terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Eu, Psicóloga | Blue Monday: Hoje é o dia mais triste do ano.



Acabou o Natal, o Ano Novo passou e as contas chegaram. Tem IPVA, IPTU, matrícula escolar e todas as outras contas acumulando em janeiro. Além disso, você já percebeu que aquelas resoluções para 2018 estão difíceis de sair do papel. Dá uma tristeza nessa época, né? Saiba que você não está sozinho.

Segundo um psicólogo galês, esta segunda-feira (15) é o "Blue Monday", também conhecido como dia mais triste do ano. De acordo um estudo questionável feito por Cliff Arnall, então da Universidade de Cardiff, no País de Gales, a terceira segunda-feira de janeiro é o dia em que as pessoas se sentem mais para baixo.

Ele criou, em 2005, uma fórmula matemática para provar sua teoria: [W+(D-d)]xTQ/MxNA. Difícil de entender? "D" são as dívidas que você fez no fim de ano, "d" seu salário mensal, "T" é o tempo que se passou desde o Natal, "M" o nível de motivação, "W" é o clima e "NA" a necessidade de tomar medidas. Bem, no Reino Unido faz muito frio nesta época, por isso, "W" tem um peso maior para eles.

Arnall não teve a menor preocupação com embasamento teórico para chegar à equação. Tanto é que seu "estudo" não foi publicado em nenhuma revista científica. A história toda foi criada pelo psicólogo a pedido de uma agência de viagens, ou seja, marketing puro para vender pacotes turísticos na tentativa de combater essa "melancolia".

No entanto, Arnall continua acreditando em sua criação. O psicólogo diz que teve a melhor das intenções e que a ideia do dia é encorajar as pessoas a terem um olhar positivo para o restante do ano, encarando as oportunidades de novos começos e de mudanças.

"Seja para embarcar em uma nova carreira, conhecer novos amigos, assumir um novo hobby ou reservar uma nova aventura, janeiro é realmente um ótimo momento para tomar as grandes decisões do restante do ano", afirmou, recentemente, em entrevista ao jornal inglês "The Independent".
Como evitar a tristeza?

Para a coach e palestrante Lilian Bertin não que é que exista um dia mais triste do que os outros, mas esse período de janeiro pode ser melancólico para pessoas que tenham passado o fim de ano apenas procurando prazer, sem equilíbrio algum. "Daí, quando se deparam com a realidade, ela pode parecer mais difícil do que realmente é", afirma.

Por isso, segundo a especialista, é necessário um planejamento em cinco pilares fundamentais para passar um começo de ano feliz: família, saúde, finanças, além de propósitos para o ano pessoal e no trabalho.

"Primeiro eu faço um mapeamento do que preciso. Essa fase é a da idealização. Coloco no papel, sem racionalizar, aquilo que eu quero. Com as ideias postas, analiso o que pode ser implementado rapidamente. Geralmente, são três ou quatro coisas", explica. "Depois disso, parto para a ação. Parece simples, mas não se costuma parar colocar isso tudo no papel."

Geralmente, Lilian aponta se há algum problema em um desses pilares dos clientes, como, por exemplo, a falta de dinheiro para pagar as contas de começo de ano, quando a sensação de melancolia aparece. Por conta disso, a pessoa pode acabar presa no problema, sem ação, além da volta à rotina ter chance de agravar a tristeza. "É como uma máquina parada que precisa retomar o funcionamento e está tentando voltar a produzir", afirma.
Melancolia não tem data

A psicóloga e consultora de desenvolvimento humano Mônica Salomão não encara janeiro como um mês particularmente mais triste do que os outros. Para ela, a "Blue Monday", além de falsa, cumpre um papel de dar um motivo externo para um sentimento que o indivíduo não sabe lidar e é interno. "Instituímos certas leis em nossa sociedade, como estar feliz o tempo todo. Parece que não podemos sofrer oscilações que são humanas", explica.

Segundo Mônica, atualmente não existe apenas um momento triste, mas sim pessoas que estão mais sensibilidades e frustradas em tempo integral. "Por isso, existe essa avalanche toda de cirurgia plástica, troca de casa, de carro, de relacionamento", avalia. "As redes sociais trazem uma ideia ilusória o ano inteiro. Durante 24 horas por dia, comparamos nossas vidas com a do outro, e nos vemos como falidos. Por isso, o colapso emocional pode ocorrer o tempo todo".

