quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Nobel da Literatura para Abdulrazak Gurnah

O Prémio Nobel da literarura vai este ano para Abdulrazak Gurnah, de 73 anos. O escritor natural de Zanzibar, arquipélago da Tanzânia, é conhecido por escrever sobre colonialismo e refugiados, estatuto de que ele próprio usufruiu para receber proteção britânica no final da década de 60.

Gurnah sucede à poetisa Louise Glück, distinguida em 2020, e junta-se a ilustres autores na linha de Bob Dylan (2016), Mario Vargas Llosa (2010), Günter Grass (1999) ou José Saramago (1998), único português na lista de distinções anuais da Academia Real Sueca iniciada em 1901 com "o reconhecimento especial da composição poética" do francês Sully Prudhomme.

O laureado deste ano está radicado no Reino Unido, escreve em inglês e entre os respetivos romances de maior sucesso estão "Paradise" (Paraíso", em tradução direta), publicado em 1994", e "By The Sea" ("Junto ao Mar"), de 2001, editado em Portugal dois anos depois pela Difel.

O último livro de Abdulrazak Gurnah intitula-se "Afterlives" ("Depois da vida") e foi publicado em 2020.

Gurnah acabou de se reformar da função de professor de literatura inglesa pós-colonial na Universidade de Kent.

A lista de candidatos é elaborada ao longo do ano através de uma comissão de especialistas espalhada por todo o mundo, juntando professores, críticos, porta-vozes de organizações literárias e outras academias literárias.

Qualquer escritor, sem limites da idade, pode ser nomeado desde que cative os membros da comissão. A lista de nomeados começa geralmente com mais de 200 nomes, reduzida com recurso a ajuda de especialistas internacionais a cerca de 20 nomes e, finalmente, aos cinco finalistas.

Os membros da Academia Sueca e da comissão têm depois de ler tudo o que foi escrito pelos cinco finalistas, refletir sobre essas leituras, avaliar e explicar as conclusões sobre o autor de forma clara. Os responsáveis pela distinção elegem depois o laureado.

O eleito é habitualmente contactado por telefone logo após a decisão. O laureado deste ano foi apanhado na cozinha pela notícia de que tinha ganho o Nobel. Uma chamada efetuada pelo secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malm, pouco antes do anúncio televisivo.

"Pensei que era uma partida", admitiu Gurnah, em entrevista com a comissão científica do Prémio Nobel, cerca de 15 minutos após ter sido notificado do prémio.

Imagem digulgada pela organização do Prémio Nobel   -   Direitos de autor  © The Nobel Prize

O tanzaniano é o primeiro laureado que não é europeu nem americano desde 2012 e o quarta pessoa negra a receber a distinção.

Francisco Marques  & Euronews

“Coimbra não é só uma cidade é uma região” Reação de Nuno Moita (Presidente do PS Coimbra) a declarações de José Manuel Silva (recem eleito Presidente da Câmara de Coimbra)

 Coimbra não é só uma cidade é uma região

Como dizia Hubert H. Humphrey: “Errar é humano. Culpar outra pessoa é política”. Quando no dia 6 de Outubro abro um dos vários jornais que leio vespertinamente, e qual é o meu espanto quando sou inquietado com uma entrevista do recentemente eleito democraticamente Presidente do Município de Coimbra José Manuel Silva com afirmações como: “Não se vivia democracia na Câmara de Coimbra”, “Falta Coimbra à região de Coimbra” ou até “A CIM de Coimbra teria todo o benefício em ser presidida por Coimbra”. A minha surpresa não se esgota com as minhas expectativas enquanto autarca membro da CIM Região de Coimbra ou Presidente da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista mas com as contradições estratégicas de intenções, e em boa parte pelo desconhecimento dos dossiers e leis que sustentam e enquadram Regime jurídico das autarquias locais e por conseguinte o estatuto das entidades intermunicipais por parte de José Manuel Silva.

Considero que não é sério nem ético que uma afirmação de liderança perante a cidade de Coimbra fique coxa na combinação de estratégia e carácter. Mas mesmo assim acredito convictamente que se tiver que ficar numa só perna que seja a do carácter e não da estratégia. Isto porque diminuir os municípios menores da região em comparação com a capital de distrito é um ataque ao desenvolvimento da região como um todo, à criação de sinergias e dinâmicas de atractividade económica e de obras estruturantes promotoras de fortalecimento dos territórios de baixa densidade que diga-se em boa verdade: “ Em Portugal são todos (territórios de baixa densidade) com excepção das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto”.

Dessa forma considero e defendo que a união de todos os autarcas da região é determinante como forma única de garantir a execução de investimentos de âmbito nacional nos territórios da CIM Região de Coimbra, bem suportados pelos quadros comunitários determinantes para os municípios sem excepção. E por conseguinte para a coesão territorial, competitividade associada quer a nível das empresas instaladas, mas também como pólo de atractividade para o investimento complementar privado, aperfeiçoando a rodovia e ferrovia, impulsionando serviços, como a saúde, a educação, a habitação garantindo a atractividade no que concerne à fixação de residentes e assim criando uma região próspera em justiça social e oportunidades comparativamente com o resto do país”. Quero acreditar que Coimbra cidade não deverá sofrer da desinformação do seu recentemente eleito edil, e que palavras tão duras e pouco ponderadas se devem apenas ao facto deste ainda não ter mudado o “chip” de líder da oposição para autarca do Município de Coimbra.

Estarei sempre atento e vigilante na defesa intransigente da região de Coimbra e na sua afirmação nacional.

Nuno Moita da Costa

Presidente da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista"

ASPEA APRESENTA AS ATIVIDADES DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL PARA 2021/2022

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) reativa as ações de Voluntariado Ambiental para 2021-2022, com atividades em Lisboa, Braga, Viseu e Aveiro.
Um dos pilares da ASPEA é o voluntariado ambiental, razão pela qual a associação tem trabalhado no sentido de desenvolver e realizar atividades que contribuam para a consciencialização ambiental do público em geral. Desde 2017, a ASPEA desenvolve o seu programa anual, com atividades no último domingo de todos os meses que são organizadas, parte delas, em parceria com entidades locais, nomeadamente câmaras municipais, juntas de freguesia e outras associações. São sempre atividades no exterior, ligadas ao ambiente e à proteção ou manutenção da natureza.
Ao longo dos anos, foram organizadas diversas ações, desde limpezas de praias, rios e florestas, plantações, controle de plantas exóticas e trabalhos de manutenção em hortas urbanas. Todas estas atividades procuram recuperar e manter espaços naturais e construídos e estão abertas a qualquer pessoa, independentemente da idade.
Por forma a chegar a um maior número de pessoas e abranger diferentes locais, este ano, o programa de voluntariado deixará de estar associado apenas ao núcleo de Lisboa, como tem sido até ao momento, e será realizado sob a coordenação dos vários núcleos da ASPEA. Assim, existirão ações em Lisboa, Braga, Viseu e Aveiro.

Devido à pandemia de covid-19, as atividades de voluntariado ambiental estavam suspensas, retomando agora a normalidade. A primeira ação “Atividades na Quinta”, será no dia 31 de outubro, na Quinta da Cruz, em Viseu, com uma ação de limpeza das ASPEA APRESENTA AS ATIVIDADES DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL PARA 2021/2022 COMUNICADO DE IMPRENSA O voluntariado ambiental regressa à ASPEA margens e consolidação de um caminho pedonal do rio Pavia na sua extensão dentro desta quinta.

