sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Empreendedorismo aproxima Braga do Irão


O Embaixador do Irão, Morteza Damanpak Jami, visitou esta sexta-feira, 20 de novembro, a cidade de Braga. A visita, que contou com visitas à InvestBraga, Startup Braga e ao Município, permitiu mostrar o dinamismo da cidade e da região, nomeadamente as suas vantagens competitivas e o ecossistema económico e empresarial.

Acompanhado pelo Primeiro-Secretário e Conselheiro da Embaixada, Mohammad Farahat, o embaixador esteve reunido com Carlos Silva, Administrador Executivo da InvestBraga e com Gil Carvalho, responsável pela área da Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga. Durante a reunião foram apresentados os principais atores económicos, científicos e culturais do concelho de Braga, de forma a promover aquilo que de melhor se faz na região.

A comitiva esteve também reunida com a Startup Braga, tendo tido a oportunidade de conhecer o ecossistema empreendedor da região que, como sublinhou Ricardo Rio, presidente do Município de Braga e da InvestBraga, durante o encontro no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, é semelhante ao da cidade iraniana Yazd. “Yazd é uma cidade com uma grande história e um grande dinamismo, com uma presença muito forte do ponto de vista da cultura, da investigação e do empreendedorismo, áreas que Braga tem valorizado nos últimos anos e que podem ser fortalecidas entre as Cidades e os seus agentes”, referiu o edil.



Ricardo Rio destacou ainda que “estamos fortemente empenhados em construir uma relação duradoura com diversos países e agentes económicos, no sentido de colocar Braga no radar do investimento internacional”.

A parte da tarde foi reservada para a visita a outros pontos de atratividade da cidade, como a reitoria da Universidade do Minho e a visita à empresa bysteel, do dst group.

Recorde-se que a visita do Embaixador do Irão a Braga insere-se no âmbito de uma iniciativa dinamizada pela InvestBraga, que tem como missão promover o contacto do corpo diplomático com a realidade bracarense enquanto vetor estratégico de promoção da Cidade e dos seus ativos.

Município de Manteigas adquire unidade de sanificação por nebulização


Este equipamento espalha uma «névoa seca» no ambiente onde é utilizado, atomizando a mistura de água e o agente biocida desinfetante: peróxido de hidrogénio. Esta solução reduz a proliferação de micróbios e de vírus, sendo um milhão de vezes mais eficaz do que os métodos tradicionais de pulverização ou abrasão. 
A utilização deste tipo de equipamento enquadra-se na Orientação da DGS n.º14/2020 - Limpeza e desinfeção de superfícies em estabelecimentos de atendimento ao público ou similares: «Na desinfeção de áreas de isolamento e/ou em grandes espaços (cinemas, restaurantes, centros comerciais, cantinas, escolas, entre outros) onde se supõe que possam ter ocorrido casos de COVID-19 ou eventual disseminação, pode recorrer-se ao método de desinfeção por vapor de peróxido de hidrogénio, através da aquisição de uma máquina e produto próprio». 
A unidade de sanificação será utilizada nos equipamentos municipais e nas instituições concelhias que dela necessitarem, seguindo um protocolo de prioridades e de disponibilidade.


“Autarquia Mais Familiarmente Responsável”: Município de Cantanhede distinguido por boas práticas e políticas amigas das famílias

O Município de Cantanhede acaba de ser reconhecido como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável” pela adoção de boas práticas e políticas amigas das famílias. Trata-se de um estatuto que o Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis (OAFR) tem vindo a atribuir consecutivamente nos últimos 12 anos à edilidade cantanhedense, na sequência das candidaturas anualmente efetuadas para o efeito. Para a edição de 2020, foram apresentados, mais uma vez, indicadores muito positivos relativamente aos parâmetros de avaliação constantes no inquérito realizado pela entidade promotora, com destaque para as políticas e práticas ao nível do apoio dado às famílias na sua função primordial de suporte aos descendentes e ascendentes. A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio considera “especialmente gratificante o reconhecimento do Município de Cantanhede como Autarquia Mais Familiarmente Responsável, sobretudo porque representa na prática uma apreciação muito positiva das políticas que temos vindo a desenvolver neste domínio tão complexo e que pressupõe intervenções a vários níveis”.

Para a autarca, “a família é a célula estruturante da coesão social e a nossa maior preocupação passa por reforçar os fatores que contribuem para que os agregados familiares de menores recursos tenham uma qualidade de vida condigna, acautelando a prevenção de situações de risco e dando resposta tão qualificada quanto possível a quem se encontra nessa situação”. Helena Teodósio destaca a propósito “os projetos de intervenção social orientados para as famílias mais fragilizadas económica e socialmente, seja através de apoios pecuniários no âmbito de programas de apoio específicos, seja através de medidas favoráveis à minimização dos encargos a diversos níveis”.

A líder do executivo camarário alude ainda ao “tremendo impacto social da pandemia de covid-19, um impacto que tende a agravar as desigualdades e que a Câmara Municipal está a fazer tudo para mitigar através de um pacote de 40 ações excecionais e temporárias, entre as quais a ajuda alimentar a 162 famílias, num total de 489 pessoas, sem contar com aquelas que já são beneficiárias do Programa Operacional Apoio às Famílias Mais Carenciadas (POAPMC, que de resto também foi alargado. O reforço dos meios do Banco de Recursos Colmeia para disponibilização de géneros alimentares, vestuário, calçado e outros bens, e a entrega ao domicílio de medicação e das compras de bens de primeira necessidade a idosos e a famílias” são outras das medidas que a presidente da Câmara destaca.

O estatuto de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável” atribuído ao Município de Cantanhede resulta do reconhecimento das ações concretas implementadas, entre as quais o Programa de Incentivo à Natalidade, traduzido na atribuição de um subsídio de 500 euros por cada bebé nascido ou a política mais favorável para as famílias com o designado IMI Familiar, que corresponde a um decréscimo de 20 euros para as famílias com um dependente, 40 euros para as que têm dois dependentes e 70 euros para as que têm três ou mais pessoas a seu cargo.

