quinta-feira, 20 de abril de 2023

Inteligência Artificial: o imaginário, o concreto e o necessário. Autoras: Teresa Forte & Lia Neves

 O monólogo de 42 palavras “Tears in Rain” do replicante/androide interpretado por Roy Batty em Blade Runner é um dos solilóquios mais comoventes da história do cinema. É tão mais interessante (e inquietante) pelo tema pensado e sentido por uma inteligência artificial (IA) ser o da morte. A inquietação face a esta expressão de consciência por uma IA, em tudo equiparável à humana, repete-se (em nós e nos personagens humanos) em filmes como Ex-machina; Homem bicentenário; Ela; Chappie ou AI. Se, nestes casos, a tónica é na relação e empatia com a IA, em muitos mais (e.g. 2001, Odisseia no Espaço; Matrix; Exterminador Implacável; Tron; I, Robot; Vingadores: a era de Ultron) é na apreensão e ameaça decorrente de uma potencial autonomização da IA, de perda da capacidade humana de a controlar e de um eventual domínio desta sobre os humanos. Os filmes e as obras de autores como Isaac Asimov, Philip K. Dick, ou Ray Bradbury modelaram este imaginário e as representações visuais mais comuns de IA.
O projeto Better Images of AI sugere que pesquisemos “AI images” e descubramos a prevalência de imagens antropomórficas e a escassez de outras representações mais realistas de aplicações atuais (e.g., sistemas de vigilância, assistentes virtuais, software de análise, de tradução, de termostato). Este elemento visual, fundamental na compreensão pública da ciência e tecnologia, terá de ser repensado para se comunicar e perceber melhor o progresso e os riscos da IA.
Este assunto ganhou novo fôlego após o lançamento e notícias subsequentes sobre o Chat GPT que culminou na carta aberta assinada por várias vozes de IA para suspender o desenvolvimento da tecnologia até se definirem padrões de segurança e éticos robustos. Mas como podemos estabelecer estes padrões se as equipas de ética de IA estão a ser demitidas massivamente?
Visões de futuro coletivamente apoiadas, institucionalmente estabilizadas e publicamente visíveis (definidas como “imaginários sociotécnicos”) são parte integrante do desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, e à semelhança de algumas questões subjacentes à falta de participação política, sabemos que o recurso a vocabulário tecnocrático (como tantas vezes acontece em comunicação política sobre tecnologia) limita a democratização do saber e, neste caso, o afastamento da necessária participação social.
Como consequência, à data de hoje, para além das representações visuais que ainda bebem da ficção científica, não sabemos qual o imaginário de IA que se está a construir. Urge perceber o que cidadãos em geral e grupos específicos do tecido político, empresarial, e tecnológico sabem e entendem sobre IA, bem como o que imaginam para um futuro com ela.
A UE apela agora a uma reunião mundial para encetar ação política significativa com um projeto de lei que deverá contemplar diretrizes éticas e regulamentares. Ao invés de continuar a validar a narrativa dominante de que a ética limita o lucro, deveremos fazer um esforço coletivo para perceber e ter em conta os riscos da privacidade e da segurança pública. Que não estejamos à espera de um incidente devastador, impossível de reparar, e tudo acabe como no verso do Ruy Belo: “Eu vinha para a vida e dão-me dias.”.

Autoras: Teresa Forte & Lia Neves
Fonte: Pela APImprensa

UCC de Alter do Chão assinala o Dia Mundial da Doença de Parkinson

 A UCC de Alter do Chão desenvolveu sessões de educação em Saúde, nos dias 11, 12 e 13 de abril, nas freguesias de Chança, Seda e Cunheira, para assinalar o Dia Mundial da Doença de Parkinson, que se celebra no dia 11 de abril. 
O objetivo desta iniciativa foi consciencializar a comunidade para a Doença de Parkinson, capacitando os participantes no sentido de detetarem possíveis diagnósticos precocemente, e conhecerem o prognóstico e diferentes abordagens clínicas possíveis.

A iniciativa foi aberta a toda a comunidade, tendo sido bem recebida e com um feedback bastante positivo por parte dos presentes.

ULSNA

“Região de Coimbra, com Igualdade” – Ações de Formação e Sensibilização

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra tem, como compromisso, a promoção da igualdade e da qualidade de vida entre mulheres e homens.
Neste sentido, vão decorrer as seguintes ações de informação e sensibilização destinadas à comunidade em geral:
Dia 26 de abril- “Região Coimbra, com Igualdade" - Promover sessões de informação sobre a violência contra as mulheres e violência doméstica 
Faça a sua inscrição aqui: https://bit.ly/3oeaMaC
Dia 28 de abril- “Região Coimbra, com Igualdade" -  Ação de Sensibilização/Informação dirigida à população para as questões da Igualdade entre Homens e Mulheres.
Faça a sua inscrição aqui: https://bit.ly/41FMqoQ
As sessões de formação serão realizadas online e têm uma duração de 4 horas.

