quinta-feira, 9 de maio de 2019

Vamos ao Lage d´água Fado´e gastronomia a Santo Tirso? Sábado 11 de Maio



Saúde | Previsão polínica | 3 a 9 de maio

Níveis muito elevados de pólen no continente. Proteja-se!
As concentrações de pólenes estarão com níveis muito elevados em Portugal continental e baixos na Madeira e nos Açores, segundo o boletim polínico para a semana de 3 a 9 de maio.
De acordo com as previsões da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) hoje divulgadas, os pólenes estarão em níveis muito elevados nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro, Entre Douro e Minho, Beira Litoral, Beira Interior, Lisboa e Setúbal, Alentejo e Algarve.
Nestas zonas predominam os pólenes de árvores como carvalho, pinheiro, bétula, oliveira, sobreiro e de ervas como urtiga, parietária, azeda, tanchagem, quenopódio e gramíneas.
Na Madeira, apesar dos níveis baixos, os pólenes em destaque são os das árvores pinheiro, plátano, cipreste e eucalipto e das ervas parietária, gramíneas e tanchagem.
Nos Açores, também com níveis baixos, predominarão os pólenes das ervas urtiga e parietária e das árvores pinheiro, carvalho e bétula.
A alergia ao pólen causa reações do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).
Recomendações gerais da SPAIC
  • Consulte o Boletim Polínico, para saber as concentrações dos pólenes no ar ambiente (baixas/moderadas/elevadas).
  • Programe as suas férias, elegendo locais de baixas contagens polínicas (ex. neve, praia).
  • Evite realizar atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas. Passeios no jardim, cortar a relva, campismo e a prática de desporto na rua irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias.
  • Mantenha as janelas fechadas sempre que viajar de carro. Assim poderá passear, reduzindo significativamente o contacto com os pólenes. Os motociclistas deverão usar capacete integral. Em casa deverá manter as janelas fechadas quando as concentrações dos pólenes forem elevadas.
  • Use óculos escuros, uma forma eficaz e prática de evitar queixas oculares, sempre que sair à rua.
  • Faça a medicação prescrita, pois esta será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia. Consulte um médico especialista de imunoalergologia para o diagnóstico correto e a prescrição do medicamento mais adequado. A prevenção poderá passar pela realização de vacinas antialérgicas.
O Boletim Polínico informa semanalmente sobre os níveis de pólenes existentes no ar, através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua destas substâncias, em várias regiões do país.

Para saber mais, consulte:

Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica – http://www.spaic.pt/

Os Super Saudáveis

ULS Guarda desenvolve projeto de educação alimentar.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, através da sua Unidade de Saúde Pública,  está a desenvolver um programa de educação alimentar junto dos alunos das escolas dos concelhos de Gouveia, Seia e Fornos de Algodres.
O Programa de Educação Alimentar na Comunidade Escolar (PEACE) da responsabilidade da Unidade de Saúde Pública da Guarda pretende «melhorar os hábitos alimentares dos alunos» abrangidos.
De acordo com a ULS da Guarda, no âmbito do programa PEACE, está a ser desenvolvido o jogo «Os Super Saudáveis», dirigido aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos três municípios abrangidos pela iniciativa.
O projeto, patrocinado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, começou em março e prolonga-se até ao mês de maio.
Os Super Saudáveis
O jogo «Os Super Saudáveis» consiste de um pequeno baralho de cartas colecionáveis «para cada criança jogar e aprender».
No total, são 15 cartas colecionáveis que representam 15 alimentos com diferentes níveis de superpoderes. Todos os alimentos são saudáveis e foram escolhidos com base nos grupos da roda dos alimentos, sublinha a ULS da Guarda.
De acordo com ULS da Guarda, durante as cinco semanas de execução do projeto são realizados um almoço e um lanche por semana, «acompanhados de um alimento com um poder super saudável».
Com a ingestão desses alimentos na escola serão entregues, pelo professor, as cartas respetivas, acrescenta.
«A Unidade de Saúde Pública e a Liga Portuguesa Contra o Cancro estão muito satisfeitas com o projeto e pretendem, no próximo ano letivo, lançar o desafio aos restantes concelhos do distrito da Guarda, para implementação de `Os Super Saudáveis` como ferramenta de educação alimentar prioritária no âmbito da aplicação de PEACE», revela  a Unidade Local de Saúde da Guarda.
A ULS Guarda abrange dois hospitais (Hospital Sousa Martins, na Guarda, e Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia) e 13 centros de saúde do distrito (exceto o de Aguiar da Beira).

Cerimónia de Prémios 112

INEM galardoado com «Social Media Award» 10 de abril, na Croácia.


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi galardoado com o «Social Media Award», atribuído pela Associação Europeia de Números de Emergência (EENA), na cerimónia anual de atribuição de prémios 112 (112 Awards Ceremony), que decorreu no dia 10 de abril de 2019, em Dubrovnik.

