quinta-feira, 28 de março de 2019

OVAR | Circo ao Palco está de regresso ao Centro de Arte de Ovar Lähto, Argila e Otus são os espetáculos propostos


O Ciclo “Circo ao Palco” está de regresso ao Centro de Arte de Ovar esta sexta-feira, dias 29 de março, pelas 22 horas, com Lähtö, um espetáculo de circo contemporâneo da companhia finlandesa WHS.

A 26 de abril, há estreia absoluta com o espetáculo “Argila”, e a 10 de maio, a Companhia Oliveira e Bachtler apresenta “Otus”.

Lähtö é um espetáculo que cruza ilusionismo, novo circo, ilusões de ótica e dança, inspirando-se no trabalho das ilusões de palco dos mágicos do século XIX e decorre numa atmosfera misteriosa construída a partir de paisagens sonoras ribombantes e de projeções que criam ilusões e delírios, sendo difícil distinguir o que é real ou mera miragem.

Há um homem e uma mulher, com um relacionamento complicado. Confusos, permanecem no palco, rodeados por roupas. Sentimentos e pensamentos são exteriorizados pelo movimento dos seus corpos – e pelo movimento das roupas, que têm vida própria. Através da combinação de projeções cinematográficas e técnicas de magia de palco do século XIX, Kalle Nio cria mistério, desconforto e humor negro neste premiado espetáculo.

Com estreia absoluta em Ovar, o espetáculo Argila é uma coprodução do Teatro da Didascália e do Centro de Arte de Ovar.

Em Argila há um espaço amplo. Um pedaço de argila no centro.

Os intérpretes olham atentamente a matéria-prima. O que fazer com um pedaço de enorme de argila no meio do palco?

Qualquer tentativa de aproximação a este pedaço de argila irá provocar uma relação com ela. Qualquer toque irá transformar a forma deste pedaço de argila numa qualquer outra coisa que não voltará a recuperar a forma inicial.

No espetáculo de Oliveira e Bachtler, há dois seres que vivem num mundo abstrato, “Otus”. Um mundo que está enraizado na natureza humana. Aqui, existe uma perspetiva única, um novo sentido nas suas vidas, motivações, relacionamentos e hábitos. Utilizando o circo, o teatro físico, o movimento, o clown e a cenografia, “Otus” explora a tensão e a distância entre as personagens, os objetos e o mundo da madeira em que habitam. Pilhas precárias de tábuas de madeira cortadas, uma corda, uma mesa e um trapézio definem o espaço cénico, dominando-o de uma forma peculiar.

Imersos neste habitat e nas suas próprias particularidades, executam acrobacias, malabarismo, jogos de cordas e trapézio, e o seu mundo desenrola-se.

Oliveira & Bachtler acreditam que é através da exploração dos diversos “stage disciplines” que é possível encontrar a sua própria forma de se expressar artisticamente, com a ambição de criar algo único e com linguagem corporal multifacetada.

Opinião | Ontem comemorou-se o Dia Nacional do Dador de Sangue e depois...




Caros amigos,

Ontem, alguns órgãos de informação decidiram e bem, dar voz à comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue, que na minha opinião tem vindo a perder o seu real significado, sim, o mesmo que motivou a sua oficialização num longínquo Conselho de Ministros.
Surgiram mensagens para todos os gostos. Vozes angélicas fizeram-se ouvir entre as 4 paredes, como sempre, os mesmos a falar para os mesmos, com uns apertos de mãos à mistura, o lanche melhorado não podia faltar, enquanto os dadores se contentaram com umas pobres sandes, umas bolachas de marca espanhola, uns sumitos, e até à próxima, porque necessitamos de si, você é extraordinário...
A ADASCA apostou pela diferença, optou por ficar junto dos dadores, sua principal razão de ser e de existir, fez questão de oferecer um bombom a cada candidato à dádiva como ainda aos que já o são.
Um gesto simples, mas, que se traduz num honrado significado: Bem vindos até ao nosso meio, e que a partir de hoje possam pertencer a esta grande família solidária.
É do nosso conhecimento que os dadores não estão habituados a estas generosas ofertas, eles próprios fazem questão de o dizer. O mundo da dádiva de sangue está inquinado, foi invadido por uns seres esquisitos, cuja ânsia é a promoção pessoal, alimentando uma imagem distorcida, qual moeda com duas faces.
Tenho alguma dificuldade em aceitar que à falta de sangue seja de que grupo for, ou de dadores. Notamos isso sim, é o desaproveitamento de dadores de sangue, e a não realização de mais sessões de colheitas. Isso acontece com a ADASCA ter de mendigar para fazer mais brigadas. Mais, muitas das vezes nem resposta obtém do CST de Coimbra.
Portanto, algo não dá certo. Ou visa-se apenas ocupar espaço na imprensa? Também não percebemos, porquê de tanta gente falar em nome do IPST! Não existe um presidente para o fazer? É esquisito.
O que acabei de escrever não é para amedrontar os dadores incautos, os menos informados, como alguém escreveu numa famosa carta aberta que na semana já se fica a saber o seu desfecho final no local certo.
É lamentável que se tenha chegado a este ponto. Não vislumbramos mudanças, pelo contrário, ficamos com a percepção que estamos a entrar num terreno onde vale tudo, onde não existe ordem, numa anarquia, num salve-se quem puder.
Estamos mal, e por esse caminho a ADASCA não vai, pelo menos enquanto eu por cá estiver. Somos duma só face.


PS realiza jantar de Homenagem a Armanda Gavião

A Comissão Política do Partido Socialista Cantanhede pretende realizar um jantar convívio com a finalidade de realizar uma homenagem à Camarada Armanda Gavião.
A Camarada Armanda Gavião, militante do Partido Socialista desde 28 de Janeiro de 1976, tem um percurso de militância e dedicação ao nosso partido.
Ao longo dos mais de 40 anos exerceu vários cargos, não só internos, a nível concelhio, distrital e nacional, como também em órgãos municipais.
Atendendo ao percurso de uma vida dedicada ao Partido Socialista gostaríamos que a homenagem fosse fortemente carregada de simbolismo.
O jantar será realizado em Cantanhede, no restaurante Dom Fininho, no próximo dia 30 de Março, pelas 20 horas.

