Beira (Dia nacional do SNS e véspera da Festa e Feira anual de Sta Eufémia), é constituída por dois momentos distintos: a plantação da árvore no Jardim Parque Carlos Amaral e, uma conferência no Centro Cultural, que conta com a participação de entidades e profissionais da área da saúde.
A Plantação de uma “Oliveira SNS” é um ato de grande simbolismo, uma vez que, a oliveira, para além das conotações bíblicas e religiosas que lhe estão associadas, é o símbolo da durabilidade, resistência, perseverança, vitória e da paz, à semelhança do que era esperado do Serviço Nacional de Saúde, considerado pelo Dr. António Arnaut, como uma das mais importantes “traves mestras da democracia”, pelo que, o mesmo deve ser resistente, sustentável e acessível a todos os cidadãos.
Plantar uma “Oliveira SNS”, é um movimento nacional lançado pela LAHUC – Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra – para defender os princípios e a filosofia que estiveram subjacentes à criação do SNS, bem como, para preservar a memória do seu mentor e criador, Dr. António Arnaut. A primeira oliveira foi plantada no Parque Verde do Mondego, em Coimbra, no ano de 2009, aquando das comemorações dos 30 anos do SNS e, contou com a participação do próprio Dr. António Arnaut. A partir deste ano, todos os 15 de setembro até 2017, participou no ritual da rega desta oliveira.
Passado um ano sobre a sua morte e, no dia em que se comemora os 40 anos do SNS (15 de setembro), a plantação de uma “Oliveira SNS” encerra em si uma forte simbologia ao assinalar, por um lado, a importância deste serviço público para as populações, mormente as mais carenciadas, bem como, para o desenvolvimento do país e o crescimento da própria democracia e, por outro, prestar tributo ao “Pai do SNS”, sublinhando o seu papel preponderante no acesso à saúde igual para todos, fator potenciador do bem-estar dos portugueses, no período pós 25 de abril.

Orquestra Ligeira de Gouveia vai subir ao palco do Centro Cultural de Celorico da Beira


A Orquestra Ligeira de Gouveia vai subir ao palco do Centro Cultural de Celorico da Beira, no próximo dia 12 de outubro, pelas 21H30, para um concerto de cordas.
Promovido pela Fundação Inatel em parceria com a Câmara Municipal de Celorico da Beira, o espetáculo foi concebido especialmente, para o público celoricense, com o intuito de o familiarizar e aproximar de outras sonoridades, ditas mais eruditas e menos populares, transportando-o numa viagem pelo arrebatador mundo da música, ao encontro de melodias de sempre ou à descoberta de novos sons e ritmos.
A não perder! As entradas são gratuitas.

Celorico da Beira | Feira Anual e Festa de Santa Eufémia


Celorico da Beira recebe de 15 a 16 de setembro, mais uma edição da tradicional Feira Anual e Festa de Santa Eufémia.
É sobejamente conhecida a religiosidade do povo português e o culto prestado a Santa Eufémia, em Celorico da Beira, é mais um testemunho. Desde dos primórdios da sua criação, que esta secular feira (Sec. XVIII), congregou o culto religioso a Santa Eufémia e a atividade mercantil, essencial para o escoamento dos produtos agrícolas e para a venda e compra de gado, característica que se mantém até aos dias de hoje.
Manda a tradição que a Festa comece na véspera (dia 15), com cultos religiosos (vigília e terço), à noite, na capela de Sta Eufémia e a degustação da afamada sopa de grão, nos restaurantes da vila e, este ano, não será exceção.
No dia de 16 de setembro (dia de Sta. Eufémia), as atividades começam bem cedo, com a feira de gado, pelas 7H00. Uma hora depois, o espaço da feira começa a ganhar vida com os feirantes e os primeiros compradores a impor a animação e as dinâmicas características de uma feira. Ainda durante a manhã, será celebrada a missa, pelas 9H00, na capela de Santa Eufémia, junto ao recinto da feira.
O Centro Cultural é o espaço que vai acolher as atividades que terão lugar à noite. A exposição “Coletânea de Fotografias Antigas de Celorico da Beira” tem abertura agendada para as 21H00. Meia hora mais tarde, tem lugar o espetáculo “Rouxinol Faduncho “, do conhecido humorista, Marco Horácio que, por si só, constitui a garantia de momentos de boa disposição, muita gargalhada e alegria. A não perder!