O Prémio ficou a dever-se ao «uso excecional das redes sociais durante o Mundial de Futebol de 2018, com o objetivo de consciencializar a população para o problema do elevado número chamadas falsas para os números de emergência», tendo, a convite da organização, sido entregue pelo Embaixador de Portugal na Croácia.

Plano de contingência | Verão 2019

DGS publica Plano para prevenir e minimizar efeitos negativos do calor.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou, no dia 26 de abril, o «Plano de contingência saúde sazonal – Módulo verão 2019», que entra em vigor a 1 de maio e se estende até 30 de setembro, e apresenta orientações estratégicas e referenciais que permitem comunicar o risco e sua gestão à população e aos parceiros do sector da saúde, bem como capacitar os cidadãos para a sua proteção e a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura.
O documento reforça a necessidade de todos os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) implementarem Planos de Contingência de nível local e regional.
Com base na informação disponível a nível nacional, regional e local, as administrações regionais de saúde e as instituições do SNS devem organizar-se, em cada momento, antecipando as necessidades de resposta face à procura (aumento da procura ou procura diferente da esperada) com o objetivo de minimizar os efeitos do calor intenso na saúde e nos serviços.
Segundo o plano, as instituições e serviços do SNS devem, entre outras medidas, promover o Centro de Contacto SNS 24 (808 24 24 24) como primeiro contacto com o sistema de saúde, garantir a articulação dentro e fora do sector da saúde, identificar previamente e gerir as necessidades em estruturas e equipamentos e recursos humanos, com especial atenção aos períodos de férias.
Outras recomendações do plano
Garantir a existência de salas climatizadas e identificar as pessoas mais vulneráveis e prever a adaptação da sua medicação, quando aplicável, são outras recomendações do plano.
«Cada instituição e serviço do SNS deve garantir a mais ampla divulgação das medidas a implementar e promover o seu cumprimento», sublinha.
O documento lembra que Portugal é um dos países europeus vulneráveis às alterações climáticas e aos fenómenos climáticos extremos, tendo em conta a sua localização geográfica.
«Na primavera/verão ocorrem frequentemente temperaturas muito elevadas (extremas) não apenas de forma pontual, mas em períodos continuados de tempo, podendo existir efeitos graves sobre a saúde, incluindo desidratação e descompensação de doenças crónicas», salienta o documento.
Pelos potenciais efeitos na saúde das populações são ainda relevantes os afogamentos, as toxinfeções alimentares, o aumento da população de vetores, nomeadamente mosquitos e carraças e os incêndios, adianta o plano, advertindo que o potencial aumento da morbilidade pode conduzir a um aumento da procura dos serviços de saúde.

Para saber mais, consulte:

Centros de excelência da WAO

Imunoalergologia do São João qualificado centro de excelência internacional.
O Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, foi qualificado como Centro de Excelência da Organização Mundial de Alergologia (World Allergy Organisation – WAO) pelo comité de seleção dos centros de excelência deste organismo internacional.
«O centro hospitalar torna-se, assim, na única unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a fazer parte deste grupo restrito e a integrar os 28 centros em todo o mundo», de acordo com o Centro Hospitalar e Universitário.
Esta distinção reconhece o Serviço de Imunoalergologia como «um centro de excelência no diagnóstico e tratamento das doenças imunoalérgicas, na investigação e formação médica», explica o Diretor do Serviço de Imunoalergologia, José Plácido.
Por outro lado, permite que o serviço possa estabelecer parcerias com a WAO no âmbito da investigação e inovação clínica, programas de formação de profissionais de saúde e promoção de cuidados médicos de excelência junto dos doentes e suas associações, comunidade e tutela, acrescenta.
Distinção acarreta exigências e responsabilidades
José Plácido salienta que esta distinção acarreta exigências e responsabilidades. «Teremos de prosseguir na política de elevada exigência na prestação de cuidados médicos e na capacidade formativa dos internos e profissionais de saúde em geral», frisa.
Em função desta parceria, haverá mais oportunidades de participar a nível internacional em projetos de investigação, em programas de formação e educacionais patrocinados por esta organização, sublinha.
«A Organização Mundial de Alergologia congratula-se de acolher no seu seio o Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário São João. O principal propósito dos centros de excelência da WAO é a intensificação da multidisciplinaridade da inovação e da educação científica e clínica nas áreas da alergologia, asma e imunologia clínica», vinca Lanny Rosenwasser, Diretor Executivo dos centros de excelência da WAO.
Alguns dos critérios para a obtenção desta distinção são:
  • A atividade clínica (número e tipo de consultas);
  • O grau de inovação dos meios complementares de diagnóstico e procedimentos terapêuticos realizados;
  • A idoneidade e capacidade formativa em Imunoalergologia;
  • A produção científica e a participação em programas de formação e de divulgação da especialidade.

