segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Castelo de Paiva | Confraternização juntou mais de 300 pessoas Banda Marcial de Bairros promoveu convívio e concerto de encerramento de época

Um história de sucesso com 212 anos de existência
A exemplo de anos anteriores, a Banda Marcial de Bairros, em Castelo de Paiva, promoveu ontem, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Sobrado, o seu Convívio e Concerto de Encerramento relativo à presente temporada, numa iniciativa marcada por uma salutar confraternização entre dirigentes, associados regente e músicos que integram a reconhecida filarmónica paivense, que já conta 212 anos de existência, tendo marcado presença o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, o presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, e a Vereadora da Cultura, Liliana Vieira, entre outros autarcas, dirigentes associativos e diversas entidades.

Depois do concerto e da homenagem a músicos, sócios e individualidades, o almoço de confraternização reuniu mais de 300 pessoas, entre associados, amigos e convidados, sendo que, o presidente da Direcção, Gualter Rocha, considerou que este é sempre um momento por todos desejado, depois de dois anos de interregno e depois de uma época de intensa actividade como foi este ano, com participação em festas e arraiais pelo país e em iniciativas municipais, procurando proporcionar um momento festivo a todos os seus componentes, aproveitando-se a ocasião festiva para homenagear pessoas que se distinguiram ao longo dos anos na colaboração e apoio à filarmónica.

O dirigente referiu que, apesar de algumas incertezas em termos de realização de festas no inicio do ano, ainda consequências da pandemia que se registou, a temporada acabou por ficar acima das expectativas, porque se traduziu numa boa participação e um regresso em força, destacando-se a presença na Festa do Senhor na Semana Santa, em Zamora-Espanha.

O dirigente falou nas obras de remodelação da sede social, que estão a entrar na fase de conclusão, e agradeceu os gestos amigos e altruístas de quem tem ajudado a associação nas mais diversas formas, a ultrapassar este desafio e a concretizar esta obra tão desejada, urgente e necessária, evidenciando depois o trabalho desenvolvido ao longo do mandato directivo que agora termina e a importância de festejar a efeméride, porque há três anos que não se celebrava o aniversário, realçando o passado reconhecido e glorioso da Banda Marcial de Bairros, que soube impor-se graças a um assinalável crescimento técnico, agora com jovens e experientes músicos, ajudando a consolidar e a exaltar o mérito e o prestigio que esta banda musical orgulhosamente apresenta, e que, recorde-se, foi já distinguida pela Edilidade Paivense com a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro.
Gualter Rocha deixou uma palavra de grande apreço ao Maestro Rui Sampaio, sempre na expectativa do êxito, aos restantes dirigentes e colaboradores, que não poupam esforços para suplantar dificuldades, para a manter viva a Banda, bem como um agradecimento especial aos músicos, a todos eles que, ao longo de gerações compuseram elencos e foram pilares fundamentais da sua existência.
Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira congratulou-se com a efeméride, elogiando o trabalho que tem sido realizado em prol da cultura paivense por esta prestigiada filarmónica de Bairros, evidenciando esta história de sucesso com mais de dois séculos de existência, destacando ainda, o espírito bairrista sempre presente nestas louváveis iniciativas e todos aqueles que foram contribuindo para a grandeza desta instituição cultural.

Na hora de cantar os parabéns e partilhar o bolo de mais um aniversário, o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, destacou este momento como o grande orgulho da família bairrista, realçando também o notável contributo que a filarmónica tem dado à cultura paivense ao longo de tantos anos, sublinhando que, as bandas de música do concelho estão, com inteira justiça e de modo inequívoco, na primeira linha daqueles que merecem o reconhecimento municipal pela sua relevantíssima actividade nas áreas da música e da cultura, pela sua entrega e dedicação à causa pública, daí relevar o grande apoio municipal que tem sido atribuído às três filarmónicas do concelho, nos últimos anos.

