quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Politica | Marcelo dá luz verde a coimas para quem deite pontas de cigarro para a via pública

Resultado de imagem para Marcelo dá luz verde a coimas para quem deite pontas de cigarro para a via pública
SAPO24
O Presidente da República promulgou hoje o diploma relativo à redução do impacto das pontas de cigarros no meio ambiente apesar de “boa parte das suas normas” serem “meramente programáticas” e da data de entrada em vigor do essencial.
Esta foi uma das sete promulgações assinadas por Marcelo Rebelo de Sousa de diplomas da Assembleia da República, conforme informação na página oficial da Presidência da República.
“Chamando a atenção para o facto de boa parte das suas normas – algumas das quais relevantes – serem meramente programáticas e de mesmo a entrada em vigor do essencial da parte precetiva só ocorrer dentro de um ano, o Presidente da República promulgou o diploma relativo à redução do impacto das pontas de cigarros, charutos ou outros cigarros no meio ambiente”, refere.
Em 19 de julho, o parlamento aprovou um projeto de lei que pune com coimas entre 25 e 250 euros quem atirar pontas de cigarro para a via pública.
O texto final com alterações ao projeto original do PAN, votado em plenário, teve o voto contra do PCP e os votos a favor do PS, PSD, Bloco de Esquerda, CDS-PP, Verdes e PAN.
Numa declaração de voto, os deputados comunistas afirmaram que os outros partidos "optaram pelo caminho da proibição e punição e aprovaram um texto incoerente, desequilibrado e que, principalmente, vai penalizar as pessoas, sobretudo aquelas que têm mais baixos rendimentos".
Para o PCP, que lamenta que tenha sido retirada do texto a "responsabilização dos produtores, distribuidores e importadores", teria sido preferível ir pela sensibilização da população e "a responsabilização do Governo pela disponibilização de cinzeiros nos espaços públicos".
No texto aprovado, estabelece-se que os estabelecimentos comerciais, aqueles onde decorram atividades lúdicas, bem como “todos os edifícios onde é proibido fumar” deverão “dispor de cinzeiros e de equipamentos próprios para deposição dos resíduos indiferenciados e seletivos”, sob pena de enfrentarem uma coima mínima de 250 euros e máxima de 1.500.
A instrução dos processos e a aplicação das coimas para quem não cumprir competem à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e à câmara municipal respetiva, sendo que o dinheiro será distribuído pelo Estado (50%), entidade autuante (20%) e entidade que instruiu o processo (30%).
Na primeira versão do projeto do PAN definia-se o descarte de beatas na via pública como contraordenação ambiental leve, mas o valor genérico previsto na lei para punir este tipo de infração variava entre os 500 e os 5.000 euros no caso de pessoas singulares.
A versão aprovada continua a classificar o descarte de pontas de cigarro para a via pública como contraordenação ambiental leve, mas prevê coimas bastante mais reduzidas do que as inicialmente propostas pelo partido de André Silva.
O diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação em Diário da República, mas prevê um “período transitório de um ano a contar da data da entrada em vigor” para adaptação à lei.
Lusa

Moçambique | Biliões que Governo clama haver poupado com “funcionários fantasmas” não se reflectem na massa salarial da Função Pública em Moçambique

