sexta-feira, 16 de abril de 2021

COVILHÃ, CIDADE DO DESIGN: CANDIDATURA APRESENTA PLANO DE AÇÃO 2022-25


A Candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO em Design apresenta, no próximo dia 23 de abril, às 17h00, o Plano de Ação para o quadriénio 2022-25. A sessão pública, com transmissão em direto online, conta com a participação do Presidente do Município, Vítor Pereira, da Vereadora da Cultura, Regina Gouveia, e do Diretor Executivo da candidatura, Francisco Paiva.

O Plano de Ação considera, no curto prazo, a estruturação da plataforma Covilhã, Cidade do Design, que assegurará, entre programadores(as) convidados(as) e a estrutura de missão, o desenvolvimento de seis programas setoriais: 1. Design, Indústria e Artesanato; 2. Design, Têxtil e Moda; 3. Design, Cidade e Território; 4. Design, Cultura e outras Artes; 5. Design e serviços digitais; e 6. Educação para o Design e Cidadania.

Para participar na apresentação do Plano de Ação aceda às páginas de Facebook do Município da Covilhã e da Candidatura a Cidade Criativa da UNESCO em Design.

www.covilhacriativa.com 
facebook.com/covilhamunicipio
facebook.com/covilhacriativa


CÂMARA DA COVILHÃ: 300 MIL EUROS PARA APOIAR IPSS


A Câmara Municipal da Covilhã, em reunião do Executivo ocorrida hoje, dia 16 de abril, aprovou um apoio extraordinário às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho, visando minorar os efeitos produzidos pela propagação da COVID’19, através de uma comparticipação financeira de 300 mil euros. A distribuição dos valores a atribuir a cada instituição resulta da aplicação de critérios de distribuição mínima equitativa e igualitária (20%) e de proporcionalidade em relação ao número de funcionários (20%) e utentes (60%), apurados nos termos dos dados oficiais da Carta Social do ISS, atualizados em fevereiro de 2021, tendo como valor mínimo de apoio 5 mil euros.

Esta medida, apresentada pelo Presidente da Autarquia, Vítor Pereira, enquadra-se no conjunto de medidas preventivas de proteção e apoio às instituições privadas de solidariedade social, lares e centros sociais do Concelho da Covilhã. O Município assumiu, desde início da pandemia, medidas preventivas de proteção e apoio a estas instituições, nomeadamente as que dizem respeito à vertente social e com utentes institucionalizados ou em acompanhamento.

Tendo em conta que as IPSS assumem importância determinante enquanto entidades promotoras do desenvolvimento e coesão social no território e têm vindo a suportar um considerável aumento de custos, nomeadamente os inerentes à implementação dos seus planos de contingência para fazer face à atual crise sanitária, o Município da Covilhã quer dar o seu contributo através de medidas que visem valorizar as Instituições do Concelho e que permitam combater as fragilidades emergentes.

Para Vítor Pereira, “o grande objetivo desta medida é ajudar as IPSS do Concelho da Covilhã, que têm feito um esforço hercúleo nesta pandemia”. O Presidente da Câmara reconhece que “houve gastos extraordinários, por isso, e para fazer face a esses gastos, entendemos por bem disponibilizar esta verba, de forma equitativa, equilibrada e justa”.

“As IPSS desempenham um papel fundamental na nossa comunidade, protegendo e cuidando dos que mais precisam. O Município, no âmbito das suas atribuições na área do apoio social, está sempre disponível para ajudar estas instituições. É o que temos feito e vamos continuar a fazer”, concluiu o autarca.

João Crisóstomo conquista bronze nos -66 kg

O judoca João Crisóstomo conquistou hoje a sua primeira medalha em grandes competições, ao chegar ao bronze nos Europeus de Lisboa, após vencer na categoria de -66 kg o bielorrusso Dzmitry Minkou, por 'waza-ari'.

Crisóstomo, 63.º do mundo, foi a grande surpresa do dia entre os portugueses, ao bater adversários mais bem cotados, o polaco Patrick Wawrzyczek (54.º), o azeri Nijat Shikhalizada (21.º) e o espanhol Gaitero Martin (nono), todos no 'golden score', até chegar às meias-finais.

Já nas 'meias', o judoca da universidade Lusófona perdeu com o italiano Manuel Lombardo, terceiro do 'ranking' mundial, e no combate para medalha de bronze, diante de Minkou (39.º), o português voltou a vencer no 'prolongamento', ao fim de mais de oito minutos de combate.

Crisóstomo garantiu a segunda medalha para Portugal nos Europeus de Lisboa, que se junta à de ouro ou prata de Telma Monteiro, apurada para a final da categoria de -57 kg.

Lusa

Imagem: TVI24

Monsaraz Windsurf Festival inicia competições oficiais de windsurf

O Monsaraz Windsurf Festival abre a temporada oficial das classes de topo do windsurf, com as provas a decorrerem de 23 a 25 de abril no Lago Alqueva, em frente à praia fluvial de Monsaraz. Esta vai ser a primeira etapa do Campeonato Nacional de Formula Foil e das competições das classes convidadas Formula Windsurfing Fin e IQFoil.


O Monsaraz Windsurf Festival recebe também uma etapa do Campeonato Ibérico de Raceboard e o Windsurf Course Racing Open. A competir nas diversas classes vão estar mais de 40 windsurfistas de Portugal e de Espanha, entre os quais Miguel Martinho, do Clube Naval de Portimão, vencedor em 2019 do primeiro Campeonato Nacional de Formula Foil e com 21 títulos de campeão nacional de Formula Windsurfing.

