sábado, 29 de outubro de 2022

Cacia é Solidária: Colheita de Sangue Dia 30 de Outubro das 9 horas às 13:00 horas no Salão da Junta de Freguesia de Cacia

O local fica na Av. Fernando Augusto de Oliveira 6A, junto ao Bano Montepio.

Para ser dador de sangue, terá de ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50kg e ter hábitos de vida saudáveis, será sempre efetuada em todas as dádivas uma triagem clínica, prévia, onde poderá esclarecer todas as dúvidas.

Há certas profissões e hobbies que integram atividades perigosas (avaliadas pelo profissional de saúde que avalia o dador) podendo ser necessário aguardar um período mínimo de 12 horas para reiniciar a atividade, pelo que esta brigada ao ser realizada ao Domingo tornasse mais adequada, tendo em conta que é dia de descanso.
Faça acompanhar sempre do seu Cartão de Cidadão ou do Cartão Nacional de Dador de Sangue para facilitar a inscrição.

Tendo em conta que o evento vai decorrer de manhã, aconselhamos que se deve tomar o pequeno-almoço normal, com exclusão de bebidas alcoólicas. 
Com o apoio do Litoral Centro – Diário Online http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ aproveite e faça uma subscrição gratuita.

BRASIL | Alta tensão no último debate presidencial no Brasil

Cada um dos candidatos teve praticamente rédea livre para tentar cativar parte do eleitorado oposto   -   Direitos de autor Mauro Pimentel/AFP 
Não se esperava propriamente um debate calmo e moderado. E não desiludiu, o último encontro entre os dois rivais antes do desfecho das presidenciais brasileiras, este domingo.
Cada um dos candidatos teve praticamente rédea livre para tentar cativar parte do eleitorado oposto. Com acusações mútuas de corrupção, a prometida subida do salário mínimo foi arma de arremesso.
"Você se comporta como o pai dos pobres, mas em 2020 para atender os pobres que foram obrigados a ficar em casa, nós demos um auxílio emergencial de 600 reais. O que é que fica para os jovens no Brasil? Você disputando uma eleição, com percentagens, segundo as pesquisas fajutas, altas? Que o crime compensa?", perguntou Jair Bolsonaro.
E a diversidade de argumentos e insultos só aumentou ao longo dos 90 minutos de debate.
"A única coisa que você fez foi negar a vacina no tempo certo e permitir que mais de 300 mil pessoas morressem sem necessidade nesse país. E um dia você pagará por isso. Recolhemos milhares de armas e tocámos fogo na praça pública, porque no meu governo a gente vão distribuir livros", afirmou Lula da Silva.
No final do encontro, que foi organizado pela TV Globo, o atual presidente deu uma entrevista à estação, como relata o jornal de Folha de São Paulo. E há uma afirmação que está a dar muito que falar: Bolsonaro declarou que "quem tiver mais votos, leva", a vitória entenda-se, ou seja, abrindo aparentemente a porta à aceitação do resultado, seja ele qual for.

Fonte: Euronews 

Investigadores desenvolvem tecnologia para detetar mosquitos transmissores de doenças


Os mosquitos são insetos que habitam em várias regiões do mundo, sendo mais de 3 mil as espécies já identificadas no mundo. Algumas destas espécies são vetores de transmissão de uma série de doenças como a malária, febre amarela ou dengue. Segundo a Organização Mundial de Saúde, só de malária morreram 627 mil pessoas em 2020.
É precisamente com vista a controlar a proliferação de mosquitos que o investigador Dinarte Vasconcelos se encontra a desenvolver uma solução tecnológica no âmbito da sua tese de Doutoramento. “A minha investigação quer produzir uma solução economicamente viável com um conjunto de sensores que seja capaz de detetar mosquitos e distingui-los de outros insetos”, conta o investigador. A investigação é orientada por Nuno Nunes e João Pedro Gomes, professores no Instituto Superior Técnico, e investigadores no Instituto de Tecnologias Interativas (ITI) e Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), respetivamente.

Numa fase inicial, a deteção era feita através de microfones que captavam o som do bater das asas dos mosquitos. “Como a frequência do batimento das asas varia entre espécies, é possível reconhecer o padrão da espécie detetada pelos microfones”, explica Dinarte Vasconcelos. Contudo, esta abordagem permitia apenas a deteção a uma curta distância, além de que o sistema não estava preparado para lidar com ruído envolvente. Com a inclusão de sensores óticos de radiação infravermelha, foi possível aumentar a distância de deteção do sistema e torná-lo imune ao ruído ambiente. No entanto, a existência de múltiplas espécies de insetos requer a utilização de inteligência artificial para alcançar melhores resultados. “Vamos precisar de uma base de dados para conseguir identificar quais das espécies detetadas são mosquitos”, acrescenta.

Em condições favoráveis, uma fêmea de mosquito é capaz de eclodir entre 100 e 200 ovos em 7 dias, motivo pelo qual é importante que o protótipo seja capaz de distinguir machos e fêmeas. “Os testes laboratoriais que fizemos foram em parceria com o Museu de História Natural do Funchal e indicam que mais de 90% dos mosquitos são corretamente identificados relativamente à espécie e ao sexo”, revela Dinarte Vasconcelos. Também foram realizados testes na Tailândia em parceria com a Universidade de Mahidol, onde estão presentes mosquitos transmissores da malária – Aedes e Anopheles. As experiências foram realizadas perto do Rajanagarindra Tropical Disease International Centre (RTIC). De forma a atrair os mosquitos, foram colocadas armadilhas de luz e de gelo seco. Estes testes serviram para calibrar os sensores, identificar problemas e melhorar a deteção em ambiente real.

Depois de finalizado, o protótipo será capaz de transmitir informação às autoridades de saúde através de radiofrequência para transmitir informação, uma vez que é energeticamente mais eficiente do que WiFi, permitindo assim um mapeamento em tempo real da presença de mosquitos. Nesse sentido, foi já assinado um protocolo de investigação entre o Instituto de Tecnologias Interativas, a University College London e a Direção Regional da Saúde da Madeira para desenvolver um sistema de monitorização no Funchal.