Para saber mais, consulte:

Saúde | Maio, Mês do coração

Avaliação cardiovascular chega à população de Tavira.
A partir desta segunda-feira, dia 6 de maio, no âmbito das comemorações «Maio, Mês do coração», profissionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve vão percorrer o concelho de Tavira com a Unidade de Saúde Móvel +Proximidade para avaliarem o risco cardiovascular da comunidade geral, com especial enfoque na população idosa residente nas zonas rurais isoladas daquele concelho.
Durante o mês de maio, um médico e um enfermeiro especialista em saúde comunitária do ACES Sotavento, em colaboração com a Câmara Municipal de Tavira, vão visitar as várias localidades citadinas e serranas do concelho na Unidades de Saúde Móveis de Proximidade (USMP) com o objetivo de identificar precocemente patologias relacionadas com o coração e os vasos sanguíneos, numa atividade de sensibilização da população para adotar estilos de vida saudáveis e identificar fatores de risco que não estejam controlados como por exemplo hipertensão arterial, diabetes, obesidade, tabagismo, sedentarismo, entre outros.
A realização deste diagnóstico de saúde de doenças cérebro-cardiovasculares e avaliação do risco cardiovascular, que vai ser efetuado gratuitamente pela equipa do ACES Sotavento, consiste na realização de testes de glicemia, medição da tensão arterial, cálculo do índice de massa corporal, medição do perímetro abdominal, avaliação de colesterol no sangue, sendo ainda possível realizar um electrocardiograma se houver necessidade. No caso de serem detetados valores anormais e após uma consulta médica, será efectuado um encaminhamento do/ da utente para o serviço hospitalar mais indicado.
Esta ação de promoção de saúde e prevenção de doença, que integra no Plano Local de Saúde do ACES Sotavento, tem como objetivos reduzir as doenças cérebro-cardiovasculares na comunidade em geral e nos idosos isolados, promover estilos de vida saudáveis a população alvo e reduzir o número de mortes antes dos 70 anos por doenças do cérebro e do coração no concelho de Tavira.
De referir que esta é uma das dez Unidades de Saúde Móvel adquiridas no âmbito de um projeto USM +Proximidade, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional (PO) CRESC Algarve 2020, e que visa reforçar os cuidados de saúde de proximidade do Serviço Nacional de Saúde em dez concelhos da região.

CHUSJ duplica capacidade transplantes

Serviço de Hematologia aumenta lotação e capacidade transplante após obras.
O Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, aumenta a lotação e duplicou a capacidade de transplantes, após as obras para a concentração de toda a atividade clínica no mesmo espaço.
O Serviço de Hematologia Clínica concentra-se agora no piso 8, depois de as obras de união das duas vertentes, que estavam divididas há dez anos, terem terminado na segunda-feira, de acordo com o centro hospitalar e universitário.
Esta empreitada, com uma duração de um ano, teve um custo de 2,1 milhões de euros e envolveu uma «intervenção mais abrangente e estruturante para todo o internamento central-sul do hospital», explica.
O novo serviço, com uma área de 870 metros quadrados, integra a Unidade de Transplantação com oito quartos de isolamento, uma área de tratamento de doentes leucémicos e hemato-oncológicos com 10 quartos de isolamento e 14 camas de enfermaria.
«A construção do serviço de hematologia integrado permitiu-nos concentrar toda a atividade clínica do internamento do Serviço de Hematologia constituindo uma melhoria relevante que se reflete num aumento de 30% na atual lotação do serviço, passando para 32 camas», afirma o Diretor do Serviço de Hematologia Clínica, Fernando Príncipe.
Este aumento do número de camas irá processar-se de forma gradual, ajustando a atividade às necessidades identificadas, adianta o responsável.
O clínico estima que com esta «melhoria infraestrutural» o serviço consolide anualmente o seu programa de transplantação (auto e alo) duplicando o número de alotransplantes, permitindo o desenvolvimento de quimioterapias intensivas e imunossupressoras para um maior número de doentes oncológicos, nomeadamente leucemias, linfomas Hodgkin e não-Hodgkin e mielomas múltiplos.
O Centro Hospitalar Universitário de São João fica «dimensionado e com características únicas» para prestar um «serviço de excelência» na área da hemato-oncologia na região Norte, vinca o clínico.

Para saber mais, consulte:

Saúde | INEM em Moçambique

INEM equipa ambulâncias com material
 de SBV e equipamento para trauma.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) equipou cinco ambulâncias do Serviço de Emergência Médica de Moçambique (SEMMO) com material de Suporte Básico de Vida (SBV) e equipamento para abordagem a vítimas de trauma. Estes veículos do SEMMO encontram-se agora melhor preparados para prestar cuidados de emergência no local das ocorrências e durante o transporte dos doentes para as unidades de saúde, em casos de doença súbita e acidentes.
O equipamento oferecido pelo INEM vai permitir aos profissionais do SEMMO abordar em melhores condições técnicas as vítimas de trauma e doença súbita, permitindo uma melhor estabilização no local das ocorrências e posterior transporte até às unidades de saúde.
Esta iniciativa surge na sequência de um memorando de entendimento assinado entre as duas entidades congéneres em 2014 e da presença do INEM em Moçambique via Mecanismo Europeu de Proteção Civil, no auxílio às vitimas do ciclone Idai.
O memorando prevê a colaboração entre o INEM e o Departamento Central de Emergência Médica de Moçambique no reforço da cooperação técnica de emergência médica, visando contribuir para a melhoria dos serviços de emergência médica pré-hospitalar na República de Moçambique.
O Serviço de Emergência Médica de Moçambique exerce a sua atividade em todo o território nacional, tem a sua sede em Maputo e funciona em três Centros Regionais nas Províncias de Maputo, Sofala e Nampula.

