quarta-feira, 3 de abril de 2019

Cómo la Inteligencia Artificial está dando forma a la industria de los centros de datos


por Yesica Flores
Los avances tecnológicos continúan deslumbrándonos con nuevos productos y técnicas anteriormente pensadas como futuristas o imposibles. Entre los avances tecnológicos más modernos de la actualidad se encuentra la inteligencia artificial (IA) y la automatización que habilita. Este ha sido un tema de interés recurrente, con compañías apuntando a aprovechar el aprendizaje automático en sus soluciones para negocios mejorados. Pero ¿cómo puede la IA afectar la administración del centro de datos, y qué tan lejos estamos para ser verdaderamente capaces de incorporarlo a nuestros negocios?
No debe sorprendernos que el error humano y la capacidad de respuesta en tiempo real pueden, y a menudo lo hacen, afectar la continuidad del negocio. La administración manual de los centros de datos virtuales y tradicionales puede ser tediosa y prolongada debido a la cantidad de tareas administrativas necesarias para garantizar la seguridad del centro de datos y el funcionamiento sin interrupciones. Las empresas simplemente no pueden permitirse tiempos de inactividad, y aquí es donde entran en acción las soluciones de aprendizaje automático de IA.
Con el aprendizaje automático, la administración del centro de datos se puede simplificar para corregir automáticamente problemas rutinarios. La supervisión y el control de aplicaciones, el almacenamiento y el enfriamiento de las instalaciones ya no requerirían el trabajo práctico de los equipos de TI.
A pesar de ser aparentemente inalcanzable, la industria ya ha logrado un progreso increíble en este sentido. Google comenzó a utilizar el aprendizaje automático en 2014 para disminuir la complejidad en la gestión de sus centros de datos, reduciendo el uso de la energía por un 40%. HPE anunció a finales del 2017 el primer motor de recomendación de IA de la industria.
Si bien aún podemos estar a años de distancia, los centros de datos totalmente auto-gestionados nunca han sido más tangibles de lo que son hoy en día. En algún momento del futuro, los centros de datos auto-administrados permitirán una escalabilidad operativa y eficiencia de centros de datos nunca antes vista.

Apreendidas 9 armas de fogo e 92 cartuchos em processos de violência doméstica

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vitimas Específicas de Aveiro, no dia 1 de abril, apreendeu nove armas de fogo na sequência de dois inquéritos pela prática do crime de violência doméstica, no concelho de Albergaria-a-Velha e de Arouca.
Na sequência de uma investigação por violência doméstica que decorre desde maio de 2018, em Albergaria-a-Velha, os militares deram cumprimento a um mandado de busca domiciliária à residência do suspeito, um homem de 55 anos, que culminou na apreensão de oito caçadeiras. O suspeito já havia sido constituído arguido há cerca de dois meses neste inquérito, onde a vítima, uma mulher de 49 anos, era ameaçada com recurso a arma de fogo de forma reiterada.
Em Arouca, na sequência de uma investigação que durava há três semanas, onde o agressor, um homem de 64 anos, agredia e injuriava a sua esposa, uma mulher de 53 anos, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária à residência do suspeito, que culminou na apreensão de uma caçadeira e 92 cartuchos.
Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira e Tribunal Judicial de Águeda.

Avelãs de Caminho | Acesso à Zona Industrial Avelãs de Caminho concluído

Encontra-se concluída a requalificação urbana do acesso à Zona Industrial de Avelãs de Caminho, Anadia, num investimento camarário superior a 200 mil euros.
Pretendeu-se com esta intervenção contribuir e proporcionar melhores condições de atratividade a um espaço onde se encontra uma importante empresa para a economia do concelho, bem como ao facto de estar associado a uma zona passível de expansão industrial a outras indústrias.
Por outro lado, tendo em conta o facto de se tratar de uma via, junto à EN1/IC2, pretendeu-se dar uma imagem cuidada e organizada da referida área industrial.
Uma vez que esta via se encontrava “despida” de infraestruturas, nomeadamente de abastecimento de águas, águas pluviais e saneamento foram executados um vasto conjunto de trabalhos, no sentido de dotar a mesma de todas as condições necessárias para, dessa forma, poder atrair mais indústrias para aquela área do concelho de Anadia.
O acesso rodoviário foi dotado de uma rede de drenagem pluvial, abastecimento de água e saneamento, tendo sido também criados estacionamentos e passeios.
O Município deixa um agradecimento público aos utentes deste percurso, pela boa compreensão, face aos transtornos causados, durante estes meses, com os trabalhos de requalificação. O objetivo final foi o de criar melhores condições de acessibilidade e segurança para todos os que por ali circulam.

Reguengos de Monsaraz | 21 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz vão participar na Semana Gastronómica do Borrego


21 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz vão participar de 5 a 14 de abril na Semana Gastronómica do Borrego. Esta iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no Reguengos à Mesa, que inclui quatro semanas gastronómicas durante o ano, e tem como consultor Hélio Loureiro, chefe de cozinha com mais de 30 anos de carreira, gastrónomo e investigador na arte da cozinha com uma forte ligação aos vinhos.

Na Semana Gastronómica do Borrego cada restaurante terá um prato confecionado com carne de borrego para propor aos clientes. Em Reguengos de Monsaraz participam os restaurantes O Gato (costeletas de borrego na brasa com ervas aromáticas), Convivius (costeletas de borrego grelhadas), Moira (costeletas de borrego com migas de espargos), Aqui Jardim (ensopado de borrego com silarcas), A Grelha (borrego assado no forno), O Pingo (costeletas de borrego à Pingo com migas de espargos), Taberna Al-Andaluz (borrego com ervilhas), Plano B (costeletas de borrego grelhadas com molho de coentros), Taberna D’El Rei (ensopado de borrego) e Casa Modesta (costeletas de borrego grelhadas).