Por outro lado, também a INOVA-EM contribui ativamente para esse estatuto, designadamente com a Tarifa Social para as famílias numerosas que prevê a isenção das taxas fixas e o alargamento do volume de água faturado no primeiro escalão, que passa a ser de 15 m3 e não os 5 m3 da tarifa normal, o que pode representar descontos de 44% nos consumos da ordem dos 10 m³.

Manteigas | Reunião do Executivo | Dia 18 de novembro 2020


Junto seguem as deliberações, aprovadas em minuta, na reunião da Câmara Municipal de Manteigas realizada no dia 18 de novembro de 2020.

Concurso público para concessão de exploração da água de origem da nascente da Fonte Paulo Luís Martins

Foram presentes, para deliberação, as peças procedimentais (programa de procedimento e caderno de encargos) referentes ao concurso público para concessão de exploração da água de origem da nascente da Fonte Paulo Luís Martins.

Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por maioria, com os votos contra do Vereador José Manuel Saraiva Cardoso e do Vereador José Manuel Custódia Biscaia, submeter a autorização da Assembleia Municipal, a celebração do respetivo contrato e fixação das respetivas condições gerais.

Revisão n.º 3 ao Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2020

Foi presente, para deliberação, a revisão n.º 3 ao Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2020.

Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por maioria, com a abstenção da Vereadora Irene Paixão dos Santos Leitão, os votos contra dos Vereadores José Manuel Custódia Biscaia e José Manuel Saraiva Cardoso e o voto de qualidade do Presidente da Câmara, aprovar a referida revisão.

Apreciação e deliberação sobre a remessa, para a Assembleia Municipal, das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2021, nos termos do disposto na alínea c), do n.º 1, do artigo 33.º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, conjugado com o artigo 45.º, n.º 1, da Lei n.º 73/2013, de 03 de setembro

Foram presentes as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano 2021, nos termos do previstos na alínea c), do n.º 1, do artigo 33.º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, conjugado com o artigo 45.º, n.º 1, da Lei n.º 73/2013, de 03 de setembro.

Foi aprovado, por maioria, com a abstenção da Vereadora Irene Paixão dos Santos, os votos contra dos Vereadores José Manuel Saraiva Cardoso e José Manuel Custódia Biscaia e o voto de qualidade do Presidente da Câmara Esmeraldo Saraiva Neto Carvalhinho, submeter as Opções do Plano, a proposta de Orçamento acompanhada do Mapa de Pessoal (nos termos do n.º 3, do artigo 28.º e n.º 4, do artigo 29.º, da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho), para o ano de 2021, a aprovação da Assembleia Municipal, de acordo com a alínea c), do n.º 1, do artigo 33.º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro conjugado com o artigo 45.º, n.º 1, da Lei n.º 73/2013, de 03 de setembro.

Apreciação e deliberação sobre a remessa, para a Assembleia Municipal, das Normas de Execução Orçamental 2021, nos termos do disposto na alínea c), do n.º 1, do artigo 33.º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, conjugado com o artigo 46.º, n.º 1, alínea d), da Lei n.º 73/2013, de 03 de setembro

Foram presentes as Normas de Execução Orçamental para o ano 2021, nos termos do previstos na alínea c), do n.º 1, do artigo 33.º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, conjugado com o artigo 46.º, n.º 1, alínea d), da Lei n.º 73/2013, de 03 de setembro.

Foi aprovado, por unanimidade, submeter as Normas de Execução Orçamental para o ano de 2021, a aprovação da Assembleia Municipal, de acordo com a alínea c), do n.º 1, do artigo 33.º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, conjugado com o artigo 46.º, n.º 1, alínea d), da Lei n.º 73/2013, de 03 de setembro.

Apreciação e deliberação sobre a remessa à Assembleia Municipal da autorização genérica no âmbito da Lei dos Compromissos (alínea c), do n.º 1, do artigo 6.º, da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro e n.º 1, do artigo 12.º, do Decreto-Lei n.º 127/2012, de 21 de junho)

Foi presente a autorização genérica no âmbito da Lei dos Compromissos, no âmbito da alínea c), do n.º 1, do artigo 6.º, da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro e do n.º 1, do artigo 12.º, do Decreto-Lei n.º 127/2012, de 21 de junho.

Foi aprovado, por unanimidade, submeter a autorização genérica no âmbito da Lei dos Compromissos, a aprovação da Assembleia Municipal, de acordo com a alínea c), do n.º 1, do artigo 6.º, da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro e do n.º 1, do artigo 12.º, do Decreto-Lei nº 127/2012, de 21 de junho.

Pedido de isenção de taxas formulado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Manteigas, relativamente à utilização do auditório municipal

Foi presente o pedido de isenção de taxas formulado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Manteigas, relativamente à utilização do auditório municipal.

Foi aprovado, por unanimidade, aprovar a isenção da referida taxa.

Renovação de licença para «Ampliação e Requalificação de ERPI da Santa Casa de Misericórdia de Manteigas»

Foi presente, para deliberação, a renovação de licença para «Ampliação e Requalificação de ERPI da Santa Casa de Misericórdia de Manteigas».

Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar os elementos apresentados com vista ao licenciamento da obra, de acordo com o proposto na informação técnica n.º 3456/Proc. 20207450.10.204/174, datada de 13/11/2020.

Projeto de arquitetura, referente à construção de edifício destinado a comércio - Luís José dos Santos Melo, Valazedo, Manteigas

Foi presente, para deliberação, o projeto de arquitetura, referente à construção de edifício destinado a comércio - Luís José dos Santos Melo, Valazedo, Manteigas.

Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o projeto de arquitetura, de acordo com o proposto na informação técnica n.º 5, constante no registo n.º 7388, de 30/10/2020.

Projetos de especialidades, referentes à construção de habitação unifamiliar - António Vicente Ramos Cleto, Rua da Arrifana, Manteigas

Foram presentes, para deliberação, os projetos de especialidades, referentes à construção de habitação unifamiliar - António Vicente Ramos Cleto, Rua da Arrifana, Manteigas.

Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar os projetos de especialidades e consequente licenciamento da obra, de acordo com o proposto na informação técnica n.º 3230/Proc. 2020/450.10.204/105, de 28/10/2020.

