terça-feira, 16 de julho de 2019

O balanço de 2 anos de mandato da Presidente do IPCA


Maria José Fernandes é Presidente do IPCA desde 17 de julho de 2017. Dois anos de governação e responsabilidade pela gestão desta Instituição que conta hoje com mais de 4600 estudantes. A instituição de ensino superior público mais jovem do país, cujo projeto educativo e científico é reconhecido pelos seus pares, pelo tecido empresarial e pela comunidade.
No dia em que celebra 2 anos de mandato, a Presidente do IPCA faz um balanço positivo do caminho percorrido, das concretizações e das metas alcançadas. A Presidente salienta que ainda há muito a fazer e que tem vindo a dar continuidade ao “legado que o Professor João Carvalho nos deixou em dezembro último, sendo que temos mantido o crescimento, consolidação e objetivos estratégicos definidos para 2021”.
A edil elogia o trabalho desenvolvido no IPCA ao longo destes 25 anos, reconhecendo que o IPCA é "uma referência não só para o concelho, mas também para a própria região onde se insere através do incremento no número de diplomados, dos projetos de investigação aplicada e respetivo financiamento, das iniciativas e projetos de transferência de conhecimento e tecnologia". Na área Investigação e Desenvolvimento (I&D) destaca a estratégia de I&D que tem vindo a ser consolidada, nomeadamente com novos projetos apoiados e financiados e com a recentemente avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que classificou com MUITO BOM o 2Ai – Laboratório de Inteligência Artificial do IPCA, e o ID+ – Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, uma unidade I&D da Universidade de Aveiro, em que a Escola Superior de Design (ESD) do IPCA é unidade de gestão juntamente com a Universidade do Porto. O crescimento do número de estudantes e de diplomados, o aumento da oferta formativa em áreas estratégicas para a região e a contínua melhoria da qualificação do corpo docente continuaram a determinar a estratégia da instituição.
Um dos marcos mais importantes deste mandato, foi sem dúvida, a passagem do IPCA a Fundação Pública, a 6 de agosto de 2018, sendo“o IPCA a primeira instituição do sistema politécnico a tornar-se fundação pública”. Maria José Fernandes assumiu este objetivo estratégico que vinha já do anterior Presidente, tendo apresentado a proposta ao Conselho Geral que a aprovou em novembro de 2017.
Outro marco nestes dois anos, foi a criação da quinta escola do IPCA: a Escola Técnica Superior Profissional, aprovada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a 5 de maio do corrente ano. A presidente do IPCA refere que a criação desta escoa é “fruto de uma forte articulação nas respostas às necessidades da região ao nível da oferta formativa qualificada de curta duração”.
Quanto ao futuro do IPCA, a aposta passa por enfrentar os desafios através do aumento da qualidade a todos os níveis: “A estratégia pressupõe, por um lado, união, cooperação e solidariedade ao nível interno e, por outro, capacidade para estabelecer pontes com todos os stakeholders, nomeadamente, instituições congéneres, empresas, associações e centros de decisão”.

Em termos de futuro mais próximo, o foco principal do IPCA vai centrar-se em aumentar a oferta formativa nas áreas da hotelaria e a consolidação da estratégia de I&D. Em paralelo, o IPCA vais continuar a melhorar as condições para os estudantes com a criação de infraestruturas desportivas, sociais, alimentares e de estacionamento no Campus e obras de readaptação do edifício do Polo de Braga (já este ano), de forma a melhorar as condições a todos os que frequentam e trabalham no IPCA. Pretende ainda dar continuidade à política de sustentabilidade e responsabilidade social, um trabalho que tem vindo a ganhar contornos quer ao nível da promoção do Campus verde, seguro e saudável, quer no âmbito da mobilidade e das boas práticas ambientais promovidas pelo projeto UBike.

Este é um ano especial para o IPCA, altura em que celebra 25 anos de atividade, acontecimento e história, sendo que até ao final do ano estão pensadas várias atividades em prol das celebrações que culminarão com a sessão solene do dia do IPCA em 19 de dezembro. Nas palavras da Presidente “Celebrar 25 anos é uma sensação muito positiva, é o concretizar de uma etapa importante na vida jovem do IPCA, mas é assumir também com muita responsabilidade todos os desafios e as oportunidades que nos surgem em prol de uma região, de um país e de uma sociedade mais feliz!”.

Ana Teixeira


CERTAME COM TRÊS DIAS REALIZA-SE NO FUNDO DO ADRO FREGUESIA DE SANTA MARIA DE SARDOURA VAI ACOLHER 2ª FESTA DO VINHO GASTRONOMIA E ACTIVIDADES


Numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia, vai decorrer no fim de semana de 26 a 28 de Julho, na freguesia de Santa Maria de Sardoura, a 2ª edição da Festa do Vinho, Gastronomia e Actividades, um certame com programa mais alargado, que terá lugar no Largo do Fundo do Adro e que vai contar com a participação de vários expositores locais e muita animação musical, ao longo de três dias, a grande novidade desta edição.

O programa, orientado para dar a conhecer os vinhos da freguesia, a gastronomia local, a doçaria tradicional, o artesanato e aquilo que de melhor se produz neste recanto do território paivense, vai contar com um programa aliciante, onde não vai falar a animação musical, traduzida na apresentação de grupos de concertinas, ranchos folclóricos, grupos de bombos, concertos e os tradicionais bailaricos.
Antes da actuação da Escola de Musica de Sardoura, a abertura oficial do certame está agendada para as 19h00 de Sexta-Feira, dia 26, com intervenções alusivas ao evento e o habitual périplo para a entrega dos certificados de presença aos expositores, seguindo-se a actuação da Escola de Concertinas Sons do Douro, e à noite a festa continua com animação de rua e a exibição dos Postas de Bacalhau, e da actuação do Duo “ Dança Mais “, encerrando o primeiro dia com a animação a cargo do DJ Ricardo Ramalho.

