terça-feira, 17 de março de 2020

Torres Vedras | SUPRESSÃO DE CARREIRAS DA BARRAQUEIRO OESTE

A pedido da Barraqueiro Oeste, a Câmara Municipal de Torres Vedras vem divulgar a seguinte informação:

No seguimento das directrizes Governamentais adoptadas para a prevenção à pandemia da COVID-19, informa-se que nos dias 18, 19 e 20 de março serão suprimidos os horários das carreiras:

700 | Torres Vedras Lisboa via A8 Catefica

No sentido Torres Vedras - Lisboa, serão suprimidas as seguintes viagens:
  • 5h30
  • 22h00
  • 23h30
  • 00h30
No sentido Lisboa - Torres Vedras, serão suprimidas as seguintes viagens:
  • 6h15
  • 22h50
  • 23h30
  • 00h30
  • 1h30

702 | Torres Vedras Lisboa via Loures

No sentido Torres Vedras - Lisboa, será suprimida a seguinte viagem:
  • 21h00

703 | Torres Vedras - Póvoa de Penafirme via Ponte Rol

No sentido Torres Vedras - Póvoa de Penafirme, será suprimida a seguinte viagem:
  • 21h30
No sentido Póvoa de Penafirme - Torres Vedras, será suprimida a seguinte viagem:
  • 22h10
TUT - Transportes Urbanos de Torres Vedras

  • Todas as linhas terão a oferta reduzida a 50% do habitual. Consulte aqui o horário das carreiras, em vigor entre 18 e 20 de março.

Marinha Grande | Corte de Água na Zona Industrial

A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que, na sequência da execução da rede de abastecimento de água prevista na empreitada de "AMPLIAÇÃO DA ZONA INDUSTRIAL DA MARINHA GRANDE (ZIMG) E DE REDE VIÁRIA DA SAÍDA NORTE DA ZIMG- FASE 2", torna-se necessário proceder à interrupção do abastecimento de água a todas as fábricas localizadas na Zona Industrial Casal da Lebre:

A interrupção de abastecimento de água decorrerá dia 19 de março, entre as 08h00 e as 10h30 para todos os arruamentos, à exceção da Rua da Grécia.

Na Rua da Grécia (arruamento onde decorrerão os trabalhos) o abastecimento de água às várias fabricas aí existentes será retomado gradualmente, até às 18:00.

Deverá haver o cuidado de manter as torneiras fechadas porque o normal abastecimento de água poderá ser retomado antes da hora prevista.

Caso seja necessário, recomendamos que deixe correr a água nas torneiras até que esteja completamente limpa.
...

Continental encerra fábrica de Palmela até final de 2021

Resultado de imagem para Continental encerra fábrica de Palmela até final de 2021
A fábrica da Continental em Palmela, que produz pastilhas de travões de automóveis e emprega 370 trabalhadores, anunciou hoje que vai encerrar aquela unidade industrial até final de 2021, devido à redução dos volumes de produção.

O encerramento da fábrica de Palmela até final do próximo ano deve-se à “deterioração significativa das condições de mercado e à redução dos volumes de produção” a nível mundial, refere um comunicado da Continental, que promete dialogar com a Comissão de Trabalhadores para “desenvolver um pacote abrangente de compensação aos 370 colaboradores da unidade industrial de Palmela”.

“Vamos colaborar estreitamente com a Comissão de Trabalhadores para desenvolver um pacote abrangente de compensação”, garante, no comunicado, o diretor-geral da fábrica, Pedro Gaiveo, adiantando que essa compensação deverá incluir “indemnização e apoio na procura de um novo emprego dentro ou fora da Continental”.

A par das estimativas que apontam para uma produção ainda mais baixa do que indicavam as previsões de há cerca de ano e meio, a Continental justifica também o encerramento da fábrica de Palmela com a estratégia `Transformation 2019–2029´, um programa do grupo alemão que visa “fortalecer a competitividade da empresa a longo prazo e assegurar a sua viabilidade”.

O SITE Sul - Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul ainda não foi oficialmente informado da decisão da Continental de encerrar a fábrica de Palmela, mas espera que a decisão seja reversível.

“Oficialmente ainda não houve nenhuma informação da empresa ao sindicato, mas vamos contactar a empresa e tentar encontrar alternativas que passem pelo não encerramento”, disse à agência Lusa Esmeralda Marques, do SITE Sul.

“O encerramento da Continental de Palmela teria um grande impacto negativo no concelho de Palmela e na região”, acrescentou Esmeralda Marques.