Foto da Presidência da República
O Governo de Filipe Nyusi clama haver desactivado 41 mil “funcionários fantasmas” e ter poupado cerca de 3 biliões de Meticais em salários que não pagou desde 2015. Contudo a verdade é que esse montante não parece ter diminuído na massa salarial da Função Pública que em 2014 foi de 55,3 biliões de Meticais e este ano vai ultrapassar os 100 biliões de Meticais.
“A prova de vida com recurso a dados biométricos permitiu apurar 336.117 funcionários e agentes do Estado activos” declarou a ministra da Administração Estatal e Função Pública discursando, semana passada, no encerramento do V Conselho Coordenador da instituição.
De acordo com a Carmelita Namashulua graças a esse processo o Governo identificou 41 mil “funcionários fantasmas” cuja descoberta permitiu ao Estado poupar, desde 2015, cerca de 3 biliões de Meticais. “São valores que caíam em mãos alheias e estamos a tentar fechar as torneiras dos desvios”, disse ainda a ministra.
Quando o Governo em fim de mandato entrou em funções encontrou 297.451 funcionários e agentes do Estado que custaram em salários e remunerações 55,28 biliões de Meticais durante o ano de 2014.
No primeiro ano do mandato de Filipe Nyusi a massa salarial cresceu para 60,67 biliões de Meticais, cerca de 10,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) desse ano, justificado, na Conta Geral do Estado analisada pelo @Verdade, “pela admissão de novos funcionários e agentes do Estado, bem como pelo incremento salarial ocorrido em Abril de 2015.”
Embora tenha crescido em termos nominais a massa salarial reduziu 0,2 por cento do PIB, comparativamente a 2014, em cumprimento de uma antiga recomendação do Fundo Monetário Internacional (FMI) de baixa-la dos dois dígitos, como é recomendável a países de baixo rendimento e em desenvolvimento.
Com o agudizar da crise económica e financeira o Executivo suspendeu, em 2016, as contratações de novos funcionários e todos actos administrativos de progressões ou mudança de carreiras na Função Pública, ainda assim a massa salarial continuou a crescer e ultrapassou os 82 biliões de Meticais em 2017.
Mesmo sem “funcionários fantasmas” massa salarial duplicou de 55 biliões em 2014 para 104 biliões de Meticais em 2019
Sem Programa do FMI, desde 2016, a massa salarial disparou com o aproximar do ciclo eleitoral, onde é preciso garantir mais uma vitória do partido Frelimo, tendo em 2018 o pagamento de Salários e Remunerações aos funcionários e agentes do Estado absorvido 92,86 biliões de Meticais, “correspondente a cerca de 10,8 do Produto Interno Bruto”, de acordo com Conta Geral do Estado analisada pelo @Verdade.
Há mais de 1 ano que o @Verdade tem questionado ao Ministério da Economia e Finanças onde estão reflectidos os biliões que eram pagos aos “funcionários fantasmas”, contudo o Governo não tem conseguido esclarecer.
A verdade é que mesmo com esses funcionários que a ministra da Administração Estatal e Função Pública clama terem sido desactivados a massa salarial quase duplicou em 2019, comparativamente a 2014, altura em que existiam os alegados 41 mil “fantasmas”. Na Lei do Orçamento de Estado deste ano foram inscritos 104,62 biliões de Meticais para serem gastos com os salários e remunerações dos funcionários e agentes do Estado.
Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Manteigas | Reunião do Executivo | Dia 07 de agosto 2019


Resultado de imagem para Camara municipal de Manteigas
Junto seguem as deliberações, aprovadas em minuta, na reunião da Câmara Municipal de Manteigas realizada no dia 07 de agosto de 2019.

Protocolo de Colaboração entre o Município de Manteigas, o Município de Montreuil e a Associação Apax
Foi presente a minuta do Protocolo de Colaboração a celebrar entre o Município de Manteigas, o Município de Montreuil e a Associação Apax.
Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o referido protocolo.

Transferência de competências, no ano letivo 2020/2021, no domínio da educação
Foi presente para votação a seguinte proposta:
“Considerando:
- O enquadramento definido na Lei n.º 50/2018 de 16 de agosto, que veio regular a transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais;
- O disposto no artigo 92.º do Decreto-Lei n.º 84/2019, de 28 de junho, o qual prescreve que nos casos previstos na alínea b) n.o 2 do artigo 4.º da Lei n.o 50/2018, de 16 de agosto, o procedimento referido na alínea a) do mesmo número pode ocorrer até 30 de setembro de 2019;
- O esclarecimento prestado pelo Gabinete do Secretário de Estado das Autarquias Locais, remetido no passado dia 24 de julho, no qual é explicitado que na área da educação, a prorrogação até 30 de setembro, se aplica às comunicações referentes ao ano letivo 2020/2021;
- Que da aplicação conjugada da Lei 50/2008 de 16 de agosto com os decretos-lei sectoriais, no qual se inclui o alusivo à educação, resulta que as competências são transferidas automaticamente para os municípios, sem prejuízo da Assembleia Municipal deliberar, relativamente a cada um deles, não pretender exercer a respetiva competência;
- Que, como acima referido, a deliberação do órgão deliberativo terá de ser comunicada á Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL) até ao dia 30 de setembro; 
- Que o diploma sectorial referente à educação, assim como os restantes, prefigura uma situação de transferência de encargos sem o correspondente e necessário financiamento;