Questão de probidade intelectual

majestosa no porte, altiva no olhar, formosa em todos os detalhes de sua beleza impecável. Era seu traje apenas uma simples túnica que a cobria até os pés.
Majestosa no porte, altiva no olhar, formosa em todos os detalhes de sua beleza impecável. Era seu traje apenas uma simples túnica que a cobria até os pés.
Plinio Corrêa de Oliveira

Conta-se que um célebre professor de escultura ateniense deu certa vez a seus alunos, para concurso, a tarefa de esculpirem uma mulher que fosse um modelo consumado de beleza física.

Apresentados os trabalhos, dois se salientaram dos demais pela habilidade de sua composição. Um era de autoria de um persa que concretizara no mármore o ideal de beleza de seus conterrâneos: uma formosa e riquíssima mulher, adornada com fazendas maravilhosamente ricas, estofos preciosos e jóias sedutoras.

O grego apresentou uma obra simples: dotada da serenidade clássica de seus traços helênicos, uma ateniense majestosa no porte, altiva no olhar, formosa em todos os detalhes de sua beleza impecável. Era seu traje apenas uma simples túnica que a cobria até os pés.

Depois de muito pensar, o professor concedeu ao grego o prêmio da vitória. E ao persa, que lhe perguntara indignado qual a causa da preferência, respondeu apontando-lhe sua obra: “Se a esculpiste rica, é porque não a soubeste fazer bela”.

Em matéria de questões doutrinárias, sigo integralmente o modo de ver do professor ateniense. Quando procuramos envolver nossos argumentos na roupagem suntuosa de eloquentes imagens, ou nos fazemos compreender mal ou alongamos sem necessidade um trabalho que em menos tempo se leva com igual proveito.

É certo que há pessoas que só leem artigos devidamente açucarados por meia dúzia de floreios de imaginação. Não podem suportar a aridez de certas questões.

Estas pessoas lembram certos meninos preguiçosos que, sem se darem ao trabalho de estudar, se julgam com direito a todos os prêmios. Quem não tem a força de vontade de ler um artigo árido sobre uma questão também árida, e recorre infalivelmente aos trabalhinhos adocicados em que o sentimentalismo mutila os raciocínios, e a brevidade e superficialidade da argumentação deformam as idéias, NÃO TEM O DIREITO DE FORMAR OPINIÃO SOBRE ASSUNTOS COMPLEXOS. É quase uma questão de probidade intelectual.

____________

Trecho do artigo de Plinio Corrêa de Oliveira em “O Legionário”, 8-3-1931

SARA ALVES INTEGRA SELECÇÃO NACIONAL DE JUNIORES

Sara Alves, nadadora internacional da secção de natação da ASSSCC - Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi selecionada pelo departamento técnico da Federação Portuguesa de Natação para participar na competição Flanders Swimming Cup – Antuérpia, que se vai realizar nos próximos dias 20 e 21 de janeiro 2018, integrou os trabalhos de representando a selecção nacional de juniores.
Para além de Sara Alves, que vai disputar as provas 50L; 100L; 200L; 400L; 800L; 1500L, da referida competição internacional, integram igualmente a selecção nacional os nadadores Diogo Santos Cardoso (ADRCIMM) 200L; 400L; 800L; 1500L; 400E, Filipe Miguel Santo (SLB) 50L; 100L; 200L; 400L; 1500L; 200E; 400E, João Cruz Castro (CDSR) 100L; 200L; 400L; 50M, Jorge Silva Jesus (SCB) 200B; 200M; 200E; 400E, José Paulo Lopes (SCB) 800L; 1500L; 200E; 400E, Roberto Donald Gomes (SAD) 400L; 800L; 1500L, Alexandra Couto Frazão (FBSC) 100L; 200L; 400L; 800L; 1500L, Ana Margarida Guedes (GCVR) 50L; 100L; 50M; 100C, Ana Reis Sousa (CNLA) 100L; 200L; 400L; 400E, Filipa Serrano Rodrigues (SLB) 100L; 200L; 400L; 800L; 50C, Inês Neto Rocha (CAP) 200E; 400E, Letícia Maia André (SLB) 100L; 200L; 400L; 800L, Mariana Amaral Mendes (ADRCIMM) 100L; 400L; 800L; 200E, Rafaela Gomes Azevedo (SAD) 50C; 100C; 200C.
O enquadramento assegurado pelos técnicos Bruno Dias da Federação Portuguesa de Natação e pelos treinadores convidados Luís Cameira e Miguel Frischknecht e o fisioterapeuta: Renata Amaral.