 

As provas que se vão disputar em Monsaraz não vão ter público, mas poderão ser acompanhadas em direto na página do campeonato (https://www.facebook.com/FormulaWindsurf) no Facebook. O campeonato nacional prossegue de 9 a 13 de junho em Lagos, seguindo-se as etapas em Portimão de 11 a 13 de julho e em Cascais de 23 a 25 julho, finalizando com a competição de 16 a 19 de setembro na Ilha do Faial.

 

O Monsaraz Windsurf Festival é organizado pela Federação Portuguesa de Vela e pelo Clube de Vela de Lagos com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz e da Associação Formula Windsurfing, tendo-se juntado este ano o contributo da Fórum Oceano e das Estações Náuticas de Portugal. Durante os três dias de competição poderão realizar-se 18 regatas de Formula Foil e de IQFoil e 15 regatas de Formula Windsurfing e Raceboard, no entanto, cada prova só será validada se houver condições de vento para se disputarem, no mínimo, três regatas dessa classe.

 

A primeira largada está prevista para dia 23 de abril, às 13h, se o vento estiver entre o intervalo mínimo e máximo indicado nas regras de cada classe para decorrerem as regatas. Nos restantes dias de competição a primeira regata está prevista para as 11h30, podendo realizar-se mais tarde devido ao vento.

 


O final do campeonato e a entrega de prémios vai decorrer no dia 25 de abril, pelas 18h30, e a organização vai premiar os três primeiros classificados da classificação geral da Formula Windsurfing Fin, da Formula Foil, da IQFoil e de Raceboard, e os vencedores das categorias júnior, Master, Gmaster, veteranos e femininos na classe de Formula Foil.



Câmara de Águeda dinamiza atividades desportivas para todas as idades

 Águeda Bike 4 kids, Manhãs no Parque e Caminhar pela Natureza são três grupos de atividades que vão iniciar em maio e que marcam o arranque das iniciativas de forma presencial.

A Câmara Municipal de Águeda vai realizar um conjunto de atividades desportivas (Bike 4 Kids, Manhãs no Parque e Caminhar pela Natureza), a partir de maio, com o propósito de dinamizar o desporto e o exercício físico junto da população do concelho. As inscrições, obrigatórias e limitadas, estão abertas e devem ser formalizadas em formulário disponível nos links específicos, descritos de seguida.

Estas ações, entre outras desenvolvidas pelo Município, são o reflexo da aposta e estratégia municipal, sob o desígnio de que “Desporto é vida”, de promover boas práticas que conduzam ao aumento da consciência para os benefícios do desporto na saúde e no bem-estar.

“Depois de um período em que a programação desportiva desenvolvida nos equipamentos municipais decorreu em formato online – que foi distinguida entre os 130 Municípios amigos do desporto como o melhor pela Presença Digital no Desporto do ano 2020 -, reiniciamos as atividades presenciais com total respeito pelas regras sanitárias e de segurança. Para tal, idealizámos e estruturámos um programa desportivo abrangente, que pode ser participado por pessoas de todas as idades e que visa promover a atividade física e desportiva, privilegiando ainda o contacto com a natureza, seja no Parque de Alta Vila ou nos vários trilhos do concelho”, declarou, a propósito, Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, incentivando à participação nas atividades agendadas.

Uma das iniciativas é o Bike 4 Kids (https://forms.gle/mq4v4buBcbUrtxXA7), que se destina a todas as crianças entre os 4 e os 12 anos e que pretende sensibilizar os mais novos para os benefícios da atividades física e uma mobilidade cada vez mais sustentável.

No âmbito deste ação e com a parceria da Associação Fullracing e do Clube ABF (Águeda Bike Friends), as crianças poderão aprender a andar de bicicleta, demonstrando como a bicicleta é um meio de transporte saudável. Serão dadas oito aulas, de 50 minutos cada, sempre aos sábados da parte da manhã, em concreto nos dias 8, 15, 22 e 29 de maio e 5, 12, 19 e 26 de junho.

As aulas serão presenciais, limitadas a turmas de 10 crianças, e ministradas ao ar livre, na Escola Básica Fernando Caldeira e no Águeda Bike Park.

Atividade física no Parque de Alta Vila

“Manhãs no Parque” é uma iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal de Águeda, que se destina a pessoas de todas as idades e que tem como objetivo sensibilizar a população para a prática desportiva e proporcionar uma manhã de diversão em família, no Parque de Alta Vila.

A primeira parte da atividade será dinamizada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Águeda, seguindo-se uma aula de fitness orientada por um ginásio da cidade. As atividades estão agendadas para o primeiro domingo de cada mês, em concreto nos dias 9 de maio, 6 de junho, 4 de julho, 1 de agosto e 5 de setembro, sempre entre as 10 e as 12 horas, e as inscrições para o primeiro dia podem ser realizadas em https://forms.gle/uWP4y7kEJ9m7MMuv6.

De referir que está prevista a preparação de uma área para crianças com multiatividades.

Convite para caminhar pela Natureza

A Câmara de Águeda convida ainda a população, de todas as idades, a caminhar pela Natureza, numa ação que tem como objetivo dinamizar os Trilhos Pedestres do Concelho de Águeda.