VOST Portugal - Greve dos Motoristas de Matérias Perigosas

Com o início de mais uma greve dos motoristas de matérias perigosas, a VOST Portugal vai de novo disponibilizar a plataforma “Já Não Dá Para Abastecer” para que os utilizadores, as marcas/operadores, e as entidades que assim o entendam, colocarem informação relativamente à disponibilidade - ou não disponibilidade - de combustível nos postos de abastecimento registados na nossa plataforma, que foram obtidos via uma parceria com os voluntários da Waze Portugal. 
Nesta nova versão da plataforma “Já Não Dá Para Abastecer” os utilizadores poderão apenas reportar se estiverem na proximidade do posto em questão. 
Os dados constantes das bombas PRIO, OZ Energia, Ecobrent, Bxpress e TFuel são fornecidos à VOST Portugal pelas próprias entidades usando a API disponibilizada pela VOSTPT a todos os operadores. 
Os dados constantes na plataforma “Já Não Dá Para Abastecer” da VOST Portugal são compilados através de informação recebida através dos utilizadores da mesma. Tratando-se de uma plataforma de crowdsourcing os dados são meramente indicativos e sofrem alterações constantemente.

A plataforma da VOST Portugal “Já Não Dá Para Abastecer” foi consultada, na última greve, por mais de 600,000 visitantes únicos e serviu mais de 56 milhões de requests. 

Porto de Mós | Exposição de Pintura "Sentires"


Em setembro, a Biblioteca Municipal de Porto de Mós acolhe a exposição de pintura de Carmo Martins, intitulada "Sentires".

Com raízes profundas na Beira Baixa, Carmo Martins cedo foi deslocada para Lisboa, para a grande urbe, na busca da melhor vida que muitos Beirões almejavam para os seus filhos. Viveu quase uma vida lá mas, as raízes eram de Beira. Sempre que voltava era aquela sensação boa do regresso a casa. Os "bonecos", os desenhos, a pintura cresceram secretamente com ela, porque a “melhor vida” relega muitas vezes os sonhos para segundo plano. Sem nunca os perder de vista, foi adiando até ganhar força para lhes agarrar. E foi assim, tardiamente, mas com muita força, que começou a dedicar-se à pintura. Fez cursos básicos para aprender aguarela e pintura a óleo e não parou mais. Melhor que falar do seu trabalho, é vê-lo. Cada um com a sua própria visão o sentirá de forma diferente.

"Sou uma mulher de emoções, gosto de pintar o que no momento me toca a alma. Sejam os olhos, que me contam histórias, sejam os retratos, sejam os céus, seja a natureza (em todo o seu esplendor ou vestida de negro dor) sejam as ondas que me embalam com histórias que inventamos em conjunto, sejam memórias gravadas na alma, que surgem na ponta dos pincéis (Carmo Martins).”

Entradas livres.

OPM vai às freguesias durante o mês de setembro

Resultado de imagem para Município de Estarreja
Munícipes podem apresentar as suas propostas para o Orçamento Participativo Municipal nas assembleias participativas. 
O ciclo de Assembleias Participativas do OPM - Orçamento Participativo Municipal 2019 tem início a 11 de setembro, quarta, na freguesia de Avanca, e decorre até 20 de setembro, passando pelas 5 freguesias do concelho. Esta iniciativa pretende envolver a comunidade estarrejense ativamente na cidade, para que as necessidades destas se convertam em oportunidades, através da apresentação de propostas transversais e locais, contribuindo, assim, para a construção de uma cidade mais participada.

Os Munícipes terão a oportunidade de apresentarem as suas propostas para o Município e Freguesias. As sessões serão lideradas pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, que se fará acompanhar por elementos do Executivo Municipal.

As sessões participativas são promovidas pela Câmara Municipal, em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia. Nestas reuniões os participantes podem apresentar presencialmente à Câmara Municipal de Estarreja as suas propostas de investimento que pretendem ver concretizadas na sua freguesia e/ou no concelho no âmbito do OPM a executar em 2020, bem como esclarecer dúvidas ou apresentar sugestões.

Desde 2013, que o Município de Estarreja fomenta a aproximação do cidadão à gestão municipal, com o objetivo de cada munícipe se pronunciar sobre a cidade, nas suas várias áreas de competência.

Os Munícipes podem ainda apresentar as suas propostas através da página opm.cm-estarreja.pt.