De acordo com dados da Continental, o grupo alemão, fundado em 1871, tem várias unidades industriais distribuídas por diversos pontos do país, com cerca de 3.700 colaboradores, e mais de 240.000 colaboradores em 59 países. Em 2019, a Continental atingiu um volume de vendas de 44,5 mil milhões de euros.
Lusa

Unidades da rede Termas Centro encerram por precaução

Assim que estiverem reunidas todas as condições, as Termas estarão preparadas para receberem, de novo, os seus aquistas, com as técnicas adequadas às várias indicações terapêuticas e para a promoção da saúde.

As unidades termais da rede Termas Centro, em articulação com as diferentes Autoridades Regionais de Saúde, decidiram encerrar a sua atividade até o pico da epidemia de COVID-19 ser ultrapassado. A saúde e a segurança dos aquistas e dos colaboradores das unidades são as prioridades das Termas Centro, pelo que o encerramento preventivo vai ocorrer durante o período de tempo que se considerar necessário.

A rede Termas Centro adianta, no entanto, que assim que estiverem reunidas todas as condições de segurança, as suas unidades estarão preparadas e de braços abertos para receberem os seus clientes, proporcionando-lhes, como sempre, as terapêuticas mais adequadas para aliviarem os sintomas e consequências das várias doenças que tratam – terapêuticas essas que têm vindo a ser comprovadas por diversos estudos científicos.

Os balneários termais, como estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde que são, obedecem a um rigoroso protocolo de admissão, higienização, desinfeção e monitorização, cumprindo integralmente os programas de controlo de qualidade estabelecidos pela Direção Geral de Saúde e pelas Autoridades Regionais de Saúde. As Termas dispõem de médicos e pessoal técnico habilitado de modo a adotar os procedimentos necessários para atuar em todas as situações, minimizando os riscos para termalistas e colaboradores.

No atual contexto de epidemia de COVID-19, as Termas reforçaram as medidas preventivas, tendo elaborado Planos de Contingência, em que foram definidos mecanismos de atuação, prevenção, cuidados e vigilância específicos.

A reabertura das várias unidades termais da rede Termas Centro será realizada de forma faseada, e sempre de acordo com as indicações das autoridades competentes.

Até lá, a rede Termas Centro apela ao comportamento cívico de todos e a que sejam estritamente seguidas as recomendações da Direção Geral de Saúde. O regresso à normalidade, que se espera que aconteça o mais rapidamente possível, depende das atitudes de cada um.

As estâncias termais que integram o projeto são: Termas de Alcafache, Termas de Almeida–Fonte Santa, Termas de Águas–Penamacor, Termas do Bicanho, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas da Piedade, Termas de Sangemil, Termas de São Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra, Termas de Vale da Mó e Termas do Vimeiro.

Covid-19: Empresas não podem impor férias aos trabalhadores

Resultado de imagem para Covid-19: Empresas não podem impor férias aos trabalhadores
As empresas não podem impor o gozo de férias aos trabalhadores que têm de ficar em casa com os filhos em isolamento social devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, afirmam especialistas em Direito do Trabalho consultados pela Lusa.
“A regra geral é: as férias são marcadas por acordo entre empregador e trabalhador. Portanto, a empresa não pode impor”, afirma o advogado Luís Gonçalves da Silva, acrescentando que a lei laboral “é clara”.

Também o jurista de Direito Laboral Pedro Romano Martinez diz que o Código do Trabalho define que “só por acordo” entre as duas partes as férias podem ser marcadas.

Os especialistas explicam que, na falta de acordo, a lei permite que seja o empregador a definir as férias, mas a entidade patronal está sujeita a uma limitação temporal.
“Sem acordo, o empregador só pode fixar as férias entre 01 de maio e 31 de outubro”, diz Gonçalves da Silva.
O especialista sublinha ainda que “a finalidade das férias dificilmente é compatível com esta situação [de pandemia] porque o objetivo das férias é a recuperação física e psíquica do trabalhador, o que pressupõe poder descansar, ter liberdade para circular”.
“Na situação em concreto, vejo com muita dificuldade que essa finalidade seja efetivamente prosseguida”, defende Gonçalves da Silva.
Esta é a regra geral prevista no Código do Trabalho, que poderá, no entanto, ser diferente se outro regime estiver previsto em instrumento de regulamentação coletiva, como um Acordo de Empresa (AE) ou contrato coletivo, explicam os juristas.
Pedro Romano Martinez lembra que há, por outro lado, setores, como o turismo, “que têm possibilidade de marcação de férias em momento diverso”.
Segundo o Código do Trabalho, na falta de acordo, o empregador do setor do turismo está obrigado a marcar apenas 25% do período de férias entre 01 de maio e 31 de outubro, podendo assim os restantes 75% serem marcados fora do período convencional.
O Governo publicou na sexta-feira à noite em Diário da República um conjunto de medidas excecionais e temporárias relacionadas com a pandemia da Covid-19.
Entre as medidas está um apoio financeiro para os pais que têm de faltar ao trabalho para ficar em casa com os filhos menores de 12 anos devido ao encerramento das escolas.
Este apoio corresponde a dois terços da remuneração base, pago em partes iguais pela entidade empregadora e pela Segurança Social.
Segundo o diploma do Governo, o apoio tem como valor mínimo 635 euros (um salário mínimo nacional) e como valor máximo 1.905 euros (3 vezes o salário mínimo nacional) e para se ter acesso, o apoio deve ser pedido através da entidade empregadora.
O apoio está sujeito aos descontos para a Segurança Social.
Os trabalhadores que fiquem em casa com os filhos têm direito ao apoio durante o período em que for decretado o encerramento da escola, exceto se coincidir com as férias escolares.
Lusa