Na hora de cantar os parabéns e partilhar o bolo de mais um aniversário, o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, destacou este momento como o grande orgulho da família bairrista, realçando também o notável contributo que a filarmónica tem dado à cultura paivense ao longo de tantos anos, sublinhando que, as bandas de música do concelho estão, com inteira justiça e de modo inequívoco, na primeira linha daqueles que merecem o reconhecimento municipal pela sua relevantíssima actividade nas áreas da música e da cultura, pela sua entrega e dedicação à causa pública, daí relevar o grande apoio municipal que tem sido atribuído às três filarmónicas do concelho, nos últimos anos.
O programa festivo, que se realizou durante a manhã, contemplou uma romagem ao cemitério em homenagem de sócios e músicos já falecidos, um concerto comemorativo sob a regência do maestro Rui Sampaio, na Sala Multiusos da Escola Secundária de Castelo de Paiva, uma homenagem a músicos, sócios e individualidades que se destacaram no apoio e colaboração à filarmónica ao longo do ano, terminando com um almoço de confraternização e animado convívio musical.

Carlos Oliveira

Marinha Grande | DE LA TORRE BROTHERS EXPÕEM NO NAC


A Câmara Municipal da Marinha Grande inaugura a exposição “Postais Coloniais, De La Torre Brothers”, no dia 22 de outubro (sábado), pelas 16h00, no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) do Museu do Vidro (Edifício da Resinagem).

No Ano Internacional do Vidro, apresentar esta exposição representa enorme relevância para a Marinha Grande e para o público português. Os artistas vão ter patentes obras produzidas em vários centros vidreiros europeus, onde já expuseram, sendo que quatro das peças foram concebidas especificamente para esta exposição, na VICARTE - Unidade de Investigação de Vidro e Cerâmica para as Artes, da Universidade Nova de Lisboa.
Naturais de Guadalajara, México, os irmãos Einar (1963) e Jamex (1960) de la Torre mudaram-se para os Estados Unidos da América (E.U.A), no início da década de 1970, para uma pequena comunidade do estado da Califórnia. Começaram a trabalhar juntos na década de 1990 e atualmente vivem e trabalham entre os E.U.A. e o México.

A complexidade da experiência migrante, bem como uma identidade marcada pela cultura dos dois países, revelam uma forte influência na narrativa e estética da sua obra, que resultam em obras impressionantes, num reflexo da sua origem e das diferenças identitárias das duas nações.

Através da combinação de peças em vidro soprado com técnicas mistas e instalações artísticas, as suas obras abordam temas tão vastos e atuais como a identidade dos povos, a globalização e o capitalismo. Comummente, encontramos nas suas obras referências a histórias e tradições mexicanas, alusões religiosas e sexuais.

A exposição “Postais Coloniais, De La Torre Brothers” vai estar patente no NAC, de 22 de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023, de quarta a sábado, das 10h00 às 13h00 (última entrada às 12h30) e das 14h00 às 17h00 (última entrada às 16h30).

Iniciativas da UAb em Cantanhede (participação gratuita)

 
´Há des cá bir!’ Ou porque é que escrever bem não consiste apenas em evitar erros ortográficos Conferência híbrida | Online e presencial (Auditório da Escola secundária Lima-de-Faria, Cantanhede) 
25 de outubro de 2022 | 19h00 - 20h00
Orador: Paulo Nunes da SilvaProfessor de Linguística na Universidade Aberta
Participação gratuita. Inscrições e informações em: https://forms.gle/z2hBVtaZGLCb8R6k8 

Ao longo da sessão, refletir-se-á acerca de múltiplos aspetos que devem ser considerados durante a redação de textos, em particular, de textos académicos. O objetivo principal, assumido no título, consiste em rebater a tese segundo a qual escrever bem equivale simplesmente a não cometer erros de ortografia. De facto, a escrita de textos requer um conjunto diversificado de competências e, embora seja indispensável, não é suficiente o conhecimento das regras de ortografia da língua portuguesa. 
Entre os conteúdos e as competências a contemplar quando se escreve um texto académico, incluem-se a correção a nível da ortografia, da acentuação, da pontuação, da morfologia e da sintaxe, assim como a adequação a nível do estilo adotado, da ordenação e articulação dos conteúdos e da segmentação em parágrafos. Gramática, estilo e estruturação dos conteúdos constituem, então, as três dimensões da escrita académica que serão destacadas na sessão. 