Governo prepara Fundo Soberano de Moçambique à porta fechada com multinacionais e banqueiros

Foto da Presidência da República
Sem a presença do povo, membros dos partidos de oposição ou de jornalistas o Governo começou, nesta quarta-feira (27), a preparar à porta fechada a pertinência da criação de um Fundo Soberano com as receitas da exploração dos recursos minerais, que o Presidente Filipe Nyusi disse serem “pertença de todo o povo”. Questões sobre o momento certo para sua criação, como conciliar as necessidades imediatas com as necessidades futuras ou os modelos de fiscalização estão a ser discutidas em Maputo apenas com as multinacionais e banqueiros.
Quase 20 anos depois dos recursos naturais de Moçambique terem começado a ser explorados pela Sasol sem grandes benefícios para o povo o nosso país prepara-se para se tornar no segundo maior produtor de gás natural do continente africano. A Anadarko deverá anunciar a sua Decisão Final de Investimento (DFI) até finais de Abril próximo e ainda este ano seguir-se-á a DFI da ExxonMobil, que juntamente com a produção da Eni, deverão gerar receitas aos cofres públicos de 49,4 biliões de dólares norte-americanos nos próximos 30 a 40 anos.
Discursando na abertura de Seminário organizado pelo Banco de Moçambique em parceria com o Fundo Monetário Internacional com o mote de preparar Moçambique para a era do gás natural o Presidente Filipe Nyusi partilhou aquela que disse ser a visão do seu Governo sobre como esses recursos devem ser geridos. “O nosso princípio é de que os recursos minerais são pertença de todo o povo moçambicano, pelo que os benefícios devem ser partilhados por todos os moçambicanos, desta geração e das gerações vindouras. Devemos usar desta oportunidade para fazermos a transformação que a nossa economia precisa para crescer de forma robusta, sustentável e inclusiva, elevando os padrões de desenvolvimento do nosso povo”.
“A maldição dos recursos ocorre quando os rendimentos gerados pela sua exploração são ilicitamente apropriados ou delapidados e/ou quando essas receitas apenas beneficiam um limitado grupo de interesses e não contribuem para alavancar e diversificar a economia do país”, afirmou o Chefe de Estado que, recorde-se, pretende penhorar já parte desses rendimentos para pagar as dívidas ilegais das empresas Proindicus, EMATUM e MAM.
Reflexão sobre diversificação da economia com chá, café e açúcar importados
Foto da Presidência da República
Nyusi aprofundou que a visão que tem para que a exploração dos recursos beneficie a todos moçambicanos consiste “na criação de um mecanismo de poupança para que nem tudo o que é extraído seja gasto; (...) na definição de uma proporção das receitas que serão canalizadas, anualmente, ao Orçamento do Estado para o financiamento da actividade do Estado, com destaque para o suprimento do défice de infraestruturas e financiamento às áreas sociais” e ainda na “adopção de uma estratégia induzida para a diversificação da nossa economia, com destaque para aprofundamento do nosso sector agrícola”.

Ironicamente este foi mais um evento com a participação do Chefe de Estado e onde a diversificação da economia foi enfatizada assim como a aposta da agricultura porém detalhes como o chá, o café e o açúcar servidos eram importados quando pelo menos esses produtos são produzidos e até protegidos em Moçambique.
Foto de Adérito Caldeira
Em mais um discurso recheado de boas intenções o Presidente da República convidou os participantes a clarificarem o modelo de Fundo Soberano a ser adoptado por Moçambique e reflectirem sobre: “Qual é o momento certo para a constituição do Fundo soberano?; Como conciliar as necessidades imediatas com necessidades futuras da geração vindoura?; Sobre as fontes das Receitas do Fundo Soberano; Quais são os grandes vectores das Despesas do Fundo Soberano?; Modelo da Segurança das Transacções; Áreas de Intervenção dos Investimentos; Qual é o melhor esquema de Fiscalização e Supervisão?; Uma visão clara sobre a Delimitação das Funções”.

Num encontro onde o povo não esteve presente e no qual participou somente um membro da Sociedade Civil os jornalistas foram impedidos de acompanhar as reflexões que membros do Governo, do banco central, gestores de topo dos bancos comerciais, representantes da Confederação das Associações Económicas, alto funcionários da ENI, Anadarko e ExxonMobil, representantes dos bancos centrais do Botswana, Trinidade e Tobago e da Noruega ficaram a fazer sobre como usar o dinheiro a ser obtido dos recursos que supostamente são de todos os moçambicanos. Participou ainda do encontro à porta fechada um representante do Fundo Soberano da Noruega que paradoxalmente é accionista do Credit Suisse, o banco que está no epicentro das dívidas ilegais contraídas a contar com as receitas do gás natural da Bacia do Rovuma.
Fundo Soberano poderia contribuir para aumentar a resiliência às mudanças climáticas
João Mosca, um dos mais experientes economistas moçambicanos e director do Observatório do Meio Rural, relatou ao @Verdade que teve de apelar ao ministro Adriano Maleiane para ser convidado, contudo recebeu um convite com acesso limitado e optou por não não participar.
Entretanto num artigo de reflexão publicado no início da semana o Observatório do Meio Rural alertava que: “A constituição de um Fundo Soberano no contexto do funcionamento e gestão pública, onde persistem zonas cinzentas e até de promiscuidade, onde as instituições partidarizadas servem interesses de elites do sistema político e da governação, corre um grande risco”.
A organização da Sociedade Civil sugere que um primeiro objectivo do Fundo Soberano “poderia ser o da constituição de reservas para estabilizar a taxa de câmbio, reduzindo os efeitos da designada doença holandesa”.
“Segundo, Moçambique é dos países do mundo mais vulneráveis às mudanças climáticas. Tudo indica que os ciclos de inundações e secas são cada vez mais frequentes e de maior dimensão (amplitude). Existem poucas ou nenhumas infra-estruturas que reduzam esses efeitos e existe uma baixa capacidade financeira para socorrer as populações e para a recuperação das infra-estruturas. O Fundo Soberano poderia contribuir para aumentar a resiliência através da protecção das zonas de maior risco de inundações (diques de defesa nas margens dos rios), a construção de barragens para a regulação dos caudais e de regadios nas zonas de maior probabilidade de secas prolongadas, desenvolvimento de variedades de sementes mais resistentes à seca, entre outras medidas”, acrescenta Mosca.
Na visão do Observatório do Meio Rural “o Fundo Soberano poderia reforçar as acções de prevenção e resolução de conflitos, que geralmente requerem muitos recursos, por exemplo, a desmilitarização das forças da Renamo que tem encontrado dificuldades, que entre várias razões, também se inclui o enquadramento na vida normal desses elementos”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Papa Francisco visita Moçambique em Setembro para “trabalhar no restabelecimento de uma paz efectiva”