Covid-19: Nasceu o primeiro bebé de mãe infetada no Hospital de São João. Teste inicial à criança deu negativo

Resultado de imagem para Covid-19: Nasceu o primeiro bebé de mãe infetada no Hospital de São João. Teste inicial à criança deu negativo.
Nasceu o primeiro bebé de uma mulher grávida infetada pelo novo coronavírus. Ambos estão bem, sendo que o teste inicial à criança resultou em negativo.
Nasceu no Hospital de São João, no Porto, o primeiro bebé de uma grávida infetada pelo novo coronavírus, covid-19, confirmou o SAPO24.
SAPO24 apurou também que o primeiro teste ao bebé teve resultado negativo. A contranálise será repetida 32 horas depois. Quer a mãe, quer a criança se encontram bem.
O resultado do teste parece ir ao encontro de um estudo de caso na China, que sugeriu que o coronavírus que causa a doença Covid-19 é intransmissível das grávidas para os recém-nascidos.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.850 morreram.
Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.
O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se no centro da pandemia, com quase 60 mil infetados e pelo menos 2.684 mortos.
Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.
Lusa

Covid-19: Renault para produção da fábrica de Cacia, Aveiro

Resultado de imagem para Covid-19: Renault para produção da fábrica de Cacia, Aveiro
O Grupo Renault anunciou hoje que decidiu parar na quarta-feira a produção da sua fábrica em Cacia, Aveiro, devido à pandemia do Covid-19.
“Face à atual situação de disseminação do coronavírus e tendo como prioridade máxima a segurança dos seus trabalhadores, o Grupo Renault decidiu suspender a produção da fábrica Renault Cacia, a partir das 06:00, de 18 de março. Esta decisão foi já comunicada às organizações sindicais”, refere um comunicado da empresa.
No comunicado, é assegurado que “todas as medidas de prevenção decididas pelas autoridades foram aplicadas desde o início da pandemia” e sublinhado que “a saúde e a segurança dos seus trabalhadores têm sido a prioridade máxima do Grupo Renault desde que se iniciou, em Portugal, o surto do Covid-19”.
“Dado o atual estado de avanço deste surto em Portugal, o Grupo Renault decidiu suspender a sua atividade industrial na Renault Cacia. Acreditamos ainda que a atividade comercial será rapidamente retomada depois da crise e as medidas apropriadas serão implementadas em conjunto com os representantes dos trabalhadores, para responder a um eventual aumento da procura”, acrescenta.
O comunicado finaliza pelo agradecimento da direção do grupo pelo “sentido de responsabilidade manifestado por todos os colaboradores neste período difícil”.
Lusa

