quarta-feira, 8 de abril de 2020

HUMOR - SÓ RIR, SÓ RIR!

Covid-19: Évora cria zona de receção para quarentena


O Serviço Municipal de Proteção Civil do concelho de Évora procedeu, esta quarta-feira, conjuntamente com a Cruz Vermelha Portuguesa, à instalação da Zona de Receção de População para Quarentena Covid-19, no pavilhão da Escola Básica Conde Vilalva, no Bairro das Pites.

 Esta infraestrutura de acolhimento possui capacidade para albergar 50 cidadãos. A estrutura entrará em funcionamento, em caso de necessidade, no âmbito da situação pandémica COVID-19, se assim for determinado pela Autoridade de Saúde.

Património da Marinha Grande nomeado para as “7 Maravilhas da Cultura Popular”

Cinco elementos do património cultural do concelho da Marinha Grande, candidatados pela Câmara Municipal, foram nomeados pelo conselho científico do concurso das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

Foram candidatados pela Câmara o Vidro, na categoria Artesanato; as lendas de São Pedro de Moel, na categoria Lendas e Mitos; "O Barco" do Rancho Folclórico de Vieira de Leiria, na categoria Músicas e Danças;  a Arte Xávega, nos Rituais e Costumes; e a Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes; na categoria de Procissões e Romarias.


A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, congratula-se com a aprovação da candidatura às “7 Maravilhas da Cultura Popular” salientando que “a história do nosso concelho remonta a cultura e tradições que marcaram a sua identidade territorial e ditaram o seu desenvolvimento económico e social, até aos nossos dias. A nossa riqueza enquanto povo evidencia-se também pela diversidade do nosso património cultural material e imaterial, que nos distingue dos demais concelhos”.

Cidália Ferreira recorda “que, em setembro de 2011, o Arroz de Marisco da Praia da Vieira foi eleito uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”, vencendo na categoria de marisco.

Neste concurso pretende-se eleger o património cultural material e imaterial de Portugal, elevando a cultura popular a um patamar de causa pública. O desafio é evidenciar a vivência e reconhecimento desse património e eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições, associadas a uma determinada região do País.

Neste momento decorre a primeira fase, durante a qual serão selecionados pelo Painel de Especialistas os 21 patrimónios candidatos por Distrito ou Região Autónoma e cuja lista ainda não foi divulgada pelos organizadores do concurso.

O concelho da Marinha Grande apresentou candidatura às seguintes categorias:




Artesanato - Artesanato em Vidro
Tradição e modernidade caraterizam hoje o artesanato em vidro na Marinha Grande. Do ponto de vista técnico, a utilização do maçarico para amolecer e modelar o vidro tem vindo a ser uma prática utilizada por artesãos há décadas na Marinha Grande, para a produção de vários objetos de cariz e expressão popular. Trata-se de uma técnica milenar, utilizada para a produção de contas de vidro, botões e peças que vão desde figuras antropomórficas e zoomórficas aos objetos de laboratório, e que progressivamente foi apropriada por operários vidreiros e incorporada em pequenas oficinas familiares, já que não implicavam avultados investimentos em tecnologia, nem significativos custos de produção, e podia ser praticada em pequenas áreas.
Cerca de duzentos e setenta anos de manufatura de vidro ininterrupta conferem à Marinha Grande o título e o reconhecimento internacional como a capital portuguesa do vidro.

Lendas e Mitos - Lendas de São Pedro de Moel
O filho do Marquês de Vila Real, D. Miguel Luís de Menezes, e futuro Duque de Caminha cresceu junto ao mar, em S. Pedro de Moel. Aí também se rendeu à beleza da sua esposa, D. Juliana filha dos Condes de Faro. Reza a lenda que um dia o Duque convidou a esposa para dar um passeio. Seguiram de cavalo em direção a Norte, pelo cimo da arriba, parando sobre um pequeno promontório. O Duque tirou da cela uma manta que estendeu no chão e envoltos no silêncio só interrompido pelo som do mar, deram largas ao seu amor.

Músicas e Danças - "O Barco" do Rancho Folclórico de Vieira de Leiria
A coreografia "Pescadores da Praia - O Barco", cantada e dançada pelo Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira resulta num quadro etnográfico, que representa a pesca artesanal, designada de arte xávega,e que desde tempos remotos se pratica na Praia da Vieira. Os habitantes da praia aventuravam-se no mar em barcos “Meia Lua” tentando daí tirar o seu provento, providenciando assim o sustento das famílias. Esta era uma vida muito dura, condicionada pelo estado do mar, tantas vezes bravio, e a coragem com que o enfrentavam valeu-lhes a designação de “lobos do mar”.A letra, música e coreografia são da autoria de Raúl Brito Quiaios (já falecido), e foram escritos na década de 40 do século passado. Com acentuado pendor dramático,tal, segundo se diz, advém do facto de se inspirar no Naufrágio do barco da companha de Manuel da Silva Sapateiro denominado "Salsinha". Com efeito em 15 de novembro de 1907, o Salsinha virou-se a poucos metros da praia, espetando-se de proa e ré na areia, com a companha constituída por 26 homens, quase toda debaixo do barco.