Foto da Presidência da República
O Presidente Filipe Nyusi anunciou nesta quarta-feira (27) “a confirmação da visita apostólica de Sua Santidade o Papa Francisco a Moçambique na primeira semana de Setembro deste ano”. Mais de 30 depois de João Paulo II visitar o nosso país o actual Santo Padre virá “trabalhar no restabelecimento de uma paz efectiva (...) com atenção também para a difícil situação em Cabo Delgado”, revelou o Representante da Nunciatura.

Numa Declaração à Nação, acompanhado pelos representantes da Nunciatura e do Conselho Episcopal de Moçambique, o Chefe de Estado declarou que: “A visita do Santo Padre ao nosso país é um marco histórico e uma oportunidade para reforçar a fé do povo moçambicano, de lutar pelos seus desígnios de construir um país cada vez melhor sempre ancorado na paz, harmonia e bem estar”.

O Sumo Pontífice visitará o nosso país entre 4 e 6 de Setembro, quase 31 anos depois da visita do Papa João Paulo II, coincidentemente também foi durante o mês de Setembro mas de 1988, numa altura em que a paz definitiva ainda não é uma realidade e milhares de moçambicanos tentam reerguer-se da devastação causada pelo Ciclone IDAI.

“A visita do Santo Padre ao nosso país é um marco histórico e uma oportunidade para reforçar a fé do povo moçambicano, de lutar pelos seus desígnios de construir um país cada vez melhor sempre ancorado na paz, harmonia e bem estar”, acrescentou Nyusi.

Na ocasião o Monsenhor Cristiano Antonietti, encarregado de negócios da Nunciatura Apostólica em Moçambique, disse que: “O Para Francisco virá como um peregrino a esta terra abençoada pela fé de tantos irmão e irmãs que mesmo em temos difíceis permaneceram fiéis ao evangelho de Cristo”.

O Santo Padre, de acordo com o Monsenhor Antonietti, “virá confirmar toda a sua disponibilidade para dar seguimento aos intentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e em particular trabalhar no restabelecimento de uma paz efectiva, sólida e duradoura com atenção também para a difícil situação em Cabo Delgado e por fim virá para se solidarizar mais uma vez com a população martirizada com a catástrofe que devastou as províncias de Sofala, Manica, Zambézia e Tete neste último mês”.

Naquela que será a sua segunda visita ao continente africano o Papa Francisco irá escalar além da cidade de Maputo, Antananarivo no Madagáscar e Port Louis nas Ilhas Maurícias.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Seis óbitos por diarreias relacionadas com o Ciclone IDAI na Beira


Foto do UNICEF
Pelo menos seis pessoas morreram entre segunda (25) e terça-feira (26) na cidade da Beira vítimas de diarreias agudas que se seguem ao drama de saneamento e carência de água potável que se seguiu a passagem do Ciclone IDAI pelo Centro de Moçambique.

“Temos seis óbitos de cólera, ainda não tenho os dados desta manhã” revelou a STV o edil da cidade da Beira Daviz Simango que precisou que as vítimas estavam no Centro de Saúde da Munhava.

Porém o director do Serviço Nacional de Assistência Médica, Ussene Isse, esclareceu em conferência de imprensa na capital de Sofala que “as nossas equipas estão a investigar se essas mortes estão relacionadas com a cólera”, contudo admitiu que o vibrião colérico foi identificado num poço do populoso bairro periférico da Munhava onde cinco pessoas testaram positivo.

“Notamos que há um aumento das diarreias, neste momento a diarreia é uma das principais causas de saúde pública principalmente na cidade da Beira, seguido do Dondo, e depois vem a malária”, acrescentou Ussene Isse. Estão identificados 2.800 doentes com diarreias nas províncias de Sofala e Manica, 1.800 delas na cidade da Beira.

As autoridade montaram quatro centros de tratamento de diarreias na capital de Sofala, no município do Dondo, e outros nos distritos do Búzi e de Nhamatanda e Buzi.

Pelo menos 803 mil pessoas foram directamente afectadas pelo Ciclone de categoria 4 IDAI que no passado dia 14 fustigou o Centro de Moçambique deixando um rasto de destruição e trazendo chuvas que causaram cheias e destruíram menos 76 mil casas destruídas, 54 unidades sanitárias e 3.202 salas de aulas.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

SERRALVES REGRESSA A TORRES VEDRAS COM EXPOSIÇÃO DE ÂNGELO DE SOUSA


A Coleção de Serralves está de regresso a Torres Vedras com a exposição Ângelo de Sousa – Quase tudo o que sou capaz, inaugurada na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras esta quarta-feira. Na cerimónia de inauguração, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, aproveitou para destacar o trabalho desenvolvido entre o Município e a Fundação de Serralves, fruto de um protocolo assinado em 2017.

