domingo, 20 de março de 2022

Pelo menos seis pessoas morrem abalroadas por carro a alta velocidade em festividades na Bélgica

Pelo menos seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após um carro a alta velocidade ter abalroado a multidão que festejava o carnaval nas ruas de Strépy-Bracquegnies, na Bélgica, anunciou hoje o autarca local.

“O carro apareceu a alta velocidade. E temos algumas dezenas de feridos e, infelizmente, várias pessoas morreram”, disse o autarca Jacques Gobert à rádio RTBF.

As celebrações em Strépy-Bracquegnies, a cerca de 50 quilómetros a sul de Bruxelas, foram retomadas, após dois anos canceladas devido à pandemia de covid-19.

De acordo com a imprensa, o acidente pode ter sido causado por um carro que estava a ser perseguido pela polícia.

Madremedia/Lusa

Proteção Civil regista 96 ocorrências devido ao mau tempo

Dados sobre a situação até às 17:00, em Portugal continental.

A Proteção Civil regista este domingo, até às 17:00, um total de 96 ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal continental, inclusive quedas de árvores e inundações, sobretudo localizadas no distrito de Faro, mas sem registo de feridos.

Até às 17:00 do dia de hoje [domingo], tivemos o registo de 96 ocorrências, sobretudo mais localizadas no distrito de Faro, com 61 destas 96 ocorrências, e estão relacionadas com quedas de árvores, inundações, limpeza de via e quedas de estruturas”, afirma José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Em declarações à agência Lusa, o responsável da Proteção Civil indica que, para o total de ocorrências registadas, “foram mobilizados 292 operacionais e 96 meios terrestres”, e assegurou que em nenhuma das situações houve vítimas.

A maioria das ocorrências foi registada nos distritos “mais a sul” do território continental português, em que Faro é o mais afetado, destacando-se ainda Beja e Lisboa, com nove ocorrências cada, e Setúbal, com oito, de acordo com o balanço da ANEPC até às 17:00.

A Proteção Civil prevê atualizar esse balanço com dados das próximas horas, já que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os avisos amarelos relacionados com o mau tempo vigoraram até às 18:00 de hoje, pelo que se prevê uma melhoria da situação meteorologia a partir desta hora.

SETE DISTRITOS EM ALERTA

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Beja estiveram este domingo sob aviso amarelo, entre as 12:00 e as 18:00, devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, no dia em que começa a Primavera, de acordo com o IPMA.

O IPMA colocou os sete distritos com aviso devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, e que poderão ser ocasionalmente de granizo.

Os distritos de Faro e Beja estiveram ainda sob aviso amarelo, entre as 08:00 e as 15:00, por causa do vento forte de sueste, com rajadas até 80 quilómetros por hora.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Esta previsão de chuva acontece no dia em que arranca a Primavera, às 15:33 em Portugal Continental e na Madeira, e às 14:33 nos Açores.

Sapo/Lusa

Você sofre calúnias? É necessário que todos os membros da sociedade cumpram os seus deveres de justiça e de verdade

 A calúnia é uma afirmação contrária á verdade que prejudica pessoas e dá ocasião a falsos juízos a seu respeito. Nunca é demais lembrar as sérias consequências que podem advir de um comentário sobre a vida e o comportamento de uma pessoa. É muito difícil reparar os males causados por uma difamação.

A CALÚNIA destrói a honra do próximo porque se espalha o que é negativo numa pessoa lesando a virtude da justiça e da caridade. Nas conversas de rodinha, nos bares, nos institutos de beleza, nas salas de costura, nas visitas familiares, com muita facilidade se comenta e se passa adiante fatos que vem em prejuízo de pessoas destruindo seu bom nome. Por isso, costuma-se afirmar: “A prima próxima da calúnia é a fofoca”.

A DESTRUIÇÃO de pessoas se faz por palavras maldosas e por sigilos rompidos. Quantas brigas familiares, quantos casais destruídos porque acessam o celular de outros, espalhando segredos que são direito de cada pessoa! Destrói o outro para se auto-afirmar. Ali entra o ciúme, o desejo de ter as pessoas para si e como não conseguem, tentam destruí-las. É mais fácil pensar no pior dos outros do que o melhor.