______________________



SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

CAMPANHA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível! Siga a Edição Online
Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com



Sessão de Esclarecimento - Psicoeducação em Pós-Catástrofe


A AVIPG-Associação das Vítimas do Incêndio Pedrógão Grande vem pelo presente informar que no dia 21 de janeiro se irá realizar uma Sessão de Esclarecimento - Psicoeducação em Pós-Catástrofe, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a necessidade de procurar tratamento adequado e especializado, conforme cartaz em anexo.

Esta sessão será realizada no espaço da AVIPG na Rua da Escola da Figueira, 3270 Graça, Pedrógão Grande.

Por motivos de logística, agradecemos confirmação da presença de V. Exa. até ao dia 19 de janeiro, pelo período da manhã.


Pela AVIPG,
Nádia Piazza
Presidente da Direção
__________________________________________________


SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

CAMPANHA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível! Siga a Edição Online
Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com


Carnaval de Ovar 2018 | Desfile Carnavais de Portugal marca abertura oficial


O Carnaval de Ovar 2018 arranca já no próximo dia 20 de janeiro, prolongando-se até 13 de fevereiro, uma vez mais com uma programação diferenciadora, arrojada, e para vários públicos.

O Carnaval de Ovar 2018 abre, uma vez mais, com um espetáculo único e diferenciador, o Desfile Carnavais de Portugal, o qual contará com a participação dos Carnavais de Alcobaça, Lazarim, Vinhais, Loures, Estarreja, Figueira da Foz, Santa Cruz da Trapa (S. Pedro do Sul), Mira, obviamente, Ovar. Este desfile inovador pretende revelar-se uma profícua experiência de partilha de ideias e sinergias entre vários carnavais nacionais e um momento único para todos os espetadores, representando ainda uma homenagem a todos os Carnavais de Portugal.
O desfile decorrerá no centro da cidade, terminando no Parque Sra. Da Graça, com um magnífico espetáculo piromusical.
A partir deste momento, a programação no Reino da Folia só terminará a 13 de fevereiro e, até esta data, são muitas as novidades e os motivos para fazer parte do Carnaval de Ovar, entre os quais, a Caminhada Noturna, o desfile da Chegada do Rei, o Carnaval Sénior, o Carnaval das Crianças, os Bailes de Máscaras, a Noite da Farrapada, a Grande Noite Mágica, as Visitas Guiadas à Aldeia, a Grande Noite de Reis, a Noite Dominó, os vários concertos do Espaço Folião e, obviamente, o Desfile Noturno das Escolas de Samba e os Grande Corsos Carnavalescos de Domingo e Terça-Feira.


Caminhada de Carnaval | 26 jan
No âmbito do programa de Carnaval de Ovar 2018, vai decorrer a quinta edição da Caminhada Noturna de Carnaval, sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelas 21h30, no centro urbano de Ovar.
Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ovar, através do serviço de Desporto, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da atividade física regular e, simultaneamente, proporcionar uma noite animada com a folia do Carnaval.
A concentração é na Praça da República e a Caminhada apresenta um percurso de cerca de 5 km, terminando no local de partida com uma atividade surpresa. As inscrições devem ser efetuadas na Piscina Municipal ou através do emailservico.desporto@cm-ovar.pt.


Desfile da Chegada do Rei | 28 jan

Sua Alteza – O Rei D. João O Afetuoso e Sua Alteza – A Rainha D. Ângela A Raríssima serão entronizados no dia 28 de janeiro, a partir das 15 horas, através do habitual desfile da Chegada do Rei e das Piadas Coletivas, no centro da cidade de Ovar (Avenida Sá Carneiro-Praça da República), e durante todo o período carnavalesco serão figura de destaque nos vários eventos programados, a par de uma agenda própria, que promete levar a folia e a alegria a outros espaços e iniciativas.
A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval de Ovar representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacam pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, a homenagem recaiu em João Carlos Santos, mais conhecido por Cachimbó, e Ângela Liz, dois grandes foliões do Carnaval de Ovar.    


Carnaval Sénior | 01 fev

No dia 01 de fevereiro decorre a 13ª edição do Carnaval Sénior, pelas 14h30, no Espaço Folião, envolvendo cerca de 500 seniores de várias instituições da região.
Do programa consta a atuação da Fun Swing Orchestra e a oferta de lanche a todos os participantes. Trata-se de uma iniciativa que promete animar os seniores do concelho e de concelhos limítrofes, provando que o Carnaval não tem idade.