Esta iniciativa encerra o ciclo de conferências 6aoCentro promovido pelos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião e em Cantanhede em parceria com os Centros Qualifica dos concelhos de Anadia, Ansião, Cantanhede, Pombal, Sertã e Vagos.
Educação Digital em Rede em Tempos (Pós) Pandemia: Cantanhede/PortugaConferência híbrida | Online e presencial (Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede) 
26 de outubro de 2022 | 14h30 - 17h30
Participação gratuita. Inscrições e informações em: https://forms.gle/Mbk3wivCmT4gWgcY7
A participação presencial é acreditada para professores, como ação de curta duração (3h), pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Beira-Mar.  

Este Encontro tem como objetivo ouvir decisores políticos, professores e investigadores sobre os desafios e as ações desenvolvidas localmente na área da Educação em tempos de COVID-19; bem como, refletir sobre as mudanças que estas trouxeram à Educação.
Para esta partilha contamos com a participação do Vice-Presidente e Vereador da Educação do Município de Cantanhede, dr. Pedro Cardoso; do diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas de Beira-Mar, Professor Teotónio Cavaco; do Diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria (Cantanhede), Professor José Soares; do Professor da Universidade Aberta/Investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra, Professor J. António Moreira; e contará com a moderação da Professora Eliane Schlemmer (GPe-dU UNISINOS - Brasil). 
Esta iniciativa destina-se a professores/as, educadores/as, estudantes, encarregados/as de educação, políticos e à população em geral com interesse na temática. 
A iniciativa é uma organização do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Cantanhede, em colaboração com o Município e o Centro de Formação de Associação de Escolas de Beira-Mar, no âmbito da Rede Internacional de Educação OnLIFE (rieonlife.com), concebida e organizada pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital GPe-dU UNISINOS/CNPq, em parceria com a Universidade Aberta de Portugal – UAb-PT.

 

1 º CONGRESSO IBÉRICO DE HOSPITALIZAÇÃO DOMICILIÁRIA_20 a 22 OUTUBRO | 2022

 O  1º Congresso Ibérico de Hospitalização Domiciliaria que decorrerá na cidade transfronteiriça de Elvas nos dia 20 e 22 de outubro de 2022.

Este Congresso representa uma troca de experiências entre Espanha e Portugal, no que se refere à fusão multidisciplinar na casa do doente - desde os aspetos mais básicos até os mais complexos do atendimento hospitalar - tendo sempre presente o aspeto fundamental da nossa atividade diária: uma atenção centralizada ao doente desde o conforto e segurança do seu domicílio, abrangendo todos os níveis assistenciais.
Tentamos elaborar um programa atraente que abrange todos os aspetos da assistência domiciliaria, promovendo os mais altos estândares de qualidade e as novidades tecnológicas na matéria. Teremos a participação de convidados de um e outro lado da fronteira de reconhecido prestígio. Haverá um curso pré-congresso que esperamos seja de grande interesse para todos, assim como mesas-redondas e sessões de comunicações orais que não duvidamos sejam de grande interesse desde o ponto de vista formativo e científico.

Com a vossa participação, não temos dúvida que este evento será um sucesso e será o gérmen que irá dar com futuros encontros entre profissionais dos dois países da Península Ibérica. Vos animo a que difundais o evento através das vossas redes sociais para conseguir a maior participação possível.

O evento irá decorrer em Elvas, cidade transfronteiriça património da UNESCO, que pertence à Eurocidade Eurobec (Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior), que representa muito bem esta simbiose hispano-portuguesa, e cuja beleza arquitetónica unido à calidez da sua gente, contribuirá sem dúvida ao sucesso do evento, não só da parte científica, embora da parte cultural e social.