Rituais e Costumes - Arte Xávega
A Praia da Vieira é amplamente reconhecida pela tradição da Arte Xávega, prática determinante para a afirmação da identidade da sua comunidade piscatória e dos usos e costumes das gentes da Praia da Vieira.Tratando-se de uma preciosa herança deixada pelos seus antepassados, a comunidade da Praia de Vieira tem lutado e contribuído para que a mesma não se extinga, e personifica com orgulho este vasto património vivo.A xávega é a prática de pesca artesanal de arrasto para terra que se realiza com rede de cerco. Na Praia da Vieira, grandes embarcações de fundo chato e de proa alta em forma de meia-lua entram mar adentro, enfrentando as ondas, deixando o cabo de um dos extremos da rede preso em terra. Depois de deitada a rede ao mar, a umas centenas de metros da costa, os pescadores regressam para terra com o cabo que segura o outro extremo da rede.Com os dois cabos em terra, a rede é puxada atualmente por tratores, até à praia, onde é recolhido o peixe.Porém, o conjunto de práticas que caracterizam a arte xávega na Praia da Vieira não de esgota apenas na simples atividade piscatória, mas num conjunto de práticas intrinsecamente associadas, que foram incorporadas pela comunidade, e fazem hoje parte do universo da tradição da Arte Xávega da Praia da Vieira.


Procissões e Romarias - Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes
Na terceira semana de agosto, realiza-se na Praia da Vieira, freguesia de Vieira de Leiria, a tradicional festa religiosa em honra de São Pedro e da Senhora dos Navegantes.O acontecimento inclui a típica procissão do mar, momento único e muito especial para a gente local e para os muitos veraneantes e turistas que se deslocam a esta praia do concelho da Marinha Grande. A festa da fé que homenageia a gente do mar, muito especialmente os seus pescadores, traduz um simbolismo muito especial para a população local, que não esquece os trágicos acidentes em que pereceram filhos da terra que infelizmente foram apanhados pela força das águas do mar.

COVID-19: SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO CONCELHO DE TORRES VEDRAS A 8 DE ABRIL

O concelho de Torres Vedras conta com 27 casos ativos de doença COVID-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 29 casos confirmados, dos quais dois recuperados.
A distribuição de casos ativos pelas freguesias do Concelho faz-se da seguinte forma:
  • Santa Maria, São Pedro e Matacães: 12
  • São Pedro da Cadeira: 6
  • Silveira: 2
  • Turcifal: 2
  • União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira: 2
  • União das Freguesias de Carvoeira e Carmões: 2
  • Ponte do Rol: 1 
Existem 38 casos suspeitos, que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais, e 102 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde.
asda
Recomenda-se à população em geral o isolamento social voluntário e a adoção das recomendações da Direção-Geral da Saúde.
Mantenha-se informado através de fontes oficiais. Não seja veículo de informação não confirmada.
Em caso de sintomas, apela-se à população para que não se dirija ao Hospital de Torres Vedras e utilize a linha SNS24 (808 24 24 24).

Cantanhede | Face ao alastramento da pandemia COVID19


Município de Cantanhede reúne por videoconferência com autoridade de saúde, segurança social e as IPSS do concelho

O Município de Cantanhede promoveu no âmbito da Comissão Municipal de Proteção Civil, no passado dia 6 de abril, uma reunião por videoconferência a partir do salão nobre dos Paços do Concelho para abordar questões de maior relevo e interesse para as IPSS do concelho. Na plataforma digital estiveram presentes, nesta iniciativa, os representantes de cerca de duas dezenas de IPSS do concelho de Cantanhede, Rosa Monteiro, Delegada de Saúde Pública e, em representação do Centro Distrital de Coimbra do Instituto de Segurança Social estiveram Manuela Veloso, recém-empossada diretora e José Maria, diretor da Unidade de Desenvolvimento Social e Programas.
A reunião liderada por Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal, e que contou ainda com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia e Célia Simões, vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, e o Coordenador da Proteção Civil, Hugo Oliveira, constituiu uma oportunidade para juntar todas as entidades com responsabilidades nesta área social e possibilitar às IPSS a oportunidade para partilharem as suas questões, problemáticas, suscitar esclarecimentos, e fazerem presentes as suas expectativas, já que estão em causa pessoas idosas e os cuidados a ter em conta para este grupo de risco, especialmente as que se encontram aos cuidados das IPSS.