CMOvar recupera tradicionais Bailes de Carnaval | 03 fev
Da tradição carnavalesca em Ovar, os Bailes de Carnaval foram até aos anos 80, do século passado, um ex-libris da Cidade. Recuperando essa tradição, a Câmara Municipal de Ovar vai realizar a quarta edição do Baile de Máscaras, que terá lugar no Bar do Centro de Arte de Ovar e que será animado pela Fun Swing Orchestra, que apresentará os melhores temas de sempre associados ao Carnaval. A Câmara Municipal lançou ainda o desafio a vários estabelecimentos de restauração e bebidas locais para organizarem na mesma noite Bailes de Máscaras, tendo já aderido o PH, o Progresso e o Glory’s, recriando tempos idos do Carnaval de Ovar e imprimindo uma dinâmica própria, propícia à alternância entre vários espaços de baile.


Mais de 2100 alunos no Carnaval das Crianças | 04 fev 
No dia 04 de fevereiro, domingo, a partir das 14h30, decorre um dos momentos altos do Carnaval de Ovar, o desfile das crianças no centro da cidade de Ovar, que conta com crianças de todas as freguesias do concelho. Assim, mais de 2100 crianças de 26 escolas e instituições do concelho vão apresentar-se trajados a rigor para mais um espetáculo cheio de vitamina da alegria, prometendo trazer milhares de visitantes ao centro da cidade da folia.


Espaço Folião | 02 a 13 fev
O Espaço Folião é já uma marca do Carnaval de Ovar, reconhecido pela apresentação dos melhores concertos carnavalescos. Em 2018 não será exceção, apresentando uma programação de luxo e tendo como cabeças de cartaz o artista brasileiro Arlindinho, filho do consagrado e reconhecido Arlindo Cruz, que também já atuou no Carnaval de Ovar, e o artista angolano Matias Damásio.
Neste espaço decorrerá também um espetáculo inédito e produzido para o Carnaval de Ovar “Despique”, com os Pevides de Cabaça e a Banda Filarmónica Ovarense.  Mas o Espaço Folião recebe ainda a Noite Dominó com o indispensável Quim Barreiros, a apresentação dos Sambas Enredo, Forrobodó, DJ Katy Cardoso, o MC Taty Lauren, Piruka, Phoenix RDC, Dirty Sound Boys, Los Bravos e os DJs Internacionais Third Party.


Noite da Farrapada | 09 fev
Depois do sucesso das duas primeiras edições, no dia 09 de fevereiro, a partir das 22 horas, está de regresso a Noite da Farrapada. Individualmente ou em grupo, a Noite da Farrapada proporciona a todos, sem exceção, a oportunidade de fazer parte do melhor Carnaval do país, num desfile espontâneo e divertido onde a animação e a alegria são as únicas regras. Os primeiros 1000 participantes inscritos, através de farrapada@cm-ovar.pt têm direito a um brinde surpresa.

Grande Noite Mágica e Sábado de Carnaval
Anualmente, milhares de pessoas, mascaradas ou não, rumam a Ovar na segunda-feira de Carnaval para a denominada Grande Noite Mágica, um evento no centro da cidade de Ovar com inúmeros pontos de animação para diferentes públicos.
Em 2018, à semelhança do ano transato, e numa perspetiva de melhorar as condições de acesso, circulação e segurança desta noite, será controlado o acesso ao centro da cidade e efetuados um controle das pessoas nas zonas de entrada, sendo proibido a entrada de objetos perigosos, bebidas alcoólicas, capacetes, objetos de vidro, materiais pirotécnicos, entre outros.
A entrada na Grande Noite Mágica, mantém-se gratuita, à exceção do Espaço Folião, e disponibiliza um conjunto de espaço de animação, entre os quais, a Praça da República com concerto Banda Inversão e o DJ André Guimarães, o Parque Júlio Dinis com animação por Several DJ’s, a Praça das Galinhas com P* da Loucura, o Chafariz do Neptuno com o DJ Johnny Light, o Jardim do Cáster com a Banda Sons Brasil e DJ Mark Villard, o Mercado Municipal com a banda Bailando e o Dj Sardinha.
No sábado de Carnaval e pretendendo potenciar a animação e a procura do centro da cidade, após o Desfile Noturno das Escolas de Samba, haverá animação com Forrobodó e Several DJ’s no Parque Júlio Dinis, Insert Coin animarão a Praça das Galinhas, e no Chafariz do Neptuno “The Fucking Bastards” são os artistas de serviço.  Já no domingo, o destaque são os Ena Pá 2000, na Praça das Galinhas.