A participação em todas as atividades é gratuita e está limitada, razão pela qual será disponibilizado um formulário de inscrição para cada ação no início do mês da atividade. Pode inscrever-se na atividade de 31 de Outubro - “Atividades na Quinta”- através deste formulário:

Prémio HINTT 2021 – IPO de Coimbra colabora com projeto vencedor


De acordo com um comunicado enviado ao Litoral Centro, o IPO de Coimbra voltou a marcar presença, na cerimónia de atribuição do Prémio HINTT 2021, depois da Instituição ter sido finalista, em 2019, com a candidatura “Cuidar da mulher sobrevivente de cancro da mama” e de há um ano ter conquistado o Prémio HINTT - Maturidade Digital, na categoria “Patient Safety”, com o projeto Oncommunities.

Este ano, é com enorme satisfação, que o IPO de Coimbra se congratula com a atribuição do Prémio HINTT - Maturidade Digital, na categoria "Value Proposition" à Fraunhofer AICOS, pela candidatura “DERM.AI- Utilização de Inteligência Artificial para Potencializar o Rastreio Teledermatológico”, projeto marcado pela colaboração do IPO de Coimbra com a Associação Fraunhofer Portugal e a SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde).

Este projeto visa o uso da inteligência artificial no rastreio teledermatológico, tendo como objetivos avaliar uma aplicação móvel que permita uma aquisição fácil de lesões de pele com qualidade e o desenvolvimento de uma plataforma de Inteligência Artificial para priorização do risco das lesões. Esta plataforma constitui uma ferramenta de apoio à decisão do triador, sendo particularmente útil na avaliação de risco de cancro cutâneo, nomeadamente do melanoma, no qual um rastreio atempado é de grande importância.

Barcelos | António Raminhos e Luís Filipe Borges no IPCA para celebrar os 25 da ESG


A Escola Superior de Gestão (ESG) do IPCA vai receber os humoristas António Raminhos e Luís Filipe Borges para fechar o programa das comemorações dos seus 25 anos de atividade.

O espetáculo de stand-up comedy realiza-se no dia 8 de outubro, no “Encontro 25 anos da ESG”, com início previsto para as 19h, no Campus do IPCA. Durante o evento será servido um soft dinner e haverá ainda animação musical.

Luis Filipe Borges e António Raminhos apresentam, assim, no IPCA, “O TEU TALK SHOW”, um espetáculo cujos convidados dos humoristas são os espetadores. Neste Talk Show, a felicidade e a boa disposição terão o nome do IPCA!

A inscrição no “Encontro 25 Anos da ESG” é aberta a toda a comunidade académica e tem o custo simbólico de 15,00€, valor que reverte na totalidade para o Fundo de Emergência do IPCA. 

Ana Teixeira

Juiz negacionista Rui Fonseca e Castro expulso da magistratura

 A decisão foi anunciada pelo Conselho Superior da Magistratura na sequência de várias infrações. Rui Fonseca e Castro ficou conhecido por várias tomadas de posição públicas polémicas durante a pandemia.

O juiz negacionista Rui Fonseca e Castro foi esta quinta-feira expulso da magistratura.

O castigo foi anunciado pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM) na sequência de várias infrações. Rui Fonseca e Castro ficou conhecido por várias tomadas de posição públicas polémicas durante a pandemia.

Entre as justificações para a demissão, o CSM aponta o facto de Rui Fonseca e Castro, "não deixando de invocar a sua qualidade de juiz", publicar nas redes sociais, vídeos em que "incentivava à violação da lei e das regras sanitárias" relativas à pandemia de covid-19.

Silves | UTENTES DOS POLOS DE EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA RECEBEM FORMAÇÃO NO NÚCLEO REGIONAL DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO


O Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Faro, recebeu no passado dia 02 de outubro, os utentes dos Polos de Educação ao Longo da Vida do concelho de Silves, no Curso de Formação de Voluntários, decorrente da parceria entre o Município de Silves e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

O curso teve como objetivo dotar os participantes de conhecimentos e competências para um desempenho rigoroso e responsável das atividades de costura para doentes oncológicos, valorizando o trabalho de suporte que as utentes têm vindo a desenvolver para as vítimas do cancro.

Recorde-se que neste momento existem 27 voluntários oficiais da LPCC nos Polos de Educação ao Longo da Vida no concelho de Silves.

BREAKING NEWS: Senate leaders strike deal on short-term debt limit patch

Senate leaders clinched a deal on Thursday to steer the nation away from a fiscal cliff that would hit in less than two weeks, pushing their debt ceiling stalemate into December.

The Senate could pass the measure as soon as Thursday afternoon, but the short-term fix merely punts a standoff that has already dragged on for months. The timing now coincides with a deadline to avert a government shutdown that hits Dec. 3, creating a fiscal pileup around the holidays. 


Fonte: POLITICO

Barcelos | Parceria do IPCA com a Deloitte garante bolsas de estágio de longa duração

O IPCA assinalou o arranque da primeira edição Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologia e Inovação Informática, ministrado em parceria com Deloitte, onde estes estudantes irão realizar estágios de longa duração, no âmbito de bolsas concedidas através do programa BrightStart, daquela consultora.

O início das aulas foi assinalado com uma sessão, no Polo de Braga do IPCA, em que estiveram presentes o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e um representante da Deloitte, Pedro Brites.
A ocasião ficou marcada pela distribuição de computadores portáteis a cada um dos estudantes, cedidos pela Deloitte para que possam ter as melhores condições de estudo.

Para a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, “esta parceria com a Deloitte traz para o IPCA muito know-how e constitui uma oportunidade única de estes estudantes começarem, desde já, a abraçarem uma carreira de sucesso”. O IPCA é, aliás, a primeira instituição de ensino superior politécnico a norte de Coimbra a beneficiar deste projeto conjunto com aquela conceituada consultora.
Dirigindo-se aos estudantes, presentes no auditório da Escola Técnica Superior Profissional do IPCA, Maria José Fernandes deixou um alerta e uma garantia: “A bola está agora, em grande parte, do vosso lado. Pela nossa parte, tudo faremos para voz dar as melhores condições. Aliás, vocês estão a estrear estas instalações, após a realização de obras de reabilitação do edifício, e os equipamentos também não vos vão faltar, designadamente graças aos computadores que hoje vos foram cedidos”.

O representante da Deloitte, Pedro Brites, lembrou, por seu turno, que estes primeiros alunos do CTESP de Tecnologia e Inovação Informática foram os escolhidos “após uma triagem rigorosa”, entre “muitos candidatos”. “Este programa BrightStart é algo que queremos que marque as vossas vidas e contribua para um presente bem passado e um futuro brilhante”, sublinhou Pedro Brites, acrescentando que “o objetivo da Deloitte é contribuir para a formação de novos talentos, pois sabemos que o crescimento do país só acontecerá se houver talento, capacitação e capacidade tecnológica”.

O programa Brightstart, da Deloitte, arranca este ano no IPCA e inclui a atribuição de uma bolsa de estágio de longa duração, sendo todos os custos académicos suportados pela Deloitte, incluindo as propinas mensais e taxas de inscrição no curso.

O valor da bolsa e progressivo e está dependente do desempenho académico-profissional de cada estudante ao longo do curso.

O programa Brightstart tem uma duração de cinco anos. Neste período, os alunos irão completar um CTeSP e terão a oportunidade de concluir uma licenciatura na área da Tecnologia e Inovação Informática ou uma licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos, na Escola Superior de Tecnologia do IPCA.

No encerramento da sessão, o secretário de Estado do Ensino Superior enalteceu o arranque deste curso e a aposta do IPCA nos CTeSP, lembrando “o compromisso do Governo de que em 2030, seis em cada 10 jovens estejam no ensino superior”.

