quinta-feira, 15 de junho de 2017

Universidade Sénior de Mira teve na tarde desta quarta-feira o encerramento letivo daquele que foi considerado "o ano zero" desta que é uma importante ferramenta de integração entre todos os cidadãos que compõem uma grande fatia da sociedade mirense.
Com a parte musical a cargo da Tuna da Universidade Sénior de Vagos que colocou todos a bater palmas e muitos a dançar, pela sua alegria contagiante e qualidade musical, a entrega dos diplomas foi o ponto alto de uma tarde inolvidável. 
Câmara Municipal (nas pessoas do Presidente Raul Almeida e da Vereadora Dulce Cainé), convidados, professores e, claro está, os inúmeros alunos e alunas que aderiram a esta ideia desde o princípio, mostraram-se orgulhosos pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, pelo conhecimento adquirido e, também, "pela forte relação conquistada entre todos e o grau de amizade que se construiu ao longo do tempo", como foi referido.
Apostados na continuidade, agora já com a experiência adquirida ao longo destes meses, todos centrarão forças, no "ano um" que chegará após as merecidas férias de verão, onde irão - como qualquer aluno - recarregar baterias no sentido de fazer do ano 2017/2018, algo ainda mais bonito e completo.
Muitos foram os que se esforçaram para que este projeto recebesse o rótulo de "completo sucesso" por agora. Mas, conscientes de que, por melhor que se esteja, sempre há onde melhorar, todos conjugarão esforços nesse sentido.
A Universidade Sénior não foi somente um lugar onde as pessoas acabaram por ir para conversar, agir e interagir. Ela foi  - e será cada vez mais - um instrumento de reflexão para os que lá estão e para todos os que se dão ao trabalho de pensar a sociedade no seu conjunto. Nela, homens e mulheres recomeçaram uma caminhada, não se deixando abater por que muitos não os consideram úteis. Naquele espaço físico, estas pessoas de enorme energia, mesmo que ela já lhes falte por vezes, deram-nos a todos, uma lição de vida, partilhando experiências, vivenciando cada momento e absorvendo com sede o que lhes era transmitido. 
Um enorme parabéns a estes bravos guerreiros e guerreiras. Eles são (excelente) exemplo de que muito ainda pode ser feito no sentido de seguirmos na direção de uma sociedade mais justa e fraterna... Bem-haja a todos!
Francisco Ferra

Atleta da ADC Mira disputará título mundial este sábado

O atleta da ADC Mira, Jorge Valério, actual Campeão Mundial de Kickboxing K1 -78.5kg suppermiddleweight ICO (International Combat Organisation), foi convidado para disputar o título da categoria acima (-84.5kg Light Cruiserweight) no evento Kings of Combat, em Barnsley (Inglaterra). Pela frente terá a estrela local, Justin Burlinson, o melhor atleta de MMA do Reino Unido, nº1 do Ranking num total de 382 atletas dos 84kg (https://www.tapology.com/fightcenter/fighters/72469-justin-burlinson) e que também já conta com um grande currículo no Kickboxing.
É já esta sexta-feira, dia 16, que o atleta e treinador Paulo Silva estarão de partida para Barnsley, onde decorrerá no mesmo dia as pesagens oficiais e no dia seguinte (17) o evento.

Investigadores testam viabilidade de produção de energia das marés na Ria Formosa