Em Monsaraz aderiram à semana gastronómica os restaurantes Taverna Os Templários (borrego assado no forno com batatas), Xarez (assado de borrego), Sabores de Monsaraz (borrego assado à Sabores de Monsaraz) e Casa do Forno (costeletas de borrego com ervas aromáticas), enquanto no Telheiro participam o Sem-Fim (costeletinhas de borrego com orégãos e migas de coentros) e o Centro Náutico de Monsaraz (borreguinhos d’azeite com batatinhas novas).

Em S. Pedro do Corval haverá pratos confecionados com carne de borrego nos restaurantes Adega do Cachete (borrego assado no forno) e A Tarefa (caldeirada de borrego), no Campinho integra a semana gastronómica o Monte D’Açorda (borrego estufado) e o Monte de Palaios (ensopado de borrego) e na Barrada participa O Bizaca (caldeirada de borrego).

Esta é a segunda semana gastronómica do Reguengos à Mesa. A primeira foi dedicada ao porco e realizou-se de 22 a 31 de março, a Semana Gastronómica “Sabores do Lago” vai acontecer de 4 a 13 de outubro e visa divulgar os pratos que são confecionados com tudo o que se pode pescar no Grande Lago Alqueva, e a Semana Gastronómica da Caça vai ser organizada de 1 a 9 de novembro.

Cantanhede | Durante o mês de abril Biblioteca Municipal de Cantanhede propõe Mostra de Máquinas de Escrever




Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede até ao próximo dia 30 de abril, a exposição intitulada Mostra de Máquinas de Escrever. A mostra é constituída por 23 máquinas de escrever, de várias marcas de fabricantes, manuais e elétricas, pertencentes a vários proprietários particulares e instituições do concelho.
No acervo exposto podem encontrar-se as máquinas de escrever que pertenceram aos escritores emblemáticos do concelho, nomeadamente Augusto Abelaira e Carlos de Oliveira, figuras de destaque no panorama literário português e a vários outros particulares. Estão igualmente em exposição equipamentos que pertencem à Escola Secundária de Cantanhede (que integra hoje o Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria), à Cooperativa Agrícola de Cantanhede, à primitiva firmaHortícola de Cantanhede”, ao Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, ao Museu Rural Etnográfico – Rancho Regional “Os Esticadinhos” e à Paróquia de S. Pedro.


Sobre as máquinas de escrever
A máquina de escrever marcou um período importante na história da tecnologia. A sua história apresenta fases distintas, que mapeiam toda a trajetória desta grande invenção, que revolucionou a sociedade e todos os segmentos ligados à escrita, até então feita de forma manual. Com a expansão do setor comercial e dos serviços, pela necessidade de uma maior rapidez e uniformidade da escrita, a máquina de escrever difundiu-se largamente.
Inventados e desenvolvidos, na segunda metade do século XIX, estes equipamentos contribuíram de forma decisiva para um grande impulso nas comunicações da época, para o desenvolvimento económico e social e, também, para a entrada e a emancipação da mulher no mercado de trabalho e no mundo dos negócios. A manufatura desses objetos exigiu muita criatividade, trabalho árduo e coragem de inventores e empreendedores da época.
Segundo o historiador Michael Adler, a primeira máquina de escrever documentada foi fabricada por um nobre italiano chamado Pellegrino Turri, introduzindo, em 1808, o sistema de Teclado para escrever, com o intuito de facilitar a comunicação com pessoas cegas.
Em 1829, foi concedida a primeira patente norte-americana ao inventor William Austin Burt que concebeu uma máquina com os caracteres colocados numa roda semicircular que girava e imprimia no papel, chamada Typographer. Em 1861, surge um novo modelo, mais rápido e funcional, atribuído ao padre brasileiro Francisco João de Azevedo, conhecedor de matemática e hábil mecânico.
Contudo, só em 1867, é que o tipógrafo americano, Christopher Latham Sholes, fabricou a primeira máquina de escrever, que realmente funcionava, patenteando-a em 1868. Mais tarde, em 1874, com a firma Remington and Sons, de Nova Iorque, Sholes fabricou o seu primeiro modelo industrial, designado Sholes & Gliddens, com teclado QWERTY, contribuindo, assim, para o início da produção e industrialização da máquina de escrever, mas este modelo só escrevia em maiúsculas.
Já em 1878, foi introduzida uma nova máquina, a Remington Nº 2, ainda mais rápida e que escrevia, agora, com letras maiúsculas e minúsculas, utilizando a tecla shift, tornando-se um grande sucesso comercial. Crandall, a máquina de escrever New Model – 1886, foi a primeira máquina de escrever para imprimir, a partir de um único elemento ou “tipo Luva”.
Na primeira metade do século XX, com a introdução das máquinas de escrever portáteis e das elétricas, a máquina de escrever, já mais desenvolvida e sofisticada, tornou-se mais rápida, silenciosa, prática e ao alcance de todos. A Mignon 4, fabricada em 1923, destacou-se como um dos modelos mais bonitos das primeiras máquinas elétricas.
Com o encerramento da última fabricante de máquinas de escrever, a multinacional Godrej & Boyce, com sede em Bombaim, em abril de 2011, hoje, com mais de 200 anos passados, e quase desconhecida dos mais jovens, a máquina de escrever transformou-se em peça de antiquário e de museu. Algumas das mais antigas, são as marcas Royal, Corona, Imperial, Continental e a Underwood, que se destacam pela sua robustez, algumas pelos motivos decorativos e pelos layouts de teclado AZERTY e HCESAR, compostos por teclas de vidro com anilha. Estes teclados, entre outros, surgiram da necessidade de rapidez na escrita.
O primeiro era usado sobretudo, em países de expressão e influência francesa. O segundo, conhecido como teclado português, foi criado pelo decreto-lei de 21 de julho de 1937, pelo primeiro-ministro António Oliveira Salazar e tinha como particularidade, a dupla função de teclas, entre outras.
A máquina de escrever foi suplantada pela supremacia do computador, na era da informática, e pela exigência crescente de um ritmo acelerado em que a competitividade e a qualidade estão associadas ao sucesso e ao lucro. No entanto, os equipamentos mais modernos e aperfeiçoados continuarão a utilizar as teclas, até que o avanço tecnológico proporcione outra alternativa.
Curiosamente, os teclados modernos dos computadores de hoje preservam ainda o mesmo formato QWERTY das antigas máquinas de escrever.

