quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Barcelos | “Open Day Indústria” no IPCA a 25 de novembro | 10h | Campus do IPCA

 O IPCA está a organizar o “Open Day Indústria”, um dia aberto às empresas para dar a conhecer os projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e laboratórios, e reforçar a colaboração com a indústria.

O evento decorre no dia 25 de novembro, às 10 horas, no Auditório Eng. António Tavares, no IPCA em Barcelos, seguindo-se uma visita aos laboratórios.

Neste evento, o IPCA fará uma menção de mérito às empresas que mais investiram em projetos de I&D, em co-promoção com as suas unidades de investigação, concluídos entre 2019 e setembro de 2022.

Serão ainda apresentados uma seleção de projetos de I&D do IPCA e do Politécnico de Leiria submetidos ao concurso de vouchers de serviços, de validação pré-comercial, e apoio ao desenvolvimento de protótipos, do projeto Knowledge Circle.

Os alunos, investigadores, docentes e empresas estão convidados a participar.


Ana Teixeira

ESCLARECIMENTO SOBRE O DEVER DE COMUNICAÇÃO DAS ALIENAÇÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS DE USO HABITACIONAL EM ZONAS DE PRESSÃO URBANÍSTICA

 A Câmara Municipal de Silves informa que, atendendo às implicações legais, no domínio do direito de preferência, da delimitação das zonas de pressão urbanística, não existe à presente data - e até serem delimitadas as eventuais zonas de pressão urbanística no território municipal - um dever de comunicação das alienações onerosas de imóveis de uso habitacional para que o Município possa exercer o direito legal de preferência.
No caso concreto do território municipal de Silves, não obstante o desenvolvimento dos estudos de suporte à revisão da Estratégia Local de Habitação indicar, desde já, uma significativa descoincidência entre os rendimentos das famílias e os preços praticados pelo mercado imobiliário, não foram (ainda) definidas quaisquer zonas de pressão urbanística, o que não exclui, no entanto, a possibilidade de virem a ser definidas no futuro e disponibilizadas no site institucional do Município de Silves.
De referir que uma “zona de pressão urbanística” é aquela em que se verifique dificuldade significativa de acesso à habitação, por haver escassez ou desadequação da oferta habitacional face às necessidades existentes ou por essa oferta ser a valores superiores aos suportáveis pela generalidade dos agregados familiares sem que estes entrem em sobrecarga de gastos habitacionais face aos seus rendimentos.
Informação mais detalhada poderá ser consultada no portal do Município de Silves, em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1838/zonas-de-pressao-urbanistica.aspx

RUA JOÃO DE DEUS, EM SILVES, SOFRE CORTE PARCIAL DE TRÂNSITO A 26 DE OUTUBRO

 O Município de Silves informa que a rua João de Deus, em Silves, estará parcialmente encerrada à circulação automóvel no próximo dia 26 de outubro, entre as 10h00 e as 17h00, na sequência de trabalhos relacionados com cargas e descargas particulares. O troço cortado localiza-se entre o edifício da Caixa Geral de Depósitos e a interseção da rua João de Deus com a rua do Correio.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.
 

Alunos envolvem-se em agressões com martelo em escola da Figueira da Foz

Três alunos foram identificados pela PSP. Um deles foi para o hospital.
A PSP da Figueira da Foz identificou, esta quinta-feira, três alunos de um estabelecimento de ensino da cidade, que se terão envolvido em agressões. Um dos alunos teve de ser encaminhado para o hospital local para receber tratamento médico.
Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, o Comando Distrital de Coimbra explicou que a PSP da Figueira da Foz foi chamada, ao início da tarde, para uma situação de "possíveis agressões entre alunos de um estabelecimento de ensino" da cidade da Figueira da Foz.
"Ao chegar ao local, já os factos haviam terminado, tratando-se de desentendimentos entre os envolvidos, dos quais resultaram a destruição de um telemóvel, com recurso a um martelo, vindo este a ser utilizado pela proprietária do telemóvel para agredir o indivíduo que havia causado os danos", descreveu.
De acordo com a PSP, a altercação envolveu três pessoas, embora já só tenham encontrado no local "o indivíduo que foi agredido com o martelo".
O aluno agredido com o martelo acabou por ser transportado para o Hospital Distrital da Figueira da Foz, "para receber tratamento hospitalar".
Todos os envolvidos estão identificados, mantendo-se a PSP atenta a eventuais desenvolvimentos, nomeadamente através do Programa Escola Segura”.