“Julgo que estão reunidas todas as condições para podermos continuar nesta senda de interação entre duas entidades que têm um papel importante” sublinhou o presidente da Câmara Municipal, que relembrou os efeitos da passagem do ciclone Idai por Moçambique. Afinal, Ângelo de Sousa nasceu e viveu em Moçambique até aos 17 anos. Posteriormente, estudou pintura na Escola de Belas Artes do Porto, onde deu origem a um coletivo de artistas, iniciando a sua carreira artística.

Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves, destacou o “dinamismo” do concelho de Torres Vedras, a que se referiu como “um exemplo a nível nacional na sustentabilidade, uma grande dinâmica da indústria, do turismo, do empreendedorismo e da arte e cultura.” Segundo a responsável da Fundação, “aqui o público está muito habituado a todos estes trabalhos [manifestações de arte contemporânea], o que é para nós um motivo de grande alegria.”

Além da presença de vereadores torrienses, o ato inaugural contou ainda com Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais, e Rui Costa, diretor de Recursos e Projetos Especiais da Fundação de Serralves.

Seguiu-se uma visita orientada por Isabel Braga, curadora da exposição, que começou pela sala 1, onde se encontram as obras mais antigas de Ângelo de Sousa. “Era um artista muito ligado aos materiais, que tentou sempre trabalhar a ideia de simplicidade na forma de obter resultados” destacou a curadora ao longo do percurso expositivo, onde é possível denotar a “ausência de artifício” procurada pelo artista.

Pintura, desenho, escultura e vídeo dão forma à exposição, onde também é possível assistir a Ângelo de Sousa: Tudo o que sou capaz, documentário de Jorge Silva Melo, de 2010. A mostra Ângelo de Sousa – Quase tudo o que sou capaz está patente na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras até 19 de maio.

Município de Ovar com contas aprovadas | “Continuamos a ser um Município de contas certas”


O executivo liderado por Salvador Malheiro aprovou hoje o Relatório de Gestão e Contas do Município de Ovar, um documento que comprova a boa performance financeira da Câmara Municipal de Ovar em 2018. Salvador Malheiro congratula-se com os dados apresentados, afirmando que “Continuamos a ser um Município de contas certas e os números deste relatório satisfazem bastante quando comparados com exercícios anteriores e que demonstram, de forma cabal, que os orçamentos apresentados por esta Câmara são realistas, sérios e não empolados”.

Assim, o autarca revela que a Lei dos Compromissos foi escrupulosamente cumprida, as receitas foram superior às despesas, atingindo um saldo do exercício superior a 1 Milhão de Euros. O ano de 2018 terminou com cerca de 5,9 Milhões de Euros em depósitos em instituições bancárias e com uma dívida de médio e longo prazo inferior a 0,9 Milhões de Euros. Todos os indicadores de curto, médio e longo prazo foram melhorados e, hoje, a autarquia tem melhor liquidez (geral, reduzida e imediata), melhor indicador de tesouraria, maior autonomia financeira, maior solvabilidade, maior capacidade de endividamento e um prazo médio de pagamentos menor. Sublinha ainda um saldo de gerência de cerca de 6 Milhões de Euros, não deixando de executar e concretizar obras e projetos. Mediante um orçamento de 35 Milhões de euros, a taxa de execução, ao nível da receita, é superior a 88%, e ao nível da despesa, superior a 75%.

Salvador Malheiro afirma que 2018 foi o primeiro ano, por inteiro, do atual mandato, reafirmando que “identificamos este novo mandato como um novo ciclo, com um plano de ação bem definido que mereceu a validação e a aprovação por parte do povo vareiro de forma inequívoca, perentória e nunca vista no Município de Ovar. Mas, para que este novo ciclo, onde as prioridades se orientam para os grandes projetos estruturantes (materiais e imateriais), com o intuito de afirmar o Município de Ovar, se possa concretizar com sucesso no terreno é necessário planear, prever e garantir fundos e receitas para os mesmos. As obras estruturantes obrigam a um aturado trabalho de projeto e planeamento. Neste cenário, 2018 para além de um ano de grandes concretizações, foi ano marcado por um grande esforço ao nível do projeto, do planeamento e da apresentação de candidaturas a fundos comunitários”.

A Alameda do Padre Manuel Dias da Silva, em Cortegaça, a USF de Válega, o início das obras no EsmorizTur, a empreitada do saneamento em Arada, as obras na Praia do Furadouro (norte e sul) ou a Requalificação da N327, em São João de Ovar, são alguns dos exemplos de obras concretizadas.

O autarca antevê ainda que o sucesso dos próximos anos ao nível das grandes obras municipais vai dever-se muito à boa performance conseguida em 2018 na preparação e apresentação de candidaturas a fundos da União Europeia de projetos individuais integrados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano; bem como à interação e discussão técnica com as Infraestruturas de Portugal na execução do projeto da Requalificação da Linha Ferroviária do Norte; ao diálogo e participação pró-ativa com o Ministério do Ambiente, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Sociedade Pólis Litoral Ria de Aveiro na resolução do problema da erosão costeira e valorização das riquezas naturais do concelho (Barrinha e Ria); às diligências com Ministério da Saúde sobre o futuro Hospital e das USF’s; e com o Ministério da Economia para a construção das vias para a competitividade (Maceda/Arada).

O edil conclui que “o futuro também se preparou e planeou durante o ano de 2018, onde fomos verdadeiros agentes de desenvolvimento económico, social e ambiental da nossa comunidade, contribuindo para a melhoria do índice de felicidade de todo o Povo Vareiro”.

Os documentos seguem agora para deliberação da Assembleia Municipal de Ovar e, posteriormente, serão disponibilizados no portal do Município.