No Sábado, o certame abre postas a partir das 15 horas, com a exibição das Concertinas Amantes do Douro, sendo que, a partir das 21h30 a animação de rua  a cargo do grupo “ Gaitas Daninhas “, seguindo-se o grande espectáculo com o Grupo Musical Norte Som, com o encerramento da noite a merecer o registo do DJ Bruno Falcão. 

Para Domingo, o certame reabre as 15 horas, com as Concertinas Amantes do Douro, e mais tarde uma actuação do Rancho Folclórico de S. Martinho, seguindo-se uma actuação do grupo local LMC, com o encerramento do certame a contar com a animação de Pedro Sousa.

O certame conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e o autarca local, Ricardo Cardoso, espera uma boa adesão popular nesta segunda edição certame, desejando que a iniciativa seja um sucesso e possa consolidar-se, ajudando a dinamizar e a valorizar a freguesia de Sardoura.

Carlos Oliveira


Ensino | IPCA está em Vila Nova de Famalicão - Candidaturas abertas aos CTeSP´s

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai, a partir do mês de setembro, estar em funcionamento em São Cosme, nas antigas instalações da  Didáxis – em Vila Nova de Famalicão, com os Cursos Técnicos Superiores Profissionais, nas áreas da Gestão, do Design, da Tecnologia e da Hotelaria e Turismo.

A escolha da cidade de Vila Nova de Famalicão para o funcionamento destes cursos tem haver, não só com o objetivo de dar resposta às necessidades das empresas da região em termos de recursos humanos qualificados, mas também por esta cidade ser o Município mais exportador do Norte de Portugal, e o terceiro do país, liderança que detém já há vários anos.

De salientar que , este alargar da ação do IPCA a Vila Nova de Famalicão tem vindo  há muito a ser debatida, sendo que na tomada de posse da atual presidente do IPCA, Maria José Fernandes, a chegada a esta cidade no ano letivo de 2018/2019 era um dos seus objetivos, que foi cumprido. Nesse ano letivo deu-se início ao funcionamento do 1.º curso técnico superior profissional de Design de Moda nas instalações do CITVE. Decorrido um ano entendeu o IPCA alargar a sua oferta formativa a outras áreas, pelo que no próximo ano letivo vão estar em funcionamento em Vila Nova de Famalicão os cursos técnicos superiores profissionais de Apoio à Gestão; Comércio Eletrónico; Design de Moda; Exportação e Logística; Eletrónica, Automação e Comando; Energia, Telecomunicações e Domótica e Sistemas Eletrónicos e Computadores. Esta oferta formativa é tambémlecionada no Polo de Guimarães (Ave Park), no Campus do IPCA em Barcelos e em Braga como é o caso do CTeSP de Soldadura Avançada a decorrer nas instalações da empresa Bysteel que integra o DSTGroup.

As candidaturas aos CTeSP´s do IPCA, encontram-se abertas até dia 5 de agosto, e são realizadas exclusivamente online através do link: https://www.siga.ipca.pt/cssnet/page.

O IPCA oferece ainda 14 licenciaturas, 14 mestrados e 8 pós-graduações que funcionam no Campus do IPCA em regime Laboral e Pós-laboral.

...

Praia da Tocha | Marmostra apresenta curtas-metragens sobre o mar



Até ao próximo dia 20 de julho, encontra-se a decorrer a Marmostra - III Mostra de Curtas-Metragens da Praia da Tocha, iniciativa organizada pela Associação de Moradores da Praia da Tocha, com a colaboração do Cine Club da Bairrada e o apoio da Junta de Freguesia Tocha e da Câmara Municipal de Cantanhede.

A sessão de abertura do evento teve lugar Centro de Interpretação de Arte Xávega, na Praia da Tocha, em 14 de julho, com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Fernando Pais Alves, presidente da Junta de Freguesia da Tocha, e Pedro Lindim, presidente da direção da Associação de Moradores da Praia da Tocha.

Durante a cerimónia foram homenageados Manuel dos Santos Silva, antigo presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, “pelo seu enorme contributo ao desenvolvimento da Praia da Tocha”, e José Maria Madeira, figura incontornável da vila da Tocha que cedeu todo o seu valiso acervo fotográfico e cinematográfico à entidade organizadora da Marmostra, um espólio considerado “muito importante para a reconstrução da memória histórica da Praia da Tocha. Alvo de reconhecimento e referência foram ainda Paulo Delgado, principal organizador e dinamizador da Marmostra, e Paulo Fajardo, também colaborador e entusiasta desde a primeira edição.

Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, destacou o enorme interesse cultural e o carácter diferenciador da Marmostra - III Mostra de Curtas-Metragens da Praia da Tocha, evento que adquire relevância crescente no âmbito da animação de verão e que constitui uma excelente oportunidade para os realizadores divulgarem os seus trabalhos relacionados com a temática do mar, contribuindo também para a formação de públicos”. O autarca realçou “o programa ainda mais ambicioso deste ano, um programa de muita qualidade e bastante diversificado”, destacando a importância do Centro de Interpretação da Arte Xávega como espaço vocacionado para a dinamização de iniciativas que avivam as memórias e tradições locais e reforçam a atratividade da Praia da Tocha para os turistas que valorizam as experiências específicas de cada lugar”.