Assembleias Participativas – Calendário
Avanca:
Dia 11, 18h30, Salão Nobre da Junta de Freguesia
Beduído e Veiros:
Dia 13, 21h00, Biblioteca Municipal de Estarreja
Canelas e Fermelã:
Dia 16, 21h00, Salão Nobre da Junta de Freguesia (Canelas)
Pardilhó:
Dia 19, 21h00, Salão Nobre da Junta de Freguesia
Salreu: 
Dia 20, 21h00, Escola da Senhora do Monte

OPM disponibiliza 100 mil € para as ideias dos cidadãos

Esta edição volta a disponibilizar ao cidadão o montante global de 100 mil € do Orçamento Municipal para inscrição dos projetos que a população considere prioritários para Estarreja.

Nas suas fases de participação pública, o OPM é um processo de carácter consultivo e deliberativo em que os cidadãos são convidados, em primeiro, a apresentar propostas de investimento e, em segundo, a deliberar através de votação sobre os projetos de investimento que querem para Estarreja.

A autarquia assume o compromisso de integrar na proposta de orçamento municipal os projetos mais votados pelos cidadãos. O montante global do OPM é de 100 mil €, montante a dividir entre os projetos de âmbito Municipal (50 mil€) e de Freguesia (10 mil€ para cada freguesia).

Calendarização da edição deste ano
Entrega de propostas – até dia 30 setembro
Análise Técnica – outubro
Votação dos projetos – novembro

A sua voz conta. Apresente a sua proposta!

Daniela Couto



GNR deteve duas pessoas pelo crime de incêndio florestal

Resultado de imagem para GNR deteve duas pessoas pelo crime de incêndio florestal
Em comunicado, a GNR adianta que no concelho de Cinfães foi detida uma mulher de 41 anos, devido à utilização de uma roçadora, para a limpeza de um terreno que causou um incêndio florestal, tendo ardido uma área de cerca de 14.000 m2 de mato e arvoredo, danificando ainda uma exploração agrícola.
No concelho de Albergaria-a-Velha, a GNR deteve um homem de 64 anos em flagrante delito quando este usou um isqueiro e provocou um incêndio florestal.
Na nota, a GNR indica que, além dos detidos, foram identificadas oito pessoas.
Na quinta-feira, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, a GNR realizou 1.200 patrulhas, que contaram com 2.393 militares de várias valências (territorial, trânsito, investigação criminal, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, e militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro), que percorreram mais de 66 mil quilómetros, em missões de prevenção, fiscalização e combate aos incêndios florestais.
A GNR referiu também hoje que na quinta-feira realizou a 1.ª Patrulha Aérea de Vigilância e Fiscalização para a prevenção de incêndios florestais.
Ao abrigo da declaração da situação de alerta sobre o risco de incêndio, a GNR vai levar a cabo até domingo ações de patrulhamento aéreo, incidindo nos distritos que se encontram em Estado de Alerta Especial, com risco de incêndio muito elevado e máximo.
“Para além da sua normal guarnição de piloto e mecânico, o helicóptero transporta dois militares da GNR, que estão em permanente observação das áreas florestais, com o intuito de detetar atividades que violem o previsto na referida declaração, ou que configurem comportamentos suspeitos da prática de crimes”, é referido.
Durante o patrulhamento aéreo realizado na quinta-feira, a GNR controlou situações de trabalhos em espaços florestais e viaturas em zonas isoladas que, em coordenação com equipas terrestre permitiram a sua abordagem e fiscalização.
As ações de patrulhamento e fiscalização aérea da GNR visam a realização de queimadas e queimas, a vigilância de acessos, a circulação e permanência no interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais.
As patrulhas vigiam também a possível “realização de trabalhos nos espaços florestais, com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâmina ou pá frontal”.
Por causa do tempo quente, o Governo declarou na terça-feira a situação de alerta de agravamento do risco de incêndio florestal entre as 00:00 de quarta-feira e as 23:59 de domingo, para todo o território continental.
Lusa

Situação de alerta: Proibição de queimadas e uso de fogo-de-artifício

Resultado de imagem para Situação de alerta: Proibição de queimadas e uso de fogo-de-artifício

O Município de Leiria apela a toda a população que respeite as indicações das autoridades de Proteção Civil no sentido de minimizar os riscos de incêndio. 