Para saber mais, consulte:

Saúde | Comportamentos Aditivos e Dependências

Raquel Duarte participa em inauguração de exposição, dia 2 de maio.
A Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, vai estar presente na inauguração da exposição «Construímos Caminhos: uma história dos Comportamentos Aditivos e Dependências em Portugal desde o início do século XX aos dias de hoje», que decorre no dia 2 de maio, pelas 15 horas, nas instalações do Serviço de Intervenção nos Comportamento Aditivos e nas Dependências (SICAD).
Esta exposição, que se insere nas comemorações do 20.º aniversário da Estratégia Nacional de Luta Contra a Droga (ENLCD), ficará em permanência nas instalações do SICAD, em Lisboa, no Parque de Saúde Pulido Valente – Alameda das Linhas de Torres, nº. 117.
Do programa das comemorações consta, ainda, o Colóquio «20 anos de ENLCD: Passado, Presente e Futuro», que vai decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 7 de maio.
Para saber mais, consulte:

Sistemas Digitais de Saúde

Portugal e Estónia assinaram Memorando de Entendimento, dia 16 de abril.
A Ministra da Saúde e o Ministro dos Assuntos Sociais da República da Estónia assinaram um Memorando de Entendimento na Área dos Sistemas Digitais de Saúde, no passado dia 16 de abril, em Lisboa.
Este memorando aposta no desenvolvimento digital da saúde através da cooperação entre os dois países, assegurando que, até ao final de 2019, a partilha de prescrições eletrónicas transfronteiriças se tornará uma realidade. Estónia e Portugal integram o D9, grupo dos países mais avançados em termos de governo digital, juntamente com o Reino Unido, Israel, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Uruguai, Canadá e México.
Esta cooperação traduz-se, essencialmente, na partilha de conhecimento – no âmbito da cibersegurança –, nas orientações operacionais dos sistemas de informação e plataformas e na promoção de visitas e intercâmbio de profissionais e especialistas. Projetos-piloto conjuntos, a concertação sobre iniciativas eHealth da União Europeia, disseminação de informação relevante de partilha de dados e experiência técnica no quadro da eHDSI (eHealth Digital Service Infrastructure), bem como a cooperação em mHealth e serviços públicos serão também formas de cooperação entre Portugal e Estónia.
A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, enquanto entidade gestora dos sistemas de informação de saúde, assumirá a liderança do projeto.
Alavancar a estratégia digital no setor da Saúde é uma prioridade do Ministério da Saúde, sendo esta cooperação com a Estónia um reforço para se alcançarem novos e elevados ganhos para os cidadãos e para o sistema de saúde em geral.
Para saber mais, consulte:
Memorando de Entendimento – PDF – 124 Kb

Municípios Embaixadores da Vacinação

Raquel Duarte participa na cerimónia de formalização da Rede, dia 30. 
A Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, participa dia 30 de abril, no evento «Vacinas, um compromisso para a vida», promovido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com a Câmara Municipal da Amadora e com o Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora.
O evento, que conta com a assinatura de Carta de Compromisso onde vai ser formalizada a rede de municípios embaixadores da vacinação, criado pela DGS para reforçar a mensagem de que as vacinas são um direito, um dever e um ato de solidariedade na defesa da saúde individual e pública, decorre no âmbito da Semana Europeia de Vacinação, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que teve início no dia 24 de abril e termina amanhã, dia 30.
Segundo a DGS, a criação desta rede é uma iniciativa pioneira, com o objetivo de articular e otimizar a colaboração dos Municípios na promoção da literacia para a vacinação. «A Direção-Geral da Saúde pretende que a rede de Municípios tenha o seu início, de forma piloto, na Área Metropolitana de Lisboa, através da assinatura de uma Carta de Compromisso».
Através deste compromisso, a DGS e os seus parceiros, reforçam  que a vacinação é um direito, um dever, um ato de cidadania, de responsabilidade e de solidariedade, na defesa da saúde individual e da Saúde Pública.