Uma equipa coordenada pelo investigador André Pacheco, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve, instalou, com sucesso, um dispositivo de extracção de energia das correntes de maré, nas imediações da Barra de Faro-Olhão, com o objectivo de avaliar a viabilidade de produção de energia das marés na Ria Formosa.
A partir de agora, o dispositivo ficará a ser testado ao longo de quatro meses o que permitirá avaliar a eficiência do projecto, bem como os eventuais impactos que possa ter sobre as comunidades ecológicas, os padrões de transporte de sedimentos e a circulação de água.
A energia das marés pode vir a ter um grande incremento e importância no futuro, uma vez que pode ser prevista durante séculos, quer do ponto de vista de tempo de ocorrência, quer de magnitude, é limpa e não se esgota, em contraste com a imprevisibilidade de outras energias renováveis.
Esta experiência está a ser levada a cabo no âmbito do projecto SCORE, que integra investigadores do CIMA, do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve.
O SCORE  foi pensado para contribuir para a abertura de novas linhas de investigação em energias renováveis marinhas na Universidade do Algarve, nomeadamente promovendo a Ria Formosa como local de teste de dispositivos de extracção de energia marinha, como uma fonte de energia sustentável e alternativa para o fornecimento energético regional/local.
Concretamente, com este teste real pretende obter-se dados de desempenho do dispositivo, de forma a poder validar modelos hidrodinâmicos para estimar a capacidade de produção de energia à escala comercial; prever o potencial impacto de extracção de energia das marés em meios estuarinos; e avaliar o custo-benefício de projectos desta natureza.
Fonte: O Algarve Económico

Sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Junho no posto Fixo da ADASCA

Para o mês de Junho vão decorrer colheitas de sangue nos dias 21 e 28 entre as 15 e as 19:30 horas, dias 17 e 24 entre as 9 e as 15 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro. todas no Posto Fixo da ADASCA.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...
Quanto vale este gesto para que não falte sangue nos hospitais?

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” Bezerra de Menezes.

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

Feira Nacional de Agricultura: Em dia feriado, evento recebe milhares de visitantes

Resultado de imagem para Feira Nacional de Agricultura: Em dia feriado, evento recebe milhares de visitantes
A 54ª Feira Nacional de Agricultura / 64ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até 18 de junho de 2017, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem os “Cereais de Portugal” como tema central, é o palco central da agricultura portuguesa, como se comprova pelos milhares de visitantes que hoje estiveram no certame ao longo do dia.
Durante o dia, o sector equino voltou a estar em destaque com a realização do realização do Circuito de Ensino do Ribatejo, Concurso de Saltos Regional e Concurso Nacional de Oficial de Modelo e Andamentos do Cavalo de Raça Sorraia. Estas provas tiveram como objetivo premiar a excelência dos exemplares em competição, assim como a destreza dos cavaleiros.
A animação não faltou com a presença de Ranchos Folclóricos que dinamizaram Mercados Tradicionais e animaram o recinto com as suas Danças e Cantares. Bailes e Grupos de Música popular complementaram a animação durante o dia.
O Salão Prazer de Provar continua a atrair o público, nomeadamente as Ações de Cozinha ao Vivo,  com mostras e degustações de produtos ou harmonizações entre Vinhos/Azeites, uma forma do consumidor tomar conhecimento e experimentar produtos já confeccionados com técnicas inovadores por chefes de cozinha.
Esta área da Feira Nacional de Agricultura reúne no mesmo espaço produtos de grande qualidade como azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros bens alimentares.
A área da Gastronomia é uma das vertentes mais fortes da Feira Nacional de Agricultura e contou com a presença de muitos visitantes ao longo do dia, que puderam saborear alguns dos melhores produtos portugueses.
Participam na Feira diversos restaurantes de carnes de raças autóctones e tasquinhas regionais promovidas por associações e coletividades do concelho de Santarém. O evento conta ainda com a participação de expositores que colocam à disposição do público uma variedade de ementas.
FNA 17 marca a agenda politica
A agenda política nacional não passa ao lado da Feira Nacional de Agricultura. Uma delegação do PCP constituída por António Filipe, Agostinho Lopes, Jorge Ferreira, Miguel Viegas e José Luis Cabrita visitaram hoje o evento e aproveitaram a ocasião para contactar com o público e empresas presentes.
José Pinto Coelho, Presidente do Partido Nacional Renovador, também esteve na FNA 17. Ao percorrer os vários espaços do evento contactou com alguns dos principais representantes do sector e conheceu as suas expectativas e preocupações.
16 de Junho
Amanhã, 16 de junho, é Dia do Município de Coruche e as Conversas de Agricultura voltam a fazer da Feira Nacional de Agricultura, o palco do debate dos principais temas do sector.
As “Consequências do Brexit no orçamento da União Europeia – Org. CAP” é um dos debates em destaque e a discussão continua com vários seminários.  “Como melhorar o posicionamento dos agricultores na cadeia alimentar – Org. CAP”, as “V Jornadas Técnicas da Associação Portuguesa de Enologia – Organização APE” ou o “Seminário Agrocluster do Ribatejo: Economia Circular no Setor Agroalimentar - Tendências inovadoras e casos de sucesso” e  “Apresentação do Estudo de Tendências de Consumo: Geração Y Millennials Organização NERSANT”.
A FNAP promove o colóquio  “Apicultura, Agricultura e Biodiversidade” durante o qual será realizada a Entrega de Prémios do Consurso Nacional de Mel 2017 e a Agrogarante organiza o seminário  “Financiamento e Apoio ao Investimento no Setor Primário – Competitividade e Crescimento”. Realce ainda para o “Prémio Nacional de Agricultura”, uma iniciativa do BPI e do Grupo COFINA.
A animação é parte integrante da Feira Nacional de Agricultura e a sexta-feira não vai ser excepção. Escolas de Toureio, Treinos de Forcados, Música Popular, Bailes Tradicionais e  Largadas de Toiros fazem as delicias dos visitantes.
Já Ana Moura actua no palco principal pelas 00h00 e o DJ Putzgrilla estará na discoteca à 01h00.
Recorde-se que a Feira Nacional de Agricultura (FNA) oferece inúmeros motivos para uma visita de lazer ou de negócio: para as famílias que procuram descontração e animação o evento pontua pela qualidade da gastronomia e do artesanato, pela oportunidade de contacto direto com animais e pelos variados espetáculos ao vivo, sendo também uma excelente local para os visitantes adquirirem produtos alimentares de todas as regiões do país.
Para os profissionais que pretendem estabelecer negócios e parcerias a Feira é o mais importante ponto de encontro do setor agrícola nacional, indispensável a quem pretende trocar experiências, debater problemas ou refletir sobre o futuro.

