segunda-feira, 9 de março de 2020

MÁRIO DANIEL TRAZ "MINUTOS MÁGICOS" A TORRES VEDRAS

O espetáculo Minutos Mágicos, de Mário Daniel, passa, no próximo dia 14 de março, a partir das 21h30, pelo palco do Teatro-Cine de Torres Vedras.
Minutos Mágicos marca o regresso deste consagrado mágico – o que obteve maior share de audiências na última década na televisão portuguesa - aos palcos nacionais, num novo e interativo espetáculo criado para a intensa participação do público.
Minutos Mágicos é um espetáculo para toda a família que desafia o espetador e os seus sentidos, que faz até os mais céticos acreditarem no impossível. Nele, Mário Daniel mantém o seu característico sentido de humor e descontração, levando toda a plateia por uma viagem sem clichés ao mundo da magia.
O preço dos bilhetes para se assistir a Minutos Mágicos – O Espetáculo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 15€ (plateia) e 12,5€ (balcão).

“Não consegue acreditar nos seus próprios olhos quando vê Mário Daniel na televisão a fazer as suas incríveis e inexplicáveis ilusões? Acha impossível? Truque de câmara? Então prepare-se para se arrepiar quando o vir ao vivo, num palco próximo de si, mesmo diante dos seus olhos, a quebrar todas as regras da lógica”.

Ficha Técnica
Produção: Mário Daniel Produções
Ideia original de: Mário Daniel e Cláudia Pedrosa
Criação de: Mário Daniel, Cláudia Pedrosa e Leandro Morgado
Interpretação: Mário Daniel
Textos: Mário Daniel, Leandro Morgado e Ana Pereira
Designer de Cenografia: Tiago Pires
Designer de Luz: Diogo Barbedo       
Direção de Cena: Cláudia Pedrosa
Operação de Som, Luz e Vídeo: Paulo Lourenço
Assistentes de Palco: João Braga, Paulo Monteiro, José Oliveira
Operador de Câmara: João Lourenço

FILME PROMOCIONAL DE TORRES VEDRAS DISTINGUIDO EM BERLIM


O filme promocional de Torres Vedras Living it Together foi distinguido na 20.ª edição do The Golden City Gate. O festival de cinema de turismo, inserido no ITB Berlim, atribuiu à curta-metragem o terceiro lugar na categoria Cidade.

Marco Calábria, Bruno Nishino, Leandro Miranda e Alcides da Costa Júnior são os autores deste filme produzido no âmbito do ART&FACTORY, um concurso inserido ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo que decorreu em Torres Vedras, entre 22 e 25 de outubro. Este concurso desafiou quatro equipas de produção audiovisual a produzir filmes em Torres Vedras, durante a semana que antecedeu o início do evento, tendo o vencedor sido o filme Living it Together.

Apesar da feira internacional de turismo ITB Berlim ter sido cancelada, devido ao risco de contágio do Covid-19, os vencedores do festival de cinema de turismo foram anunciados online.

Intervenção no ginásio de Mira de Aire pode avançar


A Câmara Municipal de Porto de Mós e a Secretaria de Estado da Educação, nas pessoas do Presidente, Jorge Vala e da Secretária de Estado, Susana Amador, assinaram no dia dia 9 de março, um Acordo de Cooperação Técnica que objetiva a autorização, por parte do Ministério da Educação, para a Câmara Municipal de Porto de Mós intervir na Escola Secundária de Mira de Aire, no âmbito do projeto vencedor do Orçamento Participativo 2019 “Ginásio da Escola Secundária de Mira de Aire”.

A intervenção no local prende-se com a “construção da envolvente exterior a um ginásio (…) desde as paredes de alvenaria até à cobertura, de modo a ter o ginásio fechado”, de acordo com a descrição do projeto.

O objetivo da direção da escola é, a médio prazo, criar um espaço com condições condignas para a prática desportiva.

Sendo este um espaço da tutela do Ministério da Educação, a Câmara Municipal de Porto de Mós viu concretizada a possibilidade de apoiar este projeto através do Orçamento Participativo de 2019, uma vez que esta foi a proposta mais votada pela população, entre as várias que estiveram a votação.

Patrícia Alves

Intervenção no Rio Cértima ultrapassou expetativas


Ministro do Ambiente e da Ação Climática visitou intervenção em 9,3 quilómetros de caudal fluvial, que abrange os concelhos de Águeda e Oliveira do Bairro 

O Rio Cértima, nos concelhos de Águeda e Oliveira do Bairro, foi objeto de um projeto de reabilitação e valorização ecológica iniciada em outubro do ano passado e já concluída tendo sido visitado, hoje, pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática. 

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientou a importância desta obra e do empenho de todos os envolvidos para que a intervenção fosse um sucesso. “Este foi o momento de expressar o nosso reconhecimento a quem nos ajudou a encontrar estas soluções, desde logo o Sr. ministro do Ambiente, que foi preponderante e abriu todas as portas, mas também a APA (Agência Portuguesa do Ambiente), que tratou do financiamento, e a ARH (Administração da Região Hidrográfica), que estiveram sempre presentes e sempre adoptaram uma postura de colaboração”, disse o Edil aguedense, frisando ainda a parceria com a Câmara de Oliveira do Bairro. 