- O fraco estado de maturidade deste processo, designadamente no que respeita à ponderação do conjunto de implicações financeiras, humanas e organizacionais para as autarquias em geral e para o Município de Manteigas em particular;

PROPÕE-SE QUE:
- a Câmara Municipal delibere, nos termos do disposto no artigo 4.º, em conjugação com o n.º 1 do artigo 44.º, ambos da Lei n.º 50/2018, de 16 de agosto (Lei-quadro da transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais) e artigo 92.º, do Decreto-Lei n.º 84/2019, de 28 de Junho, articulado com o estabelecido no Decreto-Lei 21/2019, de 30 de janeiro, e ainda com fundamento no disposto na alínea ccc), do n.º 1 do artigo 33.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro (Regime jurídico das autarquias locais), submeter à Assembleia Municipal, a proposta de não aceitação, no ano letivo 2020/2021, das competências no domínio da educação, previstas no respetivo diploma legal.

Manteigas, 07 de agosto de 2019

O Presidente da Câmara Municipal
Esmeraldo Saraiva Neto Carvalhinho”

Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, submeter à Assembleia Municipal, a proposta de não aceitação, no ano letivo 2020/2021, das competências no domínio da educação, previstas no respetivo diploma legal.

Aprovação do projeto de arquitetura de alteração e conservação de habitação, sito no Largo Dr. João Isabel/Rua Dr. Correia Tanganho, em Manteigas.

Foi presente, para aprovação, o projeto de arquitetura referente ao imóvel supra.
A Câmara Municipal de Manteigas deliberou, por unanimidade, aprovar o projeto com as condicionantes mencionadas na informação n.º 2270/Proc. 25/2018, datada de 11 de julho de 2019.
Licenciamento de obras de legalização e construção de pátio coberto, em Vale de Amoreira
Foi presente, para aprovação, o projeto de arquitetura referente às obras supra.
A Câmara Municipal de Manteigas deliberou, por unanimidade, indeferir o pedido, conforme proposto na informação n.º 4255/Proc. 14/2019, datada de 11 de julho de 2019.


Manteigas, 14 de agosto de 2019

Caldas da Rainha | Secretário de Estado Do Ambiente inaugura Frutos 2019

Resultado de imagem para Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.

A Feira Nacional de Hortofritucultura, nas Caldas da Rainha, Eco-evento e com a certificação “Evento mais Sustentável”, é inaugurada na próxima Sexta-feira, 16 de Agosto, pelas 18H00 horas, no Parque D. Carlos I (encontro junto ao Céu de Vidro)

A cerimónia de inauguração irá contar com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.

Até 25 de Agosto, a Feira irá animar Caldas da Rainha, num evento que junta as áreas relevantes ligadas à produção e ao sector agroalimentar a um programa repleto de música com grandes artistas nacionais, Dj’s, animação e muitas iniciativas para todos os gostos e idades.

A 31ª edição da Frutos pauta-se por numa efectiva preocupação ambiental que será visível em todo o recinto.

A feira está comprometida com práticas de redução do impacte ambiental, através de várias medidas, nomeadamente com a gestão adequada de resíduos, iluminação LED, utilização de um copo reutilizável (os copos de plásticos são proibidos), cinzeiros portáteis, actividades de sensibilização ambiental e minimização do impacto das próprias infraestruturas da feira nos espaços verdes do Parque.

A organização vai distribuir eco-cinzeiros portáteis para minimizar o impacto das beatas no chão e colocar de 24 cinzeiros fixos no Parque D. Carlos I (que ficam para além do evento).

O "Eco Copo Frutos Reutilizável" nos postos de Restauração, Bar, Street Food e Hots Spots de comida e bebida. Em alternativa, também pode levar um copo reutilizável de casa, desde que não seja de vidro.

Pretende-se reduzir o número de bilhetes impressos e por isso, quem adquirir bilhetes electrónicos recebe uma ecobox, que contém um vaso com uma árvore que pode ser plantada directamente no solo.

Mundo | Caminhos de Ferro de Moçambique teve perdas operacionais, resultados líquidos diminuíram e dividendos para o Estado caíram 70 por cento


Pouco mais de 1 ano após Filipe Nyusi ter anunciado o início do fim da crise económica e financeira no nosso país os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) registaram perdas no seu balanço: os resultados operacionais reduziram em 60 por cento, os resultados antes de impostos caíram 52 por cento, os resultados líquidos decresceram 28 por cento e os dividendos para o Estado baixaram mais de 70 por cento.