BANCA & FINANÇAS CGD avança com rescisões procurando solução para diferentes regimes sociais

A Caixa Geral de Depósitos quer levar até 22 de Junho o programa de rescisões a reunião do conselho de administração. E está a oferecer 2,1 meses por cada ano a quem esteja na Caixa Geral de Aposentações e 1,6 salários mensais por ano aos da segurança social.

CGD avança com rescisões procurando solução para diferentes regimes sociais
A Caixa Geral de Depósitos tem de reduzir até 2020 um total de 2.200 postos de trabalho, para ficar com cerca de 6.650 funcionários, no âmbito do plano de recapitalização acordado com Bruxelas.

Tendo já admitido que teria de reduzir o quadro de pessoal em cerca de 500-600 pessoas por ano, até agora conseguiu, através de reformas e pré-reformas, o acordo para a saída de 330-350 pessoas. O que levará o banco ao lançamento de um programa de rescisões por mútuo acordo.

Esta quarta-feira, 14 de Junho, a administração da Caixa esteve reunida com os sindicatos por causa desse programa de rescisões, a quem foi dito que pretende levar o projecto ao conselho de administração do banco até 22 de Junho. Mas, para isso, terá de desenhar um plano que equalize os vários regimes sociais existentes na Caixa Geral de Depósitos. 


É que consoante estejam inscritos na Caixa Geral de Aposentações ou na Segurança Social, os regimes dos trabalhadores do banco diferem. Por exemplo, os primeiros não têm direito ao subsídio de desemprego. Há ainda um outro regime distinto, na saúde, para os trabalhadores que foram do BNU. 
Neste momento, segundo fonte sindical, a Caixa está a analisar a situação para verificar a melhor solução para cada um dos casos. 