Decretado estado de calamidade em Ovar

O Governo declarou hoje estado de calamidade pública para o concelho de Ovar, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Despacho entrou hoje em vigor e vigora até 2 abril, podendo ser revogado.
A aplicação da medida de calamidade pública significa, explicou o ministro da Administração Interna, a "criação de uma cerca sanitária aplicada todo o município e o estabelecimento de um conjunto de restrições às atividades económicas e à circulação de pessoas".
Eduardo Cabrita esclareceu que, exceto situações excecionais, como profissionais de saúde e de socorro residentes em Ovar, abastecimento de áreas que devam continuar em funcionamento, tal como supermercados, "fica vedada a saída dos residentes de Ovar e é vedado o acesso de todos nós ao município de Ovar".
O ministro da Administração Interna explicou também que ficam interditas todas as atividades comerciais ou industriais exceto aqueles que são relativas ao setor alimentar. "Fechamos todos os restaurantes, fechamos todas as oficinas, mantém-se abertas as padarias ou supermercados na área de abastecimento alimentar. Igualmente as farmácias, bancos e postos de abastecimento de combustíveis”, diz ainda, explicando que a "medida será aplicada de imediato".
A linha do Norte que atravessa o município de Ovar irá continuará funcionar, mas "nas estações situadas nesse município, não haverá entrada nem saída de passageiros".
"Esta é uma batalha de todos (...) que nos une a todos os cidadãos e à autarquia de Ovar", referiu o ministro manifestando  "toda a solidariedade" com o município.
Para explicar a dimensão de saúde pública que justifica esta medida a Ministra da Saúde, Marta Temido, tomou depois a palavra.
"Esta tarde, na sequência daquilo que vem sendo a evolução epidemiológica da Covid-19 na região do centro, o senhor delegado regional de saúde emitiu um despacho no qual considerava que nos encontramos nesta área numa zona compatível com um quadro de transmissão comunitária ativa da doença. Isto constitui um risco de transmissão generalizada e a possibilidade de poderem ocorrer novas cadeias de transmissão", explicou.
Marta Temido recordou ainda os números conhecidos no boletim epidemiológico desta manhã. "Havia 51 casos confirmados, ontem às 00h00, na Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). Desses 51 casos confirmados, 30 estão relacionados com o concelho de Ovar. Decorrentes desses casos, temos 440 contactos em monitorização. Esses contactos estão com recomendação de isolamento, de quarentena e a ser contactados pelas autoridades de saúde".
O período de quarentena geográfica imposta em Ovar tem início amanhã, 18 de março, e termina a 2 de abril. Esse intervalo temporal será "reapreciado continuamente", conforme a evolução do problema no concelho e da pandemia.
A notícia já tinha sido avançada pelo autarca de Ovar nas redes sociais. Salvador Malheiro escreveu esta terça-feira que, após um aumento dos casos em Ovar, distrito de Aveiro, o governo vai decretar um "estado de calamidade específico" e que o município vai "entrar em Quarentena Geográfica". Autoridade de saúde ordenou o encerramento de “todos os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais" e a limitação de movimentação de pessoas.
O ofício assinado por João Pedro Carvalho Pimentel, Delegado de Saúde Regional do Centro e, por inerência, diretor do Departamento de Saúde Pública dessa Administração Regional de Saúde, foi partilhado na página oficial da Câmara Municipal na rede social Facebook.
O documento determina o encerramento de "todos os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais, bem como a limitação de movimentação, de pessoas, de e para o Concelho de Ovar, devido à existência de perigo para Saúde Pública, nomeadamente risco de contágio de COVID e como medida de contenção, pelo período de 18/03/2020 a 02/04/2020".
Lusa

REUNIÃO DE CÂMARA REALIZADA REMOTAMENTE

Realizou-se, hoje, a Reunião de Câmara ordinária que estava prevista e marcada para esta data. Devido à situação de pandemia provocada pela doença COVID-19, a reunião decorreu remotamente com recurso a meios digitais de comunicação.

No período antes da ordem do dia, a Câmara Municipal aprovou a ativação do Plano Municipal de Emergência, a isenção de pagamento de taxas de estacionamento à superfície na cidade e a suspensão dos efeitos decorrentes dos mapas que definem as zonas de estacionamento para residentes.

O executivo aprovou, ainda, um voto de louvor aos torrienses pela serenidade revelada na gestão do seu dia a dia no quadro desta epidemia, expressando especial apreço e reconhecimento pelos profissionais de saúde, agentes de Proteção Civil, trabalhadores municipais que com eles têm colaborado de forma a manter em funcionamento os serviços essenciais para a população e quem assegura, com coragem e determinação, a prestação de serviços básicos, não podendo isolar-se em casa.

Cantanhede | No âmbito no Plano Municipal de Contingência do Coronavírus


Câmara de Cantanhede encerra serviços de atendimento  e cria apoio para fazer chegar bens de primeira necessidade a idosos