O trabalho realizado pelos “nossos técnicos, que foram absolutamente fantásticos”, e pelo empreiteiro, com experiência neste tipo de intervenções, fez com que o resultado excedesse “todas as expetativas”, afirmou Jorge Almeida, convidando a população a usufruir daquele espaço, agora totalmente renovado. 

Defendendo que, agora, o desafio é manter o Rio Cértima como está, o Presidente da Câmara de Águeda apela a que cidadãos e entidades estejam atentos para que a poluição deste caudal fluvial não se volte a verificar. 

Na cerimónia de apresentação da reabilitação do Rio Cértima, Jorge Almeida lançou o repto para que se dê também atenção à Pateira, uma área ecológica que “é um desafio constante para a Câmara de Águeda”, sendo “a única entidade que desde há alguns anos tem vindo a trabalhar na Pateira. A Câmara de Águeda vai mitigando, mas sozinha não resolve”, declarou. Segundo o Edil, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática “foi sensibilizado e abriu todas as possibilidades para contarmos com o apoio de todas as estruturas do Ministério do Ambiente para podermos fazer um trabalho mais eficaz”. 

Também o Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, apelou a uma intervenção num efluente do Rio Cértima, o Levira, para que venha a ser alvo de obras “rapidamente”. 

Nas suas declarações, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, frisou que o segredo do sucesso desta intervenção resulta de um triângulo de aspetos: “a existência e disponibilidade do Fundo Ambiental; o olhar que as autarquias têm para estes problemas; e o Ministério do Ambiente”, como agente e intermediário para financiar as obras solicitadas e assumidas pelas autarquias, um modelo que considera “mais rápido e eficaz”. 

Intervenção no rio Cértima 
O projeto de reabilitação e valorização ecológica do Rio Cértima, nos concelhos de Águeda e Oliveira do Bairro, foi apoiado pelo Fundo Ambiental e desenvolveu-se ao longo dos últimos meses, depois de, em julho, centenas de peixes terem surgido mortos ao longo do rio, uma catástrofe ambiental que mobilizou a população e deu origem a este processo de reabilitação. 

Em agosto/setembro, iniciaram-se os trabalhos de campo para monitorização, levantamento das diferentes necessidades ao longo do leito do rio, tendo sido elaborado o caderno de encargos e iniciado o diálogo com as diversas entidades locais, regionais e do Governo. O protocolo de colaboração técnico-financeiro que viabiliza o investimento e o apoio técnico para a intervenção foi firmado, em outubro, entre os dois municípios e a APA, seguindo-se o necessário concurso público, após o que arrancaram os trabalhos. 

A intervenção para reablitar aquele corredor fluvial, em mais de 60.000 metros quadrados e 9,3 quilómetros de extensão, incluiu ações de corte e limpeza de vegetação nas margens e no leito, a estabilização de taludes vulneráveis à erosão fluvial, a remoção de infestantes (controlo de espécies em mais de 100.000 metros quadrados), a plantação de espécies autóctones (mais de 8.000 exemplares arbóreos e arbustivos para estruturar e enriquecer a biodiversidade dos habitats presentes), o reperfilamento pontual do leito e taludes marginais (colocação de mais de 3.000 estacas de salgueiro) e a remoção de resíduos. 

Durante o período de intervenção, houve um acompanhamento permanente dos técnicos das Câmaras de Águeda e Oliveira do Bairro, da APA e consultores, para além de terem sido realizadas várias ações de sensiblização – que serão para continuar – e elaborado diverso material de sensibilização e educação ambiental. 

As soluções propostas pretenderam melhorar a continuidade longitudinal e transversal do corredor ecológico, baseando-se em critérios de salvaguarda, promoção e valorização da biodiversidade com recurso a soluções técnicas e de engenharia natural e plantação de vegetação autóctone, estabelecendo um continuum naturale.

MUNICÍPIO DA COVILHÃ CELEBRA DIA MUNDIAL DA FLORESTA


No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta, a Câmara Municipal da Covilhã organiza um conjunto de ações de sensibilização que consistem na plantação de árvores em várias freguesias do Concelho e zonas verdes da Cidade. A iniciativa está integrada no projeto Ano da Fitossanidade / Floresta Saudável – Vida Melhor e conta com a participação do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, da Proteção Civil, das Escolas do Concelho, das Organizações de Produtores Florestais, dos Conselhos Diretivos dos Baldios e do Geopark Estrela. 