Alteração de habitação unifamiliar - Christiane da Silva Sabino, Rua D. João de Castro, Manteigas

Foi presente, para deliberação, a alteração de habitação unifamiliar - Christiane da Silva Sabino, Rua D. João de Castro, Manteigas.

Submetido a votação, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar o projeto de arquitetura, de acordo com o proposto na informação técnica n.º 3409/Proc. 2020/450.10.204/149, de 09/11/2020.

Consulta on-line:

https://cm-manteigas.pt/categorias/camara/reunioes-executivo/

Manteigas, 20 de novembro de 2020

Marinha Grande | Música e concerto para bebés no Teatro Stephens em dezembro

 A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta a atuação de “O Gajo” no dia 5 de dezembro, e um concerto para bebés, no dia 19 de dezembro.

Devido à pandemia e às novas condições para realização de espetáculos relativas ao cumprimento das orientações da Direção Geral da Saúde, recomenda-se aos espetadores que adquiram os bilhetes antecipadamente e compareçam no Teatro pelo menos 30 minutos antes da hora marcada para início do espetáculo. Alerta-se que, depois de fechar portas, já não é permitida a entrada na sala. O uso de máscara é considerado obrigatório. A entrada e saída da sala deve ser feita mediante as orientações dadas pelos colaboradores do Teatro.

A programação do Teatro Stephens para dezembro é a seguinte:

5 de dezembro . sábado . 21h30
MÚSICA | O GAJO
Sinopse |
Depois de 28 anos no circuito Punk Rock, João Morais escolhe em 2016 a Viola Campaniça para expressar a sua arte.
Este instrumento de raiz tradicional Portuguesa é assim a figura central de um projecto instrumental com referências arábicas e mediterrânicas numa nova linguagem para uma viola antiga, que na sua melhor tradição renasce pelas mãos d’O GAJO.
2017 é o ano do primeiro disco “Longe do Chão” e depois de muitos concertos em Portugal, em 2019 arranca o seu processo de internacionalização atuando em dois dos mais emblemáticos festivais europeus: EUROSONIC (Holanda) e REEPERBAHN (Alemanha).
Em 2019 lança 4 Ep’s: “Rossio”, “Santa Apolónia”, “Cais do Sodré” e “Alcântara-Terra” que em conjunto completam a colecção “As 4 Estações d’O GAJO”.


A viagem parou abruptamente em 2020 quando os planos eram de movimento. Da paragem forçada nasceu uma colaboração com os músicos Carlos Barreto e José Salgueiro que originará um disco e um espetáculo para 2021.
A navegação solitária continua, num espetáculo intimista que não deixa ninguém indiferente.

Ficha artística |
Viola campaniça – João Morais “O Gajo”
Classificação Etária: M6
Duração: 60 minutos
Preço: 5€

19 de dezembro . sábado . 16h00
CONCERTO PARA BEBÉS | UM NATALA CUBANO com o convidado David Ramy
Sinopse |
Mi Miiii
Mi corazón
O David é um menino especial. Não como os meninos cantores que durante muitos anos fizeram o Concerto para Bebés de Natal. Esses desciam da Serra de Aire e Candeeiros, e o David navegou de Cuba até Portugal. Na busca de ar livre cantou Natais em muitos países e cidades como Miami, Nova Iorque, Alemanha, Canadá, Barcelona, Milão e depois em Leiria onde canta agora para pessoas grandes e pequeninas que o adoram. Ainda que o seu coração se encontre oferecido por todos quantos o conhecem, deixou um pedacinho na sua
Havana natal que visita de quando em vez. Neste concerto vai levar-nos pelas memórias natalícias de Cuba. Siiiiiiim, o David vai cantar “Yo vengo a ofrecer mi corazón” porque de Natal e esperança se trata este concerto.
Boas festas e muitos mimos musicais em família
Iápapápa Brrrr
Iámmmmm
Pámmmm
Ficha artística |
Textos: Paulo Lameiro
Fotos: Joaquim Dâmaso
Ficha Artística:
Alberto Roque – saxofone barítono e ocarina
José Lopes – saxofone alto, soprano e cavaquinho
Pedro Santos – acordeão  
Inesa Markava – voz e movimento  
Isabel Catarino – voz  
Paulo Lameiro – voz e direção  
David Ramy – solista convidado, guitarra e voz
Ficha Técnica |
Produção – Musicalmente
Classificação Etária: Para todos
Duração: 45 minutos
Preço: 7,5€ (adulto+bebé palco) 5€ (plateia)

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

Proença-a-Nova | Doces Saberes do Carvalhal premiados no Great Taste Awards


O doce de alperce e nectarina, com duas estrelas de ouro, e as bolachas de aveia Bio, com uma estrela de ouro: estes foram os produtos da Doces Saberes, com produção na aldeia de Carvalhal – concelho de Proença-a-Nova, premiados na edição de 2020 do Great Taste Awards, um prémio criado no Reino Unido em 1993 que realiza apertado escrutínio aos produtos do sector alimentar e de bebidas que se submetem ao processo de avaliação. De acordo com Rita Santa Cruz, a artesã que há dez anos se dedica à produção artesanal de doces, esta foi a quarta participação neste concurso e a terceira em que recebeu prémios (o primeiro foi em 2016 para o seu doce de abóbora e o segundo em 2018 para o seu doce de frutos vermelhos). Os elementos do júri, que formam vários grupos, têm muitos parâmetros de avaliação, explica a empresária, “o que ajuda a melhorar o produto pois fazem um relatório que disponibilizam aos produtores”: esses parâmetros englobam questões como brilho, a dimensão dos pedaços e até a forma como esses pedaços são cortados. 
Se em Portugal este prémio ainda não é valorizado, o mesmo não acontece na Europa onde o Great Taste Awards é conhecido e um importante argumento de venda. Para além do mercado nacional, as 12 compotas Doces Saberes encontram-se na Alemanha e Áustria. A presença em feiras da especialidade, ainda que não muito frequente, tem permitido perceber o que o público procura em termos de sabores e de tendências de consumo, informação que depois transfere para a criação das suas compotas. Para além dos tradicionais doces de abóbora, de tomate ou de figo, Rita Santa Cruz apresenta ainda sabores como geleia picante, pera com vinho branco, nectarina e alperce e, um dos mais procurados, o doce de laranja com café. 