Esperamos por vocês em Elvas.
Juan Manuel Urbano (ULSNA)
Presidente do Encontro

Portalegre | Arronches mobiliza 40 dadores de sangue


Em tempo pós pandemia, nova colheita expressiva faz parte da história da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Significativas quatro dezenas de pessoas rumaram até à sede do Rancho Folclórico de Arronches. Curiosamente 20 de cada sexo.
Os voluntários foram consultados pelos colaboradores da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA. E alguns não reuniam os requisitos para uma dádiva oportuna. De Arronches, resultaram 33 mais do que valiosas unidades de sangue compostas por eritrócitos, plasma e plaquetas.

Concretizou o seu batismo como doadora uma mulherAos presentes, no início da tarde, foi servido o almoço convívio apoiado pela Câmara Municipal de Arronches.
Crato
Têm lugar as nossas brigadas aos sábados, na parte da manhã. A 19 de novembro podem-nos encontrar no centro de saúde do Crato.
JR


Divulgados preços das inscrições para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa

 Está a decorrer em Fátima, até quarta-feira, o Encontro Preparatório Internacional para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Esta manhã foram divulgados os primeiros valores das inscrições para o evento que vai ter lugar em agosto de 2023, em Lisboa.
Segundo a Ecclesia, foi hoje referido que as inscrições para a JMJ vão estar abertas até ao final de outubro.
Quanto aos valores, vão ser consideradas várias modalidades e todas incluem alimentação, alojamento, transportes, seguro e Kit JMJ:

  • 235€ para os peregrinos que participam no evento entre os dias 1 e 6 de agosto;
  • 125€ para os peregrinos que participam apenas durante o fim de semana;
  • 145€ para os voluntários que trabalham duas semanas no evento.
Duarte Ricciardi, secretário-executivo do Comité Organizador Local da JMJ 2023, referiu que vai ser aplicado um desconto de 10% para as inscrições que chegarem até 31 de dezembro e quem se inscrever até 15 de março vai ter 5% de desconto.
Segundo a Rádio Renascença (RR), vão ser ainda definidos pacotes com outros valores, sendo previsto que existam cerca de 20 alternativas para os jovens.
Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.
A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).
A edição de 2023, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para este ano, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.
 
Fonte: MadreMedia

Corpo de menina de 12 anos encontrado dentro de uma mala em Paris

 
polícia francesa está a investigar o aparecimento do corpo de uma menina de 12 anos dentro de uma mala em Paris.
A polícia francesa lançou uma investigação de homicídio após o corpo de uma menina de 12 anos ter sido descoberto dentro de uma mala à porta de sua casa.
Segundo o The Guardian, as autoridades acreditam que a vítima, identificada como Lola, tenha sido violada e torturada antes de ser morta. A autópsia mostra feridas na garganta, pelo que se acredita que tenha sido asfixiada.
Por isso, foi aberto um inquérito oficial no fim de semana por "violação cometida com atos de tortura e de barbárie" e por "ocultação de cadáver".
Esta segunda-feira, dois suspeitos — uma mulher de 24 anos e um homem de 43 anos — compareceram perante um juiz em Paris. Duas outras pessoas estão alegadamente a ser interrogadas pela polícia.
A mulher, o principal suspeito, foi detida no sábado, após ter sido apanhada pelas câmaras de vigilância com a vítima na sexta-feira, alguns minutos depois de ter saído da escola. Mais tarde, foi vista por moradores locais a empurrar uma grande mala de plástico.
De acordo com as autoridades, o corpo foi descoberto por um sem-abrigo nessa noite e há indícios de que a mulher envolvida no caso sofra de "problemas psiquiátricos".