O Programa oficial é o seguinte: 
16 de março 
9h30 - Ação de Plantação nos Baldios da Erada 
17de março 
9h30 – Ação de Plantação nos Baldios de Unhais de Serra 
18 de março 
9h30 - Ação de Plantação nos Baldios do Sarzedo 
19 de março 
9h30 – Ação de Plantação nos Baldios do Tortosendo 
20 de março 
9h30 – Ação de Plantação no Jardim Botânico de Montanha – Covilhã (Parque Alexandre Aibéo) 
21 de março 
09h30 – Ação de Plantação na Mata Nacional da Covilhã 
16 a 21 de março 

Exposição de Trabalhos Escolares “Ano da Fitossanidade / Floresta Saudável – Vida Melhor”

PROCEDIMENTOS DE GESTÃO URBANÍSTICA SERÃO SUSPENSOS COM O INÍCIO DA DISCUSSÃO PÚBLICA DO PDM DE SILVES


Com a aprovação da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Silves, pelas várias entidades e serviços da Administração Central do Estado, em sede da segunda reunião plenária da Comissão Consultiva, realizada no passado dia 16 de janeiro de 2020, encontram-se reunidas as condições para a realização do período de discussão pública do novo PDM de Silves, que deve anteceder a sua posterior aprovação pela Assembleia Municipal de Silves, sob proposta da Câmara Municipal de Silves.

Contudo, com a abertura do período de discussão pública, os procedimentos de informação prévia, de licenciamento e de comunicação prévia, que incidam nas áreas territoriais a abranger por novas regras urbanísticas, ficam suspensos até à data da entrada em vigor do novo PDM de Silves.

Excecionam-se desta regra, os procedimentos urbanísticos que decorram ao abrigo de normas provisórias; que tenham por objeto obras de reconstrução ou de alteração em edificações existentes que não originem ou agravem a desconformidade com normas em vigor; que estejam sob a área de abrangência de um plano de urbanização ou de pormenor ou de alvará de loteamento que se mantenha válido; ou que incidam sobre compromissos urbanísticos válidos.

Informam-se, assim, todos os interessados que, aquando do início do período de discussão pública do novo PDM de Silves, a anunciar brevemente, suspender-se-ão os procedimentos de gestão urbanística nos termos acima enunciados.



Reguengos de Monsaraz recebe a partida da primeira etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta


A 38ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta vai ser apresentada no dia 12 de março, pelas 16h, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Esta edição da “Alentejana” vai percorrer as estradas do Alentejo entre 18 e 22 de março e terá 817,2 quilómetros de extensão.

O início da primeira etapa vai acontecer no dia 18 de março em Reguengos de Monsaraz. Os ciclistas vão partir às 10h45 da Avenida António José de Almeida, junto ao Parque da Cidade, e percorrer a Rua de Mourão até à saída da cidade pela Estrada Nacional 256.

A etapa inaugural da “Alentejana” vai ligar Reguengos de Monsaraz a Beja numa extensão de 193,7 quilómetros, terá metas volantes em Mourão, Moura e Mértola e um prémio de montanha de quarta categoria a cerca de 50 quilómetros da meta.

A segunda etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta será entre Almodôvar e Sines e terá um percurso de 195,5 quilómetros, a terceira tirada vai de Alcácer do Sal a Mora com os ciclistas a pedalarem 171,7 quilómetros e a quarta etapa será entre Monforte e Castelo de Vide numa extensão de 85 quilómetros.

Na quinta etapa realiza-se um contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros em Castelo de Vide e a etapa final vai ligar Portalegre a Évora num percurso de 162,9 quilómetros.

Suspensão da empreitada de Requalificação da Rua das Parreiras e da Rua Conselheiro Carvalho



A Câmara Municipal de Cantanhede mandou hoje suspender, pelo período de 15 dias, a empreitada de Requalificação da Rua das Parreiras e da Rua Conselheiro Carvalho, na cidade sede do Município.

A decisão é motivada pelo facto de alguns dos trabalhadores envolvidos nos trabalhos serem oriundos do concelho de Felgueiras, onde nos últimos dias foram identificados casos de infeção de Coronavírus (COVID-19).
Confrontado com tal circunstância, o executivo camarário solicitou de imediato ao responsável da empresa adjudicatária da obra informação relevante sobre eventuais contactos desses trabalhadores com pessoas do concelho de Felgueiras que se encontram em quarentena.
Considerando que a informação recebida é de molde a que se admitia a possibilidade de contactos de risco por parte de alguns trabalhadores da empresa em causa, a Câmara Municipal de Cantanhede optou por suspender a referida empreitada de Requalificação da Rua das Parreiras e da Rua Conselheiro Carvalho como medida preventiva cautelar para conter o processo epidémico Coronavírus (COVID-19), medida essa que será reavaliada dentro de duas semanas.
Por outro lado, uma vez que a mesma empresa tem a seu cargo a remodelação do sistema de abastecimento de água a Cantanhede, também o Conselho de Administração da INOVA-EM mandou suspender os trabalhos dessa empreitada.
Ainda no âmbito das medidas preventivas para impedir os riscos de contaminação por Coronavírus (COVID-19), a Câmara de Cantanhede decidiu ainda adiar o início das segundas sessões do Projeto VirtuaLL que estavam agendadas para o dia 10 de março, na Escola Conde Ferreira, em Cantanhede. Inserido no programa de desenvolvimento de boas práticas do envelhecimento ativo, o projeto assenta na realização de encontros regulares de pessoas idosas oriundas das 14 freguesias do concelho, no âmbito dos quais executam atividades orientadas para a estimulação cognitiva e a promoção da qualidade de vida.
Estas medidas foram adotadas pela Câmara Municipal de Cantanhede em articulação com as autoridades de Saúde e em consonância com o Plano de Contingência no Âmbito da Infeção por Sars – Cov-2 (Covid-19) aprovado pela autarquia em 3 de março último, nos termos do Despacho n.º 2836-A/2020 - Diário da República n.º 43/2020 emitido pelas ministras da Saúde, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde.
Elaborado sob coordenação da vereadora com o pelouro da Saúde, Célia Simões, e com o apoio do médico da Medicina no Trabalho, João Viegas, o documento está estruturado em 18 pontos, estabelecendo os “procedimentos que, dentro dum determinado enquadramento, visam dar uma resposta eficaz perante a ameaça de gripe provocada pelo COVID 19, de forma a assegurar a continuidade dos serviços essenciais à comunidade”.


