sábado, 24 de setembro de 2022

Actividade nacional semanal da GNR

Entre os dias 16 a 22 de setembro
Detenções444 detidos em flagrante delito, destacando-se:

  • 232 por condução sob o efeito do álcool;
  • 94 por condução sem habilitação legal;
  • 22 por tráfico de estupefacientes;
  • 17 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • 11 por furto e roubo;
  • Sete por violência doméstica.
Apreensões:
  • 2 147 doses de liamba;
  • 535 doses de haxixe;
  • 258 doses de heroína;
  • 207 doses de cocaína;
  • Quatro doses de MDMA;
  • 174 pés de canábis;
  • 24 armas de fogo;
  • 39 armas brancas ou proibidas;
  • 215 munições;
  • Dez viaturas;
  • 2 680 euros em numerário.
Trânsito:
Fiscalização8 308 infrações detetadas, destacando-se:

  • 1 972 excessos de velocidade;
  • 569  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 533 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 397 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 298 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 286 relacionadas com tacógrafos;
  • 248 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 208 por falta de seguro de responsabilidade civil.

Emitido mandado de detenção para o antigo presidente do Benfica Vale e Azevedo

Tribunal alega que arguido se recusa a comparecer perante o juiz.
O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa emitiu um mandado de detenção para o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo, alegando que se recusa a comparecer perante o juiz.
A presente declaração de contumácia implica para o arguido a anulabilidade dos negócios jurídicos de natureza patrimonial celebrados após esta data e a proibição de obter certidões e registos junto das autoridades públicas, bilhete de identidade, carta de condução, passaporte cartão de contribuinte, cartão de eleitor e respetivas validações", lê-se no mandado, que a agência Lusa teve acesso.
O tribunal lembra que o arguido foi notificado por "edital para se apresentar em juízo, no prazo de 30 dias, sob pena de ser declarado contumaz", não o tendo feito.
Como é evidente, vem agora o arguido, de forma enviesada, tentar lograr aquilo que não conseguiu alcançar por via de recurso, procurando entorpecer a marcha processual, numa clara distorção dos princípios e institutos que regem o processo penal", considera o coletivo de juízes.
O arguido, que vive em Londres desde junho de 2018, faz parte de um processo que decorre em Portugal, onde é acusado de ter alegadamente apresentado três milhões de euros de falsas garantias em três processos judiciais e de ter tentado burlar o BCP, também com garantias falsas, para conseguir um crédito de 25 milhões de euros. Estão em causa um total de 14 crimes.
A acusação do Ministério Público remonta a dezembro de 2012.
Há mais de três anos, desde março 2019, que o tribunal tenta, sem sucesso, notificar o ex-advogado para julgamento.
Vale Azevedo tinha sido notificado a 30 de junho de 2022 para se apresentar em tribunal e não compareceu, pendendo agora sobre ele um mandado de detenção.

SIC Notícias/Lusa

RUA DO FURADOURO EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES COM CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 26 DE SETEMBRO

 
O Município de Silves informa que a Rua do Furadouro, em São Bartolomeu de Messines, sofrerá corte de trânsito no dia 26 de setembro, entre as 08h00 e as 13h00, na sequência de betonagem, em obra particular.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

MUNICÍPIO DE SILVES CELEBRA PROTOCOLO PARA PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO ANO LETIVO 2022/2023

 
Decorreu no passado dia 20 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Silves, a assinatura do Protocolo de Colaboração que regula a implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular no ano letivo 2022/2023.
O mesmo teve como intervenientes, a Presidente da Câmara Municipal de Silves Rosa Palma, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Silves António Condessa, o Diretor do Agrupamento de Escolas Silves Sul Carlos Silva e o Presidente da Direção da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines José Carlos Araújo.
Este Protocolo surge na sequência da transferência de competências na área da educação, em que o Município de Silves passou a assumir a posição de entidade promotora, assegurando a continuidade das Atividades desenvolvidas nas escolas do primeiro ciclo, a cerca de mil alunos, como medida de apoio às famílias.

Ansião | Investidos num ano quase 50 mil euros no apoio à natalidade

O Município de Ansião já apoiou 49 famílias no âmbito do Programa Municipal de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família.

No balanço de um ano de implementação das medidas nele previstas, foram apoiadas 43 famílias na modalidade de incentivo à natalidade, num montante total de 44,5 mil euros, e 14 a nível de comparticipação em creche, num valor de 3265,36 euros.

O incentivo à natalidade traduz-se num subsídio pecuniário sob a forma de reembolso
de despesas elegíveis, a atribuir aos nascimentos ocorridos após a entrada em vigor do regulamento, com a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança, com um limite máximo de 1000 euros para o primeiro e segundo filhos e 1250 euros para o terceiro filho e seguintes.

