domingo, 21 de janeiro de 2018

Elle queria uma estada à borla no hotel de Paul em troca de vídeos no YouTube. Ele disse que não e isto foi o que aconteceu

The White Moses Café é um restaurante de um hotel em Dublin, na Irlanda, que se tornou notícia esta semana quando o seu dono decidiu dizer que não a uma "influenciadora social" que lhe propunha falar bem do local em troca de uma estada gratuita de cinco noites.
Tudo começou quando Elle Darby, uma britânica de 22 anos, entrou em contacto com Paul Stenson, dono do The White Moses Café, para lhe fazer uma proposta. A de que lhe oferecesse cinco noites grátis no hotel a que o restaurante pertence, o Charleville Lodge e em troca ela divulgaria o espaço nas suas redes sociais. As redes sociais a que se referia não são coisa pouca: 87 mil subscritores no canal de YouTube e 76 mil na conta de Instagram. Muita gente.
“Trabalho como influenciadora nas redes sociais nas áreas de estilo de vida, beleza e viagens. Planeio ir a Dublin passar o fim de semana de São Valentim, de 8 a 12 de fevereiro, e conhecer a cidade. Ao procurar locais onde ficar, encontrei o seu fantástico hotel e gostaria muito de o mostrar nos meus vídeos de YouTube e nas minhas publicações no Instagram de forma a levar mais clientes ao seu espaço e recomendar a outras pessoas que façam reservas no seu estabelecimento. Em troca, gostaria de poder desfrutar de alojamento gratuito”.
O dono do hotel decidiu responder ao email na página de Facebook do próprio estabelecimento.
“Querida influencer. Obrigado pelo teu email a pedir alojamento gratuito em troco de publicidade. É preciso t**** ** para enviar um email desses. Se te deixo dormir aqui em troca de um vídeo, quem vai pagar ao pessoal que te vai servir? Quem vai pagar às empregadas que limpam o quarto? Aos que te servem o pequeno-almoço? À rececionista que te regista? Quem vai pagar a luz e o aquecimento que irás usar na estada? Talvez deva dizer à minha equipa que irá aparecer no teu vídeo em vez de lhes pagar pelo trabalho que fazem enquanto aqui estiveres? Melhores cumprimentos. P.S. A resposta é não”.
O que se seguiu a partir daí foi uma novela também própria das redes sociais. Apesar de Paul Stenson não ter identificado a youtuber/instagramer em causa, vários dos seus seguidores adivinharam quem seria a partir dos números divulgados no email sobre a conta de YouTube e de Instagram. E houve um pouco de tudo. Mais de 22 mil pessoas fizeram “like” no post de Facebook do The White Moses Café, mas muitos bloggers e simpatizantes e seguidores também se insurgiram pela exposição pública da situação.
A visada, por seu lado, decidiu colocar um vídeo de 17 minutos no YouTube assumindo que se sentia “furiosa, zangada, embaraçada” com a situação mas que era “apenas uma rapariga de 22 anos a gerir o seu negócio" que não sentia que tivesse feito "nada errado”.
No vídeo, Elle Darby fala de como aos 22 anos encontrou o seu sentido para a vida ao tornar-se uma “influenciadora de redes sociais” e das “oportunidades incríveis” que isso lhe tem trazido nos últimos três anos: "roupa à borla das marcas favoritas, comida preferida à borla, viagens, hotéis …”. Elle sabe que a “vida real” é assim  e por vida real refere-se especificamente à de “influenciadora de redes sociais”, mas ficou chocada com a quantidade de comentários negativos que leu ao seu email, enviado, sublinha, “com a mais pura das intenções”. E tudo isto porque “pessoas que não percebem o mundo de social media” fizeram um post “malicioso”. Os comentários negativos vinham, diz Elle, sobretudo de pessoas com mais de 30 anos … que não percebem o mundo de social media.
“Como é que as crianças vão aprender a ser pessoas boas e decentes sendo educadas por pessoas tão amargas em relação aos seus empregos?”, pergunta-se. Seguem-se longos minutos de incentivo à carreira de influenciador de redes sociais e sobretudo de ânimo para que outros como ela não se deixem abater por "pessoas com empregos das 9 às 5".
Depois do vídeo, da polémica e das reviews negativas de bloggers em solidariedade com Elle Darby - que contrabalançaram os milhares de comentários de apoio ao dono do The White Moses Café - Paul Stenson tornou público a 17 de janeiro na página de Facebook que todos os influenciadores de redes sociais estão banidos do espaço. E voltou a acrescentar um P.S. - "Talvez se arranjassem empregos a sério pudessem pagar pelos produtos e serviços como toda a gente. É só uma ideia!"
Balanço do episódio nas redes sociais:
A conta de YouTube de Elle passou de 87 mil para 92 mil subscritores.
O vídeo que publicou teve 874.969 visualizações (sábado, 20 de janeiro, às 19h), mas os comentários foram desativados.
O post de Paul Stenson a dar conta que não aceita bloggers no hotel teve 29 mil likes e 2800 comentários.
A página de recomendações Trip Advisor suspendeu temporariam