Igreja pede em Fátima “profundo, sincero e humilde” perdão às vítimas de abuso

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, apresentou hoje, em Fátima, em nome da Igreja, “um profundo, sincero e humilde pedido de perdão” às vítimas de abusos em ambiente eclesial.
“Hoje, aqui na Cova da Iria, em Fátima, na conclusão de uma Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, reunimo-nos, os bispos e todos os cristãos que quiseram e puderam, para celebrar a Eucaristia, tendo especialmente presente as pessoas que foram vítimas de abusos sexuais, de poder e consciência na Igreja", afirmou o prelado no início da celebração.
Segundo José Ornelas, esta cerimónia é feita em “sentido de penitência humilde, de solidariedade e proximidade cristã com aquelas e aqueles que sofreram e sofrem, vítimas de comportamentos completamente iníquos, cruéis e manipuladores, por vezes disfarçados de atenção, afeto e até de motivação religiosa”.
“Como Igreja que somos assumimos a dor, a perturbação e a revolta dessas pessoas, tanto das que tiveram a coragem dolorosa de reagir e denunciar, como daquelas que se calam, ainda na incapacidade de falar dessa realidade que lhes barrou o caminho de uma vida mais feliz”, afirmou o também bispo de Leiria-Fátima.
O presidente da CEP reconheceu, também, que “em muitas ocasiões”, a Igreja não foi capaz “de tomar consciência e de velar como devíamos, para evitar estes abusos e para lidar com a gravidade das ofensas que foram feitas”.
“No início desta eucaristia reconhecemos que estes comportamentos são exatamente o inverso daquilo que somos e que celebramos. Por isso, imploramos o perdão de Deus que pediu aos seus discípulos que fossem misericordiosos e cuidadores, particularmente para com os mais pequenos e frágeis. Reconhecemos e apresentamos, a cada um e a cada uma daqueles e daquelas que sofreram estes abusos em ambiente eclesial, um profundo, sincero e humilde pedido de perdão, em nome da Igreja na qual eles confiaram e onde sofreram tão injusta e perturbadora violência”, disse José Ornelas.
“Pedimos perdão e pedimos igualmente a força, a coerência e a determinação de tudo fazer para que as pessoas que sofreram tão injustamente possam ter condições de superar os dramas que lhes foram infligidos, recuperar a estabilidade e a esperança na vida”, sublinhou o bispo, pedindo ainda “o perdão de Deus”, para que os membros eclesiais possam “construir e reconstruir, a nível pessoal e como Igreja, um caminho de verdadeira vida”.
A missa, a decorrer desde as 11:00 na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, insere-se no Dia Nacional de Oração pelas vítimas de abuso no seio da Igreja e marca o final de quatro dias de trabalhos da Conferência Episcopal, que desde segunda-feira está reunida em Assembleia Plenária.

Madremedia

AHRESP debateu em Aveiro a importância das redes colaborativas para o sucesso no Turismo


Jornada Regional do Centro da AHRESP contou com painéis alargados de personalidades e especialistas das áreas do Turismo.
O Parque de Exposições de Aveiro recebeu ontem a Jornada Regional do Centro da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. “Redes Colaborativas - Fator-Chave para o Sucesso” foi o tema em foco da iniciativa, que contou com painéis alargados de personalidades e especialistas das áreas do turismo.
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), foi um dos intervenientes na Sessão de Abertura, assim como Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, José Ribau Esteves, presidente do Município de Aveiro e Carlos Moura, presidente da AHRESP.
Na sua intervenção, Pedro Machado destacou a importância das redes colaborativas para a estratégia de promoção do destino Centro de Portugal, assim como para a sustentabilidade do próprio território.
“Quando pensamos nas 12 Aldeias Históricas de Portugal, nas 23 Aldeias do Xisto ou nas 41 Aldeias de Montanha, só para citar três das redes colaborativas que temos na região, percebemos que são projetos de valorização e de enriquecimento territorial. Estas redes dão resposta a um grande problema, que é a fragmentação do produto turístico. É fundamental promover o destino de forma conjunta, em especial a nível internacional, e tal só se consegue trabalhando em rede. Quer a marca, quer o produto quer o território são peças-chave na construção das nossas redes”, frisou.
Além disso, acrescentou Pedro Machado, “as redes colaborativas ajudam a vincular as comunidades locais aos benefícios da atividade turística, o que é ainda mais importante. O cidadão, o pequeno empresário, o agricultor, precisa de sentir que o turismo é uma mais-valia para si próprio e para a comunidade e as redes colaborativas são um instrumento poderoso para esse fim”.
Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, moderou um painel dedicado ao “Trabalho em Rede como Fator de Desenvolvimento da Região Centro”, que teve como participantes Filipe Silva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Dalila Dias, Diretora Executiva das Aldeias Históricas de Portugal, Célia Gonçalves, Secretária Executiva da rede das Aldeias de Montanha e Catarina Valença Gonçalves, fundadora e CEO da Spira - Revitalização Patrimonial.
"Agir no Presente, Perspetivar o Futuro - Novas Tendências de Consumo” foi o tema do painel seguinte, moderado por Jaime Quesado, economista e gestor. Os convidados a partilhar as suas visões foram Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas do TCP, Tiago Quaresma, administrador do Grupo O Valor do Tempo e Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp.

A terminar o dia, Jorge Loureiro, vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal e vice-presidente da AHRESP, moderou o painel “As Redes Colaborativas na Voz dos Empresários”, orientando uma conversa entre Joaquim Varela, CEO da Aveiro Moments, Incrível Odisseia MT e Madre Odisseia, Pedro Baptista, CEO da Praxis Beer e Cervejas de Coimbra, Catarina Vieira, sócia-gerente do Chão do Rio - Turismo de Aldeia, Elsa Marçal, CEO da Santos e Marçal (proprietária do Convento da Sertã Hotel) e Célia Volante, Diretora Geral e Event Planner da Dom Abade Restaurante Buffet Eventos.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

CÂMARA DA COVILHÃ PROMOVE TORNEIO FREGUESIAS CIDADE DA COVILHÃ FUTSAL


A Divisão de Desporto da Câmara Municipal da Covilhã vai promover entre 26 de maio e 8 de Julho (2023), um torneio de Futsal inter-freguesias, o objetivo é promover a prática desportiva em todas as freguesias do concelho da Covilhã, fomentando a igualdade de género, a equidade no acesso a estilos de vida saudáveis e a uma boa convivência intergeracional.
Todas as freguesias do concelho foram convidadas a participar neste evento desportivo, devendo apresentar uma equipa por escalão (SUB17 e maiores de 18), do género masculino e feminino, podendo cada uma ser constituída por 5 a 12 atletas.