“Os CTeSP têm sido cruciais para este caminho de crescimento do ensino superior que ambicionamos e, além disso, prepara os jovens para o mercado de trabalho, embora o desafio é que continuem a apostar na sua qualificação”, acrescentou Sobrinho Teixeira.

Ana Teixeira

Silves | XXIV SUBIDA INTERNACIONAL DO RIO ARADE EM CANOAGEM REALIZA-SE A 31 DE OUTUBRO

Inscrições decorrem até 27 de outubro
A XXIV Subida Internacional do Rio Arade em Canoagem terá lugar no próximo dia 31 de outubro. A iniciativa é promovida pelo Clube Naval de Portimão em parceria com os Municípios de Silves, Lagoa e Portimão e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Canoagem, da Associação Regional de Canoagem do Algarve e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Esta prova de 12 km tem duas vertentes, uma de turismo náutico, com início às 9h00, e outra de competição, dirigida a Clubes e Associações, às 9h15. O ponto de partida da Subida Internacional do Rio Arade em Canoagem é a zona ribeirinha de Portimão, junto ao Clube Naval, terminando em Silves.

As inscrições para a vertente de turismo náutico têm um custo associado de 5 euros, devendo ser efetuadas, até dia 27 de outubro, junto do Clube Naval de Portimão (tel.: 282 417 529 | email: geral@clubenavaldeportimao.pt).

Livros | O Mundo como Ele É: Obra do físico sueco Ulf Danielsson é publicada em Portugal com prefácio de Carlos Fiolhais


O Universo não é matemática, as nossas descrições do mundo são apenas tentativas humanas de o representar, pelo que não podemos confundir a realidade com modelos. Quem o diz é o físico teórico sueco Ulf Danielsson, membro da Real Academia Sueca de Ciências responsável pela entrega do Prémio Nobel da Física de 2020, no livro O Mundo como Ele É. Uma tese que vem revolucionar a forma como encaramos o mundo e o Universo e que explica a realidade como ela é e não como nós a imaginamos ou gostaríamos que fosse. A obra chega agora a Portugal, numa edição Guerra e Paz Editores, prefaciada pelo professor Carlos Fiolhais e traduzida directamente do sueco por Ivan Figueiras, que estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 12 de Outubro.
Especialista em teoria das cordas e cosmologia, Ulf Danielsson, físico sueco e professor da Universidade de Uppsala, tem a matemática como um instrumento absolutamente necessário. Ainda assim, afirma que as descrições do mundo baseadas em estudos matemáticos não passam de tentativas humanas de o representar. «Tenho um segredo para contar: os seres vivos não são máquinas, não existe matemática fora das nossas cabeças, o mundo existe e não é uma simulação, os computadores não conseguem pensar, a nossa consciência não é uma ilusão e a nossa vontade não é livre.»

Uma importantíssima mensagem que o cientista nos deixa no livro O Mundo como Ele É. Na obra, que apresenta uma nova abordagem, com argumentos originais de grande relevância, Danielsson afirma ainda «que tudo é física e que não existe realidade fora da matéria» e que Descartes estava equivocado quanto à sua teoria do dualismo corpo-alma. Para o autor, a mente (novo nome da alma) é inseparável do corpo e a física terá muito a aprender com a biologia, que unificou, sem grande matemática, a prodigiosa variedade do mundo vivo. «Apesar de tudo o que a ciência desvelou sobre o Universo, ainda não conseguimos libertar‑nos de uma mundividência que é essencialmente religiosa.»

A obra chega agora a Portugal, numa edição da Guerra e Paz, que conta com um prefácio do professor Carlos Fiolhais, no qual o físico português subscreve a tese do seu congénere sueco. «Ulf Danielsson não tem, como eu, qualquer dúvida sobre a existência da realidade [...]. Vivemos num mundo real que se nos impõe de modo avassalador, por muito aliciantes que sejam fantasias sobre mundos alternativos que possamos construir.»

Num texto que analisa exemplarmente a obra, Carlos Fiolhais elogia a forma como o autor se socorre das várias ciências para passar a sua mensagem. «O autor sabe bem que o conceito de realidade é esquivo. Ele pertence ao domínio da filosofia, pelo que não hesita em explicar o que a filosofia tem dito sobre a realidade. Cita, entre outros, Aristóteles, Husserl e Heidegger». O Prefaciador destaca ainda a tradução feita por Ivan Figueiras. «Foi traduzido de uma forma muito competente do original sueco.»

Escrita num estilo sedutor e acessível, esta é uma leitura essencial para compreender que a «realidade é real» e nós estamos e estaremos confrontados com ela. O Mundo como Ele É chega à rede livreira nacional no próximo dia 12 de Outubro. O livro poderá ainda ser adquirido através do site da Guerra e Paz Editores. Esta é a sexta obra de divulgação científica do autor, que tem vindo ainda a fazer uma grande aposta na comunicação de ciência na imprensa, na rádio e na televisão suecas.

O Mundo como Ele É
Ulf Danielsson
Não-Ficção / Ciência
160 páginas · 15x23· 15,00 €
Nas livrarias a 12 de Outubro
Guerra e Paz, Editores

OE 2022. Governo prepara aumento de 10 euros nas pensões mais baixas

A medida deverá abranger cerca de dois milhões de pessoas.

O Governo prepara-se para aprovar um aumento extraordinário de 10 euros nas pensões mais baixas, inferiores a 658,2 euros.

A notícia é avançada nesta quinta-feira pelo “Correio da Manhã”.

A medida deverá abranger perto de dois milhões de pessoas. O Governo terá decidido avançar com o aumento como contrapartida para Bloco de Esquerda e PCP aprovarem o Orçamento do Estado.

As reformas acima de 658,2 euros não deverão sofrer qualquer aumento.

Contactado pela Renascença, o Ministério das Finanças recusou fazer qualquer comentário, remetendo para segunda-feira, dia da entrega da proposta de orçamento.

O presidente da Confederação Nacional de Reformados e Pensionistas considera a proposta uma “profunda injusta” por não se estender a todos os escalões. “É urgente a atualização de todas as pensões. Reforçar a Segurança Social para garantir um envelhecimento com dignidade”, sublinha Casimiro Meneses, acrescentando: “Há dinheiro para que se proceda a um aumento justificado, dado que há muitos anos temos as pensões congeladas. Prevê-se um crescimento económico de mais de 4%, pelo que deviam, naturalmente, proceder ao aumento das pensões em, pelo menos 10 euros. Concordamos, mas que haja também o justo e necessário aumento de todas as pensões dos outros escalões”.

António Costa vai estar nesta quinta-feira no Parlamento para um debate sobre política geral, mas que, ao ocorrer quatro dias antes da apresentação do OE, deverá debruçar-se também sobre a recuperação económica do país.

Este será o primeiro debate da presente sessão legislativa com a presença do primeiro-ministro, num momento em que Governo, PCP, PEV, Bloco de Esquerda e PAN ainda estão longe de concluir o processo negocial para a viabilização da proposta de Orçamento do Estado para 2022 – documento que entrará na Assembleia da República na próxima segunda-feira, dia 11.

Costa já se manifestou “otimista” face à aprovação do documento, mas o otimismo foi contestado pelo Bloco de Esquerda e também não parecer ser partilhado pelo PCP.

Em declarações aos jornalistas na Eslovénia, António Costa não só reiterou a sua confiança num acordo, como disse mesmo esperar que este ano não suceda o que aconteceu no ano passado, quando o Bloco de Esquerda “se furtou a contribuir positivamente para o Orçamento, tendo votado ao lado da direita”.