SIC Notícias/Lusa

Cientistas comprovam eficácia de técnicas óticas no diagnóstico precoce de cancro

Um estudo desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) demonstrou que métodos de espectroscopia vibracional, técnicas não invasivas e altamente sensíveis, são eficazes na deteção precoce de cancro, a segunda causa de morte a nível mundial.
O estudo, designado “VIBSonCANCER – Diagnóstico de Cancro a Nível Molecular por Espectroscopia Vibracional”, liderado por Luís Batista de Carvalho e Maria Paula Marques, da Unidade de I&D “Química-Física Molecular” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), focou-se, de uma forma geral, no desenvolvimento de métodos óticos de diagnóstico que podem usar radiação de laser ou de infravermelho (as chamadas espectroscopias de Raman e de infravermelho), com o objetivo de auxiliar os médicos na deteção precoce de cancro e avaliação de margens cirúrgicas, sublinha a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em comunicado.
A mesma fonte explica que as atuais técnicas de diagnóstico, as designadas técnicas histopatológicas, se baseiam em “alterações morfológicas, ou seja, na forma das células e no seu ambiente, o que permite ao patologista determinar se elas estão normais, displásicas (alteradas) ou neoplásicas (cancerígenas)”. As técnicas propostas no VIBSonCANCER, “além de não serem invasivas, permitem obter informação química para além da morfológica, sendo que as alterações a nível químico podem preceder as variações da forma celular. Esta informação adicional pode ser essencial para o médico poder efetuar um diagnóstico rigoroso e precoce da doença”, acrescenta.
“As nossas técnicas não substituem as atuais, nem o pretendem fazer. O que nós queremos é fornecer informação que não é possível obter por outros métodos. Com as técnicas espectroscópicas nós analisamos a composição química, ou seja, utilizamos na mesma um microscópio ótico, mas também outro tipo de equipamento que permite visualizar, mais do que a morfologia, a composição química. Ora, quando há alterações celulares, esta composição química varia primeiro do que a forma, por isso, facilita o diagnóstico precoce”, afirma Maria Paula Marques.
Enquanto atualmente só é possível avaliar a um nível morfológico, a técnica proposta pela equipa da FCTUC permite ver e analisar “alterações de composição química, por exemplo, de proteínas ou de lípidos. Trata-se de uma técnica que já entrou na clínica de alguns hospitais em países como os Países Baixos, a Inglaterra e o Canadá, em estudos piloto”, esclarece a docente da FCTUC.

“Conseguimos detetar diferenças de composição química entre o tecido maligno e não maligno”
Para avaliar a eficácia da espectroscopia vibracional, a equipa testou várias amostras de tecidos, as designadas amostras cirúrgicas que são retiradas a doentes com o seu consentimento, e também amostras de margens cirúrgicas, ou seja, tecido em torno dos tumores que já não será maligno. Os resultados foram “muito positivos, demonstrando o elevado potencial destes métodos”. “Conseguimos detetar diferenças de composição química entre o tecido maligno e não maligno. E dentro dessas diferenças, há alguns constituintes celulares e do tecido que variam mais, os chamados marcadores. Testámos vários tipos de tecido maligno e não maligno, como, por exemplo, de cancro de mama, de língua, de próstata e de colo do útero”, frisa a cientista.
Com os biomarcadores, a equipa vai poder apurar as técnicas, de modo a que sejam facilmente analisadas por qualquer clínico, mesmo que não seja espectroscopista, e poderem ser usadas no bloco operatório, por exemplo, para avaliar margens cirúrgicas intraoperativamente, ou quando se retiram biópsias fora do bloco, para distinguir se um tumor é maligno ou não. As margens cirúrgicas, explica Maria Paula Marques, representam um “grande problema para os cirurgiões. Quando retiram um tumor, os cirurgiões nunca podem ter a certeza absoluta da margem cirúrgica, sendo passível de erro. Atualmente, a percentagem de erro nessas margens tem valores ainda demasiado elevados”.