Esta ação, que será dinamizada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida, irá decorrer durante todo o ano, com a realização de caminhadas em um trilho por mês, sempre no terceiro fim de semana. A primeira está, assim, agendada para dia 23 de maio e o trilho a percorrer será o dos Poços, em Fermentelos (PR7) e as inscrições, obrigatórias, devem ser formalizadas em https://forms.gle/Dh4BgBXN4kNV7xK39.

Seguir-se-ão o Trilho dos Arrozais (PR12), em Barrô, no dia 20 de junho; o Trilho do Rio Águeda (PR9), em Águeda, no dia 18 de julho; o Trilho da Pateira ao Águeda (PR1), em Óis da Ribeira, no dia 15 de agosto; o Trilho de Lourizela (PR10), em Lourizela, no dia 19 de setembro; o Trilho do Vale Serrano (PR11), em Agadão, no dia 17 de outubro; o Trilho dos Moinhos (PR13), em Aguada de Cima, no dia 21 de novembro; e o Trilho da Aldeia (PR3), em Macieira de Alcôba, no dia 19 de dezembro.

No âmbito desta ação e como medida de incentivo a que sejam percorridos todos os trilhos, será entregue um cartão aos participantes e os que realizarem o primeiro percurso receberão uma t-shirt, no que fizerem quatro trilhos receberão um cantil e os que percorrem todos os oito trilhos programados um par de bastões de caminhada.

De salientar que todas as iniciativas têm o selo de atividade segura e cumprirão as orientações da Direção-Geral de Saúde.

Para mais informações, os interessados devem utilizar o e-mail desporto@cm-agueda.pt.

 

Estatuto de Entidade de Interesse Histórico e Cultural Local atribuído à d’Orfeu - Associação Cultural

 Com este estatuto, a associação aguedense pode ter acesso a programas municipais ou nacionais de apoio, entre outros incentivos.

A Câmara Municipal de Águeda atribuiu, na última reunião de câmara e em sequência de um processo de consulta pública favorável, o Estatuto de Entidade de Interesse Histórico e Cultural Local à d’Orfeu – Associação Cultural, que celebrou recentemente 25 anos de atividade.

A d’Orfeu é uma associação cultural que, nos seus 25 anos, tem sido uma interveniente direta no dinamismo cultural e artístico do concelho de Águeda, sendo detentora de um rico património material e imaterial, critérios que são o fundamento para a atribuição deste estatuto.

Este estatuto, que confere à d’Orfeu o acesso a programas municipais ou nacionais de apoio e beneficiar de algumas medidas de proteção legal, será válido pelo período mínimo de quatro anos, automaticamente renovável.

A intensa intervenção cultural da d’Orfeu, nos domínios da formação, criação e programação tem sido alvo de diversas distinções, entre as quais a atribuição, pelo Ministério da Cultura (1998), do Estatuto de Interesse Cultural ou ainda a Declaração de Utilidade Pública, reconhecida pela Presidência do Conselho de Ministros (2001).

Em 2013, recebeu a Medalha de Mérito Cultural, uma distinção do Estado Português e a maior condecoração oficial da história da associação, que se junta a diversas distinções relativas aos festivais que promove.

Portugal com mais quatro mortes e 553 novos casos de Covid. Rt desce para 1,05

 

Nas últimas 24 horas, entraram seis pessoas nas enfermarias e há menos oito em cuidados intensivos. Taxa de incidência também sofre uma redução.


Estão confirmadas mais quatro mortes e 553 novos casos de contágio com Covid-19 nas últimas 24 horas em Portugal, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-geral de Saúde (DGS).

Os valores dos dois indicadores que regem o desconfinamento - taxa de incidência e índice de transmissibilidade - diminuíram desde a última atualização, feita na quarta-feira e são agora, respetivamente, de 71,6 casos de infeção por SARS-CoV-2/100.000 habitantes e de 1,05.

O número total de mortes causadas pela doença é agora de 16.937, enquanto o de pessoas infetadas desde o início da pandemia subiu para 829.911.

Há, esta sexta-feira, mais seis pessoas internadas - num total de 429 - mas menos oito em unidades de Cuidados Intensivos, reduzindo a ocupação destas enfermarias para 101 utentes.

Registam-se 596 casos de recuperação da doença nas últimas 24 horas e há uma redução de 57 no número de casos ativos da doença. Há, no entanto, 894 contactos em vigilância.

O Rt em Portugal é, esta sexta-feira, de 1,05 a nível nacional. Nos territórios continentais desce para 1,04.

Já a taxa de incidência nacional é de 71,6 casos de infeção por SARS-CoV-2/100.000 habitantes. O valor reduz para 68,0 no que diz respeito ao continente.

TSF

AVEIRO 2027 CONVIDA TODOS A SEREM ATIVISTAS DIGITAIS

Candidatura a Capital Europeia da Cultura ganha nova dinâmica nas redes sociais 

A candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027 acaba de lançar uma campanha que convida todos a serem seus Ativistas Digitais. O objetivo é fazer de cada simpatizante pelo projeto um elemento ativo nas redes sociais, levando mais longe a sua mensagem. Esta iniciativa marca uma nova etapa na estratégia de afirmação da candidatura nos meios digitais, com conteúdos pensados especificamente para estes suportes.

A estratégia dos Ativistas Digitais é lançada através de um vídeo que desafia toda a comunidade a fazer parte do projeto e a envolver os seus amigos. Cada seguidor passa, assim, a ser um embaixador da candidatura, numa perspetiva horizontal do processo, sendo a marca assumida e partilhada por todos de igual forma. Também no website da candidatura, em www.aveiro2027.pt, há um guia prático para se ser um bom Ativista Digital e envolver cada vez mais gente na iniciativa. Para breve ficam anunciados novos desenvolvimentos desta estratégia.