Os interessados em participar nesta iniciativa, devem dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área de residência e preencher o formulário aí existente para o efeito, o qual será depois enviado por e- mail para: desporto@cm-covilha.pt ou entregue na Piscina Praia da Covilhã até ao dia 21 de abril 2023, juntamente com fotocópia do bilhete de identidade ou cartão de cidadão e comprovativo de morada ou matrícula.

Só serão aceites as inscrições devidamente preenchidas e entregues dentro do prazo estabelecido.

Os jogos serão realizados nos diversos pavilhões do concelho, sendo o quadro competitivo oportunamente afixado por freguesia (com local, data e hora de cada jogo), de acordo com o número de inscrições existentes.

Castelo de Paiva | IPSS quer avançar para a construção do centro social. ASCR DE NOJÕES PROMOVE NO DOMINGO FESTA DO COZIDO À PORTUGUESA

 Associação Social Cultural e Recreativa de Nojões, na freguesia de Real, promove no dia 30, ultimo Domingo do mês, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, mais uma jornada gastronómica, com a Festa do Cozido à Portuguesa, uma das actividades integradas no seu Plano de Acção para o corrente ano e orientadas para a angariação de fundos para concretizar a obra da futura sede desta IPSS.




Recorde-se que a ASCR de S. Gonçalo de Nojões, na freguesia de Real, garantiu em Setembro 2022, através de acordo com a Segurança Social, o compromisso de avançar com a obra da sua sede e futuras instalações do Lar Residencial de Nojões / ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, que vão ficar localizadas junto à zona central daquela localidade, no Largo da Feira.
Trata-se um importante investimento, conforme refere António Pereirapresidente desta IPSS, salientando a necessidade urgente de se concretizar a obra da sede social e outras instalações, de molde a que a associação possa prosseguir, com empenhamento e entusiasmo, com os objectivos que estiveram na origem da sua fundação em Junho de 2009, nomeadamente para missão para a qual está vocacionada, que é a valência orientada para o apoio à terceira idade.

Depois de outras acções que estão agendadas para este ano, esta iniciativa gastronómica integra o calendário de realizações da ASCR de Nojões para o corrente ano e têm o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da Junta de Freguesia de Real, traduzindo-se sempre em momentos de saudável convivialidade entre amigos e associados, sendo esperados mais de 200 participantes para degustar um dos melhores pratos da cozinha regional, numa festa que será animada com musica ambiente durante a tarde no espaço da Escola Secundária, em Sobrado. As inscrições podem ser feitas junto da organização.

 

Carlos Oliveira

ALARGAMENTO DO HORÁRIO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS NO 25 DE ABRIL

 No âmbito das comemorações do 49.º aniversário do 25 de abril de 1974 e, considerando que será uma boa oportunidade para dinamizar o negócio local, o Município da Marinha Grande convida todos os comerciantes a prolongarem o horário de funcionamento dos seus estabelecimentos até às 02:00H do dia 25 de abril de 2023.

Aveiro | Reunião de Câmara – 20 de abril de 2023

 

Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 20 de abril de 2023, nos Paços do Concelho.

Câmara avança com investimento de 1,4 milhões de euros para requalificar e ampliar a EB dos Areais
O Executivo Municipal deliberou adjudicar a requalificação e ampliação EB dos Areais, à empresa World Structure Engineering, Lda., num novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro no valor de 1.461.566,44€.
O projeto prevê a reabilitação das atuais quatro salas do 1.º Ciclo e a sala do Pré-Escolar em toda a linha, com prioridade à criação das devidas condições de eficiência energética, conforto térmico e acústico, execução da renovação das infraestruturas de iluminação e rede de águas. A empreitada vai tratar ainda da qualificação dos espaços exteriores de recreio.
A requalificação e ampliação da EB dos Areais faz parte integrante da estratégia definida na Carta Educativa do Município de Aveiro, que está em vigor desde o final de 2019 e prevê a reorganização profunda da rede escolar municipal e a requalificação dos estabelecimentos de ensino, dotando-os de todos os requisitos de conforto, segurança e qualidade para alunos, funcionários e corpo docente.

Concurso público para fornecimento de refeições escolares do Pré-Escolar ao Ensino Secundário
O Executivo Municipal deliberou autorizar a abertura do concurso público para prestação de serviços de fornecimento de refeições nos estabelecimentos de educação do Pré-Escolar ao Ensino Secundário, para o ano letivo 2023/2024, com a possibilidade de renovação por mais dois anos letivos, pelo valor base de 9.062.452,90€.
Importa à CMA assegurar o fornecimento das cerca de mais de um milhão de refeições ao longo de 2023/2024, logo a partir do dia 1 de setembro, em todos os estabelecimentos de ensino da rede pública, desde a Educação Pré-Escolar, passando pelo 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Trata-se de um serviço de vital importância, destinado a crianças e jovens com idades compreendidas maioritariamente entre os 3 e os 18 anos de idade, sendo cerca de 40% das refeições são fornecidas a alunos subsidiados com Escalão A e B, para os quais a CMA garante a isenção do pagamento (Escalão A) e a redução de 50% no pagamento do valor definido para as refeições escolares (3,22€ na Educação Pré Escolar e 1.º Ciclo e 3,12€ nos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário).