Aos sindicatos, o banco até admitiu que pediu o estatuto de empresa em reestruturação ao Ministério do Trabalho para que as quotas de rescisões que dão acesso ao subsídio de desemprego sejam maiores. Mas, diz a mesma fonte sindical ao Negócios, "é preciso resolver o problema de quem não tem acesso [ao subsídio de desemprego]".

Rui Riso, presidente do Sindicato Bancário do Sul e Ilhas, admite que este programa de rescisões poderá ser massivo, mas não quantifica a possibilidade de acordo. Mas tendo em conta as metas conhecidas e que a CGD está obrigada, poderá atingir um número elevado de trabalhadores.

A Lusa avança, por outro lado, que os trabalhadores que queiram aderir a este programa, e que descontam para a Caixa Geral de Aposentações, terão direito a uma indemnização de 2,1 meses por cada ano de trabalho, no máximo de cinco anos, e aos trabalhadores que descontam para a segurança social serão oferecidos 1,6 meses por cada ano de serviço, também no máximo de cinco salários. Os trabalhadores poderão ainda manter algumas vantagens de crédito à habitação e serviços de saúde.

Fonte:Jornal de Negócios
Maria João Gago 14 de junho de 2017 às 21:49

Calor e perigo de Incêndio Florestal – Recomendações da ANPC

Resultado de imagem para Calor e perigo de Incêndio Florestal – Recomendações da ANPC
1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), destaca-se para os próximos dias a existência de um cenário desfavorável em termos de incêndios florestais:

Devido a uma massa de ar muito quente transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste da Galiza e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, prevêem-se temperaturas elevadas, em especial a máxima, pelo menos até domingo.
 Os valores da temperatura máxima irão variar, na generalidade do território, entre 30 e 36ºC, com exceção de alguns locais do interior, onde se poderão atingir valores entre 37 e 40ºC, e da faixa costeira a norte do Cabo Raso, onde as temperaturas não deverão ultrapassar 26ºC, aproximadamente.
 Entre os dias 16 e 18, a temperatura máxima poderá atingir valores entre 40 e 43ºC nas regiões do interior e entre 35 e 39ºC nas regiões do litoral.
 A temperatura mínima irá subir gradualmente esperando-se, a partir do dia 17, valores da ordem de 20 a 22ºC em quase todo o território, podendo mesmo atingir 23 a 25ºC em muitos locais, em especial do interior.
 O vento será moderado, sobretudo nas terras altas, e as humidades relativas serão inferiores a 30%, na generalidade do território continental.
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão quanto à evolução das condições meteorológicas, é expectável:
 Tempo quente e vento moderado a forte com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido (a):
 Realização de queimadas
Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível MUITO ELEVADO, não é permitido (a):
 Realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
 Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
 Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
 O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
 Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
 A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com
dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:
 Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
 Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
 Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos
de maior calor.

Considerando as temperaturas previsíveis, a ANPC recomenda ainda especial atenção aos cuidados na área da saúde, com especial atenção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos e doentes crónicos, adaptando os comportamentos à situação em causa, designadamente:
 Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem adição de açúcar, mesmo sem sinais
de sede;

 Evitar bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar;
 Fazer refeições leves e mais frequentes. Refeições pesadas e muito condimentadas são de evitar;
 Evitar a exposição direta ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas. Sempre que haja exposição
ao sol, ou se ande ao ar livre, usar um protetor solar com um índice de proteção elevado (igual ou superior a 30). Renovar a sua aplicação sempre que estiver exposto ao sol (de 2 em 2 horas) e sempre que estiver molhado ou tiver transpirado bastante;

 Usar roupa leve e fresca;
 Evitar esforços físicos.
A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, consultando, para o efeito, o sítio
digital do IPMA, os Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e os Corpos de Bombeiros.