A 9 de Julho de 2018, durante uma visita que efectou aos CFM, que comemoravam 123 anos de existência, o Presidente Filipe Nyusi anunciou “o início do pós-crise” no nosso país e apontou a empresa que também é dona dos Portos que arrenda como exemplo para incentivar as outras empresas nacionais a encontrarem modelos de negócio mais arrojados e inovadores, assentes na conjugação de sinergias para superar o fantasma da crise.

Nyusi, antigo funcionário ferroviário, destacou o lucro de 3 biliões de Meticais obtidos pelos Caminhos de Ferro de Moçambique no exercício de 2017 que resultou em dividendos para o Estado de 1,2 bilião de Meticais.

Entretanto o @Verdade teve acesso às Demonstrações Financeiras de 2018 que revelam que embora as vendas e serviços prestados tenham aumentado de 11,98 biliões para 12,07 biliões de Meticais os resultados operacionais caíram 60 por cento, de 3,96 biliões para 1,59 biliões de Meticais.

Dos bens e serviços vendidos pelos CFM a principal receita, 9,8 biliões de Meticais, é proveniente do Transporte e manuseamento de mercadorias pelas concessionárias dos Portos de Maputo, Beira e Nacala.

Adicionalmente a Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique Empresa Pública facturou 1 bilião de Meticais em rendas fixas mais 2,9 biliões de Meticais em rendas variáveis.


Ainda assim o @Verdade apurou que os resultados financeiros, que em 2017 haviam sido de 1,63 bilião, baixaram para 1,08 bilião de Meticais. Os lucros do ano passado caíram para 2,18 biliões de Meticais, comparativamente aos 3,01 biliões do ano anterior.

CFM geraram menos 70,3 por cento em dividendos para o Estado

O Conselho de Administração dos CFM, dirigido pelo engenheiro Miguel Matabel, recentemente reconduzido para mais um mandato, indica no documento a que o @Verdade que os resultados de 2018 diminuíram, comparativamente a 2017, “influenciados pelo investimento na dragagem do Porto da Beira”.

No entanto o @Verdade descortinou que os ganhos obtidos pelos Caminhos de Ferro de Moçambique em 2017 foram positivamente influenciados devido a desvalorização do Metical, que chegou aos 70 por cada dólar norte-americano.

Aliás as Demonstrações Financeiras de 2018 confirmam essa constatação pois reportam diferenças cambiais favoráveis de 1,03 bilião de Meticais que são apenas metade dos 2,05 biliões de rendimentos cambiais contabilizados em 2017.

Já a dragagem do Porto da Beira foi quantificada, no documento a que o @Verdade teve acesso, em 220,6 milhões de Meticais.


Com lucro menor os CFM geraram menos 70,3 por cento em dividendos para o Estado, seu único accionista, os 1,2 bilião pagos em 2017 caíram para somente 362,2 milhões de Meticais em 2018.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Dezenas de trabalhadores da “Darling” vítimas “intoxicação por inalação de gás”

Foto do RC do grupo

Mais de sete dezenas de trabalhadores de uma das fábricas que a multinacional indiana Godrej Consumer Products possui em Moçambique foram hospitalizadas nesta segunda-feira (12) devido a “intoxicação por inalação de gás”, segundo fonte médica. O acidente acontece menos de um ano após 133 trabalhadoras terem desmaiado em plena actividade na unidade fabril, comercialmente conhecida como “Darling”, situada na Província de Maputo.

“Por volta das 9 horas nós recebemos 72 doentes, um dos quais do sexo masculino e 71 do sexo feminino, todos provenientes da empresa Darling, queixando-se de alguma dificuldade respiratória e alguns tinham dores de cabeça. Disseram ter inalado um gás que eles também desconhecem. Desses doente oito foram encaminhados à maternidade, porque estavam grávidas, estão sob observação, 13 encontram-se na sala de observação mas os restantes tiveram alta. O que nós constatamos é mais uma intoxicação por inalação de gás, mas nós desconhecemos o tipo de gás” explicou a Rádio Moçambique Artur Machava, o Director do Hospital Provincial da Matola.

Artur Machava recordou que a intoxicação é semelhante a constatada nas trabalhadoras que em Novembro de 2018também tiveram de receber assistência médica após terem perdido os sentidos na mesma fábrica.