Cristina Branco com redação RR

Foragido à justiça detido na Figueira da Foz

O Comando Territorial  de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve ontem, dia 6 de outubro, um homem de 61 anos que se encontrava foragido à justiça há cerca de seis anos, na localidade de Figueira da Foz.

No âmbito de uma ação de fiscalização, os militares da Guarda localizaram o suspeito naquela localidade, tendo sido realizada uma operação policial que culminou na sua detenção. Foi possível apurar-se ainda que o homem tinha cinco mandados de detenção pendentes por crimes de abuso de confiança, tráfico de pessoas, entre outros.

O detido vai ser presente hoje, dia 7 de outubro, ao Tribunal Judicial de Coimbra, para aplicação das medidas de coação.

A ação contou com o reforço do Destacamento de Trânsito (DT) de Coimbra e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

 

Fuga de gás causa quatro feridos ligeiros na cidade da Guarda

Uma fuga de gás numa habitação do centro histórico da Guarda provocou hoje quatro feridos ligeiros, segundo fontes dos bombeiros e da proteção civil.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, o alerta para uma fuga de gás de garrafa, numa habitação situada na Rua da Trindade, na parte mais antiga daquela cidade, foi dado pelas 20:30.

“A intoxicação por gás de garrafa causou quatro feridos ligeiros, que foram transportados para o hospital da Guarda [Hospital Sousa Martins]”, disse a fonte à agência Lusa.

Uma fonte do corpo de bombeiros da Guarda disse à Lusa que os feridos, três mulheres e um homem, apresentavam "sintomas de intoxicação ligeira”, relacionados com “mal-estar e indisposição”.

Quando os bombeiros chegaram ao local “as quatro vítimas estavam no exterior” da residência, acrescentou.

Ainda de acordo com a mesma fonte, a fuga de gás verificou-se numa garrafa que alimentava um esquentador.

Estiveram no local 16 elementos e sete veículos dos Bombeiros Voluntários da Guarda, da PSP e da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Sousa Martins, indicou o CDOS.

Madremedia/Lusa

Tondela | Ministério Público pede pena de prisão suspensa para presidente e vice-presidente da Câmara

Durante as alegações finais, realizadas durante a tarde desta quarta-feira, a procuradora do Ministério Público disse que a confrontação de documentos permitiu chegar aos valores de 11.099 euros e de 10.144 euros, que José António Jesus e Pedro Adão, respetivamente, receberam, mas “sabiam que não lhes eram devidos, porque a viatura usada era do município”.

Ministério Público pediu esta quarta-feira, 6 de outubro, pena de prisão suspensa para o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, e o seu vice-presidente, Pedro Adão, por terem recebido pagamentos indevidos por deslocações em viaturas próprias.

José António Jesus (que foi reeleito nas últimas autárquicas) e Pedro Adão começaram em dezembro a ser julgados no Tribunal de Viseu pelos crimes de peculato e falsificação de documentos, que terão ocorrido entre 2010 e 2017.

Em causa está o pagamento de ajudas de custo por deslocações efetuadas em viaturas próprias, que terão sido realizadas em viaturas do município.

Durante as alegações finais, realizadas durante a tarde desta quarta-feira, a procuradora do Ministério Público disse que a confrontação de documentos permitiu chegar aos valores de 11.099 euros e de 10.144 euros, que José António Jesus e Pedro Adão, respetivamente, receberam, mas “sabiam que não lhes eram devidos, porque a viatura usada era do município”.

A procuradora lembrou o depoimento do inspetor da Polícia Judiciária (PJ) ouvido durante a manhã, que explicou como foram cruzados dados dos boletins de itinerário referentes às deslocações feitas pelos dois arguidos, com extratos da Via Verde dos carros do município, atas das reuniões de câmara e manuscritos apreendidos na casa de José António Jesus sobre alterações feitas nos boletins de itinerário (acrescentando anotações e rasurando datas).

Para o Ministério Público, “a prova documental é bastante” para chegar à mesma conclusão da investigação da PJ, ou seja, que havia valores nos boletins de itinerário “que tinham sido abonados aos arguidos e não deviam” porque a viatura utilizada era do município.

Segundo a procuradora, os arguidos aproveitaram-se do facto de os Recursos Humanos (responsáveis por processarem os vencimentos) não cruzarem os dados com a Contabilidade (que tinha os extratos da Via Verde).

Uma vez que, entretanto, os valores em causa foram devolvidos e que “a simples ameaça de prisão” será suficiente para não repetirem os crimes, considerou que devem ser condenados a uma pena de prisão não superior a cinco anos, mas suspensa.

O advogado de José António Jesus pediu a absolvição, lembrando que “nem os Recursos Humanos solicitavam as Vias Verdes, nem a Contabilidade solicitava algum controle” se o veículo utilizado era o próprio ou o do município.

Segundo o advogado, o seu cliente estava convencido de que havia um cruzamento de dados, não tendo intenção de se apropriar daquele montante.

Neste âmbito, “não pode aceitar que falhas dos serviços administrativos” o façam incorrer em procedimentos criminais, frisou.

O advogado disse que o seu cliente é “uma pessoa reputada socialmente”, que demonstra rigor e retidão “na administração da coisa pública”, como atestaram as testemunhas abonatórias.

Entre elas estavam a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que lidou com José António Jesus enquanto vogal e presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, António Leitão Amaro, que foi secretário de Estado da Administração Local e deputado parlamentar, e o presidente da Câmara de Tábua, Mário de Almeida Loureiro.

Também o advogado de Pedro Adão pediu a absolvição do seu cliente, lamentando que haja a tentação “de que a política também se faça nos tribunais”.

De acordo com o advogado, se os arguidos devolveram as quantias, é porque entenderam que lhes foram pagas sem a elas terem direito.

Fazendo contas ao valor e aos 90 meses abrangidos pelo processo, questionou se alguém que se dedica à causa pública venderia “a fé nas suas funções” por pouco mais de cem euros por mês.

A leitura do acórdão ficou marcada para o próximo dia 22.

Greve nos comboios com efeitos já na noite desta quinta-feira

A paralisação de 24 horas na CP e na Infraestruturas de Portugal foi convocada por várias organizações sindicais. Trabalhadores reivindicam aumentos salariais.

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) convocou para sexta-feira uma greve de trabalhadores da Comboios de Portugal (CP) e da Insfraestruturas de Portugal (IP), mas os efeitos são sentidos já esta noite.

A CP informa que a paralisação terá serviços mínimos, prevendo que possam existir perturbações na circulação.

“Informamos que por motivo de greve prevêem-se perturbações significativas a nível nacional em todos os serviços, no dia 8 de outubro de 2021, com possível impacto nos dias anterior e seguinte ao período de greve, a 7 e 9 de outubro”, pode ler-se no comunicado publicado no site da CP.

A CP prevê a realização dos seguintes comboios: Alfa Pendular e Intercidades, Regionais e InterRegionais, Comboios Urbanos de Lisboa, Comboios Urbanos do Porto e Comboios Urbanos de Coimbra.

Já no caso de transbordos rodoviários previstos por motivo de obras, “no período de greve realizam-se apenas aqueles que substituem comboios constantes das listagens dos serviços mínimos”, informa.

A paralisação de 24 horas na CP e na Infraestruturas de Portugal foi convocada por várias organizações sindicais, e tem como principal reivindicação aumentos salariais.

Na quarta-feira realizou-se uma reunião entre sindicatos e Governo que terminou sem um entendimento quanto às reivindicações dos trabalhadores.