Hora de Fecho: Perfil. Da tertúlia com Júlio Isidro à SuperNanny

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Quem a conhece diz que a SuperNanny é "um boneco". Mas também garante que Teresa Paula Marques sempre foi ambiciosa e autoritária. Quatro dias antes da estreia, já dizia que não podia andar na rua.
Foi o pai da criança que participa no primeiro episódio do programa da SIC que alertou a CNPCJ, e pediu que as imagens fossem retiradas do ar, confirmou Rosário Farmhouse, presidente da comissão.
Não foi à tropa porque era daltónico, o que não o impediu de vencer um concurso de pintura. O prémio investiu-o em livros. A sua curiosidade levou a explorar grutas e a ficar preso numa delas.
Em "Deuses de Barro" a autora já construía o seu próprio mundo. Mas que Agustina era esta? E que romance é este que só agora, décadas depois, nos chega?
O Observador foi conhecer o restaurante que até há uns meses era o único com a distinção máxima atribuída pelo famoso guia e descobriu que há muito Portugal nesta casa do chef Martín Berasategui
O treinador português é acusado pelo Watford de ter ficado desfocado dos objetivos do clube depois da abordagem "injustificada" feita pelo Everton, em novembro.
O incêndio que destruiu um dos módulos de produção da fábrica de capacetes Nexxpro provocou prejuízos "a rondar o milhão de euros" e não teve origem criminosa, disse à Lusa o proprietário da empresa.
Líder do SPD dramatizou no apelo ao sim à coligação com Merkel e os congressistas responderam, ainda que de forma muito pouco expansiva. Sim venceu por apenas 83 votos.
Um dia depois de ter sido declarado, mantém-se o shutdown nos Estados Unidos. Como aconteceu em 2013, até a Estátua da Liberdade , em Nova Iorque, está encerrada.
Foi durante mais de 20 anos médico da seleção americana de ginástica, hoje enfrenta quase 150 acusações de abuso sexual. Entre 89 testemunhos chocantes sobra a pergunta: quem "protegeu" Larry Nassar?
Os talibãs reivindicaram este domingo o ataque de sábado à noite ao Hotel Intercontinental, em Cabul. Subiu o número de vítimas mortais identificadas: 18, entre as quais 14 são cidadãos estrangeiros. 
Opinião

Ricardo Sá Fernandes
Não posso aceitar que seja do interesse de Portugal ou de Angola a aceitação de uma “chantagem” exercida apenas para salvaguarda de Manuel Vicente (por mais poderoso ou melhor pessoa que possa ser).

Ruth Manus
Parece que todos os aparelhos eletrônicos que os meus pais compram foram vítimas de algum tipo de maldição que tornou seu funcionamento algo absolutamente anormal. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Está explicada a crise do teatro nacional: é por falta de ‘maturidade do público’ que esta nobilíssima arte não atrai mais espectadores!

Rui Ramos
Donald Trump vai comemorar o primeiro ano da presidência que nunca deveria ter acontecido. As histórias de "fogo" e de "fúria" não permitem compreender porquê. 