Na altura, e após inspeccionar o local, a Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) sancionou a empresa com uma multa de 383 mil Meticais por infracção em matéria de higiene e segurança no trabalho.

A Godrej Consumer Products produz na sua fábrica da província de Maputo, onde emprega quase 2 mil pessoas, extensões de cabelo para o mercado moçambicano mas também exporta para a África do Sul, Zimbabwe, Namíbia e Madagáscar.

As extensões de cabelo, vulgarmente denominadas mechas, da multinacional indiana, muito apreciados pelas mulheres moçambicanas, são produzidas a partir de fibras sintéticas de plástico, um derivado de petróleo.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Alvaiázere | Jornadas Europeias do Património


O Município de Alvaiázere, através dos serviços do Museu Municipal, vai aderir às Jornadas Europeias do Património, promovendo, em conjunto com a Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património, um conjunto de iniciativas que irão decorrer nos dias 21, 22, 27, 28 e 29 de setembro, subordinadas ao tema “Artes Património Lazer”. 

Nos dois primeiros dias terá lugar, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, o “Congresso de História e Património da Alta Estremadura e Terras de Sicó”. 

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro o programa contempla exposições, atividades de expressão plástica, palestras e, no domingo à tarde, um passeio guiado pelo património histórico do concelho de Alvaiázere.

Manteigas | Concurso Fotográfico de Manteigas


IMAGINATURE 2019 - Fotógrafo de Paisagem do Ano 
O Município de Manteigas promove o XXXIII Concurso Fotográfico de Manteigas, porventura o certame mais antigo do país dedicado à paisagem natural, integrado no IMAGINATURE 2019 - VI Festival de Fotografia de Paisagem, a ter lugar nos dias 22, 23 e 24 de novembro. 

Com inscrição on-line gratuita, o Concurso é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais de qualquer nacionalidade, ao qual só são aceites fotografias em arquivos digitais, captadas nos últimos cinco anos. Não são aceites fotografias manipuladas digitalmente que incluam molduras, assinaturas, datas ou outros dados, bem como efeitos e/ou elementos inseridos ou removidos na imagem. 

O Concurso integra três categorias: Manteigas: Vale por Natureza; Paisagens Naturais de Portugal; As imagens (que) marcam o lugar. Nas duas primeiras categorias cada concorrente pode submeter até duas imagens, sendo que na terceira deve obrigatoriamente apresentar um portfólio composto por cinco fotografias alusivas a um lugar de paisagem natural nacional, cuja temática desta categoria é o mote do IMAGINATURE 2019. 

Relativamente aos prémios, cada categoria terá um primeiro prémio monetário no valor de 600,00 € e um segundo em material/equipamento fotográfico. O Concurso Fotográfico irá distinguir o Fotógrafo de Paisagem do Ano, com um montante de 900,00 €, cujo reconhecimento não pode ser acumulativo com o primeiro prémio de qualquer uma das três categorias. 

A submissão das fotografias decorre entre o próximo dia 15 de agosto a 11 de outubro, cuja informação detalhada e inscrição deve ser consultada nos links abaixo mencionados: 

Normas de participação 

Submissão de fotografias 

Vouzela | Sexta edição do certame conta com 20 pratos de feifão, Torre Medieval de Vilharigues recebe Festival do Feijão a 17 de agosto


A Associação Pa(ç)ssos para a Torre de Vilharigues vai promover, no próximo dia 17 de agosto, sábado, a 6ª edição do Festival do Feijão, a partir das 19h. 

No certame, que tem como objetivo dinamizar o espaço envolvente da Torre Medieval de Vilharigues e promover a gastronomia da região, os visitantes poderão degustar 20 pratos de feijão. 

Para além da degustação, há ainda um programa cultural que conta com a participação do Grupo de Bombos de Campia, do Grupo de Cavaquinhos Os Resistentes de Ventosa e no final da noite. nimação com Dj. 

O 6º Festival do Feijão conta com a colaboração da Câmara Municipal de Vouzela, da Liga dos Amigos de Vilharigues, da Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues e da União de Freguesias de Vouzela e Paços de Vilharigues.

Religião | A triunfante Assunção de Nossa Senhora

Assunção – Alonso de Herrera (1580–1648).
Assunção da Virgem – Alonso de Herrera (1580–1648).