Cientistas estão já a desenvolver um protótipo
Em suma, conclui a cientista, este projeto pretende contribuir para o “desenvolvimento de técnicas de espectroscopia vibracional de vanguarda. A nossa abordagem aplica métodos mais sensíveis e não invasivos para detetar cancro precocemente de uma forma rápida, uma vez que a deteção precoce permite um maior sucesso da quimioterapia ou de outro tratamento, uma maior sobrevida e um melhor prognóstico de tipos de cancro que são muitas vezes difíceis de diagnosticar em fases muito iniciais, como é o caso do cancro do pulmão”
Tendo em vista a translação da tecnologia para a clínica, os cientistas estão já a desenvolver um protótipo, esperando que estes métodos de diagnóstico mais rigorosos e não invasivos tenham um impacto importante no sucesso da quimioterapia e contribuam para o desenvolvimento de tratamentos personalizados com melhores prognósticos.
Financiado pelo Programa Operacional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, com 240 mil euros, o projeto tem a colaboração dos polos de Coimbra (IPO Coimbra) e do Porto (IPO Porto) do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil.

Ana Batista de Carvalho e Maria Paula Marques


Cantanhede | Na Biblioteca Municipal: Projeto Traçar a Memória foi tema da sessão das Tardes Comunitárias

 

O projeto Traçar a Memória foi o tema de mais uma sessão das “Tardes Comunitárias: Dar Mais Vidas aos Anos”, que decorreu esta quarta-feira, 19 de outubro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.

A iniciativa contou com cerca de 30 participantes, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor os objetivos deste projeto municipal iniciado em 2006 e o seu desenvolvimento até à atualidade.

A intervenção esteve a cargo de Maria Teresa Paixão, bibliotecária municipal e um dos elementos do Município associado ao projeto.

No decurso da sessão foi exibida uma entrevista de vida realizada a Maria Dorinda dos Santos Silva, de Cantanhede, que deu o seu testemunho vivencial.

Maria Dorinda dos Santos Silva reside em Cantanhede, onde nasceu em 1932. No âmbito da entrevista realizada em março de 2022, partilhou muitos episódios da sua vida, desde a infância até aos dias de hoje, bem como factos relacionados com as vivências das gentes de Cantanhede no século XX.

No final da sessão das Tardes Comunitárias, houve ainda tempo para os participantes trocarem algumas impressões sobre vários assuntos.

Através do projeto Traçar a Memória do Concelho de Cantanhede já foram recolhidas mais de 5.600 fotografias, para além de vídeos e documentos diversos como, por exemplo, cartazes, textos, recortes de imprensa, plantas e mapas.

Marinha Grande | SEMINÁRIO DEBATEU ACESSO A SERVIÇO NA ÁREA SOCIAL

Decorreu na tarde de quarta-feira, 19 de outubro de 2022, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, o seminário "É Tempo de...", promovido pela ADESER II (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande), no âmbito do projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G Marinha Social.