ULS Nordeste | Investimento 6,5 M€

Investimento destina-se a medidas de eficiência energética nas instalações. 
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste divulga o investimento global no valor de 6,5 milhões de euros (M€),  para obras estruturantes nas Unidades Hospitalares de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela, bem como a reconversão integral dos respetivos sistemas energéticos.
O projeto, alvo de candidatura pela ULS Nordeste ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, tem já aprovado financiamento comunitário em 95 por cento.
Nesse âmbito, irão ser realizados trabalhos diversos de construção civil e de engenharia, como substituição de caixilharias de alumínio com corte térmico, pintura, entre outros. Será também realizada a reconversão dos sistemas energéticos, possibilitando a gestão inteligente da energia nos edifícios hospitalares, com muito maior eficiência e menor impacto ambiental.
A ULS prevê uma redução de consumo de energia primária de cerca de 30 por cento, concretizada através da utilização de tecnologia LED em toda a iluminação, aquecimento de água quente por painéis solares térmicos, sistema de gestão técnica centralizada, troca de equipamento de produção e distribuição térmica e produção de eletricidade por painéis fotovoltaicos para autoconsumo.
O concurso para dar início aos trabalhos previstos no âmbito deste projeto já se encontra em fase de preparação, «um dos maiores e mais relevantes investimentos desta entidade, orçado em 2,9 M€ e 3,5 M€ para os Hospitais de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela», respetivamente, revela a ULS.

CHULC | Investimento de 1,2M€

enfermeiras entrada urgencias
Obras na Urgência do Hospital São José arrancam dia 6.
O Serviço de Urgência Geral do Hospital São José, em Lisboa, vai entrar segunda-feira, dia 6 de maio de 2019, em obras de requalificação para modernizar e aumentar as suas instalações, num projeto com um valor de 1,2 milhões de euros (M€).
De acordo com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), no qual se integra o Hospital São José, a intervenção irá durar até ao final deste ano e «corresponde à necessidade inadiável de aumentar e modernizar as instalações onde funciona a urgência».
As obras vão permitir aumentar as instalações da urgência em cerca de 30 por cento e no início de 2020 haverá «mais gabinetes médicos e todas as especialidades oferecidas nas urgências ficarão concentradas na mesma zona», incluindo as de otorrino e oftalmologia, que até agora estão noutro piso, revela o CHULC.
Na psiquiatria, as obras vão permitir «significativos melhoramentos, ganhando uma sala de contenção e outra de observação».
Depois das obras, a urgência passará a ter duas entradas separadas, uma destinada aos doentes que se deslocam pelo seu pé e outra para os que são transportados por maca.
A intervenção vai ainda ser dirigida à área da triagem e às salas de espera.
No comunicado, a administração do Centro Hospitalar Lisboa Central indica que “fará tudo para minimizar eventuais inconvenientes causados pelas obras” e para garantir que a intervenção será o mais breve possível.
A requalificação da urgência geral polivalente do Hospital São José é considerada uma obra «inadiável», enquanto se aguarda a construção do novo Hospital de Lisboa Oriental, cuja abertura está por agora projetada para daqui a cinco anos.

CHULC | Hospitalização domiciliária

paliativos_sns
Centro Hospitalar Universitário inicia modelo de prestação de cuidados em maio.
A Unidade de hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) vai iniciar a sua atividade em maio, num projeto que prevê atingir as 15 camas até ao final do ano.
Contando com uma equipa de três médicos, quatro enfermeiros e dois assistentes operacionais, esta unidade iniciar-se-á com cinco camas domiciliárias, chegando às 15 camas até ao final do corrente ano, de acordo com o CHULC.
A Presidente do Conselho de Administração do CHULC, Rosa Valente de Matos, defendeu que o mais importante é que o doente, no conforto da sua casa, vê o processo de recuperação «acelerado pela proximidade de um ambiente familiar e mais humanizado».
A unidade vai disponibilizar apoio médico e de enfermagem em permanência e atuar em situações de «fase aguda de uma doença ou sobre a agudização da doença crónica no domicílio dos doentes».
A referenciação dos doentes para hospitalização domiciliária será efetuada a partir dos serviços de Urgência Geral Polivalente ou das unidades de internamento do CHULC ou por referenciação do Agrupemento de Centros de Saúde Lisboa Central, tendo por base critérios clínicos e sociais. A admissão no internamento domiciliário estará sempre dependente do acordo do doente e da família e está integrada no processo de planeamento de cuidados que contempla a transição entre os diferentes níveis de prestação, acrescenta o CHULC.

Hospitalização Domiciliária

Secretária de Estado da Saúde no início do projeto, em Valongo.
A Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, assinala hoje, dia 2 de maio, o início do projeto de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ).
A sessão decorre no Salão Nobre do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Valongo.
O CHUSJ criou a Unidade de Hospitalização Domiciliária com o principal objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes, uma vez que viabiliza o internamento no domicílio sob a vigilância de uma equipa de profissionais de saúde, sempre de acordo com a vontade do utente e da sua família.
A Hospitalização Domiciliária é uma alternativa ao internamento convencional e proporciona assistência clínica de modo contínuo e coordenado àqueles utentes que necessitando de apoio diferenciado, cumprem uma série de critérios clínicos, sociais e geográficos, de modo a incorporarem todas as vantagens desta resposta, com a máxima segurança.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária, que funciona todos os dias do ano, durante 24 horas, garantindo sempre o apoio de um médico e de um enfermeiro, tem a sua base operacional no Hospital de Valongo.