A iniciativa serviu para enfatizar a necessidade e relevância desta comunicação direta, neste tempo em que todos os apoios estão direcionados às IPSS e à comunidade, centrados principalmente na pessoa idosa e respetivos funcionários destas entidades, que são fundamentais, para fazer face à pandemia que avassalou Portugal e o mundo. Aqui, as entidades sublinharam o papel proactivo e a atuação do Município, reforçando a imprescindibilidade de uma atuação conjunta e articulada para combater o Coronavírus.
Perante o facto de não terem sido detetadas situações de COVID19 nestas entidades até ao momento, conforme confirmado pelo Centro Distrital de Coimbra, foi reafirmada a necessidade de dar continuidade ao cumprimento das orientações das medidas de contenção emanadas pela DGS, em conjunto com a Segurança Social.
Foram ainda dadas a conhecer estratégias que o Município tem vindo a diligenciar definido como prioritárias, no acompanhamento e apoio às IPSS, nomeadamente a aquisição de material de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para distribuir pelas instituições de solidariedade social locais, de forma a garantir a segurança dos profissionais de saúde que aí se encontram a prestar serviço. A este propósito Helena Teodósio, na sequência dos apoios que o município tem dado, salientou que “a autarquia tem demonstrado crescentes preocupações acerca desta temática e como forma de suprir estas lacunas, efetuou uma encomenda bastante avultada, que por razões de constrangimentos alfandegários ainda nos encontramos a aguarda a sua receção, precisamente para poder continuar a ajudar as IPSS”.
Na sequência da interpelação de várias IPSS à Segurança Social preocupadas com a questão dos pagamentos em atraso e o quanto compromete a sustentabilidade destas instituições, o representante da segurança social informou que o pagamento tem estado atrasado, mas que este irá ser reposto muito brevemente e que as respostas sociais iriam ser pagas pela segurança social por inteiro para os 3 meses, fevereiro, março e abril, conforme o inscrito na portaria.
Uma das maiores preocupações prende-se com os cuidados a ter com os funcionários destas instituições, fundamentais para fazer face a esta pandemia, que deverá ser acautelada mediante a realização de testes para deteção da doença COVID-19, que mesmo não sendo portadores do vírus podendo comprometer o público alvo destas instituições para além da dimensão da prevenção dos mesmos. A pertinência de disponibilizar testes para estes profissionais, à semelhança dos profissionais de saúde reveste-se da maior importância e o Município reiterou o maior empenho em encontrar soluções nesta matéria.
Outro dos temas levantados pelas IPSS foram a questão dos testes para deteção da doença COVID19, nomeadamente a sua diferença e validade científica, assunto considerado por estas instituições como muito importante. Acerca desta temática a presidente da autarquia cantanhedense reiterou “toda a disponibilidade para divulgar informação adicional e detalhada sobre os testes, assim que for facultada”. A representante da Saúde Pública, confirmou aos presentes a ausência de validade/evidência científica dos testes rápidos e que não deixam a comunidade tranquila quanto à sua utilização. Na sua intervenção informou as entidades presentes sobre o ponto de situação dos testes covid19 e a notícia veiculada pela comunicação social, a aplicação generalizada de testes a todos os Lares, comunicando que os testes ainda não se encontram direcionados para a região de Cantanhede de forma generalizada, mas sim para os doentes suspeitos e profissionais de saúde. Foram ainda informadas as IPSS sobre o apoio que o ACES Baixo Mondego se encontra a preparar, designadamente, equipas que se encontram a ser formadas para apoio aos Lares, e para as quais as IPSS devem solicitar ao Diretor do ACES, com conhecimento ao Centro de Saúde.
Sob a forma de balanço, Helena Teodósio realçou “a importância de reuniões como esta para agilizar procedimentos e melhorar a eficiência das respostas” apelidando a iniciativa de “muito positiva, permitindo sentar à mesma mesa, através das novas tecnologias, entidades como IPSS, Segurança Social e Saúde, vendo desta forma esclarecidas as dúvidas das instituições de solidariedade social pelas entidades competentes. Ações como esta permitem ainda apresentando as necessidades das IPSS, prestando os devidos esclarecimentos pelas entidades competentes na área da Segurança Social e Saúde”. A edil camarária agradeceu “a presença das entidades” e agradeceu “a presença das entidades e reconhecendo o trabalho meritório e heroico dos que continuam a trabalhar para que nenhuma pessoa fique sem acesso a respostas essenciais”. Por fim, a Sr.ª Presidente da Câmara de Cantanhede reiterou a disponibilidade de manter o apoio necessário às IPSS, em conjunto com as Juntas de Freguesia e com a Proteção Civil, de todo o Executivo Camarário e da equipa da Ação Social e da INOVA, EM que se encontram no terreno para dar respostas com profissionalismo em conjunto com os dirigentes das IPSS.

Em Armação de Pêra: ACESSO RODOVIÁRIO À AVENIDA GENERAL HUMBERTO DELGADO SOFRERÁ CONDICIONAMENTO DE 14 A 18 DE ABRIL


A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, no período compreendido entre 14 e 18 de abril, o acesso rodoviário à Avenida General Humberto Delgado, através da Via Dorsal, ficará provisoriamente condicionado, devido à necessidade de realização de trabalhos de execução de um coletor de águas pluviais e de grelhas de recolha de água superficial.