CMA apoia evento da Associação de Pais da EB de Santiago que promove o gosto pela leitura, escrita e ilustração
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Jardim de Infância de Santiago apresentou uma candidatura ao Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA) tendo em vista a realização da ação pontual “Escrevinhando 9 – compilação de textos e desenhos, incluindo áudio-livro”.
O Executivo Municipal deliberou desta forma aprovar a atribuição do apoio financeiro no valor de 1.200€ para realização do referido evento, que tem como objetivo fomentar nas crianças o gosto pela leitura, escrita e ilustração, desde o Jardim de Infância ao 4.º ano do Ensino Básico.

Comparticipação da CMA ao Programa de Apoio à Redução Tarifária em 2023
O Executivo Municipal deliberou aprovar o financiamento pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) ao operador ETAC / Transdev / AveiroBus, no valor de 611.412,83€ de acordo com o previsto no Programa de Redução Tarifária (PART) para 2023, sendo que 412,208,99€ são financiamento do Fundo Ambiental, ficando o Município de assumir os restantes 20%, no valor de 82.441,80€ como  sequencia de se ter assumido como  Autoridade de Transportes. As verbas em causa são utilizadas a 50% para financiar a redução tarifária e os outros 50% para financiar o deficit de exploração.
Os pagamentos serão feitos mensalmente, com avaliações regulares para o mesmo período dos resultados da operação de transportes públicos.
Na mesma Reunião, o Executivo Municipal deliberou aprovar a comparticipação da CMA ao PART da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, no valor total para 2023 de 31.464,09€.

Fundo de Apoio a Famílias atribui apoios a mais seis Famílias e 18 Cidadãos
O Executivo Municipal deliberou aprovar apoios económicos a mais seis famílias residentes em Aveiro, correspondendo a mais 18 Cidadãos ajudados, no valor global de 3.940,00€, no âmbito dos “Apoios Sociais a Cidadãos e Famílias Carenciadas”, do Fundo de Apoio a Famílias.
Para dar resposta a estas situações, a CMA utiliza o Fundo de Apoio a Famílias, que tem para 2023 uma verba total orçamentada de 150.000€.

Concurso Público para prestação de serviços de limpeza em Edifícios Municipais
O Executivo Municipal deliberou autorizar a abertura do concurso público para a prestação de serviços de limpeza em Edifícios Municipais, para o período de dois anos (2023/2025), pelo valor base de 922.500€.
Esta serviço reveste-se de particular importância de forma a garantir a boa gestão, higiene e salubridade dos diversos espaços municipais cada vez mais requisitados e ao serviço dos Cidadãos, Empresas e Visitantes. Esta é uma tarefa que a Câmara Municipal de Aveiro não tem condições para assegurar, com a devida qualidade e rigor, através dos seus próprios meios, tendo em conta a redução significativa, nos últimos anos, do número de assistentes operacionais, resultado das inúmeras saídas por aposentações, entre outras.

Primeira Reunião de Câmara de maio na nova Escola da Póvoa do Paço
Considerando as comemorações e a importância da vivência do Feriado Municipal por todo Município, no próximo dia 12 de maio, assim como a opção de realização ao longo do mandato autárquico em curso, de Reuniões de Câmara em diferentes locais do Município, o Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração da localização da primeira Reunião de Câmara do mês de maio.
Assim, a primeira Reunião, a realizar no próximo dia 04 de maio, quinta-feira, pelas 15h30, com carácter público e audição do público pelas 17h30, vai acontecer no edifício da nova Escola da Póvoa do Paço.

Cantanhede | Programa arranca esta sexta-feira estende-se por cinco dias. Praça Marquês de Marialva acolhe Feiras da Primavera

 

É já este fim de semana, entre 21 a 25 de abril, que a Praça Marquês de Marialva, em Cantanhede, recebe as Feiras da Primavera, iniciativa marcada por uma intensa atividade sociocultural e comercial, designadamente com a realização da Feira de Reduções, Feira do Mel e Artesanato e Feira das Antiguidades e Velharias.

Com a organização partilhada entre o Município de Cantanhede e a Associação Empresarial de Cantanhede, o certame conta com o apoio da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
A Feira de Reduções terá uma oferta variada de produtos, desde vestuário, a calçado e bijutaria, entre outros. Os artigos para venda apresentam grandes descontos, pelo que o consumidor tem a possibilidade de os adquirir com excelente relação qualidade/preço. Já os empresários aproveitam, nesta altura, para escoarem o stock já fora do período de saldos.
Paralelamente, estará a decorrer a Feira do Mel que visa, em articulação com apicultores locais, a divulgação e promoção do precioso néctar, bem como de outros produtos elaborados a partir de matérias apícolas, como pólen, sabonetes, velas, licores e aguardentes. Além da exposição e venda deste género de produtos, irá decorrer a Feira do Artesanato, atividade que prevê uma vertente direcionada para a comercialização de produtos manufaturados, contando para o efeito com a participação de vários artesãos do concelho.
Também, a Feira de Velharias e Antiguidades integra este ciclo de Feiras da Primavera, num espaço preparado para o efeito e onde os apaixonados por antiguidades e peças colecionáveis poderão visitar e alargar o seu espólio.
A estas dinâmicas associa-se também um Street Food Festival, a atuação do Grupo Marialva Royal Sax, no sábado, 22 de abril, pelas 15h30, uma exposição de vespas, pelo Vespa Clube Paperinos, no domingo, 23 de abril, pelas 11h00, uma exposição de Solexs pelas 15h00, e a atuação do Sax Emsemble, às 15h30.
Para 25 de abril, terça-feira, está agendada uma exposição de motorizadas antigas, a partir das 11h00.