Moçambique | Vacinas contra a cólera já estão em Sofala onde o surto alastrou-se ao Dondo e causou um óbito


Já estão na cidade da Beira as 900 mil vacinas contra a cólera, do stock mundial que foi disponibilizado para uso de emergência na província de Sofala, onde o surto que eclodiu após o ciclone IDAI e as cheias fez mais uma vítima mortal, desta vez no distrito do Dondo.

“Nas últimas 24 horas registamos um total de 376 casos de cólera aqui na Província de Sofala. É importante realçar que destes casos 296 tiveram tratamento nas nossas unidades sanitárias e foram para suas casa”, actualizou a jornalistas nesta terça-feira (02) o Director Nacional de Assistência Médica, Ussene Isse, que detalhou: “na cidade da Beira, nas últimas 24 horas, registamos 259 casos de cólera e zero óbitos; no distrito de Nhamatanda registamos 57 casos de cólera e zero óbitos; e no distrito de Dondo registamos 60 casos e um óbito”.

Segundo Isse “este óbito chegou na nossa unidade sanitária numa situação de perda de líquidos muito grave”. Cumulativamente, desde o passado dia 27 de Março, as autoridade de Saúde receberam e trataram de 1.680 doentes com cólera.

Dentre a ajuda alimentar, humanitária e sanitária que continua a chegar de vários cantos do país e do globo Vacinas contra a cólera já estão em Sofala onde o surto alastrou-se ao Dondo e causou um óbito recebeu a meio da tarde desta terça-feira (02) cerca de 900 mil reforços na luta contra o vibrião colérico. Tratam-se das doses de vacina contra a cólera, obtidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com financiamento da GAVI, The Vaccine Alliance, e que deverão começar a ser administradas por via oral nesta quarta-feira na cidade da Beira e nos distritos de Dondo, Búzi e Nhamatanda.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Cantanhede | No próximo sábado, 6 de abril XXI Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede encerra com convívio entre os grupos intervenientes



Onze semanas depois do seu início, o XXI Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede termina no próximo sábado, 6 de abril, às 21h30, no Pavilhão Multiusos de Febres, com um encontro entre os mais de 350 elementos dos 17 grupos cénicos participantes, nesta ação de dinamização da atividade teatral promovida pela Câmara Municipal. O programa do encerramento contempla a subida ao palco do Grupo de Teatro da ACDC – Associação Cultural e Desportiva do Casal, que interpreta “O culpado fui eu”; “Se tu podes, eu também posso” e “Vamos cortar na casaca – versão 2019”, três peças da autoria de Manuel da Silva Barreto, conforme ditou o sorteio realizado para determinar o espetáculo final do certame. No final da sessão serão entregues os Diplomas e uma lembrança a cada um dos grupos que integraram a presente edição do certame, ao que se seguirá um momento de confraternização entre todos os elementos participantes. 

Da avaliação preliminar que é possível fazer desde já à presente edição, os resultados são francamente positivos, quer ao nível da afluência de público, quer no que diz respeito ao forte intercâmbio entre as coletividades participantes, tendo-se gerado, como se esperava, uma intensa dinâmica de partilha de experiências entre entidades que perseguem objetivos comuns ao nível do teatro e, de modo mais abrangente, no campo da cultura. 

O Município de Cantanhede concedeu um apoio financeiro (750,00€) a todos os grupos participantes, colaborou na promoção e divulgação dos espetáculos e assumiu a logística administrativa, desde a calendarização ao encerramento.

Muitas actividades para o próximo Sábado | CASTELO DE PAIVA VAI ASSINALAR DIA MUNDIAL DA ACTIVIDADE FÍSICA

Sendo a actividade física essencial na promoção da saúde e bem-estar físico e mental de todos, independentemente da idade ou género, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva,através do Pelouro do Desporto, vai assinalar, no próximo dia 6 de Abril, o Dia Mundial da Actividade Física com a realização de diversas actividades na zona urbana da vila e nos equipamentos desportivos municipais.

Os estudos demonstraram que a inactividade física é o principal factor de risco para grande parte das doenças, onde se incluem por exemplo a hipertensão arterial e os diabetes, daí a importância e interesse desta iniciativa municipal, que durante esta manhã de Sábado, vai contemplar Banhos Livres na Piscina Municipal ( todo o dia ), um Rastreio de Saúde no Largo do Conde ( 9h30 ) com o apoio da Farmácia Central, uma Caminhada pelo concelho, organizada pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e ACCJ Clark ( 10horas ), uma Aula de Dança na Quinta do Pinheiro ( 10h30 ), pela Academia de Dança de Castelo de Paiva, e ainda, um Treino Funcional, promovido pela Marco Marçal Sports Fever, no Parque das Tílias, em Sobrado, às 11 horas. 

Esta será pois, uma excelente oportunidade para sair de casa e aproveitar o momento para descontrair e, em ambiente de saudável convivialidade, praticar exercício físico, participando nas actividades agendadas para este dia em Castelo de Paiva.