O gáudio da Igreja triunfante (no Céu),
da Igreja militante (na Terra)
e da Igreja padecente (no Purgatório)

No dia 1º de novembro de 1950, o Santo Padre Pio XII, através da Constituição dogmática Munificentissimus Deus, definiu o dogma da Assunção da Santíssima Virgem em corpo e alma ao Céu, confirmando assim a devoção já praticada pelos fiéis desde os primeiros séculos.
A proclamação solene desse dogma teve esta memorável definição: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.
Esta é a principal celebração deste mês de agosto, comemorada no dia 15 em todo o orbe católico. Transcrevemos a seguir excertos da conferência que, na véspera dessa festividade em 1965, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira fez para sócios e cooperadores da TFP.
*   *   *
O dogma da Assunção de Nossa Senhora foi ardentemente desejado pelas almas católicas do mundo inteiro. Justifica o culto de hiperdulia que a Igreja lhe tributa, e confirma ser a Mãe de Deus completamente fora de paralelo com qualquer outra mera criatura.
Nossa Senhora teve uma morte suavíssima, tão suave que é qualificada pelos autores eclesiásticos com uma formulação muito bonita: a “dormição da Bem-Aventurada Virgem Maria” (Dormitio Beatæ Mariæ Virginis). Indica que foi uma morte de tal maneira próxima da ressurreição que, apesar de constituir verdadeira morte, entretanto é mais parecida a um simples sono. Depois da morte Ela ressuscitou como Nosso Senhor Jesus Cristo, foi chamada à vida por Deus e subiu aos Céus na presença de todos os Apóstolos ali reunidos, e de muitos fiéis.
A Assunção representa até o fim do mundo uma verdadeira glorificação para a Virgem Santíssima, aos olhos dos homens e de toda a humanidade, uma espécie de prenúncio da glorificação que Ela deveria receber no Céu. A Igreja triunfante inteira A recebeu no Céu, com todos os coros de anjos; Nosso Senhor Jesus Cristo A acolheu; São José assistiu à cena; depois Ela foi coroada pela Santíssima Trindade. Assim foi a glorificação de Nossa Senhora aos olhos da Igreja triunfante. A Igreja militante também A glorifica, já agora com o selo da infalibilidade pontifícia.
Nesse dia, certamente a Igreja padecente também recebeu no Purgatório uma efusão de graças extraordinárias. E não é temerário pensar que quase todas as almas que estavam no Purgatório foram então libertadas por Nossa Senhora nesse dia, de maneira que ali houve igualmente uma alegria enorme. Algo disso se repetirá, creio, quando for instaurado o Reino de Maria, quando virmos o mundo todo transformado e a glória de Nossa Senhora brilhar sobre a Terra.
ABIM

Saúde | Viagens prolongadas de avião aumentam risco de tromboembolismo venoso

Resultado de imagem para Viagens prolongadas de avião aumentam risco de tromboembolismo venoso
Vascular Pro
O Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar (NEDVP) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) alerta a população para o aumento do risco de sofrer tromboembolismo venoso durante e após viagens de avião de longa distância. Estima-se que, anualmente, 3,2 em cada 1000 pessoas expostas a este cenário sofram deste problema.
“Sabe-se que o risco de desenvolver um tromboembolismo venoso é maior quando a viagem tem uma duração superior a quatro horas e nas duas semanas imediatamente a seguir à viagem, reduzindo progressivamente até às oito semanas seguintes”, destaca Ana Oliveira Gomes, membro do secretariado do NEDVP.
Segundo a internista, “as viagens longas favorecem esta condição, que inclui a embolia pulmonar e a trombose venosa profunda. A trombose venosa profunda ocorre quando se forma um trombo ou coágulo sanguíneo nas veias das pernas. Se esse coágulo se desprende ou fragmenta pode deslocar-se até aos pulmões e provocar uma embolia pulmonar”.
São fatores de risco para este problema de saúde história de tromboembolismo venoso prévio, neoplasia ativa, cirurgia ou trauma recentes, mobilidade reduzida, idade avançada, trombofilia, gravidez e período pós-parto, uso de medicação com estrogénios, como a pílula ou terapêutica hormonal de substituição na menopausa, altura maior a 1,85 metros ou inferior a 1,65 metros, e obesidade.
Para prevenir o desenvolvimento de um tromboembolismo venoso, o NEDVP deixa algumas recomendações que devem ser adotadas durante uma viagem de avião: “levantar-se e caminhar a cada uma ou duas horas; exercitar-se ou esticar as pernas com regularidade; evitar roupa apertada; beber água e evitar o consumo de álcool ou comprimidos sedativos”.
O Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar tem desenvolvido nos últimos anos diversos materiais de educação sobre o tromboembolismo venoso dirigidos à população. Estes podem ser consultados em:https://www.spmi.pt/nucleo-estudos-doenca-vascular-pulmonar/