Proença-a-Nova | Jogos Interassociações com inscrições abertas


Já se encontram abertas as inscrições para a edição de 2023 dos Jogos Interassociações que este ano se realizarão a 27 de maio, às 16h, integrados no programa do Festival da Cereja e do Limão, em Montes da Senhora. Cada equipa deverá inscrever 7 jogadores (incluindo crianças) até dia 12 de maio para o e-mail desporto@cm-proencanova.pt.
Sueca, jogo de mímica, jogo do copo, matraquilhos, jogo para crianças, jogo surpresa e jogo de desafio são as propostas que cada uma das equipas irá enfrentar nesta iniciativa dirigida exclusivamente a associações do concelho de Proença-a-Nova.

Recorde-se que no ano passado a Associação Cultural Recreativa e Desportiva das Atalaias foi a vencedora destes Jogos Interassociações que se realizaram em São Pedro do Esteval, no âmbito do Festival do Peixe do Rio. Os Jogos Interassociações realizam-se desde 2016 e têm como objetivo promover a confraternização entre associações e incentivar o espírito de equipa.

As normas de participação e a ficha de inscrição estão disponíveis aqui e aqui.

Proença-a-Nova | Município realiza trabalhos de limpeza florestal e controlo de espécies invasoras em locais estratégicos

 Estão em curso os trabalhos de limpeza florestal e controlo de espécies invasoras em três áreas estratégicas do concelho, que pelo seu valor paisagístico, ecológico e turístico, podem condicionar o comportamento e a propagação dum incêndio na paisagem e minimizar o seu impacto.
Estas intervenções estão a ser feitas no âmbito de uma candidatura do Município ao PDR2020 - Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos, numa área total aproximada de 498,47 hectares. Numa zona sem cadastro que pertence a inúmeros proprietários, é praticamente irrealizável uma ação integrada, com esta ação o Município servirá de elemento agregador na instalação dos Mosaico de Parcelas de Gestão de Combustível, aumentando a resiliência aos incêndios para restabelecer o potencial florestal.
Em duas destas áreas, na Serra das Talhadas e Ribeira do Vale da Ursa, estão a ser realizados trabalhos de desbaste, desramação, podes de medronheiro e sobreiro, controlo da vegetação arbustiva (matos), com o objetivo de aumentar a resiliência aos incêndios florestais. O abandono humano destes locais levou a uma acumulação desordenada de combustível que se encontra fortemente ameaçada pela grande probabilidade de destruição por incêndio, contudo com uma intervenção adequada, pode-se transformar estes mosaicos numa mancha florestal de alto valor ambiental, que condiciona o comportamento dos incêndios e a sua progressão.
Junto a EN 233, na freguesia de Montes da Senhora, pretende-se erradicar e controlar o avanço da espécie exótica e invasora acácia mimosa que coloca seriamente em risco o desaparecimento das espécies existentes. A gestão de invasoras lenhosas assenta num processo continuado, que implica uma estratégia a medio e longo prazo, contemplando 4 intervenções com técnicas e métodos diferentes, sendo cada uma das intervenções adequada ao estado de desenvolvimento da acácia e que decorrerá até ao final do ano de 2024.

 

MUNICÍPIO DE SILVES REABILITOU AS ESCADINHAS DO CASTELO

 O Município de Silves reabilitou recentemente as escadinhas do Castelo e o passeio contínuo na Rua do Castelo, junto ao Café Inglês, na cidade de Silves, tendo o investimento ascendido a 40 mil euros.
A obra insere-se na estratégia mais geral do município de reabilitação, conservação e valorização do património histórico-cultural, sendo que, com esta intervenção, foi melhorada a mobilidade e a segurança dos transeuntes, bem como as condições de exercício da atividade económica no local. 

Foi recebido na Assembleia Municipal e reuniu com empresários. Primeiro-ministro da Guiné-Bissau de visita a Cantanhede

 O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam, esteve esta quarta-feira, 19 de abril, em Cantanhede, tendo sido recebido na sessão ordinária da Assembleia Municipal antes de reunir com empresários do concelho.
Nesta visita, o chefe do Governo guineense quis dar a conhecer as oportunidades de investimento no seu país, assim como estabelecer parcerias em diversos domínios, entre as quais na área da modernização administrativa.
Na intervenção que fez perante os deputados municipais, Nuno Gomes Nabiam começou por destacar os “laços históricos que unem os dois países” e mostrou-se convicto de que esta visita a Portugal “ajudará ao desenvolvimento” da Guiné-Bissau.
Somos um país com muitas oportunidades e queremos dá-las a conhecer, mas também queremos estabelecer parcerias estratégicas que nos ajudem a ganhar experiência em determinadas áreas. E nesse particular, os municípios portugueses poderão dar-nos uma ajuda na modernização do processo administrativo”, salientou.
Nessa mesma linha, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, disponibilizou-se para concretizar “um conjunto de parcerias em setores estratégicos, aproveitando o know how dos serviços do Município” e vincou a dinâmica do Município de Cantanhede em diversas áreas, seja a económica, cultural, desportiva ou social.
Já o presidente da Assembleia Municipal, João Pais de Moura, agradeceu a visita de Nuno Gomes Nabiam, formulando o desejo de que “esta visita a Portugal tenha o sucesso pretendido”.
Na reunião que se seguiu com empresários de Cantanhede, no Museu da Pedra, o Governo guineense deu a conhecer setores-chave no desenvolvimento daquele país, nomeadamente a indústria, a extração mineira, as pescas ou a transformação da castanha de caju - o principal produto de exportação e do qual depende a maioria da população.
Na ocasião, um dos conselheiros económicos do chefe do Governo fez o diagnóstico geoeconómico do país e elencou os principais desafios que este enfrenta. Estabilidade política, acesso a fundos e o binómio saber/experiência são fatores-chave no processo de desenvolvimento.
A terminar, desafiou os empresários de Cantanhede a visitarem a Guiné-Bissau, garantindo “mecanismos de apoio” a quem pretender investir.
 