AS REDES sociais, hoje, têm uma responsabilidade especial. A informação está a serviço do bem comum. A sociedade tem direito a uma informação fundada na verdade, na liberdade, na justiça e na solidariedade. O uso correto deste direito requer que a comunicação seja, sempre verídica, completa, honesta e conveniente, isto é, que respeite a pessoa humana. Por isso, é necessário que todos os membros da sociedade cumpram os seus deveres de justiça e de verdade.

JESUS, previu que aconteceriam calúnias e anima as pessoas de fé com estas palavras: “Felizes sereis, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque será grande a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês”.(Mt 5,11-12).

PEDRO, na primeira carta, nos faz um forte apelo: “Tenham todos a mesma atitude: sejam compassivos, cheios de amor fraterno, misericordiosos e de espírito humilde. Não paguem o mal com o mal, nem o insulto com outro insulto; pelo contrário, abençoem, porque para isso vocês foram chamados, isto é, para serem herdeiros da bênção”. (I Pd 3,8-9).

Fonte: Acorda Cidade

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
di.vianfs@ig.com.br

Sangue da terra. É impossível ter saúde sem água potável

 A Organização das Nações Unidas – ONU - fixou, em 1993, o dia 22 de março de cada ano, como o Dia Mundial da Água. A água é o “sangue” da terra e a vida do mundo. É o melhor medicamento para nosso corpo. Um bem natural que precisa de cuidados. É uma doação gratuita da natureza.

MEIOS de comunicação trazem, quase diariamente, atentados contra a água. Muitos rios se tornaram esgotos a céu aberto. Outros, ainda em estado razoável, recebem resíduos industriais tóxicos. Vemos rios e lagos com toneladas de peixes mortos. As matas, que protegem as nascentes, são dizimadas. E, no dia-a-dia, desperdiçamos água de maneira irresponsável. A escassez de água avança em, praticamente, todas as regiões do mundo.

A SAÚDE depende da água. A maioria das doenças do planeta é causada por águas impróprias para o consumo humano. Milhares de leitos em hospitais, principalmente em países pobres, estão ocupados por pacientes afetados por enfermidades relacionadas com a água. A cada ano morrem, mais de dois milhões de pessoas, por doenças causadas por águas contaminadas. É impossível ter saúde sem água potável.

A ÁGUA é um serviço essencial de responsabilidade do Estado. É dever do Estado garantir água de qualidade para todos e cuidar da manutenção das fontes. A água nunca pode ser um produto do mercado regulado pela oferta e procura, ou artigo de forte influência econômica e política. Por isso, é muito perigoso o poder de quem controla rios, lagoas e recursos hídricos.

NA BATALHA pela água, é necessário mobilizar duas frentes. Os poderes políticos precisam criar e executar políticas públicas adequadas ao problema. Outra parte da obrigação é nossa, é de cada cidadão, de cada habitante da Terra. Muito se faz com o pouco de cada um. Isto significa garantir vida, saúde e o próprio futuro da humanidade.

NA BÍBLIA, a água sempre teve um simbolismo muito especial. Nas águas do rio Jordão, Jesus pediu a João Batista que o batizasse (Mc 14,11). “Dá-me de beber” (Jo 4,7) disse Jesus à mulher Samaritana. Num outro momento, Jesus se apresenta como Água Viva. (Jo 4, 7-14). “Tenho sede!” (Jo 19,28), disse ainda Jesus para aqueles que o crucificavam. A questão da água, portanto, está no coração da Bíblia.

Fonte: Acorda Cidade

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
di.vianfs@ig.com.br
 

UCRÂNIA | Zelenskyy lança novo apelo a diálogo sério com Moscovo

 Pelo menos um morto e 11 feridos é o balanço do ataque contra a Academia de Administração Pública, um dos últimos bombardeamentos russos contra Kharkiv, uma das cidades ucranianas mais visadas desde o início da invasão.

Num novo vídeo, o presidente ucraniano lançou um apelo a um diálogo sério com a Rússia.

Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia:"Quero que todos me ouçam, sobretudo em Moscovo: chegou o momento de nos reunir-mos para falar. Chegou o momento de restabelecer a integridade territorial e justiça para a Ucrânia. Caso contrário, os custos para a Rússia serão tão elevados, que não será capaz de se recuperar durante várias gerações."

Entretanto, os combates intensificam-se em Mariupol, onde o Exército russo diz que conseguiu finalemente entrar e está a lutar ao lado de tropas da região separatista de Donetsk.

Milhares de pessoas continuam a fugir da cidade portuária junto ao mar de Azov, multiplicando-se os relatos de combates urbanos e devastação.

Junto à fronteira com a Polónia, mísseis russos destruiram esta sexta-feira uma fábrica de aeronáutica perto do aeroporto de Lviv.

Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia:"Na manhã de 18 de março, com recurso a uma arma de longo alcance de grande precisão, foi conduzido um ataque contra infraestruturas militares ucranianas. Foi visado um estacionamento para aviões militares ucranianos numa fábrica de Lviv, bem como depósitos de armas e equipamento militar ucraniano nos arredores de Nikolaev, Mykolaev e Voznesenk."

A cidade de Lviv, ponto de passagem de um grande número de deslocados que tentam escapar para a Europa Ocidental, foi também palco de uma manifestação simbólica: 109 carrinhos de bebé vazios, dispostos numa praça, para representar o número de crianças supostamente mortas desde o início da invasão russa.

Fonte: euronews

Cantanhede inicia Semana da Floresta com plantação de árvore. Projeto do Gabinete Técnico Florestal do Município chega a 350 alunos

O Município de Cantanhede assinala esta segunda-feira, 21 de março, o Dia Internacional das Florestas, com a plantação de espécies autóctones e uma ação de sensibilização junto da comunidade escolar.

Estas ações decorrem no âmbito do projeto Semana da Floresta, levado a cabo pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, e cujo programa inclui ações de sensibilização sobre diversas temáticas ligadas à floresta, uma exposição e sessões de reflorestação.

O programa tem início esta segunda-feira, 21 de março, pelas 10h30, com uma plantação simbólica de um pinheiro-manso pelo vereador Adérito Machado, junto à rotunda da Pedra, na zona industrial de Cantanhede, e prossegue da parte da tarde com uma ação de sensibilização na EB1 de Ançã sobre espécies autóctones.

Em paralelo, é inaugurada a exposição “Viver a Floresta”, no edifício dos Paços do Concelho, onde permanecerá até dia 25 de março. Esta mostra pretende contribuir para o aumento do conhecimento sobre as florestas, no sentido de uma prevenção eficaz, da salvaguarda do património florestal e da defesa de pessoas e bens.

Falar de Invasoras na Lagoa dos Teixoeiros”, “Espécies Autóctones: Plantar e Valorizar”, “Prevenção de Incêndios: O Vigilante da Floresta” e “Redes de Defesa: Deveres de Gestão de Combustível” serão algumas das temáticas abordadas, quer junto da comunidade escolar, quer da população em geral.

Após dois anos de ausência, por razões sanitárias, é com enorme satisfação que vejo as escolas diretamente envolvidas nas iniciativas meritórias do Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede, a propósito da Semana da Floresta. É na população jovem que temos que despertar a consciência coletiva para a importância dos valores da conservação da natureza e da biodiversidade, motivar os cidadãos para a adoção de comportamentos em harmonia com o meio ambiente”, destaca a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.

A Semana da Floresta do Município de Cantanhede decorre até 6 de abril, abrangendo um universo de quase 350 alunos dos diversos graus de ensino, com ações pedagógicas em estabelecimentos de ensino de diversas freguesias.

A comemoração do Dia Internacional das Florestas tem por objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores e despertar para a necessidade de gerir de forma sustentável as florestas, no que diz respeito à utilização dos seus recursos, sobretudo em ecossistemas frágeis.

As ações preconizadas estão enquadradas com os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, documento que visa proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e a perda da biodiversidade.



Greve de motoristas em Espanha causa prejuízos de centenas de milhões de euros

A greve dos motoristas independentes de transporte de mercadorias espanhóis está a provocar grandes prejuízos e a arrastar vários setores. Preços continuam a subir. Governo diz estar a estudar medidas de apoio.