Helena Garrido
Mais uma vez não estamos a aproveitar os bons ventos da economia para criar um Estado forte e de qualidade nos serviços que presta por ser financeiramente sólido.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Manhã de domingo: O terramoto de 1755 arrasou Lisboa e mudou o mundo

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
O sismo que há poucos dias teve epicentro na zona de Arraiolos relançou a questão: e se Lisboa voltar a tremer? Carlos Maria Bobone escreve sobre a tragédia que mudou a cidade mas também a filosofia.
O Presidente da República sugeriu, na conferência Portugal e o Futuro, que o PSD e o PS devem procurar "amplos consensos" em áreas como a dívida, as finanças públicas ou o investimento privado.
Jonas bisou, fez o golo 23 e marca há oito jogos consecutivos. Continua a resolver, portanto. Mas tem (ao contrário do que aconteceu na primeira metade da temporada) quem o acompanhe.
O médio croata lesionou-se com gravidade este sábado, no final do Benfica-Chaves. Uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito vai deixá-lo fora dos relvados por tempo indeterminado.
Hugo Inácio estava sob mandato de detenção, depois de em 2016 ter acendido uma tocha no estádio da Luz. No cadastro tem ainda a condenação por homicídio de um adepto do Sporting, em 1996.
Os talibãs reivindicaram este domingo o ataque de sábado à noite ao Hotel Intercontinental, em Cabul. Pelo menos seis pessoas morreram.
Nove pessoas levadas para o hospital e cinco delas com ferimentos graves provocados por incêndio no hotel Eurostars David, no centro de Praga. Não há informação sobre nacionalidades das vítimas.
A denúncia foi feita pela associação SOS racismo e dá conta de maus-tratos a alunos do 4º ano da escola básica Major David Neto e discriminação de crianças de etnia cigana por parte de funcionários.
Guerra socialista no Porto foi ganha pelo homem que tinha do seu lado os maiores caciques locais, por uma unha negra. Renato Sampaio é líder, mas sem a maioria dos membros da concelhia do Porto.
Associado às mulheres e ao erotismo, o pole dance tem atraído também praticantes masculinos. O Observador foi conhecer as histórias de cinco homens que se renderam aos encantos do varão.
Foi o autor que o disse, foi Pedro Vieira que ficou perplexo e por isso quis tirar a prova dos nove, falando com quem trabalha a matéria. É claro que foi uma provocação, mas será verdadeira? 
Opinião

Ricardo Sá Fernandes
Não posso aceitar que seja do interesse de Portugal ou de Angola a aceitação de uma “chantagem” exercida apenas para salvaguarda de Manuel Vicente (por mais poderoso ou melhor pessoa que possa ser).

Ruth Manus
Parece que todos os aparelhos eletrônicos que os meus pais compram foram vítimas de algum tipo de maldição que tornou seu funcionamento algo absolutamente anormal. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Está explicada a crise do teatro nacional: é por falta de ‘maturidade do público’ que esta nobilíssima arte não atrai mais espectadores!

Rui Ramos
Donald Trump vai comemorar o primeiro ano da presidência que nunca deveria ter acontecido. As histórias de "fogo" e de "fúria" não permitem compreender porquê. 

Helena Garrido
Mais uma vez não estamos a aproveitar os bons ventos da economia para criar um Estado forte e de qualidade nos serviços que presta por ser financeiramente sólido.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Recados de dentro para fora… ou, a crónica de uma Gala do “Clube do Regime”!