No futuro, os investigadores pretendem continuar o desenvolvimento da tecnologia para que esta consiga distinguir entre mosquitos e outros tipos de insetos. Além de servir o propósito original, a mesma tecnologia poderá ser utilizada para monitorizar outras espécies de insetos de especial interesse como as abelhas e outros polinizadores, cuja população tem vindo a decrescer ao longo dos últimos anos.

Daniel da Costa Ribeiro
Instituto de Tecnologias Interativas, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Liga MEO Surf – Vasco Ribeiro e Guilherme Ribeiro discutem título nacional no dia final do Bom Petisco Peniche Pro


- Vasco está na liderança virtual desta emocionante disputa;
- Ambos apenas dependem de si próprios para conquistar o título;
- Quartos-de-final definidos em condições de qualidade no Lagido;
- Charlotte van Berkum destaca-se na prova feminina.
- Chamada para o dia das decisões às 8h30 no Pico da Mota;

Quadro de resultados - Clique aqui

Fotografias do dia 2 (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas) - Clique aqui

Fotos: Guilherme Ribeiro, Vasco Ribeiro e Charlotte van Berkum (Jorge Matreno/ANSurfistas)

Peniche (29/10/2022) - A luta pelo título nacional masculino prossegue ao rubro, com grandes ondas e nível alto de surf na Praia do Lagido, no segundo dia do Bom Petisco Peniche Pro, a última etapa da Liga MEO Surf 2022. Uma jornada de emoções fortes, que reduziu o lote de candidatos ao título a somente dois nomes: Guilherme Ribeiro, que chegou a esta etapa com a licra amarela Go Chill de líder do ranking nacional, e Vasco Ribeiro, campeão nacional em título e que está a regressar à competição nesta prova.

Uma luta que vai ser decidida este domingo, no dia final do Bom Petisco Peniche Pro, estando prevista a mudança para o Pico da Mota. Com ambos a dependerem apenas de si próprios para serem campeões nacionais e cada um numa metade distinta do quadro de competição, mas com Vasco na liderança virtual do ranking, preveem-se emoções ao rubro para esta derradeira jornada da Liga MEO Surf 2022.

- Para ser campeão Guilherme Ribeiro precisa de um resultado melhor que o de Vasco Ribeiro;

- Para ser campeão Vasco Ribeiro precisa de um resultado melhor ou igual ao de Guilherme Ribeiro.

Este sábado, a ação iniciou-se pelas 8 horas e nem a chuva impediu que o espetáculo do melhor surf nacional se prolongasse em ondas de grande potencial na praia do Lagide. Tudo começou na ronda 2 masculina, onde alguns dos 11 candidatos iniciais ao título foram sendo eliminados, como foram os casos de Francisco Almeida, Joaquim Chaves ou Eduardo Fernandes. Com os outros candidatos a não desarmarem, nesta fase o grande destaque da manhã foi a prestação de Tomás Fernandes, com uma performance na casa da excelência, com 16,50 pontos, graças a uma onda de 8,50 e outra de 8 pontos, em duas esquerdas surfadas de forma explosiva.

A ação prosseguiu ao final da manhã com a ronda 3 masculina, com o crivo das contas do título a apertar ainda mais. Depois da grande performance matinal, Tomás Fernandes acabou por despedir-se da luta com uma derrota logo no heat inaugural. Pelo meio, Afonso Antunes também saiu das contas, mesmo conseguindo passar para os quartos-de-final, em virtude de Vasco Ribeiro, que por esta altura já tinha a liderança virtual do ranking, ter avançado mais uma ronda. A ronda terminou ainda com outra surpresa, após a eliminação do surfista local e vice-líder do ranking Guilherme Fonseca.

A derrota de Guilherme Fonseca acabou por deixar a luta pelo título nacional entregue apenas a Vasco Ribeiro e Guilherme Ribeiro. Ambos com prestações fortes e competentes nas duas vezes que entraram na água neste segundo dia de prova. Na ronda 2 Gui venceu a bateria 4 com 14,40 pontos, enquanto Vasco triunfo na bateria 6, com 13,15 pontos. Na fase seguinte, inverteram-se os papéis, com ambos a saírem novamente vencedores das respetivas baterias, mas com Vasco a chegar aos 14,50 pontos e Guilherme a ficar-se pelos 13,85 pontos. Algo que denota bem o equilíbrio entre os dois candidatos ao título nacional.

Na próxima fase, com o título em jogo e a poder ficar definido a qualquer momento, Guilherme Ribeiro vai ser o primeiro a entrar em ação, enfrentando Francisco Ordonhas no heat 2 dos quartos-de-final man-on-man. Logo de seguida, Vasco Ribeiro mede forças com Arran Strong. Em caso de triunfo, Guilherme enfrenta nas meias-finais o vencedor da bateria entre Afonso Antunes e o jovem local Matias Canhoto, um dos grandes destaques da prova até ao momento. Já Vasco Ribeiro, se chegar às meias-finais, tem encontro marcado com o vencedor do duelo entre José Champalimaud e o ex-campeão nacional Miguel Blanco.

Ao início da tarde disputou-se ainda a ronda 2 feminina, onde a surfista em maior destaque foi a algarvia Charlotte van Berkum, que venceu o primeiro heat da ronda com um score de 13,80. A juventude feminina também esteve em bom plano, com Constância Simões, Maria Salgado e Beatriz Carvalho em evidência a caminho da próxima fase.

A chamada para o dia final do Bom Petisco Peniche Pro está marcada para as 8h30 no Pico da Mota. Com três rondas masculinas e três rondas femininas ainda por realizar e com um total de 16 surfistas ainda em jogo – 8 do lado masculino e 8 do lado feminino -, a ação vai coroar o novo campeão nacional e também os vencedores da derradeira etapa da temporada na Liga MEO Surf 2022.