Grandes Corsos Carnavalescos
Os dias 11 e 13 de fevereiro são a apoteose do Carnaval de Ovar, com os Grandes Corsos Carnavalescos que invadem a Avenida Sá Carneiro, atraindo milhares de pessoas. São cerca de 2000 figurantes, provenientes de 14 Grupos Carnavalescos, seis Grupos de Passerelle e quatro Escolas de Samba que anualmente escolhem um tema para o Grupo (ver anexo) e, posteriormente, surge um trabalho de criatividade e inovação, que tem sido aclamado pelo público.
De sublinhar que, ao longo dos últimos anos, a Câmara de Ovar tem vindo a implementar novidades e melhorias nos corsos, quer para os participantes, quer para o público, com destaque para os camarotes com catering, os estrados desnivelados para peão – que melhoram as condições de comodidade aos que adquirem bilhete de peão, as normas que desfile que melhoraram a fluidez do desfile e consequentemente incrementaram a qualidade dos corsos carnavalescos.


Carnaval de Ovar | Um Cartaz turístico em expansão
A aposta no engrandecimento do Carnaval, potenciando toda a programação, incrementando a organização, tem por objetivo atrair novos públicos ao Carnaval de Ovar. Neste sentido, a autarquia, designadamente, através do serviço de Turismo, tem implementado novas medidas e projetos. Assim, vão ser dinamizadas e ampliadas as Visitas Guiadas à Aldeia do Carnaval de Ovar, que nos últimos anos tiveram elevada procura. Estas visitas à central das operações carnavalescas, um espaço diferenciador e único no país, no qual convivem e trabalham cerca de duas mil pessoas dos 24 grupos e escolas de samba, visam dar a conhecer a verdadeira essência do Carnaval Vareiro. As visitas guiadas decorrerão nos dias 27 de janeiro e 2, 3, 9 e 10 de fevereiro, às 15h e às 17h. As inscrições devem ser efetuadas através do email turismo@cm-ovar.pt ou dos telefones +351 256 509 153 e +351 930 409 207.

Bilhetes
Os bilhetes para bancada e camarotes do desfile das Escolas de Samba e dos Grande Corsos de Domingo e Terça-feira gorda, bem como as pulseiras para o Espaço Folião, estão à venda no Centro de Arte de Ovar.
Nos dias de desfile, os bilhetes estarão à venda nas bilheteiras junto ao percurso: 10 de fevereiro – das 20h00 às 22h00; 11 de fevereiro - das 09h00 às 16h30; e 13 de fevereiro - das 09h00 às 16h30. No dia 12 funcionarão apenas as bilheteiras nº 2 (Av. Sá Carneiro - norte) e nº9 (Rua de Timor), das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
As pulseiras para o Espaço Folião podem igualmente ser adquiridas no próprio dia, na bilheteira daquele espaço.


Preçário:
Bancada para desfile das Escolas de Samba – 5€
Bancada para desfile do Grande Corso de domingo – 13€
Bancada para desfile do Grande Corso de terça-feira – 11€
Peão – 6,00 €
Camarote – para 20 pessoas no sábado, 20 pessoas no domingo e 20 pessoas na terça-feira, incluindo serviço de catering – 3000 € ou 50€ individual/dia.

Espaço Folião – 5€/pulseira com direito a entrada nos dias 3, 10, 11 e 12 de fevereiro.  Nos restantes dias o acesso é gratuito.

Centro de Arte de Ovar
Rua Arq. Januário Godinho | 3880-152 Ovar | T. +351 256 509 160 | E. caovar@cm-ovar.pt
Horário: De 2ª a sábado - Das 10 às 12h30 e das 14 às 17h00


Telem. +351 932 031 116
Praça da República * 3880-141 OVAR
Tel. +351 256 509 118 Fax. +351 256 586 611



Espetáculo de Bruno Pernadas no Teatro-Cine de Torres Vedras


“Those who throw objects at the crocodiles will be asked to retrieve them“ acontecerá no próximo dia 20 de janeiro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

Este espetáculo musical baseia-se no novo projeto do compositor/multi-instrumentista Bruno Pernadas, que parte de uma busca pessoal pela relação entre a mitologia egípcia, no que diz respeito à adoração do crocodilo do Nilo, e o comportamento humano contemporâneo ocidental. É também uma continuação do seu anterior projeto “How can we be joyful in a world full of knowledge” editado em 2014 pela Pataca Discos. 