Fonte: MadreMedia
Imagem: O GLOBO

 

Portugueses estão mais pobres. São 4,4 milhões os que têm rendimentos abaixo do limiar da pobreza

Só com apoios sociais estes portugueses passam o limiar, mas mesmo assim são cerca de dois milhões os que ficam abaixo dessa linha com as ajudas financeiras.
Assinala-se esta segunda-feira o Dia Internacional da Pobreza e a verdade é que os números em Portugal no que a esta matéria diz respeito têm vindo a crescer.
De acordo com os dados da Pordata, assinalados pelo Diário de Notícias, desde 2014 não havia uma subida sobre pessoas em risco de pobreza, algo que aconteceu em 2020, nomeadamente um aumento de 12,5% em relação ao ano anterior
"Portugal desviou-se da trajetória de redução da pobreza que vinha a fazer desde 2014 . Em 2020 houve um agravamento. Sem os apoios sociais, 4,4 milhões são pobres ou têm rendimentos abaixo do limiar da pobreza [554 euros mensais], o que passa para 1,9 milhões após as transferências sociais", revelou Luísa Louro, diretora da Pordata.
Ainda segundo esta análise, Portugal é mesmo o segundo país com mais pessoas a viver em más condições materiais, sendo que a pobreza atinge 18,4 % da população após os apoios e o rácio entre os 20 % mais pobres e os 20 % mais ricos é de 5,7.

Fonte: MadreMedia
Imagem: SAPO 24

Criados por artesãos do concelho. Exposição Brinquedos artesanais na Biblioteca Municipal de Cantanhede

 

Está patente ao público na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 31 de outubro, a exposição Brinquedos Artesanais. A mostra que apresenta diversos brinquedos e outros artefactos lúdicos infantis, resulta de um convite endereçado pela Biblioteca Municipal de Cantanhede às artesãs e artesãos do concelho de Cantanhede, que se prontificaram a executar e expor os seus trabalhos neste espaço cultural.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, sublinhou “a dimensão artística da exposição e a qualidade dos trabalhos donde sobressai a habilidade, a criatividade e a enorme sensibilidade dos artesãos que produziram estes brinquedos, assim como o interesse pedagógico pela importância que os brinquedos têm no desenvolvimento da criança, no processo de aprendizagem, na formação da personalidade, na organização das emoções, no processamento de informações, na construção da autonomia, entre outros. Uma exposição que nos remete para a importância do brincar”.

O responsável pelo pelouro da Cultura referiu ainda “o interesse da exposição enquanto memória histórica e oportunidade para vermos como brincavam os nossos pais e os nossos avós”.

Constituída por cerca de uma centena de peças de coleção estão bonecas e bonecos, jogos, carretas, réplicas de carros, motorizadas, bicicletas, aviões, comboios, cordas de saltar e uma casa de brincar, elaboradas de forma artesanal, com recurso a diversas técnicas de confeção como costura criativa com tecidos, croché e utilização de materiais de construção como latas de refrigerantes, madeira, materiais reciclados, cortiça, entre outros.

Os trabalhos expostos são da autoria de Ana Cristina Costa, Cláudia Martins Santos, Fernando Marques, Licínio Mendes Oliveira, Maria Conceição Santos, Maria Dulcineia Oliveira, Maria Isolete Pereira, Márcia Ferreira, Mario Rumor, Nélia Batista, Paula Sousa, Samuel Machado, Sónia Oliveira, Teresa Fernandes e Ulisses Teixeira,

A mostra Brinquedos artesanais apresenta trabalhos elaborados exclusivamente por artesãos amadores e profissionais do concelho de Cantanhede, que pretendem assim disponibilizar as suas criações, a sua criatividade, a sua arte, demonstrando a todos quantos visitam este equipamento cultural que também pelo artesanato é possível criar brinquedos, bonitos e imaginativos.


1.ª edição do Photofest marcada por múltiplas atividades. Amantes da fotografia reuniram durante 3 dias em Cantanhede

Iniciativa pertinente, arrojada e diferenciadora”. Foi desta forma que a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, definiu a primeira edição do Photofest, festival de fotografia e outras artes com as quais se relaciona que a Associação fotografARTE realizou em parceria com o Município de Cantanhede.

Ao intervir na sessão de abertura, a autarca salientou a importância da fotografia na cultura contemporânea, nos media e no quotidiano social.