A maior parte das frutas que utiliza são de produção própria ou, em anos de produção insuficiente, privilegia a compra na região. Uma das novidades mais recentes foi a certificação para produção em modo biológico, atribuída em dezembro de 2019. Atualmente, esta produção ainda é reduzida – apenas para um nicho de mercado – tendo em conta que “os custos são mais elevados”. No concelho, os produtos Doces Saberes podem ser encontrados na loja da Aldeia do Xisto da Figueira (restaurante Ti Augusta) e no Amoras Country House Hotel. 

O Município parabeniza a Doces Saberes pelos prémios conquistados, sendo, desta forma, mais uma embaixadora do concelho. 

Proença-a-Nova | Crianças apresentam Estendais dos Direitos em vários espaços públicos do concelho


O resultado do trabalho desenvolvido nos últimos dias pelas crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Proença-a-Nova pode ser apreciado nos vários estendais dos direitos que foram colocados esta sexta-feira, 20 de novembro, em vários espaços públicos nas vilas de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, nomeadamente na entrada dos Paços do Concelho, no Centro de Saúde, na Escola Básica e na Escola B/S Pedro da Fonseca, no edifício da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, na Biblioteca Municipal, na GNR, na Livraria Paroquial, no Posto de Turismo e no Cortiço (em Proença-a-Nova); e no edifício da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, no polo da Biblioteca Municipal e na Extensão de Saúde (em Sobreira Formosa). 

A data foi escolhida por assinalar o 31º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada por unanimidade pelas Nações Unidas a 20 de novembro de 1989, e resulta de uma campanha coordenada a nível nacional pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) e localmente pela CPCJ de Proença-a-Nova. O objetivo é aumentar a consciência pública acerca da Convenção sobre os Direitos da Criança, aumentar a consciência das crianças e jovens sobre os seus direitos e facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos. “A Convenção sobre os Direitos da Criança não é apenas uma declaração de princípios gerais, mas antes um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados”, refere a CNPDPCJ. 

Os estendais dos direitos, com frases e desenhos que ilustram os direitos das crianças, poderão ser vistos nestes espaços durante as próximas semanas.

Leiria Christmas Market sorteia 1500€ em prémios

 

O programa Leiria Christmas Market 2020, promovido pelo Município de Leiria, em parceria com a ACILIS-Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da região de Leiria, surgiu com o objetivo de incentivar as compras de Natal nos estabelecimentos de comércio local do concelho de Leiria e nas lojas online do Leiria Market e Mercado de Leiria.

Até 27 de dezembro de 2020, cada 10€ em compras num dos estabelecimentos aderentes, incluindo a loja online do Leiria Market e do Mercado de Leiria, dão direito a um cupão de participação no sorteio “Leiria Christmas Market”. Como forma de incentivar as compras em horários de menor afluência, de segunda a sexta-feira, até às 13h00, por cada 10€ serão entregues 2 cupões, exceto nas lojas online.

O sorteio realiza-se no dia 28 de dezembro de 2020, e serão apurados 10 vencedores, que receberão 150 LeiriaCoin (150 euros) para gastar, exclusivamente, nas lojas aderentes ao projeto.

Para aderir ao projeto, os comerciantes do concelho de Leiria têm de participar ativamente no Concurso de Montras “Natal com Vida”, colocar o selo identificativo do projeto/concurso na montra e fazer a entrega dos cupões de participação no sorteio “Leiria Christmas Market”, de acordo com o regulamento respetivo. As inscrições são gratuitas e efetuadas em www.vivaleiria.pt.

Concurso de Montras

Até 24 de dezembro de 2020, os estabelecimentos aderentes terão de manter a decoração das montras a concurso, subordinada à época festiva do Natal e ao tema “Natal com Vida”. As montras serão avaliadas pelo público, através do botão “gosto” da página de facebook da ACILIS, e por um júri nomeado pela organização.

No total serão atribuídos 3 prémios às três montras mais votadas, primeiro, segundo e terceiro prémios, de acordo com a votação recebida.

Ao primeiro classificado serão atribuídas 200 LeiriaCoin (200 euros), ao segundo classificado, 150 LeiriaCoin (150 euros) e ao terceiro classificado 100 LeiriaCoin (100 euros), para usufruir até ao dia 28 de fevereiro de 2021, mediante disponibilidade, a descontar nas experiências dos operadores da lista disponibilizada em www.vivaleiria.pt.

Todas as informações em www.vivaleiria.pt e www.facebook.com/vivaleiria

Manteigas | Lojas com História


Município de Manteigas pretende reconhecer e proteger estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local 
Publicado em Diário da República no dia 16 de novembro, o Regulamento Municipal de Reconhecimento e Proteção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou social Local estabelece as regras relativas ao reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local, que se destacam pelas suas características únicas de reconhecido valor para a identidade do território. 

Com a implementação da iniciativa o Município pretende que seja criado um benefício superior de natureza imaterial resultante quer do incremento da dinâmica da economia local, quer da valorização do seu património histórico e cultural, contribuindo para uma maior atratividade do território como destino turístico. 

O Regulamento compreende «Lojas com História», os estabelecimentos comerciais com especial valor histórico cuja preservação deva ser acautelada e ainda «Comércio tradicional», «Estabelecimentos de interesse histórico e cultural ou social local» e «Entidades de interesse histórico e cultural ou social local». 

As candidaturas devem ser apresentadas através de requerimento, cujo processo será avaliado pelos serviços técnicos do Município, através de um grupo de trabalho nomeado por despacho pelo Presidente da Câmara Municipal, sendo que esse reconhecimento é válido pelo período de quatro anos, automaticamente renovável. 