10 razones por las que los CIO deben considerar el código abierto


por Yesica Flores
 Olivia Salas, Regional Marketing Manager de Red Hat México

El código abierto influye estratégicamente en las empresas. De acuerdo con una encuesta realizada por North Bridge & Black Duck, el 90% de las empresas participantes afirmó depender de éste para mejorar su eficiencia, innovación e interoperabilidad. A esto se suman otros valores percibidos como la flexibilidad, no depender de un solo proveedor, las capacidades técnicas competitivas, la agilidad para adaptarse y la calidad.
 
Si se observa el entorno de negocios mundial, uno se puede dar cuenta de que las empresas emergentes (startups) más exitosas no utilizan software propietario sino abierto, lo que les brinda una mayor capacidad de innovar y madurar. Por su parte, las empresas tradicionales y monolíticas han descubierto que no pueden quedarse fuera del juego y están recurriendo al open source, a fin de impulsar su competitividad, reaccionar a los cambios del mercado y satisfacer a sus clientes.

Este escenario les ha planteado a los responsables de dirigir las iniciativas tecnológicas - los directores de Tecnologías de Información (CIO) – el desafío de abrirse a nuevas posibilidades y dejar atrás la percepción que el resto de las unidades de negocio tienen de ellos: ser quienes mantienen las cosas funcionando y que se niegan a implementar soluciones abiertas.

Hoy, los CIO tienen la oportunidad de agilizar la entrada de sus empresas a la era digital. Si algunos de estos líderes aún están renuentes a integrar el código abierto en sus proyectos, a continuación, se presentan 10 razones para dar el paso.

1. Seguridad
Las empresas pueden incrementar su seguridad si utilizan código abierto, gracias a que más profesionales y desarrolladores supervisan constantemente su integridad. El trabajo de las comunidades open source es mantener el control de las soluciones abiertas, así como monitorear y solucionar las vulnerabilidades.

2. No depender de un solo proveedor
Los estándares abiertos evitan depender de un solo proveedor de software. Además, tienen la libertad de reemplazar una pieza del código abierto por otro si éste es más innovador. Además, la habilidad que obtienen las organizaciones para gestionar sus sistemas abiertos permite reducir las fallas y lograr una mejor consolidación de sus componentes.

3. Tecnología de punta
En los ecosistemas de código abierto participa una gran comunidad de usuarios y proveedores, por lo que el gobierno y control de un proyecto no los acapara una sola parte. De hecho, la ingeniería y desarrollo que se realiza dentro de las comunidades tiene un beneficio directo en las organizaciones y, al mismo tiempo, se evita el riesgo de depender de software inmaduro.

4. Soporte amplio
Algo que siempre ha preocupado a los CIO es la rapidez de respuesta del equipo de soporte (help desk) de las compañías de tecnología. En el mundo del código abierto, hay disponible soporte de clase empresarial; existen firmas como Red Hat que pueden brindar servicios de manera expedita y constante para llevar un proyecto open source a una implementación exitosa, así como consultoras y grupos de desarrolladores distribuidos por todo el mundo. Al tener mayor número de opciones, es posible negociar precios más flexibles.

5. Personal especializado a la mano
Son cada vez más las universidades en el mundo que están integrando el código abierto en sus planes de estudio. Y a medida que aumenta su uso en las empresas, son más los profesionales certificados –en Linux, Hadoop y OpenStack– que se integran al equipo liderado por los CIO. De igual modo, los líderes de TI pueden contar con una reserva de especialistas con diferentes niveles de experiencia, capaces de ocupar las posiciones disponibles.

6. Menores costos
Los CIO pueden ahorrar en rubros como licenciamiento, mantenimiento y soporte. El costo total de propiedad del código abierto normalmente es mucho menor al del software propietario debido a que los proveedores comerciales imponen, entre otras cosas, una cuota por concepto de pruebas industriales.

7. Menos acuerdos legales
El equipo de desarrolladores del CIO puede tener acceso sencillo al código abierto desde repositorios como Github o GitLab, sin tener que firmar onerosos acuerdos legales. Y es que a medida que un mayor número de personas usan y prueban el software abierto, se descubren más pronto problemas y vulnerabilidades y, en consecuencia, se resuelven en el corto plazo.

