Decorreu na sede da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, no seu  auditório a apresentação do projecto para a época de 2018-2019 da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na qual estiveram presentes para além dos treinadores, atletas e seus familiares, o Presidente Adjunto da Sociedade Columbófila, João Lucas, Adérito Machado, da Câmara Municipal de Cantanhede, Aidil Machado, Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Carlos Pereira Martins, administrador do Crédito Agrícola e Vasco Sousa, dirigente da Federação Portuguesa de Natação. 
João Lucas abriu a sessão dando as boas vindas a todos os presentes, agradecendo a presença dos representantes das entidades convidadas, começando por enaltecer o trabalho que foi desenvolvido na época passada, pelos atletas, treinadores e restantes colaboradores da Secção, referindo-se igualmente ao apoio dos familiares dos nadadores, que estiveram em grande número, manifestando o reconhecimento da Direcção Geral pelo trabalho desenvolvido pela secção.

João Lucas, aproveitou também o momento, para reforçar o esforço que tem sido efectuado por todos os nadadores, reafirmando no momento, as vantagens que o trabalho desenvolvido diariamente no treino, tem na sua formação desportiva agradecendo, também, o apoio prestado por todos os patrocinadores, Federação Portuguesa de Natação, Associação de Natação de Coimbra, Município de Cantanhede e União de Freguesias Cantanhede e Pocariça.
Por último, reiterou a disponibilidade da sua direcção, para prestar todo o apoio possível, congratulando-se por último, com o espirito de equipa patenteada por todos os jovens nadadores, nas provas e competições em que participam.
De seguida Vasco Sousa que representou nesta cerimónia, António José, Presidente da Federação Portuguesa de Natação, começou por agradecer o convite, historiando de seguida um pouco o que é a intervenção da Federação na modalidade e os seus investimentos, apelando a todos os nadadores a aproveitarem ao máximo os recursos que lhe são colocados à sua disposição.
Aidil Machado, após agradecer o convite, começou por se congratular com o trabalho que vêm sendo desenvolvido pela Sociedade Columbófila e em particular pela sua secção de natação, nomeadamente com o trabalho desenvolvido pelos nadadores e seus técnicos que tão bons resultados têm alcançado, reafirmando a disponibilidade do seu executivo em continuar a poiar a modalidade.
Carlos Pereira Martins, após agradecer o convite referiu-se à parceria que foi estabelecida por ambas as entidades, reconhecendo que a aposta daquela instituição de crédito no apoio à Sociedade Columbófila, tinha sida acertada e merecida, referindo por último a disponibilidade da instituição continuar a apoiar todas estas iniciativas da Sociedade Columbófila.
Adérito Machado, detentor do pelouro do desporto no Município de Cantanhede, após cumprimentar todos os presentes, começou por enaltecer o trabalho desenvolvido pela natação da Sociedade Columbófila, considerando tratar-se de elevado nível, agradecendo ás entidades presentes os apoios concedidos à Sociedade Columbófila, referindo-se de seguida aos apoios disponibilizados pelo seu Município, reafirmando no final da sua intervenção a disponibilidade do Município continuar a apoiar a modalidade.
Por último, Paulo Ferreira, enquanto coordenador técnico, apresentou a estrutura profissional que se resume à presença de 1 treinador principal, 2 treinadores adjuntos, 2 treinadores para o escalão de cadetes, 6 professores para as escolas de formação, complementando o trabalho técnico a presença de 1 fisioterapeuta, nutricionista, psicológica e uma administrativa.
Aproveitou igualmente o momento, para se referir à abertura da sala de estudo, que será coordenada pela Rafaela Pinto e onde os nadadores poderão efectuar diariamente os seus trabalhos escolares, antes dos treinos.
Coube a Ricardo Antunes, apresentar o balanço da época transacta colocando em destaque os resultados obtidos pelos vários atletas, nomeadamente a presença de 4 nadadores nas selecções nacionais da Federação Portuguesa de Natação, num total de 10 internacionalizações, 6 títulos de campeão nacional, a conquista de 16 medalhas em campeonatos nacionais, a conquista do Torneio Nacional de Fundo, no escalão de infantis A feminino, bem como outros resultados de relevo conquistados em torneios zonais e regionais, referindo que este facto, reflete a qualidade do trabalho que os nadadores e a equipa técnica no seu todo tem desenvolvido, tendo em conta as dificuldades sentidas num concelho com a dimensão populacional do concelho de Cantanhede, tendo de seguida apresentado detalhadamente, o balanço das 15 épocas desportivas, e o balanço da época finda.