NELSON HELENO E JOÃO CAVADAS DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE PARTICIPARAM NA CORRIDA DAS 4 ESTAÇÕES


Realizou-se no passado dia 8 de março, a prova de “Inverno” integrada na Corrida das 4 Estações, iniciativa organizada pela Corrida 4 Estações Portugal, proporcionando uma prova de 10 km, para os mais aventureiros e de 5 km em formato corrida ou caminhada para os que quiseram desfrutar com mais calma do percurso. 

Esta foi a primeira corrida de 2020, do total de 4 edições que serão realizadas ao longo do ano, em 4 locais diferentes, perfazendo um total de 42,195 km, tendo o seu inicio no Business Center Leonardo Da Vinci, no Parque Tecnológico de Coimbra. 

Participaram nesta corrida e completaram a sua prova os atletas Nelson Heleno e João carlos Cavadas, da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo Nelson Heleno, alcançado a 12º posição na classificação geral individual e o 5º lugar no escalão de seniores e João Cavadas, alcançado o 159° da geral individual e o 22° lugar no escalão M50.

Évora | 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, Luta por uma Sociedade Mais Justa

Resultado de imagem para Evora


8 de Março é dia maior de luta pelos direitos da mulher, contra a exploração e pela valorização do trabalho, por avanços para sociedades mais justas. Juntos, mulheres e homens, comemoramos os avanços conseguidos, denunciamos os retrocessos, continuamos a luta.

A 8 de Março de 1857, operárias têxteis americanas fizeram greve com ocupação da fábrica para exigir 10 horas de trabalho diárias (trabalhavam 16h), salário igual ao dos homens para trabalho igual (recebiam cerca de 1/3), respeito no trabalho. A repressão foi brutal: a fábrica cercada, encerrada e incendiada com as mulheres lá dentro; cerca de 130 trabalhadoras foram, assim, assassinadas. 

Aquelas mulheres operárias mostraram coragem e determinação, numa sociedade hostil e injusta, para lutar por melhores condições de vida. Mostraram que não há benesses; mostraram que direitos, que melhores condições de vida se conquistam pela organização colectiva e pela luta.

Em homenagem àquelas mulheres operárias e ao seu exemplo, em 1910, uma Conferência InternacionDesde então, muito foi conquistado mas também perdido. Ainda hoje reivindicações importantes das trabalhadoras, e trabalhadores, clamam por trabalho seguro e com direitos, por salários dignos, por salário igual para trabalho igual, pelo respeito no trabalho contra várias formas de discriminação e violência.al de Mulheres cria o Dia Internacional da Mulher a 8 de Março.

Neste 8 de Março, homenageamos as mulheres que romperam grilhetas e lutaram por vidas melhores, denunciamos todas as formas de violência contra as mulheres, afirmamos que a luta continua contra o desemprego, por melhores condições de trabalho e de vida, por uma sociedade mais justa.

O Município de Évora saúda as suas trabalhadoras, saúda todas as trabalhadoras, saúda as mulheres, saúda as que não se resignam e reafirma o seu compromisso em defesa da igualdade entre homens e mulheres, em defesa de uma vida e de uma sociedade melhor e mais justa!

Carlos Pinto de Sá
 Presidente da CM Évora 
8/Março/2020

Leiria | Concurso Ementas Saudáveis promove criatividade gastronómica nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico


Resultado de imagem para Ementas Saudáveis
Destinado às escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, o concurso Ementas Saudáveis desafia os alunos do 3.º ano de escolaridade a criarem receitas saudáveis, com indicação de quantidades dos ingredientes e confeção em conformidade com os princípios do equilíbrio nutricional. 