A fotografia é uma arte democrática, popular, acessível, mas igualmente transversal e integradora no plano artístico. Mas é também recurso tecnológico ao alcance da comunidade em geral e dos jovens e artistas em formação, em particular”, observou, adiantando que “a afirmação e o consumo generalizado das redes sociais, que privilegia a fotografia como conteúdo de publicação, a par da disseminação dos smartphones e das suas aplicações, valorizam ainda esta expressão na esfera do nosso quotidiano, fazendo emergir novas possibilidades, desafios e também questões ligadas ao tema da imagem”.

Depois de elogiar a dimensão pedagógica do evento, “reforçada com a presença de oradores de referência”, Helena Teodósio considerou esta primeira edição do Photofest “a oportunidade perfeita para trocar ideias, partilhar conhecimentos, aprender e conhecer novas abordagens”.

A terminar, a autarca explicou que a salvaguarda da memória histórica através da imagem é um dos propósitos do projeto Traçar a Memória, que o Município de Cantanhede iniciou em 2006.

Desde a sua criação, já recolhemos mais de 5.600 fotografias, para além de vídeos e documentos diversos como, por exemplo, cartazes, textos, recortes de imprensa, plantas e mapas”, finalizou.

A presidente da Associação fotografARTE, Fátima Lopes, faz um balanço muito positivo desta 1.ª edição. “Atingimos muitos dos nossos objetivos, nomeadamente divulgar a fotografia de braço dado com outras artes, de uma forma aprazível”, referiu, elogiando o programa multifacetado, “para todos os gostos e idades”, e a oportunidade para mostrar Cantanhede aos visitantes, nomeadamente os que viajaram desde Lisboa, Porto e até do Algarve para participar na iniciativa.

Fátima Lopes fez ainda questão de agradecer o apoio do Município ao evento, sem o qual não seria possível delinear um programa tão multifacetado.

Ao longo de três dias, o Photofest chegou a vários locais do concelho, com foto-concertos, um mercado das artes, workshops, concursos, exposições e conversas. Destaque para o lançamento do livro “Outros Mundos - Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia”, da autoria da fotógrafa e viajante Ana Abrão. À sessão, conduzida pelo vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, seguiu-se uma visita guiada à exposição patente nos claustros dos Paços do Concelho

Trata-se de um livro composto por séries de fotografias e histórias de viagem e que foi considerado livro de fotografia do ano pela Federation of European Photographers (Bruxelas) e como segundo melhor livro pela One Eyeland (Los Angeles). Recebeu, também, uma menção honrosa pela International Photography Award (IPA Awards).

Além destes reconhecimentos, a imagem de capa foi premiada como a melhor entre 20 mil imagens pelo Travel Photographer of the Year (TPOTY - Bélgica).

No âmbito do Photofest decorreu ainda o concurso “Terra Sustentável?!”, cujo vencedor foi António Coelho com a fotografia intitulada "Mycenas".


ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS NA MARINHA GRANDE

 Nos próximos dias 21 e 22 de outubro, a Casa da Cultura Teatro Stephens, acolhe os cerca de 140 participantes de todo o país, inscritos no 14º Encontro Nacional de Arquivos Municipais (ENAM), organizado pelo Município da Marinha Grande e pelo Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (GTAM).

Este ano, o encontro tem como tema “Transparência e Gestão da Informação” em torno de três eixos: proteção de dados pessoais e transparência; desmaterialização e acesso continuado; e cidadania e participação.

O eixo relativo a proteção de dados pessoais e transparência vai debater questões como delimitar a aplicação do RGPD e da LADA, como garantir um padrão mínimo comum de aplicação do RGPD nos diferentes Estados-membros da União Europeia, entre várias outras questões.

O eixo da desmaterialização e acesso continuado, dedica-se a questões como a transparência e a accountability, que invocam a necessidade de acesso continuado, que implica uma reflexão constante na forma de pensar, conceber, planear e aplicar a gestão da informação orientada não só para as necessidades internas das organizações, mas também dos públicos em geral.

O eixo de cidadania e participação impele à reflexão sobre os desafios e as oportunidades que se colocam diante dos arquivos.