O acesso rodoviário à Avenida General Humberto Delgado dever-se-á fazer, preferencialmente, através da Rua Álvaro Gomes.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão e atenção dos automobilistas, pedindo desculpa pelos transtornos causados.

Proença-a-Nova | Investimento no envelhecimento ativo e no apoio aos idosos

Nos próximos três anos, o Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G (CLDS 4G) de Proença-a-Nova – Projeto Enraizar irá desenvolver um conjunto alargado de iniciativas destinadas à promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa do concelho, tendo uma dotação orçamental de 356.400,00 €. “Este é um projeto que se tem mostrado de grande importância e que permite que os seniores tenham, através das diversas atividades, capacidade de continuarem ativamente a contribuir para o coletivo, tanto mais que são eles que detêm, pelas experiências que viveram ao longo das suas vidas, conhecimento que pode e deve ser valorizado”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
Financiado no âmbito da Tipologia de Operações 3.10 do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, este programa tem como principais objetivos a realização de ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas; ações de combate à solidão e ao isolamento; e ainda o desenvolvimento de projetos de voluntariado vocacionados para o trabalho com populações envelhecidas.
O Projeto Enraizar, que teve início formal a 1 de março, foi apresentado durante o V Encontro de Associações, em Sobral Fernando, de forma a incentivar as associações presentes a sugerirem atividades a desenvolver na sua comunidade que envolvam este público alvo e, eventualmente, que essas iniciativas sejam dinamizadas em várias localidades, promovendo o convívio mais alargado. Do que já se encontra planeado para os próximos três anos, destacam-se a realização de workshops nas áreas da saúde, poupança e consumo; a recolha fotográfica e autobiográfica de “Memórias que Perduram”; ateliers de cozinha, informática, artes manuais e de estimulação cognitiva, mas também atividades de voluntariado com a população idosa e a promoção do envelhecimento ativo através da ginástica sénior ou da parceria com a Universidade Sénior de Proença-a-Nova. Serão ainda realizados seminários sobre a temática do envelhecimento.
Quem pretender sugerir outras atividades, pode fazer chegar as sugestões através do email clds@cm-proencanova.pt.

Proença-a-Nova | Ambienti D’Interni oferece viseiras de proteção facial


A empresa Ambienti D’Interni, com sede no Parque Empresarial de Proença-a-Nova, mostrou disponibilidade para construir viseiras de proteção facial, tendo o Município lançado o desafio de dotar várias instituições com este complemento aos equipamentos de proteção individual. Desta forma, a empresa ofereceu quase 400 viseiras a instituições do concelho de Proença-a-Nova e de concelhos vizinhos, onde se incluem as corporações de bombeiros de Proença-a-Nova, Pampilhosa da Serra, Mação, Sertã e Oleiros; os Centros de Saúde de Proença-a-Nova, Sertã, Oleiros e Vila de Rei; a GNR, Santas Casas e Centros de Dia do concelho de Proença-a-Nova, o Agrupamento de Escolas e ainda o Município. 

Para João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, é fundamental a disponibilidade das empresas que consigam adaptar as suas linhas para a produção de equipamentos que se têm revelado fundamentais na segurança dos profissionais que têm de continuar a prestar serviços à população, apesar do perigo de contágio do novo coronavírus. “A solidariedade é fundamental, qualquer que seja o cenário que vivamos, mas mais ainda em circunstâncias como aquelas que atravessamos atualmente”, considera. “Agradeço a disponibilidade da Ambienti D’Interni pelo gesto solidário que irá contribuir para uma maior segurança destes profissionais”. 

João Lobo destaca igualmente a rede de solidariedade que o Município e as Juntas e Uniões de Freguesia colocaram à disposição das pessoas integradas nos grupos de risco (idosos e doentes crónicos) e que, desde que está ativa, já realizou mais de cem serviços um pouco por todo o concelho, levando essencialmente medicamentos e bens de primeira necessidade. “Todos temos de fazer a nossa parte, ficando em casa sempre que for possível e minimizando comportamentos de risco. No caso das pessoas do grupo de risco, é ainda mais imperioso que cumpram esta recomendação. Só assim conseguiremos evitar a propagação do vírus e que ele chegue junto dos mais vulneráveis”.

AVISO | MUSEU do BRINCAR

                        AVISO


Tendo em conta o atual cenário sobre COVID – 19 e respeitando o decreto do Exmo. Senhor Presidente da República aprovado pela Resolução da Assembleia da República n.º 15-A/2020, de 18 de março e agora renovado por mais 15 dias, cessando às 23:59 horas do dia 17 de abril de 2020, sem prejuízo de eventuais renovações, nos termos da lei.