A ementa saudável é constituída por uma sopa, um prato principal e uma sobremesa, devendo incluir pelo menos uma especiaria ou uma erva aromática. Para além da lista de ingredientes, a ementa deverá, igualmente, associar o modo de confeção, bem como uma ilustração alusiva à receita apresentada. 

Com o objetivo de tornar a edição deste ano mais atrativa foram introduzidas algumas alterações que promovem o espírito de colaboração entre as escolas a concurso. 

De acordo com o regulamento desta iniciativa, cada turma concorre apenas com uma ementa, a qual deve resultar do trabalho pedagógico em contexto de aula, sob a supervisão do professor titular. 

As ementas a concurso deverão ser enviadas até dia 24 de abril, para o correio eletrónico: educação@cm-leiria.pt com a identificação da escola, turma, professor responsável e número de alunos que participaram na sua elaboração. 

As ementas vencedoras farão parte da oferta gastronómica da cidade, mediante parcerias com operadores da restauração. 

Este concurso é uma das dez ações que integram o Programa Alimentação Saudável que junta o Município de Leiria, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, o Centro Hospitalar São Francisco, a Escola Profissional de Leiria e a Escola Superior de Saúde de Leiria (IPL) em iniciativas concertadas que respondem aos objetivos do Projeto Educativo Municipal – Leiria Concelho Educador.

Manteigas | Reunião do Executivo: Dia 05 de março 2020


Resultado de imagem para manteigas
Junto seguem as deliberações, aprovadas em minuta, na reunião da Câmara Municipal de Manteigas realizada no dia 05 de março de 2020.

Legalização de alteração de habitação e construção de telheiro em Vale de Amoreira - Fernando Vieira Sousa
Foi presente, para deliberação, a legalização de alteração de habitação e construção de telheiro em Vale de Amoreira - Fernando Vieira Sousa.
Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, licenciar a obra de acordo com o proposto na informação técnica n.º 709/Proc. 2020/450.10.204/3, datada de 27-02-2020.

Legalização de alteração e ampliação de edifício de habitação unifamiliar na EN 232, Sameiro - Joaquim Silva Direito
Foi presente, para deliberação, a alteração e ampliação de edifício de habitação unifamiliar na EN 232, Sameiro - Joaquim Silva Direito.
Submetida a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, licenciar a obra de acordo com o proposto na informação técnica n.º 713/Proc. 2020/450.10.204/4, datada de 27-02-2020.

Alteração orçamental n.º 1/2020
Foi presente, para deliberação, a alteração orçamental n.º 1/2020.
Submetida a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a referida alteração orçamental.

Consulta on-line:

Manteigas, 09 de março de 2020

DANIELA GUERRA E NUNO COELHO DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE PARTICIPARAM NO LOUZAN TRAIL


Realizou-se no passado dia 8 de março, o Louzantrail 2020, organizado pelo Montanha Clube, que decorreu no Concelho da Lousã, percorrendo os trilhos e as mais belas paisagens da Serra da Lousã e das Aldeias do Xisto, pontuando para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2019/2020 da ADAC.
Contando com o apoio da Câmara Municipal da Lousã, a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e a Associação de Trail Running de Portugal, participaram nesta clássica e mítica prova, completando a sua prova, 2 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, nomeadamente Nuno Coelho e Daniela Guerra, competindo na prova de 18 km.
Nuno Coelho classificou-se no 30º lugar da geral Masc e 8º no escalão M40.
No sector feminino, Daniela Guerra classificou-se na 10º posição da geral conquistando o 8º lugar no escalão de Sénior F.

Leiria | Férias Criativas 2020 ocupam mais novos nas férias da Páscoa



Decorrem entre os dias 16 e 20 de março, as inscrições para o programa Férias Criativas 2020, uma iniciativa de cariz social que tem por base a vertente de apoio às famílias que não dispõem de alternativas para os tempos livres dos mais novos, durante o período de férias da Páscoa. 

Este programa decorre entre os dias 30 de março e 9 de abril e disponibiliza um conjunto diversificado de atividades lúdicas e simultaneamente pedagógicas estruturadas a pensar em crianças e jovens a partir dos 6 anos de idade. 

Dada a crescente procura de atividades nas férias para jovens entre os 12 e os 16 anos, este ano a Câmara apresenta também um leque de atividades bastante diversificado para este grupo etário, como teatro, ilustração, carpintaria, técnicas comunicação em público, culinária, pintura, ou, gestão de emoções, todas elas gratuitas e mediante inscrição prévia. 

O Férias Criativas contribui ainda para promover o conhecimento e valorização do património e recursos locais enquanto meio pedagógico fundamental para o processo de formação do cidadão e da identidade local, além de promover a aquisição de hábitos de vida saudáveis, mediante o desenvolvimento de atividades enriquecedoras e educativas. 

Os participantes são organizados em grupos dos 6 aos 8 anos, dos 9 aos 12 anos, e acima dos 12 anos. As atividades decorrem de manhã, entre as 09:00 e as 12:30, e à tarde entre as 14:00 e as 17:00. 