A Câmara Municipal de Cantanhede acaba de avançar com o encerramento dos balcões de atendimento presencial, tendo em vista o reforço os mecanismos de prevenção do surto de Coronavírus (COVID-19). O objetivo é limitar ao mínimo possível as situações que possam favorecer a ocorrência de contaminação e impedir propagação do surto epidemiológico. Em todo o caso, os serviços continuam a funcionar e a dar resposta às solicitações que lhes cheguem através de telefone ou de email – lista de contatos disponível no portal do Município em https://www.cm-cantanhede.pt –, estando a funcionar também um balcão virtual (https://servicosonline.cm-cantanhede.pt), onde podem ser resolvidas situações relacionadas com Urbanismo, Reabilitação Urbana, Inspeções e Certificações, Ocupação de Espaço Público e Publicidade e Proteção Civil e Gestão Florestal, entre outras.
O encerramento dos balcões de atendimento presencial será objeto de reavaliação no final do mês de março, à semelhança do fecho das feiras e mercados, da suspensão dos eventos e interdição de equipamentos e instalações municipais, conforme foi decidido há já algum tempo.
Entretanto, a autarquia cantanhedense criou uma Equipa de Intervenção em Situações de Exceção (EISE) para, no âmbito do Serviço Municipal de Ação Social, assegurar a entrega ao domicílio de medicamentos, alimentos e outros produtos de primeira necessidade a idosos sem suporte familiar, no sentido de os manter em recolhimento e evitar a sua exposição a situações potenciadoras de contágio por Coronavírus.
Os técnicos mobilizados para a referida equipa estão a fazer o levantamento das pessoas nessas circunstâncias, em articulação como os presidentes de junta de freguesia, enfermeiros dos postos de enfermagem, técnicos das IPSS e outras entidades que de algum modo possam ter conhecimento de pessoas a necessitar deste tipo de apoio, devendo as situações identificadas ser comunicadas telefonicamente à Câmara Municipal para a linha da Ação Social e Saúde (231 249 043).
Coordenada pela vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões, a operação comporta a avaliação da necessidade de ajuda dos idosos sinalizados, após o que estes são contactados por técnicos dos serviços de ação social, que asseguraram o transporte dos produtos de que precisam para satisfação de necessidades básicas ao nível da alimentação, higiene e saúde. Relativamente a situações de enfermidade, se já existir prescrição médica, a resposta passa pelo contacto com a farmácia onde habitualmente adquirem os medicamentos, mas se não existir essa prescrição médica o elemento da equipa que estiver a tratar do caso deverá contactar o médico de família.
No que diz respeito à alimentação e produtos de higiene, a equipa cuida do transporte sempre que necessário e se houver algum idoso em situação de carência económica e sem meios para suportar a sua aquisição, será feito o pedido de antecipação do fornecimento de bens ao Banco de Recursos Colmeia para lhe poder ser dada resposta imediata a esse nível. Nesse sentido, foi acionado o reforço dessa resposta social criada pelo Município de Cantanhede, nomeadamente através da antecipação da compra de bens prevista para abril, de acordo com a verba mensal estipulada para esse efeito.

Silves | MUNICÍPIO DE SILVES MANTÉM ATIVO TRANSPORTE DE APOIO À COMUNIDADE

Resultado de imagem para silves algarve
O serviço de transporte de Apoio à Comunidade está a ser mantido pela Autarquia de Silves, apesar de condicionado a utilizadores com necessidades reais e estritamente indispensáveis, possibilitando deslocações a farmácias e a aquisição de alimentos essenciais.
Os transportes disponibilizados pela autarquia têm a sua capacidade total reduzida e os lugares sentados passíveis de serem utilizados devidamente identificados, mantendo as distâncias de segurança aconselhadas pela DGS.
Existe ainda um reforço de higienização nestes transportes, procurando desta forma minimizar a possibilidade de contágio por COVID 19 no concelho, e ao mesmo tempo manter este apoio tão importante à comunidade.
Todos os procedimentos aplicados pela autarquia são alvo de constante monitorização, pelo que todas as alterações que eventualmente venham a ocorrer serão comunicados.
A prevenção é fundamental no combate a este surto, pelo que a colaboração ativa de todos é de crucial importância.

STADA apresenta um crescimento de dois dígitos em 2019

Enquanto investe para liderar os sectores dos Genéricos e Consumer Healthcare
  • Em 2019 a STADA reportou um crescimento de 12% nas vendas globais do grupo para 2.61 mil milhões de euros, com um crescimento de 24% no EBITDA ajustado para 625.5 milhões de euros, numa altura em que a empresa fechou vários negócios de aquisição.
  • A contínua implementação de uma cultura de crescimento proporcionou um forte aumento de vendas nos principais mercados e aumento do market share em toda a Europa.
  • O CEO Peter Goldschmidt afirma: “Estes excelentes resultados suportam os investimentos no nosso crescimento a longo prazo e posicionam a STADA como um parceiro de referência no mercado dos genéricos e Consumer Healthcare”.

O crescimento da STADA a dois dígitos nas vendas e no EBITDA em 2019 está na base de mais atividades orgânicas de crescimento e desenvolvimento do negócio para este ano.
As vendas reportadas do grupo indicam um crescimento de 12% para 2,61 mil milhões de euros no ano passado, incluindo vendas de genéricos que aumentaram 11% para 1,53 mil milhões de euros e vendas de produtos de marca que aumentaram 13% para 1,07 mil milhões de euros. O progresso do grupo incluiu um forte crescimento de vendas orgânicas de 8%.
As medidas tomadas pela STADA para otimização e melhoria dos processos de produção e cadeia de abastecimento, traduziram-se em significativos ganhos de eficiência e produtividade no seu modelo operacional. Estas medidas tiveram um impacto em resultados ajustados antes de juros, impostos e amortizações (EBITDA), aumentando em 24% para 625.5 milhões de euros.