TORRES VEDRAS ACOLHE SIMPÓSIO SOBRE A APLICAÇÃO DO 3D NA PALEONTOLOGIA

A Sociedade de História Natural e o Naturalis Biodiversity Centre apresentam o simpósio "Imprimir Dinossauros: Imagem e impressão 3D como ferramentas para a investigação paleontológica e envolvimento do público", que decorre nos dias 12 e 13 de abril, nas instalações da Sociedade de História Natural*, na Estrada Nacional 247,em Santa Cruz, Torres Vedras.
Este simpósio foca-se na colaboração científica e técnica destas instituições, no âmbito do projeto “Triceratops 3D”, no que refere à utilização de tecnologia de digitalização e impressão 3D para a montagem de esqueletos de dinossauros. Os principais temas abordados serão a digitalização e impressão 3D, a paleontologia e restauro de esqueletos, as técnicas e metodologias de digitalização e impressão 3D e a aplicação do 3D em projetos museográficos e científicos. O programa deste evento conta com vários oradores que, pela sua experiência no assunto, irão permitir uma discussão mais ampla sobre estas tecnologias e aplicações.
Este simpósio pretende ser um evento transversal e de fácil perceção e por isso é aberto ao público em geral com interesse no assunto.

Entrada livre mediante inscrição:

Info: www.shn.pt

Programa 
12 de Abril

09h00 | Receção dos participantes
09h30 | Palavras de boas-vindas pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino
09h45 | Introdução
- Naturalis Biodiversity Center - Jeroen Snijders, diretor das Coleções e chefe do Gabinete de Informação
- Sociedade de História Natural - Bruno Camilo Silva, presidente da Direção da Sociedade de História Natural
10h00 | “A Magia dos Dinossauros" - Anne Schulp, da Naturalis and University of Utrecht, País Baixos
10h45 | Coffee Break
11h00 | “O drone, o dinossauro e o 3D de uma acumulação de ossos” - Roeland Emaus, da Leiden University, Holanda
11h45 | Debate
12h30 | Almoço
14h30 | “Como digitalizar sua coleção em 3D: técnicas de digitalização e experiência com fotogrametria” - Myriam van Walsum, da Picturae, Países Baixos
14h45 | “Digitalização de história através de Direct Digital Manufacturing: a compreensão do passado para preparar o futuro” - Artur Mateus, do Instituto Politécnico de Leiria/Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto
15h30 | Coffee Break
15h45 | “Preparação e conservação de uma coleção paleontológica - técnicas e metodologias” - Joana Ferreira, da Sociedade de História Natural.
16h30 | “Gestão de Jazidas Paleontológicas: o Sistema de Informação Geográfica Aplicado à Paleontologia” - Bruno Camilo e André Mano, da Sociedade de História Natural
17h15 | Coffee Break
17h30 | Debate
18h30 | Encerramento

13 de abril
09h15 | “Triceratops Dirk: from expedition to exhibition” -  Martijn Guliker, da Naturalis, Países Baixos
10h00 | “3D printing dinosaurs: new techniques in fossil reconstruction” - Pasha van Bijlert, da Naturalis, Países Baixos
10h45 | Coffee break
11h00 | “Modelos 3D em trilhos de dinossauros e de outros vertebrados: conservação e geoturismo” - Diego Castanera Andrés, do Institut Català de Paleontologia “Miguel Crusafont”, Espanha
11h45 | Debate
12h30 | Almoço
14h30 | “A paleontologia como ferramenta para o ensino da ciência” - Gonçalo Prista da Sociedade de História Natural, Portugal
15h15 | “O registo tridimensional de grutas no Planalto das Cesaredas: visitar as grutas pelo seu exterior” - Sérgio Pinheiro, do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Óbidos
16h00 | Coffee break
16h15 | “Bringing a dinosaur back to life” - Simone Maganuco, do Museo di Storia Naturale di Milano, Itália
17h00 | Debate
18h00 | Encerramento do simpósio


Município de Reguengos | Peça de teatro “Rapidinhas” no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz


O Grupo Alterense de Cultura vai apresentar no dia 6 de abril, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, a peça de teatro “Rapidinhas”. Este espetáculo tem entrada gratuita, integra a iniciativa “Em Palco – Ciclo de Teatro INATEL” da Fundação INATEL e tem o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

“Rapidinhas” é um espetáculo formado por breves quadros de humor em que algumas situações absurdas e inexplicáveis do quotidiano passam ao espetador uma visãononsense, muito presente em algumas novas séries televisivas. Em palco vão estar o encenador Sérgio Godinho, Vitor Amador, Rosa Correia, João Alves, Leonardo Monteiro, Helena Ribeiro, Ana Malenha, Helena Cardona, Afonso Jesus, Virgílio Vidinha e Andreia Rodrigues.

O encenador refere que “neste espetáculo pretendemos abordar uma outra linguagem humorística, bastante atual, para chegar a um novo público, cada vez mais afastado do teatro. No fundo, a linguagem humorística vai ao encontro de metodologias usadas pelos Monty Python ou, mais recentemente em Portugal, pelos Gato Fedorento. O exagero e a procura do nonsense está sempre a acontecer neste espetáculo que visa a boa disposição e o riso no espetador”.

Município de Cantanhede | Requalificação urbana da envolvente ao Pavilhão de São Caetano vai ser iniciada



O Município de Cantanhede já formalizou a consignação da empreitada relativa à requalificação urbana da envolvente ao Pavilhão de São Caetano, cujo auto foi assinado pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, numa reunião realizada para o efeito com um responsável da empresa adjudicatária, na qual esteve também presente a presidente da Junta de S. Caetano, Eduarda Pedro. 