"Somos chamados "clube do regime"... era bom que todos os "clubes do regime" tivessem um pavilhão próprio, carrinha própria, estivessem inseridos em diversas modalidades e tivessem duzentos e cinquenta atletas!". Foi assim que, depois de assumir que muitas vezes é "aconselhado a não reagir nas redes sociais", que o reeleito Presidente do Clube Domus Nostra, Paulo Grego se dirigiu aos cerca de 150 convivas que estiveram presentes no Restaurante A Chave, em Portomar.
Primeira Gala Domus no Coração não se resumiu a um jantar concorrido, à posse de uma nova diretoria à boa música ou à distinções merecidas. Mais do que isso, ela foi uma prova inequívoca de união, de espírito de confraternização, de amor a um clube de aldeia que, somente quem convive diretamente com aquela gente consegue perceber.
Eles não disfarçam o ponto pequeno daquela localidade... engrandecem a terra e as suas gentes. Eles não se lamentam pelos resultados menos bons... procuram detetar os problemas e procurar superar a adversidade seguinte, rapidamente. Eles não se importam de serem chamados disto ou daquilo... o que eles querem, é formar atletas, competir e formar cidadãos!
Quando Paulo Grego resolveu falar, foi para não deixar cair no vazio o que vai na alma de toda aquela gente. Para ele, as críticas podem vir do lado que vierem, mas o facto de ter sido reeleito novamente e de uma forma tão confortável, é a prova inequívoca "de que estamos a fazer o que deve ser feito e estamos a fazer bem feito!".
Mais que palavras de circunstâncias, Artur Fresco, Raul Almeida e Horácio Antunesdisseram nos seus discursos, aquilo que a diretoria, os atletas e os sócios e simpatizantes esperavam ouvir: não falta nem faltarão apoios a quem trabalha arduamente para contornar os obstáculos e engrandecer a coletividade.
O resto, passa-lhes ao lado!
GRANDES ARTISTAS CANTAM BELAS CANÇÕES:
Raquel Franco, uma bonita jovem que é dona de uma voz limpa e lindíssima, André Ferreira, um intérprete de mão cheia e Tozé Rodrigues, um músico que dispensa apresentações, foram os protagonistas de uma parte musical que combinou na perfeição com a simplicidade e a elegância suave de uma noite de Gala. Cantaram e encantaram. Cantaram e fizeram cantar, preenchendo um jantar tranquilo com músicas que dão gosto de ouvir...
POSSE DOS CORPOS DIRIGENTES:
Na noite anterior, a única lista concorrente às eleições do Domus Nostra havia sido eleita. Com 37 votantes, a lista teve 35 votos favoráveis e 2 anulados. Eis a relação completa:

OS DISTINGUIDOS DA PRIMEIRA GALA:
Chegado, então, o momento alto da noite, foram estes, os 8 distinguidos desta Gala que escancarou as portas para as vindouras, tamanho foi o seu sucesso e a participação de todos os presentes...

EQUIPA DO ANO: FUTSAL INFANTIS
ATLETA DO ANO: RUI PATARRA (PESCA SURFCASTING)
TREINADOR DO ANO: DAVID NICOLAU (FUTSAL INFANTIS)
ATLETA REVELAÇÃO DO ANO: JOÃO MONTEIRO (FUTSAL JUVENIS)
MENÇÃO HONROSA - DEDICAÇÃO: SERAFIM GONÇALVES
MENÇÃO HONROSA - CARREIRA: HORÁCIO ANTUNES
MENÇÃO HONROSA - HOMENAGEM: QUITÉRIOS, LDA.
ADEPTO DO ANO: DAVID CAVADAS
Parabéns ao Domus e a todos os organizadores desta atividade. O Jornal Mira Onlineorgulha-se de ser um parceiro a tempo inteiro desta coletividade que simboliza, com seu trabalho, todas as Associações mirenses que também dão o corpo ao manifesto. Todas e cada uma, são deveras importante para o Concelho!

Seixo 4-2 São Caetano

Campo do Fojo, 15h, temperatura amena, piso impecável para… Adiante, 700 espectadores segundo fãs de Matias Damásio, mas na realidade estavam mais de 200 pessoas no Inferno do Fojo o que confirma que é o maior evento desportivo do concelho.
Seixo alinhou com Eduardo Seabra, Jhonny Ribeiro, Artur Ribeiro, Jonathan Ferreira, Rui Rocha, Rui Quitério, Vitor Janicas, David Natário, António Domingues, Anderson Delivio, Luís Lourenço. 
Na segunda parte jogaram Rúben Aveiro, Tiago Rocha, João Pedro Almeida, Guilherme Rocha e Luís Natário.