Projeto da Escola Técnico Profissional de Cantanhede apurado para a final do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio



O projeto Brocup apresentado pelo curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede foi o vencedor do concurso municipal de empreendedorismo que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, em 27 de março, no âmbito da sexta edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).
A tecnologia desenvolvida pelos discentes daquele estabelecimento de ensino consiste num copo com um chip embutido com um sensor de proximidade. O portador do copo tem assim, a possibilidade de criar uma conexão entre uma rede social e o copo, quando esta conexão for criada, terá a opção de estabelecer uma amizade instantânea na rede social que escolheu. Ao conectar o copo, o mesmo irá, através da conta, colocar um like e partilhar a página da empresa promotora do evento, com o objetivo de divulgar o conhecimento da mesma. A grande inovação deste produto prende-se com o facto do mesmo facilitar interações sociais, entre pessoas no mesmo evento.

A fase concelhia do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio decorreu ao abrigo do programa “Educação Empreendedora nas Escolas” promovido pela CIM-RC e envolveu a participação de cerca de 40 alunos e 8 docentes de duas escolas do concelho de Cantanhede, designadamente a Escola Técnico-Profissional de Cantanhede e a EB/Secundária João Garcia Bacelar – Tocha. Inicialmente foram apresentadas 11 ideias de negócio, 10 das quais disputaram a final municipal.


O projeto vencedor, Brocup foi desenvolvido pelos alunos Geisel Silva Machado, David Bronze Lameiro e Francisco Domingues Batista do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, orientados pelo professor Micael Teixeira, irá à final intermunicipal da CIM – Região de Coimbra, que se realiza nos dias 06 e 07 de abril, em Oliveira do Hospital, num registo de BOOT Camp.
Na sessão de apuramento municipal realizada no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede esteve presente Pedro Cardoso, Vice-Presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Educação, que abriu os trabalhos com uma mensagem de incentivo e confiança aos jovens participantes. Na ocasião, o autarca sublinhou “a importância da educação para o empreendedorismo no processo educativo, e o interesse do desenvolvimento deste tipo de projetos e construção de ideias, de forma participada pelos alunos, tendo presente que são desafiados a avaliar oportunidades, a mobilizar recursos, a assumir riscos e a concretizar iniciativas diferenciadas e de sucesso”.
Segundo Pedro Cardoso “este concurso constitui mais uma oportunidade para as escolas promoverem junto dos alunos uma cultura favorável à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores promotores do espírito empreendedor, nomeadamente, inovação, criatividade, organização, planeamento, liderança, trabalho em grupo, responsabilidade, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outras.
O Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio visa sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, proporcionando-lhes uma experiência em ambiente competitivo, promovendo o trabalho em equipa e o espírito de iniciativa e dinamismo nos concelhos envolvidos no projeto. O objetivo central é a angariação de ideias de negócio de diversos sectores de atividade, que tenham viabilidade económica, social e ambiental. Apesar de não se perspetivar que, as ideias apresentadas tenham como consequência imediata o desenvolvimento de um negócio/criação de empresa por parte da equipa que a apresenta, pretende-se que seja demonstrada a exequibilidade prática e o potencial dos projetos em causa.


MUNICÍPIO DE S. PEDRO DO SUL ASSINA PROTOCOLO COM A ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DA REGIÃO DE VISEU


A Câmara Municipal assinou hoje, dia 28 de março, um protocolo com a AIRV (Associação Empresarial da Região de Viseu) que visa estreitar as relações e articular estratégias com o objetivo de promover e estimular o tecido empresarial em S. Pedro do Sul.

O objetivo passa por atrair potenciais investidores para o concelho, nomeadamente para o novo Parque Empresarial de Pindelo dos Milagres, ajudar os empresários instalados no concelho ao nível de estudos de viabilidade, licenciamentos, diagnósticos, formação, candidaturas a sistemas de incentivos, entre outros, e ainda dinamizar a incubadora de empresas.

Semanalmente, os técnicos da AIRV estarão presentes no concelho, sendo divulgadas, a curto prazo, as formas de comunicação para que os potenciais interessados possam contactar estes serviços.

Hoje é dia de homenagear os dadores de sangue e de pedir mais dádivas

Atualmente há escassez de sangu
e nas reservas do país


Assinalou-se na quarta-feira o Dia Nacional do Dador de sangue, uma data que o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) quer que sirva para homenagear “os portugueses que efetuam as suas dádivas benévolas de sangue em prol dos doentes”.

Os dados mais recentes revelam que em 2017 houve “324 053 dádivas de sangue” em Portugal. Segundo fonte do IPST, foram “transfundidas 300 334 unidades de concentrado eritrocitário (glóbulos vermelhos) em 93 801 doentes”.

As situações que mais obrigam ao recurso ao banco de sangue dos hospitais para transfusões são no âmbito da “hematologia, da oncologia da gastrenterologia, da medicina intensiva e de cirurgias - vascular, cardiotorácica, geral e trauma”.

A dádiva regular de sangue é importante e por mais campanhas que se façam, a sensibilização parece nem sempre ser suficiente. Aliás, atualmente há uma escassez de sangue no país. Segundo o presidente da Federação de Associações de Dadores de Sangue, Joaquim Mendes Silva, citado pela revista Sábado, as reservas de sangue estão num "estado de equilíbrio instável”, pois “entre janeiro e fevereiro, os meses da gripe, ocorre quase sempre uma escassez porque os dadores não podem dar doentes”.

Fonte: ionline


INSCRIÇÕES PARA CURSO DE NADADOR-SALVADOR A REALIZAR EM TORRES VEDRAS


Estão abertas inscrições para um curso de nadador-salvador a realizar com a parceria da Câmara Municipal de Torres Vedras e do Instituto de Socorros a Náufragos.

Este curso realizar-se-á entre os dias 4 de maio e 11 de junho, durante 150 horas, em dias de semana e em horário pós-laboral, nas instalações da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, sendo que o exame de admissão também terá lugar na Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes.

Os interessados deverão ter idade a partir de 18 anos, robustez física e psíquica e escolaridade obrigatória.