Representando um investimento de 45.316 euros, a obra destina-se a promover a valorização urbanística de uma zona do lugar de Rilhozes que possui expressão pública, beneficiando do facto de estar situada na confluência do recinto desportivo coberto com outros equipamentos coletivos, designadamente o campo de futebol e um parque infantil. O que se pretende é reforçar a atratividade do lugar, promovendo a integração desses equipamentos através do ordenamento do espaço, melhorando substancialmente a sua imagem formal e as condições de utilização e dotando-o de condições de conforto, segurança e acessibilidade para utentes de todas as gerações. 

Nesse sentido, o projeto contempla a acentuação dos perfis transversais dos arruamentos e das áreas confinantes, a redefinição das zonas pedonais e de fruição, bem como a instalação de alguns equipamentos e mobiliário urbano, de acordo com as exigências estéticas e funcionais pretendidas. Haverá ainda intervenção ao nível da iluminação pública e dos dispositivos para deposição de resíduos sólidos urbanos. 

Tedo em conta que toda a área de intervenção está classificada como urbana, as ações relativas aos arranjos exteriores abrangem a reconfiguração e requalificação de um arruamento interno que serve o pavilhão, bem como a criação de estacionamentos público e de espaços de lazer. 

Como o traçado viário já estando definido à partida, o projeto contém apenas ajustamentos pontuais por forma a enquadrar mais corretamente as zonas de transição e as intersecções entre aos áreas destinadas a diferentes usos.. 

Por outro lado, relativamente à drenagem de águas pluviais a instalar, está prevista a instalação de uma rede principal de coletores, complementada por elementos secundários de recolha de caudais e caixas de visita. De acordo com o levantamento efetuado e tento em conta as condicionantes planimétricas da área de intervenção, os efluentes serão lançados parcialmente para a rede existente e dissipados por infiltração através de vala drenante, sumidouros e caixas rotas, poço absorvente e bacia de infiltração.

Figueiró dos Vinhos comemora Laço Azul

“O Azul funciona para mim como um constante lembrete/alerta para lutar pela proteção das crianças”
Bonnie W. Finney

 Em 1989, na Virgínia, E.U.A., Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para despertar a curiosidade das pessoas que o vissem. Bonnie Finney era avó de duas crianças vítimas de maus-tratos e o laço azul simbolizava as nódoas negras dos corpos dos seus netos. Nasce, assim, a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon), cujo objetivo é a prevenção, a promoção e proteção dos direitos das crianças, no que respeita, sobretudo, aos maus-tratos.

Neste mês de abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Figueiró dos Vinhos associa-se, mais uma vez, a esta campanha de sensibilização promovida pela Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco, que tem como principal propósito a consciencialização das famílias e de toda a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância e juventude, contribuindo para um fortalecimento dos laços familiares, no sentido de uma parentalidade cada vez mais positiva.

Durante este período, a CPCJ em parceria com o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, a Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos e o Agrupamento de Escolas, organiza um conjunto de iniciativas alusivas à temática da prevenção dos maus tratos na infância e juventude, nas escolas e na Comunidade.

Neste contexto, decorrerão as exposições de Laços Azuis pelas diversas entidades do concelho; no dia 24 distribuir-se-ão Laços Azuis pelos alunos das escolas figueiroenses; e, no último dia de abril, pelas 14 horas, finalizar-se-á a campanha com a realização do Laço Humano na Praça do Município, onde participarão os alunos das escolas do concelho e, no qual a comunidade em geral é convidada a associar-se.

“Junte-se a esta causa, vista uma camisola azul e participe!”  

Freguesia de Benfica | Palácio Baldaya recebe exposição AmaCorgas durante o mês de abril



O Palácio Baldaya, localizado na Freguesia de Benfica, em Lisboa, recebe até 30 de abril a exposição AmaCorgas, composta por módulos que já estiveram expostos na aldeia de Corgas, nomeadamente painéis com a história das alminhas, sobre os corguenses combatentes na I Guerra Mundial, sobre os sacerdotes naturais da aldeia, a resina, a resinagem e o resineiro, a encomendação das almas e ainda pinturas da autoria de Maria dos Anjos Ladeira Novo. 

A inauguração aconteceu no dia 30 de março com a presença de representantes da Junta de Freguesia de Benfica, do presidente da Câmara Municipal e de muitos corguenses e proencenses que se juntaram ao momento de festa. Foi ainda apresentado o livro “Caminhos da Fé e do Pão” que reúne um conjunto de textos sobre a vida do padre Joaquim Martins Castanheira, natural de Corgas, que surgiu na sequência da homenagem feita em 2018, e o grupo de Encomendação das Almas da aldeia exemplificou esta tradição. 

Para o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, esta iniciativa resulta do dinamismo da aldeia que tem contribuído para que a história das Corgas e do concelho seja recuperada e destaca o protocolo estabelecido entre a Junta de Freguesia de Benfica e o Município. “De facto, esta ligação entre o Interior e uma grande cidade como Lisboa permitiu a realização deste evento no Palácio Baldaya - e agradeço à Junta de Freguesia de Benfica todo o apoio e cedência do espaço - que possibilita a dinamização da história dos que marcaram os tempos e, neste caso, a nossa diáspora, traduzindo também a nossa cultura e conhecimento através dos sacerdotes missionários”, referiu João Lobo. “É um motivo de orgulho para o Município esta iniciativa que envolveu tantos corguenses, quer vindos da aldeia de Corgas, quer daqueles que vivem em Lisboa e aqui se realizam profissionalmente e, também dessa forma, realizam Proença-a-Nova”. 