O 14º ENAM vai centrar-se nos seguintes eixos temáticos:

PROGRAMA DO ENAM:

21 outubro 2022

9h00 | Receção dos participantes
9h30 | Sessão de abertura | Aurélio Ferreira (Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande) | Paula Meireles (Vice-Presidente BAD)
10h00 | Apresentação do Arquivo da Marinha Grande | Ana Carvalho (Município da Marinha Grande)
10h10 | A dimensão intermunicipal de redes (coberta) dos arquivos. O contributo da RARL | Miguel Afonso / Fernanda Sousa (coordenação da rede)
10h30 | Conferência de abertura - Interactions between transparency and document management: an EU perspective - Jérôme Guichard (Secretariado Geral do Conselho da União Europeia)  

Coffee break (11h00 – 11h20)

11h20 | Patrocinador GOLD | Keep Solution

11h30 – 13h00 | Proteção de dados pessoais e transparência
11h30 | Transparência administrativa e proteção de dados pessoais | Tiago Fidalgo de Freitas (CADA / Faculdade de Direito)
12h00 | A divulgação das atas das reuniões das câmaras municipais na internet: dever de publicidade ou gestão da informação de arquivo? | José António Rocha | Município de Vila Franca de Xira)
12h20 | Consolidar o RGPD com a gestão documental e informacional: perspetivas arquivísticas | Filomena Machado (Município de Santarém)

12H40 |Debate

14h30 | Patrocinador GOLD | Mind

14h40 – 18h00 | Desmaterialização e acesso continuado
14h40 | Fernando Bação (Nova IMS)
15h10 | 1169:1953 - Início / 11-2019 – Acesso | Miguel Afonso / Paula Maia (Município da Marinha Grande)
15h30 | O fundo da Comissão Reguladora do Comércio Local do Concelho de Porto de Mós: tratamento, descrição e disponibilização | Fernanda Sousa (Município de Porto de Mós)
15h50 | A gestão do importante perante a gestão do urgente pelo novo serviço de arquivo do Município de Coimbra | Ricardo Vicente / Anita Tavares / Daniel de Melo (Município de Coimbra)  
16h10 | Jornais Locais e Agora Digitais (24x7) | Norvinda Leite (Município de Arouca)

16h20 | Patrocinador GOLD | GRAF_IT

Coffee break (16h45 – 17h00)

16h50 | Tertúlias do GTAM | Carla Eiriz | Carlos Rabadão | Fernando Bação | Cristina Freitas | Tiago de Freitas | Moderador - Carlos Guardado da Silva

22 de outubro 2022

09h30 – 11h20 | Cidadania e participação
09h30 | Arquivos, cidadania e participação: conectando ciência e comunidade | Cristina Freitas (Faculdade de Letras de Coimbra)
10h00 | Participação cidadã: o caso dos arquivos municipais portugueses | Luísa Alvim (Universidade de Évora) / Sandra Patrício (Município de Sines)
10h20 | Se esta rua fosse minha: um projeto identitário, cidadão e multidisciplinar | Eliana Fernandes Fidalgo (Município de Ílhavo)
10h40 | Arquivo Municipal de Esposende: O despertar de uma nova era | António Maranhão Peixoto (Município de Esposende)
11h00 | Arquivo Fora de Portas (24x7) | Otília Rosado / Fernanda Eunice Figueiredo (Município de Almada)
11h10 | Organização, classificação e descrição do Arquivo Privado do arquiteto Francisco Keil do Amaral (24x7) | Paulo Batista (Município de Lisboa)

11h20 | Debate

Coffee break (11h30 – 11h45)

11h45 | Gobiernos abiertos, archivos cerrados? Una reivindicación de la gestión de documentos en la sociedad digitalFrancisco Cuesta (Consejero Técnico de la S.G. de Bibliotecas y Archivos de Madrid)
12h45 | Apresentação do resultado do inquérito (GTAM) | Vitor Marinho (GTAM)
13h00 O Poder dos Documentos: a Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande
no tempo de Jean-Andoche Junot | Jorge Custódio (Historiador convidado)
13h30 | Conclusões | Helena Neves (GTAM)
13h35 | Sessão de encerramento | Vereadora Ana Alves Monteiro | Miguel Narciso (Delegação Centro da BAD)

15h00 | Programa Cultural | Visita ao Turismo Industrial.