As inscrições, que são limitadas a 30 formandos, têm de ser efetuadas até ao dia 2 de maio em: www.oesterescue.pt. A respetiva documentação deve ser enviada para o e-mail: efpnsor@gmail.com. Os documentos necessários para a inscrição são: ficha de inscrição preenchida; fotocópia do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade/Passaporte; fotografia atualizada tipo passe a cores; currículo escolar e profissional; certificado escolar, que comprove a escolaridade; atestado médico a comprovar robustez física e perfil psíquico para o curso; e cópia do comprovativo do pagamento da formação.

Mais informações podem ser obtidas pelo referido endereço de correio eletrónico; ou pelo n.º de telemóvel: 965 753 690.

NOTICIAS | Catarina Furtado em luto



A apresentadora está inconsolável pela perda dos melhores amigos de 4 patas, e diz que não foi fácil explicar ao seu filho o que aconteceu aos fieis amigos!

Depois de cerca de 13 anos juntos, os seus dois cães perderam a vida, juntos.

A grande perda é ainda pior, devido ao amor que o filho tinha pelos amigos de 4 patas. Não foi fácil explicar ao filho, como de um momento para o outro aconteceu esta situação dolorosa.

Um dos cães, Lankawi, tinha problemas de coração, e a Tuca, não resistiu à tristeza de ter perdido o amigo de sempre.

Nas redes sociais, a apresentadora deixou uma imagem dos dois cães com um texto onde partilhou a triste notícia.

“Partilho pouco da minha vida mais privada mas há situações que são tão minhas quanto vossas. Sei que quem gosta de animais e os respeita, sente da mesma forma as alegrias e as tristezas.

Este post é de homenagem a dois cães maravilhosos que partiram este fim de semana depois de 13 anos connosco e que vão deixar uma saudade imensa. Mas é também um post de alerta para quem trata mal os animais porque desvaloriza os seus sentimentos! Ao Lankawi falhou-lhe o coração por questões de saúde, à Tuca falhou-lhe o coração poucas horas depois, por questões de tristeza.

Não aguentou a sua ausência. Partiram juntos. Explicar ao meu filho não foi fácil porque para ele é tão fácil sentir que os nossos cães faziam parte da nossa família. 

Fonte:bombeiros24


Expofacic | Certame venceu concurso na categoria de “Festas, Feiras e Romarias” Mais um prémio para a Expofacic



A Expofacic venceu o Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019, na categoria “Festas, Feiras e Romarias” no distrito de Coimbra. Depois de ter sido eleita a Melhor Festividade da Península Ibérica, ao conquistar o respetivo Iberian Festival Award, o certame de Cantanhede evidenciou-se no prestigiado concurso nacional baseado na avaliação de 438 produtos e serviços organizados em 59 categorias de consumo.

Com a conquista do Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019, a Expofacic integra um grupo restrito de marcas que se destacam pela sua excelência e elevado nível de satisfação global junto dos consumidores, contribuindo para a promoção da região onde está inserida.

A atribuição do galardão resultou de testes de experimentação, com realização de visitas de clientes mistério à Expofacic e questionários de avaliação, através da qual a população identificou o que considera extraordinário a vários níveis, desde os recursos naturais, o património, passando pelos eventos, gastronomia, artesanato e outros marcos de referência do país. 

O processo usado mede o grau de satisfação que os produtos, serviços e marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores, designadamente a satisfação pela experimentação, a relação preço/qualidade, a intenção de compra/recomendação, a confiança na marca e a inovação.

Ao distinguir-se em vários destes parâmetros na categoria de “Festas, Feiras e Romarias”, a Expofacic posiciona-se de novo como o evento que proporciona o melhor índice de satisfação aos diferentes públicos frequentadores de festivais e festas. 

O Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019 vai ser entregue a representantes da comissão organizadora no âmbito de uma cerimónia a realizar em Viseu no próximo dia 17 de maio.

Município de Góis | PROGRAMAÇÃO 23ª FEIRA DO LIVRO DE GÓIS




O Litoral Centro apoia a cultura divulgando-a
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 




Desporto | Domus Nostra neste final de semana



O Litoral Centro apoia o desporto divulgando-o

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


Situação de Alerta | Declaração da Situação de Alerta para o Distrito de Coimbra

Resultado de imagem para Situação de Alerta
Na sequência da Declaração da Situação de Alerta dos ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para o período compreendido em as 00H00 de 27 de março e as 23H59 de 31 de março para todo o território de Portugal Continental, reuniu, ontem, a Comissão Distrital de Proteção Civil de Coimbra, na sua composição reduzida, a fim da implementação das medidas especiais de prevenção e resposta previstas na declaração em caso de incêndios rurais no distrito:
 Elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos de risco e de apoio geral às

operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas;
 Proibição da realização de queimadas, de queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de ações de gestão de combustível com recurso à utilização de fogo;
 Dispensa dos trabalhadores dos setores público e privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário, nos termos do artigo 26.º do Decreto-Lei n.º 241/2007.

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Coimbra decidiu ainda:
 Solicitar à população que mantenha e reforce os comportamentos preventivos, nomeadamente para que se evitem comportamentos de risco que possam potenciar ignições (tais como queimadas ou queimas de sobrantes), os quais estão interditos até ao fim da Declaração da Situação de Alerta);

 Recomendar que sejam adotadas medidas de autoproteção face à ocorrência de incêndios rurais, seguindo sempre as instruções das autoridades/forças de socorro.