As inscrições têm lugar no Balcão Único de Atendimento (Senha B) na loja do Cidadão, no largo do Papa em Leiria. O local de acolhimento dos participantes é a Escola Básica Branca (Largo Rainha Santa Isabel). 

Mais informações através da Divisão de Educação e Biblioteca | Tel.: 244 839 666 ou 244 845 601| Email: educacao@cm-leiria.pt


BRIAN FERREIRA DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPOU NO DUATLO DO SICÓ


Promovido e organizado pela Associação de Jovens da Freguesia de Zambujal em parceria com a Junta de Freguesia do Zambujal, no concelho de Condeixa, contando com o apoio técnico da Delegação Norte da Federação de Triatlo de Portugal, realizou-se no passado sábado, dia 6 de março, a prova Duatlo do Sicó contando igualmente com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa. 

O evento insere-se num Duatlo Sprint disputado em BTT, pontuável para o Campeonato Norte de Clubes de Duatlo Cross e também pontuável para o mesmo campeonato, tendo como principal objectivo, proporcionar a todos os participantes promover a prática da atividade física e divulgar os trilhos e caminhos da Freguesia de Zambujal e arredores, tendo os atletas participantes realizado uma prova de corrida em estrada de cerca de 6 km, seguida de um percurso de 21km em bicicleta e terminando com cerca de 3 km em trail. 

Participou nesta competição, o atleta Brian Ferreira, da Secção de Ar livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, terminando a sua prova em 51° lugar.

O Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira e a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense renovam protocolo.


A CCAM de Cantanhede e Mira e a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila de Cantanhedense, renovaram no passado dia 6 de março o protocolo para a época desportiva 2019/2020, tendo a Direcção de ambas as entidades reunido na Sede da CCAM de Cantanhede e Mira. 

O Crédito Agrícola mais que um patrocinador assume-se como um parceiro atento às necessidades desta entidade, que apresenta um forte crescimento e resultados desportivos extraordinários com um conjunto alargado de atletas medalhados. 

O trabalho contínuo de vários anos tem permitido à Secção de Natação da ASSSCC assumir uma posição de destaque neste desporto a nível regional, nacional e internacional. 

Através deste protocolo o Crédito Agrícola mantém a sua imagem associada à da ASSSCC, dando assim, mais visibilidade a esta parceria através do equipamento dos atletas, da imagem no site e no pavilhão, em vários suportes de comunicação. 

Para além do patrocínio, o Crédito Agrícola irá atribuir um “Prémio Nadador Estudante / CCAM Cantanhede e Mira” ao atleta que apresentou os melhores resultados a nível desportivo e de formação académica no ano escolar que findou. 

Consciente da sua responsabilidade enquanto entidade promotora do desenvolvimento local que activamente defende e promove, a CCAM de Cantanhede e Mira evidencia através desta iniciativa o seu empenho nesta área. O desenvolvimento é o resultado de um conjunto de factores, nos quais esta Caixa procura estar sempre presente, tais como a educação, a cultura, o desporto, a aposta em empresas e em projectos inovadores. 

Estas pequenas acções fazem parte de uma postura que dita toda a actividade desta instituição bancária e que se resume claramente numa frase que é também a assinatura desta Caixa para iniciativas de âmbito social: “Juntos apoiamos mais.” porque juntos somos muito mais que um banco.

MUNICÍPIO DA COVILHÃ ENTREGA APOIOS AO ASSOCIATIVISMO


A Câmara Municipal da Covilhã informa que se realiza no dia 21 de março, sábado, às 14.30 horas, no Auditório Municipal, a Cerimónia de assinatura e entrega dos Contratos-Programa relativos aos apoios concedidos no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo. 

O período de candidaturas aos apoios num montante de 300.000,00 € (trezentos mil euros) decorreu entre 01 de outubro e 29 de novembro de 2019. Seguindo a calendarização estabelecida no Regulamento, a publicação dos resultados preliminares teve lugar em janeiro de 2020, seguida da publicação dos resultados definitivos em fevereiro de 2020. Foram aprovadas: 88 candidaturas na linha de apoio à Atividade Regular; 21 candidaturas na linha de apoio ao Investimento e Aquisição de Equipamentos; 8 candidaturas na linha de apoio à Atividade Pontual de Caráter Supraconcelhia. 

A cerimónia incluirá também a assinatura de um Protocolo entre o Município da Covilhã e a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que permite criar e instalar na cidade da Covilhã o “Gabinete Centro” desta instituição, a funcionar no Condomínio Associativo Covilhanense (CAC).

ESTARREJA | Apoio ao Arrendamento Habitacional: candidaturas durante este mês

Durante este mês estão abertas as candidaturas ao Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Estarreja, destinado a famílias com dificuldades em garantir o pagamento da renda da sua casa.

Esta é mais uma modalidade de apoio para fim habitacional promovida pela Câmara Municipal de Estarreja, de forma a satisfazer progressivamente as carências habitacionais, privilegiando os munícipes com menor capacidade financeira para arrendar ou manter o arrendamento de uma habitação no mercado privado.