O seminário pretendeu ser um momento de reflexão e partilha sobre o projeto e os desafios locais de cariz social. O evento, aberto ao público de forma gratuita, abordou temas como a literacia financeira, parentalidade positiva, jogo lúdico, literatura e empreendedorismo associativo.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa; da presidente ADESER II, Piedade Martins; e da coordenadora do CLDS 4G, Marina Domingues.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande destacou o facto desta associação se tratar de “um exemplo do que é a intervenção social a todos os níveis”, realçando a sua ação na área social. “É importante continuar a avançar. A sociedade e os tempos em que vivemos são complicados e vão precisar da ação de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) como estas, nomeadamente trabalhos como o CLDS, acrescentou Aurélio Ferreira. Por último, o presidente enalteceu o “trabalho dos operacionais que estão no terreno e que contribuem para assegurar respostas sociais”, numa missão que “nos cabe a todos”.
O diretor distrital da Segurança Social desejou que o concelho possa vir a ter mais IPSS, “com bons projetos e com acordos com a Segurança Social, porque isso reflete-se muito nas respostas que damos às pessoas que delas beneficiam, quer sejam idosos, crianças, pessoas com deficiência ou com atitudes problemáticas”. João Paulo Pedrosa admitiu que “é uma boa altura para fazer um balanço e para projetarmos os CLDS do futuro. É, portanto, muito importante que nós possamos vir a ter a continuidade de CLDS de nova geração”.

Segundo Piedade Martins, “é tempo de recomeçar encontros presenciais, refletir sobre os vários temas que nestes últimos anos se propuseram ser trabalhados”, garantir “uma intervenção incisiva e pró-ativa na comunidade, assim como é igualmente tempo de olhar para os desafios que estão à nossa frente”. De acordo com a presidente da associação, a ADESER II apoia “diretamente centenas de pessoas e trabalha na integração social de jovens, adultos, crianças e seniores”.

Ana Fonseca, antropóloga do projeto CLDS 4G, referiu que esta iniciativa teve um grande impacto a nível social, fazendo diagnósticos e tentando procurar soluções para responder aos problemas encontrados a nível social. “Este CLDS incidiu, sobretudo, em questões de apoio biopsicossocial, apoio psicológico, ajuda a pessoas na elaboração de currículos, na procura de emprego, candidaturas a estágios, bem como, entre outros, apoio à população sénior e atividades com crianças de ATL”. O projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos e termina no próximo mês de dezembro.

O seminário integrou cinco momentos, moderados por Marina Domingues. O primeiro incidiu sobre a literacia financeira e ficou a cargo de Isa Tudela (DECO). De seguida, houve uma conversa sobre parentalidade positiva, com Bárbara Ramos Dias, e um atelier de jogo lúdico, com José Carlos Rola. Isabel Antunes dirigiu uma conversação sobre as suas obras literárias. O último tema foi dedicado ao empreendedorismo associativo, com a intervenção de Clementina Henriques.

Arouca promove castanha, mel e cogumelos do concelho no Festival da Castanha 2022

 A 11.ª edição do Festival da Castanha decorre de 26 a 30 de outubro com os concursos do melhor mel e da melhor castanha, um seminário sobre a multifuncionalidade da floresta, magustos, um percurso pedestre, oficinas e visitas educativas, um concurso gastronómico e showcookings, uma saída micológica, workshops, música, danças tradicionais e venda de produtos regionais, agrícolas e artesanato.

Organizado pela Câmara Municipal de Arouca em conjunto com a Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, a AGA – Associação Geoparque Arouca e a Casa do Povo de Arouca, o evento pretende celebrar o castanheiro e a castanha, o mel e o cogumelo, promovendo a sua produção e incentivando o seu uso na gastronomia regional.