O novo disco de Bruno Pernadas combina vários estilos tais como west coast, jazz dos anos 70, lounge oriental, krautrock, freak folk, pop music, sampling e processamento de eletrónica low fi, exótica e soul music. Tal como o seu antecessor, conta com a participação de nomes como João Correia (Tape Junk; Julie & The Carjackers), Afonso Cabral (You Can’t Win, Charlie Brown), Francisca Cortesão (Minta & The Brook Trout; They’re Heading West) ou Margarida Campelo (Julie & The Carjackers; Real Combo Lisbonense; Minta & The Brook Trout). 

O preço dos bilhetes para se assistir ao referido concerto é de 5€.

Ficha Técnica

Bruno Pernadas: guitarra, sintetizador, sampler e composição 
João Correia: bateria e sampler 
Nuno Lucas: baixo elétrico 
Margarida Campelo: voz, teclados e sintetizador 
Francisca Cortesão: voz e guitarra 
Afonso Cabral: voz e guitarra 
Diogo Duque: trompete e flugelhorn 
João Capinha: sax alto, tenor e soprano 
Raimundo Semedo: sax tenor, soprano e barítono
crédito fotográfico: André Guiomar


Câmara Municipal de Torres Vedras


Parque da Cerca acolhe corta-mato escolar regional


O Parque da Cerca, na Marinha Grande, acolhe a realização do Corta-Mato Escolar - Fase CLDE, no dia 31 de janeiro (quarta-feira), a partir das 10h30, para apuramento dos alunos representantes do distrito no Campeonato Nacional da modalidade.

A iniciativa é organizada pela Coordenação Local de Desporto Escolar (CLDE) de Leiria / Ministério da Educação, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Bombeiros Voluntários de Marinha Grande, Polícia de Segurança Pública e Administração Regional de Saúde do Centro - Sub-Região de Saúde de Leiria.

A prova, para a qual decorrem as inscrições até ao dia 26 de janeiro, reúne os atletas representantes dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da CLDE de Leiria.

O Corta-Mato Nacional é uma das provas do Programa do Desporto Escolar organizada pela Direção Geral da Educação - Divisão do Desporto Escolar, e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

PpDM Comunicado à imprensa: Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo

Resultado de imagem para Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo
Lourdes Pintasilgo completaria 87 anos de idade - 18 de janeiro de 2018 -, a Fundação Cuidar O Futuro e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em parceria com o Graal, apresentam o projeto ‘Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo’, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, sua terra natal.

É a ocasião se dar início a uma homenagem a Maria de Lourdes Pintasilgo, a única mulher Primeira Ministra em Portugal. Esta homenagem enquadra-se nas comemorações dos 40 anos da institucionalização da Comissão da Condição Feminina - atualmente Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género -, organismo criado por Maria de Lourdes Pintasilgo enquanto Ministra dos Assuntos Sociais.

Sob o lema Cuidar o Futuro – Uma mensagem para o mundo, a sessão conta com a presença da Senhora Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do deputado e Vice-Presidente à Assembleia da República, José Manuel Pureza, da Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, da Presidente da Fundação Cuidar o Futuro, Margarida Santos, da representante do Graal e Professora na Universidade Nova, Maria Antónia Coutinho, e da Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Alexandra Silva.

Nesta sessão será debatido o pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo e será lançada a 2ª edição do Relatório Cuidar o Futuro – Um Programa Radical para Viver Melhor e de 4 números dos Cadernos Temáticos Maria de Lourdes Pintasilgo e os desafios da sociedade contemporânea. Consulte o convite e o programa.

…………………….

Sobre o projeto Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo

No âmbito da comemoração dos 40 anos da institucionalização da Comissão da Condição Feminina, e com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e da Comissão para a Cidadania e Igualdade Género, a Fundação Cuidar o Futuro e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres desenvolvem em parceria o Projeto Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo. O projeto decorre até julho de 2019 e tem como objetivos:

  • Disseminar o legado de Maria de Lourdes Pintasilgo enquanto figura cívica, pública e política de relevo a nível nacional e internacional;
  • Aprofundar, reforçar e democratizar o conhecimento e o reconhecimento da ação e do pensamento inovador de Maria de Lourdes Pintasilgo;
  • Promover a ação e a mobilização social, especialmente das mulheres, a partir da reflexão de Maria de Lourdes Pintasilgo;
  • Identificar pistas sobre novas propostas de organização social e de um novo compromisso coletivo para com o futuro, utilizando o pensamento e a metodologia de consulta e envolvimento social defendida por Maria de Lourdes Pintasilgo;
  • Contribuir para a concretização de uma homenagem nacional a Maria de Lourdes Pintasilgo que reconheça adequadamente o seu papel pioneiro e inovador na sociedade portuguesa
Este projeto materializa-se num conjunto de atividades a desenvolver em três grandes áreas: Estudos e Publicações; Mobilização local através de audições públicas; e uma Homenagem Nacional a Maria de Lourdes Pintasilgo, a ter lugar na Assembleia da República.