Agenda para domingo
08h30 – Call terceiro dia de competição
10h00 – Happy Hour Jerónimo Martins
17h00 – Go Chill Expression feminina e masculina
13h00 – Finais do Bom Petisco Peniche Pro
14h00 – Entrega de prémios do Bom Petisco Peniche Pro

A nível televisivo, o Bom Petisco Peniche Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Município de Peniche, e o apoio técnico do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.



Mais informações em www.ansurfistas.com.




VISEU | COMUNICADO: ADIAMENTO LATADA 2022

A Federação Académica de Viseu e o Conselho de Viriato após auscultarem as diversas entidades de segurança e proteção relativamente às condições meteorológicas adversas e à previsão que elas se venham a manter durante o dia de hoje, estando o distrito de Viseu sob aviso amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), relativamente à ocorrência de precipitação intensa, trovoada e vento forte, a organização vem comunicar o adiamento do Desfile da Latada, que se insere no programa do Acolhe Viseu 2022. 

A organização comunicará oportunamente uma nova data que reúna todas as condições de segurança para a sua realização.

Hoje é o Dia Mundial da Psoríase

A prevalência da psoríase é estimada em 4,4% no estudo epidemiológico realizado pelo Grupo Português de Psoríase da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), valor muito superior ao anteriormente reportado de cerca de 2%-
 Impacto na vida dos doentes é significativo, com 17% dos doentes a reportar que teve de recorrer pelo menos uma vez a consultas de urgência e 50% a apresentarem lesões de psoríase em localizações de elevado impacto; Metade dos doentes refere comorbilidades relevantes, com a depressão/ansiedade a ser reportada por 18% dos doentes.
A prevalência da psoríase em Portugal é, atualmente, de 4,4%, segundo o estudo epidemiológico realizado pelo Grupo Português de Psoríase da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), em parceria com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), e cujos principais resultados são divulgados no âmbito do Dia Mundial da Psoríase, que se assinala a 29 de outubro.
 Este estudo, representativo da população portuguesa, concluiu que a psoríase é uma doença subdiagnosticada em Portugal. 76% dos inquiridos tinham um diagnóstico prévio de psoríase realizado por um médico (na maior parte dos casos, um dermatologista), mas 24%, apesar de apresentarem critérios clínicos de psoríase, não estavam ainda diagnosticados por um médico.
A ausência de dados de prevalência atualizados e de caracterização da população psoriática em Portugal foi o que motivou este estudo. Só com uma caracterização adequada da população é possível desenvolver estratégias a nível nacional para uma melhor abordagem da doença e dos doentes psoriáticos”, refere o Prof. Doutor Tiago Torres, dermatologista, presidente do Grupo Português de Psoríase e coordenador do estudo.
 O estudo demonstrou que a psoríase tem elevado impacto nos doentes portugueses, tanto a nível físico como psicossocial. 1,5% dos doentes já tinha sido hospitalizado devido à psoríase e 17% teve de recorrer, pelo menos uma vez, a consultas de urgência. Mais de 50% dos doentes referiram apresentar lesões de psoríase em áreas de elevado impacto como o couro cabeludo, a face, os genitais, as unhas, ou palmo-plantar, e 42% dos doentes preenchiam os critérios selecionados para artrite psoriática.
Adicionalmente, este estudo demonstrou o elevado impacto na qualidade de vida dos doentes, com 16% a relatarem que a psoríase interferia nas suas atividades diárias, 12% que a doença “tem impacto na sexualidade” e, pelo menos 7%, que a psoríase interferiu “na escolha da carreira profissional”. Por essa razão, não foi de estranhar que uma das comorbilidades mais relevantes reportadas tenha sido a depressão/ansiedade (18%).
Por fim, mais de metade dos doentes inquiridos apresentavam comorbidades relevantes, com necessidade de acompanhamento médico regular, como comorbilidades cardiometabólicas, em particular, o excesso de peso/ obesidade (60%).
Outra das conclusões obtidas através deste estudo é a de que “a psoríase é subtratada em Portugal”. A evidência publicada refere que 20 a 30% da população com psoríase tem doença moderada a grave, o que requer terapêutica sistêmica, mas, de acordo com os dados agora obtidos, apenas 12% dos participantes no estudo estavam, no momento em que foram inquiridos, em terapêutica sistémica (3% em terapêutica biológica).
 Estratégias de sensibilização dirigidas à sociedade civil, a melhoria das estratégias de rastreio e a melhoria da abordagem terapêutica são necessárias para enfrentar os desafios atuais no que respeita ao reconhecimento atempado e melhor gestão clínica da psoríase em Portugal”, acrescenta o Prof. Doutor Tiago Torres.
 O estudo, cujo principal objetivo foi fornecer uma caracterização epidemiológica dos indivíduos com psoríase em Portugal, com foco na prevalência da psoríase, caracterização clínica, impacto na qualidade de vida, comorbidades e gestão clínica foi conduzido pelo Grupo Português de Psoríase da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV).

 O Grupo Português de Psoríase
O Grupo Português de Psoríase é um grupo de trabalho de membros da SPDV constituído para o estudo de problemas diferenciados e específicos da psoríase. Tem como principais objectivos: desenvolver estudos de ordem epidemiológica e clínica da psoríase na população portuguesa; incentivar estudos de investigação na fisiopatologia da doença; estabelecer protocolos terapêuticos no tratamento da psoríase; e coordenar ensaios clínicos multicêntricos.