“Estes excelentes resultados permitem-nos acelerar o nosso investimento não só no desenvolvimento dos nossos produtos, mas também amplamente no co-desenvolvimento externo e no licenciamento de produtos. É um excelente suporte à nossa sustentabilidade e crescimento a longo prazo, enquanto continuamos a construir a melhor equipa do setor”, destacou o CEO da STADA, Peter Goldschmidt.

Como parceiro preferencial, a STADA assinou mais de 50 acordos de licenciamento durante 2019, inclusive em áreas altamente promissoras, como biossimilares.

“Durante 2019, demonstrámos agilidade para conquistar quota de mercado aos nossos concorrentes em todos os principais mercados europeus”, observou Goldschmidt. "Com base nos excelentes resultados alcançados pela nossa equipa líder do setor, poderemos continuar a nossa estratégia de crescimento empreendedor e posicionar a STADA como um parceiro de referência no mercado dos genéricos e Consumer Healthcare".

A STADA superou amplamente os seus concorrentes e alcançou ganhos substanciais de quota de mercado em quase todos os seus principais mercados, durante 2019. Foram registados incrementos de vendas de dois dígitos na Alemanha, Itália, Espanha, França e Reino Unido. Na Rússia, uma recém-nomeada equipa de gestão está a implementar uma estratégia de recuperação para enfrentar um declínio em 2019.
Enquanto duplicava a sua presença na Europa, a STADA continuou a investir em mercados emergentes, especialmente no Oriente Médio, Vietname e Filipinas.

Nossa Senhora de Machede - Câmara Municipal de Évora procede a obras de pavimentação

Decorreram no passado dia 12 de março importantes trabalhos de conservação de pavimentos betuminosos na povoação de Nª Srª de Machede.
Foram assim realizadas intervenções em parte da Rua Engº Sebastião José Perdigão, Largo da Casa do Povo e Rua 25 de Abril, num total de cerca de 1.200 m2. A obra foi realizada em regime de empreitada, a cargo da empresa Nivelvias, com um valor de investimento de 3.337,00€, verba suportada integralmente pelo Orçamento Municipal.

Esta obra insere-se no âmbito da política municipal de apoio às freguesias rurais, segundo a qual, em colaboração com as respetivas juntas e uniões de freguesias, têm vindo a ser identificadas prioridades e desenvolvidas iniciativas com vista a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das respetivas populações.

O irónico e trágico berço da filosofia


Dispensa apresentações, mas não dispensa novas leituras. Apologia de Sócrates de Platão, livro fundador da filosofia tal como a conhecemos no Ocidente, é de novo editado pela Guerra e Paz, numa edição organizada pelo editor Manuel S. Fonseca.

Uma obra fundamental, aqui adaptada para todos os leitores, que sustenta o valor da verdade, contra todos os relativismos e autoritarismos.

Não podia ter havido começo mais poético nem mais trágico para a filosofia:  em 399 a. C., os atenienses condenaram Sócrates, um cidadão com cerca de 70 anos, à morte por não prestar culto aos deuses da cidade, por questionar as tradições e por corromper a juventude com novas crenças.

Depois de discursar para os cidadãos de Atenas que hão-de votar a sua condenação, o condenado bebe uma taça de cicuta e discursa serenamente: com este estranho ritual, com estes gestos, se estabeleceu o começo da forma de pensar e argumentar a que chamamos filosofia.

Apologia de Sócrates chega hoje, dia 17 de Março, às livrarias de todo o país. O livro pode ainda ser adquirido através da loja online da Guerra e Paz, Editores.



Apologia de Sócrates
Platão
Introdução, notas e versão: Manuel S. Fonseca
Não-Ficção / Filosofia
96 páginas · 15x20,5 · 12,00 €
Nas livrarias a 17 de Março

Guerra e Paz, Editores

Combate ao Covid-19/Coronavirus na Região de Aveiro - CIRA lança campanha de angariação de Equipamentos para o CHBV


A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) em contacto permanente com o nosso Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) no combate à Pandemia Covid-19/Coronavirus e respondendo à solicitação da Presidente do CA/CHBV, Dra Margarida França, com a perspetiva muito clara da necessidade crescente que vamos ter nas próximas semanas, lançou uma “Campanha de Angariação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o CHBV”, nas suas três unidades hospitalares: Aveiro, Águeda e Estarreja, junto dos Cidadãos, Entidades e Empresas da Região de Aveiro, apelando ao espírito de colaboração ativa de todos.
Os EPI em causa são os seguintes:
- Máscaras cirúrgicas;
- Respiradores FFP2;
- Fatos protetores L e M;
- Luvas S, M, L.
A CIRA continuará a cooperar com as Entidades Locais, Regionais e Nacionais no que seja necessário e sublinha a importância da resposta da sociedade civil a este pedido, dado que cada vez mais o combate ao Coronavirus / Covid-19 se encontra centralizado no CHBV, sabendo que neste momento há duas situações mais críticas:
1. A Saúde dos Profissionais com um número relevante de infetados com o Coronavirus;
2. A necessidade de equipamentos individuais de proteção (EPI) e de ventiladores.
Para diligências de entrega de equipamento deve ser contactado o Secretariado da Administração do CHBV pelos seguintes números de telefone: 234 378 302 (geral) e 962 145 386 (Florbela Anjos).
Vamos Todos Ajudar nesta Luta Contra o Coronavirus / Covid-19 e pela Vida de Todos, fazendo chegar ao CHBV este material.