Recordamos que vigora até às 23h59 do dia 8 de setembro a Declaração da Situação de Alerta, que determina a implementação das seguintes medidas, de carácter excecional:

a) Proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração; 

b) Proibição total da utilização de fogo‐de‐artifício, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas; 

c) Dispensa dos trabalhadores dos setores público e privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário, 

d) Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI), bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais; 

e) Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais, com recurso a motor roçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta‐matos, destroçadores e máquinas com lâmina ou pá frontal 

Pedimos a todos a máxima colaboração para que juntos possamos proteger o nosso território.

Mundo | Quem avisa, amigo é

Péricles Capanema

AWharton Business School da Universidade da Pensilvânia [foto], fundada em 1881, é tida como a escola de negócios mais antiga do mundo. Seu prestígio não vem só daí; ainda hoje é dos mais importantes centros mundiais de ensino de negócios, buscado por alunos brilhantes do mundo inteiro. Da lista de 400 bilionários de 2018 da revista Forbes 19 tinham estudado na Wharton, 13 em Yale, 12 em Stanford, 12 na Southern Califórnia e 10 em Harvard. Um dos antigos alunos da Wharton é Donald Trump.

Seu reitor Geoffrey Garrett, no posto desde 2014, por óbvio é figura luminar do mundo acadêmico e empresarial. Estando no Brasil por uns dias ao “Estado de S. Paulo” fez declarações de enorme importância: “Sempre fomos conhecidos como uma das melhores escolas de finanças do mundo. Agora temos uma veia de big data”.

Finanças e big data são as atuais duas linhas principais da Wharton. Big data, sabe-se, são zilhões de informação trabalhados com tecnologia de ponta. Permitem entrar nos gostos, costumes, inclinações, posições, dados sensíveis do cidadão privado e a orientação de governos. Poderosíssimo instrumento de controle, virou objeto de preocupação de governos e instituições de estudo. A liberdade do particular e a soberania do Estado estão em jogo.

Geoffrey Garrett pôs o dedo na ferida. Chamou a atenção para as presentes relações entre Estados Unidos e China: “Não estamos vivendo uma guerra de tarifas. Vivemos uma batalha global por inovação. Estamos hoje desenvolvendo tecnologias que têm uma forte implicação de segurança nacional — algo que não nos importou muito nos últimos 30 anos, justamente por conta desse otimismo global”.

Ou, por outra, essa guerra comercial não envolve apenas comércio. Vai além. Segurança nacional tem relação próxima com independência, soberania, interesses estratégicos. No verso da moeda, com dependência, protetorado, colonização. E não só dos Estados Unidos. Continua Geoffrey Garret: “Há um ponto sério que pouca gente discute. Xi Jinping, presidente chinês, já disse a toda empresa privada que, se o governo chinês quiser ter acesso a dados dos usuários, ele deverá ser concedido”.

De outro modo, o governo chinês (e o Partido Comunista Chinês, para ser mais claro) aqui têm franqueza brutal, para não deixar dúvida. Se os dados forem requeridos, é preciso entregá-los. Qualquer dado, de qualquer usuário de empresas privadas chinesas potencialmente pertencem ao governo chinês. Usará deles, se necessário.

Tal declaração, dada em solo brasileiro, tem enorme relevância para o Brasil e para cada um de seus habitantes. A empresa chinesa Huawei, com apoio de parlamentares até de direita, vem tentando instalar no Brasil gigantescos equipamentos de estrutura de comunicações e vigilância. Obterá dados de praticamente todos os brasileiros. Estarão à disposição do governo chinês, é o presidente da China que garante.

Autoridades do governo brasileiro, entre as quais o vice-presidente general Hamilton Mourão, declararam que o Brasil não impedirá a empresa chinesa de operar e implantar a tecnologia 5G: “A Huawei vem sendo acusada de repassar os dados que ela tem ao governo chinês. Conversei com ele [RenZhengfei, presidente-executivo da Huawei] que tem que criar um clima de confiança. Enquanto houver esse clima de confiança não tem problema nenhum. O Brasil não tem nenhum plano (de restringir as atividades da empresa)”. O general Hamilton Mourão ressaltou que só quatro empresas no mundo dominam a tecnologia do 5G, duas finlandesas e duas chinesas, a Huawei entre elas.

Aqui está a exigência brasileira: manter clima de confiança. Com clima de confiança, a Huawei pode agir à vontade. Haverá leilão em 2020 para a frequência 5G.