A decorrer a 21 de abril, na Escola Superior de Biotecnologia no Porto. Escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis: Que futuro?

 

Temas tão diversos como “Cérebro humano e saúde planetária”, “O Financiamento da Investigação e Inovação de Produtos Sustentáveis e Saudáveis” ou “Escolhas Alimentares Sustentáveis e Saudáveis – desafios desde a produção agrícola até as barreiras de consumo, desenvolvimento de produtos e validação clínica” estarão em debate no Innovation Day da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto, que se realiza já a 21 de abril, a partir das 9h15. Este ano o tema é “Escolhas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis” e a entrada é gratuita.
“Anualmente juntamos representantes de empresas, investigadores e estudantes para refletirem sobre um tema de futuro que ajude a uma maior e melhor articulação entre todos,” refere Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto. “Este ano damos visibilidade às escolhas alimentares – saudáveis e sustentáveis -, uma dicotomia que convive e que precisa do contributo de todos para responder, inclusive, ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 - Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável,” acrescenta Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina.

O evento contará com alguns painéis de debate, nomeadamente o “Cérebro humano e saúde planetária”, com a presença de Dalile Boushra, investigador do Research Centre for Gastrointestinal Disorders (TARGID) em KU Leuven, Bélgica; “O Financiamento da Pesquisa e Inovação de Produtos Sustentáveis e Saudáveis” com João Cortez, Funding Advisor do CBQF-ESB, Universidade Católica Portuguesa e também o painel “Escolhas Alimentares Sustentáveis e Saudáveis – desafios desde a produção agrícola até as barreiras de consumo, desenvolvimento de produtos e validação clínica”, que contará com a presença de docentes e investigadores da Escola Superior de Biotecnologia;

Haverá ainda espaço para uma mesa-redonda: “Desafios e Oportunidades para Escolhas Alimentares Sustentáveis e Saudáveis” que contará com a presença de representantes das empresas Germen Moagem de Cereais, S.A; Primor – Charcutaria Prima, SA; SONAE MC; Decorgel – Produtos Alimentares, SA e da Eurest.

O Innovation Day da Escola Superior de Biotecnologia é um evento internacional, que se realiza anualmente. Estudantes, investigadores e representantes de empresas participam ativamente para partilhar conhecimento do que está a ser desenvolvido, mas também para discutir o futuro. Realiza-se a 21 de abril, a partir das 9h15, no Auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

//
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

SILVES | SESSÕES ESGOTADAS» JAZZ NAS ADEGAS COM LAS GUITARRAS LOCAS

 As duas sessões do JAZZ NAS ADEGAS agendadas para os dias 28 e 29 de abril, na Quinta do Barranco Longo em Algoz, com a atuação de LAS GUITARRAS LOCAS, encontram-se esgotadas.
Las Guitarras Locas regressam aos palcos com um projeto que marcou a década de 90 no Algarve, assim como um pouco por todo o país, com um espetáculo que consiste num emocionante diálogo em palco, entre as guitarras acústicas e guitarra portuguesa de João Cuña e ao longo de diversos temas originais e versões, em vários estilos musicais: Fado, Flamenco, Morna, Jazz, Gypsy Jazz e Tango.
O público desfrutará da sonoridade de Pedro Mendes (guitarra), João Cuña (guitarra) e Ivo Martins (percussão).
As restantes sessões da 6ª Edição do Jazz nas Adegas, terão lugar nos seguintes dias/locais e com os seguintes artistas:
» 12.mai.23 21h00 | 13.mai.23 17h00
Paxá Wines
Analog Music Project
» 26.mai.23 21h00 | 27.mai.23 17h00
Convento do Paraíso
Manouche Station
O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve.

A partir de hoje, só através de uma subscrição paga pode ter a conta do Twitter verificada

Termina esta quinta-feira a subscrição grátis dos selos azuis na rede social Twitter – esta verificação de autenticidade passa agora pela subscrição de um plano pago, que em Portugal será de 11 euros mensais, para quem usar usar na versão mobile. Se for através do browser, passa a 8 euros. Pode igualmente pagar uma quota anual: 84 euros na versão web e 114,99 euros para a versão móvel.
Final date for removing legacy Blue checks is 4/20
— Elon Musk (@elonmusk) April 11, 2023
Com o Twitter Blue, os assinantes podem aceder a funcionalidades exclusivas, tais como o selo azul de verificação, editar publicações, publicação de vídeos com até 1 horas, com um tamanho máximo de 2GB, ou fazerem tweets com até 4 mil caracteres – o objetivo é rivalizar com a popular plataforma de newsletters, Substack.
We’re making improvements to the writing and reading experience on Twitter! Starting today, Twitter now supports Tweets up to 10,000 characters in length, with bold and italic text formatting.
Sign up for Twitter Blue to access these new features, and apply to enable…
— Twitter Write (@TwitterWrite) April 14, 2023
Além disso, os assinantes do Twitter Blue desfrutam de uma experiência publicitária mais agradável, com cerca de metade dos anúncios que veriam na versão gratuita da plataforma, e acesso a recursos exclusivos como ícones personalizados do aplicativo, a possibilidade de enviar vídeos de até 60 minutos e perfis de NFT.
Segundo um relatório recente do ‘The Information’, a versão premium do Twitter tem apenas cerca de 290 mil utilizadores em todo o mundo, o que representa apenas 0,1% dos 250 milhões de utilizadores ativos diários da plataforma.

