quinta-feira, 12 de maio de 2022

Silves | ROTUNDA DO ENCALHE SOFRE CONDICIONAMENTO DE TRANSITO PREVISIVELMENTE ATÉ AO FINAL DO MÊS


Condicionamento decorre da “Empreitada de Valorização e Beneficiação da Rua de Trás dos Muros”

O Município de Silves informa que, decorrente da “Empreitada de Valorização e Beneficiação da Rua de Trás dos Muros”, a circulação de trânsito na zona de interseção da Rua de Trás dos Muros com a rotunda do “Encalhe”, será alvo de condicionamento durante um período previsível de três semanas.

Os trabalhos afetarão, ainda, parcialmente a circulação rodoviária na rua do Cemitério, que será desviada para o arruamento lateral ao cemitério até à Rua do Encalhe (em ambos os sentidos). O acesso à superfície comercial ali existente ficará garantida através do acesso efetuado pela zona da rotunda.

De referir que a empreitada compreende a execução dos seguintes trabalhos: execução do coletor pluvial e esgoto, execução da conduta de água, movimentação de terras, trabalhos de fresagem e pavimentação. No seguimento desta intervenção, prevê-se a permissão da reabertura ao trânsito na Rua de Trás dos Muros, ainda que de forma condicionada.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

ÚLTIMA SESSÃO DE JAZZ NAS ADEGAS COM MISS MANOUCHE

 A última sessão da 5ª edição do JAZZ NAS ADEGAS, terá lugar no dia 28 de maio, pelas 17h00, na Fortaleza de Armação de Pêra, com a atuação do grupo MISS MANOUCHE.

O cartão de visita de MISS MANOUCHE são o ritmo swing dos anos 20/30, a paixão fogosa do gypsy jazz e a incontornável gura de Django Reinhardt.

Interpretando os êxitos vocais dos primeiros dias da rádio no estilo swing manouche, os Miss Manouche apresentam um espetáculo repleto de ritmos quentes e dançáveis aos quais é impossível ficar indiferente. A banda é composta por Luís Bastos (Clarinete e Voz),  João San Payo (Baixo e Voz), Ian Mucznik (Voz e Guitarra) e Alcides Miranda (Guitarra).

A Fortaleza de Armação de Pêra será o palco da  sessão de encerramento  do Jazz nas Adegas, tendo como cenário de fundo o magnífico Oceano Atlântico, para um fim de tarde sublime.

Nesta última sessão estarão presentes todos os produtores associados aos VINHOS DE SILVES, nomeadamente: Quinta do Barradas, Quinta do Barranco Longo, Quinta do Francês, Convento do Paraíso, Quinta da Malaca, Herdade Barranco do Vale, Paxá Wines, Cabrita Wines, Quinta dos Vales e Quinta João Clara. Deste modo, quem participar nesta última sessão, poderá degustar o que de melhor se produz em termos vitivinícolas no concelho e na região.

Recordamos que este consagrado evento organizado pelo Município de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen do Algarve.

Os ingressos têm um custo associado de 15 euros, incluindo para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de um copo de vinho personalizado.

Os bilhetes encontram-se à venda na plataforma BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios.

O evento destina-se a maiores de 18 anos.

+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | email: turismo@cm-silves.pt

               

+ SOBRE A FORTALEZA DE ARMAÇÃO DE PÊRA

Edificada por determinação do capitão lacobrigense João Galego (c.1610 - 1680), a Fortaleza de Santo António da Pedra da Galé terá ficado concluída em 1667, cronologia que ostenta na pedra de armas. O seu construtor fora capitão da Companhia dos Mareantes em Vila Nova de Portimão de onde transitou, 21/04/1660 para o forte de Santo António, situado junto à armação da Pedra da Galé. Quer a fortaleza quer a ermida foram construídas a suas expensas. Exerceu o cargo até ao seu falecimento, sendo substituído pelo filho e mais tarde pelo neto, todos de nome João Galego.

A fortificação tinha por objetivo proporcionar a proteção, contra os ataques de corsários, às povoações de Alcantarilha e Pêra, bem como às armações de atum que eram lançadas na baía.

De planta poligonal (39 m de largura e 40 m de comprimento) a fortaleza foi construída com blocos de rocha calcária de média dimensão, mal aparelhados e ligados por argamassa de cal e areia. Estava protegida por dois baluartes virados a terra, já fisicamente e da memória coletiva desaparecidos, mas cujos embasamentos foram encontrados, em 2009, no âmbito de trabalhos arqueológicos. Em forma de proa, os baluartes, guarneciam a entrada, encimada por um pórtico de arco de volta perfeita. A defesa da entrada seria complementada por um hipotético fosso, que se transporia através de uma ponte levadiça.

O tsunami que se seguiu ao sismo de 1755, não só ceifou a vida a mais de 80 armacenenses como devastou profundamente a fortaleza e a ermida. Pouco depois reedificadas, a ermida com 32 m2, apresenta nave única e planta retangular, com portal de verga reta e singelo campanário, consagrada a Santo António é também denominada por Nossa Senhora dos Aflitos.

São conhecidas várias plantas da fortaleza, a mais antiga é da autoria de José Sande de Vasconcelos e remonta à segunda metade do século XVIII. Curiosamente, ao longo dos tempos, os registos gráficos assumem configurações algo distintas para a área da praça de armas e para os baluartes.

A segurança proporcionada pela fortificação levou à fixação dos pescadores no local e com eles o crescimento do aglomerado urbano, que seria elevado a freguesia em 1933. Se por um lado o recinto viria a perder a função defensiva, por outro nele esteve sedeada a Guarda Fiscal e a GNR até à inauguração do novo quartel, já no século XXI.

O monumento foi classificado como Imóvel de Interesse Público a 12 de setembro de 1978, tendo ao longo dos últimos séculos, sofrido diversas obras de conservação. Na década de 1960 e face a grandes desmoronamentos, provocados pela forte agitação marítima, nomeadamente em 1963 e 1968, a DGEMN procedeu à sua reconstrução. Posteriormente, em 1977, foi a capela intervencionada. Mais recentemente em 2013 incidiram trabalhos de restauro e consolidação no arco e paredes adjacentes.

Núcleo genético da vila, a fortaleza concluída há 350 anos, continua a ser o símbolo da vila de Armação de Pêra.

Proença-a-Nova | Apicultores já se podem candidatar a apoios para compra de material de combate à vespa asiática


Os apicultores do concelho de Proença-a-Nova já se podem candidatar aos apoios que o Município disponibiliza para compra de material de combate à propagação da vespa asiática no território, nomeadamente harpas. De acordo com o Regulamento de Apoio no Combate à Vespa Velutina, publicado em Diário da República no dia 11 de maio, os apoios destinam-se a apicultores com residência fiscal no concelho que estejam inscritos junto da Autoridade Tributária e Aduaneira e que tenham apiários localizados nesta área geográfica (pelo menos um apiário com um mínimo de dez colónias, por cada kit). “A estratégia de apoio às atividades económicas tem sido desenvolvida ao longo dos últimos anos a vários níveis, sendo neste caso concreto uma ajuda direta aos apicultores do nosso concelho e uma forma de mitigarmos a presença desta invasora e as suas consequências”, adianta João Lobo, presidente da Câmara Municipal.

Para quem cumpra as condições definidas em regulamento, o Município apoia, uma única vez por apicultor, a compra do primeiro kit de harpa com 145€ e do segundo kit com 72,5 € (valores com IVA incluído). Até dia 30 de setembro, os interessados deverão preencher o formulário de candidatura, disponível no Portal de Serviços Online ou nos serviços municipais, e entregá-lo com a Declaração de Existências do ano anterior, entre outros documentos, por via eletrónica, no Gabinete de Apoio ao Empresário ou no Balcão Único. A atribuição do montante do apoio a conceder está sempre condicionada à vistoria aos apiários e à apresentação dos comprovativos das respetivas despesas e à verificação dos mesmos.

A decisão de atribuir o presente apoio aos apicultores do concelho surge na sequência do aumento do número de ninhos destruídos nos últimos anos: no ano de 2019 foram detetados e registados 45 ninhos de vespa velutina, 48 no ano de 2020, 139 no ano de 2021 e no presente ano foram já registados 25 ninhos.

Projeto “Med On Tour” regressa a Proença-a-Nova


Aquela que se assume como “a maior campanha de rastreios realizada por estudantes de Medicina”, a Med On Tour, projeto da ANEM – Associação Nacional de Estudantes de Medicina -, vai regressar a Proença-a-Nova, com a visita de oito jovens estudantes de medicina, do ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto -, entre os dias 20, 21 e 22 de maio.

Ao longo dos três dias de presença dos jovens em Proença-a-Nova, haverá espaço para a Palestra “Pausa Ativa”, a decorrer na Casa das Associações (no dia 20, às 14h30, destinado a alunos da Universidade Sénior), na Santa Casa da Misericórdia de Sobreira Formosa, na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova e no ProençaLar. Em todos estes locais, além da palestra, serão realizados rastreios, que incluem a medição da Tensão Arterial, Glicémia, Altura, Peso, IMC e Perímetro Abdominal. Na edição anterior, por conta da pandemia, a realização de rastreios não foi efetuada.

Segundo a organização, o principal objetivo do projeto Med On Tour é “promover o contacto dos estudantes com aldeias, vilas e cidades do interior, mostrando-lhes a realidade diária dessas regiões”. Nesta edição a organização prevê a visita a outros 17 municípios, incluindo Proença-a-Nova. No ano anterior, o roteiro contou com a passagem por cinco municípios.

No ano de 2021, os estudantes focaram-se na dinamização de diversas iniciativas no âmbito da alimentação saudável, educação sexual e doenças cardiovasculares, com palestras e iniciativas organizadas para participantes de todas as idades, privilegiando interações mais distantes, devido à pandemia da Covid-19.

Município de Reguengos de Monsaraz preocupado com o funcionamento do Centro de Saúde e das extensões de saúde


O Município de Reguengos de Monsaraz vai produzir um manifesto em conjunto com a população para expressar a preocupação do concelho com o funcionamento do Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz e das extensões de saúde das freguesias. Assim, a autarquia está a convocar a população para no dia 23 de maio, pelas 17h30, se deslocarem ao Salão Nobre dos Paços do Concelho para participarem na elaboração do documento.
Após esta ação de participação pública da população, o município iniciará a recolha de assinaturas deslocando-se, em dias a confirmar, a todas as localidades do concelho. O manifesto será depois enviado à Administração Regional de Saúde, ao Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, à Comissão Parlamentar para a Saúde, à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde.

Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “há uma enorme preocupação com o funcionamento do Centro de Saúde da cidade e das extensões de saúde nas freguesias, nomeadamente com a cada vez maior falta de médicos de família, o elevado tempo de espera para a obtenção de consultas, a prescrição de exames ou receituário, para além da necessidade premente da instalação de um Serviço de Urgência Permanente em Reguengos de Monsaraz”.

Carlos Manuel Barão 

Autarquia de Ansião aposta fortemente na educação


Com o processo de transferência de competências na educação que tem vindo a acontecer nos últimos anos, o Município de Ansião assumiu competências a nível de construção e manutenção dos estabelecimentos escolares, gestão do pessoal não docente, serviço de refeições, transportes, escola a tempo inteiro, ação social escolar, entre outras, inicialmente apenas para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico.

Desde 2019, reforçou significativamente as medidas de apoio à família, com a aprovação do primeiro regulamento de ação social escolar, a assunção da totalidade dos custos dos transportes escolares, com o alargamento aos alunos do ensino secundário, o reforço do quadro de pessoal não docente, passando de 9 para 24 assistentes operacionais, a reformulação e o investimento num novo projeto no domínio das Atividades de Enriquecimento Curricular, entre outras medidas de reforço e valorização da escola pública.

A partir de 1 de abril de 2022, ao abrigo do Decreto-Lei 21/2019, viu reforçadas as suas competências, nomeadamente na ação social escolar para o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e para o ensino secundário, incluindo o serviço de refeições, o investimento em equipamentos e a gestão do pessoal não docente, entre outras.

Abraçando este desafio e acreditando que o governo central assumirá a transferência dos valores financeiros necessários ao compromisso assumido, o município desencadeou a elaboração do estudo prévio para a requalificação da Escola Básica n.º 2 de Avelar, agora propriedade do município, estando também prevista a requalificação do Jardim de Infância de Ansião e a abertura de mais um concurso para reforço de assistentes operacionais.

Foi, pois, com um sentimento de esperança e muita vontade de oferecer à comunidade educativa ansianense um serviço educativo de qualidade, que o Vereador da Educação, Paulo Fernandes, deu as boas-vindas ao pessoal não docente no passado dia 9 de maio, no auditório da Câmara Municipal, tendo-lhe dirigido palavras de incentivo e reforçado a sua importância no processo educativo.

Salientou ainda o excelente relacionamento institucional com o Agrupamento de Escolas de Ansião, deixando um agradecimento à Diretora, Ermelinda Mendes, pelo Projeto Educativo implementado em Ansião, a todo o corpo docente e não docente e também aos colaboradores municipais do gabinete de educação, que têm contribuído significativamente para um bom funcionamento dos serviços municipais de educação, transferidos recentemente para o 1.º piso da Loja de Cidadão.


Município de Reguengos de Monsaraz realiza workshops “Rótulos dos Alimentos – como interpretar e mudar comportamentos”


O Município de Reguengos de Monsaraz vai realizar em maio workshops sobre reeducação alimentar e saúde psicológica em todas as localidades do concelho. As sessões são gratuitas e abertas à população a partir dos 55 anos de idade, em grupos com o mínimo de quatro participantes, devendo cada pessoa efetuar a inscrição até dois dias antes do workshop na junta de freguesia da área de residência.

Os workshops intitulam-se “Rótulos dos Alimentos – como interpretar e mudar comportamentos” e são dinamizados pela nutricionista Anabela Gaspar e pelo psicólogo Rui Paixão. As sessões visam explicar a importância do rótulo alimentar no processo de escolhas, ensinar estratégias de mudança de comportamentos, interpretar algumas informações dadas pelo rótulo e definir objetivos que promovam motivação e confiança.

Os primeiros workshops decorrem no dia 13 de maio, pelas 9h30, na antiga junta de freguesia de São Marcos do Campo e às 11h na Sociedade Recreativa Campinhense, no Campinho. No dia 16 de maio haverá sessões às 9h30 na Sociedade União e Progresso Aldematense, em S. Pedro do Corval, e pelas 11h na antiga escola primária de Motrinos.

Este ciclo de workshops continua no dia 18 de maio, às 9h30, no pavilhão gimnodesportivo de Reguengos de Monsaraz, seguindo-se pelas 11h no Centro Cultural Caridadense 1.º de Maio, na Caridade. No dia seguinte realizam-se sessões às 9h30 no Centro Cultural Cumeadense, na Cumeada, e pelas 11h na Sociedade União Perolivense, nas Perolivas.

No dia 23 de maio os workshops “Rótulos dos Alimentos – como interpretar e mudar comportamentos” decorrem às 9h30 na Casa do Cante, no Telheiro, e a partir das 11h na Igreja de Santiago, em Monsaraz. O Centro de Convívio da Barrada recebe a sessão no dia 26 de maio pelas 9h30, seguindo-se pelas 11h no Centro Cultural do Outeiro.

Os últimos workshops realizam-se no dia 27 de maio às 9h30 na Sociedade de Santo António do Baldio e às 11h na Sociedade de Carrapatelo.

Carlos Manuel Barão 

Cantanhede | Câmara Municipal reconhece mérito desportivo de equipas jovens do Marialvas. Sub-15 e sub-17 recebidos nos Paços do Concelho

Os jovens atletas das equipas de sub-15 e sub-17 do CF Os Marialvas foram recebidos esta quarta-feira, 11 de maio, pela presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelo vereador do Desporto, Adérito Machado, como forma de reconhecimento público pelos excelentes resultados obtidos nos respetivos campeonatos nacionais.

Os sub-15, liderados por Celso Domingos, obtiveram um brilhante 7.º lugar no campeonato nacional da categoria, entre as 72 equipas de todo o país que participaram na prova. Consequência deste notável desempenho, os jovens Afonso Loureiro, Rodrigo Mendes e Martim Reis foram chamados aos trabalhos da seleção nacional.

Já os sub-17, liderados por Carlos Rodrigues, garantiram o apuramento para a 2.ª fase do campeonato e, dessa forma, asseguraram a permanência na 1ª divisão nacional deste escalão para a próxima época desportiva.

Numa sessão realizada no Salão Nobre dos Paços Concelho, a presidente do Município começou por elogiar “o meritório trabalho que tem vindo a ser realizado no futebol de formação do Marialvas”, referindo que as duas equipas “foram o exemplo perfeito da entrega, disciplina e paixão que nos deve nortear em qualquer atividade que desempenhemos”. “Estes jovens são o garante de um futuro risonho não só da instituição, mas também do nosso concelho”, assinalou Helena Teodósio.

A autarca sublinhou que o desporto é um dos “pilares da governação” deste executivo municipal, pois “a atividade desportiva é determinante para uma efetiva alteração de comportamentos que nos permita ter uma comunidade mais ativa e com melhor qualidade de vida”.

Essa convicção materializa-se nos apoios que o Município dá aos clubes e associações desportivas. “No último mandato, transferimos para 31 clubes e associações desportivas do concelho uma verba na ordem dos 600 mil euros, só para despesas correntes. A este montante acrescem as despesas com a manutenção de equipamentos desportivos. Já este ano, a Câmara Municipal deliberou já um apoio de 120 mil euros a 25 instituições, ao abrigo do Regulamento de Apoio às Associações Desportivas e cerca de 10% desse montante foi atribuído ao Marialvas”, detalhou.

Dirigindo-se aos jovens atletas, Helena Teodósio disse que “merecem o esforço que este executivo municipal tem vindo a fazer para dotar o nosso concelho de mais e melhores infraestruturas desportivas”, como é disso exemplo “a profunda intervenção que está a decorrer no parque desportivo”, no qual foram investidos mais de 3,2 milhões de euros.

Os pais dos atletas mereceram também uma palavra de reconhecimento, assim como os dirigentes do Marialvas, que “não raras vezes trabalham sete dias por semana em prol do clube, prejudicando a vida pessoal, sem qualquer contrapartida que não seja a de ver estes jovens evoluírem como atletas, mas sobretudo como cidadãos responsáveis. Esse é o maior título que podem ambicionar ter na vossa sala de troféus”.

Também o vereador do Desporto, Adérito Machado, felicitou as duas equipas pelos resultados obtidos, mas lembrou aos jovens a necessidade de não descurarem os estudos, independentemente do sonho de virem a ter uma carreira futebolística.

Já o presidente e o vice-presidente do Marialvas, Francisco Matos e Miguel Fernandes, respetivamente, agradeceram o apoio que a Câmara tem dado ao clube, sublinhando que “este reconhecimento público é importante para todos” e que o trabalho que está a ser feito no futebol de formação “está no bom caminho”.

Silves | VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 COMEÇA A SER ADMINISTRADA PELO CENTRO DE SAÚDE DE SILVES A PARTIR DE 16 DE MAIO


A Câmara Municipal de Silves informa que, na sequência da comunicação enviada pela ACES Barlavento, a partir do dia 16 de maio, 2.ª feira, a vacinação contra a COVID-19 passa a ser administrada nas instalações do Centro de Saúde de Silves, dentro dos horários praticados atualmente (2.as feiras: das 15h00 às 18h00 | sábados: das 9h00 às 13h00), por tempo indeterminado.

Esta decisão resulta do facto do processo de vacinação se manter com uma afluência reduzida, possibilitando, desta forma, que o mesmo possa ser garantido pelo Centro de Saúde, localizado na Rua Cruz de Portugal (próximo do Instituto Piaget).

Aveiro | Feriado Municipal: Discurso do Presidente CMA, Ribau Esteves

 Exmos(as) Senhores(as)

O Feriado Municipal deste ano de 2022 é uma festa com um vasto conjunto de eventos que programámos e estamos a viver de 5 a 15 de maio, com diferentes tipologias e pretextos, prestando honras à história, ao presente e ao futuro do Município de Aveiro, e muito em especial às suas Gentes, à Gente da Nossa Terra.

Cuidando ainda do cumprimento de algumas regras de prevenção e combate à Pandemia da Covid-19, que ainda perturba a nossa vida, escolhemos esta nobre sala do Teatro Aveirense para a realização desta sessão solene evocativa, na ambiência da comemoração dos seus 140 anos e honrando a sua condição de sede da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Quero começar por saudar os Aveirenses, de condição de nascimento e por decisão de adoção, de todas as proveniências e culturas, agradecendo todas as partilhas de vida e de energia que nos permitiram ser um Município próspero, com um relevante nível de desenvolvimento, com uma forte dinâmica de crescimento que estamos a viver, com uma relevante capacidade de atrair novos Cidadãos, e sempre determinados em concretizar Mais e Melhor como opção de valorização da herança recebida dos Nossos Pais e do legado que queremos entregar aos Nossos Filhos.

Quero saudar, seguindo hoje uma ordem diferente de outros anos, Santa Joana, a Princesa que trocou Lisboa por Aveiro, num arrojado ato de descentralização, a Mulher que apostou a sua vida em Deus num determinado ato de Fé, a Santa que o Povo venera pelas suas dádivas de vida e exemplo de desprendimento, de partilha e de Amor a Deus.

Inauguramos hoje uma exposição de oportunidade e de qualidade excecional, comemorativa dos 550 anos da presença de Santa Joana Princesa em Aveiro, cuja entrada no Convento de Jesus ocorreu a 4 de agosto de 1472, tendo a sua chegada a Aveiro ocorrido a 30 de julho desse mesmo ano, dando-se a coincidência inspiradora de ter sido nesse mesmo dia 30 de julho do ano 2015, que a Câmara Municipal de Aveiro assinou o contrato de delegação da competência de gestão do Museu de Aveiro com o Ministério da Cultura, assumindo essa gestão no dia seguinte 1 de agosto, operação que recebe um balanço muito positivo nos seus quase sete anos de vida.

Em honra plena à Mulher, Princesa e Santa do Povo de Aveiro, decidimos chamar ao antigo Museu de Aveiro, o Museu de Aveiro / Santa Joana, no qual vamos continuar a desenvolver muita atividade cultural, realizar profundas obras de beneficiação e a materializar uma reforma da sua imagem e política de comunicação em breve, no sentido da modernidade e da vida.

Na gestão da Câmara Municipal de Aveiro estamos na fase inicial do mandato autárquico 2021/2025, determinado pelos resultados eleitorais de 26 de setembro de 2021 e pelo compromisso formalizado com a tomada de posse de 12 de outubro último nesta mesma sala, há exatamente sete meses.

Nestes primeiros sete meses do mandato, mantemos um elevado ritmo de realização de investimento, com múltiplos projetos, concursos e obras em desenvolvimento por todo o Município, com um destaque muito relevante para as obras nas áreas da Regeneração Urbana e da Modernização do Parque Escolar, num ritmo intenso que será mantido ao longo de todo o mandato, tirando o máximo proveito dos Fundos Comunitários do atual Quadro Comunitário de Apoio que estamos a executar até ao final de 2023 e lutando por mais no âmbito do PRR e do novo Quadro do Portugal 2030.

Uma palavra especial para a área da Cultura, na qual prosseguimos um trabalho em crescendo ao nível da capacitação de equipamentos, da programação e da criação cultural de grande relevância, integrando nesse vasto conjunto de operações, o processo da Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, sabendo que ganhámos o direito de continuar a lutar por esse título com a passagem à segunda fase do processo com as Cidades amigas de Braga, Évora e Ponta Delgada, as quais saúdo de forma respeitosa assim como o faço às oito Cidades que não lograram passar da primeira fase.

Todas as doze Câmaras Municipais e respetivos Parceiros, prestámos e vamos continuar a prestar um relevante serviço à Cultura Portuguesa e a Portugal, que queremos seja valorizado e aproveitado pelos Cidadãos e pelo Governo da Nação. Seguimos o nosso trabalho desta Candidatura com toda a humildade e determinação, crescendo com tudo o que fazemos para sermos uma Cidade, um Município e uma Região ainda melhores, por fazemos mais e melhor Cultura.

Na gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana, nos prioritários setores da Educação e da Ação Social, na área do estacionamento público e da gestão das praias, temos em pleno desenvolvimento o processo de Descentralização, no qual reiteramos todo o empenhamento, lutando pela defesa das suas virtualidades e pela correção dos seus erros e das muitas omissões que continuam a existir, nomeadamente em áreas onde a inércia do Governo ainda não permitiu sair do zero e seguir em frente com a boa gestão descentralizada, destacando-se a este nível a Habitação, as Áreas Portuárias, as Estradas Nacionais, o Património do Estado, a Justiça, entre outras.

Estamos a iniciar o trabalho com o novo Governo de Portugal, que o Dr. António Costa e o Partido Socialista lideram com toda a legitimidade democrática e agora libertos dos espartilhos provocados pela sua aliança de geringonça com o Partido Comunista Português e com o Bloco de Esquerda.

É muito importante para a vida das Pessoas que o atual Governo seja muito melhor do que o anterior. O passivo que recebe em relação a Aveiro é enorme, sendo Muito Urgente tratar dos muitos assuntos pendentes, que se arrastam na indecisão, e dos quais destaco as obras de ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro com a integração de Centro Académico Clínico, a entrega à gestão da Câmara Municipal de Aveiro dos terrenos do antigo Colégio Alberto Souto, da Antiga Lota e da frente-Ria de São Jacinto, a qualificação da Escola Básica de 2º e 3º Ciclo de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro, a decisão da construção nova Escola Secundária Homem Cristo que a Câmara de Aveiro assumirá por permuta com a atual e velha Escola onde queremos instalar os Serviços Municipais, a resolução definitiva dos velhos problemas das Portagens e das instalações dos Tribunais, das Polícias e da Prisão de Aveiro, entre muitos outros assuntos.

A Câmara Municipal de Aveiro está ao dispor do Governo de Portugal para cooperar e fazer bem, para fazer muito melhor não deixando passar o tempo sem que nada aconteça, porque essa é a opção pela degradação do património e dos serviços públicos, porque essa é a opção pelo desprezo em relação aos Cidadãos Aveirenses.

A Câmara Municipal de Aveiro presta todo o apoio ao Governo para que concretize a sua aposta publicamente assumida de implementar o curso de Medicina nas Universidades públicas de Aveiro, Évora e Vila Real, exortando a nossa Universidade de Aveiro a assumir este desafio e esta prioridade com todo o empenho, pelas boas condições que já tem e pela sua elevada importância para a própria Universidade, e atendendo também ao facto dessa realidade ser de relevante importância para a Cidade, o Município e a Região de Aveiro, em várias dimensões da sua vida social e económica, aumentando a sua capacidade de atrair residentes, visitantes, alunos, professores, investigadores, profissionais de saúde e investidores.

A vida do Município de Aveiro, teve, tem e vai seguramente continuar a ter, contributos muito diversos e importantes da vida e do trabalho da nossa Universidade de Aveiro, querendo hoje felicitar publicamente o Reitor Paulo Jorge Ferreira pela sua reeleição, desejando-lhe felicidades e boas realizações para o seu segundo mandato que inicia no próximo dia 18 de maio. Sabe o nosso Reitor e a Academia de Aveiro, que podem contar sempre com a parceria empenhada e realizadora da sua Câmara Municipal de Aveiro.
Estimadas Senhoras e Caros Senhores

Vivemos um tempo carregado de interrogações, de problemas de difícil compreensão e gestão, como a Pandemia e a absurda guerra que a Rússia decidiu fazer com a invasão da Ucrânia, atentando contra a Paz e perturbando de forma grave equilíbrios sociais e económicos da Europa e do Mundo.

Vivemos um tempo em que o medo limita a vida das pessoas e retira-lhes o discernimento, perturba o acesso à luta do crescimento pessoal pela boa integração e participação na vida da comunidade, impede a vivência de níveis mais elevados de felicidade que só a partilha da vida propicia.

Vivemos um tempo em que a volatilidade dos acontecimentos, as interrogações e as dúvidas sobre o futuro, vieram perturbar as convicções e o planeamento que solidifica uma Democracia e constrói um Mundo Melhor.

Vivemos um tempo em que o contributo objetivo de cada um de nós para a vida de todos nós é cada vez mais importante, e temos de lutar para conquistarmos mais Gente a dizer presente nos bons combates que temos de travar a cada dia para prosseguirmos a construção de Mais e Melhor pela Nossa Terra. Estou absolutamente convencido que essa é a opção de um número crescente de Aveirenses, o que nos motiva e determina a seguirmos o caminho do crescimento e do desenvolvimento em cooperação com outros, utilizando o importante instrumento que é a Câmara Municipal de Aveiro.

Com os Municípios Portugueses reunidos de forma solidária e forte na sua Associação Nacional, vamos conseguir concretizar mais e melhor descentralização, conseguindo do Governo de Portugal as decisões que vão possibilitar servir melhor e com mais capacidade, os Portugueses.

Com os Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro vamos concretizar investimentos estruturantes, com um lugar especial para as obras de qualificação e valorização da Ria de Aveiro, do Rio Novo do Príncipe e do Baixo Vouga Lagunar.

Com o Município de Águeda vamos conseguir projetar e construir o Eixo Rodoviário Aveiro/Águeda.

Com muitas entidades públicas e privadas vamos continuar a realizar ações de parceria e trabalho de equipa, cuidando de maximizar as capacidades de todos, concretizando mais desenvolvimento social e económico ancorado no trabalho das Empresas Privadas, e devidamente equilibrado e sustentável, com ambição e realismo.
Queridas Cidadãs e Caros Cidadãos

Neste dia de festa queremos simbolizar nalguns pessoas e entidades a capacidade de realizar e de ser solidário das Gentes de Aveiro, numa atitude que reconhece, agradece e estimula, para termos mais partilhas de boa energia e de relevante e exemplar trabalho.

É nesse grupo grande de Gente que encontramos a vida cheia de contributos relevantes na área da Cultura pela notável prestação nos seus 25 anos de vida de uma relevante bandeira de Cultura de Aveiro e da Região Centro de Portugal que é a Orquestra Filarmonia das Beiras, e ainda pela vida longa e cheia de contributos de criatividade e arrojo cultural do Artur Fino.

Na área da Saúde, enaltecemos o exemplo, a disponibilidade, a capacidade de lutar, de sofrer e de estar sempre disponível da Dulce Seabra, a minha e a nossa Companheira de todos e dos mais difíceis momentos do Combate contra a Pandemia, uma profissional competente e uma pessoa fantástica que prova também que os Homens e as Mulheres não se medem aos palmos.

Na área da esperança e do futuro da Nossa Terra que queremos bem ancorado na qualidade dos Jovens da Nossa Terra, quisemos personalizar no José Francisco Veiga, realçando o seu gosto e os seus feitos na área da matemática e do xadrez, exortando os Nossos Jovens a assumirem com coragem o gosto pelo trabalho e a luta pela qualidade, como boa parte das coisas boas da vida.

Agradecemos a Todos a partilha de vida e de energia, reconhecemos com a formalidade da Distinção Honorífica Municipal os seus contributos para a valorização do Município de Aveiro, na certeza de que vamos Continuar Juntos a fazer Mais e Melhor para a Nossa Terra e para a Vida da Nossa Gente.

Quero terminar com uma clássica Saudação e um sempre moderno Agradecimento.

Uma Saudação de Bem Haja com um Abraço às Pessoas aqui presentes, aos que nos seguem em qualquer parte do País e do Mundo através das plataformas digitais e a Todos os Cidadãos do Município de Aveiro, num gesto de reconhecimento e de estímulo para sermos cada vez mais uma Comunidade viva e solidária, determinada em ser melhor a cada dia, desejando a todos Boas Festas do Feriado Municipal.

Um Agradecimento a todos os Cidadãos, aos Funcionários Municipais, às Entidades Públicas e Privadas Parceiras, aos Dirigentes Associativos, aos Empresários, aos Autarcas Municipais e de Freguesia, todo o apoio, trabalho, energia e confiança partilhada, na caminhada obreira que temos feito e que seguramente vamos continuar a realizar para Conquistar Mais para a Nossa Terra e para a Nossa Gente.

Contamos convosco, saibam que sempre contam connosco.
Bem Hajam.
Viva o Município de Aveiro.

José Ribau Esteves
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro



EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões Celebrou o Dia da Europa com muito entusiasmo

 

No passado dia 09 de maio o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões assinalou o Dia da Europa com diversas iniciativas em Viseu Dão Lafões e Aveiro.

O arranque das celebrações, deste dia dedicado ao projeto europeu, ficou marcado pelo hastear da Bandeira da União Europeia no EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões (Casa do Adro, Viseu).


Com uma proposta dedicada aos mais jovens, a Comunidade Escolar de Viseu Dão Lafões foi convidada a descobrir por dentro o Centro EUROPE DIRECT e a tomar parte no debate “A importância da participação ativa dos jovens nos assuntos Europeus”.

 

Ainda, no âmbito destas comemorações, na Universidade de Aveiro (UA), foi inaugurada a Exposição - Cartazes| Revista Europeia, desenvolvida pelos alunos de Economia da Universidade de Aveiro, a que se seguiu um debate subordinado ao tema "Cidadania Europeia", conduzido pela Professora Doutora Marta Dias (UA) e que contou com a participação do Centro de Informação Europeia Jacques Delors.


Paralelamente, em contexto de sala de aula, foram desenvolvidas ações comemorativas do Dia da Europa nas diversas Escolas e Agrupamentos de Escola da região Viseu Dão Lafões, suportadas por materiais disponibilizados pelo centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões.


Por último, e até ao próximo dia 16 de maio, na página de Instagram @europedirectviseudaolafes encontra-se a decorrer o GIVEAWAY EUROPE DIRECT. Este sorteio prevê a atribuição de um KIT EUROPE DIRECT entre os seguidores da página.

 

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, "Para a CIM, enquanto entidade de acolhimento do centro EUROPE DIRECT, é muito importante que o espírito e os valores da União Europeia sejam promovidos nosso território. O projeto europeu, muito além de um mero projeto de desenvolvimento económico, é um espaço de comunhão de valores partilhados, de uma identidade e de uma cultura comum e, hoje, mais do que nunca, um projeto de paz".


"Estes momentos de celebração, contribuem para reforçar a nosso sentido de pertença a este espaço que partilhamos, enquanto cidadãos europeus. Portanto, é com muito agrado que registamos o sucesso desta iniciativa", concluiu o Secretário Executivo.

Coimbra | ESAC reforça eficiência energética dos seus edifícios

 São já quatro os projetos de eficiência energética implementados nos últimos cinco anos na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), resultado da aposta desta instituição na gestão racional de recursos e na sustentabilidade.

Os projetos de eficiência energética na Biblioteca, Bloco A e Bloco J, recentemente concluídos, vêm juntar-se ao primeiro implementado no edifício principal da ESAC. Os objetivos destas intervenções são reduzir o consumo e a despesa com a energia, melhorar significativamente os confortos térmico e luminotécnico, bem como a qualidade do ar interior, proporcionando assim melhores condições para as atividades letivas, de investigação e de serviços.

Com um investimento total de cerca de 320 000 €, foram instaladas cerca de 220 luminárias LED com sensores e um sistema de gestão remoto, colocados 262 m2 de vãos envidraçados (janelas e portas) em perfil de alumínio com corte térmico e vidro duplo, aplicados 1800 m2 de isolamento térmico em paredes e coberturas e instalados painéis solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias. A implementação destas medidas permitiu atingir as classes energéticas B- e B, estimando-se uma redução de consumo de energia na ordem dos 516 MWh/ano, enquanto se evitará a emissão para a atmosfera de 82 toneladas de CO2/ano.

O elevado número de edifícios que constituem as instalações da ESAC e a necessidade de alargar muitas destas tipologias de intervenção a outros espaços, levou a ESAC à apresentação de quatro novas candidaturas ao sistema de Apoio à Renovação Energética dos Edifícios da Administração Pública Central no âmbito do Aviso N.º 01/C13-i02/2021 do Fundo Ambiental. A título de curiosidade, é de referir que, num total de 214 candidaturas registadas por aquela entidade, a candidatura n.º 1 foi submetida pela ESAC.

Alvaiázere | Comemoração do Dia Internacional dos Museus

 
O Dia Internacional dos Museus celebra-se anualmente a 18 de maio, e pretende promover a reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Em 2022, a data será celebrada sob o tema “𝗢 𝗣𝗼𝗱𝗲𝗿 𝗱𝗼𝘀 𝗠𝘂𝘀𝗲𝘂𝘀”.

O Museu Municipal de Alvaiázere junta-se à comemoração deste dia através de um conjunto de atividades que decorrerão nas instalações do MMA. Assim, no dia 𝟭𝟰 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼 (Noite Europeia dos Museus) haverá um concerto pela 𝗢𝗿𝗾𝘂𝗲𝘀𝘁𝗿𝗮 𝗟𝗶𝗴𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗲𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗙𝗶𝗹𝗮𝗿𝗺𝗼́𝗻𝗶𝗰𝗮 𝗔𝗹𝘃𝗮𝗶𝗮𝘇𝗲𝗿𝗲𝗻𝘀𝗲 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗮 𝗖𝗲𝗰𝗶́𝗹𝗶𝗮, a partir das 20h30.

No dia 𝟭𝟴 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼, pela manhã, abrirá ao público a exposição temporária “𝗔𝗿𝘁𝗲 𝗖𝗼𝗻𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼𝗿𝗮̂𝗻𝗲𝗮 – 𝗡𝘂́𝗰𝗹𝗲𝗼 𝗘𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶𝘁𝗶𝘃𝗼 𝗩𝗜"; por volta das 10h30, será efetuada uma visita exploratória da referida mostra aos utentes do CAO. À tarde, por volta das 14h30, serão dinamizadas várias oficinas subordinadas ao tema "𝗦𝗮𝗯𝗲𝗿𝗲𝘀 𝗲 𝗦𝗮𝗯𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼𝘀"; um pouco mais tarde, será apresentado o projeto "𝗛𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮𝘀 𝗲 𝗹𝘂𝗴𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗺𝗲𝗶𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗶𝗻𝗰𝗹𝘂𝘀𝗮̃𝗼" (que irá ser dinamizado mensalmente nas várias freguesias do concelho de Alvaiázere); a terminar o dia está prevista uma tertúlia sobre a temática do projeto.


Alvaiázere | Semana da Idade Maior 2022


O Município de Alvaiázere organiza a Semana da Idade Maior entre os dias 16 e 22 de maio, numa iniciativa que tem como objetivos contribuir para a integração social da comunidade sénior (institucionalizada e não institucionalizada), consciencializar e combater o isolamento que muitas vezes afeta esta faixa da população e para a coesão social da comunidade Alvaiazerense.

Mais informamos que, pelo período pandémico vivido, as atividades consequentes da Semana da Idade Maior não juntarão no mesmo espaço as várias instituições, por este ser um público de maior risco. No entanto, acreditamos ser fulcral na edição deste ano regressar com moderação à normalidade da dinâmica enquanto sociedade nesta que é uma atividade que pretende contar com a participação de todos, em particular dos de Idade Maior.

Aveiro | Dia Aberto na Fábrica Centro Ciência Viva no Dia Nacional dos Cientistas

 
No dia 16 de maio comemora-se o Dia Nacional dos Cientistas. A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro junta-se a esta celebração com um Dia Aberto e um programa de atividades para todas as idades que inclui workshops, laboratórios, uma história com ciência e exposições.
O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016, por resolução da Assembleia da República, com o objetivo de celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e, desta forma, para o progresso e o bem-estar da sociedade. O dia 16 de maio, data do nascimento de José Mariano Gago, foi escolhido para homenagear o seu legado.
Nesse dia, a entrada é gratuita na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e em todos os outros Centros da Rede Nacional de Centros Ciência Viva.

O programa de atividades destina-se a grupos escolares e ao público em geral e pode ser consultado aqui. As inscrições podem ser feitas através do telefone 234 427 053.

Marinha Grande | GALLO VIDRO INVESTE MAIS DE 100 MILHÕES DE EUROS NA SUA AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

 
A Gallo Vidro, empresa do Grupo Vidrala, localizada na Marinha Grande, promoveu, esta quarta-feira, 11 de maio, uma visita às obras em curso de ampliação e modernização das suas instalações, orçadas em mais de 100 milhões de euros.
O investimento contempla a construção de um novo forno de ultima geração que substituirá outro mais pequeno e menos eficiente; além do novo forno, o investimento engloba outros equipamentos que contribuem para uma operação muito mais sustentável: a instalação de painéis fotovoltaicos para produção e autoconsumo de energia elétrica renovável; a colocação de um novo e moderno electrofiltro, equipamento que garante a despoluição dos fumos da chaminé; a edificação da Vidrala Academy, um centro de formação em tecnologia de vidro que dará apoio às 8 fábricas do grupo espalhadas pela Europa; a ampliação do centro logístico localizado na Garcia.
Os investimentos em curso têm como eixos principais a sustentabilidade ambiental e eficiência energética, bem como a redução do impacto da operação industrial na malha urbana da cidade, onde se localiza esta fábrica, que emprega mais de 270 trabalhadores e que pretende melhorar continuamente a relação e interação da atividade com a comunidade em que se insere.
A iniciativa contou com a presença dos administradores e diretores executivos do Grupo Vidrala, de responsáveis da fábrica Gallo Vidro e do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, que se regozijou com “o investimento em curso pelo Grupo Vidrala, por permitir garantir a continuidade da modernização da Gallo Vidro, com uma importante preocupação ambiental, e potenciar o negócio do Grupo”. Aurélio Ferreira aproveitou para assumir o compromisso de que “o Município pretende ser um agente facilitador das empresas, que geram riqueza e postos de trabalho no concelho”.

O dia ficou também marcado pela atribuição do Prémio Joaquim da Rocha e Silva aos melhores alunos finalistas do curso de Engenharia de Produção Industrial, do Instituto Superior D. Dinis - ISDOM.

Foi ainda distinguido o funcionário José Mendes, por completar 25 anos de trabalho ao serviço da Gallo Vidro.

Sequestro em Algés termina com abate do agressor

A PSP abateu um indivíduo que sequestrou outro, numa habitação em Algés, no concelho de Oeiras. O caso aconteceu esta madrugada.
A polícia foi alertada para desacatos pouco antes das 5h00 e, ao chegar ao local, deparou-se com uma situação de sequestro, "criada por um homem de grande porte físico, munido de duas armas brancas", segundo a nota enviada à redação.
A vítima apresentava vários ferimentos graves.
Os agentes tentaram dissuadir o indivíduo, mas sem sucesso. O sequestrador continuou a agredir a vítima e os PSP dispararam causando a sua morte, apesar dos primeiros socorros que lhe foram prestados.
Um dos polícias também ficou ferido durante a operação, em resultado de um corte com arma branca feito pelo agressor.
A Inspeção-Geral da Administração Interna foi informada do caso.
No mesmo comunicado, “a PSP lamenta o falecimento do atacante e apela a que todos os cidadãos cumpram as ordens legais e legítimas emitidas pelos polícias”.

Marta Grosso - RR

GNR trensmite números da Operação “RoadPol – Alcohol and Drugs

A GNR, entre o dia 4 e 10 de maio, realizou uma operação de fiscalização intensiva da condução sob efeito do álcool e substâncias psicotrópicas, com o objetivo de promover comportamentos mais seguros por parte dos condutores e diminuir a sinistralidade rodoviária grave, em todo o território nacional continental.


Desta forma, os militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito  que diariamente estiveram empenhados no patrulhamento rodoviário fiscalizaram 35.249 condutores neste período, tendo registado os seguintes dados operacionais no âmbito desta operação:

578 autos de contraordenação por condução sob influência de álcool, com uma taxa de álcool no sangue inferior a 1,2 g/l;
287 crimes por condução em estado de embriaguez, com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.
Relativamente às substâncias psicotrópicas, foram ainda testados 111 condutores, tendo sido detetados dois casos positivos, os quais se encontram a aguardar confirmação laboratorial.
 No decorrer desta operação foi ainda registado um total de 10 672 autos de contraordenação nas estradas portuguesas, dos quais se destacam:

. 2 744 por excesso de velocidade;
. 770 por falta de inspeção periódica obrigatória;
. 477 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção por crianças;
. 341 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.
Para além dos 287 crimes por condução em estado de embriaguez, foram ainda registados 124 crimes por condução sem habilitação legal.


Agrupamento de Escolas de Aveiro celebra o Mês da Mobilidade Escolar Ativa e Sustentável

 Dando continuidade a um trabalho iniciado em anos anteriores, a Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta e o Agrupamento de Escolas de Aveiro, estão a implementar, durante este mês de maio, em quatro das suas escolas e coordenações de escola do primeiro ciclo e pré-escolar (EB1 Barrocas, Pré Escolar Barrocas, EB1 Santiago, Pré Escolar Santiago, EB1 Glória e EB1 Vera Cruz), um conjunto de iniciativas com o objetivo de sensibilizar, incentivar, ensinar e celebrar a utilização da bicicleta nas deslocações para a escola e aumentar as deslocações a pé.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a necessidade de promover a bicicleta como parte das atividades diárias e como forma de reduzir o sedentarismo, a ansiedade, o risco de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, obesidade e algumas formas de cancro. Por isso, integrar a bicicleta na escola e promover a sua utilização torna-se urgente oferecendo benefícios vários, ao nível da saúde e bem estar das crianças, aumentando a sua autonomia, competências sociais, vivência e vínculo com a comunidade e sentido de pertença pelo espaço público.
Durante o mês de maio, num trabalho conjunto entre agrupamento de escolas de Aveiro e a toda a comunidade escolar, envolvendo professores, educadores, associações de pais, mas também a Polícia de Segurança Pública e profissionais de saúde, serão implementadas, numa ação piloto, iniciativas que pretendem sensibilizar, ensinar, incentivar e celebrar conquistas coletivas, para uma mobilidade escolar mais ativa e sustentável.
Estas iniciativas passam por sessões de sensibilização para a  segurança e educação rodoviária, ações de sensibilização sobre os benefícios para a saúde da mobilidade ativa e sustentável, o projeto artístico “Histórias em Bicicleta”, Cicloficinas Escolares, Ciclo Passeios organizados por associações de pais, dinamização dos comboios a pé e em bicicleta (SigaPé e CicloExpresso), um concerto em bicicleta e ainda a dinamização do jogo da Mobilidade Serpente Papa Léguas. 
 
A Serpente Papa-Léguas – Jogo da Mobilidade (https://www.trafficsnakegame.eu/portugal/) é uma campanha criada para incentivar as viagens sustentáveis nas idas para a escola (a pé, de bicicleta ou de transportes públicos), e que tem as crianças e os seus pais como o principal público-alvo. A campanha consiste num jogo de fácil implementação e, além de participar no jogo, cada escola aderente é encorajada a organizar outras actividades e a proporcionar ações educativas sobre segurança rodoviária e mobilidade, questões ambientais e de saúde.
Esta é uma iniciativa que conta com o apoio do Agrupamento de Escolas de Aveiro, das Associações de Pais das escolas envolvidas, da Ciclaveiro como entidade parceira e da ACA-M (Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados) como entidade responsável pela implementação do jogo em Portugal.
Toda a comunidade escolar receberá informação sobre o que é o jogo e como colaborar para que a sua implementação seja bem sucedida e os percursos casa-escola sejam feitos de forma mais sustentável e segura.  
O jogo pretende promover os modos de transporte suave como alternativa divertida e sustentável, aliviar o congestionamento de trânsito na envolvente das escolas e incutir nas crianças regras de segurança rodoviária e mais consciência do meio por onde se deslocam, permitindo-lhes ainda fazer mais exercício físico diário ao se deslocarem a pé ou de bicicleta.

Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ONG Ambiental
Casa da Bicicleta - Rua Almirante Cândido dos Reis, nº. 12 - 3800-096 Aveiro