O projeto Aveiro 2027 foi apresentado pela Câmara Municipal de Aveiro em junho de 2019, tendo por assinatura a expressão “E isto muda tudo”, assim como quatro eixos fundamentais de intervenção: Cultura, Natureza, Tech e Soul. O lançamento aconteceu no Regimento de Infantaria 10, em São Jacinto, lugar histórico e simbólico na preservação dos valores europeus. Em Novembro de 2020 foram anunciados os órgãos de gestão da candidatura, numa cerimónia transmitida online a partir do Teatro Aveirense, altura em que foi formalizada a participação dos copromotores do projeto: a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a Universidade de Aveiro e a Associação de Comércio de Indústria do Distrito de Aveiro. Também o presidente da Comissão de Honra foi apresentado nessa data, cargo ocupado por Carlos Moedas.

A escolha da Capital Europeia da Cultura em 2027 será feita por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias, e para o qual Portugal escolherá dois elementos. O anúncio da candidatura vencedora acontecerá em 2023, título que nesse ano será partilhado com uma cidade da Letónia. Portugal já recebeu a Capital Europeia da Cultura em três ocasiões: 1994 (Lisboa), 2001 (Porto) e 2012 (Guimarães).

Barcelos | Centro de Testagem COVID-19 do IPCA já entrou em funcionamento

O IPCA passa a dispor de um Centro de Testagem à COVID-19 tendo sido os primeiros testes realizados no dia 15 de abril. Visando a realização de testes rápidos de antigénio a todos os estudantes, docentes e funcionários que reiniciem as atividades presenciais a partir de 19 de abril, este centro fica instalado no edifício A do Campus do IPCA, em Barcelos.

Os testes rápidos de antigénio têm por objetivo o rastreio do SARS-CoV-2, o novo coronavírus responsável pela pandemia COVID-19 que serão realizados no edifício A do Campus do IPCA.

A estratégia de realização de rastreios regulares para SARS-CoV-2 constitui, na atual situação epidemiológica, uma ação adicional às medidas não farmacológicas para uma retoma mais segura das atividades educativas e letivas presenciais.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, explica que “o objetivo é garantir, tanto quanto é possível, a máxima segurança para todos aqueles que, a partir da próxima segunda-feira, regressam às aulas presenciais e ao trabalho presencial”.

“Além de uma questão de saúde pública estão também em causa questões muito importantes, designadamente a necessidade de assegurar aos nossos estudantes as melhores condições de aprendizagem”, realça Maria José Fernandes.
Para a presidente do IPCA, “é fundamental evitar que o ensino superior volte a ficar confinado e essa é uma responsabilidade de todos nós, dirigentes, docentes, estudantes e pessoal não docente”.

“O IPCA vai, por isso, proporcionar as condições de segurança, mas caberá a cada um de nós, independentemente do resultado do teste à COVID-19, cumprir as escrupulosamente as habituais medidas não farmacológicas de prevenção, designadamente o distanciamento físico, a higienização frequente das mãos, a utilização das máscaras, a limpeza das superfícies e a ventilação dos espaços”, alerta Maria José Fernandes.
A realização dos testes laboratoriais para SARS-CoV-2 em contexto de rastreios destina-se a pessoas sem sintomas sugestivos de COVID-19 e não deve ser aplicada a quem tenha história de infeção, laboratorialmente confirmada, nos últimos 90 dias.

Por uma questão de precaução, nesta fase os testes devem ser aplicados também a quem já foi vacinado contra a COVID-19.

Os resultados dos testes laboratoriais serão conhecidos menos de 24 horas após a sua realização, de forma a isolar, rápida e atempadamente, todas as pessoas com resultados positivos e serem iniciados os procedimentos previstos.

A instalação de um Centro de Testagem COVID-19 no IPCA enquadra-se no “Programa de Testagem CVP – Ensino Superior”, no âmbito da colaboração entre a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Além do fornecimento dos kits de testes rápidos, o programa prevê a formação de recursos humanos nas instituições de ensino superior que não disponham de profissionais habilitados para este tipo de intervenção. Esta é uma forma de garantir a criação das condições adequadas à realização massiva de testes em todas as universidades e politécnicos do país.

Desde o início da Pandemia, o IPCA dispõe de uma comissão de prevenção da COVID-19 assim como uma linha telefónica de apoio, disponível 24h por dia, a toda a comunidade académica: 253 802 199.

GNR interrompe festa em casa de alterne com 23 pessoas e detém duas mulheres em Guimarães


A GNR interrompeu uma festa com 23 pessoas numa casa de alterne, em Caldas das Taipas, Guimarães, na quinta-feira, foi hoje anunciado. Duas mulheres, que serão prostitutas, foram detidas por permanência irregular no país. Os clientes foram multados por não usarem máscara nem cumprirem distanciamento social.

Em comunicado, o Comando Territorial de Braga refere que, através do Posto Territorial de Caldas das Taipas, deteve duas mulheres, de 40 e 43 anos, por permanência irregular em território nacional e encerrou uma festa ilegal com 23 pessoas.


“No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda constataram que naquela localidade decorria um evento não autorizado, onde os participantes não faziam o uso da máscara, nem garantiam o distanciamento social” refere o comunicado.