São Caetano vinha de alguns maus resultados mas apresentou-se no Seixo com vontade de disputar este pseudo-derby. Seixo vinha de uma vitória em casa frente ao Vila Nova de Anços por 4-0.
Na primeira parte um jogo morno, com domínio do Seixo, com golos de canto de Jhonny Ribeiro (há quem diga q tenha sido auto-golo do adversário, mas nunca ninguém saberá) e Rui Quitério numa arrancada fulgurante do meio campo. Na segunda parte o Seixo chega ao 4-0 por Vitor Janicas e João Almeida! São Caetano reduz nos minutos finais num lance em que Jhonny Ribeiro estava a ver cacilheiros a passar no Tejo e num penalty cometido por Jonathan Ferreira.
Eduardo Seabra – Não sofreu nenhum golo e também não estava muito virado para isso. Está mais calmo na baliza do que um Armando Vara no Tribunal.
Jhonny Ribeiro – Anda por lá atirado…
Jonathan Ferreira – Podia fazer de Mel Gibson no Braveheart. Irredutível.
Artur Ribeiro – No dia em que jogar mal o sino do Seixo toca a rebate...
Rui Rocha – É preciso jogar a defesa esquerdo? Quantos são? E no fim, vai o bolso cheio deles para casa.
Anderson Dilivio –Um relógio suíço que veio do Brasil.
António Domingues – Mais uma tarde no escritório. Descansado da vida.
David Natário – Compará-lo aos adversários é comparar o Saramago com o Gustavo Santos.
Vitor Janicas – Sabe umas coisas. O defesa direito do São Caetano nunca conseguiu atinar. E aquele golo???!!
Luís Lourenço – Não marcou, mas ajudou.
Rui Quitério – Já não é a primeira arrancada do meio campo a dar golo. Fisicamente intratável.
Tiago Rocha – É como quem tem um Tom Hanks a actor secundário. O sonho de qualquer realizador.
Rúben Aveiro – Acabou por sofrer 2 golos em que teve tanta influência como o bater das asas duma borboleta na Tailândia, no sismo em Portugal na semana passada.
João Pedro Almeida – Golo e dinamismo. É o que se pede.
Guilherme Rocha – Aos 17 anos vestir o manto, é de valor. Lutador.
Luís Natário – Entrou e fez o que tinha a fazer… Sem ansiedades desnecessárias.
Treinador (Fernando Teixeira) – Segunda vitória em 3 jogos.
Domingo venha o Montemor, no seu relvado sintético.
J. R. 

Shakira acusada de fraude fiscal pelo fisco espanhol

Evasão fiscal terá acontecido entre 2011 e 2014
Resultado de imagem para Shakira acusada de fraude fiscal pelo fisco espanhol
O fisco espanhol pediu ao Ministério Público para acusar a cantora colombiana Shakira de fraude fiscal, que terá cometido entre 2011 e 2014, noticiou hoje o jornal La Vanguardia.
A administração fiscal espanhola apresentou este pedido em finais do ano passado, argumentando que a intérprete "Waka Waka" deveria ter declarado a maior parte dos seus rendimentos no mundo, na medida em que residiu nesse período em Espanha, segundo o jornal espanhol.
Shakira, que está em digressão, atua em Lisboa, no Altice Arena, a 28 de junho, seguindo para Espanha, onde tem previstas atuações em Bilbau e Madrid.
O Ministério Público deve agora decidir se dá seguimento às acusações, segundo noticia a agência France Presse, que adianta se a acusação vier a ser formalizada a cantora arrisca-se a uma pena de dois anos de prisão.
Segundo o La Vangardia, que cita fontes próximas do processo, o caso refere-se a "várias dezenas de milhões de euros".
A France Presse contactou a administração fiscal espanhola, que se recusou a fazer qualquer comentário ou declaração.
Segundo disseram ao jornal de Barcelona fontes próximas da cantora, a questão "deve-se a uma diferença de critérios e não de fuga ao fisco", acrescentando que se trata de um "diferendo técnico", e que Shakira está pronta a resolver.
Lusa / DN

Hugo Inácio, o homicida do very-light, foi detido na Luz


Homem foi identificado na bancada do estádio do Benfica, em violação da pena a que foi condenado

O homem que, em 1996, matou um adepto do Sporting com um disparo de very-light no final da Taça de Portugal, foi este sábado detido no Estádio da Luz. Hugo Inácio preparava-se para assistir ao Benfica-Desportivo de Chaves quando foi identificado por um spotter, que avisou a polícia.

A notícia foi esta noite avançada pela TVI24. Hugo Inácio, de 45 anos, foi condenado, em 2016, a uma pena de três anos de prisão e à proibição de entrar em recintos desportivos durante sete anos, após ter sido apanhado com material pirotécnico na Luz.