8. Amplio respaldo de herramientas y grupos de expertos
Los proyectos de código abierto son numerosos en todo el planeta – empresas y gobiernos son ahora casos prácticos reconocidos; sus logros y beneficios están teniendo resonancia en medios digitales e impresos. Cuanto más popular es el proyecto, mayor es la experiencia en el uso del software abierto así como la disponibilidad de herramientas para el monitoreo, el análisis de registros y la gestión de configuraciones.

9. Es más sencillo hacer extensiones internamente
El código abierto les da flexibilidad a los desarrolladores. Por ejemplo, pueden “tomar” un programa que contenga una copia del código ya escrito, trabajar en él y tratarlo como un proyecto totalmente separado. Asimismo, pueden darle un nuevo nombre, y los cambios que se le hagan se reflejarán sólo dentro de esa “extensión”. Los desarrolladores realizan este proceso con frecuencia, pues muchas veces las organizaciones quieren desarrollar versiones a la medida de my SQL, por ejemplo, para su propio uso y no desean compartirlas.

10. Sin restricciones geográficas
En ciertos países hay restricciones en cuanto al licenciamiento del software comercial, y el CIO también se puede topar con licencias regionales que imponen límites. Con el código abierto esas limitaciones son inexistentes, lo cual permite realizar proyectos globales, así como hacer negocios y colaborar con otras empresas en cualquier lugar del mundo.

De la mano de los líderes de TI, las empresas de todos los sectores pueden realizar el trayecto hacia su transformación digital. De hecho, hoy el 100% de las compañías Fortune 500 de las industrias de banca, servicios financieros, salud, telecomunicaciones y aviación innovan, desarrollan y responden rápidamente a los cambios de su entorno de negocios gracias a la agilidad que le dan las soluciones empresariales de código abierto de Red Hat.

En México, organismos como el Gobierno del Estado de Jalisco, la Bolsa Mexicana de Valores (BMV), el Instituto de la Función Registral del Estado de México (IFREM), y la Universidad Autónoma Metropolitana (UAM) son casos de referencia respecto al uso y aprovechamiento del código abierto en entornos de negocio.

142 ataques terroristas na UE, mil detenções e 142 vítimas em 2016

Em 2016, a Europol tem registo de 142 ataques terroristas falhados, planeados e concretizados em oito países da União Europeia. Mais de metade (76) foram reportados pelo Reino Unido.
Resultado de imagem para 142 ataques terroristas na UE, mil detenções e 142 vítimas em 2016
França reportou 23 ataques, Itália 17, Espanha dez, Grécia seis, Alemanha cinco, Bélgica quatro e a Holanda um.
No ano passado, 142 pessoas morreram em ataques terroristas na União Europeia (UE) e 379 ficaram feridas, segundo um relatório da Europol divulgado esta quinta-feira.
A maioria da atividade terrorista reportada e as vítimas causadas deveram-se a ataques terroristas realizados por jiadistas (combatentes radicais que defendem a guerra santa muçulmana).
Em 40% dos ataques foram utilizados explosivos e destaca-se o crescente envolvimento de mulheres e jovens na concretização de ataques individuais na UE.
A Europol destaca o crescimento das detenções relacionadas com terrorismo jiadista pelo terceiro ano consecutivo. No mesmo sentido, o centro europeu de contraterrorismo realizou 127 investigações em 2016.
O 10.º relatório anual sobre terrorismo na UE, que a Europol divulga desde 2007, revela um grande número de ataques realizados por separatistas extremistas (99). Os ataques realizados por elementos violentos de extrema-esquerda têm aumentado desde 2014 e atingiram os 27 em 2016, na maioria (16) em Itália.
Apesar de o número de ataques terroristas jiadistas ter diminuído de 17 em 2015 para 13 em 2016, seis dos quais associados ao grupo Estado Islâmico, 135 das 142 vítimas mortais registadas sucumbiram em atentados jiadistas.
"Os recentes ataques em LondresManchester e Paris representam uma clara mudança na intenção e capacidade de concretizar estes atos de terror com o objetivo de chamar a atenção do mundo", sublinha Michael Farrugia, ministro de Segurança Interna de Malta, país que atualmente assume a presidência da UE.
"Os recentes ataques terroristas na Europa são um lembrete para a necessidade de todos nós trabalharmos mais próximos e com confiança. A confiança é a base de uma cooperação efetiva", defende Dimitris Avramopoulos, comissário europeu das migrações e assuntos internos.
"Combater o terrorismo vai continuar no topo das nossas prioridades políticas comuns no futuro, não só na Europa como globalmente. Pela segurança dos nossos cidadãos e a coesão das nossas sociedades, temos de aumentar a nossa partilha de informação e cooperação fronteiriça a todos os níveis", apela o comissário, no relatório da Europol.