O apoio económico destina-se às famílias residentes no Município em situação de carência económica, a fim de facilitar o acesso e/ou a permanência na habitação arrendada contribuindo para minimizar os encargos familiares mensais. A medida consiste na atribuição de apoio económico não reembolsável.

São abertos dois períodos de candidatura por ano, em março e setembro. As candidaturas podem ser formalizadas no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja.

Atualmente, estão a ser apoiadas pela Câmara 66 famílias, representando um investimento municipal anual de 58.816,07€. Esta é já a 9.ª edição do programa municipal que, desde que foi implementado em 2016, já ajudou 111 famílias.


Condições de acesso

São condições cumulativas para a atribuição do apoio ao arrendamento:

  1. Ser cidadão nacional ou equiparado em termos legais, com residência permanente no município há dois anos.
  2. Ter idade igual ou superior a 18 anos.
  3. Não ser o candidato ou qualquer membro do respetivo agregado familiar, proprietário, coproprietário, comodatário, usufrutuário ou titular do direito de casa de habitação de qualquer prédio urbano ou fração habitacional.
  4. O candidato ou qualquer um dos elementos do agregado familiar não estar a usufruir de qualquer outro apoio para arrendamento da habitação, nem ser beneficiário de habitação social.
  5. O rendimento mensal, per capita, do agregado familiar não ultrapassar o valor previsto; na alínea k) do artigo 4.º.
  6. Possuir um contrato de arrendamento celebrado.
  7. Possuir contrato promessa de arrendamento, enquanto não for celebrado contrato de arrendamento.
  8. O senhorio não ser parente ou afim na linha reta ou até ao 3º grau da linha colateral.
  9. O valor da renda não exceder os valores máximos definidos:
  • T0 ou T1 – até €250.00
  • T2 – até €325.00
  • T3 – até €355.00            
  • T4 ou superior – até €420.00
  1. Aceitar o compromisso para integrar ações definidas no âmbito do acompanhamento social, quando entendidas como necessárias.
  2. Inexistência de débitos de renda.

Instrução da candidatura
  1. Todos os pedidos devem ser dirigidos ao Presidente da Câmara Municipal, em formulário próprio a fornecer pela Autarquia e entregues na Subunidade de Atendimento ao Munícipe (SAM);

  1. A candidatura pode ser apresentada pelo próprio ou pelo seu representante legal.
                Juntamente com o formulário, devem ser entregues cópias dos seguintes documentos:
a)    Documentos de identificação do requerente e de todos os elementos do agregado familiar, designadamente Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão ou Autorização de Residência, Número de Identificação Fiscal, Número de Identificação da Segurança Social;
b)   Fotocópia de certidão ou documento comprovativo do número de eleitor de todos os elementos do agregado com mais de 18 anos;
c)    Documento que ateste a composição do agregado familiar, a residência e o tempo de permanência no concelho, emitido pela Junta de Freguesia da área da residência;
d)   Contrato de Arrendamento;
e)    Contrato promessa de arrendamento, quando aplicável, sem prejuízo da entrega do contrato de arrendamento até ao final do prazo da candidatura;
f)     Documentos comprovativos de todos os rendimentos auferidos pelos elementos do agregado familiar, à data da instrução da candidatura;
g)    Última declaração de I.R.S e/ou I.R.C e respetivas notas de liquidação ou em caso de inexistência, declaração negativa de rendimentos emitida pelos Serviços de Finanças;
h)   Declaração, sob compromisso de honra, relativa a outros rendimentos do agregado familiar;
i)      Declaração, sob compromisso de honra, mencionando a atividade profissional e a média de rendimento mensal, no caso de trabalhadores por conta própria; Documento comprovativo de inscrição no Instituto de Emprego e Formação Profissional/Centro de Emprego, nas situações de desemprego ou nas situações de rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional;
j)     Declaração da Autoridade Tributária e Aduaneira dos bens patrimoniais e/ou rendimentos de bens imóveis a qualquer título do candidato ou qualquer membro do agregado familiar, quando aplicável;
k)   Declaração das instituições bancárias onde sejam identificados os depósitos bancários, ações, fundos ou outros valores mobiliários do agregado familiar, ou, em caso de inexistência destes, declaração negativa do requerente, na qual declara esta situação sob compromisso de honra;
l)      Comprovativos de prestações sociais compensatórias da perda ou inexistência de rendimentos de trabalho relativas aos últimos três meses anteriores à data do requerimento (por exemplo: doença, desemprego, maternidade e Rendimento Social de Inserção);
m)   Documento comprovativo da decisão judicial relativa à regulação do exercício das responsabilidades parentais e respetivo valor da pensão de alimentos, quando aplicável;
n)       Declaração do requerente, sob compromisso de honra, da veracidade de todas as informações prestadas no formulário de candidatura;

  1. Para dedução dos encargos mensais previstos na alínea d) do artigo 4.º e n.º1 do artigo 10.º é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:
a)    Comprovativo da prestação bancária/recibo da renda mensal da habitação permanente;
b)   Os três últimos recibos referentes ao consumo de água, luz e gás;
c)    E outras despesas, nomeadamente com despesas provenientes de decisões judiciais, a avaliar;
d)   Declaração médica comprovativa de doença crónica e/ou deficiência e/ou necessidade de medicação específica;
e)    Declaração da farmácia relativa à aquisição da medicação específica, a que se refere a alínea anterior.