Ao sexto dia, não há fim à vista para os protestos contra o preço dos combustíveis e por melhores condições de trabalho.

A primeira semana de greve provocou prejuízos superiores a 600 milhões de euros só no setor da alimentação.

À greve motoristas, juntam-se pescadores, agricultores e outros profissionais que sentem de perto a pressão dos aumentos.

SIC Notícias

Há 1701 anos, Constantino fixou o domingo como dia de repouso

 Mosaico do Imperador Constantino

No dia 7 de março de 321, há 1701 anos, o imperador Constantino fixou um costume inconteste no mundo civilizado.

Os católicos celebram o Dia Santo, no domingo. Os judeus acatam o sábado. Mas no Estado romano pagão os dias de repouso variavam segundo as superstições que havia no Império.

O imperador Constantino acabou com a confusão decretando que o domingo seria o dia de repouso civil. Não foi um decreto religioso, apenas uma lei civil que privilegiou a prática cristã e ordenou a vida de dezenas de milhões de homens.

No período pós-conciliar voltou o caos das festividades religiosas católicas e civis que não coincidem, e os domingos não são mais respeitados.

ABIM

Arouca adere à Rede Nacional de Turismo Industrial

Aproveitando a reunião dos principais destinos turísticos do país, a propósito da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a entidade regional de turismo do Porto e Norte de Portugal promoveu, esta quinta-feira, dia 17, a assinatura de protocolos de adesão à Rede Nacional de Turismo Industrial com oito municípios nacionais. A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém esteve presente na assinatura dos protocolos que envolvem seis parceiros locais.

Com a adesão a esta rede nacional, o município passa assim a apostar também num novo segmento turístico, tanto na vertente de indústria viva, como em património industrial. Desta feita, a gastronomia arouquense toma a dianteira deste tipo de oferta turística, que contará com visitas guiadas e apresentação dos processos confeção, com a adesão da A. Teixeira Pinto, por Tiago e Isilda Brandão (Doces Regionais de Arouca); Boroas & Companhia; Come_Sabores_de_Portugal; Destilaria Eduardo Noronha Dias (Pinguça); e Manuel da Silva Bastos (Casa dos Doces Conventuais de Arouca). Por outro lado, por via da Associação Geoparque de Arouca, juntam-se ainda à Rede as Minas de Volfrâmio de Rio de Frades; as Minas de Regoufe e o Radar Meteorológico de Arouca.

O Turismo Industrial irá permitir que, em Arouca, se possa estruturar e promover uma oferta ancorada em itinerários temáticos, em função da procura turística, dando resposta às expectativas dos visitantes que procuram experiências autênticas e originais, tais como compreender o processo de fabrico – atual ou passado – de determinado produto, perceber o modo de funcionar da maquinaria ou até experimentar o produto final.


Na sessão, também os municípios de Felgueiras, Gondomar, Maia, Matosinhos, Santa Maria da Feiram São João da Madeira e Vila Pouca de Aguiar se uniram a esta Rede Nacional, com a inscrição de mais de meia centena de parceiros a nível local.

Guerra na Ucrânia: bombardeada escola que abrigava cerca de 400 pessoas em Mariupol

Ao 25.º dia de guerra, repetem-se os ataques nas cidades ucranianas de Mykolaiv e Kiev. Esta foi mais uma madrugada de bombardeamentos nos arredores da capital.

No Sul, uma escola de artes que abrigava cerca de 400 pessoas foi bombardeada em Mariupol, uma das cidades mais massacradas. O autarca diz que milhares de habitantes têm sido levados à força para a Rússia. Um jornal ucraniano escreve que Moscovo está a forçar homens da região do Donbass, sem treino militar, a combater.

Há também informações desta manhã que indicam que a Rússia voltou a usar mísseis hipersónicos.

No habitual discurso diário, Volodymyr Zelensky disse que perto de 7 mil pessoas foram retiradas através de corredores humanitários este sábado e elogiou também os militares do país. O Presidente ucraniano disse também que “crimes de guerra” em Mariupol “ficarão na história”.