CP reforça oferta com comboios especiais para a Romaria de Nª Sr.ª da Agonia

Resultado de imagem para CP reforça oferta com comboios especiais para a Romaria de Nª Sr.ª da Agonia
A CP - Comboios de Portugal vai apoiar a deslocação dos visitantes que pretendem assistir às Festas de Nossa Senhora da Agonia, que se realizam de 16 a 20 de Agosto, na cidade de Viana de Castelo.
Assim, nos dias 17, 18 e 19 de Agosto, são realizados comboios especiais, nos seguintes horários:
- Dias 17 e 18 de Agosto: Partida de Nine às 14:00 hs e chegada a Viana do Castelo às 14:52 hs
- Dia 18 de Agosto: Partida de Viana do Castelo às 01:15 hs e chegada a Nine às 02:02 hs
- Dia 19 de Agosto: Partida de Viana do Castelo às 01:15 hs e chegada a Porto Campanhã às 02:35 hs
Nos dias 16, 17, 18 e 19 de Agosto o comboio regular que parte de Viana do Castelo às 20:24 hs efetua também paragem extraordinária nos apeadeiros de Senhora das Neves e de Silva.
A proximidade da estação de Viana do Castelo ao local das festividades faz do comboio o meio de transporte mais rápido e cómodo, além de permitir evitar os constrangimentos de trânsito e de estacionamento que, habitualmente, se verificam nestes eventos.
Informações mais detalhadas em cp.pt ou através do telefone 707 210 220.

Politica | “Se um vai preso, vamos todos.” Motoristas vão deixar de cumprir serviços mínimos

Resultado de imagem para “Se um vai preso, vamos todos.” Motoristas vão deixar de cumprir serviços mínimos
Sindicato anuncia que motoristas vão deixar de cumprir serviços mínimos.
O porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, anunciou esta manhã que os motoristas vão deixar de cumprir a requisição civil e os serviços mínimos.
A decisão surge depois de o Governo ter revelado, na última noite, que 14 trabalhadores estariam a ser notificados por não terem cumprido a requisição civil decretada durante a greve.
"Foi-nos comunicado [pelas empresas] o não-cumprimento da requisição civil por parte de 14 trabalhadores", disse o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, em conferência de imprensa.
O ministro informou que a 11 desses trabalhadores "já foi feita a devida notificação", referindo que primeiro é feita a "notificação do incumprimento e depois é que há a notificação de estarem a cometer um crime de desobediência". Em relação aos restantes três trabalhadores, estão ainda "por encontrar e notificar", acrescentou João Pedro Matos Fernandes.
Em solidariedade com os colegas - que podem vir a enfrentar uma pena de até dois anos de prisão pelo crime de desobediência -, os motoristas vão, esta quarta-feira, parar todos os serviços.
"O sr. ministro veio dizer que há 11 pessoas que vão ser detidas e três pessoas que estão foragidas. Nós não aceitamos", declarou o porta-voz do sindicato dos motoristas. "Ver representantes do nosso país ameaçar trabalhadores com pena de prisão é uma vergonha."
"Estes homens, em solidariedade com os seus colegas, não vão sair daqui hoje. Ninguém vai cumprir nem serviços mínimos nem requisição civil. Não vão fazer absolutamente nada", assegurou Pardal Henriques.
O representante dos motoristas afirmou que "é um por todos e todos por um" e que se um motorista for detido, terão todos de o ser.
"Se um motorista vai ser preso, então o sr. ministro tem de trazer grandes autocarros para levar os 800 motoristas do país", atirou Pardal Henriques.
Portugal está, desde sábado e até às 23:59 de 21 de Agosto, em situação de crise energética, decretada pelo Governo devido a esta paralisação, o que permitiu a constituição de uma Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA), com 54 postos prioritários e 320 de acesso público.
A greve que começou na segunda-feira, por tempo indeterminado, foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), com o objetivo de reivindicar junto da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) o cumprimento do acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.
Ao fim do primeiro dia de paralisação, o Governo decretou a requisição civil, alegando o incumprimento dos serviços mínimos.
Rita Carvalho Pereira / TSF