A direção do MUSEU do BRINCAR, cumprindo o estabelecido no Dec. irá manter encerrado o MUSEU do BRINCAR e a CASINHA de BONECAS |MdB Polo de Aveiro até dia 20 de abril, reabrindo no dia 21 de abril (caso não haja novo prolongamento do estado de emergência)

Museu do Brincar
Vagos, 02 de abril de 2020
O Presidente da Direção
Carlos Rocha


México | Emprende Sodexo Campaña Global Contra COVID-19 En Apoyo De Proveedores, Clientes Y Consumidores


por Yesica Flores
Sodexo, compañía líder en servicios para la Calidad de Vida, comprometida con el bienestar de sus empleados, clientes, consumidores y proveedores, busca sumarse a la erradicación de las consecuencias sanitarias, económicas y sociales derivadas del COVID-19.
Desde las primeras apariciones del virus en China, en diciembre del año pasado, Sodexo movilizó sus recursos en diferentes países para asegurar la protección de sus consumidores, así como el óptimo cuidado de sus colaboradores para continuar con su operación; debido a la repercusión que tiene en el sector salud, a través de su división On Site Services, y en el financiero, por medio del área Servicios de Calidad de Vida.
En México, Sodexo Beneficios e Incentivos México atiende a más de 2 millones de consumidores, quienes usan sus monederos electrónicos de despensa, restaurante, uniforme y gasolina; y ha asegurado la continuidad de sus servicios durante esta pandemia, de acuerdo con lo establecido por las autoridades tributarias para las compañías que operan este tipo de instrumentos.
Con relación al cuidado de la salud, la empresa ha participado de manera directa en la atención a pacientes y soporte a los servicios médicos, a través de sus servicios en la administración de hospitales y comedores:
  • Se asignaron 95,000 colaboradores de Sodexo a hospitales, residencias para adultos mayores y áreas de la administración pública, apoyados además por miembros de la organización con menores cargas de trabajo.
  • En China,se reforzaron de manera estricta las medidas para el cuidado de la salud de sus operadores, para brindar soporte al equipo médico y pacientes en el Hospital de Wuhan.
  • En Francia, 40 guarderías de la red privada Crèche Attitude resguardan a los hijos de profesionales de la salud y establecieron un servicio de suministro de alimentos para aquellas escuelas que aún permanecen abiertas.
Adicional a las indicaciones de distanciamiento social, en México, así como en todos los países en lo que la compañía tiene presencia, se introdujeron medidas para el cuidado de la salud y seguridad de sus colaboradores y consumidores, las cuales incluyen:
  • Adaptación de menús y la operación de sus comedores y restaurantes, que toman en cuenta la manera en que los sitios se organizan para hacer frente a la contingencia y mantener la distancia social recomendada.
  • Refuerzo de las medidas de higiene alimentaria y seguridad en las cocinas y en las pequeñas comunidades, desinfectando y limpiando cada cuatro horas las batas que usan sus colaboradores en todos los puntos donde las personas tienen contacto.
En respuesta a las dificultades que enfrentan los proveedores ante esta situación, Sodexo adoptó acciones que apoyan la operación, sobre todo de las empresas más pequeñas:
  • En México, se establecieron esquemas de guardia y eficiencia logística como adaptación de órdenes, consumo y fechas tanto para entregas como recepciones, para disminuir en la medida de lo posible el contacto directo y la concentración de personas en un mismo lugar.
  • Se diseñó un sistema de soluciones financieras y esquemas de pagos lo más apegado posible a las necesidades de las PyMEs, que tomó en cuenta sus restricciones así como las fechas de vencimiento.
  • Pago anticipado de vales para dar soporte a restaurantes afiliados.
A nivel interno Sodexo está completamente orgulloso de todos sus colaboradores, quienes han hecho un gran trabajo a lo largo de esta complicada situación, reconociendo su dedicación y profesionalismo.
Para responder al impacto económico de la pandemia, la empresa de Servicios de Calidad de Vida adaptó su gestión operativa, cerrando varias de sus instalaciones, reduciendo la frecuencia de algunos servicios, y cancelando o reprogramando otros; para ello:
  • En la medida de lo posible se reasignó gente a otros lugares de trabajo, sobre todo a aquellos que requieren urgentemente miembros adicionales del equipo.
  • Hasta la fecha, casi 4,000 empleados, principalmente en América del Norte y Europa, han sido reasignados a hospitales y casas de retiro que de manera urgente requieren personal.
De manera adicional, Sodexo decidió establecer un programa global para apoyar a aquellos empleados que se enfrentan a situaciones ajenas como el cierre total de algunas empresas a las que Sodexo presta servicios, y buscar reasignarlos en otros espacios de trabajo donde se requiera apoyo adicional. Dicho plan se administrará localmente de acuerdo con las necesidades específicas de cada país; la ayuda proporcionada dependerá de varios factores, incluido la existencia de programas gubernamentales de protección social.
Este programa, de 30 millones de euros, será financiado por altos ejecutivos y la compañía de la siguiente manera:
  • La presidenta de la junta directiva de Sodexo, Sophie Bellon, renunciará al 50% de su sueldo durante los próximos seis meses.
  • El CEO del grupo, Denis Machuel, renunciará al 50% sueldo fijo durante los próximos seis meses, así como a su remuneración variable para el año fiscal 2020.
  • Los miembros del Comité Ejecutivo del grupo entregarán el 10% de su sueldo fijo en los próximos seis meses, así como su remuneración variable anual.
Los 200 altos ejecutivos de la totalidad de los segmentos y operaciones en todo el mundo, también renunciarán a su remuneración variable anual.
“Nuestros equipos son lo más importante, ante la adversidad demuestran sin falta la fuerza de su profesionalidad y de los valores de la compañía. Quiero resaltar mi gratitud y expresarles mi apoyo durante estos tiempos particularmente difíciles”, menciona Thierry Guihard, Director General de Sodexo.