O presidente da Junta de Freguesia, Fernando Pais Alves, declarou que “iniciativas como a Marmostra são um verdadeiro motor para a dinamização da nossa praia de excelência”, e sublinhou “a justiça das homenagens feitas no âmbito do evento”, elogiando ainda “o trabalho desenvolvido pela Associação de Moradores da Praia da Tocha”. Na sessão interveio também o presidente desta entidade, Pedro Lindim, que salientou “a importância da parceria que tornou possível a realização de mais uma edição da Marmostra, pois sem o envolvimento da Junta de Freguesia da Tocha e Município de Cantanhede não teria sido possível avançar com o evento”.


Sobre Marmostra - III Mostra de Curtas-Metragens da Praia da Tocha
O objectivo da Marmostra - I Mostra de Curtas-Metragens da Praia da Tocha é promover o conhecimento do Mar e suscitar a reflexão sobre questões da relação com as comunidades costeiras, nomeadamente em contextos sociológicos com ele relacionados, passando pela sua dimensão económica como fonte de recursos ou como meio propicio para atividades de lazer, recreio e desporto.

Nos termos do regulamento, cada participante apresentou um trabalho, sendo de 30 minutos a duração máxima, "garantindo que os trabalhos são integralmente da sua autoria" e que "não infringem quaiquer direitos de autor conexos, ou direitos de propriedade de terceiros". As obras a apresentadas são faladas ou legendadas em português.

O projeto surge na sequência da criação do Centro de Interpretação da Arte-Xávega, espaço vocacionado a fomentar a compreensão das dimensões históricas, sociocultural e etnográfica da atividade piscatória tradicional, ainda bem viva na Praia da Tocha. Além de apetrechos e artefactos usados pelas "companhas” locais da arte-xávega e de paineis informativos sobre a actividade ao longo de décadas, o Centro de Interpretação apresenta exposições de pintura e fotografia, bem como filmes e documentários sobre esta temática.

É neste contexto que a Associação de Moradores da Praia da Tocha pretende contribuir para a dinamização deste equipamento cultural, através da Marmostra, o que de resto se inscreve nos objectivos da sua missão. Fundada em outubro de 1986, a Associação propõe-se "defender os interesses da população, sendo uma voz ativa e interventiva junto das diversas entidades, pugnando pelo bem estar dos residentes e visitantes", designio que inclui a realização de ações e atividades de caráter cultural, recreativo e desportivo. 




Cantanhede | Associação Nacional de Topógrafos realizou seminário sobre cadastro predial


“Conhecer e Gerir o Território pela Mão da Topografia” foi o tema do II Seminário sobre “Cadastro Predial” que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede em 13 de junho. Organizado pela Associação Nacional de Topógrafos, em parceria com a Universidade Aberta e o Município de Cantanhede, a iniciativa contemplou abordagem de vários painéis, alguns dedicados à apresentação de projetos realizados neste âmbito, outros propondo pistas de reflexão sobre questões específicas, a partir da análise de estudos e trabalhos de campo, no âmbito da Formação Complementar de Cadastro Predial ministrada pela Universidade Aberta.

Na mesa de honra esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, José Ferraz, presidente da Associação Nacional de Topógrafos, José Sales, Pró-reitor da Universidade Aberta, e Cristina Jesus, Deputada do Partido Socialista.

Na abertura, Pedro Cardoso enfatizou “a importância da topografia e os pressupostos desta área, que são imprescindíveis para este desígnio nacional do ordenamento, gestão e planeamento do território”. Segundo o autarca “Portugal é um dos poucos países da Europa que ainda não dispõe de um registo cadastral que cubra a totalidade do território nacional, algo que compromete os direitos e garantias dos cidadãos”.

O autarca sublinhou ainda que o Município de Cantanhede tem vindo a apostar no reforço de condições organizacionais facilitadoras da implementação de políticas adequadas nesse campo, “nomeadamente no ordenamento do território”, salientando ainda “a importância das Associações Profissionais e do seu papel na dinamização deste género de iniciativas, para além da defesa dos interesses dos seus representados e na promoção dos deveres profissionais, deontológicos e éticos relacionados com a profissão”, concluiu.

Por seu lado, a deputada do Partido Socialista, Cistina de Jesus, realçou a importância da formação e deste seminário em concreto, e fez presente as políticas nacionais neste âmbito, nomeadamente a experiência piloto em sete municípios.

Após o seminário e já com a presença de Fátima Ramos, Deputada do Partido Social Democrata, o programa contemplou ainda a entrega dos certificados de frequência da Formação Complementar de Cadastro Predial ministrada pela Universidade Aberta.

Sobre o CLA de Cantanhede da Universidade Aberta (UAb)
Desde julho de 2010 que a Universidade Aberta (UAb) tem a funcionar em Cantanhede o Centro Local de Aprendizagem (CLA) disponibilizando cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, bem como de programas de formação ao longo da vida e a realização de workshops, seminários e conferências em estreita colaboração com entidades locais.

O CLA foi criado nos termos do protocolo celebrado com a Câmara Municipal, no âmbito do qual a autarquia cede as instalações, os equipamentos e dos meios de manutenção, competindo à instituição de ensino superior assegurar as atividades previstas através de um coordenador local, que tem como funções executar as ações académicas, promover parcerias de âmbito local e regional e identificar públicos-alvo, entre outras.

Abrangendo ainda os concelhos de Águeda, Anadia, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-O-Velho, Mortágua, Oliveira do Bairro, Penacova, Soure e Vagos, o Centro Local de Aprendizagem de Cantanhede integra o centro de documentação/biblioteca central da Universidade Aberta, de modo a permitir o acesso a um serviço de livraria on-line para os apoiar. Dispõe ainda uma sala de exames com capacidade para 30 lugares, uma sala de informática e um espaço para eventos.