Novo regime de entrada de estrangeiros visa promover imigração segura

 Vai passar a existir um visto de seis meses para um estrangeiro procurar trabalho no país.
O Governo pretende com o novo regime de entrada de estrangeiros em Portugal, que entra em vigor no domingo, proporcionar uma imigração segura e evitar redes ilegais, disse à Lusa a secretária de Estado da Igualdade e Migrações.
Portugal, ao consagrar um visto para procura de trabalho, está precisamente a facultar um meio acessível para que se possa viajar em segurança. Esta é uma preocupação e uma prioridade para o Governo: que quem venha para Portugal, para aqui estabelecer a sua vida, o possa fazer a partir de vias de imigração seguras", precisou Isabel Almeida Rodrigues.
O novo regime de entrada de imigrantes em Portugal entra em vigor no domingo, passando a existir um visto de seis meses para um estrangeiro procurar trabalho no país.
Este visto para procurar trabalho em Portugal é válido por 120 dias e poderá ser prorrogado por mais 60 dias, sendo concedido nos postos consulares portugueses, que comunicam de imediato ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Segundo a nova lei, para requerer um visto para procura de trabalho é necessário declaração de condições de estada em Portugal e comprovativos de apresentação de declaração de manifestação de interesse para inscrição no IEFP e da posse de meios de subsistência equivalente a três retribuições mínimas mensais.
Também os cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão ter um regime de facilitação de emissão de vistos em Portugal, no âmbito do acordo sobre a mobilidade entre Estados-membros da CPLP.
Segundo o decreto, os cidadãos da CPLP podem obter um visto para procura de trabalho ou visto de residência CPLP, ficando dispensados da apresentação de seguro de viagem válido, comprovativo de meios de subsistência, cópia do título de transporte de regresso e apresentação presencial para requerer visto.
A secretária de Estado destaca o mecanismo legal, considerando que "não há qualquer razão" para um estrangeiro que queira vir para Portugal procurar trabalho se sujeitar a redes ilegais.
"Estamos a falar de um visto que é obtido junto da nossa rede consular, em que a pessoa faz a instrução do pedido e depois vai aos serviços para dar continuidade ao processo. Eu não creio que um processo que é desenvolvido junto da rede consular, que impõe um contacto entre a pessoa que pretende vir para Portugal e a nossa rede consular possa ser mais favorável a uma rede de tráfico do que a inexistência deste mecanismo", sustentou.
A secretária de estado respondia a algumas associações de imigrantes em Portugal, que alertaram que este novo mecanismo poderá fomentar as redes ilegais.
Para a governante, "será muito mais fácil para as redes operarem num contexto em que este mecanismo não existe".
"Não creio que se possa dizer que a existência do visto é mais desfavorável do que a sua inexistência", disse ainda.
As alterações ao regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território nacional estabelecem "procedimentos que permitem atrair uma imigração regulada e integrada, para o desenvolvimento do país, mudar a forma como a administração pública se relaciona com os imigrantes e garantir condições de integração dos imigrantes".
O novo regime acaba com o regime de quotas para a imigração, facilita a obtenção de visto de residência aos estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal e permite atribuir um visto de residência ou estada temporária aos nómadas digitais.
Os últimos dados do SEF indicavam que a população estrangeira residente em Portugal ultrapassa 800.000 pessoas, sendo maior a brasileira, estimada em mais de 250 mil pessoas.

Fonte: Lusa

Cabazes de Natal para famílias carenciadas de Anadia

 

A CM de Anadia vai atribuir 150 cabazes de Natal a famílias em situação de maior vulnerabilidade económica e social do concelho, com o propósito de proporcionar-lhes uma consoada mais condigna. A deliberação foi tomada na reunião de executivo do passado dia 27 de outubro.

A seleção das famílias, a quem poderão ser atribuídos os cabazes, terá por base medidas de política social, de discriminação social positiva, que se encontram em vigor no concelho, promovidas pela Câmara Municipal e outras entidades parceiras da Rede Social de Anadia. Serão privilegiados os agregados familiares que estejam a ser acompanhadas pelas medidas: “Projeto Ser + em Anadia”, “Apoio na Medicação”, “Fundo Social”, “Apoio ao Arrendamento Urbano para fim habitacional”, “Apoio a estratos sociais desfavorecidos na construção, recuperação e ampliação das suas habitações”, “Serviço de Atendimento Local de Anadia”, “Rendimento Social de Inserção”, “Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Anadia”, “Resposta de Atendimento e Acompanhamento Social”, “Apoio a Famílias com Pessoas com Dificuldades Intelectual e Desenvolvimental” e “Apoio a Famílias acompanhados no âmbito da Unidade de Cuidados na Comunidade de Anadia” e ainda os indivíduos ou famílias sinalizadas pelas Juntas de Freguesia.

Os cabazes de Natal serão constituídos por géneros alimentares, pretendendo-se, assim proporcionar a estas famílias uma consoada mais digna e uma quadra natalícia mais feliz e alegre.

INSA promove congresso internacional

 Importância dos sistemas alimentares sustentáveis em debate.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) organiza, dia 17 de novembro de 2022, nas suas instalações em Lisboa, a primeira edição do International Congress on Food, Nutrition & Public Health (ICFNH). Sob o tema “Towards a sustainable future”, este congresso multidisciplinar terá como objetivo debater a importância dos sistemas alimentares sustentáveis, nas vertentes da alimentação, nutrição e saúde pública.

Ao longo dos últimos anos, a evidência científica tem demonstrado que existe uma forte relação entre a alimentação, o estilo de vida, e o desenvolvimento precoce de graves problemas de saúde pública, que levam a uma diminuição da qualidade de vida e à mortalidade prematura da população. No ICFNH 2022 serão debatidas questões como a produção e o consumo sustentável de alimentos, as estratégias nutricionais sustentáveis e o impacto da abordagem sustentável da alimentação e da nutrição na saúde pública.

De acordo com o INSA, este congresso contará com intervenções de prestigiados oradores nacionais e internacionais, para além da possibilidade de submissão de comunicações orais e em painel, e é dirigido a todos os interessados nestas temáticas, nomeadamente profissionais de saúde, laboratórios, comunidades académica e científica, e indústria. Estão abertas as inscrições, com preços que variam desde os 10 euros (para os interessados em participar de forma virtual) até aos 50 euros, para quem quiser estar presente fisicamente no evento. Há ainda descontos para estudantes, mediante apresentação de comprovativo.