NORTE | Viana do Castelo sem pedido de licenciamento de touradas nos últimos dois anos

Resultado de imagem para Viana do Castelo sem pedido de licenciamento de touradas nos últimos dois anos
GEICEFM
A Câmara de Viana do Castelo não recebeu, nos últimos dois anos, qualquer pedido de licenciamento de uma arena amovível para realização de touradas, informou fonte autárquica, sendo que a última corrida de touros ocorreu em 2014.
Contactada pela agência Lusa, a fonte da câmara da capital do Alto Minho, primeiro município antitouradas do país, referiu que, "em 2018, e este ano, não deu entrada, nos serviços camarários, qualquer pedido de licenciamento de uma estrutura amovível, para a realização de touradas", durante a Romaria d'Agonia, que começa na sexta-feira e prolonga-se até dia 20.
A Lusa contactou o porta-voz do movimento local pró-touradas, intitulado "Vianenses pela Liberdade" que, em setembro de 2014, organizou a última corrida de touros no concelho, José Carlos Durrães, mas sem sucesso.
Este movimento foi criado em 2009, depois de a câmara local ter aprovado, por proposta da maioria socialista então liderada por Defensor Moura, uma declaração afirmando Viana como "antitouradas", prevendo não autorizar qualquer evento deste género em terrenos públicos ou privados, desde que tal dependesse de decisão do município.
Em 2012, para contrariar aquela a decisão camarária, a Federação Portuguesa das Associações Taurinas "Prótoiro" realizou uma tourada na freguesia de Areosa, a primeira depois da aprovação daquela declaração municipal, corrida que se repetiu em 2013, em Darque.
Em 2014, já com organização a cargo do movimento local "Vianenses pela Liberdade", a corrida inicialmente prevista para 24 de Agosto foi adiada para 07 de setembro "devido a problemas administrativos criados pela Câmara de Viana do Castelo".
Desde 2012 que as touradas têm decorrido em Viana do Castelo porque o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga aceita as providências cautelares apresentadas pelos movimentos de aficionados, para suspender os indeferimentos municipais.
Em 2015, a organização cancelou o espetáculo tauromáquico que tinha anunciado para as festas da cidade, alegando que "a previsão meteorológica apontada para a ocorrência de chuva". No ano seguinte, a tourada voltou a não se realizar, na altura, "por não ter sido possível enquadrar" o espetáculo no programa da romaria d' Agonia.
Em 2017, a tourada que chegou a ser anunciada para dia 20 de agosto foi cancelada após o indeferimento, pelo tribunal, de uma providência cautelar para a instalação de uma arena amovível na freguesia de Meadela.
Lusa

Região Centro |Rede Social de Anadia esteve reunida em Plenário

Resultado de imagem para Conselho Local de Ação Social de AnadiaO Conselho Local de Ação Social de Anadia (CLASA) reuniu em Plenário, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, no passado dia 9 de Agosto, tendo sido presidido pela Vereadora da Câmara Municipal de Anadia, Jennifer Pereira, com o Pelouro da Ação Social, e contou ainda com a presença de vários parceiros da Rede Social de Anadia.
Neste plenário foi aprovado o plano de ação para o programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G que, caso a candidatura venha a ser aprovada, será implementado no concelho de Anadia de 2019 a 2022. Este programa nacional abrange, pela primeira vez, o concelho de Anadia na área de intervenção do Envelhecimento.
A Santa Casa da Misericórdia de Anadia é a entidade coordenadora local da parceria que irá dinamizar várias ações dirigidas a todo o concelho, com vista a promover o envelhecimento ativo e o apoio à população idosa.
A sessão, dinamizada pela técnica Dora Gomes, coordenadora da Rede Social de Anadia, serviu ainda para aprovar a ata do último Plenário de 11 de junho; analisar e aprovar um pedido de emissão de parecer por parte do Centro Social e Paroquial da Moita de Anadia.
Foram ainda dadas a conhecer algumas das atividades desenvolvidas pela Rede Social de Anadia, nos últimos meses de junho e julho, assim como divulgado o período para apresentação de candidaturas (09 a 30 de Setembro) para atribuição de bolsas de estudo aos alunos que frequentam o ensino superior, no ano letivo 2019/2020, promovido pelo Município de Anadia.