Além de "medidas concretas de aumento de salário para todos os trabalhadores", a Fectrans reivindica um plano para "admissão de trabalhadores para substituírem os que faltam e os que são necessários para se conseguir fazer o aumento da oferta", medidas para a "harmonização das regras de trabalho na CP e na IP" e "uma calendarização para a negociação da revisão da contratação colectiva".

Olimpia Mairos / RR

Trincão e Guerreiro dispensados. Nelson Semedo convocado pela Seleção

Extremo testou positivo à Covid-19 e o lateral apresentou queixas após o treino de quarta-feira.

Trincão e Raphael Guerreiro foram, na quarta-feira, dispensados dos trabalhos da Seleção.

Guerreiro, defesa-esquerdo, apresentou queixas durante a sessão de trabalho realizada  e os exames médicos confirmaram a lesão.

Já Francisco Trincão, do Wolverhampton, foi dispensado depois de ter testado positivo à Covid-19 no teste realizado à chegada ao estágio.

Para colmatar estas duas ausências, Fernando Santos chamou Nélson Semedo, lateral direito dos Wolves.

Portugal vai defrontar o Qatar e o Luxemburgo no Estádio Algarve.

Já tinham sido dispensados do estágio Domingos Duarte e Rafa Silva.

RR

Mulher de 27 anos desaparecida na Serra da Estrela foi encontrada consciente e desidratada

“[A mulher] foi encontrada pelas 15h30, na zona da Lagoa Comprida, e está a ser transportada para o hospital”, disse à agência Lusa, pelas 16:20, uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

Uma mulher de 27 anos de nacionalidade alemã que estava desaparecida na Serra da Estrela desde terça-feira foi hoje encontrada “consciente, com algumas escoriações e desidratada”, segundo fonte da proteção civil.

“[A mulher] foi encontrada pelas 15h30, na zona da Lagoa Comprida, e está a ser transportada para o hospital”, disse à agência Lusa, pelas 16:20, uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

Segundo a fonte, a mulher encontra-se “consciente, com algumas escoriações e desidratada”.

O alerta para o desaparecimento da mulher, numa zona da Serra da Estrela entre a localidade de Sabugueiro, no concelho de Seia, e a Lagoa Comprida, foi dado pelas 21:07 de terça-feira.


O alerta foi dado pelo namorado e por uma colega da desaparecida”, disse a mesma fonte do CDOS à agência Lusa.

Logo após o alerta, a GNR e os bombeiros iniciaram as buscas para tentar localizar a mulher, mas aquelas revelaram-se infrutíferas e foram suspensas ao princípio da madrugada, tendo sido retomadas pelas 08:30 de quarta-feira.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 16:30, encontravam-se no terreno 40 operacionais e 13 viaturas.


DIA 24 DE OUTUBRO (DOMINGO) COLHEITA DE SANGUE DAS 9:00 HORAS ÀS 13:00 HORAS NO SALÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE CACIA (AVEIRO)


A Junta de Freguesia de Cacia fica Avenida Fernando Augusto de Oliveira 6-A, junto ao Banco Montepio.
Os tempos que se avizinham deixam preocupada a ADASCA, porque pode-se registar uma quebra de dádiva nunca antes registada. Nós, todos nós, temos o dever cívico de fazer a nossa parte para que isso não venha a acontecer.

A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do colectivo.

Esta é a missão da ADASCA: lutar pelo respeito integral da pessoa do dador de sangue, na construção contínua da cidadania e da justiça social. Unidos os objectivos se tornam mais fáceis de alcançar.

O compromisso primordial da ADASCA é estar ao lado dos dadores de sangue, pela defesa dos seus direitos, para que a justiça social nesta área seja uma realidade. Não somos melhores. Nem piores. Somos iguais a nós próprios. Melhor é a nossa causa.

"A vida é um presente, que merecemos se nós nos entregarmos. A vida não é um problema que tem que ser resolvido. A vida é um mistério que quer ser descoberto."
Rabindranath Tagore

Mais informações no site www.adasca.pt 

BATALHA DE LEPANTO — 450 anos da vitória da Cruz contra o Crescente

 

Este quadro do Palácio Ducal de Veneza representa a Batalha de Lepanto. Nele vemos, em destaque nos círculos, de cima para baixo, o Príncipe Marco Antônio Colonna (comandante da esquadra Pontifícia), Dom João d’Áustria (generalíssimo de toda a frota) e Sebastiano Venier (no comando da frota veneziana). 


De suma importância para a Igreja e a civilização, a batalha de Lepanto, vencida no dia 7 de outubro de 1571 pelas esquadras católicas no mar Jônico, decidiu os rumos do Ocidente cristão ameaçado pelas forças maometanas do Império Otomano. Foi a maior batalha naval até então travada na História.

Por Oscar Vidal

Após a conquista de Constantinopla em 1453 pelo Sultão Maomé II, o poderio militar do Império turco-otomano crescia assustadoramente. Em meados do século XVI dominava quase todo o Mediterrâneo. Em 1570 invadiu e capturou a ilha de Chipre, apesar da forte resistência encontrada por parte dos habitantes de Nicósia e Famagusta. Os otomanos passaram a saquear outras ilhas nas águas mediterrâneas, incendiavam igrejas, degolavam sacerdotes, escravizavam cristãos para serem seus remadores em naus de guerra, sequestravam mulheres, inclusive crianças, abusadas em práticas perversas; numerosas outras atrocidades faziam correr torrentes do sangue cristão.

 Em 1571, cumprindo ordens do Sultão Selim II, filho do mítico Solimão I (conhecido como ‘o Magnífico’), as forças maometanas — apesar da derrota no cerco de Malta em 1565 — ainda cobiçavam tomar aquela ilha, que lhes serviria de “trampolim” para a invasão da Europa. Tudo empreendiam para suprimir a Religião Católica, dominar e aniquilar o continente cristão, já muito debilitado por guerras de religião e pelas investidas da Revolução Protestante, deflagrada pelo monge apóstata Lutero em 1517.

 Na perspectiva que chamavam de “o sonho de Osmã”, os otomanos, sonhavam em subjugar a Cristandade europeia, primeiramente dominar a Itália e a França, e logo transformar em mesquitas a Basílica de São Pedro, em Roma, e a Catedral Notre-Dame de Paris.

Os três comandantes da coalizão católica, da esquerda para a direita: Dom João d’Áustria, o Príncipe Marco Antônio Colonna e o almirante veneziano Sebastiano Venier.
[Quadro: Os vitoriosos da batalha naval de Lepanto – Anônimo, atribuído à Escola Italiana, c. 1575. Kunsthistorisches Museum, Viena].

São Pio V forma uma coalizão de príncipes católicos

Em face do iminente perigo para a Cristandade, o Sumo Pontífice de então, o Papa São Pio V (nascido em 1504, na cidade italiana de Bosco Marengo, da nobre família dos Ghislieri) conclamou alguns príncipes europeus a estabelecerem uma coalizão, numa frente comum contra as hordas maometanas. Ele desejava formar uma verdadeira cruzada dotada de uma esquadra naval. As complicadas tratativas com alguns soberanos cristãos contaram com o auxílio de São Francisco de Borja, superior-geral dos Jesuítas.

Após a recusa de alguns soberanos e as hesitações de outros, a duras penas o Papa conseguiu reunir uma esquadra composta com o apoio, inclusive financeiro, de Felipe II da Espanha, da República aristocrática de Veneza, de Gênova, do Reino de Nápoles e dos cavaleiros da Ordem de Malta, além de um contingente dos Estados Pontifícios. Assim se constituiu a “Santa Liga”, sem a qual seria impossível conter o avanço do poderio otomano.