O Departamento de Alimentação e Nutrição é um dos seis departamentos técnico-científicos do Instituto Ricardo Jorge, desenvolvendo a sua atividade nas áreas da segurança alimentar e nutrição. Tem como objetivos a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de ações de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria. Desde julho de 2015, é Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e Obesidade Infantil.

Para saber mais, consulte:

Prémio Francisco George 2022

Candidaturas ao Prémio de Saúde Pública a decorrer até 31 de outubro.

Estão abertas as candidaturas ao Prémio de Saúde Pública Francisco George, um prémio instituído pelo Ministério da Saúde com o objetivo de distinguir trabalhos e estudos de investigação, inéditos e inovadores, em temas de saúde pública de relevante interesse e impacto para a defesa da saúde pública.

A fase de apresentação das candidaturas vai decorrer até dia 31 de outubro.

O prémio a atribuir é de 5 mil euros e, sempre que o júri considere que se justifique, pode atribuir até duas menções honrosas.

Apenas são admitidos trabalhos e estudos de investigação inéditos, ou seja, todos aqueles que até à data da sua apreciação pelo júri não tenham sido previamente publicados ou premiados em concurso por outra entidade.

O mérito dos trabalhos e estudos de investigação será apreciado tendo em conta o carácter de originalidade, excelência, aplicabilidade ou utilidade futura, a possibilidade da sua replicação, e a sua relevância e impacto na defesa da saúde pública.

Para saber mais, consulte:

Secretaria-Geral do Ministério da Saúde > Prémio de Saúde Pública Francisco George

Promoção da Alimentação Saudável

DGS iniciou o processo de consulta pública do novo programa nacional.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) iniciou o processo de consulta pública do novo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (2022-2030).

O novo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável definiu como metas a redução até 2027 de 10% de teor de sal e 20% no teor de açúcar nos alimentos que mais contribuem para a ingestão de sal e açúcar na população portuguesa.

Neste documento apresentam-se as novas linhas de orientação estratégica deste programa de saúde prioritário, que foram desenvolvidas no contexto do novo Plano Nacional de Saúde 2021-2030 e que se enquadram num dos marcos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários.

Para que todos os cidadãos e entidades públicas ou privadas se possam pronunciar, o documento estará em consulta pública por um período de 21 dias úteis.

O envio de comentários e documentos, no âmbito da presente consulta pública, faz-se exclusivamente pelo portal ConsultaLEX (consultalex.gov.pt) e pressupõe a inscrição na plataforma dos cidadãos, empresas ou associações que queiram exercer o seu direito de participação.

Para saber mais:

Consulta pública através da Consultalex > https://www.consultalex.gov.pt

Natalidade | Mais 62 mil nascimentos

Portugal regista mais bebés nascidos entre janeiro e setembro de 2022.

Nos primeiros nove meses de 2022, foram estudados 62.001 recém-nascidos no âmbito do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através da Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do seu Departamento de Genética Humana. Comparando com igual período do ano passado, realizaram-se mais 3.037 “testes do pezinho” (58.964).

De acordo com os dados do PNRN relativos aos primeiros nove meses de 2022, observa-se que o maior número de bebés rastreados nasceram nos distritos de Lisboa e do Porto, com 18.440 e 11.386 testes efetuados, respetivamente, seguidos de Setúbal, com 4.754, e Braga, com 4.717. Por outro lado, Bragança (436), Portalegre (446), Guarda (469) e Castelo Branco (725) foram os distritos com menos recém-nascidos estudados.

PNRN realiza, desde 1979, testes de rastreio de algumas doenças graves, em todos os recém-nascidos, o chamado “teste do pezinho”. Este exame é efetuado através da recolha de umas gotículas de sangue no pé da criança e permite diagnosticar algumas doenças graves que clinicamente são muito difíceis de diagnosticar nas primeiras semanas de vida e que mais tarde podem provocar atraso mental, alterações neurológicas graves, alterações hepáticas ou até situações de coma.

O exame deve ser realizado entre o terceiro e o sexto dia de vida do recém-nascido, porque antes do terceiro dia os valores dos marcadores existentes do sangue do bebé podem não ter valor diagnóstico e após o sexto dia alguns marcadores perdem sensibilidade, havendo o risco de atrasar o início do tratamento. Todos os casos positivos são posteriormente encaminhados para a rede de Centros de Tratamento, sediados em instituições hospitalares de referência, contribuindo para a prevenção de doenças e ganhos em saúde.

Engenharia ao serviço da Saúde

 

Ministro da Saúde destaca que “a Saúde é hoje muito mais multiprofissional” e reconhece o papel dos engenheiros durante a pandemia.

A pandemia obrigou as unidades de saúde a uma rápida e complexa adaptação dos vários circuitos, num trabalho que agregou várias profissões e em que a engenharia foi indispensável. Esta ideia foi um dos pontos de partida para a conferência “From Bricks to Bits. A Engenharia ao serviço da Saúde”, que decorreu esta terça-feira, dia 18 de outubro, em Lisboa, e que contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Na Sessão da Abertura do encontro, o Ministro da Saúde afirmou que “a Saúde é hoje muito mais multiprofissional e isso é muito positivo”, reconhecendo o papel crucial que os engenheiros tiveram durante a pandemia e que evidenciou a importância desta profissão no setor.

Em termos futuros, o governante considera que a engenharia será cada vez mais determinante nos resultados em saúde, salientando três áreas específicas: o combate à infeção hospitalar, as tecnologias ao serviço da saúde e a transição energética e climática – lembrando, a propósito desta última, que o Serviço Nacional de Saúde tem mais de 100 milhões de euros de projetos aprovados no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Apesar da evolução, o Ministro defendeu, no entanto, que “temos de evitar a todo o custo o risco da desumanização”, dizendo que as tecnologias devem sempre ser colocadas ao serviço dos doentes.