Marinha Grande | Câmara reforça apoio financeiros aos bombeiros

Resultado de imagem para Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria
Região de Leiria

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, e os presidentes das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria,  assinam esta terça-feira, 16 de julho, pelas 16h00, no Edifício dos Paços do Concelho, uma adenda ao protocolo de cooperação e um protocolo para a comparticipação da aquisição de uma ambulância para cada corporação, reforçando assim o apoio financeiro vigente para o ano 2019.

Aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande é concedida uma verba adicional de 40 mil euros e a corporação de Vieira de Leiria recebe um apoio financeiro adicional de 15 mil euros.

Recorde-se que no dia 21 de dezembro de 2018 foram assinados os protocolos com ambas as associações, tendo sido atribuídos 190 mil euros aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e 70 mil euros aos Bombeiros de Vieira de Leiria, destinados às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil dos corpos de bombeiros.

Os protocolos, bem como a adenda que agora vai ser assinada, vigoram até ao dia 31 de dezembro de 2019 e são estabelecidos dado que os bombeiros são essenciais e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens e o “inequívoco interesse público” da sua missão.

Além das adendas aos protocolos, é assinado um outro acordo, que atribui a cada corporação 60 mil euros, que visa a aquisição de uma ambulância de socorro (Tipo B) e equipamentos auxiliares, no âmbito da prestação de cuidados de emergência e socorro às populações.

Vieira de Leiria | Nome de Albino Reis Paulo perpetuado em Pavilhão Municipal


No dia em que Vieira de Leiria comemorou o 34º aniversário da sua elevação a vila, no passado dia 14 de julho, a Câmara Municipal da Marinha Grande realizou o descerramento da placa toponímica de “Albino Reis Paulo” no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Vieira de Leiria.
A cerimónia simples, mas bastante emotiva, juntou entidades locais, família e amigos do homenageado natural de Vieira de Leiria, que fica agora perpetuado naquele equipamento municipal, pela sua ligação ao desporto.

A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, salientou que a importância de “perpetuar o nome de Albino Reis Paulo, por tudo aquilo que ele fez ao longo da sua vida, por toda a sua dedicação à causa pública e pelo reconhecimento que este concelho tem”.

Uma dos três filhos de Albino Reis Paulo, Ricardo Paulo, recordou que “é do conhecimento de todos a dedicação do meu pai à causa pública, sempre pautada pelos valores da liberdade e democracia, valores que sempre nortearam a sua vida”.

“Natural de Vieira de Leiria, dedicou toda a sua vida a causas com as quais se identificava e pelas quais lutava, de forma empenhada em prol do desenvolvimento e do progresso do concelho”, sendo “inegável a sua ligação ao desporto e o seu empenho no desenvolvimento da prática desportiva”, continuou. Como tal, “não poderíamos estar mais orgulhosos pelo espaço escolhido para a memória do meu pai”, admitiu Ricardo Paulo.

Albino Reis Paulo foi licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e sempre se entregou, de alma e coração, à promoção da prática desportiva como complemento à “aquisição de hábitos de vida saudáveis, não se limitando aos seus alunos na experiência quotidiana, mas estendendo a sua influência a todos os que o rodeavam.

Foi ainda Vereador da Câmara Municipal da Marinha Grande com os pelouros de Turismo e Desenvolvimento Desportivo, Secretário da Assembleia de Freguesia de Vieira de Leiria, Tesoureiro da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Deputado da Assembleia Municipal do Concelho da Marinha Grande, além de ter exercido outros cargos diretivos de relevo social, cultural e desportivo em Associações locais e regionais.

Por ter sido um “cidadão empenhado no desenvolvimento e progresso do Concelho, insigne Vieirense, que ao desenvolvimento da atividade física”, do desporto, da cultura e da cidadania dedicou parte da sua vida, “homem simples e dedicado ao serviço das causas que abraçava”, a Câmara Municipal reconheceu ser justa e merecida esta distinção.

Região de Aveiro | Projeto Europeu C-Change reuniu em Águeda

Decorreu entre os dias 4 e 6 de julho, em Águeda, uma reunião transnacional no âmbito do projeto europeu C-Change, através do qual a cultura assume um papel ativo na luta contra as alterações climáticas, do programa URBACT. Estiveram presentes representantes do Município e do Grupo Local de Águeda, assim como dos demais parceiros: Manchester (Reino Unido), Wrocław (Polónia), Mântua (Itália), Šibenik (Croácia) e Gelsenkirchen (Alemanha). 

A Manchester Arts Sustainability Team (MAST) é uma rede de 30 organizações que foi criada em 2010 para permitir que o setor artístico e cultural de Manchester (Reino Unido) contribua para as metas de mudanças climáticas da cidade. Em 2016, os membros do MAST participaram do Manchester Climate Lab, um programa de atividades experimentais para testar diferentes técnicas de incentivo e inspiração para as pessoas agirem sobre as mudanças climáticas. Com base nesse programa de sucesso, surge o projeto C-Change, liderado por Manchester, cujo principal objetivo é replicar o modelo desenvolvido por esta entidade, mobilizando em Águeda os setores de arte e cultura para contribuir com ações locais que visam a redução das emissões de CO2 e a sensibilização da demais comunidade para as alterações climáticas, em linha com o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas do Concelho de Águeda. 