…………………….

Sobre a Fundação Cuidar o Futuro (FcF)

A Fundação Cuidar o Futuro inspira-se na filosofia da Cultura e Ética do Cuidado e assume o legado de Maria de Lourdes Pintasilgo de promover pontes entre o pensamento e a ação que sejam estruturantes para a melhoria sustentada da Qualidade de Vida e desafiadoras da capacidade de cuidado da humanidade por si própria, pelo planeta e pela existência de um futuro possível.
A Fundação visa contribuir, à sua escala, para uma mudança de paradigma a todos os níveis sociais, nas políticas públicas e na consciência coletiva dos deveres, das responsabilidades e dos direitos de mulheres e homens e aposta na contribuição das mulheres para fazer face à complexidade institucional em que vivemos.
A Fundação Cuidar o Futuro, concebida por Maria de Lourdes Pintasilgo que foi a sua primeira presidente, foi instituída pela associação Graal.

Sobre a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM)

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) é uma associação de caráter social, cultural e humanista, sem fins lucrativos e independente sob o ponto de vista partidário, administrativo e confessional, que tem como membros Organizações Não-Governamentais de Direitos das Mulheres (ONGDMs). Foi criada em novembro de 2004 com o objetivo de construir sinergias para a reflexão e ação coletiva, tendo em vista a promoção da igualdade entre as mulheres e os homens e a defesa dos direitos das mulheres, com recurso aos mais variados meios, entre os quais pesquisa, lobbying, divulgação, comunicação, sensibilização e formação. A PpDM pretende, também, contribuir para a implementação do mainstreaming da igualdade de género em todas as dimensões da vida social. A PpDM trabalha no sentido da capacitação, articulação e mobilização das ONGDMs portuguesas e para o reforço da cooperação destas com ONGs Europeias, da região EuroMed e Internacionais que trabalham nesta área, de forma a potenciar a sua atuação na sociedade enquanto atores do processo de implementação da igualdade de entre mulheres e homens.


A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres representa Portugal no Lobby Europeu das Mulheres (LEM) e na Associação das Mulheres da Europa Meridional (AFEM) e é membro da Fundação das Mulheres do Euro-Mediterrâneo (FFEM). A Plataforma é membro da Plataforma da Sociedade Civil Europeia contra o Tráfico de Seres Humanos e tem Estatuto Consultivo Especial junto do ECOSOC das Nações Unidas. A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres gere o Centro Maria Alzira Lemos | Casa das Associações e é composta, atualmente, por 26 organizações que representam as mulheres na sua diversidade. 

Para mais informações: 
Margarida Santos, Fundação Cuidar o Futuro Alexandra Silva, Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Tel: 962975682 / 914623171
Tel: +351 21 362 60 49;
http://plataformamulheres.org.pt/
https://www.fundacaocuidarofuturo.pt/

________________________________


SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA

CAMPANHA COM OS SEUS AMIGOS

Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível! Siga a Edição Online
Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Exposição de pintura e cerâmica na Galeria Municipal


A Galeria Municipal da Marinha Grande, localizada no Jardim Stephens, tem patente a exposição coletiva de pintura e cerâmica “Porque”, de 27 de janeiro a 24 de fevereiro. 

A exposição de artes plásticas e cerâmica contemporânea intitulada “Porque”, explora as motivações do poema homónimo de Sophia de Mello Breyner Andresen. As obras expostas da autoria dos artistas Luís Gonçalves (artista plástico) e Sandra Trindade (ceramista) do ateliê Espaço 23 (handmade cerâmica), incorporam as vivências e as emoções de quem precisa do mar para sentir a sua existência.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

Afonso Vilela é o Rei do Carnaval 2018 de Figueiró dos Vinhos Carnaval vive-se com alegria e festa no concelho


O ator, manequim e apresentador de televisão, Afonso Vilela, será o Rei do Carnaval de Figueiró dos Vinhos, que de 9 a 14 de fevereiro de 2018 animará o concelho.