China diz estar do lado certo da história em relação ao conflito e garante que o tempo vai prová-lo. O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês afirma que Pequim rejeita qualquer coerção ou pressão externa e opõe-se a quaisquer suspeitas ou acusações infundadas sobre o papel do país na guerra da Ucrânia. Declarações aos jornalistas depois do Presidente norte-americano ter dito ao homólogo chinês que um apoio militar à Rússia teria consequências.

Ainda no plano diplomático, a Suíça garante que está disposta a mediar as negociações de paz com a Rússia e o primeiro-ministro japonês, que esteve reunido com o homólogo indiano, afirma que a guerra na Ucrânia “abala a ordem internacional” e por isso pediu uma resposta mais forte. Isto no mesmo dia em que um diplomata russo garantiu que o país tem planos contra a NATO e que vai reagir às ameaças do Ocidente.

SIC Notícias

Imagem: CNN BRASIL

Crise energética: BE quer sobretaxa sobre empresas para apoiar famílias mais vulneráveis

Catarina Martins defende a regulação de “um preço máximo para a eletricidade que é produzida a gás”.

A coordenadora do BE defendeu a criação de uma sobretaxa para as empresas que têm lucrado com o aumento dos preços da energia devido à guerra na Ucrânia, e que sirva para apoiar as “famílias mais vulneráveis”.

Numa sessão em Lisboa “pela paz e pelo fim à invasão da Ucrânia”, Catarina Martins alertou que, se para as pessoas a crise energética “é o frio ou dinheiro que não chega para as conta do mês, para as petrolíferas a crise energética tem sido uma festa”.

Queremos uma sobretaxa que traduza estes sobrelucros das elétricas em apoio direto às famílias mais vulneráveis e à tarifa que pagam na sua eletricidade. E queremos estabelecer um preço máximo para a eletricidade que é produzida a gás”, defendeu.

Para o Bloco, são “os acionistas das grandes companhias que devem ser chamados a conter os efeitos da crise energética e não quem passa frio ou não tem salário até ao fim do mês para pagar as deslocações para o trabalho”.

Baixar os impostos sem impor regras sobre os preços é premiar a especulação. Baixar impostos e combater a especulação é o caminho para baixar o preço da energia, proteger a população e a economia”, defendeu.

A coordenadora do BE referiu, por exemplo, que a Galp lucrou 457 milhões com a subida do preço dos combustíveis e vai entregar 565 milhões de euros aos acionistas, “entre eles, a família Amorim, a Sonangol e fundos de investimento norte-americanos”.

Vamos aceitar isto? É justo que a Galp lucre com a pobreza de quem não tem alternativa senão pagar os preços especulativos dos combustíveis? O Estado é acionista da Galp, como votou o representante do Governo esta decisão? O que pretende fazer para travar estes ganhos? Ou espera ganhar por duas vias: pela via fiscal e pela via dos dividendos da Galp?”, questionou.

O BE propõe ainda que o Governo adote três medidas “no imediato” neste setor.

Em causa está uma prática chamada “doação renal cruzada”.

 Um paciente do Curry Cabral, em Lisboa, recebeu um rim doado inicialmente a um do Hospital de Santo António, enquanto ao doente do Porto foi implantado o órgão colhido na capital, descreveu um dos responsáveis pelas intervenções.

Em causa está uma prática chamada “doação renal cruzada” e duas intervenções que decorreram em simultâneo.

Em Lisboa, o caso junta um pai que necessitava de um rim e uma filha disposta a doar, mas os dois não eram compatíveis. Já no Porto, o marido receberia o rim da mulher, mas esta teve igual infelicidade no que diz respeito à compatibilidade.

Graças ao programa nacional de doação cruzada foi possível cruzar estes dois dadores [filha de Lisboa e mulher do Porto] e os dois recetores [pai de Lisboa e marido do Porto] e realizar as duas intervenções”, explicou à agência Lusa o diretor do gabinete coordenador de colheita e transplantação do Hospital de São José, Fernando Rodrigues.