A Conferência “From Bricks to Bits. A Engenharia ao serviço da Saúde”, organizada pela Ordem dos Engenheiros, decorreu no Auditório do Hospital da Luz de Lisboa.

O encontro pretendeu reunir um conjunto alargado de peritos e especialistas em temas que associam a saúde e a engenharia como: “Verdes e Inteligentes: construir edifícios hospitalares sustentáveis”, “Infraestruturas de sistemas de informação e comunicações à prova de futuro”, “Robótica e automação em medicina e na experiência do doente” e “Engenharia e ciência de dados: novas fronteiras na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças”.

O ano de 2022 foi declarado pela Ordem dos Engenheiros como o Ano dedicado ao tema “Engenharia e Saúde”, a par do tema “Engenharia e Transição Digital”.

HGO | Vacinação ao domicílio

 

Serviço de Pediatria do Garcia de Orta realiza vacinação ao domicílio

O Serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta (HGO) vai realizar, de outubro a fevereiro de 2023, uma ação de vacinação ao domicílio de crianças e recém-nascidos de pré-termo ou com patologia cardíaca, focada no Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Esta ação de vacinação, preconizada por profissionais do internamento de pediatria e da neonatologia, insere-se na estratégia do HGO de melhorar o acesso e promover os cuidados de saúde em proximidade à população.

De acordo com o HGO, a iniciativa vai realizar-se duas vezes por mês, nos municípios de Almada e Seixal, em colaboração com os dois municípios. A primeira ação está agendada para os próximos dias 21 de outubro em Almada e 28 de outubro no Seixal.

Para saber mais, consulte:

Hospital Garcia de Orta > Notícias

CHULC | Patologia da Mama

Consulta Multidisciplinar de Cirurgia da Mama celebra 30 anos.

A Consulta Multidisciplinar de Cirurgia da Mama do Hospital de São José, atual Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central (CHULC), comemora o seu 30.º aniversário. Pioneira e inovadora, esta consulta foi criada com o objetivo de abordar a patologia mamária de forma integrada e desenvolver as melhores práticas no tratamento e seguimento dos doentes, tendo dado origem, em 2008, à atual Unidade Funcional de Patologia Mamária do CHULC.

De acordo com o CHULC, ao longo dos últimos 30 anos, foram atendidas, tratadas e seguidas cerca de 26 mil pessoas nesta consulta. Só nos últimos dez anos, foram atendidos cerca de 17 mil utentes na Unidade Funcional de Patologia Mamária (mais de 20% dos quais com doença maligna), num total de mais de 106 mil consultas (primeiras e subsequentes), mantendo-se a abordagem multidisciplinar de acordo com as normas nacionais e internacionais. No mesmo período, foram realizadas aproximadamente 3.200 cirurgias.

Criada em 1992 sob a coordenação de António Araújo, cirurgião geral, esta consulta constituiu uma inovação em Portugal, ao integrar, de forma eficaz e eficiente, as várias especialidades – Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Oncologia, Anatomia Patológica, Imagiologia, Medicina Física e Reabilitação, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem com formação específica –, ao avançar com reconstruções mamárias imediatas e ao aplicar, na área da psicologia, um protocolo de intervenção precoce de cariz preventivo (cuidados psico-oncológicos).

“Estas consultas resultam de um esforço grande de pessoas que acreditaram e acreditam que devemos mudar a nossa maneira de estar em relação ao cancro da mama”, refere Carlos Vitorino, atual coordenador da Unidade de Patologia Mamária do CHULC, destacando que, quando existe este nível de organização, melhora a qualidade do serviço prestado. “Este esforço é compensatório nos resultados que temos”, afirma. 

Para assinalar o 30.º aniversário da consulta, e como forma reconhecimento e agradecimento aos profissionais envolvidos, a Viva Mulher Viva Associação promove uma cerimónia, na próxima segunda-feira, 24 de outubro, às 11h00, no Salão Nobre do Hospital de São José.

Formada em 2004 por um grupo de pacientes tratadas ao cancro da mama e por alguns profissionais, a Viva Mulher Viva Associação tem como objetivos dar voz às necessidades dos pacientes e famílias, melhorar a comunicação entre pacientes, familiares e profissionais, e apoiar as equipas de saúde no alcance de padrões mais elevados de prestação de cuidados de saúde.

Para saber mais, consulte:

CHULC > Notícias

Orçamento de Estado para a Saúde

Investimento na Saúde tem de representar resultados para as populações.

“O reforço financeiro da Saúde explanado no Orçamento do Estado permite olhar com confiança para 2023, mas obriga a rigor acrescido na utilização dos recursos que são de todos os portugueses”, disse Ricardo Mestre, esta sexta-feira, 21 de outubro, na Figueira de Foz.

O Secretário de Estado salientou que “o maior crescimento de sempre da dotação de recursos públicos para o Serviço Nacional de Saúde, mais de 1.177 milhões de euros face ao ano anterior”, tem de se refletir no quotidiano e na vida dos cidadãos, garantindo mais acesso, mais qualidade e mais eficiência.

“Temos de transformar estes recursos financeiros, que são de todos nós, em resultados em Saúde para a nossa população” e isso, nas palavras de Ricardo Mestre, significa “respostas práticas e soluções para os problemas que as pessoas sentem nas áreas da cirurgia, da saúde oral e da saúde mental”.

Na sua intervenção, no final da cerimónia do Prémio Healthcare Excellence promovido pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), o governante identificou ainda como prioritária a “criação de instrumentos de gestão mais ágeis e adequados às respostas que as administrações hospitalares necessitam para garantir mais e melhor acesso”.