Menos sal e menos açúcar

Ministério da Saúde assina protocolos para uma alimentação mais saudável.
Mais de 2.000 produtos alimentares, entre refrigerantes, cereais de pequeno almoço, leites com chocolate e batatas fritas vão ser reformulados para reduzir os teores de açúcar, sal e ácidos gordos até 2022.
O Ministério da Saúde assina hoje, dia 2 de maio, protocolos com sete associações da indústria alimentar e distribuição para garantir a produção de alimentos mais saudáveis e serão, igualmente entregues os «Selos Pão: Menos Sal, Mesmo Sabor».
Os acordos prevêem uma redução de 10% no teor de açúcar dos cereais de pequeno almoço, iogurtes, leites fermentados, leite com chocolate e refrigerantes e uma redução de 7% para os néctares de fruta.
«Pretende-se que as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis de uma forma mais facilitada», afirmou em declarações à Lusa a Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, explicando que os alimentos a reformular foram selecionados através dos inquéritos alimentares nacionais e com a Comissão Europeia.
Raquel Duarte explicou também que foram identificados «não só os alimentos que mais contribuem para a ingestão de açúcar, sal e ácidos gordos, mas também os que eram maioritariamente consumidos pelos grupos mais vulneráveis como crianças e adolescentes».
A Secretária de Estado da Saúde acrescentou que a redução no teor de sal, que abrange batatas fritas e outros snacks, pão, cereais de pequeno almoço, sopas prontas, refeições prontas e pizzas, atinge os 10%, mas há valores específicos: «No sal pretende-se atingir um grama de sal por 100 gramas de pão e nos cereais de pequeno almoço os 10% de redução».
A redução dos teores de ácidos gordos trans abrange as gorduras industriais utilizadas para o fabrico de produtos alimentares.
Os protocolos incluiem a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e associações nacionais da indústria de laticínios, de comerciantes de produtos alimentares, a associação portuguesa de produtores de cereais, de óleos alimentares, margarinas e derivados, entre outras.
A modificação dos teores de sal, açúcar e gorduras trans dos produtos alimentares é uma medida da estratégia Integrada para a promoção da Alimentação Saudável.
Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

SNS | Investimento de 91 M€

investimentos noticia
Dez hospitais vão beneficiar do investimentos nos próximos 3 anos. 
Dez hospitais vão beneficiar de investimentos de 91 milhões de euros (M€) nos próximos três anos, parte dos quais através de verbas provenientes de financiamento comunitário.
De acordo com o Programa de Investimentos na Área da Saúde (PIAS), aprovado em Conselho de Ministros e hoje publicado, pretende-se alavancar o investimento, a recuperação e a melhoria de infraestruturas e equipamentos do setor da saúde. Em simultâneo, é assegurada a melhoria da rede e a expansão da atual capacidade instalada do Serviço Nacional de Saúde (SNS), traduzindo um compromisso do Governo.
O PIAS é financiado por verbas do Orçamento de Estado (69,3 milhões de euros) e, sempre que aplicável, por fundos europeus (21,3 milhões de euros), repartidos por três anos (2019, 2020 e 2021).
Entre os investimentos previstos encontram-se a aquisição de aceleradores lineares para radioterapia, a requalificação de instalações e equipamentos e projetos com vista à eficiência energética. Caberá aos hospitais realizar as ações necessárias à concretização célere destes investimentos.
O PIAS é um programa que permitirá cumprir o objetivo de reforçar o investimento e a inovação tecnológica no SNS, prosseguindo a missão de prestação de cuidados de saúde de qualidade. Mantém-se em análise um conjunto de outros projetos de investimento.
Os hospitais que vão beneficiar do investimento, são:
    • Centro Hospitalar Tondela/Viseu  – Alargamento e remodelação da urgência polivalente
    • Centro Hospitalar Barreiro/Montijo – Acelerador Linear para Radioterapia e obras de adaptação
    • Centro Hospitalar Póvoa Varzim/ Vila do Conde – Reabilitação e melhoria de instalações
    • Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro
      • Acelerador Linear
      • Reabilitação dos Sistemas Energéticos
    • Centro Hospitalar do Médio Ave –  Requalificação da Unidade de Santo Tirso
    • Centro Hospitalar do Baixo Vouga – Projeto de Eficiência Energética
    • Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Construção da Central Térmica do Hospital de Santa Maria
    • Centro Hospitalar de Setúbal – Construção de novo edifício para o Serviço de Urgência
    • Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil – Requalificação do Edifício de Cirurgia
    • Hospital das Forças Armadas – Requalificação do Polo de Lisboa

Para saber mais, consulte:

Porto de Mós | Pastéis de Mós candidatos a 7 Maravilhas Doces de Portugal



Já foram revelados os 140 doces candidatos às 7 Maravilhas Doces de Portugal e os Pastéis de Mós estão entre eles!

O painel de especialistas votou segunda vez e identificou os 140 doces nomeados que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal. Agora esta lista foi reduzida a 7 doces por distrito e região autónoma, uma lista final que avança para votação do público. Recorde-se que a organização recebeu 907 candidaturas, num envolvimento sem precedentes de todo o país.