A comparticipação de frequência em creche tem como objetivo apoiar na mensalidade
os agregados familiares recenseados e residentes no concelho de Ansião, revestindo a forma de atribuição de uma compensação pecuniária, sob a forma de reembolso da totalidade ou parte da mensalidade, com base no rendimento do agregado familiar.

Criado como instrumento que premeia e incentiva todos quantos escolham viver e projetar o seu futuro em Ansião, este programa de incentivos persegue a ação municipal de promoção de políticas sociais familiarmente responsáveis, que minimize os custos que advêm da parentalidade e favoreça o bem-estar e a qualidade de vida da população.

É, por outro lado, um mecanismo de atração e fixação de pessoas no concelho, atenuando os fatores que possam estar na origem da baixa taxa de natalidade, bem como de estimulação da economia local, prevendo a utilização dos apoios concedidos nos estabelecimentos comerciais do concelho.



Anadia investe mais de 500 mil euros na melhoria das acessibilidades

A Câmara de Anadia tem vindo a proceder à melhoria das acessibilidades em vários pontos do concelho, por forma a reforçar as condições de segurança e circulação das vias. Nesta fase. foram pavimentadas ruas e arruamentos numa extensão total de cerca de 8.500 metros lineares, representando um investimento municipal superior a 500 mil euros.
Os trabalhos de melhoramentos decorreram nas freguesias de Vilarinho do Bairro, Vila Nova de Monsarros, Avelãs de Cima, União de Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas, e União de Freguesias de Arcos e Mogofores.
Na freguesia de Vilarinho do Bairro, foram intervencionadas a Rua Principal, em Chipar de Cima (770 m), e a Rua dos Linhares, na Moita Redonda (1120m). Em Vila Nova de Monsarros, a estrada que liga Parada ao concelho de Mortágua (1500m). Na EM333-1, o troço de ligação entre Ancas e Amoreira da Gândara, nomeadamente as Ruas Firmino Alves Seabra e Doutor Joaquim Rodrigues de Almeida, em Ancas (1000m).
Em Boialvo, freguesia de Avelãs de Cima, foram alvo de intervenção as Ruas do Bairro (550m) e Central (350m), e ainda o Largo do Cruzeiro (170m). Em Mogofores, União de Freguesias de Arcos e Mogofores, foram pavimentadas a Rua da Gândara (500m) e o Bairro Santa Luzia (300m).
Brevemente, serão realizados os trabalhos de sinalização horizontal. Estas intervenções visam melhorar o piso que se apresentava deteriorado, melhorando assim as condições de circulação dos utilizadores destas vias.