Executive Digest

SILVES | ARRUADA, SESSÃO SOLENE E FILME “O JOVEM CUNHAL”, COM A PRESENÇA DO REALIZADOR JOÃO BOTELHO, MARCAM O DIA 25 DE ABRIL EM SILVES

 No dia em que se assinalam 49 anos sobre a revolução dos cravos, Silves irá assinalar esta efeméride com diversas atividades que terão lugar ao longo de todo o dia.

O dia 25 de Abril abrirá com a habitual arruada da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, pelas 9h30, em Silves, seguida da Sessão Solene da Assembleia Municipal, no salão nobre dos Paços do Concelho, às 10h00.
 
O programa deste dia culmina com uma matiné de cinema no Teatro Mascarenhas Gregório, com a exibição do filme “O jovem Cunhal”, às 18h00. Com entrada livre, esta atividade conta com a presença especial do seu realizador, João Botelho, que estará à conversa sobre este filme biográfico que relata a vida do revolucionário Álvaro Cunhal, uma das figuras mais emblemáticas da cena política portuguesa. A atividade terminará com uma sessão de autógrafos deste cineasta português.
O Município de Silves convida todos a viver Abril em Silves, de 21 de abril a 06 de maio, período durante o qual é proposto um variado leque de atividades para todas as idades,  com teatro, música, poesia, multimédia e cinema; destacando-se o concerto com João Pedro Pais e o espetáculo de Paulo de Carvalho “Voz e Piano”, com o virtuoso pianista cubano Victor Zamora, como dois dos momentos altos destas comemorações.
 

Jornada de sensibilização para os maus tratos na infância. CPCJ DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE “CAMINHADA AZUL” NO ULTIMO DOMINGO DO MÊS

 A CPCJ de Castelo de Paiva vai organizar no Domingo, dia 30 de Abril, uma jornada de sensibilização para a Prevenção dos Maus Tratos na Infância com a realização da “ Caminhada Azul “, pelo território da freguesia de Sobrado.   

A iniciativa da CPCJ Castelo de Paiva, está integrada nas actividades do mês da prevenção dos maus-tratos da infância, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, tratando-se de uma caminhada de sensibilização aberta à participação de toda a comunidade, com ponto de encontro e de partida, marcado para o Largo do Conde, em Sobrado.


A caminhada tem início ás 9 horas, e contempla um percurso de sete quilómetros, percorrendo um trajecto desde o Largo do Conde, ADEP, EN 222, Urbanização Valverde, Miradouro de Catapeixe, BaiRro de Curvite, Pias dos Mouros, Frutuária e Largo do Conde.  


 As inscrições para esta caminhada são gratuitas e podem ser feitas directamente na CPCJ ou on-line em: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSdvG.../viewform...

 

Carlos Oliveira

Joaquim Chaves Saúde Porto Pro com início marcado para sexta-feira a partir das 7h30 em Leça da Palmeira

Fotos: Cartaz, Afonso Antunes, Teresa Bonvalot e ambiente. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Já começou a contagem decrescente para o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf, que tem a primeira chamada marcada para as 7h30 desta sexta-feira, na praia de Leça da Palmeira. Os melhores surfistas nacionais, que disputam a primeira divisão do surf português, vão estar em ação nas ondas do Porto e Matosinhos, num momento marcante, com a entrada em competição de Jéjé Vidal e Danilk Afonso, surfistas oriundos de São Tomé e Príncipe, que vão competir pela primeira vez ao mais alto nível na principal plataforma de Surf em Portugal.

Jéjé Vidal – Surfista de São Tomé e Príncipe
“Competir na Liga MEO Surf é um sonho realizado e uma conquista ao fim de cinco anos. Não tenho estado a competir regularmente e não estou com o mesmo ritmo de outros surfistas, mas vai ser uma boa adaptação a uma nova realidade independentemente do resultado. Vou viver o sonho, surfar e divertir-me. Nunca surfei em Leça da Palmeira e estou com muita expectativa já que os beachbreaks são imprevisíveis. Estive a analisar uns vídeos de campeonatos anteriores. Acima de tudo vou encarar tudo com um ambiente de festa e dar o meu melhor. Estou preparado!”

Danilk Afonso – Surfista de São Tomé e Príncipe
“Agradeço à Liga MEO Surf por ter desbloqueado a situação e deixar competir os surfistas não-comunitários. Fico muito feliz com esta oportunidade e vou dar o máximo, mostrar o meu surf e ter um bom resultado. Desde que saí de São Tomé e Príncipe sempre quis vir para Portugal competir na Liga MEO Surf. Competir é o meu foco e faz-me treinar para melhorar o meu surf. Nunca surfei em Leça da Palmeira e vou chegar um dia antes para analisar o mar e os fundos de areia. Estar a competir no mesmo campeonato com o meu amigo Jéjé Vidal vai ser algo muito especial. É a realização dos nossos sonhos!”

O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro constitui-se, também, como a primeira competição de Teresa Bonvalot já com o estatuto oficial de qualificada para os Jogos Olímpicos Paris 2024, um fator adicional de interesse para a surfista que também venceu no Porto e Matosinhos nos últimos três anos seguidos (2020, 2021 e 2022). Já o atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, e Gabriela Dinis vão chegar ao Norte de Portugal a envergar a licra amarela Go Chill de líderes do ranking após terem vencido a etapa inaugural da Liga MEO Surf.