A GNR verificou que “no evento participavam 23 pessoas, com idades compreendidas entre os 22 e os 43 anos, as quais foram identificadas”.

Face ao incumprimento das medidas vigentes para a contenção da epidemia covid-19, foram elaborados os respetivos autos de contraordenação.

Foram ainda detidas duas mulheres, de 40 e 43 anos, por permanência ilegal em território nacional, tendo uma delas sido notificada para abandonar o país.

Fonte da GNR adiantou a O MINHO que o proprietário do espaço foi indiciado pelo crime de desobediência, uma vez que é reincidente no desrespeito pelas normas vigentes no estado de emergência para combater a propagação da pandemia.

Lusa / O Minho

Juiz negacionista convoca manifestação em seu apoio

 

O juiz negacionista Rui Fonseca e Castro, que se encontra suspenso preventivamente, vai ser ouvido, esta sexta-feira, no Conselho Superior da Magistratura, local para o qual foi convocada uma manifestação em seu apoio.

Segundo noticia o jornal Público, o juiz Rui Fonseca e Castro, que está suspenso preventivamente por incentivar ao incumprimento das regras adotadas para controlar a evolução da pandemia, vai ser ouvido esta sexta-feira, no Conselho Superior da Magistratura, pelo inspetor do seu processo disciplinar, o que levou a associação Habeas Corpus, da qual o magistrado é a única face visível, a convocar uma manifestação de apoio.

“Os que aceitam coniventemente uma justiça que se mostra incompetente com os grandes, colaborando para uma completa impunidade dos maiores corruptos do país, são os mesmos que se acham no direito de julgar disciplinarmente quem defende os nossos direitos e liberdades fundamentais”, criticava um post publicado na passada segunda-feira, na página de Facebook da Habeas Corpus, citado pela publicação.

“O Conselho Superior da Magistratura, loja maçónica da Rua Duque de Palmela, em Lisboa, é um dos instrumentos de opressão da população, prosseguindo tal opressão através da intimidação dos juízes de direito e na interferência na independência dos tribunais portugueses”, referia a mesma publicação, concluindo que “tudo o que é feito contra nós é apenas a confirmação de que estamos do lado do bem, contra a ditadura que se instalou em Portugal, controlada por uma elite oligárquica e corrupta”.

Já na quinta-feira, foi feita uma nova publicação intitulada “PSP está a tentar impedir o exercício do direito de manifestação”, na qual é informado que após a comunicação do protesto da associação, foi indicado que esta teria de realizar-se cerca de 100 metros relativamente ao local pretendido.

“Trata-se, porém, de uma medida absolutamente ilegal, cuja única finalidade é impedir o livre exercício do direito de manifestação”, referia a mensagem.

O inquérito disciplinar foi aberto a 11 de março, menos de duas semanas depois de o juiz regressar ao exercício de funções, após uma licença sem vencimento de longa duração, que se prolongou por uma década. Em apenas 15 dias, o magistrado estava suspenso preventivamente e o inquérito tinha sido convertido em processo disciplinar. O relatório final da primeira averiguação concluiu a existência de infracções grave e muito grave.

Madremedia

Contratação permanente de jovens vai ter apoios majorados em 25%

 O Governo vai majorar em 25% os apoios à contratação permanente de jovens a ganhar 1.330 euros e pagará metade da contribuição para a Segurança Social feita pelo empregador durante um ano, refere o Programa de Estabilidade (PE).

De acordo com o PE aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros e entregue à Assembleia da República (AR), estes apoios diretos são acumuláveis e enquadram-se nos incentivos à criação de emprego permanente, com os quais o Governo pretende reforçar a promoção do trabalho digno, um dos objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

À majoração de 25% do apoio à contratação permanente de jovens até aos 35 anos poderá somar-se outra majoração pela contratação de uma pessoa do sexo sub-representado na profissão a contratar.

Na área das "medidas de relançamento da economia e apoio ao emprego", o PE refere o reforço, no âmbito da promoção do trabalho digno, do incentivo "à criação de emprego permanente de caráter excecional e que deverá vigorar durante um período limitado, com possibilidade de prorrogação em função da evolução do contexto e cumprimento das metas, no período 2021- 2022".

"Esta medida assenta numa combinação reforçada de apoios, incluindo um apoio financeiro direto à contratação. O apoio será majorado em 25% no caso de contratação de jovens até 35 anos e quando a remuneração base for igual ou superior a duas vezes o salário mínimo nacional, sendo as majorações acumuláveis", diz o documento.

Segundo o PE, "adicionalmente, o apoio terá uma majoração, também acumulável, quando esteja em causa a contratação do sexo sub-representado na profissão".

"Adicionalmente, será concedido um apoio no valor de 50% da contribuição para a Segurança Social a cargo da entidade empregadora durante o período de um ano", prevê ainda o documento do Governo, que elenca muitas das medidas previstas no PRR.

O PRR prevê 230 milhões de euros para a promoção do trabalho digno, que irá permitir apoiar a criação de 30 mil postos de trabalho permanentes e será operacionalizado pelo IEFP.

De acordo com o documento, que foi colocado em consulta pública em meados de fevereiro, "no âmbito da promoção do trabalho digno será necessário promover o incentivo à criação de emprego permanente de caráter excecional e que deverá vigorar durante um período limitado de tempo - i.e. 12 meses, com possibilidade de prorrogação em função da evolução do contexto e cumprimento das metas, no período 2021-2022".