Ricardo Marques, da Junta de Freguesia de Benfica, salientou igualmente o protocolo entre as duas instituições que tem sido responsável pela presença de centenas de jovens de Benfica em campos de férias em Proença-a-Nova ou o intercâmbio entre as Universidades Seniores. “Mais do que isto, é esta parceria cultural entre Benfica e Proença-a-Nova”, destacou. “Benfica sempre foi uma freguesia de termo de cidade, uma freguesia rural, uma freguesia saloia da cidade de Lisboa e para nós é com muito orgulho que abordamos esta ruralidade e esta ligação ao interior”. 

Na apresentação do livro “Caminhos da Fé e do Pão”, intervieram Libânio Martins, coordenador do projeto, Luiz Artur Castanheira, Maria Celeste Castanheira Oehen e Carla Castanheira Mendes, em representação da família, e ainda Ângela Malheiro que fez a contextualização histórica da segunda metade do século XIX até à segunda metade do século XX, altura em que viveu o Padre Joaquim Martins Castanheira (1986-1946). “Mais de 30 pessoas contribuíram para a escrita deste livro, pessoas das Corgas, do Brasil, de Lisboa, da Suíça. Verdadeiramente a diáspora corguense e proencense juntou-se na construção deste trabalho”, sintetizou Libânio Martins.

O livro encontra-se à venda nas Corgas e na Biblioteca Municipal, revertendo o valor na totalidade para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova. No próximo dia 5 de abril, sexta-feira, o encontro de grupos de Encomendação de Almas realiza-se na aldeia de Corgas, a partir das 21h00.

Proença-a-Nova | Vergão recebe ação de formação sobre as potencialidades do olival



Encarar o olival como forma alternativa de rendimento à floresta na faixa de gestão de combustível junto aos aglomerados foi o objetivo da ação de sensibilização e formação “Uma oportunidade chamada olival”, promovida pela Capelania do Vergão, com o apoio do Município de Proença-a-Nova e da Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI), que decorreu no dia 30 de março, no Centro Paroquial do Vergão. 

Na abertura desta sessão, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, sublinhou a importância da promoção da gestão de combustível junto dos aglomerados populacionais e que “o olival cabe exatamente nessas áreas como alternativa de cultura agrícola. A área dos 100 metros que não pode ter floresta pode ser reconvertida de forma a podermos obter rendimento sob outro tipo de povoamento como a oliveira, o medronheiro, os citrinos, os frutos secos, entre outros”. E acrescentou que “o Município está na condição de ajudar, desde que essas parcelas sejam de gestão única”. 

João Paulo Marrocano, tesoureiro da Capelania, sublinhou que “é urgente encontrar soluções para os terrenos que não podem ter floresta à volta da aldeia e porque o olival é um tema que interessa a todos, por isso é importante aprender e conhecer técnicas que possam rentabilizar os nossos olivais”. 

Esta ação de formação dividiu-se em duas partes: na primeira, Ana Domingos, técnica da APABI, explicou as boas práticas no olival, as formas de evitar as pragas e doenças, o momento certo para a colheita e como o fruto influencia a obtenção de um bom ou mau azeite; na segunda parte, Filipa Correia, técnica da APABI apresentou os projetos de apoio à implantação do olival.

Proença-a-Nova | VI Sarau Desportivo bate recorde de assistência no Pavilhão Municipal




O VI Sarau Desportivo levou mais de uma centena de pessoas ao pavilhão municipal, batendo o recorde de assistência e esgotando a lotação deste espaço no dia 29 de março. “Ver esta plateia esgotada é sinónimo da importância deste evento e revela a importância que o desporto tem na sociedade, ao ser inclusivo e na preconização de valores sociais nos jovens. Em Proença-a-Nova, temos a consciência dessa importância e por isso levamos o desporto todos os dias a todas as faixas etárias, desde as crianças à classe sénior, através do empenho e dedicação do nosso grupo de desporto”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, João Lobo. 

Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, Casa do Benfica em Proença-a-Nova, CCD Pinhal Vidal, CIRL, Associação Estrela de Três Pontas, Academia Almadense, Classe de Rítmica de Representação do Centro de Solidariedade Social Pinhal de Frades, Ginásio Clube Vilacondense, Albigym, AEFD São Pedro do Sul, Agrupamento de Escolas de Mangualde, Human' Art e Sporting Clube de Portugal foram as classes de ginástica e artes performativas que se apresentaram neste sarau. 

Realizado de dois em dois anos, este espetáculo promovido pelo grupo de desporto do Município de Proença-a-Nova, voltou a proporcionar uma noite espetacular, com um espetáculo de luz, música e principalmente muita arte de movimentos, técnicas e estilos, demonstrando o desporto no seu melhor.

Maratona da Europa – O sonho cada vez mais perto



O Centro Cultural e de Congressos de Aveiro será o centro nevrálgico de todo o evento.

A Maratona mais plana de Portugal chega à cidade da Arte Nova no dia 28 de abril com a Maratona da Europa – Aveiro 2019, com partida e chegada no CCA. 

O mítico e histórico Centro Cultural e de Congressos foi o local selecionado para receber a Feira do Evento, com destaque para o Secretariado onde terá lugar a entrega de kits e dorsais, a acontecer nos dias 26 (das 14h00 às 19h00) e 27 de abril (das 10h00 às 19h00).

Neste espaço irá ser possível encontrar muitas atividades e animação, com a Running Show a expor vários parceiros e a dinamizar a Europa Kids School e Family que conta com a presença da mascote FID, aulas desportivas, e muito mais.

Para os atletas que correm os 42km, será entregue neste espaço uma saborosa oferta de uma garrafa de vinho CISTUS DOC Douro.

Pensando nos pais com filhos pequenos, a organização, em conjunto com o Grupo Nanny Gold, vai disponibilizar aos atletas participantes das provas de corrida (42km, 21km e 10km) o serviço Europa Babysitting Nanny Gold, com vastos anos de experiência no campo. Será necessários os pais reservarem lugar uma vez que as vagas estão limitadas.

A Madrinha da primeira edição da Maratona da Europa é Aurora Cunha, uma das melhores atletas portuguesas de todos os tempos, três vezes campeã do mundo e vencedora de algumas maiores e mais prestigiadas maratonas do planeta: Paris, Tóquio, Chicago e Roterdão. 

As inscrições para a Maratona da Europa podem ser realizadas através do site em https://europemarathon.pt/pt e através de vários parceiros locais: Ginásio Be-Fit, Power Center KO e Cross Fit Urban Wolves. Para a prova da Caminha as inscrições estão disponíveis junto do Patronato de Nossa Sra Fátima de Vilar, Cáritas Diocesana de Aveiro, Associação Casa Mãe de Aradas, Bela Vista e a ACAPO, 50% deste valor reverte a favor das mesmas.


O Litoral Centro apoia o desporto divulgando-o!
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Lisboa | Presidente do Instituto do Sangue assume coordenação da transplantação

BSIP/GETTY

Depois de seis anos, a coordenação nacional dos transplantes de órgãos passa a ser assegurada pelo presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Ana França será substituída por João Paulo Gaspar de Almeida e Sousa

Depois de seis anos a ser assegurada pela médica Ana França, a coordenação nacional de transplantação passa a ser acumulada pelo presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), João Paulo Gaspar de Almeida e Sousa. Em entrevista ao Expresso, Ana França diz que sai de consciência tranquila, mas reconhece fragilidades na estrutura e, sobretudo, defende um maior reconhecimento da importância da área da doação.

O instituto tem por missão regular e garantir a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue humano, de componentes sanguíneos, de órgãos, tecidos e células de origem humana e a área da transplantação. Cabem ao IPST a gestão nacional do Registo Português de Dadores de Medula Óssea, o processamento, armazenamento e distribuição de tecidos e células do cordão umbilical de origem humana e as atividades relacionadas com a colheita de órgãos e tecidos, tanto no sector público, como privado, e ainda, as responsabilidades inerentes à escolha do par dador-recetor.

Em 2018, morreram em Portugal 76 pessoas à espera de serem transplantadas. No ano passado houve menos seis dadores falecidos do que em 2017 e, dos 976 órgãos colhidos, 757 foram transplantados, o que representa uma perda de 219 órgãos. Ana França, 67 anos, foi até à última sexta-feira, coordenadora nacional de transplantação, tendo cessado funções no passado domingo. Em entrevista ao Expresso, faz um balanço do que fez e, sobretudo, do que falta fazer.

João Paulo Gaspar de Almeida e Sousa tem 65 anos e é licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra. Desde 1 de dezembro de 2016, é presidente do conselho diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Especializado na área dos Cuidados Intensivos, tem especial atenção às questões da doação de órgãos. Participou da Comissão Técnica para a Operacionalização de Colheita de Órgãos em Dador em Paragem Cardiocirculatória e foi mesmo coautor das respetivas normas.

Desde 2004 é codiretor e preletor nos Cursos “Princípios de Medicina de Catástrofe”, promovidos pela Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, e de vários grupos de trabalho nas áreas de Medicina Intensiva e de Emergência. É ainda coautor das “Recomendações -Transporte de Doentes Críticos” e das "Normas de Boa Prática em Trauma", tendo integrado a comissão de acompanhamento do programa de órgãos em paragem cardiocirculatória e o grupo de trabalho da "Via Verde do Trauma", da Direção-Geral da Saúde até 2016.

Fonte: Expresso

Algarve | Região algarvia nomeada para vários prémios

Já são conhecidas as «Marcas de Confiança» dos portugueses em 2019, escolhidas pelos leitores das Selecções do Reader’s Digest, e uma das novidades face ao ano anterior é precisamente a eleição do Algarve na categoria «Regiões de Turismo», sendo esta a terceira vez que o destino é distinguido pela revista mais lida em todo o mundo.
O Algarve encontra-se nomeado para mais três prémios cujas votações ainda estão a decorrer: até ao dia 05 de maio é possível votar na Região de Turismo do Algarve (RTA) na categoria «Entidade Regional de Turismo» dos Prémios AHRESP 2019, que distinguem os melhores do ano em Portugal nos setores da hotelaria, restauração e promoção turística. Os resultados são anunciados no dia 24 de maio.
Nos Prémios Marketeer 2019, o Algarve está nomeado para melhor destino turístico. A competição tem o propósito de distinguir quem marca a diferença em Portugal em áreas tão diversas como turismo, seguros, grande consumo, arte e cultura.  As votações decorrem até dia 04 de maio e os vencedores são depois conhecidos na grande festa do marketing nacional.
O Algarve está novamente na corrida ao Óscar do Turismo para o «Melhor Destino de Praia da Europa 2019», prémio que já venceu por cinco vezes, e tem  70 hotéis nomeados noutras categorias da ronda europeia dos World Travel Awards, cujos vencedores são revelados no dia 08 de junho, na Madeira. As votações estão abertas tanto ao público em geral, quanto aos profissionais do setor e decorrem até ao dia 28 de abril.
As praias do Algarve foram igualmente galardoadas nos TripAdvisor Traveler’s Choice Awards 2019, os prémios que espelham as opiniões dos utilizadores do maior site de viagens do mundo: a praia da Falésia, em Albufeira, ocupa um honroso 11.º lugar entre as «25 Melhores Praia do Mundo» e sobe ao pódio (3.º) nas «25 Melhores Praia da Europa». Entre os melhores areais europeus estão ainda a praia da Rocha, em Portimão (17.º), e a praia do Camilo, em Lagos (22.º). E seis das «10 Melhores Praias de Portugal» são algarvias.