Workshop de guitarra portuguesa no Teatro Stephens


Encontram-se abertas as inscrições para o workshop de guitarra portuguesa, promovido pelo músico Ricardo Silva, que decorre no dia 21 de março (sábado), das 15h00 às 17h00, na Casa da Cultura Teatro Stephens, situada na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande.

O músico Ricardo Silva irá partilhar com os participantes alguns aspetos sobre a Guitarra Portuguesa. Passando pelos compositores,  construtores, evolução na construção do instrumento e as diversas técnicas de execução do mesmo, o repertório, a Guitarra de Lisboa vs Guitarra de Coimbra, entre outras temáticas.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição para o email:  teatro.stephens@cm-mgrande.pt. A iniciativa destina-se a todos os que queiram saber um pouco da história da Guitarra Portuguesa.

Também no dia 21 de março, mas pelas 21h30, é apresentado na Casa da Cultura o espetáculo de música “Ricardo Silva contado à guitarra”.

Entre chulas e cantes, valsas e serenatas, entre povos e sotaques, se escreve a história da guitarra. Dessa história nascem histórias, brotando das suas sementes, onde quer que elas estejam, onde quer que que elas cresçam. Entre cada nascer e pôr do sol, enamorando-se por suspiros, se vai rendendo ao encanto de cada chegada, de cada partida, de cada fuga pelo mundo. Contado à Guitarra é um livro de pequenos contos narrados pela guitarra tão portuguesa quanto o seu sentir, tão do mundo quanto a sua liberdade...

Ficha Artística |
Guitarra Portuguesa - Ricardo Silva
Guitarra Clássica - João Silva
Baixo - Carlos Almeida
Percussões - Mário Martinho
Saxofone - Rui Gonçalves
Classificação Etária | M6
Entrada gratuita sujeita à lotação da sala
Espetáculo inserido na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Operação Floresta Segura da GNR no concelho da Marinha Grande


Decorreu no dia 8 de março, no concelho da Marinha Grande, a operação “Floresta Segura 2020”, levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana em parceria com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

O arranque da iniciativa ocorreu no Largo da República, em Vieira de Leiria, na presença da vereadora da Câmara Municipal, Célia Guerra; do presidente e secretário da Junta de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso e Miguel Noraldo; do comandante da GNR de Vieira de Leiria, Rui Aleixo; do 1º Sargento do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, Tiago Álvaro; do engenheiro florestal do Gabinete Municipal de Proteção Civil, Vasco Fernandes; e de 20 elementos da Guarda.

Durante a manhã realizaram-se ações de sensibilização sobre gestão de combustível e prevenção de incêndios rurais junto da população, com o intuito de promover e fomentar boas práticas agrícolas e acima de tudo transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios rurais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger.

Em paralelo com as ações de sensibilização, foi realizada uma campanha de monitorização, com o objetivo de referenciar os locais que carecem de gestão de combustível, para posterior reporte ao Município, apoiada em sistema geográfico, para que, nas situações de maior perigosidade e em caso de não regularização da gestão de combustíveis, se possam socorrer do mecanismo legal que permite realizar os trabalhos de limpeza em substituição dos proprietários ou responsáveis.

A prática mais comum da gestão de combustíveis consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes. Uma correta e oportuna gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio.

Marinha Grande | “Trilogia Vítrea” inspira exposição patente no NAC



O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, situado no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, inaugurou a exposição “Trilogia Vítrea”, no dia 7 de março (sábado).

Estiveram presentes a presidente da Câmara, Cidália Ferreira; o vice-presidente da Câmara, Carlos Caetano; a vereadora da Cultura, Célia Guerra; a curadora da exposição, Teresa Almeida; entre outros convidados.

A exposição resulta da investigação de pós-doutoramento das docentes universitárias Lúcia Castanho e Viga Gordinho, oriundas do Brasil, e da estagiária Kresti Keva da Estónia.

O vidro é o elo unificador do trabalho desenvolvido, à volta da ideia de fragilidade e transparência, numa procura de resultados imbuídos de poética e sentido estético.

Trabalhos estruturados e cimentados em experimentações, testando e manuseando o material vítreo, até à obtenção de resultados pretendidos, agora expostos e portadores de linguagens cada uma a seu modo, testemunhando o cunho e identidade de cada artista.

A exposição “Trilogia Vítrea” fica patente de 7 de março a 26 de abril de 2020, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).
...