Os Estados Unidos acham que clima de confiança é insuficiente. Não querem correr riscos e para tal ouvem especialistas. E se os argumentos são convincentes, seguem as recomendações. Na prática, estão temerosos, tomaram medidas. Colocaram a empresa na lista negra do governo americano por ameaçar a segurança dos Estados Unidos, o que a impedirá de fazer negócios com corporações norte-americanas.

Artigo circunstanciado do “Financial Times” de 9 de junho último assinado por três correspondentes (Jude Webber – Cidade do México, AndresSchipani – São Paulo, Benedict Mander – Buenos Aires) mostra que o problema é muito maior. Brasil, Argentina, Chile, México e Cuba não pretendem tomar medidas contra a Huawei. A situação ficará mais cômoda para a empresa chinesa se a chapa de esquerda Alberto Hernández – Cristina Kirchner vencer as eleições em 27 de outubro.

O estudo dos três correspondentes é longo e bem fundamentado. Não tenho espaço para resumi-lo aqui. Só transcrevo declarações do chanceler de Cuba, Bruno Rodriguez Parrilla: “Temos laços comerciais tradicionais com a Huawei e Cuba tem confiança inteira na tecnologia chinesa e nessa empresa em particular”. Os Estados Unidos estão perdendo “a guerra tecnológica”.

A posição brasileira tem relação com as vendas de produtos agrícolas para a China. Tem ainda relação com o desejo de ter investimentos chineses no Brasil (na prática, de estatais chinesas). E ainda com que a tecnologia chinesa é a mais avançada e mais barata, afirmam os três jornalistas do “Financial Times”. Ninguém se iluda, já é o garrote chinês apertando nosso pescoço.

O recente acordo da União Europeia como Mercosul, se bem implementado, levará ar aos pulmões do Brasil. Ficaremos um pouco menos dependentes e um pouco mais senhores de nossa soberania, cada vez mais formal e menos real, se trilharmos caminho em que já andamos um tanto. É notícia alvissareira num quadro que preocupa há muito tempo e começa a alarmar. A advertência de Geoffrey Garrett foi de amigo, ficou credor de nossa gratidão. Quem avisa, amigo é.

ABIM

Saúde | Ordem quer cheques dentista para urgências e saúde oral na medicina do trabalho

Resultado de imagem para Ordem quer cheques dentista para urgências e saúde oral na medicina do trabalho
Rádio Nova
A Ordem dos Médicos Dentistas defende cheques dentista a partir dos dois anos de idade e a criação de um cheque para casos urgentes, bem como a integração da medicina dentária na medicina do trabalho.
Numa carta aberta aos partidos políticos, a Ordem pede que sejam colocados nos programas medidas que promovam a saúde oral.
No documento, a que a agência Lusa teve acesso, é defendido o alargamento do cheque dentista a partir dos dois anos de idade e também para os desdentados totais.
A Ordem propõe também a criação de um cheque dentista “urgência”, de forma a responder a situações de dor e de trauma dentário.
Os médicos dentistas pedem ainda benefícios fiscais no acesso a cuidados de saúde oral e a próteses dentárias, bem como mecanismos de comparticipação para consultas ou tratamentos.
“Para assegurar a cobertura de todos os trabalhadores”, é ainda recomendado que a medicina dentária seja integrada na medicina do trabalho.
Sobre a saúde oral no Serviço Nacional de Saúde, a Ordem recorda que é necessário criar a carreira específica de médico dentista, que já foi aprovada pelo Ministério da Saúde, mas aguarda ainda aval final das Finanças.
Na carta aberta, os médicos dentistas recordam que o os últimos dados do barómetro da saúde oral mostram que 30% da população nunca vão ao dentista ou só vão em caso de urgência, além de que 70% dos portugueses têm falta de dentes e 55% deles nada têm a substituir os dentes que caíram.
Lusa / Madremedia

Mundo | Justiça francesa autoriza o galo Maurice a continuar a cantar, depois de queixa dos vizinhos