O Santo Pontífice não desanimou ante a desproporção das forças, pois confiava inteiramente na proteção do Senhor Deus dos Exércitos e da Santíssima Virgem Maria, “terribilis ut castrorum acies ordinata” (terrível como um exército em ordem de batalha – Ct 6, 9). Corroborando esse princípio, d’Ela disse São Luís Grignion de Montfort: “Maria é a mais terrível inimiga que Deus armou contra o demônio”. (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, Ed. Vozes – VI Edição, Petrópolis, 1961, pp. 54-56).

 O Papa confia na liderança de Dom João d´Áustria

Estandarte da “Santa Liga” 

Percebendo a urgência de se cortar o passo aos infiéis que avançavam na bacia do Mediterrâneo, São Pio V nomeou Dom João d’Áustria para o comando da frota. Concedeu-lhe o título de generalíssimo de todo o exército, pois confiava em seu grande poder de liderança. O destemido príncipe, no esplendor de seus 24 anos, era filho natural de Carlos V e irmão bastardo de Felipe II. Por intermédio do Cardeal Gravelle, o Papa lhe enviou um estandarte com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pedindo-lhe que partisse o quanto antes ao encontro dos inimigos mouros. [a respeito, veja quadro no final desta matéria]

São Pio V depositou sua esperança em Dom João d´Áustria. Referindo-se a esse talentoso líder militar, aplicou-lhe uma passagem do Evangelho concernente a São João Batista — “Houve um homem enviado por Deus, cujo nome era João” (Jo 1, 6) —, passagem que está inscrita na sepultura do príncipe na cripta do Mosteiro El Escorial (no noroeste de Madrid): “Fuit homo missus a Deo, cui nomen erat Johannes!” [foto abaixo]

Como comandante da esquadra Pontifícia, o Papa nomeou Marco Antonio Colonna, ao qual deu também um estandarte, este com a imagem de um Crucifixo, com a inscrição “In hoc signo vinces” (Com este sinal vencerás). Colonna era príncipe, senhor de Genazzano — famosa cidade italiana do milagroso quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho, junto ao qual, após a batalha de Lepanto, depositou algumas das bandeiras tomadas dos chefes maometanos.

Deslumbrante cortejo de navios rumo à esquadra inimiga

Nos primeiros dias de outubro, as esquadras católicas reuniram-se em Messina, na Sicília. Depois de três dias de vigília de orações e jejuns, os combatentes se confessaram, comungaram, receberam as indulgências concedidas pelo Vigário de Cristo para a cruzada, assim como Agnus Dei e terços bentos por ele. No porto, o Núncio Papal abençoou cada uma das naus. Os novos cruzados levantaram âncoras e zarparam num deslumbrante cortejo de navios rumo à esquadra do inimigo mouro, que se concentrara no golfo de Lepanto, nas proximidades da Grécia.

Ao avistar os navios inimigos, Dom Joao d’Áustria, revestido de imponente elmo e armadura dourada, segurando uma enorme espada numa das mãos e um crucifixo na outra, encorajou os combatentes com estas palavras “Vencer ou morrer, se o céu assim o dispuser, aqui viemos. Não deis ocasião para o inimigo vos perguntar com ímpia arrogância: onde está o vosso Deus? Lutai em seu santo nome, porque mortos ou vitoriosos, tereis alcançado a imortalidade”. Era o dia 7 de outubro de 1571, que ficou marcado na História ad perpetua rei memoriam.

 Preparação para a iminente batalha contra a mourama

         A frota otomana contava com 34.000 soldados e 50.000 marinheiros e remadores; possuía 222 galeras, 60 barcos de guerra menores movidos a remos e 741 canhões. A esquadra da “Santa Liga” se compunha de 28.500 soldados e quase 40.000 marinheiros e remadores; possuía 208 galeras, seis barcos e 1.815 canhões.

O conjunto das duas poderosas esquadras, postadas frente uma da outra na tarde daquele histórico domingo, formava um cenário espetacular. Em um misto de admiração e espanto, ambos os lados se contemplaram mutuamente. Aconselhado por seus oficiais Uluch-Ali e Pertev, o comandante turco Mehmet Ali-Pachá por um instante pensou em recuar. Mas mudou de ideia e instou à luta os infiéis, dominados por um demoníaco fanatismo, prometendo-lhes o “paraíso”, onde Maomé e Alá os receberiam se matassem cristãos. Do outro lado, animados por Dom João d’Áustria, os cristãos estavam dispostos a lutar destemidamente pelo ideal católico, prontos para o martírio se fosse necessário.

Na esquadra da “Santa Liga”, sacerdotes deram a absolvição geral aos combatentes católicos. Estes invocaram em alta voz a Santíssima Trindade e a Santa Mãe de Deus. Dom João os exortou: “Lembrai-vos de que combateis pela Fé; nenhum poltrão ganhará o Céu”.

No centro da frota posicionou-se La Real, a nau capitânia de Dom João d’Áustria. O jovem príncipe mandou hastear o estandarte oferecido por São Pio V e bradou: “Aqui venceremos ou morremos”, e deu a ordem de preparação para a batalha contra os sequazes de Maomé. La Real foi ladeada pelos barcos de Marco Antônio Colonna e os de Sebastiano Vernier. No flanco direito posicionaram-se os barcos comandados pelo genovês Giovanni Andrea Doria. No flanco esquerdo, aqueles do veneziano Agostino Barbarigo, enquanto os do Marquês de Santa Cruz, Álvaro Bazan, se puseram na retaguarda.  

Milagre impressionante: El Santo Cristo de Lepanto

El Santo Cristo de Lepanto,
que movendo seu corpo milagrosamente,
evitou ser atingido por uma
bala de canhão dos muçulmanos.

Os trompetes soaram e os tambores rufaram. Seguiu-se um instante de sublime silêncio, imediatamente rompido por uma bombarda de canhão ordenada por Ali-Pachá da galera La Sultana. Dom João d’Áustria responde da sua La Real com outra bombarda. Os canhões de ambos os lados começam a fazer o mesmo.

Os primeiros embates foram favoráveis aos muçulmanos, que formados em meia-lua não paravam de disparar violentas cargas de suas bocas de fogo. Eles contavam com os ventos favoráveis às suas velas e o sol incidindo fortemente de frente aos cristãos, dificultando-lhes a visão. Em pouco tempo, tanto o sol quanto os ventos se inverteram a seu favor.

Naquele árduo entrechoque, em meio a um ruído ensurdecedor de instrumentos, cimitarras contra espadas, gemidos, brados e tiros, os guerreiros católicos — com arma em uma das mãos e o terço na outra ou ao pescoço — estavam prontos a dar a vida por Deus e tirar a dos infiéis. Eles respondiam com o máximo vigor possível aos ataques. No ardor do combate destacaram-se os famosos Tercios espanhóis e os cavaleiros da Ordem de Malta. Dentre os numerosos atos de bravura, citemos o de um combatente siciliano que estando enfermo e deitado em seu leito de dor, em vez de morrer de sua doença, saltou da cama e foi combater no convés. Antes de ser ferido por nove flechas e cair morto, conseguiu matar quatro mouros.

Mesmo com tantos atos de nobreza e coragem demonstrados no fragor do enfrentamento, por um momento o lado católico hesitou, pois os infiéis pareciam obter vantagem na peleja.