Cada estabelecimento ou entidade de interesse histórico e cultural ou social local é conferida uma placa indicativa dessa atribuição. Os proprietários de imóvel em que esteja situado estabelecimento reconhecido como de interesse histórico e cultual ou social local pode aceder aos benefícios ou isenções fiscais previstas na lei do orçamento de estado e demais legislação aplicável. Podem ainda beneficiar de apoios adicionais que venham a ser criados no âmbito deste Regulamento ou por deliberação da Câmara Municipal, no âmbito do apoio ao desenvolvimento de atividades e a realização de eventos relacionados com a atividade económica de interesse municipal. 

O referido Regulamento Municipal encontra-se disponível no seguinte link: 



Violência doméstica já matou 20 pessoas este ano em Portugal


A violência doméstica já matou 20 pessoas em 2020, 16 das quais mulheres, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Governo, que revelam também um crescimento de participações às autoridades no terceiro trimestre do ano.

"Até ao final do terceiro trimestre de 2020, registaram-se 19 homicídios, correspondente a 15 mulheres, um menor e três homens. À data de 19.11.2020, registam-se 20 homicídios, correspondente a 16 mulheres", refere uma nota divulgada pelo gabinete da ministra da Presidência, referente à atualização dos dados trimestrais da violência doméstica.

Nove das mortes por homicídio ocorreram no terceiro trimestre deste ano, oito mulheres e um homem.

As participações de crimes de violência doméstica cresceram entre julho e setembro, com 8.228 ocorrências participadas à PSP e GNR, mais 1,12% do que as 8.137 no período homólogo de 2019 e mais do que as 6.928 registadas no segundo trimestre de 2020.

Também o número de pessoas presas por crimes de violência doméstica aumentou, assim como o de pessoas integradas em programas para agressores.

No terceiro trimestre havia 1.095 reclusos por violência doméstica, mais do que os 1.064 do segundo trimestre e do que os 973 do terceiro trimestre de 2019, o que se traduz num crescimento homólogo de 12,54%. A maioria dos reclusos encontrava-se no terceiro trimestre deste ano a cumprir pena de prisão efetiva (862) e os restantes em prisão preventiva (233).

Quanto ao total de pessoas em programas para agressores, no terceiro trimestre havia 1.926 pessoas nessa situação, das quais 1.898 em programas na comunidade, mais 590 pessoas (45,11%) do que no período homólogo de 2019, quando se registavam 1.308 pessoas integradas em programas na comunidade.

Quanto a medidas de coação aplicadas por crimes de violência doméstica, os dados revelam um crescimento de 26% no terceiro trimestre deste ano face ao período homólogo de 2019 para medidas de afastamento em vigor, com 785 ativas entre julho e setembro, 620 das quais com recurso a vigilância eletrónica.

As medidas de coação de afastamento com recurso a vigilância eletrónica registaram no espaço de um ano um crescimento de 29,17%. Também a teleassistência para as vítimas -- o chamado botão de pânico -- aumentou entre o terceiro trimestre de 2019 e o de 2020, com 3.927 pessoas abrangidas por esta medida entre julho e setembro deste ano, mais 44% do que em 2019.

Os dados relativos ao acolhimento de vítimas são semestrais, pelo que só no final do ano deve ser conhecida nova atualização. No primeiro semestre foram acolhidas 1.634 pessoas -- 907 mulheres e 727 crianças.

Lusa

Homem negro morto por seguranças em supermercado no Brasil


Horas antes do feriado que celebra o "Dia da Consciência Negra" no Brasil, João Freitas, 40 anos, foi perseguido e espancado por dois vigilantes, ambos brancos, após discutir com uma operadora de caixa. Os agressores respondem agora por homicídio qualificado.

Um homem negro de 40 anos foi espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, na noite de quinta-feira, dia 19, a poucas horas de se celebrar no Brasil o feriado do "Dia da Consciência Negra", que assinala o combate ao racismo.

João Freitas foi agredido numa unidade do supermercado Carrefour, após um desentendimento entre a vítima e uma funcionária do supermercado, que teria, na sequência, chamado a segurança, informa a Brigada Militar da cidade.

Freitas foi levado da área dos caixas para a entrada da loja e teria, de acordo com a Polícia Civil, iniciado a briga ao dar um soco num dos seguranças. Foi depois espancado até à morte.

Uma equipa do serviço de atendimento de urgência local tentou reanimar o homem, que acabaria por morrer no local.

Para a delegada Roberto Bertoldo, que investiga o caso, a causa da morte "pode ser um ataque cardíaco em função das agressões e de estar sendo pressionado por duas pessoas em cima dele o contendo".

Os agressores têm 24 e 30 anos, foram presos em flagrante e devem responder por homicídio qualificado. Um deles é polícia militar e foi levado para uma prisão militar, o outro é segurança da loja e está num edifício da Polícia Civil.

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul classificou as cenas como "horripilantes". "Vamos apurar esse facto à sua exaustão, não podemos admitir ações desta natureza. As imagens são horripilantes, a Segurança Pública do nosso estado fará tudo para o seu total esclarecimento", escreveu Ranolfo Vieira Junior nas redes sociais.

Em nota, a rede Carrefour atribuiu a agressão aos seguranças, chamou o ato de "criminoso" e anunciou o fim do contrato com a empresa que responde pelos funcionários agressores.

Dados divulgados em agosto deste ano pelo Atlas da Violência de 2020 indicam que os assassinatos de negros aumentaram 11,5% em dez anos, enquanto os de não negros caíram 12,9% no mesmo período no Brasil.

O relatório também mostra que, em 2018, os negros representavam 75,7% das vítimas de todos os homicídios.

O caso de Freitas é, entretanto, a terceira queixa de negros agredidos em supermercados este ano.

João Almeida Moreira / TSF

México | Más Rápido, Más Alto, Más Fuerte Y Más Tecnológico: El IoT En El Deporte

 La tecnología se ha incorporado a nuestra vida diaria para hacerla más sencilla. Nos ha permitido que sea aún más medible y nos ha dado la oportunidad de anticiparnos a descubrir algunos problemas de salud, logrando así salvar vidas.  Ahora bien, dentro del deporte de alto rendimiento, ya sea individual o en equipo, el internet de las cosas (IoT, por sus siglas en inglés) juega un papel fundamental.