«Se existisse uma pastelaria ou confeitaria em Portugal dedicada a confecionar a doçaria portuguesa mais representativa, de maior qualidade e com os sabores que fazem as nossas memórias ou que inovam com produtos da terra, seriam estes 140 doces que encontraríamos nas suas montras», assegura Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

Estes 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Patrícia Alves

PAMPILHOSA DA SERRA | ‘ClimAgir’ sensibilizou comunidade para a problemática das alterações climáticas


Pampilhosa da Serra recebeu, hoje, a designada ‘Ação Município’, dinamizada pelo projeto ClimAgir da CIM-RC, cujo objetivo passa por sensibilizar o público em geral para as consequências das alterações climáticas na Região de Coimbra e, em simultâneo, promover a floresta autóctone. 

Para o efeito foi instalada uma tenda temática junto à Câmara Municipal, onde aos visitantes foram convidados a participar em atividades didáticas e interativas relacionadas com a adequação de comportamentos e combate às alterações climáticas. Ao longo da manhã foram ainda oferecidos sobreiros, na tentativa de alertar para a preservação da floresta autóctone, uma ação que contou com a presença do “Bolotas”, mascote que representa o projeto. 

Para além desta iniciativa, nos dias 8, 9 e 10 de maio, o ‘Projeto ClimAgir’, dinamizou ações de comunicação e sensibilização junto dos alunos do ensino básico e secundário/profissional do concelho, que visaram o despertar para a adoção de boas práticas que permitam minimizar o impacto deste problema emergente. 

Recorde-se que este projeto é uma das medidas específicas previstas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), documento estruturante que contempla o conhecimento das especificidades setoriais e a avaliação da vulnerabilidade atual e futura às alterações climáticas, assim como a identificação, definição e priorização de medidas de adaptação específicas para o território da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. 

Flávio Neves Salgado

Leiria | Presidente da Caritas Internationalis inaugura exposição “Migrações e Desenvolvimento”

Resultado de imagem para Cardeal Luis Antonio Tagle
Agência ECCLESIA

O Cardeal Luis Antonio Tagle, presidente da Caritas Internationalis, está presente na inauguração da exposição itinerante “Migrações e Desenvolvimento”, no próximo dia 11 de maio, às 14:15, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.
A exposição, direcionada particularmente aos jovens, é uma iniciativa da Cáritas Portuguesa e conta com o apoio do Município, Alto Comissariado para as Migrações, Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, Obra Católica Portuguesa de Migrações e Cáritas Diocesana de Leiria.
O presidente da Caritas Internationalis, também Arcebispo de Manila, encontra-se em Portugal a convite do Santuário de Fátima para presidir às celebrações da peregrinação internacional dos dias 12 e 13 de maio.

Moçambique | Juízes exigem segurança: "Não queremos mais juízes Silicas nem procuradores Vilanculos por falta de protecção”

Foto de Fim de Semana

A Associação Moçambicana de Juízes (AMJ) defende que o Estado deve criar mecanismos de segurança para os magistrados para evitar que estes desempenhem o seu papel, num clima de ameaças.

Num debate que teve lugar na quarta-feira, 8 de Maio, por ocasião do Dia do Juiz, a agremiação apelou à aprovação de um quadro legal que garanta a protecção dos profissionais da classe e que defina as instituições que vão zelar pela sua aplicação.

“Não podemos trabalhar num regime em que o juiz, a sua família, bem como os tribunais não têm segurança. O juiz é um servidor público e cabe ao Estado garantir a sua segurança”, considerou Carlos Mondlane, presidente da AMJ, para quem esta questão não tem merecido a devida atenção.

Por exemplo, Carlos Mondlane apontou o facto de as contribuições relativas à segurança dos magistrados, enviadas pela AMJ e outras classes à Assembleia da República no âmbito da revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais, não terem sido incluídas no texto final.

“Ficámos seguros de que a matéria seria aprovada, mas quando saiu o texto final a parte que, para nós, era importante, não foi tida em conta, e continuamos a ter juízes que têm de fazer o papel de 'super-homem' para enfrentar todos os riscos inerentes à profissão”, justificou Carlos Mondlane.

Para o presidente da AMJ, a segurança dos magistrados não deve ser vista como um privilégio, mas como uma necessidade: “Apesar da nossa luta, ainda não conseguimos lograr que fosse aprovado um quadro legal que garanta a nossa segurança, mas continuamos a ter juízes que estão a ser ameaçados. Nós não queremos mais juízes Silicas, procuradores Vilanculos e outros por falta de um elemento que cabe ao Estado: a protecção”.

O debate teve como orador o antigo director nacional dos Serviços Penitenciários, Domingos Chame, que, na ocasião, sugeriu a criação de uma unidade técnica especializada para garantir a segurança do sector judiciário, à semelhança do que acontece em muitos países.

“A criação dessa unidade reduziria o nível de vulnerabilidade dos magistrados. Antes, as ameaças (aos profissionais da classe) eram presumidas, mas depois passaram a ser reais e ainda prevalecem”, considerou Domingos Chame, que disse ser contra a alocação de armas aos magistrados por considerar que estes não estão preparados para (re)agir de forma rápida, segura e eficaz em caso de necessidade.