 

Programa 

 

26 de outubro (quarta-feira)

15h00

Concurso da Melhor Castanha de Arouca

Parceria: Associação Florestal de Entre Douro e Vouga

Terreiro de Santa Mafalda

 

16h00

Concurso do Melhor Mel de Arouca

Parceria: Associação Florestal de Entre Douro e Vouga

Terreiro de Santa Mafalda

 

27 de outubro (quinta-feira)

 

10h00 às 17h00

Sessões de “Leituras Outonais”

Parceria: Rede Concelhia de Bibliotecas de Arouca

Escolas e jardins-de-infância

 

10h30 e 14h00

Visita educativa “Da natureza para a mesa”

Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca e Agrupamento de Escolas de Arouca

Mercado Local – Arouca Agrícola

 

28 de outubro (sexta-feira)

 

10h00

Oficina “Cogumelos: como produzir em casa”

Parceria: Associação Florestal de Entre Douro e Vouga e Agrupamento de Escolas de Arouca

Público-alvo: comunidade escolar

 

10h30

Showcooking de outono com Chef Manuel Mendes

Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca e Agrupamento de Escolas de Arouca (Restaurante Pedagógico)

Terreiro de Santa Mafalda

 

10h30 e 14h00

Visita educativa “Da natureza para a mesa”

Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca e Agrupamento de Escolas de Arouca

Mercado Local – Arouca Agrícola

 

11h00

Abertura do espaço de venda de bolos e broa caseira

Parque Municipal

 

12h00

Abertura dos espaços gastronómicos

“Castanhas e cogumelos de Arouca em ementa”

Parque Municipal

 

14h00

Passeio micológico kids

Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca e Agrupamento de Escolas de Arouca (Oficina da Ciência)

Escola Secundária de Arouca

 

14h15

Seminário “A multifuncionalidade das nossas florestas”

Parceria: Associação Florestal de Entre Douro e Vouga

Terreiro de Santa Mafalda

 

14h30

Magusto intergeracional: convívio entre castanhas

Parque Municipal

 

17h00

VIII Concurso Gastronómico

Inscrição prévia obrigatória (até 21 de outubro)

+ info: www.cm-arouca.pt

Terreiro de Santa Mafalda

 

18h00

Divulgação dos vencedores dos concursos

Gastronómico

Melhor Mel de Arouca

Melhor Castanha de Arouca

Terreiro de Santa Mafalda

 

18h00

Abertura da Feira dos Produtos Regionais, Agrícolas e Artesanato

Av. 25 de Abril

 

20h30

Animação com concertinas

Ruas da vila

 

21h00

Desfile “Arouca na Moda”

Terreiro de Santa Mafalda

 

22h30

Concerto: Virgem Suta

Inserido no Sons no Património – MATER 17/AMP
Praça Brandão de Vasconcelos

 

24h00

Castanha Noite Dentro

Terreiro de Santa Mafalda

 

29 de outubro (sábado)

 

9h00

Percurso Pedestre: PR 3 - Caminhos do Sol Nascente

Caminhada: 13 km
Inscrição prévia obrigatória até 25 de outubro em https://forms.gle/jzotJD9dg1ccTs258

Partida: Igreja Matriz de Moldes

 

9h00

Saída micológica orientada por Augusto Pais

Inscrição prévia obrigatória até 28 de outubro em https://forms.gle/xxNPaQTLsEvRpVtX9 / 968 514 950 /  www.afedv.com.pt  

 

9h30

Trail “Aventurança do Cando”

Parceria: Confraria Trotamontes

Corrida de montanha: 18km

Regulamento e inscrições obrigatórias em https://stopandgo.net/event/?id=848

Partida e chegada: Aldeia do Cando

 

10h00

Apicultor por uma hora no Arouca Geopark

Parceria: ApisFreita e AGA – Associação Geoparque Arouca

Inscrição prévia obrigatória até 28 de outubro em https://forms.gle/QT46Lryxd3AoW1Ru8 / 256 940 254

Apiário da ApisFreita

 

11h00

Workshop de transformação e inovação de produto “fruta em calda” por Mariana Alves

Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca

Terreiro de Santa Mafalda

 

14h00

Laboratório de Cidadania Jovem – Sessão 3 - “Ambiente e Sustentabilidade”