Na reunião de trabalho realizada, foi privilegiada a troca de experiências, boas práticas, desafios e oportunidades, entre outros aspetos de relevância para a sensibilização da comunidade para as alterações climáticas através de ações culturais. Neste sentido desenvolveu-se uma iniciativa artística de sensibilização ativa dos cidadãos para as alterações climáticas na área do bodypainting, executada por artistas de renome mundial, tendo por base a temática ambiental. Numa analogia ao tópico da contaminação e poluição das águas, pretendeu-se desenvolver a criação de vários painéis mediante a reutilização de materiais e lixo plástico, abordando desta forma outras temáticas como a importância da redução da produção de resíduos, a diminuição da utilização do plástico e até mesmo a economia circular. Esta ação é cofinanciada pelo projeto C-Change. Ainda houve a oportunidade para mostrar toda a dinâmica da cidade, durante o mês de julho, aquando da realização do Festival AgitÁgueda.

Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, refere: “A implementação de medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas depende da atitude proativa de cada um de nós e nesse sentido, é essencial cultivar e fomentar uma atitude cívica de respeito pelo meio ambiente, através do envolvimento dos agentes e comunidades locais em iniciativas de cariz turístico e cultural. Reitera ainda que a Câmara Municipal está atenta ao tema e procura dinamizar ações e projetos que alertem para a maior ameaça ambiental do século XXI.” 

Para obter mais informações sobre o projeto C-Change, pode fazê-lo através dos seguintes e-mails: cultura@cm-agueda.pt ou sustentabilidade@cm-agueda.pt.



Évora | Jovens vigiam Alto de S. Bento para prevenir incêndios

De 15 de Julho a 13 de Setembro, vários jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, irão estar de “olhos abertos” sobre o Alto de S. Bento no âmbito do Projeto “Jovens Frente ao Fogo”, uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, na sequência da candidatura ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do IPDJ.

O Programa Jovem para a Natureza e Florestas visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados, da inventariação de espécies vegetais e animais, vigilância fixa e móvel, entre outras.

Assim, e depois de terem recebido formação por parte de elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, binóculos e farda, os jovens iniciam a vigilância do Alto de S. Bento, em turnos de cinco horas, estando apetrechados para, caso haja necessidade, contactar, através dos 112 e 117, as autoridades, dando alertas para possíveis focos de incêndio.

Paralelamente à vigilância, os envolvidos no projeto Jovens Frente ao Fogo e enquanto fazem o “patrulhamento apeado” recolhem também o lixo encontrado, que, para além da questão ambiental, funciona também como fonte de ignição.

Na formação prévia, que teve lugar nas instalações de Évora do IPDJ, os “vigilantes” receberam ainda conhecimentos básicos de interpretação de coordenadas e de pontos de referência para quando houver necessidade de dar indicações às autoridades as mesmas sejam o mais precisas possível.



Todos os participantes terão direito a uma Bolsa de Ressarcimento.

Leiria Medieval – 18 a 21 de julho


De 18 a 21 julho, a cidade de Leiria recebe mais uma edição do Leiria Medieval, um evento de entrada livre no coração da cidade em que são esperados largos milhares de visitantes.

Este ano, o tema é “1411 – As memórias do Moinho do Papel”. Contamos com um pequeno exército para levar a bom termo esta recriação histórica:

· Número de figurantes - cerca de 800 - mercadores, nobres, plebeus, mercadores, artesãos, místicos e artífices.

· Cerca de 50 horas de animação deambulante

· Cerca de 2000 pessoas envolvidas na preparação do evento

· Dezenas de espaços de gastronomia e bebidas de cariz medieval – como porco no espeto, cerveja artesanal, entre outros.

· Dezena de espaços de artesanato e vendas – artigos tão variados como pedras preciosas, roupa, pulseiras, sabonetes, espadas, escudos, brinquedos, entre outros.

Deixamos desde já o convite para que nos visitem. Ficamos ao vosso dispor, caso necessitem de apoio.

João Paulo Silva

“A Grande Floresta” em São Pedro de Moel



A Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, recebe o espetáculo de animação de rua “A Grande Floresta”, protagonizado pelo grupo “Teatro do Mar”, nos dias 3 e 4 de agosto, pelas 21h30, com entrada livre.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito da candidatura REDE CIMRL - Região de Leiria Rede Cultural.

A Grande Floresta é um espetáculo para todas as idades, cuja estreia ocorreu este ano. É uma alegoria ao nosso planeta, à humanidade que o habita e aborda a questão do abuso e desperdício dos recursos naturais, que sustentam a vida na Terra.
Centrado na problemática do consumismo/desperdício e na dos recursos limitados do planeta, aborda aspetos do comportamento humano (projetado nas aves) tanto pelo lado negativo e prejudicial (atitude de desrespeito pelos recursos naturais) como pelo positivo (a generosidade da Fénix e o reconhecimento das aves perante essa atitude).

As personagens, seis, de grande dimensão (entre 2,5m a 3m de altura), são pássaros habitantes de uma floresta. Atendendo à analogia que, nesta dramaturgia, o comportamento das aves estabelece com o dos seres humanos, o estudo morfológico de cada uma das aves inspira-se em características exacerbadas desse comportamento. As personagens assumem características simbióticas de aves e homens, sugerindo estereótipos de personalidade e comportamento humano, percetíveis por todos os públicos.

Estreia 2019 | Género Multidisciplinar | Idioma Não-verbal | Duração 35 min. (Aprox.)

FICHA ARTÍSTICA
Direção e Dramaturgia | Julieta Aurora Santos
Intérpretes | Carlos Campos, Luís João Mosteias, Pedro Pelarigo, Tomás Porto, Sara Araújo e Sérgio Vieira
Ilustração/Pássaros e Floresta | Beatriz Bagulho
Música Original | Tiago Inuit
Escultor | João Parrinha
Pintura e Assistência de construção dos Pássaros | Zevi
Construção de Cenografia e Adereços | Adriana Freitas, Luís Santos, Romeu Gonzalez, Sandra Santos e restante equipa do Teatro do Mar
Assistência de Construção | Rui Teixeira
Operação Técnica | Luís Santos
Gestão e Direção Financeira | Sónia Custódio
Direção de Produção e Promoção | Frederico Salvador
Assistência de Produção | Roberta Marques
Distribuição Internacional | Jaume Nieto.