“Desde el estallido de la epidemia de COVID-19, nuestra plantilla laboral ha brindado un gran ejemplo, y quiero rendirle un gran tributo. Esta crisis sin precedentes destaca el importante papel desempeñado por la industria de servicios y nuestra gente en la campaña global para combatir el virus. Estamos haciendo todo lo posible para apoyar a nuestros colaboradores, clientes, consumidores y proveedores tanto como sea posible. El programa de ayuda para empleados nos permite abordar las necesidades individuales de los más vulnerables por esta crisis global”, concluye Denis Machuel, CEO de Sodexo.

Covid-19: Mercearias de bairro como “peixe na água”

 Duas mercearias de bairro, em Coimbra, sentem-se como “peixe na água” graças ao crescimento das vendas ditado pela pandemia do novo coronavírus.
Trata-se dos mini-mercados “O Marçano”, no Monte Formoso, e Godinho, na rua do Brasil (Calhabé, junto à Fonte da Cheira), sendo provável que haja outros estabelecimentos a desfrutar de idêntica situação.
Jorge Godinho conta que a sua loja possuía muita clientela proveniente dos arredores da cidade e, lamentado a sua falta, reconhece ter conquistado outra para compensar.
“Há muita gente que se abastecia aqui, por ocasião do regresso a casa; trata-se de pessoas que espero ver de volta”, disse o empresário a NOTÍCIAS de COIMBRA, acrescentando aguardar que esse retorno seja para adicionar aos novos clientes angariados.
No Monte Formoso, João Santos confessa que as vendas aumentaram “um pouco” e, à semelhança do colega de ramo, também espera que os novos clientes tenham vindo para ficar.
Às pessoas idosas, sobretudo nas redondezas do Monte Formoso, “O Marçano” faz chegar compras, previamente encomendadas através de telefone ou via correio electrónico.
Jorge Godinho, que também reforçou as entregas ao domicílio, diz que o crescimento desse segmento de procura está a fazer-se graças a clientes que dão a conhecer (passando palavra) essa faculdade de comprar.
Trata-se de uma amostra da capacidade de resposta do comércio tradicional, assente na proximidade, assinalam João Santos e Jorge Godinho, felizes por poderem corresponder às necessidades das pessoas sob distanciamento social.
NDC

“Somos a Casa de milhares de portugueses” - SCML

Arranca hoje, dia 8 de abril, a campanha de Responsabilidade Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Curador da Fundação do Desporto. A SCML lançou uma campanha institucional sob o lema “Somos a Casa de milhares de portugueses”. Este vídeo tem como objetivo comunicar e reforçar a missão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa bem como de todas as Misericórdias do País, do papel fundamentalmente agregador que tem no apoio e suporte aos mais vulneráveis neste momento tão difícil que Portugal e o Mundo atravessam.

Hoje, mais do que nunca, temos de estar unidos!
Veja o vídeo e mais informações aqui! #santacasalisboa

Barcelos | IPCA permite o pagamento das propinas até setembro sem cobrança de juros

Medida pretende aliviar pressão financeira nas famílias dos estudantes
No âmbito da pandemia proporcionada pela COVID-19 e das medidas excecionais que o Governo e esta instituição têm vindo a adotar no contexto de emergência em que vivemos, o IPCA decidiu suspender a cobrança de juros de mora pela falta de pagamento das propinas até setembro.

Ou seja, as prestações de março a junho de 2020, que habitualmente deveriam ficar regularizadas até junho, podem ser pagas pelos estudantes até setembro sem pagamento de juros de mora.

Com esta medida, pretende-se apoiar os estudantes, e as suas famílias, numa situação económica e social difícil pela qual o país atravessa neste momento, evitando situações de abandono escolar provocadas por este contexto.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, considera esta medida de extrema importância, pois “sempre nos pautamos por adotar medidas de combate ao abandono escolar. E neste sentido, consideramos necessário aliviar a pressão financeira das famílias, neste momento mais crítico, para fazer face às suas obrigações num contexto de redução de rendimentos e abrandamento acelerado da economia”.