Entretanto, ainda de acordo com Domingos Chame, na falta de um quadro legal ou de uma unidade técnica, é possível, nas actuais condições, garantir a segurança dos magistrados.

“Existem instrumentos legais que podem ser aplicados para ultrapassar este problema. Por exemplo, os tribunais, a par de outras instituições, são definidos como instalações estratégicas, ou seja, são prioritárias quando se trata de matérias de segurança”, explicou o orador, quando confrontado com a alegada falta de efectivo policial para guarnecer os tribunais em muitos pontos do País, principalmente nas horas de expediente, quando decorrem os julgamentos, deixando os magistrados numa situação de risco.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | OPV da Hidroeléctrica de Cahora Bassa vai acontecer em Maio

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) vai enfim lançar a Oferta Pública de Venda (OPV) de 7,5 por cento das suas acções, ainda durante o mês de Maio.

A anunciada abertura de parte do capital social da HCB aos investidores moçambicanos vai enfim acontecer dentro de poucos dias em Maputo numa cerimónia pública que o @Verdade apurou está marcada para 20 de Maio próximo.

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa é detida pelo Estado moçambicano com 92,5 por cento, desde 2007, sendo os restantes 7,5 por cento detidos pela empresa portuguesa Redes Energéticas Nacionais.

Não existem detalhes sobre a OPV que está a ser coordenada por um sindicato bancário que envolve o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e Banco BIG.

O @Verdade sabe que o momento do lançamento foi escolhido primeiro para garantir o cumprimento da promessa do Presidente de Filipe Nyusi, que afirmou que a Oferta Pública de Venda representa a “inclusão” dos moçambicanos nos ganhos de uma das poucas Empresas Públicas rentáveis, e depois para aproveitar a liquidez que deverá inundar o sistema financeiro nacional durante o 2º semestre.

O @Verdade entende que os fluxos financeiros para Moçambique poderão ultrapassar os 2 biliões de Dólares norte-americanos até o fim do ano como resultado da disponibilização dos apoios dos Parceiros de Cooperação para a reconstrução da província de Sofala assim como o início de investimentos bilionários na Área 1 do Bloco do Rovuma, assim que a Decisão Final de Investimento do consórcio for anunciada no próximo dia 18 de Junho.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Castelo de Paiva | COM ARTESANTO, VINHOS, PETISCOS E MUITA ANIMAÇÃO MUSICAL - FREGUESIA DE S. MARTINHO PROMOVE 9ª EDIÇÃO DA MOSTRA DE ACTIVIDADES

A IX Mostra de Actividades de S. Martinho, em Castelo de Paiva, vai decorrer no fim de semanade 18 / 19 de Maio,  numa organização da Junta de Freguesia de S. Martinho em parceria com aAssociação Cultural e Recreativa de S. Martinho / Rancho Folclórico, uma actividade que volta a ter lugar no amplo espaço localizado junto à sede daquele grupo folclórico, junto ao Rio Sardoura.
A abertura do certame esta marcada para as 16 horas de Sábado, com a entrada do Grupo de Bombos e Concertinas, seguindo-se o jantar de abertura na sede do Rancho Folclórico, realizando-se a partir das 21h30 a cerimonia oficial de abertura do certame e a entrega de certificados aos expositores presentes, registando-se a presença do autarca local, Francisco Silva, e outros elementos da Junta de Freguesia, da Assembleia Municipal, liderada por Gouveia Coelho, e dos responsáveis do Executivo Municipal, presidido por Gonçalo Rocha, e que volta a enaltecer a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia.
Considerando que são estas realizações locais que criam dinâmica económica e oportunidades de negócio, o edil paivense realça o interesse do evento e a importância de se evidenciar aquilo que a freguesia de S. Martinho tem de bom, desejando que esta dinâmica participativa, possa continuar a ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia.
Durante a noite haverá a actuação do Agrupamento Musical Sound +, para além de outras iniciativas relacionadas com a promoção dos expositores presentes, procurando valorizar ainda mais este certame que costuma atrair boa adesão de visitantes.
Já no dia de Domingo, o evento prossegue logo pela manhã com uma demonstração de Karaté Shotokan, seguindo-se a abertura das tasquinhas e a animação não vai faltar durante esta Mostra de Actividades em S. Martinho, desde logo com uma jornada de grande animação durante a tarde, estando assegurado o desfile e actuação do Rancho Folclórico de S. Martinho, bem como a participação daFesta Total com Ricardo Ramalho, que vai garantir um animado bailarico até à hora do encerramento .
Para além dos espaços para vinhos e petiscos, e outros dedicados aos produtos locais e artesanato, regista-se neste certame, a habitual participação das associações e colectividades locais, bem como de empresários locais, agricultores, e outros expositores que se dedicam ao artesanato em cobres, ao fabrico do fumeiro tradicional e da doçaria regional, sendo que esta iniciativa, para além da Junta de Freguesia de S. Martinho, tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

Carlos Oliveira