Desporto | Escaladores reúnem-se em Pampilhosa da Serra para XIX Encontro Nacional


Nos próximos dias 27 e 28 de julho, decorrerá, no Vale Grande e no Casal da Lapa, em Pampilhosa da Serra, o XIX Encontro Nacional de Escaladores. 

O evento será realizado pela segunda vez consecutiva neste local e em moldes “em tudo semelhantes à edição anterior”, tal como avançou António Trindade, Vice-Presidente da SAFE – Aventuras Verticais, associação que organiza o encontro, com o apoio da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. 

Este é um encontro destinado a todos os aficionados da escalada, mas que não descrimina, por exemplo, todos os que pretendam aventurar-se pela primeira vez neste desporto, isto porque os participantes podem optar por realizar os tipos de escalada mais adequados ao seu nível de experiência e habilidade, como a vertente desportiva, clássica, multi-largos e a Via Ferrata, para os mais experientes. 

Para António Trindade, a “beleza natural da região” aliada ao facto de a mesma estar dotada de “condições para realizar diversos tipos de escalada”, permite antever que esta será, novamente, uma experiência memorável para todos os participantes. 

O encontro pretende assim juntar a comunidade de escaladores de Santa Luzia, proporcionando também, a quem nunca escalou, a possibilidade de experimentar a escalada em rocha. É, portanto, um evento que promove não só a escalada, mas também a região de Pampilhosa de Serra como destino turístico para a comunidade escaladora. 

A participação na atividade requer inscrição obrigatória até ao dia 20 de julho e deverá ser efetuada através do seguinte link: http://bit.ly/32j9LPb 



Flávio Neves Salgado

Marinha Grande | Associações ouvidas na elaboração dos novos regulamento para atribuição de apoios



Resultado de imagem para Câmara Municipal da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai realizar reuniões de discussão do Regulamento da Área Social, do Regulamento da Área Cultural e do Regulamento da Área de Recreio e/ou Desporto, nos dias 17 e 19 de julho, no Auditório do Edifício da Resinagem.

De acordo com a Vereadora Célia Guerra "O objetivo é recolher a opinião dos representantes das associações locais e demais entidades do concelho, de modo a fornecerem contributos que possam ser considerados no âmbito da elaboração dos novos regulamentos. É fundamental ouvir quem está no terreno."

Informamos que as reuniões decorrem nos seguintes dias:

17 de julho às 17h00 - Regulamento da Área Social
17 de julho às 21h00 - Regulamento da Área Cultural e Regulamento da Área de Recreio e/ou Desporto
19 de julho às 18h00 - Regulamento da Área do Desporto Federado.

Marinha Grande | Festival do Carapau na Praia da Vieira


Nos próximos dias 27 e 28 de julho, a Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, recebe o 4º Festival do Carapau, apresentando gastronomia local e animação cultural.

O evento é organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e companhas de arte xávega.

De acordo com a Presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, "Com esta iniciativa, pretende-se promover a gastronomia da Praia da Vieira, nomeadamente o carapau e a pesca da arte xávega que continua a ser praticada naquela localidade por várias companhas de pescadores, para além de ser uma forma de incrementar a diversão e mostrar a cultura desta praia." 

O programa do 4º Festival do Carapau é o seguinte:

Largo dos Pescadores . Praia da Vieira

27 de julho . sábado
Insufláveis, tendas de artesanato, casinha do animal e canto do livro
12h00 . Abertura da gastronomia
15h30 . Arruada com os Tocándar
17h00 . Aula aberta de Zumba com Tatiana Barbeiro
22h00 . Concerto com o grupo “Ar de Pop”

28 de julho . domingo
Insufláveis, tendas de artesanato, casinha do animal e canto do livro
12h00 . Abertura da gastronomia
15h30 . Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria 
17h00 . Mega aula de Zumba pelo Grupo Desportivo e Recreativo Figueiras
22h00 . Concerto com o grupo “P*ta da Loucura”.




Centro | Verão BEST: Universidade de Coimbra recebe estudantes de Tecnologia de toda a Europa


23 estudantes de mais de 20 países europeus, desde Espanha até à Rússia, passando pela Dinamarca, Polónia, Ucrânia, Itália e Croácia, entre outros, vão participar, entre 20 e 31 de julho, no curso de verão do BEST Coimbra, que vai decorrer no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O BEST (Board of European Students of Technology) é uma organização europeia «de estudantes para estudantes», sem fins lucrativos, presente em 34 países. Conta com 97 grupos locais, e com o alcance de 1 milhão de estudantes em toda a Europa. O principal objetivo é o desenvolvimento dos estudantes da área das tecnologias da Europa, fazendo uma trilogia com aproximação das empresas à universidade e aos estudantes, através de serviços na área do envolvimento educacional, da educação complementar e apoio à carreira na comunidade estudantil. Localmente, o BEST Coimbra, ao longo dos últimos 27 anos, tem organizado com sucesso vários cursos tecnológicos de elevado nível científico.

A edição deste ano do curso de verão do BEST Coimbra tem como tema “IoT - Internet of Things” (Internet das Coisas), pretendendo fornecer aos participantes conhecimentos básicos relacionados com as tecnologias, através de uma série de tópicos referentes à Internet das Coisas e desenvolvimento de aplicativos móveis como um meio para implementar projetos simples de automação.