Hugo Inácio , condenado no caso Very Light , na sua cela em entrevista na cadeia do Linhó

Foto: LUIS VASCONCELOS | ARQUIVO GLOBAL IMAGENS

Esta foi a primeira gala da noite do Domus que o público viu…

Em noite de Gala, o Domus Nostra realizou a primeira parte do espetáculo, em pleno Cabanão.
Num jogo sem história (logo aos 00:32 já se assistia o primeiro golo e era fácil adivinhar o vencedor do encontro), o Clube Domus Nostra venceu por 12x3 a equipa do Miro
Com um esclarecedor 8x1 ao intervalo, somente o levantar o pé do acelerador na segunda parte impediu que os números fossem bem mais dilatados, tamanha a diferença entre as equipas.
O Miro revelou-se um adversário honrado e lutador (por vezes, com a cabeça quente, um pouco exagerados na abordagem aos lances) que não conseguiu impedir o maior poderio ofensivo de uma equipa que teve em Tiago Bastos e Cláudio Ferreira, dois exemplos de pontaria afinada e dedicação tanto a frente como atrás: inexcedíveis...
Todos deram, pelo Domus, o máximo que se pode pedir em encontros como este que, a partir de determinada altura, deixam de ter o interesse natural de um desporto como o Futsal. Sem nunca menosprezar o adversário, o Domus deu uma cabal demonstração de que a equipa está a crescer tanto a nível físico, como na parte tática do jogo propriamente jogado (passe a expressão...).
A arbitragem foi tranquila e só pecou por não assinalar a sexta falta cometida pela equipa da casa, quando ainda faltavam alguns minutos. Não alteraria nada no resultado final, mas as leis são feitas para serem cumpridas... sempre!
Mira Online

CDS quer saber se Consulados e Embaixadas estão a disponibilizar informação sobre encaminhamento de donativos às vítimas dos grandes incêndios de 2017

Os deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca, Hélder Amaral e Ilda Araújo Novo questionaram o Governo sobre encaminhamento de donativos para as vítimas dos grandes incêndios de 2017.
Na sequência dos incêndios de grandes proporções que afetaram os concelhos de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande em junho de 2017, e que causaram graves e trágicas consequências – perda de vidas humanas e prejuízos materiais –, o Governo criou o Fundo Revita com o “objetivo de gerir os donativos entregues no âmbito da solidariedade demonstrada, em estreita articulação” com os referidos municípios, sendo que “o Revita agrega a recolha de donativos em dinheiro, em espécie de bens móveis ou em serviços, com vista à sua aplicação integral na revitalização das áreas afetadas pelo incêndio”.
No entanto, não existe um mecanismo semelhante direcionado para as vítimas dos outros grandes incêndios de 2017, nomeadamente os de outubro, igualmente com prejuízos e perda de vidas humanas.
A Associação de Portugueses de Victoria, Melbourne, Austrália (Portuguese Association of Victoria in Melbourne Australia), solicitou a ajuda da Assembleia da República quanto à orientação para envio e/ou depósito de um donativo às vítimas dos incêndios, deixando perceber que, eventualmente, não estará a ser disponibilizada junto das comunidades portuguesas informação sobre para onde canalizar os apoios recolhidos.
Assim, os deputados do CDS-PP querem saber se os ministros do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e dos Negócios Estrangeiros têm conhecimento de pedidos de apoio de Associações e/ou grupos de emigrantes portugueses, junto dos Consulados e/ou Embaixadas, no sentido de encaminhar donativos para as vítimas dos grandes incêndios de 2017, e também, à semelhança do Fundo Revita criado para Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, que mecanismos são disponibilizadas para a recolha de apoios às vítimas dos outros grandes incêndios de 2017.
Os deputados questionam ainda que informação e apoio estão a ser prestados nesse sentido, nomeadamente nos Consulados e Embaixadas portugueses, e se essas informações são concertadas entre os dois ministérios, de modo a serem efetivamente direcionadas para as localidades especificadas pelos donatários.