De repente, o ânimo dos cristãos reacendeu. Um grande crucifixo, considerado milagroso, havia sido mandado pelo rei Felipe II para ser fixado numa das caravelas. Uma bombarda de canhão adversário iria destruí-lo, mas o corpo da imagem de Cristo crucificado se afasta milagrosamente para não ser alvejado. Posteriormente ele recebeu honras de Capitão Geral do Exército, e até hoje se encontra na catedral de Barcelona, onde é venerado como El Santo Cristo de Lepanto.

Socorro celeste da Senhora Auxiliadora dos Cristãos

Na batalha, outro fato animou ainda mais os cristãos: um tiro de arcabuz mata o chefe turco Ali-Pachá; um soldado espanhol consegue pular para a embarcação adversária, degola a cabeça do comandante islamita e a coloca no alto de uma lança. Os mouros, vendo a cabeça decepada de seu líder, perdem vigor. Algumas galeras se colidem e começa um combate corpo-a-corpo, maometanos na popa e cristãos na proa. As flechas e tiros de mosquetes, arcabuzes e canhões disparavam uns contra os outros incessantemente.

Entretanto, apesar do ânimo e bravura dos soldados de Cristo, a imensa frota da mourama parecia vencer novamente. Após algumas horas de encarniçado confronto, os guerreiros católicos receavam a derrota, que traria graves consequências para a Europa cristã. Mas, ó prodígio, ficaram surpresos ao perceberem que de modo súbito e inexplicável os muçulmanos começam a fugir apavorados, muitos caem no mar e tentam nadar naquelas águas avermelhadas de sangue.

Tempos depois se obteve a explicação: capturados pelos católicos, alguns mouros confessaram que uma brilhante e majestosa Senhora aparecera no céu, ameaçando-os e incutindo-lhes tanto medo, que entraram em pânico e começaram a fugir.

Logo no início da retirada dos barcos muçulmanos, os católicos socorridos pela Senhora Auxiliadora dos Cristãos se reanimaram, inverteram o rumo da batalha e venceram. Naquele momento, a Europa estava salva!

A maior vitória já alcançada em uma batalha naval

Representação do chefe turco Ali-Pachá.
Ao lado, sua cabeça no alto de uma lança e um navio com a bandeira otomana afundando no mar,
resumo de um grande desastre otomano. A Santa Liga Católica obteve
a maior vitória já alcançada
em batalha naval até então.

Naquele combate — classificado como uma das maiores batalhas marítimas, com a maior concentração de frotas da História — a Santa Liga Católica obteve a maior vitória já alcançada em batalha naval até então. Os otomanos perderam 224 embarcações (sem contar as que foram afundadas ou incendiadas depois do embate); na fuga, eles só conseguiram salvar 40 galeras; perderam quase 30.000 vidas e 3.468 mouros foram capturados. Enquanto a Santa Liga perdeu apenas 15 galeras e a vida de 7.500 bravos cruzados. Mas conseguiu libertar quase 12.000 católicos que estavam presos ou escravizados pelos maometanos.

Entre os despojos de guerra, os soltados de Cristo conseguiram 110 grandes canhões e 256 pequenos, assim como os estandartes dos comandantes muçulmanos. Mas a pior derrota para os mouros foi o fato de perderem a reputação de invencíveis no mar! O império otomano entrou em decadência!

São Pio V foi honrado por uma sobrenatural revelação

Enquanto nas águas de Lepanto se travava a árdua batalha contra os turcos otomanos, em Roma o Papa São Pio V rogava o auxílio da Rainha do Santíssimo Rosário pela Cristandade. Ele pedira aos conventos e aos fiéis que redobrassem suas preces, seus jejuns e penitências. As Confrarias do Rosário promoviam procissões e orações nas igrejas, na Praça de São Pedro realizava-se uma procissão a Nossa Senhora do Rosário suplicando a vitória da armada católica. [a respeito, veja quadro no final]

O Pontífice rezava dia e noite suplicando ao Senhor Deus dos exércitos para que o desenlace da batalha fosse propício aos católicos. No momento em que ocorria o desfecho em Lepanto, ele estava trabalhando com o tesoureiro Bussoti na presença de alguns prelados. De repente se levanta, faz um gesto de silêncio com a mão, e se dirige até uma janela onde permanece por alguns instantes em profunda contemplação. Ele estava radiante. Teve uma visão sobrenatural na qual tomou conhecimento do ocorrido a centenas de quilômetros: a armada católica acabara de obter espetacular vitória. Imediatamente, exultando de alegria e com lágrimas nos olhos, voltou-se para seus acompanhantes exclamando: “Não falemos mais de trabalhos; não é tempo para isso. Vamos rápido dar graças a Deus, nossa armada acabou de obter a vitória!” São Pio V se ajoelha diante de seu oratório para agradecer. Bussoti e os prelados, testemunhas privilegiadas do milagre, correm para transmitir aos Cardeais a recente boa-nova.  

A milagrosa visão foi confirmada somente na noite do dia 21 de outubro (duas semanas após o histórico acontecimento), quando, por fim, o correio chegou a Roma confirmando a vitória da Cruz sobre o Crescente, alcançada no 7º dia de outubro daquele ano, na mesma hora em que o Papa havia tido a revelação milagrosa. Numa época em que sequer havia telégrafo, o Pontífice dispunha de meios mais rápidos e eficazes para se informar!

“A Virgem Maria do Rosário é que nos deu a vitória”

Em memória da estupenda intervenção da Santíssima Virgem, o Papa se dirigiu em procissão à Basílica de São Pedro, onde cantou um solene Te Deum Laudamus e introduziu a invocação Auxílio dos Cristãos na Ladainha de Nossa Senhora. E para perpetuar essa prodigiosa vitória da Cristandade, foi instituída a festa de Nossa Senhora das Vitórias, que dois anos mais tarde — no Pontificado de Gregório XIII, sucessor de São Pio V —, tomou a denominação de festa de Nossa Senhora do Rosário, comemorada pela Igreja no dia 7 de outubro de cada ano.

Ainda com o mesmo objetivo de deixar gravado para sempre na História que a Vitória de Lepanto se deveu à intercessão da Senhora do Rosário, o Senado veneziano mandou pintar um quadro representando a grande batalha naval, com a seguinte inscrição: “Non virtus, non arma, non duces, sed Maria Rosarii victores nos fecit”. (Nem as tropas, nem as armas, nem os comandantes, mas a Virgem Maria do Rosário é que nos deu a vitória).

Ameaças de uma nova e grande ‘jihad’

A rememoração da extraordinária vitória das armas católicas sobre o Império Otomano no século XVI nos remete a um grande problema de nosso século, em particular no momento presente: surpreendente e fulminante reconquista do Afeganistão pelos maometanos do Talibã e de seus braços terroristas.

Essa vergonhosa derrota do Ocidente encheu os ‘jihadistas’ do mundo islâmico de ânimo para, por assim dizer, vingar a derrota sofrida há exatos 450 anos em Lepanto.

Em 1962, Gamal Abdel Nasser, presidente do Egito entre 1954 e 1970, ameaçou: “Só uma cavalgada muçulmana é que nos poderá restituir a glória de outrora. Essa glória não será reconquistada senão quando os cavaleiros de Alá tiverem pisoteado [a basílica de] São Pedro de Roma e [a catedral de] Notre-Dame de Paris”. (Nouvelles de Chrétienté, nº. 362, de 13-9-62).

Após um dos atentados do terrorismo islâmico em Paris, em 2015, Aboubakar Shekau, líder do grupo muçulmano Boko Haram, declarou “Estamos muito felizes com o que aconteceu no centro da França. Ó, franceses, vocês que seguem a religião da democracia, entre vocês e nós a inimizade é eterna”.