Francisco Morgado – Diretor de Prova
“Vamos ter uma janela de competição marcada com vento do quadrante sul que é bastante favorável para Leça da Palmeira. Ao nível de ondulação, prevêem-se ondas pequenas para as rondas iniciais durante 6ªfeira, com o mar a subir bastante de forma progressiva, com especial incidência na tarde de sábado. No entanto, tudo parece alinhar-se em termos de vento, ondas e tempo para que as finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro se realizem no domingo com as melhores condições de todo o fim de semana.”

Durante o primeiro dia do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, a iniciativa Amar o Mar, liderada pelo Grupo Jerónimo Martins, irá contar com a participação de cerca de 100 crianças das escolas do concelho do Porto e Matosinhos.

Vão estar também em disputa os prémios Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras individualmente tanto no masculino como no feminino) e o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3). Relembre-se que as Go Chill Expression Sessions irão realizar-se duas vezes depois de se ter adiado a realização da sua disputa durante a etapa anterior na Figueira da Foz.

Agenda Joaquim Chaves Saúde Porto Pro (sujeito a alterações)

1º dia – Sexta-feira, 21 de Abril
07h30 – Call primeiro dia de competição: Trials Masculino ou 1º Round Feminino
09h30 – Sessões pedagógicas “Amar o Mar” – Jerónimo Martins

2º dia – Sábado, 22 de Abril
07h00 – Call do segundo dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions (adiado etapa anterior)
16h00 – Corona & Somersby Sunset Party

3º dia – Domingo, 23 de Abril
07h30 – Call terceiro dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions
16h00 – Finais do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro
17h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: 7h00 de 6ªfeira, 21 de Abril

O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro insere-se na programação do Wave Series 2023 e poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura Surf Center e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.

Covilhã | C3D MAKERSPACE PARTICIPA NA BIENAL DE ARTES E OFÍCIOS

 

O Espaço C3D – Makerspace da Biblioteca Municipal da Covilhã vai participar na segunda edição dos Dias Abertos da “Bienal Artes & Ofícios | Novo Design”, através do Workshop “Debux’Arte – Design e Inovação de Têxteis com Arte”, que decorre no dia 29 de abril, às 16:00 horas, neste Espaço da Biblioteca Municipal.
Aberta a profissionais e público em geral, esta Bienal é a primeira mostra nacional exclusivamente dedicada ao sector das artes & ofícios, um evento charneira de mapeamento e valorização dos saberes tradicionais, aliados ao design e à inovação tecnológica. Os “Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design” acontecem anualmente, numa iniciativa que visa a abertura das oficinas de artesãos em todo o território nacional continental, com vista à dinamização de várias atividades e workshops para o público em geral.

O objetivo é afirmar o território nacional também como destino de Artes & Ofícios. Através de uma programação cultural diversificada, com workshops, ciclos de matéria e atividades de educação patrimonial, estes Dias Abertos promovem uma outra forma de descobrir Portugal, em que o visitante terá a oportunidade de participar em oficinas abertas e experimentar, na primeira pessoa, o que de mais estimulante é desenvolvido ao nível das práticas artesanais e trabalhar com as matérias-primas locais.

Entre abril e maio de 2023, os artesãos abrem ao público as suas oficinas, promovendo diversas atividades ao longo de cinco fins-de-semana distribuídos pelas regiões Algarve, Alentejo, Centro, Norte e Lisboa e Vale do Tejo. Através de visitas e workshops de artes & ofícios, o público é convidado a experienciar verdadeiramente as manualidades associadas a estas práticas tradicionais.

A 2ª edição da Bienal está prevista para 2024. Os Dias Abertos realizam-se anualmente.

LIGAÇÕES:

Covilhã | A REDE DE MIRADOUROS DA SERRA DA ESTRELA TEM MAIS UMA ATRAÇÃO- O MIRADOURO DO COVÃO


A câmara da Covilhã vai inaugurar no sábado, dia 22 de abril o novo Miradouro do Covão. que integra a Rede de Miradouros da Serra da Estrela. Localizado no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE),no sentido ascendente da estrada EN 339, a nova estrutura resulta de uma requalificação que implicou a introdução de uma plataforma suspensa, projetando-se sobre o vale, adicionando uma outra perspetiva que só poderia ser conseguida através deste prolongamento, permitindo que os visitantes possam ter as melhores condições para a fruição de uma paisagem arrebatadora.
A alteração da paisagem natural é realizada através de um adequado enquadramento ambiental de todo o conjunto arquitetónico, aliado a uma fusão equilibrada com a paisagem.

O Miradouro do Covão permite ao visitante sentir-se suspenso sobre a natureza, acima do solo, desenvolvendo sensações simultaneamente de comunhão com a natureza que o envolve e de levitação, enquanto desfruta da paisagem.

Trata-se de um espaço que esperamos criará memórias e servirá como referência pela sua qualidade paisagística e arquitetónica, enraizando-se na vivência da Serra da Estrela.

Com esta inauguração, o município da Covilhã reforça a Rede de Miradouros, que inclui agora um total de 4 locais de contemplação:

O Miradouro dos Piornos, Varanda dos Carquejais, Miradouro do Alto dos Livros e finalmente Miradouro do Covão.

A criação da Rede de Miradouros da Serra da Estrela, enquadra-se no Plano de Conservação Proteção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural da Serra da Estela e visa potenciar a visitação e valorizar o enquadramento paisagístico da região.