ANPC/ CDOS de Coimbra

Apreensão de biqueirão e bivalves na Gafanha da Nazaré

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 25 de Março, na Gafanha da Nazaré, apreendeu 250 quilos de biqueirão (engraulis encrasicolus) e 50 quilos de amêijoa macha (venerupis pullastra).
No âmbito de uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a descarga, transporte e comercialização de pescado fresco, a GNR fiscalizou uma embarcação, que havia ultrapassado o limite diário de captura de biqueirão que, para a dimensão desta embarcação, seria de 3 600 quilos. Numa outra fiscalização, os militares detetaram ainda o transporte de bivalves num veículo sem os documentos necessários que atestassem a origem da amêijoa.
A GNR alerta que a captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas.
O mestre da embarcação e o condutor da viatura foram identificados e elaborados os respetivos autos de notícia por contraordenação, puníveis com coimas que vão de 249,40 € a 24.939,89 € para a infração do biqueirão e de 500 € a 3 740 €, no caso dos bivalves.

Parlamento britânico aprova adiamento da saída, mas não chega a acordo sobre alternativas ao Brexit de Theresa May

O Parlamento britânico aprovou ontem à noite, com 441 votos a favor e 105 contra, a legislação interna necessária para alterar a data de saída do país da União Europeia (‘Brexit’), inicialmente agendada para 29 de março. Foram também votadas oito alternativas - os chamados "votos indicativos" - ao acordo de Theresa May, no entanto todas as propostas foram rejeitadas pelo Parlamento. As opções serão novamente debatidas e votadas na próxima segunda-feira.
Após mais de uma hora de debate, os deputados da Câmara dos Comuns pronunciaram-se por uma maioria de 336 votos a favor desta proposta do Governo que já se sabia antecipadamente contar com o apoio do executivo da primeira-ministra conservadora, Theresa May, e do principal partido da oposição, o Partido Trabalhista.
A legislação agora aprovada tem duas datas de saída: às 23:00 de 12 de abril, caso o acordo seja rejeitado; ou, na condição de um Acordo de Saída ser aprovado, até às 23:00 do dia 22 de maio.
Estas datas foram estipuladas nas conclusões do Conselho Europeu de 21 de março, na sequência de um pedido do Governo britânico para uma extensão do artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que define um período de dois anos para negociar a saída de um Estado-membro da UE.
Esta tarde, antes do debate, a primeira-ministra britânica anunciou que pretende sair de funçõesse o Acordo de Saída para o ‘Brexit' for aprovado.
A data de saída de funções, a que se seguirá uma eleição para a liderança daquela formação política, não foi especificada.
Reconhecendo as críticas internas no partido e "desejo por uma nova abordagem - e nova liderança - na segunda fase das negociações do 'Brexit'", prometeu afastar-se.
"Votos indicativos": Todas as alternativas ao acordo de May foram chumbadas
Os deputados britânicos debateram e votaram também hoje caminhos alternativos ao acordo de saída do Reino Unido da União Europeia negociado por Theresa May.
Para que alguma das propostas fosse considerada pelo Governo, era necessário que a maioria dos deputados votasse a favor. No entanto, isso não aconteceu em nenhum dos casos.
O jornal britânico The Guardian, na capa da edição de amanhã, resume assim o resultado das votações: "O Parlamento finalmente disse o que queria: Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não. Não":
As opções chumbadas serão novamente debatidas e votadas na próxima segunda-feira.
O líder da Câmara dos Comuns, John Bercow, recordou, após o anúncio dos resultados das “votações indicativas” das oito propostas, que os deputados concordaram com “um processo em duas fases”, com tempo adicional para debater e votar de novo as opções apresentadas para tentar alcançar um consenso.
Das oito propostas hoje submetidas a votação, aquela que obteve maior apoio foi a quarta, que previa a permanência do Reino Unido numa união aduaneira com a União Europeia (UE) após o ‘Brexit’, rejeitada por apenas oito votos (264-272).
Das restantes sete, a primeira opção, uma saída sem acordo a 12 de abril, foi rejeitada com 160 votos a favor e 400 contra.
A segunda emenda, intitulada “Mercado Comum 2.0”, que previa uma adesão à Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), obteve 188 votos a favor e 283 contra.
A terceira hipótese, que propunha adesão à EFTA sem união aduaneira, obteve apenas 65 votos a favor e 377 contra.
Na quinta emenda apresentada, que previa uma união aduaneira com a UE e ligação ao mercado único, 237 deputados votaram a favor e 307 contra.
A revogação do Artigo 50.º se não houver acordo antes do dia da saída, a sexta hipótese colocada, foi rejeitada com 184 votos a favor e 293 contra.
Quanto à realização de um novo referendo sobre qualquer acordo de saída, a sétima opção apresentada, a Câmara dos Comuns pronunciou-se com 268 votos a favor e 295 contra.
Na oitava e última opção levada a votação, que previa acordos comerciais sem acordo de saída, 139 deputados britânicos votaram a favor e 422 votaram contra.
Os deputados tencionam agora reduzir a lista das opções antes de nova votação na segunda-feira.
As diferentes opções foram propostas e depois selecionadas pelo líder da Câmara dos Comuns, John Bercow, para serem debatidas pelos deputados, que depois tiveram cerca de 30 minutos para preencher um boletim onde assinalaram as que apoiavam e as que não apoiavam.
O debate e a votação de hoje surgiram depois de a Câmara dos Comuns (câmara baixa) ter aprovado, na segunda-feira à noite, uma emenda parlamentar, liderada pelo conservador Oliver Letwin, que atribuiu ao parlamento o poder de conduzir e marcar a agenda do processo do ‘Brexit’, substituindo-se ao governo.
Lusa / Madremedia
Foto: EPA/MARK DUFFY

Convocatória para a Assembleia-Geral da Associação Empresarial de Mira

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


O que é pior, matar o corpo ou a alma?