Aluna tem “surto agressivo” na escola, agride colega e automutila-se

Agressora e vítima, ambas com 13 anos, têm ferimentos ligeiros. Incidente decorreu durante uma aula e foi a professora que conseguiu resolver a situação.
Uma aluna da Escola Secundária de Odivelas teve um “surto agressivo” na sala de aula e agrediu uma colega. A informação é avançada à Renascença por fonte do Comando Metropolitano de Lisboa.
A mesma fonte explica que, depois, a agressora tomou posse de um x-ato e automutilou-se.
O incidente teve lugar por volta das 13h00 com os alunos da turma presentes na sala.
A PSP esclarece que a professora conseguiu retirar os alunos da sala de aula, ganhar a confiança da adolescente e retirar-lhe o x-ato.
As duas jovens, ambas com 13 anos, foram transportadas para o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, com ferimentos ligeiros.
No local estiveram elementos dos Bombeiros de Odivelas e da PSP.

Cristina Nascimento / RR

Mira de novo distinguido com o Galardão Bandeira Verde ECOXXI


O Concelho de Mira recebeu na quinta feira, 27 de outubro, o galardão Bandeira Verde ECOXXI 2022, que reconhece o desempenho do Município na construção da sustentabilidade.
A Bandeira Verde ECOXXI 2022 é um estatuto que confere a Mira um reconhecimento e “manifesto de quem não desiste do futuro e que coloca a sustentabilidade no centro das suas estratégias para o desenvolvimento local”.
Para o vereador do ambiente, Bruno Alcaide, “o galardão Bandeira Verde Eco XXI traduz um compromisso, e por isso, só posso estar muito satisfeito por conseguirmos, pelo terceiro ano consecutivo, a atribuição deste galardão”, agradecendo “o empenho e dedicação dos colaboradores na obtenção deste resultado”.
Na cerimónia de entrega do galardão de 2022, que decorreu no Centro Cultural de Ermesinde, foram conhecidos os 53 Municípios portugueses que alcançaram as melhores classificações para a sustentabilidade local. Este ano participaram 59 Municípios portugueses (cerca de 20% dos existentes), uma das maiores participações das 16 edições deste Programa, onde Mira obteve uma avaliação de 67,7%, conseguindo um índice ECOXXI de “Bom”.
Nos 21 indicadores de sustentabilidade ECOXXI, este ano Mira obteve “muito bom” (ou superior a 80%) na “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, “Transparência, Digitalização e Conectividade” e na “Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável”, necessitando de um maior empenho e trabalho no desenvolvimento da “Saúde e Bem-Estar”, “Ordenamento do Território, Espaços Verdes, Planeamento e Requalificação Urbana”; “Gestão e Conservação das Florestas”, “Combate às Alterações Climáticas”, “Mobilidade Sustentável” e na “Qualidade do Ambiente Sonoro”.
O nosso compromisso é agir já, para termos um território mais sustentável amanhã. É Um Compromisso para quem viva, explore ou visite Mira se sinta integrado e que se reveja numa filosofia de boas práticas ambientais e sociais para a construção de um futuro mais VERDE!” finalizou o vereador Bruno Alcaide.

Atenção: Há mudanças no Aeroporto de Lisboa

Devido a alterações das quotas de mercado das companhias aéreas no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e com o objetivo de garantir uma utilização otimizada dos recursos aeroportuários, a ANA Aeroportos de Portugal informa sobre alterações relativas ao terminal de partida das seguintes companhias aéreas:
A partir do dia 30 de outubro (inclusive):
– A easyJet passará a operar no Terminal 1
– A Eurowings passará a operar no Terminal 2
A partir de dia 4 de novembro (inclusive):
– A Vueling passará a operar no Terminal 2
Para mais informações, contacte a companhia aérea ou consulte o website do aeroporto de Lisboa

Sandra M. Pinto / Viagens e Resorts


Portagens podem subir mais de 10% no próximo ano

Valor não sofre aumentos desde 2019.
Os preços das portagens nas autoestradas poderão aumentar 10,46% em 2023, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga para outubro, sem habitação, divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A fórmula que estabelece a forma como é calculado o aumento do preço das portagens em cada ano está prevista no decreto-lei n.º 294/97 e determina que a variação a praticar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga, sem habitação, no continente verificada no último mês para o qual haja dados disponíveis antes de 15 de novembro.
O dia 15 de novembro é a data-limite para os concessionários comunicarem ao Governo as suas propostas de preços para o ano seguinte, tendo depois o Estado 30 dias para se pronunciar.
Na estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC) hoje divulgada, o INE avança que a taxa de inflação homóloga, excluindo habitação, no continente terá sido de 10,46% em outubro. Os dados definitivos são conhecidos em 11 de novembro.
Valor das portagens já não aumentava desde 2019
Em 2022, a evolução do IPC ditou uma subida de 1,83% das portagens, sendo que em 2020 e 2021 os preços não foram alterados, após quatro anos consecutivos de subidas: em 2019 as portagens nas autoestradas aumentaram 0,98%, depois de aumentos de 1,42% em 2018, de 0,84% em 2017 e de 0,62% em 2016.
Quanto ao preço das portagens nas duas pontes do Tejo concessionadas à Lusoponte - a 25 de Abril e a Vasco da Gama - pode aumentar 9,3% a partir de janeiro de 2023, já que o contrato da concessionária prevê que a atualização das taxas esteja indexada à taxa de variação homóloga do IPC de setembro.