As cirurgias – quatro no total, duas para colheita dos órgãos e duas para implantação – decorreram ao longo do dia deste sábado. Cerca das 19:00, dadores e recetores encontravam-se bem, garantiram à Lusa fontes quer do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC), ao qual pertence o Hospital Curry Cabral, quer do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), que integra o Santo António.

O transporte dos órgãos foi feito pela brigada de trânsito da Guarda Nacional Republicana.

PROGRAMA NACIONAL DE DOAÇÃO RENAL CRUZADA

A realização destes dois transplantes foi possível graças ao Programa Nacional de Doação Renal Cruzada (PNDRC) que é utilizado no caso de pessoas que precisem de um transplante e têm um dador vivo que não é compatível.

Assim, recorrendo a uma base de dados que contém outros pares incompatíveis, procura-se encontrar um dador compatível para cada caso.

Se o sistema encontrar uma combinação possível, podem acontecer dois ou mais transplantes em simultâneo através da “troca” de rins entre os vários pares participantes.

O PNDRC data de 2010, sendo que desde 2007 é possível em Portugal realizar transplantes renais entre dadores e recetores sem consanguinidade, ou seja, na prática antes um marido não podia doar à mulher, mas um pai podia doar a um filho e vice-versa.

O que preconizamos é a maximização do dador cadáver, mas esta é mais uma forma de realizar intervenções e ultrapassar as limitações da falta de órgãos. E a doação renal cruzada vem ultrapassar outra limitação porque mesmo havendo um dador renal vivo e havendo a intencionalidade de doar, podem ser incompatíveis entre si. É mais uma probabilidade de a pessoa ter acesso a um órgão”, descreveu Fernando Rodrigues.

O diretor do gabinete coordenador de colheita e transplantação de São José, hospital que pertence ao CHULC, recordou que “quando não há compatibilidade o risco de rejeição do órgão que é transplantado é muito grande”, mas que “por vezes existem pares que entre si não são compatíveis, mas de forma cruzada têm compatibilidade”.

“RIM É O ÓRGÃO QUE TEM MAIS PESSOAS EM LISTA DE ESPERA”

À Lusa, Fernando Rodrigues recordou que “o rim é o órgão que tem mais pessoas em lista de espera”, uma lista que em Portugal é superior a 2.000 doentes.

E o número de órgãos que tem sido possível recolher em dador cadáver não permite colmatar as necessidades”, disse o diretor sobre uma realidade que não é apenas portuguesa, mas sim transversal ao resto do mundo.

Esta prática realizou-se pela primeira vez hoje no CHULC, enquanto o CHUP tem já outros transplantes do género no currículo.

Paralelamente, Portugal aderiu já ao Programa de Doação Renal Cruzada Internacional, podendo fazê-lo com Espanha e Itália.

Sapo/Lusa

Imagem: SIC NOTICIAS

Terra já tremeu 28 vezes: Novo sismo sentido na ilha de São Jorge com intensidade de 2,5 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter foi sentido na ilha de São Jorge, nos Açores, com intensidade IV/V na escala de Mercalli, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica da região (CIVISA).

"De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Manadas (concelho de Velas, ilha de São Jorge)”, lê-se num comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que cita o CIVISA.

"O evento foi ainda sentido com intensidade IV nas freguesias da Urzelina e Norte Grande (concelho de Velas) e intensidade III na Calheta (concelho da Calheta)", acrescenta.

O sismo foi registado às 20:21 locais (21:21 em Lisboa), "com magnitude 2,5 (Richter) e epicentro a cerca de 4 quilómetros a norte/noroeste [da freguesia] de Urzelina, na ilha de São Jorge".

Segundo os comunicados da Proteção Civil açoriana, este foi o quarto sismo sentido hoje na ilha de São Jorge e o de maior intensidade na escala de Mercalli.

De acordo com a página da Internet do CIVISA, desde as 18:20 locais (19:20 em Lisboa) foram registados 28 sismos naquela ilha, com magnitudes entre 2,1 e 3,3 na escala de Richter.

Os três sismos sentidos anteriormente tiveram magnitude de 2,8 e 2,9 na escala de Richter e intensidade máxima de III na escala de Mercalli.

"O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário", lê-se na publicação da Proteção Civil.

Sapo