quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A Freguesia do Seixo lançou um boletim

by Mira Online
"30 anos de orgulho" é o título do Boletim lançado pela JF do Seixo, agora lançado.
Com textos de Tiago Cruz, Presidente da JF e Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal, este boletim faz um balanço destas 3 décadas de conquistas, muito trabalho e esperanças em dias ainda melhores,
Mira Online | Dezembro 8, 2015 às 11:32 pm | Categorias: Locais 

Programa de animação assinala Natal no concelho de Cantanhede


  

by Mira Online
O Natal começou já a ser assinalado no concelho de Cantanhede através de iniciativas de pendor sociocultural organizadas pela Câmara Municipal ou promovidas por várias entidades locais com apoio da autarquia. Nesse âmbito, está já em pleno funcionamento na Praça Marquês de Marialva um carrossel que proporciona às crianças viagens gratuitas, constituindo assim um elemento de atratividade para as famílias e um fator de dinamização do comércio local favorável à campanha que a Associação Empresarial de Cantanhede está a desenvolver nesse sentido.
Quanto ao programa de animação do período do Advento, tempo litúrgico que antecede a celebração do nascimento de Jesus, estão agendados vários eventos para os próximos dias, a começar já na sexta-feira, 11 de dezembro, às 21h30, com a estreia do espetáculo que habitualmente o Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede apresenta nesta quadra. Este ano trata-se de “A mudar se vai crescendo”, encenação de mais um texto inédito de Natália Queirós, grande dinamizadora da companhia desde a sua constituição, em 2004, e autora das peças e das adaptações de contos já levadas a cena, num total de mais de 20 produções teatrais. Os pequenos atores sobem de novo ao palco do auditório da Biblioteca Municipal no dia seguinte, sábado, a partir das 16h00.
Também no sábado, a partir das 10h00, decorre no Pavilhão Marialvas, em Cantanhede, o Torneio Solidário de Natal de Minibasquete – Sub-12, uma iniciativa da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal e a Associação de Basquetebol de Coimbra. Com início às 10h00, o evento desportivo conta com a participação das equipas que nesse escalão representam a entidade anfitriã, o Sampaense de Oliveira do Hospital, o Ginásio Figueirense da Figueira da Foz e aAcademia Basquetebol, o CAD- Associação Coimbra Basquete e o Olivais, todos da cidade de Coimbra, num total de cerca de 120 participantes.
Para além do convívio desportivo, o Torneio de Minis 12 terá uma componente solidária, no âmbito da qual os participantes irão colaborar com a oferta de bens alimentares, vestuário e brinquedos, entre outros, os quais serão destinados a crianças e jovens famílias carenciadas de Cabo Verde, no âmbito do projeto de cooperação de partida!, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
Ainda no sábado, 12 de dezembro, realiza-se em Ançã, no Terreiro do Paço, o IX Encontro de Cantares Natalícios, iniciativa do Grupo Típico de Ançã que conta com o apoio do Município de Cantanhede, da Junta de Freguesia de Ançã, e da Fundação Inatel – Agência de Coimbra. Este ano atuam no Encontro de Cantares Natalícios o Grupo Típico de Ançã, anfitrião do evento, o Grupo Folclórico do Ouro de Coimbra e o Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Serzedo, de Gaia.
No domingo, 13 de dezembro, é a vez de o Cantemus, o Coro Infantil de São Caetano e as Pequenas Vozes de Febres realizarem um Concerto de Natal na Igreja Matriz de Cantanhede. O evento integra o programa de animação de Natal promovido pela Câmara Municipal de Cantanhede, neste caso em parceria com a Paróquia de S. Pedro (Cantanhede) e a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
Constituído por jovens dos 6 aos 18 anos, o Cantemus tem por objetivos contribuir para a formação de cantores em idade de aprender a colocar a voz, fomentar o gosto pela música e, sobretudo, proporcionar aos seus elementos o desenvolvimento das competências naturais de que dispõem. A coordenação e orientação deste projeto iniciado pelo Município de Cantanhede é da responsabilidade do prestigiado maestro Augusto Mesquita.
O Coro Infantil de São Caetano constituiu-se em fevereiro de 2012, dando resposta a uma paixão de cantar manifestada por um grupo de meninas. Formado inicialmente por 11 raparigas, entre os 6 e 12 anos, começou por animar alguns momentos de celebrações eucarísticas, após o que alargou a sua atividade a outras atuações públicas, processo que decorreu paralelamente ao crescimento da formação inicial até aos atuais 30 cantores, com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos, de ambos os sexos. A direção está a cargo de Beatriz Jesus.
As Pequenas Vozes de Febres, inicialmente Coro infantil de Febres, surgiu em 2010, na altura com 24 elementos. Hoje, é composto por 54 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos. Dirigido por Anabela Rocha, o projeto tem como objetivo proporcionar a todas as crianças um desenvolvimento a nível musical ajudando-as a adquirirem maior confiança, autoestima e aprenderem a trabalhar em grupo, fomentando o gosto pela prática musical de conjunto. Em 2012, lançou o seu primeiro CD, intitulado “Sonho de criança”, experiência que repetiu em 2014 com a edição de um CD acompanhado de um DVD com imagens das suas atuações.