A escolha deste tema justifica-se, segundo o BEST Coimbra, porque «em Portugal, neste momento, a Internet das Coisas, ou IoT, é um tema ainda a ser descoberto, mas em termos industriais tem-se tornado muito importante, porque tem permitido que as empresas consigam maiores e melhores níveis de produção, através de um controlo e supervisão da sua fábrica completamente automatizado. A nível doméstico, já se tem vindo a notar algumas medidas, como os controladores de luminosidade das lâmpadas e até mesmo interruptores controlados pela voz ou pelo telemóvel, mas ainda nos encontramos um pouco afastados da realidade europeia neste domínio».

Ao longo do curso, os participantes vão ter oportunidade de aprender a programar em Arduino, uma plataforma de desenvolvimento de sistemas interativos, e em Android (uma plataforma de programação móvel), sendo depois desafiados a, utilizando estas ferramentas, criar o seu próprio projeto de IoT. Vão também visitar empresas da área da Internet of Things, nomeadamente a Altice Labs e a Innowave, parceiras do evento.

Na visita à Altice Labs, em Aveiro, os estudantes vão mesmo realizar um desafio fornecido pela empresa onde vão pôr à prova os seus conhecimentos. No dia seguinte, a Innowave estará presente no DEI, onde os jovens vão participar em workshops de diferentes áreas relativas a IoT, adquirindo um conhecimento ainda mais aprofundado sobre o impacto que a Internet das Coisas pode vir a ter no quotidiano das pessoas.

Mas não só. Para além da atividade letiva e científica, os jovens vão conhecer a cidade de Coimbra, a sua história, tradição, costumes e o seu espírito único. «Isto tudo para lhes proporcionarmos uma experiência de conhecimento, académico e cultural, e, ao mesmo tempo, momentos de lazer, diversão e desenvolvimento pessoal ao longo deste curso. Queremos que eles sintam o verdadeiro significado da palavra saudade que é tão característica da nossa cidade», afirma António Simões, responsável pelas relações públicas do evento.

Cristina Pinto

PAMPILHOSA DA SERRA | do Asfalto convidam para XI Encontro Motard


O “Club Motard Zangões do Asfalto” privilegiou novamente a Barragem de Santa Luzia e toda a sua zona envolvente para levar a cabo o XI Encontro Motard, a decorrer nos dias 19, 20 e 21 de julho. 

Deste modo, o grupo convida os aficionados a fazer parte desta grande festa “onde reina o convívio e animação”, tal como sugere a organização. As inscrições, no valor de 25€, incluem o jantar de sexta, as 3 principais refeições no dia seguinte, o pequeno-almoço e o almoço de domingo, assim como outras surpresas, sendo que deverão ser efetuadas no primeiro dia do evento, estando limitadas aos primeiros 400 participantes. 

Ainda assim, a organização realça que as inscrições são apenas para as refeições, pelo que todos são livres de aparecer e desfrutar de todos os atrativos desta festa que estará certamente envolta de um espírito característico, com muita música e diversão à mistura. Esperam-se as atuações dos grupos MCB Band, Pedra & Cal, Shakra e ainda a habitual garraiada. 

Saliente-se que este encontro promove e dinamiza a Barragem de Santa Luzia e o Parque de Lazer do Casal da Lapa, enquanto destinos turísticos de excelência, ao passo que estes locais também proporcionam que se reúnam todas as condições para que o evento se revele um sucesso, ano após ano.

Arouca | História de um Mosteiro 2019: Conheça o programa da Recriação Histórica


De 19 a 21 de julho, Arouca viaja até ao tempo em que as monjas habitavam o convento, com a Recriação Histórica, que integra o evento “Arouca. História de um Mosteiro”. Por estes dias, as freiras voltam a respeitar os seus tempos de oração no cadeiral, regem a sua vida na sala do capítulo, dedicam-se às artes e aos cuidados médicos.

A vila fervilha e veste-se a rigor para a festa da Beatificação de Dona Mafalda e estão presentes as personalidades mais importantes do reino. Revivem-se episódios das lutas liberais, com destaque para a prisão de Frei Simão de Vasconcelos, o frade guerrilheiro, e também momentos da vida religiosa, como o rito de entrega a Deus e à vida em clausura a que chamavam tonsura e que obrigava ao corte dos cabelos.


Também por estes dias se recorda o grande incêndio que lavrou no Mosteiro. As monjas, consumidas por aflição, clamam por Dona Mafalda para que venha em seu socorro.

Cá fora, sem sair da sombra do seu Mosteiro, o povo canta e dança enquanto descansa do labor dos seus ofícios. Burgueses e camponeses cruzam-se nas estreitas ruas de Arouca. Os artesãos misturam-se com os vendedores de produtos frescos e de bom gosto no Mercado Oitocentista. E os querem aquietar a fome, encontram nas tabernas um alívio para o estômago.

A animação incessante e ruidosa entoa por entre bombos, saltimbancos e músicos. Porém, a alegria e ambiente de festa são abalados por doenças desconhecidas para as quais os entendidos dos males do corpo e da mente tentam encontrar a cura.

De 19 a 21 de julho, faça parte desta história.

Programa detalhado disponível aqui

Região de Aveiro | Concertos do AgitÁgueda traduzidos em Língua Gestual Portuguesa


O concerto de domingo da cantora Rita Guerra e da Banda Alvarense teve um sentido especial, foi traduzido em língua gestual Portuguesa. 