Las soluciones que usan este recurso permiten a los entrenadores, directores deportivos, fisioterapeutas y todo un grupo de especialistas hacer controles de antropometría, controles de sueño, exámenes genéticos para entender los rasgos de personalidad, así como definir y personalizar dietas, entrenamientos y administración de carga.

De hecho los números indican que las soluciones de IoT van en aumento, se estima que para 2022 sean 29 mil millones los dispositivos conectados, de los cuales 18 mil millones serán objetos IoT[1]. Por otro lado, se pronostica que el mercado mundial de la tecnología deportiva en el año 2026, tendrá un valor de 31 mil 100 millones de dólares[2].

Además de generar beneficios para los deportistas en cuanto a seguridad y desarrollo, el IoT permite crecer el engagement entre los equipos y los fanáticos; ya que la habilitación de red en los estadios permite a los aficionados mantenerse en contacto y hacer publicaciones en tiempo real mientras están viendo algún encuentro deportivo.

Ejemplo de ello es el estadio donde juegan los rayados del Monterrey, en este espacio AT&T desplegó su red 4G LTE. Esto permite que más de 53 mil usuarios puedan conectarse y/o hablar de manera simultánea. De esta manera, los fans pueden compartir la emoción del partido en tiempo real.

Por otro lado, las soluciones de IoT ayudan a los atletas a mejorar su rendimiento, por ejemplo, mediante los datos que recopilan, los deportistas pueden obtener información valiosa que les permite realizar los ajustes necesarios en sus rutinas. Gracias a los dispositivos IoT, se puede generar una gran cantidad de información que se traduce en un récord de desempeño.

No hay duda de que seguiremos viendo la adopción del IoT y sus beneficios en nuestra vida. Seguramente en los juegos que tendrán lugar en 2021 podremos ver de qué manera esta tecnología sigue avanzando de la mano de los deportistas.


[1] Comisión Europea – Digital Transformation Monitor, Markets and Markets, Deloitte – Internet of things in sports, Allied Market Research Author: Juan F. Samaniego

[2] Comisión Europea – Digital Transformation Monitor, Markets and Markets, Deloitte – Internet of things in sports, Allied Market Research Author: Juan F. Samaniego

Santa Maria da Feira: Homem detido por violar o dever de confinamento


A GNR de Aveiro, através do Posto Territorial de Santa Maria da Feira, ontem, dia 19 de novembro, deteve um homem de 51 anos por violação do confinamento obrigatório, na localidade de Fornos, concelho de Santa Maria da Feira.

No seguimento de uma denúncia, foi possível apurar que o indivíduo se encontrava a efetuar compras, havendo ainda conhecimento que esteve em contacto com diversas pessoas.

Os militares localizaram o suspeito na via pública quando regressava à sua residência, violando assim o dever de confinamento obrigatório que lhe tinha sido decretado pela Autoridade de Saúde Pública, culminando na sua detenção e acompanhamento ao seu domicílio.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.

A GNR recorda que ficam em confinamento obrigatório no respetivo domicílio ou noutro local definido pelas autoridades de saúde todos os doentes com COVID-19, os infetados com SARS-CoV-2, e os cidadãos relativamente a quem a autoridade de saúde ou outros profissionais de saúde tenham determinado vigilância ativa.

A violação do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência.

Miguel Oliveira em 13.º lugar no primeiro dia de treinos livres do MotoGP em Portugal


O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na 13.ª posição o primeiro dia de treinos livres do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, 14.ª e última prova do Mundial, que decorre até domingo Autódromo Internacional do Algarve.

Oliveira, que tinha sido o mais rápido na sessão da manhã, melhorou quase 200 milésimos de segundo na sessão da tarde, rodando na sua melhor volta em 1.39,946 minutos, a 529 milésimos do mais rápido do dia, o francês Johann Zarco (Ducati).

Os 15 primeiros classificados acabaram separados por cerca de meio segundo na segunda sessão de treinos, depois de Miguel Oliveira ter sido o mais veloz na primeira, com 1.40,122 minutos, um recorde da pista de Portimão que agora foi batido por Zarco.

Para sábado estão previstas mais duas sessões de treinos livres e a de qualificação, dividida em duas partes.

A primeira (Q1), que reúne os 10 pilotos mais lentos da terceira sessão de treinos livres, e a segunda, com os restantes 10 pilotos mais os dois mais rápidos da Q1.

Após 13 corridas realizadas, Miguel Oliveira ocupa a 10.ª posição do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade, com 100 pontos.

Lusa

México | El Evento Virtual SonicWall Boundless 2020 Reúne A Socios Globales Y Establece Récords De Registro Y Asistencia


por Yesica Flores

 

Las organizaciones han realizado cambios significativos en sus operaciones como resultado de las regulaciones y medidas a causa del COVID-19. Estas medidas se reflejaron en SonicWall Boundless 2020, un evento virtual global que se llevó a cabo esta semana con la finalidad de empoderar a la comunidad global de partners y resellers de la compañía, al mismo tiempo que se preparan para enfrentar nuevos desafíos y oportunidades en 2021. El evento virtual más grande en la historia de SonicWall, Boundless 2020 registró un récord de la compañía de más de 6,100 asistentes de todo el mundo y un aumento del 135% en relación al evento anterior de socios de alta calificación de SonicWall.


“Fuimos testigos de un número récord de socios que asistieron a este evento global, una señal de que nuestra comunidad de partners está viendo el impulso de la compañía y está ansiosa por aprovechar nuestra última tecnología de ciberseguridad para proteger a sus clientes que operan en el nuevo business normal”, dijo el Vicepresidente Global de Ventas Bob Vankirk. “La educación y el acceso son elementos cruciales para el éxito de nuestros socios, y en el evento de este año fueron algunas de nuestras principales prioridades”.

Boundless 2020 se consolidó como el evento global de socios de SonicWall más grande de todos los tiempos, donde los asistentes seleccionaron la sesión más adecuada a sus intereses, o la más informativa para satisfacer sus necesidades y ayudar a alcanzar sus objetivos futuros. Los patrocinadores Diamante ADT CybersecurityIngram Micro e Infinigate, así como los patrocinadores Gold: ADN, The Channel Company, Exertis, Perimeter 81 y Tech Data, ayudaron a unir con éxito la comunidad global de socios de SonicWall.  En Latinoamérica Scansource Brasil y Atlantic Pacific SAS en Colombia se unieron al grupo de sponsors Silver de Boundless 2020.

“Los eventos virtuales brindan una oportunidad única para llegar directamente a cantidades masivas de miembros del equipo que son cruciales para asegurar las fuerzas de trabajo dispersas que actualmente ofrecen a los ciberdelincuentes innumerables oportunidades para lanzar ciberataques”, dijo el vicepresidente de Infinigate, Patric Berger. “El diálogo abierto, el intercambio de nuevas ideas y de información es imperativo en la industria de la ciberseguridad, ya que las amenazas cambian constantemente y la tecnología continúa desarrollándose. Boundless 2020 proporciona esa plataforma y conexión en el momento en que más se necesita”.

El primer día de Boundless 2020 incluyó conferencias magistrales sobre el liderazgo de SonicWall, incluido el presidente y director ejecutivo, Bill Conner, así como el director de operaciones, Atul Dhablania. La agenda del día también contó con el orador principal, el célebre coronel Chris Hadfield, el primer comandante canadiense de la Estación Espacial Internacional; la analista de seguridad, autora, investigadora y hacker ético Keren Elazari; además de un variado panel de socios; así como sesiones de productos y presentaciones comerciales.

Boundless 2020 también incluyó importantes temas de ventas y centrados en el cliente, motivados por una sesión de apertura del Vicepresidente y CRO de SonicWall, Bob VanKirk. Otros invitados incluyeron al ícono de la ciberseguridad Bruce Schneier; el galardonado autor y experto en seguridad John Sileo; y una interesante mesa redonda de CXO que exploró el perímetro de seguridad cambiante.

“Como patrocinador Gold de Boundless 2020, fue un privilegio para nosotros ayudar a organizar un evento que fue tanto atractivo como accesible para todos los asistentes. Estamos muy orgullosos de nuestra asociación con SonicWall y disfrutamos compartiendo nuestra visión SASE con los participantes del evento”, dijo el CEO y cofundador de Perimeter 81, Amit Bareket.

Los asistentes a Boundless 2020 disfrutaron de más de 20 horas de contenido exclusivo y escucharon de primera mano a más de 30 oradores y presentadores. En el tercer y último día del evento, los grupos regionales permitieron que cientos de asistentes escucharan a expertos en sus idiomas locales: inglés, alemán, francés, italiano, portugués y español. Del lado de América Latina, líderes de la región como Carlos Gómez y Eustolio Villalobos acompañados de Ignacio Palma e Israel Rivera, ingenieros de venta, dirigieron una presentación a los partners haciendo un resumen con los puntos más relevantes del evento, asimismo brindaron información acerca de las prioridades actuales en la región y la estrategia que se llevará a cabo para cubrir las necesidades de ciberseguridad que demanda el mercado.

Creado en 2016, el reconocido Programa de socios SonicWall SecureFirst, ahora incluye más de 20.500 socios en todo el mundo. Además de recibir inteligencia sobre amenazas cibernéticas en tiempo real, los participantes del programa también reciben educación sobre las amenazas actuales y las soluciones SonicWall que las abordan a través de SonicWall University. Desde su inicio, el programa ha administrado 696,953 exámenes exitosos y más de 348,477 horas de capacitación, con más de 528,000 exámenes completados por socios.

Para obtener más información sobre cómo convertirse en socio de SonicWall SecureFirst, visite: sonicwall.com/partners.

PROTOCOLO MUNICIPAL COM A UNIDADE SÓCIO OCUPACIONAL DA CASA DO POVO DE SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES

 

A Câmara Municipal de Silves assinou, no dia 18 de novembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração com a Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines, no valor de €14 200,00 (catorze mil e duzentos euros).

Este documento pretende apoiar os utentes inseridos na Unidade Sócio Ocupacional, e a equipa que diariamente visita pessoas com doença mental grave. Uma das maiores dificuldades que esta valência apresenta resulta da carência de transportes para São Bartolomeu de Messines que permitam dar resposta à necessidade dos utentes.

De referir que o Executivo Municipal tinha contratualizado, anteriormente, um apoio à Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines no valor de € 53.883,57 (cinquenta e três mil oitocentos e oitenta e três euros e cinquenta e sete cêntimos) para apoiar as obras da Unidade Sócio Ocupacional.

A celebração deste protocolo veio reforçar a importância do apoio social na promoção e recuperação da saúde mental dos munícipes.

Águeda | Substituição de luminárias por tecnologia LED já arrancou

 Primeiras luminárias foram substituídas anteontem, numa artéria da Trofa. Ação levará à colocação de 1.000 em todo o concelho até final do ano

A Rua da Nogueira, na Trofa, foi a primeira a receber as novas luminárias com tecnologia LED, substituindo as antigas, com vapor de mercúrio. Esta substituição decorre de um protocolo assinado entre a Câmara de Águeda e a EDP Distribuição, em que a operadora vai colocar, até final do próximo ano, pelo menos 2.400 luminárias com tecnologia LED em todo o Concelho de Águeda (1.000 ainda este ano e 1.400 no decorrer de 2021).

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, assinalou o momento do arranque desta intervenção que defende ser “de extrema relevância e uma aposta muito grande na eficiência energética”, conduzindo a “uma melhor luminosidade, com menores consumos e com uma menor emissão de CO2”.

“Todas as freguesias do Concelho serão contempladas com a alteração de luminárias”, referiu o Edil, acrescentando que será dada preferência aos circuitos que têm ainda luminárias de vapor de mercúrio, portanto menos eficientes e, do ponto de vista ambiental, pesadas”. Jorge Almeida frisa ainda que esta ação enquadra-se “perfeitamente numa cidade como Águeda, que tem esta imagem de descarbonização e uma aposta muito grande no ambiente e sustentabilidade”.