Município de Faro | Formação sobre “O Potencial Turístico de Faro”

A Câmara Municipal de Faro organizou, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), a 8ª edição de formação certificada sobre “O Potencial Turístico de Faro”, que hoje, dia 3 de Abril, terminou com uma experiência gastronómica na EHTA e a entrega dos certificados aos formandos.
Esta iniciativa teve a duração de cinco dias (um por semana), num total de trinta e seis horas de formação e foi dirigida a profissionais do setor da indústria turística, com o objetivo de melhorar a qualidade da informação prestada aos visitantes do nosso Concelho.
A formação teve uma componente de visita, levando os formandos a locais de interesse turístico, a fim de tomarem conhecimento com os diversos produtos turísticos que Faro tem para oferecer aos seus turistas. Nessa oferta integra-se, nomeadamente, o turismo cultural (património histórico/arquitectónico), gastronómico, náutico, de natureza e desporto, com o programa a incluir a visita a museus, igrejas, teatros, restaurantes, Ria Formosa e Ilhas de Faro, Culatra e Farol, entre outros pontos de referência do concelho.
Esta é a segunda edição deste curso no ano corrente, o que, para o Vereador Carlos Baía, que tem o pelouro da Promoção Turística tem uma explicação: “a primeira edição de 2019, realizada em Janeiro, registou um elevado número de inscrições, o que nos levou a decidir organizar uma edição extra, nos mesmos moldes, para permitir a participação de todos os inscritos”.
O Município de Faro registou um aumento do número de camas na hotelaria, entre 2013 e 2018, passando de cerca de 1.700, para aproximadamente 4.500, distribuídas por todas as tipologias de alojamento. No mesmo período, o número de dormidas, passou de cerca de 290.500 para 520.000, tendo a taxa de taxa de ocupação, que também cresceu ao longo dos últimos anos, sido de 55%, situando-se acima dos valores do Algarve e Portugal.

Portimão | Congresso «Your Future» em Portimão

Estão abertas até amanhã, dia 4, as inscrições relativas ao Congresso Your Future, a decorrer nos dias 5 e 6 de abril no Portimão Arena, reunindo várias personalidades do mundo do desporto, para debaterem as boas práticas desportivas e o papel dos ex-atletas na sua integração nos mais diversos setores da sociedade.
Na partilha de conhecimentos que o congresso possibilitará, vai ser enaltecida a importância da sensibilização para a transição de carreira e o apoio ao desportista no seu percurso competitivo, para um período de reconversão positivo e socialmente integrado.
As ‘teaser talks’ agendadas para o congresso procurarão compreender a importância do modelo integrado entre as diversas áreas para um percurso saudável do atleta, sobretudo ao nível da sua preparação para o momento da transição de carreira, em aspetos relacionados com a saúde e bem-estar.
A iniciativa, promovida no âmbito de Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019, é organizada pela Sports Embassy, que deste modo se associa ao Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, assinalado a 6 de abril, realizando igualmente um jogo solidário de futebol no dia 5, com entrada gratuita.
Na ocasião será realizada uma recolha de bens alimentares, a cargo do Banco Alimentar. A partida, destinada a apoiar o programa Your Future da Sports Embassy, terá lugar às 19h45 no Estádio Municipal de Portimão e será disputada por ex-atletas das mais diversas modalidades, os quais integram os painéis do congresso, entre outros participantes, como antigos futebolistas.
As inscrições encerram nesta quinta-feira, 4 de abril, podendo os ingressos ser adquiridos em https://www.sportsembassy.pt/6-abril, pelo valor de 20 euros, sendo que os estudantes têm a possibilidade de se inscreverem por 10 euros.

Vitorino atua no Cineteatro Anadia

Vitorino vai subir ao palco no Cineteatro Anadia, no dia 30 de abril, pelas 21h30, para um concerto, juntamente com o projeto Cordis, numa organização do Município de Anadia.
O cantor Vitorino, vulto incontornável da música portuguesa, é autor de inúmeras canções que fazem parte do imaginário de todos, portador de uma identidade muito própria, moldada por uma vida de poemas cantados, sejam eles politicamente comprometidos ou “apenas” belos escritos amorosos.
Nesta noite, a voz do Vitorino surge embalada pelo “diálogo” de cordas entre os dois instrumentos do Cordis, o piano e a guitarra portuguesa.
O pianista Paulo Figueiredo e o guitarrista Bruno Costa exploram a riqueza harmónica e rítmica dos seus instrumentos, numa fusão de raízes e modernidade, tradição e inovação, ajudando a criar o envolvimento perfeito para canções como “Queda do Império”, “Leitaria Garret”, “Menina estás à janela”, entre tantas outras.
Os bilhetes já se encontram à venda e podem ser adquiridos no Cineteatro Anadia às sextas-feiras e sábados, das 20h00 às 22h00, e no dia do espetáculo, a partir das 14h00. O bilhete tem o custo de 8,00 euros, estando reservado um desconto de 50% aos portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior. Os ingressos estão também disponíveis na bilheteira online - BOL (www.bol.pt), nos CTT, Fnac, Worten e noutros postos BOL.

CIM Região de Coimbra conhece boas práticas da Região Paris Est

Autarcas e secretário executivo da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra participaram ontem numa reunião em Nogent-sur-Marne, França, com os responsáveis da Região de Paris Est por forma a avaliar as competências executadas por esta região, bem com os seus impactos e dificuldades.
Tal como Portugal, França esteve recentemente envolvida num processo de descentralização de competências, no qual os vários níveis regionais viram as suas competências reforçadas. Áreas como turismo, atração de investimento, urbanismo, energia ou combate às alterações climáticas são hoje assumidas pela região de Paris Est, composta por 13 municípios e cerca de 510 mil habitantes.