O Governo aprovou na quinta-feira o PE 2021/2025, documento no qual prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 4% este ano, abaixo dos 5,4% anteriormente previstos, e 4,9% em 2022.

Quanto ao desemprego, o Governo prevê que a taxa deste ano fique nos 7,3%, acima dos 6,8% com que terminou 2020, mas abaixo da anterior previsão, de 8,2%.

O défice das contas públicas portuguesas ficará nos 4,5% este ano, a partir de 2022 atingirá o valor de 3,2%, e a partir de 2023 voltará a ficar abaixo dos 3%.

Este ano, a dívida pública deverá ficar nos 128% do PIB, baixando depois para 123% em 2022, para 121% em 2023, para 117% em 2024 e 114% em 2025.

 

Fonte: Lusa

Santa Bernadette Soubirous

 

Neste dia 16 de abril celebramos a festa litúrgica de Santa Bernadette, a vidente de Lourdes, falecida em 16 de abril de 1879 na enfermaria chamada de Santa Cruz do Convento Saint Gildard (França), onde professara como religiosa.

Muitos se converteram só de vê-la fazer o Sinal da Cruz, que aprendeu a fazer diretamente com Nossa Senhora

Avida de qualquer santo é uma maravilha única e sempre surpreendente, desde que a vida do santo seja bem escrita. Assim a vida de Santa Bernadette Soubirous.

Ela era do interior, de uma cidade pequena, e não se incomodava com a opinião do mundo. Gostou? Gostou. Não gostou? Gostasse! Como que dizendo: “Eu sou assim e faço assim porque cumpro meu dever, porque a Santa Igreja Católica manda. Você achou feio? Fique achando, porque a coisa é exatamente assim”.

Mas sua atitude era diferente quando se tratava das autoridades legítimas. Nesses casos, ela manifestava o sumo de obediência e respeito. Porque nisso ela percebia que há um princípio sobrenatural, e não um fator meramente humano. Para esses fatores humanos ela não se incomodava, mas para as coisas com raiz religiosa, que veem de Deus, ela manifestava todo o respeito devido.

A vida de Santa Bernadette teve vários traços importantes, um dos quais era o olhar dela e sua atitude durante as visões da Imaculada Conceição, o que converteu inúmeras pessoas. Muitos se converteram só de vê-la fazer o Sinal da Cruz, que aprendeu a fazer diretamente com Nossa Senhora — modelo supremo de amiga e adoradora da Cruz de Jesus Cristo. Santa Bernadette adquiriu um amor ao sofrimento e à cruz de Cristo, de onde algo da unção de Nossa Senhora passava pela santa quando fazia o Sinal da Cruz. Com esse sinal — que tantas vezes se faz de um modo banal, sem se dar a devida importância — ela, durante toda sua vida, edificava aqueles que a viam persignando-se.

Nesse episódio podemos ver a grandeza do gesto, e como as virtudes de Nossa Senhora se comunicam a seus devotos. Os devotos inalam aquilo que está n’Ela, pois há uma comunicação verdadeiramente admirável d’Ela com seus devotos.

Peçamos a Santa Bernadette que nos obtenha uma grande devoção a Nossa Senhora, fazendo com que cada vez mais nos dê essa comunicação das virtudes d’Ela.

ABIM

(Excertos da conferência de Plinio Corrêa de Oliveira em 15-2-1966).

Proença-a-Nova | Atratividade do concelho também depende da cobertura de rede


A taxa de cobertura de rede móvel e de fibra ótica é “condição para termos pessoas em territórios como o concelho de Proença-a-Nova”: esta foi uma das ideias chave transmitidas por João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, durante a inauguração de uma antena de telecomunicações da Altice em Catraia Cimeira, e da assinatura de um protocolo com esta empresa, que vigora pelo prazo de um ano, para reforço da cobertura de rede em mais 55% no concelho. “É de elementar justiça que todo o país tenha cobertura de rede de fibra e rede móvel e para estes territórios é fator de atratividade e desenvolvimento. Agradeço à Altice a disponibilidade em ser parceiro neste projeto”, salientou o autarca que recordou que a pandemia veio mostrar como o teletrabalho é uma ferramenta diferenciada que está a obrigar as estruturas empresariais a reorganizarem-se, o que se manterá mesmo depois de ultrapassada a crise de saúde pública. “Com custos de contexto mais baixos e com maior qualidade de vida, estes territórios ficam para trás sem a cobertura total”. Com os investimentos previstos, será possível “respondermos aos legítimos anseios de todos aqueles que querem ter cobertura de rede móvel, mas também querem utilizar todas as ferramentas tecnológicas a que como cidadãos têm direito”.

João Teixeira, Chief Technology Officer e membro do Comité Executivo da Altice, mostrou disponibilidade em voltar a Proença-a-Nova para protocolar a segunda fase deste projeto de expansão da taxa de cobertura daqui a um ano. “Em contraciclo ao que tem existido devido à pandemia, voltamos outra vez ao terreno para mais um ciclo de investimento voluntário, completamente privado. Acreditamos que não pode haver um Portugal a uma velocidade e outro Portugal a outra velocidade, o nosso compromisso é para com a região e o seu desenvolvimento”.