Fonte: JN
Foto: FACUNDO ARRIZABALAGA/EPA

Hora de Fecho: Lisboa e o turismo: "Mantenham-se esquisitos"

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Doug Lansky passou 10 anos "sólidos" a viajar. Escreveu milhares de artigos e dez livros sobre turismo, um setor que diz querer "salvar de si próprio". Num passeio por Lisboa deixou vários conselhos.
Mohammed Alhajali tinha 23 anos e tinha fugido da guerra na Síria. Morava no 14º andar com o mais velho irmão, Omar. A notícia foi avançada pelo Syria Solidarity Campaign, um grupo de solidariedade.
Denúncia anónima terá chegado ao DCIAP antes de o diretor de comunicação do FC Porto revelar as mensagens. Alegado envolvimento do Benfica em casos de corrupção desportiva está a ser analisado.
O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo reagiu às acusações de que tem sido alvo, num 'post' colocado na sua conta da rede social Instagram.
O risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) em todo o país é, esta quinta-feira, 'muito elevado' e no distrito da Guarda será mesmo 'extremo'.
O presidente russo disse que está disposto a dar asilo político ao ex-diretor do FBI James Comey, caso este seja perseguido pela justiça norte-americana, comparando-o a Edward Snowden.
Tim Baker percorreu o mundo montado numa prancha e conviveu com algumas das maiores lendas das ondas australianas. Tem um emprego de sonho: surfar e contar as histórias dos grandes nomes das ondas.
Na renovada Quinta de La Rosa, no Douro, nasceu agora a Cozinha da Clara. Um restaurante onde a memória da matriarca de uma família inglesa a viver em Portugal perdura através do paladar.
Boas notícias para os adeptos dos carros eléctricos: uma empresa na Alemanha está a desenvolver um novo tipo de baterias, mais compactas, e com capacidade para oferecer até 1.000 km de autonomia. 
Opinião

Helena Garrido
O regime está muito mais doente do que parece. Casos como a TAP, Carlos César ou EDP são apenas a ponta do iceberg. Os políticos e a justiça andam a brincar com o fogo. O povo não é estúpido.

Paulo Tunhas
Por causa da decisão de Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, desde o princípio do mês li umas valentes centenas de páginas sobre a controvérsia do “aquecimento global”. 

Alexandre Oliveira
Um novo Ensino Profissional que, enraizado na sua essência, responda aos grandes desideratos da sociedade atual e futura. São estas as Escolas em que acreditamos para se construir um futuro melhor!

Cristóvão Norte
Os remediados, grande massa anónima do alojamento local - cujo rendimento extra transformou as suas vidas e das suas famílias - é crucificada no altar dos grandes grupos, proprietários e hoteleiros.

Sofia Colares Alves
Os operadores que estão a lançar ofertas não conformes terão de as corrigir. Nenhuma empresa na Europa tem motivos para usar o fim do “roaming” como desculpa para aumentar os preços.

7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa