quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Câmara de Lisboa confirma buscas em caso que envolve suspeitas de corrupção

Medina terá assinado contrato suspeito. Ministério Público acredita que o objetivo do esquema visou a angariação de dinheiro em obras públicas, com subornos de empreiteiros, para o financiamento ilícito do PS.
A Câmara Municipal de Lisboa confirmou a realização de buscas por parte da Polícia Judiciária no departamento de Urbanismo da autarquia, mas remeteu mais esclarecimentos para as autoridades judiciais.
“Qualquer esclarecimento deverá ser prestado pelas autoridades judiciais”, disse à Lusa fonte oficial da Câmara Municipal de Lisboa, confirmando apenas as buscas no departamento de Urbanismo.
A notícia das buscas, realizadas na terça-feira, foi avançada pela TVI/CNN Portugal. Em causa estarão suspeitas de corrupção, participação económica em negócio e falsificação, numa nomeação para prestação de serviços que foi assinada em 2015 pelo então presidente da autarquia, Fernando Medina, que é agora ministro das Finanças.
Fernando Medina terá contratado uma consultora de fachada, para as obras de requalificação da cidade. O objetivo, acredita o Ministério Público, “visou a angariação de dinheiro em obras públicas, com subornos de empreiteiros, para o financiamento ilícito do PS, através dos chamados sacos azuis”.
Em declarações à TVI, Fernando Medina disse não ter conhecimento de qualquer investigação, acrescentando apenas que “os processos de contratação da Câmara Municipal de Lisboa eram instruídos pelos serviços competentes para contratação, no cumprimento das normas aplicáveis”.

Olímpia Mairos/RR

Câmara de Cantanhede aprovou voto de pesar pelo falecimento de Daniel Regra Dias

O executivo da Câmara Municipal de Cantanhede aprovou, na sua reunião de ontem, “um sentido e respeitoso voto de pesar” pelo falecimento, aos 26 anos, de Daniel Regra Dias, assinalando “o exemplo da sua conduta cívica, cultural e social pautada por princípios éticos e morais que devem reger a vida em comunidade” e sublinhando “o seu caráter simples e a forma afável, leal e íntegra com que sempre defendeu os seus ideais”.

O jovem faleceu no passado dia 17 de janeiro, vítima de doença prolongada, “ocorrência que deixou um sentimento de pesar e profunda consternação em todos quantos o conheciam”, refere a proposta apresentada pela presidente da autarquia, Helena Teodósio. O texto aponta ainda “a integridade e seriedade” de Daniel Regra Dias “em todas as facetas da vida de cidadão exemplar com intervenção cívica de relevo em várias instituições a que esteve ligado”, enfatizando o facto de ter exercido, “com brio e dedicação ao interesse coletivo, as atividades que desenvolveu em entidades do concelho, apenas motivado pela satisfação de servir bem a sua comunidade”.

Daniel Regras Dias nasceu a 26 de março de 1996, tendo efetuado os seus estudos no ensino básico e secundário, em Cantanhede, após o que ingressou na licenciatura de Gestão de Empresas, na Coimbra Business School/ISCAC, onde concluiu também o mestrado em Auditoria Empresarial e Pública. Nas eleições autárquicas de 2021, foi candidato à Assembleia Municipal de Cantanhede pelo Partido Socialista, tendo sido eleito para o cargo que viria a suspender e posteriormente a renunciar devido ao problema de saúde que conduziu ao trágico desfecho do seu falecimento.

Com forte participação no associativismo estudantil, Daniel Regras Dias presidiu à Direção Geral da Associação de Estudantes do Coimbra Business School/ISCAC, a que juntou o cargo de presidente do Conselho Fiscal da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico e de presidente da Mesa da Assembleia Geral do ISCAC. Foi ainda membro do Conselho Geral e da Assembleia de Representantes da Coimbra Business School/ISCAC.

Envolveu-se também ativamente no movimento cultural desta instituição de ensino superior, designadamente na vertente musical, como membro da Tuna Mista, na qual evidenciou o talento de baterista com créditos firmados nos grupos musicais “The Hangover” e Banda Tempo.

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONVOCADOS PARA ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA DE CADETES

No âmbito da realização de um estágio de capacitação técnica, promovido e organizado pela Associação de Natação de Coimbra, que terá lugar na Piscina Municipal da vila de Penacova, no próximo dia 29 de janeiro, a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai estar representada por 9 atletas deste escalão.

Para além de Leonor Ferreira, Maria Ribeiro, Maria Pinto, Diogo Lopes, Pedro Almeida, Francisco Pereira, David Marques, Vicente Diogo e Daniel Freitas, nadadores da Columbófila, foram igualmente convocados os (as) atletas, Hugo Silva, Leonardo Ferraz, Maria Nogueira, da Académica, Francisco Rodrigues, Afonso Miranda, Clara Fernandes da Louzan, Bernardo Diniz, Gonçalo Marques, Maria Lobo, Maria Mateus e Aurora Lobo do CAQC, Leonor Sousa, Emilia Gadanha, do Clube Náutico, Margarida Correia do Náutico de Miranda do Corvo e Giuliana Bartolo do União de Coimbra, totalizando 24 nadadores.

Participará neste estágio de capacitação, um técnico por clube presente, que acompanhará os seus nadadores.

Cantanhede | Iniciativa direcionada para a população sénior. Biblioteca Municipal promoveu Oficina de Pintura

A Biblioteca Municipal de Cantanhede promoveu no passado dia 17 de fevereiro, uma Oficina de Pintura. Particularmente direcionada para a população sénior, a iniciativa contou com a presença de quinze utentes do Centro Social e Polivalente de Ourentã, que estiveram acompanhados por três técnicas da instituição.

A oficina foi dinamizada pelo artista plástico José António Almeida, cujos trabalhos se encontram expostos neste equipamento cultural, durante o mês de janeiro e que prontamente acedeu a ensinar um pouco da sua arte aos participantes.

Após a apresentação do pintor, cada participante pintou a sua tela utilizando para o efeito tintas acrílicas e uma esponja, seguindo as instruções dispensadas pelo artista. Os resultados foram surpreendentes e todos os idosos ficaram visivelmente satisfeitos com as pinturas que executaram, apresentado quinze telas decoradas com motivos abstratos que, após secagem e envernizamento, serão entregues a cada um dos artistas.

Recorde-se que José António Almeida é o autor da exposição Pintura, minha terapia, patente na Biblioteca Municipal até 31 de janeiro e que o mesmo acolheu com entusiasmo, o convite da Instituição anfitriã para desenvolver uma Oficina de Pintura destinada aos mais velhos.



Covilhã | TRANSPORTES ESCOLARES|LOCAIS DE LEVANTAMENTO DOS PASSES/VINHETAS

Informamos todos os alunos/encarregados de educação, que após a receção do email de validação dos formulários de pedido de transporte escolar, poderão levantar os passes e as vinhetas (após 3 a 5 dias úteis) nos seguintes locais:

Bilheteira da Transdev – Central de Camionagem-Covilhã

- Alunos do Ensino Básico- Com Passes Novos
- Alunos do Ensino Secundário – Com Passes Novos
- Alunos do Ensino Superior – Com Passes Novos

Secretarias dos Agrupamentos de Escolas

- Alunos do Ensino Básico – Com Passes Novos e/ou Vinhetas – emitidos pela empresa - Auto Transportes do Fundão
- Alunos do Ensino Secundário – Com Passes Novos e/ou Vinhetas – emitidos pela empresa - Auto Transportes do Fundão

Bilheteira da Auto Transporte do Fundão – Central de Camionagem-Covilhã
- Alunos do Ensino Superior – Com Passes Novos e/ou Vinhetas – Auto Transportes do Fundão

Todos os Passes e/ou Vinhetas têm validade para o ano letivo 2022/2023.

SESSÕES ESGOTADAS » JAZZ NAS ADEGAS SILVES COM KUSH LESCROOGE QUARTETO

 As duas sessões do JAZZ NAS ADEGAS agendadas para os dias 27 e 28 de janeiro, na Quinta do Barradas, com a atuação do KUSH LESCROOGE QUARTETO, encontram-se esgotadas.
O virtuoso saxofonista, Kush Lescrooge vai apresentar com o seu quarteto um repertório em que o swing e o groove serão a marca principal da sua atuação.
Um espetáculo imperdível com com Kush Lescrooge_Saxofone, Paulo Matos Silva_Contrabaixo, Ricardo Balla_Piano e João Melro_Bateria.
As restantes sessões da 6ª Edição do Jazz nas Adegas, terão lugar nos seguintes dias/locais e com os seguintes artistas:
 
24.fev.23  21h00 | 25.fev.23 17h00         
Cabrita Wines  
Marta Rodrigues Quarteto        
 
10.mar.23  21h00 | 11.mar.23 17h00
Herdade Barranco do Vale         
Filarmónica Jazz Combo                              
 
24.mar.23  21h00 | 25.mar.23  17h00
Quinta do Rogel              
String Reed Trio              
 
14.abril.23  21h00 | 15.abr.23  17h00
Quinta João Clara           
Nuno Carpinteiro                           
 
28.abr.23  21h00 | 29.abr.23 21h00         
Barranco Longo               
Las Guitarras Locas        
 
12.mai.23  21h00 | 13.mai.23  17h00
Paxá Wines       
Analog Music Project                   
 
26.mai.23  21h00 | 27.mai.23  17h00
Convento do Paraíso    
Manouche Station
 
O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve.

 

 

TOPONÍMIA DA FREGUESIA DE SILVES E DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALCANTARILHA E PÊRA ESTÃO EM FASE DE CONSULTA PÚBLICA

 Encontra-se em consulta pública, desde o passado dia 16 de janeiro e pelo prazo de 30 dias úteis, as propostas para atribuição de toponímia na Freguesia de Silves – Cerro de S. Miguel e Estação de Silves e na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra – Pêra – Encosta Dourada e Pêra Sul, propostas pela Comissão Restrita de Toponímia.
Os interessados poderão apresentar, durante o período de consulta pública, por escrito, sugestões sobre quaisquer questões que possam ser consideradas relevantes, endereçados à Presidente da Câmara Municipal de Silves, Largo do Município, 8300 -117 Silves, ou ainda através do e -mail: obras.municipais@cm-silves.pt.
 

27 de janeiro | 14h00 às 17h00 | Presencial e On-line. Agrária de Coimbra promove 5.º Seminário “Gestão de Espécies Invasoras”


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) leva a cabo, no próximo dia 27 de janeiro, das 14h00 às 17h00, presencialmente (Auditório H1) e com transmissão via Youtube Invasoras.pt, a 5.ª edição do Seminário " Gestão de Espécies Invasoras".
As espécies invasoras representam uma das principais ameaças à biodiversidade, da qual dependemos. No entanto, este problema continua a ser desconhecido para muitos cidadãos. Na recente COP15, uma das 23 Metas estabelecidas para 2030 foca-se em diminuir os problemas causados por estas espécies (Meta 6), sublinhando a importância de prevenir a introdução de espécies exóticas invasoras prioritárias, e reduzir a introdução e estabelecimento de outras espécies exóticas invasoras e erradicar ou controlar as espécies exóticas invasoras em ilhas e outros locais prioritários. Em Portugal o desafio é gigantesco, com muitas espécies invasoras a causar problemas graves em termos ambientais, económicos e até de saúde pública. Ainda assim, há já muitos projetos e iniciativas que contribuem para minimizar o problema, em muitos ambientes e contextos distintos, alguns dos quais vão ser abordados no 5.º Seminário “Gestão de Espécies Invasoras”.

Para este seminário, promovido no âmbito da Unidade Curricular de Gestão de Espécies Invasoras do Mestrado em Recursos Florestais, estão convidados sete oradores, especialistas nas temáticas em abordagem: “Vespa velutina! Que mais desafios nos traz esta espécie invasora?”, “Xylella fastidiosa! Invasora minúscula, desafio gigantesco!”, “Plantas invasoras na Ascendi – metodologias e controlo”, “O papel do SEPNA na temática das espécies invasoras”, “Controlo de háquea-picante em montado de sobro”, “Gestão de espécies invasoras aquáticas – desafio no território do Cávado” e “Espécies invasoras marinhas – o que se sabe e que está a ser feito”.

O seminário conta ainda com a abertura do coordenador do Mestrado em Recursos Florestais, David Rodrigues e o encerramento da professora responsável pela Unidade Curricular de Gestão de Espécies Invasoras, Hélia Marchante.

Os interessados em participar devem inscrever-se em http://tiny.cc/GestaoInv, até 25 de janeiro. Para mais informações devem contactar para o e-mail hmarchante@esac.pt.

Câmara de Águeda alarga projeto beÁgueda

 Foram ampliados e criados novos parques e vão estar disponibilizadas mais bicicletas elétricas, que poderão ser utilizadas de forma gratuita até final do ano
A Câmara Municipal de Águeda decidiu alargar o projeto beÁgueda – Bicicletas elétricas de Águeda, com a instalação de novos parques e a aquisição de novas bicicletas elétricas que vão aumentar a rede já instalada.
“Este é um projeto de sucesso na promoção da mobilidade suave, é uma aposta estratégica do Município que visa a disponibilização à população de opções de meios alternativos de mobilidade, seja nas suas deslocações diárias ou de forma lúdica”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que a expansão realizada este ano contemplou preferencialmente as escolas secundárias do Município.
 
Neste momento, estão disponíveis 15 parques, localizados no centro da cidade e em cinco freguesias: Travassô e Óis da Ribeira; Recardães e Espinhel; Trofa, Segadães e Lamas do Vouga; Valongo do Vouga e em Macinhata do Vouga.
 
Este ano, esta expansão ganha forma com a ampliação dos parques existentes junto à Escola Secundária Adolfo Portela e à Junta de Freguesia de Recardães, bem como com a colocação de um novo parque com 10 docas em frente à Escola Secundária Marques de Castilho. Esta ampliação, realizada ao abrigo de uma candidatura ao Fundo Ambiental, contempla ainda a aquisição de mais 10 bicicletas elétricas, totalizando 45 unidades.
 
“É nosso objetivo continuar a impulsionar a utilização das bicicletas elétricas a um maior número de utilizadores possível”, frisou Edson Santos, salientando que a expansão realizada é igualmente uma resposta à “cada vez maior procura das bicicletas e ao aumento do número de utilizadores, de diferentes faixas etárias”, ao mesmo tempo que apoia a comunidade nas suas necessidades de mobilidade com a disponibilização de um meio “saudável, sustentável e amigo do ambiente”.
 
Até à data, existem 2882 utilizadores registados, tendo sido percorridos 236.568km de viagem em bicicleta, equivalendo a uma poupança de 24,77Ton CO2.
 
A par da expansão das beÁgueda, a Câmara Municipal de Águeda decidiu manter, até final do ano, a utilização gratuita do equipamento. Trata-se de uma medida que visa apoiar as famílias e utilizadores e incentivar a mobilidade sustentável.

Silves | CONTRATO DE PLANEAMENTO PARA REINÍCIO DA ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE VALES DE ALGOZ FOI ASSINADO

Foi assinado ontem, dia 18 de janeiro, o contrato de planeamento para reinício da elaboração do Plano de Pormenor de Vales de Algoz, que irá permitir a ampliação do espaço de atividades económicas de Vales de Algoz, que é uma alavanca para a potenciação do dinamismo económico e social do aglomerado e do concelho, por via da criação de emprego, do reforço da atratividade local e da fixação de população.
 
O referido plano permitirá ainda, de ente outras dinâmicas: viabilizar a continuidade de um espaço de atividades económicas, neste momento já com algum estrangulamento, e com vantagens competitivas ao ganhar escala; aproveitar economias de oportunidade, ao responder a um mercado em crescendo e que carece de se robustecer para suportar momentos menos positivos na conjuntura, respondendo à solicitação existente; otimizar o investimento efetuado, ao consolidar áreas adjacentes ao perímetro existente, e valorizando as infraestruturas presentes e reforçando a sua sustentabilidade e ainda potenciar a localização desta área, localizada na proximidade ao IC1, à A2, à A22 e à rede ferroviária.
 
De referir que este plano, à semelhança de outros que já foram oportunamente contratualizados (como é o caso do Plano de Pormenor da Feitoria Fenícia, na freguesia de Silves, e do Plano de Pormenor do Ribeiro Meirinho, em São Bartolomeu de Messines), constitui mais um passo no sentido de concretizar a estratégia de desenvolvimento territorial para o concelho definida pelo Município e que preconiza uma aposta numa política pública de promoção do dinamismo e diversificação da atividade económica, nomeadamente incentivando a instalação de atividades económicas, em especial em áreas do interior do concelho, em complemento com os espaços urbanos existentes e sempre em consonância com a estratégia municipal e o quadro legal vigente.

Estarreja: GNR detém homem por captura ilegal de meixão

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, contando com a colaboração com o Núcleo de Proteção Ambiental de Ovar, apreendeu ontem, dia 18 de janeiro, 3,800 quilos de meixão, e deteve um homem de 30 anos por captura ilegal, na localidade de Estarreja.
Numa ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de combater a captura e o transporte ilegal de meixão, os militares da Guarda intercetaram e abordaram duas viaturas e constataram que no seu interior era transportado o meixão e os respetivos utensílios de captura. Da ação resultou a apreensão do meixão e da viatura que efetuava o seu transporte, bem como do material de pesca utilizado para a captura da espécie.
O detido de 30 anos foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Estarreja.
O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.
A enguia europeia, Anguilla anguilla, que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.
O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.