O valor da propina é devido pela matrícula/inscrição no curso e fixada por cada ano letivo. Em período normal, é definido um esquema de pagamento mensal, num total de 10 mensalidades, a pagar de setembro a junho de cada ano letivo, sendo cobrados juros de mora às dívidas ao Estado e outras entidades públicas à taxa de juros em vigor.

O IPCA tem vindo a tomar várias medidas com vista à redução da propagação da doença Covid-19, nomeadamente com a substituição das atividades letivas presenciais pelo ensino e avaliação a distância, desde o dia 10 de março, bem como o funcionamento dos serviços do IPCA em regime de teletrabalho desde que foi declarado o Estado de Emergência, no dia 18 de março.

Ana Teixeira

Leiria | Município implementa medidas de apoio à cultura

Jornal de Leiria - Covid-19: distrito de Leiria acorda com quatro ...
O Município de Leiria desenvolveu um pacote de medidas extraordinárias de apoio ao setor cultural do concelho, procurando minimizar o impacto da pandemia do COVID-19 e o consequente estado de emergência. 

Uma das medidas prende-se com o aumento do valor do apoio financeiro da primeira prestação a atribuir a cada associação, até ao limite máximo de 60 por cento do montante do apoio já aprovado, viabilizando a atribuição excepcional de uma quantia superior aos 30 por cento definidos nos contratos programa celebrados com as coletividades. 

Adicionalmente, foi aprovada em reunião de Câmara do passado dia 31 de março a atribuição de um apoio financeiro de 12 mil euros para a implementação do projeto “Cultura com C de Casa”, uma iniciativa de programação online que junta artistas de diferentes áreas culturais e que tem estado a ser divulgada na página do facebook Visit Leiria. 

Uma terceira medida visa o apoio pontual extraordinário às instituições do concelho que se viram obrigadas a suspender atividades consideradas de interesse municipal e/ou a lançar medidas de resposta à atual situação de emergência, num valor global de 300 mil euros a distribuir pelas entidades das mais diversas áreas, incluindo a cultural, que tenham apresentado a respetiva candidatura. 

O Município aceitará ainda o reagendamento, sempre que possível e no espaço de um ano, dos espetáculos e programas culturais contratados ou assumidos e suspensos na sequência da pandemia, aplicando-se às iniciativas canceladas nos teatros, museus e noutros espaços culturais da tutela municipal. 

Por fim, é permitido o pagamento antecipado junto das estruturas artísticas com as quais o Município celebrou contrato e cujas iniciativas foram canceladas, sendo feita uma avaliação de um eventual pagamento correspondente a 30 por cento do valor contratualizado. 

Em caso de impossibilidade de cancelamento e reagendamento de eventos, é efetuada uma análise à possibilidade de a entidade promotora indicar local (físico e eletrónico) da sua realização, sendo permitida, como alternativa, a reprodução da performance contratualizada por meios digitais. 

Para a implementação deste pacote, o Município procurou concertar os apoios com outros incentivos municipais à economia profissional e familiar, em paralelo com o programa de medidas adotado pelo Governo. 

Foram ainda tidas em consideração as diferentes realidades de enquadramento das estruturas culturais, com reflexos incontornáveis na sua subsistência e manutenção.

“Sobrevivi à gripe espanhola e à tuberculose. Passei pela I e II Guerra Mundial e aqui estou”. Com 109 anos, Emília vive a terceira pandemia