Espaço: NASA testa protótipo de balão que irá explorar Vênus

 Robô flutuante

Uma versão reduzida do "robô aéreo" que poderá no futuro voar nos céus de Vênus completou com sucesso dois voos de teste no deserto de Nevada, nos EUA, um marco para o projeto desse balão duplo.
A pressão intensa, o calor e os gases corrosivos da atmosfera de Vênus são suficientes para destruir até mesmo a espaçonave mais robusta em questão de horas. Mas, algumas dezenas de quilômetros acima, a espessa atmosfera é muito mais hospitaleira - ou menos agressiva - para a exploração robótica.
O protótipo, que a NASA chama de aerobot, é um balão dentro de um balão, com um reservatório interno rígido que pode controlar a quantidade de hélio que fica no balão externo flexível, permitindo controlar a altitude do robô voador.
O conceito da missão prevê o balão em conexão com um orbitador de Vênus, os dois trabalhando em conjunto para estudar o planeta e enviar informações para a Terra. Enquanto o orbitador permanecerá muito acima da atmosfera, servindo como retransmissor e fazendo medições científicas - mas limitado a ver tudo de cima -, o balão robótico aéreo fará medições em várias altitudes dentro da própria atmosfera.
Teste
Para testar esse conceito, a equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e da empresa contratada Near Space Corporation, realizou dois voos bem-sucedidos de um protótipo do balão com cerca de um terço do tamanho projetado, com 12 metros de diâmetro.
"Estamos extremamente felizes com o desempenho do protótipo. Ele foi lançado, demonstrou manobras de altitude controlada e foi recuperado em boas condições após os dois voos," disse Jacob Izraelelevitz, que lidera o desenvolvimento do balão no JPL. "Nós gravamos uma montanha de dados desses voos e estamos ansiosos para usá-los para melhorar nossos modelos de simulação, antes de explorar nosso planeta irmão."
Já foram feitas explorações de balão da atmosfera de Vênus, como parte das missões gêmeas soviéticas Vega 1 e 2, que chegaram ao planeta em 1985. Os dois balões (que tinham cerca de 3,6 metros de diâmetro) duraram pouco mais de 46 horas, antes que as baterias de seus instrumentos acabassem. Seu curto tempo na atmosfera venusiana forneceu uma pista tentadora da ciência que poderia ser alcançada por uma plataforma de balão maior e de maior duração flutuando na atmosfera do planeta, opção esta que permanece em aberto desde então.

Protótipo do balão voando sobre o deserto de Nevada.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]
Fonte: Inovação Tecnológica - 14/10/2022

CONCERTO PARA UMA ÁRVORE | Fernando Mota 22/10 às 19h em Vila de Rei

 

CONCERTO PARA UMA ÁRVORE espetáculo musical-teatral com instrumentos musicais construídos a partir de árvores e elementos naturais - apresenta-se ao público na Igreja da Misericórdia, em Vila de Rei no dia 22/10 às 19h.

Neste projeto artístico trazido pelo FÔLEGO, de apresentação única e imperdível em Vila de Rei, o músico Fernando Mota utiliza alguns destes instrumentos musicais para criar um espetáculo ritualista e exploratório.

Além da birdCAGE (inventada e construída a partir de uma gaiola para pássaros) e da Ramira, grande parte do concerto centra-se no instrumento criado a partir de um carvalho, recolhido numa limpeza de terrenos na Serra de Montemuro no início de 2020, onde foram esticadas cordas entre os ramos e pendurados sinos no lugar de folhas.

Depois de ser apresentado em diversos formatos, desde os auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian à igreja de Cem Soldos (Festival Bons Sons), passando por teatros, praças, galerias, claustros e bosques escondidos, “Concerto para uma árvore” soará em Vila de Rei num espetáculo de entrada livre, dedicado à sua comunidade.

MAIS SOBRE O FÔLEGO

O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – decorre no Centro de Portugal.

O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.

Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.