Programa Férias em Movimento 2020 - Abertas candidaturas para entidades organizadoras até 24 de abril


Estão abertas as candidaturas para entidades organizadoras no âmbito do Programa Férias em Movimento para as duas modalidades:

- Campos de férias residenciais e
- Campos de férias não-residenciais.
As atividades decorrem de 6 de junho a 13 de setembro próximo.

O Programa promove a ocupação saudável dos tempos livres, em Campos de Férias, para jovens, no período de férias escolares, através da prática de atividades lúdico-pedagógicas.

Este ano as atividades de campos de férias podem enquadrar-se nas seguintes áreas:
Desporto; Ambiente; Cultura; Património histórico e cultural; Multimédia;
Outras, de relevante interesse para os jovens.

Prazo limite de candidatura - 24 de abril. 

Mais info: 

Para esclarecimentos adicionais e particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.

AVISO À POPULAÇÃO| COVID-19 – ATUALIZAÇÃO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA DO MUNICÍPIO DE OVAR

Resultado de imagem para Ovar

Considerando que se verificou nas últimas horas um agravamento de casos suspeitos de infeção pelo novo Coronavírus (COVID 19) no Município de Ovar, foi determinado o encerramento de todos os serviços administrativos da Câmara Municipal de Ovar, a partir das 15h30, de hoje, dia 16 de março e até ao próximo dia 03 de abril. Esta medida exceciona os serviços municipais de Proteção Civil, de Conservação e Manutenção do Espaço Público, Cemitério, Resíduos e gestão do Ambiente, que se mantêm em estado de vigilância.

Perante estes factos, a CMOvar reforça o apelo a toda a comunidade vareira para ficar em casa e cumprir escrupulosamente as regras de higienização.

Covid-19. Instituto do Sangue pede aos portugueses para realizarem mais doações

O Instituto do Sangue criou um plano de contingência que visa manter a segurança dos dadores durante a crise de coronavírus.

O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) apela às doações de sangue e recorda que os hospitais com serviços de colheita devem continuar a colher sangue para a transfusão.

“As dádivas são especialmente necessárias num período em que se está a verificar uma diminuição do número de dadores”, disse o IPST em resposta às questões colocadas pelo Jornal Económico.

As sessões de colheita realizadas em Unidade Móvel foram encerradas por não permitirem respeitar as condições de distanciamento, tendo em conta que o espaço é pequeno.

“Todos os potenciais dadores vão ser convidados a dirigir-se a outras sessões de colheita próximas ou a realizar agendamento prévio para a dádiva de sangue nos postos fixos de colheita, preferencialmente com hora marcada”, explica o Conselho Executivo do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST).

“No dia 12 de março, foram canceladas oito sessões de colheita a pedido dos organizadores locais, nomeadamente, em escolas, empresas e feiras, tendo- se verificado uma na região de Coimbra, três na região de Lisboa e quatro na região do Porto, com uma previsão de 351 dadores”, revela O IPST.

O IPST elaborou ainda um plano de contingência para o fornecimento de sangue e componentes sanguíneos que consiste em preencher o habitual questionário, feito aos dadores na triagem, e criou “um reforço na pesquisa de antecedentes pessoais do dador, nas questões relacionadas com as viagens a áreas ou regiões com surto ou transmissão comunitária ativa”, afirma o IPST.

“Haverá um adiamento das dádivas de dadores de sangue por 28 dias, após possível exposição ou contato com caso confirmado de COVID-19 ou após viagem para áreas ou regiões com transmissão comunitária ativa. As dádivas de dadores com casos confirmados de SARS-CoV-2 serão adiadas por 28 dias, após a resolução dos sintomas e a conclusão do tratamento, entre outras medidas previstas”, completa.