Botija de gás pode descer para metade com tarifa social

O governo está a avançar com um projeto-piloto para testar a garrafa solidária em apenas algumas autarquias. Os preços baixam de 25 até aos 12 euros, em linha com Espanha.
Resultado de imagem para Botija de gás pode descer para metade com tarifa social
A garrafa de gás, a preços reduzidos, para as famílias mais carenciadas vai mesmo arrancar em 2018 com preços entre os 12 e os 15 euros. A garantia é dada por fonte do governo. "O valor da botija social fica a cargo das empresas, que nos dizem que conseguem fazer preços próximos dos de Espanha." Do outro lado da fronteira, onde muitos portugueses correm para comprar o gás mais barato, não só o IVA é mais baixo (21% contra os 23% cobrados em Portugal) como os preços são regulados e é imposto um preço máximo administrativo, abaixo de custo. Uma situação que já levou o Estado espanhol a ser condenado em tribunal e obrigado a pagar indemnizações na ordem dos 300 milhões de euros.
"Espanha tem garrafas de gás na casa dos 15 euros. São 10 euros abaixo de Portugal, onde existe uma situação de oligopólio, com quatro empresas a dominar mais de 90% da distribuição: Galp, Repsol, Rubis e OZ", explica Pedro Silva, especialista em Energia da Deco, sublinhando que neste momento os preços médios do gás de botija rondam os 25 euros, uma subida de 50 cêntimos no terceiro trimestre de 2017. Uma botija de 13 kg, por exemplo, pode custar entre os 20 e os 30 euros. "O preço está a subir e estamos no inverno. Os preços continuam demasiado altos, sobretudo quando comparados com o gás natural: 2,6 milhões de lares têm botija e pagam mais 119 euros por ano. São 310 milhões de euros pagos em excesso", diz.
Depois de aprovados na generalidade os projetos de lei do PCP e do PAN, que propõem preços máximos para o gás de garrafa e canalizado, o Parlamento decidiu, no entanto, que vai ainda ouvir vários especialistas antes de tomar uma decisão final, na sequência de um requerimento apresentado pelo PS. Fonte do governo alerta que "um teto máximo pode criar dívida tarifária" e garante que uma descida dos preços do gás "em termos reais, é difícil, por causa da tendência de subida do petróleo, mas vamos ficar mais próximos dos espanhóis".
Já aprovado está o decreto-lei que permite trocar livremente as botijas de gás, independentemente do comercializador, que dita a obrigatoriedade de todos os postos de combustível comercializem as botijas de gás e que dá acesso aos terminais da Sigás e Pergás, "medidas que vão fazer o mercado funcionar melhor", garante a mesma fonte. Na forja para este ano está também a criação de uma garrafa social. Anunciada a parceria com a Cepsa, que em 2017 entrou no mercado português de gás com um investimento de 20 milhões de euros, o governo está a preparar o projeto de regulamento que será colocado em consulta pública.
A bola está agora do lado das autarquias. Muitas já mostraram interesse em testar a botija social, mas o DN/Dinheiro Vivo sabe que o projeto só avançará em "determinadas áreas do país", à semelhança do que aconteceu com o gasóleo profissional. Além da Cepsa, o governo garante que o projeto está aberto a todas as empresas que queiram aderir à garrafa solidária. Fonte oficial da Cepsa disse ao DN/Dinheiro Vivo que "o projeto--piloto será conduzido em 2018 pelo Ministério da Economia, que identificará os postos de distribuição independentes, as famílias visadas nesta oferta, bem como os timings de colocação do produto no mercado".
A Rubis, que em agosto de 2017 propôs ao governo um modelo de tarifa social com regras iguais para todos os operadores (ao qual nunca recebeu resposta), defende que não existe necessidade de um projeto-piloto para o gás engarrafado, uma vez que já está em prática a aplicação da tarifa social para a eletricidade e para o gás natural. É contra o estabelecimento de preços máximos administrativos para o gás, tendo já apresentado provas no Parlamento que, com a redução do preço das botijas, o Estado deixará de encaixar 30 milhões de euros de IVA e outros 30 milhões em IRC. Espanha "é um mau exemplo" porque "acumula défices tarifários".
A Galp também garante que "não foi contactada para aderir a qualquer iniciativa" de criação de uma botija social. E, sobre os preços máximos, diz não ser justo "serem os contribuintes a suportar custos que deveriam ser pagos pelos consumidores. A existência de uma tarifa social deverá assegurar que apenas os consumidores socialmente mais necessitados tenham acesso ao gás de garrafa em condições adequadas".
Bárbara Silva / DN