Esta é a sétima antena que existe no concelho e, na perspetiva de João Lobo, os municípios estão disponíveis para serem parceiros na infraestruturação do território. “Sabemos muito bem que quando em territórios de baixa densidade e quando não é apelativo economicamente alguma circunstância de investimento, necessariamente os municípios têm que estar atentos, a administração central também e é isso que espero e que com certeza vamos conseguir”. O presidente da Câmara referiu ainda uma outra situação em que a taxa de cobertura é fundamental: “faz-me recuar a uma situação que atravessamos ciclicamente que são os incêndios, em que o facto de não haver comunicações acentua a vulnerabilidade e a fragilidade das populações que dispõem de uma rede de cobre fixa de telecomunicações e que, infelizmente se houver um incêndio, entra em colapso. Não havendo rede móvel que lhe assista, as comunidades ficam mais indefesas até para o socorro, e é por tudo isto que alavancaremos, por via deste protocolo, a capacidade de também promovermos níveis de confiança e segurança”.

Proença-a-Nova | Município e MOBI.E unem-se pela mobilidade elétrica


Proença-a-Nova dispõe de um posto de carregamento de carros elétricos localizado junto ao Parque Urbano Comendador João Martins, mais concretamente na Rua Dr. Acúrcio Gil Castanheira, integrado na rede MOBI.E que entrou em funcionamento a 6 de abril. O equipamento instalado no local é um posto de carregamento de acesso público com 2 tomadas, cada uma com potência de até 20kW, e que permite o carregamento de 2 viaturas em simultâneo. Está ainda prevista a instalação de um outro posto de carregamento de carros elétricos da mesma rede em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

João Manso, Vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, realça que “desde 2013, quando organizamos no Centro Ciência Viva da Floresta o 2º Encontro Nacional de Veículos Elétricos e disponibilizamos dois pontos de carregamento simples, mas eficazes, sempre lutámos por ter no concelho pontos de carga inseridos na rede MOBI.E e com mais capacidade e rapidez, porque já na altura era uma necessidade identificada pelos participantes”. O edil revela ainda que “com este equipamento atual e os seguintes temos esse serviço garantido, contribuindo para que o concelho seja inserido rota dos Veículos Elétricos e prova disso é que vamos ser palco este ano de uma prova do 1º Campeonato de Rally de Veículos Elétricos”.

Estes dois postos juntam-se ao posto de carregamento de carros elétricos existente no Centro Ciência Viva da Floresta, neste caso gratuito, e será instalado um outro no Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, no âmbito do projeto de requalificação que está a decorrer.

A instalação deste posto de carregamento em Proença-a-Nova faz parte do plano de expansão da rede piloto de mobilidade elétrica, da responsabilidade da MOBI.E, concessionado à EDP Comercial. Estes dois pontos de carregamento fazem parte dos 382 pontos de carregamento atribuídos à EDP Comercial no seguimento do Concurso Público Internacional conduzido pela MOBI.E em 2020. Para a EDP Comercial, “a expansão da rede pública de carregamento é uma prioridade na estratégia de crescimento da EDP Comercial na mobilidade elétrica e as parcerias com os Municípios são fundamentais neste crescimento e na capilaridade da rede. A identificação de novas localizações para o crescimento da rede é crucial e os Municípios podem desempenhar um papel ativo neste processo com domínio das necessidades dos cidadãos em mobilidade elétrica”.


CIRA promove webinar sobre “A faturação eletrónica na Região de Aveiro”


Os Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), no âmbito da estratégia intermunicipal de simplificação e automatização dos processos administrativos, decidiram aderir ao sistema de faturação por via eletrónica.

A adesão à faturação eletrónica traz benefícios na simplificação e celeridade de processos, na eliminação de custos e possíveis extravios postais, na facilidade de utilização de arquivos digitais, bem como representa um contributo para sustentabilidade ambiental com a diminuição do consumo de papel.

Os Municípios da CIRA estão a promover, junto dos seus fornecedores, ações de sensibilização, informação e esclarecimento, sobre estes processos. Neste sentido está prevista a realização no próximo dia 21 de abril, pelas 10h00 de um webinar sob o tema “A faturação eletrónica na Região de Aveiro”, que terá como objetivo esclarecer a comunidade de fornecedores, quanto a questões legais e técnicas como sejam os prazos legais em vigor por tipologia de empresa ou a mudança de paradigma que este serviço representa.

Os municípios de Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos, bem como a CIRA, já estão aptos e pretendem passar a receber as sua faturas exclusivamente de forma desmaterializada, através de Intercâmbio Eletrónico de Dados (E.D.I. - Electronic Data Interchange).

A CIRA vem assim convidar todos os fornecedores de entidades públicas da região a participar nesta sessão, de acesso livre e com registo prévio. Mais informação disponível no seguinte endereço web:

https://my.demio.com/ref/XQ3GnHxpCNWRiuBY.

Com a adesão à Plataforma de Faturação Eletrónica da Saphety Level Trusted Services e a adaptação dos recursos internos aos novos processos, os municípios da Região de Aveiro garantem as condições técnicas e regulamentares para a substituição dos atuais processos em papel por processos digitais, com certificado e validade legal.

De acordo com as regras atualmente em vigor, os fornecedores das entidades públicas são obrigados a emitir faturas eletrónicas a partir de:

1 de janeiro de 2021, para as grandes empresas;

1 de julho 2021, para pequenas e médias empresas;

1 de janeiro de 2022, para as micro empresas.

O projeto foi desenvolvido no âmbito da operação Região de Aveiro Digital e foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Centro 2020. A sua implementação foi contratada à empresa Saphety Level Trusted Services pelo valor de 66.973,50 €.