PROGRAMA DE ANIMAÇÃO DE NATAL NO CONCELHO DE CANTANHEDE
19 e 20 de dezembro,
II Mercado de Artesanato Local
Local: Casa dos Bogalhos
Organização: FOTOGRAFARTE - Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede
Apoio: Município de Cantanhede e União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça
19 de dezembro > 16.30 horas
Sons de Natal
Sede da AMA
Organização: AMA – Academia de Música de Ançã
Apoio: Município de Cantanhede e Junta de Freguesia de Ançã
19 de dezembro > 21.30 horas
Concerto de Natal – Cantemus Coro Juvenil do Município de Cantanhede
Local: Igreja Paroquial da Tocha
Organização: Município de Cantanhede e Junta de Freguesia da Tocha
Apoio: Paróquia da Tocha
20 de dezembro > 16.00 horas
Concerto de Natal
Local: Ançã
Organização: Phylarmonica Ançanense
26 de dezembro
Audição de Natal - EMAF – Escola Música António Fragoso
Local: Centro Social e Paroquial de S. Pedro, Cantanhede
Organização: Município de Cantanhede
Apoio: Paróquia de Cantanhede

26 de dezembro > 15.00 horas
Concerto de Natal
Local: Sede da Filarmónica de Covões
Organização: Sociedade Filarmónica de Covões
Apoio: Município de Cantanhede e Junta de Freguesia de Covões
27 de dezembro, 17.00 horas
Grupo Vocal Ançãble
Local: Igreja Paroquial de Vilamar
Organização: Município de Cantanhede
Parceria: União das Freguesias de Vilamar e Corticeiro e Paróquia de Vilamar
Apoio: Paróquia de Vilamar
31 de dezembro > 19.00 horas
Recital Te Deum, Phylarmonica Ançanense
Local: Igreja Matriz de Ançã
Organização: Paróquia de Ançã
9 de janeiro > 22:00 horas
Concerto de Ano Novo
Cordis e João Gentil
Centro Paroquial S. Pedro, Cantanhede
Organização: Município de Cantanhede e Paróquia de S. Pedro, Cantanhede
Mira Online | Dezembro 9, 2015 às 7:33 pm | Categorias: Locais

Finlândia vai exigir aos migrantes que trabalhem de graça




by Mira Online

Governo de Helsínquia endurece legislação para tentar travar aumento do número de requerentes de asilo.
A Finlândia endurece as leis de imigração. Vai exigir que os refugiados e migrantes requerentes de asilo trabalhem sem receber salário e estudem os costumes e tradições do país.
O Governo de Helsínquia vai começar a atribuir tarefas a migrantes com idade para trabalhar. Argumenta que vai ajudar a ocupar o tempo e a libertar a frustração.
“Não é necessariamente trabalho remunerado. Pode ser alguma tarefa ao ar livre, algum trabalho de manutenção no centro de recepção de migrantes. Quanto mais tempo as pessoas estão desocupadas, mais frustradas ficam”, afirma o ministro do Emprego, Jari Lindstrom.
Os candidatos a asilo vão receber um dossier com informações sobre a sociedade e cultura da Finlândia, nomeadamente sobre os direitos das mulheres e das crianças. “Todos os requerentes de asilo vão recebê-lo. Ninguém poderá dizer que não sabia”, refere o ministro.
O Governo de Helsínquia vai passar a reavaliar, duas vezes por ano, as condições nos países de origem dos migrantes. Conforme a evolução da situação, pode cancelar a autorização de residência.
Depois de última avaliação à situação no Afeganistão, a Finlândia anunciou que vai deixar de conceder subsídios aos refugiados que dizem correr perigo de vida nas regiões Sul e Leste do país.
“O novo pacote de medidas vai apertar as nossas práticas e eliminar possíveis factores de atracção” de migrantes, disse aos jornalistas o primeiro-ministro finlandês.
Juha Sipila explica que a Finlândia vai acelerar o processo de repatriamento de migrantes que não reúnam as condições para obter o estatuto de refugiado. Estima que serão dois terços das pessoas que pedem asilo.
Cerca de 32 mil pessoas pediram asilo à Finlândia desde o início do ano, um aumento significativo em relação aos 3.600 de 2014.
Fonte: rr.sapo.pt
Mira Online | Dezembro 9, 2015 às 5:04 am | Categorias: Internacionais