Um ano antes dessa patética declaração, Dom Amel Nona, Arcebispo de Mosul, terceira maior cidade do Iraque, após relatar as atrocidades praticadas pelos maometanos em sua região — abusos de meninas, incêndios de igrejas e casas, escravidão de mulheres que viram seus maridos serem degolados etc. —, afirmou: “Nossos sofrimentos de hoje são um prelúdio daqueles que também vós, europeus e cristãos ocidentais, padecereis no futuro próximo, se não reagirdes a tempo”.

Quantas derrotas, como a recente sofrida pelos Estados Unidos no Afeganistão, deverão acontecer para acordar o Ocidente e fazê-lo reagir enquanto é tempo ao iminente perigo islâmico? Quem ainda acredita que o “islamismo é uma religião de paz”? Ou vamos repetir o que disse o capitulacionista Manuel Valls, o socialista ex-primeiro-ministro francês, no dia seguinte ao terrível atentado terrorista islâmico em Nice (15-7-16), que atropelou centenas de pessoas e matou quase 100: “Entramos em uma nova era. E a França terá que conviver com o terrorismo”.

Policiais a cavalo em frente da Grande Mesquita de Paris

Deus nos livre da realização do sonho otomano

         O mundo ocidental encontra-se numa apocalíptica encruzilhada e poderá sofrer uma invasão islâmica, como já alertava o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, conforme reproduzido em algumas edições de Catolicismo. Enquanto alguns chefes de Estado europeus abrem indiscriminadamente suas fronteiras para a entrada de “imigrantes” maometanos, estes vão se estabelecendo, sendo aliciados e preparados nas mesquitas para perpetrarem atentados terroristas visando colocar a Europa de joelhos e “islamizá-la”.

 “Os minaretes serão as nossas baionetas, as cúpulas os nossos capacetes, as mesquitas serão os nossos quartéis, os crentes os nossos soldados”. Repetiu o atual presidente da Turquia Recep Tayyip Erdoğan, citando palavras de um poeta do país. O que nos remete às imensas e numerosas mesquitas da religião islâmica que estão sendo construídas na Europa, além das numerosas já existentes. Para dar apenas um exemplo: em Estrasburgo (França) está sendo construída a mesquita do sultão Eyyub. Ela será a maior da Europa, podendo abrigar em seu interior 3.000 crentes — o que, no dizer do presidente turco, significa “soldados”, assim como mesquita significa “quartel”. Esses crentes e esses quartéis já estão espalhados por toda a Europa; outros “crentes” estão chegando para ocupar os novos, imensos e numerosos “quartéis” que estão sendo construídos.

Nessas mesquitas, os líderes religiosos sempre alentam e incentivam seus seguidores crentes com o sonho otomano da aniquilação da Cristandade europeia, por meio de uma espécie de gigantesca contra-cruzada a fim de destruir a Cruz Cristo e implantar o Crescente de Maomé no mundo ocidental!

O que não falta são ameaças de uma nova e grande jihad (“guerra santa” na concepção islâmica). Por isso, mais do que nunca, precisamos suplicar à Santíssima Virgem do Rosário aquilo que o Papa São Pio V pediu e obteve na batalha de Lepanto: a vitória da civilização cristã sobre o mundo maometano.

____________

Obras consultadas:

– Abbé Rohrbacher, Histoire Universelle de l´Église Catholique, Gaume Frères, Libraires, Paris, 1846, tomo 24.

– Césare Cantu, História Universal, Editora das Américas, São Paulo, 1954, tomo XXI.

– André Damino, Na Escola de Maria, Ed. Paulinas, 4ª edição, São Paulo, 1962.

– William Thomas Walsh, Felipe II, Espasa-Calpe, Madrid, 1951.

Túmulo de São Pio V na Basílica de Santa Maria Maggiore, Roma.

Vitória de Lepanto graças ao Papa São Pio V

Plinio Corrêa de Oliveira

Vou destacar aqui um herói da batalha de Lepanto, a respeito do qual pouco se fala. Esse herói foi o Papa São Pio V.

O Pontífice via bem o poder otomano crescer cada vez mais, e o perigo de os otomanos se jogarem sobre a Itália ou sobre qualquer outra parte da Europa, e operarem uma invasão que poderia ter efeitos tão ruinosos ou talvez mais ruinosos do que teve a invasão dos árabes na Espanha, no começo da Idade Média.

Nessa situação, São Pio V tinha que apelar naturalmente para o varão que era o apoio temporal da Igreja naquele tempo: Felipe II, Rei da Espanha.

O Imperador do Sacro Império Romano Alemão não tinha condições, por causa da divisão religiosa no império [em razão da revolução protestante], de lutar eficazmente contra os mouros. A França estava corroída por uma crise religiosa muito grande, guerra de religião etc.

O Papa só podia contar, dentre as grandes potências católicas, com Felipe II de um lado, e, de outro, com Veneza, que dispunha de grande poder marítimo.

Caso Felipe II se retraísse, a horda maometana desataria sobre a Itália, e depois atingiria toda a Cristandade. Seria o fim da civilização cristã no Ocidente. Não seria o fim da Igreja, porque ela é imortal; mas, ao que a Igreja poderia ficar reduzida, ninguém sabe.

Se não fosse a pressão de São Pio V, não se teria realizado a Batalha de Lepanto, porque a Espanha não teria mandado sua esquadra. Esta era o grande contingente decisivo dentro das esquadras aliadas que lutaram e venceram em Lepanto.

Assim se compreende melhor por que razão houve a famosa aparição a São Pio V: a revelação da vitória das esquadras católicas.

São Pio V foi um verdadeiro herói, como Dom João d’Áustria e os outros grandes guerreiros que venceram em Lepanto.

 (Trecho de conferência em 7-10-75, sem revisão do autor).

Representação do momento em que o Papa São Pio V teve a revelação do triunfo dos católicos na Batalha de Lepanto. 

Lepanto, vitória do Rosário

A eficácia e o poder do Santo Rosário foram depois experimentados também no século XVI, quando as imponentes forças dos turcos ameaçavam sujeitar quase toda a Europa ao jugo da superstição e da barbárie. Nessa circunstância, o Pontífice São Pio V, depois de estimular os soberanos cristãos à defesa de uma causa que era a causa de todos, dirigiu todo o seu zelo em obter que a poderosíssima Mãe de Deus, invocada por meio do Santo Rosário, viesse em auxílio do povo cristão.

E a resposta foi o maravilhoso espetáculo então oferecido ao Céu e à Terra; espetáculo que empolgou as mentes e os corações de todos! Com efeito, de um lado os fiéis prontos a dar a vida e a derramar o sangue pela incolumidade da Religião e da pátria, junto ao golfo de Corinto esperavam impávidos, o inimigo; e de outro lado, os que estavam sem armas, em piedosa e súplice falange, invocavam a Maria, e com a fórmula do Santo Rosário repetidamente A saudavam, a fim de que assistisse aos combatentes até a vitória.

E Nossa Senhora, movida por aquelas preces, os assistiu: porquanto, havendo a frota dos cristãos travado batalha perto de Lepanto, sem graves perdas dos seus, derrotou e aniquilou os inimigos, e alcançou uma esplêndida vitória. Por este motivo o santo Pontífice, para perpetuar a lembrança da graça obtida, decretou que o dia do aniversário daquela grande batalha fosse considerado festivo em honra da Virgem das Vitórias; festa que depois Gregório XIII consagrou sob o título do Rosário.

 (Da Encíclica Supremi Apostolatus de Leão XIII, de 1º de novembro de 1883).

ABIM