Um tribunal francês autorizou nesta quinta-feira o galo Maurice a continuar com os cacarejos, rejeitando a queixa dos vizinhos que acusaram a ave de acordá-los muito cedo — uma sentença vista como uma vitória para as tradições rurais da França.
"Maurice venceu e os queixosos terão que pagar mil euros à proprietária por danos morais", declarou Julien Papineau, advogado da proprietária Corinne Fesseau ao deixar o tribunal de Rochefort (no sudoeste de França).
"Não tenho palavras. Vencemos. É uma vitória para todas as pessoas na minha mesma situação. Espero que crie jurisprudência", disse a dona do galo, que foi alvo de manchetes em todo o mundo.
"Vai ser tudo protegido: sinos, sapos, etc.", acrescentou, referindo-se a outras queixas semelhantes contra os ruídos do mundo rural, que muitas vezes opõem os habitantes de sempre aos 'neorrurais'.
Maurice tornou-se num símbolo da resistência rural em França, onde uma petição para "salvá-lo" recebeu mais de 140.000 assinaturas.
O seu cacarejo ao amanhecer incomoda os proprietários de uma residência de veraneio na ilha turística de Oleron, no sudoeste de França, que o denunciaram à justiça por "dano sonoro".
Não é um julgamento "da cidade contra o campo. É um problema de dano sonoro. O galo, o cão, a buzina, a música... é um caso de barulho", sustentou o advogado Vincent Huberdeau, que representa os autores da denúncia, em audiência a 4 de julho.
A dona do galo argumentou no tribunal que nunca havia recebido queixas sobre o cacarejo de Maurice. "Os galinheiros sempre existiram. Entre 40 vizinhos, incomoda apenas dois", apontou.
Para Fesseau, "o campo tem direito aos seus ruídos. O galo tem o direito de cantar".
O caso de Maurice, embora anedótico, ilustra temores de que o mundo rural desapareça na França, devido ao declínio da atividade agrícola e pecuária e ao êxodo de jovens para a cidade.
Bruno Dionis du Séjour, prefeito da pequena cidade de Gajac, no sudoeste da França, publicou uma carta enfurecida para defender o "direito" dos sinos das igrejas a tocar, das vacas de mugir e dos burros de zurrar.
A alusão aos sinos deve-se a uma disputa de 2018  numa cidade na região de Doubs (leste), onde os proprietários de uma residência de veraneio reclamaram que os sinos tocavam às 07h00, muito cedo na sua opinião.
Por cá, em 2013, um galo de Resende, na margem sul do Douro, foi alvo de queixa na GNR por cantar às 5:30. Um advogado, em representação dos queixosos, intimou os proprietários do animal a retirá-lo das proximidades, caso contrário, avançaria para tribunal.
Madremedia
Foto: Xavier Leoty / AFP

Força Aérea autorizada a iniciar procedimentos para aluguer de 26 meios aéreos

A Força Aérea foi hoje autorizada a iniciar os procedimentos pré-contratuais para o aluguer de 26 meios aéreos de combate aos incêndios florestais para o período de 2020 a 2024.
O Governo autorizou a realização de despesa referente à “aquisição, pela Força Aérea, de serviços de disponibilização e locação dos meios aéreos que constituem o dispositivo aéreo complementar do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2020 a 2024”, segundo o comunicado do Conselho de Ministro.
Fonte do Ministério da Defesa disse à agência Lusa que se trata de 26 aeronaves, mas não avançou o valor em causa.
Entre os meios aéreos que a Força Aérea vai alugar estão helicópteros ligeiros e pesados, aviões anfíbios médios e pesados e aviões ligeiros de coordenação.
Estas aeronaves que a Força Aérea está a autorizada a contratar para o período de 2020 a 2024 vão substituir os meios aéreos que terminam o contrato no final deste ano.
Segundo o Ministério da Defesa, 22 aviões e helicópteros que integram o atual Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) terminam os contratos iniciados em 2018 em 31 de dezembro de 2019.
O atual DECIR conta também com mais 35 meios aéreos, cujos contratos foram feitos este ano e prolongam-se até outubro de 2022.
Uma vez que são necessários mais meios do que estas 35 aeronaves, o Governo considera que se deve “proceder, desde já, ao início dos procedimentos pré-contratuais visando a aquisição de serviços de disponibilização e locação de 26 meios aéreos adicionais de diversas tipologias”.
O Ministério da Defesa ressalva que se pretende, “de forma gradual e até 2023, edificar uma capacidade própria e permanente de meios aéreos do Estado para o combate aos incêndios rurais”.
No entanto, sustenta, que continua a ser necessário, nos próximos anos, “recorrer à aquisição de serviços de disponibilização e locação de meios aéreos, em função da disponibilidade dos meios aéreos próprios do Estado”.
O dispositivo de combate a incêndios conta este ano com 61 meios aéreos, incluindo um helicóptero para a Madeira.
NDC