Consciente do percurso que tem vindo a ser feito pela Câmara de Águeda nesta área, de que é exemplo a recente distinção internacional que coloca Águeda como uma cidade líder mundial do ponto de vista ambiental, o Município pondera alargar a parceria com a EDP a outras áreas. “Temos um projeto em execução e que será, em breve, apresentado, que passa pelo desenvolvimento de novas tecnologias e que a EDP quis a Câmara de Águeda como parceiro, um fato que nos orgulha e incentiva a continuar”, concluiu Jorge Almeida.

Francisco Campilho, Diretor de Autarquias Norte da EDP Distribuição, salientou a parceria estabelecida com a Câmara de Águeda, frisando que a substituição de luminárias é um projeto que se enquadra no caminho “que Águeda traçou há bastante tempo, de ter um posicionamento estratégico, de olhar para o futuro, para a inovação, para a sustentabilidade e para o ambiente”.

A ação hoje iniciada implica a “substituição de todas as armaduras com iluminação tradicional, a vapor de mercúrio e a vapor de sódio para tecnologia LED, com poupanças significativas ao nível do consumo energético, reduzindo a fatura que a Câmara Municipal tem de pagar pela iluminação pública, bem como ao nível da redução da pegada ecológica, uma vez que a redução das emissões de CO2 é muito significativa”, disse ainda.

Lino Santos, secretário da União de Freguesias de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga, presente no arranque dos trabalhos, salientou que esta intervenção significa “uma nova mudança, um avanço a nível ambiental e a nível de poupança energética”, com ganhos no que se refere ao conforto das pessoas, com a utilização de uma tecnologia mais amiga do ambiente.

Após a intervenção prevista no protocolo estabelecido entre a Autarquia a EDP, nos anos seguintes será expectável a continuação da substituição de luminárias, em quantidades anuais que serão dependentes dos planos de investimento futuro da EDP Distribuição e tendo em atenção o quadro regulatório definido pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos).

Prémios «Boas Práticas Associativismo Jovem»: Divulgação dos resultados dos concursos da edição 2020

Os prémios «Boas Práticas Associativismo Jovem» visam valorizar projetos inovadores, levados a cabo por associações de jovens, com impacto social junto das comunidades.

A realização dos concursos Prémios Boas Práticas «Associativismo Juvenil» e Boas Práticas «Associativismos Estudantil» distinguiu as associações juvenis e as associações de estudantes do ensino superior, inscritas e efetivas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ) que se destacaram, em 2019, pelas suas características e projetos de relevo.

Do processo de seleção das candidaturas recebidas, o júri do concurso apurou como vencedoras na Região Centro, as seguintes associações juvenis e associações de estudantes (e projetos):

Prémios de Boas Práticas «Associativismo Juvenil»

Projeto vencedor: Ploggiseu

Foi ainda deliberado atribuir menções honrosas às entidades:

Prémios de Boas Práticas «Associativismo Estudantil»

Projeto vencedor: Semana Solidária AAUBI 2019

 Para consultar lista dos premiados a nível nacional e mais informações adicionais:

https://ipdj.gov.pt



Revista científica internacional distingue investigação da Universidade de Coimbra na área das tecnologias de manufatura aditiva

Um estudo internacional, liderado pelo cientista Norberto Pires, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de ser distinguido pela revista científica Emerald.

O artigo científico “Implementation of a robot control architecture for additive manufacturing applications”, que tem como coautores Filipe Monteiro Ribeiro (na altura aluno de mestrado da Universidade de Coimbra) e Amin Azar, do Instituto Tecnológico para a Indústria da Noruega (SINTEF, na sigla inglesa), foi premiado com o “Emerald Literati Award 2020” na categoria “Outstanding Paper”.

Segundo o grupo editorial da revista, responsável pela escolha dos trabalhos vencedores, este artigo foi «um dos trabalhos mais excecionais publicados ao longo do ano 2019». É já a segunda vez que o cientista da FCTUC é galardoado com o prémio de melhor artigo do ano, o que é raro, uma vez que a competição é muito grande.

O estudo agora premiado, realizado em colaboração com o fabricante de software RoboDK, no Canadá, faz parte de um projeto mais amplo de desenvolvimento de sistemas robotizados e competência na área do fabrico aditivo de metais, iniciado em 2018 pela equipa de Norberto Pires. No essencial, explica o investigador da FCTUC, «os sistemas desenvolvidos centram-se na capacidade de imprimir metais tendo por base dois tipos de sistemas de impressão: baseados em soldadura CMT (Cold Metal Transfer) para peças de maior dimensão, com capacidade estrutural, e baseados em deposição por laser, para novas ligas metálicas e peças mais pequenas e muito difíceis de construir por métodos tradicionais (essencialmente na área da indústria aeronáutica e automóvel)».

Nesses desenvolvimentos, esclarece, «dada a enorme complexidade das peças, o que gera trajetórias de impressão complexas e muito complicadas de realizar, desenvolvemos software próprio para o corte das peças em camadas, para o cálculo de trajetórias do robô e para a simulação em tempo real de todo o sistema (digital twin). Nesse esforço, estabelecemos parcerias com várias empresas que produzem software acessório para estas áreas».

Graças aos resultados obtidos nos vários estudos realizados no âmbito deste projeto alargado, foi possível obter financiamento, por exemplo, da TATA Steel (Índia), uma das maiores fornecedoras de metal do mundo, e da Agência Nacional de Inovação (ANI), para criar o Laboratório de Fabrico Aditivo da Universidade de Coimbra, que está instalado no Laboratório de Construção Metálica e Mista do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC. «Esse equipamento permite à UC colocar-se na vanguarda da investigação e desenvolvimento na área, prestando também serviço ao exterior, o que significa ajudar a economia nacional a tornar-se muito mais competitiva e a liderar nesta área», assinala Norberto Pires.

O prémio agora obtido, declara ainda o docente do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC, «para além da satisfação pessoal por ver reconhecido o meu trabalho e da minha equipa, constituída por mais de uma dezena de pessoas, entre doutorados e alunos de doutoramento, é a confirmação de que somos capazes de fazer desenvolvimentos ao mais alto nível internacional e, com investimento, podemos produzir conhecimento que nos distingue e pode ajudar fortemente a nossa economia e as nossas empresas a serem competitivas».


Cristina Pinto