Sobre esta novidade, Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia, e responsável pela organização do evento, referiu: “Conforme foi anunciado na altura do lançamento do festival, este ano queremos um AgitÁgueda cada vez mais inclusivo. Poder ter uma comunidade surda a assistir aos concertos no palco AgitÁgueda é algo que nos deixa de coração cheio. Foi dado mais um passo no sentido do AgitÁgueda ser cada vez mais um Festival para todos.” 

As ruas da cidade encheram-se de milhares de visitantes e turistas, curiosos por realizar o roteiro de arte urbana que ano após tem vindo a aumentar no número de instalações, onde se destacam as instalações dos chapéus já conhecidas mundialmente. 

Também os concertos musicais atraíram à tenda AgitÁgueda inúmeras pessoas, com especial enfoque a 12, 13 e 14 de julho, dias em que alguns dos nomes mais conhecidos do cartaz do evento atuaram e fizeram as delícias dos seus fãs e admiradores.

A cidade de Águeda e o AgitÁgueda esperam por si, até dia 28 de julho, para 23 dias de animação total com entrada gratuita. 

Conheça toda a programação do AgitÁgueda em: www.agitagueda.com, ou descarregue as aplicações móveis para Android e iOS.

Esperamos por si! Visite Águeda!

Religião | Sínodo da Amazônia ou Concílio Vaticano III?



  • Marcos Luiz Garcia
Para todos nós católicos, o panorama na Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana se enegrece cada dia mais.
A ofensiva esquerdista que está sendo preparada através do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia prenuncia uma verdadeira revolução, não só a respeito do modo de se considerar a Igreja, mas com reflexos apocalípticos para toda a ordem mundial.
Há pouco foi publicado o documento Instrumentum laboris, que define a pauta desse Sínodo. É verdadeiramente assustador! Mais apropriadamente, poderia chamar-se Documento Preparatório para o Concílio Vaticano III, pois o Sínodo Pan-Amazônico está para o Concílio Vaticano II como este está para o Concílio de Trento.
Em outras palavras, a verdadeira explosão de modificações pastorais e doutrinárias que o Concílio Vaticano II provocou na Igreja se repetirá com o lançamento da Igreja Amazônica, mas num âmbito muitíssimo mais grave e radical. A tal hermenêutica da continuidade, já impossível, pura e simplesmente se evapora.
Para ajudar a compreender melhor o que estou dizendo cumpre retroceder ao Pontificado antimodernista de São Pio X, que pautou sua vida em combater o modernismo, heresia que, segundo ele, continha em si todas as heresias.
Após São Pio X começou um afrouxamento no combate ao modernismo, que depois deu lugar à ascensão paulatina de uma doutrina que é o próprio modernismo revestido de hipócritas aparências, o chamado progressismo.
 Ao mesmo tempo, um amolecimento sentimental gerado na alma dos católicos subtraiu-lhes a combatividade e inoculou um espírito entreguista, concessivo e meloso, o qual foi se acentuando até o Concílio Vaticano II.
Suficientemente amolecidos os católicos, foi possível lançar as “novidades” do Vaticano II e, depois, a crescente desfiguração do espírito e da mentalidade católicas. A Teologia da Libertação ganhou impulso e a esquerda católica robusteceu-se muito.
Uma parte dos fieis se escandalizou com o progressismo e o recusou. A estes foi oferecido, em lugar da espiritualidade tradicional católica, um carismatismo oriundo dos protestantes pentecostais americanos.
Essa mudança na Igreja escandalizou muitos católicos de fé fraca, que por falta de convicções profundas preferiram abandoná-la em troca de religiões protestantes.
Nada foi feito de relevante pelos Pastores para trazer de volta as ovelhas, porque a postura ecumênica da esquerda católica ensina que não há gravidade em se mudar de religião. Por isso, desde o Concílio Vaticano II até hoje, vemos o rebanho católico brasileiro diminuir de 97% para pouco mais de 50%, sob a indiferença de grande parte dos Pastores. Existe até a proibição de fazer “proselitismo”, ou seja, apostolado para recuperá-los.
Concomitantemente a isso, uma imensa parte do Clero foi se desfigurando cada vez mais, perdendo sua sacralidade, respeitabilidade e santidade, e se mostrando cada vez mais amigo dos antigos lobos dizimadores do rebanho.
Notícias de escândalos morais dos mais pesados cometidos por um enorme número de clérigos enchem os jornais de numerosos países, deixando ainda mais perplexas as ovelhas.

Com profunda tristeza, vemos o atual Pontificado impregnado de coisas inusitadas, de contínuas atitudes francamente perplexitantes, e frequentemente emitindo declarações contrárias à doutrina tradicional, semeando nas almas uma dúvida generalizada sobre o que é propriamente a Igreja Católica, quais são seus princípios verdadeiros e imutáveis, e impondo as perguntas: O que está certo? O que está errado?
E é justamente em meio a esse caos religioso que é convocado um Sínodo que vai lançar praticamente uma nova igreja, totalmente adaptada à vida tribal dos índios, mas que será uma nova fase a ser aplicada, conforme anunciam seus responsáveis, para a Igreja no mundo inteiro. É o anúncio de uma revolução profunda, que destruirá totalmente a ideia verdadeira da Igreja na maioria dos católicos, lançando-os numa crise de Fé jamais vista.
Caso esse plano tenha sucesso, os católicos que aderirem a ele mudarão de religião e o imenso rebanho de Nosso Senhor Jesus Cristo se reduzirá a uma minoria. Minoria essa que, provavelmente, terá muito que sofrer. Mas será sustentada pela promessa de Nosso Senhor de que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja, e vencerá com Ele no Triunfo do Imaculado Coração de Maria prometido por Nossa Senhora em Fátima.