O Município de Figueiró dos Vinhos promove o seu já tradicional programa de Carnaval. Folia, diversão, alegria, interatividade, espontaneidade e diversidade cultural, prometem continuar a ser os principais ingredientes deste Carnaval que alcançou por direito próprio um lugar de destaque na região.

O programa inicia-se no dia 9 de fevereiro (sexta-feira) pelas 10h30 com o desfile de Carnaval das escolas do concelho pelas principais artérias da vila. Uma iniciativa em parceria com o Agrupamento de Escolas do concelho e a Santa Casa da Misericórdia que alia a irreverência e colorido próprio da idade às características do Carnaval Figueiroense.

Neste mesmo dia, pelas 14h30, o projeto CLDS3G – Agir Sempre organiza, o Baile de Carnaval Sénior, no Salão do Centro Comunitário, comprovando a transversalidade de idades do Carnaval em Figueiró dos Vinhos.

No programa, o momento alto é o Corso Carnavalesco com o desfile de carros alegóricos pelas ruas da vila, nos dias 11 (Domingo Gordo) com a presença do Rei de Carnaval Afonso Vilela, e 13 de fevereiro (Dia de Carnaval), a partir das 15 horas. O desfile contará, ainda, com a participação do movimento associativo e do bairrismo das várias localidades do concelho, que se associam ao evento com o tradicional espírito folião de centenas de figurantes.

O também já tradicional Baile de Carnaval e Concurso de Máscaras, realiza-se no dia 10 de fevereiro (sábado), no Salão dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, a partir das 22h00. O baile será abrilhantado pela Banda “Magma” e haverá prémios para o melhor mascarado individual e para o melhor grupo.

O programa fica completo no dia 14 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, com a entrega de lembranças aos grupos participantes pela 21h00 e o tão aguardado Enterro do Entrudo às 21h30.

Amicus Therapeutics lança Galafold ™ (Migalastat) para o tratamento da doença de Fabry em Portugal

A Amicus Therapeutics (Nasdaq: FOLD), empresa mundial de biotecnologia que está na vanguarda das doenças raras e órfãs, anuncia a aprovação de Galafold em Portugal, a primeira terapia de elevada precisão para pacientes com Fabry, tendo em conta o seu perfil genético. Galafold é indicado para o tratamento de longa duração de adultos e adolescentes a partir dos 16 anos, com diagnóstico confirmado de doença de Fabry (deficiência de α-galactosidase A) e que possuam uma mutação suscetível.

“Estamos muito entusiasmados com a disponibilidade do Galafold em Portugal para pacientes com doença de Fabry e que possuam uma mutação suscetível. O Galafold é o primeiro tratamento oral, bem como a primeira terapia de elevada precisão para pacientes com Fabry, tendo em conta o seu perfil genético. O Galafold representa uma inovação no combate da doença de Fabry nos últimos 15 anos", afirma Fermín Rivas, General Manager para Portugal e Espanha da Amicus Therapeutics.
A doença de Fabry é uma doença genética que causa deficiência de uma enzima denominada alfa-galactosidase A (alfa-Gal A), que é o resultado de mutações no gene GLA. Como um medicamento de precisão, o Galafold foi desenvolvido para restaurar a atividade do alfa-Gal A em pacientes que possuam mutação suscetível (cerca de 35% a 50% da população de Fabry).
O Prof. João Paulo Oliveira, Chefe da Divisão de Genética Clínica do Hospital São João e Professor Associado de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, acrescenta: "Ainda há necessidades médicas sem resposta na doença de Fabry e, por isso, damos as boas-vindas à Galafold como tratamento oral para pacientes de Fabry e que possuam mutação suscetível. O mecanismo de ação de Galafold representa um novo paradigma terapêutico".
A Comissão Europeia concedeu a primeira aprovação do Galafold para o tratamento de longa duração de adultos e adolescentes a partir dos 16 anos, com diagnóstico confirmado de doença de Fabry (deficiência de α-galactosidase A) e que possuam uma mutação suscetível. Fora da União Europeia, o Galafold está aprovado na Suíça, Israel, Austrália e Canadá, com pedidos de admissão regulamentar em análise em várias geografias adicionais.
Envio em anexo toda a informação.
Qualquer questão, não hesite em contactar-me.
Obrigada e bom trabalho,

ANDREIA MARTINS
Senior Communication Consultant – Porto 

Group 17
Avª. de França, nº 20 – sala 508 4050-275 Porto

YOUNGNETWORK GROUP