Pelo menos oito mortos em tiroteio num armazém postal em Indianápolis


Há mais de 60 feridos. O atirador morreu no local.

Pelo menos oito pessoas morreram e 60 ficaram feridas na quinta-feira à noite no tiroteio ocorrido num armazém da empresa de serviços postais FedEx em Indianápolis, no Estado norte-americano do Indiana, informaram as autoridades locais.

Além dos oito mortos no ataque, o agressor acabou depois por se matar.

O incidente ocorreu pouco depois das 23h00 de quinta-feira (03h00 de sexta-feira em Lisboa) num armazém da FedEx perto do aeroporto de Indianápolis onde trabalham 4.500 pessoas.

"Temos várias pessoas com ferimentos de bala", disse aos jornalistas a porta-voz da polícia de Indianápolis, Genae Cook, acrescentando que várias foram transportadas para hospitais.

"Os polícias de Indianápolis responderam à chamada, vieram, fizeram o trabalho, mas muitos estão a tentar lidar com isto, porque este é um cenário que nunca ninguém devia ver", lamentou. "É uma tragédia, mas vamos conseguir ultrapassá-la."

Lusa / TSF

Cantanhede: Vacina portuguesa para a COVID-19 demonstra resultados promissores

 A Immunethep, empresa de Biotecnologia sediada em Cantanhede, Portugal, acaba de divulgar os resultados preliminares dos ensaios pré-clínicos da sua vacina SILBA (SARS-CoV-2 Inactivated for Lung B and T cell Activation), que demonstraram uma capacidade de produção robusta de anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2.

  • Resultados dos ensaios pré-clínicos em animais revelam capacidade de a vacina desenvolvida pela Immunethep produzir anticorpos específicos para o SARS-CoV-2 que neutralizam o vírus;
  • Biotecnológica portuguesa antevê iniciar os ensaios clínicos em humanos da vacina SILBA nos próximos meses

Nestes ensaios pré-clínicos, 20 animais receberam duas administrações da vacina com três semanas de intervalo entre cada administração e foram utilizados dois grupos de animais imunizados, por forma a testar duas doses diferentes da vacina - Low Dose (LD), correspondendo a uma quantidade menor de vírus inativado por dose de vacina; High Dose (HD), uma quantidade elevada de vírus inativado por dose de vacina. Uma semana após a administração da última dose foi quantificado no soro destes animais a presença de anticorpos contra a proteína Spike do SARS-CoV-2, mais especificamente para o domínio RBD desta proteína.

Pedro Madureira, Co-fundador e Diretor Científico da Immunethep recorda que através destes ensaios clínicos foi possível confirmar a capacidade de os anticorpos produzidos neutralizarem a propagação do vírus em culturas de células in vitro.

Como grupo controlo foram usados, neste ensaio clínico, 20 animais que receberam apenas o adjuvante da vacina, um análogo sintético de RNA. Comparativamente com os animais do grupo de controlo, os animais imunizados apresentaram consistentemente uma maior quantidade de anticorpos contra o domínio RBD da proteína Spike.

“Os dados obtidos até ao momento são muito promissores e indicadores do potencial desta vacina uma vez que, através dos dados que se conhecem das vacinas já existentes, anticorpos contra este domínio RBD da proteína Spike, estão associados a uma proteção contra a COVID-19”, afirma Bruno Santos, Co-fundador e CEO da Immunethep. Acrescenta ainda que “são excelentes indicadores para os ensaios de eficácia em curso que tencionamos terminar no final de maio, dando lugar aos ensaios clínicos em humanos. Estes resultados permitem a Immunethep continuar a cumprir os objetivos a que se propôs: demonstrar a eficácia e qualidade da vacina SILBA em ensaios pré-clínicos no primeiro semestre deste ano e contribuir com uma solução para dar resposta à pandemia”.

A vacina em desenvolvimento pela Immunethep atua na prevenção da COVID-19. Outra particularidade desta vacina é o facto de ser de administração intranasal, o que permite maximizar a imunidade ao nível das mucosas pulmonares, canal preferencial de entrada do vírus no organismo. A utilização do vírus inativado reduz muito a probabilidade de haver novas variantes do vírus SARS-CoV-2 que escapem à vacina.

A Immunethep mantém uma parceria com a PNUVAX, fabricante global de vacinas no Canadá e continua a desenvolver esforços para a concretização do investimento necessário por parte das entidades governamentais portuguesas para poder avançar rapidamente para os ensaios clínicos em humanos no segundo semestre do ano, como planeado.

Desde a sua fundação, em 2014, que a Immunethep, empresa de biotecnologia spinoff da Universidade do Porto, se tem dedicado ao desenvolvimento de imunoterapias, principalmente contra infeções bacterianas multirresistentes. O know how adquirido pela equipa da Immunethep com o processo de desenvolvimento de imunoterapias permitiu-lhe iniciar de uma forma rápida o processo de desenvolvimento de uma vacina para a COVID-19.

Com presença em Portugal há 6 anos e um total de 10 colaboradores, a Immunethep é uma empresa de biotecnologia focada no desenvolvimento de imunoterapias antibacterianas que tem como base a descoberta de um mecanismo de virulência partilhado por um conjunto de bactérias patogénicas diferentes que causam infeções potencialmente fatais.

O know how adquirido pela Immunethep com o processo de desenvolvimento de imunoterapias permitiu-lhe iniciar o processo de desenvolvimento de uma vacina para a COVID-19 com dupla ação.