Padre David Francisquini*
O mundo contemporâneo vem se tornando uma máquina para a perdição das almas, pois concorre diuturnamente para o rompimento de todas as barreiras de malícia e perversidade humanas, capazes de estragos bem maiores que as represas de Fundão e Brumadinho… Portanto, crime premeditado, tanto mais quanto seus agentes sabem que abaixo das barragens se encontram jovens e crianças desassistidos.
Nas páginas do Evangelho, Nosso Senhor alertou para o ódio que o mundo devotaria aos que seguem o bem, advertindo-nos para que isso não nos causasse estupefação. Com efeito, o mundo odeia os bons porque O odiou primeiro. Jesus Cristo ressalta o amor e o carinho que tem para com os inocentes ao mandar ir a Ele as criancinhas; e aos adultos pede que se tornem como crianças para entrar no reino dos Céus. Quem acolhe uma criança, acolhe Nosso Senhor.
Recentemente tomei conhecimento de vídeos de dois youtubers circulando pela internet, com 20 a 27 milhões de seguidores, visando à perversão das crianças e dos jovens por meio de jogos, fazendo apologia contra a religião, quanto a virtude, contra Deus ao negar a fé na sua existência, além de proclamar que religião alguma pode satisfazer quem quer que seja, Buda, como também o dragão, derrota Jesus Cristo e o cristianismo, chamam Deus de safado e Poseidon com a sua cauda arrasta Deus, além de zombarias, frenesi e agitação que arrancam a temperança das crianças.
A esse respeito são contundentes as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: “E toda planta que não foi plantada por meu Pai Celeste será arrancada pela raiz. Deixa-os; são cegos que conduzem cegos. Ora, se um cego conduz outro cego, ambos cairão no abismo… Mas o que sai da boca parte do coração, é isso que mancha o homem, porque é do coração que sai os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as fornicações, os furtos, os falsos testemunhos e as blasfêmias. Estas são as coisas que mancham o homem.”
A advertência das Sagradas Escrituras para situações e atos como este é clara: “Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos”.
Há pais que não se preocupam que os filhos assistam a isso, deixando as crianças à vontade para assimilar cenas que corrompem as suas mentes. Isto está na internet sem nenhuma censura por parte de quem comanda as redes sociais. A censura existe, sim, mas para os vídeos que procuram promover o bem moral da sociedade, como a defesa da família e da juventude.
 Aos vídeos desses youtubers podem ser aplicadas igualmente as palavras de Jeremias profeta: “Maldito o homem que confia em seu semelhante e se firma em um braço carnal e cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como a tamargueira no deserto, e não verá chegar a felicidade; habitará, porém na esterilidade do deserto em terra salobra e inabitável”.
Muitos pais pedem ajuda e conselhos para educar bem os filhos. Outros, preocupados com um futuro sombrio, sugerem escrever um livro ressaltando os pontos primordiais da educação da prole. Mas nada teria valor se os pais não se empenharem numa vigilância contínua do comportamento e hábitos de seus filhos.
Além disso, devemos seguir o conselho de São Pedro apóstolo ao exaltar a importância da oração e da vigilância, pedindo sempre a Deus para que sejamos sóbrios e nos cuidar, pois, o demônio é como o leão que está ao nosso redor procurando nos devorar. Resisti-lhes, pois, firmes na fé.
Os pais, por direito natural e pela autoridade que exercem sobre os filhos, devem ter o maior interesse na formação deles ao formar um lar cristão em que sejam refletidas e difundidas as virtudes cristãs; onde eles devem ser modelos de fidelidade e de elevação para iluminar a vida dos filhos; formar um lar em que os filhos passem a amar a Deus e a viverem a vida de Jesus Cristo no dia a dia. Nada mais prejudicial e nefasto do que confiar nos filhos que vivem livremente fazendo o que desejam.
De nada adianta construir um lar sobre a areia, pois sem convicção doutrinária e religiosa seguramente cedo ou tarde ruirá. São Paulo ensina os deveres dos filhos para com os pais e vice-versa ao sentenciar: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra teu pai e tua mãe, que tem promessa, a fim de que sejas feliz e tenhas larga vida sobre a Terra. E vós, pais, não provoqueis à ira dos vossos filhos, mas educai-os na disciplina e nas instruções do Senhor”.
Ainda mais adiante, o Apóstolo aconselha a fortalecer-nos no Senhor e no poder da sua virtude revestindo-nos da sua armadura para mais bem resistir às ciladas do demônio contra os principados e a potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra os espíritos malignos espalhados pelos ares.
Pede ainda para tomar a armadura de Deus e resistir no dia mau e ficar de pé depois de ter vencido tudo. A vigilância, o espírito sobrenatural, a frequência aos sacramentos, a oração, sobretudo o terço, a explicação da doutrina cristã com exemplos de vida prática, confrontando com o mundo de hoje, são meios eficazes para os pais poderem formar bem os seus filhos.
O diálogo entre pais e filhos alimenta a confiança mútua. A autoridade paterna é uma autoridade inalienável que representa a autoridade de Deus, que vela e governa o universo com Sabedoria, assim os pais devem se comportar em relação aos filhos.
Educar os filhos não é apenas dar o alimento, a vestimenta, o remédio e a vida de lazer. Educar os filhos é incutir neles o espírito de luta, mostrar-lhes que vivemos num vale de lágrimas, que é preciso combater com galhardia e nobreza aqueles que desejam implantar o reino de satanás num mundo sem Deus e sem fé.
É bom lembrar aqui, o que diz Mons. Ségur, em seu livro A escola sem Deus: “Quem é mais culpado, quem envenena o corpo ou mata a alma? Não é a alma que nos torna homens? A alma é cem vezes, mil vezes superior ao corpo. Portanto, se envenenar e matar o corpo é um crime tão cruel, o que diremos de quem mata a alma?
“A Terra está repleta de gente que dia e noite envenena as almas não com arsênio, mas com doutrinas abomináveis, que, penetrando pouco a pouco no espírito, fazem-no incrédulo, ímpio e rebelde, e, chegando até ao coração, lhe inspiram o gosto pelo mal, o ódio a Deus e o hábito do vício. Esses envenenadores púbicos são todos — que de um modo ou de outro — ensinam o erro quer na religião quer na política”.
Pior do que matar um corpo humano é destruir a fé das crianças e dos jovens.
ABIM
_________________
(*) Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).