SIC Notícias
Imagem: AWAY Magazine

Jogador do Arsenal entre feridos de esfaqueamento em centro comercial

O jogador do Arsenal está emprestado ao Monza, clube da Serie A.
Um indivíduo atacou, com recurso a uma arma branca, várias pessoas num centro comercial em Milão. Pelo menos uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas, entre as quais Pablo Marí, jogador do Arsenal que está atualmente emprestado ao Monza, clube da Serie A.
De acordo com a Ansa, a vítima mortal é um funcionário do supermecado onde ocorreu o ataque. Sabe-se ainda que três dos feridos estão em estado grave.
Entretanto, o Arsenal emitiu um comunicado a informar que o jogador foi transportado para o hospital mas não está ferido com gravidade.
O autor do esfaqueamento foi detido e, segundo a imprensa italiana que cita a polícia, é italiano, tem 46 anos e sofre de distúrbios mentais. A hipótese de um ataque terroristas foi, entretanto, descartada.
A arma branca usada no ataque terá sido roubada no supermercado Carrefour do centro comercial. Facto que está também a ser investigado pela polícia italiana.
Quem é Pablo Marí?
jogador espanhol tem 29 anos e começou a sua carreira em Maiorca, antes de assinar pelo Gimnàstic Tarragona em 2013. Foi nesse clube que chamou a atenção do Manchester City, clube pelo qual assinou em 2016.
Mas começava aqui a saga de empréstimos de Mari. O City emprestou-o por um ano ao Girona, no ano seguinte ao NAC Breda (Países Baixos), e depois regressa a Espanha, desta vez para alinhar pelo Deportivo.
Em 2019, acaba-se a ligação ao clube inglês e ruma ao Brasil, passando a jogar no Flamengo. Mas ainda nesse ano é emprestado ao Arsenal.
Acaba por assinar pelo clube inglês na época 2020/2021 mas é novamente emprestado. Desta vez, o destino é Itália, mais concretamente à Udinese. E já esta época voltou a ser emprestado mas ao Monza.
Através da rede social Twitter, o clube partilhou uma mensagem para o jogador e a famílias: “Querido Pablo, estamos todos aqui (…) continua a lutar como sabes fazer, És um guerreiro e vais recuperar rápido”.

SIC Notícias

Padre suspeito de abusar de homem com incapacidades fica em liberdade

Juiz determinou a medida de coação de apresentações quinzenais às autoridades e proibição de contacto com a vítima.
O padre de Foz Côa, suspeito de abusar de homem com incapacidades, vai ficar a aguardar o desenrolar do processo em liberdade, decidiu esta sexta-feira o Tribunal de Matosinhos.
O sacerdote foi ouvido por um juiz, que determinou a medida de coação de apresentações quinzenais às autoridades, avança o Jornal de Notícias.
O padre fica também proibido de contactar a alegada vítima, um homem de 44 anos.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na quinta-feira, na zona de Foz Côa, um padre de 63 anos suspeito dos "crimes de tráfico de pessoas e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência".
Em comunicado, a Judiciária explica que o detido é tutor da vítima desde 2017, tendo-a "acolhido na sua residência, oferecendo-lhe trabalho, em troca de alojamento e alimentação, sem qualquer outro pagamento".
"Aproveitando-se das incapacidades psíquicas e da especial vulnerabilidade da vítima", o arguido terá depois exigido serviços sexuais, fechando a vítima em casa e impedindo-a de contactar com o exterior "quando recusava aceder aos seus propósitos".
O caso estava a ser investigado há cerca de um mês, na sequência de uma denúncia às autoridades.
Contactada pela Renascença, a Diocese de Lamego diz que a notícia da detenção do sacerdote caiu como "uma bomba", surpreendendo todos.
O padre Amadeu Castro, coordenador da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, garante que nunca tiveram conhecimento do caso, nem receberam qualquer denúncia, "nem nós, nem o senhor bispo”.

Ricardo Vieira / RR

INEM encaminhou 3.453 doentes com suspeitas de AVC para os hospitais no primeiro semestre

O INEM encaminhou 3.453 doentes com suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) para os hospitais no primeiro semestre, mas apenas 65% dos casos contactaram o 112 nas primeiras três horas após os sintomas, indicou hoje aquele instituto.

No Dia Mundial do AVC, o Instituto Nacional de Emergência Médica refere que os dados dos primeiros seis meses do ano revelam que, em apenas 65% dos casos, o contacto dos utentes para o 112 ocorreu nas primeiras três horas após início dos sintomas.
“Por esse motivo, no Dia Mundial do AVC, o INEM recorda que em caso de falta de força num braço, boca ao lado e dificuldade em falar, os utentes devem ligar de imediato o Número Europeu de Emergência — 112. Após a chamada ser transferida para o INEM, os utentes devem transmitir todas as informações solicitadas pelos profissionais do Centro de Orientação de Doentes urgentes (CODU) do INEM, para que seja possível realizar-se a triagem e o encaminhamento corretos de todas as situações suspeitas de AVC”, precisa aquela entidade.
O INEM dá conta que, no primeiro semestre no ano, encaminhou 3.453 doentes com suspeita de AVC para os hospitais mais adequados, através da Via Verde do AVC, sendo o distrito do Porto o que registou o maior número de casos, com 751 doentes encaminhados, seguido de Lisboa e Setúbal, com 691 e 280 casos, respetivamente.
Segundo o INEM, nos primeiros seis meses do ano foi o Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o hospital que mais casos suspeitos de AVC recebeu através da Via Verde do AVC, com 256 registos, seguido do Hospital de Braga e o Centro Hospitalar e Universitário São João, no Porto, com 219 e 208 casos, respetivamente.
O INEM salienta que há um maior número de registos, comparativamente a anos anteriores, devido à implementação da ferramenta iTEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System), que se encontra em funcionamento em todos os meios de emergência médica do INEM e em 71 entidades do Sistema Integrado de Emergência Médica (Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa).
O iTEAMS, que foi desenvolvido pelo INEM e consiste numa ferramenta de registo clínico e de suporte interativo entre o CODU e os meios de emergência que estão no terreno, permite aferir, de forma rápida, a gravidade dos doentes e, assim, agilizar o processo do socorro.
Segundo o INEM, esta ferramenta permite emitir alertas de gravidade de doença, aproximar a regulação médica dos CODU aos meios operacionais e otimizar a cadeia de transmissão de informação clínica, desde o evento até à entrega do doente no hospital.
O AVC é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro e continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de sequelas e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.
O INEM aconselha ainda que para prevenir o AVC devem ser adotados hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco e a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.

Madremedia/Lusa