CULTURA | Cantor Pedro Barroso morre de doença prolongada


O cantor, autor e músico português, Pedro Barroso, faleceu esta segunda-feira à noite, de doença prolongada. Tinha 69 anos.Barroso publicou 20 álbuns, o mais recente dos quais, Artes do Futuro, em 2017.
Nascido em Lisboa, a 28 de Novembro, Pedro Barroso cresceu em Riachos, terra natal do pai, professor primário.
Foi um dos cantautores revelados em 1969 pelo programa da RTP, Zip-Zip.
Em 1970 colaborou como actor no Teatro Experimental de Cascais, sob a direção de Carlos Avillez, ao lado de José Jorge Letria e de António de Macedo.
Nos anos seguintes colaborou ainda com a Valentim de Carvalho em diversos projectos. O seu primeiro álbum de longa duração foi apenas editado em 1976, pela Diapasão/Sassetti, com o título Lutas Velhas, Canto Novo.
Seguiu-se o álbum Água Mole Em Pedra Dura em 1978. No ano de 1979 lança o single "Em Ferrel/Canção Para O Rio Almonda" e participa no Festival da Nova Canção de Lisboa.
O álbum Quem Canta Seus Males Espanta foi editado em 1980. A canção "Canção Para O Rio Almonda" seria distinguida com o Troféu Karolinka no Festival Menschen und Meer, realizado na antiga RDA, em 1981.
Até 2017 publicou mais 17 álbuns e ao longo dos anos cantou em praticamente todas as grandes salas portuguesas, incluindo o Coliseu de Lisboa, a Aula Magna, o Fórum Lisboa, o Teatro Rivoli, o Pavilhão Atlântico e Teatro Diogo Bernardes, entre outros.
Apresentou ainda espectáculos em vários países europeus, no Brasil, no Canadá, nos EUA, na China, incluindo em cadeias de televisão e rádios.
A três de Dezembro de 2009, num concerto no Teatro de São Luiz, Pedro Barroso despediu-se dos palcos, celebrando 40 anos de carreira.
Esta terça-feira, depois das 22h a Antena 1 transmite o último concerto de Pedro Barroso, ocorrido em Dezembro de 2019 no Teatro Virgínia, em Torres Novas, sua terra adoptiva.
As músicas, os poemas, os amigos, os admiradores, estiveram unidos por uma última vez naquela data, para celebrar esta figura maior da cultura portuguesa.

Fonte: RTP

Litoral Centro: Vídeos documentam o movimento em Aveiro

Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Aveiro.
Notamos que a imprensa televisiva, essencialmente esta, fala mais do estado em que se encontram os hospitais das grandes cidades, "desprezando" o resto País.

O país não se reduz ao Porto, Coimbra e Lisboa, à muito mais do aquelas grandes cidades, por isso o Litoral Centro decidiu fazer dois vídeos e divulgá-los.

-Primeiro Vídeo do Litoral Centro https://youtu.be/TM6yLsXDij8

-Segundo Vídeo https://youtu.be/YNQjhYD3D2E realizado junto dos CCTs vs Praça Marques Pombal, onde pomos ver a Farmácia Moderna a atender alguns clientes pelo postigo, como a florista com a loja aberta.


A vida é assim mesmo, é movimento, dinâmica, não pode parar, as contas são certas, embora as promessas sejam mais do que muitas, mas, não convencem ninguém, as pessoas estão escaldadas com os incumprimentos.

Joaquim Carlos
Director do Litoral Centro 
Aveiro, 17 de Março 2020

Covid-19: CIRA lança campanha de angariação de equipamentos de proteção para o CHBV

Resultado de imagem para Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) lançou hoje uma campanha de angariação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para entregar ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHVB).

A inciativa surge, segundo explica um comunicado, em resposta à solicitação da presidente do conselho da administração, Margarida França, atendendo à “perspetiva muito clara da necessidade crescente” nas “próximas semanas” nas três unidades hospitalares associadas (Aveiro, Águeda e Estarreja).

Os EPI em causa são os seguintes: máscaras cirúrgicas, respiradores FFP2, fatos protetores L e M e luvas S, M, L.

Cidadãos, entidades e empresas da Região de Aveiro são chamadas a apoiar, em “espírito de colaboração ativa de todos”.

“A CIRA continuará a cooperar com as entidades locais, regionais e nacionais no que seja necessário e sublinha a importância da resposta da sociedade civil a este pedido, dado que cada vez mais o combate ao coronavirus / Covid-19 se encontra centralizado no CHBV”, refere a nota de imprensa.

Neste momento, existem “duas situações mais críticas”: a saúde dos profissionais “com um número relevante de infetados” com o coronavirus e a necessidade de equipamentos individuais de proteção (EPI) e de ventiladores.

“Vamos todos ajudar nesta luta contra o coronavirus / Covid-19 e pela vida de todos, fazendo chegar ao CHBV este material”, apela a CIRA.

Para diligências de entrega de equipamento deve ser contactado o Secretariado da Administração do CHBV pelos seguintes números de telefone: 234 378 302 (geral) e 962 145 386 (Florbela Anjos) (Informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Notícias de Aveiro