Ricardo Antunes, antes de se referir aos objectivos traçados pela secção para esta época, tendo em conta que o grupo é bastante jovem, abordou alguns aspectos referente ás cargas e aos horários de treino, sensibilizando os jovens nadadores a serem empenhados e rigorosos de forma a contribuir para que possam no futuro, atingir uma carreira desportiva, pautada pela qualidade e regularidade, nos resultados alcançados.
Por último referiu-se à época de trabalho que já se iniciou e que se perspetiva muito difícil e exigente para todos os nadadores, sensibilizando-os para cada um, dar o seu melhor, para que seja possível alcançar no final os resultados esperados.
A exemplo do que já vem acontecendo nos últimos anos, aproveitando a sessão de apresentação do projecto desportivo, foram de seguida entregues os troféus aos nadadores que mais se distinguiram na última época desportiva.
Paulo Ferreira, coordenador desportivo da secção referiu detalhadamente a razão da atribuição de cada galardão, tendo os representantes das entidades presentes colaborado na entrega dos mesmos.
João Lucas, conquistou o Troféu Assiduidade no escalão de cadetes, e na categoria que reúne os escalões de infantis, juvenis, juniores e séniores, o Troféu Assiduidade Absoluto, foi conquistado por Beatriz Marques e Vitor Oliveira.
Marisa Nobre, conquistou o Troféu Recordes Pessoais com 54 recordes, seguido em 2º lugar por Guilherme Cardoso, com 48 e Diana Tinoco, com 42.
O Troféu Evolução, coube igualmente a Marisa Nobre, com 2580 pontos, seguida por Vitor Oliveira com 2400 e Guilherme Cardoso, que totalizou 2200 pontos.
O Troféu Super Prémio foi conquistado por Vitor Oliveira com 8 pontos, seguido por Guilherme Cardoso, com 9 e Marisa Nobre com 12 pontos.
O Troféu Atleta do Ano, coube a Diogo José, que alcançou dois títulos de Campeão Nacional, um de Vice-Campeão, um terceiro lugar, 3 recordes regionais, 3 internacionalizações, conquistando o 6º lugar no Campeonato da Europa de Juniores de Águas Abertas e 10º no Campeonato Mundial de Juniores de Águas Abertas, sendo igualmente distinguido, juntamente com os nadadores João Diz, Sara Alves e Vitor Oliveira, com o galardão Pódios Nacionais.
Vitor Oliveira, Sara Alves, Diogo Coelho e Diogo Marques, receberam a distinção que premiou as internacionalizações.
A exemplo dos anos anteriores a Secção de Natação atribuiu o galardão Parceiro do Ano, distinguindo na última época desportiva, a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
Vasco Sousa da Federação Portuguesa de Natação, entregou por último, os prémios por objectivos, que comtemplou monetariamente os nadadores internacionais Diogo Marques, pela sua participação na competição Madeira Swimming Marathon 2017, que se realizou na cidade do Funchal na Ilha da Madeira, Sara Alves que participou na competição Meeting Internacional de Flanders 2018, realizado na Bélgica, na Madeira Swimming Marathon 2017, e no Open de Espanha que decorreu em Sevilha, Vitor Oliveira, que competiu no Campeonato Europeu de Juniores de Águas Abertas 2018 em Malta e no Open de Espanha que decorreu em Sevilha, tendo por último Diogo José, pela sua participação na competição Madeira Swimming Marathon 2017, que se realizou na cidade do Funchal na Ilha da Madeira, no Open de Espanha que decorreu em Sevilha, no Campeonato Europeu de Juniores de Águas Abertas 2018 em Malta e no campeonato do Mundo de Juniores de Águas Abertas realizado em Eilat, em Israel.
Por último, e para encerrar a cerimónia, Paulo Ferreira, aproveitando o facto de nesta época desportiva, estar prevista nova deslocação à ilha da Madeira, que vai certamente desequilibrar o orçamento da secção, lançou um apelo aos pais, no sentido, de mais uma vez, organizarem alguns eventos que permitam atenuar as dificuldades financeiras que a secção vai sentir.