Carapinheira: Centro Social e Paroquial tem novos corpos sociais

CARAPINHEIRA Após homologação pelo ordinário diocesano, os novos corpos sociais do Centro Social e Paroquial da Carapinheira pretendem colocar a Carapinheira no seu lugar a nível de apoio social.
No final da missa vespertina de ontem, sábado, 20 de Janeiro, pelas 21h00, foi apresentada à comunidade a nova equipa dos órgãos sociais do Centro Social e Paroquial da Carapinheira (CSPC), para o quadriénio 2018/2022.
Trata-se de uma equipa alargada e renovada, composta de elementos de reconhecida intervenção sociocomunitária e cultural da freguesia, que pretende imprimir “uma abertura e uma maior proximidade à comunidade, incutindo a importância do Centro Social” no intuito de “prosseguir a dinamização das valências sociais do CSPC” e, de um modo particular, “desenvolver esforços no sentido de procurar concluir a construção do Lar Nossa Senhora das Dores”.
Esta equipa foi escolhida pelo Conselho Económico Paroquial e proposta ao ordinário diocesano que a homologou. Assim, a direcção é constituída pelo Pe. Francisco Morais Silva (actual pároco da paróquia) como presidente; Vítor Manuel Monteiro Travassos, vice-presidente; José Rama Ferreira, secretário; Cristina José Martins Figueira Travassos, tesoureira; e os vogais António Alves Martins Pimenta, Fernando Manuel Bessa Sousa Brites, Florival Rama Monteiro, José Pires Marques de Matos e Lucinda Rama Santos. No conselho fiscal foram empossados Maria Elisa Duarte Santos, como presidente, e os vogais José Pedro de Sousa Marques e Carlos Filipe Dias Marques.
De recordar que o CSPC, nascido por impulso do Pe. José Carraco dos Reis Marques e de um grupo de paroquianos reunidos em Grupo Sócio Caritativo, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, cuja constituição foi publicada no Diário da República de 27.12.83, e cujos estatutos foram recentemente remodelados e aprovados canonicamente em 2 de Dezembro de 2015, com chancela do Vigário-geral da Diocese de Coimbra, Pe. Dr. Pedro Carlos Lopes de Miranda.
Aldo Aveiro

Vila do Bispo apresentou Relatório de Sustentabilidade


O Município de Vila do Bispo apresentou, este Sábado, 20 de Janeiro, o seu Relatório de Sustentabilidade. Trata-se de um documento que resulta de um estudo exaustivo dos dados dos últimos 4 anos relativos ao município e ao concelho, de forma a constituir-se como uma ‘ferramenta’ que aponte pistas para o futuro, ao nível da gestão da autarquia e do desenvolvimento do concelho.

De acordo com Carlos Medeiros, responsável pela empresa IPI Consulting Network, que o produziu, este é um documento dividido em três vertentes essenciais. Olha para os aspectos ambientais, no sentido de concluir, entre outros aspectos, se está a “gastar-se muita energia ou água”; para os económicos, no sentido de verificar de que forma a autarquia está a afectar os seus recursos económicos e para a vertente social.

A realidade local foi analisada à ‘lupa’, tendo, por exemplo, sido verificado quanto é que custa à Câmara manter a iluminação pública ligada mais três horas diárias. O desempenho do município ao longo do último mandato é reflectido em cerca de uma centena de gráficos e quadros que vão poder ser analisados não só pelos políticos, como por qualquer cidadão.

O presidente da Câmara, Adelino Soares, mostrava-se muito satisfeito com o resultado final, uma vez que o relatório “vem identificar aquilo que temos de bom e de menos bom, o que é altamente benéfico para quem tem de tomar decisões”.

Esta apresentação foi feita no decorrer da cerimónia comemorativa do feriado municipal de Vila do Bispo. Na ocasião, foi também assinado o contrato de consignação da empreitada de reabilitação do edifício de antigos celeiros e sua transformação em equipamento público de acção cultural; foram entregues prémios aos melhores alunos do concelho e assinado contrato de patrocínio a Joana Schenker, a actual campeão mundial de Bodyboard.

Fonte: O Algarve Económico