Pelo menos 20% dos franceses pretendem mudar-se para Portugal

Cerca de 20% dos franceses estão dispostos a mudar-se para Portugal, segundo um estudo da OpinionWay. O Governo explica que o país não se pode fechar ao investimento estrangeiro.
O estudo foi realizado para o Salão do Imobiliário e do Turismo de Portugal em Paris, que abriu esta sexta-feira de manhã, e vai já na sua 9.ª edição. O Salão traz à capital francesa imobiliárias portuguesas, gabinetes de advogados internacionais e regiões portuguesas que querem mostrar as suas ofertas junto dos franceses que tenham interesse em se instalar em Portugal.
O evento decorre agora, em setembro, devido à covid-19 e à guerra na Ucrânia.
"Este ano deveria ter acontecido em maio, mas com a covid tivemos muitas reticências em fazê-lo porque não queríamos um problema de saúde pública. Depois houve a guerra, portanto, duas vezes parecia que seria o fim do mundo. Perante o contexto, acho que não nos saímos muito mal", explicou Marc Laufer, Presidente do Salão do Imobiliário e do Turismo de Portugal em Paris, em declarações à agência Lusa.
Numa altura em que os preços do imobiliário disparam em Portugal e se torna difícil para as famílias portuguesas adquirirem casa, o secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, defende que a economia portuguesa deve permanecer aberta ao investimento estrangeiro que gera riqueza para o país.
"O imobiliário está, como tudo, a sofrer o impacto da situação completamente anormal que estamos a viver. Não nos podemos fechar e precisamos de estar integrados numa economia aberta, europeia e atlântica. Nós atraímos pessoas e investimento para Portugal que, por sua vez, criam empregos que beneficiam os portugueses, com negócios que pagam impostos e permitem todas as políticas públicas", declarou o governante.
Bernardo Ivo Cruz declarou ainda que tanto o Governo como as autarquias estão mobilizados para resolver o problema do alojamento em Portugal, havendo "um grande programa de investimento em imobiliário e construção e revitalização do arrendamento". Para o secretário de Estado, o perfil das pessoas que se mudam para Portugal também está a mudar, contribuindo para o desenvolvimento do país.
"Nós queremos atrair bom investimento para Portugal, um investimento estruturante que crie emprego e os franceses que estão a ir agora para Portugal pertencem a uma nova geração, são franceses mais novos, com filhos, que se instalam [no país] para trabalhar, gerar riqueza e criar as suas famílias", explicou.
Qualidade de vida, clima e segurança é o que mais atrai os estrangeiros
Num estudo realizado com cerca de 1.000 franceses, cerca de 20% respondeu que poderiam efetivamente viver em Portugal caso tivessem um emprego que lhes permitisse trabalhar em teletrabalho.
Quanto às razões, a qualidade de vida é o que mais atrai os franceses, tal como o custo de vida, o clima, o preço das casas e a segurança. Num clima de incerteza com o aumento geral dos preços e a guerra na Europa, estas são características parecem tornar-se ainda mais atrativas para os franceses.
"Se queremos mudar de país, ao menos que seja para um país simpático, e quando eu tive de escolher, estava entre Portugal e a Polónia e não foi difícil escolher. É um movimento que se vai acelerando tendo em conta as diferentes eleições nos países europeus, Portugal é um país muito estável politicamente e isso atrai as pessoas. Dizem que há 80 mil franceses em Portugal, mas eu acho que são muitos mais", indicou Marc Laufer, Presidente do Salão do Imobiliário e do Turismo de Portugal em Paris.
Investimento de emigrantes no país é prioridade para Portugal
Estas são vantagens que a região de Leiria quer fazer valer, pelo que está presente no evento com um espaço dedicado onde mostra as valências das cidades desta região do país.
"É a primeira vez que participamos e o objetivo é tentar apresentar a região nas diversas áreas passíveis de investimento, seja o turismo, seja novas empresas, apresentando o que temos, as nossas condições e o que oferecemos para tentar suscitar o investimento não só da diáspora, mas também dos franceses", declarou o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Raul Miguel de Castro.
O investimento dos emigrantes, especialmente da comunidade portuguesa instalada em França, continua a ser também uma das prioridades para Portugal.
"É sempre uma boa altura para o emigrantes investirem em Portugal. Eu tenho tido muitas conversas e muitas reuniões com a nossa comunidade espalhada por todo o mundo e há uma vontade muito grande de todos de investir. Desde os grandes investimentos até aos pequenos investimentos nas aldeias de onde as pessoas saíram e todos eles são muito importantes", concluiu o secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz.

Detido bombeiro suspeito de crimes de incêndio florestal em Gouveia

O jovem de 21 anos está acusado de sete crimes de incêndio florestal, ocorridos entre 14 de julho e 11 de setembro.
Um homem de 21 anos, operador de loja e bombeiro voluntário, foi detido pela alegada prática de sete crimes de incêndio florestal, ocorridos no concelho de Gouveia, no distrito da Guarda, informou esta sexta-feira a Polícia Judiciária.
Em comunicado, a PJ adiantou que o suspeito foi detido através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda e com a colaboração inicial do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR do Destacamento Territorial de Gouveia.
A PJ salientou que "identificou e deteve o presumível autor de, pelo menos, sete crimes de incêndio florestal", ocorridos entre 14 de julho e 11 de setembro, em diversas localidades do concelho de Gouveia.
 
Os incêndios foram todos iniciados por meio de chama direta, com recurso à utilização de isqueiros comuns, tendo consumido um total de, aproximadamente, dois hectares de mato e vegetação diversa, tendo, em pelo menos um dos casos, havido grave perigo de propagação a uma extensa mancha florestal, na localidade de São Paio, disse.
O detido terá agido "pelo interesse e 'gosto' de participação no combate aos incêndios".
O homem foi presente às competentes autoridades judiciárias para efeitos de interrogatório judicial e eventual sujeição a adequadas medidas de coação, tendo-lhe sido aplicada a medida de prisão preventiva.

SIC Notícias/Lusa

Suicídios em Portugal no pico mais alto desde 2018

 Casos registados apontam para uma subida acima dos 8% em 2021, comparando com os dados de há quatro anos.
Os números tinham uma tendência de descida nos últimos anos, mas em 2021 tudo mudou e os casos de suicídios aumentaram em Portugal, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Justiça ao Jornal de Notícias.
Foram 952 is suicídios registados, o número mais alto desde 2018, quando 1020 pessoas terminaram a sua vida. Nos outros anos a tendência foi de descida, com 907 em 2019 e 880 em 2020.
Dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) também apontam para que chamadas com comportamentos de risco, ou tentativas de suicídio, aumentaram 39% entre 2019 e 2021. Antes da pandemia de covid-19 registaram-se 600 telefonemas, ao passo que no ano passado subiram para 801.
"Joaquim Sousa Gago, membro da Coordenação Nacional para as Políticas de Saúde Mental enumera as dificuldades do pós-pandemia, como as mudanças na forma de trabalhar, o desemprego, os períodos de luto emocional, as carências económicas e o isolamento, como potenciais fatores de explicação", salienta o jornal.