Inscrição prévia obrigatória até 28 de outubro em https://forms.gle/Hg6TiRBcKE4SjJ8a6 
Área de recreio e lazer da Paradinha

 

14h00 às 15h30

Workshop de enxertia para principiantes

Inscrição prévia obrigatória até 28 de outubro em https://forms.gle/raFN75xuczTgNdD5A / 968 514 950 / www.afedv.com.pt

Terreiro de Santa Mafalda

14h30

Apicultor por uma hora no Arouca Geopark

Parceria: ApisFreita e AGA – Associação Geoparque Arouca

Inscrição prévia obrigatória até 28 de outubro em https://forms.gle/QT46Lryxd3AoW1Ru8 / 256 940 254

Apiário da ApisFreita

 

15h00

Oficina de danças tradicionais europeias com PédeXumbo

Parque Municipal

 

16h00

Bebeteca a partir do livro “O ladrão de folhas”

Sessão de leitura para bebés dos 6 aos 36 meses

Biblioteca Municipal

 

16h30

Identificação dos “Cogumelos de Arouca” apanhados na saída micológica

Terreiro de Santa Mafalda

 

17h00

Showcooking “Castanhas e cogumelos de Arouca”

Terreiro de Santa Mafalda

 

18h00-22h30

Noite das Criaturas das Trevas

Custo: 20€/participante

Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca

Inscrição prévia obrigatória até 27 de outubro em https://forms.gle/25egPwQwrBJ6uaj5A / 256 940 254

Passadiços do Paiva

 

18h30

Workshop Delta Cafés – Academia Barista Delta 

Terreiro de Santa Mafalda

 

21h00

Espetáculo de concertinas

Parque Municipal

 

22h00

Magusto tradicional

Av. 25 de Abril

 

22h30

Concerto: Luar na Lubre

Praça Brandão de Vasconcelos

 

24h00

Castanha Noite Dentro

Terreiro de Santa Mafalda

 

30 de outubro (domingo)

 

9h00

Passeio de BTT “Rota do Ouriço”

Parceria: BTT Arouca

Guiado e gratuito

Inscrição obrigatória em bttarouca.blogspot.com

Ponto de encontro: Terreiro de Santa Mafalda

 

10h30

Workshop “Abóboras do Arouca Agrícola: diversidade, benefícios e utilizações” pela nutricionista Ana Helena Pinto

Parceria: AGA – Associação Geoparque Arouca

Terreiro de Santa Mafalda

 

14h30

Oficina de danças tradicionais do mundo com PédeXumbo

Parque Municipal

 

16h00

Biodanza com Inês Caeiro

Parque Municipal

 

16h30

Baile do ouriço com Trio Extra Som

Terreiro de Santa Mafalda

 

17h00

Magusto tradicional

Praça Brandão de Vasconcelos


Organização

Câmara Municipal de Arouca

Associação Geoparque Arouca

Associação Florestal de Entre Douro e Vouga

Casa do Povo de Arouca

 

Apoios

Academia Sénior de Arouca

Agrupamento de Escolas de Arouca

Associação Social e Cultural de Espiunca

BTT Arouca

Confraria Trotamontes

Rede de Bibliotecas Escolares

 

Patrocínio

Delta Cafés


Horários

Espaço de venda de bolos e broa caseira
Sexta-feira:11h00 às 23h00
Sábado: 11h00 às 23h00
Domingo: 11h00 às 18h00

 

Feira dos Produtos Regionais, Agrícolas e Artesanato
Sexta-feira:18h00 às 00h00
Sábado: 10h00 às 00h00
Domingo: 10h00 às 18h00

 

Pátio dos Petiscos (Parque Municipal)
Sexta-feira: 12h00 às 04h00
Sábado: 12h00 às 04h00
Domingo: 12h00 às 18h00

 

Programa sujeito a alterações