Sobrevivi à gripe espanhola e à tuberculose. Passei pela I e II ...
SAPO24
Uma munícipe de Oliveira de Azeméis celebra hoje o seu 109.º aniversário, sendo descrita por um familiar como saudável em tempos de covid-19, depois de já ter resistido à pandemia de gripe espanhola em 1918 e à tuberculose.Emília Pinho Costa, que nasceu em Bustelo, na freguesia de São Roque, naquele concelho do distrito de Aveiro, continua a viver no mesmo município, mas agora em Cucujães, onde aos 13 anos aprendeu lides de costura e bordados e aos 19 já se casava, para, entretanto viúva, hoje contar sete filhos, 14 netos, 20 bisnetos e cinco trinetos.
"É uma pessoa muito ternurenta, bem-disposta e, quando está mais lúcida, torna-se um poço sem fundo de histórias porque tem uma memória fenomenal", conta à Lusa o seu sobrinho Simão Godinho.
Foi num desses momentos de maior clareza mental que Emília quis passar uma mensagem especial à população. Citada pelo sobrinho, declara: "Sobrevivi à gripe espanhola e à tuberculose, tendo perdido o meu pai. Passei pela I e II Guerra Mundial e aqui estou. A graça do Senhor é grande: vamos vencer esta pandemia e ficar bem".
No mesmo testemunho, a sénior nota que tinha apenas sete anos durante a pandemia de gripe espanhola, que, de 1918 a 1920, infetou cerca de 500 milhões de pessoas, o que então correspondia a um quarto da população mundial.
Já no contexto da pandemia de covid-19, a aniversariante recorre à sua fé religiosa e recomenda: "Devemos enfrentar esta pandemia com coragem, não sair de casa para nos protegermos e orar pela Humanidade como fez o Papa Francisco, sozinho, na Praça de São Pedro".
Este ano Simão não poderá festejar o aniversário da tia presencialmente, porque "toda a família está a cumprir o isolamento para ser mais seguro" e se evitar o contágio pelo novo coronavírus, mas chamadas telefónicas "vai haver muitas", considerando que a sénior ainda ouve bem, apesar de já ter dificuldades de visão.
"Ela não se importa nada que seja só por telefone porque está sempre preocupada com toda a gente, a dizer-nos para ficarmos em casa, para nos deixarmos estar seguros, para não corrermos riscos que podem ser um problema muito grande para as famílias, os idosos e os doentes", realça o sobrinho.
Num comunicado sobre o 109.º aniversário de Emília Costa, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira, realça que essa munícipe centenária integra a faixa etária da população com maior risco de infeção pela covid-19 e, nessa contexto, declara: "A sua longevidade é um sinal de esperança e confiança no futuro".
Segundo dados da autarquia, o concelho de Oliveira de Azeméis registava segunda-feira à noite 110 casos de infeção pela nova doença entre os seus cerca de 70.000 habitantes, distribuídos por um território de 163 quilómetros quadrados.
O novo coronavírus responsável pela pandemia da covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais mais de 75.000 morreram. Ainda nesse universo de doentes, mais de 290.000 recuperaram.
Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde indicava 12.442 infeções confirmadas. Desse universo de doentes, 345 morreram, 1.180 estão internados em hospitais, 184 recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.
A 17 de março, o Governo declarou o estado de calamidade pública no concelho de Ovar e dois dias depois decretava o estado de emergência nacional. Ambos os regimes vigoram até às 23:59 do dia 17 de abril, sendo que toda a população está proibida de circular fora do seu concelho de residência entre a próxima quinta e segunda-feira, para desincentivar viagens no período da Páscoa.
Lusa / Madremedia

CDS quer saber se há ou não capacidade para por a funcionar centro de testes Covid-19 em Coimbra

CDS quer saber se há ou não capacidade para por a funcionar centro ...
A deputada do CDS Ana Rita Bessa questionou ontem a ministra da Saúde com o intuito de perceber quando abre o centro de testes Covid-19 em Coimbra, e se há ou não capacidade para o fazer.
No conjunto de questões endereçadas à tutela, Ana Rita Bessa quer saber porque é que, estando pronto desde dia 23 de Março, não está ainda a funcionar o centro de testes Covid-19 em Coimbra. Se é por falta de meios técnicos, e quais, se é por falta de meios de proteção individual, quais e em que quantidade, ou se é por falta de recursos humanos, quantos e em que áreas.
Não sendo estas as causas para o atraso no início do funcionamento deste posto, Ana Rita Bessa questiona qual é então o motivo, se há, ou não, capacidade para por o centro a funcionar e quando abrirá o centro de testes Covid-19 em Coimbra.
Com o título «Centro de testes Covid-19 continua por abrir portas Coimbra», o Diário de Coimbra dá nota de que «ainda não tem data marcada a abertura do centro de testes ao Covid-19, em Coimbra, prometida há algumas semanas» e «milhares de testes ficaram assim por fazer».
Refere a notícia em causa que «numa altura em que por todo o país, são diversos os locais para que o maior número de pessoas se possa submeter aos testes, a região de Coimbra continua à espera que o prometido centro, uma parceria entre a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), a Universidade de Coimbra (UC) (através das Faculdades de Medicina e de Farmácia) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), entre em funcionamento».
Ainda de acordo com a publicação, o Presidente da CMC «admite estar preocupado» uma vez que, assume, os testes «já fizeram falta».
A data de abertura do centro tem sido sucessivamente adiada, sendo que a resposta aos apelos do autarca tem sido, da parte da UC, que será em breve, e da parte da ARSC não tem, sequer, sido «dada resposta às várias tentativas de contacto».
O centro de testes Covid-19 montado no Parque Verde, na margem esquerda do Mondego, num espaço cedido pela CMC, e que está pronto desde 23 de Março, terá, alegadamente, capacidade para realizar cerca de 500 testes por dia.
Nas últimas semanas foram várias as notícias que deram conta, ao longo de todo o país, sobre a montagem de postos para testes do Covid-19 a nível municipal, montagem essa feita pelas autarquias em colaboração e/ou a pedido das respetivas Administrações Regionais de Saúde (ARS).
Lusa