Madremedia

Vagos celebra o Dia Mundial do Turismo

Vagos, tendo consciência da importância do turismo e o seu valor económico, cultural e social, vai celebrar o Dia Mundial do Turismo, que decorre no dia 27 de setembro, dando a possibilidade de conhecer alguns dos seus recursos, através de visitas guiadas ao Santuário Nossa Senhora de Vagos, à Azenha da Ti Luísa, na Aldeia do Boco e a oportunidade de experienciar uma aula de surf, na Praia da Vagueira, com a Associação de Surfista de Vagos
“Repensar o Turismo” (Rethinking Tourism) é o tema que a Organização Mundial do Turismo (OMT) lançou para as comemorações do Dia Mundial do Turismo (World Tourism Day). “Repensar o Turismo significa colocar as pessoas e o planeta primeiro e juntar todos em torno de uma visão comum e partilhada de um turismo mais sustentável, inclusivo e resiliente”.
A participação nas atividades é gratuita, mas com inscrição obrigatória em: turismo@cm-vagos.pt.


O Santuário Nossa Senhora de Vagos
Inserido num agradável parque verde nas margens dos canais da laguna da Ria de Aveiro, este santuário mariano foi fundado em 1204. A localização atual deve-se à relocalização do templo já no século XVI. Posteriormente remodelado no século XIX, a torre sineira foi-lhe acrescentada em 1960, mantendo-se alguns elementos do templo original. O retábulo atual, em talha policromada, é do último quartel do século XIX. Contudo, este integra elementos do retábulo anterior e a imagem da padroeira, do século XIV, em pedra calcária originalmente policromada.

Sobre o Azenha da Ti Luísa na Aldeia do Boco 
A azenha da Ti Luísa está situada no Boco, recentemente classificada como Aldeia de Portugal. Alfredo Neves, residente na aldeia, reconstruiu uma herança pela qual tem um amor enorme e à qual deu o nome de Ti Luísa em homenagem à sua avó. Esta é uma das azenhas do Boco em funcionamento. Descendente de uma família de moleiros procura preservar as suas origens e passar à sua filha e neta a paixão que tem por esta atividade.
Na visita à Azenha é possível perceber o seu funcionamento, e o modo como, ainda se faz a moagem do milho em farinha.

Surf na Praia da Vagueira
A praia da Vagueira, reúne as condições perfeitas para a prática de surf. Uma praia de areal extenso, com escolas de surf, bar de apoio e um passadiço que a une até à praia do Areão.

“Vagos, onde o Surf começa”

Elsa Ligeiro abordou vida e obra de José Saramago, em Cantanhede

No âmbito do centenário do nascimento do nobel português
Cerca de meia centena de participantes estiveram presentes no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 21 de setembro, numa sessão que contou com a presença de Elsa Ligeiro, da editora Alma Azul, para proferir uma elocução sobre o escritor José Saramago e a sua obra “A bagagem do viajante”.
Integrada no projeto Tardes Comunitárias, a iniciativa permitiu associar o 30.º aniversário da Biblioteca Municipal no atual espaço e com as comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, escritor português e prémio Nobel da Literatura.
Presente na cerimónia esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara de Cantanhede que aproveitou a ocasião para destacar “a retoma da dinâmica das Tardes Comunitárias, numa data especial para a Biblioteca que faz 30 anos, com esta sessão literária que pretende assinalar o centenário do nascimento do Nobel da Literatura contribuindo para o conhecimento da obra deste vulto da literatura”. O responsável pelo pelouro da Cultura fez questão de salientar “este tipo de iniciativas de celebração da escrita, do escritor, do livro, da literatura, é mais uma  oportunidade para criar novas gerações de leitores e contribuir para preservar a língua e a cultura portuguesa”.
A editora Elsa Ligeiro, responsável pela dissertação, partilhou com os presentes vários factos relacionados com a vida e obra de José Saramago, particularmente sobre “A bagagem do viajante”, um dos seus livros de crónicas. No decurso da sessão foram lidos vários trechos de algumas crónicas do autor, assim como, foi possivel visualizar um pequeno filme sobre o escritor, elaborado por técnicos da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
José Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, em Azinhaga do Ribatejo, Golegã e faleceu 18 de junho de 2010, em Tias, Espanha, assinalando-se este ano o centenário do seu nascimento. Autor profícuo, José Saramago foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, pelo conjunto da sua obra, em 1998.